1

 

24 DE AGOSTO DE 2005

032ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: ROMEU TUMA

 

Secretário: JONAS DONIZETTE

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 24/08/2005 - Sessão 32ª S. EXTRAORDINÁRIA Publ. DOE:

Presidente: ROMEU TUMA

 

ORDEM DO DIA

001 - ROMEU TUMA

Assume a Presidência e abre a sessão. Declara encerrada a discussão do PLC 09/05. Põe em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Edson Aparecido, de método de votação à propositura.

 

002 - RENATO SIMÕES

Declara o voto contrário do PT ao requerimento de método de votação.

 

003 - Presidente ROMEU TUMA

Registra a manifestação. Põe em votação e declara aprovado o PLC 09/05, salvo emendas. Põe em votação e declara aprovadas as emendas nº 4 e nº 5. Põe em votação e declara aprovada a emenda apresentada pelo Relator Especial pela Comissão de Constituição e Justiça. Põe em votação e declara rejeitadas as demais emendas, englobadamente.

 

004 - RENATO SIMÕES

Solicita que seja registrado o voto favorável da Bancada do PT às emendas rejeitadas.

 

005 - JONAS DONIZETTE

Registra a posição favorável do PSB e agradece a presença de todos os Consegs que compareceram a esta Casa.

 

006 - JONAS DONIZETTE

Havendo acordo entre as lideranças partidárias, solicita a suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

007 - Presidente ROMEU TUMA

Registra as manifestações. Acolhe o pedido de suspensão. Convoca reunião extraordinária da Comissão de Redação para hoje, às 19h50min. Suspende a sessão às 19h47min, reabrindo-a às 19h54min. Convoca os Srs. Deputados para uma sessão extraordinária a realizar-se hoje, sessenta minutos após o término da presente sessão. Põe em votação e declara sem debate aprovado requerimento do Deputado José Dilson, propondo tramitação em regime de urgência ao PL 130/05. Cumprimenta todos os representantes de Conseg presentes. Informa que o major PM Arruda, autor do Hino dos Consegs, foi hoje promovido a tenente-coronel. Convida o Deputado Ubiratan Guimarães a fazer a entrega das insígnias ao oficial.

 

008 - UBIRATAN GUIMARÃES

Entrega as insígnias ao tenente-coronel Arruda e fala dos seus méritos para  recebê-las.

 

009 - Presidente ROMEU TUMA

Agradece a todos que colaboraram para a aprovação do PLC 09/05. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Jonas Donizette para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - JONAS DONIZETTE - PSB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Romeu Tuma - PMDB - Proposição em Regime de Urgência: Discussão e votação - Projeto de lei Complementar nº 9, de 2005, de autoria do Senhor Governador. Cria, na Secretaria da Segurança Pública, a Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança - Consegs. Com 05 emendas. Parecer nº 1929, de 2005, de relator especial pela Comissão de Justiça, favorável ao projeto, com emenda e às emendas de nºs 1 a 5. Parecer nº 1930, de 2005, do Congresso das Comissões de Segurança Pública e de Finanças, favorável ao projeto, à emenda do relator especial pela Comissão de Justiça, às de nºs 4 e 5 e contrário às demais.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação.

Há sobre a mesa o seguinte requerimento de autoria do nobre Deputado Edson Aparecido: “Requeiro, nos termos regimentais, que a votação do Projeto de lei Complementar nº 9, de 2005, constante da presente Ordem do Dia, se processe na seguinte conformidade:

1 - Projeto salvo emendas;

2 - Emendas nºs 4 e 5 englobadamente;

3 - Emenda apresentada pelo Relator Especial pela Comissão de Constituição e Justiça,

4 - Demais emendas englobadamente.”

Em votação o requerimento. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O sr. Renato Simões - PT - Sr. Presidente, peço a V. Exa. que consigne o voto contrário da Bancada do PT ao roteiro de votação do Líder do Governo.

 

O Sr. Presidente - Romeu Tuma - PMDB - A Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

Em votação o item 1º do roteiro - projeto salvo emendas. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação o item 2º do roteiro - Emendas nºs 4 e 5 englobadamente. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovadas.

Em votação o item 3º do roteiro - Emenda apresentada pelo relator especial pela Comissão de Constituição e Justiça. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

Em votação o item 4º do roteiro - demais emendas englobadamente. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas.

 

O sr. Renato Simões - PT - Sr. Presidente, quero registrar o voto favorável da Bancada do PT às emendas ora rejeitadas.

 

O Sr. Presidente - Romeu Tuma - PMDB - A Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

 

O sr. Jonas Donizette - PSB - Sr. Presidente, quero apenas, com a aprovação do projeto e das emendas, registrar a posição favorável do PSB e agradecer a presença de todos os Consegs que comparecem a esta Casa.

Agradeço, em especial, a presença do Sr. Ivan Oliveira Santos, do Conseg Centro de Campinas, representando todos os Consegs de Campinas, e do Sr. Abraão. Na pessoa deles, cumprimento todos os presentes que vieram participar do debate desta matéria tão importante que a Assembléia Legislativa realizou neste princípio de noite, em sessão extraordinária.

Sr. Presidente, havendo acordo entre as lideranças partidárias com assento nesta Casa, solicito a suspensão dos trabalhos por cinco minutos.

 

O Sr. Presidente - Romeu Tuma - PMDB - Em face do acordo entre as lideranças, a Presidência acolhe o solicitado pelo nobre Deputado Jonas Donizette e irá suspender a sessão por cinco minutos. Antes, porém, quer fazer a seguinte convocação: “Srs. Deputados, esta Presidência, nos termos do Art. 18, inciso III, alínea “d”, da XII Consolidação do Regimento Interno, convoca reunião extraordinária da Comissão de Redação para hoje, às 19 horas e 50 minutos, com a finalidade de ser apreciada a seguinte matéria em regime de urgência: PLC nº 9, de 2005 - Consegs.

Está suspensa a sessão.

 

* * *

 

- Suspensa às 19 horas e 47 minutos, a sessão é reaberta às 19 horas e 54 minutos, sob a Presidência do Sr. Romeu Tuma.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Srs. Deputados, nos termos do Art. 100, inciso I, da XII Consolidação do Regimento Interno, convoco V.Exas. para uma Sessão Extraordinária, a realizar-se hoje, sessenta minutos após o término da presente sessão, com a finalidade de ser apreciada a seguinte Ordem do Dia: pauta de redação do PLC nº 9, de 2005, que cria na Secretaria de Segurança Pública a Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança. Assina o Presidente efetivo da Casa, Deputado Rodrigo Garcia.

Proposição em Regime de Tramitação Ordinária: Discussão e votação - Requerimento apresentado pelo Deputado José Dilson, propondo seja dada tramitação em regime de urgência ao Projeto de lei nº 130, de 2005, de autoria do Deputado Rogério Nogueira, que assegura a reserva de, no mínimo, duas poltronas especiais para pessoas obesas, no transporte de passageiros, em cinemas, teatros e casas de shows. Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Esta Presidência cumprimenta a todos os Srs. representantes de Consegs aqui presentes. Não queria deixar de citar ninguém, mas vou homenageá-los na pessoa da Edna, de São Sebastião e do nosso companheiro de Mairiporã.

No nosso encaminhamento citamos que recebemos apenas um telefonema de alguém preocupado com o andamento do nosso parecer, que foi do nosso companheiro Arruda, uma pessoa que também sempre esteve à frente, com um grande trabalho, na questão dos Consegs.

O major Arruda hoje foi promovido. (Manifestação nas galerias.) O major Arruda, que citamos como o autor do Hino dos Consegs, hoje foi promovido à patente de tenente-coronel PM. Sei da importância deste momento.

O Dr. Moacir me passou a incumbência de fazer a entrega solene de todas as insígnias pertinentes a essa nova função. Contudo, por uma questão de ética e de respeito, por entender o quanto isso é significativo, gostaria de chamar o nobre Deputado Ubiratan Guimarães, que é um policial militar, para fazer essa entrega solene das patentes. Abro mão deste ato porque sei o quanto isso representa na vida de um policial militar.

Portanto, neste sentido de companheirismo, de ética e de respeito às instituições, quero chamar o nobre Deputado Ubiratan Guimarães para proceder a esta justa homenagem, fazendo a entrega dessas insígnias, que vão fatalmente, em todos os sentidos, pesar mais na farda do agora tenente-coronel Arruda.

 

* * *

 

- É feita a entrega das insígnias.

 

* * *

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PTB - Sr. Presidente, gostaria de agradecer a V. Exa. a honra que me concedeu hoje de poder entregar ao nosso companheiro Arruda as suas novas insígnias de tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Eu, que labutei e que fiquei 34 anos na ativa da Polícia Militar, sei o quanto é importante este momento.

O nosso amigo Arruda merece mais do que ninguém essas estrelas. V. Exa. disse que ele ajudou a criar o Hino dos Consegs. Ele fez o hino de uma das unidades mais antigas da Polícia Militar, o do Regimento 9 de Julho, que tive a honra de comandar por cinco anos. Portanto, entregar essas insígnias ao nosso tenente-coronel Arruda, sem dúvida, é uma honra. Agradeço a V. Exa. a sua sensibilidade de permitir que um companheiro de farda pudesse fazer essa entrega. V. Excelência está de parabéns e eu agradeço. Muito obrigado e boa noite a todos. (Manifestação nas galerias.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Quero agradecer a compreensão de todos por essa momentânea quebra no andamento de nossos trabalhos, mas não poderia de outra forma, como policial de carreira, pessoa dedicada às questões da Segurança Pública, prestar essa homenagem. Seria muito mais significativo ser feita por alguém que brilhou com a sua farda de policial militar durante tantos anos em defesa da nossa sociedade. Fiz então questão de transferir essa honraria para o Deputado Ubiratan Guimarães, nosso companheiro parlamentar atuante.

Cumprimento todos os presentes saudando pela aprovação, enfim, Deputado Paulo Sérgio, da lei que cria efetivamente os Conselhos Comunitários de Segurança, transformando assim essa organização em uma instituição do Estado e não mais instrumento de Governo. Esta Presidência agradece, Deputado Renato Simões, sempre presente, na presença de todos os senhores, e dá os nossos trabalhos encerrados, haja vista encerrado o objeto da presente sessão, lembrando os Srs. Deputados ainda da realização, às 21 horas e um minuto, da Sessão Extraordinária para a redação final deste projeto.

Cumprimento todos os senhores, em especial o Presidente Rodrigo Garcia que está ausente para participar de uma solenidade no Ministério Público, por ter possibilitado a todos nós a aprovação desse projeto que era a aspiração de todos. Obrigado, senhores.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e um minuto.

 

* * *