03 DE OUTUBRO DE 2007

032ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidência: WALDIR AGNELLO

 

Secretário: BRUNO COVAS


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 03/10/2007 - Sessão 32ª S. EXTRAORDINÁRIA  Publ. DOE:

Presidente: WALDIR AGNELLO

 

ORDEM DO DIA

001 - Presidente WALDIR AGNELLO

Abre a sessão.

 

002 - BRUNO COVAS

Para questão de ordem, pede esclarecimentos sobre designação de relator especial nas matérias em tramitação.

 

003 - Presidente WALDIR AGNELLO

Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 447/07, salvo emenda.

 

004 - OLÍMPIO GOMES

Solicita verificação de votação.

 

005 - Presidente WALDIR AGNELLO

Acolhe o pedido e determina que se proceda a verificação de votação pelo sistema eletrônico que constata quorum insuficiente para deliberação do projeto.

 

006 - OLÍMPIO GOMES

Para comunicação, lê ofício do presidente da Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo, onde agradece o convite para a sessão solene que homenageará a entidade e solicita que a mesma seja cancelada.

 

007 - RAFAEL SILVA

Para comunicação, registra sua indignidade com a situação salarial dos policiais deficientes. Diz que respeita a decisão do dirigente da associação.

 

008 - DONISETE BRAGA

Para comunicação, dá de condolência à família do funcionário Jacinto Ribeiro dos Santos, falecido no último sábado.

 

009 - Presidente WALDIR AGNELLO

Associa-se aos votos de pesar proferidos pelo Deputado Donisete Braga. Põe em votação e declara sem debate aprovado o PL 602/07.

 

010 - OLÍMPIO GOMES

Solicita verificação de votação.

 

011 - Presidente WALDIR AGNELLO

Acolhe o pedido e determina que se proceda a verificação de votação pelo sistema eletrônico.

 

012 - VITOR SAPIENZA

Para reclamação, fala sobre a contradição na atitude do Deputado Olímpio Gomes em obstruir a votação de projetos de Parlamentares, no que há acordo.

 

013 - OLÍMPIO GOMES

Para reclamação, justifica os seus pedidos de verificação.

 

014 - Presidente WALDIR AGNELLO

Informa que a verificação de votação constatou quorum insuficiente para a deliberação do projeto.

 

015 - SIMÃO PEDRO

Para reclamação, diz que apesar de haver para deliberar as matérias desta sessão e devido à obstrução, não vê condições para a continuidade dos trabalhos.

 

016 - CAMPOS MACHADO

Pede ao Deputado Olímpio Gomes que reveja seu posicionamento em obstruir a presente sessão.

 

017 - Presidente WALDIR AGNELLO

Por acordo entre as lideranças, levanta a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Bruno Covas para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - BRUNO COVAS - PSDB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Srs. Deputados, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. BRUNO COVAS - PSDB - PARA QUESTÃO DE ORDEM - Senhor Presidente, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou no último dia 26 de setembro, o Projeto de Resolução nº 0015, de 2002, de autoria do Deputado Vanderlei Macris, que altera dispositivos da Resolução 576, de 26 de junho de 1970, com alterações posteriores, com o fim de adequar o Regimento Interno às exigências sociais e constitucionais.

O artigo 33, inciso II da norma aprovada determina que cabe à Comissão de Mérito competente deliberar conclusivamente sobre moções e projetos de:

a) Declaração de Utilidade Pública de associações civis;

b) Denominação de estabelecimentos ou próprios públicos;

c) instituição de data comemorativa, ou oficialização de eventos festivos, assim como sua inclusão no calendário turístico;

d) decreto legislativo previsto no artigo 239, salvo na hipótese do item 2, do § 1º, do artigo 239, caso em que caberá ao Plenário a deliberação, independentemente do recurso previsto no parágrafo único deste artigo.

Parágrafo único – O Plenário, a requerimento de um décimo dos membros da Assembléia deliberará, em grau de recurso, sobre as proposições referidas no inciso 2 deste artigo, desde que apresentado em até 3 (três) sessões após a publicação do parecer da Comissão.

Considerando que o artigo 61 do Regimento Interno Consolidado, o qual prevê a designação de Relator Especial para dar parecer em substituição ao da Comissão, quando esgotados os prazos a ela concedidos, não sofreu qualquer alteração, questiona-se: qual o entendimento desta Presidência sobre a possibilidade de designação nos casos mencionados no artigo 33, inciso II? Aplica-se a regra existente para as demais proposições?

No caso das proposituras em tramitação, bem como daquelas que tiveram encerrados seus processos de instrução (e, portanto, prontas para a ordem do dia), qual o posicionamento desta Presidência com relação ao retorno das mesmas à apreciação das Comissões de Mérito, considerando a nova regra?

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Proposições em Regime de Urgência:

1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 447, de 2007, de autoria do Deputado Uebe Rezeck. Cria as Divisões Regionais no Departamento de Perícias Médicas-DPME, da Secretaria da Saúde. Parecer nº 2541, de 2007, de relator especial pela Comissão de Justiça, favorável, com emenda. Pareceres nºs 2542 e 2543, de 2007, respectivamente, de relatores especiais pelas Comissões de Saúde e de Finanças, favoráveis ao projeto e à emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação o projeto, salvo emenda. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo permaneçam como se encontram (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Sr. Presidente, regimentalmente peço uma verificação de votação.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - O pedido de V. Exa. é regimental. Esta Presidência vai proceder à verificação de votação pelo sistema eletrônico. Os Srs. Deputados que forem favoráveis deverão registrar seu voto como “sim”, os que forem contrários deverão registrar seu voto como “não”.

 

* * *

 

- É feita a verificação de votação pelo sistema eletrônico.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Srs.Deputados, participaram do processo de votação 40 senhores Deputados. Trinta e nove Srs. Deputados responderam “sim”, nenhum respondeu “não” e este Deputado não Presidência, quorum insuficiente para deliberação do projeto.

 

O SR OLÍMPIO GOMES - PV - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, protocolei à Presidência solicitação no sentido de ser cancelada sessão solene para homenagear o Dia do Policial portador de deficiência física do Estado de São Paulo, que seria realizada no dia 15, acatando solicitação do presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo, que diz:

APMDFESP - Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo

Ofício nº APMDFESP/Presidência/2007

São Paulo, 03 de outubro de 2007.

Sr. Deputado, a APMDFESP - Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo, neste ato representada pelo seu Diretor Presidente, o Sargento Reformado PM Jefferson Eduardo Patriota dos Santos, vem muito respeitosamente à presença de Vossa Excelência agradecer imensamente tudo o que tem feito em prol dos nossos companheiros, inclusive pela convocação de uma Sessão Solene para o próximo dia 15 de outubro, com o objetivo de homenagear o "Dia do Policial Militar Portador de Deficiência do Estado de São Paulo".

Ocorre nobre Deputado, que na noite desta terça-feira, dia 2 de outubro, a Assembléia Legislativa acatou projetos que demonstra o quanto não temos nenhum valor para o Governo do Estado. Sabemos que nesta Casa temos parlamentares compromissados com a busca incansável pelos nossos benefícios, mas infelizmente, face ao momento, não encontramos o mínimo de ânimo para recebermos uma homenagem na Assembléia Legislativa, portanto solicitamos que Vossa Excelência possa tomar as providências no sentido de cancelar tal evento.

Cabe informar a Vossa Excelência que no dia 11 de outubro, quando é o dia em que cabe homenagear os policiais militares reformados por invalidez, servirá para que nós façamos a nossa homenagem ao Governo do Estado, que não valoriza aqueles que dedicaram sua própria vida para a Corporação.

Como conhecemos profundamente Vossa Excelência e demais Deputados Estaduais, sabemos que entenderão a nossa situação e que saibam compreender o motivo que nos faz solicitar o cancelamento da Sessão Solene, acima citada.

Sendo só para o momento, atenciosamente.

Jefferson Eduardo Patriota dos Santos

Dir. Presidente da APMDFESP

Ao Exmo. Sr. Major Olímpio Gomes

DD Deputado Estadual

Indignados, portanto, os policiais militares deficientes físicos agradecem ao nobre Deputado Rafael Silva, que todos os anos tem solicitado essa sessão solene e, justamente por estar impossibilitado de comparecer, pediu para que eu conduzisse os trabalhos. Mas os policiais militares deficientes físicos do Estado de São Paulo não desejam mais comparecer a esta Casa porque entendem que a homenagem é imprópria ao Governo e à Assembléia que os massacra.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Srs.Deputados, já ingressamos na Ordem do Dia, por isso gostaria da colaboração dos nobres Deputados e que, após a manifestação do nobre Deputado Rafael Silva, sem cercear o direito de V.Exas. de se manifestar, que nos ativéssemos ao objeto da sessão extraordinária.

 

O SR RAFAEL SILVA - PDT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente: Um aposentado do INSS, com deficiência física, que é obrigado a ficar fora do trabalho por invalidez permanente, tem direito a um acréscimo de 25% no valor da sua aposentadoria. O servidor estadual policial militar ou civil que leva um tiro e fica paraplégico ou tetraplégico perde suas vantagens todas, principalmente quando não é vitimado em serviço, só que ele fica em serviço 24 horas por dia.

Quando um bandido descobre que a vítima é policial, esse bandido investe para matar. O policial, aposentado por invalidez, não tem direito a esse acréscimo de 25% que consta em uma legislação federal.

O Estado de São Paulo faz parte da Federação, por isso é um absurdo termos aqui um aposentado que não tenha os 25% de acréscimo, enquanto aposentados de todas as atividades têm direito a isso. Essa é uma forma de discriminação. O sargento Jefferson Patriota entendeu que não deveria receber homenagem da Assembléia e eu respeito esse entendimento, julgo que ele tem razão de se manifestar dessa forma. Esta Casa tem um projeto meu - o major Olímpio sabe disso, ele também defende a categoria -, que precisa ser votado para que o servidor público estadual, e neste caso o policial civil e o policial militar, tenham seus direitos respeitados recebendo os 25% sobre seus ganhos ao se aposentarem por invalidez permanente.

Há um senador do qual descobriram a amante, para quem ele dava doze mil reais por mês. A amante é problema dele, a família que deve saber o que fazer. E se alguém quiser comunicar à família de quem possa ter amante, que o faça. Para mim, o importante é o político não participar de corrupção.

 

O SR DONISETE BRAGA - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, gostaria de brevemente manifestar meus sentimentos e apresentar minhas condolências à família do servidor desta Casa, o Jacinto Ribeiro dos Santos, o nosso conhecido Lambari que faleceu no sábado. Será servidor desde abril de 2003 e prestava serviços na 1ª Secretaria. Não pude fazer o registro na segunda-feira e na terça por estar em viagem ao interior e o faço neste momento. Meus sentimentos à família desse grande amigo que partiu.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Está registrada a sua manifestação e esta Presidência se soma a V. Exa. nos votos de condolências.

2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 602, de 2007, de autoria do Deputado Gilmaci Santos. Obriga os fornecedores de serviços a disponibilizarem, nas faturas, o endereço completo de suas instalações comerciais. Pareceres nºs 1709 e 1710, de 2007, respectivamente, de relatores especiais pelas Comissões de Justiça e de Defesa dos Direitos do Consumidor, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão.

Em votação. Os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Sr. Presidente, solicito uma verificação de votação.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - PARA RECLAMAÇÃO - Sr. Presidente, talvez eu fira o Regimento, mas quero fazer uma indagação ao major Olímpio, pois recebi do nobre Deputado um ofício no qual ele pede apoio aos demais colegas para um evento que promoverá no dia 8, referente a uma possível dispensa de funcionários eletricitários feita pela Eletropaulo.

Não dá para entender: o mesmo apoio que ele pede aos colegas ele rejeita hoje. Nesse sentido, ou eu estou ficando louco ou o Deputado major Olímpio. Porque manda ofício pedindo apoio hoje, aos demais colegas, no sentido de evitar uma dispensa de funcionários da Eletropaulo, e esse mesmo Deputado perturba o andamento de uma sessão que foi previamente combinada com todas as lideranças. Então desculpe, Sr. Presidente, mas ou eu estou ficando louco, ou, infelizmente, o meu amigo não está batendo os pinos.

 

 O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - PARA RECLAMAÇÃO - Caro Deputado Vitor Sapienza, o apoio que solicitei é à sociedade e aos eletricitários, não a mim. Se V. Exa. entender que não deva apoiar os eletricitários não se sinta constrangido, porque a minha sanidade está perfeita e minha memória ótima,  diferente da memória de alguns desta Casa, que não se recordam de algumas coisas.

E questão de votação é questão de presença de Deputado aqui. É presença. E em relação à questão regimental de verificação de votação, até o dia 15 de novembro é possível a mim assim proceder. Depois também será possível, desde que eu vá para um partido sem representatividade na Casa e tornar-me líder.

 

O SR. VITOR SAPIENZA - PPS - Complementando, o ofício do meu caro amigo, Deputado Estadual Olímpio Gomes, é pessoal, especial e termina da seguinte forma: “Contamos com a participação de V. Exa. para que seja debatido grave problema social”.

Dou por encerrada a minha participação. O ofício está aqui à disposição dos demais colegas.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Srs. Deputados, participaram do processo de votação 38 Srs. Deputados: 37 votaram “sim”, e este Deputado na Presidência, quorum insuficiente para deliberação do projeto.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - PARA RECLAMAÇÃO - Sr. Presidente, ontem no Colégio de Líderes conversamos, construímos uma pauta mínima para esta semana que incluía a votação de projetos de Deputados, continuando aquele programa de votação de um projeto de cada Deputado. Mas de ontem para hoje parece-me que não houve conversa. A nossa bancada está presente com apenas alguns Deputados nesta noite, já que sabíamos que iria ser uma votação pacífica. Não tem sentido continuarmos aqui discutindo sem quorum para deliberação, sem acordo na própria base do Governo.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, Srs. Deputados, estava na minha sala meditando, refletindo até onde vai o absurdo. Fernando Pessoa, poeta português, disse “tudo, menos o ridículo”. E para as pessoas que dizem que Fernando Pessoa não disse isso peço para que estude a vida desse poeta.

Sr. Presidente, não tem sentido o meu amigo, Deputado Olímpio Gomes, em plena noite de quarta-feira, projetos ad referendum, de lavra de Deputados desta Casa, agir dessa maneira. Não há argumento, não há solidez nem qualquer argumento.

Que me desculpem os Srs. Deputados, perdoem-me os Srs. Deputados, que me desculpe e perdoe o Deputado Olímpio Gomes. Projetos de denominação: estou há 17 anos nesta Casa e não vejo obstrução, a obstrução com ce cedilha e esta é com dois esses.

Não se pode caminhar dessa maneira. Faço um apelo ao Deputado Olímpio Gomes: se fossem projetos de outro conteúdo, mas como o projeto dele não foi votado ainda, e nem o meu, até cabe argumentos de que não está sendo cumprido o acordo celebrado nesta Casa para que cada parlamentar tivesse um projeto aprovado. Quase não acreditei quando indaguei a minha assessora se era verdade mesmo que a obstrução estava sendo feita em projetos ad referendum. Não há argumento, nem a questão do Regimento a ser mudado. Posso vir aqui fazer obstrução a projetos do Governo, ou de conteúdo. O que não posso, sem razão aparente, sem embasamento, sem alicerce - perdoe-me, Deputado Olímpio Gomes - agir dessa maneira.

Apelo, invoco para o passado do Deputado Olímpio Gomes, que sempre foi um homem sereno, profissional competente, para que reflita, medite. Essa não é uma maneira para mostrar um certo desagrado em relação à Casa. Estamos prejudicando projetos simples, que caminham na simplicidade.

Deputado Olímpio Gomes, faço um apelo a Vossa Excelência: quando for uma questão sólida, de conteúdo, V. Exa. está carregado de razão. Em projetos de denominação nunca a história desta Casa registrou. E por esta Casa passaram Deputados excepcionais como V. Exa. vai ser. Deputado, talvez esse não seja o melhor caminho para V. Exa. mostrar o seu inconformismo, que até creio que é legítimo. Mas, Deputado Olímpio Gomes, fazer obstrução em projeto de denominação, me perdoe, não tem o mais leve sentido.

 

O SR. PRESIDENTE - WALDIR AGNELLO - PTB - Havendo acordo entre líderes presentes em plenário, declaro levantados os nossos trabalhos. Está levantada a presente sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 40 minutos.

 

* * *