29 DE AGOSTO DE 2003

32ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM À LEGIÃO DA BOA VONTADE

 

Presidência: EDSON FERRARINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 29/08/2003 - Sessão 32ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

 

HOMENAGEM À LEGIÃO DA BOA VONTADE

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva por solicitação do Deputado Edson Ferrarini com a finalidade de homenagear a Legião da Boa Vontade. Convida todos a ouvirem o canto do Hino Nacional Brasileiro. Anuncia pronunciamento das crianças.

 

002 - PAULO ALZIRO

Jornalista e porta-voz da LBV, depois de lembrar o patrono São Francisco de Assis, o luminar da espiritualidade, Martinho Lutero, homenageia o Dr. Bezerra de Menezes. Faz considerações sobre o significado de "Independência ou Morte".

 

003 - PEDRO PAIVA

Faz agradecimento em nome de seu pai, José de Paiva Netto. Fala da importância da LBV.

 

004 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia número musical. Agradece ao Dr. Pedro Paiva, o livro "Reflexões da Alma". Recebe homenagem de um grupo de jovens. Anuncia a reprodução sonora de parte da entrevista, concedida no dia anterior, à "Rádio Boa Vontade" sobre o significado da solenidade. Anuncia o número musical: "Queremos a Paz". Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito bom-dia a todos vocês.

Esta Sessão Solene em homenagem à Legião da Boa Vontade que se inicia agora é um momento de alegria, um momento de festa para a Assembléia Legislativa de São Paulo.

Este Deputado tem o prazer de agradecer o muito que a LBV faz por este país.

Para compor a Mesa, temos à nossa direita o Advogado Dr. Pedro de Paiva, representando o Sr. José de Paiva Neto, Presidente da LBV. À minha esquerda, o Jornalista e porta-voz da LBV Paulo Alziro Schnor; Silmar de Almeida, Superintendente da LBV; o Músico José Eduardo de Paiva, filho do Sr. José de Paiva Neto; o 1º Tenente PM João Wesley da Silva, Comandante interino da 1ª Companhia do 13º Batalhão Policial; a Major PM Marlene Maria Ferreira, Subcomandante do 13º Batalhão, neste ato representando a Tenente Coronel Ângela de Marzio; Norma Gularte Ballarini, Presidente do Conselho Consultivo Superior do Órgão de Umbanda; Mathilde Gonçalves, Tesoureira Geral da LBV; Prof. Wladimir Sanches, Presidente do Instituto de Pesquisa do Ensino e Cultura Espírita; Claudine Carneiro, Diretora de Divulgação do Instituto de Pesquisa do Ensino e Cultura Espírita; José Juvenal dos Santos, coordenador geral da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil; Maria Alzenir Aquino, Presidente da Associação Escolinha de Artes José Antonio de Araújo; Dr. Luiz Sapienza, Presidente da Associação de Amigos do Bom Retiro; Gilberto Bertolin, Superintendente da LBV; Alexandre Fernandes da Silva, Presidente da Comunidade do Beira Rio; Marcos Lee, Presidente dos Conselhos Comunitários de Segurança - Bom Retiro; Sandra Santos; Rute Zaccomi, coordenadora do Centro de Educação Ambiental Jardim da Luz; José de Almeida Barros; Roberto Ravagnani, Radialista do Programa Canto Cidadão; Manuel José da Silva, responsável pela Comunidade da Área Livre do Jardim Lidiane; Vera Lúcia Santos, do Centro de Educação Ambiental da Luz; Eliane Cláudia Lima dos Reis e Sandra Medeiros.

Estas pessoas que compõem a Mesa vieram aqui homenagear a Legião da Boa Vontade pelo trabalho fantástico que realiza.

Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro pelo Coral Ecumênico Infantil e Jovem da Legião da Boa Vontade.

 

* * *

 

- É entoado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta Presidência agradece e parabeniza o Coral da Legião da Boa Vontade.

Esta sessão solene tem de acontecer na Casa do Povo porque é o povo de São Paulo agradecendo por tudo o que a Legião da Boa Vontade faz por este estado e por este país.

A Legião da Boa Vontade foi fundada por Alziro Schnor e hoje tem como Presidente o Jornalista José de Paiva Neto, que dá o seu coração, a sua alma em prol das pessoas.

A LBV foi a primeira organização brasileira a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas.

Esta sessão solene é para que essas crianças, ao usarem esse coração da LBV no seu peito, o façam com muito orgulho e saibam que vocês estão dentro de uma organização a quem o Brasil deve muito. A missão é colaborar para o desenvolvimento solidário. A LBV constrói ponte entre as pessoas, não um muro, jamais separa as entidades. Procura sempre unir as pessoas, sempre valorizar o ser humano, contribuindo desta forma com o bem, com o bem comum. Assim é a LBV.

A Presidência gostaria de agradecer a presença de Natalino Carbonieri Neto e da Sra. Gleida Coelho, do Sam’s Club.

Agora queria que as crianças, que vão fazer parte deste programa, fizessem o seu pronunciamento:

Menina

1- Ilustres Governantes e Parlamentares, Senhoras e Senhores, colaboradores e simpatizantes da Legião da Boa Vontade: sejam todos bem-vindos!

Menino

2- Nossa fraterna saudação a todos os que estão presentes nesta solenidade que, com certeza, ficará marcada em nossos corações.

Menina

1- Sim, porque estamos aqui reunidos para prestigiar a homenagem a uma obra de promoção educacional, humana e social que, em toda a sua existência, tem sido o maior estandarte da solidariedade em terras brasileiras.

2- Nós, alunos do Instituto de Educação José de Paiva Netto, somos gratos à LBV por tudo o que dela recebemos, pois temos certeza de que, quando nos formarmos, seremos verdadeiros cidadãos.

Menino

1- Educação e cultura, saúde e trabalho com espiritualidade para o povo, tem sido uma das preocupações maiores da Legião da Boa Vontade, ao lado de sua aplaudida ação sócio-educacional.

2- Na verdadeira democracia, todos têm o direito à boa educação, à cultura, à saúde, e ao trabalho, com a indispensável espiritualização do ser humano.

Menina

1- Para a LBV, é na educação e na instrução que reside a grande meta a ser atingida. E vamos mais longe: somente a reeducação, até mesmo da própria educação, pode garantir prosperidade e paz social.

2- Como tudo o que a LBV faz é banhado pela espiritualidade, vamos acompanhar agora a oração do “Pai Nosso”, com as crianças atendidas pela LBV:

(Prece)

Menino

1- A Legião da Boa Vontade contabiliza 53 anos de múltiplas realizações no campo da valorização humana e da expansão da solidariedade ecumênica para a reeducação dos povos.

2- Graças ao espírito cristão, o milagre do amor vem transformando a vida de milhões de pessoas amparadas pela LBV em todo o Brasil.

Menina

1- O sofrimento não tem hora para atingir as pessoas. A fome que desnutre, mata e assola muitos brasileiros é diária.

2- Portanto, o socorro também tem que ser diário, permanente. É o que faz a LBV, com a ajuda de tantos e tantos cidadãos que confiam no seu trabalho, oferecendo suas doações.

Menino

1- A campanha permanente da Legião da Boa Vontade contra a fome é um dos serviços relevantes que a instituição há 41 anos vem desenvolvendo, por meio do programa ronda da caridade, que visa elevar a auto-estima e socorrer a população menos favorecida. É a LBV preocupada com a construção da cidadania!

2- Entre outros serviços, destacam-se escolas de educação infantil, ensinos fundamental e médio, ensino supletivo, cursos de capacitação profissional e lares para crianças e idosos.

Menina

1. Os Centros Educacionais e Comunitários da LBV também desempenham papel estratégico, oferecendo amplos serviços destinados à população de baixa renda, como os programas Cidadão Bebê, Odontoteca, Ser Mulher, Capacitação e Educação Profissional, Terceira Idade Aberta, além da Ronda da Caridade.

Menino

2- Entre os prêmios recebidos pela entidade, destacam-se o “Bem-Eficiente” e “As Maiores Equipes de Voluntariado”, ambos concedidos pela Kanitz e Associados, empresa especializada no terceiro setor.

Menina

1- O grande recado da LBV é este: a solidariedade é a grande receita para se construir o Brasil dos nossos sonhos.

Menino

2- Por isso, vamos ouvir agora, como o coral ecumênico de crianças e jovens da LBV, a música “Ave Maria de Luz!” Uma melodia do compositor Paiva Netto.

Menina

1- Dirigida por José de Paiva Netto, a Legião da Boa Vontade multiplicou seus programas de promoção social, ganhou alcance internacional estabelecendo sucursais no Paraguai, Uruguai, Bolívia, Argentina, Estados Unidos e Portugal, além de possuir correspondentes em todo o mundo.

2- Sob sua liderança, a LBV alcançou crescimento vertiginoso.

Menino

1- Em seu livro “Reflexões da Alma”, diz Paiva Netto: “Trabalhemos de forma que seja extirpada dos corações a guerra. As armas não disparam sozinhas. Mas, em caso de acidente, alguém poderia perguntar: Antes não tivessem sido feitas, ora!”.

2- Do que o mundo está precisando neste momento senão a compreensão de que não há saída para a humanidade fora do entendimento e do amor. Vamos cantar, então, com as crianças e os jovens do coral ecumênico da Legião da Boa Vontade a música "Flores em vez de Mísseis".

 

* * *

 

- É feita a oração “Pai Nosso” pelas crianças Carolina Isabela de Oliveira Bertolin, 2ª série, e Leonardo Coelho Pereira, 2ª série. (Palmas)

 

* * *

 

- É executada a música “Ave Maria de Luz”, pelo Coral Ecumênico de Crianças e Jovens da LBV.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao coral e ao maestro Luzardo Pereira pelos trabalhos.

Gostaria também de cumprimentar os dois mestres de cerimônia que aqui estão: Ana Cláudia de Brito Rodrigues, da 7ª série, e Adamor Luz Eliel Virgino, da 6ª série. (Palmas.)

Dizia a Dona Ieda, assessora da Presidência da Assembléia, do cerimonial: “Parece que estamos no céu”. Assim é a LBV. E sob o lema “Educação e cultura, alimentação, saúde e trabalho com espiritualidade”, a LBV desenvolve todas as suas atividades.

Veja onde a LBV alcança: a LBV busca uma gestação saudável da mulher; uma infância segura; uma adolescência produtiva; uma terceira idade participativa, resgatando a dignidade, os valores morais e espirituais das populações que vivem em situação de risco social.

Quer dizer, desde antes do nascimento, a LBV se preocupa desde o momento em que o ser está no útero. E contribui, até o final dos seus dias, para que as pessoas vivam felizes, saudáveis e com muita dignidade.

É por isso que estamos homenageando a LBV, homenageando o seu presidente, o nosso querido Paiva Netto, esse homem que, desde a sua infância e na sua juventude sempre demonstrou este seu desejo incrível de estar ao lado dos necessitados.

Esse trabalho do Paiva Neto sempre demonstrou esse seu desejo incrível de estar ao lado dos necessitados. Esse trabalho do Paiva Netto foi merecedor de centenas, inúmeras condecorações do Brasil, e em outros países. Centuplicou os programas sócio-educacionais da LBV. Parece incrível que um homem seja capaz de multiplicar as atividades.

O espírito da LBV já era fantástico. Nas mãos de Paiva Netto, chegou a multiplicar 100.000%, um número astronômico. Mas, é o que esse homem fez. Por isso, estamos rendendo uma homenagem. Por isso é que a LBV ganhou esse caráter internacional. É por isso que tem sucursais na Bolívia, no Paraguai, no Uruguai, na Argentina, nos Estados Unidos. Essa é a LBV.

O nosso aplauso também para o tecladista, Alziro Tonin da Silva. Parabéns.

Esta solenidade está sendo transmitida pela rede Boa Vontade de Rádio, que em 1º de setembro comemora 11 anos, 24 horas no ar. Está sendo transmitida também pela rede Mundial, a TV da educação para o Brasil e para a América Latina.

Quero saudar D. Maria Luiza Matos, presidente da Cervir - Centro de Recuperação de Vidas e Apoio à Criança e Adolescente; Tiago da Silva Iran, presidente da Associação Comunitária da Juventude da Zona Sul; Neuza Teodoro Rodrigues, representante da Espaço Portal da Luz. Queria cumprimentar o Juvenal, representando Jamil Hashid, presidente da União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil.

Esta sessão solene homenageia muitas atividades da LBV. A Ronda da Caridade completa 41 anos de luta por uma sociedade mais justa. Dentro desse espírito humanitário da Legião da Boa Vontade é preciso unir esforços para atender àquelas pessoas completamente excluídas, os famintos. O Programa Fome Zero começou a ser implantado há 41 anos na LBV. (Palmas.) Preocupada em construir a cidadania, levar auto-estima, socorrer a população menos favorecida, a LBV tem há 41 anos um exército para levar comida. Qual é a arma desse exército tão poderoso, que leva comida nas madrugadas para as pessoas? É o amor. É assim a LBV.

Vamos ouvir agora o Paulo Alziro, jornalista e porta-voz da LBV, que vai fazer uma saudação. É o primeiro orador que vai falar em nome da LBV nesta sessão solene em homenagem à LBV pelos seus longos anos de trabalho dedicado à sociedade, às pessoas. Busca a criança no útero da mãe e o acompanha até o fim de seus dias. A LBV está sempre ao lado dessas pessoas. É um trabalho fantástico, sempre falando em Deus. Sua arma mais poderosa é a pílula do amor. Tem a palavra o Sr. Paulo Alziro.

 

O SR. PAULO ALZIRO - Sr. Presidente, prezado deputado Coronel Edson Ferrarini, nossos amigos presentes nesta homenagem, trabalhadores desta Casa que tão fraternalmente acolhem os legionários da Boa Vontade, jovens do Instituto de Educação José de Paiva Netto, toda a população do Estado de São Paulo com a qual nos comunicamos através da Rede Boa Vontade de Rádio, cidadãos de todo o Brasil, queremos fazer a saudação de respeito e amor que caracteriza a Legião da Boa Vontade.

Deus está presente, viva a Jesus, o Cristo estadista que já vem em nossos corações para sempre. Queremos exteriorizar a manifestação desse amor. Ao nosso prezado deputado Edson Ferrarini e a todos que aqui estão, a nossa salva de palmas, o nosso carinho, a nossa expressão mais plena de gratidão e de homenagem. Aprendemos nesta Casa que amor com amor se paga. Que todos recebam da família legionária, dos jovens do Instituto de Educação da Legião da Boa Vontade, através dessas palmas, o coração da Boa Vontade. (Palmas.)

Neste dia, lembramos também o nosso patrono, São Francisco de Assis, que inspira caridade. Mentalizamos como luminar dessa caminhada no campo da inspiração, da espiritualidade, a figura de Martinho Lutero, e hoje muito especialmente, um dos patronos da Legião da Boa Vontade, o médico dos pobres do campo espiritual, também atua levando um dos patronos da Legião da Boa Vontade, o médico dos pobres, que, do campo espiritual, também atua levando a medicina aos corações: Dr. Bezerra de Menezes. A nossa homenagem a esse homem, para que, nesta Casa, se construam leis a partir também da espiritualidade.

Primeiro de setembro, dizia muito bem o Coronel Ferrarini, aniversário da Ronda da Caridade. São 41 anos de trabalho dedicado, permanente, em que o povo se expressa. É a capacidade realizadora do povo brasileiro que está nas ruas, unindo católicos, evangélicos, umbandistas, irmãos dos cultos dedicados aos antepassados, irmãos que não têm uma religiosidade definida, todos unidos em torno desse amor que é a solidariedade, a fraternidade, é reconhecer no semelhante a presença de Deus.

Por isso, estamos divulgando e levando a todos essa compreensão descrita e afirmada pelo saudoso fundador da Legião da Boa Vontade, do novo mandamento de Jesus: Amai-vos uns aos outros como eu vou amei. É a essência de Deus que se manifesta no capital divino, no capital sublime, que é cada ser humano e seu espírito eterno, na afirmação de nosso irmão Paiva Netto.

Trago aqui, para compartilhar com todos, um artigo publicado pela “Folha de S. Paulo”, em 07 de setembro de 1986. Vejam esse trabalho de vanguarda na criação de uma mentalidade renovadora do Brasil a partir da Boa Vontade. Temos de refletir, pois estamos entrando na Semana da Pátria, que se inicia no dia 1º de setembro, sobre a Independência do Brasil. A obra da Legião da Boa Vontade, a obra do jornalista Paiva Netto, é pela independência do Brasil, para que nosso país possa ser realmente uma nação liberta das amarras que ainda o prendem.

O artigo diz o seguinte: “Sete de setembro, às margens do Ipiranga, Pedro 1º dá o famoso brado: ‘Independência ou Morte.’ É o que aprendemos no colégio. Mas o Brasil ficou realmente livre?” Essa é grande indagação que faz essa juventude aqui reunida, que aprende na rede educacional da Legião da Boa Vontade, a pensar verdadeiramente na independência do Brasil.

Continuando: “Não é preciso ir à escola para responder a essa pergunta. Todos sabem quantos passos nos faltam até que alcancemos a libertação de todo povo da miséria. Enquanto houver penúria na casa de um brasileiro, a independência do Brasil não terá sido realizada. Até hoje, vibram, na consciência dos que trabalham por ver esta pátria feliz, as palavras de José Patrocínio: ‘Enquanto houver um brasileiro passando fome, somos um povo que ri, quando devia chorar.’ ‘Chorar de vergonha’, completava Alziro Zarur.

Napoleão Bonaparte afirmava que a melhor figura de retórica é a repetição. No Programa Boa Vontade, lembrando a pregação de Zarur, dizemos constantemente que o Brasil precisa, agora mais do nunca, da união de todos os seus filhos. Segundo um antigo ditado, não há corrente mais forte do que seu elo mais fraco. O organismo social é como o corpo humano, uma pequena vesícula em mau funcionamento desestabiliza o todo. Isto é, ninguém, por melhor que seja, viverá a tranqüilidade enquanto o mais simples do cidadão do seu país habitar a miséria.

Há mais de 50 anos, a Legião da Boa Vontade chama a atenção para a necessidade de se cuidar do lado social com maior carinho e objetividade. Hoje, vemos que isso se torna a preocupação geral ...” - esse artigo é de 1986, mas tem uma antevisão dos tempos que estamos vivendo - “... antes que venha a ser arrancado das mãos dos que têm o que pode ser distribuído fraternalmente, de modo que haja abundância para todos, como preconiza o PBV, com a economia da solidariedade humana que faz parte da estratégia da sobrevivência.

A economia da solidariedade humana firma-se no novo mandamento de Jesus - “Amai-vos como eu vos amei” -, que é a lei da solidariedade social, sem o que nunca haverá justiça social para todos. O grande erro é continuar ignorando, à beira do terceiro milênio, que o Evangelho tem as soluções para os problemas modernos ...

O grande erro é continuar ignorando, à beira do terceiro milênio, que o Evangelho tenha soluções para os problemas modernos.

A boa nova de Jesus fala ao homem e o homem é a geratriz de todo progresso. A riqueza de um país está no coração do seu povo, no entanto, nações inteiras ainda passam fome. A fome é um escândalo, principalmente em uma época em que, pelo avanço da tecnologia, todas as expectativas da produção ficam ultrapassadas.

Nunca o mundo conheceu tanta fartura de um lado e tanta miséria do outro. Está faltando solidariedade à economia mundial. E isto levará o Planeta mais uma vez à guerra. Infelizmente é o que temos assistido. Até que o último de seus filhos tenha as condições mínimas para uma vida digna, o Brasil não será uma Nação independente, mas apenas escrava. E para que o Brasil não seja uma Nação escrava, está aí o trabalho da Legião da Boa Vontade, diariamente, construindo a independência do Brasil, não só pelo alimento material, que já é importante, mas pelo alimento espiritual e acima de tudo esta educação com espiritualidade que vemos se manifestar deste Plenário, aprendendo, na prática cotidiana, esta vivência da política de Deus também na manifestação nesta Casa, que representa o povo de São Paulo.

Diz o escritor Paiva Netto: “Enquanto não prevalecer o ensino eficaz por todos os de bom senso almejado, o Brasil padecerá como Nação cativa das limitações que a si mesmo se impõe”.

Ao agradecer esta homenagem, estamos reafirmando o compromisso da Legião da Boa Vontade em prosseguir por todo tempo trabalhando por uma educação que possa construir de fato a verdadeira independência do nosso País, interdependência sim, mas conservando permanentemente a nossa origem e a nossa maneira de ser, valorizando acima de tudo este grande patrimônio da Nação brasileira, que é a sua espiritualidade ecumênica.

Muito obrigado pela oportunidade e mais uma vez o nosso carinho e homenagem ao Coronel Ferrarini e a todos os presentes. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Estamos homenageando a LBV, oficialmente o seu Presidente José de Paiva Netto está sendo homenageado também.

O programa “Fome Zero” teve sua origem na LBV. Em 1940, surgiu uma sopa dos pobres, tímida, mas que ia levando um pouco de comida para os necessitados. E naquela época já se entendia que o sujeito que está com fome quer comer. E por isso que se criou esta sopa. Depois de 1962, isso se transforma na ronda da caridade, dentro de um ideal de solidariedade humana, buscando as pessoas carentes. Surge essa ronda da caridade, sob o lema “Educação, cultura, alimentação, saúde, trabalho com espiritualidade, sempre segurando nas mãos de Deus”.

A LBV lança este trabalho e José de Paiva Netto continua concretizando aquele velho sonho, aprimorando cada vez mais, levando comida para cada vez mais pessoas, levando ensinamento, levando Deus.

A LBV, imaginem, foi a primeira ONG do Brasil - Organização Não Governamental - a conquistar na ONU - Organização das Nações Unidas - o status consultivo. Ela faz parte do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.

A palavra é sua, Pedro de Paiva.

 

O SR. PEDRO DE PAIVA - Deputado Edson Ferrarini, autoridades presentes, amigos, irmãos da Legião da Boa Vontade, Deus está presente. O Cristo, (está dito), já vem em nossos corações para sempre.

Para iniciar, as palavras de agradecimento em nome de meu pai, José de Paiva Netto. Em primeiro lugar, é preciso deixar de lado a vaidade, para que possamos compreender a magnitude desta homenagem.

José Eduardo, que está aqui comigo, o Alziro e eu, juntos, não somos dignos de representar esta instituição que é divina. Não somos dignos de atar as sandálias de seu presidente, tamanha é a grandeza, tamanha é a importância da Legião da Boa Vontade, para a História do Brasil e de toda a humanidade. (Palmas.)

Para compreender a beleza que é a LBV, temos que nos colocar na posição daqueles que enxergam o mar, onde, estando de frente ao oceano, ninguém nos fala da sua grandeza, ninguém precisa nos dizer da sua beleza, apenas sentimos e compreendemos a força que ele representa. Compreendemos quão misericordioso é o amor de Deus pelo ser humano, porque só um Ser superior e que é puro amor, poderia criar algo tão belo como o oceano. Assim é a forma que devemos ter dentro de nós, para compreendermos o que representa o que é a Legião da Boa Vontade.

Há uma música que diz: “Governar na LBV é caminhar sobre as águas sem afundar.” E é a mais pura verdade. Porque o trabalho que José de Paiva Netto tem, os obstáculos que ele encontra pela frente, inerentes a esse movimento de vanguarda, apenas a fé que faz com que o ser humano caminhe sobre as águas sem afundar, é que pode ser o combustível de um coração.

Por isso, é que, para representar, devemos realmente deixar de lado esse sentimento de vaidade. Devemos nos revestir totalmente desta couraça: a humildade que Jesus trouxe à Terra. Couraça esta que meu pai usa diariamente. E por isso caminha, por isso renova, por isso cria e vai escrevendo as páginas mais bonitas que a história do Brasil já teve.

O Instituto de Educação, a Ronda da Caridade, as Instituições de Boa Vontade e o Templo da Boa Vontade são provas desta fé, são resultados desta fórmula da fé que faz o ser humano caminhar sobre as águas sem afundar.

O Instituto de Educação, em São Paulo, muito bem representado pelos estudantes e pelos jovens que aqui estão, é papel preponderante neste caminho futuro do Brasil. Por isso José de Paiva Netto, com muita honra meu pai, esmera-se tanto.

Aqui estamos em frente a jovens que não serão platéia da história, serão personagens atuantes, e já o são desta história que Jesus, por sua misericórdia, começa a escrever no Brasil para a humanidade toda em letras de ouro.

Para ilustrar bem o que queremos dizer aqui, trouxe o livro: “Crônicas e Entrevistas”, escrito por meu pai, e numa passagem muito bela, chamada “Suave Milagre”, escrita por José Maria Eça de Queiroz, retrata muito bem o que é a Legião da Boa Vontade. Todos nós somos a criança enferma que aqui está escrito, como também muitas vezes todos somos a mãe desta criança que está na história. Uma comovente página do mestre Eça de Queiroz, do livro “Crônicas e Entrevistas”, de José de Paiva Netto, página 211: “Em agosto de 2000 completou-se o primeiro centenário do falecimento de José Maria Eça de Queiroz, por muitos aplaudido como o maior romancista português. Ele escreveu uma das mais comoventes páginas da literatura mundial intitulada ‘Suave milagre’, mas poucos entenderam a sua mensagem política. Numa hora de tanta materialidade, em que o ser humano sufocado pela violência começa a procurar acentuadamente no amparo divino solução para os seus desesperos particulares e coletivos, só nos pode fazer bem a recordação da súplica de um pequenino, atendida por um dos maiores símbolos da solidariedade de que se tem notícia. Esse símbolo da solidariedade é Jesus. “Nesse tempo Jesus ainda não saía da Galiléia, das margens do Lago de Genesaré, mas a nova dos seus milagres chegara já a Siquém, cidade rica, entre vinhedos, no país da Samaria. Ora, junto a Siquém, num casebre, vivia uma viúva desgraçada entre todas, que tinha o filho doente com as febres. O chão miserável não estava caiado nem nele havia enxerga; na lâmpada de barro vermelho, secara o azeite. O grão faltava na arca. O ruído dormente do moinho doméstico cessara. E esta era, em Israel, a evidência cruel da infinita miséria.

A pobre mãe, sentada a um canto, chorava. E estendida sobre seus joelhos, embrulhada em farrapos, pálida e tremendo, a criança pedia-lhe numa voz débil, como um suspiro, que ela fosse chamar esse rabi da Galiléia, de quem ouvira falar junto ao posto de Jacó, que amava as criancinhas, que nutria as multidões e curava todos os males com a carícia de suas próprias mãos.

E a mãe, dizia chorando: “Como queres, tu meu filho, que eu te deixe e vá procurar o rabi da Galiléia? Obede é rico e tem servos, os vi passar, buscaram Jesus por arraiais e cidades desde Corazim até o país de Moab. Cétipus, meu filho é forte, tem soldados e também os vi passar e perguntavam por Jesus sem o acharem, desde o Hebrom até o mar. Como queres tu que eu te deixe? Jesus está longe e nossa dor está conosco. Sem dúvida, filho, o rabi que vi nas sinagogas novas, não escuta queixas de uma mãe de Samaria, que só sabe orar como outrora no alto do monte Garizim.”

A criança, com os olhos cerrados, o pai a vê como morta, murmurou o nome de Jesus. E a mãe, chorando, continuou: “De que servirá, meu filho, partir e ir procurá-lo? Longe são as estradas da Síria, curta é a piedade dos homens. Vendo-me tão pobre, tão só, os cães iriam ladrar à porta dos casais. De certo Jesus morreu e com ele morreu mais uma vez toda a esperança dos tristes.”

Pálida e desfalecida, a criança murmurou de novo: “Mamãe, eu queria ver Jesus da Galiléia. Eu queria ver Jesus, mamãe”. E logo, abrindo a porta, devagar, Jesus lhe disse sorrindo: “Aqui estou”. (Palmas.)

Todo os dias a Legião da boa Vontade, através de seu Presidente José de Paiva Netto e de todos aqueles que formam esse exército do bem, que anula as forças do exército do mal, todo os dias, esses que formam essa egrégora e heroicamente compartilham desta fé de José de Paiva Netto, socorrem a criancinha, o enfermo, amparam o coração dos desesperançosos.

Portanto, muito digna essa homenagem do nobre Deputado Edson Ferrarini. E, de pé, aplaudiremos a José de Paiva Netto, pois a sua coragem, esta sua capacidade de transformar o impossível humano em realidade divina é que nos permite estarmos todos aqui participando desta obra por um Brasil melhor e por uma humanidade mais feliz.

A José de Paiva Netto, à Legião da Boa Vontade, as nossas mais sinceras palmas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Cumprimentando Pedro Paiva por essas brilhantes palavras, quero me irmanar mais uma vez com ele nas homenagens prestadas à Legião da Boa Vontade e ao José de Paiva Netto.

Os nossos mestres-de-cerimônia querem anunciar algumas informações para todos nós.

 

A SRA. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Vamos ouvir a Música “Prece do Pai Nosso”.

 

* * *

 

- É apresentada a canção pelo Coral Ecumênico de Crianças e Jovens da LBV. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Estou tendo o prazer de receber das mãos de Pedro Paiva o livro de Paiva Netto, “Reflexões da Alma”. Serei o portador ao Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Muito obrigado, Paiva Netto, por ter me enviado este livro com esta dedicatória muito carinhosa: “Ao Exmo. Sr. Deputado Coronel Edson Ferrarini, com o respeito que nos confraterniza em Cristo Jesus. Muito obrigado, Paiva Netto.” (Palmas.)

 

* * *

-         É lido o discurso, em parágrafos, por um grupo de jovens.

 

* * *

 

 “Em nome do Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade gostaríamos de retribuir ao Deputado Edson Ferrarini esta homenagem que ele propôs a nossa instituição.

Todos conhecem o esforço e a dedicação do Deputado Edson Ferrarini em favor dos dependentes químicos por meio do centro de recuperação para dependentes do álcool e das drogas em São Paulo.

Aliás, o tema também faz parte das metas do trabalho educacional da LBV que desenvolve há décadas a campanha ‘Não use drogas, viver é melhor!’

Em reconhecimento a isso, as crianças da Supercreche Jesus, Instituto de Educação José de Paiva Netto, dedicam ao Deputado Edson Ferrarini uma pequena lembrança preparada especialmente por elas, que será entregue pela Patrícia Elisa Romeiro Garcia, da 2ª série do Instituto de Educação José de Paiva Netto.” (Palmas.)

Agradecemos a presença de todos e encerramos nossa participação nesta solenidade com o pensamento do escritor José de Paiva Netto: ‘Todas as vitórias estão decididamente ao nosso alcance pela força do nosso trabalho”. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Ainda ontem às 10 horas, entrava no ar da Rede Boa Vontade uma gravação, onde tínhamos que explicar para o Brasilo porquê desta homenagem.

  Gostaria que todos vocês compartilhassem comigo uma parte da gravação que foi ao ar ontem para todo o Brasil no Programa “Comando da Esperança”.

 

* * *

- É feita a audição da gravação:

 

“JORNALISTA - Deputado, bom-dia.

 

O SR. EDSON FERRARINI - Muito bom-dia. É um prazer estar conversando com vocês. Certamente esta homenagem que vou prestar para a Legião da Boa Vontade é uma justa homenagem.

Eu, Coronel Edson Ferrarini, um deputado que representa uma boa parcela do povo de São Paulo quero aqui na Assembléia Legislativa, a Casa do Povo, homenagear os excelentes trabalhos que a LBV presta ao Brasil, à família, à Pátria, à dignidade das pessoas e quero, então, estar ao lado de Paiva Netto dizendo a ele que continue com essa mesma fibra e que ele no fundo do seu coração e da sua alma tenha esse entusiasmo para continuar enchendo os brasileiros de muito orgulho em fazer esse trabalho da Legião da Boa Vontade que é um modelo, um exemplo de dignidade de trabalho.

 

JORNALISTA - Aliás, é um amigo de longa data tanto da LBV, quanto de seu Presidente, o jornalista e radialista José de Paiva Netto.

 

O SR. EDSON FERRARINI - Digo que só não é amigo da LBV quem é ruim da cabeça ou doente do pé, porque vocês só fazem e vivem por fazer o bem; vivem para melhorar o mundo; vivem investindo na educação; vivem investindo no ecumenismo. O José de Paiva Netto é o timoneiro desse barco, é ele que vai à frente, é ele que se impõe, é ele que se desgasta e ele é o escolhido por Deus para estar na frente da LBV.

A minha parcela é apoiá-lo, é ajudá-lo e, por isso, na Assembléia Legislativa a Sessão Solene em homenagem à Legião da Boa Vontade é uma homenagem a Paiva Netto e a tudo de bom que vocês fazem.

 

JORNALISTA - Como surgiu a idéia de estar propondo essa homenagem à LBV?

 

O SR. EDSON FERRARINI - Propus essa homenagem na Assembléia Legislativa porque se sou um representante de São Paulo vejo as coisas nobres que vocês fazem; vejo as coisas bonitas que a LBV faz; vejo o trabalho incansável do José de Paiva Netto. Então, as pessoas que fazem coisas de tamanha dignidade, às vezes, não precisam ganhar um presente, elas precisam de um “tapinha nas costas” dizendo: “Parabéns, continue!”

Quero falar à alma de todos os integrantes da Legião da Boa Vontade e quero falar à alma e ao coração de José de Paiva Netto. Essa é a minha intenção e dizer do grande, do maravilhoso trabalho que na Casa do Povo de São Paulo, na Assembléia Legislativa mais importante do País a LBV vai ser homenageada”.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - (Palmas.) É isso aí. Muito obrigado e eu queria dizer que essa foi a maneira pela qual estivemos ontem na rádio.

Quero também saudar essas crianças e esses jovens que aqui estão porque já estive lá no “Instituto de Educação José de Paiva Netto” tão bem dirigido pela Professora Vanderli Albieri, como diretora pedagógica, e pelo Professor Jaime Bertolin, diretor administrativo falando contra as drogas para todos vocês, falando para os pais, mostrando ao jovem, aproveitando estes e aqueles minutos para que vocês soubessem que a droga - e eu que lido com pessoas drogadas há mais de 30 anos e pelas minhas mãos todos os dias passam de 10 a 15 viciados - além de não resolver problema algum só complica. Não conheço nesses 30 anos, lidando com drogados um único drogado feliz.

Queria que vocês soubessem de uma outra coisa muito importante: nunca tive um paciente que tivesse sido viciado por um traficante. Ele sempre é viciado pelo seu amigo. A droga chega a você, às vezes, pelas mãos do seu melhor amigo. Um namorado viciado vicia a namorada e quando um amigo - e prestem a atenção no que vou lhes dizer agora no encerramento desta aula - for lhe oferecer a droga ele, que você pensa que é seu amigo, vai dizer: “Entra nessa, experimenta uma vez só! Isso não faz mal! Está todo mundo usando!”

 

Nessa hora, encontre forças no seu coração! Não vai estar perto de você o Professor Jaime, não vai estar perto a Professora Vanderli, não vai estar perto de você o José de Paiva Netto, não vai estar perto o Coronel Edson Ferrarini! Mas estamos ao seu lado por tudo isso que estamos fazendo. Nesse momento, tenha forças para dizer uma única palavra: “Eu estou fora, não eu não quero!”

Vamos marcar este momento com o palavra “Não”, fazendo a seguinte pergunta para vocês: se um dia alguém lhe oferecer drogas vocês vão gritar “Não”. Esse “Não” que estou dizendo para vocês nunca mais ninguém vai tirar do seu coração. Então, estejam onde estiverem, se um amigo lhe oferecer drogas vocês vão dizer “Não”.

Agora, aqui a todos nós ecoando aqui desta Assembléia Legislativa, acordando São Paulo vou fazer a pergunta e vocês vão gritar “Não”. Então, vamos ouvir o grito da Legião da Boa Vontade!

Se um dia alguém lhes oferecer drogas vocês simplesmente têm que dizer...

 

TODOS - “Não!”

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Mais alto ainda: se um dia alguém lhes oferecer drogas vocês simplesmente têm que dizer...

 

TODOS - “Não!”

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Para este grito agora quero os pais, as mães, os professores, todos, a Professora Vanderli, vamos lá então: se um dia alguém lhes oferecer drogas - e vamos acordar o Brasil - vocês simplesmente têm que dizer...

 

TODOS - “Não!”

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agora, todo mundo batendo palmas para a Legião da Boa Vontade. (Palmas.) Parabéns! (Palmas.)

 

* * *

 

- São feitas manifestações de agradecimento ao Deputado Edson Ferrarini das galerias. (Palmas.)

             

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado.

  Chegamos ao final desta Sessão Solene, certamente uma das mais bonitas que esta Assembléia Legislativa já realizou, quando prestamos uma justa homenagem à LBV.

  Esgotado o objeto da presente sessão, agradeço a todas as autoridades presentes, agradeço àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

  Encerramos com a apresentação do Coral, e quando estivermos ouvindo as canções vamos clamar pela paz!

  Muito obrigado a todos vocês, um abraço e fiquem com Deus! (Palmas.)

 

* * *

 

-              É feita a apresentação do Coral Ecumênico de Crianças e Jovens da LBV. (Palmas.)

* * *

-              Encerra-se a sessão às 11 horas e 44 minutos.

 

* * *