21 DE JUNHO DE 2010

032ª SESSÃO SOLENE EM Homenagem A “MÍDIA E PROFISSIONAIS DA IMPRENSA EVANGÉLICA

 

Presidente: JOSÉ BRUNO

 

RESUMO

001 - JOSÉ  BRUNO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que esta sessão foi convocada pelo Presidente da Casa, Deputado Barros Munhoz, por solicitação do Deputado José Bruno, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a Mídia e Profissionais da Imprensa Evangélica, cuja missão é levar o amor de Deus àqueles que não o conhecem. Convida todos os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia apresentação musical.

 

002 - WALDIR AGNELLO

Deputado Estadual do PTB, solicita que os presentes fiquem de pé para uma oração. Comenta a importância dos profissionais e representantes das mídias evangélicas. Tece considerações sobre premiações envolvendo os profissionais específicos da área.

 

003 - Presidente JOSÉ BRUNO

Anuncia apresentação musical. Presta homenagem a várias categorias da mídia e imprensa evangélicas.

 

004 - ÉBER COCARELI

Reitor da Faculdade do Povo, discorre sobre as dificuldades de atuação dos evangélicos no Brasil ao longo do tempo. Faz comentários sobre a atuação evangélica na área da Educação. Ressalta a qualidade dos produtos do seguimento religioso. Elogia o jornalista Percival de Souza. Menciona os desafios que ainda precisam ser vencidos. Recorda experiências pessoais.

 

005 - Presidente JOSÉ BRUNO

Anuncia apresentação musical. Presta homenagem a vários profissionais da área de Comunicação no meio cristão.

 

006 - PERCIVAL DE SOUZA

Jornalista e comentarista, agradece a homenagem. Tece considerações sobre a profissão de jornalista. Recorda momentos de sua vida. Ressalta que os profissionais deste seguimento devem ter determinação diante do ateísmo. Comenta que propagar evangelho é um serviço confiado por Deus.

 

007 - Presidente JOSÉ BRUNO

Anuncia apresentação musical. Presta homenagem a vários veículos da mídia.

 

008 - MARCOS CORRÊA

Administrador do Portal Guia-me, tece considerações sobre os preconceitos por que passam os profissionais do setor. Ressalta a necessidade de se primar pela ética profissional. Cita provérbio de Salomão.

 

009 - Presidente JOSÉ BRUNO

Faz entrega de diplomas de menção honrosa.

 

010 - WALDIR AGNELLO

Faz elogios ao Deputado José Bruno. Tece considerações sobre os Parlamentares evangélicos.

 

011 - Presidente JOSÉ BRUNO

Anuncia apresentação musical. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bruno.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO - DEM - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Compondo a Mesa, temos nosso querido amigo e também Pastor, Deputado Waldir Agnello, minha esposa, Bispa Blanche Bruno, Pastor Éber Cocareli, Reitor da Faculdade do Povo, Igreja da Graça, e Pastor Marcos Corrêa, Administrador do Portal Guia-me.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear a Mídia e Profissionais da Imprensa Evangélica.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente Músico PM Edson Jesus.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, na pessoa do Subtenente Músico PM Edson Jesus.

Com muita alegria, recebemos, nesta Casa de Leis, comunicadores, profissionais, veículos, editores, pessoas que, paralelamente, como servos de Deus e profissionais, divulgam aquilo que o Evangelho realiza e a Palavra de Deus. No dia 21, comemoramos o Dia da Mídia.

Conversando há pouco com algumas pessoas, dizia exatamente isso. A Igreja de Jesus Cristo na terra, mais especificamente no Brasil, nos últimos 25 anos, vem vivendo uma explosão de evangelização, de crescimento e, obviamente, de ocupação de espaços na mídia, meios de comunicação, como televisão e rádio, mídia impressa. A internet talvez seja a maior parcela hoje de comunicação pela sua rapidez e eficácia, pela facilidade de entrar em todos os lares.

Por trás desse crescimento do Evangelho, sabemos que existem profissionais. Não há como pensar em um congresso de jovens se não houver uma comunicação, uma divulgação, uma direção de arte, a criação de um logotipo, um comercial, um spot de rádio. Quando se fala sobre o crescimento da música cristã, obviamente junto com o conteúdo, com o poder da palavra, com a qualidade dessa força de comunicação que é a música, vem a divulgação, a promoção, a rádio, o veículo de imprensa, o jornal, o site. Juntamente, vem o fotógrafo, o repórter.

Todos somos chamados por Deus para levar a Igreja de Cristo adiante, como é um chamado de Cristo fazermos discípulos em todas as nações, batizando-os e levando-os a conhecer cada vez mais aquilo que o Evangelho nos dá. Todos nós temos esse chamado, quer pastores, missionários ou profissionais de comunicação. Temos responsabilidade de, por meio do que possuímos em nossa mão – seja uma caneta, um teclado, uma máquina de escrever, um microfone -, levar o nome de Jesus e fazer com que a Igreja tenha ferramentas que possam divulgar o seu trabalho e alcançar aquele que necessita de Jesus Cristo.

Não podemos jamais esquecer que, na condição de profissionais, divulgadores, repórteres, temos um mesmo objetivo: fazer com que o amor de Deus chegue ao coração daquele que não o conhece. Foi por isso que Jesus Cristo se entregou na cruz, pela salvação de todo aquele que crê.

Compreendo também que, juntamente com esse crescimento, vem a concorrência. É óbvio que conhecemos a concorrência que existe, muitas vezes até desleal, na mídia no Brasil. Contudo, como irmãos, lutamos por um único objetivo, lutamos por uma única razão: levar o nome de Cristo e fazer da Igreja de Cristo uma potência de divulgação da palavra para a salvação de todo aquele que crê. Que seja para o bem do Evangelho e para o crescimento da Igreja do Senhor qualquer competitividade que exista.

Perguntaram-me se, com esta cerimônia, estaríamos iniciando um prêmio. Respondi que não era um prêmio ou um troféu para a Imprensa. Em outra sessão solene nesta Casa, tive oportunidade de homenagear a música cristã e também de realizar um pequeno congresso falando sobre pirataria e novas mídias para o meio cristão. Foi feita também uma homenagem à Confederação das Igrejas Evangélicas do Brasil.

Tivemos a grata oportunidade de participar de uma sessão solene que homenageou a Sociedade Bíblica do Brasil, que também será homenageada esta noite, da qual sou fã inveterado.

Creio que não poderíamos deixar de homenagear a cada um que aqui está como divulgador do Evangelho. Em primeiro lugar, fica minha palavra de agradecimento, porque creio que cada um cumpre um chamado, e esse chamado é algo que apenas o Senhor pode nos dar. Realizamos com a inteireza do nosso coração e a nossa disposição máxima, para que possamos chegar um dia na Glória e ouvir “Bem está servo fiel e bom. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei.”

Sejam bem-vindos à Assembleia Legislativa de São Paulo, que tem a honra de recebê-los. Sabemos que não é possível homenagear toda a mídia cristã, mas queremos que esta homenagem de hoje se estenda a todos os participantes da mídia cristã do Estado de São Paulo. Desejamos que ela se sinta reconhecida e também homenageada por este Deputado e por esta Casa por tudo que tem realizado.

Assistiremos agora ao Louvor com o Músico Saxofonista André Paganelli, que tem um testemunho fantástico de transformação. É um músico reconhecidamente talentoso, que há pouco tempo lançou seu último DVD.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Queremos destacar a presença do nosso querido amigo, servo de Deus, Walid Ali Hamid, o “Aladim”, Vereador do Município de Mairiporã, do Apóstolo Martins, do Copan, do Pastor José Vieira Rocha, da Primeira Igreja Batista do Brás.

É um prazer ter conosco tê-lo conosco, Pastor Vieira Rocha. Eu era muito amigo da Diailze, na época dos acampamentos batistas, a quem mando um beijo e um abraço.

Contamos com a presença do Pastores Isaque Gomes, Flávio Simões – representando o Pastor Jabes de Alencar do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo - e Paulo Fila, todos da Igreja Assembleia de Deus do Bom Retiro.

Registramos a presença do Sr. Péricles Brito Xavier, do jornal “Cantareira News”, do Raimundo, representando a Assembleia de Deus de Mairiporã, juntamente com os irmãos Felipe e o Wallace. Representando o nobre Deputado Antonio Salim Curiati, está aqui o Sr. Udine Verardi.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Waldir Agnello, a quem peço que nos dirija também uma oração, iniciando nossos trabalhos.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PTB - Inicialmente, quero cumprimentar o nobre Deputado José Bruno, dizendo da minha satisfação em estar aqui, cumprimentando-o pela feliz iniciativa. É realmente emocionante podermos propiciar um momento tão especial como este.

Cumprimento o Pastor Marcos Corrêa, administrador do Portal Guia-me, um dos homenageados desta noite, Pastor Éder Cocareli, Reitor da Faculdade do Povo, Igreja da Graça, bastante conhecido pelo seu programa de televisão, e a Bispa Blanche Bruno.

Antes de iniciar a oração solicitada pelo Deputado José Bruno, quero cumprimentar o músico André Paganelli, que elevou o nosso espírito a Deus, com o instrumento que acabou de tocar. É muito agradável poder ouvir uma música louvando a Deus na maior Casa de Leis Estadual da América Latina. Deus seja louvado pelo seu talento e pela música que nos proporcionou.

Prezados irmãos, senhoras e senhores, vamos ficar de pé, para buscar a presença de Deus em oração, dando graças a Deus por este dia.

Senhor, estamos reunidos em Seu nome, buscando a Sua presença, a Sua orientação e dando graças pelo dom da vida que temos, pela oportunidade, Senhor, que nos propicia de, neste Parlamento, poder invocar o Seu nome.

Como é bom, Senhor, vivermos em um país onde a liberdade religiosa nos concede esta oportunidade. Obrigado, Deus, porque aqui, nesta Casa, nós, os seus filhos, podemos entoar louvores ao Seu nome, podemos, ó Pai, gloriar-nos dos Seus feitos para com cada um de nós.

Senhor, esteja conosco neste lugar. Em nome do Seu filho Jesus, nós Lhe agradecemos e louvamos. Amém.

Vamos aplaudir ao Senhor Jesus. (Palmas.)

Digo sempre que esta é uma Casa, onde pessoas dos mais diversos credos, das mais diversas religiões, ou matizes religiosas, como alguns dizem, reúnem-se e manifestam aqui a sua fé, com bastante liberdade. Nós, cristãos, também temos esse mesmo direito. Fico muito feliz em fazer parte deste grupo.

Gostaria de falar sobre a importância deste evento, cumprimentando a todos os pastores, líderes, profissionais e representantes das mídias homenageadas com um tributo oferecido aos profissionais que vocês são. É um reconhecimento daquilo que os senhores têm feito pela propagação da mensagem do Evangelho.

É impressionante o crescimento da profissionalização, da qualidade do serviço que se oferece à população por meio das mãos, do intelecto, do talento, da habilidade profissional dos senhores.

Fui Presidente da Associação Brasileira dos Editores Cristãos por algum tempo, inclusive trabalhei com muitas pessoas aqui presentes. Estávamos, à época, fazendo com que a qualidade da literatura evangélica pudesse melhorar, premiando as melhores capas, as melhores produções, as melhores traduções, melhor impressão gráfica. Fazíamos isso para que a literatura evangélica, os livros, ganhasse qualidade, para que as pessoas pudessem comparar um livro secular com um livro evangélico e dizer que, em termos de produção gráfica, criatividade, qualidade, o livro evangélico nada deixa a desejar.

Se os senhores puxarem pela memória, vão concordar comigo que, há 15 anos, não tínhamos a qualidade dos livros que temos hoje. Se pegarmos um jornal, um periódico, uma revista, um CD, poderemos constatar que, de uma década para cá, estamos crescendo muito em termos de qualidade de produção.

Tem uma história que me marcou muito, e marcou negativamente. Na época do disco de vinil, estava acompanhando uma pessoa que queria comprar matéria-prima para produzir alguns exemplares de disco. O fornecedor estabeleceu um preço que meu colega considerou muito caro. Perguntou, então, se não havia alguma coisa intermediária. O fornecedor disse que tinha uma segunda linha, que também era boa, que ele poderia levar.

Meu colega empresário ainda achou que o preço estava alto e indagou novamente se não havia algo um pouco mais barato. O fornecedor respondeu que possuía uma matéria-prima para fazer discos de vinil que vendia apenas para os crentes, que era uma porcaria. Isso aconteceu há quinze anos aproximadamente.

Hoje, felizmente, nós, cristãos, evangélicos, podemos oferecer, a quem quiser, preço, qualidade e conteúdo. Fico muito feliz, de nesta noite, poder juntar-me ao senhor, profissional, que tem feito do seu trabalho a excelência para com as coisas de Deus.

Estamos falando de profissionalização e diversificação. Vejo quantos sites evangélicos de boa qualidade estão aparecendo, usando a ferramenta da internet. Ontem, domingo, às cinco e meia da manhã, eu me levantei para preparar um estudo, pois iria fazer uma pregação às 9 horas, e pude me fartar das excelentes opções oferecidas. Isso é fruto do trabalho dos senhores.

Fico muito feliz em saber que os senhores estão cumprindo o trabalho de “Ide e pregai o Evangelho a toda a criatura com o talento que Deus te deu”.

Há pouco recebi um exemplar da “Folha Evangélica” e pude perceber o cuidado e zelo com que foi feito.

Finalizando, quero lembrá-los de algo que faço questão de deixar bem frisado: em que pese todo nosso profissionalismo, em que pese todo nosso afã de produzir mais e mais, em que pese o nosso talento, em que pese a nossa habilidade de oferecer produtos evangélicos pela mídia falada, escrita, nos rádios, TVs, revistas, jornais, internet, não nos esqueçamos nunca de que nenhum de nós deve ser mais importante do que a mensagem que apresentamos.

Digo sempre que, quando o carteiro chega com um telegrama em nossa casa, ele não pode ser mais importante do que a mensagem que está trazendo no envelope. Que nunca nos sintamos mais importantes que a mensagem que cabe a nós entregar, a mensagem da salvação, da cura e da esperança que um dia estaremos com Cristo na eternidade.

Que Deus abençoe sua casa, que Deus abençoe sua família, que Deus abençoe você. Parabéns, Deputado José Bruno por esta iniciativa.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Chamamos agora, também para louvar o Senhor a cantora Ana Paula Valadão.

 

A SRA. ANA PAULA VALADÃO - Boa-noite a todos. Quero cumprimentar a mídia evangélica nesta noite, representando todos os cantores, grupos musicais, todas as pessoas, que, como eu, contam com vocês para convocar o povo de Deus, como no Antigo Testamento, quando o shofar era tocado, e o povo convocado para a guerra, para celebrar e adorar.

A mídia evangélica pode ser também ser considerada um “shofar. Quantas vezes, diante do trono, reuniu milhares e milhares de pessoas? Aqui em São Paulo, dois milhões atenderam à convocação, ao convite feito pelos senhores. Este ano, vamos estar em Barretos e contamos também com o “shofar tocando”. Os veículos de comunicação são muito importantes para que se cumpra a visão de Deus do nosso coração: convocar o povo de Deus para adorar.

Muito obrigada por tantos anos servindo aos nossos Ministérios. Sei as lutas que os senhores enfrentam, por isso, quero cantar para que os seus corações sejam encorajados a prosseguir servindo ao Senhor e abençoando nossas vidas, nossos Ministérios na convocação do povo de Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. ANA PAULA VALADÃO – Deus os abençoe e fortaleça cada um dos senhores.

Muito obrigada.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Muito obrigado à cantora Ana Paula Valadão.

Queremos destacar a presença do Felipe Valadão e Mariana Valadão, do Ministério Diante do Trono da Igreja Batista de Lagoinha, de Belo Horizonte. Muito obrigado pela presença. Que Deus os abençoe!

Os senhores devem saber que sou um pouco mineiro, porque minha mãe é mineira. Outro dia, encontrei o André em um evento e disse a ele que gostava muito do seu sotaque mineiro, pois lembra a minha infância. É uma honra tê-los aqui participando conosco.

Registramos também a presença do Sr. Saulo Goes, 1º Suplente da Câmara de Barueri, representando o Pastor Paulo Silas, da Primeira Assembleia de Deus, Ministério Belém, em Barueri; do meu amigo Pampa, ex-Secretário de Esportes em Suzano, nosso campeão olímpico de vôlei, da Igreja Casa Firme; do jornalista e comentarista Percival de Souza, da Rede Record de Televisão.

Vamos homenagear inicialmente a Categoria Instituições, aquelas que comunicam o Evangelho e a Palavra de Deus.

Servindo a Pastores e Líderes, uma missão internacional estabelecida no Brasil em 1963, ligada à Rede One Challenge International, a Sepal dá suporte ao trabalho evangelístico de 70 missionários em território brasileiro e outros 20 fora do Brasil. Além disso, fornece consultoria ministerial a Igrejas no âmbito de missões nacionais, interestaduais e internacionais.

Estamos recebendo o Pastor Jasiel Botelho, que representa a missão e o Sr. Cassiano Luz, Diretor do Departamento Digital da Sepal.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Em seguida, chamamos a Missão Portas Abertas, um Ministério com características próprias dirigido à Igreja Perseguida, que possui mais de trezentas organizações associadas no mundo todo, desenvolvendo projetos em cerca de 50 nações. Desde 1955, Portas Abertas realiza programas completos e de grande influência em muitos dos países onde os cristãos sofrem atitudes de perseguição por sua fé em Jesus Cristo.

Representando a Missão Portas Abertas está aqui o Pastor Carlos Alfredo de Sousa, seu Diretor.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Chamamos agora para ser homenageada a Sociedade Bíblica do Brasil, uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social, filantrópica e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia. A SBB faz parte das Sociedades Bíblicas Unidas, uma aliança mundial, que tem o objetivo de facilitar o processo de tradução, produção e distribuição das Escrituras Sagradas, por meio de estratégias de cooperação mútua. Elas atuam em mais de 200 países e territórios. Essas entidades são orientadas pela missão de promover a maior distribuição possível de Bíblias, numa linguagem que as pessoas possam compreender e a um preço que possam pagar.

Representando a Sociedade Bíblica do Brasil, estamos recebendo o Reverendo Erni Walter Seibert, Secretário de Comunicação e Ação Social.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Com motivação, treino e suprimento, a AMME tem por missão ajudar Igrejas a praticar o Evangelho. São mais de 30 mil Igrejas que recebem o seu apoio. Por seu intermédio, mais de 90 milhões de pessoas já ouviram falar de Jesus.

Representando a AMME Evangelizar, a Sra. Angélica Avona, Relações Públicas.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Credenciada no MEC desde 2009, a Faculdade do Povo disponibiliza aos seus alunos cursos de Comunicação Social, nas áreas de Jornalismo, Rádio, TV, Publicidade e Propaganda. Sua missão é proporcionar ensino de qualidade àqueles que não possuem condições financeiras. O reitor da Faculdade do Povo é o historiador e teólogo Éber Cocareli, que receberá a homenagem.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - A Presidência concede a palavra ao Pastor Éber Cocareli, reitor da Faculdade do Povo, para falar em nome dos homenageados da categoria Instituições.

 

O SR. ÉBER COCARELI - Quero estender a paz e a graça do Senhor Jesus Cristo a todos os presentes. Não vou cansar os senhores com um discurso longo, mesmo porque minhas condições de saúde não permitem.

Quero lembrar uma palavra que deve ser, particularmente, cara ao nobre Deputado que preside esta Sessão Solene e que tem tudo a ver com o que estamos fazendo hoje aqui. A palavra é “resgate”.

Os evangélicos do Brasil, desde que aqui chegaram encontraram muitas dificuldades, por conta da legislação do Brasil Império, o que explica muitas das diferenças que temos em relação aos evangélicos do restante do mundo. O Art. 5º da Constituição outorgada por D. Pedro I proibia que os cultos não-católicos ocorressem em templos. Dessa forma, os evangélicos se reuniam em casas de oração, sem aparência exterior de templo, como dizia o texto do Art. 5º da Constituição de 1824.

Paulatinamente, com todas as dificuldades que os senhores conhecem e podem imaginar, os evangélicos foram resgatando as áreas da sociedade urbana, tomadas pelo inimigo das nossas almas.

Uma das primeiras áreas foi justamente a da Educação, com a implantação de escolas de grande qualidade que vigoram até hoje e são exemplo para a sociedade urbana: escolas presbiterianas, metodistas, batistas, luteranas. Essas escolas trouxeram uma visão diferente da Educação, até então voltada para o público católico romano - as escolas que não eram públicas eram católicas.

Depois, como bem lembrou o Pastor Waldir Agnello, resgatamos a literatura. Eu me lembro – não sou tão idoso, estou na faixa dos 50 anos – que, quando estudante do seminário, as livrarias evangélicas vendiam livros chilincados, isto é, lacrados em um plástico. Eu ficava muito irritado porque queria ler o índice e saber se aquela obra me interessava, mas não podia, porque o livro estava chilincado. A razão para isso era uma só. Como os senhores devem se lembrar, o livro não durava muito tempo, as páginas despencavam por causa da péssima qualidade da cola e da impressão.

Hoje, como bem lembrou o Deputado Waldir Agnello, os livros evangélicos, em todos os setores, dão um banho de preço e qualidade em relação aos livros seculares.

Resgatamos a música, outra área dominada pelo inimigo. Os evangélicos, brilhantemente, na juventude do Jovens da Verdade, já resgatavam ritmos proibidos entre aqueles que “são de Deus”. Posteriormente, vieram os Vencedores por Cristo, e hoje temos o André Paganelli, a Irmã Ana Paula Valadão, encantando nossos corações com uma arte que não deixa nada a dever aos melhores artistas internacionais do mundo secular.

Chegou a hora de resgatarmos as comunicações, a área de mídia. Por isso, a iniciativa que o nobre Deputado teve é extremamente importante. É preciso que o povo de Deus se conscientize de que essa área precisa ser resgatada. E isso já vem ocorrendo. Graças à ação de líderes corajosos, temos enfrentado o mundo secular de cabeça erguida. Hoje, graças à mídia evangélica, estamos mostrando para um Brasil pasmado que evangélico discute com competência e qualidade qualquer assunto, não apenas o da Bíblia.

Nas grandes redes de comunicação, temos pessoas como os homenageados presentes, entre eles, o nobre jornalista Percival de Souza discutindo assuntos que nada têm a ver com a palavra. Desde o tempo em que ele escrevia no “Jornal da Tarde”, acompanho o trabalho desse homem, honrado metodista, servo do Senhor, professor de escola dominical. Percival de Souza angariou uma das coisas mais importantes – quero citar isso como exemplo para todos nós hoje – na área das comunicações: a credibilidade.

Já que estamos resgatando a área de comunicação, é preciso lembrar que precisamos de credibilidade, justamente o ponto mais fraco das áreas de comunicação seculares. Que sejamos os pioneiros nessa área.

Além do desafio da credibilidade, há alguns outros a serem vencidos, como o desafio de falar para o mundo, não apenas para os crentes. Se queremos ser reconhecidos como pessoas que não estão em um gueto, não precisamos nem devemos agir como quem vive no gueto. Precisamos aprender a falar com o mundo e para o mundo.

O desafio de falar para o mundo sem “mundanizar” a linguagem. Infelizmente, em algumas áreas, sobretudo na comunicação via eletrônica, internet, alguns têm caído nessa tentação e nessa armadilha do diabo. Precisamos falar para o mundo, mas sem “mundanizar” a linguagem, como Jesus e os apóstolos fizeram.

Precisamos falar para o mundo sem transformar nossa comunicação em um produto, em mais um produto. É óbvio que precisamos manter o sistema de comunicação. Sei o quanto custou abrir a Faculdade do Povo, sei quanto custa manter as instituições que represento aqui na minha palavra de agradecimento, mas nenhuma delas tem como objetivo o lucro. Seu objetivo é transmitir a mensagem daquele que nos criou e nos enviou para mostrar Sua palavra.

Quero terminar, lembrando uma das experiências que mais marcaram a minha vida, quando, há longos anos, sentei pela primeira vez no banco da Universidade de São Paulo. Meu coração não cabia dentro de mim. Eu tinha conseguido a tão sonhada vaga na USP. No meu primeiro dia de aula, naquela segunda-feira, eu me sentia o dono do mundo. Quando me sentei naquela carteira, sentindo-me o máximo, baixei a cabeça para agradecer a Deus por aquele instante. Deparei-me com um versinho rabiscado na madeira, provavelmente de um colega que já havia passado por aquela carteira, que dizia: “Da triste vida que vivo, o menos triste é a tristeza. Muito mais triste é a incerteza, essa falta de motivo para viver como eu vivo, só de surpresa em surpresa.”

O nosso desafio como homens e mulheres evangélicos de comunicação, pessoas de mídia, é falar com o mundo que “só vive de surpresa em surpresa”, de Copa do Mundo em Copa do Mundo, de alegria em alegria, de festa em festa, com vales horríveis entre uma coisa e outra.

Para fazer isso, orando, pedindo a Deus uma palavra de sabedoria, para deixar com todos os irmãos aqui nesta noite, a resposta que tive veio de uma música da Ana Paula, uma música que mudou a minha vida, mudou meu Ministério, mudou minha visão da vida cristã. É uma oração: “Dá-me, Senhor, um coração novo. Dá-me, Senhor, um coração igual ao Teu.”

Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Prosseguimos nossa cerimônia, convidando Denise Bittencourt para que possa louvar a Deus e participar conosco desta homenagem.

 

A SRA. DENISE BITTENCOURT - Boa-noite a todos. Quero cumprimentar a Mídia Evangélica por todo trabalho que tem feito. Realmente, Deus confia a cada um de nós uma missão: levar a Palavra de Deus, de abençoar, seja por meio da música ou de outros instrumentos. Deus tem usado a mídia para abençoar muitas vidas.

Cantarei a música “Louvor ao Senhor”, que diz “tudo posso naquele que me fortalece”. Posso dizer aos senhores que também essa música também mudou a minha história. Essa palavra está em Filipenses 4:13.

Sei que o Senhor tem fortalecido os senhores para levar essa palavra, enfrentando muitas situações, mas tenham certeza de que Deus fortalece a cada um de nós, todos os dias.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Prosseguindo nossa sessão, homenagearemos agora a Categoria Profissionais, da área de Comunicação no meio Cristão.

Inicialmente, convidamos um profissional de multimídia, o ator Rodrigo Brassoloto, que carrega no seu currículo trabalhos em TV, teatro e cinema. Foi apresentador do canal infantil Nickelodeon e da Rede Record de Televisão. Apresentou o Troféu Talento na edição 2003, premiação destinada aos artistas cristãos. No cinema, atuou em longas metragens, como “Ação entre Amigos”, “Inversão” e se apresentará, em breve, no filme “Quatrocentos contra um”, como o personagem Neco, dirigido por Caco Souza.

Representando Rodrigo Brassoloto, o Pastor Edmar Fonseca receberá o troféu.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - O próximo homenageado é o fotógrafo Décio Figueiredo, fotógrafo do nosso último CD. Depois que tirou as minhas fotos, eu disse que ele merecia ser homenageado, porque é um verdadeiro artista.

Formado em Publicidade e Propaganda, Décio Figueiredo trabalha em fotografia desde 1994, passando por diversas categorias da área, como moda, turismo e cobertura jornalística. O que difere o trabalho de um fotógrafo é a sensibilidade em captar elementos da natureza, pessoas ou personagens.

Com muita honra, homenageamos Décio Figueiredo, na categoria Fotógrafo, que, além um grande fotógrafo, é um grande amigo.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM – O próximo profissional a ser homenageado é a repórter da Rádio CBN há dez anos, que todos conhecemos muito bem, a jornalista Mônica Pocker. Diariamente, ela traz informações sobre o trânsito na Capital paulista. Em 2008, Mônica Pocker, serva de Deus, serva de Jesus Cristo, ganhou o troféu Mulher Imprensa, ao lado das jornalistas Sandra Annenberg e Miriam Leitão.

Representando Mônica Pocker, indicada para o troféu da categoria Repórter, que aniversaria no dia de hoje e não pôde comparecer, Nelson Rodrigues.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Nosso próximo homenageado é um profissional formado em Publicidade e Propaganda, Marcelo Machado, que atua na área de Assessoria de Imprensa, como coordenador-geral da Goldlight e da MA Comunicação. Em sua carreira, passou por empresas como Line Records e Rede Record de Televisão. Assessorou, por nove anos, o Troféu Talento e Eventos, como Expo Cristã em São Paulo, shows em São Paulo, como Kirk Franklin, Michael Smith e André Valadão.

Convidamos Marcelo Machado para receber sua homenagem na categoria Assessor de Imprensa, MM7 Comunicação.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Vamos homenagear mais um profissional na área de comunicação, um grande amigo, o empresário Eduardo Berzin Filho, Presidente da EBF Eventos, grupo de comunicação que, há mais de dez anos, abastece o mercado cristão com produtos, veículos destinados ao consumidor evangélico. A Expo Cristã, maior evento de produtos e serviços cristãos da América Latina, é uma de suas criações, assim como a revista Igreja e a revista Música e Sonorização, o Portal Creio, a Rio Cristã e a TV Cristã.

Com muita honra e alegria, homenageamos Eduardo Berzin Filho, EBF Eventos, na categoria Empresário de Comunicação.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM – Nosso próximo homenageado é Magno Paganeli, escritor, com 26 obras publicadas, entre elas, “E Então Virá o Fim” e o “Livro dos Diáconos”.

Magno Paganeli é ganhador de uma das edições do Prêmio Abec e do Prêmio Areté de Literatura. Possui dezenas de artigos publicados em jornais e revistas do segmento, no Brasil e em países como Estados Unidos, África do Sul, Japão, além de websites e blogs. Atualmente, é editor e diretor da Arte Editorial e Professor de Teologia no Centro de Treinamento Ministerial da Assembleia de Deus do Bom Retiro.

Nosso homenageado, na categoria escritor, é Magno Paganeli.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Chamamos agora o locutor e repórter Ibraim Gustavo Goudinho de Oliveira Santos, que começou sua carreira com apenas dez anos de idade, na Rádio Serra Negra, onde permanece até hoje.

Atualmente, é apresentador do Programa Consagração, transmitido diariamente por três rádios diferentes, continuidade de um trabalho iniciado por seu pai, Pastor Ibraim Oliveira Santos.

Para receber a homenagem na Categoria Locutor, chamo Ibraim Gustavo Goudinho, um amigo querido.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Chamamos agora José Carlos Bernardi, que iniciou sua carreira de jornalista aos 17 anos, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Foi apresentador de telejornais no SBT, na Rede TV, onde também foi editor-chefe.

Atualmente, é chefe de redação da nossa TV Assembleia e apresenta dois telejornais na Rede Gospel de Televisão. José Carlos Bernardi já presidiu o Ministério Deus na Mídia, que ministra palavras aos profissionais de comunicação. Hoje, é um dos pastores do Ministério Tribo de Judá, juntamente com o Pastor Rodrigo Brassoloto.

Segundo me disse, Bernardi se converteu em uma entrevista: ele foi entrevistar uma pessoa e ali sentiu o chamado. Entregou, então, sua vida a Jesus.

Quero chamar meu amigo José Carlos Bernardi, gremista, gaúcho, servo de Deus, para receber a homenagem na Categoria Chefe de Redação.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Por fim, na Categoria Profissionais, temos o jornalista investigativo Percival de Souza, conhecido nacionalmente. É especialista em assuntos criminais e de Segurança Pública. Atualmente, é comentarista dos programas jornalísticos SP Record e Record Notícias, além de ser autor de mais de onze livros, entre eles, “Narcoditadura – o Caso Tim Lopes”, obra pela qual ganhou, em 2003, o 25º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria livro reportagem.

Como servo de Jesus Cristo, queremos homenagear Percival de Souza, na Categoria Comentarista, TV Record.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - A Presidência concede a palavra ao comentarista Percival de Souza, para falar em nome dos homenageados.

 

O SR. PERCIVAL DE SOUZA - Ilustre Deputado José Bruno, Presidente desta sessão, pessoas presentes, que posso chamar de minhas irmãs e meus irmãos, agradeço a concessão desta homenagem, que é uma honraria, e quero dizer que o Magistério Eclesiástico faz parte da nossa vida religiosa, cristã, protestante.

O fato de ser um comunicador significa que, na minha perspectiva de vida, já fui meio Saulo e meio Paulo, porque muita estrada de Damasco correu dentro de mim. Deus me deu um talento que procurei multiplicar, e não mantê-lo enterrado como não recomenda a parábola.

Pela minha formação, aprendi que o primeiro grande repórter que se conhece é um personagem do Livro de Gênesis, a pomba da Arca de Noé. Ela saiu, fez um voo, recolheu um ramo, transportou-o no bico até a arca e deu a grande notícia: a vida está salva.

Um comunicador como eu aprende lições desde o seu berço, a nossa casa, que sempre procuramos edificar sobre a rocha, e não sobre a areia. A minha mãe contava uma história de um pregador que chegou a uma cidade do interior e mandou colocar faixas na cidade, onde se lia: “Examinai as escrituras”. No dia seguinte, o cartório de imóveis estava lotado.

Tem também a história daquele novo clérigo de uma cidadezinha do interior. Como queria postar uma carta, pergunta a alguns meninos que estavam na rua brincando onde fica o correio. Um deles informa o caminho, e o clérigo aproveita a oportunidade para convidar o menino para ir domingo à igreja. A criança pergunta o que ele ensina na igreja. O clérigo diz: “Eu ensino o caminho de Deus.” Ao que a criança responde: “O senhor não sabe nem o caminho do correio, vai me ensinar o caminho de Deus?”

Com isso quero falar sobre a essência da palavra – digo “palavra”, não “palavras”. Existem púlpitos roucos, porque não pregam a palavra. Pregam palavras. A essência da palavra deve ser preservada intacta e transmitida como a recebemos dos discípulos, dos profetas e dos apóstolos.

Em um ano como este, eleitoral, não podemos confundir o rebanho de ovelhas com curral eleitoral. Ovelha é uma coisa, curral é outra. Essa lição, nem sempre perceptível para alguns, é uma necessidade do nosso tempo.

Meus amigos, agradecendo profundamente esta homenagem, as palavras generosas do Jaber, quero dizer que a força da nossa comunicação junto ao mundo secular exige de nós, hoje, conhecimento. Fico profundamente feliz, por exemplo, com o trabalho desenvolvido com a Sociedade Bíblica do Brasil, aqui homenageada muito justamente nesta ocasião, que, recentemente, nos brindou com uma edição maravilhosa de um exemplar das Escrituras no grego, e outro exemplar em hebraico. Ou seja, estudar grego e hebraico hoje não é privilégio apenas de acadêmicos de teologia.

Aliás, na última faculdade de teologia que estive recentemente, tive a grande surpresa de verificar que o corpo discente hoje é formado, em sua maioria, não por pessoas da Igreja, mas pessoas que querem aprender de Deus, conhecer a Palavra, conhecer o Evangelho, e nem sempre estão satisfeitas com o que recebem.

A nossa formação exige determinação e coragem diante dos ateus do nosso tempo. Talvez estejamos um pouco covardes diante dos ateus contemporâneos. Um deles, Richard Dawkins, recentemente, escreveu o livro “Deus, um delírio”. Ele está chamando a todos nós de delirantes, ou seja, por acreditarmos em Deus, somos delirantes.

Não tivemos muitas respostas à altura. As Escrituras falam: “Diz o nécio em seu coração: não existe Deus.” Diz o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda: “nécio: estúpido”. Portanto, escreveu esse livro o estúpido Dawkins. professor da Universidade de Oxford, mas estúpido.

Temos a chance, caro Deputado José Bruno, de dizer: nós, cristãos, não somos inferiores culturalmente a ninguém. Ousaria acrescentar: até para ser ateu é preciso ter cultura, para o diálogo que, eventualmente, possa ser salutar.

Esta, parece-me, é uma exigência do nosso tempo. Eu me admiro ao constatar, não como biblista, mas como um eterno curioso das Escrituras, que as palavras pronunciadas por Jesus Cristo, nosso Mestre, Senhor e Salvador, não ultrapassam a seis mil. Se Jesus trabalhasse hoje com o “Twitter” seria um sucesso também.

É impressionante a capacidade, o discernimento para ensinar, de maneira didática, pedagógica, clara, límpida, cristalina, profunda. Hoje, temos uma tendência a nos curvar um pouco diante dos considerados “sábios”.

No Evangelho de Mateus, Jesus faz questão de se pontuar em um determinado momento: está diante de vocês alguém que é maior do que Salomão. Ou seja, a sabedoria, o conhecimento, que podemos adquirir é uma graça que recebemos e da qual podemos desfrutar.

Por último, quero dizer, meu caro Deputado José Bruno, muito obrigado. Digo, diante de todos, que conhecer a Jesus, o Cristo, é uma grande alegria. Seguir a Sua vontade, os Seus ensinamentos, é desfrutar de uma graça. Propagar a Palavra, o Evangelho, a boa notícia, é um serviço que Ele, Nosso Senhor, nos confiou.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Assistiremos agora ao Louvor, com Rodrigo Soeiro.

 

O SR. RODRIGO SOEIRO - A paz do Senhor a todos os irmãos, a todos os amigos. É um grande privilégio estar aqui, cumprimentando todos os envolvidos na mídia evangélica.

Quero cantar uma canção, da qual um dos compositores é Fofo, que se encontra presente, que tive o privilégio de regravar. Essa música, que certamente os senhores conhecem, abençoou minha vida, minha casa. Vamos tirar esses minutos para adorar o Senhor e dizer que só o Senhor é Deus. Amém.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Dando continuidade à nossa sessão, vamos homenagear, na Categoria de Veículos, aqueles que se têm utilizado desse poderoso meio, a comunicação para o Evangelho.

Há cinco anos no mercado, a “Folha Apostólica” traz em suas páginas matérias sobre o que acontece no meio cristão e abrange, sem exclusão, notícias das mais diversas denominações. A sua tiragem de 25 mil exemplares é distribuída a lideranças evangélicas e, de forma muito importante, aos Conselhos de Pastores que existem no Estado de São Paulo.

À frente desse veículo, queremos homenagear a “Folha Apostólica”, Categoria Jornal Mensal, na pessoa do Pastor Antonio Carlos, jornalista e editor-chefe do jornal.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Em segundo lugar, homenageamos o jornal a “Folha Evangélica”, publicada há 15 anos, que circula na Região Oeste da Grande São Paulo. É distribuído gratuitamente, traz artigos, notícias de diversas cidades paulistas, em cadernos com assuntos sobre família, cidade, sociedade, produtos e variedades, também nossas Igrejas.

O Diretor da “Folha Evangélica”, Pastor Paulo Júnior, recebe a homenagem da Categoria Jornal esta noite.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Em seguida, na Categoria de Veículos, voltada para os mais variados públicos, a revista “Mais Destaque”, feita em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, distribuída nos estabelecimentos adventistas.

Sua primeira edição foi impressa em novembro de 2003 e, desde então, aborda temas relevantes com perspectiva e postura cristã. Seus idealizadores, Marcelo Inácio e Rafael Sampaio, destacam a inovação, o respeito, a ética, a seriedade, a integridade como principais valores da publicação.

Para receber a homenagem da Categoria Revista, convidamos o Sr. Marcelo Inácio, o seu diretor.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Desde seu surgimento, em setembro de 2002, a Nossa Rádio tem alcançado milhares de ouvintes com uma programação voltada totalmente para a Palavra de Deus, seja falada ou musical.

Além de São Paulo, com frequência 106,9, sua programação alcança também diversas cidades paulistas e outras dez cidades, entre elas, Maceió, Belém, Vitória, Porto Alegre e Recife.

Para receber a homenagem da Nossa Rádio, Paulo Gonçalves, seu diretor.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Vamos convidar a Sra. Maria do Carmo Caçador para receber dois prêmios. Em primeiro lugar, representado a RIT, Rede Internacional de Televisão, com oito emissoras e 62 canais, presente em cada Estado brasileiro. Seu crescimento pode ser explicado pela adesão de novas emissoras, prefeituras, associações e pela aquisição de novos canais. Seu objetivo é entreter e informar o telespectador. Estima-se que seu sistema alcance 42% dos domicílios brasileiros, o que representa, aproximadamente, 74 milhões de telespectadores em todo o país.

Também o RIT Notícias será homenageado, um canal 24 horas no ar, que leva informação jornalística aos telespectadores e assinantes da Nossa TV, no ar desde julho de 2007. Canal ligado à Rede Internacional de Televisão, seu jornalismo é feito por uma equipe que tem como missão cobrir os principais fatos cotidianos e produzir reportagens exclusivas. O canal também é o único a exibir notícias destinadas ao público evangélico e manter um noticiário todo em libras, a língua brasileira de sinais, utilizada pelos deficientes auditivos.

Representando a RIT e seu jornalismo, convidamos a Sra. Maria do Carmo Caçador para receber a homenagem na Categoria Emissora de Televisão.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Nosso próximo homenageado é pastor e missionário da Sepal. Estamos falando do Pastor Jasiel Botelho, que fundou a Missão Jovens da Verdade, a qual preside. Ouvi muitos discos de vinil da Missão Jovens da Verdade.

O Pastor Jasiel Botelho é autor de vários livros destinados aos jovens, professor de Teologia na Faculdade Latino-Americana de Teologia Integral. Juntamente com sua esposa Ivone, está à frente do Ministério de Casais.

Jasiel mantém um blog de charges sobre o mundo cristão, que possui mais de mil acessos diários.

Convidamos o Pastor Jasiel Botelho, para receber a homenagem da Categoria Blog.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Nosso último homenageado nesta categoria é o Portal Guia-me. Desde dezembro de 2005, data da sua fundação, o Portal Guia-me traz aos internautas informações sobre eventos cristãos, reportagens, entrevistas, com personalidades do meio cristão, artigos de líderes evangélicos. Presta serviço com notícias sobre Saúde, Educação, entre outros, com ética, transparência e responsabilidade.

Queremos homenagear, na Categoria Portal, o Portal Guia-me, na pessoa do Pastor Marcos Corrêa da Silva, seu administrador.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - A Presidência concede a palavra ao Pastor Marcos Corrêa, que falará em nome dos homenageados.

 

O SR. MARCOS CORRÊA - Boa-noite, na paz de Jesus Cristo. Entendo que esta é uma noite em que estamos vencendo uma nova etapa. Quero agradecer à Presidência da Casa, ao Presidente Barros Munhoz, por ter colaborado para que este evento pudesse acontecer, e ao Deputado José Bruno.

O Deputado José Bruno, como todos devem saber, está findando seu mandato. Sabemos da sua ética, do seu trabalho, do seu empenho, dos projetos por ele desenvolvidos. Uma de suas últimas realizações está justamente acontecendo hoje, com esta homenagem à Mídia Evangélica.

Ele fará falta ao Parlamento em São Paulo, mas sabemos que ele está sendo chamado para algo muito maior, algo que nasceu em seu coração, que é o chamado de Deus para o seu ministério, a sua vocação.

Queremos agradecer a todos aqueles que empenham valores e tempo para divulgar as coisas de Deus. Nós, da mídia evangélica, sofremos ainda alguns preconceitos, como já foi dito. Ainda nos olham de forma menor, de forma pequena. Os recursos ainda são escassos. Nós, do Portal Guia-me, agradecemos ao nosso idealizador e mantenedor, que, sem olhar resultado, lucro, se dedica a divulgar a Palavra de Deus. O projeto principal é divulgar o Reino de Deus.

Nós, que todo dia trabalhamos em vários eventos, somos gratos aos assessores, aos que, de alguma forma, contribuem com nossos veículos, mantendo-nos informados sobre tudo o que está acontecendo no meio gospel. Queremos agradecer a essas pessoas que tanto se empenham. 

Junto com esta homenagem, vem uma responsabilidade ainda maior. Com certeza, seremos olhados de outra forma e teremos de assumir um novo papel. Devemos primar pela ética profissional, pela Palavra de Deus, divulgar o que tem de ser divulgado, mas não a qualquer custo, não de qualquer forma.

Salomão nos escreve em Provérbios 25:11: “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” Devemos divulgar a notícia no seu tempo, na sua hora, de uma forma que o nome de Deus seja engrandecido, exaltado.

Nós estamos marcando uma época. Seremos lembrados por aquilo que divulgamos no jornal, na revista, na rádio, na televisão, na internet. Que essa seja a marca do engrandecimento do nome do Deus todo Poderoso.

Deus seja louvado. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Não poderíamos, obviamente, homenagear todos os veículos, todos os profissionais. Nosso desejo é que o meio evangélico, com todos os seus veículos de comunicação, sinta-se homenageado e incentivado a prosseguir o seu trabalho; encorajado a continuar levando o nome de Jesus Cristo. Que possamos fazer, do dom e do talento que Deus nos deu, propagação do Evangelho.

Quero chamar para que recebam diplomas de menção honrosa alguns veículos e profissionais que também levam o nome de Jesus Cristo e pertencem a esse grande exército que divulga a palavra de Deus.

Queremos homenagear o “Jornal Evangélico”, na pessoa do Sr. Adilson Santos; “Revista Exibir Gospel”, na pessoa de Sentileusa de Moraes; Portal Virtual Gospel, na pessoa de Renan Lima, representado por Moacir Teixeira Lima; Programa Consagração, representado pela Pastora Marli Godinho; Jornal “Unidade Gospel”, representado por J. Paiva; Jornal “Explosão Gospel”, representado por Celina; Portal Creia em Jesus, representado pela Pastora Cláudia Maia; Revista Igreja, representada por Priscila Mora; Revista Consumidor Cristão, representada por Eurico Berzin; Revista Música e Sonorização, representada por Samuel Crisóstemo; Portal Creio, representado por Celso de Carvalho; TV Cristã, representada por J. Grillo Alcântara; Revista Show Gospel, representada pela Mônica Cintra.

Vamos aplaudir e homenagear também esses que trabalham pela divulgação da palavra.

 

* * *

 

- É feita a entrega dos diplomas de menção honrosa. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Waldir Agnello.

 

O SR. WALDIR AGNELLO - PTB - Pedi permissão ao Presidente desta Sessão Solene, por uma questão de justiça a esse meu amigo, meu irmão.

Formamos um grupo de 94 Deputados e Deputadas no nosso Estado. Algumas pessoas passam por esta Casa como se não deixassem nenhum tipo de saudade. Outras, com muita intensidade, marcam presença entre seus pares.

O Deputado, Pastor, amigo, José Bruno é uma dessas pessoas que têm marcado presença. Estamos juntos nesta Casa, nesta legislatura – primeira do Deputado José Bruno, segunda, minha -, e posso dizer, com muita propriedade, que tivemos momentos muito difíceis na Assembleia Legislativa. Ainda há poucos dias, um dos nossos colegas foi à tribuna, onde os deputados expressam livremente seus pensamentos, e disse que, nesta Casa, muitos projetos de lei não têm prosperado porque a Bancada Evangélica da Casa tem se colocado como uma barreira para que projetos de preferência de outras comunidades, como a LGBT, não sigam adiante.

Por uma razão ou outra, às vezes, estou buscando nos deputados evangélicos um apoio. Outras vezes, eles buscam esse apoio em mim. Nós fazemos uma troca.

Quero evidenciar, Deputado José Bruno, a coerência, a correção, a postura ética e moral de Vossa Excelência, o valor que V. Exa. aos princípios de Deus, não abrindo mão em nenhum instante desses princípios, qualquer que seja o benefício.

O Deputado José Bruno é uma pessoa correta. Seu cartão de visita é a correção de caráter. Nunca foi visto nesta Casa em alguma rodinha de conversas chulas, infames. Sempre demonstrou seu amor e respeito à família.

O Deputado José Bruno é também um profissional da área de comunicação. Fala no rádio, televisão, nos púlpitos. É uma pessoa íntegra. Fiz questão de ressaltar todas essas qualidades, pois creio que estamos devendo a V. Exa. – ao amigo, ao Parlamentar, ao Pastor, ao homem de comunicação – nossa homenagem. Vossa Excelência deixa um grande legado a esta Casa. São poucas as pessoas das quais podemos falar com tanta propriedade. Devemos dar honra a quem honra. Digo isso, sem demérito de ninguém.

Deputado José Bruno, V. Exa. tem honrado o nome da sua família, o nome de Deus, o nome da Igreja Evangélica do nosso Estado e do nosso país. Por isso, peço que este auditório entregue ao Deputado José Bruno a nossa homenagem, aplaudindo-o por tudo que representa para todos nós. (Palmas.)

Que Deus continue sendo louvado por intermédio de sua vida e do seu ministério.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Agradeço as palavras do Pastor e amigo Waldir Agnello. Não sou muito bom para homenagens. Sou comunicador por amor, pastor por chamado, deputado por circunstância, por uma missão. Após dia 15 de março, de 2011, serei apenas o Bispo José Bruno, comunicador, cantor, essas coisas. Não pretendo prosseguir na carreira política. Amo o que faço, e fiz com todo meu coração. Penso que, quando submissos ao Senhor, tudo funciona, tudo dá certo.

Quero agradecer as palavras do Deputado Waldir Agnello e dizer que também terei muita saudade da Assembleia Legislativa. Mas os amigos sempre estarão próximos. Quem sabe, nos próximos anos, possa voltar a esta Casa como homenageado.

Quero deixar minhas homenagens aos nossos meios de comunicação, aos profissionais. Há muito que se fazer pelo Evangelho para que cada brasileiro saiba quem é Jesus Cristo. Que tenhamos a credibilidade, a seriedade, o conteúdo do Senhor Jesus Cristo dentro de nós, na palavra, na verdade, na ousadia de irmos adiante e propagarmos o nome daquele que transformou as nossas vidas. Que sejamos dignos de cumprir o nosso chamamento, por meio do talento que Deus colocou nas mãos de cada um de nós.

Que Deus os abençoe. Que possamos ver um país transformado e o nome de Jesus Cristo em todos os lugares desta terra. Que isso seja feito de maneira ética, limpa, profissionalmente falando, com o conteúdo da palavra, debaixo da unção e da bênção de Deus. Que Deus possa abençoar a todos!

Recebam esta homenagem da Assembleia Legislativa pelo trabalho que cada um tem desenvolvido ao longo de tantos anos.

Assistiremos agora à apresentação do Coral Metropolitano de São Paulo.

 

O SR. - Por poder participar e desfrutar de um momento tão singular no nosso meio evangélico, queremos agradecer e cumprimentar a cada um dos homenageados. Deus continue usando os senhores para sua obra, abençoando e aperfeiçoando, cada vez mais, seus dons e talentos.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BRUNO - DEM - Com este tradicional e maravilhoso Hino Castelo Forte, encerramos a nossa sessão, dizendo muito obrigado e lembrando que esta Sessão Solene irá ao ar no dia 26 próximo pela TV Assembleia às 21 horas. Que Deus abençoe a todos!

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, à minha equipe, aos funcionários do Serviço de Som, da Taquigrafia, do Serviço de Atas, do Cerimonial, da Secretaria Geral Parlamentar, da Imprensa da Casa, da TV Legislativa e das Assessorias Policiais Civil e Militar, bem como a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 16 minutos.

 

* * *