1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA              032ªSS

DATA:991029

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Esta Presidência vai nomear neste momento as autoridades presentes: o Exmo. Sr. Deputado Walter Feldman, que representa o Sr. Governador do Estado de São Paulo, Sr. Mário Covas; Pastor José Bittencourt, que neste ato representa os pastores Manoel Ferreira e Samuel Ferreira, do Ministério de Madureira; pastor Eliel Soares do Amaral, que representa o pastor José Wellington Bezerra da Costa, do Ministério do Belém; pastor Alcides Fávaro, pastor adjunto que representa o pastor Alfredo Riquidal, do Ministério do Ipiranga; missionário Gregório de Morais, da Casa da Benção; pastor Raimundo Pereira dos Santos; pastor Moacir de Oliveira, da Assembléia de Deus de São Matheus, pastor Presidente; pastor Jair Barbosa, presidente da Assembléia de Deus de São Bernardo do Campo; pastor presidente Marcos Henrique, presidente da Assembléia de Deus de Sorocaba; Exmo. Sr. vereador Beto Goneli, vice-presidente da Câmara municipal de Boituva; Exmo. Sr. Joel Bonfim, vereador à Câmara municipal de Guarulhos; pastor Carlos Gomes Galvani, presidente da Comissão de Assessoria Política da Convenção Geral das Assembléias de Deus do Brasil; evangelista Sanderley Vasconcellos, que representa a nossa irmã Miriam Barros, - que nos últimos dias tem sido tão falada pelo pessoal do Residencial Fazenda Serrinha, através da nossa emissora - Pastor Isaque Bezerra de Oliveira, do Ministério do Belém; pastor Dionísio Pereira da Silva, representando o pastor do Parque São Rafael, José dos Santos; pastor Saldanha, da Igreja Unida; pastor Alcides, representando neste momento a igreja do Evangelho Quadrangular;  pastor Vicente Rodrigues de Almeida, representando a Igreja Batista, na pessoa do pastor David Clava; missionária Rosinha e também o pastor Nicolau - nossa irmã Rosinha é esposa do Presidente de Perus, pastor Benjamin, a quem mandamos o nosso abraço - pastor Nicolau também, que é o vice-Presidente da igreja em Perus; o maestro Gérson Serafim de Carvalho; a orquestra que está aqui esta noite, os nossos cantores, os demais pastores que não foram nomeados, porque senão a lista seria muito extensa, mas quero que todos sintam-se nomeados e como se estivessem ocupando o lugar na mesa diretora.

Meus queridos irmãos, Srs. Deputados, minhas irmãs, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo  solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o "Dia do Pastor Evangélico." Portanto, neste momento quero convidar a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

*   *   *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

*   *   *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Gostaria de convidar a todos para,  neste momento, em pé, ouvirmos o pastor Jair Barbosa, da Cidade de São Bernardo do Campo, Pastor Presidente, para que neste momento pudesse nos elevar a Deus em oração.

 

*   *   *

 

- É feita a oração pelo pastor Jair Barbosa.

 

*   *   *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Quero neste momento convidar a nossa orquestra, para que nesta noite possa louvar, entoando o Hino Agnus Dei. Essa orquestra tem a regência do Maestro Gérson Serafim de Carvalho, a quem queremos agradecer por ter aceito de pronto ao nosso convite.

 

*   *   *

 

- É executada a música pela orquestra.

 

*    *    *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO  -  Louvo a Deus por esta reunião, agradeço ao nosso coral e orquestra da Vila Formosa e ao Pastor Carlos Galvani, que prontamente atendeu ao nosso convite. Quero dizer a cada um dos companheiros que aqui estão nesta noite, a cada um dos pastores, que esta noite não é outro lugar senão a casa do nosso Deus.  Esta Casa foi aberta nesta noite para que o nome do Senhor seja engrandecido e glorificado, para que os pastores possam abrir seus corações e dizer: Senhor, eu agradeço porque um dia me escolhestes, porque um dia me chamastes para esse ministério. É para isso que aqui estamos nesta noite. É  para dizermos: Senhor, em nome dos que representam este parlamento estadual,  Senhor, muito obrigado por estarmos aqui, abrindo as portas para que todos possam agradecer a Deus pelo seu ministério.

Quero convidar, neste momento, o nosso querido Pastor Alcides Fávaro para trazer-nos uma palavra. O Pastor Alcides Fávaro, neste momento, representa o querido Pastor Alfredo Reikidal, do Ministério do Ipiranga, que aqui esteve no ano passado e não pode estar neste ano, mas pediu para que o Pastor Alcides Fávaro o representasse. E nós o recebemos com muita alegria.

Tem a palavra o Pastor Alcides Fávaro.

 

O SR. ALCIDES FÁVARO - Saúdo a todos com a gloriosa paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prezadíssimo irmão evengelista, Deputado Gilberto Nascimento, pastores presentes, convidados, todos os que vieram participar desta reunião  pelo Dia do Pastor, estou aqui representando o Pastor Alfredo Reikidal, o nosso patriarca do Ministério do Ipiranga. Ele pediu-me que viesse, na companhia do Pastor Raimundo Ferreira, e que o representássemos nesta ocasião. Ele não pode vir em função de suas muitas atividades ministeriais e por isso viemos representá-lo.

Desejo ler, do Salmo 23, apenas um versículo, para, dentro de poucos minutos, discorrermos alguma coisa relacionada ao Dia do Pastor. “O Senhor é meu pastor, nada me faltará.” Lembrei-me do Senhor Nosso Deus como nosso pastor. Não fora ele, não seríamos pastores, porque foi ele quem nos chamou e quem nos enviou à sua obra. Estamos, portanto, em uma dependência total e direta desse grande pastor. Jesus Cristo é o sumo pastor, é o bom pastor, mas é também o grande pastor. Fiquei pensando na nossa grande responsabilidade  em relação à gloriosa obra de Deus neste mundo. Temos missões importantíssimas, e uma delas é pregar o evangelho de Cristo, e quando digo pregar o evangelho de Cristo, quero lembrá-los de que o devemos pregar em sua pureza, como ele é, sem acrescentarmos ou tirarmos alguma coisa, mas fazendo valer o evangelho em sua plenitude e em sua pureza, porque só assim os resultados se farão presentes, em benefício da obra de Deus na Terra. Temos o dever sagrado de ensinar a palavra de Deus ao rebanho. É o ministério do  ensino, que Deus nos tem dado. Devemos ensinar constantemente, diariamente, sem medirmos esforços, porque estamos formando pessoas que vão entrar nos céus, que um dia vão morar nos céus . Temos de plasmar o caráter de nossos irmãos e prepará-los espiritualmente, para que um dia possam estar com o Senhor para sempre.

Lembrei-me, também, de que nós, como pastores, devemos ser exemplos em tudo, porque se não o formos estaremos sendo reprovados diante do Senhor, estaremos pregando e ensinando os outros, e nós mesmos não seremos aprovados naquele dia. Temo que a recompensa de alguns, naquele dia, sejam aquelas obras de feno, palha e madeira, que não passam de obras humanas, mas tenho certeza de que todos os colegas que estão trabalhando com fidelidade e amor, que estão levando essa obra de Cristo avante, desincumbindo-se do  ministério que Cristo lhes confiou, receberão do Senhor o galardão, a recompensa gloriosa daquele dia. Precisamos ser exemplos em que, perguntaria alguém, e vou dizer, sucintamente. Precisamos ser um bom exemplo na vida moral. O mundo está carente de pastores que tenham uma alta vida moral, que tenham dignidade e possam ser exemplo.          

Lembro-me das palavras de Cristo, quando disse a seus discípulos: “Vós sois o sal da Terra e a luz do mundo”. E disse Cristo, se o sal for insípido, para nada mais presta a não ser para ser jogado fora e pisado pelos pés dos homens. A nossa luz deve estar acesa como uma candeia brilhando, para que os outros possam ver, realmente, que somos embaixadores de Deus na Terra. Precisamos ser exemplos na vida social, em nossos compromissos do dia-a-dia, honrando nossos compromissos de tal forma que aqueles que se relacionam conosco possam ver em nós, sobretudo, que somos homens de Deus na Terra. E quando falarem alguma coisa contra nós, que isso seja inverdade, que seja mentira, porque aí poderemos ter a certeza de que estamos nos pautando na vontade do Deus todo poderoso, que nos chamou para essa grande obra na Terra. E eu diria que na vida espiritual também devemos ser exemplos. A nossa vida espiritual, como pastores, deve ser cultivada como se cultiva um jardim, procurando, a cada dia, tirar-lhe as pragas, tirar-lhe os insetos devoradores, que comem as folhas, mutilam as plantas e deixam o jardim  a ponto de morrer. 

Eu diria aos meus companheiros de ministério, nesta ocasião: hoje é o dia do Pastor. Talvez  esperassem, de minha parte, que eu vos trouxesse um buquê de flores, falando-vos em uma forma figurada, só nos solenizando, nos congratulando e assim por diante. Não, meus irmãos, minhas palavras são fortes nesta ocasião porque temos uma grande responsabilidade na Terra. Deus espera de mim, Deus espera de nós que sejamos servos fiéis. Todos os que forem fiéis ouvirão a voz do Senhor naquele dia: “Servo bom e fiel, foste fiel no pouco. Sobre o muito eu te colocarei. Entra no gozo do teu Senho”’.  Aqui encerro, porque sei que outros pastores aqui hão de falar. Que o Senhor Deus nos abençoe, especialmente o nosso irmão em Cristo, evangelista, o nobre Deputado Gilberto Nascimento que tanto tem se empenhado pela causa de Cristo. Conheço-o há longos anos como um homem fiel, um homem bom, como um homem honrado, como um político que na tribuna soube desincumbir esse talento que Deus lhe deu. Devemos todos orar por S. Exa. para que suas empreitadas sejam vencidas em nome de Jesus Cristo Nosso Senhor.

Que Deus a todos abençoe. Muito obrigado por essa oportunidade.

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Gostaria de anunciar a presença do Pastor Gumercindo Anholeto, Presidente da Igreja da Vila Diva; do Pastor Humberto Martins, da Comunidade da Graça; Pastor José Nicolau, de Perus; Pastor Alcides Soriano de Oliveira, Presidente do Centro de Resgate Evangelismo Shalon. Nesse momento estaremos ouvindo a Orquestra e Coral Jubilah com as músicas “Meu tributo” e  “Grandioso És Tu”.

Grandioso é o Nosso Deus, por isso digno de honra, louvor e toda glória.

                                  

*          *          *

 

- São executadas as músicas. 

 

*          *          *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Realmente grandioso é o nosso Deus, grandioso és tu, Senhor!

Neste momento, quero convidar o nosso querido Pastor Missionário, Gregório, para nos trazer também uma palavra em nome dos ministérios independentes.

Logo depois, estaremos ouvindo, com muita alegria, o Quarteto Alfa com o “Salmo 23”, em nome de Cristo.

 

O SR. GREGÓRIO DE MORAES - É uma satisfação muito grande estar aqui com o meu querido amigo e irmão, Deputado Gilberto Nascimento, representantes do Governador do Estado de São Paulo e várias autoridades.

Estou representando aqui os ministérios independentes porque parece que a maioria aqui é da Assembléia de Deus. Sou da Casa da Benção. É uma honra muito grande estar aqui no “Dia do Pastor”, sendo convidado ainda para falar.

Meus irmãos pastores que estão aqui, qual sou pastor com eles, quando estava meditando aqui nesta reunião o significado dela, lembrei-me de uma passagem da Bíblia que conta a história do povo de Israel quando atravessou o Rio Jordão. Ao atravessarem o Rio Jordão para entrarem de posse da terra de Canaã, eles tinham que atravessar o rio e lá no Rio Jordão, Deus falou com Josué: “Josué, quando os sacerdotes molharem os pés na beira do rio, as águas vão parar e os sacerdotes vão ficar lá dentro do rio, em pé, até o povo atravessar o rio. Depois de atravessarem o rio, vocês vão pegar aquelas pedras e vão fazer delas uma coluna. E esta coluna vai ser testemunha que um dia Deus fez o Rio Jordão secar diante do povo de Israel.” E Deus ainda fala mais com Josué: “Vocês vão pegar 12 pedras desse rio e vão erguer esta coluna e estas pedras serão testemunhas”.

Meus amigos pastores que estão aqui presentes, aquelas pedras seriam testemunhas. E que pedras seriam estas? Pedras pisadas. Aqui têm pastores que, provavelmente, já foram pisados de muitas maneiras: pisaram em vocês de um lado, pisaram de outro, pisaram da esquerda, da direita, alguém deu até um pequeno chute, porque passou muita gente encima daquelas pedras. Eram pedras pisadas. Pastores que estão aqui nesta reunião, nesta homenagem numa iniciativa tão bonita feita pelo Deputado Gilberto Nascimento para homenagear os pastores nesse dia, aqui nesta Casa, já estive há muitos anos, no ano de 1975, procurando uma palavra de apoio, porque me sentia discriminado nesta cidade., mas não pude ser atendido, mas graças a Deus, hoje estou de volta, no “Dia do Pastor”, para falar a vocês.

Meus irmãos, fui pisado. Pisado por aí afora, mas só serve para ser testemunha, pedras pisadas. Se não forem pisadas, não servem. Você, que é um pastor, que é obreiro de Deus, se você foi pisado, não reclame, porque Deus queria: pedras pisadas. Ele não queria outras pedras, não serviam aquelas pedras que nunca ninguém passou por cima delas. Não serviam aquelas pedras que estavam lá intactas. Tinham que ser pedras pisadas.

Pastores no seu dia,  quero dizer a vocês: Louvado seja Deus! Como disse S. Paulo, no Capítulo 1º, da sua Carta aos Corintios: “Que não muitos os nobres chamados. Nem muitos os importantes. Nem muitos os especiais, mas Deus escolheu as coisas vis deste mundo, as coisas fracas, as coisas que não são, para confundir às que são. Sou testemunha disso. Que deus me chamou, ainda não sendo nada. Sendo uma humilde pessoa, Deus me chamou para pregar a  sua palavra, e me sinto honrado neste dia,. Deus os abençoe, que vos guarde em nome de Jesus.

Se você já foi pisado, receba o consolo da palavra de Deus, porque para você, esta mensagem da Bíblia Sagrada.

Muito obrigado a todos, e que Deus os abençoe, e que Deus abençoe os pastores do qual faço parte, em nome de Jesus.

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Esta Presidência anuncia a presença dos Pastor Ramir Sales; do Pastor José Ferreira Carneiro, da Associação das Igrejas Batistas Nacionais; do Pastor Romildo, que representa neste momento, o Pastor Édson; do Pastor Florentino; do Pastor Hes Cardoso,  que é o terceiro vice-Presidente de  Perus; do Pastor Marino, representando o Pastor Aparecido; do pastor Hélio; do Pastor Túlio Barros; do Pastor Leopoldo; do Pastor Ezequiel; do Pastor Sérgio da Paz, da Vila Zelina, que dirige uma igreja russa; pastores de Itapecerica da Serra, e tantos outros presentes.

Sintam-se todos citados, porque todos nós somos um só corpo Naquele que um dia deu a vida por nós.

 

*   *   *

 

- É feita a apresentação do “Quarteto Alfa”.

           

*   *   *

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Parabéns ao nosso Quarteto Alfa,  que Deus continue abençoando e mantendo esta sua voz, que não tenho dúvida nenhuma, chega aos Céus, e quando Cristo ouve “Oh, meu Cristo!”, ele diz: “peça o que queres que eu faça agora”. Portanto, é este Cristo que está aqui nesta noite.

Quero convidar o Pastor, Dr. José Bittencourt, que neste momento representa os pastores Manoel Ferreira e Samuel Ferreira, do Ministério de Madureira.

Tem a palavra o nosso querido pastor.

Presenças marcantes aqui também são o nosso querido Pastor Narciso da Fé, de Ribeirão Preto, que Deus o abençoe. Também Pastor Hélio, de Campo Limpo e tantos outros.

 

O SR. PASTOR JOSÉ BITTENCOURT - Nobre Deputado Gilberto Nascimento, Presidente desta sessão, nosso amado irmão em Cristo Jesus, nobre Deputado Walter Feldman, representante do Governo do Estado nesta sessão e Líder da Bancada do Governo nesta Casa, douta mesa, caros colegas é com muita alegria que estamos aqui nesta noite, neste local,  onde é palco de várias discussões  com relação a trâmites de projetos e de elaboração de leis, mas hoje aqui não estamos discutindo  nenhum tipo de projeto de cunho seja ele qual for mas estamos aqui com o único objetivo de adorar e exaltar o soberano nome de Jesus, que nos chamou das trevas, para a sua maravilhosa luz, resgatados pelo seu sangue, resgatados pela obra do Espírito Santo e pelo poder regenerador da sua palavra. Estamos aqui nesta noite juntos nos confraternizando, nos congraçando porque fora instituído  aqui mesmo  por iniciativa desta  Casa, através de uma lei, que o pastor tenha também seu dia reconhecido pelo Executivo . E isso para nós se constitui num grande privilégio.

 Endosso e faço minhas as palavras dos meus colegas que usaram deste microfone anteriormente e acima de tudo manifesto também meu contentamento por ser vocacionado para a obra do ministério. Sr. Deputado irmão em Cristo Gilberto Nascimento, represento nesta noite o pastor Manoel Ferreira, Presidente do Conselho Nacional dos Pastores do Brasil e também Presidente da Convenção Nacional das Assembléias de Deus do Brasil, ministério de Madureira e nosso mui digno Pastor Samuel Ferreira, que é 1º vice-Presidente da Convenção do nosso Estado e sinto da parte de Deus que, apesar de ter  aqui um arrasoado para falar, devido a exiguidade do tempo, reconheço que  há outros companheiros aqui., vou falar o que sinto no coração, e proponho que oremos ao  Senhor, em especial para o nosso Governador que enfrenta um grande problema, a sociedade clama, reclama para a solução deste grande problema que é a questão do menor, a questão da FEBEM aqui do nosso Estado.  Não somente este problema, mas  outros problemas difíceis de serem solucionados que necessitam da  mobilização não só da Igreja, mas de toda a sociedade organizada, de todos os segmentos sociais irmanados, juntos, cada um fazendo a sua parte por seu turno , certamente teremos vitórias em todos os aspectos.

 Proponho a V. Exa. que fiquemos em pé e oremos em prol do nosso Governador, da sua assessoria, dos Deputados que aqui trabalham, para que  encontrem saídas para esses problemas tão nevrálgicos que a nossa sociedade paulistana enfrenta. Oremos, nosso Deus, nosso pai, nós te exaltamos porque estamos aqui neste lugar, Senhor, nesta Casa de leis, juntos reunidos em teu nome, pai eterno suplicamos especificamente a benção da iluminação, a benção da tua graça sobre a vida do nosso Governador Sr. Mário Covas, Senhor que ele consiga com a sua assessoria , com a sua bancada aqui nesta Casa, com todas as forças organizadas da sociedade civil , a Igreja, todos de um modo geral  empenhados na solução desse problema que está realmente trazendo um impacto muito forte na sociedade paulistana, o caso da FEBEM o Pai, Deus bendito, abençoa também os Deputados  que compõe esta Casa, todos que foram eleitos pelo sufrágio universal, que representam os anseios da sociedade do nosso Estado, que a tua graça repouse sobre todos, que a tua Igreja Senhor continue mobilizada, para orar pelas autoridades constituídas do nosso Estado. É a oração que fazemos em nome de Jesus, que vive e reina para sempre, amém. Obrigado.

Passo a ler agora, o que havia preparado para falar nesta noite:

 

(entra leitura )

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - Neste momento quero convidar para louvar a Deus com mais um número da Orquestra Jubilah, com o “Hino Rude Cruz”. Logo depois ouviremos a palavra do nosso pastor Eliel Soares do Amaral, que nesse momento representa o pastor José Wellington Bezerra da Costa Presidente do Ministério do Belém.

 

*          *          *

 

- É entoada a música.

 

*          *          *

 

                                              

O SR. PRESIDENTE -  GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Nós louvamos as Deus e queremos realmente proclamar essa mensagem sempre. Amém! Pense naquilo que você cantou. "Levarei eu também  minha cruz, até por uma coroa trocar". Esta é a felicidade do nosso povo. Enquanto alguns carregam uma cruz, e não chegam a lugar nenhum, nós temos a esperança que um dia trocaremos a nossa cruz por uma coroa. Amém!

Neste momento vamos ouvir o pastor Eliel Soares do Amaral, representando o pastor José Horto Bezerra da Costa. E eu vou pedir para que logo depois o quarteto Alfa também cante o Hino Livre. Em seguida passarei a palavra ao nobre Deputado Walter Feldman, que está representando S.Exa. o Sr. Governador.

 

O SR. ELIEL SOARES DO AMARAL  - Em Jeremias, Capítulo 3, Versículo 15 diz: "Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com o conhecimento e com inteligência".

Exmo. Sr. Presidente desta sessão solene, Deputado Gilberto Nascimento; Exmo. Sr. Deputado Walter Feldman, líder do governo nesta Casa; Exmo. Sr.Pastor José  Bittencourt, mui digno representante do pastor Manoel Ferreira e pastor Samuel Ferreira, Convenção das Assembléias de Deus de Madureira; Exmo. Sr. Pastor Alcides, que foi muito feliz na sua palavra esta noite, mui digno representante do pastor Alfredo Reikidal, das Assembléias de Deus, Catedral da Independência; Exmo. Sr. pastor e missionário Gregório, que trouxe à tona aquele marco importante da passagem do povo de Israel pelo Rio Jordão, das pedras pisadas, representando as igrejas independentes aqui presentes, Srs. Deputados, Exmas  autoridades presentes, ilustres pastores que aqui se encontram nesta noite bonita em plena primavera, orquestra, coral, cantores, Quarteto Alfa, senhoras e senhores, prezados irmãos em Cristo, esta não é apenas uma noite e um dia solene, mas este é um dia em que se reveste a história do Cristianismo e o dos evangélicos no Brasil.

 Incumbiu-me o  Sr. Presidente da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, da Convenção Fraternal Interestadual das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo, Ministério do Belém, pastor José Wellington Bezerra da Costa e Sr. Presidente, me faço acompanhar de vários pastores, líderes nesta Cidade de São Paulo, do nosso Ministério do Belém, entre eles pastor Carlos Galvani, pastor José Luiz de França, pastor Josué da Silva, pastor Paulo Gregório, pastor Arlindo Rodrigues e outros.

Quando disse que essa é uma noite histórica, digo porque esta Casa do povo constantemente se reúne para tratar de  projetos, leis e decretos importantes para a comunidade e para o nosso Estado de São Paulo. Porém, hoje, numa noite brilhante, esta Casa se reúne, transformada em um santuário de Deus, para comemorar uma conquista, que é a instituição do "Dia do Pastor Evangélico".

Poderia usar alguns minutos para falar do lindo papel do pastor, que não se trata de um profissional, mas de um ofício e de um sacerdócio. Entretanto, quero cumprimentar o nobre Deputado Gilberto Nascimento pela iniciativa áurea de lembrar e de incluir nos decretos, projetos e agora lei desta Casa o "Dia do Pastor Evangélico". Antes, já disse muito bem o missionário Gregório, não tínhamos espaço, nem ao menos possibilidade  de chegar nesta Casa, que é a nossa Casa, a Casa do povo, até para reivindicar e fazer os nossos requerimentos. Mas  nesta noite solene e histórica, aqui estamos para agradecer a Deus pelo "Dia Nacional do Pastor Evangélico". Pastor não se trata de um produto fabricado, pastor não se trata de uma origem e de uma instituição de estabelecimentos de educações teológicas e religiosas, mas pastor é algo que este livro, o maior best seller, o maior livro de todos os templos, a Bíblia, declara muito bem "pastor é algo dado pelo próprio Deus", "eu vos darei pastores". Efésios, Capítulo 4, versículo 11, disse o grande pastor: -e porque não dizer, nobre Deputado Gilberto Nascimento, que V.Exa. também é pastor - " E ele, Jesus mesmo deu uns para apóstolos, outros para evangelistas, outros para profetas, doutores e pastores".

Portanto, esta é uma noite em que esta solenidade é dignificada pela instituição do Dia Nacional do Pastor Evangélico.

A todos os pastores que agora são incluídos nesta conquista, os nossos  parabéns.

Obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Quero cumprimentar aqui a nossa querida Miriam Barros, da Assembléia de Deus do Bom Retiro; que Deus possa abençoá-la ricamente. Amém. Ouviremos agora um numero musical apresentado pelo Quarteto Alfa.

 

*          *          *

 

- É  feita a apresentação do número musical “Você Vai Rir”.

 

*          *          *

           

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB  - É uma pena que esta reunião vá se acabando, mas louvo a Deus porque um dia todos estaremos em um lugar em que cantaremos glórias para todo o sempre, e aí não haverá término, porque teremos a vida eterna. Amém.

Convido agora, com muita alegria, o nobre Deputado Walter Feldman, Líder do Governo nesta Casa, que neste momento falará em nome do  Governador do Estado, Dr. Mário Covas. Tem a palavra, portanto, o nobre Deputado Walter Feldman.

 

O SR. WALTER FELDMAN- PSDB - Nobre Deputado Gilberto Nascimento, Pastor Eliel Soares do Amaral, em nome de quem gostaria de cumprimentar todos os pastores presentes nesta importante sessão, senhoras e senhores, recomenda-se uma reunião de pastores no Dia do Pastor, a um servo fiel e disciplinado, a humildade e o bom senso, para uma simples saudação.

Eu, porém, não poderia perder a oportunidade, nesta extraordinária sessão solene, em que venho não apenas como representante oficial do Governador Mário Covas e do Vice-Governador Geraldo Alckmin, mas também como companheiro, amigo, colega do pastor e evangelista Gilberto Nascimento. Estive com o nobre Deputado Gilberto Nascimento no início de nossa carreira política, na Câmara Municipal de São Paulo, S.Exa. nos presidindo, como Presidente da Constituinte Municipal, e aprendi lições sobre a política e sobre a fé. Peregrinamos juntos, em Israel, nos cantos e caminhos de Jesus. Foi um momento de extraordinária emoção quando, no local onde se produziu o Sermão da Montanha, ouvimos o evangelista Gilberto Nascimento pregar, traduzir e explicar o Sermão da Montanha a nós, deputados, que como servos fiéis e disciplinados, o ouvimos, absorvendo suas palavras. Nesse dia de reflexão, fé e homenagem, quero prestar minha homenagem pessoal ao nobre Deputado Gilberto Nascimento, que hoje homenageia os Srs. Pastores, mas, muito mais do que isso, os tem representado com dignidade e  sabedoria nesta Casa. Quero, na oportunidade, salientar também que não é apenas hoje que esta Casa transforma-se em uma casa de Deus. Isto é uma ação permanente e diária. Não iniciamos nossos trabalhos a não ser sob a orientação de Deus. A Constituição estabelece a orientação divina nos artigos que seguem após essa disposição inicial. Se em algum momento não praticamos atos divinos, no dia-a-dia das nossas sessões, dos nossos encaminhamentos, projetos, requerimentos ou discursos, nesta tribuna, é apenas por equívoco, por incompreensão, por falta de leitura da orientação sagrada que a Bíblia nos oferece. Esta deve ser sempre uma casa de Deus, e sua orientação deve ser determinada pelos objetivos de melhoria da qualidade de vida dos paulistanos e dos paulistas que aqui representamos. Trinta e quatro milhões de brasileiros que moram em São Paulo esperam, no dia-a-dia, decisões e aprovações de projetos que possam melhorar sua qualidade de vida. A política, portanto, é um ato sagrado, divino e por Deus deve ser inspirada. Aqueles que não o fazem são equivocados, servos infiéis e indisciplinados, que devem ter a orientação do evangelista Gilberto Nascimento na correção desses rumos.

É neste sentido que quero aproveitar a homenagem e a oração feita ao Governador Mário Covas e ao Vice-Governador Geraldo Alckmin, no sentido de dar-lhes forças na recuperação da instituição chamada Febem. E falo isso exatamente na semana em que pude presenciar pessoalmente as rebeliões lá ocorridas. Presenciei jovens absolutamente semelhantes a centenas que aqui estão hoje, nesta noite de glória e de fé, jovens sem esperanças, sem conseguir caracterizar sua posição humana ou sua perspectiva de futuro, exatamente porque não tiveram o abrigo familiar ou a orientação evangélica.

Soube por uma deputada desta Casa, a nobre Deputada Rosmary Corrêa, que há anos havia na Febem mais de 600 pastores. Possivelmente naquela oportunidade não havia rebeliões. Apenas um pastor, hoje, lá prega de forma contínua, para cem ou duzentos jovens. Poderíamos centuplicar, multiplicar a ação de pastores e evangelistas, de fiéis, no sentido de contribuírem na recuperação dessa juventude, desabrigada da família, desabrigada da igreja e da sociedade, e que espera uma palavra de fé e de esperança. Gostaria, portanto, que a oração que o pastor aqui fez se traduzisse em um compromisso efetivo que sei que ocorrerá. O próprio Governador Mário Covas, na tarde de ontem, dizia que precisará da contribuição dos evangélicos para que a transformação da Febem se dê no sentido da recuperação sócio-educativa permanente daqueles jovens que lá estão. Esse é um trabalho coletivo, não é uma tarefa do Governo do Estado, da Assembléia ou  dos Srs. Deputados, não é uma tarefa do poder político, mas da sociedade como um todo, das organizações sociais, da sociedade civil. Todos poderão dar sua efetiva contribuição. Queremos aqueles jovens de ontem como os jovens de hoje. É a eles que entregaremos o bastão de um futuro mais comprometido, um futuro de salvação, um futuro de um religar com Deus, que é a tradução mais perfeita do objetivo de todas as religiões, confissões e fés.

Quero, neste momento, dizer que travamos, no processo de globalização, uma batalha de vida ou morte: de um lado os agentes do mal, os traficantes, os criminosos, os jovens desorientados. Esta é uma batalha de generais. De outro lado os que compreendem o caminho do futuro, a aplicação correta da juventude em educação, trabalho, profissionalização, nos preceitos e mais adequados. Esta é uma batalha de generais. Por isso hoje, além da homenagem que fazemos aos pastores, fazemos também aos generais de Deus, aqueles que foram recomendados para levarem a palavra de Deus e sua ação, no sentido de enquadrarem bilhões de ovelhas e servos fiéis e disciplinados, no combate ao mal. Ganharemos, venceremos essa batalha porque acreditamos na vitória religada com Deus.

Tive a oportunidade, por orientação do nobre Deputado Gilberto Nascimento, de apresentar a esta Casa um Projeto de lei e de outros Srs. Deputados evangélicos como o nobre Deputado Márcio Araújo e outros tantos que temos aqui e que nos ajudam nessa compreensão espiritual, mas complexa, do que são as atividades terrenas.  É um Projeto de lei resguardando o direito e a liberdade de pregação da fé nas instituições penitenciárias, na FEBEM e nas instituições de saúde. Essa lei foi aprovada sob o nº 10.066 e sancionada em 21 de julho de l998. É uma lei do Estado de São Paulo que garante a todos os pastores, a todos os representantes de todas as religiões  pregarem sua fé nessas instituições públicas e privadas. Hoje trago, em absoluta primeira mão, por convocação e determinação de meu pastor e meu evangelista nobre Deputado Gilberto Nascimento, a informação de que no “Diário Oficial” de amanhã, haverá a publicação do decreto regulamentador. A partir desse instrumento fica absolutamente proibido qualquer barreira, qualquer limite para a pregação da fé, dos conceitos e da palavra de Deus nessas instituições. Essa é a homenagem que gostaríamos, nesse momento, de trazer ao “Dia dos Pastores”, ao dia dos generais desse exército de bilhões, esse exército de vencedores que poderão, livremente, pregar suas convicções e sua fé nessas entidades. Faço essa homenagem ao nobre Deputado Gilberto Nascimento, meu orientador evangélico, aos pastores que nesse dia são homenageados, ao exército do bem, ao exército de homens e mulheres que acreditam no futuro, no destino dessa nação e da nossa humanidade. Muito obrigado e boa-noite a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - GILBERTO NASCIMENTO - PMDB - Queremos, neste momento, agradecer ao nobre Deputado Walter Feldman que, realmente, muito trabalhou. Alguns Srs. Deputados apresentaram uma proposta nessa direção, mas com algumas dificuldades de chegarem a um acordo. O nobre Deputado Walter Feldman,  como líder do Governo, na autoridade e na força que tem nesta Casa, acabou unindo todas essas propostas e conseguimos ver aprovada uma proposta única. Portanto, a lei foi aprovada. Uma das grandes reclamações de nossos pastores eram as barreiras que encontravam. Em um determinado momento foram criadas leis municipais, em outro leis estaduais mas nunca em consenso, para que o Sr. Governador pudesse regulamentar, como nós precisaríamos. Então, mais uma vez, quero agradecer ao nobre Deputado Walter Feldman e ao nosso Governador, juntamente com o vice-Governador, que regulamentaram a lei. No “Diário Oficial do Estado ” de amanhã, a esta hora, já deve estar sendo preparado na imprensa oficial para que amanhã seja publicado no “Diário Oficial”. Amém. Portanto, nobre Deputado Walter Feldman , em nome dos meus amigos, meus pastores, meus evangelistas, nós, companheiros de ministério, queremos dizer a V. Exa. que somente a eternidade vai revelar o valor disso para cada um de nós. Que Deus possa lhe abençoar, que Deus possa lhe dar muita força, que Deus possa abençoar o nosso Governador, que Deus possa abençoá-lo porque o que está se fazendo neste Estado é alguma coisa que faz-se em primeira mão, neste Estado de São Paulo e queria Deus que uma lei como essa se traduza para várias outras Assembléias Legislativas de outros estados e que tenhamos, quem sabe, no Brasil inteiro leis como essas que possam nos amparar para levarmos uma palavra de vida àqueles que estão nos hospitais, nas cadeias, na Febem, em todos os lugares. Amém.

Antes de encerrarmos esta nossa sessão, gostaria de ler aqui um versículo, no Livro de São João, Capítulo 15, Versículo 16, que diz o seguinte: “ Não fostes vós que me escolhestes a mim. Pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça a fim de que tudo quanto pedires ao Pai, em Meu Nome, ele vô-lo conceda. Isto vos mando que vos ameis uns aos outros. Amém.”

Quero, nesta noite, encerrar este culto desta sessão solene, dizendo que a minha felicidade é tamanha, principalmente por aqui estar com cada um de vocês, representar cada um dos senhores aqui nesta Casa. Tenho dito que o pastor de ovelhas é alguém muito importante. É alguém que realmente foi chamado para isso, é alguém que foi vocacionado.

Meu querido Pastor Saldanha, a quem vejo aqui com a sua esposa e louvo a Deus por sua vida, dizia há poucos dias em minha igreja que normalmente existem homens que têm cargos de confiança. Por esta Casa já passaram muitos homens com cargos de confiança.          Nesta Casa, todos os dias, passam Secretários de Estado, portanto homens de confiança do Governador. Nesta Casa, por vezes, passam ministros, portanto homens de confiança do Presidente da República. Hoje também estão passando por aqui ministros, estão passando por aqui pessoas que um dia o nosso Deus, no seu plano maior, quando mandou seu filho Jesus Cristo a este mundo par que pudesse, como disse o nosso colega, Deputado Walter Feldman, religar o homem à Deus. Jesus veio exatamente com este papel maior de religar à Deus. Os anjos até gostariam de estar naquela religação, cuidando daquelas pessoas que foram religadas, portanto, das ovelhas que foram feitas, que foram criadas mas, num determinado momento nem os anjos puderam isso fazer. Foi dado a cada um de nós, foi dado um chamado especial dizendo: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi par vades e deis frutos, eu vos escolhi para uma tarefa especial, eu vos escolhi para aquilo que tenho de mais importante.” A ovelha é um animal muito sensível. Com qualquer animal, a pessoa que cuida desses animais, pela manhã solta-os no campo e lá se vão os animais. E, ao entardecer, simplesmente aqueles animais se recolhem.

A ovelha é um animal diferente. A ovelha é aquela que precisa sair pela manhã guardada e cuidada pelo pastor para que o lobo não venha tragá-la, para que o lobo não venha devorá-la. E, ao cair da tarde, ela só volta para o seu redio se ali estiver o seu pastor. Ela conhece o cheiro do seu pastor, ela conhece a voz do seu pastor, sabe dos passos do seu pastor. E com uma diferença: quando a ovelha é atacada ou quando se sente sozinha, ela é um animal diferenciado, ela entra num processo de estresse; os seus nervos se relaxam, quando ela não vê as outras ovelhas próximas ou mesmo o pastor, com o seu cajado, cuidando dela, portanto nesse processo de estresse, relaxa os seus nervos e cai aonde está e começa a berrar. E, normalmente o lobo, o devorador, conhece quando a ovelha está berrando, quando ela está sem pastor e logo se aproxima para tragá-la, para devorá-la.

A Bíblia nos mostra, de forma muito clara, o homem que saiu com as 100 ovelhas e, num determinado momento, recolheu-as à tarde. Começou a contá-las: uma, duas, 90, 97, 99 e quando na 99, viu que faltava uma ovelha, ele prendeu aquelas ovelhas e colocou-se naquela preocupação porque recebeu um cargo de confiança do seu patrão para cuidar daquelas 100 ovelhas - cargo de confiança que cada um dos senhores também recebeu para cuidar de ovelhas, para cuidar daquilo que tem de mais importante no reino que é cuidar das ovelhas do Nosso Senhor Jesus. Ficou, portanto, preocupado e começou a pensar: “Se o meu patrão voltar agora, contar as ovelhas e não tiver as 100 ovelhas, vou perder a confiança dele e vou ser tirado disso.” Mas aquele homem, com a sua preocupação, saiu, desceu morros, subiu morros e, num determinado momento, começou a ouvir o berro daquela ovelha. Aproximou-se e começou a observá-la, começou a alisá-la e a sua alegria era tamanha que ele colocou-a nas costas e voltou alegre porque dizia o seguinte: “Se o meu patrão voltar agora, se o meu patrão chegar e perguntar onde estão as 100 ovelhas, vou dizer: “Aqui estão as 100 ovelhas que o Senhor colocou em minhas mãos.”

Meus queridos companheiros, o que digo esta noite é que o Nosso Senhor está voltando, é hora de contar as ovelhas! É hora de contar as ovelhas que o Senhor colocou na sua responsabilidade! Aleluia!

É hora de saber onde está a ovelha que o Senhor colocou na sua responsabilidade. Você é um pastor de ovelhas. Nós somos pastores de ovelhas. As ovelhas são a coisa mais importante que o Senhor tem. Porém, Ele lhe chamou e lhe entregou as ovelhas, dizendo: “Vai e cuida das minhas ovelhas.” Você recebeu um cargo de confiança. Os homens que passam por aqui, os secretários de estado receberam também um cargo de confiança. E, normalmente, se o Governo tem algum problema, se o Governo desliza em alguma coisa ou se o secretário, o homem de confiança, erra, o ministro erra, logo depois ele é tirado do seu cargo, é afastado; ele perdeu a confiança do Governo.

Mas, louvo a Deus, porque esta noite, estou falando para uma parte do povo mais feliz do Planeta Terra. São homens de confiança de um governo que não se corrompe, de um governo que não cai, de um governo que não é passageiro, mas é de um governo que permanece para o todo o sempre. E Ele me chamou. E Ele nos   escolheu para cuidarmos de suas ovelhas. Portanto, ao encerrarmos esta  sessão, já no avançado das horas,  quero dizer,  meu  companheiro de ministério, louve a Deus por ser um pastor. Louve a Deus por ter sido chamado para esta obra. Cuide de suas ovelhas. Comece a cuidar de suas ovelhas na sua própria casa, dos seus filhos, da sua esposa,  da sua família, que também são as suas ovelhas. Amém.

Saibam de uma coisa, louve a Deus. Os nossos mandatos aqui, um dia vão passar. A nossa confiança, quem sabe um dia, deixará de existir por parte da população, mas uma coisa é certa, o nosso mandato, a nossa eleição maior, foi quando o Senhor nos chamou e disse: “Vinde benditos de meu Pai, que é isso o que tenho para vós.” Já nos disse quando nos chamou, e um dia, a nossa expectativa de chegarmos aos céus, e  vê-Lo de braços abertos, dizendo: “Vinde benditos de meu Pai, que é isso o que tenho preparado para vós.”

Que Deus os abençoe; que o Espírito santo de vós, possa continuar reinando na vida de cada um dos senhores.

Muito obrigado pela presença de cada um.

Muito obrigado pela presença daqueles que deixaram os seus cultos esta noite, que deixaram os afazeres da sua igreja, para aqui estar louvando o Senhor. Eu te louvo, porque sou homem de confiança Tua, Senhor. Amém. Que Deus os abençoe.

Antes do encerramento, gostaria de, enquanto vamos encerrando esta sessão, que o nosso coral, a nossa orquestra estivesse ainda cantando o hino “Aleluia” e “Cristo Vivo”.

Amém.

Que Deus possa abençoar a todos vocês, que tenham um bom final de semana; que tenham um feriado abençoado e continuem orando por todos os Deputados desta Casa, por todos os representantes do  povo nesta Casa, e que a bênção de Deus possa estar sobre todos vocês.

Aos que estão saindo agora, que a bênção de Deus seja constante, e que estejamos sempre guardados e protegidos à sombra da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Deus os abençoe, em nome de Jesus. Amém.

Está encerrada a sessão.

                      

*   *   *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 30 minutos.

 

*   *   *