1

 

15 DE OUTUBRO DE 2001

33ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO MERCADO DE SEGUROS

 

Presidência: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 15/10/2001 - Sessão 33ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO SECURITÁRIO E DO CORRETOR DE SEGUROS"

 

001 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência, abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de homenagear o Mercado de Seguros e comemorar o "Dia do Securitário" e do "Dia do Corretor de Seguros". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - SERAFIM GIANOCARO

Como Presidente do Sindicato dos Securitários de São Paulo e vice-Presidente da Federação Nacional dos Securitários, cumprimenta a todos. Ressalta a importância do "Dia do Securitário".

 

003 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Anuncia um número musical.

 

004 - JOÃO ELÍSIO FERRAZ DE CAMPOS

Na qualidade de Presidente da Federação Nacional das Empresas de Seguros, saúda o Presidente da Sessão e demais autoridades. Agradece a iniciativa da sessão ao Deputado José Carlos Stangarlini.

 

005 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Entrega ao Dr. João Elísio uma homenagem da Alesp à Federação Nacional das Empresas de Seguros, Fenaseg.

 

006 - LEÔNCIO DE ARRUDA

Presidente da Fenacor, saúda as autoridades presentes, a começar pelo Presidente José Carlos Stangarlini. Fala de sua satisfação em participar da solenidade. Agradece a homenagem da Casa.

 

007 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Homenageia os Srs. Álvaro Faria de Freitas, Anselmo Soares Faria, Casemiro Branco Gomes, Christiana Roncaratti, Demosthenes Madureira de Pinho Filho, Eiji Denda, Ernesto José Pereira dos Reis, Ernesto Tzirulnik, João Carlos Labruna, João Leopoldo Bracco de Lima, Kelly Lubiato, Luis Felipe Braga Pellon, Luis López Vásquez, Luiz Paulo Monteiro, Manoel Sebastião Soares Póvoas, Marlene Campos da Cunha, Pedro Barbato Filho, Serafim Gianocaro, Hélio Oliveira Portocarrero de Castro, Leôncio de Arruda e Ivanildo de Sousa.

 

008 - HÉLIO PORTOCARRERO

Como Diretor da Superintendência de Recursos Privados, saúda o Presidente José Carlos Stangarlini. Fala de sua satisfação em estar presente à solenidade, em comemoração ao "Dia do Securitário", e agredece a homenagem em nome também do Governo Federal.

 

009 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

            O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Mercado de Seguros e comemorar o “Dia do Securitário”, sexta-feira, e comemoramos o “Dia do Corretor de Seguros”.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar.

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, assim como a presença de todos e dos componentes da Mesa: Dr. Hélio de Oliveira Portocarrero de Castro, Superitendente da Susep, Dr. João Elísio Ferraz de Campos, presidente da Fenaseg, Dr. Leôncio de Arruda, presidente da Fenacor; Dr. Álvaro Faria de Freitas, Presidente da Federação Nacional dos Securitários, aqui representado pelo Sr. Serafim Gianocaro; Dr. Luiz Paulo Monteiro, Presidente da Associação Brasileira de Gerência de Riscos; Sr. João Leopoldo Bracco de Lima, Presidente do Sincor-SP; Sr. Pedro Barbato Filho, Presidente do Clube dos Corretores de Seguro de São Paulo; Sr. Sérgio Ramos Bezerra, representando o Presidente do IRB-Brasil Seguros, Dr. Demosthenes Madureira de Pinho Filho; Dr. Flávio Portugal, representando o Dr. Ernesto Pereira dos Reis, Presidente do Sindicato das Entidades Abertas de Previdência Privada do Estado de São Paulo; Sr. Eiji Denda, Presidente do CVG-SP; Sr. Wagner Nannetti Dias, vice-Presidente da Anapp, representando o Presidente da Associação Nacional de Previdência Privada, Dr. Fuad Jorge Noman Filho; Sr. João Carlos Labruna, diretor da Revista Seguro Total; Sra. Kelly Lubiato, diretora da Revista Apólice; Sr. Manuel Sebastião Soares Povoas, Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência; Sra. Marlene Campos da Cunha, Presidente do SO-SAI de São Paulo; Sr. Jorge Bento da Silva, representando o Presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização no Estado de São Paulo, Sr. Casimiro Blanco Gómez; Sr. Luis López Vásquez, Presidente da APTS; Sr. Ernesto Tzirulnik, Presidente do IBDS; Sra. Christina Roncaratti, Diretora da Editora Manuais Técnicos de Seguros; Sr. Luis Felipe Braga Pellon, Presidente da Associação Internacional do Direito do Seguro, Seção Brasileira.

Tem a palavra o Sr. Serafim Gianocaro, Presidente do Sindicato dos Securitários de São Paulo e vice-Presidente da Federação Nacional dos Securitários.

 

O SR. SERAFIM GIANOCARO - Boa noite a todos. Estamos aqui em nome do presidente da Federação Nacional dos Securitários, Alfred Freitas, e queremos, inicialmente, ressaltar que o “Dia do Securitário”, comemorado no dia de hoje é uma conquista de mais de 20 anos, e, por esse dia, somos reconhecidos no Brasil todo. É uma das únicas categorias que tem seu próprio dia de descanso.

Estamos aqui hoje comemorando o mercado segurador, pelo qual a nossa entidade e nossa federação têm feito muita coisa, sempre buscando parcerias com todos sindicatos patronais, para que possamos evoluir, o que é interessante para nós, porque, evoluindo o mercado segurador, nossos empregos estarão garantidos e haverá mais vagas. Estamos avançando, mas ainda temos muito campo. O securitário quer fazer, está fazendo a sua parte, e vamos trabalhar juntos para isso.

Esta homenagem feita pelo Deputado é muito importante, aliás em 1999 também estive aqui, porque estava na hora de o mercado segurador começar a se envolver com a política, para mostrar que também tem poder político. Inclusive, o próprio empregado securitário também deve começar a pensar dessa forma. Poderemos, assim, fazer muito mais pelo nosso País.

Só tenho a agradecer o gentil convite do Deputado, meu amigo há muito tempo, e colocar-nos a sua disposição, como sempre colocamos a nossa entidade, a nossa federação. Da mesma forma, colocamo-nos à disposição das pessoas que nos quiserem acompanhar, formando uma parceria, porque será bom para o nosso mercado. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Sr. Serafim, nós é que agradecemos sua presença, representando os securitários, dando sua manifestação de apoio. Os securitários, certamente, estão felizes com o senhor à frente desse importante sindicato. Parabéns ao senhor e a todos os securitários, cujo dia comemoramos hoje.

Ouviremos a apresentação do Coral da Polícia Militar com a música “O Cio da Terra”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação da música “O Cio da Terra” pelo Coral da Polícia Militar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Agradecemos a apresentação do Coral da Polícia Militar.

Tem a palavra o Dr. João Elísio Ferraz de Campos, Presidente da Federação Nacional das Empresas de Seguros, Fenaseg, que nos prestigia com a sua presença.

 

O SR. JOÃO ELÍSIO FERRAZ DE CAMPOS - Caro Deputado José Carlos Stangarlini, Dr. Hélio Portocarrero, Sr. Leôncio Arruda, senhores corretores, senhores securitários, muitas vezes nos queixamos de que o mercado não tem o realce que poderia ter, que deveria ser mais homenageado, mais falado, e, quando um Deputado tem a iniciativa de fazer com que Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo realize uma sessão para homenagear o mercado, o securitário, o corretor e o segurador, nós só temos a agradecer.

E que bom se pudéssemos fazer isso em todo o Brasil, em todas as Assembléias, em todas as Câmaras Municipais, porque a representatividade começa assim. Fico muito satisfeito em estar aqui hoje e agradeço a iniciativa, esperando que V. Exa. possa realizar essa sessão todo ano, para que nos possamos encontrar, pois, cada vez que isso acontece, saímos mais animados com o nosso setor.

Estamos vivendo um momento muito rico. Estivemos, na semana passada, em Porto Alegre, quando o Dr. Leôncio reuniu os corretores, num belíssimo congresso, e essa somatória toda é o mercado de seguros. Mais uma vez, gostaria de, em nome dos seguradores, Fenaseg, cumprimentar-lo pela iniciativa. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Uma vez que o Dr. João Elísio terá de se ausentar, faremos antecipadamente a entrega de uma homenagem do Parlamento Paulista à Fenaseg, ao Dr. João Elísio. Parabéns.

 

O SR. JOÃO ELÍSIO FERRAZ DE CAMPOS - Mais uma vez, muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Tem a palavra o Presidente da Fenacor, nosso amigo Leôncio de Arruda. Ouvimos os securitários, os seguradores, e agora o corretor de seguro.

 

O SR. LEÔNCIO DE ARRUDA - Deputado José Carlos Stangarlini, presidente desta Sessão Solene, Dr. Hélio Portocarrero, autoridades presentes, Sr. João Leopoldo, Sr. Serafim, é um grande prazer estar aqui com os corretores de seguros, com os seguradores, securitários, fiscalizadores, resseguradores, para falarmos do mercado de seguros.

É a terceira homenagem que esta Casa nos presta. O mercado de seguros, como disse João, fica muito alegre em receber esta homenagem e vamos mandar uma cópia, Sr. Deputado, a todas Assembléias do país para que sirva de exemplo. Vamos pegar a cópia do “Diário Oficial” e encaminhar a todas as Assembléias, explicando o que é o mercado de seguros, um mercado que tanto cresceu e ainda tem a crescer.

Somos gratos à homenagem feita por esta Casa, em especial ao Deputado Stangarlini, que é do mercado de seguros, e queremos dizer que o estaremos apoiando para continuar na luta, galgando os postos por ele desejados. O nosso muito obrigado dos corretores de seguro do mercado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Obrigado, Sr. Leôncio. Realmente, depois de publicada a nossa fala no “Diário Oficial”, vamos encaminhar às federações dos corretores, da Fenaseg, dos securitários para que enviem aos seus Estados, e assim essa homenagem possa ser feita em todos os Estados brasileiros.

Faremos agora a entrega de algumas homenagens e, para isso, pediria que o cerimonial citasse os nomes.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - O primeiro homenageado é o Sr. Álvaro Faria de Freitas, Presidente da Federação Nacional dos Securitários, representado, neste momento, pelo Sr. Serafim Gianocaro, vice-Presidente da Federação e Presidente do Sindicato dos Securitários de São Paulo. (Palmas.)

Chamamos agora para receber sua homenagem o Sr. Anselmo Soares Faria, Diretor da “Revista Primeira Via”. (Palmas.)

O próximo homenageado é o Presidente do Sindicato das Empresas de Seguro Privado e Capitalização do Estado de São Paulo, Dr. Casemiro Branco Gomes, aqui representado pelo Sr. Jorge Bento da Silva. (Palmas.)

A próxima agraciada é a Sra. Christina Roncaratti, Diretora da Editora Manuais Técnicos de Seguro. (Palmas.)

O Presidente do IRB Brasil Resseguros, Sr. Demosthenes Madureira de Pinho Filho, representado pelo Sr. Sérgio Ramos Bezerra, é o próximo homenageado. (Palmas.)

Chamamos agora o Presidente do CBG São Paulo, Clube de Vida em Grupo, Sr. Eiji Denda. (Palmas.)

Sr. Ernesto José Pereira dos Reis, Presidente do Sindicato das Entidades Abertas de Previdência Privada do Estado de São Paulo, aqui representado pelo Sr. Valdomiro De Goés, 1o Secretário da entidade, é o próximo homenageado. (Palmas.)

Presidente do IBDS, Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, Dr. Ernesto Tzirulnik, é o próximo agraciado. (Palmas.)

Sr. João Carlos Labruna, diretor da Revista Seguro Total, receberá a sua homenagem. (Palmas.)

Convidamos o Presidente do Sincor/SP, Dr. João Leopoldo Bracco de Lima, para receber seu diploma. (Palmas.)

Sra. Kelly Lubiato, Diretora da “Revista Apólice”. (Palmas.)

Sr. Luis Felipe Braga Pellon, Presidente da Associação Internacional do Direito do Seguro, Seção Brasil. (Palmas.)

Sr. Luis López Vásquez, Presidente da APTS, Associação Paulista de Técnicos de Seguros. (Palmas.)

Sr. Luiz Paulo Monteiro, Presidente da ABGR, Associação Brasileira de Gerentes de Riscos. (Palmas.)

Convidamos o Presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência, Dr. Manoel Sebastião Soares Povoas. (Palmas.)

Sra. Marlene Campos da Cunha, Presidente do SO-SAI de São Paulo. (Palmas.)

Presidente do Clube dos Corretores de Seguro de São Paulo, Sr. Pedro Barbato Filho. (Palmas.)

Iniciamos a entrega de diplomas com o Presidente da Federação dos Securitários e vamos encerrá-la com a presença do Presidente do Sindicato dos Securitários do Estado de São Paulo, Sr. Serafim Gianocaro. (Palmas.)

Faremos, agora, duas homenagens especiais. Uma ao Dr. Hélio Oliveira Portocarrero de Castro, Superintendente da Susep, que receberá uma placa de prata alusiva à data. (Palmas.)

O sempre Presidente da Fenacor, Federação Nacional dos Corretores de Seguros, Sr. Leôncio de Arruda, também recebe a nossa homenagem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Tem a palavra o Dr. Hélio Portocarrero.

 

O SR. HÉLIO PORTOCARRERO - Exmo. Deputado José Carlos Stangarlini, senhoras e senhores, é uma satisfação muito particular estar hoje aqui no Dia dos Securitário. O sistema de seguro brasileiro está em um momento muito especial, um momento de evolução ímpar na sua história.

Durante o governo do Presidente Fernando Henrique, o sistema brasileiro de seguros passou, de menos de 1% do PIB brasileiro, a mais de 2%. Estamos vivendo uma transformação institucional da maior importância e é muito bem-vindo que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo lembre desse sistema no “Dia do Securitário”, o “Dia do Mercado de Seguros”.

Em nome do Governo Federal, agradeço imensamente esta homenagem e também em nome da minha instituição, Superintendência de Recursos Privados, que tenho a honra de dirigir. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - Havíamos imaginado que o último agraciado com o diploma, seria o Sr. Serafim Gianocaro, mas nos enganamos, pois ainda falta o Sr. Ivanildo de Sousa, da “Revista Cobertura”. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Colocamos o microfone à disposição de algum dos senhores quiser fazer uso da palavra. (Pausa.)

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores: No mês de outubro comemoramos o "Dia do Securitário" e o "Dia do Corretor de Seguros", oportunidade em que os integrantes do mercado de seguros se congraçam.

Há pouco mais de dois anos, em 4 de outubro de 1999, pela primeira vez esta Assembléia Legislativa engalanou-se para homenagear as entidades e todos aqueles que contribuem para a grandeza do mercado de seguros.

Hoje, mais uma vez, o Poder Legislativo do Estado de São Paulo rende seu tributo e agradecimento a entidades e personalidades do segmento de seguros.

A participação da área no produto interno bruto, nos últimos anos, passou de menos de 1% para mais de 3%, computando-se a previdência privada e a capitalização, que são assemelhados aos seguros.

A necessidade de ver o patrimônio, os bens e a vida protegidos, a cada ano, se mostra mais presente na nossa população que reconhece, assim, a importância do segmento, representado, basicamente, por seguradoras, corretores de seguro e securitários e por inúmeros outros agentes que interagem e atuam complementando as atividades do mercado.

Como integrante do mercado há mais de trinta anos e seu único representante nesta Casa, não poderia deixar passar em branco o festivo mês de outubro, pelo que promovi esta cerimônia, certo de que o povo do Estado de São Paulo está reverenciando, muito justamente, entidades, empresas, profissionais liberais, homens e mulheres, que fazem de tudo para a sua tranqüilidade.

As bandeiras do setor de seguros são as minhas bandeiras nesta Assembléia.

Convido a todos para que, juntos, compartilhemos de momento de descontração e congraçamento em agradável coquetel que está sendo servido no hall monumental.

Muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades e aqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade, convidando novamente a todos para o coquetel no Hall Monumental.

Muito obrigado a todos.

* * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 16 minutos.

* * *