20 DE JUNHO DE 2005

033ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “28º ANIVERSÁRIO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS”

 

Presidência: RODRIGO GARCIA, MILTON VIEIRA E ROBERTO ALVES

 

Secretário: MILTON VIEIRA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 20/06/2005 - Sessão 33ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA/MILTON VIEIRA/ROBERTO ALVES

 

HOMENAGEM AO "28º ANIVERSÁRIO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS"

001 - Presidente RODRIGO GARCIA

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada por esta Presidência, a pedido do Deputado Milton Vieira, com a finalidade de homenagear o "28º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus". Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Reconhece o papel importante que a Igreja Universal tem na história de São Paulo e do nosso País.

 

002 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência.

 

003 - MARIA ALMEIDA

Deputada Estadual, fala de seu orgulho em pertencer à Igreja Universal, atuando como advogada dos mais necessitados ou como parlamentar.

 

004 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia número musical.

 

005 - ROBERTO ALVES

Deputado Estadual, tece considerações sobre a fundação, em 1977, da Igreja Universal quando implantou o maior programa de inclusão dos pobres e marginalizados deste País.

 

006 - WAGNER SALUSTIANO

Deputado Estadual, discorre sobre o papel da Igreja Universal no resgate das famílias.

 

007 - SOUZA SANTOS

Deputado Estadual, narra o trabalho realizado pela Igreja Universal e sua presença em 144 países.

 

008 - Presidente MILTON VIEIRA

Faz depoimento sobre os motivos que o levaram a ingressar na Igreja Universal e propor esta sessão solene. Anuncia a apresentação de vídeo.

 

009 - PASTOR EDUARDO

Representante da Igreja Renascer em Cristo, recorda o ato promovido nesta Casa pela libertação do bispo Edir Macedo e fala sobre as obras que a instituição vem realizando nestes 28 anos de existência.

 

010 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia número musical.

 

011 - JOÃO MENDES DE JESUS

Deputado federal, reporta-se ao início da Igreja Universal, no bairro do Méier, na cidade do Rio de Janeiro, e à sua consolidação por intermédio da televisão.

 

012 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia número musical.

 

013 - MARCOS ABRAMO

Deputado Federal, testemunha as realizações da Igreja Universal através do Espírito Santo.

 

014 - ROBERTO ALVES

Assume a Presidência.

 

015 - MILTON VIEIRA

Deputado Estadual, faz depoimento sobre a transformação que a Universal operou em sua vida e enaltece a coragem do bispo Edir Macedo diante das perseguições sofridas pela Igreja.

 

016 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência.

 

017 - JOÃO BATISTA

Deputado federal, relembra os motivos que levaram Edir Macedo a fundar a Igreja Universal do Reino de Deus, em 1977. Culpa as elites pelas perseguições à instituição e pela má distribuição de renda no país.

 

018 - PASTOR VITOR

Representante da Igreja Universal Reino de Deus, fala dos propósitos evangélicos que norteiam a Igreja Universal. Faz uma oração de agradecimento a Deus.

 

019 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia número musical. Agradece a todos que colaboram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Milton Vieira para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - MILTON VIEIRA - PFL - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Boa noite a todos. Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes, que muito honram o Parlamento de São Paulo: estimado Pastor Vitor Paulo, representante da Igreja Universal nesta sessão solene. É um prazer tê-lo conosco, Pastor Vitor. V.Sa. é conhecido pelos Deputados e pelas autoridades estaduais e federais pela maneira como conduz os destinos da área política da Igreja Universal do Reino de Deus, ganhando respeito pela sua serenidade e compreensão no processo político brasileiro.

Quero cumprimentar o Deputado Federal Bispo João Batista, meu colega de partido, um grande parlamentar e defensor das causas do Estado de São Paulo no Congresso Nacional. Quero cumprimentar o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, também representante do Congresso Nacional, que muito nos honra com a presença. Quero cumprimentar também o Deputado Federal Marcos Abramo, meu colega de partido, um grande amigo desta Casa. Quero cumprimentar o Deputado Federal pelo Estado do Rio de Janeiro, João Mendes de Jesus, que muito nos honra com a presença.

Quero cumprimentar os meus colegas Deputados Estaduais desta Assembléia Legislativa, Maria Almeida, Wagner Salustiano, Roberto Alves e Souza Santos, demais autoridades presentes, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada por esta Presidência atendendo solicitação do nobre Deputado Milton Vieira, um grande parlamentar, um grande amigo deste Presidente, com a finalidade de homenagear o 28º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus e também nesta oportunidade homenagear os seus líderes.

Neste momento, convido a todos para, em pé, ouvirem o Hino Nacional brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob regência do Maestro 2º Tenente PM Antunes Ferreira de Menezes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo pela apresentação.

Antes de passar a Presidência dos nossos trabalhos ao meu colega de partido, Deputado Estadual Milton Vieira, quero me permitir registrar algumas considerações em meu nome pessoal e em nome do Parlamento de São Paulo.

Pastor Vitor, a primeira delas diz respeito à alegria que a Assembléia Legislativa tem na noite de hoje de poder, através do Deputado Milton Vieira, prestar uma homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus.

A Assembléia Legislativa de São Paulo, que tem como objetivo maior equilibrar a democracia no nosso País, propor leis importantes para o nosso Estado e fiscalizar o Poder Executivo, deve ser - e o é - a caixa de ressonância da sociedade de São Paulo. Não podemos deixar de reconhecer o papel fundamental e importante que a Igreja Universal tem na história de São Paulo e na história do nosso País.

Não tenho nenhuma vergonha em dizer num recinto como este que não sou evangélico, mas tenho um profundo respeito pelo trabalho da Igreja Universal, pela forma com que vocês conquistam os seus fiéis e muitas vezes dão àquelas pessoas pobres de espírito um norte para a sua vida terrena.

Portanto, na noite de hoje, quando o Deputado Milton Vieira propôs esta homenagem na Casa do debate, que é a Assembléia Legislativa de São Paulo, sem dúvida nenhuma estamos homenageando a Igreja Universal do Reino de Deus por ser a Casa de Deus e a Casa da Palavra de Deus.

Assim, Deputado Milton, quero me somar a V. Exa. nesta homenagem e dizer alto e bom som aos fiéis e aos coordenadores da igreja, que a Assembléia Legislativa de São Paulo não apenas está aberta para a Igreja Universal do Reino de Deus, mas para toda a população do Estado de São Paulo.

A Igreja tem aqui bons representantes e para ser mais exato, cinco Deputados estaduais, os Deputados Milton Vieira, Wagner Salustiano, Souza Santos, Roberto Alves e a representante feminina Deputada Maria Almeida. Podem ter certeza de que estes cinco Deputados trabalham diuturnamente na busca de uma sociedade mais justa e a Igreja deve se orgulhar do trabalho destes parlamentares dentro da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Pastor Vitor, com muita tranqüilidade digo que nenhum destes Deputados, em momento algum, irá envergonhar a Igreja da representação que eles têm. Ao contrário, eles vão poder mostrar que a Igreja Universal tem bons políticos e tem pessoas sérias que buscam através da vida pública transformar a vida das pessoas, assim como os pastores e os bispos procuram na orientação espiritual que dão em seus templos mostrar a estas pessoas a importância da vida terrena. Portanto, sinto-me muito orgulhoso por presidir a abertura desta sessão.

Por dever de ofício e de consciência, quero convidar o nobre Deputado Milton Vieira, um grande amigo de muito tempo, de muitas jornadas e de muitas batalhas, para neste momento, com muita honra, passar a presidir esta sessão solene, que foi de sua iniciativa.

Com a presença do Deputado Milton Vieira nesta cadeira, a Assembléia Legislativa de São Paulo, sem dúvida nenhuma, estará muito bem representada, da mesma forma a Igreja Universal do Reino de Deus neste Parlamento. Sintam-se todos em casa, sintam-se à vontade, porque aqui é a Casa do cidadão de São Paulo. Muito obrigado pela presença de todos. (Palmas)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Milton Vieira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Boa-noite a todos. Gostaria de agradecer o meu colega e Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia. Tenho muita honra em dizer que ele é e tem sido um grande amigo e companheiro em todos esses anos em que estou nesta Casa. Tenho certeza de que as palavras ditas por ele são sinceras. Portanto, ficam registrados os nossos agradecimentos. Muito obrigado, Presidente.

Estou vendo aqui vários amigos, jovens, obreiros, membros da igreja, pastores, pastores de outras denominações. Se eu esquecer de citar alguém aqui, fica registrado o nosso carinho e apreço pela presença dos senhores e das senhoras.

Quero cumprimentar o Pastor Roberto Conde Andrade, Vereador de Jundiaí; Pastor Marcelo Albuquerque, Vereador de Guarulhos; Pastor Gilmar Romano, Vereador de Osasco; Pastor Fábio Aparecido Damasceno, Vereador de Valinhos; José Francisco Leigo, meu grande amigo Diretor no Detran de São Paulo, nosso companheiro de longa data; Dr. Luiz Carlos Magno, neste ato representando o Departamento de Narcóticos da Polícia Civil do Estado de São Paulo, um grande companheiro também, que trabalhou muito tempo junto à Associação Beneficente Cristã, no Movimento Brasil 2000 - Futuro sem Drogas; Luiz Roberto Martins, Delegado da Polícia Federal; Delegado Federal James Pontes da Silva; José Antonio Cipolla da Silva, representando neste ato o Sr. Paulo Skaff, Presidente da Fiesp; Wanderlei Jangrossi, assessor do Partido Municipalista Renovador - PMR; Sylvio Tuma Salomão, Presidente da Açotécnica S.A.; Bispo João Mendes, nosso Deputado Federal pelo Rio de Janeiro; meu grande amigo e companheiro, nosso coordenador político, Pastor Vitor Paulo, neste ato representando a nossa santa igreja, a Igreja Universal do Reino de Deus; Deputado Federal Bispo João Batista, representando os nossos companheiros do Congresso Nacional; Deputado Marcos Abramo, companheiro de partido, com quem trabalho e trabalharei sempre; Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; minha colega, Deputada Maria Almeida; Deputado Wagner Salustiano; Deputado Roberto Alves; Deputado Souza Santos.

Falamos companheiro e dá a impressão que já somos do PT, não é Pastor Vítor? Mas companheiro é aquela pessoa que está, no dia-a-dia, ao seu lado. São pessoas com quem temos prazer em falar. Pastor Eduardo Silva, da Igreja Renascer em Cristo, representando o Deputado Geraldo "Bispo Gê" Tenuta.

Vou citar alguns nomes: Dr. Hamilton França; Áureo; Dr. Lima; Toni Perequê; Marco Aurélio; Pastor Edno; Flávio; Marcos Porta, vereador; Dr. Maurício. Enfim, perdoem-me as pessoas que não citei. Não dá para citar todos, mas estou muito contente com a presença de vocês!

Convido a nobre Deputada Maria Almeida para fazer uso da palavra.

 

A SRA. Maria Almeida - PFL - SEM REVISÃO Da ORADORa - Excelentíssimo Sr. Bispo João Batista, Presidente da Igreja Universal do Reino de Deus, em nome de quem cumprimento os demais Deputados federais; Sr. Pastor Vítor Paulo Araújo dos Santos, representando a Igreja Universal do Reino de Deus e coordenador político; prezado, querido colega e amigo, irmão na fé que preside esta sessão em homenagem à nossa Igreja Universal do Reino de Deus pelos seus 28 anos, Deputado Milton Vieira, em nome de quem cumprimento os demais Deputados estaduais; nobres vereadores presentes; senhoras e senhores. É com muita honra e júbilo que estou nesta tribuna para prestar minha homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus na comemoração dos seus 28 anos.

Para mim é mais que uma comemoração, um aniversário, é uma celebração da vida. Pois foi aqui, na Igreja Universal do Reino de Deus, que me conheci verdadeiramente e a partir de então tive a clareza do que posso ser e fazer para o meu estado, para o meu país, para o meu coração de filha amada de Deus, assim como todos nós.

A partir de então tenho dedicado toda minha vida para os propósitos da nossa Igreja, atuando quer como advogada, proporcionando o acesso à Justiça dos mais necessitados e indefesos, principalmente os idosos e as crianças; quer como parlamentar, trabalho esse de grande responsabilidade, mas também de resultados reconhecidos, pois sou representante desta Casa no Condeca, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; quer como representante do povo de Deus, eleita junto ao Governo do Estado, que sempre me recebe de portas abertas, bem como nas visitas que faço todo final de semana, das seis da manhã até a noite, levando uma palavra, orando, mostrando caminhos e principalmente apontando soluções.

Por que tudo isso agora? Muitos podem estar se perguntando. Quero esclarecer que estou aproveitando a oportunidade para, singelamente, prestar contas da minha rotina. Mas é mais que isso, meus amigos. Venho publicamente dar um testemunho da minha vida, pois venci minha batalha espiritual com fé em Nosso Senhor Jesus Cristo e protegida pelo acolhedor teto da Igreja Universal.

Hoje, graças a Deus, ofereço-me a ser instrumento para que nossos irmãos também vençam. Meu mandato é trabalho de ação social, dedicado principalmente a favelas, presídios, hospitais, escolas, creches e asilos de todos que habitam nosso estado.

Todos os dias quero honrar o voto de confiança que a nossa Igreja depositou em mim, através do chamamento do dever cívico de fé do nosso Bispo Macedo. O Bispo Macedo é a minha bússola. Ele chama minha atenção quando necessário, como um pai faz com uma filha adolescente, cheia de vontade e coragem, mas com pouca experiência parlamentar. E eu ouço, pois, como cita Eclesiastes no Versículo 7: “Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato”.

Todos os dias agradeço a Deus por tudo que posso! O que posso dizer sobre nosso querido Bispo Macedo? Para tanto, exalto aqui as palavras de Jesus: “Ninguém acende uma lâmpada para colocar embaixo do leito, mas para vir a luz”.

Se estamos aqui hoje é porque, em 1977, em meio a uma sociedade tão desigual, um ambiente político tão autoritário, um povo tão inseguro, frágil, indefeso e abandonado em tantas trevas espirituais, Jesus pôs sua bendita e sagrada mão na cabeça de um homem de coração puro e o habitou com o Espírito Santo, colocando nas suas mãos uma lâmpada e confiou! E ele, escolhido, claro, não pôs a lâmpada embaixo do leito, mas acendeu para que a sua luz mostrasse o caminho a ser trilhado.

Esse homem fez da fé sua companheira, arregaçou as mangas e, acreditando, construiu a nossa querida Igreja Universal do Reino de Deus, a nossa escola da libertação para a prosperidade, que é o nosso destino, libertando-nos da exclusão, das injustiças, da miséria, mostrando que todas as pessoas podem buscar o conhecimento de Jesus, podem vencer as batalhas das lutas materiais, espirituais e psicológicas. Enfim, todos têm o direito e podem escrever a sua própria história e prosperar.

Por que somos grandes? Bispo Macedo responde, inspirado pelo Apóstolo Paulo em sua epístola aos Coríntios Capítulo 9, Versículos 19 a 23: “Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. Procedi para com os Judeus, como Judeus, a fim de ganhar os Judeus, para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem embaixo da lei, embora não esteja eu embaixo da lei. Aos sem lei, como se eu mesmo fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do Evangelho, com o fim de me tornar cooperador com Ele.”

Foi sendo como qualquer um de nós, compreendendo nossas angústias que nosso Bispo Macedo deu o exemplo. E fez, faz e fará todo o esforço para chegar ao coração de cada brasileiro e em todos os países, mesmo os mais distantes, através de nossas rádios, TVs, livros e o jornal “Folha Universal” que é o de maior tiragem hoje no país.

É impossível falar do Bispo Macedo sem citar o Livro Sagrado, pois cada momento da sua vida identificamos com alguma passagem do Livro, quer com Isaías em Espírito, com Paulo, nas Obras, em Eclesiastes, na Sabedoria etc. Isso só fortalece nosso trabalho em qualquer lugar que estejamos.

Lembrando novamente o comecinho da nossa Igreja e a sua solidão naquele momento, caríssimo Bispo Macedo, lembro aqui as palavras de Isaías, Capítulo 60, Versículo 22: “Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua Luz e a Glória do Senhor nasce sobre ti. O menor virá a ser mil e, o mínimo, uma nação forte. Eu, o Senhor, a seu tempo farei isso prontamente.”

E aqui estamos. Não posso deixar de destacar que a Igreja Universal, através da Liderança do Bispo Macedo, é desprovida de preconceitos, supera todos os obstáculos que a impeçam de chegar aos corações e pensamentos de todos, bem como de conviver civilizada e amorosamente com todos os seguimentos evangélicos, credos, partidos políticos, raças, sexo, classe social.

Para tanto, exalto aqui uma de nossas esperanças, nas palavras de Isaías, Capítulo 60, Versículo 25: “O lobo e o cordeiro pastarão juntos e o leão comerá palha com o boi; pó será a comida da serpente e não se fará mal nem dano algum em todo meu Santo Nome, diz o Senhor.”

Quero terminar dizendo que hoje é um dia de graça para mim, vendo a nossa Igreja Universal do Reino de Deus celebrar 28 anos de vida e, como não poderia deixar de ser, quero registrar aqui uma contribuição, um sinal para aqueles que nos vêem tão jovens e tão grandes e se perguntam: “Mas como? Qual é o segredo?”

A resposta, Bispo Macedo, como o senhor nos ensinou, está em João, Capítulo 5: “A fé que vence o mundo.” Mais precisamente em João, Capítulo 5, Versículo 4: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a nossa vitória que vence o mundo: a nossa fé!” Obrigada. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Milton Vieira - PFL - Agradeço as palavras da nobre Deputada Maria Almeida. Convido a cantora gospel, Soraya Moraes, que vai abrilhantar a nossa noite com a música “Se tu quiseres crer”.

 

A SRA. SORAyA MORAeS - Quero cumprimentar todas as autoridades, pastores, bispos, todos vocês, membros da Igreja.

 

* * *

 

- é feita apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. SORAYA MORAES - Nosso Deus é um deus de milagre. Muito Obrigada por essa oportunidade. Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Muito obrigado, Soraya. Depois você volta para cantar mais.

Quero convidar mais um colega para falar, ele que está aqui no combate do dia-a-dia, o pastor e Deputado Roberto Alves.

 

O SR. ROBERTO ALVES - PTB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Exmo. Sr. Presidente Rodrigo Garcia, nobre Deputado Milton Vieira, na pessoa de quem cumprimento os demais Deputados estaduais presentes; Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, Ilmo. Bispo João Mendes, Ilmo. Bispo João Batista, Pastor Vitor, na pessoa de quem cumprimento os demais bispos, pastores, auxiliares e obreiros presentes, senhoras e senhores, na história das ações sociais do Brasil existem dois momentos importantes, antes e depois da Igreja Universal do Reino de Deus.

Negar este fato é tentar esconder uma realidade latente, que mudou o cenário de muitos lugares e a vida de tantas pessoas.

Fundada em 26 de junho de 1977, a Igreja Universal implantou o maior programa de inclusão deste País, quebrou paradigmas, que dividiam igrejas de pessoas com menor poder aquisitivo e outras de pessoas abastadas, agregando em suas catedrais e templos as diversas classes sociais sem qualquer distinção. Fez o Brasil enxergar que do agreste pode-se fazer um paraíso, ensinou as pessoas como elevar sua auto-estima, mostrou a todos que cidadãos que erram podem se recuperar, crianças deficientes podem viver com dignidade. Aumentando sua capacidade de envolvimento social dentro da realidade brasileira, pôs em prática vários programas sociais reconhecidos internacionalmente.

Pertencer a esta renomada e respeitável instituição enche-me de alegria e orgulho, por ter feito a escolha certa.

Para encerrar, Sr. Presidente, quero deixar minha saudação especial a todos os bispos, pastores, auxiliares e obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus, que trabalham e lutam a despeito das circunstâncias e adversidades, dando exemplo de humildade quando sofrem injustiças. Homens que jamais se dobram, mesmo diante das mais terríveis pressões, sempre mostrando intrepidez e confiança para socorrer a população mais sofrida e necessitada.

Com coragem, com ousadia nós aprendemos uma única lição: Venha o que vier, da forma que for, jamais vamos nos curvar, porque aprendemos que somos mais do que vencedores.

Que Deus abençoe a todos, Deputado Milton Vieira. É com muita alegria no meu coração que parabenizo V. Exa. por essa solenidade. Também quero parabenizar a todos aqui presentes, em nome do Senhor Jesus. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Dando seqüência, ainda temos para falar, o Bispo João, o pastor Vitor , o Deputado Marcos Abramo, o Bispo João Mendes, e os nossos colegas , Deputados estaduais. Nós preparamos um documentário sobre a Igreja, mas infelizmente tivemos um problema com a fita.

Aproveitamos para justificar a falta do bispo Marcelo Crivella. Muitos dos senhores sabem que ele tem uma missão com os brasileiros que estão em outros países, com problemas de documentação, que não conseguem retornar ao país. O Bispo Marcelo Crivella, como Senador e membro da Comissão de Relações Exteriores do Senado, está representando o nosso país e buscando trazer esses brasileiros, dando oportunidade para que eles retornem aos seus familiares, ao seu país. Ele havia confirmado a presença, mas na sexta-feira, ele teve que viajar. Então, a assessoria ligou justificando que ele tinha ido buscar essas pessoas.

Mas, a presença do Bispo Marcelo Crivella é notória, quando nós cantamos a música Perfume Universal. Depois passaremos um clipe, que muitos dos senhores já conhecem, mas para quem não conhece, ficar sabendo um pouquinho da trajetória da Igreja Universal, através de algumas imagens.

Convido o Deputado Wagner Salustiano, para que faça uso da palavra.

 

O SR. WAGNER SALUSTIANO - PSDB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr . Presidente, nobre Deputado Milton Vieira, aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pela brilhante iniciativa desta homenagem aos 28 anos da Igreja Universal do Reino de Deus.

Reverendíssimo Pastor Vitor Paulo, neste ato, representando a Igreja Universal do Reino de Deus; Deputado Federal Bispo João Batista; Deputado Federal Marcos Abramo; Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; Deputado Federal Bispo João Mendes, do Rio de Janeiro; meus colegas Deputados Estaduais: Souza Santos, líder do PL; Roberto Alves, que me antecedeu desta tribuna e Maria Almeida; Vereador Marcos Porta, na pessoa de quem cumprimento a todos os vereadores presentes; meu amigo, Dr. Leigo, grande diretor do Detran, de São Paulo; Dr. Cipolla, representante da Fiesp, meu amigo; autoridades civis e militares; minhas senhoras e meus senhores, é um grande privilégio, uma grande honra nesta noite, ocupar esta tribuna. Digo nesta noite, porque costumeiramente nós usamos desta tribuna no nosso dia-a-dia da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Mas, hoje é uma noite especial. Hoje, é um momento especial quando temos esse grande privilégio de ocupar a tribuna, também para prestar essa singela homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus.

E fiquei me perguntando: farei um discurso? Aliás, aproveitando a oportunidade, quero dizer que discurso bom e bonito é o discurso curto. É o que farei neste momento. Fiquei pensando esses dias todos, na confirmação da participação desta sessão solene e no que eu iria dizer nesta noite em homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus.

Escrevo um discurso? Mas, ao mesmo tempo, pensei: será mais um discurso que se perderá nos Anais da Casa, que ficará arquivado e chegará um dia em que nem mesmo eu, que fiz o discurso, vou lembrar que existe um discurso meu arquivado nos Anais da Casa da Assembléia Legislativa de São Paulo.

Desta tribuna, grandes oradores já estiveram aqui presentes, proferindo grandes discursos, em várias oportunidades importantes do nosso Estado e do nosso País. Discursos que foram aplaudidíssimos pela platéia presente na ocasião. Mas, hoje, são discursos esquecidos nos Anais da Casa.

Continuei pensando o que eu diria hoje depois de já ter participado de algumas sessões solenes, em homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus, o que eu escreveria? Que discurso faria?

Eu tive a idéia de mostrar aquilo que é mais importante na Igreja universal, que são os frutos que a igreja tem mostrado em todo lugar do mundo em que ela está presente. A palavra de Deus diz: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. É isto o que tem feito a Igreja Universal do Reino de Deus. Mas, isso todos sabem.

E os frutos da Igreja Universal do Reino de Deus, os frutos de milhares de almas resgatadas da podridão do inferno, de almas resgatadas da prostituição, de tudo o que é ruim deste mundo podre?

A Igreja Universal do Reino de Deus conseguiu e consegue a todo instante, ganhar vidas, ganhar almas para o Senhor Jesus Cristo, e resgatar famílias, reconstruir famílias, e é isso o que a igreja fez com a minha família.

Para encerrar, gostaria de mostrar os frutos que a Igreja Universal do Reino de Deus tem na minha família, apresentando a todos os senhores: minha esposa, Suely Salustiano; minha filha, Carla Salustiano; meu filho, Tiago Salustiano; minha filha, Andreza Salustiano, com o meu netinho, Giovani; meu genro, Gilberto Gardezani. Falta um filho, Paulo Salustiano, que é piloto, e está no Rio de Janeiro. Esses são os frutos da minha vida, que pude colher da Igreja Universal do Reino de Deus. Esse é o meu discurso, mostrando a todos o que a Igreja tem feito a milhares de famílias no mundo inteiro. Que Deus abençoe a todos abundantemente, em nome do Senhor Jesus. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Antes de cantarmos e passarmos um clipe para vocês, vou dar a palavra ao nobre Deputado Souza Santos, porque ele tem um compromisso a serviço da igreja e vai precisar se ausentar. Por este motivo, passo a palavra ao nobre Deputado Souza Santos.

 

O SR. SOUZA SANTOS - PL - Tenho 35 familiares que hoje fazem parte dessa Igreja bonita. Costumo dizer que ninguém chega a Igreja Universal distribuindo dinheiro, simpatia, sorriso. Ao contrário, todo mundo chega no fundo do poço, como conheci o testemunho da sua esposa. Quando eu estava na Zona Leste, como membro, V. Exa. chegou para contar seu testemunho na Igreja de São Mateus.

Quero cumprimentar o Deputado Milton Vieira, meu companheiro de todas as lutas, todas as horas, um homem bastante capaz no que realiza, e tem contribuído, como todos os senhores ouviram, com nosso Parlamento. Ele tem uma família bonita, como a Rosângela, que está aqui, o netinho que chegou há pouco.

Quero cumprimentá-lo, Deputado Milton Vieira, por esta especial iniciativa de fazer uma Sessão Solene todos os anos em homenagem à Igreja Universal. Quero também cumprimentar o meu amigo Deputado Bispo João Batista, Pastor Vitor, nosso companheiro e coordenador político, Bispo João Mendes, Deputado do Rio de Janeiro; Deputados Marcos Abramo, Arnaldo Faria de Sá; Dr. Leigo, Dr. Carlos Magno, Vereador Roberto Conde, na pessoa de quem cumprimento todos os vereadores presentes, e todos os senhores e senhoras.

Muitas pessoas, às vezes, não entendem o trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus. Algumas ficam preocupadas, outras tantas, talvez por inveja do nosso trabalho, tentam nos barrar, mas não adianta. O Bispo Edir Macedo diz uma coisa muito importante, e eu costumo sempre citar: a Igreja Universal é como omelete, quanto mais bate, mais ela cresce. Não adianta bater. Vai crescer a cada dia.

Passa uma propaganda na Record sobre a AACD, Pestalozzi, Fazenda Canaã e, lá embaixo está escrito “Igreja Universal, a igreja que ajuda o Brasil.” Os senhores concordam com isso? Quando a Igreja Universal ajuda o Brasil? Quando tira os jovens da rua - como estou vendo aqui vários jovens -, quando tira os jovens da prostituição, como o Deputado Wagner falou, quando tira os jovens das drogas, quando faz curado o filho do Pastor Roberto, a quem quero cumprimentar, que também teve problemas há anos, quando chegou na Igreja, e tem um testemunho; quando faz um testemunho na vida da Dra. Maria Almeida, Deputada Estadual; quando faz a obra que tem para fazer na vida daqueles que acreditam.

Existem hoje no mundo quatro nomes - não falo isso com demérito a nenhum deles - conhecidíssimos. Primeiro, Pelé - o nome mais conhecido no mundo, um homem de honra; segundo, Michael Jackson - agora, muito mais; terceiro, Coca-Cola; quarto, Jesus. Não dá para aceitar Jesus em quarto lugar.

Quero aproveitar para cumprimentar o Pastor Eduardo da Igreja Renascer em Cristo, aqui presente, que tem feito um trabalho muito bonito, assim como pastores de outras igrejas evangélicas que aqui estão.

A Igreja Universal passou o Tang. Certa vez, cheguei em Minas Gerais e eu falava para as pessoas que o Tang - vou fazer um merchandising aqui de graça - estava em 70 países; hoje, nós somos uma realidade em mais de 80 países, ou melhor 114 países. Ninguém pode contestar que a chegada da Igreja Universal do Reino de Deus muda a vida da cidade, das pessoas, do país. Isso é muito importante.

Sem demérito a esses três nomes que citei, o nome do Senhor Jesus tem de se fazer reconhecido. Nós estamos procurando fazer a nossa parte, anunciamos a palavra de Deus, e, onde ela chega, a vida das pessoas muda. Quantos testemunhos podemos ver, nos rádios, nas televisões, nos templos onde pregamos, de pessoas que chegavam desesperadas.

Conversava outro dia, em Campinas, com um policial amigo meu que estava à beira da morte. Ele queria dar cabo da própria vida, porque não via solução para sua vida. Qual era a solução para ele? A morte. Só que os senhores sabem que a morte não é solução, não é o fim da vida; começa uma vida eterna e, agora, eterna.

Ele disse que chegou na Igreja Universal do Reino de Deus em Campinas, armado, odiando aquele pastor que estava pregando, querendo dar-lhe um tiro, porque tinha raiva dele. As palavras do pastor causavam ódio dentro dele. Eu perguntei o porquê de aquilo acontecer. Ele respondeu: “Algo dentro de mim acontecia e eu ficava com raiva.” Ele viu um obreiro - como chamamos na Igreja Universal - que o acompanhou; ele disse que estava armado, com vontade de matar o pastor. O obreiro perguntou o motivo, e ele disse que não sabia, que havia entrado ali por acaso. Ele pensou que havia entrado ali por acaso, mas sabemos que não. O próprio Deus o havia guiado até a Igreja. Para resumir, hoje, ele é uma pessoa de bem, que aceitou a palavra de Deus, está convertido, levou a família à Igreja e não pensa mais na morte.

Conversando outro dia com o seu comandante, falava sobre a importância de um trabalho dentro da Polícia Militar. Hoje, já existe um trabalho para resgatar policiais ou aqueles que estão pensando em dar cabo da vida, quando sabemos que a morte não é a solução.

Senhores, esta homenagem que hoje, este Parlamento, por meio do Deputado Milton Vieira, está fazendo não deveria, na minha opinião, ser feita apenas uma vez por ano. Outras tantas poderíamos realizar porque é a Igreja Evangélica que ajuda o Brasil, que tem resgatado vidas, que tem dado testemunho, e mostrado para que veio.

Isto aqui não é para criar divisão. Quanto mais se bate, quanto mais falam mal, a Igreja cresce. O Seme, o Sr. Ézio e sua família estão ali. São todos testemunhos muito fortes do quanto a Igreja Universal do Reino de Deus tem feito bem ao nosso Brasil.

A Igreja Universal só faz bem. Todo mundo que chega na Igreja com desejos outros, escusos, e coloca no coração “eu vim aqui para mudar de vida”, com certeza, muda de vida.

Poderia falar duas horas, começando do meu testemunho, do testemunho da minha mãe, também o testemunho dos meus irmãos, que usaram drogas, e hoje são pessoas de bem. Todos hoje fazem parte desta família.

Deputado Milton Vieira, quero cumprimentar o Bispo Macedo que, há 28 anos, tocado por Deus no seu coração, fundou a Igreja Universal. Onde estava a Igreja Universal? Dentro do coração do Bispo Macedo.

Certa vez, vi o Bispo Macedo pregar sobre este versículo, como o Wagner disse aqui: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho.” É o que ele está fazendo. A Igreja Universal do Reino de Deus estava dentro do seu coração e, hoje, ele é esse grande missionário, pregando a todos, para cumprir aquilo que o próprio Senhor Jesus disse na sua palavra.

Parabéns, Deputado Milton Vieira, a aos senhores. Que Deus possa continuar abençoando a todos. O ano que vem, estaremos aqui novamente, com toda a certeza.

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Eu gostaria de lembrar a todos presentes que fui apenas o requerente desta homenagem. A Deputada Edna Macedo, que não pôde comparecer hoje por motivos pessoais, no período do seu mandato como Deputada estadual de 1994 a 1998, e de 1998 a 2002, sempre realizou esta Sessão Solene e me deu a missão de continuá-la.

Esta não é uma homenagem que apenas o Deputado Milton Vieira presta. Estamos cumprindo nosso papel de parlamentar, lembrando que este Parlamento, o maior do nosso País, homenageia todos os segmentos.

A Igreja Universal tem o trabalho que os senhores já conhecem. Levantei cedo, porque este dia é muito importante para mim. Hoje, pela manhã, estava com o coração meio apertado, preocupado porque queria dar o melhor - sempre queremos dar o melhor - e tive até um mal súbito. Vinha para uma reunião de manhã - o Pastor Vitor ora conosco na segunda-feira para que tenhamos uma semana abençoada - e não me senti bem.

Passei no médico, voltei para casa e, enquanto repousava, fiquei meditando sobre a Igreja Universal. Ouvi, por várias vezes, a canção “Perfume Universal”, rememorando a história da nossa vida quando chegamos na Igreja. Em alguns momentos, cheguei até a chorar, porque minha vida mudou a partir do momento em que coloquei os meus pés na Igreja Universal.

Sempre tive condições, nunca fiquei desempregado, nunca me faltou nada. Mas eu tinha um problema - daqui a pouco falarei qual é esse problema -, e Jesus mudou minha vida na Igreja Universal.

Ontem editamos uma fita na Catedral - a Blanche, nossa assessoria, junto com o pessoal da TV - que acabou tendo problema. Meditando, pensei “o Espírito Santo quer que mostremos outra coisa”. Por isso, separei um clipe que muitos já conhecem, retratando um pedacinho do início da Igreja, quando começou. Não foi há 28 anos. Foi há milhares e milhares de anos.

Eu gostaria que você pudesse acompanhar o clipe “Perfume Universal” e até mesmo cantar junto. A Isis vinha para cantar o “Perfume Universal” junto com o coral. Íamos passar somente o vídeo e a música "Perfume Universal” seria ao vivo. Mas a mãe da Ísis está na UTI e ela não pôde vir porque a mãe dela piorou. Em pensamento, vamos orar para Deus abençoar a sua mãe. Amém.

Quando cheguei na Igreja Universal, a primeira pessoa que me recebeu foi o Deputado Wagner Salustiano, junto com a Dona Sueli. Eu me lembro que cheguei numa vigília, numa sexta-feira, na Igreja. Eu estava muito angustiado, por diversos problemas na família. Um deles era muito grave, dizia respeito ao meu filho mais velho, que está aqui. Está com o seu filhinho. Está aqui o Rafael, a minha esposa Rosângela, minha filha Amanda, meu netinho, que tem quatro meses e meio, enfim. Quando cheguei na vigília, fui para o culto das três horas da tarde, eu e a minha esposa. Havia um advogado: na época o Dr. Wagner, que atendia o pessoal. Pensei: há um advogado, então ele vai resolver o meu problema. E fui para a Igreja. Fiquei para o culto das três, fiquei para o culto das 18 horas.

Houve o culto das 20 horas, eu fiquei. Houve o culto das 22 horas, eu fiquei, que era a vigília, com o Bispo Marcelo Crivella. Ele estava realizando a vigília lá na igreja do Brás. Fiquei a vigília toda, até as quatro horas da manhã. Quando acabou, havia uma fila de pessoas para atendimento com o Deputado Wagner, que é obreiro. A esposa dele é obreira. Os filhos são obreiros da Igreja. Estava ali aquela família a serviço da obra de Deus. Eu fui o último da fila, o Deputado Wagner pode dizer. Eu estava desde as duas horas da tarde na Igreja. Eu não queria ir embora porque eu estava me sentindo bem lá. Eu queria ficar na Igreja. Eu não queria ir embora da Igreja de jeito nenhum. E o Deputado Wagner Salustiano me atendeu e falou: desculpe-me, o senhor é o último, mas os últimos serão os primeiros. Lembra dessas palavras, Deputado? Aí ele me deu a palavra rápida.

Ele não tinha o que fazer por mim. O meu problema não era material. Meu problema era espiritual. Existia um vazio e o Deputado Wagner e sua esposa, Dona Sueli falaram para mim e para minha esposa: vamos dar as mãos, vamos fazer uma oração. Foi dentro de uma salinha humilde, na igreja do Brás. Até pulga havia. Os tacos eram soltos, o teto estava caindo. A igreja física era horrível. Mas no nosso coração, no primeiro dia em que coloquei os pés lá dentro, parece que eu via tudo de ouro, aquela coisa bonita.

Eu não estou falando para vocês de um pensamento que eu criei. Não. Eu via tudo muito bonito lá dentro, porque era a Igreja do Senhor Jesus. Não era apenas a Igreja Universal, mas a Igreja de Jesus. E o Deputado Wagner fez uma oração pedindo para Deus abençoar, me dar força, me dar vigor para eu lutar. Ele disse: vou determinar aqui, em nome de Jesus - e profetizou - o senhor há de ser um grande homem de Deus e de ter um papel muito grande na Igreja. E temos trabalhado.

Logo depois passei a ser obreiro da igreja. Passei a ser pastor auxiliar da igreja. Passei a ser pastor titular. Fui tomar conta da evangelização nos presídios do estado. Tínhamos o grupo de asilo, grupo de hospital, grupo de rua, arrastão, enfim. Uma vez reuni o grupo de evangelização - quem é daquela época pode dizer - dávamos as mãos em volta do quarteirão onde ficava a igreja do Brás e fazíamos a oração às 18 horas em ponto, durante sete sextas-feiras. Quando eram 18 horas, fazíamos a oração para comprarmos o quarteirão.

Hoje temos quatro quarteirões! É tudo igreja lá. São coisas que plantamos lá atrás na oração. E fomos em frente, trabalhando, sendo usados por Deus. E fomos acompanhando toda essa trajetória que vocês vão ver nesse vídeo. A dor, a prisão do bispo, as perseguições que a Igreja sofre desde aquela época até hoje. Estamos aqui hoje justamente para combater esse tipo de perseguição contra a Igreja, contra os membros, contra a discriminação, contra a rejeição, porque a nossa Constituição nos garante o direito de crença. E todos aqui crêem no Deus verdadeiro, que é o Senhor Jesus. Vamos ver agora o clipe.

 

* * *

 

- É apresentado o clipe.

 

* * *

 

Isso é um pedacinho do que é a nossa Igreja. Isso foi gravado quando a Igreja fez 20 anos. A Igreja realmente é isso aí. Ela nasceu há muitos milhares de anos. Esse clipe retrata um pedacinho do que é a Igreja. Esse perfume continua espalhado no ar. É o perfume universal. É o amor de Deus que vai se espalhando de coração em coração. É a fé, porque a Igreja não é manca, ela não caminha com uma perna só. Ela caminha com duas pernas. É a fé e o amor. Por isso ela vai abrindo os caminhos e realmente conquistando.

Quero convidar o Pastor Edu, um grande amigo nosso, para fazer uso da palavra. O Pastor Edu representa a Igreja Renascer em Cristo, o Deputado "Bispo Ge" Tenuta.

 

O SR. PASTOR EDU - Boa-noite a todos. Que graça e a paz do Senhor estejam convosco. Amém.

Deputado Milton Vieira, que preside esta sessão solene numa justa homenagem, num reconhecimento devido àquilo que a Igreja de Jesus Cristo tem feito através do ministério da Igreja Universal, não só no Brasil, mas em mais de 114 países; nosso Deputado Federal João Batista; autoridades aqui presentes, com quem temos uma relação de amizade e comunhão, eu comentava que tive uma experiência muito gratificante na minha vida.

No ano de 1992, na época em que eu fazia parte do Ministério do Vale da Bênção, acompanhava o Pastor Jonatan a esta Casa de Leis, a esta Assembléia Legislativa, onde fazíamos um ato de oração, de interseção e de manifestação em favor da vida do Bispo Edir Macedo, que se encontrava preso. Naquela época eu morava fora de São Paulo, mas eu vim e nos encontramos aqui com várias lideranças, de diversas igrejas e oramos. Fizemos um grande círculo aqui. O Deputado lembrou muito bem. Eu estava no Plenário Teotônio e de lá víamos todos de mãos dadas ao redor da Assembléia Legislativa orando, intercedendo. Aquilo foi um grande testemunho.

Como o Deputado falava há pouco, pode bater, que quanto mais bate mais cresce. Na verdade, falar da alegria que é vermos a Igreja crescer, prosperar, ter respeito, ter os seus meios de comunicação, ser alguém que está na vanguarda desse ministério, evangelizando, alcançando vidas através da rádio e da televisão, a exemplo do que nós também estamos fazendo, mas com reconhecimento do pioneirismo do que foi a Igreja Universal do Reino de Deus, na pessoa do Bispo Edir Macedo e de todos os seus sucessores, tanto os bispos e pastores.

Um abraço especial ao Senador Marcelo Crivella, que nos tem ajudado sempre. Deputado João Batista, o senhor leve ao senador o nosso carinho. Ele sabe da nossa admiração, da nossa gratidão.

Uma breve passagem, só para vocês verem a importância de estarmos juntos, andando em aliança. Há dois anos um grupo chegou dos Estados Unidos e uma irmã, desavisadamente, chegou sem visto no passaporte. A resolução imediata é mandar a pessoa de volta. Essa irmã ficou desesperada, sem saber o que fazer. Eu liguei para o Senador Crivella e ele falou: vou fazer tudo o que for possível. Você ora aí que eu vou trabalhar aqui em Brasília. Ele ligou para o Ministro da Justiça Thomaz Bastos e ao longo do dia as coisas foram se ajeitando. Por fim, foi concedido a ela um visto provisório. Ela teve condição de desembarcar no Brasil e participar da nossa conferência aqui no Ginásio do Ibirapuera. Foi uma grande experiência para todos nós, que demonstra não só o poder de Deus em realizar milagres, mas a importância de homens de Deus que ocupam postos-chave nesta Nação, seja no Senado, seja na Câmara dos Deputados, seja aqui na Assembléia Legislativa, seja nas Câmaras Municipais ao longo deste país.

Temos a certeza de que a Igreja Universal do Reino de Deus tem um memorial na presença do Senhor. Ela tem um grande galardão por tudo aquilo que tem realizado. E fica aqui, em nome do Deputado Bispo “Gê”, em nome da Igreja Renascer em Cristo, o nosso reconhecimento e a certeza de que esta obra ninguém pode deter. Amém. Que Deus abençoe a todos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero agradecer as palavras do pastor Edu, muito sinceras, experiência inesquecível. E cumprimentar a Igreja Renascer pelo trabalho que faz, resgatando vidas, drogados. Dr. Carlos Magno, aqui presente, sabe do que estou falando.

Gostaria de chamar a cantora Soraya Moraes. Quando cantamos estamos fazendo aqui um louvor para nosso Deus. Portanto, podem cantar junto, bater palmas, ficar em pé.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Obrigado mais uma vez, Soraya, que Deus continue te usando.Temos ainda o Raiz Coral que vai cantar conosco, muito bonito, mas queria agora passar a palavra para o nosso Bispo João Mendes, do Rio de Janeiro, ele que é Deputado federal e que veio exclusivamente para prestigiar esta homenagem à Igreja, ele que é bem antigo na Igreja.

 

O SR. JOÃO MENDES DE JESUS - Sr. Presidente, senhoras e senhores Deputados, parabenizo e me congratulo com o Deputado Milton Vieira autor desta homenagem à Igreja Universal, uma idéia muito feliz. Antes de me reportar aos senhores quero afirmar que a Igreja Universal do Reino de Deus é fruto da vontade de Deus e que sem Ele nada do que se fez durante esses 28 anos teria sido feito e que nada permanece sem que Ele o queira.

A Igreja Universal do Reino de Deus, que neste mês de julho completa 28 anos de existência, trilhou um caminho árduo e de muito trabalho para levar a palavra de Deus a todas as camadas sociais deste imenso País. No princípio, em 1977, o Bispo Edir Macedo, com a finalidade de levar o Evangelho às pessoas, principalmente àquelas que necessitavam de ajuda, de uma palavra de fé, de esperança em vida, de uma mão amiga ou de uma oração, na expectativa de verem suas vidas mudadas, fundou no bairro do Méier, no Rio de Janeiro, a primeira Igreja Universal do Reino de Deus, depois de sucessivas pregações ao ar livre, tendo como abrigo apenas um coreto de praça pública.

Nessa quase três décadas homens e mulheres voltados a Deus se juntaram ao Pastor Macedo de forma humilde, a fim de pregar a palavra de Deus. O Evangelho é a nossa maior alegria, pois apesar de hoje a Igreja estar presente em todos os setores da sociedade brasileira, inclusive na política, não nos esquecemos do mais importante que é agradarmos e honrarmos aquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa Luz.

Por isso, senhoras e senhores, regozijo-me com todos vocês, pois a Igreja Universal do Reino de Deus, para ser aceita em todos os matizes da Pirâmide Social do País, enfrentou toda modalidade de preconceitos, já que os evangélicos pentecostais há 28 anos mais ou menos, quando iniciamos a Igreja Universal, eram vistos como pessoas incultas, desamparadas pelo Estado e pela sociedade, pobres financeiramente e consideradas fanáticas”, a maioria sem voz ativa para ter suas reivindicações sejam quais forem atendidas pela sociedade e poder público.

A Igreja Universal, no entanto, jamais traiu sua vocação de servir aos filhos de Deus. Apesar dos preconceitos continua arrebanhando fiéis, continua atendendo as necessidades de seus membros, não os abandonando nunca. De portas abertas, enfrentando os ataques injustos da mídia e de instituições e organizações diversas, muitas delas de peso, tradicionais, como confirma a nossa recente história. A Igreja Universal do Reino de Deus, sob a direção do Espírito Santo e sob o comando do nosso Bispo Macedo, com humildade e destemor enfrentou qualquer problema que a ela era apresentado, pois seus membros são cônscios de suas responsabilidades perante Deus e os cidadãos e cidadãs que a procuram.

Senhoras e senhores, a vontade de servir ao povo, especialmente aos mais pobres e humildes é tanta que a Igreja Universal do Reino de Deus, dentre as demais igrejas evangélicas, destaca-se em algumas características capazes por si só de explicar seu progressivo crescimento durante seus 28 anos. A primeira característica marcante da Igreja Universal do Reino de Deus diz respeito ao seu horário de funcionamento. Suas portas permanecem abertas de segunda a segunda das sete às 22 horas e, às vezes, a noite toda, como um pronto-socorro espiritual sempre atenta às necessidades daqueles que chegam sofrendo.

A segunda característica é a forma como as reuniões acontecem. O Louvor e a Palavra de Deus fluem de modo claro e poderoso, o que favorece a libertação de milhares de pessoas das opressões deste mundo. A terceira característica é que em todas as reuniões e cultos as pessoas são levadas a buscar, depois de se libertarem, a santificação de suas vidas, porque sabemos que sem a santificação não poderemos ver a Deus.

Por isso tudo conquistamos, através da perseverança e do tempo, o respeito da sociedade brasileira, como bem demonstrou pesquisa de 2004, de âmbito nacional, realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha - Instituto de grande credibilidade no Brasil - que constata que a imagem, o crescimento, o prestígio e o respeito à Igreja Universal do Reino de Deus junto à população brasileira se mostram cada vez mais consolidados.

A Igreja Universal do Reino de Deus está presente nos hospitais, nas escolas, nas associações de bairros, nas organizações públicas e privadas, ajudando a recuperar pessoas vítimas da violência, das drogas, da bebida, ensinando a Palavra de Deus que liberta, a Bíblia Sagrada. A Universal encara a vida dessa forma, por ter essa postura perante a sociedade, perante aqueles que a procuram. A pesquisa do Datafolha enche a Igreja de alegria e acalenta os corações de seus membros, pois ratifica ser um instrumento de Deus, aceita por todas as camadas sociais de nossa grande Nação.

A pesquisa indica ainda que a evangelização pela mídia eletrônica e escrita atinge, de forma indubitável, as classes alta, média-alta e média de nossa sociedade, pois a Universal mudou também a forma de se dirigir àqueles que são mais instruídos, mas tal qual os mais humildes necessitam de paz, de harmonia, de esperança, de ajuda, de fé para que suas vidas sejam trilhadas de forma digna, espelhadas nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.

Quero aqui parabenizar, inserindo nesta homenagem feita hoje à Igreja Universal do Reino de Deus, nós que começamos há 24 anos - hoje são 28 anos - no Rio de Janeiro, juntamente com o Bispo Macedo, Pastor Alexandre, na época, Pastor Renato Maduro, todos nós naquela certeza plena de que um dia iríamos chegar longe. Hoje vemos o trabalho bastante avançado. Mas creio no coração do Bispo Macedo, nos nossos corações, existe ainda uma revolta, existe ainda um desejo grande de alcançar cada vez mais esse universo, como já foi dito aqui que nós temos a missão dada por Jesus de ir a todo mundo e pregar ao Evangelho.

Parabéns à Igreja Universal, parabéns a todos nós, a você que chegou aqui um dia sofrendo e que encontrou nessa Igreja a palavra de Deus, a salvação em Jesus. A todos que não tiveram acesso ainda, mas que um dia terão, de conhecer o Deus que um dia nós conhecemos, deixamos aqui o apelo para que você conheça essa Igreja mais e mais. E assim fazendo, você vai conhecer o Deus da salvação. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero agradecer às palavras do Ministro João Mendes, há 24 anos evangelizando, trabalhando, testemunhando o trabalho da Igreja Universal.

Convido agora o Raiz Coral para cantar “Jesus meu guia é.”

 

O SR. DIRIGENTE DO CORAL - Boa noite a todos. Sentimo-nos muito honrados em participar desta homenagem ao 28º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus. Séculos atrás, Jesus nasceu. A palavra de Deus diz que ele amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho, seu primogênito, para que todo aquele que nele crê não perecesse, mas tivesse a vida eterna. Ele usou uma coroa. Não houve julgamento, somente uma decisão. Sabemos que a coroa que ele usou não era de ouro, não era de rubis e muito menos diamantes; era feita de espinhos vis, diz a palavra de Deus, porque eram espinhos que dificilmente se quebravam. E esses espinhos entravam na carne de Jesus, e os pregos atravessaram os seus pés e sabemos que ele morreu e ele venceu a morte, porque nela não havia pecado e a palavra de Deus diz: “o salário do pecado é a morte” E ele venceu a morte porque ele não havia pecado.

Vamos cantar agora.

 

* * *

 

- É entoada a canção pelo Raiz Coral. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Quero agradecer a este coral muito lindo a homenagem significativa, em primeiro lugar, para o Senhor Jesus, porque é um louvor que toca nosso coração e nos faz refletir sobre a importância da Igreja, em especial a Igreja Universal.

Quero pedir aos próximos oradores, o Deputado Marcos, Deputado Bispo João, e o Pastor Vitor que estará encerrando, ele que está representando aqui hoje por determinação do Bispo Romualdo, representando a Igreja e vai fazer uma oração final, quando o coral cantará mais uma canção. Passo a palavra ao Deputado Marcos Abramo.

 

O SR. MARCOS ABRAMO - Peço a Deus que abençoe ricamente a vida de todos vocês. Amém. Na Igreja Universal aprendi algo que é muito importante e temos praticado em todos os nossos dias: a vitória. Estou na Igreja desde 1980. Já faz tempo. Como pastor, há 18 ou 19 anos, tenho visto pessoas chegarem destruídas a Igreja, com a vida no fundo do poço, mas nunca vi uma pessoa chegar destruída e permanecer.

Na Igreja aprendemos três coisas fundamentais. Se Deus é por nós ... Preciso falar mais alguma coisa? Qual a terceira coisa mais importante? Tudo posso... Eu aprendi isso. Não posso olhar para uma pessoa e dizer que ela não tem condição, que não pode. Quem disse que não pode? A Igreja Universal mostrou isso, o poder de Deus na nossa vida. Não posso dizer que não posso ser isso. Não posso dizer que não vou ser empresário, comerciante.

Não vou poder expressar que é difícil a ponto de dizer que não vou poder conquistar aquilo que está fora da minha condição. Na Igreja aprendemos que quem dá condição é o Espírito Santo. Estou diante de um coral que cantou, que anos atrás nunca imaginavam que estariam cantando para Jesus. Estou diante de homens e mulheres que amanhã ou depois vão ser futuros empresários, vão ser grandes esposas. Falando em esposa, temos aqui a pastora Marilene, um exemplo de mãe, de esposa. Vemos o poder de Deus se manifestando.

Vocês representam uma pequena parcela de tudo aquilo que a Igreja mostrou no mundo inteiro, que o Nosso Senhor Jesus é vivo e verdadeiro, e que na Igreja Universal se invoca um Deus vivo. Quero expressar para vocês aquilo que a Igreja Universal tem mostrado, não somente para mim, para todos os meus companheiros, mas para nós, que vamos vencer. Pode vir quente que estaremos fervendo. É isso que é a Igreja Universal. A Igreja Universal faz essa diferença. É por isso que quero agradecer a Deus por esta oportunidade de estar junto com vocês, pessoas que amamos, queremos estar junto com vocês nas suas lutas, nas suas dificuldades, talvez não pessoalmente, mas tenham certeza de uma coisa: somos Deputados, mas não deixamos de ser homens de Deus.

Estamos aqui orando, lutando pela obra de Deus, mas nunca esquecemos que vocês são a obra de Deus, como nós também. Amém! Que Deus abençoe ricamente a vida de vocês em nome do Senhor Jesus e o coral que cantou maravilhosamente uma letra linda que fala da coroa. Que Deus abençoe a todos vocês.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Roberto Alves.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO ALVES - PTB - Tem a palavra o nobre Deputado Milton Vieira.

 

O SR. MILTON VIEIRA - PFL - Vou ser bem breve para completar o que eu falava há pouco. Estou na Igreja desde 1991. De lá para cá, vi muitas lutas, muitas coisas acontecerem, mas nunca vi a Igreja Universal derrotada. Pelo contrário, o povo da Igreja sempre vencendo. Muitos já passaram e a Igreja permanece.

Quero, em poucas palavras, dizer para vocês o que me faz ser um defensor não somente da palavra de Deus, que é uma obrigação que tenho no meu coração a partir do momento que passei a crer neste Deus, que a Igreja Universal me apresentou. Passei a defender e não me envergonhar. Outrora me envergonhava. Antes de conhecer Jesus, tinha vergonha de crente, de Bíblia e a minha vida era vazia.

Hoje defendo a Igreja Universal. Não admito ver uma pessoa falar mal da Igreja Universal. Não admito ver uma pessoa falar mal do Bispo Macedo, dos meus companheiros pastores. Não admito ver uma pessoa ou uma emissora de televisão. Quando falam, machucam profundamente.

A Igreja Universal transformou a vida dos pastores, do Bispo Macedo, a minha vida. O Deputado Wagner Salustiano foi o primeiro com quem falei na primeira vez que fui à Igreja. Assisti a vários cultos, mas não conversei com ninguém. A primeira pessoa que falei foi o Deputado Wagner. Quero chamar minha esposa, meus filhos, meu neto e dizer aqui, em público, aqui hoje no Parlamento do Estado de São Paulo, como representante da Igreja Universal, que a minha vida mudou. Este é o maior testemunho que posso dar a vocês. Não é vergonha eu dizer que, quando cheguei a Igreja, Jesus curou esse meu filho que tinha um reumatismo, um câncer no sangue, desenganado pela medicina. Na Igreja o pastor o ungiu e disse que ele estava curado. A prova está aqui: meu netinho de quatro meses. É a maior honra que um homem pode ter.

Minha esposa, que está aqui, é maravilhosa, chegou a pesar quase 130 quilos. Tivemos diversos problemas no nosso casamento, estamos indo para 24 anos. Jesus nos uniu. Se eu não tivesse conhecido Jesus não teria mais essa princesa. Não sei nem se estaria vivo. Estão aqui os meus filhos. Todos eles acompanharam a nossa trajetória na Igreja. Chegamos a passar fome. Tínhamos tudo. Cheguei a ter empresa de cesta básica, só trabalhei em empresas boas, ganhei bons salários, mas quando cheguei à Igreja não tinha absolutamente nada, estava passando fome, desesperado. Quando procurei Deputado Wagner, devia mais de um milhão de reais. Não me perguntem como paguei, mas o milagre aconteceu na minha vida. Não devo para ninguém.

Quando entrei na Igreja, o pastor me chamou, junto com minha esposa. Vocês querem fazer a obra de Deus? Respondemos: "queremos". Estão dispostos a largar tudo? "Estamos". Então, vocês vão ser obreiros. Fomos obreiros. Trabalhávamos nas reuniões. Depois de um tempo, outro me chamou. Querem fazer a obra? "Queremos". Quer ser pastor? "Quero". Olha, vocês não têm direito a nada, só pregar a palavra de Deus e ir para onde o vento levar. Tivemos a nossa trajetória. Tive a oportunidade de conhecer a Terra Santa, tive a oportunidade de subir no topo do Sinai, tive a oportunidade de conhecer o trabalho da Igreja na África, junto com o Bispo Marcelo. Para mim é satisfatório porque foi Jesus que me proporcionou.

Estou casado há 24 anos, parece que meu casamento começou ontem, estamos vivendo a lua-de-mel. Meus filhos são uma bênção dentro da minha casa. Minha família é como um rebento, só tenho prazer. Minha nora está aqui, mulher de Deus, abençoada, me deu esse netinho. Esse é o meu testemunho. A Igreja Universal não precisa disso aqui. A Igreja Universal dispensa elogios, homenagens. Isso é meramente um momento que estamos vivendo, uma passagem. Como se comemora o aniversário de um amigo, de um familiar. Estamos apenas lembrando. O Bispo Macedo dispensa tudo isso. Não é o feitio dele.

Quero, em público, agradecer imensamente, em primeiro lugar, o Espírito Santo, o Bispo Macedo, aqueles que estavam lá no dia que cheguei. Quem quiser pode criticar. Lá dão dízimo, ofertas. Se não fosse isso, a minha família não estaria aqui hoje. Tenho certeza de que a minha família glorifica o nome de Jesus. Repito que não estou fazendo nenhuma homenagem ao Bispo Macedo, mas não posso ser ingrato, tenho que agradecê-lo. A palavra de Deus diz que os covardes não vão herdar o reino dos céus. Bispo Macedo enfrentou todo tipo de discriminação e enfrenta até hoje. Somos testemunha.

Assistimos de perto às perseguições que a Igreja sofre, as humilhações que o povo da Igreja Universal sofre, as humilhações que os nossos pastores sofrem em muitas cidades do interior onde existem pessoas inescrupulosas que olham para a Igreja e não a respeitam, não respeitam os nossos pastores, os nossos obreiros, o nosso povo, chamando o nosso povo de "Zé Povinho". Não tem importância. Nada disso nos impede de seguimos em frente.

Dentro desta Casa eu e meus companheiros temos procurado não arrumar confusão, nem brigar com ninguém. Pelo contrário, fazemos aqui o que o José de Arimatéia fez no Senado, porque ele era um senador, ele evangelizava. Levou Nicodemos para o Senhor Jesus à noite. Tenho certeza de que o trabalho que estamos fazendo é evangelizar autoridades, nos aproximarmos de pessoas que tinham um pé atrás com a Igreja. Hoje temos mostrado. Deus e o Espírito Santo têm proporcionado que dentro das maiores autoridades, nos maiores palácios, nas delegacias, no Judiciário temos mostrado. Não vamos pedir favores. Vamos mostrar que somos pessoas de bem, que o nosso povo é um povo transformado, que o nosso povo não vive arrumando confusão na rua, que os nossos pastores não são embriagados, viciados; pelo contrário, eles estão ajudando o Brasil, o mundo a ter dias melhores. Está aqui o meu testemunho.

Obrigado, Jesus. Obrigado, Igreja Universal. Obrigado, Bispo Macedo. Não fosse esse homem, muitos dos senhores não estariam aqui. Eu sei que o senhor dispensa os meus elogios, mas fica registrado o carinho, o apreço, a consideração que eu e minha família temos por todos aqueles que nos receberam, em especial o Bispo Macedo. Poucas vezes falei com ele. Fui dar a mão pela primeira vez em Israel, após 10 anos na Igreja. Mas nesse dia algo apertava o meu coração. E eu não tinha nada. O Pastor Vitor, por telefone, fez uma oração, consagrou um copo d’água e bebi. Naquele momento, fiquei bem. Era uma pressão que eu sentia porque o diabo sabia que eu vinha aqui hoje falar. Ele quis me pressionar, quis me intimidar para eu não estar aqui. Mas ele é sempre vencido.

E estou tendo a oportunidade de poder glorificar o meu Deus e dizer que quando senti aquele mal-estar é porque algo grandioso iria acontecer. E pode ter certeza que Deus está aqui presente. Isso não quer dizer nada. Não é para satisfazer o nosso ego porque estamos aqui no dia-a-dia combatendo o bom combate, defendendo a obra de Deus, defendendo o cidadão, defendendo os direitos que o povo tem. Não é só o povo evangélico. Estamos cumprindo o nosso papel.

Fica aqui registrado na história deste Parlamento, até que ele dure, que o Espírito Santo, que a Igreja Universal, Bispo Macedo e meus companheiros, Bispo João, Pastor Roberto, Pastor Vitor, Pastor Wanderlei, colegas pastores que são vereadores, que enfrentam lutas, que enfrentam perseguições, você que é obreiro, pastor, membro da Igreja que não está aqui, mas que assistirá esse pronunciamento pela televisão, nós não podemos desanimar. Como disse o Deputado Marcos Abramo, meu colega Pastor Marcos Abramo: vamos em frente. Diga ao fraco: “Eu sou forte.” Diga ao pobre: “Eu sou rico.” Tudo posso naquele que me fortalece. Então não há o que temer. Obrigado, Bispo Macedo. Obrigado Senhor Jesus. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Milton Vieira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Passo a palavra ao Deputado Bispo João Batista. Em seguida, o Pastor Vitor fará uma oração, junto com o coral, para irmos embora.

 

O SR. BISPO JOÃO BATISTA - Dizem que o último orador fica meio sem opção. Meu nobre Deputado, companheiro e meu irmão em Cristo, Milton Vieira, Presidente desta Mesa; meu querido irmão em Cristo Bispo João Mendes, Deputado Federal, em nome de quem saúdo todos os Deputados federais presentes; o Bispo João Mendes trabalhava, assim como eu, na Embratel, no Rio de Janeiro. Éramos economistas da Embratel. Eu trabalhava na área econômica, era chefe da área de custos e ele trabalhava na área comercial. Quem diria, vinte e tantos anos depois, nós estaríamos numa igreja evangélica, na Igreja Universal do Reino de Deus e seríamos parlamentares.

Meu querido irmão em Cristo Vereador Pastor Marcos Porta, em nome de quem saúdo todos os vereadores aqui presentes; Pastor Vitor; Pastor Paulo, representante da Igreja Universal do Reino de Deus; Pastor Eduardo Silva, representante da nossa querida co-irmã Igreja Renascer em Cristo; demais autoridades; senhoras e senhores, falar dos 28 anos da Igreja Universal do Reino de Deus é retratar a determinada e brilhante trajetória cristã do Bispo Edir Macedo Bezerra que, no vigor da sua juventude, tomou uma decisão muito importante: deixou de lado os seus projetos pessoais para atender a chamada divina. E no dia 09 de julho de 1977, num modesto imóvel alugado, ele fundou a primeira unidade da Igreja Universal do Reino de Deus, oficialmente. Nas reuniões realizadas na pequena e humilde igreja, com bancos de madeira doados pelos próprios freqüentadores da igreja, Deus começou a operar com manifestações de cura e de libertação. Isso começou a despertar a atenção do povo aflito e necessitado. Começou então a afluir e a santa e amada Igreja crescia na graça do Senhor.

Entretanto, como sempre, a elite dominante na época também teve a sua atenção despertada para esse fato e preocupada em manter o "status quo" existente iniciou uma série de perseguições com o objetivo precípuo de tentar incriminar o Bispo Macedo por curandeirismo, charlatanismo, visando impedir o crescimento da obra de Deus, por que não dizer, o seu trabalho.

A verdade é que a pregação da Igreja Universal do Reino de Deus desperta, abre os olhos do povo, leva o povo a acreditar em si mesmo e a lutar pelos seus objetivos. Isso, decididamente, não agrada a elite brasileira. A elite brasileira não está disposta a abrir mão de absolutamente nada da sua condição de vida em prol dos menos favorecidos. E pouco se importa com a perversa distribuição de renda existente no País, relegando a grande maioria da população a uma condição de ignorância, de miséria e de fome. Mas o fato é que as perseguições nunca vão impedir o trabalho da Igreja. Como já foi dito, é omelete: bate e ela cresce. E cresceu tanto que essa obra hoje tem levado a palavra de Deus por todo o território nacional, contando com cerca de 5.800 igrejas somente no Brasil, estando presente em 114 países, levando a libertação aos cativos e oprimidos através do poder transformador do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Não quero me prolongar. Certamente todos já estão um pouco cansados, dado o adiantado da hora, mas gostaria de dizer que também sou um testemunho ocular desse poder de Deus. E fui um crítico, fui um cético. Fui um crítico tenaz da palavra. Quando eu cheguei à Igreja Universal, estava separada da minha mulher e dos meus filhos. Era um alcoólatra. Queria me suicidar porque não encontrava saída.

Muita gente entende que o dinheiro é a solução de todos os problemas. O meu problema não era dinheiro. Eu tinha um belo emprego, tinha o carro do ano, tinha uma qualidade de vida muito boa. Mas não tinha paz, não tinha vida. E fiquei pasmo. Quase quatro ou cinco anos, dentro da Igreja, sem me converter, só buscando um erro, um escorregão para eu poder criticar. Graças à misericórdia de Deus o que encontrei foi coerência. As evidências foram mais fortes. E eu me rendi. E aqui estou para honra e glória do Senhor Jesus.

Ao encerrar, Sr. Presidente, senhoras e senhores, quero cumprimentar o autor do requerimento para esta justa homenagem, nosso querido irmão, nobre Deputado Milton Vieira, do Partido da Frente Liberal, partido do qual também tenho a honra de integrar. Cumprimento também o Exmo. Sr. Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, que tem agido com isenção, como ele mesmo testemunhou. Aliás, quero cumprimentar também a todos os outros Deputados desta Casa porque demonstraram um espírito altamente democrático ao aprovarem este requerimento por unanimidade, graças a Deus, para que pudéssemos realizar esta solenidade à Igreja Universal do Reino de Deus.

Finalmente, quero me congratular com todos os membros obreiros, grupo jovem, evangelização, pastores, bispos da Igreja Universal do Reino de Deus deixando uma mensagem profética: “O reino, o domínio e a majestade dos reinos, debaixo de todo o céu, serão dados ao povo dos santos do altíssimo. E o seu reino será eterno. E todos os domínios ouvirão e obedecerão.” Esta é a promessa de Deus. E ela vai se cumprir. Daniel 7:27. Que Deus abençoe a todos rica e abundantemente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Concedo a palavra ao nosso coordenador político Pastor Vitor, que representa a Igreja Universal do Reino de Deus hoje.

 

O SR. PASTOR VITOR PAULO - Boa noite. Quero cumprimentar o nobre Deputado Milton Vieira, que preside esta Mesa, autor do requerimento desta homenagem aos 28 anos da Igreja Universal do Reino de Deus. Quero cumprimentar o Deputado Federal Bispo João Batista, Presidente da Igreja Universal do Reino de Deus, e esposa Pastora Marilene; na pessoa do Bispo João eu cumprimento todos os bispos, pastores, obreiros, membros, jovens presentes, da Igreja Universal e de outras igrejas; na pessoa da Pastora Marilene cumprimento a todas as senhoras, cumprimento a minha querida esposa Mônica, minha companheira em todos os momentos da minha vida.

Quero dizer aos senhores que o Bispo João Batista é um exemplo para todos nós, pastores, de uma vida digna, de homem de bem, de homem honrado. Para mim e minha família ele será sempre um exemplo.

Bispo João Batista, quando o senhor presidia a Rede Record de Televisão, fui designado para trabalhar na Rede Record, sou jornalista. Na época, a Igreja me designou para trabalhar na igreja. Vim a São Paulo para conhecer a estrutura. Tinha no Bispo João Batista um espelho. Não o conhecia, só de nome. Quando estive à frente do Bispo João e o cumprimentei, aquele momento para mim foi de alegria. Falei: “Como é que estarei, um dia, perto do Bispo João?” E eu me sinto honrado trabalhando hoje com o Bispo João, uma pessoa que admiro muito, da mesma forma o Bispo João Mendes, enfim.

A Igreja Universal cresce porque muitos encontram nela algo diferente que não encontram em outros lugares. Podemos ver, senhoras e senhores, o que fez na vida do Deputado Milton Vieira, do Deputado Wagner Salustiano, do Deputado e Pastor Roberto Alves, do Deputado e Pastor Souza Santos, da Deputada e Pastora Maria Almeida, do Deputado Marco Abramo, do Vereador Marcos Porta, na pessoa de quem cumprimento todos os outros vereadores que aqui vieram de cidades do interior de São Paulo para prestar esta homenagem.

O que a Igreja Universal faz é exatamente o mandamento do Senhor Jesus Cristo: “Ide a todo mundo pregar o Evangelho a toda a criatura.” A Igreja Universal tem feito isso até o dia de hoje, vai continuar fazendo isso até a volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Quero aqui agradecer, pois me sinto muito honrado em ocupar esta tribuna, em nome do Bispo Edir Macedo, líder e fundador, em nome do Bispo responsável pelo trabalho em todo o Brasil e em alguns outros países, em nome de todos os pastores, bispos, obreiros e membros da igreja quero agradecer ao Pastor Wendel, responsável pelo Grupo Jovem do Estado de São Paulo, que tem nos apoiado muito e feito um grande trabalho para toda essa juventude tão aflita, mas que tem largado toda a praga, pestes, doenças, drogas e tem conhecido o Senhor Jesus e seus obreiros que o ajudam.

Quero agradecer ao Deputado Rodrigo Garcia, Presidente desta Casa, um homem de bem que declarou publicamente o apreço, o apoio e o carinho que tem pela Igreja e pelos seus representantes. Portanto, quero saudar a todos e dizer que agradecemos muito o que Deus tem feito na Igreja Universal não só no Brasil mas também em todo o mundo. Muito obrigado e que Deus abençoe a todos vocês. Muito obrigado, Deputado Milton Vieira, por esta homenagem. Amém. (Palmas.)

Vamos fazer a última oração. Peço a todos que fiquem de pé. Depois da nossa oração o Coral irá cantar para que o nosso Deus seja glorificado. Vamos dar as mãos e agradecer a Deus. Quero convidar a minha querida esposa para que suba aqui junto a mim e também o Deputado Wagner Salustiano e sua esposa. Quero cumprimentar e agradecer as autoridades civis e militares aqui presentes, os delegados de polícia, o diretor do Detran, os amigos do Deputado Milton Vieira, que também são meus amigos.

Vamos dar as mãos e agradecer aos funcionários desta Casa que até a esta hora estão aqui nos ajudando com muita boa vontade, especialmente os operadores de som, os técnicos de som, os iluminadores, os operadores de câmera, os secretários de Mesa, enfim a todas as pessoas que estão aqui. Que Deus abençoe a todos vocês. Os senhores e as senhoras funcionários desta Casa estarão incluídos diuturnamente em nossas orações.

Vamos agradecer a Deus e pedir a Ele por esta Casa, pelas autoridades do Brasil tão imenso, tão rico e que infelizmente carece de pessoas sérias e honestas como todos os que aqui presente estão e outros certamente que não estão aqui, que são pessoas que precisam moralizar o nosso país. Fechem os olhos, por favor, e vamos elevar o nosso pensamento a Deus e agradecer por este momento e entregar as nossas vidas nas mãos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Senhor, nosso Deus e nosso Pai, tenho certeza absoluta que o Senhor está aqui, meu Deus. Porque escrito está que onde estivessem duas ou mais pessoas o Senhor estaria entre nós. Tenho certeza que o Senhor está aqui. Neste momento quero agradecer ao Senhor por esta homenagem, por esta cerimônia e pedir ao Senhor, meu Deus, pela vida do Bispo Edir Macedo, pela dona Ester, sua esposa, pelos seus filhos que estão por este mundo afora pregando a sua palavra. Que o Senhor venha dar saúde ao Bispo. Que o Senhor venha dar a ele sabedoria para nos ajudar, para nos exortar, para edificar essa Igreja tão gloriosa, que um dia subirá com o Senhor para Nova Jerusalém. Abençoe o Bispo Macedo. Abençoe o Bispo Romualdo Panceiro. Abençoe a todos os bispos, o Bispo Leo Vivas, todos os Deputados estaduais, federais, vereadores, secretários de estado, secretários municipais de todo o Brasil e também o presidente da República e seus ministros. Abençoe o governador do Estado. Abençoe, meu Deus, o prefeito desta cidade. Abençoe a todos meu Deus.

Que essas autoridades constituídas nos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo venham governar pelas pessoas mais pobres, humildes e desfavorecidas. Que eles possam ter olhos para essas pessoas simples, que muitas vezes estão embaixo das pontes, nos presídios, nos manicômios, nos asilos, nos orfanatos, nos hospitais, jogados nos corredores. Ajude essas pessoas, meu Deus, porque o Senhor tem olhos para todas elas, independente de classe social, de credo, de cor, de religião. Abençoe a todos, meu Deus. Oro pela Igreja, não só pela Igreja Universal do Reino de Deus, mas por todas as igrejas do Brasil e do mundo, meu Deus. Oro pela Igreja Universal do Reino de Deus, pelos pastores, bispos, obreiros, jovens, auxiliares, todos que querem entregar em tuas mãos, ao Coral que está aqui prestigiando, aos cantores, a nossa família, meu Deus. Entrego em tuas mãos esta Casa de leis. Entrego em tuas mãos o Congresso Nacional e agradeço, de todo o meu coração, em nome do Senhor Jesus Cristo.

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o teu nome, venha a nós o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O Pão nosso de cada dia dai-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores e não nos deixe cair em tentação, mas livrai-nos do mal, pois teu reino, o poder, a honra e a glória para todo o sempre. Amém. Graças a Deus e palmas para o nosso Deus. (Palmas.) Graças a Deus. Amém, pessoal!

Como bem disse o Deputado Milton Vieira, o Bispo Macedo dispensa de todos nós qualquer tipo de elogio. Mas o Bispo Macedo e dona Ester são um exemplo de vida para todos nós. E certamente quando olhamos para o Senhor Jesus Cristo, não erramos. Quando olhamos para o Bispo Macedo, seguimos esse exemplo e vamos até o fim e Deus certamente nos dará a vitória. Amém.

 

O SR. PARTICIPANTE - Agradecemos a todas as autoridades presentes, ao Deputado Milton Vieira, as pessoas que representam a Assembléia Legislativa. Agradecemos pelo convite. Para encerrar, vamos cantar dizendo que nada disso teria acontecido, o Raiz Coral não existiria, você que é empresário não teria chegado a seu posto, ser proprietário de tudo isso se não existisse um Deus, um filho que nos deixou o teu espírito, morreu por nós e tem nos guiado até hoje. Jesus meu guia é.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Coral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PFL - Esta Presidência agradece ao Coral e a todos os presentes. Antes de dar por encerrada a sessão quero agradecer ao Pastor Vanderson, que é o representante jurídico da Igreja Universal, representado aqui pela Dra. Sonia e pela Lia.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 23 horas e 11 minutos.

 

* * *