19 DE JUNHO DE 2009

033ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO A “IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS PELO SEU DIA”.

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado José Bittencourt, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear a "Igreja Evangélica Assembleia de Deus pelo seu dia". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Faz registro de correspondências recebidas e diz de sua alegria de estar aqui neste Parlamento, adorando o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Apresenta os Líderes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Anuncia uma apresentação de louvores pelo cantor Moisés, da Igreja Assembleia de Deus de Santo André. Anuncia a apresentação do Coral da Assembleia de Deus do Ipiranga, em São Paulo, sob a regência do Maestro Waldemar Augusto.

 

002 - PASTOR ERNI WALTER SEIBERT

Secretário de comunicação e ação social da Sociedade Bíblica do Brasil, que tem realizado a obra de levar a Bíblia para os brasileiros. Diz que o trabalho mais importante é ensinar o caminho para o céu, através de Nosso Senhor Jesus Cristo. Fala da prática de edificação de um mundo melhor através do testemunho da palavra e informa que a distribuição das bíblias está mudando a realidade do Brasil.

 

003 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a apresentação do Coral da Igreja Assembleia de Deus do Ipiranga.

 

004 - JOÁ CAETANO

Cumprimenta o Deputado José Bittencourt por esta iniciativa de trazer o poder público para celebrar os 98 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Diz que é missionário na África e destaca a ação social e a obra missionária da Assembleia de Deus, que está presente em mais de 200 países.

 

005 - PASTOR SAMUEL RODRIGUES

Presidente da Cieadespel - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus, no Estado de São Paulo e nos Estados Limítrofes -, parabeniza o Deputado José Bittencourt pela iniciativa. Diz que nasceu em Araraquara e é filho de pastor. Comenta que a Igreja Assembleia de Deus tem crescido e se desenvolvido e que é uma igreja nova que se renova e cresce. Espera que nos próximos anos todos os Estados possam seguir o exemplo de São Paulo.

 

006 - PASTOR CÉSAR CAVALCANTI

Presidente da Igreja Assembleia de Deus de Betesda, fala da história teológica da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no Brasil. Diz que o modelo de igreja que funciona é o modelo da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, citando versículo do Evangelho de S. Mateus.

 

007 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a apresentação de louvores, pelo cantor Rodrigo Soeiro, da Igreja Assembleia de Deus do Alto do Ipiranga, em São Paulo.

 

008 - JURANDIR DE SOUZA OLIVEIRA

Desembargador, representante do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Roberto Antonio Vallim Bellocchi, cumprimenta a Igreja Evangélica Assembleia de Deus pelos 98 anos de existência e diz que ela cumpre o objetivo da Igreja de Jesus Cristo na face da terra, citando versículo do Evangelho de S. Marcos.

 

009 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a apresentação do Coral Coadusa, da Igreja Assembleia de Deus de Utinga, Santo André.

 

010 - PASTOR DEIRÓ DE ANDRADE

Presidente da Igreja Assembleia de Deus de São Mateus, em São Paulo, fala sobre a história da Igreja Assembleia de Deus e sobre o trabalho dos pioneiros missionários.

 

011 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Diz que o orgulho é fatal e que Deus tem trabalhado nesta nação, lembrando que este recinto sagrado da democracia está honrado com a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Entrega DVD sobre o avivamento da rua Azuza, ao Pastor Josias de Almeida Silva, presidente da Igreja Assembleia de Deus, do Ministério de Cubatão. Convida o Pastor Josias para fazer a oração final. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT - Nós esclarecemos aos senhores e senhoras aqui presentes que estamos numa Sessão Solene convocada por este Parlamentar ao Presidente efetivo da Casa, devidamente autorizado e deliberado para estarmos hoje aqui neste recinto sagrado da democracia paulista para comemorarmos os 98 anos da Assembleia de Deus no Brasil. Então queremos agradecer a todos de antemão a presença, e já passarmos a ouvir o Hino Nacional.

Antes de ouvirmos o Hino Nacional, queremos dizer aos senhores a composição da nossa Mesa. Aqui à minha direita o ilustre pastor Josias de Almeida Silva, 1º vice-Presidente da Comadespe e o tesoureiro da CGADB e Presidente da Assembleia de Deus Ministério de Cubatão. Aqui à minha direita também ainda o ilustre pastor Samuel Rodrigues, Presidente da Cieadespel e Presidente da Assembleia de Deus Ministério de Jandira. Também à minha esquerda compondo a Mesa o ilustre Pastor Deiró de Andrade, pastor Presidente da Assembleia de Deus em São Matheus, Ministério de Madureira, e também membro da Junta Conciliadora do Estado de São Paulo do Ministério de Madureira. Conosco também aqui à minha esquerda representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o Poder Judiciário, portanto, representando o doutor José Roberto Vallim Belocchi que é o Presidente do Tribunal de Justiça, o doutor Jurandir de Souza Oliveira, desembargador, irmão nosso, e para nós é uma grande alegria, e que compõe esta Mesa nesta sessão solene.

Nós então passamos a ouvir, de pé, o Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PDT – Agradecemos, portanto, a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do 2º Tenente Jassen Feliciano, pela contribuição a esta Sessão Solene.

Nós queremos aqui fazer o registro de algumas autoridades que pediram escusas por não comparecerem a este momento solene: Vereador Mauricio Fernandes da Câmara Municipal de São Caetano do Sul; Deputado Gilmaci Santos do PRb, líder do partido nesta Casa; Deputado Aldo Demarchi,que é o 2º Secretário da Mesa desta Casa; Deputado Estevam Galvão, Líder dos Democratas nesta Casa; o vice-Governador Alberto Goldman justifica ao Presidente efetivo desta Casa e a este parlamentar a sua ausência; Sr. Bruno Caetano, Secretário de Comunicação do Governo do nosso Estado; Sra. Suely Vilel, reitora da USP – Universidade de São Paulo; a ilustre secretária Marialice Cerello, Chefe do Cerimonial e Relações Públicas da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, uma Secretaria que criamos o ano passado aqui neste Parlamento por iniciativa do Governador José Serra; também justifica a doutora Linamara Rizzo Battistella da mesma Secretaria; Sra. Desembargadora Marli Ferreira, desembargadora federal,presidente do TRF-Tribunal Regional Federal da 3ª Região; o Secretário Francisco Graziano Neto, ilustre Secretário do Meio Ambiente, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo; e a Sra. Marcela M. Donato do Gabinete da Presidência do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo. O Sr. Governador José Serra faz o agradecimento endereçando as suas escusas ao Presidente efetivo desta Casa e a este Deputado. O Sr. Décio Sebastião Daidone, desembargador e presidente do Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo.

Antes de, cumprir o programa desta Sessão Solene, esclareço a todos que muito embora estejamos aqui cumprindo uma formalidade nesta solenidade, evidentemente, queremos dizer que estamos aqui adorando o nome soberano do nosso Senhor Jesus Cristo, a ele seja a honra, a ele seja a glória, a ela seja todo o louvor.

Muito me alegra o Parlamento de São Paulo, o centro do Poder paulista, o Poder Legislativo onde as grandes demandas e questões do Estado aqui são debatidas. São discutidas matérias do interesse do Executivo, matérias do interesse do Poder Judiciário, matérias do interesse da cidadania de São Paulo como um todo. Nós discutimos aqui neste Parlamento, e muito me honra, muito me alegra em consórcio com todos os senhores estarmos aqui neste centro do Poder paulista, o Poder Legislativo adorando o nome do Senhor por 98 anos da Assembleia de Deus no nosso país.

Está conosco o senhor Leandro Verrone assessor parlamentar representando o Vereador Fábio Palácio, da bonita cidade de São Caetano do Sul. Registramos a presença do senhor Adelcio Bezerra Batista, diácono da Cidade do Cabo, Estado de Pernambuco. Ele esteve na Convenção Cieadespel, no Anhembi, no sábado e ficou para esta Sessão solene. Eu queria que vocês aplaudissem por este gesto tão bonito do senhor Adelcio da cidade do Cabo, Pernambuco. (Palmas)

Pastor Erní Walter Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil, fique de pé por gentileza. O Pastor Erní Walter Seibert é secretário de Comunicação e Ação Social da Sociedade Bíblica do Brasil. Não dá para pensar em Assembleia de Deus sem produção de Bíblia, sem Bíblia. Muito obrigado.

Também estão presentes o Pastor Marcos Ermiro da Luz, que congrega conosco lá no campo eclesiástico de Utinga, Santo André; o Sr. Antônio Carlos de Souza, que é o nosso maestro da nossa corporação; o Sr. Izaias Sobral da Silva; o missionário Joá Caetano está conosco, obrigado missionário pela presença; o Pastor Marcelo Oliveira; o Pastor Samuel Rodrigues; a Sra. Paula Carvalho; o  Sr. Arthur Bittencourt, e tantos outros amigos e amigas.

Quero registrar também a presença do Pastor Carlos Roberto Silva que é vice-Presidente Executivo da Comadespe. Fique em pé pastor Carlos, por gentileza. Aplaudam a vinda do pastor Carlos Roberto Silva,que é o vice-Presidente Executivo da Comadespe, a Convenção mais antiga aqui do Estado de São Paulo da Assembleia de Deus. (Palmas)

O Pastor André, da Cieadespel lá de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, veio também e está aqui. Ele disse que vai plagiar um sermão que eu preguei lá na Cieadespel, não é isso, Pastor? Eu quero que vocês aplaudam a vinda do Pastor André. Obrigado, Pastor. (Palmas)

Também quero registrar a presença do Pastor César Cavalcanti que preside a FTB – Faculdade Teológica Betesda. Faz um trabalho, doutor Jurandir, de Educação Cristã muito forte nesse Estado. Então, a gente fica muito honrado e feliz com a sua presença. Muito obrigado.

Quero também apresentar o Pastor Edmar Ribeiro que representa o Pastor Alcides Fávaro do Ministério do Ipiranga da Comespo. Ele representa o Pastor Alcides Fávaro, e junto com o Pastor Edmar Ribeiro, o Pastor Alcides Favaro é o presidente em exercício do Ministério do Ipiranga. O presidente é o Pastor Alfredo Reikdal. E junto com o Pastor Edmar Ribeiro o lindo coral que está conosco. Fique em pé, por gentileza, o coral. Eu queria que a televisão pegasse bem direitinho.Esta sessão está sendo gravada e nós vamos dar um DVD para todos os senhores no momento oportuno. O maestro e os irmãos do Ipiranga que também comparecem fiquem em pé todos. O senhor Gilvan que cuida da livraria lá do Ipiranga, o maestro e Pastor Waldemar Augusto que é o maestro deste coral que daqui a pouco vai se apresentar. Muito obrigado. Pastor Edson, lá de Cotia, fique em pé. Obrigado, irmãos do Ipiranga, de Vargem Grande Paulista e os companheiros. Muito obrigado.

Fiquem em pé, por gentileza,os irmãos que compõe o Ministério de Santo André, de Utinga; o coral lá das irmãs do Círculo de Oração do Ministério lá de Utinga. Muito obrigado, Deus os abençoe.

Desculpe se não fiz menção de outro nome. Quero apresentar um grupo de três pastores que trabalham lá com o Pastor Genício Severo dos Santos no Taboão da Serra, representando o Pastor Genício Severo dos Santos, que preside a Unidade Fraternal do ABC, Ministério de Madureira. Muito obrigado. Pastor Fábio Rezende, o senhor Silas e a senhora Carol, lá do Ministério de São Mateus. Deus abençoe. Quero também apresentar o cantor Rodrigo Soeiro e sua esposa, que são da Assembleia de Deus Alto do Ipiranga. Tem alguém que acompanha você Rodrigo? Daqui a pouco o Rodrigo vai cantar para nós, é uma grande alegria. O Pastor Natalício, de Tenório de Albuquerque está com um grupo de irmãos. O Pastor Luiz Paes, é coordenador da Cederj – Convenção da Assembleia de Deus do Estado do Rio de Janeiro, ligado à CGADB. E um grupo de companheiros o acompanham também nesta oportunidade. Pastor Elton Alves Ribeiro, de Mauá, representa o Pastor Adelino Alves Ribeiro. Fique de pé, por favor. Queremos apresentar o Pastor Eusébio Estevam Pereira, de Taubaté, é o vice-Presidente lá no campo de Taubaté, presidido pelo ilustre Pastor José Ezequiel da Silva que tem 95 anos. É isso mesmo, Pastor? Noventa e um anos. Pastor Eusébio Estevam Pereira, lá da bonita Cidade de Taubaté, muito obrigado pela presença.Assembleia de Deus Ministério de Taubaté, obrigado pela presença. Os obreiros que acompanham o Pastor Eusébio Estevam Pereira, fiquem em pé, muito obrigado, obrigado pela presença.

Ouviremos o cantor Moisés, que vai cantar um hino agora a nosso pedido. Aquele lá bonito, não é Moisés? Vamos então agora ouvir o Moisés cantar o hino conforme o programa.

 

O SR. MOISÉS – Uma boa noite na paz do Senhor. Esse hino é a oração do Pai Nosso. Então vamos louvar a Deus com este hino.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do hino.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Obrigado irmão Moisés pelo cântico.

Também queremos apresentar o Pastor Levi Libarino e a irmã Vanda sua esposa, e o seu filho do Ministério Ferreira, igreja presidida pelo Pastor Edgar Souza Brito. Muito obrigado Pastor Levi Libarino e família pela presença nessa Sessão Solene. O Pastor Orbanes,aqui à minha direita, é o nosso primeiro vice-Presidente do nosso Ministério em Utinga em Santo André. Deus o abençoe. A minha esposa, irmã Madalena Moratelli Bittencourt, é missionária e ajuda muito na igreja na área de aconselhamento também. Ela é psicoterapeuta, faz um trabalho de aconselhamento positivo conosco lá muito bom. Obrigado. E o meu sogro que andou com Daniel Berg, fique em pé o meu sogro. Aplaudam ao Senhor pela vinda do meu sogro. (Palmas)

Elee andou com Daniel Berg, um dos fundadores da Assembleia de Deus. É verdade, é verdade. Daniel Berg e Gunnar Vingren costumavam andar muito por Santo André. Os pastores antigos sabem muito bem disso. Doutor Gilberto Precinotti, presidente da Assembleia de Deus em Santo André, e os obreiros que o acompanham. Muito obrigado pela presença, é um prazer muito grande.

Nós queremos agora ouvir o Coral da Assembleia de Deus do Ipiranga. Nós estamos nesses momentos dos louvores, daqui a pouco passaremos a oitiva desses pastores que fazem parte aqui da Mesa. A nossa programação é ouvirmos o Pastor Samuel Rodrigues com uma palavra de sete minutos. Pastor Josias de Almeida Silva também, Pastor Deiró de Andrade com 15 minutos com um breve relato com a história da Assembleia de Deus no Brasil, e também o doutor Jurandir de Souza Oliveira representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Então vamos ouvir o Coral da Assembleia de Deus do Ipiranga presidida pelo pastor Alfredo Reikdal hoje presidente em exercício pastor Alcides Favaro.

Enquanto os irmãos se aproximam eu quero registrar também a presença do senhor Airton, assessoria nossa que trabalha conosco, queremos agradecer o empenho, o senhor Ricardo Mineiro. O senhor Airton é da Igreja Presbiteriana Renovada e trabalha conosco. O senhor Reinaldo, é da Igreja Canaã, e tantos outros irmãos que estão aqui conosco.

Após o Coral já ouviremos o pastor Erní Walter Seibert, da Sociedade Bíblica trazendo uma breve palavra sobre a Sociedade Bíblica aqui no Brasil.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Coral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Pode cantar outro maestro. Já que os irmãos estão aí vamos ouvir um outro Hino? Também com um coral bonito desses! Maestro Waldemar Augusto. Após o maestro uma palavra breve com o Pastor Erní Walter Seibert que está ali na tribuna devidamente autorizado, regimentalmente autorizado.

Enquanto o maestro distribui a partitura, a palavra com o Pastor Erní Walter Seibert.

 

O SR. ERNÍ WALTER SEIBERT – Quero saudar a Mesa, e saudando o Sr. Deputado José Bittencourt, saúdo a todos componentes da Mesa.

Prezados pastores, prezadas irmãs e irmãos, prezados convidados para esta Sessão Solene, eu trago uma palavra de saudação da Sociedade Bíblica do Brasil, e é com muita alegria que eu faço. A Assembleia de Deus, que está celebrando o seu 98º aniversário, é fundadora da Sociedade Bíblica do Brasil, e é proprietária da Sociedade Bíblica do Brasil. E ela junto com outros irmãos e irmãs tem realizado essa obra de levar a bíblia, dar a bíblia à pátria brasileira.

Já que estamos numa Casa de Leis do Estado de São Paulo, eu quero lembrar um dos fatores bonitos do trabalho assembleiano no nosso país, e que me lembra o texto de Isaías, capítulo 52, versículo 7: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas novas. Que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião o teu Deus reina”.

Quando falamos na distribuição da palavra de Deus, lembramos em primeiro lugar talvez o trabalho mais importante que é de ensinar o caminho para o céu através de Jesus Cristo, da fé no nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Mas muitas vezes esquecemos de algumas coisas complementares que acontecem quando esse trabalho é feito. E a Igreja Assembleia de Deus representa muito bem esse trabalho complementar que é feito, e que leva pessoas para os céus.

Quantas pessoas foram resgatadas nesses anos do vício? Quantas pessoas tiveram suas famílias reedificadas? Quantas pessoas se tornaram colaboradoras novamente da sociedade, e da sociedade em geral que antes estavam perdidas nos descaminhos da vida? Quantas pessoas foram resgatadas e ajudaram a construir um país melhor? E o porquê fizeram? Porque descobriram o caminho da salvação. Porque descobriram a Palavra de Deus.

Como estamos numa Casa de Leis eu quero lembrar exatamente esse aspecto da edificação de uma sociedade melhor através do anúncio da palavra. E as Assembleias de Deus são umas das responsáveis pela grande distribuição de Bíblias no Brasil. No ano passado em nosso país foi batido um recorde em toda história da humanidade, não há outro fenômeno igual em nenhum outro país. No ano passado, através da Sociedade Bíblica, do trabalho que realizamos em conjunto com as igrejas foram distribuídas quase cinco milhões e 700 mil bíblias. (Palmas)

São cinco milhões e 700 mil palavras de esperança que chegaram, e isso é uma sementeira riquíssima. Isso de fato está mudando a cara do nosso país. Por isso a minha alegria de saudar a Igreja que está comemorando o seu 98º aniversário, e dizer que já olhamos para frente dizendo a Festa do Centenário deve ser muito bonita e deve ser em louvor ao Senhor nosso Deus. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – São as palavras do pastor Erní Walter Seibert em nome da Sociedade Bíblica do Brasil.

Passaremos à apresentação do Coral.

 

* * *

 

- É feita apresentação do Coral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Nossos agradecimentos ao maestro Waldemar Augusto e ao Coral da Assembleia de Deus do Ipiranga. Obrigado.

Assembleia de Deus é isso, é coral, é banda, é mocidade, é ciclo de oração, criança, adolescentes, quarteto, isto é Assembleia de Deus. Que Deus abençoe.

Dirige-se para a tribuna o pastor missionário Joá Caetano representando os missionários da Assembleia de Deus neste país e fora dele. Joá Caetano é um dos missionários mais antigos da Assembleia de Deus aqui no nosso país.

Quero apresentar e registrar a presença do Pastor Natanael Rodrigues, que está aqui a minha direita e é um dos nossos assessores também. Registramos também a presença da irmã Sara Silva que é da Comadespe Feminino, esposa do Pastor Carlos Roberto Silva. O Pastor Eber Valério é vice-Presidente da Assembleia de Deus de Piraporinha, Santo Amaro. Nosso registro, nosso agradecimento pela presença assim como a do Pastor José Carlos de Oliveira, de Itapevi, 1º tesoureiro da Cieadespel. Obrigado, Pastor.

Vamos ouvir o Pastor missionário Joá Caetano.

 

O SR. JOÁ CAETANO – Muito boa noite a todos. Meus cumprimentos, meus respeitos à Mesa que dirige esta Sessão Solene.

Hoje estamos aqui para dar os parabéns à Assembleia de Deus pelos 98 anos de pregação do Evangelho, de ação social, de obra missionária, de Educação Cristã. Eu tive o privilégio de nascer na Assembleia de Deus. Meu pai foi um dos pastores pioneiros do Estado de Minas Gerais ordenado por um grande missionário Lars Eric Samuel Nystrom. Tive também o grande privilégio de conhecer Daniel Berg, um dos pioneiros da Assembleia de Deus no Brasil, juntamente com o seu companheiro, ambos do país da Suécia, Gunnar Vingren. Na Conferência Mundial em 1967 na Cidade do Rio de Janeiro nós tivemos a presença de Daniel Berg, um dos pioneiros da Assembleia de Deus. Agradecemos profundamente a Deus.

Gostaria de aproveitar o ensejo e parabenizar nosso ilustre Deputado José Bittencourt por esta iniciativa tão gloriosa de trazer o poder público para celebrar uma igreja que deu frutos não somente no Brasil, mas no mundo inteiro. E aqui eu estou como missionário, eu não sou pastor de igreja, eu sou missionário, e a propósito, missionário da igreja do Pastor José Bittencourt que trabalha conosco no país da Índia. A Índia - que está tão conhecida hoje pela Nação brasileira pela novela na televisão - tem um bilhão e 100 milhões de habitantes e a Assembleia de Deus está presente ali. Não somente na Índia, mas em mais de 220 nações da Terra. A Assembleia de Deus realiza o trabalho missionário, e o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo e é a única resposta para os problemas espirituais do gênero humano, para os problemas sociais, para os problemas materiais, para todos os problemas.

É com muita alegria que eu me levanto nesta tribuna para agradecer a Deus pelo ministério das Assembleia de Deus. Quero agradecer a cada pastor que aqui está, e a cada pessoa. Fiquei muito feliz também em encontrar hoje um dos nossos executivos nacionais, o Pastor Josias da Silva, que é um dos nossos executivos da nação, do Brasil e está levando a bandeira do Evangelho.

O trabalho de missões da Assembleia de Deus no mundo inteiro não é só pregar o Evangelho, nós temos uma ação social muito forte, especialmente ali na Ásia, no país da Índia. Acabei de vir de Angola onde estive durante um mês pregando o evangelho. Pregava seis horas durante o dia, três horas pela manhã e três horas à tarde, mas não somente pregando o Evangelho, mas fazendo ação social, porque esta é a ordem do nosso Senhor Jesus Cristo, pregar o evangelho e trazer também o pão para aquele que tem fome, trazer a roupa para aquele que está despido. E nós agradecemos a Deus pelo trabalho das missões da Assembleia de Deus nos mundo inteiro. Estou fazendo um trabalho na Índia, mas resido nos Estados Unidos.

Eu me lembro do problema da cidade de Nínive, relatado na Bíblia, no livro de Jonas. O livro de Jonas é um livro pequeno, apenas com quatro capítulos e 52 versículos. No último versículo do livro de Jonas, Deus faz uma pergunta a Jonas. Jonas não responde, e o livro de Jonas termina sem uma resposta. Deus diz para Jonas: “Porventura Jonas eu não ficaria chateado, nervoso com quase 120 mil almas que não sabiam discernir entre a mão direita e a esquerda! Que não sabiam o que era o errado e o certo! Você ficou chateado porque a aboboreira morreu? Eu também não ficaria triste, eu não ficaria chateado com quase 120 mil almas?”. E aí termina o livro de Jonas. Qual era o problema da cidade de Nínive? Era ignorância. O povo não sabia o que era mão direita nem o que era mão esquerda. O povo não sabia o que era o certo, o que era o errado. Deus disse para Jonas: “Um povo que não sabe discernir o certo e o errado, eu preciso de um profeta. Você é o profeta. Você foi lá e você disse: esta aqui é a mão direita, e esta aqui é a mão esquerda”. Quando o povo saiu da ignorância, o povo creu na mensagem do Evangelho e a cidade inteira foi salva.

Este é o trabalho de missões da Assembleia de Deus. Nós estamos dizendo para o povo que isto aqui é o certo, isto aqui é o errado. Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos venham ao conhecimento da verdade.

Quero terminar as minhas palavras deixando o último versículo do livro de Eclesiástico, aliás, o penúltimo versículo, capítulo doze, versículo treze: “De tudo que se tem ouvido o fim é teme a Deus e guarda os seus mandamentos. Porque este é o dever de todo homem”. Deus abençoe a todos. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Missionário Joá Caetano, grande servo de Deus que atua neste país e fora dele.

Vamos ouvir uma palavra também aqui pelos membros da Mesa. Antes quero falar aqui que é preciso ser breve. Hoje, a previsão é terminarmos às 22 horas e cumpriremos a rigor este horário, não se preocupem. Nós concluiremos dentro desse horário.

Vamos ouvir um dos membros da Mesa. A seguir ouviremos o Pastor César Cavalcanti falando um pouco sobre a questão teológica da Assembleia de Deus aqui no Brasil. Ele dirige uma faculdade muito importante.

Pastor Samuel Rodrigues, presidente da Ciadespel, Convenção Interestadual em São Paulo, com sede em São Paulo ligada a CGADB – Convenção Geral das Assembleia de Deus no Brasil.

Pastor César Cavalcanti, pode se dirigir a tribuna, por favor.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES – Quero cumprimentar o Pastor Deputado José Bittencourt e na sua pessoa cumprimentar todos os membros da Mesa. Cumprimento a todos aqui que participam deste momento importante das Assembleia de Deus no Brasil.

Parabenizamos o ilustre Deputado pela iniciativa de trazer a lembrança daqueles que conhecem e daqueles que não conhecem a Assembleia de Deus que ela comemora 98 anos. Estamos envolvidos num momento de muitas festividades por todo o país porque dentro de dois anos nós estaremos comemorando o Centenário da Assembleia de Deus.

Ouvi aqui agora o missionário Joá Caetano, e também me lembrava de que nasci nos fundos da igreja. Meu local de brincar era o tanque de batismo porque não tínhamos onde ficar na cidade de Araraquara, quando Araraquara ainda não era a Morada do Sol. Era uma pequena cidade, não vou dizer o ano para que vocês não descubram a minha idade. No entanto, sou filho de pastor e em nossa residência também dormiram homens de Deus que nós também aprendemos a respeitar e estamos lembrando a cada momento.

E de lá pra cá nesses anos todos a Assembleia de Deus tem crescido, tem se desenvolvido, tem avançado. E muita gente imagina 98 anos é uma igreja velha? Não, senhores, é uma igreja nova, e que se renova, e que cresce, e que vibra como uma igreja adolescente. Muita gente fica imaginando e porque o número é expressivo, acham que igreja envelheceu. Não, a cada dia ela se renova. Se renova porque a liderança também se renova. Se renova porque o próprio Senhor Jesus cuida para que ela se renove. E hoje estamos muito felizes por esse momento. E eu espero que nesses próximos dois anos todos os Estados possam copiar aqui essa nossa locomotiva do Brasil, porque São Paulo é a locomotiva do Brasil. Muita gente não quer acreditar nisso, mas é a grande verdade. E que outros Estados possam fazê-lo.

Eu estive recentemente numa comemoração em Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, quando ali iniciava as festividades dos 100 anos promovidas pela Convenção Geral das Assembleia de Deus no Brasil. Fico muito feliz porque aqui no nosso Estado onde estamos, onde está a sede da Convenção que nós presidimos, temos pessoas que estão preocupadas em comemorar e lembrar essa data tão importante. Até completar os 100 anos, com certeza nós teremos muitas outras atividades.

Portanto, parabéns Pastor, que Deus o abençoe e abençoe a todos os irmãos.

Eu quero deixar um texto que fala sobre o progresso e a glória de Sião, e que eu quero trazer para a Assembleia de Deus no Brasil: capítulo 54 do Livro do Profeta Isaias, o versículo dois e versículo três: “Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam. Não impeça, alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas, porque transbordará a mão direita e a esquerda, e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas”.

A Assembleia de Deus tem crescido, continuará crescendo sempre firmada a cada instante.Tenho certeza de que as gerações vindouras, se o Senhor não vier buscar a sua igreja, terão na Assembleia de Deus amparo e guarida, e poderão seguir ao Senhor através da nossa denominação. Deus abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Essa foi a palavra do Pastor Samuel Rodrigues, ilustre presidente da Ciadespel.

Concedo a palavra ao Pastor César Cavalcanti, presidente da FTB – Faculdade Teológica Betesda. A Assembleia de Deus tem também uma ação muito forte na área da Educação Teológica no nosso país

 

O SR. CÉSAR CAVALCANTI – É com grande prazer que eu me dirijo a distinta Mesa, ao ilustríssimo Sr. Deputado e a todos os presentes com a paz do Senhor Jesus.

Falar da história teológica da Assembleia de Deus no Brasil é um privilégio muito grande, especialmente pra mim que foi atingido pela mensagem salvadora do evangelho na Igreja Assembleia de Deus, especialmente na Igreja Assembleia de Deus do Ipiranga que tem um Coral aí cantando maravilhosamente. Que saudades dos irmãos aí do Ipiranga! Lembro o rosto de cada um dos irmãos.

A Assembleia de Deus no Brasil contribuiu progressivamente com o processo da Teologia de uma forma fantástica. Como? Com líderes leigos, pedreiros, pessoal que trabalhou no café, pessoal que trabalhou de bóia fria que foram também alcançados pelo evangelho da graça de Deus, e ao se converterem ao evangelho tiveram o primeiro contato com a Bíblia Sagrada, leram a Palavra de Deus.

Eles descobriram que igreja se faz de olho no olho, igreja não se faz de púlpito, começa de olho no olho. O Evangelho é transmissível, uma pessoa transmite para outra pessoa, e foi assim que o Senhor Jesus disse. E a Assembleia de Deus teve essa cooperação fora do comum que só na eternidade é que nós iremos descobrir o tamanho do impacto que essa denominação teve, sobretudo, na nossa Pátria amada. Eu digo isso porque o nosso tempo é tão curto aqui na vida, 70, 80 anos, mas só na eternidade a gente vai descobrir quantos milhões de pessoas foram atingidas de primeiro, segundo, terceiro, quarto grau com a mensagem salvadora do evangelho da graça de Deus.

Hoje temos faculdades, e eu tenho o privilégio de presidir uma instituição com mais de 14 mil alunos, grande parte oriundos da Assembleia de Deus. Temos preparados obreiros no Brasil, fora do Brasil, em todo território nacional e, sobretudo, principalmente da Assembleia da Deus. Amanhã mesmo estarei no Rio de Janeiro trabalhando com Teologia, sobretudo, na Assembleia de Deus.

Nós, teólogos formados, tivemos a oportunidade de estudar, mas tivemos o auxílio dos líderes leigos. Temos que olhar para trás e perceber que os líderes leigos, vou voltar a dizer, os pedreiros, os irmãos que trabalharam numa jornada de 10, 12 horas e que chegaram em casa passando a mão na Bíblia, na Harpa e na família para abrir uma pequena congregação.Foi assim que a Igreja Assembleia de Deus cresceu no Brasil. É esse o modelo que funciona. O modelo de crescimento de igreja que funciona foi o modelo implementado para a Assembleia de Deus. É chegar para a pessoa perdida e dizer para ela: “Jesus salva você, Jesus batiza você, Jesus tem condições de levar você para o céu mesmo você sendo essa pessoa péssima que você é, tem jeito para a sua vida.” Foi com essa mensagem que a Igreja Assembleia de Deus cresceu, e é com essa mensagem que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus precisa prosseguir.

Eu deixo para a meditação dos irmãos a palavra de Jesus em Mateus, capítulo 28, versículo 19: “Portanto, ide. Fazei discípulos de todas as nações ensinando. Ensinando todas as coisas que tenho mandado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.

Vamos continuar, meus irmãos. A Assembleia de Deus teve um crescimento muito maravilhoso e tem que continuar crescendo. Como? Através de você no trem, no metrô, aonde quer que seja. Claro que a Teologia é uma grande ferramenta, sobretudo, para liderança, mas o modelo de crescimento da igreja é pregar o Evangelho. É dizer que Jesus ainda continua salvando através das nossas vidas. Somos agentes de Deus para o crescimento da igreja que ele conquistou na cruz do Calvário. Que Deus abençoe em nome de Jesus. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Muito bem, Pastor César Cavalcanti.

Nós vamos ouvir um cântico com Rodrigo Soeiro da Assembleia de Deus do Alto do Ipiranga. Após o cântico, ouviremos uma palavra também de gratidão pelo doutor Jurandir de Souza Oliveira, digno Desembargador do nosso Poder Judiciário do Estado de São Paulo.

Se algum pastor não foi citado, desejando, gostaria de citar a todos, é só procurar aqui os nossos assessores ou o Cerimonial e faremos menção com o maior prazer da sua presença.

 

O SR. RODRIGO SOEIRO – Saúdo a todos os irmãos com a paz do Senhor. Amém.

Para nós é motivo de muita alegria estar aqui. Agradeço o Pastor Deputado José Bittencourt pelo convite. E antes de louvar o Senhor gostaria de pedir oração a todos os pastores, porque tenho certeza que tem muitos homens de Deus aqui. Não tenho dúvida disso.

Meu pai, Pastor Paulo Silas, sofreu no ano passado um derrame com 47 anos de idade, o qual está acamado, já vai para seis meses. Eu tenho certeza que enquanto nós estamos aqui, Deus pode estar curando ele. Eu tenho certeza absoluta que em breve ele estará andando. Por milagre de Deus, hoje, ele não fala, mas já canta. Não dá para entender, irmãos. As fonoaudiólogas tentam explicar, mas o importante é que Jesus já está fazendo milagre. E tudo coopera para aqueles que amam o Senhor.

Acho que uma canção que nós poderíamos cantar hoje aqui depois de tantos hinos bonitos, seria uma canção que engrandecesse o nome dele.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de louvores.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Obrigado cantor Rodrigo Soeiro. Nós nos associamos à intercessão em favor do Pastor Paulo Silas. Desde há muito tempo estamos fazendo isso, e queremos que o Senhor possa completar a obra.

Concedo a palavra ao Dr. Jurandir de Souza Oliveira, digno Desembargador do nosso Poder Judiciário do Estado de São Paulo.

 

O SR. JURANDIR DE SOUZA OLIVEIRA – Muito obrigado, Sr. Presidente Deputado José Bittencourt, na pessoa de quem eu quero cumprimentar esta Mesa de honra e tão seleta, assim como cumprimentar a todos aqui presentes com a paz do Senhor Jesus.

Sr. Presidente, eu quero dizer que para mim hoje cumpre-se um versículo bíblico. Hoje, eu tenho aqui dupla honra de estar nesta tribuna reservada a poucos; eu, que sou tão pequeno, vou falar aqui em nome do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, representando o seu presidente Desembargador Roberto Antonio Vallim Belocchi.

Quero inicialmente cumprimentar esta igreja vitoriosa que é a Igreja Assembleia de Deus no Brasil pelos 98 anos de existência, que fez história e continuará fazendo história nesta terra. E creio que a Assembleia de Deus do Brasil cumpre a grande comissão do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que está no livro de Marcos capítulo 16, versículos 15 e 16: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Aqueles que crerem e forem batizados serão salvos, mas os que não creem já estão condenados.” E estes seguirão os que crerem, não seguirão pastor, papa, bispo, apóstolo, obreiro, seguirão o que crerem. “Em meu nome expulsarão demônios. Pegaram nas serpentes. Se beberem alguma coisa mortífera não lhes fará dano algum. E imporão as mãos sobre os enfermos, e os curarão”. Esses dois versículos ao meu ver encerram o grande objetivo da igreja de Jesus Cristo na face da Terra. E graças a Deus que a igreja de Jesus Cristo não tem placa, é a igreja que segue esses dois versículos, ir para todo o mundo.

O Pastor Joá Caetano falou agora há pouco do trabalho extraordinário que ele faz como missionário na Índia, na África. Nas igrejas subterrâneas onde imperam o tacão e a bota, lá os missionários estão levando a Palavra de Deus. E, aqui, nós estamos nesta Casa, que é uma Casa democrática, que abre suas portas nessa noite para receber o povo de Deus.

Então, Sr. Presidente, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo sente-se honrado em participar dessa grande festa. E eu quero encerrar essas breves palavras dizendo que também no Tribunal de Justiça está lá a presença de Deus. Rui Barbosa, o grande patrono do Direito, não sei se todos sabem, também era evangélico. Ele encerrou um discurso que fez como paraninfo de uma turma no Largo de São Francisco. Esse discurso ficou conhecido como “Oração aos Moços”: “Não há justiça onde não haja Deus”. Parabéns! Boa noite. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Doutor Jurandir de Souza Oliveira, irmão nosso e que dignifica a Magistratura no nosso Estado. Nós temos hoje no Estado cerca de 360 desembargadores, e dentre estes 360 eu cito Dr. Jurandir de Souza Oliveira, irmão nosso; o presidente da Apamagis, o Dr. Nelson Henrique Calandra, e tantos outros que nós conhecemos ali naquela Casa, e que são verdadeiros defensores daquilo que é justo, que é verdadeiro, que é honesto como diz Filipenses quatro, versículo oito. Evidentemente essa frase marca muito: “Não há justiça sem Deus.”

Vamos citar todos bem forte enquanto as nossas gloriosas irmãs do Círculo de Oração de Utinga – Coadusa, a minha amada igreja se prepara para cantar. Vamos citar todos: “Não há justiça sem Deus”.

 

* * *

 

- Todos falam a citação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Vamos ouvir as irmãs do Coadusa, de Utinga, do Círculo de Oração. Depois ouviremos a palavra do Pastor Deiró de Andrade, um breve relato da Assembleia de Deus no Brasil.

A Bíblia diz que a base do trono de Deus é a justiça e a equidade. A base do trono de Deus. E está no cartão aqui do Dr. Jurandir de Souza Oliveira : “Não há justiça onde não haja Deus.” É a frase dele. Obrigado.

Com você, o Círculo de Oração da Assembleia de Deus em Santo André, sob a direção da maestrina Cida Tarif.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT - Obrigado ao Coadusa de Utinga.

Vamos ouvir então o Pastor Deiró de Andrade.

Queremos registrar a presença do Pastor Anderson Rosa, da Assembleia de Deus de Carapicuíba e  também o Pastor Joel Carvalho da Assembleia de Deus em Cajatí. Pastor Anderson Rosa é o 1º Secretário da Cieadespel. Obrigado pelas presenças.

Concedo a palavra ao Pastor Deiró de Andrade.

 

O SR. DEIRÓ DE ANDRADE – Exmo. Sr. Presidente, peço licença para chamá-lo meu ilustre irmão, abençoado Deputado, Pastor José Bittencourt, dignos pares de Mesa, Dr. Jurandir de Souza Oliveira representante do Poder Judiciário aqui do nosso abençoado Estado; Pastor Samuel Rodrigues, abençoado colega dos tempos de Jandira, maravilhoso companheiro, abençoado em nome de Deus, digno presidente da Cieadespel; Pastor Josias Almeida, digníssimo tesoureiro da Convenção Geral das Assembleia de Deus no Brasil - uma honra grande demais poder estar ao seu lado; Missionário Joá Caetano, há uns 40 anos eu ainda era pequenininho e o missionário Joá Caetano já fazia sucesso pregando por aí. Pastor César Cavalcanti, meu ilustre e gordo amigo, digno líder da Faculdade Teológica Betesda; Pastor Natalício Tenório; Pastor Erní Walter Seibert, da Sociedade Bíblica do Brasil; Arthur, meu ilustre e bravo amigo, Deus te abençoe; ilustres e abençoados companheiros, que o Senhor Deus os abençoe a todos, trago a saudação da Assembleia de Deus em São Mateus onde pela graça do Senhor servimos a ele.

Eu sou um pastor de quarta geração da Assembleia de Deus.A primeira geração é a dos nossos abençoados Gunnar Vingren e Daniel Berg. A segunda geração é a do Pastor Paulo Leivas Macalão. Abençoada seja a sua memória, fundador do glorioso Ministério de Madureira, onde pela graça de Deus estou há 43 anos. Depois, a geração do meu abençoado Pastor Luiz Gonzaga Medeiros; do meu pai, Reverendo Deiró Felício de Andrade; do Pastor Virgilio Rodrigues, abençoada memória; do Bispo Manoel Ferreira, que hoje preside a nossa Convenção. E eu e outros abençoados e melhores que eu e que aqui estamos, estamos na quarta geração.

Hoje eu honro aqui a memória de meu pai e de meu pastor. E tenho memória o texto de Mateus capítulo três, que dentro desses minutos breves que usarei me reportarei a ele. O Capítulo três do Evangelho segundo Mateus diz: “Apareceu João Batista, ele apareceu pregando no deserto da Judéia e a sua mensagem era: arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus.” Este é referido por intermédio do profeta Isaias que diz; “Voz que clama no deserto, preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.

Usava João vestes de pelo de camelo e um cinto de couro. A sua alimentação eram gafanhotos e mel silvestre, mas acorriam a ele, vinham para ele Jerusalém, toda a Judéia, e a circunvizinhança. Muito bem, era atrativo ouvir João, porque João tinha uma mensagem capaz de transformar as pessoas. Ele falava de Jesus, a palavra Jesus, o nome Jesus dito pelo anjo à mãe dele. Maria dizia que o menino tinha que se chamar Jesus porque ele salvaria as pessoas dos seus pecados. Ele é salvador, e João falava dele. Era atrativo ouvi-lo e ele então pregava, batizava e ensinava. Assim como foi atrativo ouvir João Batista um caipira, um homem camponês de um lugar tão remoto parecido com Carapicuíba de onde eu vim. Assim, era atrativo ouvir os pioneiros da Assembleia de Deus. Sua mensagem aqui já referida consistia em dizer que Jesus Cristo salva. Ele salva o homem dos seus pecados, do mundo em que vive, da prisão constituída pelos erros do seu passado. E Jesus Cristo cura as suas doenças nas mais variadas esferas do ser humano. Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo, e Jesus Cristo os leva para o céu.

Eu nasci filho de um presbítero, que se tornou um grande pastor. Nossa brincadeira, já que meu pai morou nos fundos da Igreja Assembleia de Deus de Vila Lurdes, em Carapicuíba, minha linda terra, era com as panelas da minha mãe fazendo um batuque.Falávamos que o culto, onde o hino principal era: “Olhai para o Cordeiro de Deus, porque só ele vos pode salvar. Olhai para o Cordeiro de Deus.”

João Batista tinha o jeito assembleiano. Ele parecia com pastor da Assembleia de Deus, que hoje tem ministros, governadores, ilustres e abençoados deputados, desembargadores, pessoas nas mais variadas esferas do poder da nossa República. Começou com um irmão cego de um olho, discriminado por sua cor e pobre que começou a orar, e com instância orando colocava a sua cabeça dentro de um caixote de cebola e pedia que o Espírito de Deus fizesse um movimento diferente em todo o mundo. E tal como aquele caipira João Batista - um camponês pregando sem muita cultura - as pessoas vinham até ele nas margens do rio Jordão, começaram a fluir pessoas para aquele cego William Joseph Seymour, na chamada rua Azuza, um referencial do Pentecoste deste mundo. As pessoas iam lá e começavam a orar juntas com ele ao Senhor e ler a sua Palavra, e as pessoas entupiam aquele ambiente e o Espírito de Deus se manifestava. E as pessoas começaram a divulgar aquele movimento por todas as cidades da região, pelos estados da região, pelas nações da América, e chegou até a Europa. De lá partiram diversos irmãos, entre os quais dois abençoados que fazem a história da Assembleia de Deus no Brasil, Gunnar Vingren e Daniel Berg.

Depois de pastorear uma pequena Igreja Batista nos Estados Unidos, Gunnar Vingren foi lá para entender o que estava acontecendo no endereço do Pentecoste. E ele foi tocado, chamuscado, queimado pelo poder do Espírito Santo. E esse Espírito Santo o envolveu de tal forma que ele começou a glorificar a Deus em outras línguas. E aquilo envolveu de tal forma o seu coração que ele se viu envolvido na Palavra de Deus, até que o Espírito Santo falou ao seu coração revelando uma cidade brasileira incrustada na Mata Amazônica e para lá ele foi com o seu colega. Eles chegaram em 1910. Adaptam-se aqui e ali. Um dos dois vai trabalhar na fábrica para que o outro vá para a escola aprender a língua portuguesa. À noite, aquele que fora para a escola ensina aquele que fora para a fábrica. E o trabalho daquele que tinha ido para a escola era muito complicado, porque ele tinha que ensinar o outro sem nunca ter sido professor. Mas a partir daqueles pequenos ensinamentos eles podiam se comunicar, e como não podiam falar muito porque o vocábulo não era grande eles escolheram frases pequenas:” Ei! Jesus Cristo salva. Ei! Jesus Cristo cura. Ei! Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo. Ei! Jesus Cristo leva para o céu.” E as pessoas ouviam aquilo e o Espírito Santo traduzia a mensagem aos corações. E as pessoas vinham e eram curadas, e curadas as pessoas aglomeravam-se em multidões, e eles viajavam, cantavam, pregavam, e Deus os abençoava.

Há uma canção no nosso hinário, o Hinário das Assembleia De Deus, composto pela irmã Frida Vingren. Ela escreve no seu livro dizendo que quando aportou no cais viu a cidade e chorou, e chorou o mês inteiro sem parar. A casa para onde foram era de chão batido, barro nas paredes era o ambiente onde ela estava a morar, mas ela compôs a canção e nós a cantamos dizendo que os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação. E do céu as lindas melodias se ouviram na escuridão. E aquela mulher nunca abandonou o seu posto de guerreira pregadora ao lado de seu marido.

O trabalho cresceu na região Amazônica. O grande movimento da evangelização a partir da Igreja de Jerusalém se deu quando o povo pode se dispersar de lá e Deus precisava arrumar alguma coisa no Brasil. Então, apareceu o tal Ciclo da Borracha, e os irmãos desciam do Norte para o Nordeste, e do Nordeste para o Sul e então o Sudeste. E à medida que os irmãos iam se mudando eles chamavam os vizinhos, os colegas de trabalho, as pessoas com quem conviviam, e repetiam aquelas quatro frases aprendidas lá no meio da mata: “Ei! Jesus Cristo salva. Jesus Cristo cura. Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo. Jesus Cristo leva para o céu.” Alguém dizia: “Se ele cura, então ore pelo meu filho, pela minha filha, pela minha sogra, pela minha esposa, pelo meu marido, pelo meu vizinho.” E eles oravam. E à medida que eles oravam, cumpria-se o texto que o Dr. Jurandir com maestria aqui citou:” ...as pessoas eram curadas e a obra de Deus crescia.” Cresceu a tal ponto que chegou em Carapicuíba e lá salvou o meu pai, lá salvou a minha mãe, lá salvou os meus irmãos, lá salvou a mim. Chegou a Santo André na bela Utinga onde está a maravilhosa Assembleia de Deus de Utinga. Chegou em Jandira, chegou em Cubatão, chegou no Sul, no Sudeste, chegou aqui na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas)

A mensagem poderosa dizendo: “Jesus Cristo ainda salva. Jesus Cristo ainda cura. Jesus Cristo ainda batiza com o Espírito Santo. Jesus Cristo ainda leva para o céu.” A mensagem de um cego pobre e discriminado, era acompanhada de lágrimas, de sinceridade e de integridade. Assim, os nossos pioneiros levaram adiante a bandeira assembleiana.

Nós, das Assembleias de Deus, fazemos parte de um movimento muito importante. O primeiro movimento dos reformados atingiu um grande propósito. Depois apareceu um outro movimento histórico e depois veio o pentecostalismo clássico onde estamos inseridos. Aqui podemos dizer que Jesus ainda cura, mas nós não precisamos fazer propaganda disso. Que Jesus salva, e as pessoas vêm apesar da maioria daqueles pregadores dos rincões das periferias não serem letrados e doutos, mas estão cheios do poder do Espírito Santo. E à medida que alguém os procura esse poder de Deus está a levar adiante a grande mensagem: Jesus Cristo continua curando, Jesus Cristo continua salvando.

Quantas milhares de pessoas são transformadas diariamente, semanalmente, mensalmente, anualmente dentro das Assembleia de Deus? Coisa interessante é ver o passado de crente. Passado de crente é um negócio interessante. Alguém levanta-se um dia para dar testemunho e dizia: “Eu já fui doente, não sou mais.” Outro se levanta para testemunhar dizendo: “Eu já fui preso do crime, não sou mais.” Outro se levanta dizendo: “Eu já fui prisioneiro das drogas, não sou mais.” Alguém se levanta dizendo: “Eu já fui prostituído neste mundo, não sou mais.” E ele começa a perguntar: “Por que ele não é mais?” Porque ele ouviu uma mensagem: Jesus Cristo salva; Jesus Cristo cura; Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo.

Devo finalizar, e vou usar esses cinco minutos, Sr. Presidente, para dizer que o grande inimigo dos romanos e dos gregos foi o gigantismo. Deus viu isso aqui no Brasil, então Deus inventou um monte de ministério. Deus inventou um monte de ministério para que um homem não se levante para dizer: “Eu mando em tudo.” Então Deus falou: “Quem manda sou eu.” E levantou um montão de ministério, um está lá em São Mateus, outro está lá em Utinga, outro está em Cubatão, e Deus está abençoando a eles. Seja a glória para sempre por Jesus Cristo. Amém. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Pastor Deiró de Andrade, ilustre pastor das Assembleia de Deus no Brasil, um certo pensador disse que a soberba é fatal. O orgulho é fatal. E realmente Deus tem trabalhado nesta Nação. Parabéns, pastor.

Nossos agradecimentos a todos que aqui estiveram presentes. Eu fico muito sensibilizado com essas manifestações porque aqui a gente pensa, reporta a nossa memória para tantas coisas, mas também vislumbramos muitas coisas. A partir de um um ato simples como esse até, singelo até, mas com simbolismo e um emblema muito forte. É por isso que esta Casa está honrada, esse recinto sagrado da democracia está honrado com a presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E a presença da noiva do Cordeiro aqui neste lugar. Este lugar que é palco de tantos embates e reflexões políticas hoje está sendo o lugar da presença de Deus neste recinto. A noiva do Cordeiro está presente.

Quero agradecer imensamente a todos os irmãos, autoridades aqui presentes, Pastor Deiró Andrade, Dr. Jurandir de Souza Oliveira.

O Pastor Josias Almeida Silva, um grande baluarte, vai orar agora. Ele pediu: “Pastor, pode deixar, eu faço a oração final.” Mas esse é um homem honrado, um homem de Deus, que de fato e de direito ele é o maioral, por isso ele vai orar e impetrar a benção apostólica. Esse é o maioral, faz parte da direção da Mesa, da CGADB Nacional. Então aqui ele é realmente o maioral.

Quero agradecer ao Pastor Luiz Paes; ao Pastor Samuel Rodrigues; ao Pastor Carlos Roberto Silva, que é o vice-Presidente Executivo da Comadespe, a Convenção mais antiga deste Estado; ao Pastor Erní Walter Seibert, da Sociedade Bíblica; Pastor Eusébio, Deus o abençoe pastor Eusébio pela presença; ao Pastor Edmar, que representa o Pastor Alcides, que Deus o abençoar.

Pena que o tempo me manda parar, mas gostaríamos de ouvi-los. Pelo meu gosto nós iríamos até 15 para meia noite. A  D. Yeda falou: “Pode ir que está muito bonito.” Ontem terminou aqui 15 para meia noite. Mas nós temos que encerrar esta reunião maravilhosa.

Antes de encerrar quero agradecer o Presidente efetivo desta Casa, Deputado Barros Munhoz, que nos ajuda muito neste Parlamento; ao Deputado Vaz de Lima, que é reverendo presbiteriano, Líder do Governo desta Casa e que nos ajuda muito também nas nossas tratativas aqui neste Parlamento; ao Deputado Campos Machado, que é o Presidente do Conselho das Prerrogativas deste Parlamento,e que também nos ajuda muito; e a tantos outros companheiros deste Parlamento.

O Pastor Deiró de Andrade foi muito feliz em fazer menção da rua Azuza. Foi lá que começou, em 1906, essa chama tão sublime, divina e que arde nos nossos corações. Vou passar às mãos do Pastor Samuel Rodrigues, e gostaria de pedir ao Pastor Arthur, aos irmãos que entregassem aos membros da Mesa um DVD de Celebração dos 100 anos do Reavivamento da rua Azuza. É importante, é uma história que realmente mexe conosco. Quem assistiu a este DVD sabe muito bem o que eu estou falando aqui, é algo impactante: o poder de Deus que realmente ocorreu ali numa ação poderosa do Espírito Santo juntando dois grupos. Quem sabe pode ocorrer aqui no Brasil. Aliás, no Brasil, não tem aqui esse gigantismo, esse orgulho, essa soberba. Não tem. Mas o Senhor é o mesmo, Ele pode fazer grandes obras e levantar homens de Deus para que realmente façam a sua obra.

Vamos aplaudir o Senhor pela vinda do pastor Josias de Almeida Silva. (Palmas)

Fiquemos de pé porque já estamos encerrando.O Pastor Josias de Almeida Silva, fará a oração final, impetrando a Benção Apostólica. Logo após encerraremos declarando na forma regimental o encerramento desta sessão.

 

O SR. JOSIAS DE ALMEIDA SILVA  - Gostaria de saudar a todos com a paz do Senhor. Quero agradecer o carinho do nobre Deputado Pastor José Bittencourt em ter nos convocado para estarmos aqui para nesta noite para comemorarmos os 98 anos da nossa Igreja Assembleia de Deus no Brasil. Com muita humildade eu agradeço a Deus por esses carinhos a nós dispensados. Somos amigos, e vamos permanecer amigos. Tenho certeza que Deus vai unir mais e mais esta Igreja até o arrebatamento da mesma.

Vamos orar: “Nosso Deus, nosso Pai Celestial, queremos agradecer por essa festa tão gloriosa. Estivemos aqui reunidos nesta igreja, Senhor, em teu nome, para comemorar os 98 anos dessa Igreja.

Permita, ó Pai, que sejamos glorificados e nos ajude a continuar nessa jornada para comemorar os 100 anos.

Pai Celestial, dai-nos força, dai-nos saúde, dai-nos a tua graça, que o teu espírito possa operar milagres no meio do teu povo. Pai Celestial nos ajude em tudo. Nós oramos, já te agradecemos em nome de Jesus. Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus nosso Pai, a comunhão e as consolações do Espírito Santo sejam com o teu povo de Deus agora e para sempre. Amém.”

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PDT – Está encerrada a presente sessão. Obrigado a todos. (Palmas)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 10 minutos.

 

* * *