1

 

22 DE OUTUBRO DE 2001

34ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DO AVIADOR”

 

Presidência: MÁRCIO ARAÚJO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 22/10/2001 - Sessão 34ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: MÁRCIO ARAÚJO

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO AVIADOR"

001 - MÁRCIO ARAÚJO

Assume a Presidência, abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, atendendo solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de homenagear o "Dia do Aviador". Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Nomeia as autoridades presentes.

 

003 - HEITOR PAGOTTO

Presidente do Aeroclube de São Paulo, historia a trajetória da instituição. Ressalta a importância dos comissários de bordo para a aviação.

 

004 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Registra a presença de diversas autoridades civis e militares.

 

005 - FELIPE WAGNER

Diretor da EWM - Escola de Aviação, reverencia a memória de Santos Dumont, inventor do avião. Elogia a dedicação dos pilotos e demais profissionais da aviação.

 

006 - WALTER FELDMAN

Destaca o papel relevante de solenidades como essa, que reconhecem o mérito dos homenageados. Analisa o momento por que passa a aviação comercial.

 

007 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Agradece as palavras, do Deputado Walter Feldman, Presidente efetivo desta Casa.

 

008 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Inicia as homenagens às escolas de aviação presentes ao evento.

 

009 - MARTA LÚCIA BONHARE

Integrante da equipe "Brasilian in Wolkim Shows", que faz as acrobacias aéreas, agradece a todos pela estima demonstrada. Informa que a equipe não poderá continuar suas atividades devido a falta de patrocínio.

 

010 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia número musical a ser executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

011 - ALDA ARAÚJO

Lamenta o fim da equipe "Brasilian in Wolkim Shows".

 

012 - TERCIO IVAN DE BARROS

Superintendente da Infraero, discorre sobre a atuação da empresa na infra-estrutura dos aeroportos brasileiros.

 

013 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Prossegue com as homenagens às escolas de aviação.

 

014 - SALMERON CARDOSO JÚNIOR

Diretor do Centro Educacional Escola de Aviação, agradece a homenagem recebida. Exprime sua convicção de que o mercado da aviação vai continuar sempre se expandindo, independente de situações que ocorrerem.

 

015 - REINALDO NUNES DA COSTA

Diretor da Escola de Aviação WINGS, agradece a homenagem recebida. Recorda os aviadores e comissários, que no último dia 11 de setembro, perderam a vida cumprindo a sua missão, num ato de terrorismo.

 

016 - JOSÉ LUIZ MATTOS

Diretor da ABC Fly, Escola de Aviação, agradece à Assembléia Legislativa e ao Deputado Márcio Araújo pela homenagem.

 

017 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Anuncia a execução de número musical pela Banda da Polícia Militar.

 

018 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Faz um agradecimento especial às representantes das comissárias e comissários de bordo da Rio Sul, Transbrasil, Varig, TAM e Vasp.

 

019 - OTACÍLIO SOARES LIMA

Comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, fala das missões desempenhadas pelo grupo sob sua responsabilidade.

 

020 - MESTRE DE CERIMÕNIAS

Conclui as homenagens à escolas de aviação.

 

021 - HEITOR PAGOTTO

Presidente do Aeroclube de São Paulo, agradece a homenagem recebida.

 

022 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Anuncia a execução de número musical pela Banda da Polícia Militar.

 

023 - FELIPE WAGNER

Diretor da EWM Aviation Ground School, agradece a homenagem recebida. Apresenta os números dos profissionais que se formaram em sua escola no ano anterior.

 

024 - JOSÉ ORLANDO BELLON

Comandante do IV Comando Aéreo Regional, enaltece Santos Dumont, o Pai da Aviação. Assevera que a Aeronáutica sempre estará inteiramente devotada à causa da nacionalidade brasileira.

 

025 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Agradece aos aviadores do Brasil pela determinação e coragem com que levam a integração e o propósito de gerar riquezas e oportunidades a todo o país.

 

026 - MESTRE DE CERIMÔNIAS

Anuncia a execução de número musical pelo Sr. Alex Filho.

 

027 - Presidente MÁRCIO ARAÚJO

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.  

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - É dada como aprovada a Ata da sessão anterior.

Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o “Dia do Aviador”.

Oportunamente, esta Presidência nomeará as autoridades presentes.

Convido a todos presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Queremos registrar e agradecer as presenças do Sr. Major Brigadeiro do Ar, José Orlando Belon, Comandante do IV COMAR; do Tenente-Coronel PM Otacílio Soares Lima; do Comandante da Rádio Patrulha Aérea, Brigadeiro Intendente, Maximino Mendes de Oliveira Júnior; do Subdiretor da Subdiretoria de Abastecimento e do Dr. Técio Ivan de Barros, Superintendente da INFRAERO de São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Ouviremos agora a palavra do Sr. Pagotto, Presidente do Aeroclube de São Paulo.

 

O SR. HEITOR PAGOTTO - Sr. Deputado Márcio Araújo, autoridades presentes, senhoras e senhores, bom dia.

O Aeroclube de São Paulo, durante 70 anos, está presente na formação e aviadores, que se alastraram pelo nosso País, pelo mundo. O nosso sucesso foi tanto, que até os mais cépticos desconfiaram, por vezes, duvidaram de nós. E quanta desconfiança. E mesmo assim, continuávamos. Modernizamo-nos, aceitando o novo. O nosso sucesso era ainda maior.

Vimos o nascimento do jato, batizamos o Ministério da Aeronáutica, não criamos nenhuma revolução. Mas, em tempo, participamos dela. Não desceríamos um único tiro, e até os mais cépticos reconhecem a nossa vitória. Criamos vários cursos: instrutor de vôo, piloto comercial, pára-quedista, vôo à vela, acrobacia, vôo por instrumento, comissário de bordo. Esse último nos fascinou. Imaginem como nos fascinou.

Poucos sabem da importância do comissário de bordo. Os alunos nos chegam sonhadores e dedicados, temerosos e fascinados. Para os cépticos, uma missão a mais ou amenos, não era nada. Para o nosso Aeroclube, uma necessidade vital. E sempre que formamos uma nova turma de comissários, os transportamos para o ano de nossa fundação, 1931. Lá não havia o jato, sequer o Ministério da Aeronáutica, tão- pouco, a figura do comissário de bordo. E sim, o nosso idealismo. Somos hoje um centro formador desses profissionais, que merecem a nossa confiança, que não merecem os cépticos, que merecem o sucesso, que não merecem esse único dia, que merecem todos os dia.

Enquanto existir um só aviador no céu, nossas intenções serão traduzidas de maneira rápida e humana.

Muito Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Agradecemos as presenças: do Comandante Pablo Moreira Campos, representando o Coronel Rui César Melo, Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; do Capitão de Fragata Naval, Jorge Luiz Pereira da Silva, neste ato, representando o Exmo. Sr. Amirante Ronaldo Fiuza, Comandante do VIII Distrito Naval; Tenente-Brigadeiro João Alberto Correia Neves; Sr. Coronel Eisy Cogan, Presidente do Conselho Consultivo, representando neste ato, o Sr. Luiz Carlos Prestes de Faria Habidá, Presidente da CM em São Paulo; Major Brigadeiro Luiz Leomil; Coronel-Médico Norberto Mayer Neto, diretor do Hospital da Aeronáutica de São Paulo; Coronel-Aviador, Vanderlei Couto Filho, Chefe do Estado Maior IV; Coronel-Aviador, Hélio Severino da Silva Filho, Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Vôo; Tenente Coronel Aviador, Darci Pereira Leite, Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira; Coronel Intendente, Rui Aves de Araújo, Presidente da Aeronáutica; Sr. Uiler Lare Furtado, Superintendente da INFRAERO; Sr. Fábio Caloni, Chefe de Gabinete, representando o Sr. Dário Rais Lopes, Superintendente do DAESP; Sr. Reinaldo Campo Pereira, Presidente da Fundação Santos Dumont; Sr. Paulo Santos Mattos, da Fundação Santos Dumont; Vereador e Pastor Roberto de Valença, do Município de Mogi das Cruzes; Escola WINGS, na pessoas do Sr. Reinaldo Nunes da Costa, Diretor; Sra. Alda Araújo, esposa do Coronel e Deputado Márcio Araújo; Tenente Eugênio Costa Mousum, Delegado do Serviço Militar do 12ª Delegacia de Serviço Militar em São Paulo.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Daremos agora a palavra ao Comandante Felipe Wagner, Diretor da EWM - Escola de Aviação.

 

O SR. FELIPE WAGNER - Exmo. Sr. Deputado Walter Feldman, DD. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nobre Deputado Márcio Araújo, Coronel-aviador RR, também um Ícaro. Exmo. Sr. Brigadeiro João Alberto Correia Neves, Exmo. Sr. Major Brigadeiro do Ar, José Orlando Bellon; Exmo. Sr. Cel. Marco Aurélio Sendin; Exmo. Sr. Cel . Orlanil Lima Andrade, Comandante da Base Aérea de São Paulo; Exmo. Sr. Cel. Ivo Almeida Prado Xavier, Comandante do PAMA; Exmo. Sr. Comandante Pagotto, DD. Presidente do Aeroporto de São Paulo; Exmos. Srs. representantes das Empresas Aéreas e colegas mantenedores de escolas de aviação, demais autoridades civis e militares, e eclesiásticas, minhas senhoras e meus senhores, amanhã, dia 23 de outubro, é o “Dia do Aviador”.

Faz 95 anos que o nosso grande patrício, Alberto Santos Dumont, nascido em 1873, fez voar com os seus próprios meios de locomoção, o artefato mais pesado que o ar, o Biplano 14 BIS.

Já antes desse feito, há cem anos, o nosso grande Ícaro Brasileiro, Pai da Aviação, pilotando um dirigível conhecido apenas como o Número 6, venceu um grande desafio da época, ganhando o “Prêmio Deutsch”, para quem fizesse um vôo controlado de meia hora, ao redor da novíssima Torre Eiffel, construída em Paris, para exposição mundial de um ano antes.

Santos Dumont é um dos exemplos mais curiosos da era mecânica, e um grande talento para o desenho. Relógio de pulso, foi por ele inventado. fez também planador, helicóptero, inúmeros balões e dirigíveis, e sonhando sempre com a liberdade, - bem inalienável. pilotava em paris, a sua libélula, o “Demoiselle”, dando-se ao luxo de voar até a sua casa, deixando esse avião estacionado na porta, logo após o almoço ou o café da tarde.

Decolava e voltava ao campo de Bagatelle, onde se sediava o Aeroporto de Paris.

Um dos grandes prazeres do aviador ou aeronauta, não é só a beleza, a eficiência, a velocidade, mas a sensação de liberdade, a maior riqueza que um ser humano pode ter.

Não existe na natureza física do homem que o prepare para o vôo. Tudo que diz respeito ao vôo, teve de ser inventado. Aeronave, os instrumentos, motores, sistema de orientação, as comunicações, os aeroportos.

Além disso, os homens tiveram de fundir e refundir uma miríade de descobertas científicas, levando-as a grandes aproveitamentos, e se prestando a experiências sem precedentes.

O nosso triunfo moderno, em nos estender rumo aos astros e estrelas, é tanto uma extensão do espírito humano, quanto de uma vitória nas ciências.

A ciência é o servidor, o espírito, o mestre. Como diz Gil Robe Wilson: “Estranho à Terra, reluzindo por meio do amor de um piloto, seu aeroplano, a devoção de um oficial à sua Pátria. A decisão de um jovem em pagar a sua dívida para com a liberdade.”

Como diz Richard Bahr, em seu livro, O Dom de Voar: “A terra dos aeroportos abrigam dois terrenos completamente separados. Um é o reino do passageiro, onde o freguês reina e manda; reina sobre a terra à sua volta: os salões, as lojas e os serviços, alfândega, os balcões de passagens, os escritórios das companhias, e os nove décimos traseiros de todos os aviões, onde os comissários e comissárias lhe servem iguarias, bebidas, serenidades, e são os guardiões de segurança aos passageiros.

O restante décimo do avião é o reino do piloto, e os pilotos são gente esteriotipadas e fascinantes. São quase que exclusivamente homens que gostam de voar, mais do que qualquer outra coisa no mundo, que trabalham na cabine de comando dos jatos, não porque desejam levar os passageiros aos vários aeroportos de destino, e sim porque gostam de voar. sabem fazê-lo, e na sua grande maioria, não poderiam desempenhar qualquer outra profissão.

Há exceções à regra. São os que poderiam trabalhar bem em qualquer outro ramo. Não são os melhore pilotos. Sabem pilotar, claro, mas quando é necessária a perícia, o que hoje em dia, só de vez em quando acontece, revelam-se estrangeiros no céu.

Os melhores pilotos são os que começaram a voar quando eram garotos, que chegaram aonde estão hoje, após fracassarem e sofrerem em profissões de terra firme.

Passavam a voar em tempo integral, alistando-se na Força Aérea, ou começando de baixo, varrendo hangares, abastecendo aviões, fumigando plantações, pilotando táxis aéreos, servindo de instrutores, finalmente decidindo, tentar as grandes companhias, já que no ar, nada perderiam. Aleluia, sendo aceitos.

Hoje em dia, algumas companhias exigem instrução superior dos seus candidatos a piloto, e com isso, perdem os seus melhores homens para as pequenas companhias, que realmente precisam dos melhores pilotos para enfrentar o maior número de problemas. E para as companhias de táxi aéreos e pulverização agrícola.

O porquê dessa exigência de instrução superior, não se entende bem, já que um piloto, com conhecimento de zoologia, pode saber muito de ictiologia, mas um piloto formado para ser piloto, numa escola de aviação, voa e pilota o seu avião porque se interessa por ele, ele tem amor.

O caminho entre os reinos no aeroporto é um caminho de mão única. Ninguém penetra o reino dos pilotos se não for piloto. É um caminho exclusivo. Os melhores aviadores costumam sentir-se mal em terra firme, a menos que estejam falando sobre a aviação, que é que quase acontece, sempre.

Não poderíamos deixar de mencionar os mecânicos de vôo e os técnicos de manutenção aeronáutica, que não só constroem e mantém as nossas belas garças em condições de vôo, para o nosso grande prazer de voar, com segurança e eficiência.

Existimos, porque Santos Dumont, o “Pai da Aviação”, o grande Ícaro brasileiro, existiu.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Encontra-se presente o Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, o nosso querido Deputado Walter Feldman.

Tem S.Exa. a palavra.

 

O SR. WALTER FELDMAN - PSDB - Querido Deputado Márcio Araújo, proponente desta importante extraordinária Sessão Solene, que homenageia o “Dia do Aviador”, senhores brigadeiros, Dr. Tércio, que aqui representa a Infraero, não estou com a lista de todos as autoridades presentes, mas o cerimonial já nos representou, o Dr. Márcio Araújo, o nosso Deputado também já citou, portanto, vou me ater especificamente a algumas palavras e uma mensagem que não poderia deixar de oferecer nesta sessão, tendo em vista várias manifestações de funcionários desta Casa, de Deputados, salientando a importância e a relevância desta sessão, já no decorrer de alguns anos.

Todos têm dito que é uma das mais importantes sessões solenes desta Assembléia Legislativa, pelo grau de representatividade, pela presença não só de autoridades, mas de inúmeros funcionários de empresas de aviação, do Ministério da Aeronáutica, daqueles que compreendem a importância desse ato.

Quero inicialmente, Deputado Márcio Araújo, dizer que nos últimos dias, a imprensa de São Paulo, tem tratado de maneira equivocada essas homenagens, os títulos e as denominações que normalmente o Parlamento dá a vários setores, a várias autoridades, a várias personalidades da vida pública brasileira. Por muitas vezes comentam e criticam homenagens como essas que estão sendo feitas no dia de hoje. O “Dia do Aviador”, o “Dia da Aeronáutica”, o “Dia do Exército Brasileiro”, o “Dia do Soldado”, imaginando que na visão, muitas vezes elitista de setores da imprensa, que essa é uma questão de somenos importância.

Talvez a presença numa reunião como essa demonstre exatamente o contrário, porque nós vivemos também de homenagens, de reconhecimentos, de solenidades como essa. Exatamente a realização de atos, manifestações, a marcação de datas, de dias, que fazem com que atividade que é realizada, seja efetivamente reconhecido pelo poder público, pela sociedade, pelos órgãos de imprensa, às vezes locais, que estão hoje aqui reunidos. É uma visão equivocada de segmentos da imprensa que não compreendem que nós temos que a todo momento reconhecer o trabalho que é digno. E é isso o que estamos fazendo na sessão de hoje. O aviador, aqueles que trabalham nessa atividade complexa, cientificamente avançada, mas também perigosa, precisam desse reconhecimento. Nós precisamos inclusive para avisar aqueles que não têm uma visão tão correlata, tão relacionada, que isso é incentivo para que a atividade continue, para que ela cresça, para que ela seja cada vez mais reconhecida pelo poder público e pela sociedade em geral.

Tenho tido vários contatos com Presidentes das empresas aéreas nacionais.

Recentemente, Brigadeiro, estive com o Dr. Osires Silva, eu não sei se tenho o nosso povo da Varig aqui? Tem vários representantes da Varig aqui, da Rio Sul também, que faz parte do conglomerado, não faz? O Dr. Osires Silva está muito preocupado, muito, recentemente, inclusive, Congonhas retirou vários vôos da TAM e da Varig, do Aeroporto de Congonhas, num momento dramático da aviação no mundo, particularmente no Brasil.

O Dr. Osires Silva comentava que se não houver uma preocupação hoje intensa hoje dos órgãos públicos, particularmente do governo federal, em parte, do governo do estado, nós poderemos ter uma “debaclè”, uma situação de insolvência da Aviação Comercial Brasileira, o que é dramático. Não sei se os senhores que trabalham nessas empresas têm conhecimento da gravidade do momento pelo qual passamos. Não por conta apenas dos acontecimentos, do “Trade Center”, ou de problemas relacionados ao comércio internacional, ou ao turismo, mas existe um problema grave do ponto de vista financeiro, de funcionamento das empresas nacionais. E precisa de certa forma, como fez o governo americano, que voltemos os olhos para essa atividade absolutamente essencial, estratégica, não entre numa situação de insolvência ou de um compasso e espera passivo, que não permita a resolução definitiva de uma atividade, até por motivos da complexidade do território nacional, se torna cada vez mais essencial e estratégico, não apenas para o turismo, daqueles que queiram passear, mas inclusive de integração nacional .

Estou dizendo isso, porque acho que essa sessão solene não vai pode apenas ser a saudação àqueles que militam diuturnamente nessa atividade, mas também de reflexão dos graves momentos pelos quais passamos.

Tenho acompanhado todo o trabalho da Infraero, a tentativa de resolução do complexo de Congonhas, a ampliação do Aeroporto de Cumbica, a tentativa de termos um projeto mais amplo que aborde as dificuldades da aviação paulista e que dê os caminhos, os canais para que possamos cada vez ter mais resolução dos nossos problemas e espaços que possam ser complexamente mais definitivamente resolvidos, para entender que hoje no mundo globalizado, nós precisamos cada vez mais dar o espaço adequado para a aviação nacional.

É nesse sentido que quero saudar os senhores também com um pouquinho de reflexão, sabendo da atividade extraordinária que os senhores realizam, e compreendendo que cada vez mais a ciência, o avanço tecnológico tem que vir acompanhado da ética, seja na Medicina, seja na aviação, seja na atividade política, tudo aquilo que mexe profundamente na sociedade humana deve e pode avançar como a bioengenharia, como a aviação, mas não para fins destrutivos.

Não queremos com tanta facilidade, a clonagem humana, como não queremos a aviação envolvida em ações de guerra, como não queremos a política, que é poderosa envolvida em ações inescrupulosas e contra o interesse público. Por isso, nesse sentido, quero cumprimentar o Deputado Márcio Araújo, que de maneira conseqüente, correta e adequada, homenageia com o “Dia do Aviador”, aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Parabéns e uma saudação a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Quero deixar consignada a nossa gratidão pelas palavras sábias do nosso Presidente do Poder Legislativo do Estado de São Paulo, Deputado Walter Feldman, que como os senhores vêem, tem uma idéia clara sobre o que estamos fazendo no dia de hoje, ele que tem incentivado bastante o nosso trabalho, inclusive o trabalho da união de forças, em que nesses tempos de agora, mais do que nunca, precisamos todos estarmos unidos, e ele que durante a mudança de bandeira aqui desta Assembléia Legislativa, e todas as bandeiras nacionais, estaduais, municipais, dá o incentivo em que comparece o Exército, a Marinha, a Aeronáutica e a Polícia Militar.

Toda primeira quinta-feira do mês, nós temos essa solenidade, em que as autoridades dessas corporações todas comparecem, dessas armas todas, e todos ficam vibrando de alegria porque isso coloca na memória do brasileiro, a necessidade que nós temos de homenagear as nossas Forças Armadas, e digo em termos de aviação, no caso nosso, e mais ainda, as asas civis, constituída pela suas companhias de aviação, fábricas, escolas de formação, aeroclubes, etc.

Muito obrigado, mais uma vez, quero agradecer as palavras do nosso querido Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Walter Feldman.

Tem a palavra o locutor, o Mestre de Cerimônias, que vai distribuir a matéria em diante.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Muito obrigado, Deputado.

Gostaríamos de agradecer a Sra. Sandra Maria Antunes Antônia, Diretora do Sindicato Nacional dos Aeronautas; Sr. Adalberto Febiliano, Diretor Executivo da ABAG, Associação Brasileira de Aviação Geral; Sr. Décio Caçulino, Diretor de Vendas da Atap; Sr. Paulo Santos Matos, Diretor Presidente da Abrajet, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo; Sr. Roberto Macedo, vice-Presidente Comercial da Varig, representando neste ato, o Sr. Osires Silva., Presidente desta mesma empresa; o Vereador e Pastor Vanderlei de Jesus, do Município de São Paulo e também um agradecimento especial ao Coronel PM Otacílio Soares de Lima, Comandante do Rádio Patrulhamento Aéreo da Polícia Militar do estado de São Paulo, que gentilmente permitiu que o Helicóptero Águia ficasse à disposição no estacionamento desta Casa.

Neste momento, iniciaremos às homenagens das escolas de aviação.

Reconhecendo a fundamental importância das escolas de aviação para o desenvolvimento da atividade aérea no país, é que o Deputado Estadual Márcio Araújo, Coronel-aviador e Comandante da Aviação Civil, tem a honra de apresentar nesta data, a homenagem do Parlamento Paulista ás escolas de aviação, que participam do evento m, estendendo-a a todos os presentes, sejam aviadores, aeronautas, aeroviários ou aeroportuários, pertençam à aviação civil ou militar, com certeza de que bem compreendem a excelência do momento, por conhecerem os degraus por onde galgam os atuais alunos prenunciando o caminho de gerações futuras.

Temos o prazer de convidar a Exma. Sra. Alda Araújo, esposa do nosso Deputado, para iniciar a entrega das placas às escolas presentes.

Gostaria de convidar também a Sra. Marta Bonhare, bem como o comandante Pedrinho Melo, para acompanharem a Sra. Alda Araújo, nessas homenagens.

Convido também o Sr. Márcio Vilares, sobrinho-bisneto de Santos Dumont.

Chamo a Sky Angels Escola de Aviação de São José do Rio Preto, na pessoa da Sra. Alice Bueno dos Santos. (Palmas.)

Convido a Escola de Aviação Master, na pessoa da Sra. Maria de Lurdes.

Antes de chamar a terceira escola, gostaria de fazer um destaque a Marta Lúcia Bonhare e ao Comandante Pedrinho Melo, que são da equipe “Brasilian in Wolkim Shows”, que fazem as acrobacias aéreas, e que neste momento, desde o dia de ontem, deixaram de ter seus patrocínios. Então, se alguém por eventualidade souber de alguma entidade, alguma empresa que queira patrociná-los, serão sempre bem-vindos.

Convido neste momento, a Escola de Aviação Iacom, de Congonhas, na pessoa do seu diretor, Sr. José Alberto Bertolutti.

 

* * *

- São feitas as entregas. (Palmas.)

* * *

 

A SRA. MARTA LÚCIA BONHARE - Quero só fazer um agradecimento rápido a todos, e dizer que para a nossa equipe, o Pedrinho Melo e para mim, é um momento muito especial, que é um momento de comemorações, e as bases estão de portões abertos e todos nós de corações abertos, porque é um momento especial .

Para nós, como equipe, é praticamente uma despedida, é um momento triste por um lado, porque nós não temos certeza se vamos poder continuar na atividade, se não surgir um patrocinador nos próximos dois dias, mas é um momento alegre, porque no momento em que o mundo está em guerra, nós mostramos que a aeronáutica, a aviação militar e a aviação civil podem ser usadas também para entretenimento, para proteção, para amor, harmonia, e passar uma mensagem de paz.

Muito obrigada a todos pelo carinho com que todos nos trataram durante esses 15 meses em que a equipe existiu, nós existimos por meios próprios até agora.

Muito obrigada a todos. Aproveitamos esse momento de todos presente, para deixar a nossa despedida. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Teremos, neste momento, a apresentação do número musical: Canção da Aviação Embarcada pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

- É executado o número musical. (Palmas.)

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Os nossos agradecimentos à Corporação Musical da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

A SRA. ALDA ARAÚJO - Um momentinho, Sr. Presidente, me causa estranheza agora o casal aqui que faz acrobacias estar se despedindo. Achei estranho eles estarem se despedindo, com a solenidade começando. Eles estão falando que estão parando de fazer acrobacias por falta de patrocínio. Eles são da América do Sul, são os únicos representantes do Brasil, representam o Brasil no mundo. Estiveram agora, acho no Chile, e estão deixando isso, ela já foi como uma dessas moças que estão aqui, foi comissária de bordo, ele sempre foi piloto, sempre feliz. Agora, eu vejo eles chorando aqui, e não me contive.

Desculpe ter tomado a palavra.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Tem a palavra o Presidente desta Casa, para dizer a todos o seguinte: o casal, os grandes acrobatas do céu brasileiro, estão justamente se despedindo no dia de hoje.

 

A SRA. ALDA ARAÚJO - Estão se despedindo por falta de verba, de patrocínio. Tiraram o avião e todo o patrocínio. Eles estão uniformizados e sem patrocínio.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Esta Presidência agradece a V.Sa. e quer dizer que Deus proverá um patrocínio excelente para eles. Todos nós estamos torcendo para que isso aconteça!

Tem a palavra o Sr. Tercio Ivan de Barros, Superintendente da Infraero.

 

O SR. TERCIO IVAN DE BARROS - Exmo. Sr. Márcio Araújo, Presidente desta Sessão Solene em homenagem ao “Dia do Aviador”; Exmas. autoridades aqui presentes, que fazem parte da mesa, senhoras e senhores, para a Infraero a participação da comemoração do “Dia do Aviador” é extremamente agradável e, eu diria, mesmo feliz. A Infraero, que foi criada dentro do Ministério da Aeronáutica, há 28 anos nos consideramos como parte direta nessa família azul, que faz parte do nosso querido Brasil.

Se formos relembrar a importância doa viador que tem dentro do cenário brasileiro, iremos partir até mesmo para aquela aviação do correio aéreo nacional, que no seu início, desbravou de maneira indômita, de uma maneira altamente corajosa, destemida, todo o nosso interior brasileiro, e principalmente a Amazônia.

Hoje, quando se fala em termos de globalização, nós temos aqui hoje representantes das empresas aéreas, representantes das escolas de aviação, representantes do comando aéreo da FAB, da Força Aérea Brasileira, comando da Aeronáutica, que fazem parte dos valorosos pilotos de oficiais de todas as suas atividades.

Sem dúvida nenhuma, para a Infraero, que domina hoje o cenário brasileiro, a parte da sua infra-estrutura, nada mais certo, nada mais justo, do que compartilhar deste dia agradável, deste dia extremamente feliz, quando vemos com grande preocupação tudo aquilo que se passa no cenário internacional.

É importante deixarmos registrado que os nossos aeroportos representam o cartão de visitas de todas as nossas cidades, representam o cartão de visitas do nosso país. E dentro dessa atividade, nós queremos fazer uma saudação especial àqueles que com responsabilidade, conduzem milhões e milhões de pessoas, a bordo de suas aeronaves. Àqueles que com o seu profissionalismo, conduzem e determinam as normas que devem ser aplicadas a essa aviação. Àqueles que fazem a sua manutenção, àqueles que conduzem sempre com um sorriso no rosto, um sorriso nos lábios, os passageiros que embarcam que são as valorosas comissárias e os importantíssimos comissários de bordo.

E hoje nessa fase tão difícil que estamos passando dentro da aviação, gostaria de deixar o abraço fraterno, o abraço amigo da Infraero, uma empresa que nós consideramos como uma filha que já fez parte do comanda da aeronáutica, que alcançou a sua independência, mas que juntos ainda valorizamos essa importantíssima atividade no cenário brasileiro.

Muito obrigado. ( Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - O Sr. Mestre-de-Cerimônias fará agora a apresentação das novas homenagens.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Seguindo as homenagens, convidamos o Sr. Salmeron Cardoso Júnior, Diretor do Centro Educacional Escola de Aviação.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

* * *

 

O SR. SALMERON CARDOSO JÚNIOR - Sr. Presidente desta Casa, autoridades presentes, eu queria somente deixar uma palavra de alento a esses futuros comissários que estão presentes aqui, deixar uma mensagem de otimismo, de fé e de capacidade que cada um tem dentro de si, para atingir o seu objetivo, como eu atingi o meu quando fui comissário.

Hoje, reencontrando os meus ex-colegas da Varig aqui, me trouxe à lembrança várias coisas que aconteceram na minha vida, e barreiras que ultrapassei que forma difíceis, mas eu consegui e atingi o objetivo esperado na carreira de comissário, que se possa atingir de uma empresa aérea.

Quero deixar uma palavra de otimismo, de fé e de muita dedicação a todos esses comissários e futuros comissários que estão aqui, prestigiando essa cerimônia, e avisá-los que o mercado da aviação vai continuar sempre se expandindo, independente de situações que ocorrerem, porque nós aqui no Brasil, temos a melhor aviação do mundo.

Muito Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Convido, neste momento, o Sr. Reinaldo Nunes da Costa, Diretor da Escola de Aviação WINGS.

 

* * *

- É feita a homenagem. (Palmas.)

* * *

 

O SR. REINALDO NUNES DA COSTA - Senhoras e senhores, gostaria de agradecer em primeiro lugar, ao senhor nobre Deputado Márcio Araújo e a esta Casa. Sinto-me honrado e gostaria também de estender essa homenagem aos professores e alunos de minha escola, que acreditaram no meu trabalho e permaneceram comigo, e fizeram da WINGS, pelo pouco tempo que tem, ter o nome que tem hoje.

Desculpe o nervosismo. Quero fazer uma homenagem particular minha, aos aviadores que no dia 11, aviadores e comissários, que no último dia 11 de setembro, perderam a vida cumprindo a sua missão, num ato de terrorismo, que abalou a todos até hoje.

Muito Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Faço o convite neste momento, ao senhor

José Luiz Mattos, Diretor da ABC, Escola de Aviação.

 

* * *

- É feita a homenagem. (Palmas.)

* * *

 

O SR. JOSÉ LUIZ MATTOS - Em nome da ABC Fly, queremos agradecer a Assembléia Legislativa de São Paulo, em especial ao Deputado Márcio Araújo, por essa homenagem. Realmente desejamos, neste momento, transmitir a todos o otimismo que a própria ABC Fly e todo o nosso pessoal está sentindo realmente em relação ao momento, esperamos inclusive que a Marta e o Pedrinho consigam realmente o patrocínio, vamos fazer o possível, trabalhar para isso, e enfim, vamos realmente torcer para que a aviação supere qualquer... que possa ter, e como disse o colega, a aviação brasileira realmente é a melhor aviação do mundo.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Pela Banda da Polícia Militar, será executado agora a Canção dos Expedicionários.

 

* * *

- É executado o número musical. (Palmas.)

* * *

 

O SR. MESTRE0-DE-CERIMÔNIAS - O nosso agradecimento mais uma vez à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Gostaríamos de agradecer, e fazer um agradecimento especial, às comissárias da Rio Sul, na pessoas da Sra. Beatriz Brasília, aos comissários da Transbrasil, na pessoas da Denise Campos, aos comissários da Varig, na pessoa do Sr. Dorival Cruz, aos comissários da TAM, na pessoa da Sra. Elizete Oliveira Scarlet, aos comissários da Vasp, na pessoa do Sr. Janilson de Oliveira Melo.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Uma salva de palmas para as nossas comissárias e comissários presentes. (Palmas.)

Tem agora a palavra o Tenente Coronel PM Otacílio Soares Lima, Comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar.

 

O SR. OTACÍLIO SOARES LIMA - Exmo. Sr. Deputado Márcio Araújo, que Preside este ato, Exmo. Sr. Brigadeiro José Orlando Belô, DD. Comandante do IV COMAR, Exmo. Sr. Brigadeiro Maximino Mendes de Oliveira, subdiretor de apoio logístico da Logística da Aeronáutica de São Paulo, Ilmo. Sr. Tercio Ivan de Barros, digno Superintendente da Infraero, São Paulo; Srs. brigadeiros oficiais generais nomeados pelo Cerimonial, Srs. componentes da Mesa, nominados pelo Cerimonial, Srs. oficiais da Força Aérea, aqui presentes, senhores Praças da Força Aérea, Srs. oficiais da PM, dignos representantes e integrantes de empresas e escolas de aviação, do Estado de São Paulo, senhoras e senhores, Exmo. Sr. Deputado Márcio Araújo, por vossa iniciativa, mais uma vez nos encontramos na Assembléia Legislativa, em Sessão Solene, para comemorarmos o “Dia do Aviador”, uma homenagem aos homens e mulheres que cruzaram e cruzam os céus, exercendo uma das conquistas mais fascinantes do homem, - a aviação.

O sonho de voar sempre fez parte da mente do ser humano. Por anos e anos, essa práticas esteve reservada apenas aos pássaros e aos deuses. O homem, por sua incessante busca da evolução e liberdade, até o Séc. XIX, já detinha o domínio da terra e da água. Porém, ainda lhe faltava a conquista do ar.

Nesse contexto, foi que em 23 de outubro de 1906, após muita labuta, um gênio, idealista e determinado, que viveu sempre à frente do seu tempo, encantou a platéia que eu assistia, no campo de Bagatelle, em Paris, voando o seu novo invento, - o 14 Bis.

Alberto Santos Dumont, brasileiro que já havia conquistado a Europa, mudava agora o rumo do mundo. Aviadores, que buscam no vôo o prazer de voar. Aviadores que encontram no vôo a profissão. Aviadores, civis ou militares, fardados ou não, que fazem do vôo, o dom de servir. Hoje é o seu dia.

A Polícia Militar está inserida nesta prática há 17 anos, em uma segunda fase da sua aviação. Nesse período, o grupamento de Radio Patrulha Aérea, João Negrão, realizou mais de 67 mil missões, em 37 mil horas de vôo, abrangendo ações policiais, orientação de trânsito, controle, fiscalização e preservação do meio ambiente, combate a incêndios florestais, ações de defesa civil, busca e salvamento. Resgate e remoção aeromédica. Transporte de órgãos humanos para transplantes, entre outras.

Com os olhos voltados para o futuro, estamos empenhados na formação de novos pilotos, e ampliação de nossa frota, com o propósito de melhor servir à sociedade.

Vinte e três de outubro de 1906, data marcante, que posteriormente viria a ser comemorada por todos aqueles que repetissem o ato de Santos Dumont.

Noventa e cinco anos depois, milhares de vôos são realizados por dia, em todo o mundo, com diversas finalidades. Graças aos inventores, técnicos, controladores, pessoal de apoio, e aos velhos e bravos aviadores, que bem souberam conduzir as suas máquinas, ao longo do tempo, permitindo-nos desfrutar de tamanha tecnologia.

A maior homenagem que poderia ser prestada aos nossos pioneiros, seria a de pedir a Deus que continue iluminando a mente dos homens, para que um dia, a arte de voar seja utilizada apenas como meio de evolução, geradora de riqueza, de aproximação entre os povos, e antes de tudo, um instrumento a serviço da paz.

A todos os aviadores, desejamos que a mais longa distância esteja cada vez mais próxima, e seus vôos sejam cada vez mais tranqüilos, com a certeza de um pouso seguro, e a sensação de missão cumprida. Parabéns, senhores aviadores.

Muito obrigado e que Deus acompanhe a cada um. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Tem a palavra o Mestre de Cerimônias para a apresentação das últimas escolas homenageadas.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Convidemos o Sr. Heitor Pagotto, Presidente do Aeroclube de São Paulo. (Palmas.)

 

O SR. HEITOR PAGOTTO - O Aeroclube de São Paulo agradece e sente-se honrado em receber esta homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo por proposição do Deputado, nosso colega, Márcio Araújo. Gostaria também de agradecer a presença da nossa Profa. Nádia e de todas as nossas comissárias aqui presentes.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Queremos agradecer a presença do Sr. Mário Leme Galvão, Assessor de Comunicação e Marketing da VASP, representando neste ato o Sr. Presidente Wagner Canhedo.

Convido o Comandante Felipe Wagner, Diretor da EWM Aviation Ground School para que receba a sua homenagem. (Pausa.)

            Passo a palavra ao Sr. Márcio Araújo.

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Pela Banda da Polícia Militar, teremos agora a execução do Hino do Aviador.

 

* * *

- É executado o Hino do Aviador.

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Mais uma vez, os nossos agradecimentos a todos os integrantes da Corporação Musical que integra a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Muito obrigado, Maestro.

Convido novamente o Diretor da EWM Aviation Ground School, o Comandante Felipe Wagner para que receba a sua homenagem.

 

O SR. FELIPE WAGNER - Senhores, a EWM Aviation Ground School existe há mais de 21 e foi a pioneira na formação de comissários de vôo no Brasil. As pioneiras eram de fato as empresas aéreas que faziam os seus comissários. Depois surgiram as escolas e somos nós os pioneiros.

No ano passado, formamos 470 pilotos privados, comerciais e de linha aérea de aviões e helicópteros. Quatrocentos pilotos em curso de familiarização em vários tipos de aeronaves, dentre esses oficiais da Força Aérea que prestam serviço ao DAC com instrutores e chegadores, incluindo oficiais que servem o GTE, Grupo de Transportes Especiais, pessoal especializado no transporte de altas autoridades civis e militares; 180 mecânicos de manutenção aeronáutica nas especialidades de grupo moto-propulsor, células e ... . Quinhentos comissários de bordo, 130 profissionais de aeroportos, tais como gerentes, recepcionistas em missões nacionais e internacionais, despachantes e operacionais de vôo e mais de um mil e quinhentas horas de vôo nos vários tipos e simuladores que a EWM possui.

Recebo esta homenagem agradecendo a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo na pessoa do Deputado Márcio Araújo, nosso colega aviador e a recebo em nome de meus funcionários, em nome de nossos instrutores e professores, que com seriedade, qualidade e eficiência fizeram do nome EWM um... da aviação comercial brasileira.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE CERIMÔNIAS - Tem a palavra o Exmo. Brigadeiro José Orlando Bellon, comandante do IV Comando Aéreo Regional.

 

O SR. JOSÉ ORLANDO BELLON - Exmo. Sr. Deputado Márcio Araújo, neste ato representando o Exmo. Sr. Deputado Walter Feldman, Exmo. Sr. Tenente Brigadeiro João Alberto Corrêa Neves e demais oficiais generais da ativa e da reserva aqui presente, Srs. Deputados, ilustres representantes do povo paulista, Srs. representantes de entidades da aviação do suporte ao vôo, senhoras e senhores, tenho a honra de me dirigir aos insignes membros desta Casa para cumprir o grato dever de agradecer as homenagens constantes desta Sessão Solene relativas à passagem do “Dia do Aviador”, 23 de outubro, data magna da aviação brasileira.

Neste dia, comemoramos o marco histórico da aviação quando o brasileiro Alberto Santos Dumont elevou-se do solo com um engenho mais pesado que o ar, realizando um vôo curto, mas indubitavelmente o primeiro auto-impulsionado abrindo assim uma nova era para a humanidade. Este agradecimento faço-o em nome de todos os integrantes da nossa aeronáutica militar brasileira, em especial em nome de seu comandante o Exmo. Sr. Tenente Brigadeiro do Ar, Carlos de Almeida Batista, que impossibilitado de estar aqui presente incumbiu-me de transmitir aos Senhores. Também agradeço em nome de S.Exa. o Ministro de Estado e de Defesa, Dr. Geraldo Magelo da Cruz Quintão, que não podendo estar presente fez-me seu representante. Nesta oportunidade quero asseverar-lhes que a aeronáutica, como patrimônio que é da nossa sociedade, sempre esteve e sempre estará inteiramente devotada à causa da nacionalidade brasileira e é por isso que nós, militares da Força Aérea, sentimo-nos no dever de cultuar a memória desse vulto nacional, hoje conhecido como Pai da Aviação. Não podemos esquecer que além daquele feito memorável, já descrito, que deu asas ao mundo, vivemos no dia 19 próximo passado a data do centenário da concessão ao nosso insigne conterrâneo do Prêmio “de la Nete”, que por ter feito um percurso aéreo pré-delimitado, passando em torno da Torre Eiffel, que havia sido inaugurada no ano anterior, em tempo menor do que 30 minutos em seu dirigível de n.º 6. Tal feito é outro motivo de muito orgulho para todos nós brasileiros. O evento que hoje vivenciamos, a homenagem que os senhores legítimos representantes do povo paulista destinam a Santos Dumont vem se somar a outras justas manifestações de reconhecimento que lhes são prestadas nesta época, que se convencionou chamar Semana da Asa. Ao agradecer-lhes a feliz iniciativa deixo expresso também o meu reconhecimento a todos que com suas honrosas presenças contribuíram para o brilhantismo desta Sessão Solene.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Tem a palavra este Deputado na Presidência.

Autoridades já nomeadas, na pessoa do Brigadeiro Bellon, cumprimento todas essas autoridades que compareceram vindo trazer o seu apoio. Sua iniciativa nos alegra muito. A todos os oficiais presentes, as asas civis representadas pelos empresários da aviação comercial, pelas suas escolas, pelas suas fábricas, todos esses que compõem, convidados, com muita alegria porque tivemos a oportunidade de homenagear as asas brasileiras nas duas vertentes, civil e militar, os primeiros alavancadores do progresso segundos guardiões incansáveis de nossos céus, da nossa soberania sobre o espaço aéreo brasileiro.

Hoje podemos vislumbrar aqui as presenças significativas de todos que lutam e dão a sua vida pelo crescimento da aviação brasileira como um todo, integração das asas civis e militares.

Presentes muitas escolas de aviação, como disse berço dos futuros aviadores que singram os céus de nossa pátria, levando progresso e aproximando nossos povos, encurtando distâncias deste imenso país. Queremos dizer aqui que consideramos como aviadores todos aqueles que colaboram com a aviação militar e civil, seja como exemplo, comissários, mecânicos, infra-estrutura aérea, todos fazem parte desta festa.

Muito obrigado, aviadores do Brasil pela determinação e coragem com que cortam os nossos céus levando a integração e o propósito de gerar riquezas e oportunidades entre brasileiros. A cada ano que passa vemos surgir novidades tecnológicas que vêm acelerar o nosso ritmo de expansão. A Força Aérea Brasileira, através de seus filhos guerreiros, estão sempre de atalaia nos mais diversos rincões do nosso país, zelando pela manutenção da ordem e do progresso.

Não podemos deixar de citar que tudo isto que aqui se desenvolve deve-se a um cidadão, que pelo seu talento e criatividade, legou-nos uma página imorredora no mundo por ter se tornado o homem que primeiro inventou e voou uma máquina mais pesada que o ar. Cabe a esta Assembléia Legislativa, em um preito de justiça, homenagear hoje os nossos aviadores, que com coragem, bravura e denodo, cruzam nossos espaços aéreos, espaço do nosso país e do nosso estado com muita alegria e entusiasmo.

Viva as asas brasileiras, viva a nossa Força Aérea, viva a nossa aviação civil, representada por todas as suas escolas de aviação, fábricas e companhias de aviação aérea.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - Para finalizar, apresentaremos um número musical do cantor Alex Filho. É uma música para reflexão.

 

O SR. ALEX FILHO – Bom-dia a todos presentes, autoridades, Deputados presentes. Quero parabenizar o Deputado Márcio Araújo pela brilhante iniciativa de realizar esta Sessão Solene que homenageia o aviador, hoje, no “Dia do Aviador”. Quero dizer que para mim é uma honra muito grande, como artista da música gospel, eu que faço uso do transporte aéreo todos os finais de semana, praticamente, para fazer shows de norte a sul do Brasil, fora do Brasil também, em alguns países. Parabéns a todos os homenageados. Que Deus os abençoe, em nome de Jesus. Essa música, quero agradecer à assessoria do Deputado Márcio Araújo que escolheu com muito carinho para que eu cantasse a música do meu 3º CD. Geralmente nós escolhemos a música; hoje foi invertido. Mas louvo a Deus porque tem a ver com o momento, talvez difícil que a aviação esteja passando, como foi citado aqui, não por mim, mas por outras autoridades. Quero dedicar esta música a todos vocês: “Uma vez, outra vez”.

 

* * *

- É executado o número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MÁRCIO ARAÚJO - PL - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Queríamos informar a todos os senhores que, no Hall Monumental, encontra-se uma exposição de aeromodelismo e que há um helicóptero da Rádio Patrulha Aérea da nossa polícia exposto para a visita de todos que aqui desejarem.

Esta Presidência encerra a solenidade.

Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 12 horas e 13 minutos.

* * *