http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

17 DE JUNHO DE 2013

034ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “105 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL"

 

Presidentes: JOOJI HATO e HÉLIO NISHIMOTO

 

 

RESUMO

001 - JOOJI HATO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Samuel Moreira convocara a presente sessão solene, a requerimento dos Deputados Jooji Hato, na direção dos trabalhos, e Hélio Nishimoto, para "Homenagear os 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino do Japão" e o "Hino Nacional Brasileiro". Acrescenta que este evento conta com a participação dos demais Parlamentares de 18 representantes da comunidade nipo-brasileira de todas as esferas de Poder. Ressalta sua alegria em receber os presentes em momento de protesto de milhares de pessoas nas ruas, com dificuldades de acesso a esta Casa. Reverencia a memória dos antepassados. Lembra as dificuldades que enfrentaram com a língua, a cultura e a alimentação diferentes. Faz histórico da chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos. Louva o trabalho, o ensinamento, a coragem, a tradição e o exemplo dos ancestrais.  Acrescenta que com o trabalho e o respeito os nipo-brasileiros conseguiram o respeito da sociedade brasileira.

 

002 - AURÉLIO NOMURA

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, enaltece as dificuldades do processo imigratório. Fala da  assinatura do Tratado de Amizade e Comércio, assinado em 1895, em Paris. Recorda ações políticas contra a comunidade. Recorda o trabalho, o suor e lágrimas dos antepassados. Faz histórico sobre colônias que foram dizimadas, no interior do Estado e na Amazônia. Afirma sentir-se orgulhoso pela saga dos japoneses. Informa que os descendentes somam mais de um milhão e meio de pessoas, sendo a maior comunidade fora do Japão. Pede reforço das políticas públicas entre Brasil e Japão. Recorda declaração de dirigente japonês durante o centenário da imigração japonesa.

 

003 - JUNJI ABE

Deputado Federal, recorda o sofrimento, e a geração de famílias nipo-brasileiras. Afirma que o Brasil precisa da contribuição de todos. Lembra as manifestações em curso, hoje, em várias cidades brasileiras. Louva o esforço conjunto em benefício do Brasil e o senso de responsabilidade da comunidade. Lamenta a dimensão da desigualdade social brasileira, apesar das melhorias econômicas. Cita palavras japonesas de seu ensinamento, como "suportar", "solidariedade" e "amor". Afirma que os dois países são parceiros para a paz mundial.

 

004 - JORGE HATO

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, discorre sobre sua satisfação e alegria em pertencer à terceira geração de imigrantes japoneses. Fala das conquistas com os estudos e formação dos descendentes. Destaca a presença nipônica nos estados de São Paulo e Paraná. Lembra a garra e a sede de prosperidade dos primeiros imigrantes, que tinham o propósito de retornar ao Japão, fato alterado pelo amor que passaram a sentir pelo Brasil. Cita exemplos do Japão que poderiam ser seguidos pelo Brasil, como na educação e na segurança pública.

 

005 - MASATAKA OTA

Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, faz histórico sobre a imigração, especialmente de sua família. Recorda os problemas do pós-Guerra. Ressalta a necessidade de lutarmos por um mundo melhor. Enfatiza seu amor ao Brasil, mesmo com a violência que vitimou seu filho. Pleiteia melhorias na educação. Recorda o trabalho dos primeiros imigrantes na roça. Lembra que, hoje, a comunidade tem empresários, doutores, advogados e políticos de expressão. Manifesta sua gratidão ao trabalho dos antepassados.

 

006 - KEIKO OTA

Deputada Federal, informa ser presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão na Câmara dos Deputados, bem como a primeira deputada federal Nikkei. Afirma que, neste evento, as cores das bandeiras se misturam. Solicita que sejam ampliados os laços entre os dois países, irmãos por natureza. Fala da preservação da cultura nipo-brasileira, aliada à criatividade brasileira. Reverencia a educação e disciplina orientais. Agradece o carinho e respeito dos brasileiros para com os japoneses. Lembra os desafios e o legado do passado. Comenta as ações diárias, como a cultura da paz. Acrescenta que o perdão salvou a sua vida. Fala da solidariedade e da cidadania. Destaca a importância da educação, a tradição japonesa que leva ao desenvolvimento e bem-estar das pessoas.  Enfatiza o trabalho dos antepassados, com olhar para o futuro.

 

007 - WELSON GASPARINI

Deputado Federal, elogia a atuação do cônsul-geral do Japão. Cita o papel de integração das comunidades. Recorda seus dois mandatos parlamentares. Lembra os festejos pelo centenário da imigração, com a presença do príncipe Naruhito. Recorda que o trabalho dos ancestrais levou à educação universitária de seus filhos. Cita as atividades culturais e esportivas da comunidade, que está na sexta geração. Pede a valorização da herança que receberam. Saúda as homenagens à integrantes da comunidade, feitas em vida. Elogia a tecnologia, o conhecimento e os investimentos japoneses.

 

008 - KIRATIRO KITA

Presidente do Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, elogia a união de todos os parlamentares nipo-brasileiros e seu esforço suprapartidário, bem como a atuação de seus integrantes. Adita que o associativismo contribuiu para o fortalecimento da comunidade. Afirma que as associações sofrem por falta de sucessores e carência de recursos financeiros. Pede diálogo entre representantes da política e entidades para a difusão da cultura e fortalecimento das associações. Agradece o incentivo por meio de emendas parlamentares. Convida para celebrações religiosas previstas para o dia 18/06.

 

009 - NORITERU FUKUSHIMA

Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, lembra as dificuldades transpostas pelos ancestrais japoneses. Informa que a comunidade está presente em diversos segmentos da sociedade. Relata visita a colônias de várias cidades e estados. Declara-se impressionado com o orgulho e as atividades de seus integrantes. Externa seu respeito pela contribuição dos políticos nipônicos. Agradece ao Presidente Samuel Moreira e ao Governo Brasileiro. Menciona o início da Copa das Confederações com Brasil e Japão. Informa visita da Presidente Dilma Rousseff ao "país do sol nascente" no final deste mês.

 

010 - HÉLIO NISHIMOTO

Assume a Presidência. Relata visita, junto com o cônsul japonês a oito cidades do Vale do Paraíba. Informa que algumas cidades recebiam, pela primeira vez, seu representante.  Afirma que, na  Copa das Confederações, o Japão "permitiu" que o Brasil ganhasse o jogo inicial. Elogia a unidade dos políticos nipo-brasileiros. Louva o desafio enfrentado por seus avós. Ressalta os valores do trabalho, a dedicação à família, a honestidade e a solidariedade dos orientais. Elogia as atividades de intercâmbio do consulado, por sua relevância. Cita os convênios assinados pelo Governador Geraldo Alckmin com a comunidade. Elogia o papel das mulheres neste processo.  Enseja votos de saúde, bênçãos e prosperidade a todos. Anuncia a entrega a entidades e personalidades de honrarias alusivas à efeméride.

 

011 - NATAL CALABRO NETO

Mestre de Cerimônias, anuncia homenagens ao Cônsul-Geral do Japão em São Paulo Noriteru Fukushima; Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, na pessoa de seu Presidente Kihatiro Kita; Enkyo - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, na pessoa de seu Presidente Yoshiharu Kikuti; Kenren - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, na pessoa de seu Presidente Akinori Sonoda; Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, na pessoa de seu Presidente Shinsuke Fujii; e Aliança Cultural Brasil-Japão, na pessoa de seu Presidente Anselmo Nakatani.

 

012 - Presidente HELIO NISHIMOTO

Afirma que as homenagens eram extensivas a todos os presentes. Lembra demais festividades da comunidade nipo-brasileira. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Jooji Hato.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Boa noite! Sejam bem vindos a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Esta sessão solene tem a finalidade de homenagear os 105 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Para compor a Mesa convido os proponentes desta sessão solene: deputado Jooji Hato e deputado Hélio Nishimoto. (Palmas.)

Sr. Noriteru Fukushima, cônsul-geral do Japão em São Paulo. (Palmas.) Sr. Kihatiro Kita, presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social - Bunkyo. (Palmas.)

Acomodados na extensão da Mesa principal Sra. Deputada Federal Keiko Ota. (Palmas.) Sr. Deputado Federal Junji Abe. (Palmas.) Sr. Deputado Federal Walter Ihoshi. (Palmas.) Vereador Aurélio Nomura. (Palmas.) Vereador George Hato. (Palmas.) Vereador Masataka Ota. (Palmas.) Sr. Yoshiharu Kikuti, presidente do Enkyo - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo. Sr. Akinori Sonoda, presidente do Kenren - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil. (Palmas.) Sr. Fujiyoshi Hirata, secretário geral da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, representando o presidente Shinsuke Fujii. (Palmas.) Sra. Ednéia Nishimoto, esposa do deputado Hélio Nishimoto. (Palmas.) O sempre deputado Hatiro Shimomoto, deputado estadual de 1970 a 1999. (Palmas.) Sr. Anselmo Nakatani, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão. (Palmas.)

Senhoras e senhores, com a palavra o deputado Jooji Hato.

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Senhoras e senhores, deputados federais aqui presentes e já citados pelo Cerimonial, vereadores da capital, deputado estadual e meu colega Hélio Nishimoto, eu quero aqui cumprimentar o deputado Junji Abe, a deputada federal Keiko Ota, o deputado federal Walter Ihoshi, e os vereadores Aurélio Nomura, George Hato, Masataka Ota. E dizer que esta sessão solene foi convocada pela Presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com a finalidade de homenagear os 105 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino do Japão e em seguida o Hino Nacional Brasileiro, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo sob a regência do 1º Sargento PM Músico Bernard.

 

* * *

 

- É executado o Hino do Japão.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência agradece aos integrantes da seção da Banda da Polícia Militar, ao 1º Sargento Músico Bernard. Nosso agradecimento, obrigado. (Palmas.)

Senhoras e senhores, presido a presente sessão solene juntamente com o nobre deputado Hélio Nishimoto. Estendo a Presidência desta solenidade a todos os parlamentares aqui presentes, pois trata-se pela primeira vez de uma comemoração conjunta entre os parlamentares da nossa comunidade eleitos nas três esferas do poder municipal, estadual e federal, o que muito engrandece a presente sessão, e também a comunidade nipo-brasileira.

Gostaria aqui no dia de hoje dizer da grande alegria de receber todos os presentes no momento que a nossa cidade vive um momento difícil. Há protestos, estudantes nas ruas pedindo a diminuição da tarifa de ônibus, e nós entendemos da dificuldade até de outros que não puderam aqui chegar, a cidade está parada. Mas eu quero aqui, em nome de todos os deputados, desejar boas vindas a todos os presentes e dizer que nós ficamos com certeza absoluta convictos de que nós imigrantes, os nossos imigrantes que estão lá no céu estão muito felizes pela união dos oito parlamentares aqui. Com certeza outros que não estão aqui, mas os nossos imigrantes que aqui sofreram muito, que vieram do Nihon, daquele país do outro lado do globo terrestre sem saber falar a língua portuguesa, caríssimo cônsul Noriteru Fukushima, sem saber os costumes desta terra. Alimentação totalmente diferente. Eu quero neste instante dizer que os nossos imigrantes, nossos antepassados estão felizes por esta sessão solene. 105 Anos que Kasato-Maru aportou em Santos, 105 Anos de suor, de lágrimas, de trabalho, de ensinamento, de coragem, de tradição, do exemplo dos imigrantes que nos deram a todos nós parlamentares aqui a sermos honestos, trabalhadores, honrados, e é por isso que nós somos respeitados na sociedade brasileira.

Eu quero terminar aqui minha fala dizendo que a primeira vez que nós parlamentares nos unimos e estamos fazendo uma sessão solene em homenagem aos nossos imigrantes. Que isso sirva de exemplo para outras sessões futuras, se Deus quiser. Eu espero que todos estejam e sejam bem vindos e que nós tenhamos uma feliz sessão, e nesse instante eu gostaria de passar a palavra ao nobre vereador Aurélio Nomura, tem V.Exa. a palavra por tempo regimental. (Palmas.)

 

O SR. AURÉLIO NOMURA - Boa noite a todos. Gostaria de saudar em nome de todos os proponentes, mas especialmente ao deputado Hélio Nishimoto e o deputado Jooji Hato, que hoje além de proponentes desta sessão solene são os nossos anfitriões. Gostaria de saudar nossos deputados federais, os demais vereadores, os nossos homenageados, minhas senhoras e meus senhores, bom dia a todos.

Desde o início do processo imigratório os japoneses precisaram enfrentar períodos e etapas difíceis só vencidos com muito trabalho e abnegação. Historicamente a assinatura do Tratado de Amizade e de Comércio entre o Brasil e Japão assinado em Paris, em 1895, e que abriu as portas para a vinda dos imigrantes. O primeiro obstáculo da desconfiança que algumas autoridades da época viam na vinda do povo asiático que hábitos e costumes completamente diferentes dos padrões europeus a que estavam acostumados. O tema chegou aos trabalhos legislativos dos constituintes do ano de 1933 e 34 e lá o deputado cearense Xavier Oliveira chegou a apresentar uma emenda proibindo o ingresso de negros e amarelos no Brasil. Também o representante do estado da Bahia, Artur Neiva, apresentou uma proposta defendendo a entrada de imigrantes, mas apenas de raça branca. Mas com a abnegação, trabalho incansável de sol a sol, os japoneses provaram que todos, todos mesmo estavam errados e que as preocupações eram infundadas.

No entanto, a mudança daquelas opiniões contrárias e a conquista do respeito, a conquista desse reconhecimento que hoje os japoneses e seus descendentes merecidamente tem em toda sociedade brasileira só foi conseguida através de muita luta, muito trabalho com sangue, suor e lágrimas. Só para citar um exemplo, talvez o mais emblemático dessa saga da imigração japonesa para o Brasil, é o caso da colônia de Hirano, na região noroeste paulista, município de Cafelândia. Ali o pioneiro Umpei Hirano, um dos intérpretes dos japoneses que vieram no Kasatu-Maru, implantou com seus companheiros uma colônia as margens do rio Dourado. Em poucos anos a colônia foi praticamente dizimada e centenas de pessoas morreram atacadas pela malária, uma doença tropical que não se conhecia.

Outro exemplo ocorreu na Vila Amazônia em Parintins. Lá um grupo de jovens japoneses formados por uma escola técnica agrícola de nível superior e que foram para a Amazônia com a promessa de não mais retornarem a sua terra natal, conseguiram criar uma colônia próspera baseada na produção de juta e que tinha um instituto de pesquisa e desenvolvimento agrícola. No entanto, os japoneses daquela colônia amazonense tiveram que abandonar no período conturbado da Segunda Guerra Mundial deixando para trás um projeto bem sucedido.

Olhando para esses 105 anos de história que serão completados amanhã no dia 18 de junho, temos que ficar orgulhosos desta verdadeira saga escrita pelos nossos pais, pelos nossos avós, pelos nossos bisavós nessas terras brasileiras. Hoje formamos uma comunidade com mais de um milhão e meio de pessoas, a maior comunidade de origem japonesa fora do Japão.

Olhando para esses 105 anos podemos ver concretamente a imensa contribuição dada pelos japoneses para a formação sócio-cultural do nosso país, e para os todos os setores da vida nacional, como na educação, na saúde, na cultura, no comércio, nas indústrias, nos esportes e na política. Acrescento ainda, a decisiva participação dos nikkeys no reforço das políticas públicas, diplomáticas e comerciais entre o Brasil e o Japão.

Olhando para esses 105 anos temos a certeza de que os japoneses escreveram uma belíssima história e a prova concreta é a nossa imensa, laboriosa e respeitada comunidade de origem japonesa, mas de alma e nacionalidade brasileira.

Ao finalizar quero citar o ex-primeiro ministro Junichiro Koizumi, que ao visitar o Brasil, por ocasião do Centenário do Tratado do Brasil e Japão, declarou: “Brasil, terra da esperança, dia a dia renovado”. Parabéns a todos nós. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência concede agora a palavra ao nobre deputado Junji Abe, fazendo uma inversão, era para chamar os vereadores, mas o deputado Junji Abe tem um compromisso inadiável e tem que tomar o avião agora e ir para Brasília. Com a palavra o nobre deputado Junji Abe, nosso deputado. (Palmas.)

 

O SR. JUNJI ABE - Senhoras e senhores muito boa noite, bom dia lá no Japão. Queria pedir uma permissão ao Exmo. Sr. Deputado Jooji Hato, e ao Exmo. Sr. Deputado Hélio Nishimoto, para que eu possa fazer uma pequena introdução cumprimentando na língua japonesa. (Faz pronunciamento em japonês.) (Palmas.)

Eu quero pedir escusas a todos, na verdade a deputada Keiko Ota que preside o Grupo Parlamentar Brasil-Japão, deputado Walter Ihoshi e mais dois deputados do Paraná, e a minha pessoa, precisamos estar lá em Brasília. Todavia, eu me acautelei porque na semana passada nós ficamos dois dias com vôos atrasados no vôo da manhã em função da neblina, em função dessa prevenção eu marquei o vôo para hoje à noite e daqui a pouco eu preciso me retirar, portanto, peço sinceras escusas por estar cortando evidentemente a programação, furando inclusive o protocolo.

Mas além desses dois grandes companheiros deputados estaduais nominados, eu quero aqui também saudar o cônsul que sempre está conosco, sua excelência Noriteru Fukushima, que temos a grande alegria de cumprimentar neste evento. Quero cumprimentar novamente a deputada Keiko Ota, o deputado federal Walter Ihoshi, o vereador Aurélio Nomura, vereador George Hato, vereador Masataka Ota, e em nome desses vereadores cumprimentar todos os vereadores do território brasileiro, inclusive de outros estados.

Eu gostaria senhoras e senhores, amigas e amigos, dizer que todos nós sabemos e graças a Deus sabemos reconhecer o sofrimento, a dificuldade e os obstáculos infindáveis que os imigrantes japoneses tiveram aqui no Brasil, mas graças a Deus superados. E além de servir esta pátria maravilhosa que é a nossa nação brasileira deu exemplo para que criassem os seus filhos, os seus netos de uma forma excepcional. Aí está a maior riqueza de todos nós brasileiros descendentes. Daí a razão que neste instante em que o Brasil precisa da colaboração de todos nós, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, vamos buscar lá no passado, no exemplo dos nossos ancestrais que nos deixaram com uma das maiores riquezas de cultura, de educação, de persistência, de amor a pátria para com os braços abertos, com as mãos dadas podermos trabalhar diuturnamente para o bem desse Brasil.

Como disse o presidente que inicia a sessão deputado Jooji Hato, temos aí algumas manifestações. Mas se nós levarmos em conta os sofrimentos que os nossos imigrantes tiveram, com certeza, unidos nós vamos deixar novamente este Brasil no caminho do progresso. E os ensinamentos que nós recebemos com toda aquela vontade das senhoras e senhores lideranças da nossa comunidade, dos parlamentares unidos para que cada um de nós brasileiros possamos abraçar com esse sentimento de patriotismo, uma grande missão, para que a população brasileira conheça sim cada vez mais o senso da responsabilidade, e acima de tudo tenhamos nos nossos exemplos a diminuição da desigualdade social. Se nós temos alguns males no Brasil para que possamos diminuir ainda é a desigualdade social que está patente em vários segmentos, não obstante a melhoria da nossa economia.

E aí sim, senhoras e senhores, eu sempre repito em algumas oportunidades que vamos sempre buscar nos nossos ancestrais, inclusive algumas palavras japonesas que calam fundo no nosso peito, na nossa alma e no nosso coração, para que possamos com essas palavras ajudar o progresso do Brasil. Nossos avós e nossos pais, quase que diariamente, enquanto crianças falavam (Faz citação em japonês.), traduzindo na nossa linguagem pátria: suportar. É fundamental que nós jamais nos esqueçamos o significado dessas palavras de forte reflexão para todos nós. Uma outra palavra (Faz citação em japonês.), solidariedade. Uma outra palavra (Faz citação em japonês.), amor. Tudo isso faz parte dos ensinamentos que recebemos dos nossos ancestrais.

E o Brasil precisa muito disso senhoras e senhores. Não me esqueço inclusive que todos os dias meu avô dizia: (Faz citação em japonês.). E eu não sabia perfeitamente o que é (Faz citação em japonês.), ossos podres. Mas se a gente puder refletir ele queria dizer o seguinte: não seja vadio, não seja uma pessoa supérflua na sociedade, não seja vagabundo na vida. Todos nós recebemos esses ensinamentos cujo preceito, cujos conceitos batem fundo na nossa alma.

E nós brasileiros temos a obrigação de avançar cada vez mais para que esses 105 Anos da Imigração Japonesa no Brasil continue sempre com essa chama viva, senhoras e senhores, ardendo nessa pátria maravilhosa que a todos recebeu de braços abertos. Deixo aqui essa mensagem de otimismo porque graças a Deus nós somos brasileiros, uma pátria maravilhosa que cada vez mais, cônsul Noriteru Fukushima, se fortalece com a relação bilateral. Além da amizade, hoje Brasil e Japão são dois parceiros fundamentais para a paz mundial.

Daí a razão de eu terminar as minhas palavras agradecendo esta oportunidade para que junto com esses fabulosos parlamentares, vereadores, deputados estaduais, prefeitos, nós estarmos aqui unidos com todas as senhoras e senhores para dizer: avante comunidade nikkey. Avante descendentes de japoneses. Nós somos orgulhosos de sermos descendentes em prol do Brasil. Muito obrigado senhoras e senhores, grande abraço. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência tem a grata satisfação de anunciar a presença do professor II-Sei Watanabe, do representante do Clube Nippon, Walter Sasaki; do Kodomo-no-Sono, 1º vice-presidente, André Tatsuhiko Korosue; do presidente da Associação Brasileira de Taikô, Sr. Orlando Kenji Shimada; do Festival do Japão, Sr. Nelson Maeda; Jornal Nikkey que tem divulgado tantas notícias nossas ao público o nosso jornalista Raul Takaki; Associação Nikkey do Brasil coronel Yoshio Kiyono; presidente da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, Sidnei Bezerra da Silva, seja bem vindo. Sr. Jairo Megumi Uemura, presidente da Sociedade Beneficente Casa da Esperança - Kibo-no-Lê; presidente da União Paulista de Karaokê, Sr. Toshio Yamao. Estamos aqui recebendo da ACAL nosso presidente Hirofumi Ikesaki. Da Polícia Federal, representando o Dr. Mário Ikeda, e quero aqui anunciar a presença do Sr. Kiosabro Mizuno, que é filho do Rio Mizuno, precursor da imigração japonesa aqui no Brasil desejamos boas vindas.

Passo a palavra ao nobre vereador George Hato, que por acaso é meu filho. (Palmas.)

 

O SR. GEORGE HATO - (Faz citação em japonês.) Senhoras e senhores, boa noite. Cumprimento a Mesa que dirige os trabalhos desta sessão solene, Sr. Noriteru Fukushima, cônsul-geral do Japão; autoridades e seus representantes, senhoras e senhoras convidados, os que trabalham para a realização deste evento e os telespectadores que nos assistem através da TV Assembleia.

É com grande satisfação que participo das comemorações dos 105 Anos da Imigração Japonesa em meu primeiro mandato como vereador da cidade de São Paulo. Sou da terceira geração de imigrantes. Cresci muito próximo aos meus avós paternos. Meu avô Kaoru veio da província de Ehime e minha avó Tieko veio de Wakayama. Tenho certeza que Deus os guarda em bom lugar e de onde estiverem estão felizes neste momento em que juntos comemoramos os 105 Anos da Imigração Japonesa.

É grande a alegria que sinto neste momento, estar aqui, ao lado de todos vocês e em especial ao lado do meu pai, que, como eu, herdou os valores de meus avós. Lembro-me ainda da minha avó, que tinha certa dificuldade em falar o português, mas nos contava as histórias de lutas e percalços pelos quais passaram para criar 9 filhos, em sua maioria médicos e veterinários.

Meus avós junto com o filho mais velho, meu tio Sadao, sacrificaram-se muito para que os demais estudassem e se formassem. O sacrifício deles nos possibilitou sermos doutores. Devia ter agradecido mais aos meus avós e agradeço ao meu tio Sadao e aos meus pais. Assim como a minha, tenho certeza que cada família aqui traz consigo uma história de luta e superação, de dificuldades e de alegrias. De saudades dos que lá ficaram. Gostaria que cada um de vocês pudessem compartilhar suas histórias de vida, de esperança, de perseverança.

Fico imaginando nossos antepassados chegando ao Brasil, desembarcando sem falar uma única palavra em português, sendo levados à Hospedaria dos Imigrantes e de lá para as várias fazendas de cidades do interior de São Paulo e também do Paraná.

Sobreviveram não de comida, mas de garra, de quem veio para lutar e conquistar. Tinham grande sede, mas não era de água, era de prosperar e voltar o mais rápido possível à terra natal. Só não contavam com um detalhe, o amor que passaram a sentir por esta terra, que ainda que aos trancos e barrancos, os acolheu ao lado dos europeus, dos negros, dos cafuzos, dos mamelucos e somos hoje nessa miscigenação todos brasileiros.

Quero que o Brasil possa ser como o Japão, onde os professores são respeitados, onde as pessoas mais experientes são também as mais ouvidas, onde a atividade física, o esporte e a educação fazem parte do dia-a-dia da população. Quero que aqui no Brasil tenhamos o nível de violência tão baixo quanto o Japão, e que possamos viver com ordem pública e com qualidade de vida.

Obrigado aos meus avós que tomaram a difícil e corajosa decisão de tentar a vida neste país e que aqui permaneceram. Agradeço a todos os senhores e senhoras por estarmos aqui e por sermos paulistas e paulistanos. Arigatô. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Passo a palavra ao nobre vereador Masataka Ota.

 

O SR. MASATAKA OTA - Boa noite a todos e a todas. Exmo. Sr. Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima. Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Samuel Moreira. Mesa, diretoria, nobres colegas deputados, amigos da colônia japonesa no Brasil.

Há 105 anos, quando o Kasato-Maru aportou em São Paulo, teve início nossa imigração para o Brasil, país que concentra hoje a maior colônia do mundo de japoneses com cerca de um milhão e meio de nikkeys.

Meu pai esteve em um desses primeiros navios que aportaram em Santos. Eu digo a vocês, após a guerra que nós sofremos na Segunda Guerra Mundial meus pais resolveram vir para o Brasil, sem saber falar português, sem saber o que era o Brasil. Eles, o casal, veio com seis filhos para o Brasil e aqui venceram. Venceram com muita luta, muita garra. Exatamente é que o Brasil é um país que abriu os braços e disse: venha. Venha porque aqui estarei e preciso de vocês.

E hoje eu vejo quanto é importante o Brasil e o Japão são irmãos e lutar por um mundo melhor. Eu aprendi a ser brasileiro. Eu aprendi a amar este país. Por tudo que aconteceu com o meu filho, com essa violência que está acontecendo neste país, nós brasileiros não podemos abandonar nunca sem lutar, lutar para melhor para acabar com a violência.

Por isso hoje eu sou vereador de São Paulo, minha esposa como deputada federal para lutar para fazer com que o nosso país seja um país maravilhoso, um país que a gente acabando com a violência é o melhor do mundo. Um país que precisa de mais educação. E que nem o Japão, que o Japão é um país que não tem guerra, é um país que tem educação. E vamos fazer nós parlamentares, deputados, fazer com que a educação deste país seja mais forte. Porque aí sim, aí nós podemos acabar com essa violência.

Eu venho do início da colônia japonesa que concentrou aqui, os primeiros imigrantes, a primeira coisa que eles fizeram foi trabalhar na roça. E hoje graças a eles nossos ‘oditian’, ‘obatian’ que formaram os filhos que hoje são os grandes empresários, são grandes doutores, são grandes advogados e são grandes deputados que estão aqui. Por isso tenho gratidão pelos nossos pais, nossos ‘oditian’, ‘obatian’porque eles foram corajosos de estarem aqui, vir aqui para este país chamado Brasil.

E graças a eles nós temos que agradecer e falar muito obrigado ‘oditian’, ‘obatian’, muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Esta Presidência tem a grata satisfação de anunciar a ilustre presença do prefeito de Pedro de Toledo, nosso prefeito Sérgio Yasushi Miyashiro, seja bem vindo, engrandece essa sessão solene. Anunciamos também a presença da tenente PM Amanda Hatsume Sato, nossa nikkey, vem representando o coronel PM Benedito Roberto Meira, comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nosso querido presidente do Hospital Santa Cruz, que traz uma tradição, uma história da imigração japonesa, nosso querido presidente Renato Ishikawa.

Esta Presidência tem a grata satisfação de dar a palavra à nobre deputada federal Keiko Ota, por favor. (Palmas.)

 

A SRA. KEIKO OTA - Boa noite a todos e a todas, bom dia pessoal do Japão. Quero aqui, em nome do cônsul, cumprimentar todos aqui presentes nesta solenidade.

Como presidente do Grupo Parlamentar Brasil - Japão na Câmara dos Deputados, sinto-me muito honrada e orgulhosa por participar desta solenidade. E como descendente de japoneses, motivo de muito orgulho ter auxiliado junto com os meus demais colegas parlamentares nikkeys a realização desta sessão.

Tenho muito orgulho em dizer que sou a primeira deputada nikkey graças aos meus pais poder representar o povo brasileiro na Câmara dos Deputados. Aliás, quero registrar aqui pela primeira vez uma cerimônia desta importância foi organizada com apoio de todos os deputados federais, estaduais e vereadores paulistanos japoneses.

Fico também contente em ver personalidades da comunidade nikkey que estão hoje aqui presentes nesta festa alegre, onde as cores se misturam, branco e vermelho, verde e amarelo. Isso demonstra que temos muito sim a comemorar. Ainda mais em São Paulo, local onde se encontra a maior comunidade nipo-brasileira do país. Meu desejo nesses 105 Anos de Imigração Japonesa no Brasil é que possamos aprofundar ainda mais os laços que unem o Brasil ao Japão, países irmãos por natureza e sempre acreditei que nada é por acaso. Isso é fundamental para entre outros pontos resgatarmos e preservamos a cultura nipo-brasileira, um aprendendo com o outro. O brasileiro possui um coração imenso, uma alegria contagiante, e por sinal uma criatividade impressionante. O japonês voltado na educação, na disciplina e nessa espiritualidade aguçada por ser um país milenar.

E para lembrar e honrar as tradições herdadas dos nossos antepassados graças a dedicação e o ‘gaman’ dos nossos pais e que hoje nos descendentes japoneses ocupamos uma situação privilegiada e confortável, e temos o carinho e o respeito dos nossos irmãos brasileiros. Isso abre um desafio para todos nós que somos descendentes, o desafio de nós nikkeys levantarmos diante do legado dos nossos ‘oditians’ e ‘obatians’.

Esse legado se faz bastante presente em diversas ações do nosso dia-a-dia, como exemplo, a cultura de paz que traz muitos fundamentos baseados na Seicho-no-Iê, e uma ferramenta que ajuda muito o povo brasileiro é o perdão que salvou a minha vida e graças estar aqui hoje como deputada federal é o perdão. A cultura da paz é fundamental para transformar inclusive o cotidiano violento que temos visto nos nossos tempos. Para quem não sabe a cultura de paz visa construir e difundir a solidariedade e o exercício da cidadania e despertarmos nas nossas crianças e adolescentes que a paz e o perdão está dentro de cada um de nós, basta querermos e colocarmos em prática. Isso serve como instrumento essencial ao combate a violência e a impunidade que infelizmente a violência é cultural no nosso país. Afinal, não a toa estamos falando de algo relacionado a maneira de educar os nossos filhos. E como bem sabemos a tradição japonesa sempre privilegiou a boa educação como forma de se alcançar o desenvolvimento e o bem estar das pessoas.

Como disse, nós nikkeys temos um grande desafio, o desafio de continuarmos honrando os nossos antepassados sempre com um olhar para o futuro seguindo o exemplo do povo japonês. Por isso considero acertada e justa as homenagens que prestaremos as principais personalidades e entidades da comunidade na data de hoje.

Encerro aqui deixando o meu muito obrigado a todos os senhores e todas as senhoras, tenho certeza que os nossos ancestrais onde eles estiverem estão felizes nessa corrente do amor. E um viva bem merecido aos 105 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Banzai! Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Com a palavra o nobre deputado Walter Ihoshi.

Esta Presidência tem a grata satisfação de anunciar a ilustre presença do vereador Jorge Taba que é presidente da Okinawa do Brasil; do diretor executivo da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Sr. Jun Suzaki, representando Sr. Presidente Yassuragui Home. Esta Presidência tem a grata satisfação de anunciar a ilustre presença do Sr. Olivio Heiji Sawasato, presidente da Federação Paulista de Beisebol e Softbol; e também do presidente da Associação Japonesa de Santos, Sr. Alcides Tadaki Sekitani; do presidente da Federação Sakura e Ipê do Brasil, Sr. Pedro Yano; do diretor da Japan Foundation, Sr. Akira Fukano. Também a ilustre presença do delegado chefe da Polícia Civil da ALESP, Dr. Paulo Rios.

Com a palavra o nobre deputado Walter Ihoshi. (Palmas.)

 

O SR. WALTER IHOSHI - Boa noite a todas e a todos que nos assistem através da TV Assembleia, bom dia a todos aí no Japão.

Cumprimentar os nossos parlamentares, presidindo esta sessão, deputado Jooji Hato, experiente, competente, atuante deputado. E o nosso querido deputado Hélio Nishimoto, também proponente desta belíssima sessão. Quero parabenizar a esses dois parlamentares e a todos parlamentares aqui já citados, a deputada Keiko Ota, nossa presidente do Grupo Parlamentar Brasil - Japão. Saudar o nosso cônsul Noriteru Fukushima, um cônsul atuante, um cônsul que anda em cada canto do nosso estado conhecendo a realidade da nossa comunidade. E saudar a cada uma e cada um dos senhores e senhoras que aqui estão representando a nossa comunidade, que fazem o papel de integração das nossas comunidades como uma rede no nosso estado de São Paulo na pessoa do presidente do Bunkyo, presidente Kihatiro Kita.

Para mim, deputado federal de segundo mandato, é um momento muito especial estar aqui nos 105 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. O meu primeiro mandato que se iniciou em 2007 com apoio de muitos que estão aqui, foi um mandato marcante. Foi o mandato que marcou o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Receber o nosso príncipe herdeiro Naruhito na Câmara dos Deputados foi um momento muito especial. Eu posso dizer a todos os senhores e senhoras e aos meus eleitores e eleitoras que aquele mandato foi um mandato especial que pelo Centenário teria valido e valeu.

Mas nós fomos além, conquistamos o segundo, e cá estamos, parece que foi ontem, já estamos nos 105 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Tudo foi falado aqui, do legado que os nossos pais, avós nos deram. Da dedicação e do exemplo de trabalho, de garra, de tenacidade que aqueles imigrantes pioneiros nos deixaram. Da vontade de nossos pais e avós de educar os seus filhos, muitos aqui com formação universitária através do suor e trabalho dos nossos imigrantes que deixaram o luxo de lado para dar educação aos seus filhos. Por outro lado, o governo japonês, depois da Segunda Guerra Mundial nos deram o exemplo de luta, de garra que através da paz nos ensinou que a educação é o caminho para o desenvolvimento.

E cá estamos nós comemorando 105 Anos da Imigração Japonesa no Brasil junto com tantos líderes e pessoas, personalidades aqui já mencionadas que fazem dessa nossa comunidade uma comunidade integrada. Uma comunidade que através das atividades culturais, esportivas se desenvolveram ao longo desses anos e lutam para que essas atividades continuem acesas, e para que a nossa sexta geração, porque já estamos na sexta geração, rokussei da nossa descendência poder continuar essa caminhada. Valorizar tudo que foi feito e enxergar o futuro do nosso país. Levar o legado que nós tivemos como uma experiência e como exemplo, e construir e ajudando a construir o nosso país.

Portanto, este é o momento não somente de valorizar os nossos pioneiros, muitos já se foram, alguns estão indo. E é por isso que é importante nós fazermos eventos como esse a cada ano para que possamos comemorar, homenagear essas pessoas em vida se possível. Mas com certeza olhar para o futuro, olhar daquele parceiro que é o Japão que pode nos ajudar muito com a sua tecnologia, com o seu conhecimento e com o seu capital. Eu tenho certeza que o Japão é o país mais próximo dos corações dos brasileiros. A gente vê essa sinceridade no olhar dos japoneses, e com certeza o papel nosso, como parlamentares, é justamente junto com as lideranças nikkeys construir essa parceria e esse futuro.

Eu me sinto honrado de poder participar e ser descendente, de ter a cara de japonês, mas o coração brasileiro. E um brasileiro que quer olhar junto com todos nós um dia melhor, da inclusão social, do desenvolvimento econômico, e eu tenho certeza que essa parceria vai ser uma parceria vitoriosa entre Brasil e Japão. E nós como descendentes seremos essa ponte.

A todos o nosso muito obrigado pelo carinho, por virem aqui nos prestigiar. Aqueles que estão nos assistindo pela TV Assembleia, nosso muito obrigado pelo prestigio neste momento. Que Japão e Brasil sejam exemplos de paz para o mundo todo. E a nossa comunidade está de parabéns. (Faz citação em japonês.) (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Com a palavra o nobre presidente do Bunkyo, Sr. Kihatiro Kita, que representa todas as associações nipo-brasileiras.

Esta Presidência gostaria de anunciar a ilustre presença do Dr. Kiyoshi Harada, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Nipo Brasileira; também Vicente Sakay que é o nosso Presidente da Associação Cultural e Esportiva Piratininga; Sr. Fábio Mesquita Paz, representando a deputada Regina Gonçalves, deputada e colega nossa, uma grande deputada do PV, seja bem vindo. Sr. Rafael Jun Mabe, presidente da JCI Brasil-Japão que faz um belo trabalho, parabéns. E também Sr. Toshiaki Tamae, presidente do 9º Nikkey Matsuri. E quero aqui anunciar o vereador no quinto mandato do PSDB, Jorge Mishima de Biritiba Mirim, e também o vereador de Mairinque, Kioshi Hirakawa; do diretor da Revista Ok, Sr. Rodrigo Meikaru, e também Sr. Claudio Kurita diretor do São Paulo Turismo, e quero também cumprimentar aqui o nobre sempre deputado Hatiro Shimomoto que teve vários mandatos nesta Casa.

Com a palavra o nobre presidente do Bunkyo, Sr. Kihatiro Kita. (Palmas.)

 

O SR. KIHATIRO KITA - Muito boa noite senhoras e senhores. Inicialmente, queremos agradecer o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado Samuel Moreira, pela realização desta sessão solene com a finalidade de comemorar os 105 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Por solicitação de todos os deputados e vereadores nikkeys foi possibilitada a realização dessa solenidade.

Cumprimentar o Exmo. Sr. Cônsul-Geral Noriteru Fukushima, e em nome dele gostaria de cumprimentar todas as autoridades japonesas aqui presentes. Gostaria de cumprimentar as demais autoridades, personalidades da comunidade nipo-brasileira em geral aqui já nominados pelo Cerimonial.

As vésperas da comemoração dos 105 Anos da Imigração Japonesa, celebramos na noite de hoje, nesta honorável Casa das Leis, um acontecimento de real significado. A união dos nossos deputados federais, deputados estaduais e vereadores que acima de seus partidos e convicções decidiram unir esforços para marcar a passagem dessa data. Comenta-se sempre a falta de representatividade política da comunidade nipo-brasileira, de certa forma isso pode ser um fato inegável de justificativas históricas, mas gostaria de destacar a importância de reconhecer a relevância da atuação de cada um dos nossos representantes todos eleitos por voto popular. Nesse sentido podemos afirmar que o time atual dos políticos nipo-brasileiros reúne representantes de elogiáveis qualidades.

A comunidade nipo-brasileira desde os primeiros anos de sua trajetória teve no associativismo um dos importantes instrumentos para o fortalecimento do grupo e manutenção da cultura da sua terra natal. Ao longo dos anos essas associações passaram por várias etapas e hoje muitas delas vivem momentos cruciais, motivadas pela falta de jovens sucessores, mas principalmente pela carência de recursos financeiros para projetos de grande envergadura. É importante destacar que nos últimos anos tem se intensificado o diálogo entre os representantes políticos e as lideranças dessas entidades resultando numa profícua aproximação em nome da difusão da cultura japonesa e do fortalecimento das associações.

Gostaria nesta ocasião de dar o meu testemunho sobre a atenção e prestigio que os políticos nipo-brasileiros tem nos dispensado, e sobre a postura sensível em buscar alternativas para colaborar com as nossas entidades. Muitas das nossas associações, e nisso também estou incluindo o Bunkyo, nos últimos anos foram contempladas com emendas parlamentares encaminhadas por nossos deputados estaduais e federais, fato que tem nos auxiliado na questão dos recursos financeiros e tem nos incentivado a melhorar e ampliar as nossas realizações. Sem dúvida, essa situação de relacionamento com o poder público leva as entidades nipo-brasileiras a ampliar o seu universo e a sua ação de compromisso.

Ao finalizar, gostaria de uma vez mais parabenizar os deputados federais, estaduais e os vereadores pela iniciativa da presente homenagem e convidar a todos para participar das celebrações religiosas que serão realizadas neste dia 18 de junho. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOOJI HATO - PMDB - Com a palavra o nobre cônsul-geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima.

Daqui a instantes vamos dar início a entrega das honrarias comemorativas dos 105 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Mas antes gostaria de passar esta Presidência ao nobre deputado, amigo Hélio Nishimoto.

Com a palavra o nobre cônsul Noriteru Fukushima. (Palmas.)

 

O SR. NORITERU FUKUSHIMA - (Faz citação em japonês.) Boa noite a todos, boa noite senhoras e senhores. Primeiramente, gostaria de agradecer muito o digníssimo Presidente e Co- Presidente desta cerimônia digníssimos deputados estaduais Jooji Hato e Hélio Nishimoto, muito obrigado pela sua iniciativa de organizar este evento aqui nesta Casa tão importante. Muito obrigado.

E também gostaria de agradecer muito aos deputados federais, Sra. Keiko Ota, deputado Walter Ihoshi, deputado Junji Abe que já não está aqui. Muito obrigado. E também aproveitando esta oportunidade quero manifestar gratidão e parabéns a Sra. Keiko Ota, porque assumiu um posto de presidente de Liga Parlamentar de Amizade entre Japão e Brasil, é um posto muito importante e quero que seja cada vez mais as relações políticas entre Japão e Brasil. Muito obrigado.

E também gostaria de cumprimentar todos os vereadores George Hato, Aurélio Nomura e Masataka Ota, muito obrigado por esta iniciativa de organizar este evento. E também gostaria de agradecer e saudar o Sr. Kihatiro Kita e todos os líderes de associações nikkey aqui presentes, e também saudar a todos os participantes e convidados aqui presentes.

Boa noite. É um motivo de grande honra e alegria estar presente na data de hoje nesta sessão solene. Passados 105 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses e também 60 anos de retomada de imigração japonesa (Faz citação em japonês.) não posso deixar de mencionar as dificuldades enfrentadas e transpostas pelos percussores, é impossível dimensionar a contribuição do povo japonês ao Brasil através da participação do nipo-brasileiro em diversos segmentos, prova de plena integração na sociedade brasileira. Destaco ainda os esforços da comunidade em prol da divulgação da cultura e tradições japonesas. Estou visitando vários estados, estado de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, estou visitando várias colônias e estou muito impressionado em conhecer todas as atividades que estão fazendo muitas colônias japonesas para manter, preservar as tradições e a cultura japonesa. E também sinto muito orgulho de ser japonês, de conhecer essas atividades da comunidade japonesa.

Agradeço pela iniciativa dos políticos nikkey em promover pela primeira vez conjuntamente essa sessão solene. E nesta oportunidade gostaria de expressar e externar os meus altos respeitos pela grande contribuição dos políticos nikkey. Estou certo que esta comunidade atual é ainda mais maravilhosa devido ao apoio desses políticos que se desdobram para o seu desenvolvimento e a sua fortificação, fato pelo qual apresento os meus sinceros agradecimentos. Muito obrigado.

E também externo a minha profunda gratidão ao Exmo. Deputado Samuel Moreira, presidente desta Casa pela maravilhosa celebração de hoje, e a população e ao governo brasileiro que sempre receberam os japoneses de braços abertos, pois sem isso a comunidade nipo-brasileira atual não existiria.

Antes de encerrar as minhas palavras gostaria de mencionar o início da Copa das Confederações no último sábado com um maravilhoso intercâmbio nipo-brasileiro apesar de um resultado um pouco triste para Japão, e a visita oficial da presidente Dilma Rousseff ao Japão ao final deste mês e muitos outros eventos que seguramente possibilitaram resultar um grande progresso na história entre o Japão e Brasil.

Finalizando, reitero os meus profundos agradecimentos pela iniciativa dos políticos nipo-brasileiros pelo desenvolvimento ainda maior da comunidade nipo-brasileira e pela saúde de todos os presidentes. (Faz citação em japonês.) (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Hélio Nishimoto.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - (Faz citação em japonês.) Muito boa noite a todos e todos são muito bem-vindos.

Alegria que a Assembleia Legislativa tem em recebê-los não tem medida. Realmente um dia especial para toda Assembleia Legislativa e eu quero fazer esse agradecimento em nome do nosso presidente, deputado Samuel Moreira. O cônsul-geral do Japão em São Paulo nos honra hoje com sua presença sua excelência Noriteru Fukushima, muitíssimo obrigado pela presença nesta Casa de Leis, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A Casa fica muito satisfeita em recebê-lo sabendo o quanto o senhor tem feito para ajudar a nossa comunidade nipo-brasileira aqui no estado de São Paulo fazendo visitas. E eu quero aproveitar para testemunhar que pude acompanhar, tive esse privilégio nos últimos dias 10 e 11 deste mês, uma visita ao Vale do Paraíba, região de São José dos Campos, oito cidades e como foi o carinho que receberam muitas dessas cidades que pela primeira vez recebe a visita de um cônsul e com todo esse carisma, atenção foi dada a população do Vale do Paraíba ficou muito feliz. Então a nossa gratidão ao cônsul-geral do Japão aqui em São Paulo.

E dizer que a Copa das Confederações recebeu aí no seu primeiro jogo Japão contra o Brasil. Tirou sorrisos de todos nós porque o Japão participou e permitiu que o Brasil, na sua gentileza costumeira, permitiu que o Brasil ganhasse de três a zero. Mas é mais uma demonstração de respeito, de gentileza e o Japão permitiu então esse resultado. Teremos outros jogos e vamos acompanhando aí e torcendo além da Seleção Brasileira também pela Seleção do Japão.

Mas muito feliz também com a presença de todas as entidades, de todos vocês e quero cumprimentar realmente todos na pessoa do Sr. Kihatiro Kita, presidente do Bunkyo, pessoa por quem nós temos um grande respeito. E os nossos parlamentares que de forma unida promoveram esse encontro, promovem esse encontro que ainda participamos. Então é tão bom a gente ter essa unidade para realizar um evento como esse que é tão importante, porque para mim particularmente, estar aqui e encontrar cada um dos amigos, cada um dos líderes já é por si só muito satisfatório, momento muito feliz. De muita alegria encontrá-los, poder revê-los, poder lembrar de situações tão importantes, tão gostosas e tão fraternas.

Mas, além disso, estamos hoje comemorando, na realidade completa amanhã, mas os 105 anos dessa integração entre Brasil e Japão. 105 anos de uma presença marcante aqui no Brasil, e especialmente aqui no nosso estado de São Paulo. Então, nós parlamentares que hoje estamos realizando este evento na Assembleia Legislativa, sabemos que há motivos de sobra para a gente festejar com os amigos e com cada um dos líderes este dia que é muito especial, 105 anos é muita história. E aproveito para até dizer do orgulho, verdadeiro orgulho de fazer parte da comunidade nipo-brasileira aqui no estado de São Paulo e no Brasil, porque nós podemos enxergar nos senhores, e também nos nossos pais e nos nossos avós quando enfrentaram todos aqueles desafios maiores no início, venceram e deixaram uma história bonita para todos nós, história de trabalho, de dedicação, dedicação ao trabalho, dedicação a família, dedicação aos valores principais como honestidade, solidariedade, isso nós herdamos e tem que nos dar orgulho. É o que eu sinto, e juntamente com esse sentimento de orgulho por fazer parte da nossa comunidade nipo-brasileira e de ter essa história dos nossos pais e dos nossos avós aqui no Brasil, além disso, fica também aquele sentimento de responsabilidade que nós devemos ter. Responsabilidade de dar prosseguimento a essa história bonita construída aqui no Brasil. Responsabilidade de promover o bem e ser solidário. Responsabilidade de continuar dando exemplo para que nessa integração o povo brasileiro continue ganhando também e a nossa comunidade nipo-brasileira continue sendo tão bem acolhida como foi nesse tempo, no começo mais difícil, mas agora tanto respeito por parte da população brasileira e especialmente aqui do nosso estado de São Paulo

E o cônsul falava também sobre essas atividades que o povo do estado de São Paulo vem promovendo pela comunidade nesse intercâmbio com a população paulista. E eu queria aproveitar para dizer também o quanto é importante esse trabalho de integração também além de todas as áreas que muitos aqui participam, não importa nem a função, mas os trabalhos que são realizados por cada um dos senhores e senhoras, têm sido tão relevantes para o nosso Estado. E juntamente com isso o trabalho político feito pelo governador Geraldo Alckmin, através de convênios para eventos, como o Festival do Japão, Festival da Cerejeira, karaokê, os esportes, tem permitido que todas as atividades sejam bem sucedidas. Então o nosso estado de São Paulo tem ganhado com esse intercâmbio do governo estadual, esses convênios que são realizados. Realmente nós podemos festejar aquilo que o povo paulista tem vivido e esses 700 mil habitantes do estado de São Paulo descendentes nikkeys podem fazer e conviver.

É com muita alegria hoje, e por isso a presença das entidades que aqui são representadas e aqui serão homenageadas é importante. Os parlamentares do município de São Paulo, aqui da Assembleia e também da Câmara Federal fazem essa homenagem em conjunto e que significa a demonstração do reconhecimento de tudo que fizeram e continuam fazendo. A essas entidades que serão homenageadas representando toda a nossa comunidade nikkey aqui no Estado de São Paulo.

Eu queria finalizar dizendo que temos muitas coisas para comemorar, mas a nossa história não acaba aqui, a nossa história continua e a responsabilidade é de cada um dos senhores, das senhoras e quando eu falo senhores e senhoras porque as mulheres tem um papel fundamental neste trabalho e eu sei que no início ou nos tempos antigos a mulher ficava até subjugada, mas hoje podemos ver destaque das mulheres, o lugar merecido onde elas devem estar. Eu quero fazer aqui então uma homenagem a todas essas guerreiras, a todas as mulheres da comunidade nikkey e faço da pessoa da minha esposa Ednéia Nishimoto que está aqui presente também. Então a vocês todo o nosso respeito e consideração por tudo que representam. (Palmas.)

Eu quero finalizar dizendo o seguinte, obrigado deputada Keiko Ota puxar umas palmas aí e as mulheres merecem mesmo, a digna representante da nossa ala feminina. Mas eu quero finalizar dizendo o seguinte, tudo que foi feito, tudo que está sendo feito e tudo que será feito ainda não dependerá só de nós. Nós não temos o controle sobre todas as coisas, e eu creio numa coisa, que aquilo que tem sido feito de esforço pela nossa comunidade nikkey, e que foi ajudado, sem dúvida, por Deus, que assim pode continuar sendo para que esse exemplo que foi dado e está sendo dado possa continuar, e ajudar o nosso povo paulista, o nosso povo brasileiro. Então para isso que Deus de saúde a cada um de vocês, a cada um de nós. Que Deus dê benções para que cada um viva em família, para que cada um continue trabalhando, cada um continue produzindo, cada um continue sendo exemplo para todo o estado de São Paulo e para todo Brasil e para que a gente tenha dias melhores e mais felizes com a nossa comunidade. Vamos festejar os 105 anos, um abraço a todos e muito obrigado. (Palmas.)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, através do seu presidente, deputado Samuel Moreira, tem a honra de abrigar os festejos dos 105 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, evento realizado conjuntamente entre os representantes nikkey dos três níveis legislativos municipal, estadual e federal.

Dando prosseguimento a solenidade, iniciaremos a entrega de honrarias alusivas aos presentes festejos. Assim, convido a Mesa, toda a Mesa, os deputados e os nossos homenageados que se dirijam ao centro deste plenário onde realizaremos as homenagens e para onde transferiremos temporariamente a Presidência da presente sessão. Convido a todos que nos acompanhe então ao centro do nosso plenário.

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Dando início as nossas homenagens convido o deputado Jooji Hato e o vereador George Hato que farão entrega ao cônsul-geral do Japão em São Paulo, Sr. Noriteru Fukushima. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Convido a deputada federal Keiko Ota e o vereador Masataka Ota para fazer homenagem ao Bunkyo, Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social na forma do seu presidente, Kihatiro Kita. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Convido o deputado federal Walter Ihoshi para fazer entrega ao Sr. Yoshiharu Kikuti, do Enkyo - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Convido o deputado Hélio Nishimoto, que fará entrega ao presidente do Kenren ,o Sr. Akinori Sonoda. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Convido o vereador Aurélio Nomura para fazer entrega a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, na pessoa do seu presidente Shinsuke Fujii. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Convido o vereador Masataka Ota para fazer entrega ao Sr. Anselmo Nakatani da Aliança Cultural Brasil-Japão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS - NATAL CALABRO NETO - Terminada as homenagens convidamos a todos para que retornem aos seus lugares para darmos prosseguimento a presente sessão solene.

Antes de retornar aos seus lugares, gostaria que todos se reunissem para tirar a foto oficial do evento.

Com a palavra o deputado Hélio Nishimoto.

 

O SR. PRESIDENTE - HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Após este momento da entrega das homenagens, e nós esperamos que todos aqui presentes se sintam homenageados através daquilo que foi entregue a essas entidades. É o nosso desejo que cada um se sinta dessa forma.

Nós também queremos comunicar que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web e será transmitida pela TV Assembleia dia 23, domingo, portanto, as 21hs, nove horas da noite, quem quiser assistir na TV Assembleia domingo às 21 horas, NET Canal 13, TVA canal 66, TV Digital canal 185, TV Digital Aberta canal 61.2

Queremos novamente agradecer a todos, da minha parte finalizando esta participação aqui nesta Presidência eu quero de coração desejar a todos uma festa, uma comemoração, ainda não paramos por aqui e que seja bem aproveitada até o seu final, e que possamos nos confraternizar ainda mais no dia de hoje e nos outros dias que virão. Sabemos que brevemente teremos grandes atividades na nossa comunidade no estado de São Paulo e eu desejo aqui que todos realmente participem e aproveitem cada momento e continuem se esforçando para construir um estado de São Paulo e um Brasil cada vez mais dinâmico e melhor.

Quero devolver a palavra ao deputado Jooji Hato.

Aproveito, deputado Jooji Hato, com a sua permissão, para cumprimentar o governador do Rotary Aeroporto, Sr. Hiroshi Shimuta, que está presente também.

E esgotado o objeto desta presente sessão, nós queremos novamente agradecer a todos os participantes, a cada autoridade, a cada colega parlamentar, a cada entidade que aqui foi homenageada, a cada um dos amigos que vieram até esta sessão participar da comemoração dos 105 anos. E como eu disse, ainda não paramos por aqui, nós teremos ainda na continuidade um coquetel que será servido no Salão dos Espelhos, que poderá ser acessado pelos fundos aqui do plenário. Estão todos convidados a participarem e é um momento para a gente se abraçar, se confraternizar e se alegrar ainda mais neste dia. Deus abençoe a cada um.

Nada mais havendo a tratar, declaramos encerrada a presente sessão. (Palmas.)

Está encerada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 15 minutos.

 

* * *