1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA                   034ªSS

DATA:991108

 

O SR. PRESIDENTE – WALTER FELDMAN – PSDB - Esta Presidência registra a presença das seguintes autoridades: Professor Dr. Flávio Fava de Moraes, representando o Exmo. Sr. Governador Mário Covas Júnior; Sr. Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI; Sr. Tenente-coronel Elvio Rubens Alves, representando o Exmo Sr. General do Exército Lucínio Nunes de Miranda Filho, Comandante Militar do Sudeste; Exmo. Deputado Carlos José de Almeida; Exmo. Deputado João Caramez; Exmo. Sr. Getulino Nakajima, vice-Presidente da BSGI; Exmo. Deputado Lívio Giosa; Exmo. Vereador José Zito da Silva, representando o Presidente da Câmara Municipal de Diadema; Sr. Jorge Miyajahara, representando o Exmo. Deputado Junji Abe; Sr. Miguel Shiratori, Coordenador dos Jovens da BSGI; Sr. José Lourenço Aguirre, vice-Presidente Adjunto da BSGI; Sr. Osvaldo Maki, vice-Presidente da BSGI;  Sra. Helena Taguchi, Coordenadora Geral da Divisão Feminina da BSGI; Sr. Naoto Yoshicawa, vice-Presidente Adjunto da BSGI; Sr. Atsushi Yamauchi, Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa;  Dr. José Fernando Rocha; Comendador Dom Galdino Cuchiaro, Presidente Nacional e Grã-Mestre do Sodalício da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística Cultural e Educacional e Sr. Marcelo Vespoli Takaoka, Presidente da Construtora MVT.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, autoridades presentes, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Soka Gakkai.

Quero deixar registrado que esta solenidade há três anos vem sendo realizada  na Assembléia Legislativa de São Paulo por iniciativa do Deputado Lívio Giosa.         Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirem o Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

*          *          *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

*          *          *

A Presidência quer registrar as presenças do Sr. João Câmara, Presidente do Diretório Municipal do PSDB, que nesta solenidade representa o Sr. vice-Governador Geraldo Alckmin, e do nobre Deputado Conte Lopes, representando a Bancada do PPB.

Tem a palavra o nobre Deputado João Caramez, que falará pela Bancada do PSDB.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ – PSDB – SEM REVISÃO DO ORADOR – Exmo. Sr. Deputado Walter Feldman, Presidente desta sessão; Exmos. Srs. Deputados Carlinhos Almeida, Conte Lopes e Lívio Giosa; Sr. Eduardo Taguchi, Presidente da Soka Gakkai, em nome de quem cumprimento todos os membros dessa maravilhosa associação; caro amigo Flávio Fava de Moraes, representando o nosso querido Governador Mário Covas; Sr. João Câmara, representando o nosso vice-Governador;  minhas senhoras e meus senhores, minha satisfação neste momento é dupla.

Em primeiro lugar, por estar participando dos 39 anos da introdução da Soka Gakkai em nosso país. Em segundo lugar, por estar falando em nome da nossa Bancada, o PSDB. Neste momento tão sublime queria falar a vocês da minha satisfação não só pelo fato de estar na Assembléia Legislativa, cumprindo o meu primeiro mandato como Deputado, mas também porque quando Prefeito da cidade de Itapevi, uma cidade da Região Metropolitana com graves problemas sociais, principalmente de infra-estrutura, tive a satisfação de conhecer o trabalho da Soka Gakkai na região. Eu tive o orgulho e o prazer de participar da aprovação do projeto de construção do acesso da Castelo Branco à sede da instituição, que recebeu o nome do primeiro grande Presidente da Soka Gakkai, Tecinaciguro Makiguchi. Foi um momento muito significativo e sublime. Mas não parou aí minha satisfação, pois durante os quatro anos tivemos essa entidade participando ativamente não só dos trabalhos sociais, mas  acima de tudo dos trabalhos comemorativos da festa de Independência do Brasil, pois nesse período essa entidade alegrou o povo de Itapevi com a participação de sua banda nos desfiles de Sete de Setembro em nossa cidade.

Tenho a certeza, Sr. Eduardo Taguchi, que o povo de Itapevi fica muito orgulhoso e muito envaidecido por tê-los conosco na nossa pequena e humilde cidade, mas uma cidade com o coração do tamanho do coração do Professor Ikeda.  Parabéns à Soka Gakkai Internacional.

Obrigado.  (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – WALTER FELDMAN – PSDB – Agradeço as palavras do nobre Deputado João Caramez, que, além de Deputado, representando aqui a Bancada do PSDB, já deu uma enorme contribuição à BSGI quando Prefeito de Itapevi..

Tem a palavra o nobre Deputado Carlinhos Almeida, do Partido dos Trabalhadores, representando sua Bancada.

 

O SR. CARLINHOS ALMEIDA – PT – SEM REVISÃO DO ORADOR – Sr. Presidente desta sessão, nobre Deputado Walter Feldman, a quem saúdo pela feliz iniciativa desta sessão, nobre Deputado Lívio Giosa, nobre Deputado  João Caramez, nobre Deputado Conte Lopes, Sr. Eduardo Taguchi, na pessoa de quem saúdo os demais componentes desta Mesa, gostaria de fazer uma rápida saudação esta noite tão importante, porque acho que a Assembléia Legislativa presta neste momento uma justa homenagem a uma instituição que, além de todo o trabalho religioso que desenvolve, tem se mostrado uma grande defensora de valores fundamentais, como a defesa da paz, dos direitos humanos, e, conseqüentemente, do nosso planeta, tão agredido pelas guerras, pela fome e pela exploração predatória do meio-ambiente.

Conheci a Soka Gakkai e a BSGI não há  alguns anos, quando era Presidente da Câmara, tive a honra  então de, junto com outro vereador, Florivaldo Rocha, articular a aprovação de um projeto de lei, denominando uma das praças da nossa cidade de Josei Toda.  E a partir dali tive algum contato com a BSGI e com a Soka Gakkai. Nesse curto espaço de tempo, muitas informações me chegaram, e, na verdade, ganhamos um grande respeito e admiração por essa instituição, particularmente por ser ela uma instituição que defende o que  hoje é fundamental para o nosso planeta, para o nosso País e para a nossa humanidade, mas que está se perdendo. Nesse curto período, tivemos também a satisfação de ter em São José dos Campos, a nossa cidade, onde era Presidente da Câmara Municipal,  uma exposição de desenhos feitos por crianças do mundo inteiro, patrocinada pela Soka Gakkai.  Eram desenhos que clamavam por um mundo melhor, um mundo mais justo, um mundo que cultivasse esses valores que destaquei aqui.

Quero confessar a vocês que, vendo e lendo um pouco da história de Josei Toda e também do Professor Makiguchi, o nosso respeito aumentou ainda mais.  São pessoas que perderam, digamos assim,  grande parte da sua vida na prisão, defendendo a paz e  seus princípios.  Não abriram mão de suas idéias em função da pressão dos poderosos, não sucumbiram à tentação de fazer uma concessão para aprovar a II Guerra Mundial.

Sr. Presidente, é para todos nós, sem dúvida nenhuma, uma grande satisfação ler as palavras de Josei Toda, em 1957, condenando o uso de armas nucleares.         São palavras extremamente fortes, especialmente para um pacifista.

Gostaria de citar aqui um trecho que certamente todos os senhores conhecem. Dizia ele: “Nós, seres humanos, possuímos o direito à vida. Quem ameaça este nosso direito não é senão um demônio, um satanás, um monstro. Quero afirmar, mais uma vez, que se algum país nesta sociedade de seres humanos vencer  utilizando uma bomba atômica, mesmo sendo vitorioso, se utilizou-se deste meio deve ser condenado à morte”.

São palavras extremamente fortes. Porque, na verdade, uma sociedade que coloca acima de tudo a luta pelo poder, uma sociedade que se vale da violência para conquista e manutenção do poder, na verdade é uma sociedade que já morreu. Aliás, como uma sociedade que não respeita os seus jovens, as suas crianças, os seus idosos, a sua natureza. Hoje, sem dúvida alguma, a Soka Gakkai no mundo inteiro tem sido uma voz em defesa destes valores tão importantes. E, num mundo em que infelizmente temos a globalização da pobreza, a globalização do capital, a globalização da miséria, esta instituição  é uma das vozes mais importantes na defesa da globalização de valores fundamentais para o ser humano.

Eu que não poderia estar hoje aqui, já que tenho um compromisso na minha cidade , ligado ao trabalho que desenvolvemos em defesa dos direitos da criança e do adolescente, eu não poderia deixar de estar pelo menos no início desta sessão para fazer uma saudação a todos os senhores, cumprimentando mais uma vez o nobre Deputado Walter Feldman pela iniciativa, e dizendo que vozes como esta que defendem a paz, que defendem o meio ambiente, que defendem a humanidade precisam se levantar cada vez mais, senão não teremos esperanças. E, se não tivermos esperanças, como disse Josei Toda, estaremos todos condenados à morte.            (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE – WALTER FELMAN – PSDB – Queremos agradecer muito a participação e  a contribuição do nobre Deputado  Carlinhos de Almeida, que representa aqui o Partido dos Trabalhadores, partido envolvido na questão dos direitos humanos, na luta pela liberdade, e que traz a sua contribuição doutrinária a esta sessão solene de hoje.

Quero convocar para usar a palavra o nobre Deputado Lívio Giosa, autor da iniciativa que neste momento permite que realizemos uma sessão com estas características e desta importância.

Tem a palavra o nobre Deputado Lívio Giosa, autor da lei.

 

O SR. LÍVIO GIOSA – Meu caríssimo amigo e Presidente nobre Deputado Walter Feldman; Professor Dr. Flávio Fava de Moraes; Sr. Eduardo Taguchi; Sr. Tenente-coronel Elvio Rubens Alves; Srs. Deputados Carlinhos Almeida, João Carlos Caramez, Conte Lopes; demais autoridades já nominadas, senhoras e senhores, para mim é motivo de orgulho o fato de pelo terceiro ano consecutivo termos a oportunidade de nos encontrar neste plenário, onde também tivemos oportunidade de oferecer a esta Casa um dia especial, de sintonia, de parceria com os valores que a Soka Gakkai mundial nos propicia. Tivemos oportunidade de reconhecer, pela primeira vez no plenário da Assembléia Legislativa, a Soka Gakkai e a partir daí transformar o dia 18 de novembro como um marco, um marco de enorme significado nas relações da comunidade paulista.

É motivo também de muito orgulho perceber que esta parceria permanece. Permanece agora ungida pelas mãos do nobre Deputado Walter Feldman, que dignifica ainda mais este relacionamento, propiciando esta harmonia entre a Assembléia Legislativa e os valores propostos pela Soka Gakkai.

Vê-los aqui novamente é para mim a interpretação desta sintonia. As palavras, os textos do mestre Ikeda continuam refletindo no meu coração.

É por conta disto que conseguimos esse processo permanente de relacionamento.  Tenho clareza de que os valores da Soka Gakkai, os ensinamentos dos seus mestres, pela direção que no Brasil despertam esta harmonia, estarão cada vez mais presentes na nossa Casa permeando as ações da sociedade de São Paulo e, sem dúvida alguma, dentro dos nossos corações.

Vejo, portanto, que este nosso descortinar que começou há três anos está cada vez mais ajustado, cada vez mais permanente e que exerce uma convivência extraordinária. Parabéns à Soka Gakkai, parabéns à BSGI aqui no Brasil e que este movimento permaneça cada vez mais presente agora sob a égide do nosso querido nobre Deputado Walter Feldman. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – WALTER FELDMAN – PSDB – Queremos agradecer as palavras do nobre Deputado Lívio Giosa, a sua contribuição no passado, a sua participação no presente e a necessidade que temos de V. Exa. no futuro. Ouviremos agora uma apresentação musical do Núcleo Experimental Infanto-Juvenil da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda: Minueto, de Johann Sebastian Bach e a 9ª Sinfonia de Beethoven, Ode à Alegria.

Uma máxima da Soka Gakkai é exatamente a questão da cultura, da arte e, portanto, da música. Se me permitem, gostaria de lembrar Vila Lobos, que dizia que a música era para ele o reflexo da sinceridade. Nada mais justo que nesta sessão tenhamos a oportunidade de ouvir Bach e Beethoven para uma apresentação deste porte.

 

*  *  *

 

-         São executados os números musicais.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Agradecemos ao Maestro e ao Núcleo Experimental Infanto Juvenil da Orquestra Filarmônica Brasileira de Urbanismo Ikeda  pela excepcional contribuição a esta Sessão Solene.

Aproveitando a retirada dos jovens músicos, quero lembrar que Beethoven deve ter vindo ao mundo para provar que o som não é uma questão de ouvido e, sim, de alma; dada as dificuldades que tinha para realizar suas extraordinárias composições.

Tem a palavra o Sr. Getulino Nakajima, vice-Presidente da BSGI. (Palmas.)

 

O SR. GETULINO NAKAJIMA - Exmo. Sr. Deputado Walter Feldman, ora presidindo esta Sessão Solene; Exmo. Sr. Prof.  Dr. Flávio Fava de Moraes, representando neste ato o nosso Governador Dr. Mário Covas; nobre Deputado Lívio Giosa, que instituiu esta data muito significativa para a nossa instituição, como também o Deputado Carlinhos Almeida, que na região de São José dos Campos tem enobrecido, cada vez mais, os fundadores da nossa instituição, o Deputado João Caramez, que foi o Prefeito a ter aprovado o primeiro nome de uma estrada, no mundo inteiro, com o nome do primeiro Presidente e fundador da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti, em nome dos quais permita-me saudar todos os componentes desta Casa Legislativa, as demais autoridades presentes, os distintos convidados e os caros amigos da Soka Gakkai Paulista. Nesta grata oportunidade em que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo promove a presente Sessão Solene em comemoração à passagem do Dia da Sokka Gakai, instituído em 18 de novembro de 1997, através da iniciativa do Deputado Lívio Giosa, temos a satisfação de agradecer profundamente, em nome da instituição, como também do seu Presidente Internacional, Dr. Daisaku  Ikeda pelo distinto reconhecimento demonstrado por esta Casa, que responde e manifesta a vontade da população paulista.

Quero juntar  neste agradecimento a alegria dos milhões de nossos associados que atuam em 128 países, pelo estabelecimento destas data de caráter oficial a nossa instituição.

Quero destacar que esta iniciativa foi a primeira no mundo inteiro, e posteriormente foi seguida por muitas outras cidades brasileiras, como também estrangeiras. Nossa instituição surgiu do forte anseio de dois eminentes educadores do Japão, o Prof. Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda, que, preocupados com o destino do seu País e do mundo fundaram a Soka Gakkai em 18 de novembro de 1930, com a finalidade principal de criar valores humanos que pudessem defender os nobres ideais da humanidade. Essa pequena vereda surgida em 1930 foi desenvolvida posteriormente em torno da liderança do Dr. Daisaku Ikeda, e é hoje uma caudalosa correnteza de pessoas anônimas labutando efetivamente  para a construção da paz e do bem e pelo bem-estar social.

Passo a ler um trecho do poema do Presidente Daisaku Ikeda que exalta o Estado de São Paulo, como também o seu povo.

 

(ENTRA LEITURA)

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Agradeço as palavras do Dr. Getulino Nakajima, em cujo nome reconheço a identidade entre o Brasil e o Japão.

Quero chamar para usar a palavra o Sr. Dr. Flávio Fava de Moraes, ex-Reitor da Universidade de São Paulo, ex-Secretário de Ciências e Tecnologia, que neste momento representa o Governador Mário Covas, extraordinário humanista. Tem a palavra Sua Excelência.

(Palmas.)

 

O SR. FLÁVIO FAVA DE MORAES -  Meu caro Deputado e amigo Walter Feldman, Presidente desta Sessão Solene e um dos melhores nomes que o nosso parlamento possui no Estado de São Paulo. Muito obrigado ao nobre Deputado João Caramez, social-democrata de tradição bastante significativa em sua classe política, Dr. Eduardo Taguchi, Dr. Getulino Nagajima, aqui representando a DSGI e a Soka Gakkai, Tenente-Coronel Élvio Rubens Alves, demais representantes, que aqui comparecem para este dia festivo, minhas senhoras e meus senhores, se as palavras, de modo geral, são bons instrumentos para realçar as atividades desempenhadas não só por cada cidadão, mas por coletividades em torno de todo o mundo, as ações são muito mais significativas.

As ações que desempenha a BSGI em nosso País, a Soka Gakkai como um todo, em vários rincões do mundo, são demonstrações absolutamente inquestionáveis de um objetivo marcante, que é o reconhecimento dos valores das pessoas, o destino respeitoso à velhice, o destaque absolutamente irrepreensível da valorização dos jovens, e, no conjunto de todas essas ações a campanha absolutamente inarredável da procura pela paz. Dentro de todas essas ações que a Soka Gakkai exerce e atua, temos exemplos, não só no Brasil como no mundo inteiro, que são pioneiros. Nesse sentido quem vos fala teve o privilégio de, na ocasião em que esteve Reitor da Universidade de São Paulo, ter a oportunidade de, de corpo presente, conhecer, com sua esposa, não só ações que se realizam aqui em São Paulo, pela BSGI, como de, estando em uma das vezes no Japão, ter conhecido a Soka University, ter estado pessoalmente junto ao Dr. Ikeda, ter tido o privilégio de, no testemunho das pessoas que com ele convivem, receber o título estrangeiro que até hoje mais o fez sorrir - ou mais gargalhar, e principalmente, ter tido o privilégio de possuir, sob o ponto de vista acadêmico, um dos títulos que mais distinguiu sua modesta trajetória universitária, que é ser professor “honoris causa” da Soka University, no Japão. Todas essas ações demonstraram exemplos que temos de perseguir continuadamente, e o mais marcante dentre os vários que poderiam ser citados, tanto de fatos como de textos de livros, na parte fotográfica, na parte de literatura ou de poemas que Ikeda nos apresentou até o presente momento, e que seguramente ainda por muito tempo apresentará, não posso deixar de destacar a “Relação entre a juventude e a velhice”, isto porque a cultura oriental, que tem muito a ver com o que se desenvolve em nosso País, faz-me lembrar o quanto o jovem respeita o idoso na cultura oriental e no Japão. Uma das maiores demonstrações já circuladas no próprio Brasil é um filme de Korosawa, que tem um nome muito expressivo, em japonês, com todos os erros que a pronúncia pode gerar, que se chama “Madadaiô”. Esse filme de Korosawa demonstra, de modo convincente, que os alunos de um determinado professor a todo o ano o visitam, e a cada ano em que o visitam, ele, consequentemente mais idoso, tem o privilégio de, na hora de comemor o aniversário e na expectativa de uma morte breve, dizer, a cada ano: “Ainda não”, no sentido de “Ainda não é desta vez. Eu os espero no próximo aniversário.” Toda essa expectativa de respeito dos alunos e jovens em relação aos mais idosos, e que acompanha o professor até a sua morte, traz-nos um exemplo impressionante, que é o reverso desta medalha, no sentido de que o jovem, ao fazer o respeito pelo idoso nada mais faz do que plantar o seu próprio benefício para no dia em que, tornando-se um idoso, ter dos jovens do futuro a mesma atenção, o mesmo afeto, o mesmo respeito e, portanto, a mesma estrutura de família e de sociedade. Dentro de todo esse contexto a DSGI trabalha muito com os jovens. Faço, neste instante, minha homenagem a Miguel Shiratori, que representa a juventude da BSGI e também ao Marcelo Takaoka, presente nesta solenidade, com tanto destaque na sua atividade profissional.

A juventude que temos hoje em São Paulo, representação minoritária de alguns desvios e de alguns deslizes, precisa se espelhar no exemplo desses jovens músicos. Se eles tiverem exemplos, se eles tiverem oportunidades, se eles tiverem um pouco de amor, saberão evoluir, saberão garantir o futuro da nossa sociedade e da nossa nação, de tal forma que, embora uma minoria possa estar cometendo deslizes, não se tratará de estatística.

Em nome do Governador Mário Covas, em nome do vice-Governador Geraldo Alckmin, em nome da Social Democracia, aqui estou para saudar a BSGI, para pedir que vocês continuem com esse trabalho maravilhoso, porque isso ajuda, e muito,  para que esta Nação melhore. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – WALTER FELDMAN – PSDB – A Presidência quer registrar e agradecer a presença do Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, representando a Câmara dos Deputados. 

Desejo fazer algumas citações que me parecem sintetizar uma parte dos pensamentos da BSGI. “Falamos do terceiro milênio, mas a simples mudança dos dias no calendário não pode provocar brusca transformação na natureza da época. Somente a vontade e ação do homem podem criar a história e abrir novos horizontes. À medida em que nos aproximamos do novo século, vários problemas requerem nossa urgente atenção. A globalização econômica avança em ritmo vertiginoso. Devemos ter a visão para orientá-la de tal sorte que possa contribuir para a criação de uma era diferente e rica – uma civilização global.              Se queremos estabelecer os fundamentos de uma paz duradoura, a guerra deve perder seu caráter institucional. Devemos realizar a transição da cultura de guerra para uma cultura de paz.

O tempo pede que a humanidade eleve sua voz numa evocação à paz e à vida. A exposição à violência afeta profundamente as crianças. Obrigá-las a combater é uma hedionda violação de seus direitos. Isto perpetua a guerra e cria um ciclo inquebrantável de ódio e vingança.

Coragem e esperança são essenciais; jamais devemos perder essas qualidades humanas vitais. Cada um de nós deve despertar para essa missão única como protagonistas na transformação da história. E devemos, unidos, numa luta humana comum, confrontar e resolver os inadiáveis problemas com que se depara o planeta.”   Estas são citações extraídas do pensamento da Soka Gakkai Internacional. Para nós, senhoras e senhores, autoridades, Dr. Eduardo Taguchi, Dr. Getulino Nakajima, Dr. José Lourenço Aguirre, em nome dos quais gostaria de cumprimentar toda a Direção da Instituição, mas gostaria de me dirigir em especial aos jovens.

Nas últimas semanas, tenho acompanhado, de maneira efetiva e permanente, os acontecimentos da Febem juntamente com o Dr. Flávio Fava de Moraes e o próprio Governador Mário Covas. Lá está expressa a incompetência da sociedade. Os problemas da juventude não são problemas do Governo ou do Estado; os problemas da juventude, das crianças, são problemas de Estado, incluem a sociedade civil, incluem todos os poderes institucionais, incluem basicamente uma vontade coletiva de transformação, incluem a mídia, incluem aqueles que, de uma forma ou de outra, transmitem informações.

A cultura é um bem inalienável e, felizmente, transferível. Se quisermos lembrar de acontecimentos da Idade Média, de civilizações que já se foram, ficará pouco a não ser a cultura, que é muito: são as tradições, são os movimentos, são os pensamentos, é a expressão plástica, é fundamentalmente a literatura. É através desses mecanismos que podemos transmitir às novas gerações aquilo que considero exatamente o papel da vida na Terra, ou seja, a transmissão de valores  na passagem de um bastão. A juventude aqui presente sabe mais do que nós, amadurecidos, que se recolherem ensinamentos positivos, com eles caminharão e transmitirão às novas gerações.

É nesse sentido que considero a manifestação de hoje, que me foi trazida pelo Dr. Renato Amaral, presenteando-me com a oportunidade de presidir esta importante e extraordinária sessão. Temos de agradecer à BSGI, temos de manifestar a nossa gratidão com aqueles que se preocupam com fundamentos extraordinários do ser humano: educação, cultura e paz. Esses três instrumentos são absolutamente suficientes para construirmos uma sociedade moderna, porém, solidária. Não nos bastam os carros, os transmissores, os computadores. São elementos importantes para a vida moderna, mas sem os valores espirituais, filosóficos, de religiosidade, será impossível caminharmos para uma sociedade mais equilibrada.

É nesse sentido que as palavras do nobre Reitor e Secretário Flávio Fava de Moraes se agregam àquilo que talvez seja a união indestrutível entre o jovem e o mais idoso - a primeira e a terceira idade - dando-se a maturidade na segunda idade e que permitirá a construção de uma corrente indestrutível de conhecimento, de sabedoria e de valores. Nós, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, agradecemos a BSGI.. Pretendemos e esperamos que a direção contribua cada vez mais para o seu crescimento, com a profusão de novos sócios, aqueles que possam transmitir às novas gerações os valores aqui recolhidos desde 1930.

Aprendi, numa visita à África do Sul, conhecendo pessoalmente o grande ex-Presidente Mandela, que aqueles que passam pela prisão por um delito de opinião, de idéia e saem dela mais amadurecidos sem o ódio, sem o sentimento de vingança que, normalmente a prisão traz, e que podem dar à sociedade e a civilização contribuições inestimáveis. É isso que nos traz este momento, Dr. Ikeda, que queremos homenageá-lo  e também toda a direção da BSGI.

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo se sente engrandecida por poder dar a sua contribuição numa noite como esta.

Viva a BSGI, viva a educação, viva a cultura e a paz ! (Palmas.)

            Quero agradecer a todas as autoridades presentes, senhoras e senhores, e particularmente, aos jovens e à Orquestra Sinfônica Jovem que nos abrilhantou com os maiores compositores do mundo, e dizer com as regras regimentais, que esgotado o objeto da presente sessão, agradecemos a presença de todos e queremos convidá-los para a sessão solene que realizaremos no ano que vem, que, seguramente, abrilhantará dia a dia, ano após ano, o êxito da solenidade com essas características.

            Está encerrada a sessão.

 

                                               *     *     *

 

            - Encerra-se a sessão às 21 horas e 21 minutos.