22 DE JUNHO DE 2009

035ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “PRESTAR TRIBUTO À MÚSICA CRISTÔ

 

Presidente: JOSÉ BRUNO

 

 

RESUMO

PRESTAÇÃO DE TRIBUTO À MÚSICA CRISTÃ

001 - JOSÉ BRUNO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado José Bruno, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de prestar “Tributo à Música Cristã". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - JOÃO BARBOSA

Deputado Estadual, cumprimenta a todos e parabeniza o Presidente pela iniciativa, afirmando que tudo isso é para a glória de Deus e pelo engrandecimento do nome do Senhor Jesus Cristo. Diz que a música é a coisa mais preciosa que Deus trouxe para o nosso coração. Fala da importância da música para a nossa vida.

 

003 - Presidente JOSÉ BRUNO

Exalta a história da musica cristã no Brasil. Faz um balanço da sua trajetória pessoal como músico cristão há mais de vinte anos. Anuncia a apresentação de um clássico da música cristã, com a cantora Vânia Marx. Agradece aos apoiadores e parceiros do evento, fazendo referência aos músicos Esdras Gallo e Ronaldo Gomes, que executaram trechos de músicas dos homenageados. Presta homenagem, com entrega de troféu, ao músico Marcelo Aguiar, que foi representado pelo Bispo Júlio César Savani. Faz menção honrosa e presta homenagem ao Pastor Adhemar Campos, justificando a sua ausência. Homenageia o músico Leonardo Gonçalves, com entrega de troféu, e apresenta número musical. Faz menção honrosa à intérprete Soraya Moraes, que deixou vídeo de agradecimento, justificando a ausência, tendo sido representada por Marco Moraes. Agradece a presença de Kelly Conde e da Pastora Meire, representantes do Deputado André Soares. Homenageia a Banda Oficina G3, com entrega de troféu, que apresenta música gospel. Presta homenagem, com menção honrosa, ao Grupo "Vencedores por Cristo", justificando a sua ausência. Anuncia homenagem ao cantor, compositor e apresentador de TV, Pastor André Valadão, justificando a sua ausência, tendo sido representado por Rosane Montosa. Refere-se ao louvor e à adoração na Igreja. Presta homenagem à Bispa Sonia Hernandes, que foi representada pela Pastora Fernanda Hernandes. A homenageada deixou vídeo de agradecimento, enviou mensagem e apresentou o Grupo "Renascer Praise", que apresentou duas canções. Parabeniza os homenageados e deixa uma mensagem de incentivo a todos os ministros de louvor. Faz uma oração de louvor ao Senhor e abençoa a todos. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o senhor José Bruno

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO - DEM - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM - Passo agora a nomear as autoridades que compõem esta Mesa. Quero agradecer a presença do senhor Leandro Verrone que representa o Vereador Fábio Palácio, da Câmara Municipal de São Caetano do Sul, muito obrigado pela presença. Agradeço a presença do deputado e também pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, servo do Senhor que representa a obra do Senhor nessa Casa, meu amigo também e Deputado e Pastor João Barbosa. Muito obrigado. Quero também cumprimentar a mulher mais feliz de São Paulo e desse país que é a minha esposa, Bispa Blanche Bruno que está aqui comigo compondo essa Mesa. E também o Sr. João Roque que representa um grande amigo, o Deputado Estevam Galvão, Líder dos Democratas na Assembleia Legislativa, nosso líder, meu e do deputado João Barbosa. Também quero aqui agradecer ao vice-Governador Alberto Goldman que envia aqui o seu agradecimento pelo convite recebido aqui pela Assembleia Legislativa. O Deputado Barros Munhoz convocou esta homenagem, então fica aqui registrado o agradecimento do vice-Governador Alberto Goldman. Queremos registrar aqui o Secretário-Adjunto da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho Sr. Pedro Rubez Jehá, que envia também as suas congratulações e presta sua homenagem aos Músicos Cristãos. Também fazemos menção ao Secretário de Comunicação Sr. Bruno Caetano, que também agradece pelo convite e homenageia a todos os Músicos Cristãos que estão aqui nesta Casa, nesta noite. Também cordialmente envia a parabenização a Sra. Suely Vilela que é reitora da Universidade de São Paulo - que completa 75 anos.Ela recebeu o nosso convite, e também envia aqui a sua congratulação a todos os homenageados. Recebemos aqui da Chefia de Cerimonial do Sr. João Sayad, Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, que também se congratula conosco homenageando àqueles que hoje recebem este prêmio na Assembleia Legislativa. O Vereador-Corregedor de São Paulo Wadih Mutran também manda a sua homenagem e o agradecimento pelo convite a todos aqueles que nesta noite são homenageados.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados, meus senhores, minhas senhoras, convidados, pastores, homens de Deus, ministros, músicos, produtores, homens que prestam o seu talento ao reino de Deus, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Barros Munhoz a pedido deste Deputado que vos fala, Deputado José Bruno, com a finalidade de prestarmos um Tributo à Música Cristã, àqueles que usam do seu talento, da sua instrumentalidade para engrandecer o reino de Deus e levar a palavra de Deus àqueles que estão sendo salvos e transformados nesta Nação.

Eu convido a todos os presentes para que, de pé, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro 2º Tenente PM Ismael Alves de Oliveira.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM – Esta Presidência agradece a Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo e a regência do maestro 2º Tenente, PM Ismael Alves de Oliveira pela participação nesta homenagem, que Deus os abençoe.

Quero convidar o nobre Deputado João Barbosa, nosso irmão em Cristo para que pudesse dar a sua saudação a cada homenageado, e também participar desta homenagem que hoje prestamos àqueles que fazem parte desta grande transformação do nosso país que é o poder do Evangelho e Salva Vidas, que através da Música Cristã tem alcançado a tantos.

 

O SR. JOÃO BARBOSA – DEM – Boa noite a todos e a todas. Boa noite, gente! Pensei que vocês não iriam responder o meu boa noite! Meus irmãos em Cristo, como é bom estar entre irmãos ou vocês querem que nós nos tratemos com a paz. Como é que vocês falam a paz? Então a paz do Senhor a todos os nossos irmãos. Estamos entre irmãos.

Quero cumprimentar o meu irmão em Cristo, Deputado José Bruno, uma grande pessoa, uma pessoa amada, uma pessoa que aprendemos a guardar dentro do nosso coração em oração, em jejum.

Parabenizo o deputado por esta iniciativa, e tudo isso é para a glória de Deus. Tudo isso é para engrandecimento, enaltecimento do nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Quero cumprimentar a esposa do nosso bispo, a Bispa Blanche Bruno, que Deus a abençoe. Sabem por que o nosso bispo chegou aonde chegou? Porque ele tem uma bispa, uma mulher virtuosa. Deus procura as mulheres virtuosas, Deus está à procura das mulheres virtuosas. Parabenizo o bispo por ter encontrado uma mulher virtuosa que tem engrandecido o nome do nosso Deus ao seu lado.

Quero também aqui cumprimentar o Sr. Leandro Verrone, representando o nosso Vereador Fábio Palácio, da Câmara Municipal de São Caetano do Sul. Seja bem vindo. O Sr. João Roque, nosso irmão representando aqui o nosso grande líder desta Casa.Eu tenho aqui o prazer imenso de ver pessoas que fazem parte desse corpo. Muito me alegro de saber que temos aqui uma figura brilhante, a Sra. Fernanda Hernandes Hasmussen, filha da Bispa Sonia Hernandes e do nosso apóstolo. Que Deus abençoe. Fruto vindo dessa família maravilhosa, família que Deus escolheu. Não importa por onde nós passamos, o que importa é que Deus tem acrescentado nessa família. Que Deus abençoe grandemente esse ventre materno, essa família que gerou, não sei quantos mais filhos, mas outros filhos na fé, grandes heróis da fé nasceram desta família Hernandes. Que Deus abençoe a todos.

Meus irmãos, meus amados, a música é a coisa mais preciosa que Deus traz para o nosso dia, para o nosso coração. Eu quero só falar um pouquinho a respeito desse homem, hoje deputado, assim como quero falar da importância da música na nossa vida. Eu venho de uma família de lavradores. Meu pai já faleceu, e minha mãe ainda está viva. Eles vieram da Bahia, se migraram para o interior de São Paulo e fomos trabalhar como lavradores. Depois perdemos tudo por falta desse Deus glorioso que nós temos hoje conhecimento. Depois meu pai teve um problema sério, veio a óbito muito jovem, e viemos para São Paulo, uma família de oito. Éramos muitos pequenos, e tivemos grandes dificuldades.

Mas dentro desse coração aqui sempre existia um espírito de vencedor, um espírito de conquista. Nunca me deixei me levar pelas dificuldades que enfrentei dentro da minha casa: falta de pão, falta de amor, falta de muitas outras coisas. Convivi com tudo que vocês possam imaginar dentro de um lar sem a presença de Deus, só a destruição. Mas sempre tive dentro de mim que um dia eu ia vencer. Vencer. E por onde eu andava, eu escutava pessoas, grupos, nos finais de tarde. A Assembleia de Deus tinha muito o costume de se reunir nas praças, nos guetos com grupos de músicos, aquelas bandas, e ali eles entoavam aqueles hinos maravilhosos, e eu ficava ouvindo aqueles hinos. E aquilo sempre deixava alguma coisa dentro do nosso coração.

Aos 13 anos de idade, eu não tinha formação nenhuma, nem escola eu freqüentava. Eu vendia cocada, vendia sorvete, vendia pirulito, vendia uma série de coisas para levar sustento para dentro de casa. E um dia eu estava na casa de uma pessoa evangélica, que fazia cocada. Veio uma pessoa pregar na casa dela, porque ela tem as filhas lindíssimas, três ou quatro meninas lindíssimas e ele estava querendo namorar uma delas. Ele foi pregar, e as meninas se dispersaram porque o camarada não tinha nada a ver, ele era bem diferente. Ele era um pouco mais idoso, não tinha um porte físico agradável, e as meninas o deixavam de lado. E ele lendo a Bíblia. Eu fiquei observando ele ler, fiquei ali ouvindo aquelas palavras, e ele me disse: “Um dia você vai ser um grande homem de Deus.”

Eu continuei na minha luta, na minha batalha para conquistar o pão de cada dia. Dentro de mim, queria construir uma família. Dizia para mim mesmo: “Eu vou tirar a minha família desta miséria. Eu vou ser para a minha esposa o que o meu pai não foi para a minha mãe. Eu vou ser para os meus filhos o que o meu pai não foi para mim.” E eu tinha essa luta dentro de mim constantemente.

Venci, estudei, trabalhei em grandes empresas, ganhei muito dinheiro. Mas não tinha a presença desse Deus maravilhoso.

Aos 22 anos, eu tive esse encontro, eu tive um encontro com Deus. Eu tive um encontro com Deus. Eu tenho certeza que eu tive um com Deus, porque a partir daquele dia a minha vida mudou. As drogas, bebida, aquela vida de perturbação, desejo de suicídio, eu tinha vontade de dar um tiro na cabeça. Eu tinha vontade de ficar na frente. de um trem porque eu trabalhava na Voith Máquinas e Equipamentos, aqui no Jaraguá, Eu saía para tomar cerveja, beber num bar e ao meio dia em ponto passava um trem.

Enfim, assim foi a minha história. Lembro-me quando cheguei à igreja: foi numa sexta-feira e a igreja estava muito cheia. Eram quatro Igrejas Universal do Reino de Deus na Rua 25 de Março. Eu cheguei numa sexta-feira e busquei a minha libertação, o meu encontro com Deus.

Aonde o senhor quer chegar, pastor? O senhor vem pregar pra mim? Os meus bispos pregam pra mim!

Eu quero dizer a vocês que naquele dia eu ouvi um hino e aquela música mudou a minha vida, me levou ao encontro desse Deus maravilhoso. Vai fazer 30 anos agora que eu estou na Igreja Universal do Reino de Deus. Já levei esse Evangelho para outros Estados. Já fui preso, já apanhei, não tenho medo. Já apanhei, já fui espancado quase até a morte, já fui preso por causa do nome do Senhor Jesus. Amém, pessoal. Amém, gente. Deus nos escolheu. Deus me escolheu. Eu não queria ser, não; Deus me escolheu. Mas naquela manhã eu ouvi uma música, e a música “Quando Jesus Estendeu a Mão.” Vocês conhecem? “Quando Jesus estendeu a sua mão. Quando ele estendeu a sua mão para mim”, eu sou muito ruim pra cantar, mas essa foi a música que mudou a minha vida. Ela mudou a minha vida, ela faz parte da minha vida. E verdadeiramente Deus mudou a minha vida através deste hino.

Então eu não poderia aqui deixar de agradecer a Deus por esse talento, por essa coisa gloriosa que Deus colocou neste mundo: os músicos. São as pessoas que cantam. São as pessoas que levam uma mensagem de paz e de vida. No meu carro, na minha casa eu tenho enes CDs, eu gosto de ficar ouvindo músicas evangélicas. Eu sou apaixonado pela música. Por isso quando eu fui convidado para estar aqui não sabia nem do que eu ia falar, mas eu disse: “O Espírito Santo vai me falar.” E por isso eu sou muito grato a Deus pela minha transformação de vida, e também por Deus ter colocado pessoas, músicas. A música que já fazia parte da minha vida mudou a história da minha vida.

Hoje,eu tenho 25 anos de casado. A coisa que eu mais sonhava ter era construir uma família. Tenho 25 anos de casado com uma só mulher, tenho dois filhos maravilhosos, e uma nora que é uma benção. Eu queria ter uma filhinha, mas Deus não quis,e porque minha esposa não deixou, ela disse: “A menininha em casa sou eu.” Isso é um pouquinho da grandeza, da glória de Deus na minha vida.

Que Deus abençoe grandemente a todos vocês, independente de qual é o seu ministério, não importa, o nosso Deus é muito grande. O nosso Deus tem que ser engrandecido e louvado pelos hinos, pelos cânticos. Não importa se você sabe cantar, amém. Se você não sabe, não tem problema, a gente bate palma, a gente vai engrandecer o nome do nosso Deus por isso.

Nesta noite eu quero agradecer muito a Deus pela história de homens e mulheres que serão homenageados nesse lugar. Não temos condições de homenagear a todos, mas que esses que serão homenageados nesta noite aqui que possa Deus estender a todos os músicos, a todos aqueles que cantam, a todos aqueles que louvam a Deus. Que Deus abençoe e muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM – Essa homenagem foi criada para que nós tivéssemos entre aqueles que doaram a sua vida de alguma forma com o seu talento, a sua musicalidade para que fossem homenageados. A música é uma dádiva de Deus. A música mexe com o nosso sentimento, mexe com o nosso estado de espírito. Hoje, eu conversando com uma pessoa, eu disse: “Quando você ouve o barulho da natureza aquilo te acalma. Quando você ouve o barulho do trânsito aquilo te estressa, porque os sons mexem com o nosso sentimento. E Deus deu a música ao homem. E para o louvor da sua glória é que nós existimos, também diz a Bíblia.”

E nós tivemos essa iniciativa, esse desejo de poder homenagear alguns. Como disse o Deputado João Barbosa não podemos homenagear a todos, mas aqueles que de alguma forma tem contribuído com essa história que tem levado a tantas pessoas ao encontro com Jesus Cristo. Às vezes uma pessoa não entra dentro de uma igreja para assistir um culto, mas ele entra numa casa de show para ver o espetáculo, e ali ele tem o encontro com Jesus Cristo. Ele está na rua e vê alguém que ali louva, canta num evento, numa praça pública e ele tem um encontro com Jesus Cristo. A música nos aproxima de Deus, e a música existe para que possamos também fazer da nossa vida um instrumento para que outras pessoas conheçam ao Senhor. E daí veio esse desejo de fazer essa homenagem. Tivemos hoje à tarde um simpósio sobre Música Cristã, e nós tivemos alguns temas muito importantes sendo abordados.

Eu quero cumprimentar o Sr. Maurício Soares que prontamente nos atendeu, esteve aqui conosco também participando, e eu vejo aqui nesta homenagem que ele hoje trabalha na Graça Music. É um executivo da área de música, de produção musical e que veio falar pra nós um pouco a respeito do que significa a pirataria nos dias de hoje, os números alarmantes do crescimento dessa pirataria, as novas mídias disponíveis, e que obviamente serão um instrumento importante para o Reino de Deus. Falamos sobre legislação, direito autoral. Falamos a respeito do que hoje representa o ECAD que foi alvo de uma CPI aqui dentro da Assembleia Legislativa presidida pelo Deputado Bruno Covas. O Deputado Carlos Giannazi, que foi vice-Presidente dessa Comissão, esteve também hoje falando um pouco a respeito do que aconteceu na CPI. Falamos também a respeito de Ordem dos Músicos e o que ela representa. As leis a respeito do fomento, do incentivo à música e como ela deve ser encarada hoje: como uma música não apenas para o evangélico, mas ela faz parte de um cenário musical da Nação, e os mesmos benefícios são estendidos a todos os músicos. Foi algo muito importante que tivemos hoje à tarde e vamos prosseguir nesse trabalho, e esse é o nosso papel como legislador, e também para honrar o reino de Deus.

Eu quero citar alguns dos presentes amigos que hoje estão aqui. Eu coloquei em primeiro lugar para cumprimentar aqui o meu querido amigo, com muito amor e carinho, o Pastor Marcos Petriaggi, da Igreja Batista Planalto Paulista. Eu o vejo daqui com muita alegria. As primeiras vezes que eu fiz trabalhos evangelísticos, acho que ele se lembra naquele ponto de pregação que tinha ali na Vila Gumercindo, na Saúde.Cantávamos ali, eu não sabia tocar muito bem, mas eu ia. O tempo passou e eu ainda não aprendi, Pastor Marcos Petriaggi, continuo não tocando muito bem, mas continuamos pregando a Palavra.

Agradeço também a presença do Sr. Udine Verardi, que representa o Deputado Antonio Salim Curiati, um decano desta Casa, um deputado muito querido. Também agradeço o Bispo Rubens de Sá, Bispa Cláudia de Sá, que também estão aqui representando também a Igreja Renascer; Pastor Marcos Antonio Vieira; Pastor Osias Melanias dos Santos; Sr. Jonatas Gimenez; Dra. Sidinéia Costa Feyer, que representa a Vereadora Ana Paula Rossi, filha do nosso amigo, que também já foi prefeito em Osasco, Francisco Rossi, que também manda aqui a sua homenagem a cada um dos que hoje serão homenageados; eos representantes da Assembleia de Deus as Glórias do Senhor; da Igreja Apostólica da Paz; Igreja Assembleia de Deus; Igreja Batista Curuçá; os representantes da Igreja Batista do Renovo; Igreja Batista Missão Universal; Igreja Evangélica Povo de Deus. Apesar de não estar aqui vejo o Pastor Igor Vilcinskas Jr. que também faz parte da diretoria da Cieab, obrigado pela presença. Se você não foi citado, por favor, deixe o seu nome no Cerimonial, não queremos nos esquecer de ninguém.

Vamos ouvir agora uma canção clássica que faz parte do nosso cancioneiro evangélico e que tem a ver com a nossa história de vida. As nossas memórias nunca podem ser esquecidas. A Palavra de Deus diz que nós não podemos nunca nos esquecer daquilo que Deus fez. A Sra.Vânia Marx vai apresentar essa canção. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM – Quero agradecer a todos aqueles que também apoiam este evento. Quero agradecer ao Pastor Esdras Gallo e ao Sr. Ronaldo Gomes,que vão executar trechos das canções dos nossos homenageados. Quero agradecer também toda minha assessoria que trabalhou intensamente por este evento, e também apoiam a cada um dos nossos eventos no gabinete.

Quero começar, então, essa homenagem. Alguns conhecemos um pouco mais de perto.Lembro-me quando ele se converteu e veio a Jesus. A música gospel tem tantas tendências, tantas vertentes diferentes, e havia uma que parece que faltava, havia uma lacuna. Eu me lembro quando ele se converteu, já tinha feito novelas, era cantor sertanejo. E um dia eu me lembro que a Paula disse que foi marchar para Jesus e colocou o nome dele no sapato e orou muito para que ele se convertesse, para que ele viesse ao Senhor. No ano seguinte ele não só estava convertido como cantou pela primeira vez na Marcha para Jesus. Infelizmente, ele não pôde estar aqui presente, mas está sendo representado pelo Bispo Júlio aqui nesta noite. Ele teve uma viagem inesperada, mas ficou muito feliz e disse-me: “Olha, eu sei que você vai entregar o troféu hoje, uma homenagem a alguém que me representa, mas ele não vai levar, eu vou querer ir aí buscar para agradecer a Deus.” É alguém que Deus tem usado, hoje é vereador na Cidade de São Paulo, tem se disposto a fazer obra de Deus, e usa também o seu talento pra isso. Começo hoje homenageando Marcelo Aguiar. (Palmas)

 

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM – Haviam me pedido assim também: mas você hoje que é músico não vai tocar nenhuma música? Não, não. Ainda mais que eu quebrei o dedo, foi uma coisa de última hora.

Quando veio o pau do macarrão, a primeira coisa que eu pensei foi colocar a mão e acabou quebrando. Brincadeira. Esposa é uma grande bênção. Então, hoje eu vim só para homenagear.

Eu quero também justificar a ausência do nosso próximo homenageado que também fez parte da nossa música. Por muitas vezes eu estive no Centro do Professorado Paulista em meados dos anos 90, final dos anos 80 quando a Igreja Comunidade de Graça fazia os seus encontros. Já participou de tantos SOS da Vida e não pôde estar aqui conosco. Estamos enviando a homenagem, mas fica aqui a nossa menção honrosa e a lembrança do Pastor Adhemar de Campos, que também recebe essa homenagem.

O nosso próximo homenageado é conhecido como Hugo Leonardo Soares Gonçalves e nasceu em Palmares em sete de novembro de 1979. É uma voz inconfundível, faz parte de uma família de músicos ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia, da qual também é membro. Morou muitos anos no exterior, ainda na infância, passando pelos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Iniciou a sua carreira musical aos quinze anos em 1994, participando do Coral Jovem do Iasp, atual Unasp, e do conjunto vocal “Tom de Vida”. Em 2002, partiu para carreira solo, lançou o seu primeiro álbum “Poemas e Canções”. A música “Getsêmani” alcançou o topo das paradas do nosso país. Em 2008, venceu o Troféu Talento, que é a maior premiação da música gospel no Brasil, na categoria “Revelação Masculina”

Eu gostaria de convidar a receber essa homenagem Leonardo Gonçalves. Que Deus o abençoe. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. LEONARDO GONÇALVES – Gostaria de agradecer essa homenagem primeiramente a Deus que, com certeza, é o maior homenageado de todos desta noite. Eu creio que seja um evento importante e marcante para nós, cristãos. Talvez pela primeira vez, pelo menos para a Música Cristã, a música evangélica está sendo representada pela primeira vez em um lugar de Poder público aqui no Estado de São Paulo.

Eu tenho certeza que Deus se alegra muito com isso.Que todos nós que estamos aqui representados e homenageados nesta noite, e mesmo os que não estão sendo homenageados nesta noite, que todos nós possamos estar dedicando a nossa vida ao serviço do Senhor através da música. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM – O Leonardo vai cantar uma canção e vai louvar ao Senhor. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM – Nossa próxima homenageada é uma das mais premiadas cantoras da música gospel, compositora, escritora, está hoje aqui representada pelo seu esposo Marcos Moraes, que é o seu produtor. É a mãe da Rayssa.

Foram consagrados a pastores na Igreja do Evangelho Quadrangular do Ipiranga desde 2007. Atualmente são pastores na Igreja do Evangelho Quadrangular em Alphaville.

Ganhou destaque como solista na Banda Metanoya. Eu abro aqui um parênteses, outro dia eu falei pra ela: “Você começou cantando rock.” Também foi cantora no Renascer Praise. Lançou o seu primeiro CD “Pensando em Deus”. Teve músicas de grandes destaques. Em 2000 lançou o CD “Milagre”, sempre cantando as suas experiências com Deus. Em 2005 veio o reconhecimento internacional, conquistou o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã” em português. Em 2008 foi uma façanha ainda maior indicada em três categorias para o Grammy Latino. Ganhou nas três, inclusive de “Melhor Canção Brasileira”, não apenas no âmbito da música Cristã com a música “Som da Chuva”.

Assim, homenageamos hoje a cantora Soraya Moraes. (Palmas.)

 

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

* * *

 

O SR. MARCOS MORAES – A Soraya deixou uma mensagem para todos, ela não pode estar aqui infelizmente na obra do Senhor. Ela queria estar aqui, mas manda um abraço, um beijo para o Deputado Pastor José Bruno, para todo pessoal. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação de um vídeo, no qual Soraya Moraes agradece a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM – Gostaria de citar também a presença da Kelly Conde e da Pastora Meire que representam o Deputado André Soares, filho do missionário R.R. Soares, deputado estadual, companheiro nosso do Partido dos Democratas, que também é deputado nesta Casa. Agradecemos também pela presença.

O nosso próximo homenageado, vamos dizer assim, vamos deixar um pouco as formalidades. eu conheço há muito tempo os caras que vão ser homenageados. E é uma alegria vermos a história de vida sendo usada para falar do amor de Deus, e levar o nome de Jesus Cristo.

A banda foi formada em São Paulo no final dos anos 80, e por muitas vezes eu ia à igreja do tio Cássio e os via tocando, se apresentando. Estiveram no início do movimento da música gospel desde o Dama Choque, SOS da Vida, passaram por vários estilos como o hard rock, new metal, na verdade o rock cristão. O rock progressivo tem uma página da sua história escrita pelos nossos homenageados.

A banda foi indicada para o Troféu Talento em várias categorias, para o Grammy Latino no ano de 2005 e também em 2007. Atualmente é uma das bandas mais importantes do cenário da música gospel, e que tem o acesso fácil, direto e rápido e atinge o coração de milhares de jovens pelo fato de tocar um som que fala diretamente aquele que necessita. Jovens que talvez nunca entrariam dentro de uma igreja, podem curtir dentro de um CD, ouvir uma música e serem impactados pela Palavra de Deus, e serem abençoados.

Sempre as suas músicas, canções e também os seus integrantes estão em revistas especializadas de instrumentos musicais, conhecidos como músicos de primeira linha, e que dão workshops, ensinam, são mestres, e ao mesmo tempo fazem do seu ministério a obra de Deus, e levam jovens ao conhecimento da Palavra.

Nós queremos e não poderia deixar de homenagear a Banda Oficina G3. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JUNINHO AFRAM – Eu quero dizer que estamos muitos felizes por essa homenagem. Queremos agradecer a Deus, agradecer a iniciativa do Deputado José Bruno. A gente se conhece há bastante tempo, mas deve ser só há uns cinco anos, mais ou menos. Não se pode falar muito há quanto tempo,porque pega mal. O pessoal começa a fazer conta da idade.

E quero dizer a vocês que fazer essa música que é rotulada como música cristã, música gospel, música evangélica, tanto faz, é um grande prazer. Musicalizar as nossas emoções, os nossos sentimentos, as nossas poesias, dizer, cantar aquilo que nós vivemos dia após dia ao lado de Deus é algo prazeroso demais. Vamos continuar fazendo isso enquanto tivermos fôlego de vida. Porque é Dele a honra, é Dele a glória.

E eu quero agora passar a palavra para os meus amigos Mauro e Jean,que vão cantar uma música. Nós vamos fazer uma versão light que é só piano e voz. Porque se fôssemos tocar como tocamos normalmente, com certeza vocês iriam pedir de volta o prêmio. Mas que Deus abençoe a todos vocês. Eles vão cantar essa canção. Obrigado.

 

O SR. – Boa noite. O Juninho já falou alguma coisa ali. Essa canção é uma música que fez muito sucesso também no meio circular, rompeu a barreira do gospel, o cantor é o Curtis Mayfield, já falecido, e se chama “People Get Ready”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM – Nosso próximo homenageado também não está aqui presente, mas eu quero fazer a referência. Conversei esta semana com o representante desse grupo que há muitos anos faz também a história da música cristã. Estava conversando com o Assir dizendo a ele que quando eu tinha 11, 12 anos pela primeira vez eu peguei nas minhas mãos o disco, naquela época era uma bolacha de vinil azul escrito “Louvor”. Ao abrir, tinha uma fotografia dentro dele de uma equipe de evangelistas que usavam a música para evangelizar. E eu era um garoto começando na igreja, querendo aprender a tocar violão. Quando eu vi aquela fotografia, eu disse: “É isso que eu quero fazer: eu quero ter uma banda, e quero tocar na igreja.” Eu disse a ele que isso fez parte por muitos anos em cantatas, em encontros, em lançamentos de CDs, e experiências de muitos jovens que como eu nasceram nos anos 60.

Eles não puderam estar aqui presentes, mas nós enviaremos a homenagem. Ele disse que estaria aqui após o recesso para receber pessoalmente e nos dar um abraço, mas nós não poderíamos deixar de citar, de honrar, e também de homenagear esse grupo que ainda hoje existe e faz também o mesmo ministério, também evangelizando com as equipes missionárias que vão ao interior do Brasil levando a Palavra, e também fazem parte da história da música cristã. Eu estou falando do grupo Vencedores por Cristo.Que Deus também os abençoe em nome de Jesus. (Palmas.)

Eu conheci pessoalmente o nosso próximo homenageado na última quinta-feira. Na verdade eu apenas o conhecia das canções e da televisão. É um pastor, servo de Deus, de Minas Gerais. E eu estava dizendo a ele que eu sou meio mineiro, meio pão de queijo, meio macarrão. Minha mãe é de Minas, meu pai é filho de italianos, e eu tive o grande prazer de conhecê-lo pessoalmente. Tem 31 anos, é um dos grandes expoentes da nova geração da música cristã. Cantor, compositor de sucesso. Ao longo dos anos vem consolidando o seu ministério como uma referência no país. Também é pastor, apresentador de televisão, faz parte do grupo Diante do Trono liderado pela sua irmã Ana Paula Valadão Bessa que desde 1998 fazem a obra do Senhor. Lançou oito álbuns, cinco músicas são de sua autoria, um especial de Natal com a parceria da banda inglesa Delirious, um ícone na música internacional numa coletânea de clássicos da música evangélica tradicional.

Foi indicado ao Grammy Latino em 2008. Recebeu o Troféu Talento em diversas categorias, e no ano de 2009 inclusive com o videoclipe da música Pela Fé.

Está representado hoje por sua sogra que também dirige o seu trabalho, o seu ministério, a irmã Rosane Montosa que vem representando André Valadão. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. ROSANE MONTOSA – Boa noite. É um prazer muito grande estar aqui.  O André, até ontem viria, mas ele precisou viajar para fora do país hoje. E eu tive essa grande responsabilidade de estarmos aqui em São Paulo, estar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo diante de vocês e desta Casa. Agradecemos ao Presidente, e especial ao Deputado José Bruno por essa iniciativa.

Eu estava vendo Tributo a Música Cristã, algo realmente muito tremendo, porque nós sabemos que a música vai aonde nós não vamos. Lugares que às vezes os pastores e a gente não conseguimos entrar, mas a música penetra. E nós temos viajado com o André o Brasil todo, e fora do Brasil. Às vezes vamos a uma cidade pequenininha, longe, que ninguém nem conhece o nome, e lá está a música dele e como de outros ministérios aqui.

Assim, realmente é um tributo que nós rendemos, graças ao Senhor Deus pela tua disponibilidade de fazer essa homenagem.

E o André deixou um abraço, e a alegria, a honra de estar com nomes tão preciosos nesse dia, e assim com uma homenagem tão grande que levo com muito orgulho. Estamos filmando, e vou já estar passando para ele por celular, porque ele está aguardando para saber como foi. Muito obrigada. Boa noite. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM – E nós chegamos à última homenageada desta noite. Estava dizendo antes da nossa reunião que eu ia procurar não ler. Todos nós temos aqui as informações de cada pessoa, mas todos os nossos homenageados têm uma característica importante de compor, de levar a Palavra de Deus através da música. Às vezes uma simples palavra, uma frase cantada numa melodia entra no nosso coração e aquela palavra pode mudar o nosso dia. Aquela palavra pode mudar a nossa vida. E quem faz das suas experiências de vida no dia das suas conquistas, festa, talvez no dia da sua amargura saiba sair plantando e chorando, e voltar com certeza trazendo consigo os seus mólios. Mesmo em terra estranha encontra os motivos para adorar e exaltar o nome do Senhor. Se dispõe a ser um instrumento para que através da sua vida outras alcancem o lugar de bênção, de libertação, de cura e da manifestação do poder de Deus.

Ontem, conversando pelo telefone, ela me disse: “Eu não toco. Eu não canto. Mas eu faço aquilo que está dentro do meu espírito.” É algo tão especial quando alguém tem um dom de ouvir aquilo que Deus diz, de sentir aquilo que Deus faz, e de uma maneira tão fácil transformar aquilo em uma harmonia, uma melodia que pode mexer com a nossa vida, transformar a nossa casa. Dizer que a nossa família é cercada com um muro ao redor, dizer que nós somos abençoados porque temos a porção de filhos de Deus, de muitas vezes até mesmo no seu choro trazer uma palavra que transforma aquilo que nós trazemos como choro dentro de nós.

A frente do seu tempo quando muitas situações nós tradicionalmente conhecemos no país, abriu as portas para que a mulher pudesse usar uma maquiagem de uma maneira diferente, cabelo diferente, ir à televisão falando do amor de Deus quando tinha cinco minutos por dia deixar tantos testemunhos por toda a nação de transformação, porque aquilo que parte do nosso espírito, parte do nosso coração, ele tem um impacto diferente. Porque nós não falamos daquilo que nós simplesmente um dia ouvimos, como Jó disse: “Senhor, eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos podem te ver”. E são essas coisas que marcam a nossa vida.

Eu sou deputado aqui nesta Casa, estamos no terceiro ano do mandato. E eu sei que muitas das situações não compreendidas que nós como seres humanos vivemos só tem resposta na Palavra de Deus. Das dificuldades que eu possa enfrentar no meu dia-a-dia, na minha vida, ou aqui neste mesmo plenário, ou nos desafios familiares, eu sei que as respostas só existem na Palavra de Deus. E alguém que consegue discernir, transferir as verdades da Palavra em coisas tão simples para abençoar as nossas vidas tem também uma excelência diferenciada. 

Eu sou bispo da Igreja Renascer em Cristo também, e eu não podia jamais deixar de homenagear alguém que além de ter essas qualidades e atributos ainda abriu um leque tão incrível que dentro do louvor e da adoração na igreja, hoje nós temos além do rock, o samba, o frevo, o tango, as músicas tradicionais, a banda, o funk, e talvez muitos por muito tempo diriam: mas é possível isso? Pode reunir um coral de 12 mil pessoas juntamente com uma orquestra sinfônica e com uma banda de rock, com guitarras, e com bateria! E reúne tanta gente, e agrega tantos talentos que abre o espaço para que o teatro e a dança façam parte. São características apostólicas que a gente enxerga na palavra em tantos personagens que aonde chegavam traziam com eles a festa e a alegria. Porque quando eles chegavam Deus chegava junto com eles.

E dentro de uma visão apostólica que o apóstolo Estevam nos ensina a cada dia, e que a Palavra do Senhor através da sua boca nos edifica, e debaixo dessa cobertura ela tem trazido uma referência diferenciada na nossa nação eu sei, e que mesmo no meio de um cenário às vezes religioso, e nem tão pouco aberto revolucionou a história da música. E inegavelmente tem também uma história no coração de milhares de pessoas por aquilo que ela compõe, por aquilo que ela canta, e por aquilo que ela traz para abençoar as nossas vidas.

Os nossos homenageados de hoje ajudam-nos a entender um pouco da voz de Deus através de suas melodias, das suas canções. E eu sei que quando a bispa diz: “Deus me deu uma canção” é porque ela pode ouvir os anjos trazendo também aquilo que veio do céu para trazer a bênção a nossa vida, ao nosso coração.

Então eu quero nesta noite também homenagear a nossa querida Bispa Sonia Hernandes. Hoje, a Pastora Fernanda está aqui para representá-la,. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

A SRA. FERNANDA HERNANDES HASMUSSEN – Eu queria que a bispa estivesse aqui para ver o Bispo José Bruno, um pastor que foi salvo através do louvor, para poder viver conosco tudo isso que vivemos nessa noite.

            Eu fico emocionada porque os caminhos de Deus são tão maiores que os nossos. E a Bispa Sonia realmente é uma mãe, e ela tem dentro de si o som de uma adoradora. Ela carrega para onde vai esse som dos céus. E eu já vi tantas vezes a Bispa Sonia falar: “Canta, Zé!” E ela diz que só o Bispo Zé sabe fazer o “Uah!” do rock. Ela adora quando o Bispo Zé faz o “Uah” do rock.

            Eu estava me lembrando aqui de uma viagem que fizemos a Israel.O Bispo Zé e a Blanche desceram. O Bispo Zé abriu o case da mala e falou: “Bispa, olha a música que Deus me deu!” E era aquela música “Eu Poderia Ficar a Vida Inteira Ouvindo o Som da Sua Voz”.

A maior alegria que os meus pais deixaram são irmãos como o Bispo Zé e a Blanche, como cada um dos que estão aqui e aqueles com quem convivemos mais de perto. Poder viver uma vida ouvindo o som dessa palavra é a verdade da Bispa Sonia. E o louvor tem esse poder. O louvor salva uma vida. O louvor marca um dia de alegria. O louvor marca o início de uma temporada e o fim de uma temporada. Mas aquele que tem o louvor dentro de si, ele ouve e fala a voz de Deus. E a Bispa Sonia sempre nos ensinou a louvar.

E o mais lindo de tudo isso, o que eu aprendi com ela nesses dois últimos anos é saber entregar também uma oferta de louvor. A oferta de louvor nasce mesmo quando você não tem vontade de louvar, quando você não tem vontade de adorar, mas a tua vontade de adorar e entregar uma oferta a Deus é maior que a tua dor, é maior que o teu sofrimento. E eu vi que desses momentos, dessas ofertas nasceram louvores lindíssimos que compuseram “Renascer Praise 13 e 14”, o “Renascer Praise 15” também, mas o 14 foi muito especial.

Então, em nome de toda Igreja Renascer em Cristo, das filhas, e dos filhos espirituais que a bispa gerou para Deus, e de tudo aquilo que ela trouxe para a nossa vida, eu sei que não é difícil cada um de nós aqui lembrarmos de pelo menos uma música do “Renascer Praise” que tenha marcado a nossa história. Porque foi feito para Deus, e é feito para honra e glória do Senhor Jesus.

Então, eu recebo essa homenagem em nome da minha, da nossa querida Bispa Sonia. Agradeço a Deus por nós podermos estar aqui nessa noite e pela sua iniciativa, Bispo. Parabéns mais uma vez. Que acima do bispo, do marido, do pai, do deputado, do bispo nacional, você é um adorador. Glória a Deus por essa noite. E a Bispa Sonia gravou um recado pra gente.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de um vídeo, no qual a Bispa Sonia Hernandes agradece a homenagem.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de uma música de autoria da Bispa Sonia Hernandes. 

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BRUNO – DEM – Quero agradecer a Deus por esses momentos que o Senhor nos deu.

Antes de nós encerrarmos essa sessão, gostaria que vocês fechassem os olhos e nós agradecêssemos a Deus por cada um dos nossos homenageados, por cada servo de Deus que faz de sua vida um instrumento para glorificar o nome do Senhor Jesus.

Meu Deus, nós te adoramos e nós te agradecemos, meu Pai. Senhor,está é uma Casa onde leis podem reger a vida de um povo e de um Estado. Mas o Senhor tem as leis que regem a nossa vida, o nosso futuro, a nossa alegria, as nossas famílias, os nossos lares. A tua mão provedora nos abençoa. As tuas riquezas em glória nos suprem. E eu sei, Senhor, que dos céus as tuas mãos se movem a nosso favor. E o que eu te peço, Senhor, é que a tua bênção se estenda sobre cada vida, cada um desses teus servos que nesta noite foram homenageados - são instrumentos da tua glória, Senhor. São usados para que vidas sejam alcançadas, e para que a tua Palavra se estenda nesta terra - assim como cada pastor, cada igreja e cada servo que aqui está. O que eu te peço, meu Deus, é que as tuas mais ricas bênçãos, a tua mão provedora abençoadora que abre portas, que abre caminhos, os pastos verdejantes, as tuas águas tranqüilas, o refrigério da nossa alma que vem dos céus, possa a cada dia nos abençoar, nos proteger, cercando-nos com os teus anjos. E que como diz o salmista nós te dizemos hoje, Senhor, que as palavras dos nossos lábios, o meditar do nosso coração sejam sempre agradáveis na tua presença. Que a tua bênção se estenda sobre cada um destes teus filhos e sobre a tua igreja. Em nome de Jesus. Amém. Amém. (Palmas)

Agradeço mais uma vez a todos os irmãos presentes nesta sessão., a cada um daqueles que nos acompanha no nosso auditório desde o início, servos de Deus, representantes do corpo de Cristo. Quero agradecer aqueles que apoiaram este evento: a Rede de Hotéis Golden Tulip; a Azul Linhas Aéreas; Gospel Music Café, que é um portal da internet pela divulgação; a Rede Gospel de Televisão; a Rede Gospel de Rádio que divulgaram este evento, e a todos aqueles que trabalham nesta Casa: ao nosso pessoal do Som, da Taquigrafia, da Ata, do Cerimonial, Secretaria Geral da nossa Assembleia; TV Cultura; TV Assembleia;  Polícia Civil; Polícia Militar e Imprensa. Agradeço a Deus por cada um dos homenageados e que Deus nos abençoe.

Esgotado o objeto da presente sessão, damos então os trabalhos por encerrados. Boa noite.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 57 minutos.

 

* * *