1

29  DE  SETEMBRO  DE 2000

36ª SESSÃO SOLENE  EM COMEMORAÇÃO DO 5º ANIVERSÁRIO DA REDE VIDA DE TELEVISÃO

 

Presidência:  JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

Secretário:  JAMIL MURAD

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 29/09/2000 - Sessão 36ª S. Solene Publ. DOE:

Presidente: JOSÉ CARLOS STANGARLINI

 

HOMENAGEM À REDE VIDA DE TELEVISÃO PELA PASSAGEM DE SEU 5º ANIVERSÁRIO

 

001 - JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa por solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de homenagear a Rede Vida de Televisão pela passagem do 5º aniversário de sua existência. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - JAMIL MURAD

Cumprimenta as autoridades. Discorre sobre a importância de se oferecer ao povo meios de comunicação diversificados com comandos independentes.

 

003 - AFANASIO JAZADJI

Saúda as autoridades. Homenageia a Rede Vida de Televisão. Salienta a importância alcançada pela Rede Vida na televisão brasileira e na formação moral e intelectual das pessoas.

 

004 - SALVADOR ZIMBALDI

Cumprimenta as autoridades. Homenageia a Rede Vida de Televisão por seu 5º aniversário e por ser uma rede diferente de televisão. Identifica sua luta com a da Rede Vida, qual seja a favor da vida e da família.

 

005 - JOÃO MONTEIRO DE BARROS FILHO

Na qualidade de vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, Inbrac, saúda as autoridades. Agradece a presença de todos, em especial, os funcionários da Rede Vida de Televisão. Narra o início e a história desse canal de televisão, ainda como Televisão Independente de São José do Rio Preto.

 

006 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Homenageia o Sr. João Monteiro de Barros Filho.

 

007 - ANTÔNIO MARIA MUCCIOLO

Como arcebispo de Botucatu e Presidente do Inbrac,cumprimenta as autoridades e endossa as palavras do Sr. João Monteiro de Barros Filho.

 

008 - Presidente JOSÉ CARLOS STANGARLINI

Homenageia d. Antônio Maria Mucciolo, d. Fernando Antônio Figueiredo, o padre Fábio Zamberlam, Luiz Antônio Monteiro de Barros, irmã Aparecida Matilde Alves e diácono Aury Brunetti. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Levanta a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Jamil Murad para, como 2º Secretário “ad hoc”,  proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - JAMIL MURAD - PC do B - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência registra com alegria a presença do Exmo. Sr. Deputado Federal Salvador Zimbaldi; Exmo. Sr. Dr. Walter Barelli, Secretário de Estado de Emprego e das Relações de Trabalho; S. Exa. Reverendíssima Dom Antônio Maria Mucciolo, arcebispo de Botucatu e presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, Inbrac; Reverendo Sr. Walter Caldeira, representando S. Exa. Reverendíssima Dom Cláudio Humes, arcebispo metropolitano; S. Exa. Reverendíssima Dom Fernando Antônio Figueiredo, Bispo Diocesano de Santo Amaro, membro do Conselho Superior de Orientação e Administração do Inbrac e presidente da CNBB, do Regional Sul Um; Exmo. Sr. João Monteiro de Barros Filho, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, Inbrac; Exmo. Sr. Deputado Afanasio Jazadji; Exmo. Sr. Deputado Jamil Murad. Contamos também com a presença do Reverendo Sr. Padre Fábio Zamberlam, membro da Diretoria Executiva do Inbrac, Irmã Natália Marcari; Sra. Luiza Monteiro de Barros; Exmo. Sr. Luiz Antonio Monteiro de Barros; Sra. Márcia Monteiro de Barros; Sr. Diácono Aury Brunetti; Sra. Dra. Dalva Christofoletti Paes da Silva; Sr. Reinaldo Beserra dos Reis, Presidente da Renovação Carismática Católica - Brasil e do Exmo. Sr. Vereador Sebastião Misiara, Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo; contamos também com a presença do Sr. Rafael Righini, Sr. Avelino Bernardo, Pároco da Igreja de Santa Luzia, Sr. Cláudio Fontana, Sra. Malu Fontana, Sr. Felício Márcio Castellani, Sr. Ronaldo Mazula, Sra. Edith Décourt, Sra. Maria Aparecida Décourt Brunetti, Reverendo Sr .João Batista Monteiro Leite, Reverendo Sr. José Stella, Sra. Reinalda Delgado dos Reis, Reverendo Sr. Padre Gaspar Blanco, Sr. Ricardo Carielo, Reverendo Sr. Padre Pelayo Moreno Palácios, Sra. Kátia Bochi, Sr. Adylson Godoy e Sr. Pedrinho Mattar, da Rede Vida de Televisão. Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação desse Deputado, com a finalidade de homenagear a Rede Vida de Televisão pela passagem do 5º aniversário de sua existência. Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

*          *          *

 

-                                                                    É tocado o Hino Nacional.

 

*              *      *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Jamil Murad.

 

O SR. JAMIL MURAD - PC do B -  Sr. Presidente Deputado José Carlos Stangarlini, quero cumprimentá-lo pela feliz iniciativa de homenagear o 5º aniversário de tão importante rede de televisão, a Rede Vida, não só para o nosso povo como também para o nosso país. Quero cumprimentar Dom Nutio e Dom Fernando, autoridades eclesiásticas máximas em nome dos quais eu cumprimento todas as autoridades eclesiásticas aqui presentes e quero cumprimentar também Dr. João Monteiro de Barros Filho, ilustre Presidente da entidade que representa a rede vida e cumprimentar o Dr. Sebastião Misiara, da União de Vereadores do Estado de São Paulo; em nome dessas autoridades quero cumprimentar a todos os presentes que vieram aqui não só prestar essa homenagem ao 5º aniversário da Rede Vida mas desejar que ela continue a sua jornada e se fortaleça para cumprir sua missão histórica para a qual foi criada.

No Brasil temos uma monopolização das informações ao nosso povo e à medida em que tenhamos meios de comunicação diversificados, com comandos independentes, podemos ter informações e mesmo formações de opiniões que contribuam para o aprimoramento da nossa civilização. Hoje temos uma preocupação muito grande com a grave crise que atinge nosso país. Muitas vezes fala-se que o pior já passou, que há um grande progresso, que agora tudo vai melhorar, que o emprego volta, que o desenvolvimento volta, que o crescimento volta, etc. mas na verdade o nosso povo está amargando as graves conseqüências dessa crise. E o nosso povo está sendo jogado na exclusão, na dificuldade, o nosso país corre risco enquanto um país soberano. Ainda recentemente quiseram que as nossas Forças Armadas fossem intervir com outras forças armadas dos países latino - americanos, no país vizinho chamado Colômbia. São grandes interesses internacionais que impõem a sua vontade, têm suas metas que não coincidem, muitas vezes, com o destino do Brasil. O Brasil tem um grande destino. As raízes da Rede Vida - dizia há pouco a amigas visitantes - chegaram aqui com Cabral, ou seja, em 1500. Portanto, essas raízes têm compromisso com nosso povo, têm compromisso com nossa civilização, com o Brasil e com o povo brasileiro. E a Rede Vida, no seu 5º ano, demonstra energia, força, demonstra vitalidade. Queremos que ela se fortaleça para ajudar o povo brasileiro a enfrentar essa grande crise.

Temos de ter uma união de religiosos, militares patriotas, democratas, intelectuais progressistas, trabalhadores, jovens, aposentados, uma grande união para defender um Brasil de progresso, um Brasil civilizado que dê condições de vida digna para todos os brasileiros. E a Rede Vida, Dr. João Monteiro de Barros Filho, tem o seu papel, tem a sua contribuição a dar, pois responde por sua diretoria, e também ela tem esse compromisso que chegou aqui com Pedro Álvares Cabral. Temos certeza de que a Rede Vida dará continuidade a esse destino e a esse anseio de termos um país civilizado, com progresso econômico, com progresso social e com dignidade para o nosso povo. Parabéns a todos aqueles que trabalham na Rede Vida, que a idealizaram, e que contribuem para que ela se torne uma poderosa rede de televisão e de comunicação a serviço da defesa do Brasil e do povo brasileiro.

Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Afanasio Jazadji.

 

O SR. AFANASIO JAZADJI - PFL - SEM REVISÃO DO ORADOR - Sr. Presidente, nobre Deputado José Carlos Stangarlini, Exmo. Sr. Deputado Federal Salvador Zimbaldi, Exmo. Sr. Dr. Walter Barelli, Secretário de Estado do Emprego e das Relações do Trabalho, S. Ema. Revma. Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo de Botucatu e Presidente do Inbrac, Reverendo Sr. Walter Caldeira, representando sua Ema. Revma. Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Metropolitano, S. Ema. Revma. Dom Fernando Antônio Figueiredo, Bispo da Diocese de Santo Amaro, São Paulo, e Membro do Conselho Superior de Orientação e Administração do Inbrac, Exmo. Sr. Dr. João Monteiro de Barros Filho, Vice-Presidente do Inbrac, Exmo. Sr. nobre colega Jamil Murad, sintonizadores da Rede Vida, artistas, técnicos, produtores, diretores de programas da Rede Vida de Televisão, senhoras e senhores.

Como homem de comunicação, sinto um grande prazer em dirigir a palavra hoje a todos, nesta Sessão Solene pelos cinco anos da Rede Vida de Televisão, da qual fiz questão de participar, trazendo meu abraço a cada um dos homenageados.

Na qualidade também de deputado, tenho a obrigação de salientar a importância alcançada pela Rede Vida na televisão brasileira e na formação moral e intelectual das pessoas.

Com orgulho, sabemos que hoje em dia a imagem da Rede Vida alcança todo o País, tendo surgido de modo modesto, no Interior de São Paulo.

Tive a imensa alegria de testemunhar o nascimento da Rede Vida, cinco anos atrás, em São José do Rio Preto, levado pelo meu grande amigo e colega Sebastião Misiara, presidente da UVESP União dos Vereadores do Estado de São Paulo, que nos honra com sua presença, e agora estamos aqui para festejar não apenas um aniversário, mas também expressivas conquistas da caçulinha das nossas emissoras de TV.

Ao completar cinco anos ininterruptos de geração de programas, ampliando sempre seu número de telespectadores, a Rede Vida está consolidando sua condição de uma das principais redes de TV do Brasil.

Trata‑se da quinta rede de televisão comercial aberta do País, valendo‑se de canais em VHF e UHF em mais de 1.200 municípios brasileiros, entre os quais 23 das 27 capitais dos Estados, além de 12 milhões de antenas parabólicas, TV a Cabo Net, TVA e transmissão via satélite pela DirecTV, Tec Sat e Sky.

O importante é que a Rede Vida transformou‑se no verdadeiro Canal da Família. Na atualidade, enquanto nós, pessoas de bem, temos lutado por uma programação sadia, mais adequada por parte de determinados canais, combatendo cenas de violência e de exposição exagerada de erotismo, precisamos reconhecer e enaltecer o trabalho bem conduzido pela Rede Vida. Seus programas têm, em grande parte, fundo religioso, vinculado à Igreja Católica, além de noticiosos, entrevistas, área esportiva, saúde e educação. Uma vez que o Ministério da Justiça alega estar preocupado em melhorar o nível das TVs brasileiras, nada como sugerir que essas emissoras se espelhem na Rede Vida.

Justamente neste mês de setembro, em que comemoramos os 50 anos da introdução da TV no Brasil, acabamos de viver cenas emocionantes nesta Assembléia Legislativa, quando da realização da Sessão Solene, por mim requerida, em homenagem aos heróicos pioneiros da televisão, no último dia 18. Então, recebemos aqui na Assembléia alguns dos expoentes máximos da TV ao longo desses 50 anos: atores, atrizes, apresentadores, jornalistas, garotas-propaganda, diretores de TV, cenógrafos, técnicos, maquiladores, empresários. Tanta gente que contribuiu para o sucesso desse incrível e moderno veículo de comunicação. A modernidade, no entanto, tem de estar ao lado do bom senso: e essa aliança tem sido uma das características da Rede Vida.

Na verdade, não me surpreende esse comportamento, uma vez que conheço muito bem a postura do empresário João Monteiro de Barros Filho, que iniciou sua trajetória na comunicação em rádio na cidade de Barretos.

Tenho o privilégio de conhecer igualmente o bispo Dom Antonio Maria Mucciolo, religioso que tem grandes vínculos com meu querido bairro da Mooca, aqui na Capital, e que, por meio do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (Inbrac), ajuda a impor uma linha séria e educativa à Rede Vida de Televisão.

Hoje em dia, a Rede Vida não pertence apenas a São José do Rio Preto, a Barretos ou ao Interior do Estado de São Paulo. É uma Rede de todos os paulistas e do País. Sua imagem alcança os mais distantes rincões da Pátria, levando ensinamentos cristãos e grandes lições de cidadania e de civismo.

Após implantar 27 estações retransmissoras nas capitais brasileiras, a Rede Vida iniciará a instalação de estúdios auxiliares nas capitais, objetivando tornar‑se a única emissora de integração nacional do Brasil, com programas de todos os Estados da Federação, num total de 13 horas e meia diárias. Na cidade de São Paulo, encontra‑se o primeiro estúdio auxiliar, funcionando em Cidade Jardim. O segundo estúdio será na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, entidade que já destinou espaço, no 11° andar, para a Rede Vida.

Portanto, aqui vai um amplo apoio deste parlamentar e homem de comunicação a tudo o que a Rede Vida tem feito para o bem de nosso Estado e do Brasil. Curiosamente, estamos às vésperas de eleições que nortearão os destinos dos Municípios paulistas, e precisamos reconhecer o papel dos meios de comunicação na democratização do País.

Veículos de comunicação do estilo da Rede Vida nos enchem de orgulho e de esperança.

Parabéns à família Monteiro de Barros !

Parabéns ao Inbrac !

Muitos anos de existência, Rede Vida de Televisão !

Muito obrigado!

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece a palavra do Deputado Afanasio Jazadji. Tem a palavra o nobre Deputado Federal Salvador Zimbaldi.

 

O SR. SALVADOR ZIMBALDI - Exmo. Sr. Presidente Deputado José Carlos Stangarlini, Dom Antônio Mucciolo, Dom Fernando Figueiredo, Secretário Walter Barelli, Reverendo Sr. Walter Caldeira, representando S. Exa. Reverendíssima Dom Cláudio Hummes, Exmo. Sr. João Monteiro, Deputados Jamil Murad, Afanasio Jazadji, minhas senhoras e meus senhores, não me preparei para falar hoje, neste espaço, mas quero dizer primeiramente que é uma honra muito grande, porque esta é uma Casa a qual tive vontade um dia de passar e certamente é uma satisfação muito grande poder falar do microfone desta tribuna, principalmente por estarmos aqui a homenagear a Rede Vida de Televisão, esta emissora que acreditamos, desde o primeiro instante, ser uma rede diferente de televisão.

Lembro-me que a nossa grande batalha, já como vereador, na cidade de Campinas, durante duas legislaturas, e, neste segundo mandato, de deputado federal, tem sido procurarmos sempre estimular e homenagear a Rede Vida porque ela tem uma proposta diferente. A nossa luta, desde vereador e até antes mesmo da nossa vereança, o nosso objetivo e o nosso grande lema de luta foi sempre a favor da vida e da família. Isto tem norteado o nosso trabalho. O norte do nosso trabalho tem sido exatamente este: a vida e a família. Encontramos na Rede Vida de Televisão uma grande parceria onde podemos realmente contar que esta palavra possa ser levada a todos os rincões do nosso País. Muitas vezes, nos meios de comunicação, as pessoas dizem: “- Olha, a televisão não faz a minha cabeça.” Mas, lembro-me muito bem de que sempre usei um exemplo: basta uma apresentadora infantil de televisão estar lá, diante da telinha, falando com os nossos filhos, entrando nos nossos lares e, num determinado momento, lançar uma sandalhinha ou uma fivelinha para o cabelo para que, na semana seguinte, tenhamos 500 menininhas iguais no mesmo colégio. É só fazermos uma análise que não teremos a coragem de dizer que os meios de comunicação não fazem a nossa cabeça.

Acredito que a proposta da Rede Vida de Televisão veio para se contrapor a tudo isso, para fazer algo diferente, para inovar, para mostrar que é possível fazer um meio de comunicação cristianizado, mostrando que o bandido não vai levar a melhor no final. Certamente, cristianizando esses meios de televisão.

Uma vez conversava com um diretor - presidente de uma grande rede de televisão, cujo nome não vou citar aqui por uma questão de ética. Foi no Rio de Janeiro, estava com minha esposa, e me lembro que defendia naquele momento, quando estava ainda no início, a TV a cabo. Perguntei a ele qual o espaço que teria a Rede Vida nessa TV a cabo. Ele disse “Não há interesse. Essas minúsculas talvez tenham um espaço, mas terão que lutar muito”. Hoje vemos, com apenas cinco anos de existência, e já muito antes desses cinco anos a Rede Vida de Televisão já ocupava a quinta colocação.

Tenho certeza de que a Rede Vida de Televisão certamente  não vai parar aí pelo valor de seus programas, pelo valor da sua mensagem, da sua existência. Tudo ali é pautado principalmente dentro da ética, da moral, dos bons valores e, principalmente, dentro da oração. Acredito que, através disso, a Rede Vida de Televisão não vai ficar com essa quinta colocação e que dentro em muito breve será a primeira emissora mais assistida neste País. Certamente o povo está carente de bons valores. A nossa população está carente, está com fome da palavra e valores éticos e morais. E a Rede Vida de Televisão tem feito isso, tem cumprido muito bem esse papel.

Portanto, não poderia deixar de dizer aqui que tínhamos proposto uma homenagem à Rede Vida de Televisão pela passagem do seu quinto aniversário na Câmara Federal. Infelizmente, devido ao recesso branco, motivado pelas eleições municipais que irão ocorrer no próximo fim de semana, fomos obrigados a adiar para o mês de outubro e ainda sem o dia estabelecido.

Quero deixar claro que esta homenagem é muito singela. Mas acredito que a maior homenagem que a Rede Vida de Televisão recebe certamente é quando estiver implantada. Vamos continuar lutando para que ela esteja implantada nos mais de cinco mil municípios brasileiros, para que a boa palavra, a boa ética e a moral possam ser levadas a todos os cantos deste País. E certamente, aí sim, estejamos com nossa sociedade totalmente transformada, cristianizada e mais fraterna e solidária.

Deus abençoe a Rede Vida de Televisão, parabéns, que Deus abençoe a todos os senhores e certamente aqueles que apóiam esta Casa e a iniciativa também do nobre Deputado José Carlos Stangarlini por essa feliz iniciativa, a homenagem à Rede Vida de Televisão. Que Deus abençoe a todos.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Esta Presidência agradece a palavra do nobre Deputado Federal Salvador Zimbaldi.

Passamos agora a palavra ao Dr. João Monteiro de Barros Filho, vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã.

 

O SR. JOÃO MONTEIRO DE BARROS FILHO - Exmo. Sr. Deputado José Carlos Stangarlini que preside esta solenidade, Srs. Deputados e amigos Jamil Murad e Afanasio Jazadji, Sr. Secretário Walter Barelli que nos honra com sua presença, nobre Deputado Federal Salvador Zimbaldi, meus irmãos e amigos arcebispos, Bispo Dom Antônio, Dom Fernando, que são meus companheiros também do comando do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, outro companheiro do Inbrac, Sr. Luis Antônio, senhores sacerdotes, amigos que aqui se encontram, autoridades, a família Rede Vida que aqui está presente também com nossos artistas, nossos profissionais, senhores e senhoras que nos honram com suas presenças, uma palavra de agradecimento em nome da diretoria do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã.

Vivemos hoje uma noite de grande emoção. Voltamos o pensamento para a sepultura daqueles anos passados que não voltam mais. E reportamo-nos a l989 quando nós, membros da Rádio Barretense e também da imprensa barretense, através do jornal “O Diário”, fomos provocados a disputar uma outorga de um canal de televisão na cidade de São José do Rio Preto, Canal 11. Amigos haviam nos alertado: “Monteiro, fique no rádio, fique na imprensa, não se meta com televisão porque é um brinquedo caro. Quem não tem competência para dirigir televisão, quebra”. E citavam algumas empresas que foram poderosas no Brasil e já desapareceram.

Mas somos daqueles que acreditam que nos planos de Deus as caminhadas têm que ser enfrentadas com coragem. E quando  surgiu a oportunidade de disputarmos o Canal 11 de São José do Rio Preto o fizemos com 11 participantes na concorrência. E saiu para a Televisão Independente de São José do Rio Preto, em um ato de grandeza, quando honrou sua palavra o ex-Presidente José Sarney, que é um dos beneméritos da Rede Vida.

Naquela época não existia a Rede Vida de Televisão. Era apenas a Televisão Independente de São José do Rio Preto, uma emissora regional que seria filiada a uma das redes existentes e estaria fazendo a programação regional.

Em uma inspiração que Deus nos proporcionou, imaginamos transformar a TV Independente, a pequena geradora de São José do Rio Preto, na cabeça de uma Rede Nacional de Televisão. E para que aquele projeto pudesse se transformar em realidade, buscar o apoio de um homem que, passando na Diocese de Barretos, nos conheceu como nós o conhecemos e, juntos, edificamos, entre outras coisas, a Cidade Maria, que é o centro de espiritualidade das igrejas particulares do Brasil.

Procuramos Dom Antônio, que foi o segundo Bispo de Barretos e era o Arcebispo Metropolitano de Botucatu. Dissemos: “Dom Antônio, se a igreja quiser poderemos, juntos, dar ao Brasil uma rede de televisão dentro de princípios éticos, morais, sociais, cívicos e cristãos”. Dom Antônio disse “Sim”. Fomos a Dom Luciano Mendes de Almeida que presidia a CNBB, que nos respondeu: “Encontrem o caminho e nós apoiamos”.

O caminho foi a elaboração do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, uma entidade civil, sem finalidade lucrativa que deu credibilidade ao projeto Rede Vida, levando aos senhores bispos, cardeais e arcebispos a proposta para darmos ao Brasil essa rede de televisão. Através do apoio das dioceses brasileiras, que assumiram a responsabilidade de instalar as emissoras retransmissoras, caminhamos e hoje temos esses números que o nobre Deputado Afanasio revelou. Em números concretos, mais de 1.200 municípios em sinais abertos em VHF e UHF.

Estamos no sistema de televisão a cabo, estamos na DirecTV, na TecSat e entramos recentemente na Sky. São mais de 12 milhões de antenas parabólicas existentes no Brasil, todas com o sinal da Rede Vida. Pela Sky, temos hoje sinal em mais de 5.200 municípios. Tudo isso em apenas cinco anos. É uma emissora ética, moral, sem ser moralista, uma emissora social, porque todos nós brasileiros temos compromisso com a realidade social deste país, uma emissora cívica, porque sabemos da nossa responsabilidade para com a cidadania e uma emissora, como diz Dom Luciano Mendes de Almeida, de inspiração cristã.

A Rede Vida, por ser ética, apresenta-se como canal da família brasileira. Não há discriminação de credo religioso, não há ufanismo de dizer que a Rede Vida é da família católica do Brasil. Não. Respeitamos a família brasileira como um todo e foi dentro dessa ética e respeito a todas as famílias brasileiras que ela conquistou, em apenas cinco anos, a privilegiada posição de quinta rede instalada em nosso país.

A audiência cresce de uma maneira transparente; os testemunhos que temos de todos os estados brasileiros são no sentido de que a Rede Vida resgatou a auto-estima da família católica que andava cabisbaixa.

Ora, a Igreja Católica do Brasil, maior país católico do mundo, não tem um sistema de comunicação que possa difundir as coisas da nossa igreja em todo o país? Tem agora a Rede Vida de Televisão, que vem demonstrando, através de mais de 80 correspondentes das nossas dioceses espalhadas pelo Brasil, de muitos jovens que estão se revelando excelentes comunicadores da Rede Vida de Televisão, em todos os estados desta Nação que existem brasileiros preocupados com os setores responsáveis. Este não é um país irresponsável, o país das brincadeiras e das coisas fúteis. Este é um país que quer ser nação de primeira grandeza, não apenas pelo lado negativo, porque há muitos países que se dizem de Primeiro Mundo mas em verdade não é o mundo ideal para se viver.

Infelizmente, num dos noticiários que assistimos ainda hoje, vimos quantas misérias acontecem no mundo. Ao final do noticiário ficamos com aquela sensação de estarmos vivendo num mundo descristianizado.

Dizíamos ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, numa audiência que S.Exa. nos concedeu dias atrás para tratarmos de um assunto sério da Rede Vida, que uma das metas para o futuro é fazer com que a Rede Vida seja efetivamente o canal da família, a TV da boa notícia. E boas notícias espalhadas pelo Brasil são muitas, poucas são as empresas preocupadas em difundir para o povo brasileiro, porque há em todos os estados e municípios pessoas sérias e responsáveis como os senhores, que querem um Brasil melhor.

É selecionando as boas notícias do Brasil, as obras que acontecem em todos os setores da atividade humana, que ajudaremos a construir a pátria da paz com prosperidade e justiça social para todos.

Aos membros desta Casa, pela gentileza, pela amabilidade de apoiar uma pequena rede de televisão que está começando a sua caminhada, tão comprometida com o Brasil, os nossos agradecimentos.

Ao nosso amigo Stangarlini, por sua preocupação cristã e apoio que tem dado às boas iniciativas de São Paulo, o nosso muito obrigado.

Tenham certeza de que superamos os primeiros cinco anos de dificuldades, de caminhada com os pés no chão, como nos cobrou Dom Ivo Lorscheider numa das nossas primeiras reuniões: caminhem, mas caminhem com os pés no chão. Não temos o direito de brincar com as coisas de Deus. Estamos fazendo da Rede Vida de Televisão não apenas uma emissora de propagação da sua imagem, dos seus programas, da sua prestação de serviço, mas acima de tudo uma empresa responsável. Todos os seus compromissos são saldados: a sua ação social, Imposto de Renda, Fundo de Garantia, folha de pagamento, tudo se paga. Os fornecedores recebem. A Embratel, que nos aluga dois satélites, tem os pagamentos em dia. Isso tudo para provar que quando falamos numa emissora “expert”, primeiro, cuidamos das nossas responsabilidades como administradores da Rede Vida, para depois, então, podermos nos apresentar no vídeo, mostrando ao Brasil que esta emissora chegou e tem uma longa caminhada pela frente.

Aos senhores, pela presença, muito obrigado. Que a Rede Vida possa nos próximos cinco anos cumprir, dentre outras metas, o objetivo de ser não só o canal da família, mas também a TV da boa notícia.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - João Monteiro, é por essa razão que fiz questão de pedir ao Presidente da Assembléia Legislativa esta sessão solene e faço questão de prestar uma homenagem pessoal, uma singela homenagem para você e para a Rede Vida.

 

* * *

 

-                                                                    É feita a homenagem.

 

* * *

 

Tem a palavra o nosso próximo homenageado, Dom Antônio Maria Mucciolo.

 

O SR. DOM ANTÔNIO MARIA MUCCIOLO - Sr. Presidente, autoridades presentes, eu estava esperando ser convidado para dirigir algumas palavra a todos vocês, mas depois desse discurso belíssimo do nosso caríssimo João Monteiro, onde retratou historicamente a origem da nossa televisão, a caminhada da nossa televisão e o que se pretende para o futuro, só me resta endossar tudo aquilo que ele falou e pedir as bênçãos de Deus para esta televisão, o canal da família.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - Dom Mucciolo, faço questão de lhe prestar uma homenagem pessoal entregando-lhe este cartão de prata.

 

* * *

 

-                                                                    É feita a homenagem.

 

* * *

Faço questão também de homenagear Dom Fernando Antônio Figueiredo, Bispo da Diocese de Santo Amaro e membro do Conselho Superior de Orientação e Administração do Inbrac.

 

* * *

 

-                                                                    É feita a homenagem. 

 

* * *

 

Ao Padre Fábio Zamberlam, membro da Diretoria Executiva do Inbrac, também presto a minha homenagem.

* * *

-         É feita a homenagem.

 

* * *

 

A Luiz Antonio Monteiro de Barros, membro do Conselho Superior de Orientação e Administração do INBRAC.

 

* * *

 

-              É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

À Irmã Aparecida Matilde Alves, da Congregação Paulina e membro do Conselho Superior de Orientação e Administração do Inbrac, representada pela Irmã Natália Marcari.

 

* * *

 

-              É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

Ao Diácono Aury Brunetti, assessor de imprensa da Rede Vida de Televisão.

 

* * *

 

-              É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

            O SR. PRESIDENTE - JOSÉ CARLOS STANGARLINI - PSDB - A rede vida de televisão completou cinco anos.

No dia 20 de junho de 1995, entrou no ar, pequena, muito pequena, mas com a vocação e a destinação de ser grande e importante.

Idealizada por João Monteiro de Barros Filho e Dom Antonio Maria Mucciolo, a Rede Vida em apenas cinco anos viabilizou‑se como o canal da família brasileira.

Sua programação obedece, rigorosamente, os princípios éticos, morais, sociais, cívicos e cristãos, sendo a única emissora aberta que atende, integralmente, o que dispõe a Constituição Federal, em seu artigo 221, que dispõe sobre a programação das emissoras de rádio e televisão, que afirma:

"A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios: inciso IV respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família".

A partir de São José do Rio Preto, os sinais da Rede Vida sobem por um canal satélite analógico da Embratel, cobrindo todo o país.

Suas retransmissoras em canais primários e secundários, em VHF e UHF, atingem a mais de 1200 cidades brasileiras.

A Rede Vida pode também ser sintonizada na TV a cabo dos sistemas Net, Multicanal e TVA; e através das 12 milhões de antenas parabólicas existentes no Brasil, e pelos sistemas DirecTV, TecSat e Sky.

Apoiada por todas as dioceses brasileiras, sendo uma emissora católica, a Rede Vida mantém uma programação distinta das demais televisões comerciais, onde predominam cenas de violência, de lascividade, de apologia ao consumismo e até de emolução aos vícios do fumo, jogo, alcoolismo e consumo de drogas.

Este diferencial explica o êxito e o sucesso da rede vida, que não polemiza nem critica as demais emissoras, apenas vale‑se da mesma tecnologia para difundir uma mensagem positiva, buscando fortalecer a cultura, e, com grande energia a organização dos movimentos sociais, tornando, assim, ainda mais vivas as pequenas comunidades, como foros de discussão e resolução dos grandes e graves problemas sociais que afetam o país.

Quando aqui e por todo o mundo se discute os conteúdos das mensagens emitidas pela televisão e seus efeitos imediatos junto às crianças, juventude e população em geral, quando se liga a televisão e a qualquer hora se assiste à violência, à pornografia, à jogatina e ao sadismo, a opção da televisão da família, que é a Rede Vida, é a única para aqueles que buscam no veículo uma diversão sadia.

Por tudo isto e por sua missão de difusora da fé cristã a Rede Vida é merecedora das homenagens do povo de São Paulo, através de seu Poder Legislativo.

Nossos cumprimentos à Rede Vida, ao Dr. João Monteiro de Barros Filho, ao Inbrac e a D. Antonio Maria Mucciolo, a quem, em seguida, passaremos a entregar placas de prata alusivas a este evento.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel no Hall Monumental. Está encerrada a presente sessão.

 

*              *      *

 

            -Encerra-se a sessão às 21 horas e 36 minutos.

 

*     *   *