1

 

09 DE AGOSTO DE 2004

36ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “TRICENTÉSIMO QUINQÜAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DE SOROCABA”

 

Presidência: SIDNEY BERALDO
 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 09/08/2004 - Sessão 36ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: SIDNEY BERALDO

 

COMEMORAÇÃO AO ''TRICENTÉSIMO QUINQÜAGÉSIMO ANIVERSÁRIO DE SOROCABA''

001 - Presidente SIDNEY BERALDO

Abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da nobre Deputada Maria Lúcia Amary, com a finalidade de comemorar o 350º Aniversário de Sorocaba. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional e do Hino Oficial de Sorocaba.

 

002 - HAMILTON PEREIRA

Deputado Estadual, expressa seu orgulho por ter nascido em Sorocaba. Lembra a fundação da cidade e o povo trabalhador que lá habita.

 

003 - RICARDO TRIPOLI

Deputado Estadual, elogia os cidadãos de Sorocaba, que muito orgulham o Estado, e o trabalho da família Amary pela cidade.

 

004 - JOSÉ CALDINI CRESPO

Deputado Estadual eleito por Sorocaba, destaca a pujança da cidade.

 

005 - JOÃO DONIZETE SILVESTRE

Vereador, Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, lembra a vocação histórica de desenvolvimento da cidade, que começou com os tropeiros.

 

006 - ANTONIO CARLOS PANNUNZIO

Deputado Federal, Presidente Estadual do PSDB, cumprimenta a iniciativa da homenagem. Destaca a capacidade empreendedora  do povo de Sorocaba, que fez com que a cidade se tornasse exemplo para o Estado.

 

007 - RENATO AMARY

Prefeito de Sorocaba, ex-Deputado Estadual, agradece o trabalho de todos em prol do desenvolvimento da cidade. Lembra sua trajetória pessoal e política em Sorocaba. Entrega medalha comemorativa a esta efeméride ao Presidente Sidney Beraldo.

 

008 - MARIA LÚCIA AMARY

Deputada Estadual, fala da responsabilidade social do político e sobre o crescimento de Sorocaba.

 

009 - Presidente  SIDNEY BERALDO

Afirma que Sorocaba é uma das principais cidades do nosso Estado, obtendo excelentes índices de qualidade de vida. Saúda os representantes do município presentes. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - CARLOS TAKAHASHI - Esta sessão solene foi convocada com a finalidade de comemorar os 350 anos da fundação de Sorocaba.

Para darmos início a esta sessão solene convidamos S. Exa. o Deputado Estadual Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. (Palmas.) Temos a honra de receber o Exmo. Sr. Renato Amary, Prefeito do Município de Sorocaba, ex-Deputado desta Casa. (Palmas.) Convidamos o Exmo. Sr. Deputado Estadual José Caldini Crespo, 2º Secretário da Mesa Diretora desta Casa; a Exma. Sra. Deputada Estadual, Maria Lúcia Amary, proponente desta sessão solene em homenagem ao aniversário de Sorocaba; o Exmo. Sr. Vereador João Donizete Silvestre, Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba. (Palmas.)

Neste momento o Deputado Sidney Beraldo, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, recebe o toque de continência, que são as honras concernentes a um Chefe de Poder, executado pela Banda de Música Regimental do Comando de Policiamento do Interior-7, sob a regência do Primeiro-Sargento Nivaldo Laurêncio de Souza.

 

* * *

 

- É executado o toque de continência.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência passa a saudar as autoridades presentes: Dr. Renato Amary, Prefeito do Município de Sorocaba; Deputado José Caldini Crespo, 2º Secretário da Mesa Diretora; Deputada Maria Lúcia Amary; Vereador João Donizete Silvestre, Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba; Deputado Hamilton Pereira; Deputado Ricardo Tripoli; Deputada Rosmary Corrêa; Dr. Anderson Santos, Secretário de Cidadania de Sorocaba; Sr. José Domingos Valarelli Rabelo, Secretário de Governo; Sr. José Antonio Bolina, Secretário de Edificações e Urbanismo; Coronel João Paulo Correa, Secretário de Desenvolvimento Econômico; Dr. Renato Gianolla, Secretário de Transportes e Defesa Social; Sr. José Eduardo Calegari Cenci, Secretário de Relações do Trabalho; Sra. Maria Terezinha Del Cistia, Secretária de Educação e Cultura; Sr. Fernando Furukawa, Secretário de Finanças; Dr. José Del Cistia Júnior, Secretário de Serviços Públicos; Sr. Marcelo Tadeu, Secretário de Negócios Jurídicos; Sr. Ademir Watanabe, Secretário de Saúde; Sr. Marcos Vieira Henrique, Secretário de Esportes e Lazer; Sr. Pedro Dal Pian Flores, Diretor-Geral do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgotos; Tenente-Coronel Luis Antonio Diniz Almeida, Comandante do 7º Batalhão do Interior de Sorocaba; Deputado Federal Antonio Carlos Pannunzio, Presidente Estadual do PSDB, Deputado pelo Sorocaba; Dr. José Maria Coutinho Florenzano, Diretor do Deinter de Sorocaba; Sr. Raugeston Bizarria, Coronel Comandante do CPI, sede Sorocaba; Sr. José Antonio Ayres de Araújo, Delegado de Polícia Deinter 7; Sr. Sergio Vieira Holtz, Presidente da Cooperhome, Mantenedor do Jornal “Diário de Sorocaba”; Sra. Solange Guerra Bueno, Vice-Presidente da Panatlon Club de Sorocaba; Dra. Silvia Fernanda Betti Albiero Tavares, Delegada-Assistente do Curso de Formação da Academia de Polícia Civil, representando o Dr. Maurício José Lemos Freire, Diretor da Academia.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, atendendo solicitação da nobre Deputada Maria Lúcia Amary, com a finalidade de comemorar o 350º Aniversário de Sorocaba.

Convido todos os presentes para, de pé, entoarmos o Hino Nacional Brasileiro, e o Hino Oficial de Sorocaba, com letra de Benedito Cleto, música de Ruth Camargo Fernandes, e arranjos do Maestro Américo Mincarelli, executados pela Banda de Música Regimental do Comando de Policiamento do Interior - 7, sob a regência do 1º Sargento Nivaldo Laurêncio de Souza, Regente desta banda.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Oficial de Sorocaba.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda de Música Regimental do Comando de Policiamento do Interior - 7, sob a regência do 1º Sargento Nivaldo Laurêncio de Souza.

Esta Presidência concede a palavra ao nobre Deputado Hamilton Pereira, que falará em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. HAMILTON PEREIRA - PT - Sr. Presidente, Exmo. Sr. Deputado Sidney Beraldo; Srs. Deputados José Antonio Caldini Crespo, Ricardo Tripoli; Sra. Deputada Maria Lúcia Amary, proponente desta sessão; Exmo. Sr. Deputado Federal Antonio Carlos Pannunzio; autoridades, em nome das quais saúdo todas as autoridades presentes. Esta sessão proposta pela nobre Deputada Maria Lúcia Amary, na realidade, é uma sessão que nos honra a todos os sorocabanos. Tomo aqui a iniciativa de declarar que também sou proponente desta Sessão Solene.

Nós, como sorocabanos, reverenciamos essa cidade pelos seus 350 anos de fundação. Nasci nesse município, constituí uma família, desenvolvi minha vida profissional e iniciei minha trajetória política, trajetória esta que me trouxe a esta Casa. Sinto-me filho dessa terra, extremamente hoje orgulhoso de receber muitos sorocabanos nesta Casa, a Casa do Povo. Muitas pessoas ilustres vêm a esta Casa, para reverenciar a nossa amada cidade de Sorocaba, cidade essa em que o Exmo. Sr. Prefeito Municipal, Sr. Renato Favel Amary, há de atestar uma cidade extremamente solidária, que nos orgulha a todos.

Como temos um povo bom, de boa índole, um povo solidário, um povo caridoso, um povo que marca a sua trajetória pelo trabalho e hospitalidade, quero agradecer ao Exmo. Presidente desta Casa, nobre Deputado Sidney Beraldo, por ter convocado esta Sessão Solene, a pedido da nobre Deputada Maria Lúcia Amary, permitindo assim esta homenagem a nossa amada Sorocaba.

Trezentos e cinqüenta anos de desenvolvimento, de luta, que começou pela iniciativa de um bandeirante, mas que também teve uma contribuição imensa dos tropeiros, como dos seus filhos, as gerações que se sucederam, que construíram essa cidade, que já mencionei. É uma cidade de trabalhadores e trabalhadoras, cidade que se tornou pujante, progressista, que se forjou cada vez mais como uma cidade solidária, que a todos recebe com muito carinho.

Em Sorocaba, hoje temos além dos filhos e das filhas da terra, como eu, inúmeros outros cidadãos, que vieram de outras cidades, não só da região, mas também de outros estados, e, por que não dizer, de outros países, que foram acolhidos em Sorocaba, exatamente porque o seu povo é solidário, é acolhedor e hospitaleiro. Portanto, ficam aqui as nossas palavras de congratulações pelos 350 anos de existência dessa cidade que tanto amamos. Os nossos agradecimentos a todos que atenderam a este convite de aqui estarem conosco hoje, nesta grande confraternização em homenagem a nossa amada Sorocaba.

Muito obrigado, Sr. Presidente, Srs. Deputados. Muito obrigado, senhores e senhoras. Muito obrigado a todas as autoridades presentes, a todos sorocabanos e sorocabanas que constroem essa cidade que tanto amamos, que tanto nos orgulha e nos dignifica. Aqui, na Assembléia Legislativa, nós já ficamos conhecidos como filhos de Sorocaba, e todos os Srs. Deputados nos respeitam muito, respeitam Sorocaba, porque todos que lá passaram, ainda que para uma breve visita, já sentiram a hospitalidade da nossa terra e o quanto ela recebe a todos de braços abertos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Ricardo Tripoli.

 

O SR. RICARDO TRIPOLI - PSDB - Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, nobre Deputado Sidney Beraldo; Sr. Prefeito do Município de Sorocaba, Renato Amary; Sr . Deputado Caldini Crespo; Sra. Deputada Maria Lúcia Amary, proponente desta Sessão Solene; Sr. Vereador João Donizete Silvestre, Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba; Deputada Rosmary Corrêa; Dr. Anderson Santos, Secretário de Cidadania de Sorocaba; Sr. José Domingos Valarelli Rabelo, Secretário de Governo; Sr. José Antonio Bolina, Secretário de Edificações e Urbanismo - peço desculpas ao nobre Deputado Hamilton Pereira, é que o nosso convívio é tão constante que acabamos às vezes esquecendo - nobre Deputado Hamilton Pereira, de Sorocaba: Deputado Federal, Panuzzio, Presidente do meu partido, também de Sorocaba; Coronel João Paulo Correa, Secretário de Desenvolvimento Econômico; Dr. Renato Gianolla, Secretário de Transportes e Defesa Social e presidente da Urbes; Sr. José Eduardo Calegari Cenci, Secretário de Relações do Trabalho; Sra. Maria Terezinha Del Cistia, Secretária de Educação e Cultura; Sr. Fernando Furukawa, Secretário de Finanças; Dr. José Del Cistia Júnior, Secretário de Serviços Públicos; Sr. Marcelo Tadeu, Secretário de Negócios Jurídicos; Sr. Ademir Watanabe, Secretário de Saúde; Sr. Marcos Vieira Henrique, Secretário de Esportes e Lazer; Sr. Pedro Dal Pian Flores, diretor geral do SAAE; Tenente-Coronel Luis Antonio Diniz de Almeida, comandante do 7º Batalhão do Interior de Sorocaba; Dr. José Maria Coutinho Florenzano, diretor do Deinter-7-Sorocaba; Coronel Comandante da CP 17 de Sorocaba, nosso estimado amigo, Bizarria; Dr. José Antonio Ayres de Araújo, Delegado de Polícia assistente; Sr. Sérgio Vieira Holtz, Presidente da Coperhome; Sra. Solange Guerra Bueno, Vice-presidente do Panatlon Clube de Sorocaba; Dra. Silvia Fernanda Betti Albiero Tavares, Delegada Assistente do Curso de Formação da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, minhas senhoras e meus senhores, sintam-se todos representados aqui nesta primeira saudação.

Sinceramente, não tive o privilégio de nascer em Sorocaba. Sou um forasteiro do asfalto. Nasci aqui na cidade de São Paulo. Mas ao mesmo tempo tive o privilégio de conviver com figuras que me ensinaram muito aqui na Assembléia Legislativa não só a conhecer Sorocaba, mas a conhecer o interior do Estado de São Paulo.

Falo isso com grande orgulho. É com grande orgulho que me dirijo hoje, neste aniversário que Sorocaba comemora - 350 anos - uma jovem cidade, que demonstra que a longevidade é crédito e não prejuízo. Sorocaba nos tem beneficiado, aqui na Assembléia Legislativa, com seus melhores quadros. Digo isso, porque algumas coisas sempre chamam a atenção na vida pública para aqueles que convivem no dia-a-dia. Recordo-me, quando iniciamos o mandato em 1994, o nobre Deputado Estadual Renato Amary fez uma coisa inédita em Sorocaba: foi o primeiro Deputado a realizar uma audiência pública depois de 30 dias de mandato, expondo o que havia feito aqui na Assembléia Legislativa. Algo inédito, que depois os Deputados começaram a levar a seus municípios.

Fiquei extremamente feliz, porque, quando participei dessa audiência, verifiquei o calor das pessoas, a possibilidade de poder fazer essa relação entre o eleitor e o eleito. Verificávamos que na pessoa do então Deputado Renato Amary as pessoas estavam participando com propostas, indicações e críticas, mas sempre de forma extremamente democrática, abrindo um novo estilo de administrar um mandato de Deputado estadual.

Sorocaba, como foi dito aqui pelo nobre Deputado Hamilton Pereira, é uma cidade extremamente humanista. É uma cidade que recebe a todos, é solidária; apesar de tão perto de São Paulo, faz-nos sentir o choque térmico quando lá chegamos. As pessoas lá ainda têm tempo para uma boa prosa, conhecem o vizinho onde moram, participam da vida social da própria cidade, seja na sociedade civil organizada, seja no Poder Público, seja na administração pública, onde há um grande entrosamento com a sociedade civil, o que é fundamental na administração de cidades dessa dimensão, com a vocação que tem a cidade de Sorocaba.

Ela nos tirou um Deputado da Bancada do PSDB, levando o Renato Amary para ser Prefeito da cidade. Mas ficou por pouco tempo o PSDB sem sua representação da cidade de Sorocaba. Veio para cá a nobre Deputada Maria Lúcia Amary. Outro dia, Maria Lúcia, fui a um evento e, como tenho um irmão que é Vereador aqui na Capital, e meu pai preside o Conselho Estadual do Idoso, o Serra numa solenidade disse que não éramos uma família, mas uma ONG, porque toda hora estava lá o trio. E os Amary também: eu diria que Sorocaba tem sua ONG, que prestigia e faz com que a cidade tenha essa pujança, sem o recrudescimento de achar que são os donos da verdade - eles sempre tiveram, ambos, a humildade de fazer com que as pessoas pudessem participar da vida da cidade de Sorocaba, abrindo e escancarando a Prefeitura e o mandato da nobre Deputada Maria Lúcia Amary, de forma que as pessoas pudessem participar de seu dia-a-dia.

Em nome de minha Bancada, agradeço a oportunidade de poder falar nesta Sessão Solene, este que é um encargo muito grande, pois a nobre Deputada Maria Lúcia Amary e o Prefeito Renato Amary, que são da cidade, têm muito mais a falar. Mas eu, que não sou da cidade, fico extremamente contente, honrado e feliz em verificar que, quando a nobre Deputada Maria Lúcia Amary colheu as assinaturas para aprovar a realização desta Sessão Solene, e o Presidente Sidney Beraldo imediatamente mandou publicar no “Diário Oficial” depois de aprovado, temos a demonstração do carinho e empenho que a nobre Deputada Maria Lúcia Amary tem por sua cidade. Muito obrigado a todos vocês. Sucesso. Tenham todos um ótimo dia. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Caldini Crespo, 2º Secretário da Mesa Diretora desta Casa, representante de Sorocaba.

 

O SR. JOSÉ CALDINI CRESPO - PFL - Excelentíssimas autoridades, personalidades que compomos esta Sessão Solene, evento que entra para a história e para os Anais desta Casa, meu caro Presidente Beraldo, Prefeito Renato, Deputada Maria Lúcia, companheira da Casa, proponente desta Sessão, Vereador e Presidente da Câmara João Donizete, meus queridos companheiros e pares desta Casa, Hamilton Pereira e Ricardo Tripoli; uma saudação especial ao Deputado Federal Antonio Carlos Pannunzio, com quem comecei minha vida política há cerca de 15 anos atrás, pessoa que muito honra também esta cerimônia, que, embora singela, tem todo esse significado para a Casa Legislativa do Estado de São Paulo.

Sr. Presidente, a maioria das pessoas que aqui estão são sorocabanos, alguns de nascimento, como eu, outros, que, por quaisquer circunstâncias, para aquele local convergiram e adotaram Sorocaba como sua casa, seu teto, seu lar, pelos tantos atributos que essa cidade do nosso Estado já possuía e possui. Aqui temos um corte vertical de toda aquela comunidade. Pessoas dos mais variados afazeres e tarefas da vida profissional, da vida política, da vida comunitária, lideranças que de certa forma trazem a demonstração da pujança de Sorocaba, somando, através do esforço de cada um, tudo aquilo que a cidade sempre representou ao longo destes 350 anos da sua história - e ainda representa - no contexto econômico, político e social deste nosso Estado de São Paulo.

Olhando todos esses amigos aqui de cima, de certa forma quero colocar em suas mãos, Presidente Sidney Beraldo, que representa o Poder Legislativo do Estado de São Paulo e também todos os 645 municípios, esta contribuição que trazemos hoje. Estamos em festa porque nesta semana comemoramos o nosso aniversário. Deixamos em segundo plano todas as nossas diferenças para estarmos aqui unidos, Sorocaba unida trazendo seu tributo ao povo paulista, nossos irmãos, em todos as demais cidades e paragens deste nosso Estado tão grande.

Sorocaba, que contribuiu ao longo de toda a sua história, neste momento vem confirmar que continuará trabalhando não apenas para o engrandecimento do seu povo, para o seu progresso material e espiritual, mas também para continuar sendo essa comunidade hospitaleira e operosa que reconhece a sua importância no contexto do Estado de São Paulo como pólo de uma grande região, de uma das maiores regiões em número de municípios, mas também uma das regiões mais carente, a região sudoeste do Estado de São Paulo.

Portanto, é também uma responsabilidade que trazemos aqui mais uma vez, no sentido de continuarmos enxergando as demandas da nossa região e colaborando para aliviar as obrigações maiores que são do Estado e da União. Sorocaba não se esquece também de todos os municípios que compõem a região sudoeste do Estado de São Paulo.

Esta é a homenagem, o tributo que trazemos nesta oportunidade, Presidente Sidney Beraldo, como Deputado desde 1995, portanto há quase dez anos, trabalhando, encaminhando, lutando e conseguindo graças ao apoio que quero registrar sempre tivemos, nós, Deputado representante daquela população, juntamente dos nossos pares. Nunca as nossas reivindicações junto ao Executivo deixaram de fazer eco nesta Casa, motivo principal para que tenhamos conquistado se não tudo, pelo menos grande parte das demandas e aspirações do povo da cidade de Sorocaba.

Da mesma forma em termos de projetos de lei, que abriram portas para o desenvolvimento de todo o nosso Estado, muitas vezes focando as nossas disparidades para que a região sudoeste se equiparasse a todas as demais regiões em termos do nosso IPRS, do qual, Sr. Presidente, V. Exa. foi um dos precursores nesta Casa: o indicador da riqueza e da vulnerabilidade social que ainda permeia muitos desses municípios.

Então, minha homenagem a esta Casa também, que permitiu, com a construção desse índice, a definição exata das nossas riquezas, das nossas potencialidades e dos pontos que ainda vamos abranger nesse trabalho político e social conjunto. A vocês, queridos amigos conterrâneos, que amam como eu a nossa querida Sorocaba, obrigado pela presença. Todos aqui representamos aqueles mais de meio milhão de habitantes que nesta semana comemorarão a nossa unidade, objeto do nosso trabalho no destino cada dia melhor que nos aguarda. Obrigado. Bom dia.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Concedemos a palavra ao Exmo. Sr. Vereador João Donizete Silvestre, Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba.

 

O SR. JOÃO DONIZETE SILVESTRE - Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Sidney Beraldo; Exma. Sra. Deputada nossa companheira da região de Sorocaba, Deputada Maria Lúcia Amary, autora do pedido desta sessão solene, a quem cumprimentamos pela feliz iniciativa de marcar nos Anais da Assembléia Legislativa esta passagem tão importante que é a comemoração do nosso 350º aniversário de fundação da nossa querida cidade de Sorocaba; Exmo. Sr. Prefeito da cidade de Sorocaba, Dr. Renato Amary, ex-Deputado desta Casa de Leis, aliás, temos conhecimento de que deixou muita saudade e muitos amigos aqui, que muito nos orgulha como sorocabanos e também como tucanos; Exmos. Deputados Hamilton Pereira e Caldini Crespo, mui dignos representantes da cidade de Sorocaba; Deputados Ricardo Tripoli, Rosmary Corrêa; quero saudar de modo especial o nosso Deputado Federal Antônio Carlos Pannunzio, ex-Prefeito da cidade de Sorocaba, Presidente Estadual do PSDB, ficamos felizes de vê-lo aqui conosco, inclusive contentes em saber que Sorocaba tem uma representação importante tanto no contexto estadual, quanto no contexto federal, principalmente na representação partidária do PSDB, um partido que tem trabalhado muito para o desenvolvimento do nosso Estado e da nossa cidade; demais membros da Mesa; demais autoridades civis e militares; amigos que se fazem presentes nesta platéia oriundos de Sorocaba, a quem peço minhas escusas por não citar nominalmente, mas na pessoa do nosso Prefeito o faço a todos.

Nós sorocabanos, temos o privilégio e a alegria de comemorar os 350 anos de Sorocaba e com ela a retomada daquela que foi a sua maior vocação histórica: o seu desenvolvimento. O tropeirismo sucedeu ao bandeirantismo e ambos marcaram a história de Sorocaba como um importante ciclo desbravador e empreendedor para Sorocaba, para o Estado e para o Brasil, gerando o desenvolvimento social e econômico e transportando para todo o país o nome de Sorocaba.

A esses ciclos se ampliaram os nossos horizontes, a perder de vista. Marcaram o espírito de nossa gente de tal forma que hoje nos identificamos em plenitude o novo ciclo vivido por nossa cidade, fazendo justiça à nossa vocação, ao progresso.

Este ciclo iniciado há quase uma década é marcado por conquistas históricas e que nos devolveram a condição de uma das mais desenvolvidas e importantes cidades do Estado e do Brasil, reconduzindo Sorocaba à condição de uma das melhores cidades para se viver em razão da sua qualidade de vida e do seu crescimento econômico e social, qualidades geradas por um projeto de desenvolvimento arrojado. Conquistamos dezenas e dezenas de novas empresas, gerando algo em torno de 20 mil novos empregos diretos e indiretos.

Esses resultados estão à vista de todos, pois as obras se contam às centenas. Remodelaram e deram uma nova característica desenvolvimentista à nossa cidade, seja na infra-estrutura viária, seja na despoluição do rio Sorocaba, seja na diminuição da mortalidade infantil, dentre outras ações na área da saúde, criando escolas, e enfim, acelerando nosso desenvolvimento, entre outras tantas importantes conquistas e resgatando, junto à população o sentimento de que o Executivo, quando em mãos competentes e apoiado também pelo Legislativo que lhe dê condições para trabalhar, verdadeiramente se compromete com nossa cidade. Atrai mais investimentos e, por conseqüência, geração de mais riqueza, capaz de levar a população à satisfação do que é a sua mais importante e premente necessidade - o exercício da cidadania, do emprego, da dignidade e da esperança.

Assim é que se faz justiça social e é a isso que desejamos brindar no seu 350º aniversário. Agradecemos por esta oportunidade de cultuar a nossa história, com orgulho do passado e olhar dirigido ao futuro, com ética, resgatando na população o sentimento de que o Executivo e o Legislativo podem, sim, ter a confiança e a certeza de que a competência e a qualidade são valores a serem exigidos também aos homens públicos, à semelhança de outros setores, inclusive da iniciativa privada.

Quem ganha com isso é o cidadão, sobretudo aqueles que clamam por mais justiça, mas também por uma cidade melhor, mais arrojada, mais empreendedora, como estamos tendo oportunidade de viver neste momento, e que temos a honra de compartilhar com todos vocês. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Tenho a honra de passar a palavra ao nobre Deputado Federal Antonio Carlos Pannunzio, Presidente do meu partido.

 

O SR. ANTONIO CARLOS PANNUNZIO - Muito obrigado, Sr. Presidente Sidney Beraldo, na pessoa de quem saúdo o Legislativo paulista.

Gostaria, antes de mais nada, de explicar o porquê de pedir a sua autorização para vir falar desta tribuna. Não tive, pelas circunstâncias da vida, o privilégio de passar por esta Casa. Não tive o privilégio, em outras circunstâncias em que aqui estive, de falar desta que é a sagrada tribuna do povo paulista. A generosidade do Presidente Beraldo permite-me faze-lo neste momento.

Devo isto ao Presidente. Devo isto ao que comemoramos hoje, os 350 anos da nossa cidade.Cumprimento a autora da solicitação da realização desta Sessão Solene, Deputada Maria Lúcia Amary, pela iniciativa, aliás, iniciativa tem sido uma constante no exercício do seu mandato. Parabéns. Cumprimento o Deputado Caldini Crespo, que integra junto com Sidney Beraldo a administração desta Casa e honra o nome de Sorocaba.

Cumprimento meu querido amigo, adversário político, partidos políticos diferentes, mas, repito, querido amigo Hamilton Pereira, pelo prestígio da sua presença e pelo trabalho que vem realizando aqui na Assembléia Legislativa. Cumprimento o querido companheiro Deputado Tripoli, que nos prestigiou e nos prestigia com sua presença. Cumprimento o Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Vereador João Donizete, e na pessoa do querido Presidente cumprimento todo o Legislativo Municipal da nossa terra.

Cumprimento os srs. secretários municipais, autoridades presentes e um especial cumprimento àquele que vem gerindo os destinos da nossa terra, já por quase oito anos, o Prefeito Renato Amary, Prefeito que muito tem feito pela nossa terra, mas uma coisa em particular ressalta na sua administração. O Prefeito confere a cada um de nós, sorocabanos, pouco importa, eu repito, a crença político-partidária ou ideológica. Mas ele vem fazendo com que cada um de nós sinta, a cada dia que passa, orgulho maior de sermos sorocabanos, tal o cuidado que ele tem tido com a nossa terra e com a nossa gente.

Quero cumprimentar aqueles que, sem ser sorocabanos de nascimento, e às vezes até sem estar morando lá, de repente adotaram a nossa cidade, porque foram por ela acolhidos. Acolhidos em momentos especiais de suas vidas, e a nossa cidade e a nossa gente passaram a ter muito sentido para essas pessoas. Quero cumprimentar esses que como a gente diz, vieram de fora, mas trouxeram a sua magnífica, tremenda contribuição. Faço esses cumprimentos a todos esses sorocabanos na pessoa do Júlio Milko, empresário a quem todos nós devemos um pouco de tudo aquilo que se faz de belo na nossa cidade.

Minhas amigas, meus amigos, seria preciso abusar da paciência do Presidente, das senhoras e dos senhores, se quiséssemos relatar os feitos dos sorocabanos ao longo dos 350 anos. Não vou fazer isso, até porque não é necessário, uma vez que a maioria dos presentes conhece a história. Mais do que conhecer, no nosso período contemporâneo, os senhores ajudaram a fazer a história de Sorocaba.

Caríssimo Presidente Sidney Beraldo, o que tem de bonito na história de Sorocaba é que ela se confunde com a história do Brasil. Não é uma história isolada, desconectada, daquilo que aconteceu em nosso País e nosso Estado, sem dúvida pela idade da nossa cidade. Trezentos e cinqüenta anos é muito tempo de vida. Associando a questão da idade à capacidade empreendedora da nossa gente sorocabana, afirmo, com muita tranqüilidade e sem nenhum ufanismo, que Sorocaba participou de todos os ciclos da história do Brasil. Não houve um movimento considerado importante no Brasil que não contasse com a participação, a liderança, o entusiasmo, o apoio da gente sorocabana.

Podemos falar das Bandeiras, onde tivemos um papel importantíssimo. Podemos falar do tropeirismo, que consolidou as conquistas dos bandeirantes, dentre outros, os bandeirantes sorocabanos. Podemos falar da capacidade empreendedora que fez com que Sorocaba fosse a cidade pioneira na industrialização neste País. Não foi por acaso, mas sim porque nossa gente era vocacionada para o trabalho.

Podemos falar daqueles bravos sorocabanos idealistas, liderados por Luis Mateus Maylasky, que, por verem frustrada a intenção de ter uma ferrovia que ligasse Sorocaba a São Paulo, ainda que em um ramal secundário, colocaram em um empreendimento todos os seus recursos e credibilidade. Podemos falar da Sorocaba que pratica, defende e adota a democracia com todos os seus valores, como valor maior a ser preservado. Podemos buscar, ao longo dessa história, desde os liberais, em 1845, onde Tobias brilhou e pagou caro pelo preço da ousadia, tantos outros sorocabanos que deram sua contribuição, até mesmo suas vidas, para que o estado de direito e a democracia prevalecessem em nossa terra. Sorocaba é muito rica nisso.

Quero exaltar mais uma vez - já o fiz na minha abertura - o quanto Sorocaba cresceu. E, esse crescimento, devemos a todos sem exceção: a todas as correntes políticas-partidárias, às contribuições daqueles que estavam ao nosso lado - trazendo ao tempo em que fui Prefeito - ajudando-nos a fazer uma cidade grandiosa, como fazem hoje, ao lado do Prefeito Renato Amary, como também àqueles que estavam no lado contrário, praticando aquilo que é inerente à democracia, ou seja, a crítica, a fiscalização. Com isso, fizemos com o melhor o que tinha de ser feito.

Caríssimo Presidente Sidney Beraldo, minhas senhoras, meus senhores, amigos e amigas, é um privilégio - que poucas cidades neste País têm - celebrar 350 anos de profícua participação em tudo que aconteceu neste País; 350 anos em harmonia, de bem consigo mesma; 350 anos em que o orgulho de ser sorocabano é uma constante em cada coração que bate na gente da nossa terra.

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Exmo. Sr. Prefeito de Sorocaba, ex-Deputado Renato Amary.

 

O SR. RENATO AMARY - É bom estar aqui, Presidente Sidney Beraldo, relembrando os meus tempos de Assembléia com meus amigos. Estou emocionado, mas vou tentar cumprir essa missão importantíssima no dia de hoje.

Meu querido amigo, companheiro, parceiro, Sidney Beraldo, hoje Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, querido Deputado Federal Antonio Carlos Panunzzio, ex-Prefeito de Sorocaba, hoje Presidente Estadual do PSDB, um homem cuja força, energia e determinação caracterizam sua forma de ser - a quem agradeço pelas palavras; costumo dizer em Sorocaba que é muito difícil falar depois do Panunzzio - minha querida Deputada Estadual, minha Deputada preferida, minha esposa, companheira, parceira, Maria Lúcia Amary, proponente desta sessão solene, também grande guerreira por Sorocaba; Deputada estadual Rosmary Corrêa, minha sempre professora da Assembléia Legislativa; meu querido amigo Hamilton Pereira, Deputado estadual, uma pessoa que vem trabalhando muito por Sorocaba, claro que por caminhos diferentes, mas trabalhando forte e firme de maneira respeitosa, comprometido com a seriedade; Deputado estadual, 2o-Secretário desta Casa, José Antônio Caldini Crespo, também em seu terceiro mandato; Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, amigo tucano, João Donizete Silvestre.

Deixei o Ricardo Tripoli para o final porque é meu querido Deputado irmão, amigo, companheiro, foi a Sorocaba representando a Assembléia Legislativa para prestar contas na qualidade de presidente, um grande parceiro de Sorocaba. Como Secretário do Meio Ambiente, levou para lá várias ações inovadoras. Sorocaba foi a primeira cidade a receber um projeto de poluição do ar da Cetesb, no qual V. Exa. implantou a medida da poluição do ar em Sorocaba, para controlarmos ações de queimadas, caminhões e tudo o mais que comprometesse a qualidade do ar nessa cidade.

Secretários municipais, grandes guerreiros, parceiros, companheiros com quem tenho de dividir tudo o que está acontecendo em Sorocaba, todo esse trabalho que foi feito em quase oito anos. Se não fosse o trabalho de cada um desses que aqui estão, Sorocaba não estaria nem com 50% das coisas que conseguimos fazer. José Antônio Bolina, da Seurb; José Del Cistia Júnior, da Secretaria de Serviços Públicos; José Eduardo Calegari Censi, da Secretaria de Relações do Trabalho, ex-presidente da Urbes; Pedro Dal Pian Flores, do SAAE; José Domingos Valarelli Rabelo, Secretário do Governo, já foi Secretário de Negócios Jurídicos; Ademir Watanabe, da Saúde; Fernando Furukawa, das Finanças; Maria Terezinha Del Cistia, da Educação e Cultura; João Paulo Correia, do Desenvolvimento Econômico; Renato Gianolla, Presidente da Urbes e Secretário de Transporte e Defesa Social; Pastor Marcos Vieira Henrique, da Secretaria de Esportes e Lazer; Marcelo Athaíde, da Secretaria de Negócios Jurídicos; Anderson Santos, da Secretaria da Cidadania, grandes companheiros, autoridades da cidade de Sorocaba, Dr. José Maria Coutinho Florenzano, Delegado Regional de Sorocaba; Coronel Raugeston Bizarria, Comandante do CPI-7, de Sorocaba; Tenente-Coronel Luiz Antônio Diniz de Almeida, comandante do 7o Batalhão do Interior de Sorocaba; Dr. José Antônio Ayres de Araújo, Delegado Assistente do Deinter-7, esse time que, acoplado à Polícia Federal, vem trabalhando de uma forma muito forte para a segurança do cidadão de Sorocaba.

Sorocaba hoje é uma cidade privilegiada no contexto estadual e talvez até nacional também na área de segurança pública porque lá existe a integração das Polícias. Como diz o Secretário de Segurança, Dr. Saulo, o IV foi fechado à chave num cofre. O IV é índice de vaidade. Lá, em Sorocaba, não existe isso, lá todas as policias trabalham de forma conjunta, inclusive com a nossa Guarda Municipal. Temos baixado sistematicamente os índices de criminalidade mercê dessa integração das polícias. Lá, em Sorocaba, conseguimos colocar na prática, efetivando um trabalho muito forte nesse setor.

Silvia Fernanda Betti Albiero Tavares, representando o Dr. Maurício José Lemos Freire, Delegado Diretor da Academia de Polícia e ex-delegado regional de Sorocaba; Maristela Honda, presidente do Sinduscon de São Paulo, muito obrigado pela sua ajuda; José Carlos Barbosa Júnior, diretor regional do Erplan de Sorocaba; Dr. Sérgio Vieira Holtz, diretor da Cooperhome, mantenedora do jornal “O Diário de Sorocaba”, meu querido amigo companheiro, Dr. Júlio Milko, presidente do Conselho Superior da Fundec, mantenedora da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, gerenciadora de todas as ações culturais na cidade de Sorocaba, fundação criada no governo do Panunzzio, junto com o Júlio, em 1989. Desde então a Fundec vem crescendo, desenvolvendo e ajudando a cidade de Sorocaba. Pagamos em dia os nossos compromissos lá, a subvenção que entregamos à Fundec.

Minha querida Banda Regimental do CPI-7, querido regente, Sargento Nivaldo Laurêncio de Souza, toda Banda e nossa Orquestra Sinfônica de Sorocaba, nosso maestro Jonicler Real, que vai nos brindar com músicas maravilhosas; demais autoridades presentes, comunidade sorocabana, companheiros, convidados presentes, Sorocaba, no próximo dia 15, comemora seus 350 anos, dos quais, 57 vividos por mim. Nasci na rua Cesário Mota, ali comecei a crescer. No tempo em que os carros eram escassos em Sorocaba, jogava bola na rua 13 de Maio com meus amigos, meus parceiros e nunca passou pela minha cabeça eventualmente ser político, Deputado, Prefeito e Prefeito reeleito. Desde aquele tempo já via minha cidade com olhos diferenciados, entendendo que nenhuma cidade pode ser construída, nenhuma cidade pode ser alavancada em termos de desenvolvimento, ou de crescimento se não existir a parceria.

Aquela história de que tudo o que acontece em Sorocaba tem que ser resolvido pelo Prefeito, ou pelo Vereador, ou pelo Deputado, não pode existir numa cidade que se propõe a ser uma grande cidade, numa cidade que se propõe a ter, como disse o Pannunzio, auto-estima e orgulho por parte dos seus cidadãos. Esta construção tem de ser feita por cada um de nós enquanto cidadãos. E já fazíamos isso lá trás, no tempo do ginásio. Estudei no grupo escolar Padilha, depois no “Estadão” e depois na Faculdade de Direito, em Sorocaba, criando dentro de mim uma chama para eu poder dar a minha parcela de contribuição ao crescimento e ao desenvolvimento da minha terra enquanto cidadão de Sorocaba. Talvez é por isso que o meu caminho, a minha vida tenha sido encaminhada para eu ser político e para eu ser Prefeito.

Encontrei uma maravilhosa companheira, esta menina que está ao meu lado, a Maria Lúcia, que no primeiro momento em que me convidaram para ser candidato recebi o apoio dela. “Vai ser a sua vontade.” E eu fui. Talvez se ela tivesse dito “Não vai, porque não é a sua vontade” eu não teria ido e não estaria aqui agora. Mas ela é a grande responsável por eu ter me encaminhado para a política que respiro e vivo durante 24 horas por dia.

Tudo o que vem acontecendo em Sorocaba nestes oito anos em que lá estamos passa necessariamente pela parceria, passa necessariamente pela participação de cada cidadão de Sorocaba. Como disse o Deputado Hamilton Pereira em seu discurso “cidadãos que são generosos, que são humanistas, que têm vontade de trabalhar para os outros, que têm vontade de dar um pedaço e uma parcela da vida deles para melhorar um pouquinho mais a vida daqueles que precisam de nós como líderes. E é desta cidade que venho hoje falar, é da minha Sorocaba, da nossa Sorocaba.

A Prefeitura Municipal de Sorocaba mantém convênios com 58 entidades assistenciais em Sorocaba que suprem a cada dia as deficiências do Poder Público no tratamento das pessoas que são carentes em todos os setores: na área de Educação, na área da Saúde, na área da Assistência Social, na área do Esporte, na área do Lazer, na área das creches. Essa população atende aos reclamos da sociedade civil. Esses 58 convênios hoje são pagos rigorosamente em dia e recebem do Poder Público quase 3 milhões e 800 mil reais por ano. São com esses recursos que a sociedade civil diz “Presente” à melhoria da qualidade de vida da população de Sorocaba.

Repito que o Prefeito nada faz a não ser coordenar ações de líderes que estão agrupados em cada um dos setores da sociedade civil de Sorocaba e é através disso que Sorocaba hoje pode celebrar 350 anos. É através dessas ações conjuntas, repetitivas, perenes, contínuas e determinadas que Sorocaba hoje é referência não só estadual, mas também internacional.

Na área da Saúde, em 1996, entre mil nascimentos morriam 25 crianças e hoje os indicadores mostram que 10,4 crianças ainda morrem em Sorocaba, atendendo com isso o preconizado pela Organização Mundial de Saúde. Ainda na área da Saúde, Sorocaba é referência, pois reduzimos a zero a transmissão vertical da Aids, da mãe gestante que detém o vírus da Aids para o bebê que nasce. Hoje, nenhuma criança nasce em Sorocaba com o vírus da Aids, sendo a sua mãe portadora do vírus da Aids. A criança nasce saudável e isto está implantado no Programa Médico da Família, que atende mais de 50 mil pessoas em Sorocaba.

Na área da Educação, com a construção de 28 novas escolas podemos dizer hoje que Sorocaba não tem nenhuma criança fora da sala de aula no Ensino Fundamental. E se estiver fora da sala de aula, há vagas. Se a pessoa vier do Nordeste para morar em Sorocaba, ou de Carapicuíba, ou de qualquer lugar, ou de São João da Boa Vista, que é a terra do meu querido Deputado Sidney Beraldo, há vaga, sim, nas escolas de Sorocaba. A nossa área da Educação fornece por dia 160 mil refeições para todas as crianças da rede pública municipal, estadual e da sociedade civil carente, e isto é referência.

Nas ações ambientais, meu grande mestre, meu grande professor é o meu querido Deputado Ricardo Tripoli. Quando Ricardo Tripoli era Secretário Estadual do Meio Ambiente e o presidente da Cetesb era também o nosso querido ex-Deputado Dráusio Barreto, assinamos um Termo de Ajuste de Conduta Ambiental que nos obrigava a completarmos o nosso programa de despoluição do rio Sorocaba até 2006. Hoje, temos condição de fazer isso. Dos 5.561 municípios a ter acesso a compromissos com a Caixa Econômica Federal, a primeira foi Belém do Pará e Sorocaba foi a segunda cidade do Brasil em termos de volume de recursos a ter acesso e receber o valor de R$ 75.600.000,00 a serem aplicados na total despoluição do rio Sorocaba que, conseqüentemente, dará 80% da despoluição da bBacia hHidrográfica do Médio Tietê e Sorocaba, que compreendem 34 municípios. Por isso, talvez, Sorocaba tenha recebido diversos prêmios na área ambiental durante esses sete anos e meio de administração.

São ações como estsas que marcam e caracterizam esse estado mágico de encantamento que toma conta de Sorocaba, hoje. Temos problemas? É óbvio que temos. Conseguimos tudo o que devíamos fazer? É óbvio que não. Mas, com toda a certeza, esses encaminhamentos que Sorocaba tem, de forma conjunta, vão fazer que se torne menos pesado o fardo de administrar uma cidade, que se torne menos problemático administrar a cidade de Sorocaba porque a sociedade civil, o cidadão de Sorocaba, responde de forma positiva a qualquer chamamento que façamos, a qualquer solicitação.

É por isso, querido Deputado Beraldo, que estamos aqui hoje para celebrar os 350 aAnos de Sorocaba. Agradeço à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na pessoa do Presidente Sidney Beraldo, meu grande líder, professor, amigo e companheiro. Defiro o pedido da Deputada Maria Lúcia Amary, que propôs esta sSessão sSolene, para mostrar a todos que Sorocaba é uma cidade mágica, encantada, que tem um povo maravilhoso, um povo humano, com o coração grande. Lá, somos todos pessoas do bem.

Que Deus continue a iluminar nossos caminhos, a abençoar nossa terra, a nossa querida terra de Sorocaba, onde temos os nossos filhos e os nossos netos. Muito obrigado a todos.  e que Deus os abençoe! (Palmas.)

 

O SR. MESTRE DE CERIMÔNIAS -- HUGO DANIEL ROTSCHILD - neste momento, o Exmo. Prefeito Renato Amary faz a entrega de uma medalha à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, na pessoa do seu Presidente, Deputado Sidney Beraldo. Essa medalha está representando os 350 aAnos da fFundação de Sorocaba.

 

* * *

 

- é feita a entrega de medalha ao Deputado Sidney Beraldo.

 

* * *

 

o Sr. Presidente - Sidney Beraldo - PSDB - passo a palavra à Deputada Maria Lúcia Amary, proponente desta sSessão sSolene.

 

A SRA. Maria Lúcia Amary - PSDB -- bom- dia a todos! Cumprimento o Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo; o Prefeito de Sorocaba e ex-Deputado desta Casa, Renato Amary; o Deputado Federal Antônio Carlos Pannunzio, ex-Prefeito de Sorocaba e Presidente do meu partido, PSDB; os o Deputados Estaduais l José Caldini Crespo, ; Deputado Estadual Hamilton Pereira, nosso adversário, mas sempre parceiro quando o assunto é discutir Sorocaba, ; nosso leal e parceiro Deputado Ricardo Triipoli, ; Deputada Estadual Rosmary Corrêa; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador João Donizete; o Comandante do CPI- 7, Coronel Bizarria; o Tenente-C Coronel Luís Antônio Diniz; o Dr. José Maria Florenzano, Diretor do Deinter-7; a Dra. Maristela Honda, Presidente do Sinduscon; o Sr. José Carlos Barbosa, Diretor Regional do (Oldeplan?); o Sr. Sérgio Holtz, Diretor da Cooperhome; o Sr. Júlio (Milko , Presidente da Fundec; a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, na pessooa do Maestro Jonicler; a Banda Regimental do CPI- 7 de Sorocaba; secretários municipais; demais autoridades presentes; comunidade sorocabana, .

  Emem primeiro lugar, gostaria de dizer a vocês da emoção de ter proposto esta sSessão sSolene, porque sou sSantista, por nascimento, mas Sorocaba foi um amor escolhido. Para mim, é uma satisfação muito grande propor uma homenagem à cidade que escolhi para viver e para lutar pelo seu povo.

Como política, temos uma responsabilidade muito grande. Sabemos que a transformação social que queremos para o nosso país é necessariamente realizada e afirmativamente pela política. Nós, políticos, temos um compromisso que transcende qualquer postura nossa, que é de mudar o paradigma do político do nosso país, c. Começando pela nossa cidade, pela nossa região, mostrando que temos de que ter o respeito pelo cidadão, pelo voto popular, formando uma sociedade mais digna, mais responsável, partícipe do seu crescimento, uma sociedade que evolui, acreditando que os políticos vão ser eleitos pelo voto popular para construir uma sociedade mais justa, com diminuição das distâncias sociais, com mais justiça social.

Queremos um povo consciente, um povo bem informado, um povo que tem conhecimento, um povo que tem igualdade de oportunidades, que tem acesso às informações. Que tenhamos mantida neste país a liberdade de imprensa porque queremos que ele cresça de forma democrática. Muitos que estão aqui, que são da minha geração, sabem como lutamos - e , cocom tanta dificuldade -, para construir a dDemocracia que temos. Se hoje podemos usar o microfone é porque houve tem uma trajetória de luta,  de muita tristeza, de muitos embates,  e muitas vidas que se perderam para construir a justiça que hoje temos no nosso pPaís.

Portanto, o que pedimos é que tenhamos uma sociedade alerta, vigilante e constantemente atenta para que possamos continuar tendo este país que queremos, um Estado forte. Principalmente nós, que hHoje, comemoramos 350 anos de Sorocaba, uma cidade que cresceu, que tenho orgulho e honra de creditar esses últimos sete anos e meio ao trabalho sério e competente do Prefeito Renato Amary, que, com a sociedade civil organizada, com a Câmara Municipal e com oos Deputados Estaduais e Federais, construiu uma Sorocaba que é exemplo no mapa.

 Não temos mais aquela mancha negra no mapa do Estado. Hoje, Sorocaba é vista como uma cidade que cresceu de forma sustentada, que respeita o seu povo, que transporta os seus impostos em ações afirmativas sociais, que fazem com que hoje tenhamos orgulho de morar em Sorocaba.

Eu, particularmente, que escolhi Sorocaba para viver, posso dizer que nós todos transformamos a nossa cidade, estamos ajudando a transformar a região e somos responsáveis pelo crescimento do nosso Estado de São Paulo. Faço, também, um elogio ao nosso Governador Geraldo Alckmin, que tem olhado por Sorocaba, que tem olhado para todas as cidades do nosso Estado, independentemente de carteira política, dando exemplo do que é ser um governador democrático, que governa para o seu povo independente de qualquer questão. É desse tipo de político que precisamos ter no nosso país, no nosso Estado e na nossa região, para que possamos ter orgulho de ser brasileiro, paulista e sorocabano. Hoje a sociedade é crítica, coerente e consciente, e sabe qual é o seu efetivo papel. Hoje temos essa grande responsabilidade, como políticos, de continuar fazendo com que o povo, ao dar o seu voto, saiba que o seu país e o seu estado irão crescer.

Agradeço a todos os presentes e a todos que participam desta luta conjunta. Os créditos devem ser divididos entre todos, porque hoje temos uma sociedade civil organizada, políticos que honram o seu estado, a sua região e, sobretudo, o seu país. Que Deus continue abençoando o nosso país, o nosso estado e o nosso povo para que continue acreditando, sabendo que temos, sobretudo, o compromisso com a verdade. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SIDNEY BERALDO - PSDB - Como Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo quero agradecer a presença de todos. Agradeço também a honra e a oportunidade de presidir esta Sessão Solene, graças à iniciativa da nobre Deputada Maria Lúcia Amary, que tão bem representa a cidade de Sorocaba e região e também a mulher paulista nesta Casa.

Quero também cumprimentar o sempre Deputado e Prefeito de Sorocaba, meu amigo Renato Amary. Tive a oportunidade de ser liderado por ele, na época em que foi líder da Bancada do PSDB nesta Casa.

Deve ser realmente um privilégio enorme ter sido Prefeito de Sorocaba nos últimos oito anos. Uma cidade que se desenvolveu muito, não só economicamente, mas em todos os setores. Hoje Sorocaba é uma das principais cidades do nosso estado, cidade que tem recebido um dos maiores volumes de investimentos. Sorocaba, juntamente com a região de Campinas, destaca-se pelos investimentos que tem recebido. Isso é importante porque os investimentos geram empregos, renda e riqueza.

Quero saudar os quatro Deputados Estaduais que muito bem representam a cidade de Sorocaba e toda a região. Refiro-me aos nobres Deputados José Caldini Crespo, Hamilton Pereira, Souza Santos e Maria Lúcia Amary, que propôs esta Sessão Solene. Temos também dois Deputados Federais que representam Sorocaba e região, que são o nobre Deputado Pannunzio e a nobre Deputada Iara. Sem dúvida isso também demonstra o grau de desenvolvimento político de Sorocaba. Uma cidade com 550 mil habitantes, segundo o IBGE, que tem uma representação muito forte e de qualidade nesta Casa e também na Câmara Federal.

Durante a gestão do nobre Deputado Vanderlei Macris foi criado,aqui na Assembléia Legislativa, como uma forma para acompanharmos o desenvolvimento e especialmente a qualidade de vida dos 645 municípios do nosso estado, um conjunto de indicadores chamado de IPRS, que mede a qualidade de vida da sua população, quer seja na área da riqueza, da longevidade, da saúde e educação, com os mesmos métodos do IDH - Índice de Desenvolvimento Humano.

Quero dizer, Renato, que realmente deve ter sido um privilégio ter administrado essa cidade.Verificamos que Sorocaba, nesses últimos anos, deu um salto enorme na qualidade de vida da sua população. Isso é o que demonstram todos os indicadores que temos. No final deste ano teremos indicadores já com dados de 2003 que demonstram o que V. Exa. teve a oportunidade de dizer aqui: índice de mortalidade infantil comparado às cidades de primeiro mundo, de violência, de mortalidade perinatal, a presença da criança na escola, na creche etc. Isso é importante.  Já tivemos neste país momentos de euforia, como na época do milagre econômico. Mas nem sempre esse desenvolvimento possibilitou a melhora da qualidade de vida das pessoas, a inclusão social.

Encerrando, quero dizer da minha alegria e da honra de presidir esta sessão. Quero cumprimentar todo o povo sorocabano, pois essas vitórias e essas conquistas só se dão quando há realmente a participação da população na construção do seu destino. E é isso que verificamos que ocorre em Sorocaba.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece mais uma vez às autoridades, aos funcionários desta Casa, e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade. Convido a todos para a apresentação da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, sob a regência do Maestro Jonicler Real, no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão. Mais uma vez cumprimentamos a nobre Deputada Maria Lúcia Amary pela iniciativa. Um grande abraço a todos e muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 55 minutos.

 

* * *