20 DE AGOSTO DE 2010

036ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO A “lbv - legião da boa vontade, na pessoa do sr. josé de paiva netto, PELOS 60 ANOS DA INSTITUIÇÃO”

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, a requerimento do Deputado Edson Ferrarini, na direção dos trabalhos, para homenagear a "LBV - Legião da Boa Vontade, na pessoa do Sr. José de Paiva Netto, pelos 60 anos da instituição". Convida o público a ouvir, de pé, o Hino Nacional Brasileiro. Faz elogios ao Sr. Alziro Zarur e ao trabalho realizado pela instituição. Lembra a criação do programa de rádio "A Hora da Boa Vontade". Anuncia apresentação musical. Cita o movimento "Ronda da Caridade". Informa que a Bienal do Livro deste ano está lançando o livro "É urgente reeducar", de Paiva Neto.

 

002 - SUELI PERIOTTO

Supervisora de Pedagogia e Diretora do Instituto de Educação da LBV, representando o presidente da LBV, José de Paiva Netto, dá informações sobre a rede de ensino da LBV. Discorre sobre as atividades realizadas nas escolas e os benefícios oferecidos aos alunos. Menciona que possuem uma linha pedagógica própria, a Pedagogia da Boa Vontade. Afirma que não há evasão nas escolas da LBV. Agradece ao Deputado Edson Ferrarini.

 

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Ressalta a importância da educação para a formação da sociedade. Faz elogios às escolas da LBV. Dá conhecimento da íntegra de várias mensagens envidadas por autoridades. Anuncia apresentação musical. Informa que a sessão seria transmitida pela TV Assembléia, em data oportuna. Anuncia apresentação musical. Faz considerações sobre os trabalhos realizados pela LBV. Anuncia apresentação musical. Menciona que a LBV prestou mais de 8 milhões de atendimentos a populações em situação de pobreza. Anuncia apresentação musical.

 

004 - PAULO AZOR

Representado os colaboradores da LBV, fala sobre a necessidade do afeto entre as pessoas. Faz elogios à LBV e ao presidente da instituição, Paiva Neto.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI -  PTB - Senhoras e senhores, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. 

Quero cumprimentar todas as senhoras e senhores nesta solenidade muito importante, marcada aqui na Assembléia Legislativa, que eu tive o privilégio de propor, e que o Presidente Barros Munhoz concordou em fazer esta homenagem justíssima à LBV - Legião da Boa Vontade -, na pessoa do Sr. José de Paiva Netto, pelos 60 anos da instituição, que aconteceu no dia 1º de janeiro de 2010.

Esta solenidade é o reconhecimento do povo de São Paulo, do povo brasileiro, a tudo o que a LBV tem feito. (Palmas.) 

Ao meu lado direito, temos a professora Sueli Periotto, Supervisora de Pedagogia e Diretora do Instituto de Educação da LBV, representando o presidente da LBV, José de Paiva Netto.

Também o Sr. Paulo Azor, economista, representando todos os colaboradores da LBV. Prazer em tê-lo ao nosso lado.

O Alziro Eli de Figueiredo, Superintendente de Projetos Especiais da LBV.

            Temos também nos envaidecendo com sua presença, o Dr. João Baptista do Valle, vice-presidente da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

O Padre Mário Celli, do Conselho Missionário da Arquidiocese de São Paulo. Padre, muito obrigado pela sua presença.

O Christian Lepelletier, Assessor da Presidência da Federação para a Paz Universal. Prazer em tê-lo aqui também.

            Vamos aplaudir essas pessoas. (Palmas.)

Neste momento, tenho a honra de apresentar a Banda da Polícia Militar, essa corporação musical que é motivo de muito orgulho para o povo de São Paulo. (Palmas.) Eu tive o orgulho de usar essa farda da Polícia Militar durante 35 anos e hoje a uso como minha segunda pele.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do 2º Tenente Músico Jássen Feliciano, junto com o Coral Ecumênico Infanto-Juvenil, da LBV.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns à Banda da Polícia Militar, que teve a regência desse competentíssimo Tenente Jassen Feliciano. Tenho orgulho de apresentar esses músicos fantásticos e São Paulo tem orgulho de ouvi-los. Muito obrigado. Fiquem com Deus. A apresentação do coral teve a regência do professor Newton Duarte.

Uma instituição que nasceu com Alziro Zarur, tendo como princípios o ideal, o amor e a fraternidade e dirigida por pessoas tão competentes, só podia dar nisso. Uma instituição que nos enche de orgulho e nos faz reconhecer como a Legião da Boa Vontade melhora a vida das pessoas. Eu, que tenho o privilégio de fazer palestras sobre droga, de falar sobre crescimento interior para as pessoas, sou testemunha viva de que a Legião da Boa Vontade é simplesmente espetacular. Dizia-me a professora Sueli Periotto que estamos valorizando muito mais essa parte didática, essa parte pedagógica da Legião da Boa Vontade.

Quando em 4 de março de 1949 Alziro Zarur criou o programa de rádio ‘a hora da boa vontade’, já defendendo o ecumenismo e aquilo que Cristo nos ensinou, ele não imaginava que estaria criando uma instituição sem fronteiras.

            O professor Newton Duarte vai nos brindar com mais uma apresentação. Vamos ouvir ‘Amigos para sempre’ por esta turma maravilhosa que aqui está.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esse é o Coral Ecumênico Infanto-Juvenil Boa Vontade, sob a regência do professor Newton Duarte. Parabéns pela magnífica apresentação! (Palmas.)

A LBV está sendo homenageada nesta Casa do Povo por todas essas magníficas realizações, sem dúvida alguma. Além de tudo o que ela faz, a Ronda da Caridade, há 48 anos, luta por uma sociedade mais justa. Esse sonho humanitário da Legião da Boa Vontade uniu toda a sociedade para atender as pessoas em situação de exclusão social. Vejam que beleza de movimento, de gesto. São pessoas que buscam cidadania, autoestima, têm dificuldades, e a LBV é um exército poderoso nesse sentido. Sua arma é muito potente, é a arma do amor. (Palmas.) A LBV está muito orgulhosa por esta sessão e por isso vai enviar a cada um de vocês um agradecimento pela participação, sendo que alguns deixaram de ir à Bienal do Livro para estar aqui. Lá, na Bienal, está sendo lançado o livro do Paiva Neto com o título de “É urgente reeducar”. Ele cuida do espírito, reforma o ser humano e tudo se transforma. Tenho quase todos os livros do Paiva Neto porque todas buscam o crescimento interior das pessoas, todas buscam exatamente uma palavra que alcance a alma, o coração.

A professora Sueli Periotto é Supervisora Geral da Pedagogia e Diretora do Instituto de Educação da LBV, na capital paulista, e que está representando o presidente Paiva Neto. Vamos aplaudi-la pelo trabalho maravilhoso que faz com seus alunos, trabalho do qual participo e sou testemunha. Tenho acompanhado mães que conseguem ter seu filho sob a égide da LBV, estudando nas escolas da LBV, e se sentem privilegiadas. Mães veem me agradecer por palestras sobre drogas e pelo fato de o filho estar lá. Conheço uma família cujo filho está lá, a meu pedido. Hoje essa família agradece e, sem dúvida alguma, inclui o Paiva Neto nas suas orações.

Tem a palavra a professora Sueli.

 

A SRA. SUELI PERIOTTO - Em primeiro lugar, trago a saudação e o agradecimento do jornalista, radialista e escritor José de Paiva Netto ao propositor dessa homenagem, o Coronel Edson Ferrarini, marcando os 60 anos de vida da Legião da Boa Vontade. Sinto-me honrada em representá-lo e passar um pouco do que a LBV tem feito pelo nosso país, com suas escolas e programas socioeducacionais.

Não temos como enumerar todas as possibilidades de apoio e atendimento realizadas nos 60 anos da LBV, em diversificadas e eficazes ações, conseguindo fazer a diferença numa realidade que aponta-nos ainda muito a caminhar para chegarmos ao bom termo esperado. Assim, gostaria de contar um pouco de nossos bons resultados, nas ações que envolvem a Educação formal e a Educação informal. A Legião da Boa Vontade possui uma rede de ensino composta de 9 unidades: 5 escolas no Brasil (aqui em São Paulo, em Brasília, Curitiba, Belém e Rio de Janeiro) e 4 escolas na América Latina (Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina).

Com um ensino de qualidade, tem levado nossos alunos, a cada ano em número maior, às universidades públicas e privadas, com bolsas integrais. Nossos educandos desfrutam de atividades em horário integral, o que traz grande tranquilidade às suas famílias, pela necessidade de deixarem seus filhos enquanto trabalham para conseguir o sustento do dia a dia.

Nestas escolas, com uma linha pedagógica própria, a Pedagogia da Boa Vontade, criada pelo presidente da LBV, o educador Paiva Netto, enfocamos o raciocínio e o sentimento, unindo cérebro e coração, visando a excelência da qualidade pedagógica, permeada por valores éticos, ecumênicos e espirituais, de forma que o resultado da Educação Básica nos propicie o surgimento de excelentes profissionais em suas áreas de atuação futuras. Para esta formação completa, apostamos nos sentimentos, que precisam enriquecer seus corações, desde a mais tenra idade.

Para isso, a instituição aplica sua linha pedagógica, da seguinte forma. A Pedagogia do Afeto, que envolve as crianças até os 10 anos de idade e dedica-se a reforçar o aspecto cognitivo e emocional dos pequeninos, que abasteça seus corações e os ajudem a enfrentar desafios, uma vez que o desenvolvimento dos sentimentos não os desproverá de criticidade, pelo contrário, com o coração abastecido pelo exercício da solidariedade, da fraternidade e da amizade, notamos que o grau de esclarecimento pode ir além de seus intelectos, uma vez que trabalhar com valores traz resultados significativos. Principalmente fica visível a capacidade acentuada de respeito ao outro e a si mesmo. Em suma, nosso objetivo é que tenhamos meninas e meninos com corações bons, mas que não cedam suas consciências, nem deixem levar-se por aquilo que não lhes seja positivo.

O ambiente das salas de aula das escolas da LBV tem registro de excelentes debates e discussões, principalmente na idade da adolescência, quando lhes é direcionada a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, com o destaque para o respeito existente entre os educandos, que conseguem ouvir e respeitar seus pares, com atitudes não egoísticas, na prática, inclusive, do compartilhar de seus conhecimentos com os colegas que possuam quaisquer dificuldades de compreensão. Aliás, registramos que as escolas da LBV têm índice de evasão zero, com ambientes de não violência. O Coronel Ferrarini, que ainda este ano esteve conosco palestrando aos alunos do Ensino Médio no Instituto de Educação da LBV, sabe como esta conquista é importante, uma vez que alunos que não desistem de estudar é tudo o que nós mais queremos, educadores, pais e sociedade, e ambientes sem violência, é claro, é tudo aquilo que desejamos para todas as escolas.

Por isso, em função de uma metodologia de ensino própria, temos sido chamados a realizar capacitações da nossa prática pedagógica em inúmeras escolas, públicas e privadas, para compartilhar essa forma diferenciada de prática escolar. Já levamos esta experiência aos assessores de educação do Tocantins, atendendo solicitação da Secretaria Estadual de Educação daquele Estado. Na Europa, recentemente, o educador Paiva Netto foi convidado a apresentar os resultados positivos da educação brasileira, na ação eficaz das escolas da LBV. Portanto, a educação brasileira foi representada pela Legião da Boa Vontade, numa mostra de que é possível termos ensino de qualidade, em período integral, inclusive para o Ensino Médio. Na LBV, os estudantes do Ensino Médio têm 9 aulas e os estudantes em fase de término da Educação Básica também. Ali embutimos, além das disciplinas formais, o preparo para Enem e vestibulares, de cursinhos, que eles não têm como frequentar.

Nossa rede de ensino, com 9 escolas, integra os 74 pontos de atendimentos da instituição. Em outras 65 cidades, a LBV realiza ações educacionais de maneira informal com os Centros Culturais e Comunitários, que oferecem cursos profissionalizantes e programas de integração de crianças, jovens e adultos, com significativo amparo aos idosos.

Assim, mais uma vez, somos gratos ao Coronel Ferrarini, pelo carinho de sempre, ao nosso Presidente José de Paiva Netto, que conduz a Legião da Boa Vontade, elevando-a cada vez mais alto nesses 60 anos de existência. E agradecemos a todos, de coração, inclusive aos convidados que nos prestigiam nesse momento e estão presentes nesta Casa do Povo.

Muito obrigada! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns à professora Sueli Periotto. Pelas suas palavras, pudemos perceber por que a Legião da Boa Vontade está sendo homenageada na Casa do Povo, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A educação está na base de tudo. O desenvolvimento depende da educação e através dela todas as outras situações vão acontecendo. Uma instituição que consegue ter evasão zero, quer dizer, todos os alunos terminam o curso, uma instituição onde não há violência, uma instituição que consegue atingir esses parâmetros, é modelo para São Paulo, para o Brasil e para o mundo. (Palmas.)

Alziro Zarur, que fundou a Legião da Boa Vontade, teve como assessor José de Paiva Netto. Após o falecimento de Zarur, José de Paiva Netto, nosso atual presidente, assumiu a administração e fez crescer essa instituição 100 mil vezes por cento. É um número astronômico, 100 mil vezes por cento. Estamos acostumados a ouvir falar “cresceu 10%, 20%, 50%, 100%”. Observem que crescimento de 100% é quando dobra o valor, o trabalho. Não, ele fez crescer 100 mil vezes por cento. Isso é algo incrível!

Esse modelo de educação que a LBV faz é que está, com justiça, sendo homenageado. 

Recebi um telegrama do Secretário de Comunicação, Bruno Caetano, onde ele diz: “Agradeço o convite de V. Exa. para a Sessão Solene em homenagem à Legião da Boa Vontade, na pessoa de José de Paiva Netto, pelos 60 anos da Instituição”. Esse é o Secretário da Comunicação enviando um telegrama ao nobre Deputado Barros Munhoz, Presidente efetivo desta Casa. E ainda diz: “Ao cumprimentar V. Exa., solicito especial gentileza de transmitir minhas felicitações ao nobre Deputado Edson Ferrarini pela iniciativa, extensivo ao homenageado.” Esse é o Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo que está nos cumprimentando.

Recebemos outro telegrama, muito importante, do Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo, Coronel Álvaro Batista Camilo. Ele tem palavras muito elogiosas, muito carinhosas para com a Legião da Boa Vontade. Ele diz: “Cumprimentando cordialmente, acuso recebimento do convite para participar da Sessão Solene em homenagem à Legião da Boa Vontade, na pessoa de José de Paiva Netto, pelos 60 anos da Instituição, comemorados em 1º de janeiro de 2010. Apresento as congratulações à Instituição homenageada, merecedora do reconhecimento da sociedade paulista, conforme iniciativa do nobre Deputado Edson Ferrarini”. E o Coronel Álvaro Batista Camilo, Comandante da Polícia Militar, acrescenta: “Impossibilitado de comparecer, em razão de compromissos de ordem funcional, agradeço a gentileza do convite com a certeza de que o evento será coroado de pleno êxito e brilhantismo”. Esse é o Comandante da Polícia Militar. Muito obrigado, Comandante.

Assistiremos, agora, a uma apresentação do Coral Infanto-Juvenil Ecumênico Boa Vontade, sob a regência do professor Nilton Duarte.

 

* * *

 

           - É feita a apresentação do coral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Vocês poderão assistir a esta Sessão Solene no  dia 21, sábado próximo, quando será transmitida, na íntegra, às 22 horas e 30 minutos, no canal 7 da NET. A alegria é que esta homenagem vai para todo o Estado de São Paulo, para que todos os paulistas possam tomar conhecimento do muito que faz a LBV. Assistiremos, agora, a mais uma apresentação do Coral Infanto-Juvenil Ecumênico Boa Vontade, que interpretará a música “Minha casa é o planeta terra”. Reparem como tudo isso é voltado para o ecumenismo e para o problema ambiental.

 

* * *

 

          - É feita a apresentação do coral.

 

* * *

 

                    O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, professor Nilton. Muito obrigado, Coral Ecumênico Infanto-Juvenil.

A Legião da Boa Vontade está sendo homenageada. A missão da LBV é promover educação e cultura com espiritualidade ecumênica. É isso que o mundo precisa saber. O que eles querem? Que haja alimentação, segurança, saúde e trabalho para todos na formação do cidadão planetário. Sua bandeira é o mandamento de Jesus, o Cristo ecumênico: “Amai-vos como eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos”. Esse é o fundamento que está no Evangelho segundo João, capítulo XIII, versículo 34 e 35.

O trabalho da LBV é exercido por meio de suas escolas de educação básica, abrigos para idosos, centros comunitários e educacionais localizados em dezenas de cidades brasileiras. Suas ações têm como diferencial a pedagogia da boa vontade. É uma proposta de vanguarda criada pelo professor Paiva Neto, aplicada com sucesso em toda a rede socioeducacional da Legião da Boa Vontade, formada pela pedagogia do afeto e pela pedagogia do cidadão ecumênico. É incrível a maneira como a LBV atinge o coração das pessoas. Ela não está preocupada com o ter e, sim, com o ser. O homem fazendo parte desse contexto.

Teremos a apresentação do coral formado por senhoras voluntárias da instituição, sob a regência da maestrina Ângela Araújo, que interpretará as músicas “O cristianismo na vanguarda das nações” e “Brasil, Brasil”.

 

* * *

                  

- É feita a apresentação do coral.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Edson Ferrarini - PTB - Gostaria de cumprimentar, representando a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e o Intecab, Egbonmi Conceição Reis de Ogum. Obrigado por sua presença! (Palmas.) Quero também cumprimentar o jornalista César Neto. (Palmas.)

O nosso coral tem mais uma música para apresentar, nesta homenagem justíssima à Legião da Boa Vontade (LBV). Em 2009, a LBV prestou mais de 8 milhões de atendimentos e benefícios a populações em situação de pobreza. Milhares de pessoas receberam educação, cultura, alimentação e apoio nos campos da Segurança, da Saúde e do Trabalho, com um diferencial, a espiritualidade ecumênica que a LBV aplica em tudo o que faz. Por isso, os senhores estão sendo homenageados! (Palmas.)

Agora, ouviremos a música “Agradecer”, executada pelo Coral Comunitário Nair Torres, da LBV. Fantástico é esse movimento porque agradecer é das coisas mais bonitas que existem. Quem não sabe agradecer é doente da memória.

 

* * *

 

                   - É feita a apresentação do coral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PTB – Parabéns, maestrina. Quero anunciar a presença do jornalista Cesar Neto, que está aqui ao meu lado. Ele é o secretário-geral da Associação dos Cronistas Políticos do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Esta Sessão Solene teve a intenção de homenagear a Legião da Boa Vontade por esses 60 anos de trabalhos dedicados à humanidade. Uma vez disse que se Paiva Neto fosse na direção do inferno poderíamos ir atrás dele porque ele vai é tirar alguém do inferno. Ele vai buscar alguém lá dentro, é a sua missão. Ele criou essa missão de fazer o bem. Se ele pegou essa instituição e conseguiu multiplicá-la dessa forma é porque cada passo, cada minuto e cada frase ocorridos dentro da Legião da Boa Vontade foram para ajudar Deus a melhorar o mundo. Assim, tive também muito orgulho de homenageá-los aqui na nossa Assembleia Legislativa.

Vamos ouvir, agora, o Sr. Paulo Azor, colaborador que representa todos os colaboradores da LBV.

 

O SR. PAULO AZOR - É um prazer muito grande estar hoje nesta homenagem justa à Legião da Boa Vontade, que completa 60 anos de ininterrupto trabalho. Quero pegar um gancho da professora Sueli, quando ela falou sobre a pedagogia do afeto, que aqui está espelhada nas apresentações dos corais, desde as crianças até as pessoas de mais idade, as vovós e os vovôs, como nós chamamos na Legião da Boa Vontade, que tem um leque muito grande. Ela é um caminho de ida e de volta ao mesmo tempo, mas infinito. Está fundamentada, como já foi dito aqui pelo Deputado Edson Ferrarini, no novo Mandamento de Jesus, quando ele diz: “Vós sereis meus discípulos se vos amardes como eu vos amei”. E continua amando.

Conheço a Legião da Boa Vontade desde 1957. E com muito orgulho, o bom orgulho, sou colaborador dessa obra. Conheci o Presidente Paiva Neto no Rio de Janeiro, quando ele tinha apenas 22 anos e eu também. Estamos na mesma idade. Desde aquela época, então, me tornei um grande amigo deste homem, a quem respeito e tem a minha sincera amizade. Não só ele, como presidente, como também a todos os legionários da Boa Vontade de Deus. Ao nobre Deputado Edson Ferrarini, que já o conheço também. Numa época, trabalhamos nessa luta contra as drogas, fazendo palestras nas escolas, e eu o conheci com muito prazer. Esta é uma justa homenagem à LBV. Quando ela chega para ser homenageada, tem um ponto principal, um caractere diferente. Ela homenageia àqueles que nos homenageia. Tanto é verdade que, hoje, todos foram aqui homenageados, não só o Coronel Ferrarini, como esta Assembleia Legislativa, a Casa do Povo, que também é a Casa de Deus, e todos os nossos irmãos aqui convidados.

Veja que interessante, a Legião da Boa Vontade com o seu ecumenismo total e irrestrito. Isso, antigamente, não acontecia, mas, hoje, podemos ver ali um irmão espírita, um irmão católico e outros, abraçados, num único ideal, que é o amor do Novo Mandamento. Isso que é importante, essa é a Legião da Boa Vontade, luz, bondade e verdade no enriquecimento da vida.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Muito obrigado, Paulo Azor, que é economista e batalhador nessa área das drogas também. Pude fazer várias palestras com ele, como também tenho feito todos os anos na Legião da Boa Vontade.

Esgotado o objeto da presente Sessão, a Presidência agradece a todos os que, com suas presenças, colaboraram para o êxito dessa solenidade. Agradeço muito ao pessoal da TV Assembleia que, com tanta competência, participou desta Sessão, e também aos funcionários. No próximo sábado, às 22 horas e 30 minutos, os senhores poderão assistir esta Sessão no canal 7, da Net, integralmente.

Está encerrada a Sessão. Fiquem com Deus, até o próximo encontro. (Palmas.)

 

* * *

- Encerra-se a Sessão às 11 horas e 28 minutos.

 

* * *