http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

05 DE SETEMBRO DE 2011

036ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “80 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - AFPESP”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento dos Deputados Hélio Nishimoto e Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Homenagear os 80 Anos da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo - Afpesp". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - HÉLIO NISHIMOTO

Deputado Estadual, demonstra alegria pela realização desta solenidade. Cumprimenta os presentes. Recorda sua participação em homenagem, com a mesma finalidade, na Câmara Municipal de São Paulo. Elogia o trabalho realizado pela entidade. Lê carta enviada pelo Deputado Federal Walter Ihoshi saudando a associação.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia apresentação musical de grupo formado pelos servidores públicos Sérgio, Cláudio, João Borba e Lespier, que executaram as canções "As Rosas Não Falam" e "Fascinação". Realiza histórico da criação da Afpesp, em 1931. Dá conhecimento dos objetivos iniciais da associação. Cita conquistas da entidade para o funcionalismo estadual.

 

004 - ANTONIO LUIZ RIBEIRO MACHADO

Presidente da Afpesp, saúda a todos os envolvidos na realização desta solenidade. Comenta a motivação dos fundadores da entidade. Informa que a Afpesp conta com 240 mil associados, o que a torna a maior associação de classe da América Latina. Ressalta o trabalho realizado pelos servidores públicos do Estado de São Paulo. Discorre acerca das atribuições deste Legislativo. Destaca a ajuda prestada pelos Deputados Fernando Capez e Hélio Nishimoto à Afpesp.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Faz entrega de placa aos seguintes homenageados: Senhora Yeda Villas-Boas, funcionária da Secretaria Geral Parlamentar desta Casa e sócia da Afpesp há 34 anos; e Doutor Antônio Luiz Ribeiro Machado, Presidente da Afpesp.

 

006 - YEDA VILLAS BOAS

Funcionária Pública, demonstra alegria pelo trabalho realizado há mais de 60 anos neste Legislativo.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia a execução do "Hino da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo". Cita passagem bíblica. Enaltece o amor sentido pelos funcionários da Afpesp ao trabalho por eles realizado. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Boa noite. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos, ficando nos termos regimentais, dispensada a leitura da ata da sessão anterior.

Para esta abertura tenho a honra de chamar meu colega, deputado que juntamente comigo solicitou a instauração desta Sessão Solene, deputado que tem feito um trabalho consistente, de conteúdo, de muita credibilidade, sendo um dos mais importantes representantes da região do Vale do Paraíba. Tenho a honra de receber para co-presidir esta sessão o eminente Deputado Hélio Nishimoto. (Palmas.)

Em seguida o Deputado Hélio Nishimoto e eu chamamos para integrar esta Mesa o Excelentíssimo Sr. Dr. Antonio Luiz Ribeiro Machado, Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, a quem carinhosamente chamo de meu professor. (Palmas.)

Em seguida Deputado Hélio Nishimoto e eu chamamos a presença sua excelência o eminente desembargador, professor, Dr. Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, Presidente da Associação Paulista dos Magistrados, e com o seu prestigio engalando esta sessão. (Palmas.)

Completando esta Mesa, a eminente Dra. Thais Helena Costa, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. (Palmas.)

Peço agora ao Cerimonial, que acompanhe até a Tribuna, extensão da Mesa e que, portanto, é parte integrante desta Mesa de trabalhos o Excelentíssimo Sr. Dr. Alcides Amaral Salles, eminente segundo Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. Dra. Rosy Maria de Oliveira Leone, primeira vice-Presidente da Afpesp. Chefe de gabinete do conselheiro público, Fúlvio Julião Biazzi. E aqui representando todos os funcionários do Tribunal de Contas do Estado, o Excelentíssimo e mui estimado Dr. Joaquim de Camargo Lima Júnior, chefe de gabinete da Afpesp. (Palmas.)

Estou sendo comunicado neste momento, e peço que seja conduzida a tribuna como parte integrante desta Mesa, e agradeço ao Dr. Antonio Luiz Ribeiro Machado pela honrosa colaboração, e à Dra. Cibele Franzese, secretária adjunta estadual da Gestão Pública, aqui representando o nosso estimado governador Geraldo Alckmin. (Palmas.)

Dr. Yassue Roma, vice-Presidente do Conselho Fiscal; Sr. Marcos Bento Carvalho, secretário da Gepol; Dr. Jarbas Alvim, Presidente do Lions Monções, todos sendo integrados honrosamente a este camarote, esta tribuna. (Palmas.)

Dr. Paulo Rios, delegado de polícia, representando o delegado geral Marcos Carneiro de Lima; Dra. Rita Amadio Ferraro, Presidente da AFALESP; e também aqui do gabinete do ilustre Deputado Walter Ihoshi, o Sr. Massah Fujimoto também nos honrando com sua presença. (Palmas.)

Chamamos ainda para a Mesa Dr. João Baptista Carvalho, primeiro tesoureiro da Afpesp, nosso querido, estimado. Também o nosso grande amigo Dr. Arthur Corrêa de Mello Netto, diretor econômico financeiro da Afpesp, também nos orgulha muito com a sua presença. (Palmas.)

Caso o Cerimonial não tenha identificado algum representante, favor apresentar-se para que possamos fazer o justo registro. D. Yeda, nossa grande comandante aqui presente nos trazendo também sua colaboração. D. Yeda, 60 anos de Assembleia Legislativa, um dos maiores exemplos de dedicação ao serviço público.

No começo do ano passado, durante uma sessão solene que eu realizaria no afã de servir com eficiência e agilidade de sempre, D. Yeda sofreu uma queda que lhe provocou a fratura do fêmur, extremamente dolorida. Larguei o início da sessão e fui à enfermaria prestar a solidariedade, e me disseram: “Dr., saia. Enquanto o Sr. permanecer, ela não vai poder sequer chorar, porque ela teme abalar o Sr., e atrapalhar a sessão que logo mais se iniciará”. Pra mim, esta talvez tenha sido a maior lição que eu recebi em quase 30 anos de serviço público. Portanto, eu tenho pela D. Yeda, assim como o Deputado Hélio Nishimoto, cujo carinho pode ser percebido claramente enquanto conversava com D. Yeda, e todos os deputados desta Casa, tanta admiração por esta pessoa. Lembro-me quando Winston Churchill se referiu à Força Aérea Britânica, que impediu o bombardeio nazista a Londres, parafraseando eu diria: nunca tantos deverão tantos a tão poucos. (Palmas.)

Esta Sessão Solene, que o Deputado Hélio Nishimoto e o Deputado Fernando Capez decidiram, juntos, solicitar foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz. Por uma razão muito simples, esta não é uma sessão qualquer, esta é uma Sessão Solene, ela só pode ser convocada pelo Presidente da Casa, esta sessão só pode ser realizada no plenário principal da Casa, onde os senhores encontram-se sentados, os deputados votaram a Constituição do Estado de São Paulo e votam todas as leis deste Estado. Por esta razão ela ocorre às segundas e sextas feiras, e por ser uma sessão solene, ela obedece à rígida forma sacramental, e não pode ser convocada por qualquer motivo. A convocação é submetida ao plenário da Casa, neste caso, convocada para homenagear os 80 anos da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. Foi autorizada pela totalidade dos membros desta Casa. Eu diria senão um fato inédito, extremamente raro. Parabéns, por esta razão, à Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.

Solicitamos agora que todos, em pé, ouçam o Hino Nacional Brasileiro, a ser executado pela mui digna Banda da gloriosa Policia Militar, sob a regência do Subtenente Músico PM Vilas Boas.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecemos a execução da Banda da PM do nosso Hino Nacional Brasileiro, em especial ao Subtenente Músico PM Vilas Boas. A Assembleia tem um grande respeito à Polícia Militar, e o projeto que diz respeito à carreira dos policiais civis e militares está sendo encarado aqui com muita seriedade, e o que puder ser feito para melhorar o projeto ainda mais, tenho certeza que será feito. Muito obrigado aos senhores.

Tenho agora a honra de passar a palavra ao Deputado Hélio Nishimoto, meu colega. E se me permite Deputado, se há uma das razões pelas quais hoje eu sinto orgulho de integrar esta Casa, sem nenhuma demagogia, é o trabalho que V.Exa. vem desenvolvendo à frente do Parlamento Paulista, é uma honra pra mim muito grande tê-lo como colega.

 

O SR. HÉLIO NISHIMOTO - PSDB - Boa noite a todos. Estou muito feliz e hoje podemos nos encontrar aqui na Assembleia Legislativa a fim de homenagear a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. Quero cumprimentar, novamente, aqui o nosso Presidente e dirigente da Associação, Deputado Fernando Capez, cumprimentar Dr. Antonio Luiz Ribeiro Machado e na pessoa dele, cumprimentar todas as lideranças aqui presentes da Afpesp e também de outras entidades que aqui estão representadas.

Eu estou muito feliz porque é a segunda vez este ano que eu participo de uma homenagem a Afpesp, visto que participei da que foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo, foi um evento belíssimo, eu fiquei emocionado em conhecer um pouco mais da história desta grande Associação. 80 anos de vida e bastante luta, e todos esses heróis que além de prestarem serviços a nossa sociedade paulista durante tanto tempo, ainda conduzem esta entidade para o bem, tanto da população como também de seus associados. Então, para mim, é muito honroso estar na Casa onde nós trabalhamos as leis no dia-a-dia, e poder homenagear uma entidade como essa. Eu respeito muito aquilo que é feito com dom, e o servidor público, antes de mais nada, a gente pode perceber e reconhecer, o dom que existe em cada um para prestar este serviço a nossa população.

Estou muito satisfeito por participar, esta noite, juntamente com vocês deste evento, e poder dizer em breve palavras, da minha admiração, da admiração e respeito que esta Casa tem pela Afpesp, e por serem ou terem sido servidores públicos durante tanto tempo. Nós estamos satisfeitos.

E gostaria também de aproveitar e cumprimentar aqui o Sr. Massah Fujimoto, que representa neste momento o Deputado Federal Walter Ihoshi, que não pode, devido a compromissos em Brasília, estar presente nesta Sessão. E permita-me cada um de vocês, que eu leia aquilo que foi dirigido então a esta Casa para este Evento.

“Ilustríssimo Sr. Dr. Antonio Luiz Ribeiro Machado, digníssimo Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo. Prezado Sr., primeiramente, gostaria de parabenizar os deputados estaduais Fernando Capez e Hélio Nishimoto pela bela iniciativa. Comemorar os 80 anos da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo é comemorar também 80 anos de compromisso com a sociedade e com o fortalecimento da segurança institucional. Minhas obrigações no Congresso Nacional impossibilitaram minha presença neste evento tão importante, mas sei que estou bem representado pelo meu assessor parlamentar, Sr. Massah Fujimoto. Tenho a certeza que a Afpesp cooperou e continuará esta tarefa importante para o crescimento e desenvolvimento de São Paulo e, meu apreço por esta digna Associação não poderia ser maior. Parabéns a todos os funcionários públicos do Estado de São Paulo. Parabéns Afpesp e sucesso sempre! Cordialmente, Deputado Federal Walter Ihoshi.”

Eu estou encerrando, com isto, a minha palavra dizendo da sinceridade ao fazermos esta homenagem e esperamos que continuem contribuindo com todos esses, que durante tanto tempo serviram o nosso Estado e continuam, muitos deles, ainda na tarefa de servidor público, servindo a nossa população do Estado de São Paulo. O nosso respeito, nossa admiração, e também a nossa disposição de nos somarmos a cada um de vocês, para continuarmos representando a população do Estado e a servir, como é o nosso dever. Muito obrigado e um abraço a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Neste momento solicito a presença neste plenário do grupo musical formado por quatro servidores públicos, Sérgio, Cláudio, João Borba e Lespiere, que interpretarão “As Rosas não Falam” de Cartola, e “Fascinação” de Elis Regina. Estamos ávidos por ouvi-los.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nós agradecemos a magnífica exibição do grupo musical dos nossos quatro colegas servidores públicos que abrilhantaram esta Sessão.

Enviaram missivas parabenizando a Associação pelo evento, o Excelentíssimo Governador Geraldo Alckmin; Deputado Estadual Celino Cardoso; Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia também deputado desta Casa, Paulo Alexandre Barbosa; o eminente Secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes; o excelentíssimo Sr. Prefeito da capital de São Paulo, Gilberto Kassab; o eminente Desembargador, Armando Sérgio Prado de Toledo, diretor da Escola Paulista da Magistratura; o Comandante Geral da Policia Militar, Álvaro Batista Camilo, o Vereador Floriano Pesaro; o Presidente da Câmara Municipal de Santos, Vereador Manoel Constantino dos Santos; Dra. Ivete Cassiani Furegatti, associada e acadêmica da Academia de Letras, Ciências e Artes da Afpesp; nosso estimado magistrado Dr. Fernando Figueiredo Bartoletti, segundo vice-Presidente da Associação Paulista de Magistrados, querido colega de classe; excelentíssimo Deputado Estadual e líder do Democratas Estevam Galvão de Oliveira. Prestigiadíssima a Sessão.

Em 1931, um ano após a Revolução de 30, e um ano antes do Movimento de 32, tempos conturbados e heróicos, Victor José de Carvalho, Eduardo Marcelo Ribas, Lourenço Arantes Júnior e Darcy Antero Bloem, idealizam e fundam a Afpesp. As primeiras reuniões da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo acontecem na sede das Classes Laboriosas, na Rua do Carmo. Vitor José de Carvalho, funcionário da Secretaria de Agricultura torna-se o primeiro Presidente da entidade cujo propósito, é “promover e cimentar a união entre os funcionários públicos, a fim de os tornar e manter sempre solidários e coesos entre si, de modo a constituírem uma classe harmoniosa e poderosa”. Profético. Respeitados por seus trabalhos, por seus atos e justas aspirações. Esse acabou sendo o Artigo segundo do primeiro Estatuto da Afpesp.

Desde a sua criação, a Associação conquistou importantes vitórias em favor dos servidores, como a reintegração dos funcionários afastados em represália, a participação da Revolução Constitucionalista de 32. Tem valiosa participação na definição dos direitos do funcionalismo público, e na edição do Estatuto do Funcionário e em muitos outros temas decisivos para a categoria, além de proporcionar lazer, educação, serviço e assistência aos seus associados. São 80 anos de história da maior e mais significativa entidade associativa do país.

Não é a Assembleia Legislativa, Dr. Ribeiro Machado, que homenageia a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, é a Associação que homenageia esta Casa ao dar-lhe a honra de sediar uma sessão que para os fins a que se destina só podia ser uma sessão solene.

Este parlatório, a tribuna que acaba de ser ocupada pelo Deputado Hélio Nishimoto, por imperativo regimental é privativa dos deputados desta Casa, mas esta tribuna hoje se rende a autoridade do Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo eminente Dr. Antonio Luiz Ribeiro Machado, e esta tribuna pede que V.Exa. a ocupe neste momento para em nome de todos os funcionários públicos associados dirigir a sua sempre sabias palavras. Com a palavra o Dr. Antonio Luiz Ribeiro Machado. (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO LUIZ RIBEIRO MACHADO - Saudamos o Excelentíssimo Deputado Barros Munhoz, digníssimo Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por ter convocado esta Sessão Solene com a finalidade de comemorar os 80 anos da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.

Saúdo a Dra. Cibele Franzese, Secretária adjunta estadual de Gestão Pública, neste ato representando a sua excelência o Governador Geraldo Alckmin, digníssimo Governador do Estado.

Srs. excelentíssimos Deputados Fernando Capez e Hélio Nishimoto, que tiveram a iniciativa na promoção desta Sessão Solene. Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, Presidente da co-irmã Associação Paulista de Magistrados do Estado de São Paulo - Apamagis; demais autoridades já designadas e nomeadas pelo Cerimonial; conselheira Thais Helena Costa, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação; conselheiro Yassue Roma, representando o Conselho Fiscal da Associação; conselheiros que integram a diretoria executiva e as coordenadorias da Associação; senhoras e senhores conselheiros, prezados associados, prezados funcionários, colaboradores, senhoras e senhores.

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo - Afpesp sente-se engrandecida pela homenagem que recebe da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta Sessão Solene. A Associação foi criada no ano de 1931, nesta capital, por um pequeno grupo de funcionários públicos idealistas que, já em primeiro Estatuto, estabeleciam a missão da entidade: defender e promover a qualidade de vida dos associados, atuando de forma integrada e harmoniosa para alcance dos seus objetivos. Fiel a esta missão, ao idealismo de seus dirigentes e energia associativa, a Afpesp no transcorrer dos seus 80 anos elevou o quadro associativo para 240 mil associados, servidores públicos do Estado de São Paulo, e assim conquistou a condição de maior associação de classe da América Latina.

Sempre destacamos que nossa Associação é o exemplo da capacidade de trabalho do servidor público e da fidelidade aos seus ideais. Desde a sua fundação, foi dirigida por servidores públicos que mantiveram a sua vitalidade, segurança econômica e grandeza na prestação de serviços, evidenciando assim, de forma incontestável, que o servidor público é competente, empreendedor e tem enorme capacidade de trabalho e mantém os princípios da união e da solidariedade de classe.

Estamos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que integra o poder público ao lado do executivo e do judiciário do nosso Estado. Aqui estão os Srs. deputados eleitos que representam o povo paulista, que em troca lhes atribui a responsabilidade da elaboração e aprovação das leis que garantem a ordem, a paz e o progresso do nosso Estado, e por conseqüência do Brasil. Assim, esta Casa que acolhe os representantes do povo tem por missão promover o bem comum. E repito, promover o bem comum.

A nossa Associação, por sua vez, reúne no seu quadro associativo os servidores públicos que agem, operam e fazem funcionar toda máquina administrativa dos três poderes do Estado. Deste modo, a nossa Associação, através dos seus associados está integrada nesta missão de promover o bem comum. E dentro desse panorama harmonioso temos o bem comum atrelando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Associação dos Funcionários do Estado de São Paulo, esse vínculo está sendo comprovado e consolidado nesta Sessão Solene, onde o Presidente da entidade representando todos os seus associados, tem a honra de ocupar esta nobre tribuna.

Em nome da diretoria executiva, de nossos conselheiros que integram os conselhos deliberativo e fiscal, e também dos nossos 240 mil associados servidores públicos, agradeço a honrosa homenagem que este órgão representativo do poder legislativo paulista presta a nossa Associação. Destaco agradecimentos especiais ao excelentíssimo Sr. Deputado Barros Munhoz, também Presidente desta Casa. Não posso deixar de ressaltar o valioso apoio que tem dado a nossa Associação, em questões de interesse dos servidores públicos, bem como na colaboração de sua assessoria em pleitos junto as Secretarias de Estado.

Meus agradecimentos sinceros aos ilustres deputados Fernando Capez e Hélio Nishimoto, que deram início a realização desta Sessão Solene comemorativa dos 80 anos da nossa Associação. Fernando Capez, estimado amigo, que como eu, ingressou no serviço público através do Ministério Público do Estado de São Paulo, tem sido o porta voz da nossa Associação nas reivindicações de interesse dos nossos associados e dos servidores públicos em geral. Deputado Hélio Nishimoto, representando o progresso do Vale do Paraíba, vem acompanhando com especial dedicação os interesses da nossa Associação no projeto de consolidação e de ampliação da nossa unidade regional de São José dos Campos. Dois grandes amigos, e graças a eles nós estamos aqui, presentes nesta homenagem que honra os servidores públicos do Estado de São Paulo.

Reiterando os meus agradecimentos, cumprimento a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e seus ilustres deputados, com os quais a nossa Associação está irmanada na defesa e na promoção do bem comum da nossa sociedade paulista. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Palavra de Presidente.

Neste momento para homenagear a todos os servidores públicos do Estado de São Paulo e aos associados da Afpesp, entregaremos uma placa, uma homenagem a um servidor modelo, sócio a quase 40 anos da Afpesp. Peço que o Deputado Hélio Nishimoto me ajude nesta mui honrosa tarefa a entregar esta placa a este servidor que no caso é uma servidora, Sra. Yeda Villas Boas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nós, agora, entregaremos duas placas ao Presidente Antonio Luiz Ribeiro Machado, uma homenageando a Afpesp, que é a placa entregue também para a nossa D. Yeda, e a outra com os seguintes dizeres: O brasão, é uma placa de bronze. “A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na Sessão Solene em comemoração dos 80 anos da Associação Funcionários Públicos do Estado de São Paulo - Afpesp, presta esta homenagem ao seu Presidente, desembargador Antonio Luiz Ribeiro Machado, como demonstração de eterna gratidão e reconhecimento pela luta corajosa e incansável na defesa da categoria dos funcionários públicos, e na busca por mais qualidade de vida dos seus associados. Deputado Hélio Nishimoto, Fernando Capez. São Paulo 05 de setembro de 2011”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Pedimos agora que o Cerimonial ampare D. Yeda Villas Boas e a auxiliem na entrega de flores que será feita por ela, Yeda Villas Boas, a esposa do homenageado, D. Lúcia Cambeses Ribeiro Machado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecendo mais uma vez a participação da Sra. Yeda Villas Boas.

Também anunciamos a presença do Sr. Nelson Raposo de Melo Júnior chefe de gabinete do eminente secretário de Gestão Pública, Deputado Julio Semeghini. Também enviaram missivas parabenizando sua excelência desembargador José Roberto Bedran, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; desembargador Dr. Ciro Campos, Presidente da Sessão Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Deputado Federal João Dado; nobre Vereador Antonio Carlos Rodrigues; Vereador José Pólice Neto, Presidente da Câmara dos Vereadores; Dra. Marilda Pansonato Pinheiro, Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo. Prestigiadíssima a sessão.

Nós estamos nos encaminhando para, parafraseando o saudoso Fiori Gilioti, o crepúsculo desta sessão. Comunicamos a todos os presentes que esta Sessão Solene será transmitida pela TV Assembleia, com audiência de 250 mil telespectadores por minuto, no próximo sábado, dia 10 de setembro, às 21 horas. Quem tem NET no canal 13, TVA canal 66.

Antes para partirmos para o último ato, passo a palavra para agradecimentos finais a Sra. Yeda Villas Boas.

 

A SRA. YEDA VILLAS BOAS - Boa noite a todos, obrigada pela presença tão carinhosa de todos. Eu vou ler um pedacinho porque estou muito nervosa. Faz tanto tempo que eu estou trabalhando na Assembleia Legislativa, que às vezes penso que moro aqui. Na minha casa mesmo eu apareço pouco. Não é nenhum sacrifício porque eu gosto de tudo que eu faço. Gosto dos 94 deputados, uns mais e outros menos. Gosto de todos os meus colegas, uns mais e outros menos. Para falar a verdade, eu gosto de todo mundo. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB – Parabéns, D. Yeda Villas Boas.

Assistiremos agora a execução do Hino da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo, se me permite Sr. Presidente, o hino da nossa Associação.

 

* * *

 

- É executado o Hino da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Após o encerramento desta Sessão a Presidência da Associação, convido todos os presentes para um coquetel no Salão Waldemar Lopes Ferraz, que fica exatamente atrás deste plenário, a saída é ali por trás mesmo, e já caímos direto no Salão Waldemar Lopes Ferraz.

Esta Presidência agradece todos os assessores do Deputado Hélio Nishimoto e do Deputado Fernando Capez, todos os funcionários do Cerimonial que com brilhantismo, eficiência e profissionalismo, fizeram com que esta Sessão transcorresse no mais absoluto sucesso. E Sr. Presidente, eu peço licença ao encerrar, para fazer aqui apenas uma citação de uma passagem que talvez possa resumir o espírito que norteou a fundação e que norteia toda sua existência, porque talvez nada possa justificar tão bem no que esta Associação hoje se tornou.

E eu me recordo da primeira epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios, quando no Capítulo XIII, São Paulo destaca os três dons mais importantes da pessoa humana. Com certeza estes três dons se fizeram e se fazem presentes nos dirigentes da Associação; a fé, a força que nos propulsiona em direção aos nossos objetivos; a esperança, que é o leme que nos direciona quando a névoa parece sublinear nossa visão, mas que nos mantém no rumo certo. E além da fé e da esperança, o amor, combustível que tentamos extrair todos os dias, para levar nossa vida adiante. Mas se São Paulo pudesse destacar um desses três dons, ele destacaria certamente o amor. O amor que todos nós temos por nossos amigos e familiares, o amor que temos por aquilo que fazemos, o amor que vocês têm pela Afpesp, e mais do que tudo, o amor que devemos nos esforçar todos os dias para nutrir em relação daquele que não conhecemos, mas que também é nosso irmão.

Uma boa noite. Está encerrada esta Sessão Solene. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 13 minutos.

 

* * *