1

06  DE  OUTUBRO  DE 2000

37ª SESSÃO SOLENE  DE INSTALAÇÃO DO 14º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS MUÇULMANOS DA AMÉRICA LATINA

 

Presidência: JAMIL MURAD

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 06/10/2000 - Sessão 37ª S. Solene  Publ. DOE:

Presidente: JAMIL MURAD

 

ABERTURA DO 14º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS MUÇULMANOS NA AMÉRICA LATINA

001 - JAMIL MURAD

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa com finalidade de proceder à abertura do 14º Congresso Muçulmano da América Latina. Convida todos para ouvirem a recitação do Alcorão Sagrado. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a apresentação de alunos da escola árabe Zank.

 

002 - ABDER RAHMAN BIN ABDULLAH AZEID

Na qualidade de Secretário-Geral Assistente do Congresso Superior Mundial das Mesquitas da Liga do Mundo Islâmico, pronuncia discurso em que transmitiu a saudação do Secretário-Geral da Liga do Mundo Islâmico e seus votos de sucesso para o Congresso Muçulmano da América Latina. Destaca os direitos humanos exarados no Alcorão e defende seu respeito.

 

003 - EDUARDO CHUAHY

Presidente do Detran do Rio de Janeiro, transmite mensagem do Governador Anthony Garotinho, daquele Estado.

 

004 - ALI  AHAMAD SAID YASSIN

Como Presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo, parabeniza os organizadores do 14º Congresso Muçulmano da América Latina.

 

005 - MUSTAFA DAGHER

Saúda a Liga do Mundo Islâmico. Saúda ao Sr. Ahmad Ali Saif pela oportunidade que lhe proporcionou de participar nesse congresso com o tema: "Direitos Humanos do Islã".

 

006 - MOHAM AL NEMAN

Como membro da Liga da Cultura do Irã, saúda todos os presentes. Afirma que só haverá esperança neste mundo de injustiças se os valores religiosos forem resgatados e forem cumpridos os direitos humanos.

 

007 - RIZKALLA TUMA

Presidente da Fearab, faz votos para que este 14º Congresso, em São Paulo, abra a perspectiva de os brasileiros conhecerem melhor o que são os fundamentos do Islamismo com referência aos direitos humanos.

 

008 - FARES MAAKAROUN

Na qualidade de arcebispo da Igreja Melquita Católica do Brasil, afirma que a Terra é de Deus e que todos os povos também o são. Sublinha que, em nossa vida, devemos amar todos os homens, do oriente, do norte ou do sul, brancos ou pretos.

 

009 - MUZA AMER SALIM ODEH

Embaixador-chefe da Delegação Palestina no Brasil, profere discurso em língua estrangeira.

 

010 - YAHYA AHMAD AL YAHYA

Embaixador do Reino da Arábia Saudita, em nome do Corpo Diplomático Árabe-Islâmico, saúda os participantes e organizadores da 4ª Conferência Anual Internacional dos Pregadores e lhes transmite as saudações do Governo do Guardião das Duas Mesquitas Sagradas.

 

011 - ABDULLAH BIN MUHAMMAD AL YAHYA

Como Procurador do Ministério da Justiça do Reino da Arábia Saudita, saúda os presentes e, em especial, o corpo diplomático. Fala sobre a Lei Islâmica quanto aos direitos humanos.

 

012 - AHMAD ALI SAIFI

Na qualidade de Diretor-Presidente do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina, saúda as autoridades. Agrade ao Presidente Jamil Murad pela nomeação de conselheiro do Fórum São Paulo Século 21. Agradece a todos que atenderam ao seu convite a vieram a esta solenidade.

 

013 - Presidente JAMIL MURAD

Solicita ao Cônsul americano, Thomas Bandy, presente ao evento, que leve às autoridades de seu país um pedido para a retomada das negociações de paz na região da Palestina. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Queremos desejar boas vindas ao 14º Congresso Muçulmano da América Latina e desejar muitos êxitos às autoridades que compõem a Mesa: Exmo. Sr. Yahia, Embaixador do Reino da Arábia Saudita; Exmo. Sr. Xeique Abdullah Bin Muhammad al Yahia, Procurador do Ministério da Justiça do Reino da Arábia Saudita; Sr. Dr. Abder Rahman Bin Abdullah Azeid, Secretário Geral Assistente do Congresso Superior Mundial das Mesquitas da Liga do Mundo Islâmico; Sr. Ahmad Ali Saifi, do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina.

Também queremos registrar  e agradecer as presenças das seguintes autoridades: Sr. Dr. Eduardo Chuahy, Presidente do Detran do Rio de Janeiro, representando o Exmo. Sr. Governador  do Estado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho; Exmo. Sr. Said Al-Junaibi, Embaixador dos Emirados Árabes; Exmo. Sr. Muza Amer Salim Odeh, Embaixador-chefe da Delegação Palestina no Brasil; Exmo. Sr. Dr. Mansor Moazam., Embaixador do Irã no Brasil; Sra. Ekrama Abouzid, da Embaixada do Egito; Exmo. Nasser Al-Sabeeh, Embaixador do Kuwait; Sr. Hany. Bassuony, Cônsul Comercial do Egito, representando a Embaixada do Egito; Sr. Thomas Bandy, Cônsul do Consulado Geral dos Estados Unidos; Sr. Abdul Hadi Balik, Cônsul-Geral honorário da República da Turquia; Sr. Elias Bara, vice-Cônsul do Consulado Geral da República Árabe-Síria; Sr. Mustafha Abdouni, Cônsul honorário do Reino Hashemita da Jordânia em São Paulo; Sr. Xeique Taleb Khazraji, da Mesquita Maomé - São Paulo; Sr.Rizkalla Tuma; representante da FEARAB; Sr. Mohamad Said Mourad, Vereador da Câmara Municipal de São Paulo; Sr. Ali Ahmad Said Yassin, Presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo; Sr. Ali El-Khatib, representante no Brasil da Near East Tourist Agency - Jerusalém; Dr. Ismail Rajab, diretor do Hospital Islâmico Avicena; Sr. Abdo Mazloum, Vereador de Guarulhos; Dom Fares Maakaroun, Arcebispo da Igreja Melquita Católica do Brasil; minhas senhoras, meus senhores e autoridades, esta sessão foi convocada pelo presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Vanderlei Macris, com a finalidade de proceder à abertura do 14º Congresso Muçulmano da América Latina.

Queremos convidar o representante para recitar o Alcorão Sagrado.

 

* * *

 

- É recitado o Alcorão Sagrado.

 

* * *

 

Em nome de Deus Misericordioso,

Os crentes que fazem o bem serão ingressados em jardins à base dos quais correm rios. Sua saudação nele será a paz.

O seu exemplo é como uma árvore frondosa, que dá seus frutos. Deus dá o exemplo para os crentes. Uma palavra ruim, o seu exemplo é como uma árvore estéril, que não é útil para nada.

Deus encaminha os crentes e desencaminha os incrédulos.

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Convido a todos para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Esta Presidência gostaria de anunciar a presença do Exmo. Sr. Xeique Mustafa Dagher, Mufti da região sul do Líbano.

Assistiremos agora a uma apresentação dos alunos da escola  Árabe-Islâmica.

 

* * *

 

- É feita a apresentação dos alunos.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Depois desta bela apresentação, concedemos a palavra ao Sr. Abder Rahman Bin Abdullah Azeid, Secretário-Geral Assistente do Congresso Superior Mundial das Mesquitas da Liga do Mundo Islâmico.

 

O SR. ABDER RAHMAN BIN ABDULLAH AZEID - Em nome de Deus, clemente e misericordioso, louvado seja Deus, o Senhor do Universo, e que a paz e a graça de Deus esteja com o nosso profeta Ahmad, com seus familiares, com os seus seguidores até o dia do juízo final.

Prezado Deputado Jamil Murad, meus caros irmãos, S. Exas., S. Eminências, saúdo-vos com  a saudação do Islã, que é a saudação de paz.

É com grande satisfação que transmito a saudação do Secretário Geral da Liga do Mundo Islâmico e seus votos de sucesso para o vosso congresso, cujo tema é os direitos humanos no Islã. Este tema por sua importância é que foi escolhido; pela importância que ele tem no Islã é que foi escolhido para esse nosso congresso, porque a questão dos direitos humanos, que preocupa a todas as sociedades humanas, em todas as suas facetas, religiosas, políticas, sociais, econômicas, deve ser discutida para se chegar às coisas positivas e chegarmos a acordos e cumprirmos esses acordos que foram feitos nos anos anteriores, a respeito dos direitos humanos.

Devemos saber que a região do Islã abrange e é um sistema de vida completo onde se destacam os direitos do homem como uma dádiva de Deus. Ele disse no Alcorão Sagrado: Aos humanos, nós os criamos homens e mulheres e vos fizemos e vos constituímos em povos e tribos para vos reconhecer-vos uns aos outros. Sabei que o mais honrado dentre vós é aquele que mais teme a Deus.

O Islã libertou o homem da escravidão. Da escravidão do homem pelo homem. E restringiu essa servidão a apenas Deus. Ele disse no Alcorão Sagrado: essa nação é uma nação única, e Eu sou vosso Senhor. Adorai-me, pois.

O Islã também garantiu a segurança de sangue, da propriedade, da honra. Garantiu a sobrevivência, e proibiu a injustiça. Disse Deus: Oh! Servos meus, Eu proibi a injustiça a Mim mesmo, e tornei a injustiça também proibida entre vós.

A lei islâmica garantiu a honra do ser humano e também a sua liberdade, de acordo com as instituições que Deus todo poderoso instituiu para o ser humano. Os direitos humanos sempre foram seguidos no Islã., apesar de as propagandas denegrirem a sua imagem e dizerem às pessoas que o Islã não respeita os direitos humanos. O Islã respeita os direitos humanos e os instituiu desde 14 séculos atrás.

No sermão de peregrinação de despedida do profeta, ele disse: vossos bens, vosso sangue, vossos bens, vossa honra, são sagrados, são sagrados perante todos. E isso é o primeiro direito, a primeira lei dos direitos humanos para os muçulmanos. O Islã constituiu o direito para todos os povos que viveram sob a sua tutela. Para todas as religiões deu o direito de profissão de fé, profissão de pensamento, de ideologia, contanto que não sejam contrárias às leis divinas, constituídas para eles no Alcorão Sagrado.

Os direitos humanos apregoados no mundo de hoje são uma espécie de hipocrisia, porque esses direitos estão sendo simplesmente esquecidos e denegridos em várias partes do mundo, principalmente em Israel, onde os israelenses estão matando palestinos, usando o maior exército do mundo para injustamente matar crianças de 10 ou 12 anos. Em várias partes do mundo, os direitos humanos não são respeitados, apesar de sua defesa ser apregoada.

A Liga do Mundo Islâmico sempre respeitou, instituiu e tudo fez para que os direitos humanos fossem respeitados em todas as partes em que ela tem influência. A Liga do Mundo Islâmico se preocupa, em todos os setores, em garantir tudo que é possível para o bem estar do ser humano. Este é o objetivo principal da Liga do Mundo Islâmico, porque segue os ensinamentos islâmicos. (Saudação em língua estrangeira.)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Dando prosseguimento a esta sessão solene, passo a palavra ao Sr. Eduardo Chuahy, Presidente do Detran do Rio de Janeiro, que nos transmitirá uma mensagem do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Antony Garotinho.

 

O SR. EDUARDO CHUAHY - Sr. Presidente, tenho a honra de ter sido designado pelo Governador do Rio de Janeiro, que foi convidado para o evento, mas que não pode comparecer por questões de campanha eleitoral, para representá-lo hoje e trazer sua mensagem a esta reunião, que passo a ler:

“Extremamente honrado pelo convite, envio minhas saudações aos participantes do Congresso dos Muçulmanos da América Latina, desejando que sejam alcançados todos os objetivos traçados para a reunião. Considero muito feliz a escolha do tema ‘Os Direitos Humanos e o Islã’, visto que nunca é demais debater a questão dos direitos humanos e procurar caminhos para que sejam extintas todas as formas de discriminação, opressão e atentados à liberdade de qualquer habitante do nosso continente e de todo o planeta.

Defensor da convivência pacífica entre todas as religiões, espero que o Congresso reforce a fidelidade de cada um dos participantes à sua crença e que todos continuem a ser semeadores da paz e da solidariedade entre os homens. Faço votos de que, ao final dos debates, saiam todos com o coração cheio de alegria e determinados a espalhar em sua comunidades uma mensagem de confiança no fortalecimento da fraternidade.”

Anthony Garotinho, Governador do Estado do Rio de Janeiro.  (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Gostaria de agradecer o Sr. Eduardo Chuahy, Presidente do Detran do Rio de Janeiro, que representou o Governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho.

Passamos a palavra ao Engenheiro Ali Iassim, que falará em nome das entidades islâmicas.

 

O SR. ALI AHAMAD SAID YASSIN - “Bismilah Al Rahman Al Rahim.” Sr. Presidente da Mesa, nobre Deputado Jamil Murad, senhores representantes de entidades, autoridades políticas, civis, eclesiásticas, senhoras e senhores, gostaria primeiramente de parabenizar os organizadores do 14º Congresso Muçulmano da América Latina. 

É com grande prazer que este ano explanarei sobre a nossa atual necessidade, que é o ensino, lembrando que no nosso Alcorão Sagrado, sua primeira frase é “Lê em nome do seu Criador.” O ensino deve ser priorizado a partir de agora. Deixarei nesta data um apelo a toda comunidade muçulmana e a todas entidades aqui representadas e às ausentes para que nestes anos de 2000 e 2001 possamos erradicar e engrandecer o ensino e a cultura, começando por São Paulo, inclusive inserido no tema “Os Direitos Humanos no Islã”. Nosso maior e mais forte direito é a cultura e o ensino. 

Finalizando enfatizo que: ensino é religião, cultura é religião, religião é o Islamismo.

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Dando prosseguimento à nossa sessão, passo a palavra ao Xeique Mustafa Dagher, Mufti da região sul do Líbano.

 

O SR. MUSTAFA DAGHER - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Ninguém irá conseguir traduzir estas palavras com a emoção do orador, mas vamos passar a palavra ao nosso tradutor.

 

O SR. TRADUTOR - Em nome de Deus temente e misericordioso, autoridades civis e religiosas, meus caros irmãos e irmãs, apresento a minha saudação à Liga do Mundo Islâmico, que é a guardiã das nossas mesquitas sagradas. Minha saudação ao Sr. Saifi, pela oportunidade que nos proporcionou de participarmos nesse congresso com o tema “Os Direitos Humanos do Islã”.

Israel é considerado o câncer do mundo e deve ser combatido para que o seu mal não prolifere em todo o mundo. Todas as crises mundiais têm como causa os sionistas. Como libanês sei que o sofremos nas mãos de Israel e por que deve ser combatido. Faço apelo ao guardião das duas mesquitas sagradas para que seja o líder dessa batalha contra o inimigo sionista. Deve erguer a bandeira da união de acordo com o versículo do Alcorão: “Apegai-vos aos vínculos de Deus, e não vos dividais.”

Sabemos o que Israel faz :continua ocupando as terras do Líbano, como ocupou por muito tempo. Ainda as fazendas de Shibá estão nas mãos do inimigo sionista deve dali sair, e só poderá sair cumprindo com os direitos humanos que apregoam e não cumprem. Israel e os sionistas estão demonstrando na Palestina o que é não respeitar os direitos humanos. Somos nós, os muçulmanos, que os respeitamos e eles é que levam a fama, desrespeitam os direitos humanos matando inocentes. (Manifestação das galerias.)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - A Presidência passa a palavra ao Sr. Moham Al Neman, da Liga da Cultura do Irã.

 

* * *

 

- É feito o discurso em língua estrangeira

 

* * *

 

O SR. TRADUTOR - Em nome de Deus clemente e misericordioso. Que a paz de Deus esteja com todos. Em nome da República Islâmica do Irã saúdo este extraordinário país pela liberdade que nos dá, como hóspedes, de discutir os nossos assuntos.

Meus caros irmãos, devemos nos aconselhar mutuamente, devendo cada um ser um modelo dos ensinamentos islâmicos, pois o Islã que conhecemos nos pede que sejamos exemplos onde estivermos, de acordo com os preceitos so Alcorão.

Neste mundo cheio de injustiças, só existirá esperança se os valores religiosos forem resgatados e se os direitos humanos forem cumpridos. Parece que os direitos humanos são apenas símbolos. Se o que aconteceu na Palestina, naquele assassinato da criança por trás do seu pai, tivesse acontecido em outro local, teríamos uma revolução na mídia por muito tempo. Esperamos nestes dias discutir os nossos problemas e chegar a soluções.

Dirijo minhas saudações e agradecimento ao governo brasileiro, ao Sr. Ahmad Ali Saifi e à liga do mundo islâmico pela promoção deste congresso.

Que a paz de Deus esteja com todos vocês!  (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Tem a palavra o Dr. Rizkalla Tuma, Presidente da Fearab.

 

O SR. RIZKALLA TUMA - Em nome de Deus clemente e misericordioso.

Este 14º Congresso que se realiza em São Paulo abre a perspectiva dos brasileiros conhecerem um pouco melhor o que são os fundamentos do Islamismo com referência aos direitos humanos, direitos humanos que o homem persegue desde os primórdios da civilização, direitos humanos registrados nos livros e nos decretos do direito universal votado pela ONU, mas na vida prática, de pouco valor.

As nossas terras têm sido usurpadas na Palestina, diversos países árabes invadidos e os direitos humanos não são respeitados. Quando se mata na guerra por um dever patriótico, é uma situação, mas quando se assassina seres civis inocentes, é crime, pois nega-se o direito de viver e este Congresso vai estudar o direito humano dentro do Islã. Desde os povos antigos o homem busca os seus direitos, mas é no Islã que nasce a verdade, porque esta é a primeira religião que nega efetivamente a escravatura, porque ela diz que todo ser só chamará de senhor a Alá. Todos são iguais, seja homem ou mulher. Este preceito é divino, pois dito por um profeta que recebeu de Deus a mensagem do Alcorão. Se seguíssemos todas essas mensagens, se lêssemos as suratas e as partes que compõem a formação do homem, não precisaríamos de leis, porque Deus nos fez à sua imagem e semelhança.

Mohamed diz que a fé em Deus é uma só e não pode ser transgredida por aqueles que se dizem os primeiros a falar no monoteísmo, em Deus. É um pecado que praticam esses judeus, quando temos a recomendação de Mohamed e de Jesus de que Deus é onipotente e o único que fica sobre a nossa cabeça. Sem suas bênçãos não seríamos dignos de sermos seres humanos. Mas a verdade é que são aqueles extremistas, que não reconhecem nem a origem de suas religiões. Estão eles, agora, comemorando um novo ano, estão eles perto do Yom Kippur, mas deveriam estar se purificando espiritualmente. De que jeito vemos essa purificação? Vendo, no noticiário de televisão e imprensa, a morte de um menino, escondido atrás de um barril protegido por seu pai, por uma bala de verdade? E dizem eles que é bala de borracha.  

É necessário que, neste congresso, estabeleçam-se as regras verdadeiras, que devem nortear a sociedade do ser humano. Gostaria de ler algo, das Nações Unidas, para os senhores: “Nós, o povo das Nações Unidas, determinamos salvar as gerações vindouras do flagelo da guerra, a qual, por duas vezes em nossas vida, trouxe desgraça para a humanidade, e reafirmar a fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e nos valores humanos da pessoa, na igualdade entre o direito dos homens e das mulheres e das nações grandes e pequenas.”

Não poderemos dar seqüência a este congresso se não analisarmos que no Islã está previsto exatamente o que as Nações Unidas decidiram. Este é o grande exemplo que o Islã e o Alcorão dão à humanidade.

A profissão de fé islâmica está contida no fato de não haver outro deus senão Alá. E Maomé é o seu profeta. Nós reconhecemos o Alcorão. Por que Maomé quis demonstrar ao mundo? Porque foi o último dos profetas, e como tal, reverenciou os seus antecessores, para mostrar que no Islã todos têm o mesmo direito, se seguirem o caminho de Deus, mas nós renunciamos à atitude do diabo. Satanás não está em nós. Sou cristão e tenho muito orgulho de sê-lo, mas nunca assisti, em nome de Deus e da religião, matar-se homens indefesos.

Que lugar sagrado é esse que só pertence a um general, e que para se visitar é preciso ir-se com três mil soldados armados, contra uma população indefesa? Essa desgraça custará caro àqueles que a praticam. No Livro da Vida cada um pagará pelo que faz. Se fizermos o bem, estará registrado no Livro da Vida que no paraíso receberemos o bem. E se praticarmos a iniqüidade e o mal, está escrito no Livro da Vida que purgaremos no inferno, e sofreremos, até que Deus nos perdoe, por séculos e séculos depois da morte.

Meus amigos, ficaria por horas aqui. Fiz um trabalho, que vou entregar ao Sr. Ahmad Ali Saifi, para que faça parte do seu congresso: O direito à liberdade, à liberdade religiosa, à liberdade do apóstata, à liberdade de doutrina. E aqui faço a referência à posição do Islã quanto a esses direitos. Para esclarecermos a posição da religião islâmica quanto aos direitos humanos e para salientarmos sua autenticidade e o seu progresso neste domínio, desde cerca de 14 séculos, é necessário examinarmos primeiro os artigos da Declaração Universal e conhecermos o que foi aprovado como princípios e disposições gerais. Ora, a Lei (Chari´a) já previa os direitos humanos. Por isso Maomé recomendava que jamais se renunciasse à religião, para não ser castigado, porque a religião contém os preceitos morais que deve nortear a vida de cada crente e de cada  cidadão que crê na fé e na justiça.

Meus amigos, o principal objetivo da Lei Islâmica é libertar o homem e elevar sua posição, assegurar-lhe a dignidade e a honra preconizadas por Deus, que tem evidenciado sua homenagem e preferência a todos os membros do gênero humano, no Alcorão. Enobrecemos os filhos de Adão e os conduzimos pela terra e pelo mar; agraciamos com todo o bem e os preferimos enormemente sobre a maior parte de quanto tenhamos criado. Deus criou tudo o que existe na Terra e vos agraciou com tudo quanto lhe haveis suplicado. E se contardes  as mercês de Deus não podereis enumerá-las, porque elas são o Mundo.

Meus irmãos, creio na sua fé como creio na minha fé, como creio em todos os homens que têm fé, e rezemos juntos para que este congresso alcance seus objetivos, e que um dia o homem compreenda que é só o seu  amor a Deus que trará a paz e a dignidade entre todos os irmãos.

 

* * *

- É feita saudação  em língua estrangeira. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Dando prosseguimento, convidamos para fazer uso da palavra o Sr. Arcebispo Fares Maakaroun, representante das igrejas.

 

O SR. FARES MAAKAROUN - Amai-vos um aos outros como Deus vos ama. Não sei falar bem o português, mas gostaria de dizer que toda a Terra é terra de Deus; todo o povo é povo de Deus.

Felizes os que trabalham para o reino, a justiça, a paz de Deus será no mundo inteiro, assim seremos irmãos, pai, mãe.

 

* * *

 

- É feito discurso em língua estrangeira.

 

* * *

 

Na nossa vida devemos amar todos os homens do mundo, do Oriente, de Norte a Sul, branco ou preto.

 

* * *

 

- É feito discurso em língua estrangeira.

 

* * *

Meus queridos irmãos, como é bonito quando os irmãos se reúnem. Sou do Oriente e vivo aqui há seis meses e sabemos que a realidade do mundo é diferente do que se apregoa.

Quando os senhores dizem (expressão árabe) que não outra divindade senão Deus, eu, como cristão, digo que isso nos ensina a misericórdia e eu também, como cristão, digo: que isso nos ensina a misericórdia e a justiça, e nos diz para que isso seja aplicado. Fui ensinado a citar uma frase que é uma tradução do profeta Mohammad: fui enviado para completar o mais elevado dos caráteres. Não há religião sem caráter e não há caráter sem religião.

Devemos amar uns aos outros, não importando as raças, não importando os povos, pois aquele que diz que ama a Deus deve amar a todas as pessoas da Terra, porque nós somos irmãos. Essa é a justiça e esse é o direito. Se vocês estão reunidos, para aplicar os direitos humanos, desejo-vos sucesso. Volto a dizer que quem ama a Deus ama os seus semelhantes. Sejam irmãos, e que Deus vos abençoe  e que viva a fraternidade. (Palmas.)

 

O SR. MUSA AMER SALIM ODEH - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Sr. Presidente, autoridades civis e religiosas, irmãos do Corpo Diplomático, representante do Governador do Rio de Janeiro, glorificado seja aquele que transportou seu servo da Mesquita Sagrada de Alcalahsa para a Mesquita de Alahsa. Caros irmãos, vim para transmitir-lhes os gritos dos nossos irmãos da Palestina. Já são oito dias de genocídio que o povo palestino sofre, com assassinatos de crianças, jovens, adultos, mulheres, idosos e do menino Mohammed Al Durah, que morreu protegido nas costas do pai. Não foi o único - muitos iguais a ele também morreram por balas assassinas. Mataram até motoristas de ambulâncias. E ainda falam em direitos humanos.

Sempre respeitamos os direitos humanos. Estamos determinados a proteger os locais sagrados, tanto muçulmanos como cristãos. A visita de Charon foi um desafio para nós. Os israelenses sempre cometeram matanças. Cometeram ontem e estão cometendo hoje. Aonde estão os direitos humanos? A ONU tomou várias resoluções contra Israel, mas nenhuma delas foi cumprida. Depois de tudo o que aconteceu com nosso povo, a ONU até agora nada fez, devido ao direito de veto dos países que defendem Israel e seus crimes.

A nossa batalha é para a proteção dos locais sagrados, tanto muçulmanos como cristãos. A batalha será longa. Em nome dos nossos heróis, mártires e feridos, garanto a vocês que a luta continuará. Agradecemos a solidariedade de todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Tem a palavra o Sr. Yahya Ahmad Al Yahya, Embaixador do Reino da Arábia Saudita, em nome do Corpo Diplomático Árabe-Islâmico.

 

O SR. YAHYA AHMAD AL YAHYA - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Sr. Presidente da Mesa, Reverendíssimas Excelências participantes, organizadores da 4ª Conferência Anual Internacional dos Pregadores, digníssimos presentes, a paz e a misericórdia de Deus estejam sobre vós. Honra-me, em nome de meus irmãos, S. Exas. e Embaixadores dos países islâmicos e árabes, cumprimentar  todos com a saudação do Islã e apraz-me transmitir-lhes as saudações do Governo do Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, por ocasião da realização da 4ª Conferência Anual Internacional dos Pregadores, sob o símbolo Direitos Humanos do Islã.

Como todos sabem, a religião islâmica é a religião da fraternidade e da igualdade entre todos, onde não há distinção entre o árabe e o não-árabe, a não ser pelo grau da piedade. É a religião que não faz distinção entre cores, etnias ou raças. É a religião que garante os direitos humanos completos, sem discriminação entre o homem e a mulher no que tange aos direitos e as obrigações exigidos por nossa magnânima religião islâmica. Não deixarei de chamar meus irmãos árabes, muçulmanos no Brasil, à fraternização e à aproximação dos corações, a fim de garantir o estreitamento e a solidificação de suas mútuas relações para que consigam atingir os objetivos de elevar a bandeira do Islã e dos muçulmanos neste País, que nos proporcionou a liberdade de praticarmos nossos deveres e diversos ritos religiosos, sem dificuldades ou perturbações.

Apresento em nome dos congressistas os meus agradecimentos ao Exmo. Sr. Presidente da Assembléia Legislativa, nobre Deputado Vanderlei Macris, e ao seu representante, nobre Deputado Jamil Murad, não esquecendo dos membros desta Casa, que nos permitiram esse congresso na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Para encerrar, agradeço as Reverendíssimas Excelências participantes e organizadores desta conferência e aos digníssimos presentes, desejando a todos pleno êxito, rogando a Deus, louvado seja, que seus bons resultados tragam o bem para todos. Vosso Irmão Embaixador do Guardião das Duas Mesquitas Sagradas, Yahya Bin Ahmad Al Yahya. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Tem a palavra o Xeique Abdullah Bin Muhammad Al Yahya, Procurador do Ministério da Justiça do Reino da Arábia Saudita.

 

O SR. ABDULLAH BIN MUHAMMAD AL YAHYA - (Pronunciamento em língua estrangeira.)

 

O SR. TRADUTOR - Faremos um resumo dos assuntos principais: Louvado seja Deus, pela dádiva desta religião! Que a paz e a graça de Deus estejam com o nosso profeta!

Sr. Presidente da Mesa, corpo diplomático, Suas Excelências e Reverendíssimas, irmãos e irmãs, que a paz de Deus esteja com todos! Satisfaz-me dirigir-me a vós, púlpito do Congresso, para expressar os nossos sentimentos e falar sobre a Lei Islâmica quanto aos direitos humanos.

O Islã, através do seu profeta Mohamed, instituiu os direitos humanos há 14 séculos, respeitando os direitos da pessoa e honrando o ser humano na terra. O Alcorão diz: “Nós honramos o filho de Adão e o transportamos pela terra e pelo mar e lhe proporcionamos as coisas boas e o preferimos a muitos seres que criamos. O legado do homem na Terra é a honra que Deus Todo Poderoso deu à raça humana. A honra só pode ser conseguida com a crença em Deus, em seus anjos, em seus profetas, em seus livros, no dia do juízo final e na predestinação. A crença conquista para o homem toda segurança e toda tranqüilidade.”

Sr. Presidente, os objetivos principais dos direitos humanos que conquistam mostram o princípio da Justiça e a igualdade entre as pessoas, pois para o Islã todos são servos de Deus. O homem, nós o criamos de machos e fêmeas e vos constituímos em povos e tribos para vos conhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado entre nós é o mais piedoso. A igualdade no Islã não é uma idéia, mas uma realidade. A igualdade na oração, a igualdade na peregrinação, são aplicados em todos os setores. O profeta Mohamed, no seu sermão de despedida, disse aos homens que seu Deus é um só, seu Pai é um só, todos viestes de Adão e Adão foi criado de barro. Sabei que o mais honrado dentre vós é aquele que tem mais piedade.

Caros irmãos, o Islã instituiu o direito do homem à vida, proporcionando cinco coisas: religião, mente, ser, honra e propriedade. O Islã protegeu a religião e o homem, afastando-o do politeísmo e orientando-o para o monoteísmo. Quanto à mente, o Islã proibiu as coisas inebriantes, proibiu tudo aquilo que deixa o homem como se fosse um animal. O Islã também proibiu a agressão à pessoa, não permitiu, de forma nenhuma, que alguém fosse assassinado. O Alcorão diz: não matai a pessoa que Deus proibiu matar. O Islã também proibiu que o homem se suicidasse e disse que aquele que pratica o suicídio perecerá tanto nesta vida como na outra. Proibiu a agressão, proibiu a desonra e tudo aquilo que desonra a pessoa. O Islã deu o direito de propriedade, tanto particular como pública, e fez com que as pessoas se entendessem e harmonizassem entre si, dentro das leis islâmicas. O Islã insiste também na justiça e igualdade, tanto entre os muçulmanos quanto entre os não muçulmanos.

É direito do homem, no Islã, viver em paz e harmonia. Por isso o Islã instituiu punições severas para proteger o ser humano. É preciso, quando se fala em direitos, falar-se em praticar esses direitos e não apenas em utilizá-los como símbolos. A Arábia Saudita aplica, sob a direção do guardião das duas mesquitas sagradas, punições severas para proteção do ser humano.

Finalmente, agradeço a todos aqueles que trabalharam para organizar este congresso, desejando que tenham pleno sucesso em suas discussões e reuniões.

A paz de Deus esteja com todos.

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - É com satisfação que esta Presidência anuncia a palavra do Sr. Ahmad Ali Saifi, Diretor-Presidente do Centro de Divulgação do Islã para a América Latina.

 

O SR. AHMAD ALI SAIFI - Sr. Presidente, nobre Deputado Jamil Murad; Exmº Sr. Embaixador do Reino da Arábia Saudita, Yahya Ahmad Al Yahya; Sr. Vice-Ministro do Ministério da Justiça, Abdullah Bin Muhammad Al Yahya; Sr. Eduardo Chuahy, representante do Exmº Governador Anthony Garotinho; Exmº Sr. Embaixador da Delegação Palestina, Muza Amer Salim Odeh; Exmo. Sr. Said Al-Junaibi, Embaixador dos Emirados Árabes; Exmº Cônsul dos Estados Unidos, Sr. Thomas Bandy; Exmº Embaixador do Kuwait, Sr. Nasser Al-Sabeeh; Exmº Cônsul Honorário do Reino Hashemita da Jordânia, Mustapha Abdouni; Sr. Prof. Moham Al Neman, da Liga Islâmica do Irã; Exmº Embaixador do Irã, Sr. Mansor Moazam; Sr. Hany Bassuony, Cônsul Comercial do Egito, Exmo Sr. Ekrama Abou Zid, representante da Embaixada do Egito; Sr. Arcebispo, Dom Fares Maakaroun, Arcebispo da Igreja Católica; Sr. Presidente do Centro Islâmico do Brasil, Chefe da Comissão Religiosa do Egito, senhores que vieram da América Latina, da Venezuela, da Colômbia, do Chile, da Bolívia, da Argentina, e irmãos que vieram de todos os estados do Brasil. Sei que estão cansados e minha palavra é somente para agradecer; não vou falar mais nada porque acho que não tem mais nada para falar.

Queria falar ao Deputado Jamil Murad que esta Assembléia me privilegiou nomeando-me conselheiro aqui; faço parte do Fórum São Paulo Século 21 e esse fórum vem debatendo alguns problemas para melhorar a vida e resolver problemas atuais.

Na minha participação como conselheiro nesse fórum sempre há a dedicação para com os desempregados, para combater a fome, a desigualdade social, combate ao crime e as drogas. Então, sempre passo a esse fórum algumas idéias islâmicas como, digamos, a resolução do problema da segurança. Há tantos desempregados, então vamos dar condições para esses desempregados comerem. Depois falam não matem, não roubem! Mas eles estão passando fome! O Islã me deu algumas orientações: “Deixa de ser um crente, deixa de ser um muçulmano aquele que permanece na sua casa tranqüilo, com a barriga cheia e o seu vizinho está passando fome; deixa de ser um muçulmano aquela pessoa que não deseja o bem ao seu próximo”. Aquela lei trabalhista que veio do Islã: pague o seu funcionário antes de secar o seu suor. Porque ele ganha hoje 10, 100 ou 200 reais, e no fim do mês as coisas estão mais caras, e não dá para segurar. Vai no mercado e fura a conta. Então, nesse 14º Congresso convocamos, queremos mais diálogo, queremos combater, queremos participar com a sociedade, queremos agir como muçulmanos de nacionalidade brasileira, argentina, boliviana, venezuelana; queremos ser uma parte deste povo e deste Governo, para combater e resolver os problemas atuais.

O Islã proibiu o adultério e agora vimos a pior doença da atualidade, a Aids. E quando lembramos de Aids vimos que o Islã tinha razão; sexo somente no casamento.

Temos tantos problemas. A humanidade têm tantos problemas. Nosso problema na Palestina é chocante. Aquelas imagens que vimos é um ato doloroso! E muçulmanos brasileiros e da América Latina, fazemos parte dessa grande família, mas também fazemos parte daqui.

Sr. Presidente, sei que todos estão cansados, mas quero ainda falar que a maioria da comunidade muçulmana está bem representada no Brasil. E, como representante nesse Fórum São Paulo Século 21, pode, contar conosco para combater os atuais problemas da sociedade e no combate à fome e ao crime e contribuir para resolver o problema mais grave que é o da Segurança.

Muito obrigado a todos, àqueles que receberam nosso convite e atenderam. Agradeço também ao Congresso , aos demais Deputados e a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JAMIL MURAD - PC do B - Finalizando, este Presidente, como neto de muçulmano, sente-se honrado  por  presidir esta sessão.

Desejo muito êxito ao Congresso, que tratará de um assunto muito relevante e importante. Quero solidarizar-me, mais uma vez ,com os nossos irmãos palestinos que não podem ficar como estão nem resolver o problema sozinhos.

Aproveito a presença do ilustre cônsul dos Estados Unidos da América, porque os Estados Unidos tem uma posição muito importante na organização das Nações Unidas, para dizer que se os Estados Unidos quiserem resolver o problema eles podem. Porque nenhum outro país do mundo pode fazer com seu vizinho o que Israel faz com os palestinos que logo é tomada providência enérgica, considerado como louco, assassino, inimigo da humanidade, como uma situação intolerável e não se permite que dê seqüência a crimes contra o povo porque acaba sendo denominado crime contra a humanidade. Mas estamos vendo que são cometidos crimes contra os palestinos que não são crimes apenas contra o povo palestino, mas contra a humanidade, e na Organização das Nações Unidas não passa uma proposta para condenar Israel pelo que faz, mesmo quando Israel está transgredindo todas as normas internacionais. Como representante da Assembléia Legislativa fico muito satisfeito com a presença do cônsul do Estados Unidos aqui, e num momento tão importante, quando precisamos de uma resposta das mais altas autoridades americanas. Precisamos de uma resposta.

Sentimo-nos honrados com a presença de todas as autoridades diplomáticas, religiosas, autoridades civis que vieram abrilhantar a abertura desse Congresso e a continuidade dos trabalhos vai ocorrer amanhã. Nós, na Assembléia Legislativa, estaremos sempre de braços abertos para receber todos os representantes da América Latina. Esta não é a primeira vez, e nós nos sentimos honrados em recebê-los novamente  aqui.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para um coquetel.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 23 horas e 18 minutos.

 

* * *