1

 

29 DE OUTUBRO DE 2001

37ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DO DENTISTA”

 

Presidência: DORIVAL BRAGA

 

Secretário: ALBERTO CALVO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 29/10/2001 - Sessão 37ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: DORIVAL BRAGA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO DENTISTA"

001 - DORIVAL BRAGA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - HUGO DANIEL ROTSCHILD

MESTRE-DE-CERIMÔNIAS, anuncia as autoridades presentes.

 

003 - Presidente DORIVAL BRAGA

Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Dentista". Convida a todos para ouvirem a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar. Solicita que a Banda toque um dobrado em homenagem aos cirurgiões-dentistas.

 

004 - MARISA FERNANDES DA SILVA SPINARDI

Diretora do Serviço Técnico de Saúde Bucal da Alesp, agradece a iniciativa desta comemoração. Parabeniza a APCD pelos seus 90 anos.

 

005 - GUIDO MALTAGLIATI

Vice-presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas - APCD, refere-se às comemorações pelos 90 anos da entidade. Agradece esta homenagem.

 

006 - EMIL ADIB RAZUK

Ex-Deputado e presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado - Crosp, historia a regulamentação da profissão de cirurgião-dentista e a fundação da APCD. Refere-se a proposituras que aprovou nesta Casa.

 

007 - RAFAEL BALDACCI FILHO

Presidente da APCD, discorre sobre o trabalho da entidade, destacando as de cunho social.

 

008 - FLÁVIO FAVA DE MORAIS

Diretor-executivo da fundação Seade, neste ato representando o Sr. Governador, homenageia a APCD pelos seus 90 anos de existência, destacando seu papel no aperfeiçoamento profissional da classe.

 

009 - Presidente DORIVAL BRAGA

Historia sua carreira como cirurgião-dentista na zona rural, o que lhe valeu a possibilidade de entrar na vida pública. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - DORIVAL BRAGA - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Alberto Calvo para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ALBERTO CALVO - PSB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - A Sra. professora doutora Ana Maria Ávila Maltagliati, representando o Dr. Henrique Motilinsky, Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo; Dra. Elizabeth de Oliveira, Presidente da Abenc - Associação Brasileira dos Engenheiros Civis do Estado de São Paulo; Sr. João Domingos Neto, Presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista; Dr. Salvador Nunes Gentil, Secretário Geral do 20º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo; Dr. Aluisio Venticinque, Diretor da APCD; Dr. José Galiotti Filho, Diretor da APCD; Dra. Helenice Biancalana, Diretora da APCD; Dr. Silvio Jorge Cecchetto, Diretor da APCD; Dr. Antonio Salazar Fonseca, Diretor da APCD; Marisa Fernandes da Silva Spinardi, Diretora do Serviço Técnico de Saúde Bucal da Assembléia Legislativa; Dr. Auro Massatake Minei, Diretor da APCD; Dr. Walter Ribeiro Nunes, Diretor da APCD; Dr. Nelson José Modesto Guidio, Diretor da APCD; Dr. Arlindo Marques, Diretor da APCD; Dra. Odette Mutto, Diretora da APCD; Dr. Antonio Vicente Quilici Tedesco, Diretor da APCD; Dr. João Baptista A. Fusco, Diretor da APCD; Sra. Nilceia Baldacci. Estão todos citados, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - DORIVAL BRAGA - PTB - Srs. Deputados, senhores e senhoras, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear o Dia do Dentista, e principalmente os 90 anos da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas.

Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro. (Palmas)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DORIVAL BRAGA - PTB - Esta Presidência agradece ao 1º Sargento de Música, Moisés Fidelis Valério, Regente da Banda da Polícia Militar. Vou quebrar o protocolo neste instante para pedir ao Sargento que apresente um dobrado para os dentistas. Não sei se você irá tocá-lo. Se for, agradeço duas vezes. Muito obrigado.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - DORIVAL BRAGA - PTB - Um agradecimento todo especial à nossa banda da Polícia Militar.

Muito obrigado.

 

O SR. MESTRE-DE-CERIMÔNIAS - HUGO DANIEL ROTSCHILD - Esta Presidência agradece as mensagens de carinho recebidas do Prof. Dr. Cláudio Mendes de Campos, cirurgião-dentista do Guarujá; Dra. Helena Maria Barrieri Jorge, cirurgiã-dentista de Birigui; Dr. Fábio Peaq, cirurgião-dentista de São Paulo; Dr. Fábio Arruda Botelho, do Município de Amparo; Prof. Dr. Hiroshi Tanaka, de Presidente Prudente; Dr. Yukie Oshiae, de Presidente Prudente; Dr. Jaime Valadares Novaes, de Campo Grande; Dr. João Rodolfo Hope, de São Paulo; Dr. Joaquim Alves Rezende, de Ribeirão Preto; Dr. José Mauricio Bertocco, de São Paulo; Dr. Lidio Luis Bozzi, de Lençóis Paulista; Dr. Mário Mintagoa, de São Paulo, dentista efetivo da Secretaria da Saúde do Estado; Prof. Dr. Mário Vedovello Filho, Pró-Reitor de Pós-graduação e Pesquisas de Uniaras, Município de Araras; Dr. Robson Chicolin, do Município de Americana; Dr. Rodrigo Scatulin, de São Paulo; Dra. Rosa Maria Oliveira Vido, de São Paulo; Dr. Sérgio Cronza Beluzzo, de Bauru; Dr. Tadashi Hori, de São Paulo; Dra. Vanessa Marinho, de Califórnia, da University of Southern; Deputado Afanasio Jazadji, Deputado Edmur Mesquita, Deputado Paschoal Thomeu, Deputado Salvador Khuriyeh, e o Prof. Dr. Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, digníssimo Secretário de Estado da Habitação.

Tem a palavra o Deputado Dorival Braga.

 

O SR. PRESIDENTE - DORIVAL BRAGA - PTB - Com a palavra a Dra. Marisa Fernandes da Silva Spinardi, Diretora do Serviço Técnico de Saúde Bucal da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

A DRA. MARISA FERNANDES DA SILVA SPINARDI - Boa noite a todos. Em nome da Divisão de Saúde e Assistência ao Servidor e do Serviço Técnico de Saúde Bucal da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, agradeço a iniciativa do nobre Deputado Dorival Braga, nosso 2º Secretário, pela comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista. Aproveito a oportunidade para parabenizar a APCD pelos seus 90 anos de serviços prestados em prol da classe odontológica. Finalmente, como cirurgiã-dentista, agradeço a todos os presentes e especialmente a Presidência da Casa por esta homenagem. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DORIVAL BRAGA - PTB - Tem a palavra o Dr. Guido Maltagliati, Vice-Presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas e Presidente da Comissão dos Festejos da APCD.

 

O SR. GUIDO MALTAGLIATI - Boa noite a todos, autoridades presentes, colegas, senhoras e senhores. Seis meses já se passaram. No dia 22 de abril em noite de gala, na magnífica Sala São Paulo, abrimos oficialmente o calendário das comemorações dos 90 anos de nossa entidade. Naquela oportunidade ficamos muito felizes com a beleza da festa, digna de uma festa de comemoração de 90 anos de uma entidade como a APCD. Tínhamos quase certeza de que depois disso pouco seria feito. No entanto, não foi o que ocorreu. Em todas as atividades da nossa entidade no decorrer desse tempo houve sempre a preocupação de evidenciar os 90 anos que estamos comemorando. Regionais, distritais, conselhos, departamentos, todos voltados para que esse aniversário ficasse indelevelmente marcado nos anais da APCD.

Em nome de toda Comissão constituída pelos colegas Edson Lednik, Presidente da Distrital Santo Amaro, Elizabete Pinto Lucio Antonio Pereira, Vice-Presidente do Conselho de Regionais, João Baptista Fusco, Presidente do Departamento de Congressos e Feiras, Milton Teixeira, membro do Conselho Deliberativo, Marco Antonio Botino, Vice-Presidente da Comissão de Obras da nova sede, Odette Mutto, Secretária do Conselho Eleitoral, e Arlindo Marques, Presidente do Museu, do qual muito se orgulha, e com razão, pois está ficando uma beleza, vimos trazer, sensibilizados, os nossos agradecimentos pelo carinho recebido e deixar registrado o nosso reconhecimento, que estendemos em nome do Deputado e Dentista Dorival Braga, a esta Casa, que nesta noite nos presta significativa homenagem. O nosso muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - DORIVAL BRAGA - PTB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Raphael Baldacci Filho, mas antes chamamos o nobre Deputado Emil Adib Razuk, que poderá escolher o microfone, pois conhece esta Casa há muito tempo.

 

O SR. EMIL ADIB RAZUK - Sr. Presidente desta Sessão Solene, Deputado Dorival Braga, cirurgião-dentista, autor do requerimento em que o Poder Legislativo de São Paulo presta significativa homenagem à APCD; Deputado Federal, Secretário de Estado, Prof. Dr. Raphael Baldacci, dinâmico e extraordinário Presidente da APCD; Prof. Flávio Fava de Morais, primeiro cirurgião-dentista a ser reitor da Universidade de São Paulo, hoje Diretor-Presidente do Seade, representando, neste ato, o Exmo. Sr. Governador do Estado, Dr. Geraldo Alckmin, grande amigo da classe odontológica; Vereadora Míriam Athié, Senhores Diretores da APCD, Presidentes do CODI, do CODEL e do CORI, Presidente das Regionais-Distritais, Srs. Deputados, caros colegas cirurgiões-dentistas, e demais dignas autoridades mencionadas, minhas senhoras e meus senhores, há momentos especialmente gratificantes na vida das pessoas, e este é para mim um dos mais significativos, pois retorno a esta tribuna, onde por vários anos exerci, por delegação popular, o cargo de Deputado. Esta visão do plenário me é familiar e evoca um período importante da minha vida política na qual tive a oportunidade de me dedicar à defesa dos mais carentes e reivindicar os interesses da classe odontológica à qual pertenço a cerca de 40 anos.

Estou emocionado por ter sido convidado a saudar a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, a nossa estimada APCD, que considero a mais importante associação odontológica brasileira, pelos seus 90 anos de vida ativa.

Em 25 de outubro de 1884, por decreto imperial foram criados os cursos de odontologia junto às faculdades de medicina do Rio de Janeiro e da Bahia. Passaram a existir os cirurgiões-dentistas diplomados e os práticos, sem qualquer formação acadêmica, que ocupavam os espaços em desleal concorrência e em prejuízo da população. Tal ambigüidade foi o motivo que levou um grupo de cirurgiões-dentistas a criar uma entidade destinada a defender a classe. Duas tentativas, em 1906 e em 1908, fracassaram, mas em 1º de abril de 1911 foi finalmente criada a APCD, sob a Presidência de Gustavo Pires de Andrade, que a administrou por seis anos.

Passaram-se 90 anos de trabalho vigoroso, sob liderança inconteste de lutas e vitórias, de defesa das prerrogativas da classe, de respeito à ética, de estudo laborioso, de combate em favor da justiça, de confraternização e estímulo à amizade e colaboração entre associados, que constitui hoje a grande família odontológica paulista. A luta e o pioneirismo da APCD, pela regulamentação do ensino e do exercício legal da profissão de cirurgião-dentista, hoje é unanimemente reconhecida.

Os dirigentes da APCD decidiram, então, não mais admitir em seus quadros profissionais naquela época aqueles que não fossem diplomados por escolas fiscalizadas pelo Conselho Superior de Ensino, resultando, em 1925, a lei sancionada pelo Presidente Estadual, Dr. Carlos de Campos, que reorganizou o ensino odontológico em São Paulo. Posteriormente, com a criação da Universidade de São Paulo, em 1934, a APCD lutou para que a faculdade da Rua Três Rios viesse a ser encampada e integrada à nova universidade.

Na década de 40, com o Brasil envolvido no conflito mundial, havia grande dificuldade de intercâmbio cultural com países da Europa e dos Estados Unidos. Aqueles colegas que haviam feito especialização na Argentina e os oriundos da Universidade de São Paulo se reuniram na APCD para troca de experiências e transformaram a associação em centro de informações técnico-científicas, suprindo uma necessidade, pois a Universidade de São Paulo, na época, não possuía cursos de pós-graduação.

No início do ano de 1950 foi a vez da escola de aperfeiçoamento profissional, criada pelo Prof. Francisco Constâncio Pi. Em julho de 1955, sob a Presidência de Alfredo Reis Viegas, foram inaugurados consultórios para as aulas demonstrativas da escola. Em 21 de julho de 1957, na Galeria Prestes Maia, ocorreu o 1º Congresso Odontológico Paulista presidido pelo Prof. Edmundo Nefi. Foi o início de uma série de congressos que elevaram internacionalmente o nome da entidade e a transformaram na maior associação odontológica das Américas somente superada pela American Dental Association, a ADA.

Devemos ainda ressaltar a luta da APCD pela criação dos Conselhos Federal e Regionais de Odontologia. Nela foi concebido o projeto original encaminhado pelo Prof. Alfredo Reis Viegas ao Deputado Ranieri Mazzillio, sendo este que lhes fala, encarregado de conduzi-lo ao Presidente da Câmara Federal. Da câmara federal seguiu para o Ministério da Saúde e de lá a mensagem encaminhada do Executivo pelo Presidente Juscelino Kubitschek e seu Ministro Prof. Pedro Paulo Penido, único cirurgião-dentista que ocupou os cargos de Ministro da Educação e de Ministro da Saúde para ser aprovado pela Câmara Federal. Surgiu, então, a lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964.

Educação continuada, cursos de aperfeiçoamento profissional, congressos, seminários e congraçamento da classe constituem os pilares de sustentação da APCD, que completa 90 anos de lutas e de vitórias com o reconhecimento de toda a classe.

Encontro-me ligado a ela desde janeiro de 1958, quando me formei cirurgião-dentista, e sempre estive presente em todas as suas atividades, pois considero honra insigne fazer parte do seu quadro social e participar de suas manifestações. Nesta luta compartilhada pelas reivindicações da classe, em 1º de dezembro de 1976, assessorado pelo Prof. Alfredo Reis Viegas, apresentei, como Deputado Estadual, o Projeto de lei nº 457/76, que disciplinava a atuação dos órgãos públicos do estado para a aplicação das normas sobre fluoretação das águas de abastecimento público, cujo texto, “ipsis litteris”, foi aprovado pelo Executivo, e ainda hoje encontra-se em vigor. Trata-se de uma contribuição relevante da odontologia em favor da salvaguarda da saúde da população, pois é o método mais adequado, mais humano e mais social, porque beneficia indistintamente toda a população atingindo a todos naturalmente.

Fomos também autores, aqui nesta Casa, do Projeto Legislativo criando o 1° Seminário de Defesa do Consumidor, bem como da indicação para a criação do Procon. Solicitamos, também, do então Governador Paulo Egídio Martins, através da Lei Complementar nº 180, o envio de um aditivo a fim de corrigir uma injustiça que perpetrava contra os cirurgiões-dentistas, funcionários públicos. Eles tinham seus vencimentos escalonados bem abaixo dos salários dos médicos, dos advogados e dos engenheiros. Pois então, conseguimos convencer o Governador, e nós, cirurgiões-dentistas, tivemos, por intermédio da Lei Complementar nº 180, um aumento bem maior do que o dos demais profissionais, nos proporcionando, assim, a isonomia salarial.

Temos, pois, com a APCD uma relação de admiração e de afeto. Admiração pelos notáveis homens públicos que por ela passaram, como diretores, associados e os que a presidiram nesses 40 anos de convívio - Alfredo Reis Viegas, Arão Hummel, Antônio Saraiva Filho, Plínio de Azevedo Marques e Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, que V.Exa., Deputado Dorival Braga, em boa hora lembrou e este Poder faz esta homenagem, porque a cada batalha a APCD se renova e jamais se curva ante a diversidades, pois conta com o exemplo das gerações que já passaram e o entusiasmo dos que a renovam continuamente. Armada com o escudo da ética e a clava da defesa da justiça, jamais será abalada e continuará seguindo altaneira como uma das mais respeitadas e queridas instituições nacionais. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - DORIVAL BRAGA - PTB - Tivemos o prazer de ouvir o Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Neste instante, esta Presidência concede a palavra ao Dr. Raphael Baldacci Filho, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, a APCD.

 

O DR. RAPHAEL BALDACCI FILHO - Exmo. Sr. Presidente desta Sessão Solene, Deputado Dorival Braga, para nosso orgulho, também cirurgião-dentista; Dr. Flávio Fava de Morais, ex-Reitor da Universidade de São Paulo, neste ato representando o Exmo. Sr. Governador do Estado, Geraldo Alckmin; Dr. Emil Adib Razuk, Presidente do Conselho Regional de Odontologia, ex-Deputado Estadual, membro desta Casa de Leis; Exma. Sra. Míriam Athié, Vereadora da Câmara Municipal de São Paulo, a quem agradecemos pela presença; Srs. Diretores da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, Srs. membros dos nossos Conselhos, demais autoridades presentes, Diretores das nossas regionais, distritais, colegas, senhoras e senhores, ouvi com atenção e emoção as palavras do nosso colega e amigo Dr. Emil Adib Razuk, fazendo um histórico da atuação da nossa entidade, desde o seu princípio em 1911, quando uns poucos colegas já na luta pela legalização da nossa profissão para o engrandecimento do seu exercício, para que exercido fosse com responsabilidade, criavam a nossa Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas.

Os fatos aqui foram lembrados desde a criação do inspetor cirurgião-dentista, para fiscalizar o exercício da atividade profissional, a luta para a integração da nossa escola, da Três Rios, na Universidade de São Paulo, a criação do nosso Conselho Científico, a criação do 1º Conselho de Defesa de Classe, que deu origem à grande luta também aqui enunciada pelo nosso Razuk em relação ao Conselho Federal de Odontologia, enfim, os diversos fatos históricos que sedimentaram, que fizeram com que esta Entidade fosse num crescendo e pudesse realmente vir interpretar, como hoje interpreta, os anseios do dentista paulista e quiçá do próprio dentista brasileiro.

Observando bem a nossa Entidade, a nossa classe e o nosso cirurgião-dentista, costumo afirmar que se trata de uma Entidade singular. É difícil que as autoridades compreendam quando se renovam no Conselho Nacional de Assistência Social de que uma entidade de classe, obrigatoriamente corporativa seja considerada, desde 1972, como uma entidade filantrópica. Foi em 1972 que se criou o pronto-socorro da nossa Entidade, voltado a atender urgências e emergências, de forma inteiramente graciosa para poder suprir as falhas então existentes da assistência pública. Desde aí temos verificado a incompreensão das autoridades, desconhecendo a estrutura da entidade e a filosofia que presidiu e preside a sua direção, não sabe daquilo que não é o simples cimento, não é o simples vidro, não é simplesmente o asfalto, mas sim, a grandeza que ocorre daquilo que ela luta e faz no sentido social, de poder minorar as dificuldades dos mais carentes que nos procuram.

Desde 1972 na graciosidade do atendimento, desenvolve-se na Associação este princípio de que reconhecemos que a sociedade nos premiou, que reconhecemos aquilo que somos produto dessa sociedade ainda injusta para que naquilo que possamos corrigir façamos dentro da nossa entidade no atendimento da população mais carente. Isso tem sido o exemplo seguido por todos as administrações da nossa Entidade.

Quando assumimos a direção, e lá se vão mais de 12 anos, tivemos como exemplo a participação num governo excepcional do Prefeito Faria Lima. Nada nesta cidade aconteceu exclusivamente por motivos técnicos. Sempre procurando ouvir as bases, as sociedades amigos de bairro, a periferia sofrida, é que surgiam as ações desenvolvidas por aquele governo.

Quando assumimos a nossa entidade, procuramos os nossos colegas. Desejávamos saber exatamente o que queriam, com o que sonhavam, para que pudéssemos, dentro das possibilidades, atingir os objetivos comuns. Assim, pudemos, ainda na falta de consciência de muitos, reunir um grande número de novos associados, para que no atendimento de suas necessidades e dos objetivos expostos, pudéssemos, além de ampliar as vagas necessárias na nossa escola de aperfeiçoamento profissional, criar os seguros, os benefícios, enfim a possibilidade de nos juntarmos em maior número e aí, na conscientização permanente, agirmos no sentido da defesa dos nossos interesses. E assim a associação cresceu e se fortaleceu. E assim houve a possibilidade real de que fôssemos às autoridades, que mostrássemos aquilo que representávamos, que mostrássemos as nossas dificuldades e a necessidade da ampliação dos favores que prestávamos e dos benefícios que fazíamos à própria população.

Tivemos a recompensa. Recompensa essa, que tenho certeza, que pela união de todos nós, pela compreensão dos empresários, pela unidade demonstrada por todo o corpo associativo, a associação pudesse ampliar as suas instalações na velha Humaitá, fazer inicialmente o nosso ginásio de esporte, para ali transferir toda a administração e construirmos com a visão de podermos cada vez mais ampliar a assistência aos menos favorecidos, a sede, que certamente será inaugurada no próximo 25 de janeiro. Isso tudo foi possível vendo de perto o que nós poderíamos não só crescermos, mas nos darmos, crescermos mas auxiliarmos, crescermos e continuarmos prestando serviços à comunidade.

Tenho absoluta certeza de que esses princípios todos que foram adotados pela nossa entidade vieram dos nossos dirigentes anteriores, dos lutadores permanentes, para que nós pudéssemos hoje termos na Associação a possibilidade de irmos a todas as faculdades, a possibilidade de convocarmos os acadêmicos, a possibilidade, enfim, de conscientizá-los para as dificuldades momentâneas que a odontologia passa. Todos sabemos hoje de suas dificuldades. Todos sabemos da criação indiscriminada das faculdades que aí estão. Todos sabemos das dificuldades que o mercado de trabalho hoje impõe principalmente aos recém-formados.

Mas temos absoluta certeza também de que nesta agregação que hoje a Associação faz, que na soma e na união que poderemos singularmente ter com a presença dos nossos acadêmicos, nós nos tornaremos cada vez mais fortes, nós nos tornaremos cada vez mais ouvidos para que possamos fazer chegar às autoridades os nossos desejos e anseios das correções necessárias para que não desperdicemos os recursos da sociedade na formação de tantos e tantos jovens que certamente se frustrarão pela incapacidade e impossibilidade de poder exercer com dignidade a nossa atividade profissional.

Tenho absoluta certeza de que esses objetivos, ao lado da forma como a Associação vê os problemas sociais, se somam, nos tornando realmente uma entidade singular, uma entidade filantrópica, uma entidade de classe, que sendo absolutamente corporativa em relação à defesa dos interesses dos seus integrantes e da própria classe, certamente continuará sendo, para orgulho de todos nós, uma entidade que sabe e defende a sociedade naquilo que ela pratica de injustiças para que nós possamos cada vez mais ver, na reparação dessas injustiças, a possibilidade de uma pátria cada vez mais feliz.

Agradeço ao nobre Deputado Dorival Braga pela possibilidade desse encontro e pela possibilidade de estarmos agradecendo as homenagens que esta Casa nos presta. Certamente é o respeito que todos nós devemos, inclusive pelo fato da sensibilidade dos Srs. Deputados mais de uma vez demonstrada nos interesses aqui procurados por nós em relação aos sonhos e direitos que tínhamos em relação às leis e às taxas que nos obrigavam.

Certamente esta correspondência entre a nossa classe, os nossos associados e esta Assembléia há de permanecer sempre. Sempre porque vemos nesta Casa o respeito pela nossa atividade e pela nossa profissão. Meu caro Deputado Dorival Braga peço que transmita aos seus pares a nossa satisfação, o nosso agradecimento e o nosso desejo de que esta Casa continue representando dignamente a população paulista. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DORIVAL BRAGA - PTB - Neste instante com a palavra o Exmo. Dr. Flávio Fava de Morais, ex-Reitor da Universidade de São Paulo e Diretor Executivo da Fundação Seade, representando neste ato o Governador Geraldo Alckmin.

 

O SR. FLÁVIO FAVA DE MORAIS - Nobre Deputado Dorival Braga, Presidente de honra desta Sessão Solene junto à Assembléia Legislativa do Estado e responsável por esta homenagem à Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, nos seus 90 anos de existência; meu caro Professor - espero que assim o chamando não o constranja - Dr. Raphael Baldacci, que me ensinou fazer sutura em cirurgia, e lá já se vão muitos e muitos anos e que continua jovem, atuante e é um orgulho da classe odontológica nos diferentes e relevantes cargos que ocupou, que vem ocupando e que seguramente continuará ainda por muitos e muitos anos; meu colega de contemporaneidade universitária, Emil Razuk, que também na vida política e profissional muito nos orgulha pelas atividades e lutas que desenvolve; coronel Alves Bucheroni, que nos associa a esta homenagem aqui junto à Mesa, que é responsável por uma grande assessoria da parte da Polícia Militar na Assembléia Legislativa: quero fazer uma saudação ao Poder Legislativo do Estado através do Deputado Dorival Braga e também ao Poder Legislativo Municipal, através da Vereadora Míriam Athié aqui presente, meus colegas da odontologia, vários deles meus contemporâneos, vários ainda em número maior que já foram meus alunos, acredito que o Governador Geraldo Alckmin ao solicitar-me que o representasse nesta solenidade estabelecia três princípios na sua decisão.

O primeiro era iniciar por uma pequena e breve mensagem à Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, que é um sinônimo da própria odontologia. Em segundo lugar o Governador me pediu que fizesse nesta breve mensagem pequenos pontos do que ele gostaria de dizer pessoalmente e que vou procurar na medida do possível ser fiel às suas intenções. Destacou de início a sua opinião sobre a fantástica evolução que a odontologia apresentou em nosso País, que não foi dádiva de nenhuma ação, e sim uma conquista daquilo que já foi dito pelo Prof. Baldacci e pelo Emil Razuk ao longo de muitas e muitas décadas. Entretanto é preciso que seja destacado que a odontologia adquiriu esta conquista como profissão na área de saúde, mas transcendeu até mesmo as nossas fronteiras, a ponto de que sob o ponto de vista terapêutico - quer seja uma terapia medicamentosa, cirúrgica ou de apoio psíquico aos clientes, quer esteja atuando sobre pessoas de alto poder aquisitivo ao outro extremo, o dos irmãos mais carentes possíveis -, não há nenhuma restrição em dizer-se que atendido por um bom profissional qualquer cliente deste País pode desfilar internacionalmente e mostrar o seu sorriso e a sua boca a qualquer avaliação mundial, que o Brasil estará muito bem situado e inclusive muito á frente de inúmeros países que estão economicamente mais desenvolvidos do que o Brasil.

Esse desenvolvimento do conhecimento, da habilidade técnica, da competência profissional, do excepcional preparo intelectual destacado na história aqui relatada pelos nossos colegas, que foi a primeira das profissões da área da saúde neste País a criar uma escola de aperfeiçoamento profissional, já preocupado em estabelecer conceitos que são ditos hoje modernos, que é o ridículo de empeçar-se em expressões como período escolar, idade escolar - essas coisas desapareceram porque hoje, como se diz de uma maneira um pouco mais chula, o aprendizado se constitui num espectro que vai do berço ao túmulo.

Há 50 anos a odontologia já se projetava através da APCD no constante preparo de ofertas e oportunidades para que os cirurgiões-dentistas jamais perdessem o passo da modernidade, da evolução e da atualização histórica. Isso cresceu tanto na odontologia e nos trouxe tanta representatividade e credibilidade social que, além de toda essa atividade profissional propriamente dita, ela pari e passo ganhou uma grande conquista na contribuição científica das profissões na área da saúde; vivia-se até então exclusivamente do orgulho da anestesia ter sido criada por um cirurgião-dentista.

Mas hoje o Brasil acaba de conquistar, através da atividade da Associação Brasileira de Pesquisas Odontológicas, o 3º lugar no mundo junto à Associação Internacional de Pesquisas de Odontologia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, de uma Associação que desenvolve todas as atividades de pesquisa e que existe apenas há 18 anos, de tal forma que, sob o ponto de vista clínico e sob o ponto de vista de ciência, a odontologia realmente fez uma conjunção que deu-lhe essa conquista fantástica dos últimos anos.

O Governador concluiu a sua mensagem breve de saudação à APCD destacando o quanto lhe impressionou quando, durante o ano passado, fez uma visita junto com o Presidente desta Casa, Dr. Walter Feldman, à sede nova que a APCD irá brevemente inaugurar. A pujança da nova sede foi lhe tocada não sob o ponto de vista físico, mas emblematicamente aquela pujança é a pujança da classe, é o reflexo do quanto a odontologia realmente se mostra à sociedade. E não fosse apenas essa impressão desta grandiosidade que a odontologia vai ter como seu cartão de visitas a todas as profissões da saúde, foi a explanação do Prof. Baldacci sobre o quanto a APCD trabalhará nos serviços de extensão à sociedade no atendimento aos carentes que ele acaba de destacar em suas palavras.

A escala desse atendimento é grandiosa, a presença portanto da odontologia na conquista do reconhecimento social será cada vez maior independentemente das suas conquistas profissionais. Essa extensão social coube ao Presidente Baldacci relatar e coube ao Governador Geraldo Alckmin entender que duas palavras, que a ele são muito caras, estavam presentes na missão que a APCD decidia cumprir em escala cada vez maior. A prioridade ao social e ao mesmo tempo o culto aos processos democráticos de uma associação que nos orgulha, ou seja, era a conjunção da social-democracia na nossa profissão. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - DORIVAL BRAGA - PTB - Não havendo mais oradores neste instante, gostaria, minha querida Míriam Athié, que veio fazer essa visita tão gostosa a essa Casa, saindo da Câmara Municipal e trazer o seu abraço gostoso aqui, muito obrigado - lá como cá também gostaria de falar de pé, mas o regimento me impede porque estou presidindo, mas me sinto de pé perante os senhores. Quero agradecer a vinda dos senhores, mas antes quero deixar bem claro que a maioria não me conhece.

Eu sou de Porto Ferreira, nasci nas margens do Rio Moji-Guaçu e ainda tenho o cheiro de curimbatá. Vivo daquelas terras gostosas onde pude conviver tanto tempo. Um dia resolvi ser dentista. Resolvi não. Na verdade, minha mãe queria que eu fosse dentista. Quem sabe, agitada, revoltada pela minha terra ter dois dentistas. Havia duas placas na parede dizendo que se tratava de dentista licenciado, ou seja, ele era apenas um técnico licenciado em odontologia. Assim, quem sabe pela revolta dela, ela queria por toda lei que eu fosse dentista. Tornei-me dentista. Trabalhando na minha terra como cirurgião-dentista, na zona rural, principalmente com a perua, também para os sindicatos do vidro e do pó de cerâmica, também do sindicato dos trabalhadores da alimentação, a Nestlé. Então, sem querer, fui galgando uma liderança e com isso fui galgado também à Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, em 1972. Vim para uma solenidade, ou quem sabe o Laudo Natel naquele instante queria dar aos neófitos as condições de administrar suas terras. Cheguei em São Paulo, praticamente um caipira com aquela maleta na mão, não sabendo nem onde iria ficar, mas encontrei um outro caipira de Pederneiras, um tal de Dr. Emil Razuk, que se apresentou a mim e me perguntou se eu era o dentista e prefeito de Porto Ferreira que iria tomar posse em fevereiro. Combinamos de nos encontrar mais tarde quando então ele me apresentaria um excelente político. Levou-me então na Companhia Telefônica do Estado de São Paulo - COTESP e me apresentou a um outro dentista, também caipira de Caçapava, Dr. Raphael Baldacci. Iniciei dessa forma, então, a peregrinação política da minha terra e jurando por todos os santos, aos quais eu acendia velas, que eu nunca estaria em São Paulo advogando qualquer coisa que fosse até Deputado Estadual. Isso eu não aceitaria em hipótese alguma, porque ainda tinha o sabor da terra e a vontade de ficar com aqueles que eu sempre amei e que estão lá enterrados, meus descendentes, ascendentes e todos aqueles que participaram da minha vida. Mas não, e eu jurando, jurando, jurando e um dia sem querer acordei e no sexto andar, no lugar de Getúlio Hanashiro, suplente dele fui. Mas não adianta, pois o sangue do político tem um veneno maior do que qualquer veneno, do que qualquer cocaína. Ela lhe dá as condições de se manter e de seus semelhantes. Meu filho André, com 24 anos, disse-me que queria ser vereador. Eu lhe disse que nunca permitiria que ele fosse vereador, saindo da linhagem de professor de educação física e quase advogado. Eu lhe disse que queria vê-lo um profissional e que não fizesse aquilo que eu fiz. Ele me disse que queria e pronto. E hoje ele é prefeito pela segunda vez. Saiu candidato a vereador aos 24 anos, aos 28 candidato a prefeito, aos 32 reeleito e aos 36 anos estará deixando a Prefeitura de Porto Ferreira, onde eu iniciei minha carreira política aos 37 anos.

Ao Baldacci devo praticamente a minha administração pública, que através desse dentista e quem sabe com dó daquele caipira que vinha para São Paulo com a mesma roupa surrada de sempre, aquele dentista empregado da Prefeitura e do SESI vindo buscar as necessidades da minha terra, era o Baldacci que me provinha. Era cadeia, delegacia, centro de saúde, colégio técnico, tantas coisas lindas que ele nos deu através da sua luta também em prol do povo do interior e também da capital.

Desta forma fui também galgando posições, criando condições de poder receber um Razuk na minha terra, onde empregava o bochecho e a fluoretação. Ele pregava a fluoretação todos os dias em todas as escolas e fomos ganhando espaço e ele também dando condições aos dentistas da minha terra, principalmente ao Alcir de Areta Barcelos, que fez de todos os dentistas de Porto Ferreira uma união e criou o Centro Odontológico, mas graças também a esse dentista que era prefeito. Desta forma criamos então o primeiro centro odontológico do Estado de São Paulo em prol das crianças e todos os dentistas e todas as escolas passaram a ter um trabalho ali. Graças às orientações do Razuk. Graças a ele nós somos o primeiro centro odontológico e dali para todo o Estado de São Paulo. Então o dentista vem fazendo, vem trabalhando e muitas vezes quantos santos foram homenageados pelo Vaticano e quantos santos outros não o foram porque não tiveram reconhecimento. A gente fica vendo o trabalho de tantos homens.

Ainda na semana passada eu fiz um projeto de lei. Se nós dermos uma merenda tão linda, seja no Município, seja no Estado ou na Federação, com recursos de todos os lados que temos, podemos dar aos nossos filhos, às nossas crianças uma alimentação adequada para o seu crescimento. Ao invés disso, fazemos também uma grande besteira, que é darmos água da torneira, da caixa d’água que não foi limpa para a criança, e que muitas vezes quem sabe lá dentro está morta há quanto tempo uma ratazana Tenho certeza da aprovação total desse projeto de lei, inclusive pelo Governador, quando perceber que fazemos uma alimentação tão perfeita e somos ridículos na água que as crianças bebem no cocho da própria mão. Esse é o projeto de lei que eu próprio fiz, querendo copiar um pouco o Emil Razuk, que aqui esteve e deu de si a sua correspondência, a sua beleza da sua inteligência, da sua cultura, do seu discernimento e daquilo tudo que pode dar, o respeito ao semelhante.

Estou aqui há 10 anos e digo que nunca fui atrás de dentista para obter voto porque logicamente fui Prefeito de Porto Ferreira e as cidades de Santa Rita, Palmeiras, Descalvado, Piraçununga, Leme, Tambaú deram-me condições. Quando o Baldacci saiu pela segunda vez candidato, eu lhe disse num discurso em Araraquara, que nunca tinha precisado de voto de dentista para chegar a ser Deputado, mas com você na APCD quero contribuir enormemente para a classe, quem sabe devolvendo aquilo que você me deu, quem sabe também pela correspondência daquilo que você sempre foi, um homem transparente, honesto e bacana. Eu quero dar e quem sabe dessa forma eu também me oferecendo aos dentistas quero ser o primeiro a votar neles para depois quem sabe um dia eles votarem em mim.

Portanto, neste instante encerro minhas palavras agradecendo aos senhores, agradecendo a esse homem bacana, um homem que, sinto na minha alma, que ele tem algo de mim e que eu tenho algo dele, Baldacci. Agradeço a todas as autoridades e esse Flávio que representou o Governador do Estado, aliás, que soube escolher muito bem alguém que pudesse representá-lo de fato, com condições de oratória, com condições de entrar aqui e olhar na forma de colega. Ele que esteve em Porto Ferreira, a capital da cerâmica, inaugurando um laboratório cerâmico para podermos competir com o mundo. Foi ele que fez a doação e que inaugurou. Então, como vocês podem ver, eu sou um homem feliz. Razuk, Flávio, Baldacci, Deus lhes pague. (Palmas)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e os convida para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

Muito obrigado. (Palmas)

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 51 minutos.

* * *