1

 

09 DE AGOSTO DE 2004

37ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DO ELOS INTERNACIONAL”

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 09/08/2004 - Sessão 37ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

DIA DO ELOS INTERNACIONAL

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia do Elos Internacional. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução dos hinos nacionais de Portugal e do Brasil e a Oração Elista, proferida pela Senhora Maria Araújo Barros de Sá e Silva, presidente do Elos Internacional. Fala sobre a criação do Dia do Elos Internacional no estado, por projeto de sua autoria.

 

002 - JOSÉ HAMILTON LOPES

Vice-presidente da América do Sul de Elos Internacional, que discorre sobre a origem do Elos, com vistas a combater o paganismo, a ignorância e as injustiças sociais. Refere-se ao domínio da Espanha sobre Portugal e à restauração da monarquia por Dom João VI. Faz entrega de Menção Honrosa à Senhora Deputada Rosmary Corrêa.

 

003 - RAMIRO ALVES DA ROCHA CRUZ

Presidente do Clube Elos Oeste, recorda a citação de "Últimas Palavras", pelo fundador do Elos. Informa que a entidade desenvolve atividades culturais e cursos.

 

004 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Conduz a entrega de homenagens aos que se destacaram em seu ramo de atividade. Anuncia a execução de números musicais.

 

005 - JOSÉ AUGUSTO SILVEIRA

Governador do Distrito Elista II, ressalta os princípios humanistas que devem nortear os elistas.

 

006 - MARIA ARAÚJO BARROS DE SÁ E SILVA

Presidente do Elos Internacional, agradece a iniciativa desta solenidade.

 

007 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia a leitura de poema e do Credo Elista. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar o Dia do Elos Internacional.

Neste momento gostaria de nomear as autoridades presentes: Sra. Maria Araújo Barros de Sá e Silva, Presidente do Elos Internacional; Sr. José Hamilton Lopes, Vice-presidente Internacional para a América do Sul; Sr. José Augusto Silveira, Governador do Distrito Elista II; Sr. Júlio Cesano Peña, Ministro Conselheiro Cônsul do Uruguai; Sr. João Pignatelli, do Instituto Camões, representando nesta noite o Cônsul Geral de Portugal, Embaixador Luiz Barreira de Souza; Sr. José Joaquim Cordeiro, Presidente do Elos Clube de São Paulo; Sr. Josenaldo Amorim Costa, vice-Presidente do Elos Oeste Eça de Queiroz; Sra. Ana Maria Bittencourt, Presidente do Elos Clube Guarulhos; Sr. José Rodrigues Liberado Jr., Presidente do Elos Clube de Santos; Dr. Manoel Correia Botelho, Presidente da Pires Segurança; Dr. Airton Trevisan, Presidente da OAB do município de Guarulhos; Dr. Alfredo Ibrahim Khouri, Presidente da Academia Guarulhense de Letras; Dr. Ademil Matias Góes, médico e 1º Suplente à Câmara Municipal de Guarulhos; Dr. Prof. Armando Colacioppo, vice-Presidente da Academia Guarulhense de Letras; Dr. Romualdo Galvão Dias, Corregedor do Tribunal de Ética da OAB - São Paulo; Sr. Demóstenes Lopes Cordeiro, vice-Presidente da Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB - São Paulo; Dr. Paulo Bonfim, membro da Academia Paulista de Letras, um dos nossos homenageados, que também representa neste ato o Exmo. Sr. Dr. Luiz Elias Tâmbara, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo; Prof. Dr. Leonardo Placucci, Reitor da Uni Sant’Anna, um dos nossos homenageados que não pode comparecer esta noite, por estar em viagem, mas nos encaminhou representante, seu vice-Reitor, prof. Carlos Alberto da Conceição Lima; Sr. Antonio Rodrigues Ferreira, Presidente do Clube Elos Sul; Sr. Ângelo Salton, Diretor Presidente da Vinícola Salton, também um dos nossos homenageados da noite; Prof. Ormando de Maria Colacioppo, da Faculdade Mozarteum de São Paulo, Famosp, também um dos nossos homenageados; Sr. Álvaro Alves de Faria, jornalista, escritor e poeta, também um dos nossos homenageados; Sr. Evanir Castilho, do Elos Sul, Futuro Presidente do Elos Sul; Dr. Reinaldo Correa, Delegado de Polícia da VI Seccional de Polícia; Sr. Benjamim Sequeira Barreira, PAS - Presidente Rotary Club Vila Prudente, na pessoa de quem cumprimentamos também a todos os rotarianos aqui presentes.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos os hinos nacionais de Portugal e do Brasil, executados pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro PM músico 2º Tenente Antonio Ferreira de Menezes.

 

* * *

 

- São executados os hinos nacionais de Portugal e do Brasil.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo e ao maestro 2º Tenente Antonio Ferreira de Menezes, pela colaboração, sempre colocada à disposição desta Casa.

Pediria a todos que ficassem de pé novamente, para que pudéssemos ouvir da nossa companheira Maria Araújo, Presidente do nosso Elos Internacional, a Oração Elista.

 

A SRA. MARIA ARAÚJO BARROS DE SÁ E SILVA - Senhor, estamos aqui reunidos na condição de herdeiros espirituais dos homens das sete partidas, daqueles que pregaram em todos os recantos da terra, a fé, a esperança, a caridade e a paz. Somos depositários de valores eternos que temos o dever de manter e propagar. Fazei de nós, Senhor, seres de coração trasbordante de amor e compreensão. Fazei de nós juizes clementes na crítica e defensores dos que sofrem. Fazei de nós um instrumento vosso na elaboração de um mundo sem desavenças ou guerras. Somos elistas e que cada um dê a sua mão ao companheiro e ao próximo, na formação de uma corrente solidária, barreira indestrutível a todos os males.

Que cada um de nós encontre tempo para amar e ser amado, tempo para ser útil aos outros e capacidade para transmitir o humanismo lusíada a todo mundo, para que ele seja cada vez mais forte e fraternal. Nesta hora, amanhã e sempre, estendamos nossas mãos, numa corrente de harmonia e ocupemos nossos lugares na construção!

A oração elista é de autoria do saudoso companheiro elista Eduardo Dias Coelho. Obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Autoridades, senhoras, senhores, companheiros elistas presentes, companheiros rotarianos presentes, é com muita satisfação que esta Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo os recebe nesta noite para que pudéssemos estar comemorando o nosso Dia de Elos Internacional.

Há três anos fizemos uma reunião nesta Assembléia, onde também homenageamos vários companheiros elistas e tivemos uma presença maciça de companheiros, inclusive de outros municípios e de outros Estados. E nesse momento tivemos a idéia de consagrar oficialmente o dia de Elos Internacional.

Então esta Deputada apresentou um projeto de lei criando o Dia de Elos Internacional, para que ficasse oficialmente no calendário do Estado de São Paulo, o Dia de Elos Internacional. (Palmas.)

Tivemos com a ajuda de todos os nossos pares a votação desse projeto que foi aprovado por unanimidade. No ano passado não houve possibilidade de estarmos reunidos para que pudéssemos estar fazendo esta comemoração. Mas com certeza, eu e meus companheiros dos outros clubes, companheiro Ramiro, do Elos Oeste; companheiro Antonio do Elo Sul; companheira Ana Maria, do Elos Guarulhos; companheiro Cordeiro, Elos São Paulo, nos comprometemos entre nós, a estarmos realizando esta sessão solene neste ano, aqui na nossa Assembléia. E é com muita satisfação que eu os vejo todos aqui para participarmos juntos desta comemoração.

O fato dessa Deputada, que preside o Elos Norte, estar aqui presidindo esta sessão solene é apenas um fato regimental, porque como Deputada, uma sessão solene na Assembléia só pode ser presidida por uma Deputada. Mas gostaria que todos aqui se sentissem donos desta Casa, que é a Casa do povo, sabedores que para nós é um prazer muito grande estar recebendo-os nesta noite.

Quero nesse momento conceder a palavra a uma pessoa para nos falar a respeito de Elos, sobre o que é Elos. Sei que muitos não precisam ouvir isso, mas às vezes aquelas pessoas que nos visitam, ou que nos ouvem pela pela primeira vez gostariam de saber o que é Elos.

Assim, esta Presidência concede a palavra ao Sr. José Hamilton Lopes, nosso vice-Presidente da América do Sul de Elos Internacional, que discorrerá sobre o Elos.

 

O SR. JOSÉ HAMILTON LOPES - Autoridades Excelentíssimas, Ilustríssimas e Reverendíssimas, senhores componentes da Mesa, companheiros elistas, minhas senhoras e meus senhores.

É, para mim, uma honra muito grande estar ocupando a tribuna deste parlamento, do mais importante Estado da federação brasileira, por sua liderança econômica, política e social; da maior e mais importante metrópole de toda a América Latina, por sua história, pelo seu dinamismo, pela sua liderança e por ser um pólo de convergência de imigrantes de todos os países do mundo, que aqui se integram, se abrasileiram e se tornam também lusíadas.

É também uma grande honra estar aqui, na qualidade de Vice-Presidente Internacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, representando a comunidade elista e não-elista da América do Sul. Quando digo a comunidade não-elista estou me referindo a todas aquelas pessoas que, mesmo não integrando os quadros dos Elos Clubes, guardam dentro do peito a chama dos ideais que orientam o Movimento Elista.

O Elismo é o despertar de antigo sonho, sonhado e materializado nos séculos XIII a XVI, que, por vocação ou inspiração divina, nasceu para crescer sob a luz do cristianismo; que levou D. Diniz a plantar os pinhais de Leiria e fundar a Ordem de Cristo, que inspiraram os sábios da Escola de Sagres a lançar-se ao mar levando a pedra fundamental de uma nova civilização.

Dos pinhais de Leiria saiu a matéria-prima para a construção das caravelas - da Ordem de Cristo saiu o espírito de luta contra o paganismo e a ignorância religiosa, de Sagres lançaram-se os lusíadas aos sete mares, a todos os mares do mundo, descobrindo novas terras e levando aos gentios a cultura européia - greco-romana-cristianizada, transmitindo-a, em Língua Portuguesa, a todos os recantos da Terra.

O sonho sonhado no século XIII parecia ter morrido quando, a partir de 1580, Portugal passou para o domínio espanhol. No entanto, os lusíadas já haviam lançado a sua semente no novo império - o império que viria a ser construído, como dissemos, com os tijolos da civilização ocidental e consolidado através da Língua Portuguesa.

Mas a restauração da monarquia portuguesa foi novamente despertando o antigo sonho  que, despertado no final do século XVIII e primeiras décadas do século XIX, pelo maior de todos os estadistas lusíadas - o Regente que virou o Rei D. João VI, o Rei que transformou o Rio de Janeiro numa metrópole européia e fez do Rio de Janeiro a capital do novo Reino e do primeiro reino do despertado sonho lusíada - o Reino do Brasil, Reino Unido ao de Portugal e Algarves. Reino que se transformou em Império, que se transformou em República e que acabou por se constituir como a maior nação lusófona do império cultural lusíada.

Após um período natural de carência, quando o povo precisou afirmar a nova nacionalidade brasileira, e, o sonho lusíada parecia ter novamente caído no esquecimento, eis que surge, em 1959, o grande brasileiro - paulista de Santos, Eduardo Dias Coelho, que desperta a nação lusíada com a bandeira do Movimento Elista. No início eram apenas duas nações independentes de língua oficial portuguesa: Brasil e Portugal. Mas previu ele que estava chegando a hora do império estender os seus domínios - observou que não havia mais lugar para governos coloniais e que brevemente todas as colônias portuguesas tornar-se-iam, como o Brasil, independentes. O que realmente aconteceu na década de 70, quando todas as antigas colônias tornaram-se repúblicas: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, hoje nações de língua oficial portuguesa integrantes de uma organização internacional - a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), fundada, também, por um elista brasileiro, o embaixador José Aparecido de Oliveira.

O Movimento elista rapidamente se propagou. De Santos a São Paulo, ao Rio de Janeiro, a Belo Horizonte e aos mais distantes rincões desta Pátria. Atravessou o Atlântico e, apadrinhado pelo saudoso Presidente Juscelino Kubitschek - o mesmo que honra este Salão com o seu nome, instalou-se, em janeiro de 1963, o primeiro Elos Clube fora do Brasil - o Elos Clube de Lisboa. Por fim, seguiu o seu destino e estendeu-se à África, à Índia, à China, aos Estados Unidos...

Infelizmente, os povos lusíadas, e nem mesmo Portugal e Brasil, se deram conta de que o império sonhado a partir do Séc. XIII precisa ser rapidamente consolidado. Agora, mais do que nunca, neste momento de globalização e de União Européia, precisamos reforçar a nossa ação cultural, preservar a nossa soberania e o nosso sonho, a fim de que nos tornemos, definitivamente, locomotivas do mundo. É hora de despertarmos, definitivamente, para o verdadeiro significado do sonho lusíada, que não é apenas linguístico e cultural, é também econômico e polítíco. Não é possível a qualquer povo firmar-se como nação deixando que outras línguas suplantem ou abafem a sua própria língua. Não é possível guardar-se uma cultura nacional abandonando-se a história e a tradição. Não é possível promover a nação sem combater a injustiça social, o que só se consegue com o desenvolvimento da economia. Finalmente, não é possível construir e se afirmar como nação sem exercer integralmente a política, isto é organizando e liderando os grupos sociais.

Dissemos, inicialmente, do nosso orgulho em falar da tribuna deste parlamento. O Parlamento, sempre pioneiro na valorização das nossas coisas, incluiu esta data elista em seu calendário de reconhecimento de fatos e feitos importantes. Queremos deixar registrada esta mensagem, por que temos a certeza de que a nossa fala ecoará por todos os recantos, não só do Brasil, mas por todos os recantos da Terra.

Excelentíssimas, Ilustríssimas e Reverendíssimas autoridades, senhores componentes da Mesa, companheiros elistas, minhas senhoras e meus senhores. Agradeço a oportunidade que nos foi dada e a atenção que nos foi dispensada. Como um Lusíada-Brasileiro me sinto hoje como um Cavaleiro da Ordem de Cristo levando um estandarte de fé e de esperança numa humanidade mais justa, mais fraterna e pacífica, fazendo votos sinceros que a língua portuguesa venha a ser a condutora da grande mensagem de Paz e Prosperidade para toda a humanidade.

Tenho dito.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência agradece ao companheiro elista José Hamilton Lopes e convida o companheiro Ramiro Alves da Rocha Cruz, Presidente do Elos Clube Oeste Eça de Queiroz para se pronunciar desta tribuna em nome dos Presidentes de Elos aqui presentes.

Enquanto o Ramiro se dirige à tribuna, gostaria também de anunciar a presença do companheiro elista Rui Mota e Costa, do Elos Clube do ABC.

 

O SR. JOSÉ HAMILTON LOPES - Gostaria de fazer a entrega de um documento que é a nossa homenagem, da Vice-presidência da América do Sul, à companheira elista Deputada Rosmary Corrêa. Ato nº VPIAS 18/04 de 8 de agosto de 2004:

“O Vice-presidente internacional para a América do Sul do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, resolve através deste ato consignar nos Anais da Diretoria Continental, a favor da companheira elista Rosmary Corrêa, membro efetivo do Elos Clube de São Paulo - Norte, a presente menção honrosa em reconhecimento a todo o seu trabalho realizado junto à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, principalmente colocando em destaque a grandeza e a importância do movimento elista.

Por todos os seus méritos fica aqui registrado o nosso agradecimento e o nosso orgulho em nome da comunidade elista da América do Sul.

Petrópolis, 8 de agosto de 2004. Companheiro elista José Hamilton Lopes, vice-presidente internacional para a América do Sul.” (Palmas).

 

O SR. RAMIRO ALVES DA ROCHA CRUZ - Senhoras e senhores, boa-noite. Em nome da Deputada estadual pelo PSDB e presidente do Elos Clube de São Paulo -Norte, Rosmary Corrêa, que nesta noite preside esta Sessão Solene em homenagem ao Dia do Elos Internacional saúdo todas as autoridades membros componentes da Mesa e todas as demais autoridades civis, políticas, militares e eclesiásticas e ainda a todos os presidentes de entidades de clubes.

Inicialmente, quero manifestar o meu agradecimento por ter sido designado para falar em nome dos presidentes elistas do Distrito II. Pensei muito sobre o que deveria dizer, sobre o nosso ministério presidencial. Optei por uma leitura do nosso fundador do movimento elista, Eduardo Dias Coelho, cujo título é “Últimas Palavras”.

Senhoras e senhores, passo a ler para depois discorrer:

“Últimas Palavras

Últimas palavras sobre “Elismo” escritas por Eduardo Dias Coelho, meses antes do seu falecimento, em 21/12/83.

“O nosso mundo, que deveria ser de paz, compreensão harmonia, já quase não existe...”

“Os interesses pessoais sobrepuseram-se aos anseios de toda a Humanidade.”

“Vivemos hoje em convulsiva desagregação.”

“Há que criar uma nova era de fraternidade universal.”

“O ‘Elismo’ é o grande instrumento para esse fim.”

“É preciso que cada elista tenha consciência disso.”

“É preciso que cada um de nós contribua com sua parcela, por mais modesta que ela seja, para a construção de um mundo melhor!”

“Assim tem que ser, porque o Mundo é obra de todos nós.”

“Se o fizermos, poderemos morrer tranqüilos, sem o pesadelo de virmos a ser considerados uns inúteis pelas gerações que nos sucederão...”

“Contribuir para deixar o Mundo um pouco mais humano do que o encontraste é o teu dever...”

“Sê, realmente, um Missionário Elista na propagação do Humanismo Lusíada.”

Eduardo Dias Coelho”

Isto posto, entendo que nós, presidentes Elistas do Distrito II, de certo modo atendemos a essa última manifestação de nosso fundador, ao estabelecermos um convívio harmonioso e de forma natural, porque aos poucos foi se solidificando e fortalecendo o nosso movimento, criando a unidade tão sonhada e necessária entre nós, Elistas, fator agregador e de propagação Elista. Isto, sem que cada unidade tenha perdido a sua identidade, pois cada uma das unidades continuou a realizar suas atividades normalmente.

Em face dessa conquista em nosso convívio, aglutinamos a energia, o ânimo e o entusiasmo necessários que provavelmente estimularam e geraram condições basilares do ressurgimento do nosso querido Elos Centro, presidido pelo companheiro José Joaquim Cordeiro, e do Elos de Guarulhos, presidido pela nossa notável companheira elista Ana Maria Bittencourt.

Mantidas essas sementes entre os novos presidentes, que tomarão posse no próximo dia 27, na Casa de Portugal, estará garantida a continuidade da unidade no nosso movimento dentro do nosso distrito 11, e que por certo se propagará por todos os distritos de Elos Internacional.

Quando o fundador, em sua carta “Últimas Palavras”, no 5º parágrafo, nos diz:

"Assim tem que ser, porque o mundo é obra de todos nós.”

Neste parágrafo, a meu ver, o fundador deixa-nos a seguinte mensagem: deveríamos assumir uma bandeira, a de resgatar a Cidadania Plena. Como fazer isto?

Através de nossos maiores e de uma ação coordenada, envolvendo todos. Sendo o Brasil um país muito jovem, multirracial, sem o necessário espírito de patriotismo, talvez por falta da consciência do que seja cidadania plena, conclamo todos os Elistas a assumir esta bandeira de fazer com que todos os brasileiros se conheçam melhor, conheçam melhor as suas origens, para se amarem mais e melhor, em busca da própria auto-estima, já tão desvalida no sentimento da maioria dos nossos concidadãos.

Passo a falar das atividades dos nossos clubes: o Elo Sul tem mantido palestras muito importantes, convívio com seus companheiros de clubes e dos nossos outros clubes, de teatro, viagens culturais etc. O Elo Norte também mantém homenagens a pessoas importantes, mostras culturais, passeios culturais e outras atividades. O Elo Oeste tem um curso de alfabetização que atualmente está suspenso e também mantém homenagens a pessoas de notoriedade e está culminando com a Geminação das Braganças, a Paulista e a Bragança Transmontana, tendo inclusive já a data de assinatura com protocolo de intenções e tudo o mais. Posso dizer que este presidente que vos fala esteve por duas oportunidades no mês passado na Bragança Transmontana e esteve este ano e no ano passado por três vezes na Bragança de São Paulo despachando com o Executivo e com o Legislativo local.

Nesta oportunidade quero agradecer as nossas autoridades elistas desde o nosso companheiro José Augusto Silveira; o vice internacional Hamilton Lopes e a presidente internacional Maria Araújo e os conclamo para que cada vez mais criem condições necessárias para que o grande ideal elista seja construído cada vez mais forte.

Sobre a presença da mulher no Elos quero ressaltar que as mulheres estão se destacando em todos os segmentos sociais e no Elos parece-me que é o grande momento. Temos para a próxima presidência no Elo Centro a companheira Maria dos Anjos; no Elos Guarulhos, Ana Maria Bittencourt; no Elos Norte a nossa querida Rose e a nossa presidente internacional, Maria Araújo Barros, a nossa grande líder.

Um agradecimento especial à nossa querida Rose. O Elos tem dois momentos importantes a meu ver: a fundação pelo Eduardo Dias Coelho e seus 12 apóstolos e depois, com a nossa querida delegada, que lançou um projeto nesta Casa e os seus pares o aprovaram e o Sr. Dr. Governador Geraldo Alckmin sancionou. E hoje estamos aqui porque estamos comemorando o Dia do Elos Internacional graças a esta pessoa que merece uma salva de palmas esfuziante. (Palmas).

Dentro do movimento de Elos me sinto gratificado pelo conhecimento que adquiri e pelo relacionamento que tive com as pessoas. Para finalizar, auguro aos Céus para que os novos presidentes tenham uma gestão profícua, feliz e de muito sucesso.

Queria pedir aqui para lançar um pensamento do grande poeta português Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.” Muito obrigado e boa noite. (Palmas).

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência gostaria de anunciar também a presença do Sr. Antonio de Almeida e Silva, presidente mundial do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas.

Vamos começar agora as nossas homenagens a pessoas que se destacaram no seu ramo, no seu trabalho, na sua atividade cultural, educacional e empresarial engrandecendo cada vez mais o nome da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país.

Neste momento quero pedir ao nosso presidente do Elos São Paulo, José Joaquim Cordeiro, para que venha a esta tribuna ler o currículo do seu homenageado Prof. Dr. Leonardo Placucci, reitor da UniSant’anna.

 

O SR. JOSÉ JOAQUIM CORDEIRO -- Boa  noite, companheiros elistas e companheiras!. Boa noite, autoridades presentes. ! Boa -a noite a todos. ! quero cumprimentar a nossa companheira Rosmary Corrêa, o nosso companheiro que acabou de fazer um discurso maravilhoso, o Presidente do Elos Eça de Queiroz. Enfim, a todos os presentes, boa noite. !

 

Vou ler o currículo do Professor Leonardo Placucci., que não se encontra presente. Ele não pôde comparecer porque se encontra ausente de São Paulo, mas seu representante, o Dr. Carlos Alberto da Conceição Lima, vai receber o troféu no seu lugar.

Seu currículo é extenso, é vasto, mas acho que ele não o mandou completo para não cansar os presentes. Eu  porque acho que o currículo é maior ainda. “Leonardo Placucci, brasileiro, casado, natural de São José do Rio Pardo, filho de José Placucci e TeresaVitória Romani.

Avós paternos: Basílio Placucci e Rosa Lorita, imigrantes italianos. Avós maternos: João Evangelista Romani e Leonarda Romani, imigrantes italianos. Casado com Vanda Maria Placucci. Quatro filhos: Leonardo Placucci Filho, marco Antônio Placucci, Maria Betânia Placucci e Ana Paula Placucci.

Formação acadêmica: Professor primário, Ensino Fundamental Complementar; Professor secundário; Curso de Aperfeiçoamento de Professores de Ensino Comercial, Universidade Mackenzie, disciplinas Direito Usual, Legislação Aplicada, Geografia e História; Professor universitário em instituições de Direito Público e Privado, Parecer nº 405-70 do Conselho Federal de Educação; administrador de empresas, CRTA nº 576; Advogado, OAB nº 31.696 São Paulo; Ciclo de Estudos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Atividades exercidas: Professor da Escola Técnica do Comércio Tiradentes, de 1948 a 1968; Professor da Escola Técnica de Comércio Carvalho de Mendonça, de 1955 a 1960; Diretor do Ginásio São Salvador, de 1960 a 1966; Diretor do Ginásio e Colégio Comercial Santana, de 1960 a 1969; membro fundador das Faculdades Faria Brito, hoje, Universidade de Guarulhos, em 1970; Diretor Presidente da Associação Comercial de São Paulo, Distrital Santana, de 1991 a 1993; vice-Presidente de esportes amadores de Cultura e de Patrimônio da Portuguesa de Desportos, de 1981 a 1983, de 1983 a 1986, de 1990 a 1992, respectivamente; Presidente da Portuguesa de Desportos, em 1990, cujo cargo desempenhou maravilhosamente; conferencista do 3º Congresso Pan-americano da Administração, Cancun, México, 1996; coordenador de listas ddo 5º Fórum da Administração, Madri, Espanha, 1997; conferencista do 3º Fórum Nacional da Administração, Belo Horizonte, 1997; Presidente da 125ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, de 1989 a 1991.

Atividades que exerce: Presidente do Instituto Santanense de Ensino Superior, ISES; mantenedor do Centro Universitário Santana; Reitor do Centro Universitário Santana; Presidente da Fundação (Leonilde Alegrete( ?), entidade voltada ao atendimento do crédito educativo; Presidente do Grupo (Escoteiro de Ar Leitão Braga( ?); Diretor Geral do Colégio Santana Global; Senador vitalício do Parlamento Mundial para a Segurança e Paz; membro da Loja Maçôssônica Força, Lealdade e Perseverança, nº 379; membro acadêmico da Academia de Letras Môassônica do Estado de São Paulo; membro do Conselho Deliberativo da Academia de Letras Maçôssônica do Estado de São Paulo; membro da Academia de História do Estado de São Paulo; maçomm, grau nº 33.

Condecorações e honrarias: Medalha Anchieta, Câmara Municipal de São Paulo; Diploma de Cidadão Paulistano, Câmara Municipal de São Paulo; Medalha Mérito Educacional Euclides da Cunha; Comendador da Ordem Hospitalar São Lázaro de Jerusalém; Comendador da Ordem Garibaldi; Comendador da Ordem Soberana Vera Cruz; Comendador da Ordem Cultural pela Sociedade Brasileira de Heráldica, medalhística, cultural e educacional; empresário dos anos de 1973 a 1979; chanceler da Ordem Internacional do Mérito Desportivo; Bombeiro Honorário da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Comenda Companheiro Paul Harris, da Fundação Rotária, do Rotary Internacional.

Esse é o Professor Leonardo Placucci, a quem peço uma grande salva de palmas porque ele merece! (Palmas.)

Peço ao Dr. Carlos Alberto da Conceição que venha receber a homenagem.

 

* * *

 

-         É feita a homenagem ao Sr. Leonardo Placucci.

-          

* * *

 

O SR. CARLOS ALBERTO DA CONCEIÇÃO LIMA  - Muito obrigado, Dra. Rose, nossa querida Presidente do Elos Center Norte e nossa muito querida Deputada Estadual.

Senhoras, sSenhores, meus amigos, é com muita honra e com muito orgulho que represento o Professor Leonardo que, por motivo de viagem, está fora de São Paulo e não pôde comparecer, mas só fisicamente. É claro que, eEspiritualmente, ele está aqui, vibrando. Ele pediu-me que dissesse à Dra. Rose, ao Sr. Cordeiro e a todos as as Senhoras e Sos senhores que esta homenagem ele tem como um dos melhores momentos, uma das maiores homenagens que recebeu na vida e a guardará, com toda a certeza, com muito carinho, num lugarzinho do seu coração, para sempre.

Quero felicitá-los pela homenagem, associar-me a ela. O Professor Leonardo - a par de tudo o que foi dito no seu currículo -, vindo do Interior, desde menino passou a viver com uma família de portugueses na Vila Guilherme, onde completou sua formação e aprendeu a gostar da nossa gente, onde aprendeu a curtir e a conviver com as nossas tradições, com a nossa cultura de luso-brasileira. idade. Por isso mesmo é que ele participa de tantas entidades luso-brasileiras, como a nossa Casa de Portugal, como o nosso Conselho da Comunidade e o Elos Clube.

Não foi dito aqui - talvez até por modéstia, ele não tenha citado -, mas o Professor Leonardo é elista também. Ele é muito mais do que foi dito aqui. Na verdade, o Professor Leonardo é um homem sempre disposto a benemerência, a contribuir com tudo e com todos que precisam, da palavra ao auxílio que for, todos sabem disso.

O Prof. Leonardo está sempre à disposição de tudo, de todos, e de qualquer boa causa. De tal modo que o currículo dele é grande, mas muito mais do que isso é a atitude, o trabalho e o seu desempenho como educador de mais de 50 anos, que criou a primeira faculdade da zona norte de São Paulo, transformada hoje em centro universitário, a Unisantanna, genuinamente da região, genuinamente da zona norte.

Educador, professor, um homem sempre ligado à nossa gente, que me pediu que lhes dissesse que, como o poeta já havia dito: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.” Hoje posso dizer-lhes, em nome do Prof. Leonardo Placucci, que também tudo vale a pena quando se tem a felicidade de conviver com pessoas como as senhoras e os senhores. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Peço à companheira Ana Maria Bittencourt, do Elos Guarulhos, que leia o currículo do seu homenageado, Prof. Ormando de Maria Colacioppo, da Faculdade Mozarteum.

 

A SRA. ANA MARIA BITTENCOURT - Boa noite a todas as autoridades presentes, senhoras e senhores. Coube a mim a honra de homenagear o Prof. Ormando de Maria Colacioppo, representando o Elos Clube Internacional. Antes, porém, devo dizer, resumidamente, algumas palavras sobre o nosso homenageado.

Ormando de Maria Colacioppo, brasileiro, Advogado e Professor Universitário, filho de Fernando Tullio Colacioppo e Gianella Colacioppo, casado, cédula de identidade nº 3.077.158-4 SSP-SP, CPF nº 30.651.898-87, residente à rua Jardim Hollywood, 9, em São Paulo - Capital, CEP 02016-004, e-mail: ormandocolacioppo@mozarteum.br.

Formação Acadêmica:

- Licenciatura em Educação Artística - 1969;

- Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - 1972;

- Licenciatura em Pedagogia - Habilitações em Magistério e Administração Escolar - 1975.

Atividades Docentes

- de 1965 a 1968: Vice-Diretor do Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos - Estado de São Paulo;

- de 1969 a 1971: Diretor do Conservatório Municipal da Aclimação, em São Paulo;

- de 1975 a 1979: Professor de Educação Artística do Ginásio Estadual de 1º e 2º Graus Irene Branco da Silva, em São Paulo;

- de 1967 a 1975: Assistente de Direção do Conservatório de Santana;

- de 1978 a 1990: Professor Universitário com vários Pareceres do Conselho Federal de Educação, para Psicologia da Educação, Sociologia e História da Educação.

Principais Atividades Profissionais

- Advogado;

- Diretor Geral da Faculdade Mozarteum de São Paulo desde 1988, em São Paulo - Capital;

- Diretor Geral do Colégio Brás Leme, desde 1979, em São Paulo - Capital;

- Foi, até 1998, Diretor Financeiro da Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas;

- É Sócio-Diretor da Sociedade de Ensino Superior Mozarteum;

- É Sócio-Diretor do Colégio Brás Leme S/C Ltda., desde 1979;

- Foi de 1997 a 1998 membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Gastroenterologia de São Paulo - Igesp;

- Foi Coordenador Geral dos Cursos Internacionais de Inverno de Campos do Jordão, promovidos pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo -nos anos de 1974 e 1975;

- Participou de vários Congressos, no Brasil e no exterior.

Outras Atividades

- Rotariano do Rotary Club de São Paulo - Norte, desde 1978;

- Elista do Elos Clube de São Paulo - Norte, desde 1980;

- É membro ativo da Loja Maçônica Piratininga, desde 1985 e V. M. nos anos de 2001 a 2003.

- É Inspetor Geral do Supremo Conselho do Brasil;

- Conselheiro do Conselho de Educação da Fundação de Rotarianos de São Paulo.

Medalhas e Comendas recebidas

- Ana Nery - Concedida pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração Social;

- Da Sociedade Geográfica Brasileira - na Campanha de Proteção à Natureza - recebeu a

Medalha da Primavera - Agenor Couto de Magalhães;

- Do Clube dos Estados - a Comenda Euclides da Cunha;

- Medalha Anchieta e a Gratidão da Cidade de São Paulo - concedidas pela Câmara Municipal de São Paulo (1998);

- Personalidade Cultural (1999) concedido pelo Elos Clube de São Paulo - Norte;

- Medalha Dr. Lauro Ribas Braga concedida pelo Rotary Club de São Paulo - Norte.

 

Tenho a honra de chamar à tribuna o Prof. Ormando de Maria Colacioppo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Os nossos homenageados também estão recebendo a revista da Famosp: Arte, Cultura e Educação, que é da faculdade do nosso querido homenageado de hoje, Prof. Ormando de Maria Colacioppo.

 

O SR. ORMANDO DE MARIA COLACIOPPO - Digníssimas autoridades que presidem esses trabalhos, dessas tão dignas condecorações, digníssimos senhores homenageados, dos quais tenho a honra de privar da amizade e do companheirismo de vários entre os presentes, estimados senhores convidados, meus queridos irmãos presentes a esta sessão solene, irmãos de sangue e irmãos de Opar, meus prezados amigos, que tomando conhecimento desta oportunidade me honraram com suas presenças.

Sinto-me profundamente lisonjeado, especialmente diante da majestade da Casa em que nos encontramos, nesta homenagem propiciada por esta batalhadora, valente e dedicada, nossa querida e estimada Deputada Rosmary Corrêa, que teve a feliz idéia de criar esta oportunidade a Elos Clube.

Elos Clube, entidade que desde 1980 tenho a honra de participar, e que já em outra oportunidade me distinguiu também com uma grande honraria, que, por modéstia da apresentadora, era a que mais gostaria que fosse mencionada, nos idos de 1998 ou 1999, quando me outorgou uma condecoração de cunho cultural, que me orgulho de possuir.

O Elos Clube, como já foi tão bem dito aqui por todos, é uma sociedade que preza pelo entrosamento entre os povos, pela preservação do idioma e dos costumes entre Portugal e Brasil, entre portugueses e brasileiros.

Nós, como brasileiros, da educação especialmente, temos uma satisfação imensa em sermos membros de uma organização tão voltada para a difusão da cultura. Trabalho este tão necessário entre o nosso povo, que carece de oportunidades, que precisa da atenção dos mais esclarecidos e privilegiados, que puderam receber uma educação destacada, e que hoje, cumprindo as suas vocações de dar ao meio aquilo que receberam de uma maneira tão singela, por força de suas ascendências, realizam este trabalho, tanto na difusão cultural, quanto no estímulo ao desenvolvimento da educação. É isso que todos nós, dentro de nossas atividades, realizamos.

Minhas palavras, por mais que queiram ser eloqüentes, não poderiam resumir-se numa simples manifestação de singelo agradecimento, apreço por esta organização, respeito profundo pelo Elos Clube, pelo trabalho que realiza. Peço a Deus que cada vez mais ilumine a todos para que sintam-se sempre bastante motivados, para que esse movimento vá cada vez mais em frente, e que possa cumprir os seus verdadeiros objetivos.

Muito obrigado a todos por esta oportunidade. Agradeço especialmente à minha estimada Deputada Rosmary Corrêa, que dentro do nosso clube, lembrou do nosso nome para esta homenagem. Tenham todos uma boa-noite. Obrigado pela participação. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Peço à Cláudia, esposa do Prof. Ormando, que venha aqui à frente, para que a Luciana entregue-lhe algumas flores, como homenagem.

 

* * *

 

-         É feita a entrega das flores. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Solicito ao Maestro Renato Teixeira, do Coral da Caasp, Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, que venha à frente para nos brindar com um número musical.

Enquanto o Coral toma o seu lugar, peço ao Antonio Carlos Koch, nosso companheiro elista, que leia alguns telegramas que foram encaminhados.

 

O SR ANTONIO CARLOS KOCH - Gostaríamos de comunicar o recebimento das seguintes mensagens:

Consulado de Portugal, em Santos, da Exa. Sra. Profª. Maria Araújo de Barros Silva: “Por ocasião da comemoração do dia do elismo, muito me praz saudar na pessoa de V.Exa., a diretoria, a que tão dignamente preside a todos, e que com o seu trabalho e dedicação concorrem para engrandecer ainda mais o Elos Internacional.

Aproveito a oportunidade para apresentar a V. Exa. os melhores cumprimentos do Cônsul Paulo Patrício Mendes, da companheira e ex-Presidente Internacional Maria Fernanda Brito Ramo, ao Governador do Distrito 2, companheiro José Augusto Silveira, parabenizando a companheira Rosmary Corrêa pela autoria da lei, ao companheiro José Augusto, Digníssimo Governador, transmitindo a todos os Elos de São Paulo as felicitações, e agradecendo à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

A SRA PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Nosso maestro, Renato Teixeira, por favor.

 

* * *

 

-         São entoados dois números musicais.

 

* * *

 

A SRA PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradecemos ao Maestro Renato Teixeira.

Passaremos agora a homenagear as nossas personalidades empresariais. Convido, neste momento, o nosso companheiro do Elos Oeste, Ramiro Alves da Rocha Cruz, para ler o currículo e fazer a homenagem ao Dr. Manuel Correia Botelho, Presidente da Pires Segurança.

 

O SR. RAMIRO ALVES DA ROCHA CRUZ - O homenageado desta noite de nome Manuel Correia Botelho.

Curriculum Vitae

Nome: Manuel Correia Botelho

Nacionalidade: Luso-Brasileira

Naturalidade: Vila Real - Portugal

Data de Nascimento: 17 de Fevereiro de 1921

Filiação: Manuel Pires Correia e Clotilde das Dores Botelho Correia

Estado Civil: Casado

Endereço Residencial: Alameda Franca, 660 - 12º andar Cerqueira César - São Paulo - SP

Escolaridade: Curso Secundário

Idiomas: Inglês, Espanhol, Francês e Italiano

Atividades Profissionais no Brasil:

Magistério dos idiomas Francês e Inglês no Liceu Coração de Jesus da Congregação Salesiana, em São Paulo - SP (1939-1940);

Bancária: Banco Português do Brasil em São Paulo - SP (1940-1943);

Hotelaria: cargos principais (1943-1965); Gerente do Atlântico -Hotel - Santos - SP; Gerente do Grande Hotel Águas de São Pedro - Águas de São Pedro - SP; Gerente do Hotel Jaraguá, do Grupo Horsa-Hotéis; Reunidos S.A. - São Paulo - SP.

Empresarial:

Sócio-Fundador da Empresa Pires Serviços Gerais a Bancos e Empresas Ltda., no desenvolvimento da atividade  iniciada por seu pai, desempenhando as funcões de Gerente de 1959 a 1965 e de Diretor Presidente desde 1965. Empresa que abrange atualmente 17.000 funcionários.

Sócio-Fundador da Empresa Serip - Empreendimentos São Paulo - SP (1981).

Sócio-Fundador da Empresa Salvaguarda - Serviços de Segurança S/C Ltda - São Paulo - SP (1983).

Proprietário da Agropecuária Lagoa Serena - Torrinha São Paulo.

Ex-vice Presidente da Direção da SoneviI - Sociedade Nacional de Empresas de Vigilância.

Entidades Culturais, Profissionais e Filantrópicas a que pertence:

Associação Interamericana de Imprensa, São Paulo - SP; Clube Português de Santos, Santos - SP;Clube XV de Santos, Santos - SP; Casa de Portugal, São Paulo - SP; Grêmio Luso-Brasileiro, São Paulo - SP; Rotary Clube de São Paulo, SP; Building Service Contractors Association International

Condecorações: Comenda da Legião Garibaldi; Colar de Mérito Civico e Cultural Hipólito José da Costa; Medalha Euclides da Cunha, do Clube dos Estados; Medalha de Cidadão Bandeirante; Medalha Anchieta, da Câmara Municipal de São Paulo; Medalha do Sesquicentenário da Policia Militar de São Paulo; Cruz de Honra da Sociedade Beneficência Portuguesa do Hospital São Joaquim - Santos - SP; Comenda da Ordem Militar da N. Senhora da Conceição da Vila Viçosa - Portugal; Comenda da Ordem do mérito do Governo Português.

Distinguido com a medalha de colaborador do Exército Brasileiro e Condecorado com a medalha do Pacificador.

Participação em Congressos, Seminários e Cursos a nível nacional e internacional:

II Congresso Mundial das Empresas Prestadoras de Serviços, Miami -USA, 1981, promovido pela Building Service Contractors Associatíon Internacional, onde representou a América Latina, apresentando a comunicação "Quarenta Anos de Experiência, Vivendo o Presente e Preparando o Futuro", classificada como o segundo melhor trabalho apreciado no evento.

Seminários Prevenir Hoje, do Programa Atualidade Empresarial, São Paulo - SP, de 1980 a 1983 promovidos pela Pires - Serviços Gerais a Bancos e Empresas Ltda.

Segunda Conferência Internacional para a Proteção de Pessoas, Lisboa, Portugal, 1981, promovida pela Interprotecta.

Primeiro Congresso Internacional de Segurança, Primeiro Congresso Internacional de Segurança, Rio de Janeiro, 1982, promovido pela Asis - Brasil, Associação Internacional de Segurança, com o patrocínio da American Society for Industrial Security.

Quarto Congresso Mundial das Empresas Prestadoras de Serviços, Amsterdã, Holanda, 1983, promovido pela Building Service Contractors Association Internacional.

Cursos de Segurança Bancária, do Programa Atualidade Empresarial, São Paulo - SP, 1983 , promovidos pelos Bancos Mercantil de São Paulo e Geral do Comércio" S. A., e pela Pires - Serviços Gerais a Bancos e Empresas Ltda.

Seminário de Segurança Bancária, São Paulo - SP, 1984, promovido pelo Banespa - Banco do Estado de São Paulo S.A e Pires - Serviços Gerais a Bancos e Empresas Ltda.

Primeiro Congresso Espanhol de Segurança - Madrid-Espanha, 1984, promovido pela Associação das Empresas de Segurança de España, integrado na Exposição Internacional Sicur 84.

 

Este é o homenageado desta noite, para o qual peço uma salva de palmas. (Palmas.)

 

* * *

 

-         É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. Manuel Correia Botelho - Foi-me dito inicialmente pela nossa Presidente Rosmary Corrêa que teríamos dois minutos no máximo. Eu dou um minuto para o nosso poeta Paulo Bonfim. Limito-me a agradecer, de coração, esta homenagem, partindo naturalmente e unanimemente conforme foi comunicado pelos Elos Clube de São Paulo, os cinco clubes.

De maneira que é este o meu agradecimento, particularmente pelo estímulo que a nossa Deputada Rosmary Corrêa dá a esta nossa associação luso-brasileira, que transmite o lusitanismo, o espírito lusíada que mais me entusiasma nesses 65 anos vividos em São Paulo. Muitíssimo obrigado a todos os presentes, particularmente à nossa Presidente. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Solicito à Gelse que faça a entrega de flores à Dona Rute, esposa do nosso querido homenageado Dr. Manuel Correia Botelho.

 

* * *

 

-         É feita a entrega de flores. (Palmas)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Neste momento solicito ao nosso companheiro Josenaldo, nosso próximo presidente do Elos Oeste, que se dirija a esta tribuna para ler o curriculum do seu homenageado, Sr. Angelo Salton, Diretor-Presidente da Vinícola Salton.

 

O SR. JOSENALDO AMORIN COSTA - Digníssimas autoridades presentes, digníssimas autoridades que compõem a Mesa, em especial a nossa líder incansável Deputada Rosmary Corrêa. Quis Deus que eu tivesse a honra de homenagear mais do que um conhecido, mas um amigo. E foi por um acaso. Conheço o Angelo há quase uma década, pois que, além de morarmos no mesmo bairro, temos um grande amigo em comum. E ainda por cima temos o prazer de sermos companheiros no Clube Esperia. Temos também uma outra unidade, que seria o Clube de Vinhos Dionísio.

Tudo isso junto fez com que eu acompanhasse a sua carreira, mesmo que à distância, pois que é um empresário muito ocupado, e pudesse aqui testemunhar o seu valor que eu procurarei aqui retratar. A sua proverbial humildade e modéstia fez com que ele redigisse um currículo extremamente resumido. Se eu fosse lê-lo somente não estaria prestando a homenagem devida como empresário. Gostaria de deixar claro alguns pontos em relação ao Angelo.

O Ângelo investiu muito na qualidade do seu produto, pois que ele assumiu há pouco mais de duas décadas a sua empresa. Com a sua juventude e o seu ardor ele investiu na qualidade e hoje tem a primeira indústria vitivinícola do País, considerado pela pesquisa econômica de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Além do mais, teve a sua qualidade reconhecida no mundo inteiro através de prêmios que os seus vinhos receberam até em países que têm muita tradição vitivinícola, como a França.

Teremos a oportunidade de comprovar essa qualidade logo mais no coquetel, haja vista que os vinhos servidos serão do nosso amigo, Angelo Salton. Quero destacar do Ângelo a figura do empresário moderno, que investe em qualidade e que transforma uma empresa familiar em uma empresa moderna. Quero destacar no Ângelo a raça e a garra, não ser uma pessoa acomodada, que nasceu em berço de ouro, e partiu para modernizar a sua empresa e transforma-la com destaque na indústria vitivinícola de hoje.

Passarei a ler o resumido curriculum: “Angelo Salton Neto - 51 anos. É casado com Dona Maria de Fátima Lima Vezzi Salton. Filhos: Luciana, Stella, Julia e Angelo. Seus pais: Azir Antonio Salton e Eleonora D’Ambrosio Salton.

Estudou sempre na zona norte, no Colégio Jardim São Paulo e no Colégio Salete, tradicionais colégios da região, e numa das maiores universidades do País, no curso de Engenharia Industrial, na Universidade Mackenzie. Engenheiro e Professor, em 1977 ingressou na Vinhos Salton S/A Indústria e Comércio. Em 1980 ocupou o cargo de Diretor-Presidente Executivo”, o qual exerce até os dias de hoje com muito brilhantismo e acredito que continuará no cargo porque a família assim o exigirá.

Atualmente acumula o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Vinhos Salton S/A Indústria e Comércio, que figura na pesquisa sócio-econômica de Bento Gonçalves - RS, como a primeira vitivinícula do Brasil em quantidade de produção e também em qualidade.” Se tivéssemos muitos empresários como ele que, mesmo podendo usufruir de sua fortuna parte para a luta, o Brasil seria muito melhor. Tenho certeza de que o Angelo será sempre um exemplo nesse sentido.

Muito obrigado e parabéns a Angelo Salton, que recebe essa homenagem. Para que você tenha um maior conhecimento do que significa o Elos, desenvolvemos aqui um livreto onde terá todas as informações do nosso movimento. Já foi falado sobre essa revista. Coloco em suas mãos um troféu para que fique marcada a sua presença nessa homenagem, e principalmente o diploma assinado por todos os presidentes, de todos os clubes que compõem o Distrito Elos 2. Muito obrigado pela sua presença e que Deus sempre te ilumine. (Palmas.)

 

* * *

 

-         É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. ANGELO SALTON - Boa-noite a todos. Em primeiro lugar quero agradecer ao Elos Clube por essa maravilhosa homenagem e agradecer a essa pessoa maravilhosa que eu aprendi a gostar nesses anos, talvez no máximo seis anos em que convivemos, e que demonstra como deve ser uma mulher brasileira. Além de todos os seus laços familiares é uma mulher que vai à luta, briga, é honesta e mostra a todos os seus ideais. Tenho a honra de falar, principalmente para a minha família lá no Rio Grande do Sul, que sou amigo da Deputada e Delegada Rose. Tirei hoje uma fotografia e ela estará estampada no Rio Grande do Sul neste final de semana.

Pediram para eu colocar o meu curriculum, mas terei que andar muito rápido para chegar perto do Sr. Pires e outras homenageadas aqui presentes, como Paulo Bonfim que estou vendo. Imagine se for falar tudo. O que tenho a dizer é que tenho 51 anos, sou Presidente de uma empresa 100% familiar e 100% brasileira. Eu sou a terceira geração da empresa, que está completando, neste ano, 94 anos. Rezo a Deus todos os dias para que eu ainda seja presidente quando ela completar 100 anos. São 100 anos de luta de uma empresa que passou por altos e baixos.

A minha vida foi maravilhosa até os dias de hoje. Vejo aqui a Rotary Clube São Paulo Norte. Estudei no Jardim São Paulo. Lembro-me do Sr. Paulo Meinberg e de Dona Christina. Desde pequeno, além dos meus maravilhosos pais, tinha a educação do Sr. Paulo e de Dona Christina, todas as manhãs presentes recebendo seus alunos e mostrando que ali tinha de ser sério e estudar.

Passei para a segunda etapa do ginásio, onde tenho a honra de estudar com o Sr. Élvio Bugano. Quando chegava ao Colégio Salete, estava lá o Sr. Élvio Bugano deesperando os alunos, mostrando a seriedade do estudo ginasial e científico que fiz. Aprendi a respeitá-lo. Homenageio todos os rotarianos que conheci até hoje, são pessoas maravilhosas que me fizeram aprender a ajudar o próximo.

Isso foi o meu colégio, o ginasial científico e depois a faculdade. Fui fazer Engenharia Mecânica, formei-me e, depois de um ano, estava vendendo conhaque Presidente e fazendo uma coisa que aprendi: Matemática. Com a minha Matemática, pude administrar empresas e com muita vontade administro hoje uma empresa de três gerações, considerada a maior vinícola do Brasil.

Lutamos hoje para defender o Brasil. O Brasil consome 55 milhões de litros de vinho dos quais 30 milhões são importados, 25 milhões são nacionais. A minha luta é fazer com que a participação do vinho nacional no Brasil aumente, como conseguimos no champanhe. A cada cinco garrafas de champanhe consumidas no Brasil, quatro são brasileiras e uma é importada. Vamos fazer isso com o vinho. Isso gera emprego, isso representa o que o Governo Federal quer: o homem no campo. Isso tudo é muito importante, esse é o meu foco, o meu objetivo.

Estar nesta Casa nesta noite é uma outra grande honra. Como na nossa empresa, sinto que se fizermos bem, o país vai para frente e o povo vai viver melhor. Agradeço a minha mulher, que depois da faculdade foi a outra pessoa que me ensinou muita coisa na vida, uma guerreira, que me deu força para chegar aqui lutando e dizendo que eu tenho orgulho da minha família, da nossa empresa, do Brasil. Vou lutar sempre para engrandecer essa maravilhosa pátria, que amo, como amo a todos os amigos que aqui estão hoje. Muito obrigado.

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Pediria à Patrocínia que fizesse a entrega de umas flores à Fátima, esposa do Ângelo.

 

* * *

 

- É feita a entrega das flores.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Peço ao Maestro Renato Teixeira que nos brinde com mais uma música. Enquanto o coral se posta, peço ao companheiro elista Antônio Carlos Koch ler outros telegramas recebidos.

 

O SR. ANTÔNIO CARLOS KOCH - Telegrama do Movimento de Arregimentação Feminina de Santos, endereçada a Maria Araújo Barros de Sá e Silva parabenizando a Elos Internacional, enaltecendo os valores que defende e promove entre os povos do mundo.

De Londrina, do ex-Presidente internacional máximo Gonçales Donozo, do Conselho Superior de Elos Internacional diz: “Com euforia e sentimento de realização saúdo os companheiros do elismo de São Paulo pela extraordinária e importante conquista representada pela inclusão do Dia 8 de Agosto, Dia do Elos Internacional da Comunidade Lusíada, no calendário oficial de comemorações do Estado de São Paulo.

Parabenizo, em meu nome pessoal e em nome do Conselho Superior do Elos Internacional, a consciente e operosa companheirista Rosmary Corrêa, digna Presidente do Elos Internacional Clube de São Paulo Norte, nobre Deputada Estadual, autora do projeto aprovado pela Assembléia Legislativa e sancionado pelo Exmo. Governador do Estado, transformado em lei que tanto eleva e prestigia o elismo de São Paulo, por extensão o movimento elista internacional. Saudações elistas, companheiro Máximo Gonçales Donozo.”

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Convidamos, neste momento, o companheiro Antonio Rodrigues Ferreira, Presidente do Elos Sul, para ler o currículo do seu homenageado, Rodrigo Braz Leal Rodrigues, Presidente da Academia Lusíada de Letras, que será neste ato representado pelo companheiro elista Antonio dos Reis Cardoso dos Santos.

 

O SR. ANTONIO RODRIGUES FERREIRA - Boa-noite companheiros e companheiras elistas, nesta solenidade e neste dia tão especial em que estamos comemorando a data da fundação do Elos, temos a honra de homenagear grandes personalidades que se identificam com os princípios e os ideais elistas.

Meu homenageado, ou o nosso homenageado, Rodrigo Braz Leal Rodrigues, nascido em Concelho de Ferreira do Zêzere, Portugal, em 14 de abril de 1926. Residente em São Paulo. Chegou ao Brasil em 1954, com 28 anos de idade. Católico, jornalista, atualmente editor. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo; Secretário-Geral do Movimento dos Portugueses de São Paulo, atuou como empresário na área industrial. Diretor do Ciesp, Presidente do Conselho Superior da Colônia Portuguesa no Brasil, Presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso-brasileiras, Presidente do Instituto de Estudos Universitários, Presidente do Conselho Deliberativo da Federação das Associações Portuguesas e Luso-brasileiras, Presidente do Conselho Deliberativo da Federação do Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro; Presidente da Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes; membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo; membro da cátedra Jaime Cortesão, tornou-se na Escola Técnica Neo Comercial de Lisboa. Posteriormente foi indicado para trabalhar no jornal Diário Popular, em Portugal, o que o levou a dirigir, durante vários anos o jornal do mundo português do Rio de Janeiro e o jornal Oriente, em Moçambique. Trabalhou no jornal americano Herald Tribune.

Livros publicados: Lorena, Do Outro Lado de Mim, Noturnos da África, Discursos e Colcha de Retalhos, publicada há vários anos; crônicas semanais em jornais do Brasil e Portugal, e outros livros de poesia. Distinção: cidadão do Estado de Guanabara, hoje incorporado ao Estado do Rio de Janeiro. Agraciado pelo governo português, com a Ordem Militar do Infante Dom Henrique no grau de Cavaleiro, e com a Ordem Nacional do Mérito no grau de Comendador.

Editor da revista Voz Lusíada, desde a sua fundação em 1993. Internacionalmente divulgado pela Fundação Calouste Gulbenkian que apóia, através do seu serviço internacional. Como a veia artística sempre lhe falou mais alto, resolve servir. O desejo de ser editor, portanto, esteve sempre envolvido com a arte cultural da comunidade portuguesa de São Paulo, a fim de difundir e cultivar a cultura lusíada e lusófona em São Paulo e no Brasil.

É com grande honra que, em nome dos Elos de São Paulo e do Distrito do Elos Internacional, confiro esta homenagem ao Dr. Rodrigo Braz Leal Rodrigues, em reconhecimento pelo seu trabalho desenvolvido em prol da língua portuguesa e da cultura lusíada. Por problemas de saúde não pôde estar presente. Pediria ao companheiro, seu amigo e nosso amigo, Antonio Cardoso Reis, que o faça representar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. ANTONIO CARDOSO REIS - Prezadas autoridades e senhores presentes, estou aqui duplamente representando pessoas hoje, e com muito orgulho. Quem conhece a comunidade portuguesa de São Paulo, e os que não conheceram, ficaram a conhecer pelos breves relatos do meu companheiro Antonio, a grandeza da pessoa que aqui sendo homenageada.

Não tínhamos a dimensão que este senhor estava tão doente quanto constatamos quando lhe entregamos o convite desta homenagem. Duas aparições dele na Casa de Portugal enganaram a mim e aos companheiros, no que tange a sua real condição de saúde. Naquela oportunidade, com muita energia, conduziu dois eventos, que inclusive terminaram muito tarde. Partindo daí, tivemos a impressão de que estava suficientemente restabelecido para poder estar aqui conosco.

Represento também, que por motivos profissionais não pôde permanecer entre nós, o Sr. Presidente Mundial do Conselho das Comunidades Portuguesas, Sr. Antonio Almeida e Silva, que deveria estar aqui para receber esta homenagem em nome do Dr. Rodrigo Leal Rodrigues, principalmente por sua maior proximidade em relação ao homenageado e por ser uma autoridade dentro da comunidade luso-brasileira de muito mais destaque do que eu.

Humildemente lhes garanto que ele vai ficar emocionado e vai receber esta homenagem; vou pedir o acompanhamento de alguns companheiros, para que isto cale mesmo fundo no coração dele. Por último, ao se despedir de mim, ele dizia: “Olha, Toninho, daqui para baixo não funciona nada, mas daqui para cima continua tudo a funcionar muito bem.”

Peço a todos que comunguem comigo num pensamento positivo, para que ele tenha, ao fim da vida, já aos 84 anos, uma sobrevida mais longa possível entre nós, para que continue a dar, de uma forma lúcida, o melhor de si. Em nome deste senhor, símbolo e ícone da nossa raça aqui o meu muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Solicitaria agora ao nosso próximo Presidente, do Elo Sul, Evanir Castilho, para utilizar a tribuna para ler o currículo do seu homenageado, que será o Sr. Álvaro Alves de Faria, escritor, poeta e jornalista.

 

O SR. EVANIR CASTILHO - Sra. Deputada, Presidente desta sessão, acima de tudo companheira Rose, ilustres homenageados, dignas autoridades públicas e elistas, nobres representantes da imprensa, responsável pela divulgação deste evento, senhoras e senhores.

Homenagem do Elos à Personalidade Cultural.

Uma das mais importantes vozes da Geração 60 de poetas brasileiros. Tem mais de 40 livros publicados, entre poesia, romance, novela, crônica e ensaio literário, e ainda duas peças de teatro encenadas em várias capitais do Brasil. Ao longo dos anos, sua poesia foi contemplada com os mais significativos prêmios literários do país.

Como crítico literário recebeu por duas vezes o Prêmio Jabuti de Imprensa. Escreve vários gêneros literários, mas é fundamentalmente poeta. Reuniu recentemente toda sua obra de poesia no livro "Trajetória Poética Poesia Reunida", um livro de 700 páginas publicado pela Editora Escrituras de São Paulo.

Participou,em 1998, do Encontro Internacional de Poetas na Universidade de Coimbra, tendo sido o nome que mais se destacou nesse evento. A partir daí começou a publicar livros de poesia em Portugal, pela editora Alma Azul, de Coimbra, destacando-se "20 Poemas quase Líricos e Algumas Canções para Coimbra" e "Poemas Portugueses", este último com poemas que escreveu em Portugal nas muitas vezes que lá esteve para participar de eventos culturais e visitar a terra de seus pais. Atualmente, é editorialista da Rádio Jovem Pan de São Paulo e escreve para várias revistas culturais do Brasil e de outros países.

E, de propósito, ainda não citei seu nome. Senhoras e senhores, na tribuna desta Casa de Leis bandeirante, para receber a homenagem do Elos Clube, o jornalista, escritor e poeta, merecedor do nosso melhor aplauso: Álvaro Alves de Faria. (Palmas.)

Ilustre e admirável jornalista, poeta e escritor, isto é o Elos. Para sua leitura atenta, se bem que já é grande e profundo conhecedor da nossa entidade, a revista do Famosp, Faculdades Mozarteum de São Paulo. Eu me permito passar às suas mãos o diploma outorgado pelo Elos de São Paulo, para sua foto, a fim de marcarmos este evento tão gratificante a todos nós. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. ÁLVARO ALVES DE FARIA - Quero usar meus dois ou três minutos para agradecer ao que falaram de mim. Não sou merecedor disso. Quero agradecer esta homenagem do Elos Clube de São Paulo por sua importância e significado que tem para mim, e agradecer particularmente à Deputada Rose, parlamentar de respeito, mulher batalhadora e competente, que fez o primeiro contato comigo. Quero estender esta homenagem a meus pais, a minha mãe, que nasceu em Aladia e hoje vive no Brasil, com 89 anos de idade, e a meu pai, que nasceu em Angola e que infelizmente não está mais aqui. Quero ainda estender esta homenagem a minha mulher, Maria Antônia, e a minhas filhas, Daisy de Fátima e Amanda de Fátima, que estão presentes neste evento.

Por fim, peço licença para ler um poema que fará parte do meu próximo livro, que sairá ano que vem, simultaneamente em Portugal e no Brasil, um poema que quero oferecer a meu companheiro Paulo Bonfim, que foi uma das primeiras pessoas que escreveu sobre mim, quando eu era ainda um adolescente. O poema chama-se “Portugal”:

“É bom saber que existe no mundo um país chamado Portugal.

Caminho estas ruas à margem do Tejo,

caminho estas ruas até morrer.

Partem de mim aves noturnas,

que não voltarão a este porto,

a gaivota de Lisboa,

esta igreja em que me deixo ficar.

À mesa, meço a lã do olhar.

e conto as ovelhas da manhã,

como se a dizer um poema de Antero de Quental,

ou qualquer outro poema

que me fez tantas vezes viver.

Sinto braços antigos a saltar

de minha pele como rosto de louça,

essa imagem de Deus

a percorrer altares que calam

o tempo nas paredes.

Faz frio à margem do rio,

onde pessoa se busca nos cafés.

Por mim, seria esse retrato

dos passos que se perderam

dos poetas tantos

Eugênio de Andrade

a descobrir o fim da vida.

Lisboa nasce amanhã.

Coimbra eternesce o tempo

no espaço de seus sentidos.

Nada escapa ao poema,

palavra de Portugal,

onde permaneço

a calar os silêncios de mim.

 

O SR. EVANIR FERREIRA DE CASTILHO - De propósito, deixamos para entrega final o símbolo do Elos Internacional, que faz parte da homenagem, aliás especialmente criado para esta oportunidade na forma em que agora se apresenta, fiscalizado e praticamente elaborado pela nossa Deputada Rose, que merece nossas homenagens.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria de pedir à Maria de Lourdes que entregasse flores à Maria Antônia, esposa do nosso homenageado.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Os Elos Clube de São Paulo - São Paulo Norte, São Paulo Sul, São Paulo Oeste, Eça de Queirós, o São Paulo, Guarulhos, o ABC - escolheram os homenageados que hoje aqui estão. Tivemos nossas personalidades educacionais - Professor Placucci, Professor Ormando - tivemos nossas personalidades empresariais - Dr. Manoel Botelho, nosso querido Angelo Salton - tivemos nossas personalidades culturais - nosso querido poeta Álvaro e nosso Rodrigo, que não pode estar presente - e escolhemos alguém que representa, e não só para nós, que o escolhemos, mas para toda essa cidade principalmente, alguém que representa os São Paulo nos seus 450 anos. Para fazer essa homenagem - ler o currículo do nosso homenageado - pediria que o nosso Vice-Presidente do Elos Norte, nosso companheiro elista Hélvio Bugano, pudesse usar a tribuna e falar um pouco a respeito do nosso homenageado. (Palmas.)

 

O SR. HÉLVIO BUGANO - Sra. Presidente desta solenidade, permita-me, companheira Rose, em que saúdo todos os demais homenageados e presentes. Sabe que é diferente eu sentar lá e passar para cá. Há um outro aspecto também: não sei por que o Angelo Salton foi falar a meu respeito. Será que era com receio de eu contar alguma coisa quando aluno - eu só poderia contar coisas boas. Coincidência. E agora, eu? Dois poetas, por fim. Coincidências há e essa foi uma delas. Mas, vejamos.

Em notável noite de 23 de maio de 1963, o paulistano desde 30 de setembro de 1926 entrou para a Academia Paulista de Letras saudado por Ibrahim Nobre. Refiro-me a quem Guilherme, na apresentação no livro “Antônio Triste”, 1947, saudou como o novo poeta mais significativo da cidade de São Paulo. Seu livro, “Antônio Triste”. “Antônio Triste” foi premiado em 1948 pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio Olavo Bilac. O novo poeta iniciou as atividades em 1945, no jornal “Correio Paulistano”. Lançou “Universidade na TV”, “Crônica da Cidade” no Canal 2, “Mappin Movietone” no canal 4.

Em 1945, no jornal “Correio Paulistano”, na rádio Gazeta, no programa “Hora do Livro” e “Gazeta é Notícia”. Em 1952, em “Relógio de Sol”, lança as primeiras cantigas musicadas por, entre outros, Dinorá Carvalho e Camargo Guarnieri. Recebe, em 1981, o troféu “Juca Pato”, da União Brasileira de Escritores e o título de “Príncipe dos Poetas Brasileiros”, em 1991, pela TV Manchete.

No seu livro “Armorial”, circulam-se em suas veias profundas vivências ancestrais onde o bandeirismo é projetado no reino mágico dos mitos. Por seus 50 anos de poesia, recebeu no Rio de Janeiro o prêmio “União Brasileira de Escritores”. Tenho a honra de referir-me ao ocupante da cadeira 35 da Academia Paulista de Letras, o decano Paulo Bonfim. (Palmas)

Esta é mais fácil, entregar o mimo desta reunião. Isto também continua sendo Elos. Agora, da Faculdade, nosso homenageado Armando, e a grande satisfação nossa, a nossa homenagem, de todo o coração, merecidamente, a você.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PAULO BONFIM - Ilustre Deputada e querida amiga Rosmary Corrêa, minhas senhoras e meus senhores, homenageados de hoje, quero ver se uso bem o minuto que me foi concedido pelo meu comendador, Manoel Correa Botelho, e a deixa de lirismo que me foi deixada aqui pelo grande poeta Alves de Faria, meu querido poeta, e lembrar aqui também, meu caro Álvaro, a ausência de um homenageado que me fala muito de perto ao coração, meu irmão em poesia Rodrigo Leal Rodrigues.

“E os Elos de uma corrente

Que nasceu em Portugal

E aportou em São Vicente,

São cantos de D. Dinis,

São pinheirais transformados

Em caravelas viageiras,

São ramalhos desgarrados

Fundando a saga paulista.

E os Elos de uma corrente

Feita de sangue e de alma

Unem margens do horizonte,

Criam cidades e impérios,

Povoam sertões distantes

Plantando a rosa dos ventos

Nos caminhos da distância.

Quantos povos, quantos sonhos

Irmanados num planalto,

Quanta saudade e esperança

A navegar decifrando

Os oceanos que falam

Nossa língua portuguesa,

Quantos Elos nos unindo

Na magia desta noite!

Quatrocentos e cinqüenta Elos

Prendem-me à terra ancestral,

Quatrocentos e cinqüenta Elos

Cantam seus cantos de amor

No coração do poeta

Que transfere esta homenagem

Ao coração de São Paulo!”

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Agradecemos muito ao nosso querido poeta Paulo Bonfim. Agradecemos por tudo isto, que vai com certeza ficar guardado nos Anais do nosso Elos Internacional. Muito obrigada.

Meus amigos, já caminhamos para o fim. Temos um coquetel logo em seguida. Já estamos caminhando para o fim, mas gostaríamos, neste momento, de passar a palavra ao nosso Governador do Distrito Elista II, José Augusto Silveira, para a sua mensagem.

 

O SR. JOSÉ AUGUSTO SILVEIRA - Companheira Rosmary, autoridades, Coral da Caasp, senhoras e senhores, e naturalmente, os companheiros elistas, depois de tudo isso vou ser o chato, infelizmente.

Ouvimos aqui falar de Rotary e os elogios que já fizeram ao Rotary. Temos também outras associações que não sabemos se são tão boas ou piores do que Rotary, Lions e outras tais. Só que somos do Elos, e o Elos, em princípio, é um movimento humanista que luta pela integração fraternal do ser humano, e uma entidade que visa difundir e defender a língua portuguesa, promovendo a integração dos países que a falam.

Na verdade, todas essas organizações e associações têm um ponto comum, que é a sua razão, e que muitas vezes nos fogem. Todas elas representam uma comunidade, talvez uma segunda comunidade, porque geralmente a primeira é aquela do nosso bairro, ou aquela que está próxima a nós.

Mas, vejam o que diz a Professora Dulce Critelli, colaboradora da "Folha de S.Paulo" e professora da PUC: “Temos acreditado que cada um é por si, e que cada qual cuida da sua própria vida. Que cada um vence sozinho e se desgraça sozinho. E não se deve interferir na vida dos outros. Ou, que ninguém tem nada a ver com isso. A vida moderna é a vida dos homens isolados uns dos outros, que vivem cada vez mais sós e agem solitariamente.

Nossa tendência é a de recusar o convívio numa comunidade, a proximidade com vizinhos, colegas de trabalho, familiares, porque vemos nesse convívio apenas o seu caráter negativo, o da intromissão. Esquecemos assim que uma comunidade também nos dá respaldo e proteção.

Recusando o convívio numa comunidade, ficamos sem ter a quem recorrer nas necessidades, com quem compartilhar e defender sonhos e princípios, com quem rir, nem com quem fazer acordos que nos garantam uma vida e um ambiente que nos satisfaçam, sem contar que é para uma comunidade que nossas histórias pessoais e nossas tradições fazem sentido, se conservam. Ela é a memória da nossa presença no mundo. Ela nos dá o valor e o significado de nossas ações, de nossos sentimentos e de nossos pensamentos.

Nem um ser humano pode se desenvolver e formar o seu caráter sem se mirar no exemplo daqueles com quem convive e sem receber deles críticas e elogios. Assim crescemos para o bem e para o mal.”

Fazendo um parêntesis, volto às associações. Naturalmente, nesse ponto de comunidade, todas são boas. Mas, como estamos no Elos, tenho que fazer uma promoção institucional e convidá-los para participar dessa nossa comunidade que é tão boa quanto as outras.

Para provar isto vou dizer a vocês o que é o elista que, embora os vôos de explicação do Elos, não chegaram no andar de baixo. Todo elista é nivelado por um mesmo conteúdo moral e por uma mesma dose de idealismo na luta pela congregação dos homens. Esse é o seu denominador comum, pouco importando as diversidades de sua cultura, cor, religião ou convicções. O culto ao lar, o respeito à família, a veneração à Pátria, o amor ao próximo, a dedicação ao trabalho, a honradez, a irrevogável idoneidade moral e a inconsútil determinação de fazer vingar os objetivos sociais, tais os pressupostos da sua vocação elista, que lhe cumpre procurar transferir às gerações mais moças, como reservas indispensáveis ao futuro do elismo e a sua sustentação na comunidade que o Elos simboliza.

Então, já fiz a propaganda do Elos. Aqueles que não conhecem bem, eu diria como o nosso filósofo popular Erasmo Carlos: “mutatis mutandis”, você tem de ter alguém para chamar de seu, nem que seja eu. Venham para o Elos. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Neste momento, eu passo a palavra a nossa Presidente de Elos Internacional, a companheira elista Maria Araújo.

 

A SRA. MARIA ARAÚJO - Na condição de Presidente do Elos Internacional da Comunidade Lusíada agradeço pelo espaço que me foi concedido, mas depois da belíssima explanação do companheiro vice-presidente, do companheiro governador e de todos que usaram esta tribuna, só me resta cumprimentar e agradecer ao ilustre Presidente desta egrégia Casa de Leis, nobre Deputado Sidney Beraldo e à nobre Deputada Rosmary Corrêa.

Faço um agradecimento especial ao companheiro elista Ramiro Cruz pela citação do nome da Presidente do Elos Internacional na sua intervenção. Agradecimentos a todos e boa-noite. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaríamos de fazer a entrega à nossa Presidente internacional de umas flores para homenageá-la pelo nosso Dia de Elos. A companheira Maria Araújo é a maior autoridade elista que temos aqui no Brasil, aliás, de todos os Elos internacionais. Mas, falamos aqui do nosso país, da nossa solenidade. A companheira Maria Araújo é a nossa principal autoridade elista. (Palmas.)

Eu chamaria agora o nosso Presidente da Academia Guarulhense de Letras, o nosso companheiro Ibrahim Khouri, para recitar um poema.

 

O SR. IBRAHIM KHOURI - Boa-noite, senhoras e senhores, eu represento a Academia Gurulhense de Letras e gostaria de dedicar o poema em primeiro lugar à Presidenta desta solenidade, a nobre Deputada Rosmary Corrêa, que deu origem a esta solenidade. Gostaria de homenagear modestamente com este poema os nobres poetas Paulo Bonfim, Álvaro Farias e demais pessoas que receberam esta honra.

O poema, de minha autoria, chama-se Reminiscências.

“Às vezes, quando paro fatigado, os pensamentos percorrem a distância e vão buscar lá na minha infância um fato triste ou engraçado. Ora uma cidade que aparece, outra mais outra que se segue, até chegar na estação que me aquece, a feliz e inesquecível Campo Alegre, onde o trem, onde o trem, embora dando gritos, talvez tenha brigado com a estação. Lenços sacudindo tão aflitos, tentando assim chamar a minha atenção, mas eu saio correndo pela areia sem imaginar sequer outra parada. Sou o centro, tudo me rodeia. A gabiroba, o araçá, o campo, a manada, mas hoje, hoje, a não ser lembranças caras. Meu Deus do céu, o que restou dos meus costumes, daquele menino feliz das noites claras, que corria atrás dos vaga-lumes?

Ah! Que saudades. Que saudades daqueles olhos de novidades. Do grito não preso na garganta, da felicidade em descobrir que pássaro canta defendido pela densa folhagem. Um cavalo era diferente de um potro. O meu cão, juro, era o mais forte. Uma árvore em gestação dava frutos e eu amanhecia com o canto do galo. Tudo, tudo tinha uma dimensão maior. Mas, era tudo tão de verdade, porque assim eram reconhecidos pelos meus olhos de novidade.

À noite, não havia só estrelas. Era festa, onde brilhavam os vaga-lumes. Havia o grito do trem na estação, ninguém sequer falava em contramão e a lei era o bom senso e o costume.

E a gente, a gente sempre fazia folia sem se importar com a surra. Havia o reino da fantasia para espantar o silêncio. Não se sentava à mesa vazia. Havia o brinde, oração, companhia. Eu, bobo, queria ter mais idade. Não imaginava que os anos cegariam os meus olhos de novidade.

Hoje, sou esse grande sem graça e não fosse o meu filho com suas travessuras, resgatando-me na meia idade aquilo que se foi e se perdeu. Meus olhos de novidade. Que saudade. Que saudade.

Hoje, quando os males da vida desfazem a vista bela e tornam a dor tão enorme, eu acordo essa criança que dorme e choro junto com ela. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Muito obrigada. Um fechamento de noite maravilhoso.

Pediria ao nosso companheiro Antônio, do Elos Sul, que pudesse, da tribuna, por favor, fazer a leitura do credo elista. Pediria a todos que se posicionassem em pé.

 

O SR. ANTÔNIO RODRIGUES FERREIRA - “Creio na fraternidade humana, a qual deveremos estar em eterna vigília. Creio em Deus, luz soberana. Creio na Pátria e na família, na honradez do trabalho e no bem social, no culto à língua mater e à história. Creio na glória do grande ideal lusíada, no bem-estar da cultura, da fé e da harmonia. Que Deus nos faça instrumento de Sua paz.”

Credo elista, autoria de Correia Júnior. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Companheiros - todos aqui somos companheiros - estamos terminando, mas queria dizer brevemente duas palavras.

Quem costuma freqüentar a Assembléia Legislativa notou que nós não utilizamos as poltronas laterais onde normalmente deixamos para as autoridades. Mas nós não as utilizamos por um motivo muito justo. Quem fica sentado aqui, não enxerga nada daí. E quem está aí, não vê ninguém aqui. Então optamos, desta vez, por inclusive querer dar aos nossos homenageados, as nossas autoridades, a visibilidade que elas com certeza merecem.

Quero agradecer, de todo coração, ao coral da Caasp, ao nosso querido Maestro Renato Teixeira, agradecer a todos os meus companheiros dos clubes que aqui estão: o Rui, do ABC; a Ana, de Guarulhos; o Antonio, do Sul; o Ramiro, do Elos Oeste; o Cordeiro, do São Paulo. Enfim, temos aqui o vice-Presidente de Santos, da célula mater.

Queremos agradecer a presença da nossa companheira elista Maria Araújo, nossa Presidente internacional, e ao nosso Hamilton Lopes, nosso Vice-presidente internacional.

Queremos agradecer a presença do nosso Governador Silveira. Queremos agradecer a presença do nosso Cônsul Julio e pedir a ele, por favor, que leve para Montevidéu uma celulazinha do nosso Elos e que no ano que vem, quando comemorarmos aqui mais uma sessão solene do Dia de Elos, eu possa tê-lo aqui dizendo que nós temos um Elos em Montevidéu, Uruguai. É o pedido que queremos deixar para o nosso querido Cônsul.

Queremos agradecer e parabenizar, mais uma vez, o nosso querido Armando Colacioppo, nossa personalidade educacional da Faculdade Mozarteum; Dr. Manoel Botello, nossa personalidade empresarial; Angelo Salton, amigo de longa data, seis anos que parecem 60.

Paulo Bonfim, não precisamos dizer do nosso agradecimento. Queremos agradecer ao nosso poeta Alves Faria, dizer da satisfação que tivemos em tê-lo aqui, em homenageá-lo. Enfim, agradecer a todos que aqui estão. Muito obrigada.

Que no ano que vem estejamos novamente juntos para preservar a nossa língua portuguesa e fazer essa integração tão importante dos nossos usos, dos nossos costumes, da nossa língua. Que Deus nos abençoe, nos dê uma boa noite.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 23 horas e 04 minutos.

 

* * *