1

 

19 DE AGOSTO DE 2005

037ª SESSÃO SOLENE EM ABERTURA DO 19º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS MUÇULMANOS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE SOB O TEMA “O PROFETA JESUS NO ISLÔ

 

Presidência: SAID MOURAD

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 19/08/2005 - Sessão 37ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: SAID MOURAD

ABERTURA DO 19º CONGRESSO INTERNACIONAL DOS MUÇULMANOS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE SOB O TEMA "O PROFETA JESUS NO ISLÃ"

 

001 - SAID MOURAD

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que a presente sessão foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de realizar a abertura do 19º Congresso Internacional dos Muçulmanos da América Latina e Caribe, sob o tema: 'O Profeta Jesus no Islã'. Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro. Anuncia a leitura do Alcorão.

 

002 - AHMAD HUSSEIN HAMOUD

Presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil, afirma que não há divergência entre nenhum livro sagrado que Deus enviou à humanidade e rechaça as acusações de atos de violência ao Islã, por infundadas.

 

003 - KHALIL EL MAISS

Mufti do Vale do Bekaa, no Líbano, sustenta que a má compreensão dos textos sagrados e das religiões é culpa dos homens, que as deturpam, e que o Alcorão homenageia a Virgem Maria e Jesus.

 

004 - Presidente SAID MOURAD

Anuncia a apresentação de grupo teatral.

 

005 - JAMIL MURAD

Deputado Federal, ressalta que a religião muçulmana inspira coragem e determinação, exemplificando com os casos da resistência no Iraque e na Palestina.

 

006 - Presidente SAID MOURAD

Anuncia apresentação dos alunos da Escola Islâmica Brasileira e do Instituto de Memorização do Alcorão Sagrado.

 

007 - MARIAM AHMAD SAIFI

Diretora do Instituto do Alcorão Sagrado Aicha Mãe dos Crentes, fala sobre o tema que será desenvolvido no Congresso, "Jesus no Islã".

 

008 - ABDELFATAR AL BEZEM

Mufti de Damasco, na Síria, expressa sua alegria em saber que os brasileiros são solidários à causa árabe, à causa palestina.

 

009 - ALI DIAB

Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República Árabe da Síria, parabeniza os organizadores do encontro. Fala da relação do Presidente Lula com o mundo árabe, sobre o papel do islamismo e não aceita que muitos queiram fazer daqueles que defendem a sua pátria terroristas.

 

010 - ALI ABDUNE

Presidente da Assembléia Mundial Islâmica da América Latina, recorda que é dever dos muçulmanos divulgar os pilares de sua fé. Ressalta a importância do tema "Jesus no Islã".

 

011 - ISSA ABOU CHARARA

Representante da delegação da Bolívia, faz discurso em língua estrangeira.

 

012 - NASSER TWIN

Representante do Ministro de Assuntos Religiosos da Arábia Saudita, diz que os muçulmanos crêem em todos os profetas e nas escrituras e acreditam que todas as escrituras foram dadas para orientar e educar a humanidade.

 

013 - MOUMTEZ ORRA

Lê mensagem enviada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, saudando todos os participantes, declarando-se favorável  à causa palestina e contra todas as formas de discriminação.

 

014 - MAHSIN AL HASSANI

Supervisor dos Xeques do Brasil e Diretor do Congresso, faz discurso em língua estrangeira.

 

015 - AHMAD ALI SAIFI

Presidente do Centro de Divulgação do Islã na América Latina e Caribe, pede que o mundo árabe apóie o Brasil na ONU. Discorre sobre o tema do congresso, "Jesus no Islã". Presta homenagem póstuma ao Rei Fahd Bin Abdul Aziz Al-Saud, da Arábia Saudita.

 

016 - Presidente SAID MOURAD

Convida todos para uma palestra na Sociedade Beneficente Muçulmana, dia 20/08, às 20 horas. Destaca a importância do tema do congresso. Assevera que os muçulmanos propugnam pela paz. Elogia o Presidente Lula e o Governador Alckmin pelas posições arabistas e pacifistas. Cumprimenta os congressistas em nome do Governador. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a ata anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Agradecemos a presença das entidades. Algumas delas se postaram nas primeiras filas em razão da apresentação de um grupo teatral.

Passamos a nomear as autoridades presentes: Sr. Ali Diab, Embaixador Extraordinário e plenipotenciário da República Árabe da Síria; Xeque Khalil El Maiss, Mufti do Vale do Bekaa, Líbano; Sr. Abdelfatar Al Bezem, Mufti de Damasco, na Síria; Sr. Ahmad Ali Saifi, Presidente do Centro de Divulgação do Islã da América Latina e Caribe; Sr. Nasser Twin, representando o Ministro de Assuntos Religiosos da Arábia Saudita; Juiz da Lei Islâmica Abdulrahman Charkie, da região do Vale do Bekaa; Xeque Mohsim Al Hosaim, Diretor do Congresso; Sra. Mariam Ahmad Saifi, Diretora do Instituto do Alcorão Sagrado Aicha Mãe dos Crentes; Sr. Ahmad Hamoud, representando a Comunidade Chadlita de São Paulo; Sr. Ali El-Khatib, Superintendente do Instituto Jerusalém do Brasil; Sr. Isa Amer Quevedo, Diretor Administrativo do Centro Islâmico Boliviano; Xeque Abdula Buanamade, líder religioso da Mesquita Bilal Al Habachi; Sr. Ghasi Deeb, Cônsul da Síria; Sr. Rasheed Shamdeen, Diretor do Centro Cultural Árabe-Sírio no Brasil; Sr. Mohamad Al Kaddah, Diretor-adjunto do Centro Cultural Árabe-Sírio no Brasil; Sr. Nazih Said Saadi, Presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo; Dr. Hussam Al-Dean Farfour, vice-Presidente da Al Fath Islamic Association; Xeque Hussein Shaban Wandan, da Mesquita de Santos; Sr. Mohamad Abdouni Neto, representando o Cônsul da Jordânia em São Paulo; Xeque Mahsin B. M. Al Hassani, Supervisor dos Xeques do Brasil e Diretor do Congresso; Sr. Ahmad Hussein Hamoud, Presidente da Confraria Chadilia Yachrutia do Brasil; Sr. Eduardo Daher, representando o Dr. Nelson de Abreu Pinto, Presidente da Confederação Nacional do Turismo.

Sejam todos muito bem-vindos.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de realizar a abertura do 19º Congresso Internacional dos Muçulmanos da América Latina e Caribe, sob o tema: ‘O Profeta Jesus no Islã’.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 1º Tenente Músico PM Elias Batista do Nascimento.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Ouviremos agora a leitura do Alcorão, pelo estudante Ahmad Nasser.

 

* * *

 

-         É feita a leitura do Alcorão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Tenho a honra de convidar, para fazer uso da palavra, o Sr. Ahmad Hamoud, da Sociedade Chadilia de São Paulo.

 

O SR. AHMAD HUSSEIN HAMOUD - Em nome de Deus, clemente e misericordioso, louvado seja Deus, Senhor do Universo! Que a paz de Deus esteja com todos os mensageiros de Deus!

Saúdo os senhores presentes, suas eminências xeques em nome do Islã. Eu poderia falar em árabe, mas fiz questão de falar em português em homenagem a este grande país que é o Brasil, que nos acolheu, abriu o seu coração e os seus braços, dando oportunidade a todos para exercerem o seu trabalho, a sua religião, sem preconceito de credo e de raça. A este país, a gratidão de todos os árabes que aqui estão no Brasil.

Na verdade, não há divergência entre nenhum livro sagrado que Deus enviou à humanidade. Todos os livros sagrados indicam o caminho de Deus. Também não há divergência entre os mensageiros de Deus. Todos eles vieram para indicar o caminho que levará a Deus e à felicidade dos povos e nações. A divergência está entre os seres humanos e na pregação desses livros.

O Islã é a religião da paz, da misericórdia, da fraternidade. Todos os atos de violência de acusação ao Islã são infundados. Essas acusações nós rechaçamos, rejeitamos.

Era o que desejava dizer a vocês. Desculpem-me pelo tropeço. Peço a Deus que tenhamos êxito neste encontro; que nos voltemos, de perto ou de longe, para a paz do mundo e para a paz do Brasil! (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - É com grata satisfação que recebemos a presença do nobre Deputado Jamil Murad, a quem convido para fazer parte da Mesa. Anunciamos também a presença do Professor Ismail Hatia, Presidente do Centro Islâmico de Campinas.

Esta Presidência concede a palavra ao Xeque Khalil El Maiss, Mufti do Vale do Bekaa, no Líbano.

 

O SR. KHALIL EL MAISS - Discurso pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Teremos agora a tradução feita pelo nosso irmão Moumtez Orra.

 

O SR. MOUMTEZ ORRA - Primeiramente ele agradece a Deus Todo-Poderoso. Ele diz que gostaria de falar na língua-mãe do país, mas vai falar em árabe e homenagear o Presidente Lula em árabe e agradecê-lhe. Ele diz ainda que este é um país de todos e que recebe a todos.

Viemos aqui para falar sobre as palavras de Deus. Vejam que as palavras de Deus se encontram quando vemos a água que não penetra na terra. A culpa não é da água, mas da terra que não é boa. Da mesma forma, quando falamos das religiões, das escrituras. Elas não são as culpadas. Culpados são os homens que as deturpam. A culpa, com certeza, não é das escrituras, mas sim dos homens. Quando o Alcorão sagrado fala da Virgem Maria e do profeta Jesus - que a paz de Deus esteja com ele, fala de uma forma a homenageá-los. Da mesma forma que homenageamos Jesus, o Brasil homenageia Jesus e nós homenageamos  Jesus e o Brasil.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Tenho a satisfação de chamar agora o Grupo Teatral Palestino Al Intifada.

 

* * *

 

-         É feita a apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Muito obrigado ao Grupo Teatral Palestino Al Intifada.

Quero registrar a presença do Xeque Ali Abdouni, Presidente da Assembléia Mundial da Juventude Islâmica; do Xeque Jihad Hassan Hammadeh, vice-Presidente da Associação Mundial da Juventude Islâmica da América latina; do Sr. Saner Farhoud, Presidente do Clube Marjayoun do Brasil; Sr. Eduardo Felício Elias, Presidente da Federação das Entidades Árabe-Brasileiras do Estado de São Paulo; Sr. Ahmad Saad, Presidente da Sociedade Beneficente Mulçumana de Mogi das Cruzes; Prof. Ismail Hatia, Presidente do Centro Islâmico de Campinas; Sr. Jamal Abdouni, Presidente da Mesquita “Abu Baker El Sadik”, em São Bernardo do Campo. Se houver mais alguma autoridade que não tenha sido anunciada, por favor, entre em contato com o Cerimonial da Casa.

E agora, com grata satisfação, convido o meu amigo Deputado Jamil Murad.

 

O SR. JAMIL MURAD - Boa-noite. Gostaria de cumprimentar o Deputado Said Mourad, que preside esta importantíssima sessão de abertura do 19º Congresso Mulçumano da América Latina, cumprimentar o Saifi, o inspirador dessa organização, as autoridades mulçumanas, autoridades nacionais e as internacionais que nos visitam hoje. Cumprimentar também o Embaixador Torale, que veio prestigiar esta importante sessão.

Hoje esse congresso está marcado por uma importante vitória, porque a religião mulçumana é uma filosofia, um pensamento que inspira multidões a buscar o caminho da paz, do progresso, da cooperação, da convivência, mas que tem coragem, determinação para não deixar seres humanos virarem escravos e ficarem sem a sua pátria, sua casa.

Quando se examina essa extraordinária resistência do povo iraquiano, está lá a religião mulçumana como um esteio da resistência. (Palmas.) Quando se examina a resistência e a luta do povo palestino e essa importante vitória parcial - e as imagens que vemos na televisão mostram isso, e outros como nós conhecem diretamente a situação - não dá para colocarmos como um fato menor.

A desocupação de Gaza, no meu entendimento, é um fato marcante, muito importante da resistência palestina e com a inspiração mulçumana. E neste momento, neste congresso, nesta abertura estive pensando em como ligar a abertura deste congresso com a luta pela paz e pela justiça.

Queria então neste momento, Said, fazer uma homenagem ao líder religioso, Ahmed Yassin (Palmas), covardemente assassinado. Mas sua lição, suas idéias, sua coragem na defesa de seu povo inspiraram essa primeira vitória com a desocupação de Gaza. (Palmas.) E em abril de 2004, quando estivemos lá, fizemos questão de ir ao seu túmulo prestar uma homenagem a ele. (Palmas.) Estou repetindo essa homenagem aqui na abertura do 19º Congresso Mulçumano mostrando que essa religião inspira coragem, luta e o caminho da liberdade e da paz não só para os árabes como para a Humanidade.

Parabéns! Bom congresso e boa estada para aqueles que nos visitam! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Assistiremos agora a apresentação dos alunos da Escola Islâmica Brasileira.

 

* * *

 

-         É feita a apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

CONVIDADO - Em nome de Deus, o clemente, o misericordioso, boa-noite. Presentes autoridades religiosas, políticas e representantes de entidades, a Escola Islâmica Brasileira foi fundada há 40 anos, pertencente à Sociedade Beneficente Mulçumana de São Paulo, que retomou o controle da escola há exatos oito anos, objetivando a qualidade do ensino religioso e língua árabe.

Acreditamos que a educação é a melhor forma de propagar a fé, fé essa que atinge o coração de cada ser humano, permitindo que aja dentro dos parâmetros da religião, perpetuando assim a nossa tradição e cultura.

Hoje, é consenso mundial, o melhor investimento é a educação. É nela que está a solução de todos os problemas. Prova disso é a relação que existe entre as nações mais adiantadas e a educação de seus povos.

Portanto, nós da Escola Islâmica Brasileira temos uma grande e responsável missão: fazer dela a escola de excelência que nossa comunidade merece, lembrando que nossa escola é a única que funciona da educação infantil ao ensino médio, tendo o árabe e a religião em sua grade curricular, que vem a cada dia reconhecidamente aumentando sua qualidade em todos os níveis.

Não mediremos esforços e investimentos para fazer da Escola Islâmica a melhor escola de referência da comunidade árabe, para que nossos filhos continuem contribuindo para a evolução da Humanidade, da mesma forma que nossos antepassados.

Em seguida, apresentaremos um breve documentário sobre a escola. Obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Agradecemos a apresentação da Escola Islâmica Brasileira. Agora vamos assistir à apresentação dos alunos do Instituto de Memorização do Alcorão Sagrado.

 

A SRA. MARIAM AHMAD SAIFI - Sr. Presidente da Mesa, autoridades presentes, autoridades religiosas, senhores convidados, começo minha palavra com o versículo do Alcorão, versículo 13, da surata os aposentos: “A humanos, em verdade, nós os criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado dentre vós ante Deus é o mais temente; sabei que Deus é sapientíssimo e está bem inteirado.” Aqui estamos todos nós cumprindo a ordem de Deus, nos conhecendo e principalmente nos respeitando. E, se Deus quiser, abrindo as portas para uma sociedade mais democrática e tolerante.

Vamos desenvolver nesse congresso o tema “Jesus no Islã”. Jesus, que a paz de Deus esteja com ele, é parte da nossa crença. Acreditamos que trouxe o Evangelho e que ordenou que adorássemos a Deus como todos os mensageiros. Através do anjo Gabriel foi revelado a Maria que ela teria um filho e que para Deus isso seria muito fácil, pois Deus diz seja e é.

Em seus ensinamentos, o mensageiro Jesus - que a paz de Deus esteja com ele - deixou bem claro que o mundo é passageiro, que todos morreremos e que o ser humano não deve se esquecer nunca disso.

A história do seu companheiro que comeu o terceiro pão e, mesmo depois de vários milagres, só revelou que havia comido depois que o mensageiro disse a ele que a terceira pedra de ouro seria daquele que havia comido o terceiro pão. O companheiro empolgado logo assumiu que havia comido. O mensageiro partiu deixando-o com o ouro. Quando voltava, o mensageiro Jesus encontrou-o com quatro homens mortos perto do seu ouro e disse: esse é o mundo. O mundo fica e as pessoas se vão.

Deus diz, em nome de Deus clemente e misericordioso, pela era, que o homem está na perdição. Salvo os fiéis que praticam o bem e se aconselham na verdade e se recomendam uns aos outros a paciência e a perseverança. Rogo a Deus que todos recebam a recompensa e que esse Congresso gere muitos frutos.

Peço que as alunas de memorização Aicha Mãe dos Crentes comecem sua apresentação.

 

* * *

 

-         É feita a apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. MARIAM AHMAD SAIFI - Em nome de Deus clemente e misericordioso. Regressou a seu povo levando o filho nos braços e lhe disseram: “Oh, Maria, eis que fizeste algo extraordinário. Oh, irmão de Arahão, teu pai jamais foi um homem do mal, nem tua mãe uma adúltera.

Então ela lhes indicou que interrogassem o menino. Disseram: como falaremos a uma criança que ainda está no berço? Ele lhes disse: sou o servo de Deus, o qual me concedeu o livro e me designou profeta, fez-me abençoado onde quer que esteja e me encomendou a oração e a paga dos acatas enquanto eu viver. Fez-me piedoso para com minha mãe, não permitindo que eu seja arrogante ou rebelde. A paz está comigo desde o dia em que nasci, estará comigo no dia em que eu morrer, bem como no dia em que for ressuscitado. Deus diz a verdade.

Em nome de Deus, o clemente e misericordioso. Os crentes, os judeus, os cristãos e os sabeus, enfim, todo os que crêem em Deus e no dia do juízo final e que praticam o bem receberão a recompensa de seu Senhor, e não serão presos do seu temor, e não se atribularão. Deus diz a verdade.

 

* * *

 

- A partir deste momento o discurso é pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Muito obrigado pela excelente apresentação. Agradeço também ao Serviço de Som da Assembléia Legislativa pelo trabalho.

Registro, com muita satisfação, a presença do Vereador de Poá, Mohama Harati; Sr. Mauma Ali Nunraire, Presidente da Mesquita Bilal Al Habachi; Sr. Mohmad Bacha, Presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de Santo Amaro; Sr. Abdul Naser, Presidente da Sociedade Beneficente do Brás; Dr. Zuheir Ghoneim, Secretário-Geral dos Escoteiros Muçulmanos; Dr. Anwar Hajaj, Presidente da Faculdade Americana Aberta; e do Sr. Ibrahim Ahmad Hammoud, do Cebrapaz - Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos em Luta pela Paz.

Aproveito para comunicar a Campanha Bush na Cadeia, pela condenação de George W. Bush na ONU por crimes de guerra e tortura, a ser realizado pelo Cebrapaz no dia 23 de agosto, às 19 horas, no auditório do Sindicato dos Engenheiros, Rua Genebra, no bairro Bela Vista.

É com satisfação que convidamos para fazer uso da palavra o Mufti Abdelfatar Al Bezem, de Damasco, na Síria.

 

O SR. MUFTI ABDELFATAR AL BEZEM - Discurso pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

O SR. MOUMTEZ ORRA - Vamos traduzir e resumir o que foi falado. Em primeiro lugar ele agradece a Deus. Depois diz que fica encantado com este encontro sobre as escrituras divinas e seus mensageiros. É a terceira vez que ele vem ao Brasil. Ele visitou várias instituições e escolas e ficou feliz ao saber que os filhos dos muçulmanos estão tendo a oportunidade de aprender sobre sua religião.

Saibam que nós todos somos filhos de Adão, e Adão é de barro. Aqui na Terra, meus irmãos, somos sucessores de Deus Todo-Poderoso. Diz Deus Todo-Poderoso que não há distinção entre um profeta e outro.

Ficamos felizes de saber que os brasileiros são solidários à causa árabe, à causa palestina. Isso muito nos orgulha. O Presidente da República também é solidário a essa causa. Queremos agradecer ao governo e ao povo maravilhoso que nos recebeu de braços abertos.

Pedimos a paz e um mundo melhor. Rogo a Deus que abençoe este encontro. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Convidamos para fazer uso da palavra o Dr. Ali Diab, Embaixador da República Árabe da Síria.

 

O SR. ALI DIAB - Discurso pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

O SR. MESTRE - DE - CERIMÔNIAS - O Senhor Embaixador, nas suas palavras, parabeniza os organizadores deste encontro e agradece principalmente ao Sr. Ahmad Ali Saifi e a todos que participaram.

E ficou feliz com a visita do Presidente da República, quando ele foi para os países árabes e houve a proposta desse encontro dos líderes árabes com os líderes da América Latina. Desse encontro saíram vários pontos importantes para a melhoria desse intercâmbio e a melhoria do mundo.

Esse encontro foi feito para se falar de uma melhora e de algo bom para todos. E sobre esse encontro, ele ficou feliz de convidar os líderes religiosos da Síria para falar sobre o Islã e defendê-lo e saber que o islamismo veio na realidade para se juntar, para completar as outras religiões.

Meus irmãos, ele ainda fala e muito bem colocado que muitos querem fazer daqueles que defendem a sua pátria terroristas, e isso nós não podemos aceitar. Que Deus abençoe a todos e que a paz seja o nosso lema.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Esta Presidência agradece e registra a presença do Sheik Taleb Jomha, Imam da Mesquita de Foz do Iguaçu. E convidamos agora para fazer uso da palavra o Xeque Ali Abdune, Presidente da Assembléia Mundial da Juventude Islâmica da América Latina.

 

O SR. ALI ABDUNE - Discurso pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

O SR. MOUMTEZ ORRA - Em nome de Deus, o clemente e misericordioso, que a paz e a bênção de Deus estejam sobre todos os profetas e mensageiros, desde Adão, Noé, Abraão, Moisés, Jesus, e por fim o profeta Mohamad, que a paz dele esteja com todos eles.

Em primeiro lugar queria agradecer a Deus por ter nos dado esta oportunidade de estarmos aqui reunidos por motivo especial de divulgarmos a palavra de Deus, que fala sobre um dos grandes profetas, Jesus, do ponto de vista islâmico, e agradecer ao Centro Islâmico pela organização desse grande evento, a todos os convidados religiosos, convidados políticos, ao Presidente da Mesa, aos irmãos e irmãs.

Devemos saber que nós aqui no Brasil, que vivemos nesta terra, é um dever nosso como muçulmanos divulgar o que nós temos de mais importante da nossa religião, a nossa crença. Todos sabemos que temos os seis pilares da fé: a crença em Deus único, nos mensageiros, nos anjos, nos livros sagrados, no Dia do Juízo Final, na predestinação. São esses pontos principais que todo muçulmano e não-muçulmano devem saber, o que esses pontos representam para nós muçulmanos e representam para o mundo inteiro.

Por isso que é de extrema importância esse grande tema “Jesus no Islã”, para sabermos que Jesus foi citado no Alcorão Sagrado mais de 30 vezes. A Virgem Maria também foi citada mais ou menos nessa quantidade no Alcorão Sagrado, onde na história da Virgem Maria, dos pais da Virgem Maria, do profeta Jesus todos eles foram citados em grandes suratas do Alcorão Sagrado e que deveremos, através desse tema, saber que o Islã é a religião que prega sempre a paz, prega a justiça, prega a igualdade, prega todos os preceitos que o ser humano deve aprender e conhecer para conseguir viver nessa vida de forma justa, de forma igual entre os seres humanos.

Queria agradecer mais uma vez aos organizadores e a todos os participantes. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - É com grata satisfação que esta presidência concede a palavra ao Sr. Issa Abou Charara, representante da delegação da Bolívia.

 

O SR. ISSA ABOU CHARARA - Discurso pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Esta Presidência convida para fazer uso da palavra o Sr. Nasser Twim, representante do Ministro de Assuntos Religiosos da Arábia Saudita.

 

O SR. NASSER TWIM - Discurso pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

CONVIDADO - O Dr. Nasser colocou muito bem quando ele disse “Vou falar em inglês”, porque isso caracteriza realmente um congresso internacional. Foi falado em português, em árabe, em espanhol e, agora, em inglês. Ele congratula a todos e diz que nós, no Islã, cremos em todos os profetas e nas escrituras. Nós não negamos nenhuma escritura. Acreditamos que todas as escrituras foram para orientar e educar a humanidade. Nós temos certeza de que a única religião é a religião da submissão a Deus, a religião do Islã. Todas as outras chamam para a obediência, para a adoração a Deus e não associam ninguém a Deus.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Quero convidar o nosso irmão Moumtez Orra, que sempre tem colaborado conosco, a ler o pronunciamento enviado pelo Presidente da República, o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva.

 

O SR. MOUMTEZ ORRA - Palavras do Presidente, Sr. Lula:

“Prezado amigo Ahmad Ali Saifi, senhores participantes do Congresso Islâmico vindos de várias partes do mundo, da América Latina e países do Caribe, saúdo a todos por ocasião deste evento e com esta recepção calorosa na Casa dos representantes do nosso povo confirmando a cooperação e amizade que mantemos com a minoria árabe-muçulmana.

Acreditamos que as Nações Unidas devam continuar, como já vem sendo feito, trabalhando para que todas as nações tenham o seu território livre e soberano. E esse pensamento aplica-se, é claro, igualmente ao povo palestino, cuja luta meu partido e eu vimos apoiando há muitos anos. (Palmas.)

Por fim, desejo que os debates desse conclave resultem em ações de pessoas, organizações e governos contra as diferentes formas de discriminação ostensiva ou velada, pois todos os homens e mulheres são iguais no mundo, diferente do que alguns querem pregar.

Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil.” (Palmas.)

 

* * *

 

- A partir deste momento o discurso é pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Tem a palavra o Sr. Mahsin Al Hassani, Diretor do 19º Congresso.

 

O SR. MAHSIN AL HASSANI - Discurso pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Tem a palavra Sr. Ahmad Ali Saifi, Presidente do Centro de Divulgação do Islã na América Latina e Caribe.

 

O SR. AHMAD ALI SAIFI - Fiquei emocionado com as palavras do Embaixador da Síria sobre a questão do Brasil: “Sou brasileiro, sou naturalizado brasileiro, quero batalhar para melhorar a vida do brasileiro, para resolver o problema do Brasil: financeiro, segurança, desemprego, questões em geral.”

Eu quero que o embaixador leve uma mensagem para o Conselho de Embaixadores Árabe e Islâmico em Brasília. Ele declarou que a Síria está apoiando o Brasil na ONU. Que leve a nossa mensagem e o desejo da comunidade árabe de que esse desejo do Embaixador do governo da Síria seja do mundo árabe, do mundo islâmico apoiando o Brasil, para que tenha o seu lugar na ONU, para que tenha mais laços de amizade, de comércio, de cooperação entre os países.

Queremos, brasileiros, de religião muçulmana, de origem árabe, que o mundo árabe apóie o Brasil, da mesma forma que o Brasil vem fazendo, apoiando a questão árabe.

 

* * *

 

- A partir deste momento o discurso é pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

* * *

 

O assunto é tema do nosso Congresso “Jesus no Islã”. É mentiroso aquele que fala que somos anticristo. Somos amadores de Cristo. Anticristo é aquele que não tem a fé; anticristo é aquele que não segue o caminho de Deus; anticristo é aquele que não respeita Cristo. Somos amadores de Cristo e qualquer um de nós deixa de ser muçulmano se não tem amor por Nosso Senhor Jesus Cristo.

O nosso tema, para esclarecer aos nossos filhos e à sociedade brasileira, é que somos amadores do Nosso Senhor Jesus Cristo. Esse tema foi sugerido pelo Deputado Said Mourad. Por quê? Porque ele sentiu, na Assembléia Legislativa, que alguém quer saber a posição dos muçulmanos em relação ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

* * *

 

- A partir deste momento o discurso é pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

* * *

 

Quero deixar uma mensagem. Soubemos do falecimento do mandatário da Arábia Saudita, Rei Fahd Bin Abdul Aziz Al-Saud.

 

* * *

 

- A partir deste momento o discurso é pronunciado em língua estrangeira, sem tradução simultânea.

 

* * *

 

 (Palmas.)

 

o Sr. Presidente - Said Mourad - PFL - Antes de encerrarmos, quero fazer um comunicado e, logo em seguida, o meu pronunciamento.

A Sociedade Beneficente Muçulmana de São Paulo convida todos a participarem, em sua sede social, amanhã, às 20 horas, de uma palestra sobre o tema “A visão do Islã em relação ao retorno de Jesus”. Será proferida pelo Xeque Ali M. Abdoune e estarão presentes os muftis do Líbano e de Damasco.

Em nome de Deus, clemente e misericordioso. Está escrito no Alcorão: “Dize, cremos em Deus, no que nos foi revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos e no que, de seu Senhor, foi concedido a Moisés, a Jesus e aos outros profetas.”

Não fazemos distinção alguma entre eles porque somos, para Ele, muçulmanos. Só para lembrar, muçulmano é todo aquele que é submisso à vontade de Deus, desde Adão, o primeiro muçulmano do mundo.

Sr. Ahmad Ali Saif, quero parabenizá-lo por este evento e por todo esse trabalho que V. Exa. tem feito em prol da Sociedade Beneficente Muçulmana, de toda a sociedade árabe e da paz no mundo. Em nome de V. Exa., quero cumprimentar todos os integrantes desta Mesa, as autoridades presentes aqui já citadas, minhas irmãs e meus irmãos.

É com muita honra que, mais uma vez, presido a abertura do Congresso Internacional dos Muçulmanos da América Latina e Caribe, organizada pelo irmão Ahmad Ali Saif.

O tema do congresso, “O Profeta Jesus”, é pertinente e muito importante para divulgar a crença islâmica em Jesus e desfazer vários preconceitos a que somos submetidos.

Como todo muçulmano sabe, um terço do Alcorão sagrado trata da Virgem Maria e do Profeta Jesus. Vou ler agora alguns trechos do Alcorão sagrado, da Palavra de Deus:

“Em nome de Deus, clemente e misericordioso. Recorda-te quando os anjos disseram: Oh, Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou e te preferiu a todas as mulheres da humanidade. Oh, Maria, consagra-te ao Senhor, prostra-te e genuflecte, com os genuflexos.

 Esses são alguns relatos do incognoscível que te revelamos, oh, Mensageiro! Tu estavas presente com os judeus quando, com setas, tiravam a sorte para decidir quem se encarregaria de Maria. Tampouco estavas presente quando rivalizavam entre si.

E quando os anjos disseram: Oh, Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias Jesus. Filho de Maria, nobre neste mundo e no outro e que se contará entre os diletos de Deus. Falará aos homens ainda no berço, bem como na maturidade e se contará entre os vitoriosos.

Perguntou: Oh, Senhor meu, como poderei ter um filho se mortal algum jamais me tocou? Disse-lhe o anjo: Assim será. Deus cria o que deseja posto que, quando decreta algo, diz ‘Seja’, e é. Ele lhe ensinará o Livro, a sabedoria, a Torá e o Evangelho.

E ele será o Mensageiro para os israelitas e lhes dirá: Apresento-vos o sinal do Vosso Senhor. Plasmarei de barro a figura de um pássaro, à qual darei vida, e a figura será um pássaro, com o beneplácito de Deus. Curarei o cego de nascença e o leproso, ressuscitarei os mortos, com a anuência de Deus, e vos revelarei: o que consumis e o que entesourais em vossas casas, nisso, há um sinal para vós se sois fiéis.

Vim para confirmar-vos a Torá, que vos chegou antes de mim, e para libertar-vos de algo que vos está vedado. Vim com o sinal de Vosso Senhor. Temeis a Deus, pois, e obedecei-me. Sabei que Deus é Vosso Senhor. Adorai-o, pois, essa é a senda reta.”

Essas são as palavras de Deus no nosso Alcorão sagrado.

Sabemos, irmãos, amigos, senhoras e senhores, da determinação de potências ocidentais para incriminar os muçulmanos perante a opinião pública. Mas posso afirmar, com toda a tranqüilidade, que essa política está completamente errada e equivocada.

Eu, enquanto nesta Casa estiver, ou até mesmo fora dela, se houver apenas uma voz defendendo a justiça e a paz dos muçulmanos, podem ter a certeza de que esta palavra será a minha. Faço isso com prazer e não só como obrigação. (Palmas.)

Os muçulmanos sempre viveram pela paz e em função dela, mesmo porque a palavra Islã significa, literalmente, paz.

Quero aqui reconhecer o trabalho do maior Presidente arabista que tivemos, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quero, também, reconhecer o trabalho do nosso Governador Geraldo Alckmin, que também é um arabista e, além de tudo, os dois são pacifistas. Arabista é aquele que luta pela causa árabe e pacifista é aquele que luta pela justiça, que reconhece a causa árabe como justa, que prega a paz no mundo inteiro.

Aproveito para anunciar que, no próximo dia sete de setembro, o nosso Governador estará em Beirute, no Líbano, comemorando a independência do Brasil.

Para concluir, quero cumprimentar todos os congressistas do XIX Congresso Internacional dos Muçulmanos da América Latina e Caribe, em nome do Governador Geraldo Alckmin.

Sejam bem-vindos ao Estado de São Paulo e à Assembléia Legislativa! Os paulistas sentem-se orgulhosos com a presença de vocês em nosso território. Parabéns a todos os participantes! Desejo êxito nos trabalhos e peço a Deus que nos ilumine para que o caminho de Jesus, que é tema deste congresso, e Mohammad, como mensageiro do Islã, seja o nosso caminho.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e aos funcionários que colaboraram para o sucesso desta sessão e convida todos para um coquetel que será realizado no Hall Monumental.

Muito obrigado, de coração, a todos! (Palmas.) Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 49 minutos.

 

* * *