http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

11 DE JUNHO DE 2012

037ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO dO “DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia a autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão solene deverá ser transmitida pela TV Alesp em data oportuna. Cita a presença do Técnico do Palmeiras nesta Sessão e enaltece sua importância no esporte nacional. Lembra que os senhores Luiz Vidal e Mauro Marques foram responsáveis pela presença do homenageado. Tece comentários sobre a vida e carreira do Técnico, no Brasil e no exterior. Faz a entrega de placa em homenagem ao Senhor Luiz Felipe Scolari, Técnico do Palmeiras.

 

002 - LUIZ FELIPE SCOLARI

Técnico do Palmeiras, agradece a homenagem. Discorre sobre sua vida em Portugal quando técnico da Seleção deste País. Cita sua ligação profissional e afetiva com a comunidade portuguesa.

 

003 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, agradece ao Deputado Fernando Capez pela convocação dessa Sessão. Destaca a importância da comunidade portuguesa no Brasil. Elogia o Técnico Luiz Felipe Scolari e lembra momentos de sua carreira. Comenta sobre a difícil situação econômica de alguns países da Comunidade Europeia. Enaltece a grandeza da Nação Portuguesa e parabeniza a comunidade.

 

004 - ANTÔNIO DE ALMEIDA E SILVA

Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, saúda o Deputado Fernando Capez pela iniciativa desta Sessão e a todos os presentes. Agradece a homenagem recebida pela Comunidade Portuguesa nesta Casa. Destaca o orgulho nacional dos portugueses e a confiança no futuro deste País.

 

005 - PAULO LOPES LOURENÇO

Cônsul Geral de Portugal, agradece a todos os presentes pela homenagem. Comenta a respeito da importância das comunidades portuguesas no exterior e destaca a que reside no Brasil. Pede estreitamento dos laços entre Brasil e Portugal.

 

006 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia a entrega de diplomas aos homenageados.

 

007 - CARLOS PÁSCOA

Deputado da Assembleia da República de Portugal, lembra que seu mandato no Parlamento Português representa as comunidades que vivem no exterior. Relata diversos eventos da comunidade portuguesa no Brasil e clama pela união dos portugueses que residem no País. Comenta acerca da história de 850 anos de Portugal como país independente. Destaca o espírito empreendedor do imigrante português. Agradece a todos pela presença e pela homenagem.

 

008 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia apresentação musical do Trio Ricardo Araújo, com Saulo Rodrigues, Renato Araújo e Ricardo Araújo.

 

009 - CÉLIA LEÃO

Deputada Estadual, parabeniza ao Deputado Fernando Capez pela convocação desta homenagem. Lembra que a maior parte dos brasileiros tem ascendência portuguesa. Destaca a importância de Portugal para a formação da Brasil.

 

010 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Lembra o dia 10 de junho de 1580, marcado pelo falecimento de Luís Vaz de Camões. Destaca a importância da figura do escritor para a Língua Portuguesa e declama texto deste poeta. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior. E chama para compor a Mesa principal dos trabalhos as seguintes autoridades aqui presentes: Dr. Antonio de Almeida e Silva, o incansável Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo; (Palmas.) o Exmo. Sr. Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Dr. Paulo Lopes Lourenço; (Palmas.) chamamos também o meu colega deputado a Assembleia da República de Portugal e que muito nos prestigia com a sua presença esta noite, deputado Carlos Páscoa; (Palmas.) e chamo também o nosso representante no Congresso Nacional, querido e estimado Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.)

Peço que também venham à tribuna ao lado, integrando a Mesa principal dos trabalhos, o Exmo. Desembargador Dr. Jeferson Moreira de Carvalho, neste ato representando o desembargador Armando Sergio Prado de Toledo, diretor da Escola Paulista de Magistratura; muito prestigiado este evento pelas mais altas autoridades deste Estado, Exma. Dra. Vera Lúcia Gonçalves Barbosa, procuradora assistente da Subprocuradoria Geral do Estado, representando o procurador Geral Elival da Silva Ramos; (Palmas.) o Exmo. Procurador de justiça do Ministério Público de São Paulo, meu colega de concurso, Dr. Ivan Francisco Pereira Agostinho, neste ato representando nosso também colega procurador de justiça, Dr. Saulo de Castro Abreu Filho, secretário Estadual de Logística e Transporte. (Palmas.) Portanto, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria do Estado de Transportes. Sr. David Augusto da Fonte, Presidente do Partido PSD de Portugal junto a São Paulo; Sr. José Manuel Bettencourt, Presidente da Casa da Ilha da Madeira, seja bem vindo; Sr. Paulo Augusto de Freitas, Presidente da Casa de Portugal do Grande ABC; Sr. Marcelo Stori Guerra, Presidente da Casa dos Açores de São Paulo; Sr. Paulo Machado, diretor de Turismo de Portugal; Sr. Alcides Felix Terrível, Presidente do Centro Trasmontano, bem vindo, Sr. Alcides; Sr. Alcino Loureiro, Presidente da Comunidade Gebelinense, estivemos lá, muito bonito o local; Sr. Urbino Abílio Amaro, representando a nossa querida Associação Portuguesa de Desportos; (Palmas.) querida Tereza, obrigada pelo livro da biografia do Enéas, grande craque da Portuguesa, ainda hoje na Rádio Tupi programa do José Nello Marques, às 18hs, dizia: Enéas foi melhor que Neymar; Sr. Antero José Pereira, da Sindipan; querido Armando Torrão, da Portugal em Foco; Sr. Odair e Sra. Vanessa Sene, do Mundo Português; Sra. Renata Afonso, da Revista Naus's; Sr. Martins Araújo, da Rádio 9 de Julho; Sr. Antonio Rodrigues Ferreira, Presidente da Elos Clube de SP Sul; Sr. Eduardo Cavalcanti, diretor de marketing social da Empresa JEMP, filho do Zé da Jemp; Sr. Ildefonso Garcia, Presidente do Centro Cultural 25 de Abril; Sr. Ramiro Alves da Rocha Cruz, vice-Presidente Internacional do Elos Clube; Sr. Marcelo Rocco, governador do Elos Clube; capitão Antonio Carlos Luz Magalhães, representando o coronel José Luis Navarro, Chefe da Assessoria Policial Militar; Sra. Vera Lucia Joany Greghi, representando o nosso estimadíssimo e querido Vereador Toninho Paiva; Sr. Udine Verardi, representando o meu querido amigo, Deputado Antonio Salim Curiati, deputado decacampeão, 10 mandatos.

Ao decorrer da sessão nós iremos nominamos outras autoridades aqui presentes. Lembra-me aqui oportunamente o Deputado Arnaldo Faria de Sá, o meu querido amigo Fernando Ramalho da Provedoria, do Hospital Beneficência Portuguesa, muito obrigado, Sr. Fernando, pelo seu honroso comparecimento. E ao decorrer da sessão nós vamos nominando mais e mais pessoas que prestigiaram esta sessão tão tocante e tão importante.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas Senhoras e meus Senhores. Esta não é uma sessão comum, está é uma sessão solene. Sendo uma sessão solene, ela se reveste de rígida forma sacramental. Nos termos do Regimento Interno desta que é a maior Assembleia Legislativa do país, só pode ser convocada se houver uma prévia autorização desta Casa Legislativa. E não pode ser convocada para qualquer finalidade. Há uma rígida tramitação para que seja aprovada a convocação de uma sessão solene. Só pode ser feito pedido por parte dos deputados desta Casa, e tem que ser aprovada pelo Colégio, que congrega todas as lideranças dos partidos representados nesta Casa de Leis. É por isso que ela se realiza neste plenário, que é o Plenário Juscelino Kubitscheck, o plenário principal desta Casa. Nestas cadeiras em que os Srs. e Sras. estão sentados, sentam-se os deputados para aprovarem as leis que vão regrar a vida no Estado de São Paulo. Foram nessas cadeiras que se votou a Constituição do Estado de São Paulo, em 1989.

Portanto, é motivo de grande alegria e orgulho para todos nós, e se permitem em especial este deputado que realiza esta sessão pelo sexto ano consecutivo. No primeiro ano que foi deputado, em 2007, até agora, tem sido este deputado o autor destas sessões, sempre com o honroso comparecimento do seu colega Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, para comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas.

Convido neste instante a todos os presentes para, de pé, ouvirmos os Hinos Nacionais de Portugal e do Brasil.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional de Portugal.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Gostaria de agradecer ao subtenente da Polícia Militar, Emerson Pereira, e a 1ª Seção da Banda da Polícia Militar, por mais uma vez ter comparecido a esta Casa, prestigiado as nossas sessões solenes, tenho absoluta certeza que a instituição de V.Sas. é muito admirada por esta Casa, e ela é gigantesca. Porque não somos alguns, somos muitos, aqueles que têm a farda e aqueles que lutam por vocês. Parabéns pelo trabalho diuturno dessa instituição à Polícia Militar.

Comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será também transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 17 de junho, às 21 horas, NET canal 13, quem tem a TVA canal 66, TV Digital canal 185, e TV Digital Aberta canal 61.2. A uma audiência de 250 mil telespectadores por minuto, uma audiência bastante elevada. Tenho certeza que muitas pessoas estarão assistindo esta sessão solene.

Também anúncio a presença do Dr. Ruy Brito Nogueira Cabral de Morais, diretor da OAB, representando neste ato o nosso querido Presidente Luiz Flávio Borges D´Urso. Querido Antonio Joaquim Freixo, do Banco Banif, está aqui também nos honrando sempre com a sua presença.

Eu peço neste momento, ele está nos fazendo, foi uma especial deferência à Comunidade Luso-Brasileira, e uma especial deferência a esta Casa Legislativa, trata-se de uma importante personalidade do mundo desportivo que tem muita ligação, e que talvez seja um dos exemplos mais candentes deste elo cultural, histórico, afetivo, legal que nos une Brasil e Portugal. Nós contamos muito com a colaboração de dois amigos para que esta presença pudesse se tornar realidade. Eu vou pedir para que venha aqui o Sr. Luiz Antonio Martinez Vidal, que foi fundamental nesta possibilidade de trazermos aqui esse grande representante do esporte nacional, e também Sr. Mauro Marques, que foi fundamental para que esta pessoa pudesse aqui se fazer presente.

Quem é? Nós vamos chamá-lo daqui a pouco, é o nosso querido e estimado Luiz Felipe Scolari, que foi técnico de futebol da Seleção Brasileira, Campeão Mundial na Copa do Mundo de 2002, e técnico da Seleção Portuguesa na Copa do Mundo de 2006, quando a esquadra lusitana se colocou entre as quatro maiores seleções do planeta. Mais conhecido como Felipão no Brasil, e como Scolari em Portugal, internacionalmente como Big Fhil. Oriundo de Passo Fundo e nascido em nove de novembro de 1948, ele ainda é novo, posso falar. É um ex-futebolista que atuava como zagueiro, zagueiro não chegava a ser propriamente um craque, e treinador. Talvez um dos maiores treinadores da história do futebol brasileiro. Certamente entre os três maiores de todos os tempos.

Treinou os seguintes times: CSA, Grêmio, Júbilo Iwata, Qadsia, Criciúma. Quando treinando Criciúma, sagrou-se Campeão da Copa do Brasil e ali já mostrava todo o seu talento. Cruzeiro, Bunyodkor, Chelsea, além da Seleção Brasileira e Portuguesa. Como eu disse, Campeão do Mundo em 2002 na Copa do Japão e Coréia do Sul, melhor treinador da América do Sul 1999, 2002. Melhor treinador do mundo 2002.

Eu peço que o Sr. Eduardo Cavalcanti, juntamente com o Sr. Mauro Marques e o Vidal, conduzam até aqui esta ilustre figure que eu conheci como promotor de justiça no combate a violência das torcidas organizadas, e conheci um homem de caráter, um homem franco, um grande desportista, um grande ser humano, um grande homem. Uma salva de palmas ao Sr. Luiz Felipe Scolari, que nos honra nesta sessão solene. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

“A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por iniciativa do Deputado Estadual Fernando Capez e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, em sessão solene para prestar homenagem ao dia 10 de junho Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, outorga o título de Patrono da Comunidade Luso-Brasileira ao excelentíssimo Sr. Luiz Felipe Scolari, pela inestimável contribuição na difusão dos valores históricos desportivos e culturais que unem Brasil e Portugal”.

Felipão, a nossa eterna gratidão, e eu peço a você que neste momento profira algumas palavras na tribuna que, por destinação constitucional, só pode ser usada por deputados, mas que nesta sessão se curva aos seus homenageados e aguarda algumas palavras de V.Exa. Big Phil, Luiz Felipe Scolari. (Palmas.)

 

O SR. LUIZ FELIPE SCOLARI - Boa noite a todos, a partir de agora sou deputado também, fui eleito aqui.

Em primeiro lugar, muito obrigado pelo convite, pelo título, pelos momentos em que novamente vivenciei o meu tempo de Portugal. Foram quase seis anos, e a minha vida passou a ter um sentido muito maior por ter vivido em Portugal, por ter construído lá e por ter deixado ou recebido de Portugal muita coisa. Lá tenho um filho casado com uma portuguesa, então deixei uma parte minha e recebi uma parte portuguesa.

Vivenciar novamente o Hino de Portugal juntamente com o Hino do Brasil era aquilo que muitas vezes eu vivia em Portugal, quando estive com a Seleção Portuguesa, duas vezes vivenciando no mesmo momento contra a Seleção Brasileira. Mas em todos os momentos vivenciando Portugal. Poucos na vida têm a oportunidade de viver e poder ter no coração dois países, e eu tenho os dois países no meu coração e pude cantar o Hino Português como cantei e canto o Hino Brasileiro por ser brasileiro.

Portanto, vocês, portugueses, principalmente as comunidades, estão me dando aqui alegria muito maior do que eu tenho vivido, principalmente nesses últimos dois anos que eu estou apanhando todo dia no Palmeiras. Fazer o que, são coisas da vida. Quando o Deputado Fernando Capez leu aquela série de títulos, eu pedi ao Edu que estava ao meu lado: tomara que ele não leia mais nada depois de 2010, que não tem nada para ler. Mas são coisas que um técnico de futebol enfrenta.

E eu queria então deixar aqui marcado este dia e este momento histórico, que para mim é importante, porque me fez lembrar seis anos da minha vida que eu lá estive e que foram espetaculares. Quando o pessoal da Ilha da Madeira, pessoal dos Açores que eu vi, que tem representantes aqui e depois o meu cantinho que eu vivi em Portugal, ali em Cascais, espetacular. Só espero e quero, através das imagens e da gravação, que eu possa mandar novamente para Portugal esse momento histórico para que meu filho e sua esposa assistam.

E mais uma coisa, se me permite. Hoje conversando com o pessoal de Portugal a respeito dos jogos que estão sendo realizados na Euro, voltamos a falar da Seleção Portuguesa e sobre uma determinada situação que foi interessante em Portugal, e foi vivida por todos os portugueses, que foi aquele Euro 2004 com a colocação das bandeiras. Hoje eles me perguntaram novamente se eu estava com a minha bandeira aqui colocada no Brasil, e eu disse que não, e depois fiquei até chateado e sentido, porque eu poderia ter lembrado que no Euro de 2004 foi àquela fantástica situação e que mesmo eu estando no Brasil ou não estando participando do Euro, deveria lembrar, e achei que tinha feito uma coisa que não deveria. Pedi a minha esposa que nós colocássemos a nossa pequena bandeira portuguesa para nos lembrar do nosso tempo de Portugal. (Palmas.) Foi hoje antes de viver a sessão. Então se nós tivéssemos lembrados, todos nós aqui, que somos portugueses, deveríamos ter colocado aqui em São Paulo muitas bandeiras, não da Portuguesa, mas de Portugal; emtão teríamos uma situação maravilhosa na cidade.

Já falei demais. Agradeço, muito obrigado. Quero convidar vocês todos para que visitem Portugal, porque vocês vão ter uma casa lá também. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Querido Luiz Felipe Scolari, ainda vi o Presidente da Portuguesa de Desportos, à época o Sr. Amilcar Casado, nós fomos até o Sul. Fui convidado pela diretoria da Portuguesa para acompanhar naquela final do Campeonato Brasileiro que você estava como treinador do Grêmio, e o Ailton acertou aquele chute, nunca mais ele acerta outro igual, nós voltamos meio assim. Acho que o Amilcar Casado não quis te dar um abraço, mas venha até aqui e seja um desportista, por favor, Sr. Amilcar Casado. Suba até aqui para dar um abraço no nosso querido Luiz Felipe Scolari. (Palmas.)

Nosso treinador, Luiz Felipe Scolari, por compromissos esportivos contratuais que ele tem, terá que se ausentar neste momento. Mas foi um momento muito bonito e esse encontro do Amilcar Casado também foi algo que nos tocou na época, mas lembramos com muito carinho, com muita emoção, porque aquele foi um dos maiores times da história da Portuguesa, e foi por um pequeno detalhe, mas a Portuguesa está registrada na história como nossa querida Vice-Campeã Brasileira de 1996.

Por falar nisso, um ex-Presidente da Portuguesa, também meu amigo, grande amigo meu, Sr. Joaquim Justos do Santos, que nos honra mais uma vez com a sua presença.

Passo a palavra neste momento ao nosso querido amigo, Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, para suas palavras.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - PTB - Sr. Presidente, Deputado Fernando Capez; cumprimentar o Almeidinha, Presidente do Conselho das Comunidades Portuguesa; nosso cônsul Paulo Lourenço; cumprimentar todas as comunidades aqui representadas e já citadas pelo Cerimonial, através do Deputado Fernando Capez.

É, sem dúvida nenhuma, importante que na Assembleia, pela sétima vez, que somos convocados pelo Deputado Fernando Capez, estamos celebrando neste momento o Dia de Camões, Dia de Portugal, e Dia das Comunidades. Sem dúvida nenhuma extremamente importante, e ontem já tivemos a oportunidade de estar no Clube Português fazendo essa comemoração, mas com o maior simbolismo hoje aqui na Assembleia Legislativa. E sem dúvida nenhuma, é extremamente importante depois de termos feito homenagem ao Felipão, que teve a oportunidade ímpar de, à frente da Seleção Portuguesa, conseguir êxitos memoráveis. Lembrar inclusive do vídeo que assistimos na Portuguesa, logo depois da EuroCopa, mostrando o envolvimento de todo povo português com aquela participação brilhante de Portugal; e logicamente no último jogo talvez não tenhamos tido o detalhe, como lembrou o Deputado Fernando Capez, mas Portugal naquele momento da Euro Copa de 2004, chegou ao momento importante, e depois na Copa do Mundo que Portugal chegou entre os quatro finalistas na última Copa, mostrando a importância de Portugal para o futebol e, sem dúvida nenhuma, o trabalho do Felipão à frente da Seleção Portuguesa.

Neste momento que nós sabemos que toda comunidade econômica europeia passa por sérias dificuldades econômicas, já vimos o que aconteceu com vários países europeus, e Portugal infelizmente está nesse mesmo contexto. Mas temos certeza que Portugal que, outrora um país com a importância para a descoberta das Índias, descoberta das Américas, do nosso querido Brasil, sem dúvida nenhuma, como diria Camões, está na época de se autodescobrir. E certamente Portugal fará isso com a nossa ajuda, com a nossa participação e colaboração. Extremamente importante, porque temos certeza que Portugal, que já deu tanto para este mundo, precisa neste momento, e nos outros aqui no Brasil, podemos representar essa mesma importância e esse mesmo valor para a nossa queria pátria mãe.

Tenho certeza, Deputado Fernando Capez, que esta homenagem, neste momento, que fazemos a Portugal, Camões e as Comunidades, é extremamente importante. E só a presença de tantas entidades da Comunidade Portuguesa aqui neste momento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo mostra que esta bandeira e a nossa bandeira certamente estarão tremulando por muito e muito tempo em todas as comunidades.

Parabéns, Portugal. Parabéns, Camões. Parabéns, Comunidades. Um abraço a você, Deputado Fernando Capez. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Obrigado, Deputado Arnaldo Faria de Sá.

Anunciamos também a presença do Grupo Folclórico Casa de Portugal de São Paulo, do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello, do Rancho Folclórico dos Veteranos de São Paulo, o Rancho Folclórico Etnográfico da Região Autônoma da Madeira, e o Grupo Folclórico da Associação Portuguesa de Desportos, que logo mais se apresentarão.

Tenho a honra, neste instante, de passar a palavra ao nosso eminente Dr. Antonio de Almeida e Silva, Presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo.

 

O SR. ANTONIO DE ALMEIDA E SILVA - Caríssimo Deputado Estadual Dr. Fernando Capez, querido amigo; Dr. Paulo Lopes Lourenço, digníssimo cônsul Geral em São Paulo, que assumiu as suas honrosas funções faz bem pouco tempo, mas que já está integrado à nossa comunidade; Sr. Carlos Páscoa, digníssimo deputado da Assembleia da República em Portugal; Dr. Arnaldo Faria de Sá, digníssimo deputado federal, nosso deputado no parlamento em Brasília; Srs. dirigentes associativos, os homenageados, queridos homenageados desta noite, eu aproveito para explicar que todos os homenageados têm algum vínculo com a nossa comunidade, seja através das Associações, seja através da nossa ação organizada, foram escolhidos pelas Associações pelo que representam, pelo que significam no âmbito de nossa comunidade. Daqui a pouco eles receberão a nossa homenagem; senhores integrantes dos grupos folclóricos, abnegados grupos folclóricos, integrantes da impressa luso-brasileira, Senhoras e Senhores.

Falo em nome do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo. Falo em nome dos portugueses e luso-brasileiros que vivem nessa parte do Brasil, onde estão total e perfeitamente integrados a esta sociedade acolhedora e generosa, a qual estaremos sempre agradecidos. E nesse sentido, as primeiras palavras só podem ser de gratidão a esta Casa Legislativa, aos seus ilustres integrantes e muito em especial ao Deputado Dr. Fernando Capez, querido amigo que, desde 2007, realiza a nossa sessão solene. É parte integrante desta comunidade sem dúvida alguma. Pela iniciativa desta sessão solene hoje na qual comemoramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, data máxima e magna do nosso país e do nosso povo.

Querido amigo Fernando Capez, pode ter certeza que a nossa comunidade está sensível e reconhecida com o seu carinho, com a sua amizade e cumplicidade, sempre visíveis e presentes com a nossa ação, com os nossos anseios e com os nossos sonhos coletivos. Obrigado por esta comemoração, que nos envaidece e emociona. Não se trata, como você disse pouco, de uma comemoração de rotina, porque acima de tudo é um dia de festa, de alegria renovada, em que portugueses onde estão se situam com inteira consciência em nosso espaço cultural imaginário no mundo da cultura lusíada, e manifestamos a nossa solidariedade profunda, e a nossa inquebrantável vontade, não apenas de continuar Portugal, mas de construir o futuro que todos ansiamos. Um futuro amigos, que se corporise num Portugal cada vez mais moderno, capaz de corresponder cabalmente às legítimas aspirações de todos os portugueses que vivem e trabalham no velho retângulo europeu e em suas ilhas, como dos que vivem e trabalham fora das nossas fronteiras.

Estamos aqui, amigos, reunidos para ressaltar a magnitude do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Conscientes da nossa dificuldade imensa em poder enfocar devidamente a memória do herói Luiz Vaz de Camões, que melhor resume e significa as aspirações da raça, o ímpeto do nosso sangue. É que a permanente na atualidade dos Os Lusíadas, não provem da sua beleza épica e lírica, mas da sua força nacionalizadora e da presciência agudíssima das qualidades e do destino do povo português. Ao ligarmos Camões ao Dia de Portugal, implicitamente estamos a cantar a epopeia dos nossos maiores e afirmar que tal como Os Lusíadas, transcende as gerações; também a pátria para nós, transcende a própria eternidade. Realmente continua viva e eficaz a figura símbolo de Camões, como ponto de união de todos os portugueses. Todos os portugueses, repito, de ontem, de hoje e de sempre. Camões não é apenas o maior, mas também o mais moço dos poetas portugueses, porque é a mais viva encarnação do espírito português, não só nas suas obras, mas também no seu pensamento e na vida que o animam.

Sem dúvida, é certo, amigos, que Camões representa como tipo humano o português de todos os tempos. Basicamente, o dia 10 de junho é o Dia Nacional, o qual o papel do homem lusíada é colocado em relevo, servindo para estabelecer uma corrente de amor e fé entre milhões de portugueses, que um dia, pelos mais diversos motivos, tiveram que deixar o seu país, ligados e irmanados na saudade de seus pagos, de sua gente e de seus cantares. Em Os Lusíadas, a presença real de uma história de que fizemos parte elevada ao plano de liberdade de emoção estética não é, nem pode ser só um motivo de culto passadista por legítimo que pudesse ser, mas o passado que nos orgulha vai sempre referendar o nosso presente e o nosso futuro e as nossas coordenadas de ação.

Uma dessas coordenadas e talvez a mais significativa, é a dimensão dada à sociedade portuguesa por existência de tantas comunidades lusíadas nos mais diversos pontos do mundo. Comunidades que Camões não podia prever na sua forma atual, mas cujo nascimento e razões de ser espelham-se em Os Lusíadas. De fato, somos uma pátria de comunidades, e como tal constituímos um povo único. Vou repetir, um povo único, com dimensão especial que extravasa os limites territoriais, outorgando a Portugal essa condição singular. Quando eu digo um povo único, é aquela parcela que vive nas nossas fronteiras e as comunidades espalhadas pelo mundo que representam uma parte bem sociável efetivamente.

Os milhões de cidadãos portugueses espalhados pelo mundo e suas comunidades constituem, portanto, um elemento estrutural da nação portuguesa. E é através dessas comunidades que se confirma a vocação universalista e humanista de Portugal. Um conceito que faz parte da moral, dos homens que foram expoentes e referências das diversas gerações, e, por consequência, os reais construtores de comunidades em todo mundo conscientes de que o desbravamento dos mares que sempre representara a bravura e determinação de um povo vencedor. Mares, que com os nossos heróis, encurtaram separações e baniram desconhecimentos, ajudando a realizar o mundo moderno. Este povo não morreu, há outros, pelo contrário, sobrevive nos quatro cantos da terra e num território que é seu. Não hiberna na moldura da saudade, sonhando sonhos velhos, é um povo atual, vivo e ainda o mesmo povo, com capacidade de aventuras e de pragmático trabalho no cotidiano, com a memória de antigas amizades e a facilidade de reatá-las.

A própria linguagem, gostamos dela em nós e nos outros. O nosso passado, a nossa história, são nossos, e são dos outros que conosco viveram. Mas a história não é unicamente feita de fatos passados, não. E temos a consciência de que é, sobretudo, um grande desafio aceitar-se para construir futuros comuns, sobretudo, em alguns países de acolhimento, como o Brasil, com quem mantemos inegável identidade histórica e cultural, que projetou com méritos a nossa Comunidade Luso-Brasileira que guarda na sua base tantos e ricos valores morais que jamais poderão ser olvidados.

Luiz Vaz de Camões imortalizou o pioneirismo português ao cantar em verso a saga da nação europeia que deu mundos ao mundo. Na sua magistral epopeia poética, inspirada pela, então em voga, visão heróica e predestinada do pequeno país do extremo ocidental da Europa, o poeta foi visionário e desenho a originalidade do que hoje chamamos o nascimento da globalização. É isso mesmo, nascimento da globalização. Um termo na época desconhecido, nem sequer sonhado. Na memória popular perdura essa imagem criada por Camões, que nos remete intuitivamente a uma idéia de pioneirismo mundial. Esse ativo histórico atravessa, ainda hoje, diversas gerações de portugueses, que sentem orgulho daquele período excepcional da história portuguesa.

Por isto, amigos, este é o dia adequado para reafirmar que temos orgulho da nossa história e das nossas origens. Confiando no presente e no futuro do nosso país, reafirmar que neste generoso país de acolhimento, que é o Brasil, vamos continuar a trabalhar e sonhar nesse desafio permanente, que sempre acompanhou a nossa comunidade nesse amoldar aos povos que a receberam com fé e grandeza. Os povos com vocação de grandeza nunca desperdiçam os impulsos que lhes vem da alma. Esta comunidade, caro Capez, tem a vocação, tem os impulsos e tem a alma. É tempo de arrancar para o Quinto Império de Vieira. Naus a ver. Sonhos a recriar, na santa loucura de fazer. Viva, Portugal! Viva o Brasil! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito bem, belas palavras.

Anunciamos também a presença do Sr. José Pinho, Presidente do Arouca Clube São Paulo, aonde eu costumeiramente vou almoçar; Sr. João Botelho, diretor da Caixa Geral de Depósito; Sra. Fátima Macedo, da Rádio Capital e Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello; Sr. Adalberto Vieira, Presidente da União dos Panificadores de Santos; Sr. José Duarte, do Centro Cultural Português de Santos; Sr. Reinaldo Gomes, Presidente da Casa de Portugal de Praia Grande, gentilmente cumprimentei antes do início desta sessão.

Neste momento, passo a palavra ao Dr. Paulo Lopes Lourenço, Cônsul Geral de Portugal no Brasil. Na sequência, faremos a entrega dos certificados aos homenageados nesta importante data.

 

O SR. PAULO LOPES LOURENÇO - Muito boa noite a todos. A minha palavra vai para o Sr. Deputado Fernando Capez, agradecer pela iniciativa que tem tido ao longo dos últimos anos, de convocar e manter esta importante sessão no Dia de Portugal. Pra mim é particularmente gratificante pouco tempo depois de ter assumido funções e estar aqui presente e comparecer nesta sessão.

Também uma palavra especial para o Sr. Deputado Carlos Páscoa, que nos brinda com a sua presença; para o Sr. Deputado Arnaldo Faria de Sá; e também para o Dr. Antonio de Almeida e Silva, que aproveito aqui especialmente para saudar a todos os distintos associativos da comunidade portuguesa.

Serei muito, muito breve, apenas dizer que nunca foi tão importante como hoje o papel das comunidades portuguesas no exterior. Meço bem as minhas palavras, nunca foi tão importante como hoje. As comunidades portuguesas no exterior, a força que elas têm depende da força do seu país, e a força do seu país, Portugal, depende da força das comunidades portuguesas no exterior, particularmente as comunidades portuguesas no Brasil e, dentro dessas, as de São Paulo. Aquilo que a comunidade portuguesa que aqui está e que vai ela própria movendo em resultados de diferentes gerações portuguesas que vão chegando, esta comunidade é uma comunidade que sempre foi atuante e que pode ser mais interventiva. E cujo papel no momento que Portugal hoje vive, pode ser um papel de ligação, de revitalização das relações entre os dois países.

Queria pedir por isto, como já tem vindo a fazer desde que aqui cheguei, fazer este apelo muito pessoal, mas também muito sentido a todos os portugueses que estão cá, que estão aqui no Brasil, é importante esta aliança Luso-Brasileira que foi tão emblematicamente lembrada através da distinção do nosso querido Luiz Felipe Scolari, que é bem o símbolo dessa aliança Luso-Brasileira.

Peço a todos, convoco a todos, faço este apelo a todos, para que possamos tornar o Dia de Camões um dia de permanente reinvenção das nossas relações com o Brasil. A comunidade portuguesa em São Paulo, em particular, e a comunidade portuguesa em geral no Brasil, pode ter um papel decisivo nesta nova fase de vida que vivemos entre Brasil e Portugal. Peço que esta audiência não seja apenas uma audiência que lembra o passado, da mesma forma que a figura de Camões não deve ser apenas uma lembrança daquilo que nós fomos no passado, mas que ela possa ser um estímulo para um envolvimento mais presente neste país. Por alguma razão, nós comemoramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas porque só como um todo nós fazemos sentido e só todos juntos é que podemos tornar este dia um dia especial para todos.

Por isso, queria agradecer mais uma vez esta oportunidade que me deram, e dizer Viva Portugal, Viva o Brasil. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Muito obrigado, Sr. Cônsul, pelas palavras e pelo comparecimento.

Neste momento, antecedendo a apresentação tão aguardada dos Grupos e Ranchos Folclóricos, do Trio, do famoso Trio Ricardo Araujo, que é internacionalmente conhecido e que hoje nos faz uma distinção com a sua presença, nós agradecemos. Abrilhantarão realmente em demasia esta sessão solene, e tenham da nossa parte eterna gratidão.

Na sequência, chamaremos os homenageados para entrega dos certificados. Chamo aqui nosso querido, e peço à nossa assessoria que nos ajude com a entrega dos certificados, nosso querido Edu Guedes, que integra a equipe do Hoje em Dia da Rede Record, fez parte do Programa Tudo a Ver. (Palmas.) É um administrador de empresas, mas como chefe de cozinha recebeu reconhecimento internacional. Que honra a sua presença aqui, Edu Guedes. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora o nosso querido português da Freguesia de Vermoil, Sr. Adelino da Ponte, que honra sua presença aqui. Conselheiro da Ciesp, Presidente da Casa de Portugal de Campinas. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora o Sr. Alberto de Pinho, que faz parte da Sociedade Beneficência Portuguesa de Santos, para receber também, uma honra muito grande tê-lo aqui. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sr. Albino Ferreira, muitos anos Presidente da Casa de Portugal de Praia Grande. Que alegria tê-lo aqui. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sr. Agostinho do Nascimento Machado, muito dedicado, sempre se aperfeiçoando em tocar o Folclore de Portugal. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora o Sr. Aristides Fiamozzini Filho, também ilustre diretor jurídico da Casa de Portugal de São Paulo. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora o Sr. Fernando Miguel Gonçalves dos Santos, diretor da Casa da Ilha da Madeira, natural de Funchal. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora o Sr. Guilherme dos Santos Moraes, fundador da Comunidade Gebelinense de São Paulo. Meus parabéns. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos também o Sr. Júlio César Dinis, diretor do Sindipan e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos agora a Sra. Lilian Magalhães Fudoli. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos também o Sr. Lincoln Secco, que publicou a Revolução dos Cravos, primeira obra acadêmica no Brasil, que conta a história do movimento popular tão conhecido em Portugal. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Queria também chamar aqui a Sra. Maria Irene Álvares Spindola, que trabalha na Casa de Portugal do Grande ABC, junto ao Departamento Feminino e faz parte do Corpo de Voluntários da Sociedade Portuguesa de Beneficência de São Caetano do Sul. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agora vou chamar uma grande amiga, uma pessoa de muita credibilidade, que sempre me apoiou não só nos tempos de Ministério Público, mas já como deputado, permitindo e franqueando espaço em todos os microfones e programas pelos quais, com tanta capacidade e elegância, apresentou.

Nascida em Capinzal, é apresentadora e jornalista, se apaixonou pela rádio ainda menina. Sua trajetória na área da comunicação teve início na cidade de Cascavel, na Rádio Independente. Em 1982 foi contratada como repórter de TV e depois pela CNT, 97, voltou para a TV Itarobá, onde apresentava um programa matutino. Durante uma visita do empresário Beto Carreiro fez os primeiros contatos e foi contratada pela Rede Bandeirantes, onde apresentou o Dia-a-Dia e o Programa Olga Bongiovani, vocês já sabem de quem eu estou falando. Em 2004 foi contratada pela Rede TV, onde apresentou o programa matutino Bom Dia Mulher até 2009. No dia oito de setembro estréia o seu novo programa na TV Aparecida, o Programa Olga Bongiovani. A partir de 12 de julho de 2010, a apresentadora foi contratada pela TV Gazeta para substituir a antiga apresentadora do Programa Manhã Gazeta. A partir de maio de 2012, foi contratada pela Click TV e apresenta o Programa de Variedades Casa da Olga. Querida jornalista, apresentadora Olga Bongiovani, uma honra. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Chamamos também o querido advogado, Dr. Ricardo Ferreira Pinto, Presidente do Conselho Deliberativo do querido Arouca São Paulo Clube. (Palmas.) Representado pelo pai, nosso sempre Presidente Artur.

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agora para conduzir até aqui o Sr. Rolando Maria da Luz, que tem dupla nacionalidade, foi procurador de justiça, representante do Ministério Público, chamo meu colega Ivan Pereira Agostinho, que está na Secretaria Estadual de Transportes e veio aqui nos trazer o seu prestígio também. Por favor, Ivan, conduza o nosso colega, Rolando Maria da Luz, aqui para sua homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Por fim, chamamos aqui aquele que foi o orador no dia 22 de abril, falando em nome da comunidade brasileira e da comunidade portuguesa. Dia 22 de abril, Antero, que eu não quero mais comemorar sem que haja uma ampla e justa divulgação, e em reunião da Frente Parlamentar pela Defesa e Divulgação das Tradições Luso-Brasileiras, nós elegemos que esse será o nosso principal objetivo, criar uma semana de celebração e comemoração desta data. Uma data que coincide com o final de um feriado e com outras datas importantes, também históricas do Brasil. E que merece ser celebrado numa semana, semana que se travarão debates, discussões sobre o prisma histórico, sociológico, cultural e econômico. Nós convidamos a todos os presentes para que, voluntariamente, por meio do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, tragam a sua contribuição e possamos transformar este um evento na agenda cultural do Brasil e do Estado de São Paulo. Tenho certeza que será um grande trabalho, um marco da Frente Parlamentar.

E esta pessoa que eu vou chamar daqui a pouco, Luciano Faccioli, para nós é o Luciano Ribeiro. Luciano Ribeiro Faccioli, que hoje é o Luciano Ribeiro, jornalista, radialista e apresentador. Formado em jornalismo pela Unisantos, iniciou a carreira em 1986, na Rádio Clube de Santos, onde apresentou o Programa Viva Criança. Na cidade do litoral paulista, passou por diversos veículos de comunicação. Ao longo de sua carreira, Faccioli, que eu prefiro chamar Ribeiro, também se consagrou como repórter esportivo. E como eu me lembro! De vez em quando ele me dava umas espetadas no promotor Capez, mas justas. Todas as críticas justas e construtivas.

Em 2002, deixou a rádio e foi para a TV, onde faz parte de um time de apresentadores desde outubro de 2010, quando foi contratado para assumir o primeiro jornal na Band. Recentemente foi o orador nas comemorações no Parque do Ibirapuera de 22 de abril, Dia do Descobrimento do Brasil e Dia das Comunidades Luso-Brasileiras.

Luciano Ribeiro, meu amigo Faccioli, venha para esta homenagem tão tocante, que você tanto merece. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do certificado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Caminhando para o epílogo desta sessão solene, antes de assistirmos a apresentação final musical do Trio Ricardo Araujo, nós temos a honra de convidarmos neste momento para fazer uma saudação, o meu querido colega deputado de Portugal, Carlos Páscoa, e em seguida a apresentação do Trio.

O nosso querido Antonio Almeida e Silva me cobra, embora não seja o momento regimental, mas ele pode lembrar que logo após haverá um coquetel, mas isso será feito mais adiante no momento regimental destinado a isso. Mas manda quem pode, obedece quem tem juízo. O Antonio Almeida e Silva é um dos grandes responsáveis por tornar possível este sonho deste evento, desta sessão solene. Deputado Carlos Páscoa.

 

O SR. CARLOS PÁSCOA - Deputado Fernando Capez; Sr. Cônsul Geral de Portugal, Embaixador Paulo Lourenço; meu querido amigo Antonio Almeida e Silva, Presidente do Conselho das Comunidades Luso-Brasileiras do Estado de São Paulo; Srs. homenageados, meus parabéns. Srs. dirigentes associativos, tantos amigos, tantas amigas que estão aqui hoje presentes. É uma honra e um privilégio, enquanto deputado eleito pelas comunidades portuguesa de quatro continentes, poder estar hoje nesta sessão e numa sala tão composta, e poder saudar gente tão ilustre.

Eu gostaria de dizer que 10 de junho pra mim, no meu caso, que sou eleito pelas comunidades portuguesas, é o dia mais especial de todo ano e de toda legislatura. É o ano, é a data, é a época em que me revejo enquanto imigrante que também fui neste país que tão bem me acolheu e que hoje represento. Camões, independente do grande poeta, pra mim e para nós, que somos oriundos e que vivemos em outros países, foi na realidade o primeiro imigrante de Portugal. Ele viveu em dezenas de países, andou por todo esse mundo, e tal qual a comunidade portuguesa que eu encontro desde Macau, Malaca, Austrália, Estados Unidos, Argentina, aqui de Norte a Sul do Brasil. Tive o privilégio de pegar dois graus negativos no Rio Grande do Sul, onde estive também em Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, ontem estive no Rio de Janeiro e hoje, graças a Deus, consegui chegar aqui em São Paulo e tive o privilégio de cumprimentar todos os amigos e a todas as pessoas que vieram a esta sessão.

Quero dizer que o mais importante nesta data é a aproximação que temos a Portugal. Quero deixar somente duas mensagens, a comunidade portuguesa no Brasil está, dizem por aí, envelhecida. Eu não acredito nisso. Eu estive num jantar em Pelotas, que se chama Festa do Bacalhau, no sábado, havia 800 pessoas nesse jantar e eu garanto a todos que mais de 70% desse pessoal tem menos de 40 anos. E lá estavam porque foram convocados, porque sentiram que era o momento de serem homenageados, de homenagearem Portugal.

Portanto, o primeiro apelo que gostaria de deixar aqui é um apelo no sentido de convocarem jovens da comunidade, os lusos descendentes, aqueles que serão o futuro das comunidades, não só de São Paulo, mas de todo Brasil e da maioria das comunidades portugueses. Ficamos uma série de anos sem nova imigração, por isso houve um envelhecimento, estamos neste momento tendo uma nova geração imigrante para o Brasil, que a está acolhendo de braços abertos, tal qual há poucos anos. Ainda há poucos anos, recentemente Portugal acolheu milhares e milhares de brasileiros. E o mundo é isso, quando um país está em alguma dificuldade, as pessoas vão à procura de novas oportunidades, e este é o momento do Brasil abrir essas oportunidades a Portugal.

A outra mensagem é no seguinte sentido, as pessoas estão assustadas com que assistem nos programas na RTP e SIC, achando que Portugal vai acabar. Portugal tem 850 anos, é o país mais antigo da Europa. É um país que fez, trouxe ao mundo novos mundos, que construiu um país continental como o Brasil. Um país e um povo que tem uma obra para mostrar como esta, é uma pequena turbulência financeira, que vai derrubar. Nós temos que voltar a procurar em nós, portugueses, aquele espírito aventureiro, de investidor, de empreendedor, que existe aqui nas comunidades, mas que Portugal, talvez pela franquia de dinheiro fácil nos últimos 20, 25 anos, se acostumou e se esqueceu. Eu acho que se nós conseguirmos dar a Portugal aquele espírito que os portugueses da Diáspora, que os portugueses da comunidade, que os portugueses que para lutar pela vida, se conseguirmos que em Portugal tenha esse espírito, não tenham dúvida que 2013 será um ano completamente diferente para Portugal.

Por isso convoco a todos portugueses e amigos de Portugal, que continuem acreditando em Portugal, Portugal é um país belíssimo, viável, bom para investir. Invistam em Portugal, visitem Portugal, acho que esta é a grande contribuição neste momento que as comunidades e os amigos de Portugal podem dar. Então, é esse espírito que eu gostaria que transmitissem a todos, e aquele lado mais depressivo transmitido pela RTP e pela SIC, eu digo sinceramente para vocês, eu já me acostumei a desligar a televisão no horário dos telejornais, porque senão eu próprio fico também um pouco deprimido. Nem eu acredito naquilo que eu vejo, porque o país que eu conheço, o Portugal que eu conheço é outro Portugal, completamente diferente.

Portanto, muito obrigado por terem composto hoje esta Sala. Muito obrigado por terem dado à Comunidade de São Paulo Portuguesa e Luso-Brasileira de São Paulo, terem dado hoje nesta Sala, uma grande demonstração de portugalidade. É disso que nós precisamos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecendo as palavras do Deputado Carlos Páscoa, informo que este deputado enviou ofício ao Presidente da SPTuris, Dr. Marcelo Rehder, para solicitar a inclusão no calendário oficial da cidade de São Paulo, a maior capital da América Latina, as comemorações do dia 10 de Junho. Logo que tivermos retorno informaremos, mas a expectativa é que venha ser inserida oficialmente como data do calendário oficial da cidade de São Paulo. (Palmas.)

Só para os Srs. terem uma idéia, enviaram cartas cumprimentando o evento e parabenizando pela sua realização a Exma. Sra. Presidenta da República, Dilma Rousseff; exmo. Sr. ministro do Estado da Justiça, José Eduardo Martins Cardoso; Exmo. Sr. ministro do Estado da Educação, Dr. Aluisio Mercadante; Exmo. Sr. Ministro do Estado Ciência e Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp; Exma. Ministra do Estado da Cultura, Ana de Holanda; Exmo. Ministro do Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho; Exmo. Desembargador federal, Dr. Newton de Lucca, Presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul; Exmo. Juiz Federal, filho de português, Dr. Luís Gustavo Bregalda Neves; Exmo. Sr. Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; exmo. Sr. vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos; Exmo. Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Dr. Sidney Estanislau Beraldo; nosso querido estimado colega, Deputado João Caramez; Exmo. Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Dr. Marcelo Mattos Araújo; Exmo. Sr. Erival da Silva Ramos, Procurador Geral do Estado de São Paulo.

Neste momento nós chamamos aqui para a sua apresentação, mas não sem antes nominar os seus feitos, o Trio Ricardo Araújo. Foram os primeiros brasileiros a se apresentarem no Teatro Os Trabalhadores de Arte em Moscou, com 80 anos de existência, no dia 25 de abril de 2010. Os primeiros brasileiros. Apresentaram-se também nos grandes palcos da Ucrânia, nas cidades de Simferopol, e Sevastopol no ano de 2011, participando do festejado e notório Festival Internacional Balalaica. Foram convidados para fazer Máster Class de Guitarra Portuguesa na Faculdade de Música e Arte de Moscou. O Grupo apresentou um Conserto de Guitarra Portuguesa na maior casa de espetáculos de Moscou, Moscou International House Of Music, ao lado do renomado Quarteto Russo Skaz, dia 28 de abril de 2010. Apresentou também Consertos de Guitarra Portuguesa no ano de 2011, em Paris, França, patrocinados pelas empresas Rouxinol e Cordas Nig.

Dia 13 de junho de 2012, embarcam em mais uma turnê pela Europa para lançarem o CD Instrumental Guitarra Portuguesa Sem Fronteiras, com consertos na França e Ucrânia. Com agenda apertadíssima, o Grupo que, justificadamente é muito bem remunerado em suas apresentações, cedeu sua agenda para este evento. Apresenta-se graciosamente com um único intuito de elevar e enaltecer esta data tão cara a nós, brasileiros, e as comunidades portuguesas em todo o mundo. Esta Presidência, com emoção, tem a honra de chamar o Trio Ricardo Araújo para sua apresentação. (Palmas.) No baixo, Saulo Rodrigues; no violão, Renato Araújo; na guitarra portuguesa, Ricardo Araújo. Músicas na guitarra portuguesa de Coimbra “Tema de amor em forma de prelúdio”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agora na guitarra portuguesa de Lisboa “Comboio da Beira Baixa” , “Volta ao Mundo” e “Brasileirinho”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Bravo! Muito obrigado.

Neste encerramento que pouco restaria dizer, a minha colega Deputada Célia Leão, que se encontrava até este momento trabalhando, fez questão de vir até aqui com carinho, com doçura, com esmero e com atenção, fazer a sua homenagem a Comunidade Luso-Brasileira. Com a palavra, a minha querida colega, Deputada Célia Leão. (Palmas.)

 

A SRA. CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, meu querido Presidente, nesta noite presidindo esta sessão solene. Queria cumprimentar V.Exa., permita-me, na pessoa do nosso cônsul e na pessoa do nosso querido Presidente, Sr. Antonio, se assim posso chamá-lo. Cumprimentar todos os Senhores e Senhoras presentes também, fazendo um carinho especial a nossa cidade Campinas, a nossa região, a nossa comunidade de Campinas.

Breves palavras nesse encerramento onde a grandeza do Deputado Fernando Capez, com ele eu vi que é verdade um velho ditado, “A grandeza de um homem está na sua simplicidade”, e esse é o meu deputado e amigo, Fernando Capez, grandioso e simples. Simples porque é grandioso, grandioso porque é simples. E ainda uma salva de palmas a ele, mas bem efusiva. (Palmas.)

Vocês que conhecem o Deputado Fernando Capez, talvez não conheçam a metade do que ele é, e ele só é coisa boa. Mas ele nessa grandeza, permitiu-me nesse final de grande evento nesta noite, homenagear toda comunidade portuguesa que transformasse em palavras um pouco do sentimento que todos nós temos. Esta Casa se engrandece, não existe um só brasileiro de qualquer origem que não tenha na sua família, nos seus amigos, alguém que não tenha vindo de Portugal. Neta que sou, senti-me mais do que no direito, mas na obrigação de estar aqui.

Deputado Fernando Capez, de fato eu estava agora com a Deputada Maria Lúcia Amary numa Frente Parlamentar de Diminuição de Acidentes de Trânsito, portanto, não poderíamos estar aqui desde o início, mas neste finalzinho de noite eu quero, além de parabenizar a todos, dizer que graças a vocês, graças à comunidade e graças a Portugal, o Brasil foi descoberto. Nós nascemos e nós existimos. Nós vivemos e nós podemos fazer história juntos em cada um de vocês.

Deputado Fernando Capez, com sua simplicidade e sensibilidade fez essa festa. Essa festa que é tradução fidedigna e consequência de um trabalho sério, onde cada um de vocês, do Consulado, das Embaixadas, das Entidades, as Instituições, as nossas Associações, trabalham com esmero para fazer valer a memória. Nós só podemos ter um futuro se nós homenagearmos o passado, e Portugal não é só o nosso passado, é o nosso presente. Portanto, Deputado Fernando Capez, continue como você é, um grande homem, não só na altura, mas na simplicidade, como eu disse, na sensibilidade, na competência, na inteligência e na obstinação. Ele é o mestre de todos nós nesta Casa, ninguém faz nada nesta Assembleia se não procurar o saber jurídico que ele tem, o que podemos melhor fazer no parlamento de São Paulo. Não faço das minhas palavras um puro carinho, não faço das minhas palavras pela amizade, faço das minhas palavras pela verdade.

E eu vim aqui, obviamente, para homenagear nesta noite o nosso país, Portugal e a comunidade que vive nesse país e São Paulo, que ecoa para todo Brasil. Mas eu vim também para fazer homenagens ao Deputado Fernando Capez, porque sem ele esta Casa não teria a envergadura que tem, e sem ele esta Casa não teria essa festa bonita esta noite. Portanto, parabéns, uma salva de palmas a todos vocês, e uma salva de palmas ao nosso querido Deputado Fernando Capez. Muito obrigada, um beijo no coração. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Deputada Célia Leão, melhor exemplo do que uma pessoa que quer se dedicar a vida pública deve fazer. Eu que agradeço, Célia, a sua companhia, a sua lealdade, o seu carinho, o seu brilho e a sua generosidade.

Senhoras e Senhores, no dia 10 de Junho de 1580, o maior poeta português, Luiz Vaz de Camões, autor da epopeia Os Lusíadas, deixava a vida para entrar na eternidade. E esta data passou a marcar o momento mais importante no mundo de celebração da cultura e das comunidades portuguesas. Esta Assembleia Legislativa tem a imensa honra de realizar, mais uma vez, esta sessão solene tão importante para a nossa memória, tão importante para a nossa alma.

“Olhai de que esperanças me mantenho. Vede que perigosas seguranças. Que não temo contrastes nem mudanças. Andando em bravo mar perdido leme. Mas enquanto não pode haver desgosto onde esperança falta, lá me esconde, amor um mal, que mata e não se vê. Que dias há que na alma me tem posto, um não sei quê, que nasce não sei onde. Vem não sei como e dói não sei porquê” Luiz Vaz de Camões. (Palmas.)

Nós agradecemos a todo nosso competente Cerimonial, a nossa assessoria; querido Misael Antonio de Souza, que se desdobrou; ao meu irmão de alma, Antonio de Almeida e Silva; e convido a todos os presentes para o coquetel que será servido atrás deste plenário, no Salão dos Espelhos.

Boa noite e que Deus abençoe a todos. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 59 minutos.

 

* * *