http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

 

24 DE JUNHO DE 2013

037ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DOS PMS DE CRISTO, INSTITUÍDO EM SÃO PAULO PELA LEI ESTADUAL Nº 14.798 - 06 DE JUNHO DE 2012"

 

Presidentes: JOSÉ BITTENCOURT

 

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a Presidência Efetiva convocara a presente sessão solene, a requerimento do deputado José Bittencourt, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o Dia dos PMs de Cristo, instituído em São Paulo pela Lei Estadual nº 14.798 - 06 de Junho de 2012". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Faz breve histórico da organização dos PMs de Cristo em São Paulo.

 

002 - OSVALDO VERGINIO

Deputado estadual, saúda as autoridades presentes. Enaltece a conduta dos policiais militares no estado de São Paulo. Elogia o deputado José Bittencourt pela iniciativa desta homenagem. Lembra dificuldades que vivenciou enquanto foi policial. Destaca que o "Dia dos Policiais de Cristo" é data oficial no calendário do estado de São Paulo.

 

003 - OLÍMPIO GOMES

Deputado estadual, cumprimenta a todos. Lembra a realização de sessão solene em homenagem aos heróis da Revolução Constitucionalista de 32. Informa que os policiais de Cristo levam apoio e conforto a toda a organização policial. Elogia a conduta dos policiais militares em momento conflituoso pelo qual passa o Brasil.

 

004 - ALEXANDRE TERRA

Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, faz um breve histórico da associação PMs de Cristo.

 

005 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Tenente Ismael, com a oração "Pai Nosso".

 

006 - MARCO ANTÔNIO SEVERO SILVA

Coronel da Polícia Militar, representando o Comandante Geral da Polícia Militar de São Paulo, Benedito Roberto Meira, lembra a realização de sessão solene, hoje, em homenagem aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. Informa que esta Casa sempre realiza homenagens aos policiais militares. Elogia a Associação PMs de Cristo. Saúda a todos os policiais presentes nesta solenidade.

 

007 - GLAUCO SILVA DE CARVALHO

Coronel da Polícia Militar e Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar, saúda os presentes. Destaca a importância fundamental dos PMs de Cristo dentro da Polícia Militar de São Paulo. Comenta manifestações populares que vem ocorrendo em São Paulo e no Brasil. Discorre sobre a dificuldade de encontrar interlocutores em movimentos "horizontalizados". Lamenta que haja quem defenda a extinção das polícias militares. Pede sabedoria e discernimento dos policiais durante as manifestações, visando à paz.

 

008 - JOEL ROCHA

Presidente da Associação PMs de Cristo, cumprimenta e agradece a presença de todos. Explica o projeto "Disque Oração" para a Polícia Militar. Elogia a atuação de seus companheiros na associação. Apresenta vídeo institucional. Comenta aumento da população cristã na Indonésia após a ocorrência de tsunami. Lê passagem bíblica.

 

009 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação musical da cantora Abigail, com a música "Nada Pode Calar um Adorador". Anuncia homenagem ao Coronel Paulo de Tarso com a entrega de diploma de gratidão e reconhecimento e bíblia. Cita passagem bíblica e anuncia apresentação do Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Anuncia a realização de oração, conduzida pelo Pastor Enoque. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PDT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Queremos informar a todos, às senhoras deputadas, aos senhores deputados e a todos que estão aqui presentes que esta sessão foi convocada pelo presidente efetivo desta Casa, deputado Samuel Moreira, atendendo solicitação deste deputado com a finalidade de comemorar o Dia dos PMs de Cristo, instituído em São Paulo pela Lei Estadual 14.798 de 6 de junho de 2012.

Quero fazer menção desde logo dos componentes desta Mesa. À minha direita, coronel PM Alexandre Marcondes Terra, vice-presidente dos PMs de Cristo de São Paulo. Capitão Joel Rocha, presidente da Associação dos PMs de Cristo. Coronel Glauco Silva de Carvalho, da Diretoria de Polícia Comunitária de Direitos Humanos. À minha esquerda aqui, o coronel Marco Antônio Severo Silva, nesta oportunidade ele representa o coronel Benedito Roberto Meira, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo e também à minha esquerda, tenente-coronel PM Evandro Teixeira Alves, conselheiro dos PMs de Cristo aqui em São Paulo.

Queremos, portanto, feitas estas apresentações, ainda adicionando a esta apresentação inicial, o deputado Osvaldo Verginio, na verdade, está aqui à minha esquerda. O deputado Osvaldo Verginio, que oportunamente fará uso da palavra; capitão PM Laudo Natel, representando o coronel Ronaldo de Oliveira e Silva, comandante do Centro de Telecomunicações; está aqui à minha direita também, o capitão PM, vereador Sargento Lôbo, representado o presidente da Câmara Municipal de Santo André, senhor Aparecido Donizeti Pereira, sargento Lôbo, ilustre vereador, recém-eleito lá de Santo André, a nossa cidade. Também conosco, coronel Antônio César Cardoso, do CMT da Escola de Educação Física, para nós também uma alegria tê-lo aqui conosco.

Convido a todos os presentes para de pé ouvirmos o Hino Nacional.

 

* * *

 

- É feita a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Viva o Brasil. O Brasil é do Senhor Jesus.

(Amém.)

Amém. Nós agradecemos. Quero nominar o Coral, é o Coral da PM, não é, coronel? Claro, uma célula, quer dizer, uma parte. Agradecemos profundamente os nossos irmãos PMs, irmãos em Cristo, PMs da nossa gloriosa corporação Polícia Militar de São Paulo.

O lema central desta entidade é justamente esse: levar uma palavra de vida e esperança. Foi nos idos de 1992, naquela oportunidade, cerca de 40 policiais ainda na Academia tiveram esta iniciativa de fundar esta entidade que é fundamental para a Polícia Militar do Estado de São Paulo. A Associação dos PMs de Cristo, que tem por objetivo e por lema central não somente levar a palavra de Deus, mas prestar uma assistência espiritual, psicológica e social para os policiais e à suas famílias, portanto é bom que se diga, é uma entidade importantíssima para o bom desempenho, para o bom trabalho, a consecução do objetivo da Polícia Militar no Estado de São Paulo, por isso que nós ficamos lisonjeados, nós nos alegramos pela presença de todos os senhores aqui presentes neste Parlamento, neste local onde nós estamos, que é o centro das discussões mais agudas do Estado de São Paulo, os temas mais importantes do Estado de São Paulo, nós discutimos aqui nesta Casa e aqui estamos para honrar ao Senhor Jesus e aqui estamos também para também dispensar honra a todos os senhores que compõem esta organização dos PMs de Cristo aqui no Estado de São Paulo.

Quero agradecer a presença da assessoria, da imprensa aqui presente, a nossa TV Alesp que, aliás, esta sessão ela está sendo transmitida pela TV WEB e será transmitida pela TV Assembleia no final de semana, em regra, às 21 horas do domingo. E ainda também no canal Net 13, TVA canal 66, TVA digital canal 185 e TV digital aberta canal 61.2, então nós nos alegramos com tudo isso.

Quero cumprimentar o pastor Hamilton, meu amigo que é também PM, o pastor tem uma igreja na Vila Matilde, seu companheiro que está do lado, nossa assessoria que está presente, cumprimentar o reverendo Adriel que está conosco aqui nesta noite também e tantos outros que dispensam para nós, desculpe não fazer menção dos nomes.

Vamos na sequência do nosso roteiro, conceder a palavra ao nobre deputado Osvaldo Verginio. Na forma regimental, V. Exa. pode utilizar o microfone onde desejar, seja lá no parlatório ou aqui mesmo, mas como de costume, lá no parlatório.

 

O SR. OSVALDO VERGINIO - PSD - Muito boa-noite a todos, a todas presentes. Para nós é uma alegria muito grande participar de um evento tão importante como esse. Cumprimento José Bittencourt, grande deputado, grande amigo, uma pessoa que realmente nos ajuda aqui na Casa, às vezes com uma palavra de carinho, com uma palavra de Cristo para nós.

Eu quero aqui cumprimentar o coronel Terra, grande companheirão, que também está aqui presente; cumprimento o coronel Glauco, coronel Severo, e em nome do Severo cumprimentar todos os coronéis que estão presentes. Cumprimento também o coronel que compõe a Mesa e quero cumprimentar também o capitão Luiz Antônio., Citei o nome do capitão Luiz Antônio porque foi meu comandante no 14º Batalhão e eu já vou falar da importância que você foi na minha vida também.

Eu quero dizer, José Bittencourt, da alegria, da satisfação da gente poder participar de um evento. Também eu sou soldado da Polícia Militar, trabalhei por muitos anos e a gente sabe das dificuldades que a gente leva na rua, às vezes, as pessoas não conhecem a polícia por inteira, conhece a polícia somente pelos cantos, por alguns erros, algumas falhas que alguns policiais cometem e a corporação por inteira paga. Eu estava ouvindo aqui os louvores sendo cantados pelos policiais e a gente percebe que é sinceridade, que realmente são valorosas e são pessoas que estão ajudando os outros policiais. São tantos policiais que às vezes se desvirtuam, são tantos policiais que às vezes até se matam, não é verdade? A gente vê também alunos oficiais aqui, já se formando oficiais, já participando dos PMs em Cristo, vê também as autoridades religiosas aqui presentes, pastores, pastoras e eu acho de muita importância esse projeto que V. Exa. criou nesta Casa, o Dia dos Policiais de Cristo, porque realmente hoje quem não tem Jesus hoje não tem nada, porque acorda, não dorme e não sabe nem o que tem que fazer hoje infelizmente.

Mas eu quero falar, José Bittencourt, que eu passei uma situação muito difícil na minha vida na Polícia Militar e às vezes pensei até mesmo em dar um tiro na minha cabeça com minha própria arma. Eu tinha pessoas do lado da gente como o Luiz Antônio, como outros policiais de Cristo lá no 14º, que falavam para nós: “Não, rapaz, vamos em frente, vamos em frente, vamos em frente, tudo isso vai passar um dia.” E graças a Deus passou: eu ganhei para vereador de Osasco, fui para a reserva e hoje sou deputado estadual.

Então, para a gente ver, o quanto é importante realmente uma palavra de um policial de Cristo, porque geralmente a gente ouve de outros policiais, outras coisas, mas quando tem realmente o policial de Cristo perto da gente, com toda certeza, pode ter certeza absoluta que você vai conseguir vencer, vai conseguir chegar aonde que você quer. Então, parabéns a todos os policiais, parabéns a todos os alunos oficiais, familiares e eu estou muito feliz hoje de participar desse dia tão importante criado aqui, de autoria do nosso companheiro José Bittencourt, um grande companheiro do meu partido, que é o Dia do Policial de Cristo aqui no Estado de São Paulo, já faz parte do calendário oficial do Estado de São Paulo, não é isso?

Então, parabéns. Parabéns, José Bittencourt. Parabéns a todos os deputados que ajudaram a aprovar essa lei e mais uma vez eu quero agradecer a todos vocês do fundo do meu coração, dizer que hoje é só Cristo, não tem outra palavra, realmente quem tem, tem tudo; quem não tem, não tem nada.

Parabéns a todos vocês, que Deus abençoe a cada um. Muito obrigado, gente. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigado, deputado Osvaldo Verginio, ilustre deputado da bonita cidade de Osasco, zona oeste de São Paulo; do nosso partido PSD, tem sido um grande deputado aqui nesta Casa.

O major Olímpio acaba de chegar, também um grande deputado, líder da bancada do PDT aqui na Casa, combativo e tem a palavra. Muito nos honra também a presença do ilustre major Olímpio Gomes. Enquanto ele se aproxima da tribuna, faço menção do pastor Enoque também que está conosco, grande ajudador dos PMs de Cristo e tantos outros aí igualmente.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Excelentíssimo deputado José Bittencourt, presidente e proponente dessa sessão solene; capitão Joel; coronel Terra; coronel Glauco; todas as personalidades que compõem lugar de destaque nessa sessão solene; a todos os nossos convidados; policiais militares, familiares de policiais militares, amigos dos Policiais Militares de Cristo, fiz questão absoluta de estar aqui nessa sessão para agradecer e agradecer de público ao deputado José Bittencourt, porque todos aqueles que olham pelos meus, eu me vejo na obrigação de agradecer e agradecer sempre.

Hoje pela manhã, tivemos uma sessão comemorativa ao Movimento Constitucionalista de 32, em que o deputado João Caramez, por ser da região de Barueri, acabou se entusiasmando com a história do movimento que se confunde com a história da nossa Força Pública, da nossa Polícia Militar. Coisa bonita a Assembleia Legislativa valorizando a todos os nossos heróis mais que anônimos e sempre presentes, que dão a vida em defesa da sociedade.

E a Associação de PMs de Cristo tem um papel fundamental na história recente da nossa Polícia Militar, e também se confunde com a história profissional, por exemplo, do coronel Terra, do coronel Paulo de Tarso, está ali o Paulinho Filho que foi meu professor na Academia do Barro Branco e também, devo dizer que como comandante de unidade policial militar, eu vi, eu acompanhei o trabalho que os PMs de Cristo desenvolvem em todo Estado de São Paulo, evangelizando, levando a palavra de Deus, levando conforto, dando apoio, nunca confundindo ou disputando espaço com a administração policial militar, ao contrário, sempre somando.

Então é por isso que me entusiasma tanto a Assembleia Legislativa e o deputado José Bittencourt que não é só o proponente do que virou o Dia do Policial Militar de Cristo, mas em todas as suas ações, ele nos diferencia, ele nos valoriza e é exatamente isso que nós esperamos que os nossos representantes possam fazer.

Com muita humildade venho nessa sessão solene dizer do meu agradecimento a todos que possam estender uma palavra de apoiamento à minha Polícia Militar, à minha família policial militar. Estamos vivendo momentos muito duros, em que a sociedade está questionando os seus valores e sei que existem, se existe uma instituição, se existem milhares de homens e mulheres que, independentemente de qual seja o posicionamento da sociedade, estarão sempre ao lado dessa sociedade, ao lado da lei, ao lado da defesa do cidadão.

Nesses momentos duros, nós assistimos o fraquejar e a covardia de autoridades governamentais em todos os níveis e a solução é aquele que está na ponta da linha. Nesse momento, assistimos se negar valores de toda ordem, só acompanho 24 horas por dia, os senhores e senhoras não negarem o seu compromisso com a sociedade.

E é isso que nós temos que valorizar e valorizar sempre. Portanto, deputado José Bittencourt, muito obrigado, tenho certeza que em nome de toda a família policial militar, independente da denominação religiosa, os PMs de Cristo que são seus afilhados de forma muito especial, mas tenha a certeza, V. Exa., nós temos uma verdadeira legião de idealistas, quase 100 mil ativos, mais de 60 mil inativos e pensionistas que agradecem o gesto, a palavra, a manifestação de voto nesta Casa, a manifestação para a população. E digo do orgulho, continue a fazer pela sociedade o que faz e digo aos dirigentes da Associação de PMs de Cristo, o que vocês plantaram e vêm plantando vai frutificando, são milhares e milhares que se dedicam o tempo todo, além do juramento que fizeram em defesa da sociedade, de levar a palavra de Cristo, levar o consolo, levar o conforto.

Parabéns a toda família policial, parabéns sempre aos nossos PMs de Cristo, que Deus possa continuar a protegê-los sempre.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Nobre deputado, major Olímpio Gomes, nós agradecemos as palavras, as palavras de elogio e recolhemos tudo isto e depositamos nos pés de Jesus, que é digno de toda honra, toda a glória, todo louvor.

Deputado major Olímpio, qualquer projeto que chega nesta Casa de interesse da população de São Paulo, em especial de interesse dos PMs, da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem atenção especial, tem a celeridade intentada, a celeridade legislativa intentada, não somente pelo deputado major Olímpio, mas por aqueles que querem ver mesmo uma polícia vigorosa, uma polícia agindo com altivez e nos estreitos limites da legalidade, nos estreitos limites da lei.

Deus abençoe, major Olímpio, continue assim, falando de Jesus; quem sabe uma hora nós vamos batizar o senhor em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Deus o abençoe.

Vamos ouvir agora o coronel Terra que fará um breve histórico da Associação de PMs de Cristo e com apresentação de um vídeo.

 

O SR. ALEXANDRE TERRA - Boa-noite a todos, senhoras e senhores. Nós estamos muito contentes, quero agradecer, deputado, a toda a Mesa já mencionada. Eu rapidamente gostaria de fazer um pequeno e breve histórico da Associação de PMs de Cristo.

É fundamental que todos nós saibamos que na década de 60, em meados de 1962, houve uma iniciativa, inclusive do pai do coronel Paulo de Tarso e de outros policiais que na época viveram, na década de 60, a iniciativa de se criar a Associação de Militares Evangélicos chamada AME. Ela funcionou por um tempo e depois, não sabemos todos os motivos que ela não pôde prosseguir. E vários policiais da corporação se reuniam isoladamente ao longo desses anos. Nós queremos destacar aqui o coronel Paulo de Tarso que em toda a sua carreira, ao longo da década de 60, década de 70 veio semeando na Academia do Barro Branco, com as várias gerações que passaram por ali e nós tivemos durante o ano de 1984 a oficialização na Academia do Barro Branco pela primeira vez do Grêmio Evangélico da Academia do Barro Branco, até esse ano, o grêmio funcionava, mas não oficialmente. Em 1984, a Academia oficializou o primeiro Grêmio Evangélico dos Alunos Oficiais da Academia do Barro Branco e foi uma marca histórica dirigida pelo coronel Paulo de Tarso.

Eu tive o privilégio de viver aquele momento, era terceiro ano ali na Academia, não é isso, Paulinho? E foi uma grande benção. E nós tivemos então ao longo desse tempo várias iniciativas de policiais que nunca negaram a sua fé, que sempre lutaram para estender a bandeira do Evangelho com ousadia, mas é claro que sozinhos nós podemos fazer, mas a gente é limitado e graças a Deus, Deus foi tocando, movendo corações de várias pessoas e como se fosse uma grande onda crescente, que ela culminou no ano de 1992 com a criação e fundação da Associação, na época dos PMs Evangélicos que acabou nascendo na Academia do Barro Branco, foi naquele momento ali que nasceu o primeiro presidente coronel Alberto Resende, nós estávamos participando junto com ele ali naquele momento, capitão da Academia do Barro Branco e ali, a partir da Academia do Barro Branco foi feita a chamada no dia 25 de junho de 1992 na, no auditório do Corpo Musical.

Esse dia foi memorável porque foi uma chamada histórica e nós tivemos ali um grupo especial de oficiais, praças que celebraram a Associação de PMs de Cristo. E ali, a partir dali, nós fomos realmente entendendo o chamado de Deus. Como disse o deputado, a nossa missão é levar uma palavra de vida, esperança, jamais negar o evangelho de Jesus Cristo e mostrar aos policiais que a Bíblia e a missão de polícia combinam muito e muito mesmo, porque a missão de proteger pessoas tem tudo a ver com a missão do cristão. Cristo é um exemplo para nós também na profissão policial, ele soube ter o equilíbrio necessário e agiu com energia quando necessário.

Então, nós começamos a perceber que muitos começaram a dizer que isso não combina, Deus e polícia não combinam e esse negócio de Bíblia e os policiais perceberam que era o inverso. Tudo que a palavra de Deus tem, quando nós a conhecemos, nós sabemos que essa verdade é incomparável. Então, depois mais ou menos de três anos, foi editada a primeira Bíblia com a logomarca da Polícia Militar. Nós não sabíamos qual seria o impacto da Bíblia e foi tremendo porque até hoje essa Bíblia é disponibilizada para a tropa e nós já disponibilizamos mais de 30 mil Bíblias dessa com a logomarca da Polícia Militar, só de doações foram mais de 20 mil Bíblias doadas.

Também tivemos o livro “Com o sacrifício da própria vida”. Mais de cinco mil livros, que são um conjunto de testemunhos, foram doados. Cinco mil livros doados de vários testemunhos policiais ao longo desses anos. São testemunhos maravilhosos, inclusive está disponível em e-book, no nosso site dos PMs de Cristo.

Ao longo da história, nós fizemos vários eventos de aniversário de Batalhão, presente do dia do soldado, dia da mulher, dia da policial feminina, intervenção junto ao programa de apoio psicológico e ao apoio dos policiais que passam por ocorrências difíceis, que passam por momentos difíceis. Tivemos também uma participação muito importante com a presença do coronel Paulo de Tarso em 1995, na I Conferência Internacional de Policiais Cristãos, em Londres, foi um momento histórico também e os PMs de Cristo marcaram presença nessa conferência mundial com 15 países representados. Depois nós tivemos também em vários outros eventos nacionais a União Militares Cristãos Evangélicos do Brasil, os PMs de Cristo se unem à União, chamada UNCEB, e a partir daí nós passamos a conhecer os outros estados do país, no sentido de ver que Deus estava levantando pessoas no Rio de Janeiro, em Minas, em várias partes do país com o mesmo objetivo e o estado que nos deu, é importante frisar isso, que a organização que foi exemplo para nós foi o Rio de Janeiro, a Associação de Policiais do Rio de Janeiro, que serviu de base para os PMs de Cristo e também para os Atletas de Cristo. O nosso nome PMs de Cristo veio em 1994, na Copa do Mundo de 94, quando nós fomos campeões e os Atletas de Cristo fizeram uma diferença muito grande e o nome PMs de Cristo nasceu naquela ocasião por conta dos Atletas de Cristo.

Foi aí que nós começamos a caminhar mais em parceria com as igrejas e com várias organizações parceiras, com editoras, tivemos apoio de várias organizações, Sociedade Bíblica do Brasil, Editora Vida e Deus foi abençoando muito. Tivemos também, para finalizar, nessa pequena linha histórica, vários núcleos nascendo em várias partes do Estado. Então tivemos núcleos em Santos, Araçatuba, e Deus tem mostrado a importância dessas reuniões semanais, onde o policial separa cinco minutos que sejam para dar a mão para o amigo dele e dizer: “Esse lugar aqui, essa unidade policial vai ser visitada por Deus e abençoada por Deus.” Um momento com Deus. Incentivamos para que o policial pare ali antes de sair para a rua, antes de sair para o patrulhamento, ele ter um momento com Deus, em que ele vai receber a direção, sabedoria e proteção.

E nós tivemos também um grande toque, até a nossa logomarca são três policiais de joelhos mostrando a importância da unidade e a importância da oração. Esse logo apareceu depois de três anos. Tínhamos que definir o logo e Deus inspirou um irmãozinho que nem é policial para que esse logo fosse aprovado depois de tantos outros logos. O logo PMs de Cristo são três policiais de joelhos mostrando a importância de estarmos juntos como corpo de Cristo independente da placa e mostrando a importância da oração coletiva, da oração em concordância.

E nós por conta disso em 2010, nós tivemos na África do Sul uma grande conferência fazendo o lançamento em inglês do DVD “Uma força para a mudança” no Dia Mundial de Oração na África do Sul e no ano passado também estivemos presentes em Jacarta na Assembleia Mundial de Oração, no maior evento desses últimos tempos da comunidade evangélica, aonde também participamos com nove mil pessoas, quase 100 países representados, um momento histórico e PMs de Cristo ficou registrado também na história desse evento. Estivemos falando ali, eu, capitão Joel junto com o pastor Charles Barbosa e Deus o levou no final do ano, fica aqui uma lembrança da história porque foi ele que pode mobilizar os PMs de Cristo para estar nesse relacionamento internacional.

E quero dizer aos amigos, a todos os senhores e senhoras que realmente nós temos plena consciência, depois de 20 anos, nós estamos completando amanhã 21 anos e temos a plena convicção de que este ano é um ano especial, um ano profético, um ano em que Deus está consolidando uma história não só para os PMs de Cristo, mas para toda comunidade cristã mostrando que é tempo de orarmos mais, é tempo de reconciliação, de arrependimento e é o tempo para nós estarmos realmente juntos, como estamos aqui hoje, mostrando que a solução para os problemas da nossa sociedade está realmente no nosso compromisso individual, no nosso compromisso coletivo com os valores cristãos, com o nosso compromisso de vida com o Pai Celeste, com aquele Criador dos céus e da Terra.

Então, eu quero agradecer a todos os presentes, aqueles que ajudaram, que cooperaram, que oraram, que choraram conosco, que os que com lágrimas semeiam, diz a Palavra, com júbilo ceifarão. Então nós temos a plena certeza que todas as lágrimas derramadas, tivemos mortes, coronel Paulo de Tarso que faleceu e foi no ano de 2000, temos depois uma homenagem especial a fazer para ele, tivemos muitas pessoas, ao longo da caminhada, que tombaram, mas temos a certeza que todo sangue derramado, todo suor derramado, toda lágrima o Senhor está revertendo em vidas que estão sendo salvas e famílias que estão sendo libertas e nosso coração queima a cada dia, a cada manhã para estarmos mais perto de Deus. Estamos aí com o projeto do Disque-oração, com o bispo Adriel e várias parcerias muito fortes e eu tenho certeza que Deus está escolhendo a nossa geração para realmente termos uma grande explosão do avivamento e da visitação de Deus.

Eu gostaria que vocês soubessem disso, confiem sempre naquele que é o Autor da vida, porque a Palavra de Deus é viva e sempre será. “Céus e terras passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”, diz o Senhor Jesus.

Deus abençoe a todos e muito obrigado pela presença. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Coronel Alexandre Terra. Agora ouviremos com o Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o hino “Pai Nosso”. Maestria do Tenente Ismael.

 

* * *

 

- É feita a execução do hino.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Bonito hino. “Pai Nosso” de Zink. Ouviremos agora uma saudação pelo coronel Marco Antônio Severo que representa nesta oportunidade o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Benedito Meira. Vamos então ouvir o coronel Severo, o comandante da Polícia Militar aqui da Assembleia Legislativa de São Paulo. Então, todos os dias nós nos encontramos aqui, o coronel Severo tem sido muito prestimoso, muito atencioso com os nobres deputados, os 94 deputados aqui desta Casa, tem comandado mesmo o contingente da Assessoria Militar aqui desta Casa com bastante maestria.

 

O SR. MARCO ANTÔNIO SEVERO SILVA - Excelentíssimo senhor deputado José Bittencourt, agradeço as palavras elogiosas e parabenizo pela propositura de mais um evento para enaltecer iniciativas da Polícia Militar, como o deputado major Olímpio falou agora pouco. Hoje, pela manhã, também mais uma sessão solene relembrando aqui os nossos heróis de 32 e assim tem sido no decorrer desses quase cinco meses e meio que aqui estou, não falha uma semana em que algum parlamentar não propõe alguma sessão solene que diga respeito de uma forma ou de outra à nossa querida Polícia Militar.

Queria saudar aqui o meu colega de turma coronel Alexandre Marcondes Terra; coronel Glauco; coronel César Cardoso; coronel Evandro; coronel Paulo de Tarso em nome de quem saúda todos os policiais militares aqui presentes. Senhoras, senhores, minha fala em nome do comandante-geral é muito rápida somente para trazer a sua palavra de felicitações para a Associação de PMs de Cristo.

Deputado, tenha a convicção que essa homenagem que ora o senhor desenvolve através de sua proposição muito orgulha a Polícia Militar e mais ainda a Associação de PM de Cristo, de PMs de Cristo. Essa associação, como o coronel Terra explicou, acompanhamos muito de perto porque eu e o coronel Terra somos, fomos colegas de turma e já há muito tempo vemos a batalha dele e dos demais companheiros da Polícia Militar que correram atrás de uma lacuna existente na instituição. Como tantas outras iniciativas que existentes na Polícia Militar nós corremos atrás.

Então, são inúmeros exemplos e a Associação de PMs de Cristo é um exemplo de sucesso, é um exemplo que deve ser exaltado, deve ser admirado, assim como admiro a pessoa, em especial coronel Terra pelo trabalho, pela dedicação durante todos esses 21 anos de existência da Associação de PMs de Cristo.

Então, em nome do comandante-geral, saúdo a todos os integrantes, a todos os policiais militares que estão presentes hoje para comemorarem essa data tão especial para o, a religião dentro da Polícia Militar. Eu até falo de forma genérica, porque de lá para cá o exemplo de vocês, há mais de 30 anos, culminou nesta organização de sucesso, de representatividade e tem servido de exemplo para tantas outras formas religiosas de manifestar, mas tudo visando o auxílio do nosso próprio policial.

Então, senhoras, senhores, meu deputado, parabéns mais uma vez a V. Exa. e a todos os integrantes da Associação de PMs de Cristo.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Na sequência também uma saudação pelo coronel Glauco que está aqui ladeando também esta Presidência, diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, é um servo de Deus, congrega na Igreja Metodista lá do bispo Ariel. É um servo de Deus. Essa é a informação que obtivemos, para nós é uma alegria.

 

O SR. GLAUCO SILVA DE CARVALHO - Gostaria de saudar a todos os presentes na paz e no amor de Jesus Cristo. Gostaria de saudar aqui o deputado José Bittencourt pela feliz oportunidade de homenagear a Associação de PMs de Cristo e todos os PMs evangélicos da instituição Polícia Militar.

Quero saudar o deputado José Bittencourt, o deputado major Olímpio, o coronel Severo, o coronel César, o tenente-coronel Evandro, o tenente-coronel Paulo de Tarso Junior, o capitão Joel e na pessoa do soldado PM Felipe, pastor da Escola Superior de Soldados. Saúdo todos os nossos cabos, soldados, sargentos que têm um papel fundamental dentro da Polícia Militar de São Paulo.

Eu gostaria nesse momento de ressaltar a figura, o papel do coronel tenente Terra e do capitão Joel por nesses últimos praticamente 30 anos lutar para com que a Associação PMs de Cristo estivesse onde ela está hoje. Eu sou testemunha do empenho deles dois, sou testemunha da força de vontade que eles tiveram todos esses anos para criar e para fortalecer a Associação PMs de Cristo que hoje tem uma importância fundamental dentro da Polícia Militar de São Paulo e é uma entidade que não apenas congrega o policial militar evangélico, mas é uma entidade que auxilia, que ora, que apoia todo e qualquer policial militar, seja de que denominação for, seja de que religião for. A entidade PMs de Cristo não seria o que ela é hoje, não apenas e talvez com a maior importância pela força que Deus nos dá de estruturá-la, mas também pelo papel tanto que o Terra quanto o Joel desempenharam nesses 30 anos, lutando para que ela se erguesse, para que ela se estruturasse nos termos em que ela se encontra hoje.

Mas eu gostaria de aproveitar esses momentos em que estamos aqui também para desafiá-las e desafiá-los a orar pela instituição policial militar e a orar por cada um de seus integrantes. Vivemos um momento delicado, vivemos um momento difícil, tivemos nas ruas de São Paulo nos últimos dias mais de 60 mil pessoas numa importante avenida da cidade, num movimento, numa manifestação inusitada para o estado de São Paulo, para o país em que vivemos. Vivemos um tipo de manifestação que a minha geração não está acostumada, uma manifestação em que predomina o que nós temos chamado de horizontalidade, não há lideranças, não há organizações que estão estruturando os movimentos, há sim uma multidão de pessoas que se reúnem para protestar e muitas vezes sem saber ao certo por qual motivo estão protestando. É uma manifestação que exime a participação de organizações estruturadas e sindicatos e associações de partidos políticos e com a qual a Polícia Militar tem tido dificuldade para manter qualquer tipo de interlocução. O que vivemos é um momento em que essas pessoas que participam desses movimentos apregoam a não institucionalização das suas demandas, dos seus pedidos. São multidões, são miríades de grupos de pessoas que demandam talvez maior justiça social, melhor qualidade de serviços públicos, menos corrupção no país. Mas no cerne deste movimento encontra-se uma instituição que tem a incumbência de manter a ordem pública e essa instituição nos últimos dias tem tido a dificuldade exatamente de encontrar interlocutores nesses movimentos.

Eu peço que todos orem pela instituição, porque hoje algumas dessas organizações que se aproveitam do movimento pedem a extinção da Polícia Militar ou das Polícias Militares. Há exatos 20 anos, eu era movimentado para trabalhar em Brasília e havia por aqueles idos, a chamada PEC 46 do deputado Hélio Bicudo que pedia a extinção das Polícias Militares. Passados 20 anos, nós voltamos talvez à mesma situação e o que eu peço a todas e a todos é que orem por uma instituição que tem quase 200 anos de existência, que passou por inúmeras dificuldades no Império e por durante toda a República e que orem também por cada um de seus integrantes, que parafraseando Salomão, lá no livro de Provérbios, que eles tenham a sabedoria de Deus para discernir o seu emprego num movimento que não tem liderança, num movimento que não tem bandeiras definidas, mas que de alguma forma, senhor deputado, representa uma ansiedade de milhões de brasileiros.

Eu não sei se isso, coronel Terra, representa a mão de Deus em levantar esse país por um novo rumo, mas eu sei seguramente que a Polícia Militar tem um papel fundamental a desenvolver durante essas manifestações, não por força, nem por violência, mas pelo meu espírito. Que as senhoras e senhores tenham a consciência do momento em que estamos vivendo, tenham a consciência do momento delicado por que passamos e que orem pela instituição, enquanto sua manutenção e pelos policiais militares masculinos, femininos que estão trabalhando em todas essas manifestações e passeatas para que tenham tranquilidade, para que tenham paz de espírito, para que tenham sabedoria e discernimento no momento de tomar as suas decisões para evitarmos uma catástrofe maior.

A todos os presentes, meu muito obrigado, ao coronel Terra, ao capitão Joel, ao deputado Bittencourt pela felicidade de fazer um evento como esse, que Deus os abençoe, abençoe a trajetória de cada um de vocês.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigado, coronel Glauco. Capitão Joel com a palavra, presidente da Associação de PMs de Cristo. Queremos dizer que estamos nos encaminhando para o final, teremos ainda um cântico da Abigail, que estará apresentando ao Senhor, “Nada pode calar um adorador”. Teremos um momento especial de oração pela Polícia Militar, pelas autoridades, de modo que teremos uma homenagem a fazer ao tenente-coronel Paulo de Tarso, de modo que estamos nos dirigindo ao final do nosso roteiro cerimonial.

 

O SR. JOEL ROCHA - Meu muito boa-noite a todos, saúdo-os na graça, na paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Amém.

Muita alegria podermos participar desse momento, quero agradecer muito a pessoa do deputado José Bittencourt, amigo, irmão, pastor companheiro da Polícia Militar e dos PMs de Cristo, agradecer pela iniciativa e pela valorização que nos concede de podermos abrir a nossa voz e podermos expandir a consolidação do trabalho dos PMs de Cristo.

Quero saudar também os deputados que aqui passaram pelo plenário, o deputado major Olímpio Gomes, deputado Osvaldo Verginio, pessoas que têm a causa da Polícia Militar, um braço de apoio, que têm nos ajudado também na causa do nosso trabalho.

Quero agradecer o comandante da casa, o coronel Severo, senhor coronel Glauco, coronel César, tenente-coronel Evandro, tenente-coronel Paulo de Tarso, senhores oficiais. Eu quero cumprimentar e agradecer a presença de cada um dos amigos que estão aqui presentes porque eu sei que quando nós estamos neste lugar talvez você pudesse ter aí três ou quatro lugares para estar também num compromisso nesta hora, então, se você escolheu estar neste lugar, eu quero lhe dizer muito obrigado.

Obrigado por você ter priorizado esta causa, esta razão e aqui nós observamos tanto ao meu lado a pessoa do meu pastor Enoque, da diretoria dos PMs de Cristo, nós não fazemos nada sozinhos, não é? Muitas vezes o nome de um, de outro, como citado o do coronel Terra, acaba ganhando um certo destaque, mas no dia a dia nós sabemos que não fazemos nada sozinhos, então nós precisamos muito honrar aqueles que estão conosco, dobrando os joelhos, levantando as mãos para os céus, clamando para que as coisas possam acontecer. E, aliás, é o Senhor Deus que tem preparado para que tudo isso possa acontecer. Então eu quero fazer com que todos esses elogios, toda essa exaltação que foi feita no nosso nome possam ser depositados aos pés da cruz de Cristo, porque ele sim é nosso único Senhor.

Eu costumo dizer e pensar que todas as vezes que me concedem uma oportunidade de microfone, de fala e de tribuna, seja em qualquer lugar que para mim é o lugar de honra foi para Ele o lugar de dor, de castigo, de opróbrio e de muita vergonha, foi para ele a cruz. Então, nós precisamos saber exatamente qual é o nosso lugar, somos autoridades, somos autoridades constituídas por Deus como autoridades, mas somos servos e Ele é o único Senhor sobre nossas vidas.

Quero agradecer muito a Deus pelos amigos da Polícia Militar, tenente Ismael, coral aqui presente, quero agradecer os pastores porque são eles que têm muitas vezes abraçado a família policial militar através de projetos, como o bispo Adriel, nosso projeto Disque-oração. Temos para iniciar, deputado José Bittencourt, um projeto de Disque-oração para Polícia Militar que foi intermediado por nosso pastor e coronel Evandro. Estamos caminhando, conversando com o bispo Adriel, em breve o policial militar vai ter a condição de telefonar e pedir uma oração ou um aconselhamento onde quer que ele esteja, enfrentando a dificuldade que ele esteja, ele vai poder ter esse acesso no serviço, isto é algo muito significativo e nós queremos louvar a Deus por isso. Amém. (Palmas.)

Quero cumprimentar aqui os alunos da Academia do Barro Branco, lá foi um nascedouro desse trabalho dos PMs de Cristo, na pessoa da tenente Taís, a pastora Sônia, que tem se somado, que tem abraçado essa causa. Taís, Deus seja louvado pela sua vida, pela disposição que você tem tido por acordar de madrugada, por levar esses alunos, por abraçá-los na palavra de Cristo, ajudando para que eles possam se fortalecer e possam dar prosseguimento nisso. Nossos irmãos, amigos da Escola de Soldados, com o tenente Eliéverson, pastor Felipe, os nossos irmãos, pastor Zafalon, Iran, Escola de Sargentos, há espaço para todos nós podermos servir.

Eu tenho aqui meus amigos da minha igreja, a começar pelo meu pastor, e meus amigos da igreja, como Josué, minha esposa. Meus irmãos, o trabalho dos PMs de Cristo é um trabalho que é para ser feito em conjunto. O tempo não permite, eu queria ser breve e pedir para que pudesse passar um pequeno vídeo. Vocês vão conhecer um trabalho que é desenvolvido por uma igreja em Marília. O que vocês vão ver é um trabalho que foi feito por um grupo de teatro da igreja. Embora se possa pensar que são policiais militares, é um grupo de teatro que fez esse trabalho: foram dois soldados, um casal de soldados que tem feito uma verdadeira revolução amorosa na cidade de Marília. Eu queria que vocês, observando esse vídeo, soubessem que há espaço para mim e para você fazer algo mais em favor do Rei.

 

* * *

 

- É feita a exibição do vídeo.

 

* * *

 

O SR. JOEL ROCHA - Esse vídeo tem uma continuação. Ele está disponível na Internet e você pode acessar esse vídeo, porque os verdadeiros heróis e seus familiares também precisam de cuidados.

Esse vídeo vai falar de uma série de cursos que foram apresentados como cursos da Universidade da Família para a família policial militar. Tivemos uma formatura na cidade de Marília e mais de 300 pessoas, casais, estavam se formando no curso de família. Esses soldados foram apresentar esse curso para um comandante de companhia e pediram permissão para eles para poderem desenvolver esses cursos de família naquela unidade. O comandante falou: “Fecha a porta, fala para mim desse curso. Eu preciso saber mais dessas coisas”. Todos nós precisamos ter um encontro com Deus. Todos nós precisamos de alguém que possa trazer uma palavra de vida, esperança, que possa trazer um refrigério, como um copo de água no meio do deserto que nós atravessamos.

Então eu queria dizer para você, amigo policial militar, você, irmão de uma igreja, que faz parte de um conjunto onde tem uma unidade policial, você pode fazer alguma coisa em favor daquele policial que está patrulhando a sua rua, que está patrulhando as proximidades da sua igreja. Há muitas ferramentas que hoje estão à disposição, ferramentas que foram trabalhadas, algumas delas pelos PMs de Cristo, para que possam ser oferecidas à família do policial. Nós temos aqui líderes que são voluntários, como o pastor Abel, um capelão dos PMs de Cristo; temos outros que são parceiros, que desenvolvem trabalhos, como a Terezinha Neves, junto à sua igreja, pessoas que servem também na Câmara Municipal, pessoas que estão servindo a família policial. Eu quero desafiá-lo no sentido de que você, o coronel Glauco pediu que nós pudéssemos orar pela família policial, eu gostaria que você pudesse dispor a orar e também a servir a esta família policial.

Encerro aqui a minha fala dizendo que eu tive a honra e o privilégio de estar na Indonésia, num seminário, num congresso de oração durante um período, no ano retrasado, no ano passado com o coronel Terra e mais algumas pessoas de São Paulo. A Indonésia é o maior país muçulmano do mundo em números absolutos. É um país extremamente populoso, com 240 milhões de habitantes e é um país em termos absolutos, o maior país muçulmano da Terra e há um tempo eles tinham 2% de uma população que se confessava cristã, só que hoje eles estão em torno de 20%, uma população que se confessa cristã. Perguntamos para aqueles líderes como é que aconteceu isso. E eles nos disseram que quando teve aquele tsunami, aqueles desastres naturais na Indonésia, a igreja estava recolhida nas montanhas, porque era um feriado e eles estavam cultuando a Deus nas montanhas, fugindo também das perseguições que eles tinham em terra. Quando eles souberam daquelas avalanches, de tempestades que estavam acontecendo, eles desceram as montanhas e começaram a doar sangue, começaram a doar alimentos, começaram a servir as pessoas. Só no tsunami, restaram 100 mil órfãos, e as igrejas, os irmãos da Indonésia começaram a adotar esses órfãos. Aqueles radicais muçulmanos chegavam e perguntavam para os líderes cristão: “Eu não estou entendendo o que vocês estão fazendo. Nós queimamos as suas igrejas, saqueamos as suas casas, violentamos as suas esposas e filhas, cortamos as mãos dos pastores para que eles não possam manusear as Bíblias, o que é que vocês estão fazendo? O que é que vocês querem?” Então eles disseram: “Foi o Deus a quem nós servimos, foi o Deus que nós conhecemos e o nome Dele se materializou, foi Jesus Cristo, Ele ensina-nos a perdoar os nossos inimigos, amar aqueles que nos maltratam e servir o próximo como nós queremos que sejamos servidos.” Eles sentaram e falaram assim: “Escuta, fala mais desse Deus para mim, que eu quero conhecer”.

O que aconteceu é que milhares e milhares de muçulmanos começaram a se converter e hoje a Indonésia, por isso teve um congresso mundial, e o Dia Mundial de Oração, aconteceu na Indonésia, em Jacarta, no ano passado.

Sabe o que acontece? Nós precisamos de uma associação que possa servir. Nós precisamos de cristãos que possam ser referência, que possam ser exemplos, que possam ser sal e luz da terra, que possam fazer diferença, quando estão atendendo ocorrência, quando estão trabalhando na sua seção, no seu departamento e é por essa causa que nós temos trabalhado.

Eu gostaria de desafiar todos aqueles que confessam e servem a esse mesmo Deus, que possam olhar o seu lado e verificar se existe algo mais que se possa fazer.

Gostaria de encerrar e citar um versículo que está na carta de Paulo aos Coríntios capítulo primeiro, versículo dez, é uma oração de Paulo à unidade: Rogo-vos, irmãos, em nome do nosso Senhor, Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões. Antes, sejais inteiramente unidos na mesma disposição mental e no mesmo parecer”.

Quando nós estivermos unidos, quando nós estivermos voltados para a mesma causa, quando nós entendermos qual é a prioridade para as nossas vidas e a prioridade é Cristo, a prioridade é trazer a palavra de vida, de esperança com os seus princípios e valores para a nossa corporação, nós vamos mudar esta história.

Eu quero deixar o meu abraço e a minha gratidão a todos vocês que estão aqui conosco nessa noite, em especial ao deputado José Bittencourt pela iniciativa.

Um forte abraço, que Deus abençoe. (Palmas.)

 

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Presidente capitão Joel Rocha, nossa gratidão ao Senhor também pela vida do presidente que tem se dedicado a esta causa de forma brilhante, como os demais outros irmãos.

Nós ouviremos Abigail com o cântico “Nada pode calar um adorador”. Podemos ficar em pé e ouvirmos este louvor em pé. Amém, igreja? É igreja aqui, ? Nunca falei nesse plenário “Amém, igreja”, mas estou falando hoje. E estaremos então com este canto, em pé, depois passaremos para um momento de oração com o pastor Enoque. Faremos a homenagem ao tenente-coronel Paulo de Tarso e depois a oração com o pastor Enoque.

 

A SRA. ABIGAIL COPLE - Graça e paz.

 

* * *

 

- É feita a execução do hino.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - A Ele, honra, a Ele, glória, a Ele, todo o louvor.

Estaremos fazendo a homenagem agora ao tenente-coronel Paulo de Tarso e a seguir a oração dirigida ao Eterno pelo pastor Enoque, em nome de Jesus. E ouviremos ainda o coral, sob a maestria do tenente Ismael, com a Benção Aarônica, benção aarônica é aquela que nós conhecemos do livro de Números, capítulo seis, versos 24 ao 26:O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”.

Nós ouviremos através do cântico.

 

O SR. JOEL ROCHA - Depois da reconstrução dos muros de Jerusalém, os templos de Neemias, Deus trouxe de volta ao povo o amor pela palavra. E eu gostaria nesse momento de homenagear o tenente-coronel Paulo de Tarso, filho do coronel Paulo de Tarso, porque no último dia de vida e ao longo de toda a sua vida, coronel Paulo de Tarso morreu entregando, a última ação dele na Terra, foi entregar os Novos Testamentos no Copom. Aquele mesmo dia ele saiu do Copom, por volta de umas 19 horas, foi para casa e às 23 horas daquele mesmo dia, ele faleceu.

Paulinho e a sua esposa, eu gostaria que vocês viessem aqui à frente, enquanto vocês vêm eu quero ler o memorial que a esposa já falecida do coronel escreveu sobre o último dia do Paulo de Tarso, coronel Paulo de Tarso: “Dentre os projetos que mais lhe trouxeram alegria, destacava-se a distribuição das Bíblias. Em sua gestão à frente dos PMs de Cristo, do ano de 1998 a 2000, o coronel Paulo de Tarso conseguiu distribuir, em parceria com a Sociedade Bíblica, mais de dez mil exemplares da Bíblia personalizada. Seu sonho era que todo policial tivesse um exemplar das Escrituras Sagradas para ler diariamente. No seu último bilhete, escrito a mão, estava escrito a obra está inacabada, é necessário trabalhar sempre”. E naquele mesmo dia, após entregar as Bíblias de forma comovent, a sua esposa, dona Beatriz, revela que um dos seus costumes mais marcantes era de orar durante as madrugadas. “Quantas vezes eu acordava e não o via na cama. Paulo estava na sala, num altar por ele idealizado, ajoelhado orando. Tinha ainda o hábito de visitar, de telefonar para amigos, colegas de farda. E ao final da conversa, ele sempre dizia ‘Vamos orar’”.

Como se estivesse antevendo sua partida, poucas horas antes de sua morte, coronel Paulo de Tarso distribuiu 200 Bíblias no Centro Operacional da Polícia Militar, intercedeu a Deus pela família policial e pelas autoridades brasileiras e naquela mesma noite, antes de falecer, ele ouviu o hino que dizia “Vou em paz, pois meu Deus ao meu lado vai ficar e em breve sua face eu verei lá no céu.” E no dia 30 de abril de 2000, o coronel Paulo de Tarso partiu para a morada celeste, para o encontro tão desejado com o Pai querido e nos deixa esse legado de continuar a obra do Senhor até os últimos dias de nossas vidas.

Que Deus possa nos abençoar. Paulo, pode vir aqui, sua vida e a sua família, a geração que seu pai deixou e sua mãe deixou. (Palmas.)

Muito obrigado porque você é a semente do seu pai, eu sei que com todas as dificuldades que você teve, você ficou firme e Deus vai te honrar muito mais do que você está imaginando, está bom?

Queria deixar como o seu pai deixou para nós o legado da Bíblia no último dia, queria deixar uma Bíblia personalizada, a última versão que nós temos, uma lembrança sua e da sua família.

Deus abençoe. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Coral a postos. Nossa gratidão ao Senhor pela vida do tenente-coronel Paulo de Tarso e a todos que contribuem de uma forma direta ou indireta para o fortalecimento desta entidade, desta missão. É uma associação com uma missão, e faremos o possível para que o Governo do Estado reconheça. O governador Geraldo Alckmin, aliás, já deu uns passos iniciais, reconheceu ao sancionar a Lei 14.798. Queremos sequenciar no que tange à iniciativas legislativas aqui desta Casa para sensibilizar o governo para que reconheça oficialmente. Temos que lutar para que esta associação tenha uma sede própria, nós precisamos criar, pedir a Deus que nos dê estratégia para termos a nossa sede própria, quem sabe o governador Geraldo Alckmin pode se sensibilizar e empreender esforços na linha do que é lícito, do que é correto, daquilo que é legal, criar um mecanismo que também dê condição desta associação alcançar seu objetivo que é uma sede própria e assim estarmos nos aparelhando melhor para atendermos não só o policial, mas a sua família, aqueles que são, que estão à sua volta e que a Associação de PMs de Cristo e os PMs de Cristo sejam um exemplo.

Eu gosto muito de Mateus cinco, verso 16: “Assim resplandeça a vossa luz de vocês diante dos homens, para que eles vejam as vossas boas obras e glorifiquem a Deus, que está nos céus”. Que eu seja luz, seja sal. Sal no saleiro não presta, não vale nada, não tem nenhuma utilidade. Sal no saleiro. Sal é bom quando está sendo utilizado. Luz debaixo do velador não tem nenhuma utilidade, luz é boa quando ela está iluminando.

Então eu e você temos que seguir esta orientação, esta recomendação de Cristo aonde quer que estejamos inseridos no extrato social.

Ouçamos então os PMs de Cristo e me dou por satisfeito de ter feito esta manifestação espontânea, não está no cerimonial, não está no roteiro, mas é uma demonstração, é uma fala espontânea e que vem da nossa mente, do nosso coração, certamente é avalizada pelo nosso Eterno.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Coral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Pastor Enoque, nos dirija a Deus numa palavra de oração.

 

O SR. ENOQUE - Vamos nos unir nesta oração. Pai santo e justo, nós te agradecemos. É um tremendo privilégio, Deus, estarmos nessa Casa de Leis, onde tantos projetos, Senhor, importantes são decididos e vendo, Deus, como foi dito, um momento tão especial, um momento de crise, um momento de dificuldade, de transformação dessa Nação e a Polícia Militar tem estado realmente à frente de tantas questões, Pai.

Obrigado, Deus querido, porque eu sei que Aquele em que podemos confiar e declaramos uma dependência plena no Senhor, para que haja uma iluminação, Senhor, sobre cada setor, sobre cada autoridade, Senhor, sobre cada poder constituído pelo Senhor, que entendemos que tudo vem do Senhor.

Obrigado por este momento, Deus, tão especial, aberto; pela vida do teu filho, deputado José Bittencourt, e que neste lugar, que realmente nós possamos ter aclarado a nossa mente no sentido de que como igreja somos sal e luz da Terra, Pai.

Podemos, ó Deus, e queremos ver esta Nação coberta com as Tuas mãos, Pai. Declaramos que São Paulo é do Senhor Jesus. Pedimos, ó Deus querido, que independente de nome, de denominações, a Tua igreja, Senhor, possa realmente ser representada através dos PMs de Cristo, esta instituição, Senhor, ó Deus, que comemora seu aniversário de maturidade, de 21 anos, Pai.

 Pedimos, ó Deus, realmente que haja maturidade em cada um de nós para discernirmos o tempo, para entendermos, ó Deus, os Teus projetos, e estarmos no centro do Teu coração.

Agradecemos e sabemos que quando sairmos daqui, podemos deixar como canais que somos, ó Deus, nada mais que isso, as bênçãos do Senhor sobre este lugar, sobre esta Casa, sobre cada vida e que a nossa amada Polícia Militar possa ser realmente guardada pelo Senhor.

Fomos incumbidos, ó Pai, de fazer realmente com que não matem, não roubem, não destruam. Entendemos que precisamos e dependemos do Senhor, independência neste caso para nós é morte e nós declaramos vida porque estamos ligados, aliançados ao Senhor.

Leva em paz o teu povo para casa, Senhor, conforme recebemos neste cântico estas bênçãos.

Agradecemos em nome de Jesus, amém. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Amém. Esgotado o objeto desta sessão, nós a declaramos encerrada e vamos então nos cumprimentar aí com a paz do Senhor Jesus. Obrigado a todos, é uma alegria.

 Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Coral.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 53 minutos.

 

* * *