1

 

22 DE SETEMBRO DE 2003

38ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO DIA ESTADUAL DO IDOSO E DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA

 

Presidência: CÉLIA LEÃO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 22/09/2003 - Sessão 38ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: CÉLIA LEÃO

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA ESTADUAL DO IDOSO" E DO "DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA"

 

001 - CÉLIA LEÃO

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência efetiva por solicitação da Deputada ora na condução dos trabalhos  e do Deputado João Caramez, com a finalidade de comemorar o Dia Estadual do Idoso e o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Convida todos a ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - UBIRATAN GUIMARÃES

Solidariza-se com o trabalho da Deputada Célia Leão e agradece o seu apoio à Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo.

 

003 - Presidente CÉLIA LEÃO

Anuncia número musical.

 

004 - JOSÉ DE OLIVEIRA JUSTINO

Presidente do Conselho Estadual de Assuntos para a Pessoa Portadora de Deficiência. Fala sobre a união de toda a sociedade para solucionar um problema que afeta milhões de pessoas, tornando assim o Brasil um país justo e igual para todos.

 

005 - ANA LEONOR ALONSO

Conselheira. Lê o currículo da Sra. Dorina Nowill.

 

006 - Presidente CÉLIA LEÃO

Oferta flores à Sra. Dorina Nowill e placa em homenagem à sua trajetória.

 

007 - DORINA NOWILL

Presidente Emérita da Fundação Dorina Nowill. Discorre sobre sua luta pela inclusão dos deficientes visuais na sociedade.

 

008 - Presidente CÉLIA LEÃO

Anuncia número musical.

 

009 - ANTONIO QUELCE SALGADO

Presidente do Conselho Estadual do Idoso. Felicita os membros dos legislativos estadual e federal pela aprovação do Estatuto do Idoso.

 

010 - MAGALI TEREZINHA DA SILVA

Lê currículo da Irmã Maria Luisa Nogueira.

 

011 - CÉLIA LEÃO

Entrega flores e placa comemorativa à Irmã Maria Luisa Nogueira.

 

012 - MARIA LUISA NOGUEIRA

Presidente da Associação Luiza de Marilac. Comenta a luta no Congresso Nacional pelo Estatuto do Idoso.

 

013 - Presidente CÉLIA LEÃO

Anuncia apresentação musical.

 

014 - ERNESTO VIEIRA SENISE

Secretário adjunto da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. Relata o trabalho da Secretaria para os portadores de deficiência e os idosos. Destaca a importância dos Conselhos Municipais para melhor atendimento à comunidade.

 

015 - Presidente CÉLIA LEÃO

Anuncia número musical. Reafirma seu compromisso e dos Deputados João Caramez e Sidney Beraldo com os idosos e os portadores de deficiência. Fala da contribuição dos idosos para a história. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Nesta sessão solene estamos comemorando e homenageando, nesta manhã, dois eventos extremamente importantes para a comunidade do Estado de São Paulo: o Dia Estadual do Idoso e o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência,.

Gostaria, antes de anunciar os nossos convidados, além de agradecer a presença de todos, justificar o atraso dos nossos trabalhos, até por que aprendi com papai - que já mudou de planeta, há algum tempo, sem minha autorização, mas de qualquer forma, qualquer dia eu converso com ele lá no céu, espero que cheguemos lá um dia - que quando nos atrasamos, não adianta pedirmos desculpas. Mas, no mínimo, as pessoas merecem uma justificativa.

Comentava com o Dr. Auro, secretário-geral da Casa, que deveríamos começar no horário. Mas houve um imprevisto com as crianças de um coral e outros convidados, que saíram de Cubatão, para apresentar um número musical extremamente significativo. Dizia o nosso presidente Justino, que os conhece, que vale a pena conhecê-los de perto. Mas eles tiveram um pequeno problema, nada grave, mas um dos ônibus que os trazia quebrou. Já pedimos que outro veículo fosse resgatá-los, com isso vai atrasar um pouquinho. Portanto, a nossa sessão começa com algum atraso, mas até o final deveremos ter a presença dessas crianças para nos apresentar o trabalho que fizeram com tanto carinho, com tanta atenção ao longo desses meses e anos. Esta é a justificativa pela qual começamos a sessão com alguns minutinhos de atraso. De qualquer forma, a Presidência agradece a paciência e o carinho de todos os presentes.

Quero anunciar e agradecer a presença junto a Mesa Diretora dos Trabalhos, do Dr. Ernesto Vega Senise, Secretário-Adjunto, que neste ato representa a Dra. Maria Helena Guimarães de Castro, Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social; Dr. Eduardo Odluak, neste ato representando o Exmo. Deputado Arnaldo Madeira, Secretário chefe da Casa Civil, do Governo de São Paulo; o Sr. José de Oliveira Justino, querido companheiro Justino, presidente do Conselho Estadual de Assuntos para Pessoas Portadoras de Deficiência. Outro dia chamei-a de doutora, e ela disse: não, não sou doutora. Mas, pela experiência de vida., pelo grande trabalho que realiza e realizou na nossa sociedade, na verdade não dá só para chamá-la de doutora, porque o título é muito pequeno. Mas, como não nos sobra outro neste momento, vou convidá-la e chamá-la de doutora , a Dra. Dorina Nowill, presidente emérita da Fundação Dorina Nowill, obrigada. Agradecer a presença do nosso querido dinâmico companheiro e amigo, Dr. Antonio Quelce Salgado, presidente do Conselho Estadual do Idoso; o vereador da Câmara Municipal e presidente da Associação Amparo Eficiente, Sr. Sérgio Fernando Nadini, que neste ato representa a Câmara Municipal de Amparo.

Temos outras autoridades, lideranças, mas sintam-se todos nominados, sintam-se todos convidados na mesa diretora, mas somos todos nós os grandes responsáveis, sem nenhuma exceção deste plenário e das galerias, pelo trabalho de hoje, por esses dois eventos do Dia Estadual do Idoso e do Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, que foi ontem, dia 21 de setembro, onde o Brasil todo, de alguma forma, comemorou e participou desse dia nacional de luta.

Agradecendo a presença de todos, dando continuidade aos nossos trabalhos, ouviremos o Hino Nacional Brasileiro, que será executado pelo tecladista Sargento PM Loyola, que seria acompanhado pelo Coral da Casa Esperança, de Cubatão, que são os nossos convidados, quiçá chegarão aqui nos próximos ou até o findar da próxima hora.

 

* * *

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Esta presidência agradece ao nosso querido tecladista, pela maravilhosa apresentação, sargento Loyola, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Parabéns pelo seu desempenho. Em cada nota tocada, tenha a certeza não só da emoção, mas do momento cívico que cada um de nós pudemos viver. Muito obrigada.

Lamentamos, no bom sentido, não com tristeza, porque o dia é de festa, que não está presente o nosso coral, que abrilhantaria mais ainda a apresentação. Mas, apesar de não termos ensaiado, deu tudo certo. E isso na verdade, esse é o espírito do qual estamos imbuídos: de respeito à nossa Pátria e de respeito à nossa sociedade, especialmente esses dois segmentos que são as pessoas portadoras de deficiência e também os idosos, ou pessoas da melhor ou terceira idade, como queiram chamar.

Queria ainda agradecer as seguintes presenças: nobre Deputado Ubiratan Guimarães; Irmã Maria Luisa Nogueira, presidente da Associação Luiza de Marillac; Dr. Alan Cortez de Lucena, presidente da Comissão de Defesa dos Interesses e Direitos dos Portadores de Deficiências Físicas, representando o Dr. Carlos Miguel Aidar, presidente da OAB - SP; Dr. Fábio Ramazzini Bechara, promotor de justiça e vice- presidente da APAE de São Paulo; Dr. Hermes Tomazoni, diretor do Departamento de Desenvolvimento Social, representando o Sr. William Dib, prefeito de São Bernardo do Campo - obrigada e leve um abraço ao prefeito; Sr. Ginel Garcia, Assessor da Pessoa com Deficiência do Departamento de Defesa dos Direitos da Cidadania, da Secretaria de Inclusão Social e Habitação, neste ato, representando o Sr. João Avamileno, prefeito de Santo André - leve o nosso abraço ao prefeito, obrigada pela atenção e pela presença; Sra. Mirtes Izabel Rocha, diretora da Escola Municipal de Integração da cidade de Itapevi e Sr. José Lupércio Zerbinatti, assessor e chefe de gabinete.

Esta Presidência deseja fazer um registro singular, especial, nesta manhã, de que a nossa Sessão Solene hoje, com dupla razão para estarmos trabalhando e felizes, pelo Dia Nacional de luta dos Portadores de Deficiência e também o Dia Estadual do Idoso.

Nesta Sessão faríamos tudo em conjunto, em dupla. Na verdade, a nossa Presidência, o que muito particularmente me honra, também deveria estar sendo feita pelo nobre João Caramez, que é um grande companheiro de todos nós, um grande amigo e sobretudo uma pessoa comprometida com a nossa sociedade, os brasileiros que moram em São Paulo, que vivem aqui, e comprometida com as questões sociais, com as questões de toda natureza que envolvem a nossa comunidade.

Foi com o Deputado João Caramez, numa conversa, direta, além de tudo como amigo, que preparamos esta Sessão de hoje. Mas com verdade “a César o que é de César”, que o Dr. Caramez não sossegou um só minuto enquanto não viu encaminhado o pedido para que a Sessão Solene acontecesse, tanto do Idoso quanto do portador de deficiência.

E hoje ele está neste momento trabalhando por São Paulo e pela comunidade e, porque não tem o dom de estar em dois lugares ao mesmo tempo, ele não poderia estar presente na nossa Sessão. Mas pediu que eu o representasse, o que não é uma tarefa muito fácil, dada a magnitude da competência e da sabedoria do Deputado Caramez. Com muito carinho, amizade e respeito, reconhecendo os talentos e valores do Deputado, faço aqui minhas as palavras do Deputado Caramez. Faço aqui o meu sentimento pessoal, também como cidadã, também o sentimento do Deputado João Caramez

Nós sempre brincamos que o Deputado é o “primeiro-damo” da cidade de Itapevi, e tem trabalhado muito por aquela cidade também. Tem seus convidados, o Conselho Municipal do Idoso de Itapevi, aqui representado pelo nosso Presidente, Sr. Clariano Raimundo Batista. Receba o nosso carinho em nome do Deputado João Caramez. Registramos também o orgulho que temos em ter a prefeita de Itapevi, Sra. Dalvani Caramez. Enfim, estamos em família. O que quero é dizer que o Deputado João Caramez está presente nesta Sessão, de alguma forma, em pensamento, de coração, com a torcida que a Sessão dê continuidade, da forma que começou, com tranqüilidade e alegria, e com a vontade de que, mais que uma sessão de festa, transforme cada minuto em minuto de trabalho, com o compromisso da nossa sociedade em continuar lutando pelos idosos e pelos portadores de deficiência.

E como dizia: “se não durante a vida, a sociedade ou parte dela, não passar pela situação de pessoa portadora de deficiência, que é a torcida de todos nós, é claro, por certo e com a nossa torcida lutaremos para que toda a sociedade passe pela 3ª Idade”. Essa é a nossa grande torcida, a nossa grande luta. Esse é o sentimento do Deputado, que comigo neste momento preside esta sessão. (Palmas.)

Convido o nobre Deputado Ubiratan Guimarães, para fazer uso da palavra.

 

O SR. UBIRATAN GUIMARÃES - PTB - Sra. Presidente, Srs. membros da Mesa, senhoras e senhores, não poderia deixar hoje de vir aqui a esta tribuna, para manifestar a minha solidariedade ao trabalho feito pela nobre Deputada Célia Leão. Todos acompanhamos o seu dia-a-dia e sabemos do valor dessa Deputada, que se empenha para minimizar o sofrimento das pessoas.

Além de cumprimentá-la, venho aqui agradecer o trabalho que ela tem feito por nós, membros da Polícia Militar do Estado. Deputada, falo em meu nome e também da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Temos a nossa Associação dos Deficientes Físicos, com cerca de dois mil homens portadores de deficiência e graças a um trabalho bem feito, sério, do Presidente da Associação, Sargento Patrota, e com o apoio desta Deputada, temos conseguido ajudar os nossos homens.

Ao longo de 43 anos de vida, enfrentei o crime nas ruas fazendo parte da Polícia Militar. Vimos jovens, policiais nossos, arriscando a vida em defesa da sociedade, que lamentavelmente sofreram seqüelas ou por acidente de trânsito ou principalmente por tiros disparados por marginais. E o trabalho dessa incansável lutadora, Célia Leão, tem ajudado a minimizar o nosso sofrimento.

Quero deixar também os meus cumprimentos ao Deputado João Caramez, pela Sessão Solene do Dia do Idoso. Em dois momentos precisamos do apoio de todos: quando somos crianças, para que possamos ser bem encaminhados, para que possamos ter um futuro. E quando chegamos na 3ª Idade. Quando estamos fortes, saudáveis, felizes, enfrentamos e vamos à luta. Tenho mãe com 86 anos, graças a Deus, e temos sempre uma preocupação com todos.

Parabéns, Deputada Célia Leão. Parabéns, nobre Deputado João Caramez. Um abraço e felicidades a todos os presentes. (Palmas.).

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, Deputado Ubiratan. V.Exa. vem a engrandecer esta Sessão Solene, que ficará não só registrada nos Anais da Casa, no Diário Oficial e na TV Assembléia. Mais do que isso, ficará registrado um novo, diferente e grande trabalho nessas duas questões que, ao longo das últimas décadas, eram relegadas a 2º ou 3º plano, mas que hoje, com respeito, pelo número de convidados e pessoas que fazem um grande trabalho, que tentam fazer e muitas vezes têm conseguido, fazer desse binômio justiça/igualdade uma verdade.

Portanto, V.Exa. vem aqui reafirmar, vem ser, no bom sentido, cúmplice dessa vitória, dessa tarefa empreendida por tantos homens e mulheres, para fazer uma sociedade melhor.

Registramos e agradecemos as seguintes presenças: Vereador Eduardo Moreira da Cruz, representando a Câmara Municipal de Campos do Jordão; Sra. Maria Alice Rosmaninho, representante da Secretaria de Educação no Conselho Estadual da pessoa portadora de deficiência; Dr. Fábio Ford Feris Racy, Presidente da Abramet - Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego, ao Dr. Alberto Sabag, do Comitê Brasileiro de Acessibilidade, da Associação Brasileira de Normas Técnicas; Sra. Sandra Bistaffa, Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social do Município de São Pedro, representando a Sra. Prefeita; Professora. Rute Vaio, Presidente da APAE do município de São Pedro; Sra. Inivana B. Bechtola, representando o Conselho Municipal do Idoso, também do município de São Pedro; Sra. Selma Gonçalves, Diretora-Tesoureira da Fundação Selma, esta jovem que transformou a visão do que significa assumir a vida em outras condições, com uma rapidez impressionante, sempre com um sorriso no rosto o que a deixa mais bonita, razão maior da existência da Fundação Selma que tem salvado vidas neste Estado e tem encaminhado pessoas a ter uma vida melhor e mais feliz. Muito obrigada pela presença e leve um abraço a todo o pessoal da Fundação Selma, especialmente ao seu pai, Dr. José Carlos. Gostaria de agradecer e registrar também a presença da Prefeita Antonieta Antonelli, do Município de São Pedro. Enfim, gostaria de agradecer a todos os presentes. A cada cinco minutos o nosso Cerimonial vai nos trazendo uma quantidade maior de fichas e registros, que só engrandecem esta Sessão Solene.

Quero fazer um rápido parêntese para dizer que a Assembléia Legislativa, como a Casa de leis e a Casa da sociedade de São Paulo, obviamente é muito agitada, com trabalhos diários, de diversas formas, desde apresentações, eventos, simpósios, seminários, além das sessões obrigatórias, que são as Sessões Ordinárias e Extraordinárias. Enfim, é uma Casa que não pára, de segunda a sexta-feira, cumprindo o seu papel e o seu trabalho, de manhã, à tarde e à noite, e muitas vezes inclusive aos finais de semana. Gostaria de registrar que nem sempre as sessões na segunda-feira de manhã são sessões com facilidade de público, até porque nos municípios onde moram os 94 Parlamentares o trabalho também não pára, a sociedade também exige, além das atividades pessoais e particulares das pessoas que trabalham e têm suas funções em casa ou fora de casa. Quero fazer este registro para marcar o quão importante é a presença de cada um dos senhores e das senhoras aqui nesta manhã. Na medida em que o tempo vai passando, vejo mais cadeiras sendo ocupadas por pessoas assistindo e participando. Recebi há pouco a informação de que os ônibus estão tentando chegar e quiçá até o final da Sessão estarão aqui para nos brindar com as nossas crianças e o nosso coral.

Agora quero fazer uma apresentação. Depois passarei a palavra ao nosso Conselheiro Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência. Portanto, gostaria de chamar o Coral de Violões do Espaço de Convivência do Fundo Social de Solidariedade, do Estado de São Paulo, para que apresente as músicas: “Sua majestade o sabiá” e “Estão voltando as flores”, sob a regência da Professora e nossa amiga, Vera Lúcia Cunha Martins. Obrigada Vera, a apresentação é sua e dos nossos amigos.

Antes, quero fazer um registro de que está aqui a nossa tradutora de sinais, passando aos nossos convidados cada detalhe da Sessão, inclusive da música. Muito obrigada.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação do Coral.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Não só esta Presidência, mas todos nós queremos agradecer muito à nossa querida e grande Regente Profª. Lúcia Cunha Martins e ao coral e à Orquestra de Violões do Espaço de Convivência do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Parabéns! A gente percebe que o nosso coral total está ficando afinadíssimo. No Hino Nacional já foi bom e agora acompanhando vocês no violão também. A senhora estava de costas para o público, mas nós aqui da Presidência pudemos perceber em cada rosto e na voz a emoção ao cantarem juntos. Alguns mais alto, outros mais baixinho, mas todos se manifestaram. O mais bonito é a participação das pessoas. Muito obrigada.

A Presidência registra e agradece a presença da Sra. Cláudia Sofia Indalécio Pereira, Presidente da Abrasc - Associação Brasileira de Surdocegos; do nosso companheiro Sr. Teógenes de Oliveira Neto. Obrigada, Teógenes, pela sua presença, sempre conosco nesta luta. Ele é ex-Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência e neste momento representa aqui o Grupo Aurea, que tem um trabalho voltado às pessoas portadoras de deficiência.

Volto a mencionar o Dr. Fábio Ford Feris Racy, da Abramet - Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego - para informar que a Abramet tem feito um trabalho voltado para as questões da sociedade, mas especificamente com a pessoa portadora de deficiência. Depois passaremos um panfleto aos nossos convidados com informações importantes em relação a direitos e acessibilidade.

A Abramet também faz um trabalho junto ao Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência - o Presidente Justino tem feito esse trabalho com todo o Conselho - à Telefônica e à Anatel, no sentido de levar através da telefonia - este meio de comunicação absolutamente imprescindível hoje no mundo moderno - um novo conceito de atendimento às pessoas portadoras de deficiência, mais do que isso: levar a informação à nossa sociedade, porque o preconceito só acontece na nossa sociedade por falta de informação, não é outra a razão. Não existe nem má fé, nem maldade, a não ser em casos absolutamente específicos e criminosos, mas a sociedade só discrimina porque ela desconhece o assunto.

Esse meio de comunicação, esses cartões de uso diário a que a sociedade tem acesso, é um modo extremamente fácil de levar essa informação. São dois cartões novos que gostaria de passar para que todos conheçam. Os cartões são muito simpáticos e trazem uma mensagem do Dia Nacional de Luta - 21 de setembro. Um é de 40 minutos e o outro de 80 minutos. Na parte de trás do cartão há uma mensagem que me permito ler: “Ao nos depararmos com uma pessoa portadora de deficiência a atitude mais simples, solidária e cidadã que devemos ter, independentemente da sua condição, é perguntar “Posso ser útil?”

O outro cartão também é muito simpático e traz na frente um idoso num andador. Os cartões têm o título “Convivendo sem preconceito” e traz a mensagem “Romper a solidão e o isolamento dos portadores de deficiência e seus familiares é o primeiro passo para o reconhecimento de suas necessidades básicas como seres humanos, proporcionando desta forma a sua inclusão plena na sociedade”.

Faço o registro do trabalho que o Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência está fazendo com a Abramet, uma associação de reconhecimento nacional pelo seu trabalho e seu caráter sério e comprometido principalmente com as questões das conseqüências do trânsito e dos acidentes que podem ocorrer nas cidades e nas rodovias. É uma obrigação direta da Associação Brasileira de Acidentes e Medicina de Tráfego e empresas como a Telefônica, enfim, de instituições e empresas de atendimento público.

Nesta manhã não poderíamos deixar de fazer esse registro porque esse trabalho sintetiza o quanto a nossa sociedade tem progredido nas questões diretas e sociais voltadas ao idoso e ao portador de deficiência.

Agradeço, mais uma vez, ao Dr. Fábio. Temos um assunto pendente, que resolveremos depois e que também interessa aos portadores de deficiência diretamente: a adaptação das clínicas. Estamos trabalhando no sentido para se fazer cumprir uma lei dentro do prazo legal. Depois falaremos sobre isso.

Concedo a palavra ao querido companheiro, Presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência, Sr. José de Oliveira Justino, mais conhecido como Justino.

 

O SR. JOSÉ DE OLIVEIRA JUSTINO - Bom dia a todos. Peço desculpas pela voz de taquara rachada, mas estou resfriado. É com grande alegria que estou aqui juntamente com os conselheiros do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência para comemorar este Dia Nacional de Luta.

Seguindo uma orientação de trabalho que temos entre os conselhos de cidadania de trabalharmos juntos e intersetorialmente, estamos nesta sessão conjunta com o Conselho do Idoso comemorando o Dia Estadual do Idoso.

Esta sessão reveste-se de uma importância transcendental, porque temos aqui reunidos representantes do Executivo e suas várias Secretarias, tais como Educação, Assistência Social, Casa Civil, Esportes e Turismo, que estão trabalhando conosco na comemoração desses dias, além da Secretaria de Transportes Metropolitanos, através das suas empresas CPTM e Metrô, que fará uma exposição a partir do dia seis de outubro na Estação Sé, tendo como tema a pessoa portadora de deficiência no seu cotidiano, no seu dia-a-dia, no seu trabalho, na escola, na rua, enfim, flagrantes da vida real.

Para que esta semana pudesse acontecer nos vários locais onde teremos exposição, tivemos a participação de várias entidades da sociedade civil trazendo o trabalho, as pessoas associadas, as pessoas por elas assistidas, mostrando toda sua sensibilidade, colocando a sua visão deste mundo que as cercam. Apesar de todas as dificuldades, eles conseguem exprimir essa sensibilidade que está à flor da pele, pintando com a boca, com os pés, superando as dificuldades.

Esta sessão solene mostra a união de todos esses segmentos da sociedade o Poder Legislativo, aqui representado dignamente pela Deputada Célia Leão, Presidente desta sessão, incansável lutadora da causa das pessoas portadoras de deficiência; o Poder Executivo, através dos representantes das várias Secretarias; as entidades; os portadores de deficiência, que deram a sua participação para que esse evento pudesse acontecer.

Portanto, esse momento transcendental significa a união de toda a sociedade para que possamos superar um problema que afeta milhões de pessoas. Segundo o IBGE, no nosso Estado, são mais de quatro milhões de pessoas com alguma deficiência. É um contingente humano enorme que . E esse contingente humano nnecessita de políticas públicas que possam atendê-lo, necessita de lazer, necessita de esporte, necessita de cultura, de Educação, de Saúde, de reabilitação. E nada melhor do que a comemoração deste Dia Nacional de Luta para que possamos refletir sobre todas as necessidades das pessoas com deficiência; refletir sobre a acessibilidade aos nossos logradouros, tanto públicos como privados; refletir sobre o transporte para as pessoas com deficiência; refletir sobre a Educação inclusiva para todos; refletir sobre a reabilitação, a habilitação dessas pessoas para que possam exercer a verdadeira cidadania, trabalhando, ganhando o suficiente para sustentar a sua família, aumentando a sua auto-estima, sendo um cidadão pleno.

Todas essas questões devem permear os nossos pensamentos neste momento, para que possamos verificar os avanços que foram conseguidos nestses anos e o que temos de que fazer ainda: aumentarmos a participação dos movimentos sociais, que são de suma importância para mudar a realidade deste país; aumentarmos a participação dos cConselhos mMunicipais das pessoas com deficiências, para que possam, através de uma atuação profunda, profícua, recolher informações e dados suficientes para que as pessoas portadoras de deficiências possam ser atendidas em seus municípios e possamos ter informações suficientes para prepararmos uma política estadual para as pessoas com deficiência. Que elas possam ter as suas necessidades plenamente atendidas, através de uma conjugação de esforços da sociedade civil, da área governamental e do nosso pParlamento, elaborando leis que atendam às necessidades dessas pessoas.

É através do trabalho conjunto, de todos esses atores sociais - governo, parlamento, organizações sociais, movimentos sociais -, que conseguiremos atingir o atendimento pleno no

JOSÉ DE OLIVEIRA JUSTINO

a essas pessoas, que conseguiremos legar para os nossos filhos e netos uma sociedade em que todos estejam incluídos. Quem sabe, num futuro muito próximo, não precisemos mais de falar do Dia Nacional de Luta porque a luta foi coroada de êxito e a batalha foi vencida.

Neste momento, conclamo todos para que possamos - individualmente, e somados ou , congregados, uunidos -, despendermos todos os nossos esforços, e todas as nossas capacidades físicas e intelectuais para continuar nessa luta, nessa cruzada , e para fazer mos do Brasil um país justo e igual para todos., inclusive para as pessoas com deficiência. Que noss Que nossos os filhos e netos tenham uma pátria de que possam orgulhar-se do esforço, da dedicação e da luta que seus antecessores travaram. Que possamos nos orgulhar e nos miremos nos exemplos de pessoas que estão aqui. Uma pessoa, em particular: , a Dona Dorina Nowill. Dorina Nowill Uma pessoa que há mais de cinco décadas luta pela inclusão da pessoa com deficiência. Que possamos nos mirar, através destes exemplos e de tantos outros, outros inúmeros que são impossíveis neste momento de citar. Que possamos nos mirar nos através de exemplos individuais de pessoas que conhecemos e mesmo , ilustres desconhecidos, mas que fazem a sua parte na sua seara de atuação. Que através desses exemplos, possamos criar um mundo melhor.

Gostaria de agradecer - e o farei através de ofício pelo Conselho - a todas as pessoas, a todas as associações, a todas as Secretarias, que nos ajudaram e que estão nos ajudando durante esta semana. Agradeço àqueles artistas que nos cederam uma das coisas mais preciosas que têm: o produto do seu talento, da sua sensibilidade, para que pudéssemos fazer exposições em vários locais e mostrar o trabalho e a sensibilidade da pessoa com deficiência. Agradeço a empresas e entidades, como a Abramet ee a Telefônica, que fizeram esses cartões, cuja mensagem a nobre Deputad a Célia Leão leu, que seque servem para sensibilizar a sociedade. Através desse esforço conjunto de sociedade civil, empresas, governo e dos nossos conselhos, conseguiremos criar uma sociedade mais justa.

Muito obrigado a todos vocês que vieram de longe para participar deste evento, que puderam dar a sua cota pessoal , juntamente conosco, para, ombreados e de mãos dadas, seguirmos firmes na mudança da nossa sociedade. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - Célia Leão - PSDB - Obrigada, Ppresidente Justino, por suas palavras, sua manifestação, e, sobretudo, pelo trabalho que vem fazendo frente e junto ao Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência.

Quero registrar a presença de mais pessoas que, imbuídas não só de bom espírito, mas de compromisso de trabalho, estão conosco nesta manhã: Sra. Magali Teresinha da Silva; Sr. Aparecido Alves Isidoro, Cconselheiro do Conselho Estadual de São Paulo e Cconselheiro do Conselho Municipal de Guarulhos; Sr. Paulo Antenor de Souza, titular da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica do Conselho Estadual do Idoso do Município de Campos do Jordão; Sra. Eliana Hadad, Ccoordenadora de Comunicação Social da Secretaria Estadual de Mulheres do PSDB; Irmã Helena Siqueira, assistente social da Cidade dos Velhinhos de Santa Luiza de Marilac; Irmã Bernadete Maria da Penha, Ppresidente da Cidade dos Velhinhos de Santa Luiza de Marilac. Obrigada pelas presenças.

O Ppresidente Justino falou desse segmento, hoje tão participante, mesmo que meio à força, pela luta das próprias pessoas portadoras de deficiência. De . De qualquer forma, são participantes da nossa sociedade, pessoas que ao longo da sua vida e da sua história não se intimidaram pelas dificuldades pessoais, ou pelas dificuldades que a sociedade impôs - e ainda hoje, de alguma forma, impõe. São pessoas que, com bravura eza ee com vontade de vencer barreiras, venceram não só a barreira pessoal, como asde fato, conseguiram vencer não só a barreira pessoal. Mais do que isso, venceram barreiras da sociedade, que, ao longo de décadas, foram quebradas para que outras pessoas que estavam chegando, pessoas com alguma diferença, pudessem ter o respeito dessa mesma sociedade.

Não dá para fazer homenagem a todos que atuaram nos últimos 100, 50 ou 30 anos. Não importa o tempo, mas quanto tempo tenham lutado por essa integração. Na pessoa singular da nossa querida Dorina Nowill, faremos esta homenagem, fazendo valer a luta de alguém que, com toda ou qualquer dificuldade que possa ter tido na vida, conseguiu superar e, além de superar, conseguiu fazer com que outras pessoas da sociedade, com ou sem deficiência, também superassem e chegassem ao topo da à vitória. , que é a felicidade plena, dentro do possível, do seu dia-a-dia.

Convidamos a Sra. Ana Leonor Alonso para prestar esta singela, mas marcante e significativa homenagem à Sra. Dorina Nowill, fazendo a leitura do curriculum da mesma.

Tem a palavra a Sra. Ana Leonor Alonso.

 

A SRA. ANA LEONOR ALONSO - A Professora Dorina de Gouveia Nowill, nascida em São Paulo, em 1919, devido a uma patologia ocular, ficou cega aos 17 anos. Dotada de uma grande inteligência, decidiu continuar seus estudos.

Na época, como havia poucos livros em Braille para estudantes cegos, reuniu um grupo de voluntários e criou, em 1946, a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, organização que, em 1991, recebeu o seu nome pelo merecido reconhecimento de seu trabalho em prol da educação, prevenção da cegueira, reabilitação, cultura e profissionalização de pessoas cegas ou com baixa visão.

A Professora Dorina foi a primeira aluna cega a matricular-se em São Paulo numa escola comum junto com estudantes com visão normal. Formou-se professora na Escola Caetano de Campos. Ainda como aluna, com a ajuda de alguns colegas, conseguiu que a Escola Caetano de Campos implantasse o primeiro curso de especialização de professores para ensino de cegos, em 1945.

Após diplomar-se na Caetano de Campos, viajou para os Estados Unidos da América, com uma bolsa de estudos patrocinada pelo governo americano - Fundação Americana para Cegos e Instituto Internacional de Educação -, freqüentando um curso de especialização na área de deficiência visual na Universidade de Columbia e realizando estágio nas principais organizações de serviços para cegos.

Retornando ao Brasil, dedicou-se ao trabalho pioneiro de desenvolver as atividades da Fundação, obtendo sempre o apoio de organizações estrangeiras do Governo Brasileiro e de particulares.

Iniciou as atividades da Fundação em São Paulo, com a implantação da primeira imprensa Braille para produzir livros em Braille e foi responsável pela criação na Secretaria de Educação de São Paulo do primeiro Serviço Especial para Educação Integrada de Alunos Cegos na Escola Comum. Foi Presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos desde 1946 e hoje ocupa o cargo de Presidente Emérita e Vitalícia.

No período de 1953 a 1970 dirigiu o primeiro órgão nacional de educação de cegos no Brasil, criado no Ministério da Educação, Cultura e Desportos para implementar a criação de serviços especiais de educação de cegos e capacitação de profissionais para esses serviços ainda incipientes ou inexistentes na época.

Durante essa gestão realizou programas e projetos que implantaram serviços para cegos nas diversas unidades da Federação Brasileira, criaram cursos de preparação de professores para o ensino de cegos, cursos de preparação para professores de orientação e mobilidade, centros de reabilitação e programas de prevenção da cegueira.

Em nível internacional, trabalhou com organizações mundiais de cegos e órgãos da ONU, tendo sempre representado oficialmente o Brasil. Ocupou importantes cargos em Organizações Internacionais de Cegos, promovendo o desenvolvimento dos serviços para cegos no Brasil e em países da América Latina, por meio de intercâmbio técnico-científico e obtenção de ajuda internacional e estrangeira.

Foi um dos membros iniciadores do Conselho Mundial para o Bem-estar dos Cegos , hoje União Mundial de Cegos, órgão consultor, tendo sido a primeira mulher eleita para assumir a Presidência desse Conselho. Trabalhou intensamente para a criação da União Latino Americana de Cegos - ULAC.

Atuou na OIT, sendo uma das responsáveis pela aprovação da Convenção 159 e da Recomendação 168, as quais por seu empenho foram ratificadas pelo Governo Brasileiro e transformadas em lei em 1991, beneficiando pessoas cegas na área do trabalho.

Ao longo de sua trajetória de trabalho sempre teve grande preocupação com a prevenção da cegueira, atuando diretamente na implantação de programas para esse fim.

Grandes nomes da oftalmologia foram seus parceiros e, entre eles, são lembrados Dr. José Mendonça de Barros, Dr. José Gouvea Pacheco, Dr. Renato Toledo, Dr. Moacir Álvaro, Dr. Rubens Belfort Matos, Dr. Armando de Arruda Novaes, Dr. Osvaldo Gallotti, Dr. Oswaldo Monteiro de Barros, Dr. José Carlos Reis, Prof. Hilton Rocha, Dr. Newton Kara José. Realizou campanhas, participou de eventos e de Comissões no campo da prevenção da Cegueira tanto no Brasil, como no exterior.

Por meio de seus esforços na OMS e no Governo Brasileiro, obteve a criação em São Paulo, do primeiro Centro Colaborador de Prevenção da Cegueira no Brasil, localizado na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo - Serviço de Oftalmologia Sanitária. Teve também atuação destacada no Conselho Internacional de Educação de Deficientes Visuais.

Durante os cinqüenta e seis anos de existência, a Fundação que leva seu nome já produziu mais de mil títulos (100 mil volumes) e atendeu mais de 10.000 pessoas nos diferentes serviços de atendimentos.

O reconhecimento mundial da atuação da professora Dorina em prol do desenvolvimento e da inclusão social de pessoas com deficiência visual é concretizado por meio de inúmeros prêmios, condecorações, títulos, comendas e outros concedidos por organizações de todo o mundo, pelo governo brasileiro e por organizações brasileiras. Entre os prêmios recebidos destacam-se:

1963 - "The Lane Bryant International Volunteer Citation" - Lane Bryant Volunteer Award Committee;

1967 - "Prêmio internacional, por serviços prestados aos cegos de além mar" - American Foundation for Overseas Blind;

1971 - "Ordem do Ipiranga" - Grau Comendador - Governador do Estado de São Paulo;

1974 - "Prêmio Roda Rotária" - Rotary Internacional;

1983 - "Grã-Cruz da Ordem do Mérito Judiciário e Militar" - Presidência da República;

1984 - "La Médaille de La Ville de Paris" (Échelon Vermeil) - Le Bureau du Conseil de Paris;

1987 - "Ordem Nacional do Mérito Educativo" Grau de Oficial - Presidência da República Federativa do Brasil;

1988 - "Los Once de la ONCE" - Organización de Ciegos de España;

1992 - "Medalha de Reconhecimento Maçônico" - Loja Grande Oriente do Brasil;

1993 - "Ordem do Rio Branco" Grau Cavaleiro e Comendador - Presidência da República do Brasil;

1997 - "Medalha da Ordem do Mérito Naval" Grau Cavaleiro - Presidência da República do Brasil, por indicação do Conselho da Ordem Naval;

1997 - "Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo" - Câmara Municipal de São Paulo;

1997 - "Prêmio Direitos Humanos" Menção Honrosa - Presidente da República do Brasil;

1997 - "Diploma de Personalidade de Destaque no Brasil na área da Educação" - 10° Congresso Internacional do Conselho Internacional de Educadores de Deficientes Visuais;

2000 - Medalha e diploma "Brailista José Álvares de Azevedo", Conselho do Bem Estar dos Cegos, Rio de Janeiro;

2001 - "Homenagem Dia Internacional da Mulher", Câmara Municipal de São Paulo. Indicação da Vereadora Myryam Athie;

2001 - Recebeu do Ministro da Educação, Sr. Paulo Renato Souza, o "Prêmio Educação", em nome da Fundação Porto Seguro.

Dorina de Gouvêa Nowill é casada com Edward Hubert Alexander Nowill, mãe de 5 filhos e 12 netos, é autora do livro "... e eu venci assim mesmo", uma autobiografia que relata seus 50 anos de trabalho, publicado em 1996.

Professora Dorina de Gouvêa Nowill receba de todos nós um grande aplauso pela dedicação com que a senhora tem feito ao longo dos anos e se tornado um grande exemplo para todos nós que ainda temos muito que fazer pelos portadores de deficiência.

(Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, querida amiga Sra. Leonor, pela leitura do pequeno e breve currículo da nossa querida Dorina Nowill. Dona Dorina recebe flores nesse momento e recebe também uma placa em homenagem à sua trajetória, em homenagem ao seu trabalho ao longo desses apenas cinqüenta anos de vida dedicados a uma causa que não era só dela, mas que entendeu ser uma causa de toda a sociedade. Parabéns a Sra. Nowill pela sua existência, por esse momento. Receba essas flores com muito carinho de todos nós aqui presentes e da sociedade de São Paulo que não está aqui neste momento, mas muito desta sociedade reconhece seu talento, reconhece seu esforço pessoal e, sobretudo a sua vitória que não foi sua, mas que é de todos nós. Receba também esta placa e nela encerre sempre no seu coração um trabalho, e mais do que isso, o que a senhora pode realizar por todos nós.

Uma salva de palmas à Dra. Dorina Nowill, que agora fará uso da palavra neste momento. Por favor, Dra. Dorina Nowill, um tempo para a senhora colocar um pouquinho desses cinqüenta anos de sabedoria e vivência a todos nós. Muito obrigada.

 

A SRA. DORINA NOWILL - Nobre Deputada Célia Leão, Presidente desta solenidade, V. Exa. tem que me perdoar a emoção, porque também estou no grupo dos idosos, não só dos deficientes. E, a generosidade que encontrei sempre na minha vida tem sido de grande valia para que eu tenha podido realizar alguma coisa. Não saudei as autoridades aqui presentes, Sra. Deputada, porque precisaria uns dez pontos especiais para que pudesse gravar todos os nomes, mas na sua pessoa quero saudar a todos da sociedade civil desta magnífica Casa de Leis, com a qual tenho profundo respeito, pelo que ela significa na vida de todos nós cidadãos brasileiros, ao Poder Executivo e ao nosso conselho para pessoas com deficiência, à associação dos idosos, a qual pertenço também pela idade e pela importância que isto tem na nossa sociedade hoje.

Então, é o meu agradecimento muito sincero. Muito pouco me restaria acrescentar a que se obtivermos o que o nosso Presidente Justino falou hoje, desde a prevenção da cegueira até o lazer, a profissão, a educação, realmente Sra. Deputada, acho que talvez um dia não seja preciso a semana de luta ou o dia de luta em favor da pessoa deficiente e dos idosos. E, queria dizer o quanto isto sim é importante para nós, a consideração da pessoa idosa com deficiência. Isto senhores, depende muito senhoras professoras e senhores pais, daquilo que durante toda a vida se puder fazer sentir aos nossos filhos, aos nossos netos. Não é missão de uma semana, mas é de uma vida inteira para que referenciemos todos aqueles que nos antecederam. Na pessoa de nossos pais, de nossos avós, desses grandes vultos da vida brasileira, intelectuais, políticos, executivos, todos eles contribuíram. Somos muito, como diz bem o poeta português, o presente tem tudo do passado e o presente é todo o futuro. Porque amanhã nós também seremos este passado e todo o povo que respeita aqueles que nos antecederam, que se orgulha daqueles que souberam trabalhar para fazer a sociedade melhor, é um povo digno, é uma raça que merece dias maravilhosos de compreensão, de entendimento internacional, de abnegação, de dedicação de cada um ao seu semelhante. Todos somos necessários. Não há trabalho por menor que seja que possa ser esquecido ou desprezado.

A nossa reverência a esse passado que nos trouxe todos aqui, sem ele aqui não estaríamos. E, que a nossa luta, como diz o nosso Presidente Justino, continue de todos os dias, mas principalmente transmitindo este respeito à glória que tem este país através de todos que se sacrificaram para que esta nação fosse hoje uma das grandes nações do mundo, com muitos problemas sim, mas sempre haverá problemas porque a ciência cresce, a educação é fermento e o homem crescendo vai encontrando sim, obstáculos que não foram feitos para serem contemplados, mas que foram feitos para serem vencidos por todos nós. Se nós deficientes, nós idosos precisamos do carinho, do aconchego dos jovens, das crianças, dos nossos companheiros de idade, é bem verdade que nós também, com nosso trabalho, com a nossa vida e com a nossa existência, também já demos o nosso quinhão para este maravilhoso país que sabe acima de tudo que a inclusão começou desde que este país nasceu.

Houve líderes entre os nossos colonizadores, entre os nossos jesuítas. Às vezes acho que Padre Anchieta foi um dos grandes líderes da inclusão. Procurou educar, catequizar os homens que aqui estavam e diminuir um pouco toda voracidade e tudo aquilo que os outros povos buscavam aqui, mas que mesmo através de tudo isto nos trouxeram tradição, nos trouxeram cultura, nos trouxeram civismo, que deve alimentar a alma de todos nós E, com este pensamento quero agradecer esta homenagem generosa, que me é muitíssimo cara e que guardarei bem dentro do meu coração, que é o melhor lugar para guardarmos o carinho e o amor de todos aqueles que nos cercam. Foi esse carinho, o amor, desde meus pais, meus professores, meus companheiros de trabalho, e vocês todas, professoras. Não sou doutora - sou professora primária. Orgulho-me muito disso. Acho que a nossa tarefa em estar lá para fazermos esse mundo melhor, a que todo mundo se refere, é tarefa não só de governo, não só de leis, mas de cada cidadão brasileiro, de cada um de nós que vive neste País, que não é do futuro, que já é do presente. Muito obrigada. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, nossa querida Dorina Nowill. Tenha certeza, Ana Leonor, que não foi somente a senhora que fez homenagem à nossa querida Dorina Nowill, mas todos nós, de alguma forma, com muita emoção.

Vamos passar agora, já que conseguimos chegar aqui com o coral, que foi resgatado com uma nova condição, e aqui está, vai se apresentar, e depois dele então o nosso Conselho Estadual do Idoso, na pessoa do nosso querido Presidente Quelce, estará fazendo uso da palavra. Vamos, então, ouvir e assistir duas canções: “Pai Nosso” e “New York, New York”, executadas pelo nosso querido Coral da Casa Esperança de Cubatão, seguida também da tradução em linguagem de sinais.

 

* * *

 

-              É executada a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Com essa salva de palmas, os meninos vão ter idéia do quanto alegraram todos nós. Parabéns, Maestro Edson de Souza, pelo seu trabalho com o coral. Para que as senhoras e os senhores saibam, nosso coral se chama “Voz do Silêncio”. Uma forte salva de palmas para o Maestro Edson e para as meninas e meninos do coral. (Palmas.)

Muito obrigada, Maestro, aguardamos seu retorno.

Esta Presidência gostaria de registrar a presença da Sra. Alcione, que é Presidente da Associação Comunitária Esperança do Futuro, e também da Sra. Silvana de Souza do Nascimento, neste ato representando o Sr. João Nunes, que é Presidente da Associação Brasileira de Síndrome de Williams e Conselheira Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência.

Gostaríamos de passar a palavra agora, neste momento importante da nossa sessão solene nesta manhã, lembrando a presença espiritual, moral, comprometida com o trabalho, do nosso nobre Deputado João Caramez, que conosco está neste momento, convidamos e passamos a palavra ao nosso querido Presidente do Conselho Estadual do Idoso, nosso querido amigo Sr. Antonio Quelce Salgado, neste momento em que comemoramos o Dia Estadual do Idoso, quando o senhor representa todos nós nesta sessão. O senhor tem a palavra.

 

O SR. ANTONIO QUELCE SALGADO - Exmo. Sra. Deputada Célia Leão, que preside esta sessão, mesmo na ausência, quero falar dos outros Deputados responsáveis por esta Sessão Solene, Deputados João Caramez e Sidney Beraldo.

Hoje, estamos aqui presentes neste ato que muito significa para nós e para nossos idosos. Significa não só por causa da data em si, mas pelo ato que comemora a data. Participamos como representantes dos nossos idosos, juntamente com diversos dos nossos conselheiros aqui presentes.

O Dia Estadual do Idoso, que seria na realidade dia 21, mas como ontem foi domingo, está sendo comemorado hoje com a mais alta alegria. São diversos os Conselhos Municipais do Idoso, e hoje, graças a Deus, dispomos de cerca de duzentos Conselhos Municipais distribuídos em nosso Estado. Diversos deles estão comemorando esta data e estendendo-a para a semana.

Este ato dos Srs. Deputados Célia Leão, Sidney Beraldo e João Caramez nos propicia uma imensa alegria. Graças a Deus, existem pessoas como os senhores que estão sempre ao nosso lado, nas nossas lutas em prol dos idosos, em prol, como vimos hoje, das pessoas portadoras de deficiência, em prol da infância e da juventude. Enfim, daquelas pessoas que muito necessitam de nós.

Os senhores do Legislativo estão sempre presentes, assim como os senhores do Executivo e do Judiciário. Ficamos muito contentes, muito alegres, porque somos assessorados pelos senhores. Quero agradecer, em nome do Conselho Estadual do Idoso aos senhores o mimo desta homenagem, que não é para o Conselho, mas seguramente para os próprios idosos. Não posso deixar de lembrar a homenagem prestada à pessoa portadora de deficiência, representada pelo nosso amigo Justino do Conselho Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência.

Hoje, vivemos mais um grande dia, não especificamente dia 22, mas nos dias modernos, porque tivemos aprovado na Câmara Federal o Estatuto do Idoso que significa para nós alguma coisa parecida com o Estatuto da Criança e do Adolescente. O idoso que freqüentemente sofre os vexames do abandono, das violências as mais variadas possíveis, na família, na sociedade, em todos os lugares, está mais alegre, como nós estamos, porque o Estatuto do Idoso que agora seguiu para o Senado deverá ser aprovado até o final do ano, conforme nos falaram alguns senadores.

A atuação dos diversos Deputados federais e estaduais foi muito importante na aprovação na Câmara. O trabalho dos Srs. Deputados, dos Srs. Senadores que se preocupam com o idoso, o trabalho de toda sociedade, certamente prosseguirá para que tenhamos a aprovação até o final do ano desse Estatuto, que já demorou muito. Foram mais de cinco anos parado na Câmara Federal.

Muito obrigado, em nome dos idosos, Sra. Deputada Célia Leão. Muito obrigado também aos outros Deputados. Agradecemos ainda a presença das autoridades que aqui vieram homenagear os idosos e as pessoas portadoras de deficiência. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada ao Presidente do Conselho Estadual do Idoso, nosso querido amigo e companheiro Antonio Quelce Salgado, que aqui traz o sentimento de todos nós. Que possamos, com a força de Deus, com nossos esforços pessoais e da sociedade, chegar a nossa mais “tenra” idade, a Terceira Idade.

Gostaria de fazer uma homenagem especial a nossa querida irmã Maria Luisa Nogueira. Sei que são muitas as pessoas que colaboram para o crescimento do respeito a esse segmento, mas hoje quero enfatizar a pessoa da irmã Maria Luisa Nogueira. É uma homenagem absolutamente merecida. Os senhores agora poderão conhecer o seu currículo, através da nossa conselheira Magali Terezinha da Silva que prestará, em nosso nome, esta homenagem à querida irmã Maria Luisa Nogueira.

Tem a palavra a conselheira Magali, para ler o currículo da nossa homenageada.

 

A SRA. MAGALI TEREZINHA DA SILVA - Nome: Maria Leda Nogueira, que também assina irmã Maria Luisa Nogueira, como é conhecida em São Paulo e no Brasil. De formação acadêmica, educadora sanitária, gerontóloga, assistente social. Foi conselheira do Grande Conselho Municipal do Idoso do Estado de São Paulo e do Conselho Estadual do Idoso. Trabalha em São Paulo como coordenadora da Pastoral da Terceira Idade da Arquidiocese. É presidente em exercício da Associação Luiza de Marilac. Dirige a Casa de Repouso Mila, em Cotia. É fundadora da Cidade dos Velhinhos de Santa Luiza de Marilac em Itaquera na capital.

Em 1976, recebeu o título de cidadã paulistana. Em 1982, representou a cidade de São Paulo na Assembléia Mundial sobre o Envelhecimento na Áustria, organizado pela ONU. Em 1987, foi uma das fundadoras do Fórum Nacional da Terceira Idade na capital de São Paulo.

No seu terceiro ano do Dia Internacional do Compromisso com a Mulher, a Avon homenageia a irmã Maria Luisa Nogueira como Mulher do Ano Avon, em 1990, pela sua incansável busca na integração do idoso na sociedade.

Acompanhando a evolução da geriatria e gerontologia, visitou muitos países, absorvendo idéias e passando as suas, numa integração entre pessoas unidas por uma única fronteira, mágica em comum, resgatar a dignidade do idoso.

Em outubro de 1996, recebeu o diploma de reconhecimento do Rotary Clube de São Paulo, Região Noroeste, pelos relevantes serviços na comunidade da Zona Noroeste da cidade de São Paulo. Em seis de março de 1997, recebeu das mãos do Governador Mário Covas o diploma de reconhecimento do Dia Internacional da Mulher, por seu trabalho e participação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Irmã Maria Luisa, receba do Conselho Estadual do Idoso estas flores e estas homenagens tão merecidas. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - A irmã Maria Luisa recebe agora, em nome de todos nós desta Sessão Solene, a homenagem, as flores e uma placa que leva a mensagem do trabalho da sua história de vida, que ficará marcada para sempre. Parabéns, irmã Maria Luisa Nogueira. Receba a emoção de todos nós nesta singela homenagem, com muito carinho, ao reconhecimento do trabalho, do exemplo de vida que a senhora nos traz. Passamos a palavra à irmã Maria Luisa.

 

A SRA. MARIA LUISA NOGUEIRA - Querida Deputada Célia Leão, tão querida dos idosos e dos deficientes. Estou muito comovida. Neste momento, quero fazer uma partilha. Quero partilhar esta homenagem, que o Conselho Estadual do Idoso está me entregando, com todos os idosos, funcionários e irmãs que trabalham comigo. Quero dedicar também, por que não, à Pastoral da Terceira Idade, de São Paulo e a muitas pessoas que começaram esse trabalho conosco.

Como o Prof. Antonio falou, logo o Estatuto nacional vai ser aprovado no Senado, se não tiver nenhuma encrenca. Quantas vezes fomos a Brasília, gritar e brigar. O nosso ex-Presidente da República, Fernando Henrique, falou uma vez para a Maria Antonia, para mim e para uma equipe de senhoras que foram pedir para que ele se apressasse: “No meu governo não vai acontecer, porque vocês, mulheres, são muito briguentas.” Briguentas, mas mudou muito, os homens estão nos dando muito espaço.

Só quero dizer a vocês que é primavera. Primavera é flores, perfume, amor e alegria. Que essa primavera traga muitas bênçãos de Deus; que cada idoso sinta-se feliz, porque, na primavera, é a festa do outono da velhice.

Quero agradecer a presença de todos vocês, do nosso judeuzinho, meu amigo, tesoureiro da Associação, da minha querida superiora jovem irmã Helena, assistente social.

Muito obrigada a vocês todos por esta homenagem. Estou muito comovida, e velho não pode ficar comovido. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada querida irmã, Maria Luiza Nogueira, que nos traz, nessas palavras, toda a emoção, a simplicidade de uma grande pessoa. Agradecemos e ficamos todos honrados, irmã, de poder homenageá-la, homenageando assim a Terceira Idade, o trabalho que a senhora ao longo da vida fez, e ainda, por certo, tem muito a fazer.

Antes de ouvirmos o Coral da Associação Cristã dos Moços do Sesi, através do Maestro Galieri Jr., que é coordenador da oficina cultural da Terceira Idade da Secretaria de Estado da Cultura, queremos registrar a presença do Sr. Sérgio Fernando Nardini, vereador da Câmara Municipal de Amparo e presidente da Associação de Amparo Eficiente, representando, neste ato, o Presidente da Câmara Municipal de Amparo.  Queremos registrar e agradecer a presença da Sra. Maria Aparecida Pieruzzo, Presidente da Casa Esperança.

Queremos, também, agradecer e registrar o recebimento de um cartão carinhoso, enviado pelo Deputado Gilson de Souza, também manifestando sua presença através do pensamento, do coração e da oração nesta Sessão Solene, deixando um forte abraço aos portadores de deficiência, suas equipes e segmentos, e aos idosos aqui presentes.

Para que possamos entender cada vez mais a força e o vigor de pessoas que compõem a nossa Terceira Idade, que é a nossa boa inveja de que possamos lá chegar também, como o nosso querido maestro Galieri Junior, teremos a apresentação do Coral ACM e Sesi.

 

O SR. GALIERI JUNIOR - Para todos vocês uma boa tarde. Lígia, de Tom Jobim.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de um número musical.

 

* * *

 

O SR. GALIERI JUNIOR - Quero dizer para vocês que quando um dia nos prostrarmos diante de Deus - e esse dia vai chegar - Ele vai fazer uma única pergunta a todos nós de o quanto o amamos.

Em decorrência da nossa resposta, ficaremos com Ele ou não. A irmã Maria Luisa e a Dorina, são pessoas que amaram a vida inteira. Então, a vocês duas, a todos os idosos e deficientes, vamos cantar uma oração agora. Que Deus cuide de todos vocês!

 

* * *

 

- É feita a apresentação de um número musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Bravo, Sr. Maestro Galieri Junior. Parabéns ao senhor e a todo o Coral ACM e Sesi. Parabéns a nossas jovens senhoras, a senhoras jovens, a todo pessoal da Terceira Idade por nos trazerem e mostrarem ao vivo a força e a competência de homens e mulheres que na Terceira Idade mostram o valor da vida.

Queremos agradecer a toda coordenadoria da Oficina Cultural da Terceira Idade da Secretaria de Estado da Cultura.

Para todos nós, aqui presentes, é uma emoção ver como a Secretaria e o nosso maestro cuidam desse coral com atenção, carinho e muito amor.

Queremos, mais uma vez, agradecer a paciência e a presença de todos os nossos convidados. Mesmo com o adiantado da hora, vamos passar a palavra ao nosso querido Secretário-adjunto que representa aqui a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, e, também, a Sra. Maria Helena Guimarães de Castro, Secretária desta Pasta. Tem a palavra o Sr. Ernesto Vega Senise.

 

O SR. ERNESTO VEGA SENISE - Bom dia às senhoras e senhores. É uma imensa honra estar nesta Casa, hoje. Gostaria primeiramente de saudar a Sra. Presidente desta Sessão Solene, Deputada Célia Leão, grande companheira e amiga da Secretaria, uma parlamentar que luta incansavelmente pelas políticas públicas na área social. Gostaria de parabenizá-la conjuntamente com o Deputado João Caramez, grande companheiro, parlamentar que honra o Estado de São Paulo; também o Deputado Sidney Beraldo, ilustre presidente desta Casa. Gostaria de parabenizá-los por esta Sessão Solene, saudar ainda o Coronel Ubiratan Guimarães, Deputado estadual; cumprimentar o Sr. Eduardo Odluak, representante da Secretaria da Casa Civil, secretário Arnaldo Madeira. Cumprimentar calorosamente os senhores José Oliveira Justino, presidente do Conselho Estadual para Assuntos das Pessoas Portadoras de Deficiência e o Sr. Antônio Quelce Salgado, presidente do Conselho Estadual do Idoso. Saudar as senhoras Dorina Nowill e a irmã Maria Luiza Nogueira. Gostaria de cumprimentar os demais parlamentares, presidentes de instituições, organizações não-governamentais presentes e principalmente saudar as senhoras e senhores.

É um dia muito importante porque os conselhos que hoje estão sendo homenageados são de suma importância para nossa sociedade. Esta solenidade é de uma importância ímpar, comemorando o Dia Estadual do Idoso e o Dia Nacional da Luta da Pessoa Portadora de Deficiência. Estamos falando da melhor idade e das pessoas de necessidades especiais. O governo do Estado de São Paulo vem fazendo um trabalho com os dois segmentos por intermédio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Para o segmento do idoso estamos atingindo 19 mil pessoas. Para os portadores de deficiência estamos atingindo 11 mil. Ainda é pouco, mas estamos num momento, num ano muito importante.

Os conselhos municipais são de suma importância para o que temos que planejar para o ano que vem. O governador está fazendo uma descentralização na assistência social que passa pelos conselhos municipais de assistência social. Os conselhos municipais de idosos e portadores ou os grupos organizados devem lutar firmemente com os conselhos municipais de assistência. A partir daí que teremos um plano de desenvolvimento social para cada município. É do município que vão nascer quais são os programas, os atendimentos, os segmentos mais necessários. Então, é um momento muito importante para que os dois conselhos, o dos idosos e o dos portadores de deficiência estejam juntos, unidos, lutando em cada município.

Nesta semana a Secretaria está fazendo sua segunda exposição do que estamos chamando “artes na Seads”, nossa Secretaria de Assistência e Desenvolvimento. Estamos inaugurando uma exposição com quadros e artesanato elaborado por pessoas com necessidades especiais. Convido a todos a passarem na Secretaria, na rua Bela Cintra, 1.032, onde teremos uma bela amostra dos trabalhos realizados.

O governador Geraldo Alckmin e a professora Maria Helena, seu secretariado, conjuntamente com parlamentares do quilate da Deputada Célia Leão, do João Caramez, do presidente Sidney Beraldo têm feito um trabalho de busca da igualdade, da justa e especialmente igualitária ação social para todos. Temos de buscar mais justiça social. É isso que essas pessoas estão fazendo. Parabenizo a todos por este dia, que Deus esteja conosco. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, Sr. Secretário Ernesto Senise, por suas palavras e por estar aqui representando a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Todos nos sentimos muito honrados pelo trabalho que o senhor e sua Pasta vêm fazendo. A demanda é grande, mas sabemos do compromisso e da responsabilidade perante esses problemas apresentados diariamente quer seja pelo segmento da pessoa portadora de deficiência, quer seja pelo segmento dos idosos. São pessoas com responsabilidade, comprometidas com essas questões.

Estamos com nossos jovens, meninos e meninas ávidos para fazer a última apresentação desta manhã, esses jovens que tiveram uma pequena dificuldade no seu trajeto para este evento, mas com confiança conseguiram chegar a tempo de fazer a apresentação da música e agora farão a apresentação da dança também com o Coral da Casa Esperança de Cubatão, com a música New York, New York.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Parabéns, uma salva de palmas bem forte para que o maestro possa sentir a emoção de todos os presentes. Quero fazer um lembrete, maestro: todos esses grandes artistas e dançarinos, lindos, meninos e meninas, são surdos. Uma coisa é ouvirmos essa canção e acompanharmos de alguma forma, outra coisa é fazer essa dança com esses jovens, nesse ritmo, da beleza encantadora da alma, sem ouvir um só ruído. Portanto, maestro, peça que eles se virem ao público, pois receberão a merecida salva de palmas, esses jovens que mostram que a vida pode ser feita no silêncio, com muita emoção e muita alegria. Parabéns, maestro, pelo seu trabalho.

 

O SR. MAESTRO - Boa tarde a todos. Primeiramente quero agradecer a Deus por estar aqui conhecendo mais uma família e desejando a todos da Casa da Esperança de Cubatão. Em nome da presidente Mariane, junto com os professores e nossas crianças deficientes auditivas, queremos desejar a todos vocês que os Deus os abençoe e que desse mês de outubro em diante Deus possa dar mil vitórias em nossas vidas. É o desejo do nosso coração. Que Deus abençoe cada um de vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Muito obrigada, nós quem agradecemos, parabenizamos seu trabalho, sua doação, seu tempo.

 

O SR. MAESTRO - Nós sempre encerramos com a bênção apostólica. Tenho a permissão?

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Claro.

 

O SR. MAESTRO - Gostaria que todos ficassem de pé. Gostaria que todos copiassem os sinais. Pedimos ao Nosso Senhor que nos abençoe, que nos dê mais um ano de vida e que possamos estar no próximo ano juntos neste trabalho maravilhoso.

 

* * *

 

- É feita a bênção apostólica.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - CÉLIA LEÃO - PSDB - Obrigada, maestro. Um beijo no coração de todos vocês, dos meninos e das meninas. Encerrando a nossa sessão, pediria mais dois minutos de tempo somente para deixar o meu mais profundo sentimento e agradecimento a todas as senhoras, a todos os senhores, às instituições e às associações. Com certeza o Deputado João Caramez, que não está presente, está em espírito, está e presente, está em coração e oração. Depois ele terá de assistir toda essa fita, porque, por mais que contemos ao Deputado João Caramez como foi a sessão que ele propôs, tanto da pessoa portadora de deficiência quanto dos idosos, por certo não conseguiremos, com palavras, passar isso.

Quero deixar o meu abraço ao Deputado e também ao compromisso desta Casa na pessoa do Deputado Sidney Beraldo, nosso presidente efetivo, e que nos dá a honra de presidir esta sessão neste momento. É também uma pessoa comprometida não só na sua região de São João da Boa Vista, mas em todo o Estado de São Paulo, presidindo o Parlamento mais importante de toda a América Latina.

Quero dizer rapidamente que nesses anos de vida pública e política, presidente Justino e presidente Quelce, minha querida Dorina Nowill, meu querido secretário Ernesto, meu querido Eduardo, o microfone é uma coisa com que acabamos nos acostumando porque é uma das nossas armas e ferramentas de trabalho no dia-a-dia. Quem exerce a função pública, especialmente no Parlamento, tem essa obrigação.

Quero dizer que ao longo desses 29 anos, coincidentemente ou não, não sei se posso dizer que acredito em coincidências, hoje é dia 22, mas no domingo passado, dia 14 de setembro, a mim particularmente é uma data muito especial. Não falo com tristeza, minha querida Selma, porque 29 anos na vida nos ajudam a crescer cada dia mais. Falo como constatação de fatos das coisas que acontecem com o ser humano. Mas foi naquele domingo passado, dia 14 de setembro, que completaram exatamente 29 anos que mudei um pouco, ou muito, não sei quantificar, mas mudei o meu ritmo e o meu modo de vida porque passei, de uma jovem garota comum da sociedade, de uma família comum, de pai, mãe e dois irmãos, a conviver e a viver numa cadeira de rodas. Fez 29 anos do meu acidente de automóvel que se confunde com dezenas de histórias de outros jovens, meninos e meninas, em São Paulo, no Brasil e no mundo, quer seja numa piscina, quer seja num tiro perdido. Enfim, são tantas as razões para uma pessoa tornar-se portadora de deficiência.

Quero igualmente dizer que, tanto da vida pública e política quanto da vida num novo momento sentada numa cadeira de rodas, por mais emoções que passemos e possamos viver, e que tenho vivido ao longo desse tempo, esta Sessão Solene faz uma homenagem justíssima ao segmento de portadores de deficiência.

Uma homenagem mais justa ainda ao segmento daqueles que construíram e constróem a história da sociedade. Uma nação sem passado é uma nação sem presente e sem possibilidade de futuro. O que seremos amanhã os nossos filhos dirão. Mas com certeza dirão aquilo que apresentaram dos nossos antepassados, aquilo que aprenderam dos nossos antepassados: dos nossos pais, dos nossos avós, dos nossos bisavós.

Portanto, a Sessão Solene homenageando o Dia Estadual do Idoso, é alguma coisa que tomara Deus a nossa TV Assembléia consiga levar a quantos telespectadores possam estar com os seus televisores ligados, a quantos o Diário Oficial possa levar desta sessão e a quantas vozes dos seus corações. Mesmo a ‘Voz do Silêncio’ daqueles meninos que desfilaram por aqui, mostrando a paixão pela vida, possam levar também do nosso trabalho, da nossa força de vontade e de viver e de fazer com que outros vivam.

Quero muito agradecer a cada um dos senhores que compareceram nesta manhã, vindos de diversos municípios, mas próximos da Capital e da Grande São Paulo, e de outros mais longínquos. Pessoas de entidades, de associações e de instituições, conselhos presentes, sindicatos e parlamentares presentes, esta Casa que abriu e tem a obrigação de abrir as portas de um plenário que, sempre que posso, chamo-o de sagrado. Aqui representamos, o 94 parlamentares, indiferentemente de partidos políticos, os quase 38 milhões de habitantes do Estado de São Paulo.

A mim é um momento de muita emoção. O microfone que acaba sendo um equipamento muito usado, e que talvez possa parecer que é de fácil manuseio no dia-a-dia, neste momento nos traz, de fato, avidamente, e outra vez, a emoção na hora de falar a cada um dos senhores. Aos maestros, o nosso respeito. Fazer com que as pessoas cantem, muitas vezes com a voz, é relativamente fácil. Mas cantar com o coração, como percebemos daqui

de cima, talvez os senhores possam lamentavelmente perder alguns detalhes - os detalhes da música, o rosto do maestro, da piscada, do olho mais aberto para poder dizer “agora é assim, agora é diferente”. Isso tudo é a vida.

Encerro agradecendo mais uma vez ao Exmo. Sr. Deputado Arnaldo Madeira. Sr. Eduardo, leve o nosso abraço ao Sr. Deputado que é o chefe da Casa Civil e que tem compromisso com a sociedade de São Paulo. Mais do que o compromisso, a liberdade que a Casa Civil dá a São Paulo, e à sociedade que pode e deve fazer cobranças das coisas que não vão bem, presidente Justino e meu querido Salgado, presidente do nosso Conselho. Temos o direito e obrigação de chamar aqueles que são responsáveis para, juntos, acharmos as soluções. Não posso imaginar que uma sociedade, com tantas cabeças inteligentes e pensantes, e com tantos corações bondosos, não encontre a solução para esta sociedade ser igual e justa. Quero deixar o meu abraço ao município de Itapevi, à prefeita Dalvani, ao Sr. Clariano Raimundo Batista. (Palmas.) O município de Itapevi tem muito compromisso com essas questões, tanto com o portador de deficiência, como também com os idosos.

Por fim, quero agradecer também ao secretário Ernesto, representando a Secretaria. É lá na sua pasta que vamos aplaudir, mas que também temos o direito e a obrigação, todos nós, de cobrar, com respeito. Cobrando daquela pasta, com certeza a sociedade será melhor atendida. Se a sociedade for melhor atendida, aquela pasta estará melhor posicionada. Esta é a nossa obrigação.

Quero dizer que a Assembléia Legislativa tem uma história de muitos anos, da democracia e do lamentável período de ditadura que este nosso país viveu. Mas por certo, com as portas abertas, com a democracia garantida, depois desta Sessão Solene esta Casa terá uma nova história para contar. A última coisa que quero registrar é que tanto para os idosos que tomara cheguemos lá, tanto para pessoas portadores de deficiência, nesses 29 anos aprendi algumas coisas na vida como todos os dias aprendemos. Quero dizer um pouco disso que aprendi, pois quando aprendemos e guardamos para si, não tem valor. Quando aprende e partilha, fica melhor. Quero dizer que esta cadeira de rodas, para mim, ao longo desses 29 anos, não foi tristeza. Foi luta, é verdade. Mas foi vitória. Tenho certeza que assim o é com os idosos e com aqueles que precisam de equipamentos diferentes para poder melhor viver na sociedade. Aprendi, Dorina Nowill, e estou aprendendo ainda, a cada dia, ser uma pessoa feliz. Não posso negar que sou feliz. Se negar isso, estou negando a nossa existência, a nossa luta. Não sou feliz porque sou Deputada. É uma honra, mas não sou feliz porque tenho três filhos maravilhosos, o que é outra honra. Não sou somente feliz porque tenho marido, amigos e represento o Parlamento. É mais do que isso. Aprendi, Dorina, ao longo desses anos. Você não enxerga, e aí posso fazer aquele ditado velho e verdadeiro, uma brincadeira muito carinhosa: “Pior é o cego que não quer enxergar”, ou uma coisa parecida com isso. Cego é aquele que não quer ver.

Não precisa ouvir para cantar ou dançar, não precisa enxergar com os olhos para poder ver as coisas do mundo e tentar resolvê-las. Não precisa correr para poder ganhar uma maratona da vida.

Ao longo desses 29 anos quero dar este testemunho a todos vocês, porque é o dia-a-dia da nossa vida. Aprendi que a felicidade existe. Existe, sim, Eduardo, pode ter certeza disso. Eu sou uma pessoa feliz, meu secretário. O Justino sabe disso e o Quelce também. A felicidade não está em duas pernas, não está em dois braços, não está em dois olhos, não está em dois ouvidos. Em qualquer parte do nosso corpo que possamos ter ou não ter, a felicidade não está num cargo, numa função pública, num conselho deste ou aquele tema ou segmento. A felicidade está na capacidade de partilhar a vida que temos. O lado bom dessa vida com a vida do nosso próximo. As irmãs sabem disso. Partilhar não é dar o resto que sobra, que não iríamos mais usar. Isso não é partilha. Aquilo que iríamos jogar fora não é partilha. Partilhar é dar, no mínimo, metade daquilo que faz bem para o nosso dia-a-dia, para a nossa vida e para o nosso próximo.

Quando partilhamos, meu querido Salgado, com certeza somos felizes. O Conselho do Idoso e o Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência não têm feito outra coisa nessa luta e busca incessante do dia-a-dia a não ser partilhar experiências e lutas para conseguir unir vitórias. Vitórias a todos nós, da sociedade de São Paulo e da sociedade do Brasil.

Parabéns, continuem lutando porque a vitória é certa para aqueles que não desanimam no meio do caminho. Parabéns, meu querido Salgado, parabéns, meu querido Justino e a todos vocês por nos ajudarem nessa grande empreitada da vitória de uma sociedade solidária, justa e feliz.

Estão encerrados os nossos trabalhos neste momento e convido-os para a Exposição da Revolução de 32 no Hall de entrada. Muito obrigada a todos e uma salva a todos vocês, que contribuem para uma sociedade justa e igualitária e mais feliz. Muito obrigada.

 

* * *

 

-              Encerra-se a sessão às 12 horas e 52 minutos.

 

* * *