1

 

22 DE AGOSTO DE 2005

038ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO Do DIA DO SOLDADO

 

Presidência: ROSMARY CORRÊA

 

Secretário: VANDERLEI SIRAQUE

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 22/08/2005 - Sessão 38ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: ROSMARY CORRÊA

 

HOMENAGEM AO "DIA DO SOLDADO"

001 - ROSMARY CORRÊA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido da Deputada ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia do Soldado". Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Anuncia a execução de números musicais. Conduz a entrega de homenagem.

 

002 - LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO

Comandante Militar do Sudeste, agradece a homenagem recebida e a iniciativa desta solenidade e ressalta a importância do civismo.

 

003 - Presidente ROSMARY CORRÊA

Anuncia a execução do Hino a Caxias. Conduz a entrega de homenagens. Anuncia a execução de números musicais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Nivaldo Santana para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - VANDERLEI SIRAQUE - pt - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência dá as boas-vindas a todos os que participam desta sessão solene que homenageia o “Dia do Soldado”, agradecendo especialmente ao General-de-Exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho; ao Major-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho; ao vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira e ao General-de-Divisão, Sérgio Luiz Vaz da Silva. No decorrer da nossa sessão teremos a oportunidade de citar as demais autoridades presentes.

Gostaria de fazer uma menção especialíssima e agradecer muito ao General Carvalho, do fundo do meu coração, por ter trazido sua esposa, Dona Sônia Maria de Moraes Carvalho, a quem muito agradeço pela presença na nossa sessão hoje. Que seja a primeira de muitas vezes que possamos contar com sua participação.

Senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo nobre Presidente, Deputado Rodrigo Garcia, a meu pedido para que pudéssemos homenagear o Dia do Soldado.

Neste momento, convido todos os presentes para, em pé, cantarem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda do Exército, sob a regência do 1º Tenente José Eduardo Leonardo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - Rosmary Corrêa - PSDB - Esta Presidência, mais uma vez, agradece ao 1º Tenente José Eduardo Leonardo, que regeu a Banda do Exército. Muito obrigada. Gostaria que todos aplaudissem o maestro e essa banda maravilhosa. (Palmas.)

Gostaria de citar as seguintes autoridades: Coronel PM Marco Antônio Moisés, representando o D.D. Secretário de Segurança Pública, Dr. Saulo de Castro Abreu Filho; Coronel Ademir Aparecido Ramos, Chefe da Assistência Policial Militar da Assembléia Legislativa, representando o Comandante da Polícia Militar, Coronel Elizeu Éclair Teixeira Borges; Coronel-Aviador Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Vôo de São Paulo; Coronel Aidyl Alves Teixeira, Presidente do nosso querido Círculo Militar do Estado de São Paulo, que todos admiramos, gostamos e queremos que seja sempre vizinho da Assembléia Legislativa; General-de-Brigada João Carlos Vilela Morgero, General de Brigada Aldebert de Queiroz, General de Brigada Akira Obara - da Reserva do Exército -, Coronel Intendente Carlos Alberto Macedo de Brito, representando o Brigadeiro Intendente Paulo Silveira, Subdiretor de Abastecimento da Aeronáutica, e o General Luiz Faro, que sempre está conosco em todos os momentos.

Senhoras e senhores, permitam-me agora ler o meu pronunciamento, pois tenho muito receio, numa seção tão importante como esta para mim, de deixar algum detalhe de lado. Por isso faço sempre questão de fazer o meu pronunciamento lendo as pesquisas que fizemos, porque queremos muito homenagear o Exército Brasileiro no Dia do Soldado:

“Caxias foi, é e será sempre a figura ímpar reverenciada pelo Exército a que serviu com dignidade, competência e alto espírito de liderança, tantas vezes demonstrada e, pelo País a que dedicou todas as suas energias, sensibilidade política e espírito conciliador.

O Poder Legislativo do Estado de São Paulo, aqui representado por um de seus membros - Deputada Rosmary Corrêa, têm a subida honra de prestar homenagem ao Exército Brasileiro, na figura de seu Patrono o Duque de Caxias.

Abençoada é a Nação que tem entre seus filhos figura tão expressiva como Luiz Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias, que desde os 15 anos como Alferes, até a sua morte aos 77 anos, como Marechal do Exército, dedicou sua vida à Pátria, a que tudo deu e nada exigiu.

Integrando o Batalhão do Imperador, teve seu batismo de fogo na Bahia, na luta por sua independência, onde revelou expressivas qualidades de iniciativa, comando, inteligência e bravura. Aos 20 anos é promovido a Capitão.

Vamos enfocar o lado humano desse bravo soldado.

Entre seus vários gestos de nobreza podemos citar:

- Na perseguição a Miguel de Frias, que tentou levantar as Unidades do Exército, Caxias entrou na casa onde o mesmo se refugiou, encontrando-o, mas retira-se sem dar uma ordem, sem pronunciar uma palavra. A revolta estava dominada - a República desfeita, o Império firme e a Regência consolidada.

- Anos mais tarde, a sua recusa em sair em perseguição a Lopez, depois de destroçado o Exercito do Paraguai e ocupada a sua capital.

- O respeito aos vencidos, nas várias Revoluções de que participou, confirma a grandeza de seu caráter, um coração magnânimo e um chefe respeitado.

No peito do soldado batia um coração apaixonado e isso aconteceu duas vezes:

- A primeira em Montevidéu, na guerra da Cisplatina, quando aos 24 anos, como Capitão, conheceu Ângela, a Marquesa de Montes Claros e por ela se apaixonou e chegou a fazer versos, revelando sua vela poética. Ao voltar ao Brasil, não pode continuar o romance - Ângela casou-se. Mas o amor da juventude haveria de marcá-lo por toda a vida.

- Na segunda, o então Major Luiz Alves de Lima e Silva, aos 30 anos, conhece Ana Luiza, filha do Intendente da Corte Paulo Fernandes Viana e D. Luiza Rosa. Mas um incidente entre D. Pedro I e o Intendente provoca a morte deste e a viúva não perdoa a afronta que matara seu marido e nesse rancor a D. Pedro inclui todos os fidalgos, todos da corte e, até os oficiais do Batalhão do Imperador.

E é aqui que começa o romance e o casamento de Caxias. De discreto o namoro passa a ser ostensivo e são em breve declarados à família os amores e as intenções do valoroso Major, mas D. Luiza Rosa não concorda com o casamento.

Caxias não admite renunciar e resolve efetuar de maneira sumária e imprevista o seu casamento. Após a missa do Dia de Reis, na casa da noiva, o padre celebra o casamento, para surpresa geral.

Caxias, pode-se afirmar, foi o esposo perfeito e chegou a requerer demissão do Exército a pedido de sua esposa, para tê-lo mais tempo em casa. No dia seguinte, ela se arrepende e Caxias rasga o requerimento.

Vamos enfocar o lado político do grande General.

Caxias candidata-se a Senador e é eleito. É o primeiro Senador pelo Rio Grande do Sul escolhido por D. Pedro (1846).

Foi presidente do Conselho de Ministros e também Ministro de Guerra por três vezes.

Em 1855 é nomeado Ministro da Guerra e, com o falecimento do Marquês do Paraná, assume a presidência do Conselho.

Em 1861, com a queda do Gabinete do Conselheiro Ferraz, é nomeado Presidente do Conselho pela segunda vez, assumindo também a pasta da Guerra.

Em junho de 1875 é chamado pela terceira vez pelo Imperador para organizar o Gabinete e assumir a Presidência do Conselho durante sua viagem ao exterior, assumindo novamente a pasta da Guerra.

O ocaso do guerreiro

Em 1874, morre a Duquesa, a sua querida Anica, a esposa idolatrada, após 41 anos de vida conjugal. O Duque sente a fundo o golpe crudelíssimo. Vai-se-lhe apertando o cerco da solidão. Morrera o filho e agora morre a esposa. A morte vai minando aos poucos o seu coração.

Caxias termina seus dias na Fazenda Santa Mônica, no município fluminense de Vassouras.

Em Santa Mônica não se extinguiu apenas aquele que fora o varão símbolo de todas as virtudes cívico-militares. Caíra a “escora" do Império. Este pouco subsistirá à morte do grande Marechal.

No seu Testamento renunciava a todas as homenagens devidas ao seu titulo de Duque e que só tinha orgulho da farda que envergara e da grande família a que pertencera - o Exército.

Vivera no Exército e para o Exército. Nos braços do Exército quer descer para sempre à sua sepultura.

No dia 7 de maio de 1880 falece Caxias - a espada que durante mais de meio século fora a garantia do Império, o orgulho de um Exército e honra de uma Nação.

E para perpetuar esse símbolo, o Exercito resolveu instituir o Espadim de Caxias - miniatura de sua espada, para ser usado por todos os Cadetes da Academia Militar.

Conclusão

Caxias. Assim foi chamando Luiz Alves de Lima e Silva quando, no Maranhão, pacificou a Balaiada. Duque de Caxias foi a titulação que recebeu quando retomou da campanha da Tríplice Aliança. Por três vezes Presidente do Conselho de Ministros, Presidente de duas províncias (Maranhão e Rio Grande do Sul) e Senador do Império. Caxias, Marechal do Exército Brasileiro, não foi um personagem eventual e transitório em nossa História. Honrado cidadão, notável chefe militar e acatado estadista transcendeu todos os títulos justamente recebidos. Personificou o Pacificador e Unificador da Pátria. Encarnu o herói do Império.

Este é o soldado que hoje reverenciamos, cuja vida foi um exemplo de honradez, austeridade, simplicidade, lealdade, desprendimento, disciplina, responsabilidade e dedicação à Pátria e que tenho orgulho e o privilégio de homenagear no seu dia.”

Parabéns a todos pelo Dia do Soldado. Com certeza Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, estará sempre no coração de todos aqueles que o acompanharam, de todos aqueles que militam no nosso Exército e de todos nós, civis, que acompanhamos a história deste país. Parabéns a todos pelo Dia do Soldado. (Palmas.)

Agora o Coral Clube da Cidade do Jardim São Paulo, sob a regência do Maestro Antenor Pinto Corrêa, fará uma apresentação musical. Peço ao maestro que nos diga os nomes das músicas a serem apresentadas.

 

O SR. MAESTRO ANTENOR PINTO CORRÊA - A primeira canção que apresentaremos será “Ave Maria”; em seguida “A Casinha Pequenina”, do tradicional folclore brasileiro.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Esta Presidência agradece ao nosso maestro, que voltará a se apresentar logo mais. Quero informar a todos que a nossa sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Assembléia.

A Presidência quer anunciar a presença do Coronel Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, Comandante do CPOR, e dos alunos que se encontram presentes, da Zona Norte, do Solar dos Andradas. Muito obrigada pela presença de todos.

Neste momento, a Presidência deseja entregar ao nosso General Carvalho uma pequena placa de recordação deste dia na Assembléia Legislativa, para que guarde na certeza de que está sendo dada com muito carinho, pelo orgulho que temos do nosso Exército Brasileiro, pelo orgulho que temos de tê-los aqui na nossa Casa hoje.

Gostaria que o senhor recebesse com os nossos parabéns pelo dia de hoje.

 

* * *

 

- É feita a homenagem. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Neste momento passo a palavra ao nosso querido General do Exército, Luiz Edmundo Maia de Carvalho, Comandante Militar do Sudeste.

 

O SR. LUIZ EDMUNDO MAIA DE CARVALHO - A placa que acabei de receber, com muita honra e por gentileza da nossa Deputada Rosmary Corrêa, diz o seguinte: “Ao General de Exército, Luiz Edmundo Maia de Carvalho, uma homenagem da Assembléia Legislativa de São Paulo ao Dia do Soldado. Rosmary Corrêa, Deputada Estadual, 25 de agosto de 2005.” Muito agradecido por essa homenagem.

Excelentíssima Sra. Deputada Rosmary Corrêa, Presidente desta Sessão Solene, na pessoa de quem cumprimento e saúdo todos os integrantes desta importante Casa Legislativa. Autoridades já nominadas pelo protocolo, meus senhores, minhas senhoras, agradeço as homenagens que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, mais uma vez, presta ao Exército Brasileiro, pela passagem do Dia do Soldado que acontecerá no próximo dia 25 de agosto, dia do nascimento do Duque de Caxias. Agradeço ao Exmo. Sr. Deputado Rodrigo Garcia, Presidente da Assembléia Legislativa, pela deferência em aprovar esta Sessão Solene. Agradeço especialmente à Deputada Rosmary Corrêa, amiga incondicional da força terrestre, por mais esse gesto de carinho com o Comando Militar do Sudeste, idealizando e dirigindo esta sessão em comemoração ao nosso patrono, o Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Cumprimento-a também pelas palavras com as quais retratou a figura de Duque de Caxias, externando o verdadeiro significado do ilustre herói militar para a História do nosso país. Aproveito para registrar os cumprimentos à belíssima apresentação do coral que proporcionou maior brilhantismo a esta cerimônia. Que este momento de civismo inspire a todos nós cidadãos, fardados ou não, os eternos e sempre necessários valores para que com as bênçãos de Deus possamos construir um Brasil grande, com paz e prosperidade. Muito obrigado, Deputada Rosmary Corrêa. Conte sempre com o Exército Brasileiro. Obrigado por esta sessão em homenagem ao nosso patrono Duque de Caxias. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Eu peço para que todos fiquem em pé para que a Banda do Exército, sob regência do 1º Tenente José Eduardo Leonardo, possa executar o Hino a Caxias.

 

* * *

 

-         É executado o hino.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Gostaria, neste momento, de entregar algumas flores à Sra. Sônia Maria de Moraes Carvalho, em agradecimento e homenagem pela sua presença.

 

* * *

 

- É feita a entrega das flores. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Quero também fazer a entrega do livro do Legislativo Paulista, até 2005, ao General-de-Exército, Luiz Edmundo Maia de Carvalho; ao vice-Almirante, Marcélio Carmo de Castro Pereira; ao meu amigo Major-Brigadeiro-do-Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho e ao General-de-Divisão, Sérgio Luiz Vaz da Silva.

 

* * *

 

-         São entregues os livros. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Teremos agora uma apresentação musical pelo nosso coral e pediria ao nosso maestro Antenor que anunciasse as músicas que vão finalizar o nosso evento, agradecendo muito às nossas amigas e aos nossos amigos integrantes do coral Clube da Cidade do Jardim São Paulo.

General, quando eu os convidei para vir cantar na nossa sessão solene, eles ficaram se preparando durante uma semana. Eles só não conseguiram preparar como gostariam, por isso não apresentaram o Hino a Caxias. Mas no ano que vem eles estarão preparados e serão eles, com certeza, que estarão aqui para cantar o Hino a Caxias. Quero agradecer à minha amiga Dinéia, que coordena o grupo da terceira idade.

 

* * *

 

O SR. MAESTRO ANTENOR PINTO CORRÊA - Agradecemos a gentileza dos aplausos e pedimos perdão pelas falhas, certamente causadas pela emoção do momento.

Apresentaremos uma canção muito conhecida, que não é do repertório brasileiro, “Fascinação” e encerraremos com uma canção do repertório brasileiro, “Estão voltando as flores”.

 

* * *

 

-         É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - ROSMARY CORRÊA - PSDB - Mais uma vez agradecemos ao Coral do Clube da Cidade Jardim São Paulo. Vocês foram maravilhosos. Muito obrigada.

Obrigada ao nosso Maestro Antenor, obrigada a Dinéia, obrigada a cada um dos participantes do Coral. Vocês são uns amores.

Esta Presidência quer agradecer a presença do General-de-Exército Luiz Edmundo Maia de Carvalho; do Major Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho; do vice-Almirante Marcélio Carmo de Castro Pereira; do General de Divisão Sérgio Luiz Vaz da Silva; de Dona Sonia Maria de Moraes Carvalho, esposa do General Carvalho, e a todos os que compareceram.

Esta Assembléia se sentiu engalanada com a presença de todos. Esta Deputada, particularmente, sente-se muita honrada por vocês me darem a oportunidade de prestar esta homenagem ao nosso Duque de Caxias, ao nosso Luis Alves de Lima e Silva, quando, no próximo dia 25 estará sendo comemorado o Dia do Soldado. Obrigada a todos.

Esgotado o objeto desta sessão, esta Presidência dá a mesma por encerrada.

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 10 horas e 45 minutos.

 

* * *