23 DE OUTUBRO DE 2006

 

038ª SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR OS “10 ANOS DE FUNDAÇÃO DA OFICINA DE DANÇA DE PIRACICABA”

 

Presidência: ROBERTO FELÍCIO

 


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 23/10/2006 - Sessão 38ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO FELÍCIO

 

HOMENAGEM AOS "10 ANOS DA OFICINA DE DANÇA DA CIDADE DE PIRACICABA"

001 - ROBERTO FELÍCIO

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os "10 anos da Oficina da Dança da cidade de Piracicaba". Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ANA CRISTINA VIANNA FIORAVANTE

Professora de balé e diretora da Oficina de Dança, agradece ao Deputado Roberto Felício pela iniciativa de homenagear a Oficina de Dança de Piracicaba.

 

003 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Anuncia a  apresentação de audiovisual sobre a história da Oficina de Dança.

 

004 - VALÉRIA MALUF VERGAL

Professora de balé e ex-diretora da Oficina, fala sobre a transformação do ser humano através da dança, que integra corpo e mente.

 

005 - LEONARDO SANDOVAL

Professor de sapateado, diz da importância da Oficina de Dança na sua formação como ser humano e professor.

 

006 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Anuncia a apresentação de sapateado.

 

007 - ROSÂNGELA CAMOLESE

Secretária Municipal de Cultura de Piracicaba, parabeniza a Oficina de Dança de Piracicaba e suas diretoras pelo trabalho que realizam pela arte e cultura.

 

008 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Anuncia número de dança.

 

009 - TÂNIA VIANNA LACRETA

Diretora da Oficina de Dança de Piracicaba, associa-se à Ana Cristina Vianna Fioravante na homenagem ora prestada. Presta homenagem ao Deputado Roberto Felício e a Secretária de Cultura de Piracicaba.

 

010 - Presidente ROBERTO FELÍCIO

Dá seu testemunho sobre o trabalho realizado pela Oficina de Dança na cidade de Piracicaba. Lê documento sobre as personalidades que fazem parte deste evento. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT – Bom dia a todos, senhoras, senhores e jovens presentes.

Nomearei, em primeiro lugar, as autoridades presentes que compõem esta Mesa: Sra. Rosângela Camolesi, Secretária Municipal de Cultura de Piracicaba; Professora Ana Cristina Vianna Fioravante, Diretora da Oficina da Dança de Piracicaba; Professora Tânia Vianna Lacreta, Diretora da Oficina da Dança de Piracicaba; Professor Leonardo Sandoval, aluno do balé clássico e sapateado, e professor de sapateado; Professora Valeria Maluf Vergal, Diretora da Oficina da Dança de Piracicaba. Presentes também o Sr. Juliano Fantasia, representando o “Jornal de Piracicaba” e um agradecimento especial às famílias das diretoras da Oficina da Dança de Piracicaba.

Quero, através dessas pessoas, dizer que todos se sintam nomeados. Todos são importantes neste nosso evento.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear os 10 anos da Oficina da Dança da cidade de Piracicaba.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Esta Presidência concede a palavra a Sra. Ana Cristina Vianna Fioravante, professora de balé e Diretora da Oficina da Dança.

 

A SRA. ANA CRISTINA VIANNA FIORAVANTE - Excelentíssimo Deputado Rodrigo Garcia, Presidente desta Casa de Leis; Excelentíssimos Deputados e autoridades presentes; estimado e prestativo Deputado Roberto Felício, ilustre Presidente da Comissão de Educação desta Assembléia Legislativa; querida e dinâmica Rosângela Camolesi, aplaudida Secretária de Ação Cultural da Prefeitura Municipal de Piracicaba; minhas senhoras e meus senhores; queridos alunos presentes; ilustre Deputado Roberto Felício, nossos mais sinceros de profundos agradecimentos pela significativa e inesquecível homenagem que nos presta hoje o Poder Legislativo do Estado graças a sua generosa iniciativa.

Já o conhecíamos, Deputado, pelas suas invejáveis qualidades de caráter que toda Piracicaba e região jamais deixaram de reconhecer e aplaudir. Aduza-se, agora, aos seus ricos predicados de homem público, a sua louvável preocupação em estimular e premiar a cultura artística que revela valores, injeta auto-estima e agiganta personalidades. Sua iniciativa será para sempre lembrada e o seu nome jamais esquecido.

Cabe-nos, ainda, agradecer a indicação de nossa escola a essa dama notável que se revelou como a mais dinâmica observadora e entusiasta secretária de ação cultural da história piracicabana, Rosângela Camolesi.

Homenagens como a que nos prestam hoje, queridos alunos e professores presentes, é que nos afastam do desânimo que embota valores e da descrença que instila fracassos. São reconhecimentos como esse que nos animam e nos animaram a concentrar toda a nossa fé e vontade, persistência, capacidade, solidariedade, amor nesses dez anos de suor, lágrimas, alegrias, percalços e sucessos.

Mas o que mais nos conforta nesses dez anos da nossa Oficina da Dança é termos praticado, sem falsa modéstia, o exercício mais salutar e necessário para o nosso próximo: abaixar-nos para levantar outra pessoa.

A você, Deputado Roberto Felício, e a você, Rosângela, a nossa eterna gratidão por essa homenagem e por esses momentos que perdurarão para sempre, tão cheios de vida, amizade, reconhecimento e gratidão.

Deus abençoe vocês, nossos alunos e professores. Um beijo. E agora, através de um clipe, mostraremos um pouquinho da nossa história.Obrigada. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita uma apresentação audiovisual.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Esta Presidência concede a palavra à Sra. Valéria Maluf Vergal, professora de balé e ex-diretora da Oficina da Dança.

 

A SRA. VALÉRIA MALUF VERGAL - Excelentíssimas autoridades, minhas senhoras, meus senhores, é uma grande honra receber essa homenagem indicada pelo ilustre Deputado Roberto Felício. Gostaria de dividi-la com minha família, meu marido Hélio, meu filho Lucas e minha filha Júlia, que há nove anos é aluna da Oficina da Dança, pois eles sempre me incentivaram. A família Oficina da Dança é extensão da minha vida e sempre será. Porém, gostaria de dizer que a maior homenageada hoje é a arte da dança, um conjunto de regras para realizar algo com perfeição, a qual exige habilidade, compromisso ao dedicar-se. Todavia é uma forma de expressão artística coordenada que precisa de muito sentimento.

A dança é uma energia poderosa, que transforma o ser humano. Ela não tem distinção de raça, idade ou condição social. Ela pode estar em todos os lugares, levando cultura e educação. Tem em vista expandir capacidades expressivas do movimento à saúde e a integração corpo e mente e nos mostra o tempo todo que nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos, pois a dança é a identidade de um povo.

Obrigada a Tânia e Cristina, pela amizade eterna; à Secretária de Cultura de Piracicaba, Rosângela Camolesi, que tanto faz, tem feito e tenho certeza que vai continuar fazendo pela dança; e a V.Exa., Deputado Roberto Felício, por reconhecer a importância da dança em nosso país. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Concedemos a palavra agora ao Sr. Leonardo Sandoval, professor de sapateado.

 

O SR. LEONARDO SANDOVAL - Excelentíssimas autoridades, minhas senhoras e meus senhores, sou suspeito para falar sobre a Oficina da Dança, porque comecei nessa academia e por ela criei amor desde então. Como aluno, posso dizer que a Oficina da Dança não forma apenas professores de sapateado, professores de dança, como sou hoje. Ela forma cidadãos, forma pessoas cientes de que a arte é essencial na vida de cada um.

A Oficina da Dança me deu muitas alegrias no decorrer da minha vida, não só como bailarino, não só como professor, mas como ser humano. Na Oficina da Dança aprendi que nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos não só em cima do palco, mas Oficina da Dança, quando precisei, encontrei um ombro amigo, encontrei respeito e muito mais.

Só tenho a agradecer, porque como aluno pude expor meu talento e me realizar como sapateador. Hoje, como professor, posso expor minha criatividade e passar tudo que aprendi na academia.

Quero agradecer pela oportunidade que me foi concedida de dizer essas palavras e representar os alunos da Oficina da Dança. Tenho certeza de que cada um dos alunos pensa como eu. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Teremos agora uma apresentação de sapateado pelo Sandoval.

Antes do início da apresentação, quero dizer que não estamos recebendo as pessoas nesta Casa em melhores condições porque estamos em reforma. Nossa sessão solene, normalmente, é realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, onde se realizam as sessões.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de sapateado.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Esta Presidência concede a palavra à Sra. Rosângela Camolesi, Secretária Municipal de Cultura de Piracicaba.

 

A SRA. ROSÂNGELA CAMOLESI – Bom dia a todos. Quero saudar o Deputado Roberto Felício e em seu nome saudar os demais Deputados desta Casa de Leis; Leonardo Sandoval, ex-aluno, professor da Oficina da Dança; Tânia Lacreta; Cristina Fioravante e Valéria Maluf Vergal, trago também os cumprimentos e o abraço carinhoso do nosso Prefeito Barjas Negri pelos dez anos de muitos sonhos e realizações para todos nós, piracicabanos.

Quando propus ao Deputado Roberto Felício que levasse a cabo esta homenagem, foi com muito carinho, porque sei que ele é um arte-educador e, com certeza, abraçaria esta causa, homem digno que é, lutador e batalhador que é frente à Educação, principalmente à Cultura em nosso País. Nossos agradecimentos, Deputado Roberto Felício, em nome de toda nossa Piracicaba.

Sinto-me feliz por ter visto nascer esta escola. Minhas duas filhas fazem dança na Oficina da Dança e quando me propus a falar, fiquei pensando qual vertente abordaria, pois conheço muito bem essas moças, eu as vi crescerem com a Oficina da Dança. Inclusive, éramos amigas há muito tempo.

Quando vi passar o clipe destes 35 anos, pude me reportar ao tempo do Lions, quando fazíamos dança juntas. Também fiz balé um bom tempo. Pensei em ir por uma vertente que julgo muito importante em nosso País.

Existem quatro características que julgo imprescindíveis para alguém que monta um negócio no nosso país. O que dirá uma prestadora de serviços em arte e cultura. A primeira delas é a coragem. Você precisa ser muito corajoso para montar alguma coisa no Brasil.

Essas meninas são muito corajosas. Não é fácil, sabendo que a média das prestadoras de serviço, principalmente as pequenas e microempresas não chegam até o quinto ano, que dirá ao décimo ano. É com muita luta, muita coragem, muita garra que se chega ao décimo ano de uma escola de arte, principalmente da arte da dança, num país como o nosso que, para lutar por 2% para a cultura foi muito difícil, e o Deputado Roberto Felício é testemunha. Oxalá cheguemos a 10% um dia, Deputado. Estaremos juntos nessa luta porque com um orçamento ínfimo que temos não é fácil fazer cultura. Quando tem alguém da iniciativa privada que abre um negócio de cultura, o poder público tem de abraçar, aplaudir e ajudar dentro das possibilidades.

A segunda característica que vejo em vocês é a dedicação. Se vocês não tivessem a dedicação, a garra que têm não chegariam onde estão hoje. Muitos tropeços vocês passaram. Sabemos disso, acompanhei. Impostos para pagar, aluguel, telefone, luz, água. Muitas vezes os pais, sabendo que precisam pagar a escola, com dificuldades deixam de pagar. Até entendemos, mas vocês lá, firmes e fortes, mostrando iniciativa, criatividade.

A terceira característica: talento. Se elas não tivessem talento, também não chegariam nesses dez anos. O talento é imprescindível, junto com a garra e a coragem. A cada final de ano, a cada apresentação que fazem juntamente com outras escolas elas nos surpreendem. E, diga-se de passagem, muitas escolas tiveram coragem porque se espelharam em vocês e se motivaram porque vocês foram pioneiras. Essa criatividade que vocês têm, esse talento, não vem só da alma de vocês. O talento faz parte, está escrito no coração, na alma, mas é porque vocês buscam novidades. A cada ano vocês procuram pessoas que se colocam juntamente com seus eventos, vocês arrebanham mais pessoas. Isso faz crescer o nome de Piracicaba e o nome da cultura.

Tivemos um exemplo há cinco minutos do Leonardo Sandoval, fruto da casa, hoje professor da casa; esteve recentemente em Los Angeles fazendo uma oficina especial a convite de uma academia de Los Angeles. Anos atrás esteve como um talento no programa da Xuxa, mas porque ele foi muito bem burilado, muito bem trabalhado. Isso que ele falou tem uma grande importância. Ele não é apenas fruto de uma escola porque se dedica dia-a-dia. Ele é fruto de um companheirismo e da família Oficina da Dança. Como educadora não poderia deixar de falar isso. Acredito muito na escola que traz a família para dentro dela. Caso contrário, não teríamos talentos como o dele.

E a quarta, sem perder de vista essas três que citei - coragem, garra, talento - não é menos importante. Mas acredito piamente que nos próximos anos veremos o sucesso apenas das escolas que lidam com arte, cultura, que apresentem essa quarta característica: a sensibilidade humana. Isso elas têm de sobra. Elas saem da escola e vão garimpar talentos nos bairros periféricos da nossa cidade, crianças que não têm poder aquisitivo algum e as trazem para dentro da escola para faze-las alguém na vida. Talvez muitos de vocês não saibam disso. O Poder Executivo, que represento hoje, é testemunha disso. Hoje inclusive a filha de uma delas, a Gabriela Fioravante, filha da Cristina, trabalha comigo numa das 23 oficinas que estamos implantando em Piracicaba, das quais 10 são de dança. Elas vão até lá, verificam quem tem talento e trazem para a escola delas. E quando não tem verba, muitas vezes para a fantasia, para o transporte, para alimentação, se não recorrem ao Poder Executivo conseguem dos empresários de Piracicaba, porque elas conquistaram algo importantíssimo na vida de uma pessoa: credibilidade. Quando você conquista credibilidade, você vai a fundo naquilo que quer realizar.

Nessas quatro características mapeei um pouco da vida de vocês. Espero que vocês conquistem mais 10, 20, 30 anos e que venhamos aqui, se possível com o Deputado Roberto Felício, se não como Deputado estadual, como Deputado federal. Gostaríamos de vê-las mais vezes sendo homenageadas além desses 150 troféus que vocês já conquistaram. Vocês merecem. Falo do coração, em nome de toda a nossa Piracicaba.

Vocês têm o nosso carinho, o nosso trabalho, o nosso apoio. Quando podemos, vocês sabem que apoiamos. Quando não podemos, vamos nos unir e tentar buscar recursos fora do Poder Executivo, porque sabemos que se não existe a união com a iniciativa privada não conseguiríamos chegar aonde chegamos até hoje. Muito obrigada a todos. Parabéns mais uma vez e sucesso sempre! (Palmas).

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Teremos, agora, uma apresentação de dança, pelas alunas da Oficina de Dança.

 

* * *

 

- É feita a apresentação. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Concedo a palavra à Sra. Tânia Vianna Lacreta.

 

A SRA. TÂNIA VIANNA LACRETA - Exmas. autoridades, minhas senhoras e meus senhores, estou muito emocionada e nada teria a acrescentar às palavras de minha irmã e sócia, Cristina, que disse tudo que eu poderia ter dito.

Gostaria de agradecer a V.Exa., Deputado Roberto Felício, pela sua iniciativa, que tanto nos envaideceu. Muito obrigada, em meu nome, em nome de minhas filhas, alunas e professores. Gostaria agora de lhe entregar uma lembrança da Oficina da Dança. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega de uma lembrança. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. TÂNIA VIANNA LACRETA - Gostaria de chamar a nossa aluna Gabriela para entregar flores à nossa querida Rosângela. (Palmas).

 

* * *

 

- É feita a entrega de flores. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO FELÍCIO - PT - Antes de mais nada, gostaria de fazer um agradecimento ao Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Rodrigo Garcia, pela convocação desta Sessão Solene por solicitação deste Deputado e, ainda mais por ter me concedido o privilégio de presidi-la.

Quero dizer a todos vocês que é uma satisfação bastante grande ter recebido a sugestão da Rosângela, Secretária Municipal de Cultura da cidade de Piracicaba.

Não vacilei em momento nenhum sobre a sugestão que ela nos fez. Primeiro, porque pelas qualidades, pela sensibilidade, pela sua característica profissional e pela sua competência profissional, eu já sabia que o testemunho dela seria o suficiente para eu reconhecer na Oficina da Dança a qualidade que tem. Não fosse o testemunho da Rosângela, que me levou a sugerir esta Sessão Solene, seria o fato de que eu também já conhecia o trabalho de vocês. Talvez nem a Ana, a Tânia, a Valéria e o Leonardo soubessem que eu tenho sido testemunha do trabalho de vocês. Freqüento o espaço do Teatro Municipal da cidade de Piracicaba, freqüento os espaços culturais. Sou um estudioso da filosofia e da estética da Arte, embora conheça pouco a linguagem específica da dança. Mas como arte-educador, como foi aqui enunciado pela Rosângela, acompanho a vida cultural da nossa cidade.

Aliás, a cidade possui uma animação cultural bastante grande em todas as suas formas de expressão: atividades de expressão plástica, musical, teatro, dança, expressão corporal de um modo geral. A cidade de Piracicaba é muito rica nas suas formas de expressão.

Fui ao Teatro Municipal duas ou três vezes por convite oficial. Em outras oportunidades, aliás, por duas vezes, por convite feito pela nossa Secretária Rosângela Camolesi, cujo trabalho que tem feito à frente da nossa Secretaria quero, de público, reconhecer, seja pela animação cultural, seja pela preocupação que tem de levar a arte inclusive para a periferia, conforme o depoimento que ela aqui já nos fez.

Testemunhei também anonimamente. Muitas vezes compareci na condição de Deputado a convite, ainda quando o nosso Prefeito era José Machado. Posteriormente na administração de Barjas Negri, a quem quero também cumprimentar, aqui representado pela Secretária Rosângela.

Como dizia, fui testemunha anônima. Em muitas oportunidades assisti a apresentações de outras escolas, dentre elas, a Oficina de Dança. Em muitas dessas ocasiões, inclusive, a convite da Denise - que está presente, que é minha sobrinha e da Mara - para assistir a apresentações da sua filha, que é uma das alunas da Oficina de Dança.

Portanto, não fosse o depoimento de terceiros, quero reconhecer o trabalho de vocês, quero reconhecer a evolução de cada um dos seus alunos. Acompanhei apresentações do Sandoval quando ele era um pouquinho menor do que é hoje, quando ainda era um menino. Pude presenciar a evolução de muitos alunos. Não fosse por outras razões, isso já seria também razão suficiente para eu comprovar e testemunhar a competência e a sensibilidade daqueles que trabalham na escola, que são proprietários e também professores que se dedicam à arte de ensinar.

Foi com enorme satisfação que presidi esta sessão solene. Agradeço a presença de todos - às senhoras, aos senhores, à juventude, às crianças - por terem prestigiado esta Casa.

Como quero ficar com o meu nome consignado, quero dizer que também foi por um pouco de vaidade pessoal que atendi o convite. Se a história é tão bonita assim, evidentemente quero ver meu nome nela inserido.

Quero fazer um registro formal. Agradeço a gentileza, aliás, quero agradecer a generosidade das palavras de todos que fizeram referências a mim. Para que fique mesmo registrado na história, quero oferecer-lhes, professoras e professores daquela instituição, um registro formal deste ato solene que estamos realizando.

Saibam, vocês, que o ato solene será consignado no “Diário Oficial” do Estado de São Paulo. Meus assessores são muito atenciosos e preparam um roteiro para a minha fala. Quase que invariavelmente - e hoje, de novo - fui muito indisciplinado com o roteiro que prepararam para mim. Mas vou inserir como parte integrante de minha fala essas manifestações todas, inclusive as homenagens e o reconhecimento que a Oficina de Dança já recebeu nos planos municipal, estadual e nacional.

Não vou ficar repetindo, até porque vocês são conhecedores disso, mas vou inserir como parte da minha palavra para que seja publicado no “Diário Oficial” e, portanto, fique como registro oficial. Na escola vocês poderão ter o registro, a manifestação e o reconhecimento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ao trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido pela Oficina de Dança. (Palmas.)

Em seus 10 anos de existência, a Oficina da Dança se consolidou como uma das academias mais conceituadas de Piracicaba e região, devido à sua missão de educar através da arte.

Potencializar talentos e aperfeiçoar a arte da dança através da disciplina, persistência e seriedade são objetivos, perseguidos pelo corpo docente da instituição.

Durante sete anos consecutivos, a Oficina da Dança promoveu, em Piracicaba, o Encontro Estadual de Sapateado, reunindo mais de 300 alunos desta modalidade, vindos de várias localidades do Estado de São Paulo.

Em sua galeria de premiações, a Oficina da Dança acumula mais de 150 troféus conquistados por seus bailarinos em festivais regionais, estaduais e nacionais de dança.

Em 1998 a Oficina da Dança trouxe para Piracicaba examinadores de dança da Academia Real de Londres para avaliar o nível de seus alunos e de outros dançarinos da região de Piracicaba.

Humildade, Respeito e Amor são a fórmula de sucesso das diretoras Ana Cristina Vianna Fioravante e Tania Vianna Lacreta - duas irmãs que fizeram da dança uma razão de viver.

“Currículo de Leonardo Augusto Nascimento Sandoval - professor, coreógrafo e sapateador, com formação e cursos nos EUA

Leonardo Sandoval iniciou seus estudos com o Ballet Clássico aos 6 anos de idade na extinta academia ‘Criação Ballet’. Passado um ano, Leonardo se interessou pelo sapateado, aí então começo a tomar aulas com Heloaldo Castelo Silva (saparteador e coreógrafo renomado no estado de São Paulo).

No ano de 1997 foi aberta a academia Oficina da Dança, que tinha como diretoras e professoras Ana Cristina Vianna Fioravante, Tania Vianna Lacreta e Valéria Maluf Vergal, e como professor e coordenador do curso de sapateado Heloaldo Castelo Silva. Foi aí então que Leonardo migrou para essa nova academia, na qual hoje é professor e coordenador do curso de sapateado ao lado de Gabriela Fioravante.

Recentemente esteve nos EUA, na cidade de Los Angeles, com bolsa integral de estudos concedida por Chloe Arnold e Jason Samuels Smith para os cursos ‘Verão Intensivo’ (um curso completo com sapateado, jazz, ballet, flamenco moderno, dunhun, danças africanas e hip hop) e o conceituado ‘Los Angeles Tap Festival’, onde se reúnem os melhores e mais importantes sapateadores do mundo. Todos os cursos foram realizados na ‘Debbie Allen Dance Academy’. Leonardo não só fez os cursos como foi convidado para participar da apresentação ‘All Stars of Tap Concert Perfomance’, (festival que celebrou a memória dos Nicolas Brothers), dançando uma coreografia de Chantel Heath pela academia ‘Debbie Allen Dance Academy’.

Professores e Cursos nos EUA

Leonardo foi convidado pelos reconhecidos sapateadores americanos Chloe Arnold e Jason Samuels Smith para participar e se apresentar nos seguintes cursos: Summer Intensive e L.A. Tap Festival

Jazz e Musical

Debbie Allen: famosa estrela da Broadway, vencedora do prêmio Emmy Award. Participou de filmes como ‘Michael Jordan’, entre outros.

Sapateado

Jason Samuels Smith: Vencedor do prêmio Emmy Award, participou do elenco de ‘Bring In 'Da Noise, Bring in 'Da Funk’ e atualmente faz parte do show de sapateado ‘Imagine Tap’.

Chloe Arnold: Participou do filme ‘Idlewild’ e atualmente faz parte do ‘Imagine Tap’.

Dormesha Edwards: Participou dos musicais da Broadway ‘Black and Blue’ ‘Bring In Da Noise, Bring in Da Funk’ e atualmente do ‘Imagine Tap’.

Dianne Walker: Estrela da Broadway no musical ‘Black and Blue’ e ‘The Cotton Club’.

Arthur Duncan: Participou do filme ‘Tap’

Derick Grant: Participou do elenco de ‘Bring In 'Da Noise, Bring in 'Da Funk, atualmente é diretor e coreógrafo do espetáculo ‘Imagine Tap’.

E mais outros inúmeros professores como: Ayold Casel, Channing, Cook Holmes, Harold Cromer, Cristianne Matallo, Robert Reed, Baali Wilder, entre outros.

Participação em programas de televisão

Xuxa Parque, Rede Globo

Pequenos Brilhantes, SBT

Bom dia e Cia, SBT (bailarino e sapateador contratado do programa)

Domingão do Faustão, Rede Globo

Leonardo teve inúmeras participações e apresentações em festivais e concursos de dança, tendo como destaque:

Passo de Arte - Festival promovido pela ‘Star Dance’ e reconhecido o segundo maior festival de danças do Brasil (Santos). No ano de 1997, Leonardo, com apenas 7 anos de idade, conquistou o primeiro lugar e prêmio revelação no solo de sapateado ‘Com... Ginga’, tendo como coreógrafo Heloaldo Castelo Silva. No ano de 1998, obteve o primeiro lugar com o solo de sapateado ‘Na cadência do tap’, coreografia de Heloaldo Castelo Silva. E no ano de 1999 também obteve primeiro lugar com a coreografia ‘Na bateria dos Pés’ coreografia também assinada por Heloaldo

Bento em Dança - Festival de danças do Mercosul, realizado na cidade de Bento Gonçalves (RS). No ano de 1999, com a coreografia ‘Na bateria dos Pés’ Leonardo obteve novamente o primeiro lugar e prêmio revelação do festival.

Dança Ribeirão - Festival de dança realizado na cidade de Ribeirão Preto. No ano de 1999 Leonardo obteve o primeiro lugar com a coreografia ‘Na bateria dos Pés’, e também obteve primeiro lugar no conjunto de sapateado juvenil com coreografia ‘Glenn Tap Miller’, tendo como coreógrafo Heloaldo Castelo Silva.

RV Promoções - Inúmeros concursos realizados ao decorrer do ano por todo o estado de São Paulo. No ano de 2003 Leonardo e sua partner Gabriela Fioravante obtiveram o primeiro lugar e destaque de maior nota com o duo de sapateado ‘Couple’, coreografia de Leonardo Sandoval e Gabriela Fioravante. No ano de 2004 novamente Leonardo e Gabriela obtiveram o primeiro lugar e destaque de melhor coreografia com o duo de sapateado ‘Pra você’, coreografia de Leonardo e Gabriela. No ano de 2005 mais uma vez Leonardo e Gabriela obtiveram o primeiro lugar e prêmio de melhor coreografia com o duo de sapateado ‘Cotidiano’ coreografia assinada pelos mesmos.

E mais tantos outros festivais.

Cursos e workshop

Sapateado

Jason Samuels Smith - Campinas Tap Festival - 2004/ 2005

Chloe Arnold - Campinas Tap Festival - 2005

Marivaldo dos Santos (stomp) - Campinas Tap Festival - 2005

Christiane Matallo - Campinas Tap Festival - 2005

Steven Harper - Improvisações e técnicas avançadas - Tap in Rio- 2001/2002

Adriana Salomão - coreografia - Tap in Rio- 2001/2002

Steven Harper - Encontro Estadual de Sapateado de Piracicaba - 1999/2000/2001

Steven Harper - Passo de Arte - Festival Nacional de Danças - 2001/ 2002

Oficina da dança - Curso de nomenclatura de tap - ‘Meg’ - 2003

Sapateia SP - Marchina - Kátia Barão- Luiz Baldijão - Christiane Matallo - 2005

Sergio Rocha - Festival Nacional de Danças - Passo de arte - 1998

Sergio Rocha - Encontro Estadual de Sapateado - 1998

Marchina - Encontro Estadual de Sapateado - 1997

Antonio Rivas - Bento em dança - festival de danças do Mercosul - 1999

Ballet

Tony About- Oficina da Dança - 2001

Mitti Waraguai - Oficina da Dança - 2000

Toshie Kobayahsi - Oficina da Dança - 1999

Camila Puppa- Oficina da Dança - de 2004 a 2006

Dança e expressão

Sergio Rocha- Passo de arte - Festival nacional de dança- 1998

Mímica

Alberto Gaus - Bento em dança- Festival de danças do Mercosul - 1998

Teatro

Artes cênicas - Grupo Purarte - 2000

Exames reconhecidos internacionalmente

Exame da Royal Academy of Dancing

Grade one - honours - (nota 10) - 1998

Grade two- comended (nota 09) - 1999

Grade four - highly commended (nota 08) - 2001

Seguem em anexo foto, certificados, matérias de jornal e moções de aplauso concedidas pela prefeitura de Piracicaba pelas atuações artísticas que Leonardo desenvolveu pelo Brasil.”

“Câmara de Vereadores de Piracicaba - Estado de São Paulo

Departamento Legislativo

Piracicaba,18 de maio de 2006.

Ofício D.L. nº 0749/06

Ref. à Moção nº 00049/06

Prezado Senhor,

Atendendo a deliberação do Plenário desta Casa de Leis, encaminhamos a Vossa Senhoria cópia da moção em epígrafe, de autoria do vereador José Luiz Ribeiro e outros, aprovada em Reunião Ordinária deste ano legislativo.

Valemo-nos da oportunidade para renovar nossos protestos de estima e apreço.

Gustavo Ranzani Herrmann - Presidente

Submetemos à apreciação do Plenário a moção,o de Aplausos ao professor e coreógrafo Leonardo Augusto Nascimento Sandoval por ter sido premiado com uma bolsa de estudos para curso de dança nos Estados Unidos, durante curso em Campinas.

Sala das Reuniões, 18 de maio de 2006

(a)José Luiz Ribeiro

(a)André Gustavo Bandeira

(a)Antonio Oswaldo Storel

(a)Ary de Camargo Pedroso Júnior

(a)Carlos Gomes da Silva

(a)Euclides Buzetto

(a)Fausto Sylvestre da Rocha

(a)Francisco Edilson dos Santos

(a)Gustavo Ranzani Herrnann

(a)João Manoel dos Santos

(a)José Aparecido Longatto

(a)José Benedito Lopes

(a) José Pedro Leite da Silva

(a)Márcia G.C.C.D. Pacheco

(a)Paulo Henrique Paranhos Ribeiro

(a)Walter Ferreira da Silva”

Mais uma vez, agradeço a presença de todos. Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 10 minutos.

 

* * *