1

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA            038ªSS

DATA:991129

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PL - Quero cumprimentar e agradecer a presença do Exmo. Sr. Ronaldo Cortes,  Presidente do Grupo Jornalístico Ronaldo Cortes Jornais  de Bairros e Associados, a  Exma. Sra. Helena Cortes, Diretora das Seções Femininas do Grupo Jornalístico Ronaldo Cortes, Jornais de Bairros e Associados, meu amigo particular, Coronel Élzio Nagali, Comandante Geral da Regional de Campinas, Exmo. Sr. Dr. Álvaro Fraga, Assessor Parlamentar e colega Deputado da Assembléia Legislativa, Exmo. Sr. Cesar Romano, palestrista e escritor,  Exmo. Sr. Dr. Ronaldo Alves Sobrinho, Presidente do Conselho de Meio Ambiente da Academia Brasileira de Ciência Política, Q do Exmo. Dr. Misael Antônio de Souza, Diretor da Realiza, Assessoria, Representação e Serviços. Queremos cumprimentar aqui presente o Dr. Sérgio Redó, advogado na área cível.

O Dr. Sérgio Redó é um advogado empresarial e um administrador de empresas. Foi Presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo. Coordenador de Turismo do Estado de São Paulo. Queremos saudar a presença de Walter Periotto, representando o Presidente da LBV, José de Paiva Neto. É um prazer tê-lo aqui, Walter Periotto. Os nossos cumprimentos a Lilian Gonçalves, nossa amiga e empresária. Cumprimentamos Sarita Salomão Abraão, Diretora Geral da Saint Germain Incorporações e Construções Ltda.; Sandra Alves dos Santos, Secretária do Jornal de Bairros; Dr. Ademar Gomes, brilhante advogado, Presidente da Acrimesp; Prof. Eng. Antônio Carlos Vendrame, Consultor em Seguros e Higiene do Trabalho. Queremos cumprimentar também o advogado Aziz Nader.

Presente o Dr. Roberto Sérgio Falcão, Procurador de Justiça.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vanderlei Macris, que atendeu solicitação deste Deputado com a finalidade de homenagear o Grupo Jornalístico Ronaldo Cortes Jornais de Bairros e Associados. No início desta Sessão Solene, vou convidar todos os senhores para que, de pé, possamos ouvir o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da nossa querida Polícia Mililtar.

 

*   *   *

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia Militar.

 

*   *   *

           

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PL – Queremos agradecer a Banda da Polícia Militar, que abrilhantou esta Sessão Solene.

Parabéns aos senhores, e parabéns à Polícia Militar, corporação esta que é, sem dúvida, uma das melhores organizações policiais militares do mundo.

O meu abraço aos senhores. (Palmas.)

Tem a palavra o Dr. Ronaldo Alves Sobrinho, Presidente do Conselho do Meio Ambiente da Academia Brasileira de Ciência Política.

 

O SR. RONALDO ALVES SOBRINHO – Sr. Presidente, nobres Srs. Deputados, senhoras e senhores aqui presentes, autoridades, eu me sinto bastante honrado em estar aqui nesta solenidade justamente por se tratar de um amigo e de uma pessoa que comprovadamente dedicou e vem dedicando cada vez mais a sua vida à cidadania, à informação, ao bem estar, e procurando crescer interiormente cada vez mais, reunindo um número sempre maior de amigos, de companheiros.

Mede-se a capacidade de uma pessoa, além daquilo que ela faz, pelos amigos que ela tem, pelas personalidades, pelas amizades antigas, sólidas. Eu, na qualidade de Presidente do Meio Ambiente, da Academia Brasileira de Ciência Política, fico muito feliz que alguém que o Dr. Ronaldo Cortes hoje abraça mais um desafio. Um desafio que diz respeito a todos nós. É um desafio mundial. Um desafio de preservação ao meio ambiente. Isto vem crescendo, um pouco desordenado, mas futuramente vai haver com certeza uma junção, uma coisa mais organizada. E, com a ajuda do Ronaldo, na nossa entidade, tenho certeza que a contribuição dele vai ser de peso.     Por esta razão, pelas palavras que eu disse, eu gostaria de homanageá-lo em nome da Academia com a Medalha Jacques Demolai, e com o diploma pelos relevantes serviços prestados à República Federativa do Brasil como Empresário Destaque do Ano de 1999.

Gostaria de passar às mãos do homenageado, e meu amigo, com bastante carinho, esta homenagem.

*   *   *

 

- É prestada a homenagem ao Sr. Ronaldo Cortes.

 

*   *   *

 

            O SR. RONALDO ALVES SOBRINHO – Para concluir, Sr. Presidente, eu gostaria de complementar uma coisa: toda a edição do jornal do Ronaldo Cortes termina com um agradecimento a Deus.

Tenho certeza que esta é a razão principal do seu sucesso.

Que Deus te abençoe cada vez mais!

Muito obrigado.

(Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PL – Esta Sessão Solene tem, como finalidade, homenagear o Sr. Ronaldo Cortes e seu grupo jornalístico, e aqui ele está recebendo uma homenagem dentro da homenagem. Esta segunda homenagem é da Academia Brasileira de Ciência Política, que lhe confere um diploma também.

Convido, para saudar o nosso homenageado, o nosso amigo Aziz Nader.

 

O SR. AZIZ  NADER  - Nobre Deputado Edson Ferrarini, Srs. Deputados, eu também queria  anunciar a presença da nossa amiga Amira Sabah, que é Presidenta do Sistema Metropolitano de Rádio e Televisão, vim falar poucas palavras. Como eu gosto muito, respeito muito e tenho uma grande amizade pelo meu amigo Ronaldo, eu vim falar uma palavra para as filhas dele, Lana, Thaís, Mary e Lucci Anne: parabéns pelo pai que vocês têm, vocês têm que ter sempre orgulho deles. Ronaldo, parabéns pela sua família e parabéns pelo seu trabalho, você é um homem digno de honra. E eu sou muito feliz de ter você como amigo.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE  - EDSON  FERRARINI – PL -  Tem a palavra o Dr. Walter Periotto, representando o Presidente da LBV, nosso querido Paiva Neto.

 

O SR. WALTER  PERIOTTO – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, senhoras e senhores, é uma honra muito grande para mim estar aqui representando o Presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Neto, que na impossibilidade de estar aqui presente pediu que eu transmitisse ao Ronaldo Cortes o seu abraço e o seu parabéns.

Na LBV nós temos duas palavras que nós amamos muito, uma é a amizade. Hoje nós estamos falando muito aqui de amizade e a outra é a gratidão. O fundador da LBV, Alziro Zarur, dizia que a pessoa que não tem gratidão não é muito boa pessoa não, ser grato realmente é uma coisa muito boa. É bom agradecer as pessoas, é bom ter amigos. O nosso amigo Ronaldo, o seu grupo, a sua esposa, Da. Helena, as suas filhas são pessoas muito amigas para nós, são nossas amigas mesmo. Por quê?  Pelo belíssimo trabalho que eles realizam, Ronaldo, comandando esse grupo de jornais, que é muito importante, não somente para São Paulo, mas para todo o Brasil e esse encerramento das páginas e das matérias sempre lembrando que Deus é fundamental, é fantástico.

A LBV  é uma instituição espiritualista, o seu lema é educação e saúde e trabalho com espiritualidade. A espiritualidade é muito importante. Nós  acompanhamos o trabalho do Ronaldo há muito tempo e ele também acompanha a LBV há muito tempo. Ele divulga bastante a LBV e a LBV sempre é muito grata ao que ele faz. Essa homenagem de hoje não acontece por acaso, quando as pessoas trabalham, quando as pessoas se sacrificam, quando as pessoas lutam, quando as pessoas têm amigos sempre há essa ressonância, como acontece hoje. Nós sabemos do carinho que o casal Ronaldo e Helena tem pela LBV e nós temos também um carinho muito grande por eles. Então, Ronaldo, você receba esta noite o abraço dos seus amigos com aquela gratidão de sempre. Muito obrigado. (Palmas.)

O SR. PRESIDENTE – EDSON  FERRARINI –PL  - Tem a palavra agora um amigo, com quem estivemos sentados nessas cadeiras, que também quer saudar o nosso querido Ronaldo Cortes,  o ex-Deputado Álvaro Fraga.

 

O SR. ÁLVARO  FRAGA – Nobre Presidente, Deputado Edson Ferrarini, agradeço a V.Exa., mas não me causa  estranheza, porque eu conheço a formação de V.Exa.  a oportunidade  que nos dá de ocupar esta tribuna. Ocupei-a muitas vezes, até o ano de 1986. De lá para cá eu tenho freqüentado esta Casa como funcionário e agora exercendo a Chefia de Gabinete do nobre Deputado Carlos Braga e freqüento-a e  participo por trabalho do dia a dia deste Parlamento.

Senhoras e senhores e autoridades presentes, meu caro Ronaldo, Helena e filhos, Juan Luis Vives, um sábio pensador espanhol do século XVI, já dizia no seu livro sobre a sabedoria  “No hay caminos, caminos se hacen”, “Não existem caminhos, os caminhos nós fazemos”. Eu peguei esse pensamento enquanto ouvia os oradores que me precederam para pegar uma linha na trajetória da vida desse casal, da sua família, do seu clã, aonde eu envolvo os seus funcionários, os seus amigos, os seus colaboradores, os seus colunistas, os seus articulistas, na edição do dia a dia de um jornal de bairro. É uma guerra pela rodagem do jornal, pela qualidade da sua matéria e pela manutenção de uma linha. E esse homem com a sua família, com os seus colaboradores, com os seus funcionários tem feito ao longo do tempo, que tem o privilégio de conhecê-los, tudo o que é possível dentro de uma linha de coerência e de honestidade de propósitos.

O mundo de hoje, nobre Presidente, senhoras e senhores, sofre uma inversão de valores, é o fim do milênio, dizem alguns, é o fim do lado espiritual do homem e muito mais o lado material e uma reciclagem agora, aonde o homem pergunta para que tanto ouro se não tenho nada e não posso levar nada. Mas, neste conflito, próprio do passar dos anos, próprio de um  momento onde o homem pára para pensar zero, zero no computador e na minha vida?  Será que também eu vou ter que reciclá-la como em toda a informática, como em todo o processo tecnológico o homem pára para reciclar senão nós teremos o caos? Alguém que me antecedeu com muita coerência lembrou a gratidão. Dentro dela eu coloco para ser grato, a que ser humilde. E eu coloco, concordando com as palavras que aqui foram ditas, que a gratidão está cada vez mais difícil, mas não impossível, porque a humildade passa a ser uma coisa difícil e vergonhosa de se demonstrar. Muitos de nós o somos, mas o mundo com as suas exigências, com os seus padrões faz com que o homem se posicione cada vez mais como um ser que raciocina matematicamente, que reage nas suas emoções, num controle, senão ele é piegas, ele é brega, ele é emotivo e às vezes tonto. Ele chorou. Chorar? Ele se emocionou em público? Não pode. Mas tudo isso é minoria que se tenta demonstrar ser maioria. Mas não, ainda temos uma quantidade, um verdadeiro exército, Sr. Presidente e senhores convidados, de pessoas de bem. Hoje – e aqui termino, Sr. Presidente – homenageia-se um grupo jornalístico, a imprensa, o colunismo social, a informação, o homem que tem, em sua trajetória, uma série de eventos que já realizou, a duras penas, mas contando com os amigos, promovendo no meio artístico pessoas que ontem estavam iniciando e hoje estão aí, nas grandes redes de televisão. Ronaldo já havia detectado o início desta carreira.

Sr. Presidente, V.Exa. me distinguiu, permitindo-me usar a tribuna. A Assembléia Legislativa de São Paulo hoje tem, entre seus nobres pares, vários radialistas; a Assembléia Legislativa de São Paulo hoje tem um desafio, que é atravessar do segundo milênio para o terceiro; a Assembléia Legislativa de São Paulo tem, hoje, um grande desafio, que é restaurar a autoridade, a moralidade no seio da democracia deste país. E São Paulo ainda é a bandeira das treze listras, a bandeira do chão dos paulistas, sem bairrismo, mas em um momento em que São Paulo já se levantou e poderá levantar-se novamente, dizendo: “restaure-se a legalidade, a moralidade e a autoridade.”

Por tudo isso, Sr. Presidente, a homenagem que presto, humildemente, a Ronaldo Cortes, Helena e sua família prende-se a um fato só: Ronaldo já vem trabalhando nesta linha e eu lhe peço que continue irmanado a nós na linha  de, através dos órgãos de imprensa – e você tem nas mãos esse instrumento – continuar  sua luta no sentido de só divulgar a coisa certa, de não dar vazão, por dinheiro, à coisa incerta, porque o órgão de imprensa, o jornal, o rádio ou a televisão, a imprensa, enfim,  tem um papel importantíssimo, porque aquilo que divulga, demonstra e escreve, faz e forma a opinião pública. Aí volto ao que já foi dito e termino: a humildade e a gratidão, porque “no hay caminos, caminos se hacen.” (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI  -  Gostaria de saudar a presença da Dra. Leila Lagonegro de Sousa, médica psiquiatra aqui presente e a de outras pessoas, como os amigos do Hospital São Cristóvão, Antônio Santiago Ribeiro, José Paulo Soares da Silva e Lindomar Dantas Cardoso. A eles as nossas homenagens.

Queria, neste momento chamar, para que também fizesse sua saudação ao homenageado, Ronaldo Cortes, o Coronel Élzio Lourenço. Vamos aplaudir o comandante da Regional de Campinas.

 

CORONEL ÉLZIO LOURENÇO NAGALI – Nobre Presidente Edson Ferrarini, Ronaldo Cortes, meu amigo e irmão e Helena, mulher primeira, que loucura, Ronaldo, o que você faz na minha vida. Trabalhei nesta Casa durante 16 anos. Vim para cá com 22 anos, trabalhei durante dez anos ininterruptos e mais 6 intercalados e nunca vim a este plenário, sendo que participei de 30 solenidades, presenciei tantos momentos difíceis e momentos alegres deste plenário e quis o destino, Ronaldo, que você me desse essa oportunidade de falar aqui, aonde a minha vida começou como Oficial da Polícia Militar.

Quando falamos com esta platéia tão seleta, com estes seus amigos e como deputado que me indicou, porque as pessoas vêm aqui para falar de você, Ronaldo, mas veja quem indicou o seu nome nesta homenagem na Assembléia Legislativa, o nobre Deputado Edson Ferrarini, um homem que vestiu o meu uniforme com muito gardo, com muita competência e que me ensinou muita coisa, não que ele seja muito mais velho do que eu, só que seus postos já eram muito maiores do que os meus à época e pelas mãos deste homem muito aprendi na minha vida profissional, como militar e na vida como psicólogo, como ele o é. Homem que ajuda a comunidade e que ajuda a Polícia Militar. Com a altura do seu caráter está aqui defendendo a minha corporação e com outros seguimentos da sociedade. Desta forma, ser indicado pelo nobre Deputado Ferrarini é uma coisa que muito dignifica.

            Vou falar agora de nós dois, Ronaldo. Nós nos conhecemos em 1971 por um motivo profissional e a partir daí não nos deixamos mais. Tivemos um relacionamento com a Carmem, com a Georgia, com a Priscila, com a minha família, com seus filhos, com seus netos e com seus amigos que estão presentes. A partir daí, Ronaldo, você é um homem de imprensa e é tão difícil essa imprensa registrar as coisas da Polícia Militar. Você sempre foi muito bondoso, amigo e benevolente com a minha corporação e muitas vezes ela não foi benevolente e boa com você, porque homens têm falhas, mas a sua dignidade nos mostra que você já passou por momentos difíceis com a minha corporação e aqueles que não foram coerentes com o seu trabalho foram punidos. Essa dignidade a minha corporação sempre tem, de punir aqueles que não lhe dão a certeza de um bom trabalho. Você faz uma imprensa que quando a Polícia Militar se destaca, por exemplo, o Tenente Coronel Sanguineti, foi o primeiro homem a dizer que os laudos de Badan Palhares estavam errados. Ele foi ao programa Jô Soares com o uniforme da PM de Alagoas. Como não sabíamos se a coisa ía dar certo, ele era uma voz contra um homem famoso de Campinas, era Tenente Coronel da PM e médico legista, hoje ele está sendo colocado como um médico apenas. Quando um PM é expulso da minha corporação e ele faz uma coisa errada, ele fala: meu ex-PM. Hoje ninguém fala minha ex-tenente coronel da PM de Alagoas. O Dr. Sanguineti e você sempre ressaltaram que a PM tem essa dignidade. Esse é o agradecimento importante que temos que demonstrar. Helena, como é bom ver você aqui ao lado do seu marido, dando a demonstração de que sem você talvez o Ronaldo não alcançasse este momento tão glorioso. (Palmas.) Você mulher, companheira, mãe, avó, realmente é uma pessoa importante na vida de todos nós porque você dignifica o papel da mulher, um papel que nem sempre é tão fácil e nem sempre é reconhecido. E hoje todos nós  seus amigos, olhamos para você e temos a certeza que seu esplendor,  seu brilho vai dar e vai fazer com que o Grupo Jornalístico Ronaldo Cortes continue com o mesmo brilhantismo porque você vai ser o sustentáculo deste homem.

Para finalizar, meu irmão Ronaldo, digo-lhe uma coisa: na China, numa região longínqua, uma colônia, tinha um homem que fazia seu trabalho de camiseta, calça e descalço. Um forasteiro chegou naquela cidade, viu aquele homem trabalhando e como já se aproximava o inverno, ficou preocupado porque todos estavam correndo, pegando seus agasalhos, fazendo uma alimentação e se preparando para inverno que viria e aquele homem estava a vontade, carregando aquele carrinho de mão com suas coisinhas ajudando um e outro. O forasteiro, intrigado, chegou para aquele homem e lhe disse: Meu senhor, o inverno está às nossas portas e o senhor está de camiseta, descalço, carregando, ajudando; o senhor não tem medo do inverno? O senhor vai morrer. E ele respondeu: não, nesse meu trabalho fiz amigos. Então Ronaldo,  não há inverno para você. Você tem os seus amigos; e por isso nunca haverá um inverno na sua vida. E digo mais uma vez que estarmos aqui, ao seu lado, tantos amigos presentes, vendo o seu brilho, o seu sucesso trazido por um deputado da altura do Deputado Edson Ferrarini, tendo ao seu lado sua mulher e seus filhos, e hoje você me deu a oportunidade que nunca tive, embora tantos anos aqui trabalhei, de dizer-lhe que a sua amizade me dignifica. Parabéns, meu irmão. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PL – Queria registrar a presença do Dr. Constantino Cury, médico, cardiologista, aqui presente.

 O César Romão, amigo do Ronaldo, quer fazer sua saudação , tem portanto a palavra. 

 

O SR. CESAR ROMÃO – Nobre Deputado Edson Ferrarini, meu querido Ronaldo, Elena, vou ser breve. Evidentemente teria muitas coisas a falar do Ronaldo mas falarei por três minutos, serei pontual, como me ensinou meu professor de pontualidade.

Queria contar uma história, o Elder até me inspirou . É uma história da tradição Sufi. Certa vez, uma mulher com uma criança, passava por um local que tinha uma caverna. Ela ouviu uma voz, vindo de dentro da caverna, dizer assim: entre, aqui estão os maiores tesouros do mundo. Você pode entrar, escolher o que quiser e sair com o que puder levar, mas não esqueça o principal. Esta mulher entrou na caverna; ela estava acompanhada de seu filho, uma pequena criança de três anos, e quando entrou na caverna viu os maiores tesouros do mundo, tudo aquilo que sempre quis ter. E a voz novamente lhe disse: apanhe tudo o que puder, leve o que puder porque a porta vai se fechar em dez minutos, mas não esqueça o principal. A mulher arrumou o seu avental, colocou tudo o que podia no avental e a voz novamente repetiu: falta apenas um minuto; pegue o que puder, mas não esqueça o principal.  A mulher colocou mais coisas no avental e a voz lhe avisou: a porta está fechando. E a mulher saiu da caverna. Quando ela chegou lá fora, a porta se fechou para sempre. Ela estava com todo o tesouro do mundo, mas havia esquecido o principal, havia esquecido a sua criança dentro da caverna. A riqueza durou pouco e a tristeza durou para a vida toda.

O Ronaldo é uma pessoa que nunca esqueceu o principal; é uma pessoa que sempre esteve envolvida com gente famosa, com artistas, com políticos, com pessoas de destaque neste país mas ele nunca esqueceu o principal, nunca esqueceu da sua mulher,  com quem parece que  assisto a um namoro, um namoro de pessoas de 15 anos de idade, um amor lindo, um exemplo até para nós que somos casados, nunca esqueceu  as suas filhas, os genros, eu, Pedro, Flávio. Nunca esqueceu do principal, que são seus filhos, sempre esteve  junto com os filhos, falando, querendo os filhos do lado. Nunca esqueceu o principal que são os seus amigos. Quantas pessoas não vi chegarem ao jornal pedindo-lhe que os ajudassem passando “tal” matéria, noticie isso e o Ronaldo sempre esteve ajudando. Não conheci ninguém que não batesse à porta  do Grupo Jornalístico Ronaldo Cortes e não tivesse o seu pedido atendido. É por nunca esquecer do principal que acredito que o Ronaldo sempre vai ser uma pessoa iluminada,  que  vai realizar os seus sonhos e sei que ele tem muitos. Podemos até viver sem um sonho mas deixamos de existir no contexto do universo, deixamos de falar com o universo.

Ronaldo, tenho muito orgulho de ser seu genro, tenho muito orgulho de dizer para o meu filho, o Breno, que ele tem um espelho para seguir e esse espelho é você, uma pessoa que nunca esqueceu o principal. Obrigado por me receber em sua família, obrigado Elena.

           

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PL – Tem a palavra  o nosso último orador inscrito,  Sérgio Redó.

 

O SR. SÉRGIO REDÓ – Boa noite a todos. Falar depois das pessoas que já passaram por esta tribuna é muito difícil mas vou tentar ser rápido, objetivo e iniciar saudando S. Exa., Deputado Edson Ferrarini, e aqui vou dizer que o  ilustre Coronel Élzio  realmente deveria falar mais vezes porque fala muito bem. Gostaria inclusive de dizer que a iniciativa das homenagens a este tão importante grupo de jornais e também o trabalho que vem desenvolvendo o jornalista Ronaldo Cortes é realmente iniciativa do Deputado Estadual Edson Ferrarrini, que é não só um deputado sensível, mas  um homem de credibilidade, de honradez e por isso estamos aqui na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e a imprensa que aqui se faz presente também. Podemos agora pedir a todos vocês que amanhã, em seus editoriais, em suas matérias jornalísticas – vejo aqui inúmeros jornalistas importantes de grandes meios de comunicação – registrem que neste país têm homens de bem, que neste país tem gente honesta. Conforme podemos verificar aqui, estes homens de bem enaltecem também os homens de bem e por isso o jornalista Ronaldo Cortes está sendo homenageado nesta noite na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Gostaria, neste momento, de enaltecer a presença desta primeira dama do jornalismo de São Paulo, Elena Cortes, que sem sombra de dúvida, faz jus à máxima  que ao lado de um grande homem sempre existe uma grande esposa, mulher, companheira e empresária, que faz com ele o sucesso do grupo de jornais de bairro.

Gostaria também de enaltecer aqui a presença do Ronaldo Alves Sobrinho, meu colega, presidente da Academia Brasileira de Meio Ambiente, o  Coronel Élzio Lourenço Nagali, Comandante-Geral da Polícia Militar da região de Campinas, e enaltecer   meu ilustre amigo, que também falou muito bem aqui e que relembrou suas batalhas como grande tribuno e deputado e que honrou esta Assembléia, Deputado Álvaro Fraga, ao meu colega Dr. Ademar Gomes, Presidente da Acremesp, excelente tribuno e grande advogado que enaltece os advogados do Estado de São Paulo. A empresária Amira Saba, Presidente do Sistema Metropolitano de Rádio e Televisão, a quem tenho a honra de em seu nome cumprimentar todos os jornalistas de rádio, televisão e jornal aqui  presentes.

Feitas as devidas apresentações, a todos os amigos, à minha querida esposa, Gilsa Moreira de Azevedo Redó, a quem sempre faço questão de enaltecer, porque tenho a ela  a mesma gratidão que o Ronaldo tem à Elena Cortes. Sem ela quem sabe eu não teria alcançado ou permanecido, ou estado dentro desta vida feliz e amorosa que vivo com ela e com o meu filho Patrick. Eu gostaria  de rapidamente lembrar aqui algumas palavras que li neste pequeno texto de esperança, que diz o seguinte:

“Virtude é  a disposição e força que nos levam a praticar o bem. É um motivo forte  que nos impulsiona a produzir efeito e chegar a um determinado fim. Virtude é também um nome de  um dos coros angelicais que protegem e conduzem o reino mineral.  Eles dão ao ser humano a força necessária para vencer o engodo e a mentira. Assim, a virtude da esperança no sentido tecnológico, enfocando não só do lado divino, mas  também humano, é a energia que nos leva a vislumbrar o fim do túnel a luz que é o prenúncio de um lindo e incontestável amanhecer.  

A esperança renova e tem poder transformador. As coisas mais simples  são a verdadeira obra de arte.

A virtude da esperança deve ter como moeda  e ser carregada sempre no bolso, pronta para ser usada a cada momento, para contemplar e fazer o todo a que todos nós necessitamos no nosso dia a dia.”

Sentado nesta galeria e à mesa onde os nobres Deputados exercem os seus mandatos, olhando ali a faixa “Fórum São Paulo Século XXI - Pensando São Paulo”, lembrei do Ronaldo, porque o Ronaldo, que conheço apenas há 15 anos, por sua luta, por sua determinação, por sua vontade, por sua garra, tem demonstrado não só seu valor como ser humano, como pai de família, como empresário e como empreendedor, mas, mais do que isto: alguém que tem levado sempre como seu paradigma a questão da consciência e o seu poder de fazer amigos.

Quero crer, Ronaldo, Elena e ilustre Deputado Edson Ferrarini, que teve essa tão feliz idéia em contemplar essa empresa de sucesso, que  é o grupo de Jornais Ronaldo Cortes  e Jornais Associados, para neste dia estar sendo homenageado aqui na Assembléia Legislativa à frente de tão ilustres  pessoas, que esta quantidade de pessoas seletas tem para você a mesma vontade  e animosidade que todos nós que tivemos a honra de desfilar nesta tribuna tivemos  para homenagear ou falar um pouco da dignidade que você tem como homem e como profissional.

Gostaria de deixar registrado nesta Casa hoje um posicionamento de que um homem como você jamais haverá de deixar todo esse processo que tanto esperamos que você continue alimentando.

Tenho a certeza de que você jamais deixará a semente morrer. Obrigado.

(Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI-PL - Quem vai nos falar  da sua emoção agora é o homenageado de hoje, Ronaldo Cortes, Presidente do Grupo Jornalístico Ronaldo Cortes - Jornais de Bairros Associados.

Tem a palavra o Sr. Ronaldo Cortes.

            O SR. RONALDO CORTES -  Sr. Deputado e Presidente desta sessão, meu grande amigo Coronel Edson Ferrarini, Srs. Deputados, ilustres amigos convidados, prezados colegas jornalistas e demais autoridades  presentes, aqui representando o grupo jornalístico que leva o meu nome e representando os jornais de bairros  associados, agradeço a aprovação pelos Deputados da propositura do Deputado Edson Ferrarini, que nos presta esta homenagem solene de tanta importância para nós, principalmente levando-se em consideração a situação atual que atravessa o nosso País, a qual nos leva, como há pouco tempo atrás aconteceu comigo a uma desmotivação, que inibe o desejo de dar continuidade   a um trabalho que há muitos anos tentamos fazer.           Essas homenagens calam fundo, geram novas energias, são na realidade o grande incentivo, a recompensa, pois sentimos que estamos sendo observados e que nada foi em vão.            Assim foi o início da minha vida pública, quando aos 13 anos de idade recebi a minha primeira  homenagem  no salão nobre da Prefeitura de São Paulo, por ter promovido a movimentação esportiva de grande repercussão na época para jovens da minha idade. Isso com certeza foi gerado pelo exemplo do meu maior ídolo, meu pai, Clóvis Gonçalves Cortes, assim como pela permanente orientação da minha mãe Rosa e da minha querida  irmã  Meire Cortes Falcão.

Meu pai era um agrônomo, que abdicou da sua profissão, enveredando  no jornalismo, sempre envolvido no incentivo ao esporte, como foi o caso dos jogos abertos  do interior, tendo seu início em 1936, quando os recursos para tais eventos inexistiam, assim como a festa do peão boiadeiro, hoje tão famosa, participando na angariação de recursos através das suas empresas, Comissão Central organizadora, e posteriormente agência Brasileira de Empreendimentos. Mais tarde, com sua revista, incentivando todos os setores de atividades, com a entrega do troféu Bandeirantes, eu nada mais fiz do que seguir os seus exemplos, criando o nosso Grupo Jornalista que iniciou com pequeno jornal e hoje editamos 14 jornais. Não vou citar o nome de todos eles, pois todos vocês os conhecem, são meus amigos e convivem comigo. Através de todos esses anos, temos tentado incentivar  aqueles que mais se destacam em seus setores de atividades, com a entrega do troféu super-cap de ouro, e ainda incentivando o aprimoramento do nível dos nossos representantes no exterior, promovendo concursos de beleza de alto nível, como é o caso do tradicional concurso de beleza  “Garota Zona Sul”,  “Senhorita”, em todo Interior, pois acreditamos que todos esses incentivos e todas essas participações fazem parte  das nossas obrigações, que hoje  aqui com toda felicidade do mundo vemos reconhecida através dessa homenagem.

Quero que fique claro que nada disso teria sido conseguido se não tivesse ao meu lado como foi citado por todos vocês uma maravilhosa mulher, como é o caso da minha esposa Elena, que sempre me incentivou e participou comigo, nunca me deixando esmorecer, e me deu cinco maravilhosos filhos, os quais me deram dez lindos netos, que hoje formam  a minha grande fortuna, assim como toda essa plêiade de amigos que sempre nos acompanhou em todas as horas.

Muito agradecido a todos vocês, e principalmente a todos aqueles que se foram:, meu pai, minha mãe, meu sogro, minha sogra e a todos vocês aqui presentes, meus parentes e amigos.

Terminando, senhores presentes, senhores Deputados, ilustres autoridades e convidados, registro ao nobre Deputado  Edson Ferrarini meus agradecimentos pela homenagem que propiciará ao Grupo Jornalístico Ronaldo Cortes  Jornais de Bairro Associados, ficando registrada nos Anais desta Casa a passagem dos seus  22 anos de trabalho. Nossa família em meu nome lhes agradece sinceramente. Aos nossos funcionários que sempre nos deram  indispensável apoio nossa eterna gratidão.

Aos jornalistas e colunistas,  nosso abraço e respeito ao trabalho que desenvolvem no aprimoramento constante da sociedade em nosso País.

Obrigado.(Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - Eu propus esta homenagem ao Ronaldo Cortes exatamente por ser esse jornalista, esse profissional, por ser este advogado que é de uma...

 

(Entra leitura.)

 

Neste momento quero passar às mãos do Dr. Ronaldo Cortes uma placa comemorativa a este evento que mandei confeccionar, deixando registrado este momento importante na vida da Cidade de São Paulo.

 

*  *  *

 

-         É entregue a placa comemorativa ao Sr. Ronaldo Cortes.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PL – Esta solenidade é de inteira justiça, mas temos que dividi-la com sua esposa, Dona Elena Cortes, dividi-la com seus filhos, Ana Cristina, Marcos Cesar, Thais Helena, Marilília e Luciane.

E, simbolizando tudo isto será entregue um ramalhete de flores à Dona Elena Cortes.

*  *  *

-         É entregue um ramalhete de flores à Dona Elena Cortes.

 

*  *  *

 

O SR. PRESIDENTE – EDSON FERRARINI – PL – Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Quero convidá-los para um coquetel, agora, no Hall Monumental da Assembléia Legislativa.

Está encerrada a presente sessão solene.

 

*  *  *

 

-         Encerra-se a sessão às 21 horas e 24 minutos.

 

*  *  *