12 DE NOVEMBRO DE 2001

39ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DO SOKA GAKKAI”

 

Presidência: WALTER FELDMAN e CARLINHOS ALMEIDA

Secretário: CARLINHOS ALMEIDA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 12/11/2001 - Sessão 39ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN/CARLINHOS ALMEIDA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO SOKA GAKKAI"

001 - Presidente WALTER FELDMAN

Abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, por solicitação do Deputado ora na Presidência e pelo Deputado Carlinhos Almeida. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro. Dirige ao público palavras de simpatia sobre o Soka Gakkai.

 

002 - CARLINHOS ALMEIDA

Assume a Presidência. Saúda o Governador em exercício, Deputado Walter Feldman e agradece a presença de várias autoridades.

 

003 - EDUARDO TAGUCHI

Como Presidente da Soka Gakkai, em seu nome e no do Presidente Internacional, Daisaku Ikeda, manifesta agradecimentos à Alesp. Historia a Soka Gakkai. Ressalta sua finalidade de criar valores humanos e lutar pela paz e bem-estar dos homens.

 

004 - JOÃO CARAMEZ

Na condição de Deputado e Secretário-Chefe da Casa Civil, saúda o Presidente Carlinhos Almeida e os outros componentes da Mesa. Cumprimenta a instituição Soka Gakkai pelos seus 71 anos de existência. Saúda o Deputado Walter Feldman, hoje assumindo o Governo.

 

005 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, cumprimenta a Mesa. Confessando ser budista, desce a detalhes da prática de sua religião no dia-a-dia.

 

006 - Presidente CARLINHOS ALMEIDA

Anuncia um número musical. Considera a apreensão do mundo todo diante do recente atentado terrorista nos EUA. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Carlinhos Almeida para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Agradeço ao Deputado Carlinhos Almeida por ter feito a leitura da Ata da Sessão anterior. Como os senhores puderam ouvir na leitura dessa Ata, eu já não deveria estar aqui, pois já não sou mais Presidente da Assembléia.

Porém, dada a relevância, a importância desse ato, inclusive convocado por mim e pelo Deputado Carlinhos Almeida, dada a tradição de vários anos, acompanhando o Deputado João Caramez, acompanhando outros Deputados que têm sido representantes efetivos da Soka Gakkai nesta Casa, não poderia nesta oportunidade, nesta solenidade, fazer-me ausente.

Vou nomear, neste momento, as autoridades. Permaneceremos até o momento que for possível nessa Sessão Extraordinária, em que homenageamos a BSGI.

Componentes da Mesa: Sr. Arnaldo Faria de Sá, Deputado Federal; Sr. João Caramez, Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, representando o Governador Geraldo Alckmin; Sr. Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI; Sr. Kensuke Kamata, 1º vice-Presidente da BSGI; Sr. Dr. Fernando Rocha, neste ato representando o Exmo. Sr. Paulo Kobayashi, Deputado Federal; Sr. João Câmara, Presidente do PSDB municipal, nosso dileto amigo.

Quero nominar ainda o Sr. Osvaldo Maki, vice-Presidente da BSGI; Sr. Naoto Yoshikawa, vice-Presidente da BSGI; Sr. Wagner Issami, vice-Presidente Adjunto da BSGI; Sr. Celso Hama, Diretor de Relações Públicas da BSGI; Sr. Júlio China, Coordenador Cultural da BSGI; Sr. Galdino Cuchiaro, Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística; Sra. Delmira Nardy, Diretora de Cerimonial da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística; Sr. Shiguero Orita, representando o Deputado José Rezende; Sr. Jorge Miyahara, neste ato representando o Deputado Celso Tanauí; Sr. Hideo Iwasaki, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Sr. Hermógenes Santana, Presidente da Câmara Municipal de Itapevi; Sr. Sen-ichi Adachi, Secretário Administrativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, a sessão foi convocada com a finalidade de comemorar o “Dia da Soka Gakkai” e convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Queremos agradecer ao Sargento-Músico Ismael Alves de Oliveira, maestro da Segunda Sessão da Banda do Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo, pela execução do Hino Nacional Brasileiro e pela constante presença dos senhores nesta Casa.

Muito obrigado, Sargento.

Senhoras e senhores, antes de passar a Presidência ao nobre Deputado Carlinhos Almeida, quero manifestar nossa alegria, nossa satisfação, por mais uma vez estarmos nesta solenidade.

Todos sabem, todos têm acompanhado, o Brasil tem vivido momentos muito difíceis, particularmente porque estamos, de uma forma ou de outra, vivendo uma relação internacional globalizada como nunca houve na história humana. Qualquer acontecimento, em qualquer parte do mundo, afeta diretamente os chamados interesses nacionais, seja do ponto de vista da economia, das relações comerciais, da instabilidade que se cria, quando particularmente existem acontecimentos relacionados à guerra entre as nações, a guerra entre os povos, a intolerância racial ou religiosa.

Vivemos tempos difíceis. Na época do Teatro de Arena, dizia-se que vivemos um tempo de guerra ou um tempo sem sol. Precisamos do sol e da luz para iluminar as nossas consciências, a sabedoria acumulada da necessária relação entre os povos, entre as nações, a compreensão das diferenças significando somatória, positiva. As diferenças acrescentam valores e não devem nos distanciar.

É exatamente nesse sentido que trabalha o movimento Soka Gakkai, que aprendi a conhecer e a respeitar nos últimos anos, na sua dedicação específica relacionada às atividades da educação, da cultura e da busca da paz.

Recentemente, apresentamos nesta Casa, por orientação do Deputado e Secretário João Caramez, a denominação de um viaduto na sua cidade de Itapevi que lembrasse aquele que caracteriza o pensamento da Soka Gakkai no mundo. Faremos essa inauguração, se não me engano, no dia 23, às 11:00 horas, com a presença do Governador Geraldo Alckmin.

Lá estaremos presentes para que possamos, simbolicamente, dizer o quanto o Brasil, o Estado de São Paulo, reconhece o trabalho pela educação, pela cultura e pela paz que esse movimento faz, há tantas décadas, espalhado pelo mundo.

Portanto, quero cumprimentar o Deputado Carlinhos Almeida, que nesse momento assume a Presidência; o Deputado João Caramez; o Deputado Lívio Giosa, que foi o primeiro que teve a iniciativa de propor a esta Casa a realização de uma solenidade, de uma Sessão Extraordinária como essa, dando a garantia, a certeza, a convicção de que nós permaneceremos todos os anos homenageando essa instituição, que tanto respeitamos e de que tanto dependemos. Cada vez mais, a sua compreensão, na sua clareza e como a humanidade deve caminhar.

Parabéns a todos. Parabéns, Deputado Carlinhos Almeida. Peço a V. Exa. que, nesse momento, dirija os trabalhos desta extraordinária Sessão Solene. (Palmas.)

           

* * *

 

-              Assume a Presidência o Sr. Carlinhos Almeida.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Nobre Deputado, Presidente desta Casa, Walter Feldman, Governador Walter Feldman, que assume hoje o Governo de São Paulo, queremos saudá-lo, como já fizemos durante a sessão, dizer que este momento tem um grande simbolismo para todos nós.

É um motivo de alegria para a Assembléia Legislativa, o Parlamento de São Paulo, que V. Exa. esteja assumindo o Governo nesses três dias em que, certamente - como disse aqui, todo o esforço que V. Exa. tem feito no sentido de mobilizar esforços e mobilizar corações, e mentes, e vontades em torno da luta e da defesa da paz -, a presença de V. Exa. terá um grande significado para o Estado de São Paulo.

Gostaria de agradecer a presença de todos os Srs., nas pessoas do Sr. Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI; do Sr. Arnaldo Faria de Sá, Deputado Federal; do Sr. João Câmara, Presidente do PSDB; do Exmo. Sr. Hermógenes Santana, Presidente da Câmara Municipal de Itapevi, que compõe a Mesa; do nosso caro Deputado e Chefe da Casa Civil, João Caramez; do Sr. Sen-ichi Adachi, Secretário Administrativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; do Sr. Dr. Fernando Rocha, neste ato representando o Deputado Paulo Kobayashi; do Sr. Kensuke Kamata, 1º vice-Presidente da BSGI; do Sr. Hideo Iwasaki, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; do Sr. Jorge Miyahara, neste ato representando o Deputado Celso Tanauí; do Sr. Galdino Cuchiaro, Presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística; do Sr. Júlio China, Coordenador Cultural da BSGI; do Sr. Celso Hama, Diretor de Relações Públicas da BSGI; do Sr. Wagner Issami, vice-Presidente adjunto da BSGI; do Sr. Naoto Yoshikawa, vice-Presidente da BSGI; do Sr. Osvaldo Maki, vice-Presidente da BSGI.

Gostaria de dizer a todos os Srs. que para mim - que conheci a BSGI quando era Presidente da Câmara Municipal de São José dos Campos e tive a oportunidade de, junto com um colega Deputado, Vereador Florivaldo Rocha, realizar também uma homenagem, na verdade um reconhecimento a todo o trabalho da BSGI, da Soka Gakkai, em defesa da paz e dos direitos humanos - é uma honra presidir esta sessão.

E gostaria de anunciar a palavra do Sr. Eduardo Taguchi, Presidente da Soka Gakkai. (Palmas.)

 

O SR. EDUARDO TAGUCHI - Nesta grata oportunidade - em que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo promove a presente Sessão Solene, pela quinta vez consecutiva, em comemoração ao “Dia da Soka Gakkai”, cuja instituição foi aprovada neste plenário, em 1997 -, tenho a imensa satisfação de manifestar sinceros agradecimentos em nome da Soka Gakkai e do seu Presidente Internacional, Dr. Daisaku Ikeda, a todos os Srs. presentes, em especial ao Exmo. Sr. João Caramez, Secretário Chefe da Casa Civil; Exmo. Sr. Presidente desta Casa Legislativa, nobre Deputado Walter Feldman; Exmo. Sr. Presidente desta Sessão Solene, nobre Deputado Carlos Almeida; e a todas as ilustres autoridades e distintos convidados.

A nossa instituição surgiu do forte anseio de dois eminentes precursores da educação no Japão, Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda. Preocupados que estavam com o destino do Japão e do mundo, fundaram a Soka Gakkai em 18 de novembro de 1930, com a finalidade de criar valores humanos, a lutar pela paz e bem-estar dos homens.

Essa pequena vereda de idealismo, desenvolvida posteriormente em torno da liderança do Dr. Daisaku Ikeda, é hoje uma caudalosa correnteza de pessoas anônimas, labutando efetivamente como bons cidadãos que contribuem para o bem-estar social com base na filosofia do respeito absoluto à dignidade da vida humana.

Atualmente, a nossa instituição é composta de mais de 12 milhões de associados, que atuam em 177 países e territórios do mundo, com o propósito de promover movimentos em prol da paz, da cultura, da educação, do meio ambiente e de direitos humanos em torno da incansável liderança do Dr. Ikeda.

Para nossa alegria e orgulho, o Dr. Ikeda é hoje uma das personalidades mais condecoradas no mundo. Ele é cidadão honorário de, aproximadamente, 200 cidades e é reconhecido por 110 universidades com títulos de Doutor Honoris Causa e de professor honorário.

Aqui no Brasil, ele é cidadão honorário dos Estados do Paraná e Rio de Janeiro, e de 30 cidades como São Paulo, Belém, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Campo Grande. Próximo de São Paulo, ele é cidadão honorário de Itapevi, Campinas e Osasco.

O Dr. Ikeda é também sócio-correspondente da Academia Brasileira de Letras e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná, das Universidades Federal e Estadual do Rio de Janeiro, da Universidade do Norte do Paraná, e Professor Visitante da Universidade de São Paulo.

Conforme o pensamento de Ikeda, se não houver mudança no próprio ser humano, não se pode esperar uma mudança efetiva no mundo, nem a sobrevivência da humanidade.

Ele diz também que o pensamento da Soka Gakkai é o de promover a contribuição social e a busca abnegada do bem.

Em outras palavras, ela coloca em prática a amizade e a fidelidade no relacionamento com as pessoas; a prática da confiança e do bom senso no âmbito da sociedade; e a prática da paz e da cultura nas relações internacionais.

Aproveitando esta oportunidade, permitam-me apresentar um trecho do poema em que o Presidente Ikeda exalta o Estado de São Paulo e o povo paulista:

“São Paulo -

fonte de incessante progresso do Brasil,

o coração da América do Sul;

céu e terra que atraem pessoas do mundo inteiro

por simbolizar um futuro de esperanças.

No passado,

Stefan Zweig descreveu os paulistas

louvando o seu espírito empreendedor:

‘Os paulistas,

são eles os verdadeiros donos

da energia do brasileiro,

que vieram criando sua história

sempre em busca do novo.’

Audazes em suas ações,

profundos no senso de introspecção

e inesgotável disposição para o desbravamento -

O desafio dos paulistas

foi a força geradora da prosperidade

e da gloriosa história do Brasil.”

Sentimo-nos hoje muito mais orgulhosos e gratificados pela homenagem que o povo paulista, representado por esta Casa Legislativa, nos distingue de forma muito especial com a comemoração ao “Dia da Soka Gakkai”.

Em nome de todos os associados da BSGI, desejo reiterar a nossa sincera gratidão, prometendo que continuaremos trabalhando sempre com dinamismo e coragem pela consecução dos ideais que norteiam a nossa causa a fim de contribuir pelo bem-estar da população deste Estado de São Paulo.

Muito obrigado a todos os senhores. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Tem a palavra o nobre Deputado e Secretário-Chefe da Casa Civil, João Caramez. (Palmas.)

 

O SR. JOÃO CARLOS CARAMEZ - Caro Deputado Carlinhos Almeida, presidindo neste ato a extraordinária Sessão Solene, em comemoração aos 71 anos da Soka Gakkai; caro companheiro, Deputado Arnaldo Faria de Sá, Deputado Federal; Sr. Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI; Sr. Kensuke Kamata, 1º vice-Presidente da BSGI; Sr. Osvaldo Maki, vice-Presidente da BSGI; Sr. Fernando Rocha, neste ato representando nosso companheiro, Deputado Federal Paulo Kobayashi; caro companheiro Hermógenes José Santana, Presidente da Câmara Municipal da minha cidade, na pessoa de quem eu quero cumprimentar outros Vereadores; companheiro João Câmara, Presidente do Diretório Municipal do meu Partido, PSDB; meus senhores e minhas senhoras.

Hoje, o nosso Parlamento Paulista está em festa. Por duas razões: primeiro pelo fato de estarmos aqui recebendo essa querida instituição, a Soka Gakkai, em comemoração aos 71 anos de vida dessa brilhante instituição que luta pela cultura e pela paz. Em segundo lugar, pelo fato de nosso companheiro, Deputado Walter Feldman, ter hoje assumido o Governo do Estado de São Paulo, em decorrência da viagem que o nosso Governador irá fazer. Às 00:30 horas, ele estará embarcando para Washington, numa missão de trabalho, no sentido de alavancar recursos para o desenvolvimento ainda maior do nosso Estado de São Paulo.

Muitos poderiam pensar que o fato de estar um Deputado assumindo o Governo do Estado é um fato rotineiro, corriqueiro. Pois não é. Todos nós sabemos que, em decorrência do fato lamentável do desaparecimento do nosso querido e saudoso Governador Mário Covas, o nosso vice-Governador, Geraldo Alckmin, precisou assumir definitivamente o Governo do Estado de São Paulo.

Então, hoje o Governador do Estado é o nosso querido e companheiro Geraldo Alckmin. Durante a sua ausência, a lei determina que o Presidente da Assembléia seja o seu substituto. Ocorre que o fato de o Governador ter comunicado que o Presidente da Assembléia assuma o Governo do Estado de São Paulo mostra o respeito, a consideração do nosso Governador em relação ao Parlamento Paulista. Isto mostra o relacionamento coeso que existe entre o Executivo e o Legislativo do Estado de São Paulo. Mas, acima de tudo, mostra o respeito que o nosso Governador tem por esse brilhante parlamento, o maior parlamento da América Latina.

Então, por essas duas razões, hoje estamos aqui em verdadeira festividade. Quero cumprimentar, também, a iniciativa do Carlinhos Almeida, do Walter Feldman, por terem convocado essa homenagem à Soka Gakkai.

Quero também, nesta oportunidade, da tribuna desse Parlamento, agradecer a acolhida calorosa que recebemos em Tóquio, no último dia 22 de julho, no Memorial Makiguti, quando outorgamos ao Presidente da Soka Gakkai Internacional, Professor Ikeda e à sua esposa, Dona Kaneko, os títulos de cidadãos honorários da Cidade de Itapevi.

Igualmente, quero registrar que as visitas a Tóquio e a Hiroshima não teriam o mesmo brilho se não fosse a companhia amiga de você, Eduardo, do Rubens e por que não dizer do nosso Celso Hama, nosso 1º vice-Presidente de Relações Públicas da Soka Gakkai Internacional do Brasil?

O Município de Itapevi e a Soka Gakkai estão ligadas por estreitos laços de amizade. Itapevi possui uma área de 80 quilômetros quadrados, ou seja, 80 milhões de metros quadrados. Desta área, um milhão de metros quadrados, ou um quilômetro quadrado, pertencem ao Centro Cultural Campestre da Soka Gakkai, fundado por Daisaku Ikeda. É um centro de atividades culturais, educacionais, que tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de valores humanos, que possam contribuir de forma significativa para a paz e o bem-estar social.

No Centro Cultural Campestre da BSGI, na minha querida Itapevi, são plantadas árvores que já estão em processo de extinção no nosso país, como o pau-brasil, o jacarandá e a acácia imperial.

Como conseqüência desse reflorestamento, diversas espécies de animais e aves tropicais voltaram ao nosso município. Hoje, o Parque Ecológico Daisaku Ikeda é modelo para os municípios do nosso Estado.

Em 1992, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP concedeu o Prêmio de Melhor Arquitetura e Estrutura Espacial ao auditório que compõe o complexo do Centro Cultural Campestre como exemplo de modernismo, sem desrespeitar a natureza.

Em 1997, o Centro Cultural Campestre da BSGI ganhou mais uma obra, idealizada pelo poeta Daisaku Ikeda, que é o Palácio Memorial da Paz Eterna, um cenário moderno, erguido para dignificar a memória daqueles que viveram em prol da paz e da felicidade.

Assim, Sr. Presidente, o povo da minha cidade, é eternamente grato à Soka Gakkai.

Em 1996, quando era Prefeito da cidade, a estrada de acesso à Itapevi foi denominada Professor Tsunessaburo Makiguti, primeiro Presidente da Soka Gakkai.

Este ano, no mês passado, o Governador Geraldo Alckmin, na presença de Eduardo Taguchi, Rubens e Celso, sancionou a Lei nº 10.900, de três de outubro de 2001, de autoria do Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, que teve o apoio unânime desta Assembléia, designando o novo viaduto de acesso à Itapevi, na Rodovia Castello Branco, Professor Jossei Toda, segundo Presidente da entidade.

Mas, se a Soka Gakkai nos arrebata por suas ações, em prol da paz e do bem-estar social, o mestre Daisaku Ikeda, o poeta laureado do mundo, surpreende-nos com o poema “Brasil, seja monarca do mundo”. Surpreende-nos porque o mestre Ikeda nunca se referiu a alguém ou a algum país como um monarca. Monarca, como explicou mais tarde o Professor Taguchi, quer dizer forte, aquele que vence. “Brasil, seja monarca do mundo” é um clamor para que o Brasil seja aquele que vença todas as questões.

Como mestre da paz, Ikeda vê no Brasil um exemplo de convivência harmoniosa entre raças, que é um grande legado que o povo brasileiro deixará para a humanidade. Como já disse o mestre Ikeda, o Brasil é o modelo do “kossenhufu” mundial. Surpreende-nos no primeiro verso: “Oh, Brasil, terra natal do meu coração; amigo que me aquece a alma, chão celestial da minha vida”. Estimula-nos quando escreve: “Meus amigos, no futuro do Brasil não cabe nem pessimismo, nem desilusão”. Emociona o povo de Itapevi quando diz: “Ainda se aconchega em meu peito a doce luz do verão de 1973 que banhava Itapevi, cidade vizinha de São Paulo. Ali, por fim, conheci o castelo do tesouro, o Centro Cultural Campestre, com seu exuberante jardim. A filosofia e a amizade ali são flores banhadas pelo orvalho da sinceridade”. Toca na minha alma e na alma de minha esposa, que hoje é Prefeita da minha cidade, quando encerra: “Em 22 de julho de 2001, na data da honrosa outorga do título de cidadão honorário da cidade de Itapevi, Estado de São Paulo, no Memorial Makiguti de Tóquio. Oro, do fundo do meu coração, pela felicidade, saúde e longevidade, cada vez mais abundantes de todos os companheiros do Brasil. Meus tão preciosos amigos”. Muito obrigado. Parabéns, Soka Gakkai! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Tem a palavra o nobre Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá. (Palmas.)

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Sr. Presidente, Deputado Carlinhos Almeida; Secretário João Caramez, Deputado Estadual; Sr. Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI; Sr. Kensuke Kamata, 1º Vice-Presidente da BSGI; Sr. Osvaldo Maki, Vice-Presidente da BSGI; Sr. Fernando Rocha, representando o companheiro, Deputado Paulo Kobayashi; Sr. João Câmara, Presidente Municipal do PSDB.

Pediria licença aos dirigentes maiores da BSGI para cumprimentar, também, aqueles que em cada uma das regiões fazem esse trabalho, juntamente com todos nossos adeptos, cumprimentando o responsável de comunidade, todos aqueles que estejam presentes na pessoa de Rui Marco César, dirigente da minha comunidade. Parabéns a você e a todos aqueles que, de maneira anônima, levam a todas as comunidades este brilhante trabalho, iniciado por Makiguti, Toda, e agora pelo Presidente Ikeda.

Na minha primeira manifestação, talvez, tenha protocolarmente me colocado como Deputado Federal. A partir de agora, não quero mais falar na condição de Deputado. Quero falar na condição de praticante do budismo de “Nitero Taishomim”

Há 32 anos, tenho esta prática no dia-a-dia de minha vida. E, certamente, é esta prática que tem permitido a mim, durante quatro mandatos de Deputado Federal, superar dificuldades, enfrentar obstáculos e certamente alguns de meus pares, de meus companheiros, não entendem como consigo deparar-me diante de tantos problemas e de tantas dificuldades e manter-me sereno, conseguindo superar essas dificuldades.

Vocês sabem por quê. Muitos daqueles que não conhecem a nossa prática, talvez se surpreendam. Recentemente, no segundo semestre do ano passado, fui Secretário de Governo da Cidade de São Paulo e todos sabem que a situação era complicada naquela época, um momento extremamente conturbado, e ainda dentro de um período de eleições. Algumas pessoas perguntaram-me: “Mas, como? Você vai aceitar ser Secretário de Governo da Cidade de São Paulo, com todas aquelas complicações?”. Lógico que respondi com a tranqüilidade que vocês conhecem: “Vou porque minha cidade me chama e porque sei que terei o apoio necessário para buscar a solução dos seus problemas”. E graças a essa luta, consegui fazer a transição do governo passado para o governo atual, ainda dentro do período de eleições, porque eu tinha na fé e na prática aquilo que muitos não sabiam que eu tinha, e vocês bem o sabem. E mesmo, por vezes, chegando altas horas da madrugada em casa e tendo o dia extenuante, jamais me recolhi sem fazer as minhas orações, sem ir ao meu oratório. Ao levantar-me, no dia seguinte, pela manhã, mesmo sabendo que vários compromissos esperavam por mim, jamais saí da minha casa sem fazer as minhas orações. E, certamente, aquilo que nos foi ensinado por Makiguti, Toda, e hoje seguido pelo Presidente Ikeda, e brilhantemente trazido a todos nós pelo Sr. Eduardo Taguchi, mostra que efetivamente nós somos os únicos que poderemos buscar aquilo que queremos: a paz mundial.

No momento difícil por que passa o mundo, todos lembram-se do que aconteceu nos Estados Unidos em 11 de setembro e a dúvida do que aconteceu hoje, novamente, em Nova Iorque.

Nós continuaremos permanentemente em busca daquilo que é o nosso princípio básico: a paz mundial. O “kossenhufu” que todos nós almejamos, haverá de ser uma realidade. Ainda que muitos deixem de fazer a nossa parte, nós faremos a nossa e a deles, dos que não fazem. Nós fazemos o “shakobuku” para trazer cada vez mais praticantes e vamos efetivamente buscar aquilo que parece longe, aquilo que parece distante. Para eles, não para nós. Sabemos que vamos buscar. Esse não é o objetivo de cada um dos membros da Soka Gakkai. Este é o objetivo maior, é o objetivo coletivo, é o objetivo conjunto.

Tenho certeza que nós iremos buscar, custe o que custar, que esse objetivo seja realizado. Há 32 anos, eu pratico e há 32 anos, acredito que se não puder ser, juntamente com os companheiros de hoje, os precursores do resultado, certamente somos o elo de uma corrente que vai permitir que isso aconteça. Certamente, o sonho de Makiguti, de Toda, a realidade da luta do Presidente Ikeda, obriga-nos a lutar com a mesma vontade, com a mesma determinação e com a mesma decisão. Seja de uma prática, num lugar distante de cada um de vocês, seja no grande momento da reunião, presidida por Eduardo Taguchi, iremos buscar aquilo que certamente só nós poderemos conseguir: a paz mundial. Tenho certeza, que neste momento, através do Deputado Carlinhos Almeida, trazemos para o plenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo um momento de paz porque nós pregamos a paz, nós buscamos a paz e nós teremos a paz. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Gostaríamos de registrar a presença do Professor Masato Ninomiya, da Faculdade de Direito da USP e 1º Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa.

Neste momento, vamos ter o prazer de ouvir pelo madrigal do Projeto Coral Sinfônico da BSGI, composto de nove vozes e um piano elétrico, as músicas: “Serenata para la tierra de uno”, versão de Liliana Candiano; e “Caçador de Mim”, música de Sérgio e Luís Costa, Arranjo de Eduardo Carvalho. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - CARLINHOS ALMEIDA - PT - Meus caros senhores e senhoras, jovens, Sr. Eduardo Taguchi, que fez uso da palavra, demais autoridades. Como disse, é gratificante presidir esta sessão. E o seu encerramento não poderia ser mais emocionante. Ouvir um coral maravilhoso, entoando uma música que está eternizada no nosso país, na voz do negro Milton Nascimento, que tão bem representa a riqueza cultural do nosso país. Eu pensava o que dizer neste encerramento porque tanto já foi dito pelos vários que aqui falaram.

Sem dúvida nenhuma, esta sessão ocorre num momento muito especial. O Dia do Soka Gakkai é celebrado na Assembléia num momento em que o mundo todo se reúne como uma família apreensiva, diante dos acontecimentos graves que aqui já foram referidos pelo Deputado Arnaldo Faria de Sá.

Temos uma coisa brutal e terrível, que é um atentado terrorista. Algo abominável e algo que é absolutamente incapaz de construir qualquer coisa de positivo. Temos uma guerra no Oriente Médio, onde mulheres, crianças, jovens, desesperados, correm pelas ruas e não sabem, na verdade, quem vão ser os autores do tiro ou da bomba que lhes vai tirar a vida.

Vivemos um momento dramático, um momento muito pesado na nossa humanidade. Como disse o Presidente efetivo da Assembléia, hoje no exercício do Governo do Estado, vivemos num mundo globalizado.

E, infelizmente, ao ligarmos a televisão, a globalização nos traz este tipo de contravalores, este tipo de valores negativos, este tipo de pregação do ódio, da guerra, da destruição.

Sabemos que isso não está tão longe de nós assim. Hoje pela manhã, participei de uma reunião onde tínhamos educadores, policiais, promotores, jovens, militantes da paz, que discutiam o problema da violência das escolas no Brasil. E eu relatei a eles algo que queria relatar a vocês. Numa determinada cidade da minha região, o Estado decidiu construir uma escola de ensino médio, que é uma necessidade naquela cidade. E a Prefeitura local escolheu uma determinada área para construção daquela escola estadual. Pois bem, a comunidade, os moradores daquela região organizaram-se contra a escola, para que não se construísse aquela escola. Porque para eles, hoje, a escola é vista não como uma oportunidade para a educação, não como uma oportunidade de crescimento, de desenvolvimento, mas é vista como uma atração de violência. Vejam a que ponto nós chegamos na nossa sociedade brasileira.

Então, participar de uma sessão como esta, celebrar o “Dia da Soka Gakkai”, ouvir um coral como este, sem dúvida nenhuma, é um motivo de alegria para nós, é um motivo de esperança porque sabemos que, da mesma forma que é possível um míssil sair de um lado do mundo e chegar ao outro lado do mundo e atingir seres humanos e destruir suas vidas, sabemos que a música é uma coisa universal.

Ontem, na minha cidade, em São José dos Campos, participei de um concerto de Kotô, instrumento típico do Japão, que foi criado na China. E nós, em São José dos Campos, no Brasil, Estado de São Paulo, maravilhamo-nos com a qualidade da música e percebemos como aquela música - que falava das cerejeiras, da primavera no Japão, do outono, que falava inclusive da tristeza de um exilado em uma das canções - como aquilo invadia nossa alma e nos fazia perceber mais ainda como valores positivos também são universais e também podem ser globalizados. Ao final, para espanto de todos nós, aquele conjunto executou a música brasileira. E logo em seguida uma música argentina.

Então, sem dúvida nenhuma, esta sessão mostra que existe uma possibilidade para a humanidade. Basta que nós saibamos, como fez Jossei Toda, que homenageamos em São José dos Campos com o nome de uma praça, basta que nós saibamos fazer o que ele fez e tantos outros fizeram. Tocar no coração do homem e abrir esse coração. Porque ao abrir o coração do homem, vamos, com certeza, encontrar a música, a vontade da paz, a solidariedade, a fraternidade, a tolerância, a religiosidade - que é algo universal, que assume as mais variadas formas, os vários lugares do mundo mas que, sobretudo, é a busca do sentido da vida e do sentido do ser humano, é o caçador, é o homem buscando o sentido da sua vida.

Esta sessão, esta homenagem que ocorre neste momento tem um significado muito especial para a Assembléia Legislativa, para o Estado de São Paulo. Estamos num País formado por pessoas que vieram de todos os lugares do mundo: japoneses, chineses, africanos, portugueses, espanhóis, indianos. E um país que conseguiu garantir um espaço para todas essas manifestações. O brasileiro e a nossa cultura, muitos dizem, é uma cultura muito emotiva e muito tolerante. Alguns até entendem que isto não é lá uma coisa muito positiva. Acho que não. Quero fazer uma ousadia e discordar de muitos respeitáveis sociólogos e estudiosos da cultura brasileira. Acho que esta generosidade do povo brasileiro, esta capacidade do povo brasileiro de se adaptar, e de conviver e de experimentar o novo é uma grande possibilidade para a humanidade. E o Estado de São Paulo também é muito assim. E a Cidade de São Paulo é uma cidade mundial. Aqui estão todos os povos, todos os credos, todas as línguas, todas as religiões do Brasil. Acho que esta é a grande contribuição da Soka Gakkai, da BSGI no Brasil, na defesa desses valores muito brasileiros: solidariedade, fraternidade, respeito aos direitos humanos e paz.

É possível solução de problemas e de conflitos através da paz. A paz não quer dizer uma postura passiva. A paz quer dizer uma postura ativa em defesa desses valores e em defesa de uma humanidade que viva em harmonia, harmonia entre os seres humanos, harmonia com a natureza.

Quero aqui, no encerramento desta sessão, cumprimentar todos os senhores e dizer que é com o maior prazer que presidi esta sessão, que saio alimentado por toda esta energia positiva, por toda esta vontade, esta determinação, esta garra e esta coragem de lutar por estes valores.

Vamos globalizar a paz, vamos globalizar os direitos humanos. Agradeço muito todo esforço, toda contribuição da Soka Gakkai, da BSGI, neste sentido.

Muito obrigado por mais esta noite que vocês nos proporcionaram na Assembléia Legislativa de São Paulo. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, gostaria de agradecer a presença de todos e, infelizmente, encerrar a presente sessão que, aliás, não estará encerrada, estará suspensa até o ano que vem. Um grande abraço a vocês e uma boa noite! (Palmas.)

 

* * *

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 22 minutos.

* * *