30 DE AGOSTO DE 2010

039ª SESSÃO SOLENE PARA “PRESTAR TRIBUTO AO ANIVERSÁRIO DE 45 ANOS DO COMPLEXO EDUCACIONAL FMU E A SEU EMÉRITO FUNDADOR PROF. EDEVALDO ALVES DA SILVA”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente efetivo, Deputado Barros Munhoz, a pedido do Deputado Fernando Capez, ora à Presidência, com a finalidade de "Prestar tributo ao aniversário de 45 anos do Complexo Educacional FMU e a seu emérito fundador Prof. Edevaldo Alves da Silva". Convida a todos para, em pé, ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro. Fala sobre a criação da FMU. Relata a história da entidade. Dá conhecimento de ações da universidade. Anuncia a exibição de um vídeo.

 

002 - MARCO ANTONIO MARQUES DA SILVA

Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor da FMU, representando o Desembargador Antonio Carlos Viana Santos, tece elogios ao Prof. Edevaldo Alves da Silva. Afirma que a bandeira da FMU é a qualidade. Cita professores da instituição.

 

003 - ANTONIO SALIM CURIATI

Deputado Estadual, faz comentários sobre o vídeo exibido. Tece elogios ao Deputado Fernando Capez e presta homenagem ao Prof. Edevaldo Alves da Silva.

 

004 - LUIZ FLÁVIO BORGES D'URSO

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, representando o Senhor Ophir Cavalcante Junior, faz homenagens e saudações aos professores da FMU. Fala sobre sua emoção em participar deste evento. Recorda e ressalta a importância de momentos que viveu na instituição. Faz reflexão filosófica.

 

005 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Presta diversas homenagens.

 

006 - EDSON ALVES DA SILVA

Professor, recorda o tempo em que foi Deputado nesta Casa. Faz elogios ao Prof. Edevaldo Alves da Silva, seu pai. Informa que a FMU se tornará a "Fundação Prof. Edevaldo Alves da Silva". Recebe homenagem em nome de seu pai.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Dá conhecimento de cumprimentos enviados por diversas autoridades. Anuncia apresentação musical da Camerata da FAAM. Registra que a FMU se tornará uma fundação. Faz reflexão religiosa. Faz elogios ao ex-pianista João Carlos Martins. Lembra o momento em que o mesmo perdeu parte de sua capacidade motora. Discorre sobre sua vida escolar. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, ilustres autoridades, esta não é uma sessão comum. Esta é uma sessão solene. Ela obedece a rígido procedimento regimental. Uma sessão solene não pode ser convocada para qualquer finalidade. São limitadas as finalidades para as quais se presta uma sessão solene. O pedido só pode ser feito pelo Presidente da Assembleia, a mais alta autoridade desta Casa. O Deputado proponente, como a própria expressão indica, pode propor, mas cabe às lideranças da Casa, no Colégio de Líderes, apreciarem as sessões que podem ser convocadas e deferi-las ou não. Nem todas as sessões solenes são deferidas. Há uma série de requisitos para serem preenchidos.

A sessão solene, com a finalidade de prestar tributo ao aniversário de 45 anos do Complexo Educacional FMU e a seu emérito fundador, Professor Edevaldo Alves da Silva, foi aprovada por unanimidade e hoje ela se materializa nesta convocação. Portanto, motivo de júbilo e orgulho para este Complexo Educacional, um dos melhores e de maior credibilidade do País, que tem, no Professor Edevaldo Alves da Silva, o seu grande mentor, o edificador de sonhos responsável por uma estrutura organizacional composta pelos melhores professores de nossa nação. E é por esta razão que damos início a esta sessão regimental. Tudo segue a um procedimento rígido, tanto que é ocupado o plenário oficial, onde é realizada a votação de todos os projetos e emendas e, por esta razão, o motivo que vai ficar registrado nos Anais desta Casa.

Esta sessão está sendo transmitida pela televisão, e será exibida pela TV Assembleia e ao vivo pela Internet para milhares de pessoas que estão nos acompanhando.

Convido para compor a Mesa o Exmo. Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor da FMU, representado neste ato o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Antonio Carlos Viana Santos; um dos mais destacados professores da FMU, S. Exa. Dr. Marco Antonio Marques da Silva, representando o Chefe do Poder Judiciário, um ilustre ex-aluno da FMU.

Dentre os seus mais variados cursos, nas mais amplas vertentes do conhecimento, a FMU tem, entre os seus destaques, a excelência do curso de Direito e aqueles que estão nos assistindo vêem, hoje, aqui, como Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo, e representando o Presidente do Conselho Federal da OAB Dr. Ophir Cavalcante Junior, tenho a honra de convocar o Presidente de 285 mil advogados, um dia aluno e hoje professor da FMU, o jurista doutor pela Universidade de São Paulo, Luiz Flávio Borges D’urso; representando o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Deputado Barros Munhoz, que está em um evento no Palácio dos Bandeirantes, o Deputado Estadual, nosso querido decano desta Casa, Deputado Antonio Salim Curiati. Para terminar a composição da Mesa, aquele que um dia teve um sonho, levou adiante esse sonho transformando-o em um projeto concreto. Essa história não será relatada nesta sessão solene, mas aquele a quem tantos devem suas vidas profissionais, a concretização de desejos, de projetos, de sonhos, que faz da Educação não um negócio, que faz da Educação um meio de transformação de vidas e de transformação social num momento em que a demanda global não é mais por emprego, mas por qualificação profissional; esta Casa que representa a sociedade paulista, a Casa do povo, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, sente um enorme orgulho por ocupar a tribuna principal, e pedindo a todos que, em pé, com uma calorosa salva de palmas o saúdem, o emérito fundador do Complexo Educacional FMU, Professor Edevaldo Alves da Silva. (Palmas.)

Estão também presentes S. Exa. o desembargador e professor da FMU, Dr. Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, Presidente da Associação Paulista dos Magistrados; o Exmo. Procurador de Justiça, ex-Secretário de Estado, membro do Conselho Superior do Ministério Público, ex- Diretor da FMU, e um dos mais brilhantes e carismáticos professores de Direito e Processo Penal, o Exmo. Dr. Pedro Franco de Campos; Exmo. Magistrado do Tribunal de Justiça Militar, brilhante professor de Processo Penal da FMU, decano da Universidade, Dr. Evanir Ferreira Castilho, representando o Coronel PM Clóvis Santinon, Presidente do Tribunal de Justiça Militar; também presente, com doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, um dos mais brilhantes advogados do Estado e Diretor do Curso de Direito da FMU, eminente Dr. Paulo Hamilton Siqueira Júnior; Exmo. desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, S. Exa. Dr. Oscarlino Moeller, eminente professor da FMU; estão, ainda, presentes, na ordem das fichas que o Cerimonial está me passando, magnífico vice-Reitor do Complexo Educacional FMU, Professor Arthur Sperandes de Macedo; Dra. Elaine Escobar, coordenadora do Curso de Odontologia; Dra. Bellkiss Romano, coordenadora do Curso de Psicologia; Salomão Schvartzman, jornalista da Band News; Exmo. Dr. Augusto Rossini, professor da FMU e promotor de justiça; magnífico reitor da Universidade do Sescon e presidente da Academia de Educação de São Paulo, S. Exa., Professor Paulo Nathanael de Souza; Dr. Antonio Carlos de Aguiar Desgualdo, representante da Delegacia Geral de Polícia; Dr. Luciano Sencovici, coordenador do curso de Fisioterapia, na pessoa de quem comprimento todos os professores do curso; Dr. João Wagner Galuzio, coordenador do curso de Administração; Professor Dr. Celso Antônio Pacheco Fiorillo, coordenador do curso de Mestrado Acadêmico em Direito da Sociedade da Informação, da FMU.

Também estão presentes: nosso colega Antonio Salim Curiati; Deputado Edson Alves da Silva, filho do Professor Edevaldo Alves da Silva, que ocupou esta Casa entre 1990 e 1994, e Dr. Eduardo Alves da Silva, seu irmão.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Aguiar, subtenente da Polícia Militar.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradeço a Banda da Polícia Militar pela excelente execução do Hino Nacional e pela colaboração sempre prestigiosa. A Polícia Militar, os 130 de 33, a legião de idealistas. Muito obrigado.

Um dos mais importantes indicadores do processo de desenvolvimento econômico e social de um país é o número de alunos que se encontram no seu ensino superior. O Brasil viveu, nos anos compreendidos entre as décadas de 60 e 70, no século XX, um período que marca a expansão das instituições privadas de ensino superior e um momento significativo do número de alunos que atingiram esse nível, esse patamar de educação. O nosso País vivia um momento de intensas mudanças políticas, econômicas e sociais, que exigiam uma nova educação da juventude. A industrialização que se acelerava buscava, cada vez mais, a qualificação, com um profissional dotado de novas habilidades, conhecimento e vontade de inovar.

É nesse momento que nasce a FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas -, num bairro cujo nome tem muito a ver com os propósitos ministrados por essa casa de ensino: o bairro da Liberdade. Só tem liberdade quem tem conhecimento. Só tem liberdade quem tem capacidade de autodeterminação. E essa casa de ensino, na capital paulista, foi iniciativa de um grupo de idealistas utópicos, que viam a oportunidade de oferecer uma educação superior de qualidade para a juventude brasileira.

Todos os desafios foram arrostados. Problemas existem para serem enfrentados e solucionados. Quanto maior o ideal, mais intensa a força para remover as pedras do caminho, para arrostar os desafios. Nesse afã, liderados pelo Professor Edevaldo Alves da Silva, todas as providências exigidas pela legislação educacional foram atendidas e a FMU foi, finalmente, autorizada a dar início ao seu processo educativo, com os cursos de Direito, Economia, Administração de Empresas, Contabilidade, Educação e Serviço Social.

Já no início dos anos 70, formaram-se as primeiras turmas com profissionais que logo comprovaram no mercado de trabalho o seu valor profissional e a capacidade de formação da instituição. Mas não parou por aí. O ideal era mais elevado. Por essa razão, a instituição continuou expandindo suas atividades, diversificou seus campi, multiplicou seus cursos, introduziu novas tecnologias, ampliou as áreas de conhecimento, modernizou seus projetos pedagógicos e acolheu cada vez mais alunos que buscavam não apenas o saber e a formação profissional, mas o direito de sonhar e concretizar seus sonhos.

Em 1999, por méritos inegáveis, reconhecidos pelas autoridades educacionais, a instituição foi credenciada como centro universitário, o que marcou um divisor de águas. Na condição de instituição universitária, deu andamento a projetos ambiciosos que iam muito além do ensino de alta qualidade que já ministrava em salas de aula. A FMU promoveu, e promove, a pesquisa em vários campos do conhecimento, incentivou a iniciação científica, ampliou as atividades de extensão à comunidade, estabeleceu convênios com instituições nacionais e universidades estrangeiras, criou o IMAE, Instituto Metropolitano de Altos Estudos, promoveu congressos e seminários e viveu em sua plenitude a vida universitária. Cumpriu seu papel, e cumpre seu papel, não fugindo ao seu dever de solidariedade com todos os brasileiros.

É esse o complexo educacional FMU, de profícua existência, que tanto engrandece a inteligência, o preparo e o nome de todos nós, brasileiros.

Peço a todos muita atenção para acompanharmos o vídeo que será apresentado, o vídeo a respeito da FMU.

 

* * *

 

- É feita a apresentação de vídeo.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Dando sequência a esta Sessão Solene, sempre orientado pelo rígido Cerimonial desta Casa, passamos a palavra ao Desembargador Marco Antonio Marques da Silva, que representa neste ato o Chefe do Poder Judiciário de São Paulo, Desembargador Viana Santos, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

 

O SR. Marco Antonio Marques da Silva - Exmo. Sr. Deputado Estadual Fernando Capez, Presidente desta sessão e proponente da homenagem, diria mais, presidente da Comissão de Constituição e Justiça desta Casa, professor doutor em Direito, autor de livros e um grande batalhador, não apenas pelo direito e pela cidadania.

Começo saudando V. Exa. por tudo o que tem feito e que, com certeza, continuará a fazer por São Paulo e pelo Brasil. Em nome do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Viana Santos, e em meu nome, saúdo Vossa Excelência.

Peço licença para fazer a saudação ao eminente Professor Doutor Edevaldo Alves da Silva, fundador das Faculdades Metropolitanas Unidas, a quem tenho a honra e o privilégio de conhecer há mais de 20 anos, sendo testemunha de todo esse trajeto de educador, de sonhador, de mais do que sonhador. Ele é um realizador pela Educação, pela cidadania e nos dá um exemplo vivo de que querer é poder e de que podemos transformar com trabalho o mundo, a cidadania, a Educação.

Saúdo o Professor Doutor Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de São Paulo, que neste ato representa o Conselho Federal da Ordem. Mas pediria licença para saudar V. Exa. - porque, para mim, isso é mais do que importante - como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de São Paulo, onde V. Exa. já, em seu terceiro mandato, trilha um caminho reto de trabalho auspicioso aos advogados e à democracia brasileira.

Ao Desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, querido presidente da Associação Paulista de Magistrados, também professor da FMU. O Dr. Paulo, além de um grande desembargador, um grande professor, é um dos líderes da Magistratura, não apenas paulista, mas brasileira.

Meus respeitos, meus cumprimentos ao Deputado Antonio Salim Curiati, que já faz parte da história da democracia da Assembleia Legislativa, aliás, da história da democracia deste País, que representa neste ato o Presidente deste Parlamento, Deputado Barros Munhoz.

Também, pediria licença, como extensão da Mesa, para saudar três professores, em nome das autoridades presentes, a começar pelo Professor Dr. Paulo Hamilton Siqueira Júnior, diretor da Faculdade de Direito da FMU, que faz um trabalho memorável a partir da linha desse batalhador, desse exemplo, o Professor doutor Pedro Franco de Campos, que também foi diretor da FMU, procurador de Justiça e um emérito jurista; e, ainda, o Dr. Evanir Ferreira Castilho, juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, que também foi presidente daquele sodalício e é professor da FMU.

Ainda , por extensão, fazendo uma homenagem à família do nosso grande professor e emérito Edevaldo Alves da Silva, saúdo os professores doutores Edson Alves da Silva e Eduardo Alves da Silva.

Peço licença para que as demais autoridades, os senhores professores que aqui se encontram, sintam-se também homenageados.

Serei breve, principalmente porque devemos ser breves em face de uma grande história: a história da FMU. São 45 anos de realizações, de lutas e de parceria com a sociedade brasileira, com as instituições. Não é fácil em qualquer país, em especial no Brasil, um país continental, alguém ter um sonho realizado. Não é fácil, na área da Educação, conseguir passar mais de quatro décadas realizando, como é o caso da FMU, como é o caso do Professor Edevaldo Alves da Silva. E não é sem justificativa que a grande bandeira da FMU é a qualidade.

Em termos de trabalho, Educação e respeito o que a FMU passa a todos nós é a qualidade FMU, seja através dos diversos institutos - permito-me citar o Instituto Metropolitano de Altos Estudos - IMAE -, seja através do grande complexo educacional que tem, seja através de mais de 500 mil alunos formados, mais de meio milhão. É uma coisa realmente digna de aplauso.

Os professores da FMU, o corpo docente, são expoentes do mundo jurídico, muitos ex-alunos, como é o caso do grande presidente D’Urso. Muitos emprestam o seu conhecimento, o seu nome, a sua honraria, como é o caso do Dr. D’Urso, presidente da OAB-SP; do Desembargador Paulo Dimas, professor da FMU, presidente da Apamagis; do Professor Evanir Castilho, juiz e ex-presidente do Tribunal de Justiça Militar; do desembargador e professor Oscarlino Moeller, do Tribunal de Justiça, que foi presidente do 1º Tribunal de Alçada Cível; do professor e procurador de Justiça Pedro Franco Campos.

Peço licença para lembrar, com muito orgulho, da minha esposa, a psicóloga, professora Doutora Evani Zambon Marques da Silva, que lá permanece há mais de década. Justiça deve ser feita no sentido do espaço que a interdisciplinariedade e as ciências têm na FMU.

O vídeo apresentou um grande amigo da Magistratura, da FMU e da cidadania, um amigo pessoal, o Ministro Marco Aurélio Mello, a quem rendo as nossas homenagens, também professor da FMU.

Esse exemplo nos mostra, efetivamente, todo o trajeto, toda a pujança e todo o respeito que a FMU merece.

Encerro, Sr. Presidente, trazendo uma vez mais as homenagens minhas, como desembargador e professor e, em especial, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na pessoa de S. Exa., o Desembargador Antonio Carlos Viana Santos.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Agradecendo a V. Exa., Desembargador Marco Antonio Marques da Silva, passo a palavra ao decano desta Casa, representando o Presidente, nosso querido Deputado Antonio Salim Curiati. (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - Meu caro amigo e brilhante parlamentar, Deputado Fernando Capez, V. Exa. merece o respeito não só de São Paulo, mas do Brasil. Vossa Excelência é um deputado que conquistou, nos quatro anos, um trabalho que merece consideração.

Eu não vou me alongar. Assim, saúdo as personalidades e as autoridades aqui presentes, que V. Exa. citou. Estou nesta solenidade na certeza de que não estou cometendo um erro, que estou oferecendo nesta Casa a minha melhor mensagem a alguém que trabalhou por esta sociedade, que trabalha por esta comunidade. Quero só lembrar. Não sei se exagero, mas a mulher é importante na participação, na nossa atividade. Falo da sua esposa, Dra. Labibe. Ela tem estado ao seu lado, com os seus filhos, com os seus amigos e com os seus familiares para tentar resolver o problema da população. Fico engrandecido e envaidecido e agradeço a Deus por estar presente nesta solenidade, pois eu me encontrava longe daqui.

Posso aqui afirmar, tranquilamente, Professor Edevaldo, que o maior respeito que tenho ao senhor é pela sua dedicação, pelo seu carinho e pelo amor ao próximo para procurar atender àquela comunidade mais humilde, carente e necessitada. Estou nesta Casa há muito tempo, desde 1965. Faz tempo. Eu me formei médico em 1953, no dia 11 de setembro. Este ano completarei 53 anos de formado. Vou confessar ao meu amigo Edevaldo e aos presentes aqui que, dentre tantas oportunidades que tive - solenidades importantes, quando assumi a Prefeitura de São Paulo; como Secretário; como Deputado Federal Constituinte -, este é um momento de muita sensibilidade. Estou preocupado para não chorar, para não me emocionar, porque estou aqui com satisfação, com orgulho de uma solenidade que o Dr. Fernando Capez criou nesta Casa muito merecidamente. Penso que o Deputado Fernando Capez foi feliz quando fez desta Casa o palco de uma homenagem a alguém que efetivamente merece.

Não quero me alongar mais, mas quero lembrar a todos que procedimentos dessa natureza são importantes não para envaidecer o homenageado, mas para que o homenageado represente simbolicamente o bem para servir de exemplo. E o Professor Edevaldo serve de exemplo a muita gente. Eu vi o vídeo, li a mensagem do representante do nosso Poder Judiciário. É qualificado. Não quero agradar, mas quero dizer a verdade. Está de parabéns o nosso Presidente vigente, Deputado Fernando Capez, por essa feliz oportunidade, oferecendo o exemplo consagrador. O que tenho de falar neste instante, Professor Edevaldo, é pedir a Deus todo poderoso que o conserve com saúde, ao senhor e a sua família, e que abençoe a todos nós por esta oportunidade que Deus nos oferece, concedendo saúde e vontade de servir ao próximo. Deus te abençoe, Professor Edevaldo. (Palmas.)

 

* * *

 

 - É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Em prosseguimento ao cerimonial, terá a palavra S. Exa. Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Flávio Borges D’Urso. (Palmas.)

 

O SR. LUIZ FLÁVIO BORGES D’URSO - Excelentíssimo Presidente desta Sessão Solene, Deputado Fernando Capez, que alegria poder saudá-lo num dia especial para esta Casa. Esta Casa que, ao prestar uma homenagem, se auto-homenageia. Esta Casa que, pela vontade dos representantes do povo, aprova uma distinção a esta entidade que serve de exemplo a todas as instituições de ensino deste país. Vossa Excelência foi muito feliz nessa iniciativa que tem a adesão da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo. Ocupo esta tribuna não só como Presidente dos 300 mil advogados do Estado de São Paulo, mas o faço também representando, por designação, o Presidente Nacional, Ophir Cavalcante Junior. Assim sendo, nesse instante, falo em nome dos quase 700 mil advogados brasileiros. E eu aplaudo de pé essa iniciativa que, sem dúvida nenhuma, honra a todos nós, especialmente aqueles que, de alguma forma, tem uma ligação com a nossa querida FMU.

Poderia aqui dizer inúmeros qualificativos de V. Exa., até plagiando o Dr. Marco Antonio Marques da Silva, mas, aderindo a tudo o que já foi dito, saúdo-o derradeiramente dizendo ao meu amigo, Fernando Capez, com quem - vou cometer aqui uma impropriedade, mas vou confessar - tive de partilhar alguns júris. Meu querido Professor Edevaldo, pegar Capez na acusação de um júri não é fácil. E quando me perguntam, depois de tantos e tantos anos, quem ganhou aquele júri, eu digo: “Empatou.” Fica aqui uma homenagem sincera ao meu querido amigo de tantos e tantos anos.

Desembargador Marco Antonio Marques da Silva, V. Exa. ocupou esta tribuna brevemente. Tem o poder de síntese. O Dr. Capez me convidou para usar a palavra e me trouxe o maior desafio. E não é falar da FMU. Dela falaria três dias sem parar, mas ele me deu três minutos. Eu digo “Estica um pouquinho” porque três minutos não dá nem para saudar o Dr. Marco Antonio Marques da Silva, nosso querido representante do Poder Judiciário, representando o desembargador Viana Santos, ilustre professor, uma das cabeças mais privilegiadas e iluminadas da Magistratura nacional. Quero também, de público, prestar aqui as minhas homenagens a V. Exa. como educador, como magistrado, mas acima de tudo como uma pessoa muito especial, em que o lado da sua família tem servido de exemplo para muitos dos nossos companheiros que abraçam as carreiras jurídicas.

Deputado Antonio Salim Curiati, se tivesse um pouco de juízo, depois da manifestação de V. Exa., eu me calaria. É difícil falar depois de Vossa Excelência. Mas vi que V. Exa. falou com emoção e vou copiá-lo, plagiá-lo, literalmente, e também falar com a emoção que este momento toca a todos nós. Porque esta homenagem também é a nós destinada, uma vez que somos todos FMU. Fica aqui, mais uma vez, a minha homenagem a este grande Deputado Antonio Salim Curiati.

Sr. Paulo Dimas Mascaretti, desembargador que preside de forma extraordinária a nossa Associação Paulista de Magistrados, quero também lhe prestar uma homenagem nesta oportunidade. V. Exa. que foi professor de meu filho - um dos. Quando digo que pertenço à família FMU é porque a minha família também é FMU, uma vez que meu pai é professor da Casa. Sou ex-aluno da Casa e professor da Casa. Meu filho Flávio é ex-aluno da Casa, meu filho Luiz Augusto é primeiranista e acadêmico de Direito da Casa. (Palmas.) E eu já estou pensando que um dia os meus netos também serão da Casa. É esta família FMU que nos contagia a todos, pela qualidade de ensino e pela determinação. Professor Paulo Dimas, que foi professor dos meus filhos, aqui presto uma homenagem pela liderança, mas, acima de tudo, pelo compromisso que tem V. Exa. com o ensino.

Da mesma forma, o Dr. Evanir Ferreira Castilho, que representa aqui o Tribunal de Justiça Militar. É alguém que também aprendi a conhecer como colega de cátedra na nossa querida FMU, aos sábados de manhã, no curso de estágio. Não era fácil, professor Edevaldo, saindo de algum casamento na sexta-feira de madrugada e, sábado de manhã, estar lá para lecionar. Mas como era gratificante pela resposta que nós sempre tivemos destes alunos qualificados da FMU. Fica, portanto, minha homenagem ao querido professor Evanir Castilho.

Nessa esteira de homenagem aos professores, preciso homenagear o meu professor Pedro Franco de Campos. Há quem duvide que V. Exa. foi meu professor. Ilustre e integrante do Ministério Público do Estado de São Paulo, mas que, ainda muito jovem, já trazia as suas lições, a sua experiência, o seu talento, a sua inteligência, que encantava a todos os seus alunos. Mais uma vez reitero a honra de ter sido seu aluno e de ter V. Exa. como professor de meus filhos. É saber que a FMU está em mãos competentes como as de V. Exa. que nos dá a certeza de que a cada dia essa instituição se fortalece, se aperfeiçoa.

Assim, também quero saudar este amigo em particular, que presidiu também o Conselho Federal da Educação, o nosso querido professor Paulo Nathanael de Souza, magnífico Reitor da Universidade Sescon e Presidente da Academia de Educação em São Paulo.

Falar do professor Arthur Sperandes de Macedo, vice-reitor do Complexo Educacional FMU, seria redundante. V. Exa. tem uma folha de serviços à Educação que o qualifica para todos. Mas dizer que V. Exa. está fazendo um trabalho majestoso na nossa FMU é uma distinção que faço questão de fazê-lo nesta oportunidade.

Meus queridos Edson Alves da Silva e Eduardo Alves da Silva, integrantes da nossa família FMU, como é bom ter compartilhado com V. Exas. o período acadêmico e agora verifico que, seguindo literalmente o exemplo de seu pai, de sua mãe, estão diariamente à frente da nossa querida FMU. Parabéns por essa dedicação, por esse trabalho e por esse compromisso familiar com o ensino aqui no nosso Estado e no nosso País.

Permitam-me, também, fazer um registro de congratulações ao professor Paulo Hamilton Siqueira Junior, que, de forma também ímpar, tem conduzido os destinos da nossa Faculdade de Direito.

Meu querido Oscarlino Moeller, que foi meu professor, eminente desembargador, que me deu uma alegria extraordinária dias atrás quando foi à OAB para fazer a sua inscrição como advogado. O nosso querido desembargador Oscarlino, hoje meu colega, eu o saúdo efusivamente. (Palmas.)

Saudação ao nosso querido Dr. Marco Antonio Desgualdo, que foi Delegado Geral aqui em São Paulo e, na sua pessoa, os ilustres integrantes da nossa querida Polícia Civil de São Paulo.

A minha saudação ao professor Celso Antonio Pacheco Fiorillo, que tem feito um trabalho espetacular na OAB e que agora coordena o Curso de Pós-Graduação também na FMU, e a todos aqueles colaboradores como o Professor Edevaldo, os funcionários da Casa que estão, há tantos e tantos anos, não como funcionários, mas como um partícipe da construção desse grande edifício educacional que não tem dimensões físicas, mas que está na dimensão do coração de mais de meio milhão de formandos da nossa FMU.

Permitam-me saudá-los todos, na figura da Rosina, esta pessoa extraordinária que há tantos e tantos anos está lá dando sustentação à administração.

Só resta uma última palavra, uma palavra que faço em nome do meu pai, Umberto Luiz D’Urso, 84 anos, diariamente no escritório e professor da FMU, aos seus ex-alunos. Dr. Marco Antonio, eu me sentei agora ao lado do Professor Edevaldo Alves da Silva e me emocionei por um único motivo, porque, quando eu entrei na faculdade, em 1977, o Professor Edevaldo concedeu-me a oportunidade de sentar também ao seu lado naquele momento, careca que eu era como representante de classe.

O Tripoli era o Presidente do Diretório Acadêmico e me convidou para participar desse Diretório, depois de uma semana que eu estava na faculdade, até porque fui lá fuçar um pouquinho. Fui eleito representante de sala de aula e o Professor Edevaldo, recebeu todos os representantes. Numa foto histórica, estou ao seu lado, em 1977.

Hoje, sentando-me ao seu lado mais uma vez, professor, eu rememorei aquele instante onde eu ingressava na Faculdade de Direito, onde o futuro, para mim, era algo incerto, mas eu tinha uma convicção de que estava dando um dos passos mais certos da minha vida ao abraçar essa profissão. Eu tenho dito por aí que todas as profissões são importantes. Todas elas, mas a nossa é a mais linda que existe. Esta advocacia que nos encanta, nos transforma e nos dá condições de transformar o mundo, se desejarmos. Por isso eu me emocionei novamente, professor Edvaldo, quando eu sentei ao seu lado, lembrando aqueles momentos de faculdade, rememorando aqueles instantes.

Fiz muita política acadêmica, Curiati. Como é bom esse momento da vida acadêmica. Fui representante de classe, fundei um partido na FMU, o PDA, Partido Democrático Acadêmico, o qual, depois, fui presidente. Concorri ao Diretório Acadêmico 3 de Setembro, fui também orador da minha turma e presidi a comissão de formatura. Portanto, vivi intensamente a vida acadêmica. Aliás, dei pendura em todos os cinco anos de faculdade e faço questão de dizer aos estudantes que dêem pendura, que vivam intensamente a vida acadêmica. Só não o façam naqueles restaurantes da Liberdade. Faço essa advertência porque é impressionante, mas ali na Liberdade, naqueles restaurantes orientais, do cozinheiro ao porteiro, todos lutam por alguma coisa e sempre dava algum probleminha.

Essa vida acadêmica intensa é que sedimentou uma formação que hoje, felizmente, posso trazer nas decisões que tenho que realizar à frente da nossa OAB de São Paulo. Foi um momento magnífico, mágico, iluminado ao ver que a minha história estava sendo sedimentada a cada dia na nossa FMU, a FMU que só existe por conta da iniciativa do nosso querido Professor Edevaldo, que veio de lá de Ribeirão Preto, da Vila Tibério, inspirado com o compromisso de educar. Assim, depois de tantos e tantos anos, o coroamento desse esforço é a união desses tantos professores e ex-alunos que fazem a história dessa grande instituição de ensino, que eu diria até que não é o nome mais adequado porque quando se diz Complexo Educacional FMU, não tem nada de complexo, tem de simples. Se eu tivesse que sugerir um nome, eu diria Simples Educacional FMU, porque tudo é feito com tanta simplicidade e com tanto amor.

Nas últimas palavras desta saudação, busco uma figura para tentar traduzir o que se faz lá, o que o professor fez, o que o Edson faz, o que o Eduardo faz, o que a Dra. Labibe faz, diariamente, na nossa FMU. Eu lembro a figura do Joãozinho que, certa vez, pastoreando algumas cabritinhas, uma delas se desgarra e se perde no vale. Então o Joãozinho, na porta desse vale imenso, começa a chamar por essa cabritinha, dizendo: “Mimosa!” E, lá no fundo, responde: “Mimosa!” Ele insiste: “Mimosa!” Aí, de novo ele ouve: “Mimosa!” Ele desconfiado que ali haveria alguém a remendar, o desafia, dizendo: “Quem está aí?” E lá no fundo: “Aí...” Ele repete: “Seu bobo”. Lá no fundo, repete: “Bobo...” Ele diz: “Venha brigar”. Lá no fundo, repete: “Brigar...”

Quando a noite cai, Joãozinho chega faminto em casa. Enquanto toma a sua sopa, diz: “Pai, perdi a Mimosa. Ela foi para o vale. Eu a chamei, mas ela não voltou. Eu perdi a Mimosa, pai. Tinha lá alguém escondido, um moleque que me remendava. No momento em que eu chamava: “Mimosa!”, ele falava coisa ruim para mim. Eu o chamei até para brigar e não veio. Ele é covarde.” O pai disse: “Joãozinho, vá deitar. Amanhã vamos achar a Mimosa.” No dia seguinte, ele, Joãozinho, e seu pai, chegam novamente na entrada do vale e naquele momento o Joãozinho diz: “Mimosa!” E lá responde: “Mimosa...” Ele diz: “Está vendo, pai. Ele ainda está aí”. O pai diz: “Faz o seguinte, Joãozinho, não fala coisa ruim para ele. Fala coisa boa. Chame ele para brincar com você e vê o que acontece.” Joãozinho então, novamente, chama: “Mimosa!” Lá diz: “Mimosa...” E ele diz: “Você que está ai, quer brincar?” E lá responde: “Brincar...” O Joãozinho sorri, se enche de alegria e diz: “Quer ser meu amigo?” Lá, no fundo, responde: “Amigo...” E o Joãozinho volta os olhos a seu pai, que lhe diz: “Pode parar. O que aconteceu aqui nada mais é, Joãozinho, que um fenômeno da natureza. Não tem ninguém lá. Lá só tem o eco, que é a reprodução de tudo aquilo que você faz. E assim é a nossa vida, Joãozinho. Então, quando você falou coisa ruim, respondeu coisa ruim. Quando você falou coisa boa, só veio coisa boa. Se assim é a nossa vida, seja assim e faça sempre da sua vida um tributo de amor, porque toda vez que você der amor vai receber somente amor.”

Se eu tivesse que aqui, nesta última palavra, saudar o Professor Edevaldo, a Dra. Labibe, o Edson, o Eduardo e todos aqueles professores, alunos e funcionários da FMU, diria que é gente que ecoa amor e só pode receber mais uma vez, nesta oportunidade de homenagem, muito amor de nossa parte para dizer: “Continuem assim. Que Deus os ilumine. Viva a nossa sempre FMU!” Muito obrigado! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Caminhando para a última etapa desta Sessão Solene, peço que fiquem em pé para serem saudados o Exmo. Dr. Paulo Hamilton Siqueira Júnior, Diretor da Faculdade de Direito da FMU, Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; o Dr. Evanir Ferreira Castilho, magistrado do Tribunal de Justiça Militar, decano da FMU; o professor Pedro Franco de Campos, ex-diretor da FMU, representante do Procurador Geral de Justiça e um dos professores mais carismáticos dessa Casa; o Dr. Paulo Dimas de Bellis Mascarretti, Presidente da Apamagis e professor da FMU.

Peço a todo o Plenário uma calorosa salva de palmas a eles, que representam os diretores e professores da FMU. (Palmas.)

Solicito a presença do Dr. Eduardo Alves da Silva para representar a Magnífica Reitora da FMU, professora Dra. Labibe Elias Alves da Silva e da ex-aluna da FMU, Exma. Promotora de Justiça Criminal, Dra. Valéria Palermo Capez, que deve à formação na FMU sua aprovação no exame da OAB, logo no primeiro a ser prestado, e no difícil concurso para ingresso na carreira do Ministério Público. Sou testemunha, como seu marido, de que ela deve ao ensino, à forte base técnica jurídica da FMU, tudo o que conseguiu no âmbito profissional, assim como tantos e tantos outros formandos devem sua vida profissional à seriedade desta casa de ensino.

Peço à Dra. Valéria Capez que entregue à Dra. Labibe, pelas mãos de seu filho, professor Eduardo Alves da Silva, um buquê para lembrar esta data.

 

* * *

 

 - É feita a entrega do buquê.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Peço que tomem posição o ilustre Dr. Edson Alves da Silva, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representado pelo decano desta Casa, com 10 mandatos, Deputado Antonio Salim Curiati, ex-prefeito do Município de São Paulo, juntamente com o Presidente desta Sessão, para a entrega de uma placa comemorativa ao Professor Edevaldo Alves da Silva. O Dr. Edson, Dr. Antonio Salim Curiati e este Deputado representam o Legislativo na qualidade de três Deputados Estaduais desta Casa.

 

* * *

 

 - É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - E agora, para voltar à tribuna, que para orgulho desta Casa ocupou na Legislatura de 90/94, com a finalidade específica de representar esta, que é uma das mais tradicionais e de maior credibilidade instituições de ensino superior do País, eu tenho a honra de convocar para a tribuna principal deste Plenário, o sempre Deputado e representante da FMU, nosso querido professor Edson Alves da Silva, que falará em nome do complexo educacional FMU.

Tem a palavra o nobre Deputado Edson Alves da Silva.

 

O SR. EDSON ALVES DA SILVA - Exmo. Sr. Presidente, Deputado Fernando Capez, autoridades presentes, prezados senhores e senhoras que nos dão a honra de suas presenças, em nome do Professor Edevaldo Alves da Silva, presente nesta emotiva cerimônia, vivendo um momento inesquecível, eu, Edson Alves da Silva, seu filho, quero expressar os agradecimentos de todo coração pela homenagem que a Egrégia Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa do nosso nobre Deputado Fernando Capez, a quem peço uma salva de palmas, presta ao complexo educacional FMU. (Palmas.)

Neste momento, sinto-me comovido, alegre e profundamente satisfeito por retornar a esta Casa de Leis, onde tive a honra de ser integrante de 90 a 94. Muitas são as recordações. Jovem deputado de 22 anos, desfrutei do convívio amigo de colegas como o nobre Deputado Antonio Salim Curiati, que admiro muito e a quem também peço uma salva de palmas - (Palmas) - e funcionários que sempre me deram todo apoio em meu dever legislativo.

Quero realçar que o Professor Edevaldo é um educador idealista, quase utópico, que sempre entendeu que a boa educação é instrumento básico da construção da liberdade do ser humano e a ferramenta indispensável para a boa formação de um ser. Foi com este estado de espírito que acalentou sonhos e mais sonhos, criando, em 1968, a FMU, o complexo educacional FMU, Faculdades Metropolitanas Unidas, que nasceu pequena mas que, em quatro décadas de existência, cresceu, expandiu suas atividades, diversificou seus cursos, cultivou o ensino, a pesquisa, a extensão do serviço à comunidade, tornando-se uma das principais instituições superiores do Brasil

Da sua criação até hoje, milhares e milhares de jovens brasileiros passaram pelos cursos do complexo educacional FMU, adquirindo não só formação técnica, mas incorporando valores éticos indispensáveis para o pleno exercício da cidadania responsável.

Esta solenidade é uma ocasião adequada para anunciar uma decisão de extraordinária significação para a Educação brasileira, é um motivo muito especial.

 O Professor Edevaldo, guiado pelos ideais de educador humanista, quer devolver à Cidade de São Paulo e ao Brasil tudo o que conseguiu em sua vida devotada à Educação dos jovens brasileiros e assim resolveu transformar o complexo educacional FMU em Fundação Professor Edevaldo Alves da Silva, que dará continuidade à obra educativa iniciada em 1968. (Palmas.)

Os seus sonhos continuarão, tenho certeza. Tenho certeza de que os sonhos do Professor Edevaldo vão continuar e, neste momento, com humildade, em nome do Professor Edevaldo, meu pai, de quem muito me orgulho, e de meus familiares, renovo aos Srs. Deputados desta augusta Casa Legislativa agradecimento por esta homenagem que dá mais força para continuar a tarefa educativa iniciada em 1968. Muito obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta é uma pequena amostra das autoridades que enviaram os seus cumprimentos. Ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, cumprimenta o professor Edevaldo Alves da Silva; Exmo. desembargador Antonio Carlos Vieira de Moraes, Presidente da 11ª. Câmara do Tribunal de Justiça; Exmo. Sr. Secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Ricardo Dias Leme; Exmo. Sr. Fernando Haddad, Ministro de Estado da Educação; Exmo. Dr. Fúlvio Julião Biazzi, Presidente do Tribunal de Contas do Estado; Exmo. Dr. Edson Simões, Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo; Exmo. Sr. Geraldo Alckmin, ex-Governador do Estado de São Paulo; Exmo. desembargador Oswaldo Luiz Palu; Exmo. desembargador Christiano Kuntz; Exmo. Dr. Benjamin Steinbruch, Presidente em exercício da Fiesp; Ilma. Diretora -geral de Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral e ex-aluna da FMU, Dra. Jade Almeida Prometi; Exmo. desembargador Ciro Pinheiro e Campos, Presidente da Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça; Ilustre Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Álvaro Batista Camilo; Exmo Sr. Secretário de Estado da Educação e ex-Ministro da Educação, Paulo Renato de Souza; Eminente professor de oratória, advogado, Dr. J.B. Oliveira; Exmo. Sr. Secretário de Estado da Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo; Exmo. Sr. Secretário Municipal da Educação de Campinas, professor José Tadeu Jorge; Exmo. professor Ricardo Brentani, representando a Fapesp; Exmo. desembargador Antonio Rulli Junior, Presidente do Conselho Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura e Presidente da Câmara Especial de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Entregaremos todos esses telegramas e cumprimentos ao Dr.Edson Alves da Silva para que depois encaminhe ao Professor Edevaldo Alves da Silva e façam parte dos anais desse complexo educacional e, agora, como bem lembra o Deputado Antonio Salim Curiati, Fundação. Para eternizar, como o Professor Edevaldo Alves da Silva me confidenciava, São Paulo fez muito por mim e pela minha família. Agora, nós que queremos deixar um legado para a eternidade, para o povo de São Paulo e deste país.

Neste momento, com a presença de toda a sociedade paulista no Plenário principal e oficial da Assembleia Legislativa, nas palavras do sempre Deputado Edson Alves da Silva, vemos a passagem de um complexo educacional para uma Fundação de Ensino que tanto fará por tantas pessoas, tantas vidas que ainda se beneficiarão do ensino, peço, merecidamente, mais uma vez, uma calorosa salva de palmas, agora de agradecimento, ao professor Edevaldo Alves da Silva. (Palmas.)

Ouviremos agora a Camerata da FAAM.

 

* * *

 

- É feita a apresentação da Camerata. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Gostaria de pedir que o Cerimonial conduzisse para as cadeiras principais da Mesa o coordenador do curso de Música da Fundação Edevaldo Alves da Silva, Professor Paulo César Fernandes Rocha, e o maestro Enio Antunes.

Prezadas senhoras e prezados senhores, nos aproximamos do momento de encerramento desta Sessão Solene, que passou rápido demais, sobretudo, pela relevância de que o ato se revestiu. Homenageamos, seguramente, uma das dez melhores instituições de ensino superior do país. Os resultados mostram isso e comprovam, é apenas uma constatação.

Estamos comunicando oficialmente, por meio desta Sessão Solene, a passagem de um dos mais bem sucedidos processos e projetos educacionais do País para a condição de fundação. Como disse o deputado e professor Edson Alves da Silva, a FMU agora é Fundação Edevaldo Alves da Silva. (Palmas.)

Nesta sessão em que brilhantes oradores que me antecederam falaram tanto de amor, numa sessão coroada por tanta emoção, me vejo na contingência de citar a primeira epístola que São Paulo encaminhou aos Coríntios, em cujo capítulo 13 ele lembra que os três dons mais importantes da pessoa humana são a fé, a esperança e o amor. A fé é a força motriz que nos impulsiona adiante, a fé é a energia capaz de nos por em movimentos. Quem não tem fé não se move, não tem força para enfrentar os desafios e seguir adiante.

Se Edevaldo Alves da Silva não tivesse fé, não teria conseguido sair da sua condição humilde, dividindo uma modesta pensão - se me permitem a indiscrição, um porão - com o consultor geral da República, ex-ministro Saulo Ramos, para vir aqui iniciar uma trajetória na cidade de São Paulo, cercado de todo sacrifício, procurando qualquer emprego que pudesse garantir sua subsistência, porque sabia que todo trabalho edificado com as próprias mãos é nobre, não importa o seu nível, para chegar ao que hoje é a Fundação Edevaldo Alves da Silva.

A esperança é o leme que nos direciona ao rumo certo. Quem não tem esperança, no primeiro desafio para, reclama dos obstáculos colocados, não tem condição de perceber que o obstáculo, na verdade, não é um empecilho, mas o trampolim para que o superemos e dele saiamos fortalecidos somo seres humanos.

Quem tem esperança, quando a visão está obnubilhada pela névoa, sabe que deve prosseguir porque sabe que busca o rumo certo. Foi a fé e a esperança que moveram Edevaldo Alves da Silva, Labibe Alves da Silva e seus filhos Edson e Eduardo.

E o amor é o destino ao qual se encaminha toda pessoa movida pela fé e guiada pela esperança.

Pedi que viesse à frente e se sentassem no lugar de honra das autoridades o professor Paulo César Fernandes Rocha, coordenador do curso de Música da FMU, Fundação Edevaldo Alves da Silva, e o maestro Enio Antunes, porque João Carlos Martins, um dos maiores pianistas da história deste País se viu na contingência humana de perder parte de sua capacidade motora, de deixar de fazer aquilo que mais sabia, que mais encantava. Disseram a ele que estava acabada sua carreira de músico, mas João Carlos Martins, também movido pela fé, pela esperança, buscando sempre o amor, não se entregou e foi à FMU, Fundação Edevaldo Alves da Silva, ter aula de regência com esse jovem que aqui se apresentou, o maestro Enio Antunes. (Palmas.) Ficando assim registrada a humildade e a grandiosidade de João Carlos Martins e o desejo de jamais desistir. Ensinava aos seus alunos o professor Edevaldo Alves da Silva que na vida só não vence aquele que desiste. O que insiste, o que persiste, sempre acaba vencendo, até mesmo na vaga do que desistiu. João Carlos Martins, que foi desanimado por tantas pessoas, buscou refúgio nesta casa de ensino, a Fundação Edevaldo Alves da Silva. Poucos anos mais tarde, João Carlos Martins, que deixara de ser pianista para ser maestro, era aplaudido de pé ao reger uma orquestra no Carnegie Hall, uma das casas de espetáculo mais prestigiadas de Nova Iorque.

Isso é fé, é esperança e amor!

Se me permitem, Antonio Salim Curiati se emocionou e se emociona, eu também me emociono, quero fazer uma confidência. No meu noviciado, no curso primário, no Externato Macedo Vieira, eu tinha muita dificuldade de aprendizado. Foi difícil, se me permitem uma expressão coloquial, que eu deslanchasse nos estudos. Minha mãe, que aqui se encontra, dona Soraia – ela não gosta que eu fale, agora aos 77 anos – sentava comigo todos os dias e me ensinava a fazer contas simples que eu não conseguia compreender. E quando vejo a família de Edevaldo Alves da Silva unida pelo ensino, pela formação, pela superação de obstáculos, não fosse o amor, eu teria interrompido logo nos primeiros passos, desanimado por entender-me incapaz de prosseguir no meu aprimoramento.

E é por isso que São Paulo, dos três dons – fé, esperança e amor – destaca o amor. O amor que vimos de uma família não só pelo ensino. Professor Edevaldo, se o senhor me permite, é o amor que sua família demonstra em relação ao próximo, àquele que quer uma oportunidade de estudar, de superar os seus desafios e suas dificuldades para empreender com sucesso.

Esta foi uma sessão Solene para o educador emérito Edevaldo Alves da Silva, para o complexo educacional FMU, agora Fundação Edevaldo Alves da Silva, todos, mais do que nunca, identificados pela palavra amor no seu mais sublime significado.

Agradeço a todos os profissionais desta Casa, ao Cerimonial, à minha assessoria, à Dra. Rosina, a todos os funcionários e professores da FMU que, com seu trabalho, possibilitaram o sucesso nesta realização. Convido a todos para um coquetel que se realizará no Hall Monumental, somente reservado para os grandes eventos. E informo a todos que esta Sessão será transmitida pela TV Assembleia no próximo sábado, 4 de setembro, às 21 horas e 30 minutos.

Boa noite e que Deus abençoe a todos, especialmente ao Professor Edevaldo Alves da Silva e à sua família.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

            - Encerra-se a sessão às 22 horas e 15 minutos.

 

* * *