http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

22 DE JUNHO DE 2012

039ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DA ASSEMBLEIA DE DEUS”.

 

Presidente: JOSÉ BITTENCOURT

 

 

RESUMO

001 - JOSÉ BITTENCOURT

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado José Bittencourt, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Comemorar o dia da Assembleia de Deus". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro".

 

002 - ORLANDO MORANDO

Deputado Estadual, parabeniza o Deputado José Bittencourt pela lei que instituiu o dia da Assembleia de Deus. Cumprimenta o público em nome do ex-Governador José Serra. Destaca o trabalho social realizado pela Assembleia de Deus.

 

003 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Informa que esta solenidade será transmitida em data oportuna pela TV Assembleia. Anuncia vídeo com a história da Assembleia de Deus. Dá conhecimento de mensagens alusivas à efeméride. Anuncia apresentação de Louvores pelo Círculo de Oração da Assembleia de Deus de Utinga, em Santo André. Anuncia apresentação musical da cantora Sumara Santos, da Patmos Music.

 

004 - GILBERTO NASCIMENTO

Presidente Estadual do PSC, parabeniza o Deputado José Bittencourt por lei que institui o Dia da Assembleia de Deus. Recorda seu período como Deputado Estadual. Defende a participação de religiosos na política nacional. Faz histórico da criação da Assembleia de Deus no Brasil.

 

005 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia a exibição de vídeo em comemoração ao centenário da Assembleia de Deus do Brasil e a apresentação do Coral Vila Primavera, da Assembleia de Deus do Ministério Ipiranga.

 

006 - SAMUEL RODRIGUES

Presidente da Assembleia de Deus de Jandira e da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Estados Limítrofes, afirma ser filho de pastor. Fala sobre o aumento na procura por religião pelo povo. Faz citação bíblica.

 

007 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Anuncia apresentação do grupo Panto Arte e performance musical do Saxofonista André Paganelli.

 

008 - ELIAS CROCE

Presidente da Assembleia de Deus Guacuri, de Diadema, fala sobre o aniversário de 101 anos da Assembleia de Deus. Faz citação bíblica. Comenta o crescimento do número de seguidores da igreja. Faz relato histórico da Assembleia de Deus no Brasil.

 

009 - JOEL ROCHA

Presidente da Associação dos Policiais Militares de Cristo no Estado de São Paulo, fala sobre o trabalho realizado pelos PMs de Cristo. Dá conhecimento de evento, em Ribeirão Preto, sobre a instituição. Presta homenagem ao Deputado José Bittencourt.

 

010 - Presidente JOSÉ BITTENCOURT

Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. José Bittencourt.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Nos termos regimentais, esta Presidência dispensa a leitura da Ata da sessão anterior.

Queremos agradecer a presença de todos que aqui vieram. Os nossos irmãos e irmãs de diversos lugares de nosso Estado, várias lideranças aqui presentes. Temos um objetivo nesta sessão, de estarmos celebrando aqui no parlamento de São Paulo, o maior parlamento da América Latina, parlamento estadual, o Dia da Assembleia de Deus, e também comemorando, celebrando 101 anos da existência desta igreja pentecostal histórica, Assembleia de Deus no Brasil, que tem muito contribuído para a expansão do evangelho, não só na nossa pátria, mas também fora do nosso Brasil. E tem agido, tem atuado, contribuindo sobremaneira com a elevação da sociedade, elevação da cidadania, e, acima de tudo, também investindo em áreas sociais, investindo na área da educação e isso nos alegra, estarmos juntos aqui neste parlamento celebrando o Dia da Assembleia de Deus e também celebrando ao Senhor Jesus, que é salvador das nossas vidas.

Vamos nomear as autoridades aqui presentes.

Antes de assim fazer, convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, regida pelo 2º Tenente Músico PM Davi Serino da Cruz. (Palmas.)

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Viva o nosso Brasil. O Brasil é do Nosso Senhor Jesus, o Brasil é do Senhor Jesus. Amém.

Quero apresentar e registrar a presença dos ilustres pastores e amigos que estão conosco, líderes que estão conosco aqui esta noite. Aqui à minha esquerda o pastor Samuel Rodrigues, é Presidente da Convenção Estadual das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado de São Paulo e Estados limítrofes, ou seja, CIADESPEL, esta é a sigla. Pastor Samuel Rodrigues, nosso conselheiro, nosso amigo, nosso irmão, tem nos ajudado muito durante esta trajetória política de três mandatos aqui na Casa, e ele tem sido um esteio, compartilhando idéias e nos ajudando nesta caminhada. Eu quero que vocês aplaudam o Senhor pela vida do pastor Samuel Rodrigues. (Palmas.)

Irmão Gilberto Nascimento, evangelista Gilberto Nascimento. Várias vezes vereador, deputado estadual, foi deputado estadual aqui nesta Casa, deputado federal e hoje é o Presidente Estadual do Partido Social Cristão. Alegra-nos muito a presença do Gilberto, que é um irmão nosso, e um defensor também da cidadania. Aplaudo o Senhor pela vida do Gilberto Nascimento. (Palmas.)

À minha direita, Deputado Orlando Morando, ilustre deputado. Quando cheguei aqui ele estava também, chegamos juntos, está no terceiro mandato, presidiu Comissões aqui nesta Casa, também foi líder da bancada do PSDB no ano passado, é um dos grandes deputados que realmente dignifica e orgulha este parlamento. Tem sido um homem defensor das questões legitimas, da cidadania, e tem ajudado muito o governador do Estado, assim como nós fazemos parte da base aliada, e hoje ele representa o ex-governador José Serra, que não pode estar aqui conosco, está em outro compromisso, e o Deputado Estadual Orlando Morando está aqui com esta missão. Aplaudo o Senhor pela vida do Deputado Orlando Morando. (Palmas.) Ele vai ter a palavra após a apresentação, porque ele precisa visitar o seu irmão que se tornou pai, é motivo muito justo que ele tem que sair antes do término da sessão.

Pastor Luis Paes, coordenador da Convenção CEADER no Estado do Rio de Janeiro das Assembleias Deus. É um dos pilares, ajudadores da nossa caminhada, pastor Luis Paes tem feito parte da equipe, tem trabalhado conosco também nessa caminhada. Aplaudam o Senhor pela vida do pastor Luis Paes. (Palmas.)

Pastor Edmar Ribeiro, gostaria de apresentá-lo, pastor Edmar Ribeiro dirige o setor do Ministério no Ipiranga, na Vila Primavera, inclusive tem um Coral aqui, o Coral da Vila Primavera, fiquem em pé, por gentileza. Coral da Vila Primavera, olhem que maravilha! Deus abençoe a todos. Daqui a pouco este Coral estará se apresentando. Ele representa aqui o pastor Alcides Favaro, que é o Presidente da Assembleia de Deus Ministério no Ipiranga. Ministério pujante que tem mais de 700 igrejas aqui no Estado de São Paulo. Pastor Edmar Ribeiro também tem sido um esteio, um ajudador na nossa caminhada cidadã aqui em São Paulo. Aplaudo o Senhor pela vida do pastor Edmar Ribeiro. (Palmas.)

Outras pessoas ilustres, pastor Narciso do Carmo da Fé, lá de Ribeirão Preto. Este homem preside a Assembleia de Deus Ministério de Madureira na região de Ribeirão Preto e mais 15 cidades, ele é o Superintendente daquela jurisdição. Ao lado dele, pastor Jefferson, vereador ilustre da cidade de Brodósqui, pastor da Igreja Metodista Renovada, meu amigo, meu irmão. Este homem tem sido uma benção ali na cidade de Brodósqui, ajudado o prefeito, é um servo que pastoreia a igreja, uma igreja muito grande com investimento na área social de tal modo que nós ficamos muito felizes. Com pastor Narciso da Fé representando o pastor Samuel Ferreira nesse instante, pastor Samuel esta viajando para Cuba com vários pastores, e ele está aqui o representando. Aplaudo o Senhor pela vida desses dois ilustres homens de Deus. (Palmas.)

Conosco também reverendo Elias Croce, é um apologista, preside a Assembleia de Deus na Vila Guacuri, divisa entre Diadema e São Paulo. É um estudioso, um homem que vai falar daqui a pouco. Um homem que tem se dedicado ao ensino, ao magistério eclesiástico. Aplauda, Senhor, ele está junto com algumas pessoas. (Palmas.) Sr. Gilberto Nascimento Júnior, fique em pé, aplauda o Senhor pela vida do Gilberto Nascimento Júnior. (Palmas.) Filho do Gilberto Nascimento, ore por ele, ele está numa caminhada, ore por ele. Merece a nossa oração.

E vários outros pastores, pastor Luiz Alberto Firmino, secretário do Trabalho, licenciado, do município de Sorocaba, representando neste ato o pastor Osmar José da Silva, que é pastor Presidente da Assembleia de Deus em Sorocaba. Para vocês terem uma idéia, a Assembleia de Deus tem 400 igrejas espalhadas pelo Estado de São Paulo e fora de São Paulo. Pastor Osmar não pôde estar presente, mas o secretário do Trabalho licenciado de Sorocaba, Dr. Luiz Alberto Firmino, é pastor daquela igreja de tal modo que nós nos sentimos honrados, pastor Luiz Alberto Firmino, com a sua presença, representando o pastor Osmar José da Silva. Pode aplaudir, Senhor, pela vida do secretário. (Palmas.)

Pastor Dr. Mário Harder, que é jurídico da Assembleia de Deus em Sorocaba. Obrigado, pastor e meu amigo; também conosco o Sr. Paulo Cesar Rabello de Freitas, que é advogado, mestre em Direito, está conosco juntamente com o Dr. Fábio Pompeu, de Guarulhos. Eu o vi chegando aí, faço menção. Menção também nesse instante, Sr. Odair Fontanelli, vice-Presidente da Federação Amigos de Israel no Estado de São Paulo, está sempre conosco e nos ajudando; Bispo Ademir, fique em pé, ele representa a Igreja Metodista Wesleyana; bispo Anderson Caleb neste instante, e é um colaborador nosso, um ajudador na nossa caminhada; Pastor Catarino de Cubatão, e o Roberto. Fique em pé, Roberto. Obrigado pela presença, preside a Assembleia de Deus em Cubatão, um Ministério recente, mas são batalhadores. Muito obrigado pela presença, Roberto, pra nós é uma grande alegria.

Coral da Igreja de Utinga, fique em pé; e os irmãos da Igreja de Utinga que vieram, fiquem em pé, por gentileza. Tem uma parte lá na galeria; obrigado, pastor Antonio Carlos Albanessa, vice-Presidente da Igreja em Santo André; Pastor Levi Pereira Gomes é o 3º vice-Presidente; Eunides, nossa secretária administrativa; e tantos outros, que me desculpem não mencionar os nomes dos demais pastores da congregação, congregação nossa, pastor Daniel Florêncio e tantos outros que estão aqui, muito obrigado. Aplaudam o Senhor Jesus, meus irmãos. (Palmas.)

Obrigado, pastor Ailton, pela presença; pastor Ricardo, também de Mauá; cantora Sumara, fique em pé, por gentileza. Cantora Sumara Santos é Patmos Music, é uma gravadora ligada à CPAD, a nossa Casa Publicadora da Assembleia de Deus no Brasil, daqui a pouco ela vai louvar ao Senhor. Obrigado também a sua família, seu esposo presente nesse instante.

Vamos ouvir o Deputado Orlando Morando, ele tem que sair, mas ocupa a tribuna como sempre que ele faz aqui cotidianamente. Obrigado, pode aplaudir o Senhor pela vida do Deputado Orlando Morando. (Palmas.)

 

O SR. ORLANDO MORANDO - PSDB - Muito boa noite a todos. Quero iniciar cumprimentando e saudando o autor da lei que instituiu o Dia da Assembleia de Deus no Estado de São Paulo, para alegria de todos nós, o Deputado José Bittencourt. A quem eu cumprimento, eu saúdo, e, acima de tudo, a quem eu aqui faço reverência pelo seu espírito público, pelo seu trabalho e acima de qualquer questão defendendo sempre os interesses religiosos com muita clareza, defendendo a vida, defendendo o futuro. Deputado José Bittencourt, além de todas as suas virtudes, nós temos uma ainda maior, ambos somos do Grande ABC, eu de São Bernardo do Campo e ele da cidade de Santo André. Chegamos juntos à Assembleia Legislativa no ano de 2002, quando fomos vitoriosos nas eleições. Tenho uma alegria muito grande de poder chamá-lo de amigo. No parlamento não são todos que podemos conviver e chamar de amigo. Deputado José Bittencourt é uma pessoa de bem, uma pessoa que realmente trabalha pelo próximo, e o seu êxito vem sendo coroado a cada uma de suas eleições, com Vitório e com uma votação sempre crescente. Isso é prova de um trabalho que não é fácil, a imagem do homem público, e muitos, infelizmente, não honram o seu mandato, não temem a Deus, acabam muitas vezes deteriorando aqueles que efetivamente chegam aqui para trabalhar, chegam aqui para fazer a diferença.

Eu posso, mais do que qualquer questão pela convivência, pelo trabalho, dar este testemunho deste grande deputado que hoje nos coroa com essa maravilhosa festa, com este momento tão gostoso, mas acima de tudo com muita fé, que é a comemoração do Dia da Assembleia de Deus no Estado de São Paulo, especialmente neste momento que completa 101 Anos. Muito obrigado, Deputado José Bittencourt, pelo seu trabalho e por nos permitir estar aqui com você.

Trago aqui um abraço fraterno do nosso ex-governador José Serra, que gostaria, inclusive fez todo esforço para estar presente, mas neste momento já agendado anteriormente, inclusive antes deste convite feito pelo Deputado José Bittencourt, ele encontra-se na Associação Comercial do bairro do Tatuapé, aqui em São Paulo, ministrando uma palestra. E após este compromisso, nós temos no próximo domingo a Convenção do PSDB, onde o ex-governador encontra-se como pré-candidato a prefeito e em um momento difícil, de muito trabalho. Então, peço desculpas, mas ao mesmo tempo trago o seu abraço, trago o seu conforto a ele que realmente tem um apreço muito grande por todos vocês.

Quero cumprimentar em seu nome, cumprimentar todos os demais pastores, pastor Samuel Rodrigues, a quem o deputado José Bittencourt fez toda menção merecida ao seu trabalho, mas faço questão de cumprimentar e, em seu nome, saudar a todos. Cumprimentar o Presidente do PSC, com quem eu pude conviver um período do mesmo partido Gilberto Nascimento, a quem eu tenho um respeito muito grande, ao seu filho, Gilberto Nascimento Filho, que também nos deixa muita alegria, porque são poucos os jovens que hoje querem entrar na vida pública, e pelo trabalho do pai, pelo histórico, pelo legado, ele aceitou esse desafio e nós desejamos toda sorte do mundo à família, mas em especial a você, que aceitou esse desafio. Cumprimentar todos os pastores, pastoras, obreiros.

Uma palavra breve, mas de muito carinho. Primeiro, de muito respeito a esta instituição tão importante, sem nenhuma demagogia. E aqui, Deputado José Bittencourt, eu estava fazendo uma reflexão até por estarmos no parlamento, porque tentar falar aqui na palavra Deus, mediante este público, seguramente eu seria derrotado, porque vocês têm todo um trabalho, um preparo, um conhecimento. Eu sou um homem de Deus também, mas acima de tudo eu fiquei avaliando a importância que vocês têm na sociedade por vários quesitos. Indiscutivelmente ninguém consegue recuperar vidas melhor que vocês.

E nós vimos tantos fatos, pessoas importantes que muitas vezes caem numa clínica vítima de uma dependência química, passam um mês, dois meses, três meses, saem e voltam àquele mundo trágico. Quando uma mesma pessoa é tratada por uma clínica que, ao seu conforto, tem a palavra de Deus, tem a esperança, tem a fé, o trabalho é totalmente diferente. Vocês que cuidam de idosos, vocês que cuidam de crianças, que fazem um trabalho social indiscutível e que muitas vezes fazem melhor do que o poder público, mas atuação de religiosos, pessoas de bem, pessoas de fé, pessoas de oração, pessoas de Deus foram mais longe.

Na última eleição para Presidente, foi um marco do apreço que as pessoas de bem tem pela família brasileira. Jamais, e eu que estou quase 20 anos na vida pública, vi uma discussão tão acalorada em defesa da vida. Candidatos que quando não se opunham a vida, como diz o jargão popular, não queriam se comprometer, e lamentavelmente a triste discussão em querer regularizar o aborto acabou tornando-se pauta de uma eleição presidencial. E por dúvida e por falta de clareza, com toda profundidade, com todo conhecimento que tenho da experiência de vida pública, a eleição se arrastou para um segundo turno, onde os candidatos tiveram que ter um compromisso claro com a vida, com a família, com as questões legais, e com as questões morais.

Vocês, na sociedade e hoje, especialmente comemorando os 101 anos o Dia da Assembleia de Deus no parlamento, tem um papel que não é apenas significativo, é um papel que decide o futuro de um Estado, o futuro de uma cidade e o futuro de uma nação. Razão pela qual eu trago aqui o meu abraço, o abraço do nosso sempre Governador José Serra, e mais do que isso, a certeza de contarão sempre com o nosso apoio. Representante nesta Casa, vocês tem aqui Deputado José Bittencourt, que indiscutivelmente faz um trabalho maravilhoso, e tenham a certeza de que enquanto ele estiver neste parlamento, a voz de cada um de vocês será plenamente ativa. Parabéns a todos, e que Deus continue abençoando e protegendo todos vocês. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigado, Deputado Orlando Morando, pelas suas palavras. E dizer que vamos orar pelo Deputado Orlando Morando, orar pelo ex-Governador José Serra, orar pelo Governador Geraldo Alckmin, orar por todas as autoridades aqui no Estado. O Presidente do Tribunal de Justiça, Dr. Ivan Sartori; orar também pelo Procurador Geral de Justiça, Dr. Márcio Fernando Elias Rosa, e tantas outras autoridades aqui no Estado. É dever nosso, a própria Bíblia assim nos orienta.

Na sequência, informar a todos que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, dia 24 de junho, às 21 horas, canal 13 NET, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, e TV Digital Aberta canal 61.2, de tal modo que esta sessão estará sendo transmitida no domingo às 21 horas.

Registro a presença, enquanto os nossos amigos do som preparam para passar um vídeo, um pequeno vídeo da história da Igreja Assembleia de Deus. Faço menção ao vereador Squetini, da cidade de Matão, acompanhado do pastor Jair. Vereador Squetini, um grande nome, fique em pé para a televisão te pegar, registrem o vereador Squetini e também o pastor Jair, aqui à minha direita, e dizer que este homem tem sido um instrumento de Deus àquele município. Ele congrega com o pastor Paulino, da Assembleia de Deus vinculada a CIEADESPEL; registro a presença do pastor Epaminondas, da Igreja Pentecostal da Bíblia no Brasil; Capelão pastor Robson Garcia, da Associação dos PMs de Cristo; e também o tenente coronel PM Alexandre Marcondes Terra, que é vice-Presidente da Associação dos PMs de Cristo, aqui à minha direita; eu vi também o capitão Joel Rocha, que é Presidente da Associação dos PMs de Cristo no Estado de São Paulo. Fiquem em pé para que a televisão registre a presença desses ilustres. Aplaudam o Senhor pela vida do capitão, Presidente da Associação dos PMs de Cristo. Obrigado pela presença. (Palmas.) Também o Presidente da Assembleia de Deus de Indaiatuba, Aparecido, fique em pé, juntamente com o pastor Gilberto. Pastor Aparecido preside a Assembleia de Deus Aliança de Paz vinculada à CIEADESPEL. Aplauda, Senhor, pela vida desse ilustre servo de Deus. (Palmas.)

O vídeo da história da Assembleia de Deus no Brasil.

 

* * *

 

-É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Aplauda, Senhor, são fotos históricas desta igreja no nosso País.

E dizer a todos que daqui a pouco também assistiremos a um vídeo muito curto sobre os 100 Anos, quer dizer, a Festa do Centenário que ocorreu no ano passado, daqui a pouco falaremos sobre isso.

Vamos ouvir o Grupo Círculo de Oração, o grupo de mulheres da Assembleia de Deus de Utinga de Santo André aqui à frente, acho que é o melhor lugar.

Enquanto elas se aproximam, nós queremos agradecer ao Sr. Marco Aurélio Bertaiolli, prefeito municipal de Mogi das Cruzes, que encaminha justificativa; também o vice-governador Guilherme Afif Domingos agradece o convite para essa sessão solene e pede escusa; Sr. Pedro Ângelo, secretário coordenador administrativo da Prefeitura de Jequitiba, que também agradece o convite; o Vereador Alemão, do Cruzado, também encaminha email também agradecendo e justificando ausência; Sr. Joel Cardoso, pastor da Igreja Metodista Renovada, que faz o seu agradecimento; Sr. Milton Leite, que é vereador na cidade de São Paulo; Sr. José Police Neto, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, agradece e pede escusa pela ausência; pastor Davi Silva Oliveira também agradece pelo convite; Sr. Carlos André Ortiz, que é o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, também envia email agradecendo; Deputado Estadual Adilson Rossi também agradecendo.

Vamos ouvir, então, as nossas irmãs do Círculo de Oração.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Graças a Deus, pode agradecer ao Senhor por esta adoração tão especial. (Palmas.)

Obrigado, bispo Regis, pela presença, meu amigo, Presidente da Igreja União Pentecostal, Deus abençoe o bispo pela sua presença e tantos outros pastores. Pastor Eli de Cruzeiro está lá, Presidente da Assembleia de Deus em Cruzeiro, bonita cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba; presbítero Jétro, que é maestro lá da Banda; o evangelista Lutero está aqui, de Cruzeiro; e o Sr. Jefferson Flávio Moreira da Folha Pentecostal, Deus abençoe, obrigado pela presença.

Ouçamos as nossas irmãs. Ai de nós se não fossem essas irmãs intercedendo por nós.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Deus seja louvado! (Palmas.)

Meus irmãos, eu tenho a satisfação de estar pastoreando essa igreja em Utinga, Santo André, há 21 anos, fico feliz. A Assembleia de Deus em Santo André é sustentada pelo Círculo de Oração, pela interseção dessas irmãs.

Registro a presença do Sr. Sandro, assessor da vereadora Eunice Cabral, do município de Piracaia; pastor Abílio Santos, da Comunidade Cristã Kairós, e a esposa, pastora Adriana; também pastor Moacir de Paula Monteiro, representado pelo pastor Douglas Costa e Comissão de Pastores aqui presente; nós queremos registrar a presença desses irmãos, Assembleia de Deus Missão Brasil em São Bernardo do Campo também; Vereadora Edna, do município de Guarulhos, registramos a presença da ilustre vereadora, e também eu quero apresentar o Toninho da Banda, fique em pé o Toninho da Banda, Deus também tem um plano na vida dele, nós gostaríamos que os irmãos intercedessem por ele, Toninho da Banda. Eu quero que a TV ALESP registre a presença do Toninho da Banda. E o nosso irmão Marcos Miranda, fique em pé, irmão Marcos Miranda. Marcos Miranda é um servo de Deus que trabalha conosco, Deus também tem um projeto na vida dele e representa nesse instante o Deputado Federal Roberto de Lucena, que é do Brasil para Cristo, uma igreja que amamos; pastor Orlando Silva; pastor Luiz Fernando Bergamin; e tantos outros pastores que fazem parte dessa igreja; pastor Alexandre, que está aqui presente, Deus abençoe o pastor, para nós uma alegria. Aplauda, Senhor, pela vida desses ilustres irmãos. (Palmas.) Toninho da Banda, Marcos Miranda.

Nós estaremos ouvindo agora a cantora Sumara Santos. Sumara, cante para Jesus o louvor abençoado. E cada um no seu templo diz? Glória.

 

A SRA. SUMARA SANTOS - Cumprimentar a todos com a paz do Senhor. Pastor José Bittencourt, demais autoridades, que o Senhor Jesus os abençoe nesta noite. Amém. Mais um ano de bênçãos e vitórias que o Senhor nos concede neste dia maravilhoso, e que Jesus abençoe cada um de vocês que estão aqui.

E nós vamos adorar ao Senhor com um hino bastante conhecido que marcou as nossas Assembleias de Deus, nós o regravamos neste novo CD, Basta uma Palavra. É bem conhecido, os que conhecem louvem comigo. Amém. Vamos adorar a Jesus. Aleluia. Glória a Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Graças a Deus! Obrigada, Sumara Santos, Graças a Deus.

Lógico que esta sessão tem uma formalidade que temos que seguir o roteiro, mas sinto a presença de Deus neste lugar. Este lugar que é palco de tanta discórdia, de tanto embate, de tanto diálogo, de tanta defesa de tese, pensamentos outros diversos, mas que hoje a igreja de Deus está aqui reunida exaltando o nome do Senhor Jesus. Não há divergência, não dissensão, não há facção, não há aqui nenhum tipo de partidarismo, esta Casa tem vários partidos aqui representados. Hoje só tem um aqui, o partido de Jesus Cristo. A igreja de Jesus aqui reunida, que consegue reunir pessoas de diversas camadas sociais e em torno do nome de Jesus, reunimo-nos em comunhão, isso é maravilhoso. Deus abençoe Sumara Santos pelo cântico, e esta eu recomendo, meus irmãos. E o pastor Samuel, a Mesa está dizendo aqui que recomenda.

Quero apresentar a Madinha, é minha esposa, fique em pé, por gentileza. Ai de você não pegar agora, pelo amor de Deus, exatamente. Madinha nos ajuda muito na igreja, psicoterapeuta junto com a irmã Maria do Socorro, que é uma missionária lá da nossa igreja, que faz o atendimento nesta área. Eu quero que vocês aplaudam ao Senhor pela vida da Madinha. (Palmas.) Obrigado, Madinha, a mãe do Artur e da Cíntia.

Conosco também o pastor Herculano Rufino, Presidente da CIADBESP, que é a Convenção das Igrejas Assembleia de Deus do Brasil no Estado de São Paulo. Enquanto o irmão Gilberto Nascimento desce ao parlatório, ele vai usar da palavra, está aqui o pastor Herculano Rufino, eu quero que vocês aplaudam o Senhor pela vida do pastor Herculano Rufino. (Palmas.) Assumiu recentemente a CIADBESP, e ele está desenvolvendo um grande trabalho. Obrigado, pastor Herculano Rufino, e nós nos alegramos com sua presença.

Está presente aqui o pastor Abel, chefe do governo de Juquitiba, muito obrigado pela presença; Pastor Moacir Vieira dos Santos, da Assembleia de Deus de Campinas, pastor Moacir e família.

Ouçamos, então, o nosso sempre Deputado Gilberto Nascimento.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - Eu quero neste momento cumprimentar toda a amada igreja na gloriosa paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Por muitos anos usei esta tribuna e quando chegava aqui eu podia dizer Exmo. Sr. Deputado fulano de tal, Exma. Sra. Deputada. Quantas vezes vimos nesta Casa reuniões em que estava o meu querido, excelência pastor José Bittencourt, a quem eu quero cumprimentá-lo nesta hora. E quando cumprimento-o, quero cumprimentar todas as demais autoridades presentes, os pastores aqui presentes, porque é lógico que o senhor, como pastor, representa os pastores.

Pastor Bittencourt, eu quero parabenizá-lo pela sua autoria de um projeto de lei, sancionado pelo Sr. Governador do Estado, que instituiu o Dia da Assembleia de Deus no Estado de São Paulo. Eu quero dizer que muitas vezes usei esta tribuna enquanto deputado, quantas vezes vi grandes eventos nesta Casa, eventos de governadores tomando posse, eventos de secretários de Estado, cheguei a ver nesta Casa o Presidente da República por aqui passando juntamente com os seus ministros. Cheguei a ver aqui homens de confiança de governo. Homens de confiança que, muitas vezes, perderam a sua confiança ao decorrer do tempo. Porque surgem os homens de confiança de um governo quando nós podemos observar alguns candidatos andando e logo alguém carregando a sua bola, tratando ele bem, abrindo a porta do automóvel para depois, se ele for vencedor na eleição, se tornar um homem de confiança daquele governo. E são pessoas que convivem com essas pessoas, com governantes, mas são pessoas também que eu já vi passar, sentar aqui nesta Casa no tempo que eu aqui fiquei, homens que eram homens de confiança do governo, de um governo terreno e depois tiveram algum problema ou o governo não terminou bem e acabaram perdendo a confiança.

Eu louvo a Deus, meu querido pastor Bittencourt, porque o que estamos vendo aqui nesta noite quando estamos comemorando 101 anos da Assembleia de Deus no Brasil, nós estamos vendo aqui também homens de confiança. Mas não são homens de confiança e mulheres de confiança simplesmente de um governo terreno, de um governo que você precisou carregar a pasta de um candidato para depois se tornar homem de confiança. Aqui eu vejo homens e mulheres de confiança, homens que muitas vezes estavam trabalhando no chão de fábrica, quando estavam eventualmente trabalhando na roça, ouviram a voz do Espírito Santo dizendo no seu ouvido: venha, meu filho, que eu tenho uma obra maior para sua vida. E aí foram instituídos homens e mulheres de confiança. Mas não são homens e mulheres de confiança de um governo terreno, um governo que se corrompe, e um governo que tem dia para começar e dia para terminar, aqui estamos diante de homens e mulheres de confiança de um governo eterno, um governo que não se corrompe, um governo que não termina, e um governo que um dia vai mandar o seu filho, Jesus Cristo, às nuvens para dizer: vinde bendito de meu Pai, que é isso que tenho preparado para vós. Homens e mulheres de confiança de Deus, glorifiquem a Deus nesta noite. Glorifiquem a Deus por estar dentro de um parlamento, dentro de uma Casa política dizendo e podendo dizer neste lugar: Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida. Aleluia, Glória a Deus!

Pastor Bittencourt, a Assembleia de Deus é uma igreja que me emociona muito, eu estava ali muito emocionado, eu me lembro que há algum tempo quando falávamos de Assembleia de Deus, era um povo muito distante de tudo. Era um povo que as pessoas achavam que era um povo muito pequeno. E eu me lembro que nesta Casa o primeiro deputado que aqui chegou em nome da Assembleia de Deus foi o nosso querido Deputado Carlos Apolinário, hoje vereador na cidade de São Paulo. E eu cheguei como o primeiro vereador da Assembleia de Deus na Câmara Municipal de São Paulo. Quando as pessoas diziam: mas fazer política é pecado. Fazer política não é o melhor caminho. E eu dizia: nós precisamos estar representando a nossa igreja em todas as casas. E eu louvo a Deus hoje por poder ver esta Assembleia Legislativa se abrindo para que pessoas possam vir aqui declarar que Jesus é o Senhor da nossa vida.

Pastor Bittencourt, eu quero lhe parabenizar neste momento, e dizer que o Sr. tem feito a diferença nesta Casa. É um exemplo de homem público a ser seguido, e queira a Deus que, tantos outros, um dia que esta Casa, quando hoje já dizemos que temos mais de 25% ou 30% da população deste Estado, e deste país, que possamos aqui ter muito mais deputados representando também a nossa Assembleia de Deus e tantas outras igrejas. Portanto, pastor Bittencourt, parabéns mais uma vez a V. Exa., por estar honrando este povo, honrando esta igreja que merece todo o nosso respeito. Porque esta igreja, pastor Bittencourt, como V. Exa. bem sabe, ela começou em 1911, com Gunnar Vingren, ela começou com os dois missionários suecos que chegaram aqui e nem português falavam, mas eles tinham a orientação e a ordem do Espírito Santo de Deus, para que pudessem vir aqui falar que Jesus cura, Jesus salva, Jesus batiza e Jesus transforma vidas.

Você que está nos ouvindo nesta hora também aqui na TV Assembleia, o que essas pessoas estão fazendo aqui nesta noite são pessoas que um dia aceitaram Jesus Cristo como seu salvador. Foram pessoas que um dia deixaram a vida do pecado. Pessoas que um dia tinham suas vidas conturbadas, famílias conturbadas e acharam por bem trazer Jesus para dentro do seu lar, para que suas vidas pudessem mudar. Portanto, meu amigo, você que está me assistindo neste momento, talvez você que está passando aí o canal da sua televisão e parou aqui na TV Assembleia, eu quero dizer que Jesus te ama, e Jesus pode mudar a sua vida. Aceite Jesus Cristo como seu salvador, e você fará também a diferença nesse mundo. Num mundo tão conturbado, onde as pessoas estão cada dia mais conturbadas, onde as famílias estão se destruindo, onde as famílias estão se acabando, existe um povo que tem essa preocupação, de lutar e orar, para que sua família seja uma grande benção e que você seja alguém diferenciado e feliz nessa sociedade.

Aos nossos governantes que recebam também o recado, que os seus governos podem ir bem à medida que eles também aceitarem Jesus Cristo como seu salvador. Que este povo, Srs. Governantes, é o povo que ora, é o povo que acorda pelas madrugadas e coloca os joelhos no chão, porque nós aprendemos na nossa Bíblia abençoar as nossas autoridades e orar pela paz sobre a nossa cidade, pela paz sobre o nosso Estado e pela paz sobre o nosso país.

Que Deus abençoe todos vocês. Que Deus abençoe a cada um dos irmãos. Que Deus abençoe nossas irmãs do Círculo de Oração. O que seria da Igreja Assembleia de Deus, que tem a sua marca registrada, que tem um grupo de mulheres que oram, que colocam também os seus joelhos em terra para pedir a Deus abençoar o crescimento da igreja e abençoar todas as pessoas?

Pastor Bittencourt, que Deus possa lhe abençoar. Esta igreja, que tem a sua harpa cristã que nos empolga. Essa igreja que tem a sua Bíblia Sagrada como marca registrada e essa igreja que tem o Pai, o Filho e o Espírito Santo e Deus sobre a nossa vida. Que Deus os abençoe em nome de Jesus. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Palavras do Sr. Gilberto Nascimento. Deus continue abençoando o ilustre Presidente do PSC, Deputado Gilberto Nascimento.

Nós agora vamos para o segundo vídeo, e depois ouviremos o Coral da Vila Primavera, apresentação musical da Vila Primavera. E quero fazer menção da presença do pastor Valdemar Augusto, que é o maestro lá do Ipiranga; e também da irmã Ruth, Deus abençoe irmã Ruth, enfermeira que tem ajudado muito a Igreja no Ministério do Ipiranga, aliás, até outros irmãos no atendimento, no encaminhamento. Ficamos muito felizes e honrados com a presença da irmã Ruth, do pastor Valdemar Augusto. Obrigado.

Este é o vídeo sobre os 100 anos da Assembleia de Deus aqui no Brasil. O ano passado que foi comemorado o Centenário. É uma reprodução da chegada dos missionários aqui no Estado, uma encenação no país.

 

* * *

 

-É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Assembleia de Deus no Brasil 101 Anos! (Palmas.)

Há uma estimativa que nós somos quase 10% da população do país. O pessoal tem falado em 18 milhões de pessoas, 20 milhões, então, cerca de 10% da população brasileira da Glória a Deus nos templos da Assembleia de Deus no Brasil. Isso é uma benção. Isso é a última estimativa pelo IBGE.

Vamos ao Coral da Vila Primavera. O irmão Renan solicita o irmão Manoel Nascimento para louvar junto.

Queremos dizer o seguinte, após o Coral Musical da Vila Primavera, ouviremos o pastor Samuel Rodrigues, Presidente da CIADESPEL, e ouviremos o Grupo Panto Arte, o saxofonista André Paganelli e encerraremos com o cântico da Sumara Santos, mais um cântico da Sumara Santos. A previsão é sairmos no máximo às 21hs30, daqui uns 15, 20 minutos encerraremos. E teremos a palavra final do pastor Elias Croce. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Maestro Renan, Deus o abençoe, mais um louvor.

Quero apresentar o pastor Natalício Tenório Albuquerque, ele preside Assembleia de Deus Ministério Sapopemba ligada à CIEADESPEL, pastor Natalício Tenório Albuquerque e mais alguns obreiros que o acompanham. Aplauda Senhor pela vida do pastor Natalício, que tem sido também um ajudador, um colaborador, tem sido um esteio também para a nossa caminhada. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigado aos irmãos da Vila Primavera, o Coral regido pelo Erick. O Renan e o Erick foram os maestros nesta apresentação.

Ouçamos o pastor Samuel Rodrigues, e a seguir o Grupo Panto Arte, e desta forma nos encaminhamos para ouvir a palavra do pastor Elias Croce, saxofonista André Paganelli e finalmente o capitão PM Rocha para uma breve homenagem e encerraremos se Deus quiser.

 

O SR. SAMUEL RODRIGUES - É com muita alegria que cumprimentamos a todos com a gloriosa paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Louvo a Deus pelo privilégio de, mais uma vez, estar com os irmãos aqui. Inicialmente, cumprimentar meu amigo, meu irmão, meu deputado, meu chefe, pastor José Bittencourt, cumprimentá-lo pela iniciativa extraordinária, já temos participado de outros eventos como este aqui, e estamos muito felizes por estarmos aqui novamente. Deus abençoe a sua vida, que essa demonstração de fidelidade a Assembleia de Deus continue sempre viva no seu coração. Cumprimentar a todos os pares que aqui estão e a todos os irmãos, e a irmã missionária Madalena, a quem eu cumprimento em nome de todas as irmãs aqui.

É uma alegria muito grande estar aqui, sou um privilegiado, porque eu sou filho de pastor. Nasci nos fundos da igreja numa cidade do interior do Estado de São Paulo. Desde os meus sete anos de idade frequento reuniões com pastores, e hoje estamos muito felizes, porque participamos de uma convenção abençoada neste Estado e que abrange outros Estados da Federação e estamos dando continuidade à obra de Deus neste país.

Também é uma alegria poder falar aqui sobre o aniversário da Assembleia de Deus, visto que estamos ainda com o gostinho do Centenário, ainda estamos vivendo aqueles momentos extraordinários do Centenário da Assembleia de Deus no Brasil. Tão depressa chegamos aos cento e um. Pastor Bittencourt, V. Exa., eu e esses outros obreiros, nós somos a geração do 2º Centenário das Assembleias de Deus no Brasil. Estamos felizes porque estamos participando e orando a Deus, para que aqueles que vierem após nós possam dar, se o Senhor Jesus não vier buscar a sua igreja, dar continuidade a esta obra extraordinária iniciada por Daniel Bergh e Gunnar Vingren.

Louvamos a Deus por estes momentos da nossa igreja. Como filho de pastor, eu já vi de tudo e ultimamente tenho desfrutado desses momentos assim como disse o meu amigo e também companheiro de Ministério, ex-Deputado Gilberto Nascimento, vendo nesses dias acontecer nas nossas Casas de Leis esses momentos extraordinários, eu sou muito feliz por isso, porque antigamente não éramos reconhecidos, e hoje somos procurados. Vão nos procurar, vão atrás das nossas lideranças por quê? Porque nós estamos em evidência por duas grandes razões. A primeira grande razão é porque somos filhos de um Deus vivo, servimos a um Deus vivo, e porque temos crescido extraordinariamente neste país. Eu louvo a Deus por isto, e espero ver a nossa igreja continuar crescendo.

Temos a alegria de ouvir dentro de instantes o devocional com o nosso companheiro, mas eu gostaria de deixar aqui um texto para todos nós. No Livro de Atos Apóstolo, Capítulo XVI, versos 30 e 31: “Retirando-os para fora disse: senhores, o que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo tu e a tua casa.” Este fato aconteceu, aqui todos conhecem, seria desnecessário avançar neste assunto, no momento em que Paulo e Silas estavam presos. Quando os alicerces foram movidos pelo poder de Deus e o carcereiro faz então esta pergunta perto da meia noite: senhores, o que é necessário que eu faça para me salvar? E eles responderam: crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo.

Meus queridos irmãos, estamos vivendo a meia noite do nosso tempo. As trevas são densas e quão densas as trevas. No entanto, ainda há alguém com a melhor, com a maior e a mais poderosa mensagem, e essa mensagem está nos nossos lábios e ao nosso dispor. Quando o mundo está dizendo o que é necessário fazer para me salvar, eu e você podemos responder: crê no Senhor Jesus Cristo e será salvo, tu e a tua casa. Deus os abençoe. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Amém. Deus abençoe o Presidente Samuel Rodrigues, que preside a CIEADESPEL vinculada à CGDADB, Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, uma Convenção muito nobre.

Vamos ouvir o Panto Arte, é um Grupo de Mímica. Depois o André Paganelli e depois já ouviremos o pastor Elias Croce. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Deus seja louvado. Obrigado, Panto Arte. Obrigado, Cesinha e todos. Mais de 40 bilhões é a estimativa de mártires que deram as suas vidas defendendo a bandeira do Evangelho. Em todo o mundo, em toda a história da igreja, estima-se mais de 40 milhões de pessoas que foram barbaramente assassinadas porque professavam o nome do Senhor Jesus. Ultimamente estamos observando em alguns países do Oriente igrejas cristãs, principalmente na Nigéria, igrejas cristãs sendo ateado fogo, cristãos morrendo, e está se falando nesses países na chamada Onda da Cristofobia. Está se falando nesses países. Graças a Deus que no Brasil nós somos uma nação livre. Nossa nação é livre para cultuarmos e louvarmos o nome do nosso Deus. E é um celeiro de missionários a nossa nação.

Saxofonista André Paganelli, logo após ouviremos o pastor Elias Croce. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – JOSÉ BITTENCOURT – PSD – Graças a Deus! Paganelli Harpa Cristã, nº 15 da Harpa. Meu Jesus! Que venha à sua cabeça o Hino da Harpa Cristã. Só uma palhinha para nós, o que vem à sua mente. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Graças a Deus! Maravilha! Aplauda o Senhor pela vida do André Paganelli. (Palmas.)

Pastor Elias Croce com a palavra e encerraremos com o capitão PM Joel Rocha, após o pastor Elias Croce. Obrigado, Sr. André Paganelli, pela apresentação em adoração ao Senhor. E este eu recomendo também, este é homem de Deus, testemunha de Jesus e é maravilhoso.

Pastor Elias Croce, com a palavra.

 

O SR. ELIAS CROCE - Ilustríssimo Deputado José Bittencourt, autoridades aqui presentes, Srs. pastores Presidentes, pastores auxiliares, missionários, missionárias, irmãs e irmãos. A paz do Senhor Jesus Cristo.

Sinto-me honrado pela oportunidade de falar-vos ainda que abreviadamente neste memorável dia. Dia da Assembleia de Deus, que foi inserido no nosso calendário para que pudéssemos refletir e relembrar principalmente das grandes missões que esta magna instituição nos delega. Estamos na continuidade da celebração do Centenário, 101 anos de Assembleia de Deus, e tal acontecimento nos convida a meditar demoradamente sobre algumas lições, lições que eu considero fundamentais, que nos fizeram tornar essa denominação crescente, com congregações em todo território nacional, bem como em diversos países.

Quero fazer a citação de dois textos bíblicos abreviados. Um está registrado no Salmo 118, verso 24, que diz: “Este é o dia que o Senhor Deus fez, nele nos alegraremos e nos regozijemos”. E ainda Josué Capítulo XIII, verso 1 parte C, que diz o seguinte: “E ainda muitíssima terra ficou para possuir”.

Meus prezados irmãos e amigos, autoridades aqui constituídas. Nós estamos comemorando 101 anos de Assembleia de Deus, já podemos nos considerar uma igreja histórica e isto gera alguns sentimentos. Primeiramente um sentimento de alegria, mas também um sentimento de temor. Alegria porque continuamos a existir e somos uma grande denominação. Ouvimos aí 18 milhões, 20 milhões, 10% da população do Brasil, e continuamos a existir também na esfera mundial. Deus tem nos abençoado, somos multidões. Entretanto, nessas comemorações bate também um temor. Um temor porque conhecemos a possibilidade de acomodação e adaptação com uma terra e seus sistemas e essa continuidade. O temor de entrarmos no chamado saudosismo. Esse é o temor. O temor de algumas alianças talvez indevidas e pequenas concessões. Logicamente que não fomos chamados para estacionar no tempo, nós estamos dentro do cronos que conta a idade, que conta o tempo, mas acredito estarmos inserido também no cairos, tal como referendou Jesus, como falou Jesus em Atos, Capítulo 1, verso 8: “Não vos pertence saber tempo ou estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”.

Portanto, meus prezadíssimos, é necessário interpretar com muita especificidade esses detalhes, porque a revelação de Deus é progressiva, bem como a sua unção em nossas vidas. Sendo ela progressiva, precisamos crescer assiduamente, crescer constantemente. Nesse ínterim histórico cresce o temor de não fazermos algumas lições que a própria história nos ensina. Apenas para nos lembrar no Ano 90, na Ilha de Pátiros, estava ali o apóstolo João e no primeiro século da igreja, de acordo com Apocalipse Capítulo 3, verso 20, parece Jesus estar batendo na porta de fora dizendo: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém abrir, eu entrarei”. Tal a importância do momento. São 100 anos da Assembleia de Deus e nós queremos Jesus dentro da igreja, no meio da igreja, caminhando com a igreja.

Mas a história tem muitas lições importantes a nos ensinar. Então precisamos nos lembrar de algumas coisas e isso requer reflexão, requer meditação, requer tempo. Exige umas paradas para fazer algumas lições. E o Centenário nos chama a essa reflexão. Precisamos nos lembrar da nossa chamada. Lembrar do nascedouro da igreja do Nosso Senhor Jesus Cristo, nossa rocha. Lembrar do Pentecoste, a igreja nasceu no fervor do Pentecoste. Lembrar que a igreja de Cristo nunca desfalece apesar dos martírios, perseguições conforme registra a história. A igreja prevalece. Lembrar do elo histórico do Pentecoste à Assembleia de Deus. Lembrar como surgiu a igreja, as Assembleias de Deus no Brasil. Lembrar dos nossos pioneiros, Daniel Bergh e Gunnar Vingren, lembrar como eles chegaram ao Brasil em 19 de novembro de 1910. E que no dia 8 de junho de 1911 começaram um novo trabalho na Rua Siqueira Mendes, na casa da nossa saudosa irmã Celina de Albuquerque, e que em 18 de junho de 1911 iniciaram a Missão de Fé Apostólica aqui no Brasil, que posteriormente veio a ser conhecida como Assembleia de Deus. O texto de Josué Capítulo XIII nos dá essa informação e nos traz essa reflexão, porque ali diz que muitíssima terra ficou para possuir.

Amados irmãos, pastores, ainda temos muito a conquistar. Entretanto, temos o reconhecimento que o Senhor é o dono da terra, ele sabe de tudo. Tudo o que ainda não foi conquistado. Ele sabe das nossas limitações e ele nos passa a lição da continuidade, a lição do discipulado. Entre tantas lembranças memoráveis, posso citar aqui alguns patriarcas como já falei, Daniel Bergh, Gunnar Vingren, Celina de Albuquerque, Clímaco Bueno Asa, News Cadsberg, José Menezes, Nelis Julis Nelson, pai das Escolas Bíblicas de Curta Duração no Brasil, José Alves Pimentel e tantos outros. Mais recente podemos citar, Cícero Canuto de Lima, pastor Raimundo Nonato, pastor Paulo Leivas Macalão, pastor Lupércio Vergnian, pastor Alfredo Reicdal; a lista é grande e convém citar aqui meu querido pai, pastor Julito Croce. A continuidade de toda essa história somos nós, eu e você. Nós somos chamados a fazer essa continuidade como já ouvimos aqui que já estamos no 2º Centenário das Assembleias de Deus pelo ilustre pastor Samuel Rodrigues.

Ainda há muita terra a possuir, queridos. Precisamos dizer sim ao chamado de Deus. E eu quero, abreviadamente, citar aqui algumas lições que eu acredito ser de capital importância para todos nós. Primeira lição que a Assembleia de Deus deixa para todo o Brasil é a lição da consagração e da oração. E com muita propriedade ouvimos as irmãs do Circulo de Oração cantarem com emoção e com graça, demonstrando que essa continuidade é bem vinda, é benéfica. O segredo do crescimento, o segredo da prosperidade na obra de Deus é a oração. A oração do crente fiel tem pé e anda, tem asas e voa até chegar ao céu. A oração do crente tem um braço comprido, você ora aqui, toca na China, no Japão, lá do outro lado do mundo, assim é a oração da igreja. A igreja que ora, vence. A igreja que ora, conquista. A igreja que ora, interfere em todas as camadas do governo, em todas as camadas da sociedade, porque é através da oração que nós vencemos. As Assembleias de Deus deixam esse legado, essa história maravilhosa de igreja, de oração. No Rio de Janeiro, quando o pastor Paulo Leivas foi chamado, a igreja passava três horas de oração genuflexa diuturnamente, foi então à noite a missão da consagração e da oração. Uma grande lição que a Igreja Assembleia de Deus e o Centenário nos deixam.

Outra lição é a lição do amor. O amor é o fio dourado da graça divina. Sem amor não podemos avançar. Sem amor não podemos evangelizar. Sem o amor não temos a dignidade de sermos chamados cristãos. E Jesus deixa com muita clareza em São João, Capítulo XIII, verso 34, 35: “Um novo mandamento vos dou, que vos amei uns aos outros assim como eu vos amei”. A lição do amor precisa ser feita constantemente. A lição da evangelização, a igreja primitiva deixou o legado e, historicamente falando, a Assembleia de Deus começou com muita evangelização. Nós temos observado como a igreja cresceu lendo a história do Ciclo da Borracha, que antecede a chegada dos missionários em 1910. Belém do Pará atraia muita gente nessa época da borracha, e todos vinham do Norte e Nordeste, e bem neste momento que Belém era chamada de Belépoque, uma cidade encantadora, atraia muita gente, muitos investimentos, Deus enviou pra lá Daniel Bergh e Gunnar Vingren, e os seringueiros vinham de diversos lugares do Brasil e encontravam ali o evangelho, o evangelho era sussurrado. Depois veio a crise e eles se espalharam, levando uma mensagem salvívica em todos os cantos do Brasil. Evangelização é a marca dominante de uma igreja que cresce. Dessa lição jamais poderemos nos esquecer.

Ainda há outra lição fundamental que nós aprendemos com as histórias das Assembleias de Deus, é a lição da simplicidade. Essa foi sempre a marca dominante desses abnegados servos de Deus. A simplicidade fazia parte do seu estilo de vida, que o Senhor nos livre do orgulho, da ostentação e que tenhamos sempre o estilo de Jesus. Conforme referendo dos profetas, homens que não tinham nada e possuíam tudo, segundo Coríntios, Capítulo VI, verso 10. Devemos entrar por esta lição e nos esvaziar do orgulho, da soberba, da inimizade, meditar no efeito do esvaziamento, conforme Paulo diz em Filipenses, Capítulo II, verso 7, teologicamente conhecido como o “efeito quenoses”, que é o autoesvaziamento confiando sempre Nele. Porque Ele é tudo em nós. Lição da simplicidade, uma lição maravilhosa.

Outra lição é a lição da unidade. A unidade é fundamental para avançarmos. É fundamental para completarmos o 2º Centenário, pois estudando a história das Convenções das Assembleias de Deus, não havia disputas, não havia partidos. A concordância era praticamente peculiar e se intensificara por muitos anos. Nas convenções reinava a unidade, e é isto que diz a palavra de Deus, Paulo escrevendo ao Efésios Capítulo IV a VI: “Há um só corpo, um só espírito, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus”. É a unidade que nos leva adiante, e é nessa unidade que aguardamos o arrebatamento.

A lição do pioneirismo é uma lição encantadora que a igreja nos deixa. Pioneirismo, avançarmos em lugares ainda não alcançados, países não alcançados, cidades não alcançadas. Essa lição é fundamental para que cresçamos. A lição do ensino é um legado maravilhoso. Sem o ensino sistemático da palavra de Deus, o ensino específico, exposição das sagradas escrituras. Escola Dominical, nós temos um slogan na nossa igreja: “Quer saber como vencer o mal? Venha à Escola Dominical”. O estudo sistemático nas terças ou nas quintas na semana, os Institutos Bíblicos, tudo isso é fundamental. Devemos priorizar o ensino da palavra de Deus. Os Educandários com princípios bíblicos para nossas crianças, tudo isso faz parte da aprendizagem que nos deixou a nossa querida Assembleia de Deus.

Também temos a lição da confiança em Deus. É incrível citar aqui a lição da confiança em Deus. Mas estamos vivendo um século de muito ceticismo. Um século de incredulidade. Hoje em dia é chique duvidar, é chique questionar, bata verificar os grandes, alguns expositores, até mesmo de ciências ou bíblicos, pessoas duvidando da inspiração plenária das escrituras sagradas. Nós temos nesses nossos baluartes a lição da fé. É fundamental aventarmos este assunto da confiança em Deus continuamente.

A nona lição, a lição da obra missionária. Uma lição fundamental que aprendemos com o Centenário. Nós somos hoje uma igreja crescente, reconhecida porque missionários acreditaram na missão de Deus, acreditaram na chamada de Deus. Nós, pastores, evangelistas, irmãos e irmãs, precisamos abrir o nosso coração para a obra missionária. Existem muitos países clamando por missionários. Eu cheguei recentemente da Itália, um país que se diz cristão, mas ali existem mais bruxos e mais satanistas do que padres. A nação está caminhando cada dia mais para o ceticismo, materialismo. A cidade de Torino, por exemplo, é uma cidade satânica, as pessoas cada vez mais se inclinam para o satanismo, nações que outrora eram totalmente cristãs. O mundo clama por missionários. O mundo clama por homens de Deus. E eu creio estar falando nesta noite para homens e mulheres que possuem um chamado específico de Deus. Vamos pensar na nova missionária, porque nós existimos devido ao investimento que os nossos irmãos do passado fizeram para a obra missionária.

E a décima e última lição: a lição da conservação da sã doutrina. É bom lembrar-se das recomendações Paulinas. Paulo diz em primeira Timóteo, segunda Timóteo, Capítulo III, verso 1 e 2: “Sabe porém isso que nos últimos dias sobreviveram tempos trabalhosos, porque haverá homens amantes de si mesmo, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobediente a pai e mães, ingratos, profanos”. É bom lembrar-se dessas profecias Paulinas. Por isso conservar a sã doutrina. E quando falo de sã doutrina não me refiro a costumes, mas especificidades, doutrina da divindade de Cristo. Doutrina da Trindade. Doutrina da Salvação, da eleição, as doutrinas básicas.

Finalizando, eu quero citar aqui duas frases que eu considero importante para este momento, Gunnar Vingren antes de partir para o Senhor, alguns dias antes, mandou uma mensagem para a igreja brasileira e ele disse o seguinte: “Diga-lhes que vou feliz com Jesus, com um Pai em Cristo. Exorto a todos a receber a graça de Deus e quero operar mais santidade e humildade para que possam receber os dons do Espírito Santo. Somente desta maneira a igreja poderá estar preparada para a vinda de Jesus.” Palavras que Gunnar Vingren deixou aos irmãos brasileiros antes de partir para a glória. E a segunda frase para reflexão do nosso líder que já está na glória, Paulo Leivas Macalão: “Encontre pessoas de ação em que você possa confiar e envelheçam juntos”.

Tem muita terra para possuir, muito trabalho a ser feito, que nesse dia possamos relembrar e fazer essas lições e que o nome de Jesus seja adorado, glorificado através da minha vida e da sua vida. Que Deus os abençoe em Cristo Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Graças a Deus. Deus abençoe o pastor Elias Croce, muito obrigado. Toda honra seja tributada ao Senhor Jesus.

Capitão PM Joel Rocha, Presidente da Associação dos PMs de Cristo no Estado de São Paulo, esta entidade maravilhosa, que faz um trabalho junto à corporação. Nós temos hoje mais de 100 mil PMs aqui no Estado e esses são os PMs que defendem a bandeira do Evangelho, que ajudam esta Corporação Centenária, que faz um trabalho de evangelização tremenda de apoio e de suporte aos PMs de Cristo aqui no Estado de São Paulo. Então, aplaudam ao Senhor pela vida do capitão Joel Rocha e todos em pé, e após o capitão Joel Rocha encerraremos. (Palmas.)

 

O SR. JOEL ROCHA - Irmãos, eu sei que o tempo passa e os irmãos foram convocados para uma sessão solene, não para uma vigília. Quero apenas saudar o Deputado José Bittencourt, nosso pastor. Nós estamos no plenário, deputado, com a galeria na parte de cima, nossos irmãos em Cristo, os PMs em Cristo, lá tem nossos capelães, tem meu pastor. Também tem lá em cima o coronel Terra, coronel Evandro, que chegou agora a pouco. Tem os nossos capelães voluntários, pastor Abel, pastor Arlindo, pastor Robson e outros capelães.

Nós havíamos convocado, e quero dizer isso para os irmãos os PMs de Cristo, para estarem aqui nesta noite, mas então uma necessidade de estarmos orando por isso. A cidade de São Paulo e o Estado estão passando por alguns sobressaltos, e a nossa tropa, a Polícia Militar, está de prontidão em razão de alguns fatos que ocorreram nesses últimos dias, algumas vidas foram ceifadas. E a nossa tropa, os PMs de Cristo, também estão trabalhando, estão de prontidão, razão pela qual não puderam comparecer em maior número.

Os PMs de Cristo fazem parte de uma missão e são compostos pelos irmãos da Assembleia de Deus, da Igreja Batista, Metodista e das diversas denominações. São policiais militares e irmãos de igreja, voluntários, como capelães, que levam a palavra à família policial militar. Policial militar na sua atividade desenvolve ações e combate a criminalidade, combate o inimigo invisível, que muitas vezes nem conhece, que é o inimigo das nossas almas, que se traveste e, muitas vezes, utiliza a vida da pessoa para poder trazer morte, roubo e destruição a nossa sociedade. Pelo exemplo de Cristo o policial também promete dar a sua própria vida em favor do seu semelhante, como Cristo fez naquela cruz.

Nós tivemos uma reunião breve com o Deputado e pastor José Bittencourt no ano passado. Admira-me a sensibilidade, a sabedoria e o discernimento que ele teve naquela reunião em que eu e o coronel Terra, um dos fundadores do PMs de Cristo, nós relatamos a ele um pouco da missão. E naquela data ele teve a iniciativa voluntária e espontânea de propor um projeto, um projeto de lei instituindo o Dia dos PMs de Cristo. Nós estamos longe a alcançar a Assembleia de Deus, que está completando 100 Anos, mas esta data pra nós é muito significativa, porque nós estamos completando 20 anos de missão dentro da Polícia Militar. Nós sabemos que estamos trilhando o caminho certo. Amém. (Palmas.)

Fui surpreendido num congresso recentemente que nós estávamos realizando na cidade de Araçatuba, com a aprovação da lei que instituía o Dia dos PMs de Cristo. Eu falei: nossa que coisa bonita, legal, bacana! Era o que eu esperava. Mas a repercussão que a aprovação dessa lei tem causado na Polícia Militar é algo simplesmente espantoso. Então, nós fizemos questão de vir esta noite, nós queremos homenagear, uma singela homenagem, mas nós queremos dizer muito obrigado pela ação, pela iniciativa, pelo discernimento espiritual que o pastor e Deputado José Bittencourt teve ao propor esse projeto de lei e posteriormente ser sancionado pelo nosso Governador Geraldo Alckmin. É de muita alegria.

Quero, inclusive, convidar o deputado para segunda-feira, nós realizaremos um evento para celebrar a data 25 de junho, a instituição do Dia dos PMs em Cristo. Vai ser um evento na Capelania, próximo do Metrô Tiradentes, eu quero muito contar com a presença do deputado, e se os irmãos permitirem, o comandante de Ribeirão Preto, que comanda 93 cidades, decidiu, por conta da lei, reunir representantes policiais de todas as cidades e vai fazer um grande evento na parte da manhã no dia 25 em Ribeirão Preto. Se a agenda permitir, seria muito bom que ele tivesse presente. Nós estaremos lá com uma grande liderança de pastores e de policiais na cidade de Ribeirão Preto e em diversos locais no Estado por conta dessa iniciativa. O que nós queremos dizer? Que o nome de Cristo Jesus está sendo comunicado dentro da família policial militar. Amém. (Palmas.) E nós cremos em vitória em nome de tudo isso Cristo Jesus. (Palmas.)

Deputado, sem me alongar, eu quero agradecer muito aos voluntários PMs de Cristo, meu pastor, pastor Enoc, pastora Rosi, os nossos capelães, os membros da Igreja Batista, muito obrigado pela presença, diretoria do PMs de Cristo. Eu quero passar em nome de todos eles, uma singela homenagem ao nosso deputado e pastor. (Palmas.) Depois quero chamar a diretoria para tirar uma foto com o deputado.

Eu queria que o coronel Evandro e o pastor Robson viessem aqui junto com o coronel Terra, nós trouxemos duas lembranças para V. Exa., Deputado. Uma delas vai homenageá-lo como pastor, porque a sensibilidade espiritual foi de pastor, para que propusesse esta lei. E nós queremos também homenageá-lo como deputado, porque o Sr. tem feito uso do seu mandato, da sua constituição como autoridade para também servir à sociedade e ao Reino de Cristo. Então, passamos às suas mãos as duas homenagens na condição de autoridade. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. JOEL ROCHA - Deputado, tem um tenente que quer te entregar um convite. Deputado, V. Exa. pode receber um convite do tenente? (Palmas.)

Deus seja Louvado! Muito obrigado pela paciência de vocês, um forte abraço. Conto com vocês para ajudar os PMs de Cristo! (Palmas.)

Depois quero convidar os irmãos da diretoria do PMs de Cristo, para que nós pudéssemos registrar, estamos fazendo uma revista e gostaria que a diretoria tirasse uma foto com Vossa Excelência.

 

O SR. PRESIDENTE - JOSÉ BITTENCOURT - PSD - Obrigado, capitão Joel Rocha, Presidente da Associação dos PMs de Cristo.

Nossos agradecimentos, nós recolhemos toda essa homenagem e esta honraria e depositamos aos pés de Jesus, que é digno de receber toda honra, toda glória e todo louvor.

Esgotado o objeto dessa sessão, está encerrada com os profundos agradecimentos de todos os irmãos que aqui vieram. A vitória? Pelo sangue de? Amém. Viva São Paulo. Viva o Brasil. Viva a Assembleia de Deus. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 23 minutos.

 

* * *