1

 

26 DE SETEMBRO DE 2003

40ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO 419º ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DO IPIRANGA E DOS 73 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL "VISCONDE DE ITAÚNA"

 

Presidência: EDSON FERRARINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 26/09/2003 - Sessão 40ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

COMEMORAÇÃO DO 419º ANIVERSÁRIO DO BAIRRO DO IPIRANGA E DOS 73 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL "VISCONDE DE ITAÚNA"

 

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente efetivo da Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o 419º aniversário do bairro do Ipiranga e os 73 anos da Escola Estadual "Visconde de Itaúna". Convida a todos para, de pé, entoarem o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - GERSON GOMEZ

Coordenador da Comissão dos Festejos do bairro do Ipiranga, lê documento de sua autoria, traçando um paralelo entre a travessia do Mar Vermelho pelo povo hebreu e o grito de independência às margens do riacho Ipiranga. Procede à entrega de lembranças do aniversário do bairro ao Deputado Edson Ferrarini e à Profª Maria Angélica Cardelli.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia a execução de número musical.

 

004 - MARIA ANGÉLICA CARDELLI

Diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna, agradece a todos pelo trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Ressalta a importância do trabalho em equipe.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia a execução de número musical. Discorre sobre seu trabalho e luta contra as drogas. Exorta os jovens presentes a recusarem qualquer experiência com tóxicos. Fala do progresso do bairro do Ipiranga e agradece aos que têm contribuído para tal. Agradece a todos os que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta Sessão Solene homenageia o bairro do Ipiranga por seus 419 anos, homenageia a Escola Estadual Visconde de Itaúna pelos seus 73 anos, e homenageia os órgãos de imprensa do bairro do Ipiranga, os jornais “Ipiranga News”, “Gazeta do Ipiranga” e  “O Patriota”.

Nesta Sessão Solene da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo temos aqui, à minha direita, a Professora Maria Angélica Cardelli, que é diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna, a quem peço uma salva de palmas de todos vocês. (Palmas.)

À minha esquerda, temos o Gerson Gomez, coordenador dos festejos do bairro do Ipiranga. (Palmas.) Temos o Reinaldo Bittar, diretor da Associação Comercial São Paulo - Distrital Ipiranga. (Palmas.) Temos, também, o Antônio João Santo, membro da Associação Comercial Distrital do Bairro do Ipiranga. (Palmas.)

Quero cumprimentar a diretora comercial do jornal “Ipiranga News”, a velha Vera Helena Ramos, que está aqui. Muito obrigado. Prazer em tê-la aqui, Dona Vera. (Palmas.) Presentes, também, Silton José Silva, Presidente do Centro de Apoio ao Aprendizado Profissional, CAAP (Palmas); Genne Clever Sanches, Vice-Presidente do Rotary Independência (Palmas); Dr. Luiz Eugênio Marzzoco, diretor financeiro e conselheiro da Escola Estadual Visconde de Itaúna (Palmas); Bernadete Marinovic Mendes, da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Visconde de Itaúna (Palmas); Flávia Braga Rodrigues, representante do jornal “Gazeta do Ipiranga”, a ela também os nossos aplausos (Palmas).

Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, Coronel Edson Ferrarini, com a finalidade de homenagear os 419 anos desse pujante bairro do Ipiranga, homenagear essa escola espetacular, que é a Escola Estadual Visconde de Itaúna, exatamente por essa sua tradição de ensino, pelo momento formidável que vive, com esses professores magníficos, sob a direção da Professora Maria Angélica. Homenageamos também os órgãos de imprensa, que já citei.

Vamos cantar o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar, essa banda fantástica, essa corporação de mais de 170 anos, que é a Polícia Militar de São Paulo. Tive orgulho de usar essa farda que esses meus irmãos estão trajando durante 35 anos. Tenho o privilégio de hoje representá-los aqui na Assembléia Legislativa. O coral da Escola Estadual Visconde de Itaúna vai cantar juntamente com a banda e o povo. Todos nós, de pé, vamos entoar o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Gostaria de agradecer muito à Banda da Polícia Militar, sob o comando do Sargento Paulo Menezes, que é o seu regente. Parabéns pela interpretação de vocês e parabéns por pertencerem à Polícia Militar de São Paulo, que é uma das melhores polícias do mundo.

Quero cumprimentar também a Professora Noêmia Ilda do Nascimento, que foi quem orientou e preparou este Coral tão bonito da Escola Estadual Visconde de Itaúna. A eles também os nossos aplausos. (Palmas)

Tive o privilégio também ter sido aluno do Visconde de Itaúna. E tive o privilégio de, já como Deputado Estadual, atender ao telefonema da diretora do Colégio, que queria marcar uma audiência comigo. Lembro-me de ter perguntado de onde ela era. Ela me disse que era do Visconde de Itaúna. Disse-lhe então que eu iria aonde ela estava. Fui até o Colégio, com o imenso prazer de poder revê-lo. Ela me disse que gostaria de fazer uma pequena reforma na quadra de esportes do Colégio. E tive o privilégio de ter feito a maior reforma que o Colégio já teve. Juntamente com os professores, conseguimos fazer aquela quadra coberta que vocês usam hoje. Tive o privilégio daquela quadra ter recebido o meu nome e hoje saber que essa juventude está lá usando-a. (Palmas)

Vamos ouvir agora as palavras do Gerson, que é um dos coordenadores da Comissão dos Festejos do Bairro do Ipiranga. Ele vai nos fazer uma saudação. Parabéns a você, Gerson. (Palmas.)

 

O SR. GERSON GOMEZ - Excelentíssimo Sr. Deputado Edson Ferrarini, na pessoa de quem cumprimento todas as autoridades presentes; ilustre Profª. Maria Angélica Cardelli, na pessoa de quem cumprimento a todos vocês, convidados desta Casa, agraciado pela representação que faço em nome dos demais Coordenadores, Sra. Elizabete Fortuna Abdala e Sr. Laerte Losacco Toporcov, membros que somos da Comissão dos Festejos de Aniversário dos 419 anos do Bairro do Ipiranga.

Gostaria, primeiramente, de agradecer, na pessoa do Nobre Deputado Edson Ferrarini, a todos os membros desta Augusta Casa pela sessão solene de homenagem ao Bairro do Ipiranga.

Sentimo-nos honrados em representar todos os habitantes de nosso bairro, principalmente os colaboradores que se vincularam às comemorações que estamos realizando nesta semana.

O calor humano que temos encontrado em todos os colaboradores para a realização dos festejos, moradores ou não de nosso bairro, desde o seu início no dia 19 de setembro, até o seu final, no próximo dia 28, pode e deve ser comparado ao fogo permanente que arde na Pira do Altar de Nossa Pátria, junto ao Monumento do Ipiranga.

Não pretendo cansar-vos com minhas palavras, desejo apenas pinçar um fato histórico e traçar um paralelo que o liga a nosso Bairro e nossa Pátria à História. Com a história que remanesce do velho testamento, quando da libertação do povo Israelita da escravidão do Egito.

Vejam que circunstâncias de perfeita sintonia que a História nos reserva.

Independência do Brasil, é o fato maior da nacionalidade como sabemos.

O Riacho que a formosa língua tupi batizara de "Ipiranga", ou "Rio Vermelho", fora transposto por um príncipe português, naquela tarde memorável.

Ao atravessar esse "Rio Vermelho", nascera para o mundo o País das Brasas Ardentes: BRASIL.

Brasas da purificação através da miscigenação racial.

Este importante papel, no concerto das nações, ainda não foi devidamente percebido.

Vejam, senhoras e senhores, não fora também, há muitos séculos atrás, que transpondo um mar, cujo nome nos lembra a cor deste rio, o "Mar Vermelho", que um povo fizera nascer a terra de Canaã?

Posteriormente, não fora também em terras da Galiléia, região de maior miscigenação racial da Palestina, que se iniciara o ciclo Cristão?

Quanto mistério nos envolve!

E em um ato assemelhado de atravessar o "Rio Vermelho" o príncipe português transforma a colônia em nação.

Nação, também, da miscigenação racial que se opera na formação de uma nova raça.

Síntese de todas elas, com as sementes aproveitáveis que vêm brotando.

Quão importante é Ipiranga nas suas vinculações históricas para todos aqueles que tenham olhos para ver e ouvidos para ouvir.

E é no cultivo da memória do Bairro que as gerações irão perpetuando as grandes verdades da História.

E esse é o nosso humilde trabalho como coordenadores e colaboradores para a realização dos festejos do aniversário do Bairro do Ipiranga.

Para marcar sua existência, registrar seu fascínio histórico e prepará-lo para o futuro.

Neste Ato, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que, direta ou indiretamente, têm colaborado para esse desiderato.

Gostaria de encerrar esta fala, com um pensamento do Dr. Thomas S. Monson, que tive oportunidade de tomar conhecimento:

Diz o texto:

"Aprendam com o passado; preparem-se para o futuro; vivam o presente".

Muito Obrigado.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade, em nome da Comissão dos Festejos de Aniversário do Bairro, para passar às mãos do nosso Exmo. Deputado Edson Ferrarini uma pequena lembrança da Condecoração do Aniversário do Bairro, que peço a gentileza de o nosso colaborador, Dr. Genne Clever Sanches, fazer a entrega.

 

* * *

 

- É feita a entrega da lembrança.

 

* * *

 

Encerrando, gostaria de passar às mãos da Profa. Maria Angélica Cardelli, também uma lembrança da comissão dos festejos para registrar todo o trabalho brilhante que desenvolve em nosso bairro. O nosso muito obrigado a todos vocês.

 

* * *

 

- É feita a entrega da lembrança.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Eu queria cumprimentar o Sr. Álvaro Domingos Sanches, Presidente do Rotary Clube São Paulo/Ipiranga; o Dr. Danilo Cezar Maso, meu amigo, Presidente do Conseg Jardim da Saúde; as pessoas que compõem a Comissão dos Festejos; o Sr. Laerte Toporcov, Dona Elizabete Abdala e Genne Clever Sanches, Presidente da Sociedade Amigos da Polícia Militar, do 3º BPM.

Quero cumprimentar os nossos jornais “Gazeta do Ipiranga”, “Ipiranga News” e “O Patriota”, jornais modernos, que orgulham o nosso bairro ao divulgar as nossas notícias. Estamos homenageando também a Escola Estadual Visconde de Itaúna, porque não é toda hora que uma escola recebe um prêmio nacional de gestão escolar outorgado pelo Ministério da Educação e pela Unesco. É com muito orgulho que podemos usar esse brasão do Visconde de Itaúna.

Queria dizer que estão presentes também o Dr. Guilherme Theodoro Mendes, Presidente do Centro Independência, e o aluno William Alencar, Presidente do Grêmio Estudantil.

Nós vamos ter o privilégio agora de ouvir uma das vozes que eu classifico como das mais bonitas que temos. Refiro-me à Paula, que vai cantar. Eu sempre disse à Paula que se eu tivesse a voz que ela tem eu não cumprimentaria qualquer um. Parabéns, Paula, pela voz que você tem. Ela vai cantar “Unchained Melody”, tema do filme Ghost, e “Com te, partiró” .

 

* * *

 

- É executado o número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns, Paula. Quero saudar o Dr. Osmar Carlos Ballan e sua esposa Dra. Maria Isabel, representando a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas do Ipiranga; os funcionários e professores do Visconde de Itaúna, na pessoa das Vice-Diretoras, Profas. Vilcecléia Alves Prada e Ana Cristina Jacomassi, e da Profa. Coordenadora Neusa Aparecida de Oliveira; a secretária da escola, Professora Cleuza Emília Gomes Wagner. Ao saudar estas pessoas estou saudando todos os professores da Escola Visconde de Itaúna, que, com tanto entusiasmo e carinho, fazem essa escola ser referência do ensino em São Paulo.

Tive o privilégio de participar, na quarta-feira, do Encontro de Gerações na escola e quero cumprimentar o espetáculo musical e o Balé Estação Itaúna, que foi simplesmente fantástico. Meus cumprimentos a todos que fizeram esse projeto: na parte pedagógica saúdo o Prof. Carlos Ernesto; na parte artística saúdo a Profa. Maria Angélica, bem como todos os alunos.

Agora teremos o prazer de ouvir a Profa. Maria Angélica Cardelli, que vai fazer uma saudação a todos nós.

 

A SRA. MARIA ANGÉLICA CARDELLI - Exmo. Sr. Deputado Edson Ferrarini, na pessoa de quem saúdo todas as autoridades presentes, prezados professores, pais, funcionários, alunos, é uma grande satisfação estar na Assembléia Legislativa, nesta Casa de Leis, recebendo esta homenagem em nome da Escola Estadual Visconde de Itaúna.

Quero estender esta homenagem a todos que comigo trabalham, pois somos um grande grupo, especialmente às Vice-Diretoras - Professoras Ana Cristina Jacomassi, Vilcecléia Alves Prada, à Professora Coordenadora Neusa Aparecida de Oliveira. Ao saudar todo o nosso corpo docente, eu o faço na pessoa de três professores: José, Carlos Chancetti e Noêmia. Na pessoa da nossa secretária, Profa. Cleuza Emília Gomes Wagner, saúdo todos os funcionários que conosco labutam para construir essa obra educativa. Saúdo os pais nas pessoas do Sr. Luiz Eugênio Marzzoco e Sra. Bernadete Marinovic Mendes, amiga da escola, que já formou três filhos conosco e continua nos ajudando em todas as ocasiões. Agradeço a todos pelo trabalho que vêm desenvolvendo no Visconde de Itaúna, porque não se pode falar em trabalho pedagógico se não for um trabalho coletivo, se não for um trabalho de equipe.

O mundo moderno exige um trabalho em equipe e a escola não poderia fugir à regra. Não podemos mais fazer o nosso trabalho cada um na sua sala de aula, no seu compartimento isolado, mas num grande contexto visando a preparação dos jovens que estão em nossas mãos e representam o futuro, o século XXI.

Agradeço a todos e, mais uma vez, ao Exmo. Deputado Edson Ferrarini por esta festa tão bonita, por esta sessão solene nesta Casa tão importante. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns, Profª Maria Angélica, que, de forma tão brilhante dirige a Escola Estadual Visconde de Itaúna. Esta solenidade é para homenagear os pais dos alunos da escola, da Associação de Pais e Mestres e todas as pessoas que colaboram. Cumprimentamos também a todos os funcionários, alunos e professores.

O Coral do Visconde de Itaúna fará agora uma interpretação. Gostaria que a coordenadora, Profª Noêmia Ilda do Nascimento, dispusesse o coral para que pudéssemos ouvir.

Nossas homenagens também aos jornais do bairro porque eles divulgam toda a pujança do bairro do Ipiranga. Eles divulgam tudo o que acontece no nosso dia-a-dia. São eles: ‘Gazeta do Ipiranga’, ‘Ipiranga News’, ‘O Patriota’ e ‘É Povo’. Eles têm o cheiro de Ipiranga. É um prazer quando recebemos, na nossa casa, estes jornais, pois trazem as notícias que precisamos ouvir, mantendo-nos profundamente informados. Parabéns!

Ouviremos agora o Coral.

 

* * *

 

- É executado um número musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao coral e à professora Noêmia Ilda Nascimento por essas magníficas apresentações.

Dei-lhes um papel para que eu possa mandar algum documento com relação a esta solenidade, com relação à Assembléia Legislativa de São Paulo, se os senhores fizerem a gentileza de preenchê-lo.

Queria registrar a presença de Carmine Spozzato. Queria saudar Osvaldo Rocha Martins, esse grande colaborador da Escola Visconde de Itaúna. Queria saudar o Valdir Abdalla, ex-presidente da Associação Comercial do Ipiranga.(Palmas.)

Meu trabalho é muito marcado pelo trabalho contra as drogas. As pessoas sabem que o Coronel Ferrarini tem um trabalho ligado a mais segurança e menos tóxicos. Já fiz palestras na nossa escola.... e  Mmantenho aquele centro de recuperação defronte à Igreja de São Judas Tadeu. Os senhores receberam este papel e todas as terças e quintas-feiras podem ir visitar.

Jovens que aqui estão, queria que vocês não se esquecessem de uma coisa. Quero aproveitar este momento em que vocês aqui estão para lhes dizer: lido com pessoas drogadas há mais de 30 anos e nunca tive um único paciente viciado por um traficante. A droga sempre chega às pessoas pelas mãos do seu melhor amigo. Às vezes, pelas mãos de um namorado, de uma namorada, de um colega.

Não se esqueçam deste momento solene e prestem atenção, alunos. Quando a pessoa oferece droga, vai lhes dizer cinco mentiras, que ouço há 30 anos: entra nessa, experimenta uma vez só, tá todo mundo usando, isso não faz mal, não seja careta. Nesta hora, os senhores vão se lembrar deste momento. Naquela hora, não vai estar perto a professora Maria Angélica, não vai estar perto a sua professora, a mãe ou o pai. Mas vocês têm que ter força e dizer: não, eu estou fora! Isto é o que os senhores precisam fazer e eu quero lhes deixar esta mensagem bem forte no seu coração. (Palmas.)

Vamos deixar uma mensagem mais forte ainda, da seguinte forma. Estamos homenageando o Ipiranga, o Visconde de Itaúna, e os nossos jornais. Mas hoje, tudo isso é para que o jovem sinta no seu coração força para dizer “não” contra asàs drogas. Então, vamos transformar este auditório, que já teve essa voz tão linda da Paula, esse coral magnífico, as palavras vibrantes da professora Maria Angélica, do Gerson. Vamos fazer um grito, inédito nesta Assembléia. Vocês, jovens, têm que dizer “não” às drogas quando elas lhes forem oferecidas. Vamos aproveitar este ambiente para gritarmos esse “não”, da seguinte forma: vou lhes fazer uma pergunta e os sSenhores vão berrar “não”. Vão gritar “não” os pais, os professores. Respondam a partir de agora!

- Se alguém lhe oferecer droga, você simplesmente tem que dizer...

 

* * *

 

- Todos: Não!

 

* * *

 

- Mais, muito mais alto! Esse não é o Grito do Ipiranga. Se um dia alguém lhe oferecer droga, você simplesmente tem que dizer...

 

* * *

 

- Todos: Não!

 

* * *

 

- Mais alto ainda! Se um dia alguém lhe oferecer droga, você simplesmente tem que dizer...

 

* * *

 

- Todos: Não!

 

* * *

 

Parabéns, parabéns a vocês! Parabéns! Nenhum traficante tirará esse grito de “não” do coração de vocês.

Queria cumprimentar o Mateo Bucoleri, diretor do jornal “O Patriota. Ele está aqui e nós já o saudamos várias vezes.

Não sabemos muito bem oa origem do nome Ipiranga. Se ele pode ser água vermelha, água barrenta, rio com margens irregulares'. Não se sabe bem. Visconde de Itaúna sabemos que quer dizer “pedra preta”, em tupi-guarani.

Mas o Ipiranga hoje, a sua verdade, é que é um bairro de muito trabalho, muita dedicação. O Ipiranga é entusiasmo, o Ipiranga é independência, o Ipiranga participa ativamente do progresso de São Paulo e do Brasil. Parabéns, ipiranguista, pelos 419 anos de dignidade e progresso! O nosso agradecimento também aos brasileiros e a todos os imigrantes, que participaram deste crescimento com o seu suor e com o seu trabalho. O monumento do Ipiranga não é só o referencial local, é um patrimônio nacional. O monumento do Ipiranga é um patrimônio da humanidade.

Quero deixar os parabéns à Escola Visconde de Itaúna, na pessoa da professora Maria Angélica. Parabéns ao Ipiranga News, ao Gazeta do Ipiranga, ao Patriota, que aqui está com Mateo Bucoleri. Quero dizer a vocês, saudando todos os que preencheram este papel, vou lhes mandar um documento alusivo a esta solenidade.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece a todas as autoridades, àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e aos funcionários desta Casa. A todos, o meu muito obrigado! Parabéns!

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 25 minutos.

 

* * *