10 DE AGOSTO DE 2009

040ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA COMUNIDADE ALEMÔ

 

Presidente: ROBERTO ENGLER

 

 

RESUMO

001 - ROBERTO ENGLER

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene fora convocada pelo Presidente Barros Munhoz, por solicitação do Deputado Roberto Engler, ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia da Comunidade Alemã". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional da Alemanha e do Brasil. Manifesta o seu contentamento pelo grande número de pessoas que compareceu a esta sessão solene.

 

002 - STEFAN GRAF VON GALEN

Representante do Conscre - Conselho Estadual de Comunidades e Raízes Estrangeiras, cumprimenta as autoridades presentes e lembra que o dia 25 de julho é o dia da Comunidade Alemã e agora faz parte do calendário oficial do Governo do Estado. Agradece ao Deputado Romeu Tuma Júnior por ter abraçado esta causa, e ao Deputado Roberto Engler por ter dado continuidade a esse projeto. Diz que a imigração alemã no Brasil comemora 185 anos, tendo os imigrantes alemães se instalado no sul do Brasil. Afirma que o Brasil de hoje deve muito a esses imigrantes que ajudaram a construir o País.

 

003 - Presidente ROBERTO ENGLER

Saúda o Deputado Baleia Rossi.

 

004 - INGO PLÖGER

Presidente da Sociedade Beneficente Alemã e da Comissão Organizadora dos 185 anos, cumprimenta as autoridades presentes e anuncia os patrocinadores do evento. Lembra que há 185 anos os imigrantes alemães desembarcaram no Brasil, buscando um novo futuro, em um novo mundo. Diz que a Sociedade Beneficente Alemã foi fundada para dar sustento a idosos e doentes e hoje corresponde a desafios como fundar escolas, centros culturais, orfanatos e clubes.

 

005 - Presidente ROBERTO ENGLER

Anuncia a apresentação do Coral do Colégio Visconde de Porto Seguro, sob a regência do Maestro Sérgio Assumpção.

 

006 - KARLHEINZ POHLMANN

Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, lembra ter chegado ao Brasil em 1968, com o desafio de realizar um projeto e construir uma carreira profissional, e dar condições de desenvolvimento aos seus filhos. Diz que a aliança de dois séculos entre Brasil e Alemanha foi muito produtiva. Ressalta a hospitalidade e a receptividade dos brasileiros. Diz que hoje, as indústrias de origem alemã no Brasil produzem 10% do PIB brasileiro.

 

007 - Presidente ROBERTO ENGLER

Anuncia a entrega da premiação aos alunos vencedores do concurso de redação e pintura, alusivo à imigração.

 

008 - SÖNKE BÖGE

Diretor vice-presidente da Sociedade Beneficente Alemã, convoca os representantes das escolas para entregar os prêmios aos alunos.

 

009 - THOMAS SCHMITT

Cônsul Adjunto da Alemanha, diz que há 185 anos a história do Brasil foi enriquecida com a comunidade alemã. Informa que os primeiros imigrantes eram de origem humilde e esperavam encontrar no Brasil mais liberdade e um futuro melhor para suas famílias; ao longo das gerações esse sonho realizou-se e constitui uma prova disso, o número de descendentes bem sucedidos. Lembra que os imigrantes trouxeram seus costumes e assim teve início um intercâmbio cultural brasileiro e alemão.

 

010 - ROMEU TUMA JÚNIOR

Secretário Nacional de Justiça, saúda o Deputado Roberto Engler, as autoridades presentes e os funcionários desta Casa. Lembra que essa é a 5ª sessão solene da qual participa, desde que apresentou o projeto que institui o dia da Comunidade Alemã. Cumprimenta o Deputado Roberto Engler por ter dado continuidade ao projeto 196/04. Diz que o Brasil é um país de imigração e os alemães e seus descendentes acabaram criando uma cultura teuto-brasileira. Afirma que hoje, como Secretário Nacional de Justiça, continua tomando iniciativas em prol dos imigrantes e seus descendentes.

 

011 - Presidente ROBERTO ENGLER

Anuncia a apresentação do Coral do Colégio Visconde de Porto Seguro, sob a regência do Maestro Sérgio Assumpção. Lê mensagem do Governador José Serra, cumprimentando a Comunidade Alemã. Fala sobre o intercâmbio entre os povos da Alemanha e do Brasil, destacando as contribuições na economia, na área técnica, artística e na arquitetura. Lembrando frase do Papa Bento XVI, que é um sacerdote alemão, pede a Deus que continue cuidando dessa relação entre o Brasil e a Alemanha e que abençoe a todos. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

 

* * *

 

 -  Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Roberto Engler.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER – PSDB - Nós convidamos para ter assento aqui junto à Presidência as seguintes autoridades, que passamos a nominá-las: Sr. Tomas Schimitt, Consul Geral Adjunto do Consulado Geral Adjunto da Alemanha representando o Cônsul Geral Dr. Heinz Peter Herhr; Sr. Karlheinz Pohlmann, Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; nosso companheiro da Assembleia Legislativa que nos honra com seu trabalho em Brasília, Sr. Romeu Tuma Júnior, Secretário Nacional de Justiça; nosso querido amigo Stefan Graf Von Galen, representando com o Conscre, Conselho Estadual de Comunidades e Raízes Estrangeiras; considerando e fazendo parte também aqui na Presidência, Sr. Ingo Plöger, Presidente da Sociedade Beneficente Alemã e presidente da Comissão Organizadora Docente de 85 anos, e a nossa já querida amiga Sra. Ursula Dormien, Presidente da Associação das Entidades de língua alemã.Nós, em nome das autoridades que foram nominadas, queremos saber das demais autoridades que têm assento aqui em cima, as autoridades com assento aí embaixo.

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz atendendo a solicitação deste Deputado com a finalidade de comemorar o Dia da Comunidade Alemã.

Neste instante convidamos todos os presentes para que, de pé, possamos ouvir o Hino Nacional da Alemanha, e em seguida o Hino Nacional Brasileiro executado pela Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional da Alemanha.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER – PSDB - Esta Presidência quer agradecer a Camerata da Polícia Militar do Estado de São Paulo que nesse instante manifesta o nosso imenso contentamento pela Casa cheia, mostrando a importância do evento. Que coisa boa!

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Stefan Graf Von Galen.

 

O SR. STEFAN GRAF VON GALEN – Prezado Deputado Roberto Engler, prezado Cônsul Geral Adjunto da República Federal da Alemanha, em São Paulo, Sr. Thomas Schimitt, prezado Secretário Geral da Justiça Dr. Romeu Tuma Júnior, prezado presidente do Conselho Consultivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Sr.Karlheinz Pohlmann, prezado Presidente da Comissão Organizadora Sr. Ingo Plöger, prezada Presidente da Comissão Alemã, em São Paulo, Ursula Dormien, demais autoridades senhoras e senhores, dia 25 de julho, Dia da Comunidade Alemã, 185 anos de imigração alemã no Brasil. Sim, dia 25 de julho foi de acordo com a Lei 13.512, 29 de abril de 2009 decretado como o Dia da Comunidade Alemã, e agora faz parte do calendário oficial do Governo do Estado de São Paulo. Obrigado, Dr. Romeu Tuma, por ter abraçado este nosso pedido, este nosso sonho que agora é uma realidade. Obrigado, Dr. Roberto Engler, por ter dado continuidade, na ausência do Dr. Tuma, aos nossos pedidos para realização deste evento que já está em seu quinto ano.

25 de julho de 1824 - 25 de julho de 2009 - Há 185 anos chegavam os primeiros imigrantes alemães ao Brasil que se erradicaram no Vale dos Sinos onde se localiza hoje, na Cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Após essa data, muitas outras levas de imigrantes alemães chegaram e se espalharam por diversos estados brasileiros mas predominantemente no Sul do país. Instalaram-se na agricultura, na pecuária, no comércio, na indústria e em muitos outros segmentos.

O Brasil de hoje deve muito a esses imigrantes, os nossos antepassados. Sim, foram os nossos antepassados que ajudaram a construir esse Brasil que tão generosamente nos acolheu, este Brasil que nós, como descendentes de alemães, continuamos a construir. São 185 anos, são inúmeras gerações e o Sr. Deputado Roberto Engler e a grande maioria dos aqui presentes somos descendentes de alemães e nós com muito orgulho fazemos parte desta história, parte destes 185 anos de imigração alemã no Brasil. Herzlichsten Dank, muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER – PSDB - Antes de darmos a palavra ao próximo falador, queremos registrar a presença honrosa do nosso companheiro de Assembleia Legislativa, Deputado Baleia Rossi, da Cidade de Ribeirão Preto. Muito obrigado. Na verdade eu não sei se existem outros deputados porque, recentemente eu operei da catarata e parece que não está muito bom para enxergar daqui.

Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Ingo Plöger, Presidente da Comissão Organizadora.

 

O SR. INGO PLÖGER – Excelentíssimo Sr. Deputado Roberto Engler, que aqui representa o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz, caro Deputado Romeu Tuma Júnior, caros senhores representantes dos poderes Executivos, Judiciários e Eclesiásticos de nosso países senhores representantes do Governo Alemão aqui presente, Sr. Cônsul Geral em exercício, Sr. Schimitt, meus amigos Stefan Graf Von Galen, representante da Conscre, Sra. Ursula Klaus Dormien Brasil Post, Sr. Sönke Böge, Rüdiger Stumpf, e Eckhard Kupfer, da Comissão Organizadora, senhores representantes das Escolas Biculturais aqui em São Paulo, professores, pais e alunos, meu caro Karlheinz Pohlmann e Angélica, Personalidade Brasil Alemanha de 2009, Karlheinz Pohlmann presidente do Conselho do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; senhores patrocinadores deste evento da Allianz, HAOC, dos Colégios Porto Seguro, Benjamin Constant, Humboldt, Imperatriz Leopoldina, Club Transatlântico, Brasil Post e Sociedade Beneficiente Alemã.

Minhas senhoras e meus senhores, há 185 anos alemães desembarcam no Brasil buscando um novo futuro em terra ainda não desbravada. Alemães foram recebidos pelos brasileiros de braços abertos, assim como nesta maravilhosa noite os descendentes, como eu, da terceira geração de imigrantes alemães, totalmente integrados na sociedade brasileira, aqui nesta Casa Máxima da representação democrática paulista.

Sinto-me muito honrado em fazer esta saudação, em nome das Instituições alemãs no Brasil e as represento aqui, como Presidente da Sociedade Beneficente Alemã, a mais antiga das entidades alemãs no Brasil, com seus 145 anos de existência, quando São Paulo tinha apenas 25.000 habitantes e menos de 1.000 alemães; quando poucos alemães imigrantes fundaram esta iniciativa para dar sustento a viúvas, órfãos, idosos, desempregados e doentes. Hoje, esta comunidade aqui responde a estes desafios com hospitais, escolas, centros culturais, orfanatos, lar de idosos e clubes.

Represento também as iniciativas empresariais, que para cá vieram há mais de 100 anos – como a Melhoramentos – e tantas outras, hoje brasileiras e outras alemãs, que saúdo pela Câmara Brasil-Alemanha, aqui representada pelo nosso amigo e Presidente Weber Porto.

Ao homenagear os 185 anos da imigração alemã no Brasil honramos a memória daqueles pioneiros que há 185 anos atrás vieram se instalar Brasil afora, de Norte a Sul, agradecendo a hospitaleira acolhida pelo povo brasileiro e fazendo parte da construção dessa grande Nação brasileira.

Senhor Deputado Roberto Engler, aceite os nossos sinceros agradecimentos pelos momentos e pela emoção que esta lembrança nos perpassa, através da música, das palavras a serem proferidas e dos momentos de consagração que estaremos comungando nesta Magna Casa. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER – PSDB - Assistiremos agora a apresentação do Coral do Colégio Visconde de Porto Seguro, sob a regência do Maestro Sérgio Assumpção.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Coral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER – PSDB - Esta Presidência concede a palavra agora ao Sr. Karlheinz Pohlmann, Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

 

O SR. KARLHEINZ POHLMANN – Excelentíssimo Sr. Deputado Estadual Roberto Engler, Excelentíssimo Dr. Thomas Schmitt, Cônsul Geral Adjunto do Consulado Geral da Alemanha, Excelentíssimo Sr. Deputado Romeu Tuma Júnior, Secretário Nacional de Justiça, Excelentíssimo Sr. Stefan Graf Von Galen representando o Conselho Estadual de Comunidades e Raízes Estrangeiras, minhas senhoras e meus senhores, ao ser convidado para representar a comunidade alemã de São Paulo e do Brasil, neste evento que comemora 180 anos da imigração alemã em São Paulo e 185 anos da imigração alemã no Brasil, fui envolvido por três sentimentos, três emoções que eu gostaria de compartilhar com todos aqui.

A primeira emoção foi recordar a minha chegada ao Brasil em 1962, há 47 anos, portanto. Eu trazia na minha bagagem o vigor e a esperança comuns da juventude, o desafio de realizar um projeto e construir uma carreira profissional e a responsabilidade de oferecer condições de desenvolvimento para os meus filhos...

A segunda emoção surgiu quando eu parei para pensar no quanto Brasil e Alemanha caminharam juntos nesses anos todos e mesclaram suas vocações e competências tanto nas áreas técnicas como nas áreas humanas e socioculturais, que validaram e hoje explicam esses quase dois séculos de uma aliança muito produtiva.

Gostaria de abrir um parêntesis para ressaltar a receptividade e hospitalidade dos brasileiros, que fez com que desde o início fosse difícil para eu assistir a um jogo de futebol entre Brasil e Alemanha!

A terceira emoção se refere ao futuro. Olhar para o futuro considerando tudo o que já fizemos juntos revele um horizonte altamente promissor e ao mesmo tempo de muita responsabilidade e muitos desafios.

Gostaria que tivéssemos tempo para analisar minuciosamente todos os fatos importantes que aconteceram em nossa história como, por exemplo, a realização da primeira corrida de ferro gusa na Real Usina de Ferro do Morro do Pilar no dia 18 de Agosto de 1814, sob a direção do alemão Schönewolf que foi trazido ao Brasil por Eschwege, mas acredito que esse espírito arrojado e pioneiro ficará muito claro naquilo que o presente nos mostra: hoje, as indústrias de origem alemã no Brasil chegam a mil e duzentas e juntas produzem dez por cento do Produto Interno Bruto brasileiro. Dessas indústrias, somente o Estado de São Paulo abriga oitocentas. São fabricantes de produtos automotivos mecânicos, eletrônicos, químicos, farmacêuticos, alimentícios e tantos outros, além de prestadores de serviços. O desenvolvimento industrial conjunto entre brasileiros e alemães reforça a nossa vocação para o pioneirismo e para a liderança tecnológica. Nesse sentido podemos destacar o intenso programa de intercâmbio tecnológico e inovação promovido pela Câmara Brasil-Alemanha em conjunto com a VDI Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha, patrocinados por empresas tradicionais como Bosch, Siemens, Volth entre outras e apoiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Trata-se de um programa que contempla pesquisas nas áreas de saúde e medicina, de tecnologia energética, de bioenergia e biodiversidade, de tecnologias ambientais, marítima, automotivas, aeroespaciais, tecnologias da informação e de materiais... Isto para citar algumas das linhas de pesquisa desenvolvidas em conjunto por especialistas do Brasil e da Alemanha.

Mas, não é apenas nos campos das indústrias e da tecnologia que essa parceria se apresenta com alta qualidade e produtividade. Também nos aspectos sociais, educacionais, artísticos e produtividade. Também nos aspectos sociais, educacionais, artísticos e culturais, Brasil e Alemanha andam sempre de mãos dadas.

A Sociedade Beneficente Alemã, por exemplo, fundada em 1863, há 146 anos, é a mais antiga sociedade beneficente instituída por imigrantes no Brasil. Ela oferece um centro de convivência para terceira idade através do Lar Recanto Feliz e também oferece assistência social e educativa a crianças e adolescentes de zero a 17 anos, através do Lar Girassol e do Centro Profissionalizante Girassol.

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, do qual tenho a honra de presidir o Conselho, é um exemplo de excelência na área de saúde. Com 110 anos de existência, aplica-se em atender toda a cadeia de saúde que engloba educação, prevenção, diagnósticos, tratamento e reabilitação, com foco em uma medicina cada vez mais integral e humana. Justamente por isso, acabamos de assinar os “Termos de Ajuste” para apoio institucional ao SUS, oportunidade que nos honrou com a condição de entidade de assistência social. Nesse apoio, entre tantos outros projetos, estamos implantando o Programa Integrado de Controle do Câncer de Mama e o Centro de Oncologia Colorretal. Esta foi apenas uma das maneiras que a comunidade alemã encontrou para agradecer o acolhimento que os brasileiros sempre nos ofereceram.

Na área educacional, tradicionais escolas há muitos anos contribuem para a formação e orientação vocacional dos nossos jovens: como por exemplo, os colégios Benjamim Constant, Humboldt, Imperatriz Leopoldina e Visconde de Porto Seguro, tendo este último mais de 130 anos de existência.

Na área cultural lembramos de importantes alianças que vão desde a música até às artes plásticas, da filosofia à literatura, da gastronomia aos eventos populares, como por exemplo, a “Oktoberfest” tradicional de  Munique e que se realiza em diversas cidades aqui do Brasil, sendo de Blumenau a mais conhecida. Neste cenário, destacam-se ainda o Instituto Martius-Staden, da Fundação Visconde de Porto Seguro, um dos grandes centros de estudos para assuntos ligados à imigração dos povos de língua alemã e também o Mozarteum Brasileiro que é uma das mais conceituadas associações culturais do Brasil, voltada para valorização e a disseminação da cultura musical além da visão da educação musical como agente de transformação social.

Acredito que, até este momento, todos aqui presentes puderam acompanhar os fatos que revelam a grande importância da relação profícua e harmoniosa entre as nações e nossos povos. Mas, como eu disse no início, o mais importante é o que está por vir, é o nosso futuro!

É claro que o passado nos credencia a esperar um futuro promissor. O passado e o presente nos mostram que é possível, ao menos, repetir proporcionalmente os resultados que obtivemos até hoje. Mas eu gostaria de compartilhar com vocês a minha visão. Uma visão otimista, diga-se de passagem. Uma visão de quem acredita no futuro do país...

Acreditar no futuro do país, para mim, é compreender a necessidade de investimentos e realizá-los. Nesse ponto, mais uma vez nossa história se confirma, pois o investimento das empresas alemãs no Brasil tem sido da ordem de dois bilhões de dólares por ano e, apenas no ano passado, o Brasil recebeu a visita de mais de 30 delegações de empresários e políticos alemães interessados em realizar projetos aqui. Porém, além desses investimentos materiais, que são absolutamente fundamentais, refiro-me também, e principalmente, aos investimentos de nossa energia pessoal , que implica em engajamento e participação.

Acreditar no futuro do país, para mim, é estar plenamente comprometido com a responsabilidade social e a sustentabilidade. Ainda há pouco eu conversava com membros da diretoria da Câmara Brasil-Alemanha e nos referimos ao fato de que o “Prêmio Von Martius de Sustentabilidade” deste ano é uma edição especial, pois comemora o seu décimo aniversário! Mas, muito se tem falado sobre isso e eu gostaria de deixar registrado nesta oportunidade, o significado que essas palavras têm para mim: mais do que ações sociais, mais do que obras e projetos, mais ainda do que satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a qualidade de vida do futuro, sustentabilidade é assegurar que as futuras gerações tenham habilidade para satisfazer as suas necessidades e conservar o planeta portanto, sustentabilidade é educação!

Para finalizar, acredito que existia ainda mais um fator importante para o nosso futuro: a democracia. Somente com a participação e o comprometimento de todos e de cada um, poderemos construir esse futuro ideal a que venho me referindo desde o começo. É preciso liberdade com responsabilidade para alcançarmos o respeito mútuo e coletivo dos direitos humanos. É preciso cooperação.

Portanto, nessa oportunidade especial que tenho em dirigir-me a tão importantes líderes e formadores de opinião, gostaria de reforçar os propósitos que vem sustentando as nossas relações Brasil-Alemanha e convidar a todos para uma profunda reflexão sobre estes conceitos: Investimento material e pessoal, sustentabilidade igual a educação e democracia igual a cooperação. Muito obrigado!

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER – PSDB - Teremos agora a entrega da premiação aos alunos vencedores do concurso de redação e pintura alusivo à imigração, pelo Sr. Sönke Böge, Diretor Vice-Presidente da Sociedade Beneficente Alemã.

 

O SR. SÖNKE BÖGE – Boa noite, Excelências. Obrigado por poder estar aqui com os senhores, autoridades presentes, membros do côro, queridos alunos e alunas, caros amigos todos que estão hoje aqui nesta noite maravilhosa. Muito obrigado por estarem conosco, em nome do Comitê Organizador da comemoração de hoje eu gostaria de agradecer também as instituições e as empresas que fizeram o possível neste momento. Meu colega Ingo já tinha falado isso então eu não vou nomear uma empresa e uma instituição, uma a outra. Muito obrigado a todos que fizeram o possível nesse maravilhoso evento.

Nós vamos agora à premiação de um concurso de criação de redação e pintura para alunos dos 185 anos da imigração alemã no Brasil. Ambos os concursos foram divididos em duas faixas etárias: participantes de 12 a 14 anos, e participantes de 15 a 17 anos. E de cada grupo foram escolhidos os três melhores trabalhos. Tanto a participação, o volume da participação como o resultado foi surpreendente, nós recebemos 206 textos de redação e 60 pinturas de onze escolas do Brasil inteiro: Escola Júlio Pestana, São Paulo; Dr. Júlio Cardoso, de São Paulo; Colégio Humboldt, São Paulo; Porto Seguro, São Paulo; Colégio Catarinense, de Florianópolis; Externato Nossa Senhora Menina, São Paulo; Colégio Rio Branco, Campinas; Colégio Adventista de Santo Amaro, São Paulo; Porto Seguro, de Valinhos; Imperatriz Leopoldina, São Paulo; Escola COC, Palmas, Tocantins, e outras instituições. Muito obrigado a todas as escolas que nos enviaram os seus trabalhos.

Agora gostaríamos também de agradecer a Comissão de Avaliação, o júri composto de professoras e professores de Alemão e de Artes Plásticas dos colégios Visconde Porto Seguro, Benjamin Constant e Humboldt, que avaliaram os 266 trabalhos. O nosso muito obrigado aos integrantes desse júri, muito obrigado.

Foram selecionados então os primeiros três trabalhos em cada categoria. Redação e Pintura, total de doze premiados de 12 a 14, e 15 a 17 anos. Nós constatamos dois problemas agradáveis: o primeiro foi de que na categoria Pintura houve um empate pela excelente qualidade dos dois primeiros lugares na categoria 12 e 14 e então o júri tomou a decisão de entregar dois primeiros prêmios, o que nós achamos muito justo. E a segunda foi que a qualidade geral dos trabalhos foi muito alta e então a nossa comissão tomou a decisão de entregar em vez de somente um “lap top” para o grande prêmio, todos os primeiros lugares - os quatro - receberão um “lap top”; para o segundo foi um “Ipod Touch” e para o terceiro lugar, então, uma bicicleta a cada um.

Solicito agora as senhoras e senhores presidentes das mantenedoras e os diretores das escolas: do Humboldt, a senhora Gisele e Everton, por favor;do Benjamin Constant, por favor. Do Porto Seguro parece que seria o Sr. Biraman. Sr. Biraman, onde está? A Imperatriz Leolpoldina, por favor.Gostaria de convidar a Sra. Ursula Dormien a Presidente das Entidades Alemãs aqui em São Paulo, junto com o Rüdiger Stumpf, da nossa comissão, Klaus Dormien, a Sra. Carola Brum do Consulado Geral da Alemanha, muito obrigado.

Eu gostaria de avisar que nós vamos tirar uma foto de cada aluno premiado. Podemos propor aos pais, amigos, a todos que quiserem uma foto, que entrem em contato depois com a recepção ou pelo e-mail com o Brasil Post, porque existe uma foto oficial de cada premiado.

Assim, Redação, categoria 12 a 14 anos: Philipp Oterrshagen, Marina Muller, Júlia Homsi Martin. Na categoria dos 15 a 17 anos: Felix Runge, Sofia Basílio, Heloísa Bento Ribeiro. Na categoria das Pinturas Mariana Haug, Gabriela Uekita, Bruna Sana, Yasmina B. Böge, Cláudia Aleixo, Guilherme Ferrari e Bruna Mirkhan.A todos vocês o nosso grande muito obrigado.

Passamos à entrega dos prêmios: Claudia Aleixo, de Florianópolis, vai receber o prêmio especial da Sra. Úrsula Dormien pelo seu primeiro prêmio muito especial, um “lap top”. Os demais premiados são: Phillipp Ottershagen, primeiro prêmio na categoria Redação. O primeiro prêmio na categoria dos 15 a 17 anos, Felix Runge.O primeiro prêmio da categoria de Pintura 12 a 14 anos, Mariana Haug; o segundo primeiro prêmio Gabriela Uekita também na categoria 12 a 14 anos.

Os segundos prêmios são para Marina Muller, Sofia Basílio, Bruna Sana, que não estão presentes. O que vamos fazer com os Ipods? Guilherme Ferrari está presente, por favor.

Vamos então para os terceiros prêmios categoria Redação, 12 a 14 anos, Júlia Homsi Martins; Heloísa Bento Ribeiro, terceiro prêmio na categoria 15 a 17 anos; o terceiro prêmio da categoria 12 a 14 anos em Pintura é para a senhorita Yamina B. Böge, Na categoria de 15 a 17 anos, Bruna.

Muito obrigado a todos vocês, agradeço também a senhora e aos senhores aqui das escolas.Desculpem-me, faltaram três premiados. Obrigado a todos vocês e um grande abraço para eles.Muito obrigado a todos.

Quero comunicar que as redações premiadas serão publicadas nas próximas edições dos jornais Brasil Post conforme o espaço disponível e isso é uma surpresa muito bonita para as publicações das pinturas. A Brasil Post editará um encarte especial em cores na sua edição do dia 21 e 22 de agosto, onde todos os trabalhos premiados estarão impressos no formato A4 nessas 16 cores.

Então muito obrigado. Não esqueçam eu não ganho nada com isso, nos dias 21 e 22 a Brasil Post aí estará com os quadros. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER – PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Dr. Thomas Schimitt, Cônsul Adjunto da Alemanha.

 

O SR. THOMAS SCHIMITT – Excelentíssimo Sr. Deputado Roberto Engler, Excelentíssimo Sr. Romeu Tuma Júnior, Secretário Nacional de Justiça prezados senhores Stefan Graf Von Galen, Karlheinz Pohlmann, prezados presentes e queridos amigos, há 185 anos a história do Brasil foi enriquecida com mais um capítulo cujo o título poderia ser a Comunidade Alemã no Brasil. No início este capítulo parecia pouco interessante: os primeiros imigrantes alemães eram em sua maioria de origem humilde que,por necessidade, eles juntaram os seus pertences na Alemanha e partiram em sua longa viagem sobre o Atlântico. Esperavam encontrar no Brasil mais liberdade e um futuro melhor para as suas famílias aqui no Estado de São Paulo, mas também no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo, e mais tarde em outras regiões do país.

E ao longo de gerações este senhor realizou-se para a maioria das famílias imigrantes, prova disso é o grande número de bens sucedidos membros da comunidade alemã hoje aqui reunidos. Nesta data nos lembramos gratidão do dia de início da comunidade alemã no Brasil, mas hoje não olhamos apenas para 185 anos de história, contemplamos também o presente pois o que se iniciava há quase dois séculos continua vivo até agora.

Hoje, uma parte considerável da população brasileira tem pelo menos parcialmente raízes alemãs. Não é possível imaginar o Estado de São Paulo e todo o Brasil sem a sua comunidade alemã. Senhoras e senhores, há 185 anos os imigrantes não trouxeram apenas objetos pessoais em suas bagagens, vieram também com os seus costumes e hábitos culturais. Assim, teve o início o intercâmbio cultural entre brasileiros e alemães. Esta ligação tem uma importante base para as nossas relações tão próximas de hoje em relação ao fundamento do trabalho dos Consulados da Alemanha, da Embaixada e nossas instituições Culturais, o Instituto Goethe e as escolas, outras sociedades alemãs e também de muitas empresas alemãs que se instalaram aqui que cresceram e que contribuem para o desenvolvimento e bem estar econômico de todo o Brasil.

Cento e oitenta e cinco anos e um jubileu quase redondo, os grandes fogos veremos somente em 15 anos, mesmo assim estou muito feliz por hoje festejarmos juntos o nosso Dia da Comunidade Alemã.

Transmito-lhes os melhores votos da Alemanha para a sua festa, trabalhemos durante os próximos 15 anos para ampliar este fundamento de uma Comunidade dinâmica, visionária, pluralista e tolerante, então seremos realmente merecidos os grandes fogos em 15 anos.

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER – PSDB - Concedemos, agora com muito honra, a palavra ao nosso amigo, companheiro Sr. Romeu Tuma Júnior, Secretário Nacional de Justiça.

 

O SR. ROMEU TUMA JÚNIOR – Boa noite a todas e todos, queria saudar meu querido amigo nobre Deputado Roberto Engler ilustre Presidente desta sessão solene, queria saudar as autoridades que estão à Mesa e faço na pessoa do ilustre Cônsul Geral Adjunto, Dr. Thomas Schimitt. Queria saudar especialmente meus queridos funcionários da Assembleia Legislativa, da Secretaria Geral e do Cerimonial, sempre lutadores para que as coisas saiam extremamente nos trinques, não é, Stefan? Queria cumprimentar também os demais senhores e senhoras Deputados, trago um abraço inicial do Ministro Tarso Genro que é como todos sabem um descendente da colônia alemã cujos parentes moram no Rio Grande do Sul. Agora há pouco quando ouvia o Hino da Alemanha eu me lembrava da primeira sessão solene que nós fizemos e eu brincava aqui com o Stefan que ouvíamos o Hino da Alemanha todo domingo, por causa do Schumacher e parece que a coisa vai acontecer de novo não é? Infelizmente por conta do acidente do Massa parece que vem mais Hino Alemão de domingo com o Michael Schumacher novamente nas pistas. Então, faço esse comentário inicial para lembrar, pois eu acho que é a quinta sessão já que nós temos aqui e que nós participamos desde que nós apresentamos este projeto e como bem foi lembrado aqui foi aprovado graças também ao trabalho do Deputado Engler, como um parlamentar que sabe que exercer o seu mandato é servir ao povo.Obviamente que servindo o povo, atendemos os anseios da sociedade. O Deputado Engler não teve nenhuma vaidade em dar sequência a um projeto que eu tinha apresentado para poder atender todos vocês. Então, queria saudar nosso Presidente de hoje pela forma desapegada que exerce o mandato, aquilo que nós esperamos de todos os parlamentares.

Eu trouxe uma fala escrita, Presidente, bastante rápida, me orientaram para ser curto e grosso: “O exercício do mandato legislativo proporcionou-me inúmeras possibilidades de dar voz de reconhecimento de vários setores da sociedade em especial das comunidades estrangeiras que contribuem para o desenvolvimento de nosso Estado e do Brasil. Hoje não mais exerço o cargo de Deputado Estadual, o que não me impede de colher frutos de minhas justas iniciativas. Nesse sentido mais uma vez volto a esta digna Casa para agora em homenagem à Comunidade Alemã inserida definitivamente, integralmente no coração paulista com uma data em nosso calendário.

Desde já lembro a todos que o Brasil é um país de imigração, para cá vieram milhares de irmãos para além fronteiras para fortalecer os nossos interesses, para fortalecer a nossa nação sob prisma multicultural. Conforme destaquei na justificativa do projeto de Lei 196/04, em mais de um século de imigração os alemães e seus descendentes acabaram criando uma cultura que pode ser chamada teuto-brasileira. Problemas de intolerância foram enfrentados pelos alemães de nosso país, mormente durante a Primeira Guerra Mundial. Até o uso do idioma alemão chegou a ser proibido em nossas escolas. Graças a Deus o tempo fez as coisas mudarem apesar de não serem jamais esquecidos, por isso é o nosso dever minimizar o quadro negativo de hostilidade que outrora vigorou. Um passo nesse sentido é comemorar um dia tão importante da Comunidade para o Brasil relembrando que foram nossos irmãos que se embrenharam por regiões de nosso país outrora entregues ao descaso. Cita-se como exemplo a colonização de terras no Rio Grande do Sul e o desenvolvimento decorrente, na Capital de São Paulo, entretanto, vive a maioria dos descendentes alemães já despontando a quarta geração. Esta noite estamos enaltecendo grandes aspectos da história e da cultura emocionando-nos na presente comemoração, quanto dos antepassados das senhoras e dos senhores aqui presentes que não se acham nesse plano de existência aguardaram por tão sublime momento.

Hoje, na Secretaria Nacional de Justiça felizmente continuo tomando iniciativas concretas em prol dos nossos imigrantes descendentes: conseguimos aprovar recentemente a lei de regularização imigratória conhecida por lei de Anistia que dará condições de dignidade a milhares de estrangeiros que aqui se encontram em situação irregular muitas vezes caracterizada pela clandestinidade. E fica evidente que a política imigratória brasileira cuida de imigração sobre o prisma da humanidade e não da ilegalidade. Assim um estrangeiro não documentado pode ser irregular, mas não é um criminoso para nós, enquanto outros muitos países ditos desenvolvidos tratam os imigrantes em situação irregular como criminosos. O Brasil humaniza o seu tratamento na mesma linha de argumentação. Cito que a Secretaria Nacional de Justiça, com o apoio do Departamento de Estrangeiro elaborou projeto da nossa lei de estrangeiro do Brasil, rompendo com o paradigma da segurança nacional que caracterizava o Estatuto de 1980, a nota distintiva da nossa lei será o aspecto humanitário. Criaremos dentre outras medidas que tem em mira a dignidade da pessoa humana o visto humanitário para aqueles que vêm ao Brasil para tratamento de saúde para amparar parentes doentes ou em situação de vulnerabilidade; ainda será criada a figura da residência temporária e familiar, e a residência provisória para vítimas de tráficos de pessoas, tais medidas além da recente certidão de naturalização pela internet servirão para tirar dos sonhos, pessoas das mais diversas nacionalidades integrando-as ao desenvolvimento do Brasil.

No mais, para não me estender, parabenizo os alemães e alemãs brasileiros aqui representados pelas senhoras e pelos senhores, colocando-me à disposição do Ministério da Justiça para engrandecer cada vez mais nossa nação. Lembro por fim que aqui todos são bem vindos. O Brasil não faz e suas fronteiras físicas nem trincheira para impunidade quando se trata de grandes banqueiros criminosos e nem barreira para humanidade quando se trata de pobres trabalhadores. Parabéns a vocês pelos 185 anos da Imigração Alemã Brasileira”.

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER – PSDB - Assistiremos agora a apresentação final do Coral do Colégio Visconde de Porto Seguro sob a regência do Maestro Sérgio Assumpção.

 

 

* * *

 

- É feita a apresentação do Coral.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – ROBERTO ENGLER – PSDB - Esta Presidência tem a honra de ser o portador da mensagem do nosso Governador do Estado, Governador José Serra. “Cumprimentando a Comunidade Alemã pela importante contribuição dada ao desenvolvimento ao nosso país, desejo que ao completar 185 anos da imigração alemã, os laços culturais e comerciais entre os dois países se estreitem cada vez mais. Assinado Governador José Serra”.

Bons amigos, amigos aqui de cima e amigos de baixo, amigos que lotam as nossas galerias, é uma satisfação renovada, é uma imensa satisfação que voltamos a comemorar aqui na Assembleia Legislativa de São Paulo o Dia da Comunidade Alemã. Eu quero cumprimentar a todos e agradecer o empenho do meu amigo Stefan Graf Von Galen, sem o qual este dia não teria o mesmo brilhantismo.É verdade que hoje nos causou uma pontinha de decepção, porque todos nós esperávamos que ele entrasse com a bicicleta, pedalando pelo plenário, mas ele entrou apenas empurrando, não é, Dr. Thomas? Nós comentamos da nossa decepção, mas falar sobre essa saudável e prazerosa relação entre os povos da Alemanha e do Brasil, objeto de muito orgulho e de muito proveito para ambas as partes, é sempre um imenso prazer.

Como sabemos, esse intercâmbio se intensificou com a imigração alemã para o Brasil, como já foi dito há 185 anos, eu prefiro dizer há quase 200 anos, e resultou em uma identificação absolutamente verdadeira. Hoje, com os descendentes dos primeiros alemães-brasileiros, entre nós, Alemanha e Brasil solidificam essa relação. Como o Sr. Karlhaeinz Pohlmann já citou na economia, por exemplo, o volume de negócio entre os dois países só em 2008 ascendeu superior à casa de 20 bilhões de reais, de dólares, perdão. E como já foi dito também só no Estado de São Paulo temos aí cerca de 1.200 empresas com capital alemão, são números altamente significativos importantes.

Uma contribuição técnica-artística para o Brasil foi e é mais do que vasta. O primeiro, por exemplo, grande engenheiro na cidade de São Paulo foi um alemão, Karl Rath. Ele contribuiu de forma significativa para as obras de saneamento no município.

Níquel e gás são apenas duas das muitas palavras que importamos da língua alemã incorporadas ao longo vocabulário brasileiro. Especialmente no Sul do País grandes comunidades ainda usam o idioma original de seus antepassados para se comunicar, mesmo quase dois séculos depois dos primeiros alemães chegarem ao País.

Nossa arquitetura, como também já foi citada, explícita o mais contidamente, sofreu e ainda sofre influências dos traços germânicos. Por essas e outras inúmeras razões é que se justifica ainda mais momentos como esse, em que rendemos homenagens sinceras à Comunidade Alemã de São Paulo e do Brasil, de forma a reconhecer e preservar essas contribuições e essa origens alemãs.

Para encerrar, eu recorro a uma frase de um alemão notável e abençoado, nosso sacerdote Joseph Ratzinger, nosso Papa Bento XVI, que recentemente analisando o comportamento dos segmentos das sociedades em relação a Deus, disse: “Na vida política, parece quase indecente falar de Deus, como se fosse um ataque à liberdade de quem não crê”. No contexto de suas palavras, Bento XVI, estava afirmando que não há razão para não se falar em Deus na política, desde que seja com sinceridade, o grifo é meu. Como estamos, aqui, em uma casa política, mas não falando de política e, sim, de amizade, mais um motivo para, com a benção de um alemão, pedir a Deus que continue cuidando com carinho dessa belíssima relação entre Brasil e Alemanha e que abençoe também a todos nós. Felicidades e muito obrigado.

Meus amigos, esgotado o objeto de presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência deseja cumprimentar os alunos e alunas premiadas dos mas altinhos até os mais baixinhos, agradece as autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade, convidando a todos para um coquetel no Hall Monumental.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 45 minutos.

 

* * *