03 DE SETEMBRO DE 2010

040ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O “DIA DAS ESTRELAS DO ORIENTE”

 

Presidente: BRUNO COVAS

 

RESUMO

001 - BRUNO COVAS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão foi convocada pelo Presidente Barros Munhoz, atendendo solicitação do Deputado Bruno Covas, ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "Dia das Estrelas do Oriente". Convida o público presente para, de pé, ouvir a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - SANDRA DE MELO BERTOZO CORRALO

Grande Oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, informa que a Ordem da Estrela do Oriente é uma entidade paramaçônica. Dá conhecimento de que tal Ordem chegou ao Brasil em 1999. Dá informações a entidade e explica seu funcionamento. Faz breve histórico sobre a mesma.

 

003 - CLEBER DE MOURA DELALIBERA

Representante da Ordem DeMolay, faz elogios à Ordem. Parabeniza o Deputado Bruno Covas por ser eleito, pela entidade, o melhor deputado da Casa.

 

004 - PAULA ROBERTA GABBAI ARMELIN

Preceptora da região leste do Estado de São Paulo, da Ordem do Arco-Íris para meninas, enaltece a entidade. Fala sobre a relação entre as Estrelas do Oriente e as Garotas do Arco-Íris.

 

005 - CÉLIO JOSÉ DE MORAES

Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, explica que a Ordem Estrela do Oriente é formada por mulheres parentes de mestres maçons. Tece elogios à entidade. Ressalta que a é patrocinadora da Ordem. Agradece ao Deputado Bruno Covas.

 

006 - MARIA ELIZA DE CASTILHO MANFRÉ

Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo , fala sobre a Lei nº 14.153, que institui o dia 31 de agosto como o "Dia das Estrelas do Oriente". Faz agradecimentos gerais. Anuncia entrega de homenagem ao Deputado Bruno Covas.

 

007 - CÉLIO JOSÉ DE MORAES

Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, presta homenagem ao Deputado Bruno Covas com a leitura e entrega do "Ato do Grande Capítulo".

 

008 - MARIA ELIZA MANFRÉ

Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, faz entrega de Medalha de Honra ao Mérito ao Deputado Bruno Covas.

 

009 - Presidente BRUNO COVAS

Faz reflexão filosófica. Elogia a Ordem Estrela do Oriente. Ressalta que a entidade é uma das mais sólidas instituições ligadas à Maçonaria universal. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Bruno Covas.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – BRUNO COVAS - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

                                                                       * * *

 

            O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Barros Munhoz, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o “Dia das Estrelas do Oriente”.

Na Mesa Diretora dos trabalhos, tenho a honra de contar com a colaboração, à minha direita, da Dra. Maria Eliza de Castilho Manfré, Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, e, à minha esquerda, Dr. Célio José de Morais, Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

Gostaria de nomear também as seguintes autoridades presentes: Sra. Denise Aparecida Honorato de Morais, Grande Matriarca Adjunta do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. Odivaldo Siviero, Grande Patriarca Adjunto do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Rogeria Azevedo Souza Pontes, Grande Condutora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Julia Celina Pereira Machado, Grande Condutora Adjunta do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Maria das Graças da Silva Vasconcelos, Grande Secretária do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Luciana Coneglian, Grande Tesoureira do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Cleude de Castro Dutra Cunha, Grande Capelã do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sra. Sandra de Melo Bertozo Corralo, Grande Oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo; Sr. Cleber de Moura Delalibera, Representante da Ordem DeMolay; Sr. Aparecido Antonio de Oliveira, Grande Secretário de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo, representando o Grão-Mestre Benedito Marques Ballouk; Sr. Luiz Felipe Dias Farah, representando o Deputado Antonio Salim Curiati.

            Convido a todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Músico PM Jassen Feliciano.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

           

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Tem a palavra a Sra. Sandra de Melo Bertozo Corralo, Grande Oradora do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

A SRA. SANDRA DE MELO BERTOZO CORRALO - Exmo. Deputado Bruno Covas; Digna Grande Matriarca; Digno Grande Patriarca e autoridades Paramaçônicas, em nome de quem me reporto a todos os presentes.

            Digna Grande Matriarca,veja que alegria aonde nós chegamos. O próximo passo: Senado Federal.

            Dia das Estrelas. Pensando na família, instituição que resiste até hoje por ser a base de todo ser humano, Robert Moraes criou, há 160 anos, a Ordem da Estrela do Oriente, entidade Paramaçônica, permitindo, assim, que nós, mulheres, frequentássemos um templo maçônico para organizarmos nossa Sala Capitular e realizarmos nossas reuniões.

            A Ordem da Estrela do Oriente chegou ao Brasil em 1999, pelas mãos de uma estrela pioneira, desbravadora e corajosa, Ivete Russo Leite e seu esposo, Sid Carlos Leite.

            Atualmente, somos um milhão e quinhentos mil membros espalhados por todos os continentes. Em nossa ordem, o homem é um mero coadjuvante, pois todas as decisões são tomadas pela mulher, a Digna Matriarca, mas nem por isso se trata de uma Maçonaria feminina ou mista. Como já disse, é uma entidade Paramaçônica.

            As nossas sedes recebem o nome de Capítulo e é assim, de capítulo em capítulo, que escrevemos nosso Livro de Ouro chamado Ordem da Estrela do Oriente. Já somos, só no Estado de São Paulo, em número de 33 Capítulos. Distribuídos nas cidades de São Paulo, oito Capítulos: Barretos, Lençóis Paulista, São José do Rio Preto, Santos - a melhor cidade do Estado de São Paulo -, Santo André, Fernandópolis, Guarulhos, Ilha Solteira, Birigui, Novo Horizonte, Jaboticabal, Catanduva, Campinas, Jales, Praia Grande, São Carlos, Sorocaba, Espírito Santo do Pinhal, Osasco, Cafelândia, Lins, Cosmópolis, São Vicente, São João da Boa Vista e brevemente São José dos Campos.

            Apesar de autônomos, os Capítulos são subordinados e jurisdicionados pelo Grande Capítulo do Estado de São Paulo. Este, segue a coordenação do Grande Capítulo Geral, localizado em Washington Dsi, nos Estados Unidos. O Grande Capítulo do Estado de São Paulo foi fundado no dia 02 de agosto de 2003, na cidade de São José do Rio Preto e teve como a primeira Digna Grande Matriarca, Ivete Russo Leite, e Digno Grande Patriarca, Pedro Luiz Ricardo Gagliardi, na época, também Grão-Mestre da Glesp, cujo apoio e patrocínio foram fundamentais para a solidificação da ordem, sendo ela aberta à participação de membros das demais potências maçônicas regulares.

            Essa primeira gestão administrativa foi denominada “Amigos para Sempre” e durou até 2005. Foi renovada para o biênio 2005/2007, com o lema “Em União Nós Construímos Amigos Para Sempre”. Com os desafios enfrentados, a destemida coragem e o amor pela ordem, Ivete passou o cargo para Jamile e Célio Dossi, que se tornaram Digna Grande Matriarca e Digno Grande Patriarca,  respectivamente, cuja gestão, chamada de “Construindo para o Futuro”, foi até 2009. E o futuro chegou. E a Ordem da Estrela do Oriente no Brasil também teve sua continuidade.

Em 2009 tomaram posse Maria Eliza de Castilho Manfré e Célio José de Morais, Digna Grande Matriarca e Digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, que ficarão nos cargos até 2011. Essa gestão foi sabidamente chamada de “Integrar para Fortalecer” pois isso é uma das coisas que nós, estrelas, mais gostamos de fazer: integração total e irrestrita fortalecendo cada vez mais nossa fraternidade, nossa união, nossa amizade e consequentemente a Ordem da Estrela do Oriente.

Nossa Ordem agrega mulheres que são esposas, viúvas, filhas, irmãs, noras, avós, netas, sobrinhas, sogras, tias e cunhadas de mestres e maçons de boa conduta e para funcionar precisa da presença de um deles, desde que também pertença à Ordem. Nosso trabalho é filantrópico, fraternal, educacional e social, e a força da mulher é tanta que já inauguramos duas praças públicas: uma em Santos e outra em Birigui e agora temos um dia todo nosso graças ao Deputado Bruno Covas. Ainda vamos conseguir fazer desse dia, feriado nacional. Pretensão? Somos mulheres, somos poderosas.

O principal de nossa Ordem é sermos chamadas de estrela, estigma que já vem com a mulher, pois ao nascer ela é estrelinha do papai, ao casar é a estrela cadente ou decadente do marido e ao se tornar mãe é estrela do lar. Até nisso nosso fundador acertou, pois ser estrela é principalmente brilhar por dentro e reluzir através de boas ações na amizade, respeito, união e convivência.

Senhor Deputado, senhoras e senhores, orgulhosamente apresento a vocês as verdadeiras estrelas e estrelos da nossa Ordem: vocês. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Antes de passar a palavra ao próximo orador, quero agradecer a presença da Sra. Onilda Maria Santiago, de São Paulo; da Sra. Nilcea Peronti Procópio, de São Carlos; da Sra. Neuza Crivelaro Calejon, de Fernandópolis; da Sra. Gislaine Maria Ribeiro da Silva de Magalhães, de Jales; da Sra. Nilza Maziero, de Santo André; do Sr. Armando Silva Filho, de São Bernardo do Campo; do Sr. Irineu Américo Maziero, de Santo André; da Sra. Sandra Maria Cardoso de Menezes Silva, de São Bernardo do Campo; do Sr. João Batista Machado, de Novo Horizonte; do Sr. Odair Ermógenes Girarde, de São Paulo; do Sr. Luiz Antonio Pacola Coneglian, de Lençóis Paulista; do Sr. João Alves de Magalhães Neto, de Jales; da Sra. Bruna Maria Teresa Lipparelli Rondan, de São Paulo; da Sra. Vilma de Castro Barbosa Siviero, de São Paulo; da Sra. Maria Laura Savietto Alves, de São Paulo.

Tem a palavra o Sr. Cleber de Moura Delalibera, representante da Ordem DeMolay.

 

O SR. CLEBER DE MOURA DELALIBERA – Boa noite, Presidente desta Sessão Solene, amigo, irmão e Deputado Bruno Covas; na pessoa do Digno Grande Patriarca e da Digna Grande Matriarca cumprimento todos os presentes.

O final do discurso de quem me antecedeu disse muita coisa, porque hoje a Sessão Solene reconhece o trabalho de quem está sentado a nossa frente e eu venho para acender uma vela e cumprir também um chamamento. O primeiro deles é a vela e a vela é a chama do vigor do trabalho - isso vocês já têm - e ao mesmo tempo a chama da comemoração. Hoje é um dia de muita festa para todas vocês. Eu tenho entre as estrelas e os estrelos, pais, amigos, amigas particulares, minha mãe, pessoas que dedicam a sua vida para a caridade, para a filantropia, pelo desenvolvimento filosófico e o autodesenvolvimento. Mas isso - e aí vem o chamamento -, ele não pode ficar dentro do tempo, assim como vocês hoje estão fazendo. Vocês, hoje, estão sendo mostrados não só lá fora, mas até mesmo para a Maçonaria. Eu, como demolay-maçom, olho as estrelas do oriente como o fim, o meio e o início, porque, como uma mãe que cuida e protege, é aquela que belisca e incentiva.

Boa parte do papel que a Maçonaria tem dentro da organização vem - ouço isso principalmente dos mais experientes - das pilastras da Maçonaria, que é a mulher. Sem elas realmente ela não ficaria edificada. No entanto, esse chamamento, agora, de vocês estarem numa casa de leis, denota algo que é um compromisso anual que vocês terão de se encontrar e prestar contas a si mesmas de onde avançaram, de onde querem chegar e, o mais importante, qual o impacto que as estrelas do oriente estão causando na sociedade. Porque é uma organização que, mais do que para si, é para os outros. E é esse o grande desafio, esse é o grande chamamento.

            Gostaria que daqui a um ano, assim como eu, o irmão Clovis Messias e o irmão Bruno Covas conversávamos a respeito do dia das estrelas do oriente, não era simplesmente para ser um dia comemorativo, mas para reconhecer todo esse trabalho que é feito em todo o Estado de São Paulo.

            Eu gostaria, também, de enaltecer uma situação particular. Da dedicação e do reconhecimento que muitas vezes vocês não são reconhecidas. Quanto a isso faço mea culpa até como membro da Maçonaria. A Estrela do Oriente tem muito a ensinar para a Maçonaria; digo isso e nem sou membro. É muito importante essa exposição para que a Maçonaria realmente conheça cada vez mais e cerre fileiras, porque vocês com pouco tempo, com pouco mais de cem anos, dão muita lição para a gente.

            É nesse reconhecimento que, como sobrinho também, agradeço todo apoio que vocês têm dado aos Capítulos, aos Betéis e às meninas do Arco Íris em suas assembleias. Porque a estrela do oriente aposta, desde o seu princípio, na juventude, na renovação de ideias, naquilo que acontece de fato na comunidade, e isso é realmente fantástico. Parabéns. Sem isso não ficaríamos motivados como neste dia.

            Para finalizar, gostaria de dizer que hoje temos mais um motivo de festa. Para mim, que quase não cheguei a tempo aqui, é motivo de mais felicidade ainda. Ele não me contou, mas fiquei sabendo, e no final quero pedir uma salva de palmas. Hoje, por uma organização não governamental, nada que seja ligado ao Poder Legislativo, esse irmão maçom, Bruno Covas, foi eleito por essa instituição como o melhor deputado da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Parabéns, Bruno. É um orgulho tão grande quanto vivenciar esse dia. Saber que um irmão maçom abriu as portas para a Ordem Demolay e para a Assembleia das Arco Íris e os Betéis, assim como hoje, demonstra na atitude o seu papel de maçom.(Palmas.) Parabéns. É um espelho para todos nós. Parabéns a vocês. Vida longa. É apenas o primeiro ano. Vocês vão ter muita coisa para comemorar porque o trabalho de vocês merece comemoração por muito tempo.

            Parabéns, obrigado, e boa-noite! (Palmas.)

              

             O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Agradeço a presença da Sra. Maria Otávia Marques, de São Paulo; do Sr. Rodolfo Marques Filho, de São Paulo; do Sr. Marcos Eduardo Moretti, de Sorocaba; da Sra. Ângela Maria Bigasse Egueti, de São Paulo;da Sra. Heloisa Vargas da Silva Custódio, do Espírito Santo do Pinhal; da Sra. Márcia Marano Moreno, de Guarulhos; da Sra. Ligia Figueiredo de Souza, de Santos; da Sra. Solange Teobaldo da Silva Raimundo, de Jaboticabal; da Sra. Odorica Aureliana Girardi, de Guarulhos; da Sra. Giovana Mouro, de São Paulo; da Sra. Rosmary Conforto dos Santos, de Cosmópolis; da Sra. Regina Rabelo Batista, de São Paulo; da Sra. Celina Honório Berto, de São Paulo, e da Sra. Maria Cecília da Silva Freitas, de Barretos.

            Tem a palavra a Srta. Paula Roberta Gabbai Armelin, ilustre preceptora da região leste do Estado de São Paulo, da Ordem do Arco Íris para meninas.

 

            A SRA. ROBERTA GABBAI ARMELIN – Boa noite a todos. É para mim muito orgulho pisar nesta Casa, falar das estrelas do oriente e acolher todos os presentes, desde as grandes autoridades políticas, grandes autoridades e membros da Maçonaria e grandes autoridades e membros das entidades paramaçônicas.

Antes de mais nada, gostaria de fazer um agradecimento enorme e muito profundo à Maçonaria como um todo por ser uma ordem capaz e corajosa de apoiar as nossas entidades como Estrelas do Oriente, Garotas do Arco-Íris, e demais entidades paramaçônicas. É certamente por graça e coragem de vocês que esse dia está sendo comemorado.

Sempre me disseram que o arco-íris aparece no céu em dias de sol e em dias de chuva. Mas nosso arco-íris de garota só brilha com força e intensidade, só assume sua plena forma quando tem estrelas no céu. Se seu vestido, minha irmã, Garota do Arco-Íris, sujou segundos antes das reuniões, uma tia estrela há de dar um jeitinho de tirar a mancha e com sabonete. E se o zíper do seu vestido enroscou, uma tia estrela sempre aparece com uma agulha e linha para consertar. Se é preciso um lugar para que nós façamos reuniões, uma casa de tia estrela estará sempre com as portas abertas para nos receber. E se a alma de uma Garota do Arco-Íris está dolorida ou machucada, tem sempre uma tia estrela para dar carinho e conforto.

Tias queridas, que vontade de abraçar vocês, de beijar vocês, e de não soltar mais, porque vocês são o equilíbrio entre a força e a delicadeza, vocês são o equilíbrio entre sentimento e racionalidade; vocês são equilíbrio entre liderança e obediência, e vocês são equilíbrio entre consciência e mistério.

Uma Estrela do Oriente é anúncio de luz. Ela é a crença na importância de se cultivar a alma, ela é a crença na delicadeza e na imortalidade do espírito. E é através delas que o ser humano vai pouco a pouco assumindo, em uma sociedade às vezes tão imprópria à vida, o seu verdadeiro lugar acima da materialidade, acima daquilo que é possível de pegar com as mãos, acima daquilo que é passível de ser explicado. O ser humano e a saúde do seu corpo, o ser humano e o conforto da sua alma passam, então, a importar mais do que qualquer outra coisa.

E quando a urgência dessa nova vida corrida e desenfreada nos afasta da nossa própria essência, olhe para elas. Elas são esposas, elas são mães, elas têm filhos para criar, elas têm contas para pagar, mas não tem nada nessa vida que as afaste da batalha que elas mesmas travaram em busca de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais fraterna.

Ser Garota do Arco-Íris não é tarefa fácil. Mas sei que ela seria impossível de ser realizada com plenitude não fosse o colo, o carinho, o conselho e o exemplo que essas mulheres nos oferecem a cada novo dia.

Uma Garota do Arco-Íris e uma Estrela do Oriente compartilham e comungam, em uma relação quase sagrada, dos mesmos sonhos, dos mesmos desejos e das mesmas virtudes: verdade, honestidade, solidariedade. Assim é a relação entre uma Garota do Arco-Íris e uma tia Estrela do Oriente. E elas nos ensinam que assim também deve ser a nossa relação com o mundo. E é assim que os nossos aprendizados e ensinamentos se espalham mundo afora; e é assim que uma sociedade mais justa e mais amena começa de fato a ser construída.

Amor e respeito pela dignidade dessas mulheres, amor e respeito pela beleza e pela importância da ordem que elas representam. Nosso pedido e desejo como Garotas do Arco-Íris é que vocês, tias Estrelas do Oriente, sigam fortes e esperançosas em sua caminhada, pois enquanto houver estrelas o arco-íris também continuará a brilhar no céu. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Agradecemos também a presença do Sr. Amílcar Alabarce Mathias, de São Paulo; do Sr. Américo Corralo, de Santos; da Sra. Mônica Shimoio, de Osasco; do Sr. Wilson da Silva, de Osasco; da Sra. Eidi Lopes Sartorello Mathias, de São Paulo; da Sra. Maria da Glória Vieira Santana, de Guarulhos; da Srta. Paula Roberta Gabbai Armelin, de Cosmópolis; do Sr. Carlos César Falci de Carvalho, de São Paulo; do Sr. Reginaldo Mastro Pietro, de Fernandópolis; do Sr. Wagner Lacerda Ferreira, da Praia Grande e do Sr. Valdir Ribela, da Praia Grande.

Tem a palavra o Dr. Célio José de Moraes, digno Grande Patriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

O SR. CÉLIO JOSÉ DE MORAES – Exmo. Sr. Deputado Bruno Covas, minha querida Digna Matriarca Maria Eliza, grandes oficiais, meu querido Henrique, funcionário da Casa - que não é Estrela, é um astro aqui de cima - queridas irmãs, irmãos, convidados, a Maçonaria é uma congregação de homens de bons costumes, de homens escolhidos e colhidos da sociedade para dentro de um templo, dentro de uma escola de vida, para serem formados, melhorar as suas asperezas e aplicar os frutos do melhoramento na sociedade onde vivem, que nós chamamos “formamos construtores sociais”.

            No andar dos tempos e com a evolução dos novos paradigmas da sociedade, a mulher vem se sobressaindo e não foi possível à Maçonaria acolher mulher como maçom. Entendeu - e já foi feito - as Ordens Paramaçônicas, que já foram aqui enumeradas, no caso especial nosso a Ordem Estrela do Oriente. É uma ordem de mulheres familiares de Mestres maçons. Essas mulheres têm junto dos trabalhos mestres maçons. Os trabalhos são dirigidos pela mulher apoiada, quando necessário, por um mestre maçom que, quando convidado, dá a sua opinião. Na verdade nós carregamos a mala. Estamos sempre dispostos a contribuir para que os sonhos e o desejo de realização das mulheres Estrela sejam realizados. Prova disso que temos aqui, nesta Casa de leis, hoje, a qual com 55 anos de idade é a primeira vez que frequento, tendo a oportunidade, como Estrela, de participar. Gostaria de saber quantos dólares cada um de vocês está ganhando, quantos sanduíches, quantos lanches estão ganhando, quantas coca-colas estão ganhando, enfim, o que foi necessário para que vocês estivessem aqui presentes? Nada; tão somente um convite. Um convite para uma participação, um convite para doar o seu tempo, para doar o seu sorriso, a sua alegria em troca de que? O que esperamos ganhar aqui hoje? Nada. Dividir amor, abraços, carinho. Isso é o que a nossa Ordem Maçonaria, isso é o que a nossa Ordem Estrela do Oriente está realizando.

O exemplo aqui colocado pelo querido irmão Cleber, o nosso querido irmão Bruno Covas, que foram pessoas colhidas na sociedade e que aqui nesta Casa representam leis. Pessoas de bons costumes, de boa índole, de boa formação, de bom caráter, com certeza hão de gerar bons frutos para esse país que está em franco desenvolvimento das melhorias dos costumes morais, dos costumes sociais. Não tenhamos dúvida, nosso país melhorou muito e muito há de melhorar com pessoas na posição de liderança como o estimado Deputado Bruno Covas. Sucesso a você. Obrigado por reconhecer. E, aliás, era mais do que obrigação, porque eram todos merecedores do nosso dia; elas trabalharam muito para merecer esse dia.

Muito obrigado por ter reconhecido o valor dessa Ordem. Esperamos, e tenho certeza, que não vamos decepcionar os presentes aqui. Vamos trabalhar e vamos buscar todos os ideais da nossa estimada Ordem. Tenho certeza absoluta que dentro desse número elevado de irmãs há muita conscientização política no momento atual vivido e muito aconselhamento dos seus pares para que deem um voto firme, um voto em quem deva votar e não o voto de coronel, o voto de cabresto como no passado. Essas mulheres são formadoras de opinião; elas definem. Às vezes não decidem por característica própria, mas estão firmemente participando de todas as decisões que acontecem neste País e, em particular, as Estrelas que foram muito bem orientadas, treinadas e habilitadas dentro do Templo, comandadas pelas suas Dignas Matriarcas. Obrigado a todos e boa noite.

 

O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Com a palavra Dra. Maria Eliza de Castilho Manfré, Digna Grande Matriarca do Grande Capítulo do Estado de São Paulo.

 

A SRA. MARIA ELIZA DE CASTILHO MANFRÉ - Exmo. Sr. Deputado Bruno Covas, meu Digno Grande Patriarca, Grandes Oficiais do Grande Capítulo do Estado de São Paulo, autoridades representantes dos Capítulos, hoje aqui presentes, minhas Dignas Matriarcas, meus Dignos Patriarcas, autoridades Maçônicas e Paramaçônicas, gostaria de citar, especialmente, a presença também do nosso grande secretário das entidades paramaçônicas da Grande Loja do Estado de São Paulo, nosso irmão Odair Ermogenes Girarde; nossa entidade patrocinadora, autoridades da Ordem DeMolay, do Arco-Íris para meninas; irmãs e irmãos da Ordem da Estrela do Oriente e convidados, solicitei usar este microfone para que eu pudesse estar realmente mais perto de vocês. Estarmos aqui, hoje, no plenário desta Casa de Leis para participar de solenidade tão especial que nos enche de orgulho, de júbilo, de satisfação e, sobretudo, de gratidão.

Feliz do povo deste glorioso Estado que tem, em seu Parlamento, pessoas atentas às necessidades sociais e aos anseios de seus cidadãos. Devemos, neste momento histórico para a nossa ordem, a iniciativa do Deputado Bruno Covas, nosso cunhado e nosso sobrinho também, autor do projeto que institui o dia 31 de agosto como o Dia das Estrelas do Oriente, que apoiado por seus pares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo fez com que se tornasse a Lei nº 14.153, de 24 de junho de 2010, coincidentemente no equinócio de inverno, Dia de São João, tão representativo para a Maçonaria, nossa patrocinadora.

            Instituir o Dia das Estrelas do Oriente no dia 31 de agosto significará comemorá-lo na data do nascimento do fundador da nossa ordem, o Dr. Fábio, que nasceu há 192 anos. E nessa data todos os Capítulos do mundo, que conta, como disse a nossa grande oradora, com um milhão e meio de membros no mundo, estão reunidos em vigília para o bem da humanidade. Alegra-me sobremaneira informar que a repercussão dessa lei foi muito além dos limites do grande Capítulo do Estado de São Paulo. Temos recebido inúmeras manifestações de nossos irmãos provenientes de diversos estados e de outros países, congratulando-nos por esse feito, principalmente, meu caro Bruno, por ser a primeira lei sul-americana de reconhecimento público a nossa organização, que integra a Grande Família Maçônica e que tem a sua filosofia voltada para a fraternidade, amor ao próximo e filantropia. Isso causou uma excelente impressão, na verdade, um verdadeiro frisson nesses lugares que passarão a difundir essa ideia mundo afora, tenham a certeza.

            Ilustre Deputado Bruno Covas, mesmo que a palavra obrigada por si só já encerre tanto significado, ainda não expressa por inteiro o quanto seu gesto foi determinante para nossa ordem. Saiba que lhe somos e seremos profundamente gratos.

            Quero também fazer um agradecimento especial ao cunhado e sobrinho Cleber de Moura Delalibera, que veio especialmente de Barretos para nos homenagear, e a sobrinha Paula Roberta Gabbai Armelin, que é ilustre preceptora da Região Leste do Estado de São Paulo e que veio de Cosmópolis. Meus queridos, vocês são brilhantes e nos enchem de orgulho, podem ter certeza disso.

            Agradeço também a todas as sobrinhas do Arco-Íris e da Ordem DeMolay que estão aqui, hoje, presentes. Obrigada a todos os Capítulos aqui, nesta noite, que aquiesceram de pronto ao honroso convite desta Assembleia Legislativa, que foi por nós estendido, sendo que muitos daqui vieram de cidades muito longínquas, demonstrando que somos inúmeros membros de um único e esplendoroso corpo.

            Temos aqui representantes de todas as cidades citadas pela nossa grande oradora, irmã Sandra Corralo, as nossas matriarcas, os nossos patriarcas, membros de todo o Grande Capítulo - a composição do grande capítulo já foi citada pelo protocolo do Deputado Bruno Covas, os grandes oficiais, as comissões, as autoridades que protocolaram a sua vinda, mas meu muito obrigada a essas matriarcas e esses patriarcas, meus queridos Capítulos do Estado de São Paulo que estão hoje aqui.

Obrigada, realmente, de coração a todos vocês. Confesso que não esperava tamanha adesão a esse convite. E a presença de vocês é algo maravilhoso para mim e para todos nós. Podem ter certeza disso.

            Também gostaria de fazer um agradecimento especial a quatro pessoas que me fizeram uma surpresa maravilhosa de estarem hoje aqui comigo, que são os meus três filhos - a minha filha Natália, a minha filha Melanie e o meu filho Luís Otávio, além de meu genro Guilherme. Muito obrigada. Eu não esperava, realmente. Vocês me surpreenderam de uma maneira maravilhosa. Obrigada.

            Estendo este agradecimento a todos os convidados que vieram nos prestigiar. Foi muita gentileza de todos vocês, com certeza.

            Ao encerrar, rogo ao Pai Celestial que nos abençoe com sua paz, sua luz e harmonia, principalmente no retorno aos nossos lares. Peço licença a vocês: vou voltar à mesa principal, que eu e o meu querido Grande Patriarca faremos uma homenagem ao Deputado Bruno Covas, com a entrega da nossa medalha de Honra ao Mérito do Grande Capítulo, bem como do Ato e do Diploma dessa medalha numerada.

            Mais uma vez, muito obrigada. Fiquem com Deus. Obrigada, de coração. (Palmas.)

 

            O SR. CÉLIO JOSÉ DE MORAIS - Querido e estimado irmão Bruno Covas, Exmo. Deputado, a pessoa que nos proporcionou este momento especial, como carinho e como retribuição, entregamos o Ato do Grande Capítulo, que reconhece e agradece a sua gentileza.

            Vamos ler: “O Grande Capítulo do Estado de São Paulo, Ordem Estrela do Oriente, confere Diploma e Medalha de Honra ao Mérito ao Deputado Bruno Covas, em reconhecimento pela autoria do projeto que instituiu o dia 31 de agosto como o Dia das Estrelas do Oriente. São Paulo, 03 de setembro de 2010. Maria Eliza de Castilho Manfré, Digna Grande Matriarca; Célio José de Morais, Digno Grande Patriarca.” (Palmas.)

 

            A SRA. MARIA ELIZA MANFRÉ - Gostaria de lhe fazer a entrega da nossa Medalha de Honra ao Mérito, numerada como oito, um número de que gosto muito, e que nós entregamos porque realmente você fez jus a ela. Muito obrigada. (Palmas.)

 

            O SR. PRESIDENTE - BRUNO COVAS - PSDB - Conta-se que um viajante se pôs a conhecer o mundo todo. Viajou por todos os continentes. Certa vez, ao atravessar um longo deserto, viu um árabe ao pé de uma palmeira e próximo a ele repousavam dois cavalos carregados de valiosos objetos. De longe era possível notar o brilho do ouro e das pedras preciosas. Porém, ao chegar perto do árabe, o viajante pôde constatar que estava com seu semblante fechado. Parecia profundamente triste.

O viajante aproximou-se dele e disse:

- Sou um viajante, não tenho interesse em suas posses. Pude ver de longe o brilho do ouro e de suas pedras preciosas. Ao chegar perto, vi que os objetos que carrega são muito belos. Porém, parece preocupado. Posso ajudar em alguma coisa?

- Ah - respondeu o árabe, com muita tristeza - sou muito aflito. Acabo de perder a mais preciosa das joias.

- Que joia era essa? - perguntou o viajante ao se colocar em prontidão para ajudá-lo a procurar.

  - Era uma jóia como jamais haverá outra. Estava talhada em um pedaço de pedra da vida e tinha sido feita na oficina do tempo. Adornavam-na 24 grandes brilhantes em volta dos quais se agrupavam outros 60 brilhantes menores. Joia igual jamais poderá reproduzir-se.

Disse-lhe o viajante:

  - Por minha fé sua joia devia ser muito preciosa. Vamos procurá-la, pois deve estar aqui por perto.

  - Agradeço sua bondade, disse o árabe. Contudo, poderíamos remover toda a areia desse imenso deserto e mesmo assim não conseguiríamos encontrar essa joia perdida.

Interrompendo o árabe, o viajante perguntou:

  - Então, será que com o dinheiro que tens não possa fazer outra igual?

Voltando a ficar pensativo, o árabe respondeu:

  - A joia perdida era um dia. E um dia que se perde jamais poderá ser encontrado ou reproduzido.

Digna Grande Matriarca, Digno Grande Patriarca, irmãos, cunhadas, amigos e amigas, a Ordem das Estrelas do Oriente é exemplo de como lapidar as nossas joias: empregar o tempo de maneira preciosa cultivando o elo fraternal e ressaltando os elevados valores morais da humanidade; é uma prática constante dessa nobre da organização internacional. Portanto, esta solenidade, que comemora a Lei Estadual n° 14.153, de 2010, é motivo de grande orgulho para o parlamento paulista.

A Ordem das Estrelas do Oriente é uma das mais sólidas instituições ligadas à Maçonaria universal. Ao congregar a família maçônica sob o manto dos ensinamentos seculares de solidariedade, amor ao próximo, liberdade de expressão, liderança moral e intelectual e crença na existência de um ente supremo, a Ordem, ora homenageada, ressalta qualidades morais e espirituais, edifica o caráter, educa, faz a caridade e serve ao próximo. Dessa forma, salta aos olhos que incentivar a formação de mulheres mundialmente organizadas e preocupadas com o desenvolvimento da humanidade é, sem dúvida alguma, motivo de alegria para esta Casa de Leis.

Estou convicto que os trabalhos desenvolvidos pela Ordem das Estrelas do Oriente são inestimáveis para o desenvolvimento de nossa sociedade. Vemos aqui, hoje, um plenário lotado às vésperas de um feriado prolongado. Ou seja, o maior plenário desta Casa repleto de pessoas das diversas regiões de nosso Estado, reunidas em prol da sociedade. Isso demonstra o valor moral de cada um de vocês com os princípios da Ordem das Estrelas do Oriente. Portanto, meus parabéns a todas e a todos pelos trabalhos desenvolvidos e pela impecável organização que hoje presenciamos aqui. Muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência informa a todos que esta sessão será transmitida pela TV Assembleia domingo, às 21 horas.

Agrademos às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 28 minutos.

 

* * *