DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 12/11/2007 - Sessão 41ª S. SOLENE Publ. DOE:

 

Presidência: FERNANDO CAPEZ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

HOMENAGEM AO "74º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO"

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de homenagear o "74º Aniversário da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo". Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do 2º Tenente Davi Serino da Cruz.

 

002 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Lê Boletim Especial Comemorativo do 74º Aniversário de Criação da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

003 - CONTE LOPES

Deputado Estadual, ex-integrante da Rota, relembra a época de sua juventude, no Clube dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar. Faz um histórico desde seu ingresso à Polícia Militar até sua aprovação para a Academia do Barro Branco. Fala do seu apoio a projetos relativos às reivindicações dos policiais militares e exalta a Polícia Militar de São Paulo.

 

004 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia presença de Alberto Mendes e Sra. Angelina, pais do Capitão Alberto Mendes Júnior, e de seu irmão.

 

005 - CONTE LOPES

Discorre sobre o heroísmo do Capitão Alberto Mendes Júnior.

 

006 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Lê currículo de Alberto Mendes Júnior.

 

007 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia número musical em homenagem aos 74 anos da Associação dos Subtenentes e Sargentos, Alberto Mendes Júnior e sua família. Procede à entrega das homenagens. Anuncia a apresentação do vídeo “Epílogo sobre o Capitão Alberto Mendes Júnior”. Comenta proposituras que beneficiam os policiais militares, e destaca projeto de sua autoria, que trata da promoção póstuma do capitão Alberto Mendes Júnior.

 

008 - CAROLINA LAWAGRINI GRADIN

Administradora da empresa Conter, apresenta programa de segurança e infra-estrutura voltado aos policiais e militares ativos e inativos.

 

009 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Anuncia autoridades. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número regimental, declaro aberta sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Senhores Deputados, autoridades, minhas senhoras e meus senhores.

Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação do nobre Deputado Fernando Capez, com a finalidade de homenagear o septuagésimo quarto aniversário da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo e também uma homenagem à memória do capitão Alberto Mendes Júnior, herói da Polícia Militar, e tomo a liberdade para ir além - herói nacional.

Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Exmo. Dr. Raul Vicentin, representando o Sr. Secretário de Estado dos Negócios da Segurança Pública, Exmo. Dr. Ronaldo Augusto Bretas Marzagão; Exmo. Dr. Paulo Prazak, Magistrado, vice-Presidente do Tribunal de Justiça Militar, representando o Exmo. Dr. Ivanir Castilho, Presidente do Tribunal de Justiça Militar; Desembargador Nelson Calandra, Desembargador que integra o órgão especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, vice-Presidente da Associação Paulista dos Magistrados; Exmo. Magistrado Dr. Ronaldo João Hoth; Exmo. Juiz da Primeira Auditoria do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo.

Ao nosso Exmo. ex-Deputado Estadual, cabo Wilson, Presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Exmo. Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar, Hélio César da Silva, homenageado também nesta data, em que a associação completa 74 anos de serviços prestados, não só aos subtenentes e sargentos, mas a toda sociedade.

Ilustríssimo Coronel Isidro Suita Martinez, ilustre comandante do CEFAP; Ilmo. Coronel da Reserva, PM, Antonio Augusto Neves; Exmo. Magistrado aposentado do Tribunal de Justiça Militar, representando nesta data, o Desembargador Sebastião Luiz Amorim, Presidente da Associação Paulista dos Magistrados; Ilmo. Coronel Josias Sampaio Lopes, Supervisor-Geral das Juntas do Serviço Militar; Ilmo. Subtenente da Polícia Militar, Luiz Brasão, que ocupa o honroso cargo e de grande responsabilidade de Tesoureiro Geral da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Ilmo. Coronel da Polícia Militar, Saint Clair, Diretor de Finanças da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que muito nos honra com sua presença; Sr. Vicente de Paula Cardena, Subtenente da Polícia Militar, Relator do Conselho Fiscal da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Exmo. Deputado Marco Bertaiolli, representado pelo Sr. Otaviano Malta Moreira; Sr. Hermenegildo José de Souza, Relator da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo; Ilmo. Dr. Orion Francisco Marques Riul, assessor especial da Secretaria Estadual de Estado dos Negócios da Segurança Pública; Ilmo. Coronel Antônio dos Santos Antonio, Chefe da Assessoria Militar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Ilma. Profª. Mônica dos Santos Viali, responsável por essas crianças, quem sabe, os futuros legisladores deste país, vice-Diretora da Escola Estadual Capitão Alberto Mendes Júnior, escola que nós já a adotamos - e a cada um dos pequenos, mas promissores da Escola Estadual Alberto Mendes Júnior, que consigam deixar para as próximas gerações um mundo melhor que este em que estamos vivendo -; Ilmo. Dr. Rodrigo Elias Torazo, Diretor do RCD Cursos Jurídicos; Ilmo. Dr. Mistugui Canda Jr, Diretor do RCD Cursos Jurídicos; Exma. Promotora de Justiça do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado, Dra. Valéria Capez, minha esposa, cuja presença muito nos honra, e vejo aqui que não passou aqui pelo Cerimonial, que lhe renderá um puxão de orelha, o Ilmo. Dr. Misael Antonio de Souza, aqui presente, grande empresário da área da Segurança Púbica, também o Exmo. Advogado da Polícia Militar, Dr. Milani com a história de serviços prestados relevantes a muitos policiais que se viram injustiçados por uma razão ou outra, mas que viram no seu competente trabalho uma esperança na Justiça brasileira; Ilmo. Dr. Trugilo, aqui presente; homenageamos aqui todas as demais pessoas, e deixo para o final a honrosa presença da família do Capitão Alberto Mendes Júnior, herói da Polícia Militar, dos pais Ilmo. Sr. Alberto e a Sra. Angelina, dos Ilmos. Sr. Adauto, irmão do Capitão Alberto Mendes Júnior, e sua esposa Sra. Elizabete.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta é uma Sessão Solene, por isso se realiza no Plenário Juscelino Kubitschek, plenário da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo onde os projetos de leis são votados.

Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Exmo. Deputado José Carlos Vaz de Lima, atendendo a uma solicitação deste Deputado Fernando Capez, com a dupla finalidade: homenagear o 74º aniversário da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo e prestar uma justa homenagem ao herói da Polícia Militar, Capitão Alberto Mendes Júnior.

Temos, também, a honrosa presença do Ilustre Coronel Hermínio, Oficial da Polícia Militar de grande capacidade, Comandante do CPA-M3, com a responsabilidade do policiamento de toda Região Norte do Estado de São Paulo. Portanto, um grande número de autoridade da mais alta relevância prestigiando este evento.

Vamos agora ouvir o Hino Nacional. Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma das mais prestigiadas não só do país, mas do nosso continente, sob a regência do 2º Tenente Davi Serino da Cruz.

 

* * *

-  É executado o Hino Nacional.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo na pessoa do seu Maestro Regente 2º Tenente Davi Serino da Cruz, tantos serviços relevantes tem prestado a esta Casa em tantas homenagens. Esta considero especial e agradeço emocionado.

Esta Presidência abre a palavra aos Srs. Deputados. (Pausa.)

Neste momento farei a leitura do Boletim Especial Comemorativo do 74ª Aniversário de Criação da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo: 

Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Boletim especial comemorativo ao Septuagésimo Quarto Aniversário de Criação da ASS/PM

1933. Ano em que se inicia um movimento pró-fundação de entidade, a qual representasse a Classe dos Subtenentes e Sargentos da então Força Policial do Estado de São Paulo, liderado por um pequeno grupo de Sargentos, integrado por Francisco Chavier Ferreira, Francisco Bernardino da Silva, Manoel Adjutor, Alcides Távora, Jose Octávio Monteiro, Alberto Moura, Leovegildo Gomes Barracho, Túlio de Melo Oliveira, Jose Pedro de Oliveira, Estanislau Custódio, Bento Barbosa Bueno, Benedito de Campos Carvalho, João dos Santos Jordão e Balbino Antonio Dos Santos.

Com a acentuada rigidez disciplinar da Força Pública, a qual não permitia movimentos reivindicatórios de qualquer espécie, houve retaliações executadas por órgãos da corporação, sem, no entanto, impedir que se criasse o Centro Social dos Subtenentes e Sargentos da Força Pública do Estado de São Paulo, em 20 de outubro de 1933, tendo como seu primeiro Presidente o Sargento Túlio de Melo Oliveira.

Por possuírem ideais classistas, a primeira diretoria enfrentou muitas dificuldades com freqüentes e contundentes punições, que começavam com mudanças constantes da escala de serviço, passando por transferências para locais longínquos, culminando com exonerações, levando muitos a sucumbirem ao seu extremo, o da morte. Asfixiavam-se, assim, iniciativas para melhoria na qualidade do serviço.

Fortalecidos por ideais que se sucediam numa constante demonstração de fibra, essa legião de idealistas – há um trecho do hino à Polícia Militar que faz menção à legião de idealistas – num sentimento profundo de união, alicerçou esta que, tem como marco primeiro, a construção do prédio da Sede Estadual, o qual foi construído com mãos próprias de seus associados, dedicando seus finais de semana ou períodos de folga, chegando hoje ao patrimônio que se agiganta dia após dia, passando à colônia de férias de Mongaguá, a colônia de pesca de Miguelópolis e as mais de quinze regionais e representações, presentes nas principais cidades do Estado de São Paulo.

O crescimento se acentuou quando em 1970 houve a fusão do Centro Social dos Subtenentes e Sargentos com o Centro Social dos Guardas-Civis de São Paulo, originando o Clube dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em 20 de dezembro de 1975, o Clube dos Subtenentes e Sargentos absorveu a Associação dos Sargentos, Cabos e Soldados Reformados da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fundada em 22 de julho de 1933.

Em 24 de julho de 1978, o Clube dos Subtenentes e Sargentos absorveu a Associação das Pensionistas da Caixa Beneficente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, fundada em 06 de setembro 1973.

Durante a sua existência, a Entidade foi presidida por homens de inegável destaque, dentre os quais o Subtenente Herotildes Carvalho de Araújo, a frente da Entidade de janeiro de 1949 a janeiro de 1951; janeiro de 1955 a janeiro de 1957 e janeiro de 1958 a janeiro de 1963, sendo o primeiro dos presidentes a exercer cargos eletivos na cidade de São Paulo.

Eleito com mais de 5.000 votos, representou com galhardia a classe associativa e a sociedade Paulistana, na Câmara Municipal exercendo a sua vereança, no período de 1º de janeiro de 1960 a 31 de dezembro de 1963). Foi também eleito Deputado Estadual, com aproximadamente 9.000 votos, não tomando posse por questões políticas.

Tendo como supedâneo a hierarquia e a disciplina, o cumprimento fiel das leis e buscando adequar-se aos desígnios da Carta Magna de 1988, a 02 de maio de 1992, o Clube dos Subtenentes e Sargentos recebeu nova denominação, transformando-se em Entidade civil de fins representativos, sociais, assistenciais e filantrópicas, sem fins lucrativos, sem definição de sexo, condição social, cor ou credo; surgia, pois, a Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, cuja finalidade precípua é a da propugnação do amparo moral, social, intelectual e assistencial de seus associados, a cooperação contínua pela eficiência, honra e grandeza do policial militar, o estreitamente dos laços de amizade entre os associados e seus familiares, a promoção da estima, da união e sã camaradagem entre os subtenentes e sargentos das polícias militares e forças armadas do Brasil, bem como, das associações de interesse social, a representação da classe dos subtenentes e sargentos em suas reivindicações e anseios junto ao Comandante Geral da Polícia Militar e demais autoridades, na defesa dos interesses de seus associados, seja na esfera administrativa, judiciária e política, sempre acordado com o estabelecido no Estatuto Social.

Ao nosso quadro associativo, constituído de oficiais, subtenentes e sargentos, cabos e soldados e pensionistas da Caixa Beneficente, todos da Polícia Militar; aos subtenentes e sargentos, nossos antecessores, que se submeteram a enormes sacrifícios para o engrandecimento desta que é hoje a Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo ao longo de sua existência – a todos, as nossas sinceras e efusivas homenagens.

São Paulo, 12 de novembro de 2007.

Helio Cesar da Silva – Presidente

Este é o retrato dessa entidade hoje homenageada por completar 74 anos. Numa época em que surgem associações e entidades que fecham as portas em meses ou semanas, essa completa 74 anos e segue firme nos trilhos fincados pelos antecessores, quando nos idos de 33 começaram por uma sede e hoje já possuem 15 regionais.

Estas palavras são do presidente da Associação de Subtenente e Sargentos Hélio César da Silva, que representa a entidade aqui hoje homenageada e que só chegou aonde chegou por meio de seguidas administrações competentes, como a que V.Sa.tem desempenhado. Por favor, uma salva de palmas para a Associação dos Subtenentes e Sargentos. (Palmas.)

Convido o nobre Deputado Conte Lopes, oficial da Polícia Militar que integrou a força chamada ROTA , para fazer uso da palavra.

 

O SR. CONTE LOPES - PTB - Sr. Deputado Fernando Capez, presidente desta solenidade, presidente Hélio e demais autoridades presentes, companheiros da Polícia Militar, Associação dos Subtenentes e Sargentos lembro-me da época do Clube dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar. Quando garoto, com 13, 14 anos, acompanhando meus parentes - subtenente Tieres, meu irmão sargento Volmer, meu irmão soldado Lima, da Escola de Educação Física, ia à Av. Cruzeiro do Sul para entrar nos bailes de Carnaval do Clube de Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar.

Nós entramos para a Polícia Militar como soldado em 66, fizemos curso de cabo, fomos aprovados em 69 para iniciar o curso de sargento em 70. No mesmo ano em que fui aprovado para iniciar o curso de sargento, acabei sendo aprovado para ir para a Academia do Barro Branco.

Então, temos uma ligação muito profunda, sim, com os subtenentes, com os sargentos da Polícia Militar; sargentos que comigo trabalharam na Rota, homens que realmente comandam equipes nas ruas, que arriscam suas vidas, e alguns que não mais estão entre nós, mas que fizeram a história da Rota e da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Ficamos felizes e satisfeitos por estar aqui como membro da Polícia Militar. Estamos nesta Casa há 20 longos anos. E, graças a Deus, sempre conseguimos retornar a esta Casa. Então, de uma forma ou outra, procuramos fazer nosso trabalho. Nunca votamos contra a Polícia Militar. Tudo que é favorável ao policial militar, somos favoráveis. Batalhamos aqui diuturnamente em busca de melhores salários. Estamos batalhando para que o governo mude essa política de conceder aumento somente aos policiais da ativa, esquecendo o aposentado e a pensionista. Na verdade, a polícia de São Paulo hoje é a melhor do Brasil, a polícia de São Paulo não pede socorro para o Exército, a Marinha e a Aeronáutica - que têm suas atividades - e também não pede ao Presidente Lula a presença da Guarda Nacional em São Paulo. Pelo contrário, a Polícia Militar exerce sua atividade. A Polícia Militar não precisa de ninguém para dar segurança. Tanto é que vimos os episódios que ocorreram no ano passado com ataques do PCC. Não foram atacados só policiais da ativa, mas também o policial aposentado.

Nobre Deputado Fernando Capez, senhores promotores e juízes que aqui estão, o policial, desde o ingresso na polícia, do primeiro dia até o dia em que ele vai morrer, ele é policial militar. E muitos aposentados morrem em razão de serem policiais militares. Quando estão em suas horas de folga, em casa, descansando, se houver algum problema com o vizinho, o primeiro lugar que ele vai apertar a campainha ou bater palmas é na casa do policial militar, seja ele da ativa, da reserva ou reformado. É lá que ele vai pedir socorro.

É importante, sim, que valorizemos todo o grupo de policiais militares. E a nossa luta é constante com relação a isso.

Volto a dizer, aqui não precisamos do BOPE do Rio de Janeiro, não. Aqui, a polícia faz o trabalho dela. Aqui nós exercemos a atividade. Se vemos os nossos governantes cantando em verso e prosa que o número da criminalidade está caindo, é porque a polícia de São Paulo está trabalhando.

Alguns até fazem confusão em relação à Rota. Vejam, a Rota pertence à Polícia Militar, assim como o Corpo de Bombeiros. Além do mais, dos quatro homens do comando da PM, três eram da Rota: Coronel Brandão comanda o CPC; Coronel José Roberto foi comandante da Rota, subcomandante da Polícia Militar; Coronel Salgado. São homens que tiveram instruções inclusive conosco, sentaram-se ao nosso lado na viatura, quando éramos tenente da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, de que muito me orgulho. Polícia decente, honesta. Nunca vi caso de corrupção lá dentro. Nós nos orgulhamos disto, sim. E esta bandeira nós carregamos. Como dissemos, o tempo vai passando e nós vamos passando junto. É uma realidade.

Estamos felizes em estar aqui, Sr. Presidente, senhores que aqui estão, por esse dia comemorativo para a Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar.

Quero cumprimentar a Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar, quero cumprimentar o Deputado Fernando Capez pela iniciativa da solenidade, cumprimentar os alunos que aqui estão, que são o futuro da Polícia Militar, cumprimentar as senhoras e os senhores. Boa sorte. Viva a Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar! Viva a Polícia Militar do Estado de São Paulo que, quando é preciso vai à guerra, como foi nos ataques do PCC.

Boa sorte a todos! Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Também estão presentes Alberto Mendes e Sra. Angelina, pais do Capitão Alberto Mendes Júnior, herói da Polícia Militar, e também está presente seu irmão.

 

O SR. CONTE LOPES - PTB - Sr. Alberto Mendes e Sra. Angelina, pais de Alberto Mendes Jr, e seu irmão, há questão de 10 ou 15 dias, houve nesta Casa um ato em homenagem ao herói do povo brasileiro, Carlos Lamarca. Não consegui entender algumas faixas que foram distribuídas por aqui. Porque acho que herói só tem um. Porque quem matou Mendes Júnior – me perdoem os pais e parentes – como Lamarca matou, Lamarca foi um covarde, um assassino frio e calculista. Como falou Lucena, que participou aqui da solenidade, até tendo direito ao uso da palavra. Ariston Lucena era um dos assassinos de Mendes Júnior. É importante falar aqui. Mendes Júnior foi herói porque ele entregou sua vida pelos subordinados. Foi por isso o grande herói. Foi herói até pela época, no despreparo da Polícia Militar, ele, comandando uma tropa que estava inclusive com um caminhão com cobertura, como se costumava na época, usando um mosquetão de 1907.

Foi atacado por Carlos Lamarca. Desertou do Exército Brasileiro, de onde roubou armas. Então era um desertor que roubou armas do Exército Brasileiro. E quando atacou o grupo de Mendes Júnior estava com um poder de fogo muito maior. Alguns policiais que trabalharam comigo na Rota, como o Cabo Gilberto, o Lino, Martinez e outros, foram baleados. Com esses homens feridos os guerrilheiros tomaram conta da situação e foi quando Lamarca perguntou quem comandava a operação. A priori, o Sargento Lino se apresentou, mas em seguida Alberto Mendes Júnior, tenente, disse que era o comandante da tropa. Lamarca fez um discurso político-partidário.

Só não posso aceitar que Lamarca foi tido como herói do povo brasileiro. Perdoem-me até pelas minhas palavras, mas não posso aceitá-lo como herói do povo brasileiro. A História não pode mudar, perdoem-me seus familiares. Herói só tem um.

Gostaria de cumprimentar a família de Mendes Júnior e, como disse, não posso comparecer várias vezes a esta tribuna numa solenidade quando está Lamarca e Mendes Júnior ao mesmo tempo. De jeito nenhum, porque herói nessa história só tem um, que é o herói da Polícia Militar, é o herói que está em todos os quartéis da Polícia Militar, que pertenceu ao Batalhão Tobias de Aguiar, na Rota a que pertenci. Herói para milhões é esse. Só queria diferenciar uma coisa da outra.

Não podemos deixar a História mudar. Um é terrorista, assassino frio, até de soldados, como Kozel Filho, aqui ao lado, como um guarda civil durante um assalto a banco. Se isso é ato de heroísmo, então não sei mais o que é herói.

Obrigado a todos e boa sorte. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Tomando apenas alguns cuidados para não emocionar demais os pais do Capitão Alberto Mendes Júnior, falou muito bem o Deputado Conte Lopes.

Vamos agora proceder à leitura do currículo de Alberto Mendes Júnior, um rápido registro. Esta é uma homenagem, portanto uma cerimônia alegre porque estamos aqui para exaltar a obra de um herói. Morrer de uma maneira ou de outra, de um jeito ou de outro, todos nós morreremos um determinado dia, mas ao morrer Alberto Mendes Júnior passou para a eternidade como herói em nossas memórias.

Alberto Mendes Júnior

Em 24 de janeiro de 1947, nasce Alberto Mendes Júnior. Filho de Dona Angelina Plácido Mendes e do Sr. Alberto Mendes.

Estudou em estabelecimentos de ensino público, pois cursou o curso primário no Jardim Vila Galvão em estabelecimento público que hoje leva seu nome; e cursou o ginasial no Colégio Santa Rita de Cássia, no Jaçanã, ambos localizados na zona norte de São Paulo.

Recebeu educação rigorosa de seus pais, que tudo fizeram por sua orientação e formação.  De família humilde, muitos de seus componentes já haviam se alistado na Força Pública do Estado de São Paulo.

Teve sempre em sua mente e formação o exemplo dos tios, que viviam a servir à Corporação, tomando o seu caráter desde a infância, firme e possuidor de moral inabalada, dando a seus pais e familiares somente alegrias e satisfações.

Sob influência familiar e o exemplo vindo da mesma, ao terminar o curso ginasial em 1964, inicia os preparativos para ingressar na Força Pública do Estado de São Paulo. Após árduos exames fisicos, escritos e psicológicos, logrou êxito na aprovação e classificou-se no Concurso para ingresso no Curso Preparatório de Formação de Oficiais, tendo sido alistado no dia 15 de fevereiro de 1965.

Cerca de quatro anos após, foi declarado Aspirante a Oficial no dia 21 de abril de 1969, quando concluiu o Curso de Formação de Oficiais, tendo sido classificado no 15º B.P., onde iniciou sua carreira propriamente dita, com 22 anos de idade.

Em 15 de dezembro de 1969 foi promovido por merecimento intelectual a 2º Tenente e posteriormente, em 06 de fevereiro de 1970, foi apresentado ao 1º Batalhão Policial "Tobias Aguiar", hoje conhecido orgulhosamente como ROTA.

Em sua apresentação, logo angariou a simpatia e o respeito de todos, principalmente por seu modo alegre de viver e a maneira como correspondia por sempre ser bem tratado. O "Português", como era carinhosamente chamado por todos, era só alegria nos seus 23 anos de vida.

Em abril de 1970, Mendes Junior foi enviado para o Vale da Ribeira a fim de cumprir missão oficial.

Em 08 de maio de 1970, o pelotão do 2º Tenente Mendes Júnior é preso de surpresa por volta de 21 horas.

Atacados, Alberto Mendes Júnior viu-se entre a cruz e a espada. Se continuarmos o revide, seus homens que já estavam em poder da tropa irregular, seriam sacrificados; se determinasse o encerramento do combate, não tinha a certeza de ter seus subordinados vivos.

Para preservar a vida de todos, e um gesto heróico, entrega-se em troca da libertação de seus homens, cumprindo dessa maneira o juramento ao ser declarado Aspirante a Oficial, pois sabia que ali estava o “sacrifício da própria vida” em defesa de outrem.

No dia 10 de maio de 1970, houve o episódio que hoje aqui relembramos. Foi homenageado na unidade onde servia, Batalhão Tobias Aguiar, seguindo o cortejo a pé para o cemitério do Araçá, com cerca de 100 mil pessoas aproximadamente, sendo enterrado no mausoléu da Polícia Militar, de onde passou a viver eternamente como herói, na memória do povo brasileiro, povo brasileiro que necessita de exemplos, que necessita de heróis, que necessita de inspiração, para superar tantos desafios, e Alberto Mendes Júnior deu esse desafio, deu essa contribuição inestimável. Seus pais, sua família, só têm motivos para se orgulharem.

Vamos agora, rapidamente, ler uma página em que o Presidente da Associação dos subtenentes e sargentos, prestam uma homenagem a Alberto Mendes Júnior. “Nesta data estamos nos reunindo com o objetivo de render homenagem ao maior herói da Polícia Militar, um integrante do Batalhão Tobias de Aguiar, do qual o Deputado Conte Lopes tem tanto orgulho,  que demonstrou o seu denodo, sua coragem, seu preparo pessoal, e acima de tudo, sua lealdade para com seus superiores e subordinados, símbolo de profissional que não se intimidou diante do perigo real e concreto contra a sua própria incolumidade. Com sua atitude, salvou a vida de vários policiais militares, em sua maioria feridos gravemente. Defensor entusiástico da pátria, ainda que sem meios e treinamento adequado, mas com respeito ao compromisso assumido quando ingressou na carreira policial militar. Salvou a honra das instituições governamentais envolvidas nos conflitos. O capitão Alberto Mendes Júnior, representa o espírito de todos os policiais militares que tombaram e tombam no cumprimento do dever, defendendo a sociedade, missão árdua, reconhecida pelos cidadãos e pela pátria.

A Polícia Militar que está na arena, combatendo face a face à criminalidade, organizada ou não, e que talvez não fosse a corajosa atuação, 72 horas ininterruptas sem dormir e voltar para a casa, talvez a sociedade tivesse naufragado no confronto com o crime organizado em maio do ano passado.

Ouvi isso do Governador do Estado de São Paulo à época, Governador Cláudio Lembo: “Nunca, tantos deveram tanto, a tão poucos”. E esses bravos heróis, têm na figura do Cap. Alberto Mendes Júnior, o seu herói, a sua inspiração.

Vamos agora, fazer uma homenagem musical, para dar uma descontraída, para elevarmos o nosso espírito, a nossa alma, porque esta é uma cerimônia Sr. Alberto, Dona Angelina, em que se celebra a vitória, em que se celebra a dignidade da pessoa humana, representada no exemplo de Alberto Mendes Júnior.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo, com a regência do 2º Tenente Davi Sirino da Cruz, irá agora na sua despedida, fazer uma homenagem musical aos 74 anos da Associação dos Subtenentes e Sargentos e Alberto Mendes Júnior e sua família.

 

* * *

 

- É executado o número musical.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Uma instituição como a Polícia Militar, que tem um hino empolgante como esse, só pode empolgar a toda a sociedade.

Procedermos agora à entrega de duas placas comemorativas da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Entregarei a primeira placa ao Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pelo transcurso do 74º aniversário de fundação dessa vitoriosa Associação, que nasceu vocacionada para ser grande, Presidente Hélio César da Silva, receba das mãos da Assembléia Legislativa, que neste momento tenho a honra de representar, por delegação do seu Presidente, a placa comemorativa. (Palmas.)

 

* * *

-  É feita a entrega da homenagem.

* * *

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Na nossa segunda homenagem tenho a honra de entregar um buquê de flores para a Dona Angelina, e a placa ao Sr. Roberto Mendes, onde se lê: “Tributo ao Herói da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Capitão PM Alberto Mendes Júnior.” que queremos ver, Deputado Conte Lopes, justamente promovido a Coronel Mendes Jr., pelos seus méritos. (Palmas.)

 

* * *

-  É feita a entrega da homenagem.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Estamos caminhando para o encerramento, porque se trata de uma Sessão Solene, em que tudo é rigidamente regulado. Teremos agora uma rápida apresentação do filme “Epílogo sobre o Capitão Alberto Mendes Júnior.”.

 

* * *

-  É feita a apresentação do vídeo.

* * *

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - O filme, naturalmente emocionante, foi apresentado com a autorização da família.

Na fase seguinte do protocolo, daríamos a palavra ao Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, Hélio César da Silva, que, emocionado, pediu-me que o dispensasse de fazer o uso da palavra.

Sabemos que foi um momento especial, retratado na vida do país, que já está superado. Já houve a lei da anistia e esta é a Casa da concórdia, e não da discórdia; esta é a Casa da construção, e não da destruição; esta é a Casa da união porque falamos diretamente, representando a democracia.

Nesta Casa, muitas construções importantes serão feitas, especificamente para a Polícia Militar. Temos emendas apresentadas à Lei Orçamentária Anual, em que se pede a separação de um bilhão de reais para a extensão aos policiais inativos do que foi concedido aos membros da ativa, no Projeto de lei Complementar nº 49. Teremos que lutar nesta Casa, o Deputado Conte Lopes, este Deputado e os demais Deputados, não só os da Polícia Militar. O Deputado Campos Machado, Líder do PTB, disse uma frase muito importante: todos nós, os 94 Deputados desta Casa, amamos e respeitamos a Polícia Militar.

Existe, portanto, a possibilidade de lutarmos para a extensão dos benefícios aos inativos. Há vários projetos. Apresentamos uma indicação ao Governador e um Projeto de lei para a promoção “post mortem” ao posto de tenente-coronel para o capitão Alberto Mendes Júnior, e a concessão de pensão mensal vitalícia aos genitores, Sr. Alberto Mendes e Sra. Angelina Plácido. Também precisaremos batalhar para que isso se transforme em lei, já que o Projeto de lei é só o primeiro passo.

Por sugestão do Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, que me dirigiu um ofício por escrito, apresentamos um Projeto de lei em que fica instituído o Dia do Herói da Polícia Militar, a ser comemorado, anualmente, no dia 10 de maio.

São muitas outras questões. O Deputado Conte Lopes apresentou diversos projetos nesta Casa. Num deles, o PLC nº 49, tivemos a oportunidade de, numa emenda aglutinativa, incluirmos o fim da interrupção do período aquisitivo da licença-prêmio em razão da instauração de sindicância - mas só no caso de punição de detenção. E o policial ferido, mesmo fora de serviço, passa também a fazer jus às mesmas gratificações que vinha percebendo.

Esta Casa está unida; esta Casa não tem personalismos. Trabalharemos juntos. O momento, aqui, é de trabalho. Política é quando começa a campanha. A Casa está de mãos dadas para lutar por aquilo que for possível.

Vamos substituir os três minutos que seriam a fala do Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, para terminarmos esta solenidade com o espírito elevado. A empresa Conter vai mostrar um sonho antigo que a Associação dos Subtenentes e Sargentos trouxe a este Deputado e resolvemos encampar. Sei que ainda há posições de todos os sentidos, mas é um projeto para a construção das vilas militares, que já não é mais um sonho. É um projeto que, pelo menos, merece ser discutido.

A nossa querida administradora, engenheira Carolina, e o nosso administrador, Daniel, farão uma rápida demonstração para mostrar aos senhores o projeto em andamento.

 

A SRA. CAROLINA LAWAGRINI GRADIN - Bom-dia a todos! É uma satisfação para nós, da Conter, estarmos aqui, prestigiando essa homenagem ao capitão Alberto Mendes Júnior.

O que vamos apresentar a seguir é um programa de segurança e infra-estrutura voltado aos policiais e militares, tanto ativos quanto inativos. Lembramos que esse é um projeto, um estudo preliminar, em que existem ainda diversos pontos a serem desenvolvidos e aprofundados.

O projeto foi idealizado pelo Deputado Estadual Fernando Capez. Aqui, estão algumas premissas básicas do projeto, alguns conceitos e questionamentos, que serão apresentados no decorrer da apresentação.

 

* * *

-  É feita a apresentação do vídeo.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Estão presentes também Deputados da Polícia Militar, Olímpio Gomes e Edson Ferrarini. O Deputado Edson Ferrarini teve de levar um parente seu ao hospital e chegou atrasado, mas participou de tudo e está de pleno acordo, apoiando tudo que foi discutido aqui.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece as autoridades, aos deputados, aos funcionários desta Casa, ao Presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos e a todos os seus associados, aos pais, Sr. Alberto Mendes e Sra. Angelina, ao irmão Adauto e a todas as pessoas cujas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade.

Que Deus ilumine a todos, o nosso caminho também e abençoe a cada uma das pessoas presentes e, em especial, que ilumine a alma e o espaço de Alberto Mendes Júnior para que continue sempre cercado de luz e de conforto, aguardando o encontro, quem sabe com todos nós, quando o futuro assim o desejar. O futuro a Deus pertence.

Um “coffee-break” os aguarda no Hall Monumental.

Está encerrada esta sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

-  Encerra-se a sessão às 12 horas.

 

* * *