1

10 DE  NOVEMBRO  DE 2000

42ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “70º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO SOKA GAKKAI”

 

Presidência: WALTER FELDMAN

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 10/11/2000 - Sessão: 42ª S. Solene Publ. DOE:

Presidente: WALTER FELDMAN

 

COMEMORAÇÃO DO 70º ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO SOKA GAKKAI

 

001 - WALTER FELDMAN

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, por solicitação do Deputado ora na Presidência, para comemorar o 70º aniversário da Fundação Soka Gakkai. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - OSVALDO MAKI

Como vice-Presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional, cumprimenta as autoridades presentes. Agradece à Assembléia pelo reconhecimento demonstrado ao promover a sessão solene para comemorar o 70º aniversário da Fundação Soka Gakkai. Historia a instituição, objeto da solenidade, nestes setenta anos.

 

003 - Presidente WALTER FELDMAN

Anuncia um número musical.

 

004 - JOÃO CARAMEZ

Representando o Governador Mário Covas, cumprimenta o Presidente Walter Feldman e as demais autoridades. Fala sobre o Presidente da Fundação Soka Gakkai, Daisaku Ikeda.

 

005 - Presidente WALTER FELDMAN

Fala sobre Daisaku Ikeda, fundador da Soka Gakkai Internacional (SGI). Disserta sobre sua filosofia básica. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Exmo. Sr. João Caramez, Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, neste ato representando o Exmo. Sr. Governador Mário Covas; Sr. Getulino Nakagima, vice-Presidente da BSGI; Sr. Osvaldo Maki, vice-Presidente da BSGI, Sra. Dirce Yamoto, vice-Presidente Adjunta da BSGI, Sr. Miguel Shiratori, Coordenador da Divisão dos Jovens da BSGI; Sr. Júlio Ushina, Coordenador Cultural da BSGI; Sr. Celso Hama, Diretor de Relações Públicas e Eventos Especiais da BSGI; Sr. Atushi Yamaushi; Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Sr. Jorge Miahara, representando o Exmo. Sr. Deputado Junji Abe; eleito prefeito da cidade de Mogi das Cruzes; Dr. José Fernando Rocha; representando o Exmo. Sr. Deputado Paulo Kobayashi, ex-Presidente desta Casa. Gostaria de ressaltar a manifestação que recebemos do nobre Deputado Carlinhos Almeida, que cumprimenta a Fundação Soka Gakkai pelo seu septuagésimo aniversário, lamentando não poder participar desta comemoração, pois está em atividades partidárias. Deixo aqui a sua saudação a todos os presentes e quero também salientar a manifestação do nobre Deputado Lívio Giosa, primeiro deputado a propor a realização de uma sessão extraordinária em homenagem à BSGI, em que diz o seguinte: “Neste dia solene, onde cada vez mais relevam os valores culturais, educacionais e de cidadania da BSGI, quero deixar meus sinceros agradecimentos ao nobre Deputado Walter Feldman e a todos os representantes da Soka Gakkai. Particularmente quando se comemoram 70 anos de existência, cada vez mais nesta Casa se tornam presentes os valores da cultura e da paz tão relevadas pelo Presidente Ykeda. Que todos tenham uma noite de alegria e reflexão, numa permanente de luz de amor e paz.” Assina o nobre Deputado Lívio Giosa.

Srs. Deputados, senhoras e senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Vanderlei Macris, atendendo solicitação deste deputado, com a finalidade de comemorar o 70º aniversário da Fundação Soka Gakkai. Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pelo Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN -PSDB- Esta Presidência agradece ao Coral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que muito engrandece este evento.

Tem a palavra o Sr. Osvaldo Maki, vice-Presidente da Brasil Soka Gakkai Internacional.

           

O SR. OSVALDO MAKI - Excelentíssimo Senhor Dr. João Caramez, Secretário Chefe da Casa Civil, representando o Governador Mário Covas, Deputado Walter Feldman, que preside a sessão, em nome dos quais gostaria de cumprimentar todas as autoridades aqui presentes, senhoras e senhores, caros companheiros da BSGI,

Boa noite!

Nesta grata oportunidade em que esta prestigiosa casa promove especialmente a presente sessão solene para comemorar o 70° aniversário de fundação da Soka Gakkai, tenho a elevada satisfação de agradecer profundamente em nome de todos os membros da nossa Associação, pelo distinto reconhecimento demonstrado por esta Assembléia, que responde pelos anseios do povo. Quero juntar neste agradecimento, a alegria e aplausos dos milhares de companheiros que compartilham conosco, de suas localidades em todo o território nacional e ainda mais, de outros milhões que atuam em 163 países e territórios em todo o mundo.

Como já é do conhecimento de muitos dos senhores aqui presentes, a nossa instituição surgiu há 70 anos, da forte determinação de dois educadores, o professor Tsunessaburo Makiguti e o professor Jossei Toda. Numa época em que o país estava direcionando as crianças para um condicionamento nocivo, incluindo até mesmo os preparativos direcionados para defender o país diante de uma guerra mundial, os nossos fundadores, contrários a essas determinações do governo, dedicaram suas vidas para defender uma educação digna e humana às crianças.

Em 18 de novembro de 1930 instituíram a Soka Kyoiku Gakkai, em cujo nome conta o ideograma "Kyoiku" que significa "educação", tinha como objetivo esclarecer a mente das pessoas quanto à necessidade de uma sociedade onde fosse cultivado o desenvolvimento das pessoas baseado fundamentalmente na educação.

Mais tarde o nome foi alterado para Soka Gakkai, que significa "organização para criação de valores" e hoje atua mundialmente em prol da paz, cultura e educação.

É claro que tudo o que enfrentaram foi a oposição veemente aos seus ideais, agravando muito mais, com a iminência da Segunda Grande Guerra Mundial. Apesar do poder ou a intensidade dos oponentes, seguiram firmes e determinados, não se importando com o que pudesse acontecer a eles próprios. Chegaram até mesmo à prisão por defenderem uma causa justa e verdadeira. O professor e presidente Makiguti, por conta de sua avançada idade, não resistiu à extrema crueldade de uma prisão e veio a falecer em 18 de novembro de 1944, uma mística coincidência, e a 3 de julho de 1945, o professor Jossei Toda mesmo extremamente debilitado fisicamente, deixou a prisão e imediatamente retomou as ações para a concretização dos propósitos determinados juntamente com o seu mestre Tsunessaburo Makiguti. Essa batalha árdua era também ao extremo, dada as condições do país destroçado pela 2ª Grande Guerra Mundial, mas foi aos poucos tomando forma, como resultados positivos e concretos, obtidos pelas pessoas que sob a sua orientação lutavam para sobreviver à rigorosa circunstância.

A luta desse líder não era absolutamente algo comum para um ser humano, tanto que o presidente Toda não teve sequer tempo para cuidar propriamente de sua saúde muito debilitada e veio a falecer precocemente, com apenas 58 anos de idade.

O terceiro presidente, Daisaku lkeda, empossado em 3 de maio de 1960, prosseguiu fielmente com os trabalhos de seu mestre e hoje, após 40 anos apenas, à frente de nossa organização que já se expandiu para 163 países e territórios no mundo, além de concretizar todos os sonhos e objetivos que juntos traçaram durante o curto período em que conviveram. Hoje, é uma caudalosa corrente de pessoas anônimas labutando incansavelmente em prol do bem‑estar social.

O fato de no dia de hoje, esta nobre casa, que também prioriza a paz e o bem‑estar social, promover esta sessão solene para comemorar o 70° aniversário da Soka Gakkai, de nossa organização, é um claro sinal de que os nossos fundadores e o presidente lkeda não estavam errados e que o caminho percorrido por milhões de pessoas há de permear um grandioso futuro, enquanto pudermos contar com a grata compreensão de personalidades públicas como os senhores que aqui atuam.

Reiterando a nossa profunda gratidão aos nobres componentes desta Casa e a todos os senhores presentes, prometemos continuar trabalhando sempre com dinamismo e coragem pela consecução dos ideais que norteiam a nossa causa.

Por fim, encerrando as minhas palavras, gostaria de citar as palavras de Gandhi que elucidam a nossa convicção de estar sempre ao lado das pessoas, lutando em prol do seu desenvolvimento e do bem comum. Diz Gandhi: "Se der espaço para o medo, terá de acalmar a verdade. A regra áurea consiste em agir sem temor nas questões que considera corretas". "Nossa fé deve ser uma lâmpada incandescente que não apenas ilumine em benefício próprio como também alumie a vida dos demais".

Muito obrigado a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esta Presidência registra a presença do Sr. Masato Minomiya, Presidente do Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior - CIATE.

Neste momento, assistiremos à apresentação do Madrigal do Projeto Coral Sinfônico da BSGI, com as músicas “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, e “Os Amigos do Mundo”, canção da BSGI.

 

* * *

- É feita a apresentação.

* * *

                                              

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero lembrar que é a primeira apresentação pública do Coral Madrigal, a manifestação do público revela a satisfação da bela apresentação que tivemos; aliás, aproveito a oportunidade para revelar que um dos meus sonhos era participar de um coral, mas todos os maestros recomendaram que eu não o fizesse. Mas quero dizer que no peito dos desafinados também bate um coração.

Parabéns pela apresentação que vocês fizeram. Mais uma vez, uma salva de palmas. (Palmas.)

Imaginem na centésima apresentação que vocês fizerem!

Quero passar a palavra ao extraordinário Deputado Estadual, Secretário da Casa Civil, ex-Prefeito de Itapevi, meu amigo e companheiro João Caramez, representando o Governador Mário Covas.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - Meu caro amigo, Deputado Walter Feldman, Ilmo. Sr. Getulino Nakagima, vice-Presidente da BSGI, Ilmo. Sr. Osvaldo Maki, vice-Presidente da BSGI, Sra. Dirce Iamamoto, minhas senhoras, meus senhores, quero dizer que os maestros recomendaram ao Deputado Walter Feldman não participar de nenhum coral porque do contrário não teríamos o privilégio de ter um brilhante parlamentar nesta Casa.

Meus amigos, para mim é uma satisfação muito grande e um prazer maior ainda poder representar o nosso querido e estimado Governador Mário Covas. Sem dúvida alguma, não poderia haver momento mais oportuno que este final de século e no instante que estamos nos preparando para entrarmos no Terceiro Milênio, para comemorarmos o septuagésimo aniversário da Fundação Soka Gakkai ‑ em uma iniciativa do nobre Deputado Walter Feldman ‑ a quem parabenizo neste instante por sua sensibilidade em homenagear esta Fundação e seu presidente Daisaku Ikeda.

Me permitiria neste momento ‑ ao invés de falar sobre a Fundação ‑ falar sobre seu presidente Daisaku Ikeda começando por um pronunciamento feito pelo saudoso Presidente da Academia Brasileira de Letras ‑jornalista e escritor Austregésilo de Athayde ‑ cujas palavras definem o grande filósofo deste século: "Os seus métodos de ação em defesa, a saúde física e espiritual da humanidade resultam de seus dons proféticos e resguardarão pelos séculos afora a felicidade eterna da humanidade".

Neste século, onde a cultura da guerra prevaleceu ‑apareceram homens que lutaram insistentemente pela paz e pelos Direitos Humanos como Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Nelson Mandela ‑ e aqueles que pregam a cultura da paz, como Daisaku Ikeda, que clama a todos os cidadãos de boa vontade para que selem o compromisso com a paz e unam‑se aos propósitos das Nações Unidas, que designaram 2000 como o "Ano Internacional da Cultura de Paz", 2001 como o "Ano das Nações Unidas para o Diálogo entre Civilizações" e o "Ano Internacional de Mobilização contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e a Intolerância", o período de 2001 a 2010 como a "Década Internacional da Cultura de Paz e Não ‑ Violência para as crianças do Mundo".

Mas, Daisaku Ikeda iniciou sua longa caminhada em 1960, ao assumir a presidência da Soka Gakkai e partir para o exterior, com o objetivo de propagar o Budismo , estruturar a organização e estreitar os laços de amizade entre os povos. Em 1975 assumiu como presidente da Fundação da Soka Gakkai Internacional, impulsionando suas atividades em prol da paz pelo mundo.

Nesses quarenta anos na liderança da organização, Daisaku Ikeda tem empreendido diálogo com líderes políticos, personalidades culturais e intelectuais de todo o mundo, convicto de que o sincero diálogo provoca um impacto profundo no pensamento das pessoas e abre um caminho para o entendimento entre os povos. E como proposta de paz, Daisaku Ikeda destaca: "O espírito humano é dotado da habilidade de transformar até as circunstâncias mais difíceis, acrescentando valores e significados cada vez mais enriquecedores.

Quando cada pessoa levar esta ilimitada capacidade a florescer plenamente; quando cidadãos comuns se unirem num compromisso com a mudança positiva, há de surgir, como um culto de paz, um século de vida."

Ao mesmo tempo, tem realizado esforços a fim de promover o intercâmbio cultural entre os países, certo de que a cultura e a educação são as vigas mestras do respeito mútuo e pontes que permitem o estabelecimento de uma paz duradoura.

A "revolução humana" é a filosofia básica que envolve esta entidade ‑ conceito que prega a necessidade de uma reforma interior do ser humano que permita desenvolver a sabedoria para viver com confiança, criar valor em qualquer circunstância e contribuir para a edificação de um mundo pacífico.

Segundo o mestre Ikeda ‑ "Se formos sensíveis às lições e advertências deste século XX, cheio de tragédias, devemos elevar "ação" e "solidariedade" como as palavras‑chave para o século XXI.

Os problemas que a humanidade enfrenta são assustadores, por sua complexidade e profundidade. Por mais que pareça difícil saber por onde começar ‑ou como ‑ nunca devemos ceder ao cinismo ou ao inativismo. Cada um de nós deve ter a iniciativa na direção que acreditamos ser a certa. Devemos recusar a tentação de nos acomodar passivamente à realidade que nos rodeia. A humanidade reclama nosso engajamento no desafio da criação de uma realidade nova.

Na compreensão filosófica de Daisaku Ikeda "o ser humano caminhou para a igualdade combatendo a discriminação, aboliu a escravidão para conquistar a liberdade e está transformando o ódio em benevolência para finalmente abrir as portas para uma mudança".

Nesta homenagem ao septuagésimo aniversário de fundação da Soka Gakkai não poderíamos deixar de falar sobre a importância de Daisaku Ikeda, que vem contribuindo com seus atos e palavras para que a humanidade alcance um patamar de evolução para todos individualmente e para todos os povos.

Na minha cidade, Itapevi, município da Grande São Paulo, onde fui prefeito por quatro anos e conheço bem seus problemas, residem mais de 200 mil pessoas, em sua maioria gente humilde. Lá a Fundação Soka Gakkai está presente, transmitindo suas filosofias, dando sua contribuição para construir um mundo melhor. A partir do dia 1° de janeiro, quando minha mulher assumir a prefeitura, tenho certeza que ela, com as energias emanadas pelos fundamentos da Soka Gakkai, poderá melhorar a qualidade de vida da população de Itapevi.

Sinto-me lisonjeado e orgulhoso de poder participar desta homenagem ‑ feita por esta Casa a uma Fundação que, na contramão da história, difunde a cultura da paz que, sem dúvida nenhuma, será a nova cultura do novo milênio.

Parabéns à Soka Gakkai.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Vivemos na era das mulheres. Parabéns à esposa no nobre Deputado João Caramez, que no dia 1º de janeiro será empossada Prefeita de Itapevi. A Soka Gakkai e Itapevi seguramente crescerão muito nesse período.

Senhoras e Senhores, dirigentes da Soka Gakkai, já há alguns anos esta Casa tem prestado, em Sessão Solene, homenagem à Soka Gakkai Internacional no Brasil. Quero, novamente, ressaltar o papel do Deputado Lívio Giosa, que introduziu essa homenagem em sessão extraordinária nesta Casa.

Tendo como base a filosofia do Budismo de Nitiren Daishonin, a organização Soka Gakkai foi fundada por Tsunessaburo Makiguti em 18 de novembro de 1930, no Japão. Daisaku Ikeda foi o 3º presidente da organização e fundou a Soka Gakkai Internacional ‑ SGI, em 25 de janeiro de 1975,data do aniversário de São Paulo.

Presidida por Daisaku Ikeda, a SGI tem como objetivo fundamental a missão de contribuir para a paz, cultura e educação, num mundo ainda em guerra.

Daisaku Ikeda tem várias razões para abraçar esta causa. Além da teoria filosófica do Budismo, Ikeda teve experiências de vida, pois presenciou a 2ª Grande Guerra Mundial, aos 13 anos. Seus quatro irmãos foram vítimas da guerra e a família perdeu todos os seus pertences.

No Brasil, a BSGI foi fundada em 19 de outubro de 1960, onde tem cultivado o humanismo entre as pessoas.

A filosofia básica que envolve as atividades da SGI está centrada na revolução humana, conceito que prega a necessidade de uma reforma interior do ser humano, que permita desenvolver a sabedoria para viver com confiança, criar valor em qualquer circunstância e contribuir para a edificação de um mundo pacífico.

A necessidade da reforma interior se faz necessária pois as ações dos indivíduos transcendem suas circunstâncias imediatas e se estendem ao mundo. A filosofia em que estão embasadas as atividades da SGI é o Budismo de ação, que impulsiona o indivíduo a participar de forma ativa na construção de uma sociedade de paz e prosperidade.

No livro "Diálogo - Direitos Humanos no Século XXI”, Austregésilo de Athayde e Daisaku Ikeda relembram que quando da elaboração da redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por Austregésilo de Athavde, ninguém acreditava nos ideais que ali estavam sendo propostos. Na mesma época, relembra Ikeda, Jossei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, propôs a ideologia do Universalismo dos Povos da Terra, acontecendo uma situação semelhante.

Toda defendia a conscientização humanitária e o globalismo dos cidadãos do mundo, tal idéia não foi reconhecida e foi considerada um conto de fadas.

O tema dos Direitos Humanos, tão desacreditado naquela ocasião, é hoje um dos mais importantes temas para o mundo e para humanidade. Aquela visão resplandece hoje como raios proféticos.

Na conferência Filosofia Básica dos Direitos Humanos, Austregésilo de Athayde, encontramos o seguinte trecho "Os horrores cometidos durante a Segunda Guerra Mundial despertaram a consciência dos povos para necessidade urgente de evitar a sua repetição por meio de uma ampla definição dos direitos do ser humano, de certo modo colocados acima dos regimes e sistemas políticos nacionais, emanação superior e inalienável da pessoa humana, inerente à racionalidade e aos valores espirituais que a caracterizam."

Ikeda nos ensina que a paz somente será conquistada com o respeito absoluto ao ser humano: "A história da humanidade é também um registro de guerras entre religiões. Por isso mesmo, para criar uma era de paz é necessário e imprescindível o diálogo entre religiosos. Isso se tornará uma questão crucial no futuro. É preciso iniciar o diálogo entre budistas e cristãos, budistas e judeus, budistas e islamitas. Mesmo que as convicções religiosas sejam diferentes, creio que todos acalentam o ideal comum de paz e felicidade da humanidade. Em todo caso o ponto básico é o ser humano, e aí se encontra a chave da harmonia da humanidade. Penso que as religiões, em vez de guerrearem entre si, deveriam disputar a corrida para o bem".

Para finalizar, quero registrar a coincidência de interesses já citada pelo vice-Presidente dos trabalhos realizados por esta Casa no caminho da busca do bem comum. Essa é a tarefa central do ser humano. Em nossa atividade individual diuturna, cotidiana, buscamos exatamente através dos princípios filosóficos traduzidos pela Soka Gakkai levar ao conjunto da sociedade elementos adicionais, à busca e às necessidades materiais. A SGI vem dando uma contribuição extraordinária já desde a 2ª Guerra Mundial, e dá muito mais no momento da globalização desenfreada e materialista que enfrentamos. Por isso, antes de encerrar, gostaria de cumprimentar todos os presentes, agradecendo a energia positiva que trouxeram ao plenário sagrado da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Exatamente neste salão, nestes microfones que os deputados, sagrados mandatários da representação popular, tomam decisões extraordinárias na busca do bem comum. E é nesse sentido que gostaria de reivindicar, solicitar aos maestros do Coral Madrigal que pudéssemos encerrar essa cerimônia repetindo a canção da SGI. Queremos encerrar essa homenagem a essa extraordinária organização ao som da música que, como dizia Villa-Lobos, é a expressão da minha sinceridade.

Viva a SGI, viva todos os presentes! Quero agradecer ao Cerimonial da Assembléia, ao amigo Renato Amaral que nos introduziu, que nos fez o contato com a Soka Gakkai e cumprimentar aqueles que traduzirão esse pensamento, esse desejo, essa vontade aos cidadãos do mundo. Muito obrigado. Saudemos a nossa reunião com a canção que será novamente apresentada pela reivindicação que humildemente fizemos neste instante.

Obrigado e parabéns a todos.

* * *

 

-         É entoada a canção.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades e àqueles que com a sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Levemos a todos os cidadãos do mundo as nossas mensagens de paz, educação e cultura. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

              

-                                             Encerra-se a sessão às 21 horas e 02 minutos.

 

* * *