26 DE NOVEMBRO DE 2001

42ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “MOVIMENTO CURSILHOS DA CRISTANDADE”

 

Presidência: RAFAEL SILVA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 26/11/2001 - Sessão 42ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: RAFAEL SILVA

HOMENAGEM AO MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DA IGREJA CATÓLICA

001 - RAFAEL SILVA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Anuncia que a sessão foi convocada, pela Presidência da Casa, por solicitação do Deputado ora na Presidência, para homenagear o Movimento de Cursilhos de Cristandade. Convida todos a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - JOSÉ GILBERTO BERALDO

Na qualidade de assessor eclesiástico nacional e mundial do "Movimento de Cursilhos de Cristandade", saúda o Presidente Rafael Silva. Discursa sobre a contribuição dos Cursilhos na formação religiosa e humana neste 40 anos de existência.

 

003 - FRANCISCO ALBERTO COUTINHO

Como coordenador mundial do "Movimento de Cursilhos de Cristandade", agradece ao Presidente Walter Feldman e ao Deputado Rafael Silva a oportunidade de mostrar ao Brasil o trabalho do "Movimento dos Cursilhos". Exemplifica o ambiente político como um dos que também precisa ser evangelizado e sublinha a importância desse trabalho.

 

004 - ANTONIO CARLOS SALOMÃO

Coordenador Nacional do Movimento, cumprimenta a Presidência da Casa e o Presidente interino Rafael Silva. Define os Cursilhos como pequenos cursos nos quais as pessoas encontram um real sentido para suas vidas. Reflete sobre a responsabilidade política dos Deputados de darem exemplo de vida ao povo.

 

005 - VERIDIANA

Representante do Movimento entre os jovens de Recife, fala da importância do cristão no meio político.

 

006 - Presidente RAFAEL SILVA

Agradece aos oradores por suas manifestações. Fala da importância dos Cursilhos no momento nacional e da conveniência de sua divulgação. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Antes de iniciar a sessão, quero levar ao conhecimento dos presentes que esta é uma Sessão Solene, que não depende da presença de público nem de deputados. É uma Sessão Solene da Assembléia Legislativa para homenagear o “Movimento de Cursilhos de Cristandade” da Igreja Católica. Esse movimento recebe esta homenagem em virtude do requerimento do Deputado Rafael Silva, mas é uma homenagem da Assembléia Legislativa como um todo. Tudo que for dito aqui constará do “Diário Oficial” do Estado de São Paulo e dos Anais da Assembléia Legislativa.

Srs. Deputados, público presente, minhas senhoras e senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Deputado Walter Feldman, através de requerimento do Deputado Rafael Silva, com a finalidade de homenagear o “Movimento de Cursilhos de Cristandade” da Igreja Católica.

Convido a todos presentes para que, em pé, ouçamos a execução do Hino Nacional pelo Coral da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Esta Presidência agradece a apresentação do Coral da Polícia Militar a ao Maestro Eliel Alves Marco. Nosso agradecimento mais uma vez à Polícia Militar que designou um coral para abrilhantar este evento.

Vamos ter o prazer de ouvir o Padre José Gilberto Beraldo, que é assessor eclesiástico nacional e mundial do “Movimento de Cursilhos de Cristandade”.

 

O SR. JOSÉ GILBERTO BERALDO - Sr. Deputado Rafael Silva, Srs. Deputados, convidados para esta Sessão Solene, antes de mais nada, o nosso agradecimento sincero e fraterno ao Deputado Rafael Silva, nosso companheiro de jornada, nosso amigo de caminhada e nosso irmão no afeto e caridade de Jesus Cristo e do povo de Deus. Esse agradecimento tem o seu sentido e seu significado, pela grandeza, pela magnitude desta Casa, onde têm assento aqueles que representam os anseios, as angústias e, de modo especial, as esperanças de um povo. Um povo que caminha nessas estradas tão difíceis do mundo moderno, sobretudo no nosso Estado, na nossa cidade, com problemas cada vez mais complexos, cada vez mais complicados, que chegam a ser, em determinados momentos, quase insolúveis.

O “Movimento de Cursilhos de Cristandade” do Brasil tem dado a sua contribuição no sentido de formação religiosa, de formação humana, para milhares e milhares de pessoas durante esses 40 anos da sua presença na história da Igreja do Brasil. Esses 40 anos têm sido, com certeza, fecundos na formação de tantas pessoas, homens e mulheres, que não só passam pelo Cursilho o tempo reativo de três dias, mas sobretudo, no seu pós-Cursilho, procuram transformar, procuram fermentar, nos dizeres do Evangelho a realidade terrestre.

Fermentar quer dizer colocar fermento de justiça, solidariedade e fraternidade, como diz o Papa Paulo VI, “no mundo complicado da família e das artes”, no seu famoso documento “Evangelização no Mundo Contemporâneo” no mundo complicado da política. Só os senhores sabem, respeitadas as opções partidárias, como é difícil, desafiador, colocar fermento de Evangelho, isto é, de justiça e solidariedade, nesse exercício de atividade humana chamado política, que nada mais é do que a consciência e o exercício do bem comum.

Referindo-me ao “Movimento de Cursilhos”, quero lembrar, por oportuno, as palavras de Paulo VI, o grande Papa que antecedeu João. Paulo II e escreveu uma carta maravilhosa, que deveria ser para todos nós uma bandeira que continuamente nos lembrasse que evangelizar, em primeiro lugar, é anunciar Jesus Cristo. Os homens e mulheres dos tempos modernos ouvem anúncios de todo tipo e de toda parte, anúncios que lhes chegam através dos meios de comunicação, anúncios de toda ordem, de bem e de mal, anúncios que os levam a tomar decisões na sua vida, anúncios que os levam a fazer opções nem sempre de acordo com o reto encaminhamento da justiça e da solidariedade.

Lembrando Paulo VI, evangelizar é anunciar Jesus Cristo, isto é, anunciar uma pessoa divina que se encarna, que se torna realidade na carne humana, não só qualquer Jesus Cristo, mas esse Jesus Cristo da História que acaba trazendo em si a semente da divindade para a humanidade. Nenhum Deus da História, nem um Deus cultuado em todos os tempos da História teve a coragem de se encarnar, de assumir a pessoa, de assumir as fraquezas humanas de se tornar um nada, para que pudesse caminhar com a humanidade e trazer-lhes o recado de salvação e libertação.

Em segundo lugar, diz o Papa Paulo VI, evangelizar para a Igreja é não somente levar o Evangelho a espaços cada vez maiores, mais vastos, ou populações maiores em dimensões de massa, mas chegar a atingir, como que a modificar, os critérios de julgar. Quais são, amigos, os critérios que levam as pessoas a assumir determinadas posições? Quais são os critérios que dirigem a vida das pessoas? Quais são os critérios de discernimento? Na grande maioria, infelizmente, os critérios são da vaidade, do egoísmo, do individualismo, que vão construindo uma sociedade cada vez mais fechada, uma sociedade cada vez mais egoísta, e que leva ao desprezo, ao ódio, à violência.

É fundamental, portanto, que nós, cristãos, sobretudo aqueles que passaram ou estão no “Movimento de Cursilhos”, tenham um correto discernimento de quais são esses critérios. Diz o Papa ainda que evangelizar é como que modificar, atingir os valores que contam, e sabemos perfeitamente quais os valores que hoje contam para a pessoa humana: valores simplesmente materiais, valores que se cingem ao ter e não mais ao ser; valores situados no consumo, que é natural, mas, quando chega ao exagero, é um consumo que vai levando a humanidade ao pauperismo, porque coloca na mão de alguns apenas aquilo que é de todos.

Dizia-me um bispo há pouco tempo que não é pecado ter o supérfluo. É bom que todos tenham o supérfluo, desde que todos tenham o necessário. Enquanto não tenhamos todos o necessário, o supérfluo é um pecado nas mãos de alguns.

Diz ainda o Papa Paulo VI que evangelizar é como que modificar os centros de interesse. Cada um de nós sabe aquilo no qual está centrada a nossa vida. Cada um de nós sabe quais são esses centros que o movem. Hoje, as pessoas são fundamentalmente movidas pelo interesse em todos os campos, quer no campo material, quer no campo espiritual ou religioso. Nós só tomamos providências para a nossa vida, à medida que haja interesse. Se não houver interesse, nós procuramos aquietar-nos na nossa casa. E assim não conseguimos mudar o mundo, não conseguimos transformar essa realidade que aí está. É preciso, portanto, que descubramos quais são esses centros de interesse que movimentam a humanidade, que movimentam homens e mulheres neste Terceiro Milênio.

Paulo VI diz ainda que é preciso modificar, pela força do Evangelho, pelos critérios e valores de Cristo, as linhas de pensamento. São as grandes linhas que dirigem a humanidade. Essas linhas hoje estão expressas, depois da queda do muro de Berlim, no neoliberalismo, esse neoliberalismo que sacrifica cada dia mais milhões de pessoas, a ponto de centrar a sua doutrina no mercado, que é o novo Deus da história, é o “Deus Mercado” que vai fazendo com que se valorize aquilo que julgam deva ser valorizado, portanto, de interesses apenas e simplesmente humanos. Trata-se de uma linha de pensamento que vai fazendo, como disse anteriormente, com que muitos não tenham nada e poucos tenham tudo o que deveria estar no estômago de milhares de pessoas.

Diz ainda o Papa que esse evangelizar é transformar os modelos de vida da humanidade. Quais são esses modelos nos dias de hoje? Quais são esses modelos que uma criança de três anos já sabe claramente em quem vai apostar? Modelos de vida da humanidade que hoje assumem o nome corriqueiro - na televisão, na rádio, nas conversas em todo parte - de ídolos. A cada semana aparecem novos ídolos que vão ser cultuados desde os pequeninos até os mais velhos, desde os adolescentes até o que eu chamo de “adultecentes”, aqueles que não assumem a sua maturidade, a sua função na sociedade de exemplo e modelo; simplesmente querem continuar na sua adolescência a cultuar ídolos que não são aqueles da sua fé, da sua infância, não são aqueles do leite materno.

É para isso, amigos, irmãos, que “movimentos de Cursilhos” existem, ou seja, para que possam influenciar essas pessoas - homens e mulheres que têm decisão na sociedade - de tal maneira que não se modifique a cultura, mas que, nessa cultura, insiram o fermento do Evangelho. Fermento quer dizer mudança; fermento quer dizer transformação. Se não conseguirmos mudar uma sociedade, pelo menos vamos, se Deus quiser, fazer com que essa sociedade, por meio dos critérios de Jesus, dos critérios do Evangelho, num tempo de tanta violência, de guerras e de ódios, transforme-se numa sociedade fraterna, justa, que seja pura e simplesmente a melhor habitação dos filhos de Deus, o melhor lar para que aqui, preparando-nos para a visão definitiva, possamo-nos tratar como irmãos e construir uma sociedade onde haja fraternidade, justiça e solidariedade.

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Depois de ouvirmos as brilhantes palavras do Padre José Gilberto Beraldo, teremos a satisfação de ouvir o Sr. Francisco Alberto Coutinho, coordenador mundial do “Movimento de Cursilhos de Cristandade”.

 

O SR. FRANCISCO ALBERTO COUTINHO - Meu bom dia a todos. Na pessoa do Deputado Rafael Silva, gostaria de agradecer ao Presidente da Assembléia Legislativa e aos deputados o convite que muito nos honra, por estarmos nesta Sessão Solene em que podemos mostrar ao Brasil o trabalho do “Movimento de Cursilhos”, a sua presença viva e atuante, hoje, na comunidade cristã brasileira, por que não dizer em todo mundo.

Nós, como cursilhistas, estamos muito honrados pelo convite do amigo e deputado, e queremos, como coordenador mundial do “Movimento de Cursilhos”, externar a todos os deputados, a todos os convidados aqui presentes, o nosso agradecimento e emoção por estarmos numa casa de discussão política. O nosso movimento busca, a todo custo, a evangelização dos ambientes. Sem dúvida nenhuma, uma casa onde se faz política, onde se discute política, onde a consciência crítica - por que não dizer a consciência crítica cristã - deve estar aguçada, é para nós um ambiente nobre que também deve ser evangelizado.

É com muita honra que aqui estamos e agradecemos mais uma vez ao querido amigo, Deputado Rafael. Nós, como “Movimento de Cursilhos”, fomos brindados, neste ano de 2001, com a eleição para o organismo mundial do “Movimento de Cursilhos”. Isso é um marco histórico do movimento brasileiro, porque, depois de 40 anos de presença no Brasil, fomos eleitos, este ano, no México, como representantes da América Latina e indicados para coordenar o Organismo Mundial do “Movimento de Cursilhos”.

Isso também é, para nós, um fato de muita honra, de muita responsabilidade, porque o “Movimento de Cursilhos” está presente em todo o mundo, em mais de 150 países. Essa presença é dividida em quatro grandes grupos de trabalho, o grupo europeu, o grupo latino-americano, o grupo norte-americano e Caribe, e o grupo Ásia-Pacífico. Até então, essa coordenação estava na Alemanha, e, em outubro, recebemos o cargo em Berlim. Junto estava o Padre Beraldo, Tony e Maria Célia aqui presente na mesa. Lá, recebemos a posse desse organismo que representa o movimento em termos mundiais. Portanto, é uma honra para o Brasil estar presente como representante mundial.

O convite da Assembléia Legislativa de São Paulo, que muito nos honra, serve também como mote de divulgação para o movimento brasileiro, que é estar representando esse organismo mundial, hoje, com 50 anos de vida. Comemoramos o ano passado, na Praça de São Pedro em Roma, com a presença do nosso querido Papa João Paulo II e mais de 40 mil cursilhistas, cinqüenta anos de vida e de presença evangelizadora no mundo. Esse mote oferecido pela Assembléia Legislativa é, para nós, muito importante, porque é também uma divulgação em termos nacionais de que o Brasil representa hoje esse organismo mundial, com a minha coordenação, a assessoria espiritual de Padre Beraldo e vice-coordenação de Antônio Salomão, o Tony, aqui presente, também nosso coordenador nacional.

Estamos acabando de chegar de uma grande assembléia nacional do “Movimento de Cursilhos” em São Paulo e ficamos muito felizes com a presença maciça de todo Brasil. Gostaria de acrescentar às palavras do Padre Beraldo a questão da evangelização ambiental, o grande trabalho do “Movimento de Cursilhos”. E o ambiente político é, sem dúvida nenhuma, um ambiente que também deve ser evangelizado, deve estar presente nas atividades de todo aquele que quer levar o Cristo a todos os ambientes.

Nós que queremos levar essa pessoa maravilhosa que é Cristo a todos os ambientes temos também, na política, um ambiente a ser evangelizado. Posso, como testemunho pessoal, dizer, querido Deputado, que um dos trabalhos que executo pessoalmente é o de evangelização do meio político. Faço parte, em São José do Campos, uma cidade vizinha a São Paulo, de um Núcleo de Conscientização Política, que, há mais de 15 anos, vem desenvolvendo atividades de acordo com aquilo que tem em seu nome, ou seja, conscientizar politicamente as pessoas para que elejam pessoas éticas, pessoas que tenham no seu arcabouço pessoal esse conceito cristão e esse conceito ético, que V. Exa. possui, sem dúvida nenhuma.

Na medida em que tenhamos, como representantes nas nossas assembléias, nas nossa câmaras municipais, e por que não dizer até na Presidência da República, pessoas conscientes, éticas, cristãs, com certeza, poderemos transformar essa sociedade que aí está. Vejo como grande importância o trabalho de evangelização no meio político e o trabalho da questão ética e política.

Neste mundo pós-moderno, em busca de tantos ícones, nós cristãos e nós católicos, por que não dizer nós do “Movimento de Cursilhos”, temos o grande ícone da verdade, o grande ícone da transformação ambiental, o grande ícone da ética política, que foi Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele foi e será sempre a grande verdade política, a grande verdade cristã, aquele a quem devemos divulgar.

Em nome do “Movimento de Cursilhos”, agradeço esta oportunidade, querido Deputado, porque estamos podendo, como organismo mundial do movimento, fazer a divulgação não só do organismo, mas também desse amplo trabalho de evangelização ambiental. Quero abraçá-lo pessoalmente e agradecê-lo por esse fraterno convite.

Um forte abraço a todos os presentes. Abraçando o querido Deputado, abraço o Presidente desta Casa, Walter Feldman, e a todos os deputados.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Após as brilhantes colocações do Sr. Francisco Alberto Coutinho, coordenador mundial do “Movimento de Cursilhos de Cristandade”, teremos a satisfação de ouvirmos o Sr. Antonio Carlos Salomão, Tony, Coordenador Nacional do Movimento.

 

O SR. ANTONIO CARLOS SALOMÃO - Exmo. Deputado Walter Feldman, Presidente desta Casa, Exmos. Deputados, de maneira especial, Exmo. Deputado Rafael Silva, proponente desta Sessão Solene em homenagem ao “Movimento de Cursilhos” do Brasil, os que me antecederam já disseram boas coisas a respeito do Movimento e do nosso penhor de gratidão por esse iniciativa que reconhece um trabalho de 40 anos de presença no Brasil, como uma ferramenta de evangelização a serviço da nossa Igreja.

Gostaria que V. Exas. soubessem que somos compostos de leigos e sacerdotes, que se dedicam com um talento ímpar ao carisma que nos é próprio, a identidade, aquilo que nos define. Recebemos pessoas para esses cursos - pequenos cursos de vivência - onde elas descobrem um real sentido para suas vidas e podem, através de uma experiência pessoal de Deus, reconhecer os talentos que têm, desenvolvendo-os e colocando-os ao serviço dos outros.

Essa característica nos é muito própria, porque a nós cabe o desafio de fazermos presente Jesus Cristo e a sua Igreja em todos os ambientes. E este ambiente, senhoras e senhores, é especialíssimo. V. Exas. são a referência para todo o povo do Estado de São Paulo. O Papa Paulo VI dizia, em sua Encíclica do anúncio do Evangelho, o seguinte: “O homem moderno acredita mais nas testemunhas do que nos mestres. E, se acreditam nos mestres, é porque são testemunhas.” Portanto, o testemunho, o trabalho de V. Exas. é um referencial para todos nós, para todo o povo do nosso querido Estado e, com certeza, pelo peso, pela influência, para boa parte da nossa Nação.

Apesar de todas as dificuldades, brilhantemente colocadas pelo Padre José Gilberto Beraldo, que esse tempo de pós-modernidade oferece a todos e a cada um de nós, apesar da massificação das consciências, da perda da individualidade, apesar de muitas pessoas agirem só reflexivamente, sem terem desenvolvido uma consciência crítica, nós propugnamos neste mundo, onde não vemos massa, mas sim indivíduos agrupados em coletividade, a grande oportunidade da proclamação desta verdade que é única: anunciamos Jesus Cristo, Jesus de Nazaré, o divisor da História, pois todos nós tratamos a História em Antes de Cristo e Depois de Cristo, seja qual for a nossa profissão religiosa.

Portanto, senhoras e senhores, caros irmãos presentes, Excelências, repousam sobre os seus ombros a grave tarefa de marcar, no transcurso de seus mandatos, ao longo de suas vidas, a presença única, individual, marcante na história da humanidade. Cada uma das senhoras, cada um dos senhores, tem esse grave dever e esse honroso privilégio de fazer com que aconteça o melhor para os cidadãos do Estado de São Paulo e, como exemplo, para todos os brasileiros.

Esse nosso movimento, composto de alguns poucos milhões no Brasil, congrega pessoas de todas as profissões, de todos os ambientes, inclusive do ambiente político. Conheço alguns dos Srs. Deputados que estão neste painel e já passaram pelo “Movimento de Cursilhos de Cristandade”. Temos a convicção de que, dentro deles, há essa necessidade do anúncio, essa necessidade do exemplo.

Caríssimo Deputado Rafael Silva, gostaria de, como coordenador nacional do “Movimento de Cursilhos de Cristandade” do Brasil, agradecer esse seu esforço, esse trabalho, para que o nosso Movimento seja mais conhecido, reconhecido e que esteja sempre à disposição de todos os segmentos para o anúncio da pessoa de Jesus Cristo, a fim de que, convencidos da verdade, todos que passem pelo Movimento transformem suas realidades, seus ambientes, de maneira a tornar todas as estruturas mais humanas, mais solidárias, mais fraternas.

Muito obrigado, Excelências. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Após o pronunciamento do Sr. Antonio Carlos Salomão, se as pessoas convidadas quiserem fazer uso da palavra, a tribuna está à disposição. (Pausa.)

Tem a palavra a Srta. Veridiana, de Recife, para saudar este Movimento e registrar seus pensamentos sobre o “Movimento de Cursilhos de Cristandade” do Brasil.

 

A SRTA. VERIDIANA - Deputado Rafael Silva, convidados e amigos presentes que fazem parte do “Movimento de Cursilhos”, quero deixar registrada a presença do “Movimento de Cursilhos” do Recife. Fui, durante estes três últimos anos que passaram, representante Jovem Nacional do Nordeste. É uma honra estar aqui para dizer a importância desse Movimento em todos os segmentos, como os três companheiros que me antecederam já falaram.

No Recife, participo de uma Casa política e julgo importante a nossa presença, enquanto cristãos, nesse meio político, porque podemos tentar contribuir para a mudança deste Brasil. Agradeço também o convite de estar aqui.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RAFAEL SILVA - PSB - Se mais alguém quiser fazer uso da tribuna, está à disposição. (Pausa.) Quero saudar os componentes desta Mesa, Sra. Maria Célia Salomão, Padre José Gilberto Beraldo, Sr. Francisco Alberto Coutinho e nosso coordenador nacional, Sr. Antonio Carlos Salomão.

A importância do “Movimento de Cursilhos de Cristandade” é reconhecida em todo o território nacional. Infelizmente, os grandes órgãos de comunicação que deveriam também desempenhar o papel de formar e informar opiniões, de mostrar à população brasileira a importância de movimentos como este, de colocar para o povo brasileiro que cidadania e ética fazem parte, ou deveriam fazer, desta Nação injusta em termos de divisão de rendas, ausentam-se.

Vivemos uma realidade perversa para a grande maioria de nossa gente. Vivemos a realidade de uma política neoliberal, que massacra, castiga, onde o que mais vale é o dinheiro, como colocou o Padre José Gilberto Beraldo, assessor eclesiástico do Movimento. Essa realidade, Padre, não prejudica toda a população, mas a grande maioria que não tem condições de consumir os bens que deveriam estar à disposição de todos. O senhor mesmo disse que o supérfluo pode existir, contanto que, no primeiro momento, cada um tenha acesso àquilo que é mais necessário para a sobrevivência digna de cada família, de cada pessoa.

O Sr. Francisco Alberto Coutinho, coordenador mundial do Movimento, deixou clara a importância da presença do Brasil neste momento histórico na coordenação mundial deste movimento. A Sra. Maria Célia, o Padre José Gilberto Beraldo, o Sr. Antonio Carlos Salomão, o Sr. Francisco Alberto Coutinho, estiveram na Alemanha recebendo a importante missão de o Brasil coordenar em nível internacional, em nível mundial, esse tão importante Movimento.

Se voltarmos há mais de dois mil anos, veremos a presença de filósofos gregos e outros mais que colocavam a necessidade de termos uma nova realidade para a humanidade. Embora possamos divergir de alguns pensamentos filosóficos ou religiosos, devemos entender que Platão, num momento, falou das almas de bronze, almas de prata e almas de ouro, quando entendia que todos deveriam ter acesso à educação. Mas a realidade brasileira e de países subdesenvolvidos é totalmente diferente daquela utopia imaginada por Platão. Não que fosse próprio de cada país acertar aquelas colocações como únicas e verdadeiras, ou como verdades absolutas, mas a reflexão deveria acontecer, sim.

Vivemos uma outra realidade, a realidade de imagens projetadas, como ele colocou no “Mito da Caverna”, ou “Alegoria da Caverna”, onde pessoas acorrentadas viam no fundo, num paredão, sombras projetadas por imagens de barro que passavam por trás das pessoas e através da luz, do sol, ou da luz de uma fogueira, e recebiam suas sombras no paredão como sendo as imagens únicas e verdadeiras. Se uma daquelas pessoas se soltasse das correntes e voltasse depois para falar da verdade do mundo, das florestas, dos rios, dos mares, dos pássaros, com certeza, essas verdades não seriam aceitas por aqueles que estavam acorrentados e viviam uma realidade virtual, não a realidade dos fatos como realmente se apresentam.

Hoje, temos as grandes emissoras de televisão que, através das novelas e de outros programas, desvalorizam a família, a religião, e fazem com que cada um passe a pensar apenas nos bens materiais, no sexo, em conquistas pessoais e não em uma realização coletiva. Este é o momento em que o “Movimento de Cursilhos de Cristandade” deveria ser valorizado por todas as Câmaras Municipais, por todas as Assembléias Legislativas.

Importante se torna neste momento o crescimento do Movimento em nível nacional, agora que vemos uma realidade de preconceitos que tomam conta de boa parte da população do planeta, quando vemos algumas religiões que pregam a violência, a guerra. É importante valorizarmos a Igreja Católica e o “Movimento de Cursilhos de Cristandade”, porque, nessa Igreja e nesse Movimento, encontramos patentes o amor, o respeito pelo semelhante, o respeito pelas diferenças de crenças religiosas, pelas diferenças de raças, de etnias.

Por isso, Padre Beraldo, quero valorizar suas palavras. Espero que todas as Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas, e mesmo em nível federal, de posse, por meio do “Diário Oficial” do Estado de São Paulo, dos pronunciamentos do Sr. Francisco Alberto Coutinho, do Sr. Antonio Carlos Salomão, e da homenagem prestada pela Assembléia Legislativa, possam refletir sobre essa realidade e também entender que essa homenagem é uma forma de reconhecermos uma doença social que existe neste País. Mais que reconhecer, é uma forma de levantarmos a voz para dizer que é momento de reflexão, de participação, de ação, porque o Brasil precisa dessa ação.

Na medida em que colocamos Deus, que colocamos Jesus, dentro de cada Casa Legislativa, começamos a purificar o pensamento de cada legislador, começamos a mudar a idéia da grande maioria. E, na hora em que a grande maioria dos legisladores brasileiros começar a entender como sua importante função também a de promover a justiça social, o respeito humano, começaremos a ter um crescimento dentro de nossa política. Infelizmente, a corrupção campeia, mas os desmandos administrativos que tomam conta deste País, poderão mudar de rumo quando os legisladores tiverem consciência de que o amor de Cristo deve ser não apenas como palavras que venham a enriquecer um discurso, mas como uma realidade que precisa ser vivida.

Quero render minhas homenagens de cursilhista, as minhas homenagens de católico, a esse Movimento que faz com que o leigo tenha condição de servir de exemplo e de luz. Tendo mais e mais leigos participando dessa realidade nacional, teremos condição de mudarmos, de forma gradativa, a consciência dos nossos políticos e do nosso povo.

Agradeço a presença da Deputada Mariângela Duarte, que tem uma participação muito importante nesta Casa e busca pregar o amor ao semelhante e a justiça social. Sr. Antonio Carlos Salomão, a sua presença enriquece o nosso legislativo, que também fica enriquecido e homenageado com a participação do Sr. Francisco Alberto Coutinho, presidente mundial do “Movimento de Cursilhos de Cristandade”. Padre José Gilberto Beraldo fez explanações que, com certeza, após a publicação no “Diário Oficial” do Estado de São Paulo, servirão com que cada um reflita a respeito de nossa realidade.

Quero encerrar, agradecendo e dizendo que esta Casa não está homenageando o “Movimento de Cursilhos de Cristandade”, mas, sim, fazendo justiça. E ela se sente homenageada com a presença de pessoas que dedicam suas vidas em favor daqueles que precisam de uma atenção especial, em favor desse povo brasileiro que sofre injustiças a todo momento. Oxalá, tenhamos, no futuro, mais e mais participantes nesses movimentos. Pedimos a Deus para que os grandes órgãos de comunicação voltem seus pensamentos e atenções para movimentos tão importantes como este. Na medida em que tivermos uma participação efetiva da sociedade brasileira, teremos, com certeza, mais justiça social.

Obrigado por tudo o que os senhores representam em favor da esperança que temos em dias melhores para este País, para esta Nação, e esta Casa fez justiça.

Muito obrigado pela presença de todos.

Está encerrada a sessão.

           

* * *

-         Encerra-se a sessão às 13 horas e 18 minutos.

* * *