1

/

17 DE SETEMBRO DE 2004

42ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DOS “420 ANOS DO BAIRRO DO IPIRANGA” E DOS “74 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE ITAÚNA”

 

Presidência: EDSON FERRARINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 17/09/2004 - Sessão 42ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

 

COMEMORAÇÃO DOS "420 ANOS DO BAIRRO DO IPIRANGA"E DOS "74 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE ITAÚNA"

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que a presente sessão foi convocada pela Presidência efetiva da Casa a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os "420 anos do Bairro do Ipiranga" e dos "74 anos da Escola  Estadual Visconde de Itaúna". Convida todos para, de pé, ouvirem o Hino Nacional.

 

002 - MARIA ANGÉLICA CARDELI

Diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna, agradece a iniciativa da homenagem, e considera que este estabelecimento de ensino é o espelho do bairro que o abriga.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia a execução de número musical. Refere-se às solenidades que comemorarão o aniversário do Bairro do Ipiranga.

 

004 - LAERT LOSACCO TOPORKOV

Coordenador dos Festejos do Bairro do Ipiranga, convida a todos para as solenidades comemorativas dos 420 anos do bairro. Parabeniza a Escola Estadual Visconde de Itaúna pelos seus 74 anos de existência.

 

005 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia a execução de números musicais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Contamos com a presença na Mesa da Professora Maria Angélica Cardeli, Diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna, uma batalhadora e uma das mais competentes diretoras do Estado de São Paulo.

Temos a honra também de receber o Sr. Reinaldo Bittar, Diretor Superintendente da Distrital Ipiranga, representando o Sr. Guilherme Afif Domingos, Presidente da Associação Comercial de São Paulo; Dr. Laert Lossaco Toporcov, Coordenador dos Festejos do Bairro do Ipiranga e Gerson Gomez, Coordenador dos Festejos de Aniversário do Bairro Ipiranga.

Quero que todos aplaudam o Sr. Enrique Hernández Castañeda, Cônsul-Geral do México, que nos prestigia com sua presença.

Quero saudar também o Sr. Adilson Freire, Presidente do Diretório do PPS do Ipiranga, representando o Deputado Arnaldo Jardim, Líder do PPS na Assembléia Legislativa; Sr. Roberto Mateus Ordine, Diretor Superintendente da Associação Comercial de São Paulo; Sr. Gênne Sanches, Presidente do Rotary São Paulo Independência; Sr. Sérgio Carreira, Secretário do Rotary São Paulo Independência; Sr. Celso Bianchi Coletti, aluno deficiente visual e Professora Tânia Medeiros Aciem, da Sala de Recursos Visuais; Engenheiro Rogério Balzano, vice-Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Ipiranga.

Contamos também com a presença do Dr. Robson Barbieri, representando o Dr. Roberto Mazzo, Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas do Ipiranga; do Sr. Ademir Gatti, do Conselho Gestor do Parque da Independência; do Sr. Gerson Ourives, representando o Prefeito de São Caetano do Sul, Luiz Olinto Tortorello; do Dr. Roberval Castello, do Creci; Sra. Vicentina Nanes da Silva, 1ª Secretária do Conseg/Jabaquara, Conselheira da Associação Comercial de São Paulo, Distrital Jabaquara, ex-aluna da Escola Visconde de Itaúna, que certamente, como eu, tem muito orgulho de ter sido aluna dessa escola espetacular Visconde de Itaúna; Sr. Moacir Silva, Diretor Secretário da Associação Comercial de São Paulo, Distrital Jabaquara; Dr. Edson Lourenço Ramos, Presidente da OAB-100ª Secção do Ipiranga; Sr. Frederico Pazini, Conselheiro Nato da Associação Comercial de São Paulo- Distrital Ipiranga - e Presidente do “Jantar Personalidades do Ano”; Sr. Antonio Jorge Mansur, Presidente do Clube dos Lojistas do Ipiranga; Sr. Vanderlei Venceslau Faria, Presidente da Comissão dos Festejos da Independência do Grande Oriente de São Paulo; Sr. Thiago Rivero, representando Alexandre Rivero, Diretor Clínico do Consultório de Psicologia e Resignificação Humana; Sr. Osmar Garcia Stolagli, Diretor do Centro Universitário Assunção - Unifai; Professor Agenor da Silva, representando o Padre Christian de Paul Barchifontein, Reitor da Universidade São Camilo.

Homenageando todas as professoras presentes, quero citar o nome da Professora Marilza Junqueira Costa.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Sidney Beraldo, atendendo solicitação deste Deputado, filho do Bairro do Ipiranga, aluno da Escola Visconde de Itaúna, com a finalidade de homenagear os 420 Anos do Bairro do Ipiranga e os 74 Anos da Escola Estadual Visconde de Itaúna.

Ouviremos agora o Hino Nacional executado pela Banda da Polícia Militar, mas, antes disso, quero dizer que está aqui, representando a Polícia Militar de São Paulo, que tem como maestro titular o Tenente Antonio Ferreira de Menezes, o maestro substituto 1o Tenente Ezequiel Alves da Silva. Esses homens vêm prestar sua homenagem tocando o Hino Nacional em todas as solenidades: o Subtenente Moisés Fidélix Valério, o 1o Sargento Paulo Rodrigues, o 2o Sargento Lolimar de Oliveira; o 2o Sargento Carlos Giovanini; o 3o Sargento Ronaldo Andrade; o 3o Sargento Admilson Muniz; o Sargento Reinaldo Aparecido; o Sargento Paulo Borsato; João Bosco Fidelis, Osair Nunes de Souza e os soldados, esses policiais que, com muito orgulho, envergam a farda dessa polícia que tem 192 anos de vida. Queria citar os soldados Sérgio Aparecido, Romildo Silva, Márcio Pereira, Genivaldo de Oliveira, Alexandre Caldardo, Ediêne Alexandre de Souza, Fábio Vicente, Paulo Roberto Cavalcanti; 19 integrantes dessa espetacular Banda. Todos de pé para, juntos, cantarmos o Hino Nacional.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agradecemos à Banda da Polícia Militar que aqui está para homenagear os 420 anos do Bairro do Ipiranga e os 74 anos da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Muito obrigado, maestro. Muito obrigado, Tenente Ezequiel e todos os seus comandados.

Esta solenidade abre os festejos de aniversário do Bairro do Ipiranga. Todos nós, ipiranguistas, temos muito orgulho de sermos o berço da Independência, esse bairro pujante e essa população que participa ativamente do crescimento de São Paulo de forma muito efetiva. A Escola Visconde de Itaúna ali está e a sua Diretora, a Professora Maria Angélica, irá, neste momento, dirigir a palavra a todos nós. (palmas.)

 

A SRA. MARIA ANGÉLICA CARDELI - exmo. Sr. Deputado Edson Ferrarini, na pessoa de quem peço vênia para saudar todas as autoridades presentes e os componentes desta Mesa; senhores representantes de entidades e instituições do Bairro do Ipiranga; senhores convidados; Sra. vice-Diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna, Professora Lucília Lúcia Maroni; Professora Neusa Aparecida de Oliveira, na pessoa de quem saúdo todo o corpo docente da escola; queridos alunos presentes, foi com muita satisfação e orgulho que vi, no convite, esta homenagem ao Visconde de Itaúna. Mais uma vez, gentilmente, o Deputado Edson Ferrarini homenageia a nossa escola - ele, que é um dos seus filhos mais ilustres. Falar do Visconde de Itaúna é falar do Bairro do Ipiranga. Não moro no Ipiranga, não sou “ipiranguista” de nascimento, não sou nem paulistana, mas há trinta anos estou trabalhando no Bairro do Ipiranga e o adotei como meu bairro.

Falar do Bairro do Ipiranga e do Visconde de Itaúna, acredito que seja a mesma coisa, tal é o carinho que o povo do Ipiranga tem pela nossa escola. Alguém já me disse que quando se fala em Ipiranga, se lembra do Museu do Ipiranga e se lembra do Visconde de Itaúna.

Nesta noite, tão solene, só tenho a agradecer esta homenagem prestada à nossa escola. Principalmente hoje, que é um dia muito feliz para todos nós do Visconde de Itaúna porque nossos alunos venceram um festival de teatro em duas categorias: o teatro infantil e o teatro juvenil. A escola está muito feliz, muito contente, pois agora estará concorrendo, em âmbito estadual, ao prêmio de melhor grupo estudantil do Estado de São Paulo. Assim, hoje é um dia duplamente feliz.

Parabenizo todos, principalmente o corpo docente da escola, a nossa equipe, que é uma grande equipe, onde todos estão, com certeza, muito comprometidos com a Educação no Estado de São Paulo e com a Educação da nossa juventude. Mais uma vez, Deputado Ferrarini, V. Exa. que é um dos filhos de Itaúna, que representa uma das primeiras gerações que passaram pela escola, Dr. Laert Toporcov, também um dos ilustres ex-alunos da escola, só temos a agradecer pela homenagem.

No ano que vem, quando estaremos comemorando os 75 Anos, teremos uma grande festa no Visconde de Itaúna. Desde já iniciaremos a preparação dessa festa e todos estão convidados a dela fazer parte. Aos alunos, só tenho a dizer que amem a escola de vocês! A escola é, realmente, o prolongamento do nosso lar e passamos, talvez, mais tempo numa escola do que em casa. Amem a escola de vocês; façam de tudo para que mereçam ocupar o lugar de tantos outros “ipiranguistas” e paulistanos ilustres que lá estiveram! Que essa escola continue, ainda, a receber tantas outras gerações de São Paulo! Muito obrigada. (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Edson Ferrarini - PTB - A Escola Estadual Visconde de Itaúna completa 74 anos e se transformou numa escola modelo, numa escola padrão de ensino, pela dedicação da Professora Maria Angélica, da vice-Diretora que aqui está, dos seus professores e dos seus funcionários.

Fiz o Curso Primário no Visconde de Itaúna e, como agradecimento pelas lições que ali recebi, propus esta Sessão Solene na Assembléia Legislativa. Agora, sob a regência da Professora Noemia Ilda Nascimento Oliveira, vamos ter uma apresentação do Coral da Escola Estadual Visconde de Itaúna, com três músicas: Cantiga, Andança e Tributo ao Visconde de Itaúna.

 

* * *

 

-         É feita a apresentação do Coral Visconde de Itaúna.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns à Professora Noemia Ilda de Nascimento Oliveira. Hoje estamos apenas iniciando as festas comemorativas dos 420 anos do bairro do Ipiranga. A partir de amanhã teremos os seguintes eventos: homenagem aos irmãos que idealizaram a independência do Brasil, homenagem ao Grande Oriente de São Paulo; no dia 27 de setembro, corrida no Clube Atlético Ipiranga; exposição dos 100 anos do Rotary Internacional; encontro dos candidatos a vereador do bairro do Ipiranga; eleição do hino do bairro do Ipiranga; gincana da melhor idade; jantar “personalidade do ano”; lançamento do selo e carimbo postal comemorativo dos 420 anos; desfile Cívico e encerramento dos festejos com o Coral e Orquestra Jovem Bacarelli. A comissão organizadora é formada por Dona Elizabete Fortuna Abdalla, Gerson Gomes e Laert Losacco Toporkov. Assim, a festa do aniversário do Ipiranga e homenagem à Escola Estadual Visconde de Itaúna vai se desenrolando.

E agora, em nome dos representantes da comissão organizadora, tem a palavra o nosso Laert Losacco Toporkov. Vamos aplaudir nosso amigo Laert.

 

O SR. LAERT LOSACCO TOPORKOV - Ipiranga, 420 anos. Berço esplêndido de um povo heróico.

Excelentíssimo Sr. Presidente desta Sessão solene da Assembléia Legislativa de São Paulo, nobre Deputado Coronel Edson Ferrarini, na pessoa de quem saudamos todos os representantes do Legislativo paulista; prezado Reinaldo Bittar, superintendente da Distrital do Ipiranga, e também representando o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, nas pessoas de quem saudamos todos os presidentes e dirigentes de órgãos já denominados pelo Presidente desta sessão; sempre enérgica professora Maria Angélica Cardeli, dedicada diretora do nosso querido Visconde de Itaúna, na pessoa de quem saudamos todas as mulheres aqui presentes e as ipiranguistas;nossa saudação muito especial à sempre presente imprensa do nosso bairro, sem a qual não teria repercussão de tudo o que ocorre no Ipiranga; caríssimo Gerson Gomes, Elizabeth Fortuna Abdala, que não pôde aqui comparecer por estar adoentada, e, também, à mais nova revelação de trabalho Ademir Gatti, que conosco compartilhou a coordenação dos festejos de aniversário do Bairro do Ipiranga neste ano, o nosso abraço fraternal de missão cumprida; senhores, senhoras e jovens, seremos breves.

Inicialmente, agradecemos ao nobre Deputado Edson Ferrarini por propiciar esta solenidade. Agradecer também a entidades e pessoas que ajudaram a organizar os festejos dos 420 anos do Ipiranga. A comissão organizadora convida os presentes para os eventos e solenidades que hoje se iniciam e que amanhã, dia 18, terão continuidade com a substituição da Bandeira brasileira, no Parque da Independência.

No dia 19, será realizada a tradicional corrida de setembro, no Clube Atlético Ipiranga. No dia 20, haverá no museu exposição dos cem anos do Rotary Internacional. No dia 21, na sede da Associação Comercial, teremos o encontro de candidatos a vereador com trabalho em nossa região. Nos dias 22 e 23, na Unifae, haverá a apresentação das composições do concurso do Hino do Ipiranga.

Gostaríamos de contar com a presença de todos os senhores, senhoras e jovens para presenciarem esse tipo de trabalho. Também, no dia 23, o Lions Ipiranga, promoverá uma gincana para a melhor idade. No dia 24, será promovido o esperado jantar em homenagem a algumas personalidades de nosso bairro. No dia 25, o Museu do Ipiranga vai ser a sede do lançamento do carimbo e selo dos 420 anos do Ipiranga, e também haverá homenagem a ipiranguistas ilustres que se destacarem em seus ramos de atividades fora do nosso bairro - e a maioria não mais reside no Ipiranga. No mesmo dia, haverá um almoço dançante.

No dia 26, haverá o tradicional e esperado desfile cívico estudantil, com a participação do Exército Brasileiro, a bateria e a corte da Escola de Samba Imperador do Ipiranga; para o fechamento do desfile, teremos a escola Visconde de Itaúna. À noite, haverá um encontro de corais na Igreja Nossa Senhora Aparecida. No dia 27, Dia do Ipiranga, haverá o encerramento dos festejos no Museu do Ipiranga, totalmente iluminado e com a apresentação do Coral e Orquestra Jovem Baccareli. Todos estão convidados. A festa será para todos nós.

Finalizando, queremos parabenizar o nosso sempre colega alunos da Escola Estadual Visconde de Itaúna, assim como os seus esforçados dirigentes nas comemorações dos 74 anos desta escola do Ipiranga.

Não podemos deixar de fazer uma saudação que sai do nosso coração. A Escola de Samba Imperador do Ipiranga levou, através da televisão, o nome do Ipiranga este ano para o todo o mundo. No ano que vem, em 2005, iremos apresentar uma viagem ao México, paraíso dos deuses.

Agradecemos a presença dos representantes do Consulado do México aqui em São Paulo, em especial ao Cônsul Enrique Hernándes Castañeda. Não nos alongaremos mais, pedimos nossas escusas se deixamos de fazer alguma menção que seria necessária. Perdoe-nos. Parabéns Ipiranga, berço esplêndido de um povo heróico. Nós te amamos. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Os nossos sinceros agradecimentos e cumprimentos aos órgãos de imprensa, à Gazeta do Ipiranga e jornal Ipiranga News, aqui presentes.

Esta sessão tem a finalidade de homenagear os 420 anos do bairro do Ipiranga e também os 74 anos da escola Visconde de Itaúna. Quero cumprimentar, agradecer e saudar todas as pessoas que aqui vieram abrilhantar esta festa. A escola de samba que vai encerrar esta sessão é a Imperador do Ipiranga. No próximo ano o seu samba enredo será em homenagem ao México, país-irmão com quem temos os maiores laços de amizade e cujo cônsul-geral, Sr. Enrique Hernández Castañeda, encontra-se presente.

A seguir teremos a apresentação da Escola de Samba Imperador do Ipiranga e enquanto ela se prepara queremos saudar e agradecer muito à escola Visconde de Itaúna, os seus professores que aqui vieram, especialmente a Profª e vice-diretora Lucila L.Amarone, a Coordenadora Profª. Neuza Aparecida de Oliveira e todos os senhores aqui presentes.

Quero cumprimentar também todos os colaboradores desta festa de aniversário do bairro do Ipiranga, principalmente o Ademir Gatti, Adriana Martins Coelho, Agenor da Silva, Alessandra Rocha, Ana Maria Levada, Ana Maria de Jesus Fernandes, Ana Maria Navarras, Ângelo Barbosa, Antônio João Santos, Antônio Jorge Mansur, Augusto Ederaldo Filho, Carlos Alberto Barbosa, os colaboradores do Diário do Comércio Dorival Pegoraro, e Durval Freire.

Estamos distribuindo o samba enredo para todos cantarmos juntos. A Assembléia Legislativa, por intermédio deste Deputado, Coronel Edson Ferrarini, filho do bairro do Ipiranga, sente-se orgulhosa em irmanar-se aos moradores dessa nobre região para homenageá-los em sessão solene. O bairro do Ipiranga é trabalho, é dedicação, é entusiasmo, é independência. O bairro do Ipiranga é o orgulho do Brasil. Como é bom ser ipiranguista!

 

* * *

 

-         É feita a apresentação de números musicais.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência vai encerrá-la.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e cinco minutos.

 

* * *