17 DE NOVEMBRO DE 2006

042ª SESSÃO SOLENE PARA COMEMORAR O “76º ANIVERSÁRIO DA SOKA GAKKAI E OS ANIVERSÁRIOS DA BSGI E SGI”

 

Presidência: JOÃO CARAMEZ


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 17/11/2006 - Sessão 42ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

COMEMORAÇÃO DO "76ª ANIVERSÁRIO DA SOKA GAKKAI E DOS ANIVERSÁRIOS DA BSGI E SGI"

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o "76º aniversário da Soka Gakkai e os aniversários da BSGI e SGI". Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Tece comentários sobre a última eleição e agradece os votos recebidos pela população de São Paulo.

 

002 - JOSÉ FERNANDO ROCHA

Advogado, narra a história da Soka Gakkai, que filiada à ONU, representa uma força de coesão da engenharia da paz, contrária à engenharia da guerra. Comenta a ajuda oferecida pela instituição por ocasião dos grandes desastres naturais. Presta homenagem ao Dr. Ikeda, presidente da entidade.

 

003 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Fala do privilégio de conhecer o professor Ikeda no ano de 2001, quando lhe foi outorgado o título de Cidadão Itapeviense.

 

004 - ARNALDO FARIA DE SÁ

Deputado Federal, diz que procura praticar o ensinamento de Makiguchi, de Toda e do Presidente Ikeda: a busca permanente e incessante da paz mundial.

 

005 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia número musical.

 

006 - OSWALDO MAKI

Vice-presidente da BSGI, explica que Soka Gakkai é um movimento humanístico fundamentado no Budismo, que tem por princípio a cultura da paz. Discorre sobre a importância dos tratados para o desarmamento mundial.

 

007 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Diz que, talvez seja o Brasil o país que realmente represente um pouco essa paz mundial que nós tanto desejamos, apesar de estar constantemente em guerra contra a fome e principalmente contra a corrupção. Para realizar o sonho desse grande pacifista mundial, professor Ikeda, temos que lutar e vencer. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dá como lida a ata da sessão anterior.

Queremos receber para compor a Mesa o nosso sempre querido amigo, Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; o Sr. Oswaldo Maki, vice-Presidente da BSGI; a Sra. Sílvia Maria de Souza Shinjo, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI/Cidade de São Paulo; e o Dr. José Fernando Rocha, advogado.

Composta a Mesa, quero aqui anunciar a presença dos amigos Carlos Takahashi, representando o nosso querido amigo Deputado Federal Walter Feldman; Sr. Júlio China, Diretor da Coordenadoria Cultural da BSGI; Sra. Shirley Maki, vice-Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI/Cidade de São Paulo; Sra. Takako Minami, vice-Coordenadora Geral da Divisão Feminina da BSGI/Cidade de São Paulo; Sr. Eduardo Mizumoto, do São Paulo Shimbum; Sr. Elizeu Paixão, da sub-Prefeitura de Aricanduva, Vila Formosa e Vila Carrão; e o Sr. Takanori Sekine, vice-Presidente da Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa.

Antes de mais nada gostaria de dizer às senhoras e aos senhores que a razão de estarmos fazendo a nossa sessão solene aqui no Auditório Franco Montoro decorre da reforma pela qual o prédio está passando. Inclusive no dia 29 deste mês o Presidente Rodrigo Garcia entregará o plenário Juscelino Kubitschek totalmente reformado e no dia 1º de janeiro, quando teremos aqui a posse do nosso Governador José Serra, o prédio já estará totalmente pronto para receber a todos da maneira como sempre recebeu, de braços abertos. É um trabalho que o Presidente vem fazendo junto à Mesa Diretora com os Deputados. É uma Casa que merece todo o nosso carinho e o nosso cuidado para receber o povo paulista. Mas com certeza, tendo em vista que o nosso pensamento está voltado unicamente para a paz, para a felicidade, para a cultura, terá o mesmo brilhantismo dos anos anteriores como se fosse no plenário Juscelino Kubitschek.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorarmos o 76º aniversário da Soka Gakkai e os aniversários da BSGI e SGI.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Antes de passar a palavra aos nossos amigos da Mesa, farei aqui um breve comentário, até por conta do momento que é bastante oportuno. Há questão de quarenta e poucos dias tivemos o pleito eleitoral, quando a população brasileira, mais uma vez, cumprindo com o seu dever cívico, foi às urnas escolher o presidente da República, os governadores dos estados, Deputados estaduais, Deputados federais e senadores da república. E eu não poderia deixar de fazer aqui um agradecimento, até porque ao longo desses anos, sempre aqui estamos juntos comemorando o aniversário da BSGI. Para mim, com certeza, é motivo de muito orgulho, muita satisfação, é uma alegria imensa poder revê-los, pelo menos, uma vez por ano. E com certeza alguns companheiros, amigos, amigas, depositaram um voto de confiança tanto neste Deputado como no Deputado Arnaldo Faria de Sá, reconduzindo-o para mais um mandato. Com certeza o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá é um nome que orgulha o Estado de São Paulo. Apesar de estarmos vivendo uma crise política, nos orgulhamos muito dos nossos companheiros do Estado, principalmente do Arnaldo Faria de Sá, que é um deles.

Quero aproveitar a oportunidade e fazer o meu agradecimento público pela confiança depositada. Tenho certeza absoluta de que durante esses quatro anos estaremos honrando com muita dignidade a confiança que o povo de São Paulo depositou em nós. Muito obrigado mesmo.

Neste momento tenho a grande satisfação de passar a palavra ao Dr. José Fernando Rocha.

 

O SR. JOSÉ FERNANDO ROCHA - Eminente Deputado João Caramez, Presidente desta egrégia Mesa, a quem transmito meu respeito e felicito pela recondução, pela terceira vez, como representante do povo de São Paulo nesta augusta Casa de Leis, a Assembléia Legislativa de São Paulo. Da mesma forma também estendo meu aplauso ao eminente Deputado Arnaldo Faria de Sá que, pela sexta vez, foi reconduzido como Deputado à Câmara Federal. Dos setenta Deputados que compõem a bancada paulista, ele é o decano. Poucos Deputados têm trabalhado mais pelos idosos e pelos aposentados do que o nobre Deputado Arnaldo Faria de Sá. Dona Silvia Maria de Souza Shinjo, responsável por cerca de 15 mil mulheres da divisão feminina da BSGI, da terceira maior cidade do mundo que é São Paulo, a quem estendo meu respeito e minha homenagem. Ao representante vice-presidente da BSGI em São Paulo, Dr. Oswaldo Maki, o meu respeito; ao Dr. Júlio China, igualmente.

Sr. Presidente, minhas senhoras, meus senhores, meus amigos, a luz que resplandece nesta sessão solene começou num foco de luz no Japão, 76 anos atrás, com dois singelos professores chamados Makiguti e Jossei Toda. Deles caminhou pelo mapa-múndi uma onda de luz, representando o movimento multicultural de cultura, educação e de paz. Hoje o Dr. Daisaku Ikeda é indubitavelmente o maior pacifista vivo do planeta Terra.

Gostaria de colocar em relevo, no início desta modesta fala, o fato de o Presidente da República do Brasil, o Presidente Lula, há poucos dias ter enviado uma carta pessoal ao Dr. Daisaku Ykeda, parabenizando-o por ter recebido o ducentésimo título acadêmico. A lapela do professor Daysako Ikeda ostenta duas centenas de títulos. Poucos homens no mundo, e acredito que ninguém da área oficial ou privada tem tantos títulos.

Hoje a BSGI e a SGI representam um movimento de pacifismo, de tolerância, de amizade fraterna, em busca de uma cidadania global em todo o planeta. Filiada à ONU, representa hoje uma força de coesão da engenharia da paz, contrária à engenharia da guerra. Vê-se hoje no mapa-múndi todos os focos belicistas que existem, e seria inócuo revelar cada um: as fronteiras de Israel com a Palestina, o Iraque, a Coréia do Norte, o Irã. E daí se nota a absoluta necessidade da pregação, da doutrina do Dr. Daisako Ykeda reclamando sempre a cidadania mundial no sentido da cultura, da educação e da paz.

O Dr. Ikeda não é só um teórico, um doutrinador da paz. Em cada acidente da Terra - seja na Índia, seja em El Salvador, seja na Guiné, seja na Tanzânia - existe alguém da SGI oferecendo recursos àqueles que necessitam, pelas condições dos desastres naturais.

Recordo aqui a idéia do Dr. Daisaku Ikeda, de propor na ONU a criação de um Banco Mundial de Alimentos, para enfrentar justamente esses desastres naturais que a cada passo a humanidade reclama.

Tive a honra de ser recebido em Tóquio, em 1992, no outono, em novembro, pelo Dr. Daisaku Ikeda, e tive a oportunidade de dar algumas palavras, não só na Universidade Soka, mas também nas escolas primárias e secundárias deles. Posso dizer que foi o maior presente que a vida e a emoção me deram, o de conhecer o maior pacifista vivo do planeta Terra.

Os senhores devem se sentir absolutamente orgulhosos de serem companheiros e seguidores dessa corrente de luz. O Dr. Ikeda quer que cada um dos senhores seja cidadão do mundo e formador eticamente de valores, de coexistência pacífica, de tolerância, de amor fraterno, de amor universal, nessa revolução interna que ele prega a cada um de nós, para que tenhamos um mundo mais fraterno e sobretudo um mundo mais humano.

Quando penso no Dr. Ikeda, eu me lembro da figura de um homem que está tecendo num tear a trama das suas várias aptidões e trabalhos. E sem que ele percebesse, o fio daquele tear aos poucos se transforma em fios de ouro. Ele também me parece aquele ferreiro que de madrugada bate na bigorna, fazendo estrelas com a mão.

Ele tem 200 títulos acadêmicos, mas vou outorgar a ele aqui - e peço licença ao nobre Presidente dessa mesa - uma comenda invisível - poucos são comendadores dessa Ordem. Vou outorgar ao Dr. Daisaku Ikeda a comenda invisível da Grande Ordem em que estão nos céus colocadas as estrelas. Muito obrigado. (Palmas)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Belas palavras, Dr. Fernando. Nós fomos contemplados nesta noite com esse grande testemunho dado pelo Dr. Fernando.

Com certeza é tudo isso e mais alguma coisa, porque eu também tive o privilégio e a felicidade de conhecer o professor Ikeda, no ano de 2001 quando fomos levar o título de Cidadão Itapeviense pessoalmente a ele. Realmente é tudo isso que o Dr. Fernando coloca. É um homem muito preparado, preparado por Deus realmente para levar esse grande desafio à frente: fazer com que o mundo se torne um mundo de paz. Com certeza, Dr. Fernando, hoje o senhor nos abrilhantou com o seu belo discurso. Muito obrigado.

Passo a palavra neste momento ao nosso querido amigo Deputado Arnaldo Faria de Sá.

 

O SR. ARNALDO FARIA DE SÁ - Boa noite, Presidente desta cerimônia, Deputado João Caramez, que no seu agradecimento falou muito mais da minha constelação que da sua própria.

Eu gostaria de retribuir dizendo que através do amigo comum, Renato Amaral, nós acabamos tendo oportunidade, já pela segunda vez, de termos um conjunto de apoios extremamente importante. Tenho a certeza de que o Deputado João Caramez, retornando a esta Casa, terá a oportunidade de fazer um grande trabalho. Tenho a certeza de que alguns membros que tiveram a oportunidade de sufragar o seu nome fizeram-no dentro daquilo que nós podemos reputar como o maior reconhecimento, o maior agradecimento.

Silvia Maria, em seu nome gostaria de cumprimentar todas as mulheres aqui presentes, e tenho a certeza de que todas se sentem lisonjeadas ao serem cumprimentadas em seu nome; Dr. Oswaldo Maki, vice-Presidente da BSGI, em seu nome eu gostaria de cumprimentar todos os dirigentes da BSGI; Dr. Rocha, que brilhantemente fez neste momento muito mais do que uma manifestação, mas acima de tudo, a expressão daquilo que é a sua vontade cultural - eu conheço o Dr. Rocha, tive a oportunidade de ver várias manifestações e sei que ele faz isso realmente do fundo da alma; Sra. Takako Minami, vice-Coordenadora-geral; Shirley Maki, vice-Coordenadora da Divisão Feminina; Júlio China, Diretor cultural da BSGI; Carlos Takahashi, representante do Deputado Walter Feldman; Takanori Sekine, vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa; Elizeu Paixão, da Subprefeitura; Eduardo Mizumoto, do São Paulo Shimbum; é uma alegria estarmos aqui neste momento.

Não estou aqui como Deputado federal. Estou aqui como membro, participando de uma cerimônia extremamente importante porque, como já falou o Dr. Rocha, e como já falou o Deputado Caramez, eu também tive o prazer de estar com o Presidente Ikeda, num momento importante para todos nós, quando, na Academia Brasileira de Letras, ele foi homenageado e mostrou a importância desse trabalho feito por todos nós. Acima de tudo, não temos uma religião, mas um objetivo: o objetivo maior da paz mundial.

Há de se ressaltar que fazemos essa busca incessante e permanente todo dia e toda hora. Tenho 37 anos de prática e, durante esse tempo, jamais deixei, um momento sequer, de praticar o ensinamento de Makiguchi, de Toda e do Presidente Ikeda: a busca permanente e incessante da paz mundial. E fazemos isso com muita satisfação, muita alegria, muita garra, muita determinação.

Dr. Rocha, estando no Congresso Nacional pela sexta vez, tenho uma obrigação maior que os outros parlamentares, pois preciso ser o exemplo: não posso errar, não posso deixar de cumprir essa missão, além do compromisso normal do parlamentar.

É por essa razão que estou aqui hoje, Deputado João Caramez, dando testemunho de que a paz mundial é possível e será buscada, custe o que custar. E o grande obreiro dessa busca é o Presidente Ikeda, em nome de quem cumprimento todos os senhores.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Assistiremos agora a apresentação do Coral Madrigal da BSGI, com a música “Come Again” (Renascença Inglesa) de John Dowland.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Oswaldo Maki, vice-Presidente da BSGI.

 

O SR. OSWALDO MAKI - Exmo. Sr. João Caramez, nobre Deputado estadual, Digníssimo Presidente desta Sessão Solene Especial Comemorativa do 76º aniversário da Soka Gakkai e aniversários da SGI e BSGI, gostaria de, em seu nome, cumprimentar as demais autoridades e personalidades presentes, senhoras e senhores.

Em primeiro lugar, em nome do presidente internacional da SGI, Dr. Daisaku Ikeda e do presidente nacional da BSGI, Eduardo Taguchi gostaria de manifestar os profundos agradecimentos que também vêm de todos os companheiros membros da BSGI, presentes e não presentes neste auditório, por esta magnífica sessão solene especial que todos os anos homenageia nossa entidade, que luta pelo bem estar de todas as pessoas. Muito obrigado!

Como já é do conhecimento de todos, a nossa instituição surgiu do forte anseio de dois eminentes precursores da Educação no Japão que, preocupados com o destino da nação e do mundo, fundaram a Soka Gakkai em 18 de novembro de 1930, com a finalidade de criar valores humanos em defesa dos nobres ideais e anseios da humanidade. Essa pequena vereda de idealismo, desenvolvida posteriormente em torno da liderança do atual presidente Daisaku Ikeda, é hoje, uma caudalosa correnteza de pessoas anônimas labutando efetivamente pela paz e pelo bem-estar social.

Como cita, o presidente Ikeda em sua proposta de paz correspondente ao ano de 2006, as atividades da SGI constituem um movimento humanístico, fundamentado no budismo, que visa a desenvolver indivíduos fortes, capazes de.responder aos desafios de nossa era. Poucos descreveram isto de forma tão incisiva quanto o Dr. Jan Swyngedouw, professor emérito da Universidade de Nanzan, em entrevista para o Seikyo Shimbun (jornal japonês de nossa organização), no início dos anos 1980.

Depois de uma convivência de vinte anos com a sociedade e as religiões japonesas, o Dr. Swyngedouw considerou a diferença entre as atitudes dos membros da Soka Gakkai em relação a fé e à prática religiosa e as daquelas tradicionalmente mantidas pelo povo japonês.

O primeiro ponto observado por ele foi a profundidade e autenticidade da convicção sustentada pelos membros. O segundo, a essência religiosa vital da filosofia da Soka Gakkai consiste em despertar as pessoas para o valor que têm dentro de si mesmas como seres humanos. O Dr. Swyngedouw declarou que a formação e o desenvolvimento dessa espécie de "espinha dorsal" do caráter, possibilita à Soka Gakkai criar pessoa capazes de prestar contribuições reais para a paz no mundo. Dizem que a sociedade japonesa valoriza a "harmonia" (wa, em japonês), mas essa harmonia não se limita apenas ao Japão. A harmonia pela qual o presidente Ikeda e os membros da Soka Gakkai se dedicam tem como objetivo a paz do mundo, e acredito que representa importante revolução na atitude religiosa do Japão.

Gostaria de enfatizar, diz o presidente Ikeda, a importância da educação para o desarmamento, como caminho de transformação dos paradigmas da sociedade: que uma cultura de guerra, caracterizada pelo conflito e confrontação, torne-se uma cultura de paz fundamentada na cooperação e na coexistência criadora. No ano passado o mundo perdeu, por duas vezes, a oportunidade de registrar o 60º aniversário do lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki como contribuição para o progresso positivo no desarmamento nuclear.

Primeiro, pelo insucesso da Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, em maio. Depois, pela imperdoável omissão da questão nuclear, no documento final da Cúpula Mundial, durante a Assembléia Geral das Nações Unidas, em setembro. Este insucesso duplo é ainda mais trágico à luz das seguintes três tendências perturbadoras, identificadas pelo diretor-geral da AIEA, Mohamed El-Baradei: o surgimento de um mercado negro nuclear, os esforços de mais países, cada vez mais a adquirir tecnologia para produzir material físsil necessário às armas nucleares, e o claro desejo dos terroristas de adquirir armas de destruição em massa. O perigo colocado pelas armas nucleares lança uma sombra extensa na comunidade internacional, e alerta para o fato de que os esforços para o desarmamento mundial permaneçam numa conjuntura absolutamente crítica.

Em parte, isto pode ser atribuído à falta de vontade política. Mas também é significativa a falta de um grande movimento de opinião popular mundial exigindo o desarmamento. Embora haja urgente necessidade de apoio ao sistema legal internacional - por exemplo, ressuscitando o TNP -, ao mesmo tempo, a opinião pública deve elevar a sua voz. Em termos concretos, isto requer uma transformação fundamental nas atitudes das pessoas, através da educação para a paz e o desarmamento. Nos últimos anos, as Nações Unidas vêm reconhecendo esta necessidade.

E em 2002 a Assembléia Geral adotou um relatório especializado sobre a questão, o "Estudo das Nações Unidas sobre Educação para o Desarmamento e Não-Proliferação". Em minha opinião, diz o presidente Ikeda, é necessária uma mudança profunda nas idéias e na busca por novas abordagens.

Convocar a opinião pública para a causa do desarmamento requer não apenas especialistas ou aqueles já envolvidos nos movimentos de paz, mas também pessoas de todas as esferas. Uma transformação no íntimo de um indivíduo, diz o presidente Ikeda, pode encorajar mudanças similares em outros. E se isto se estende pela sociedade, gera um poderoso raio de luz para a paz, que pode moldar com firmeza a direção dos eventos. O impacto coletivo de "cidadãos comuns", conscientes e fortalecidos, pode impelir a humanidade rumo aos objetivos irmãos do verdadeiro desarmamento e do florescimento de uma cultura de paz. Uma de minhas maiores alegrias, diz o presidente Ikeda, foi o meu encontro e diálogo com Dr. Joseph Rotblat, presidente emérito das Conferências Pugwash sobre Ciências e Questões Mundiais que, infelizmente, faleceu no ano passado.

Jamais me esquecerei de um certo comentário que ele me fez sobre como livrar o mundo das armas nucleares e da guerra. Quando uma pequenina pedra é lançada num lago, as ondas viajam amplamente, a partir do centro. Embora elas se tornem menos poderosas, não desaparecem completamente. Cada pessoa tem o poder de criar ondas que transformem a sociedade. Se esses esforços forem concentrados e canalizados pelas ONGs, inevitavelmente crescerá o poder de influenciar a sociedade... Se nos unirmos, podemos transformar o mundo. Pode levar algum tempo, mas visto de uma perspectiva a longo prazo, as pessoas acabarão vitoriosas...

Esta solidariedade de cidadãos conscientes, pela qual o Dr. Rotblat tinha grandes esperanças, diz o presidente Ikeda, é o que norteia o movimento do humanismo budista da SGI em 190 países e territórios. Os próximos cinco anos, até 2010, serão uma oportunidade única. Com coragem e esperança, ansiamos trabalhar com pessoas de igual mentalidade em todo o mundo. Só assim construiremos os alicerces de uma sociedade global de paz e coexistência criadora.

Também na BSGI, temos grandes perspectivas para 2007, conforme o direcionamento do nosso presidente internacional. Trabalharemos com afinco ainda maior em prol de um Brasil grandioso, onde cidadãos possam realmente expressar sua condição original de um ser humano feliz e plenamente satisfeito.

Reiteramos os sinceros agradecimentos para nossos ilustres amigos desta Casa de Leis que nos possibilitam expressar os propósitos de nosso trabalho, prometendo continuar trabalhando com dinamismo e coragem pela consecução dos ideais que norteiam nossa causa. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Estamos praticamente chegando ao final da nossa sessão solene e como presidente da Mesa gostaria, inicialmente, de lembrar que o grande sonho de Josei Toda era fazer com que a organização tivesse presença no mundo todo.

Infelizmente, não foi possível ele realizar o seu sonho, mas deixou o legado ao seu discípulo, professor Ikeda. E quis o destino que a sua primeira visita internacional fosse ao nosso país, o Brasil, em 1960. Já se vão 46 anos!

Na vida nada acontece por acaso. Tudo tem um sentido. Tudo tem um significado. Por que será que ele escolheu o Brasil para ser o primeiro país a ser visitado pelo homem que deveria levar a instituição ao mundo todo?

Acho que tem um significado muito importante. Talvez seja o Brasil o país que realmente represente um pouco essa paz mundial que nós tanto desejamos, apesar de estarmos constantemente em guerra contra a fome e principalmente contra a corrupção.

Mas eu, como bom brasileiro e como bom espanhol que sou, teimoso toda vida, acredito que haveremos de chegar lá. Mas para isso é preciso perseverar, insistir.

O nosso grande professor político, o nosso grande mestre político, o nosso saudoso Governador Mário Covas já dizia que diante das adversidades só existem três atitudes possíveis a tomar: enfrentar, combater e vencer. E é esse o grande desafio que temos pela frente. É nessa grande adversidade encontrar a paz que tanto desejamos para o mundo todo.

Vamos enfrentar, vamos combater e vamos vencer. E vamos realizar o sonho desse grande pacifista mundial que é o nosso professor Ikeda.

E o Brasil sem sombra de dúvida serrará fileiras nesse sentido, São Paulo serrará fileiras com esse objetivo. Tantas e quantas vezes forem necessárias estaremos aqui nos reunindo com dez, quinze, vinte, cem, mil, duas mil lembrando que existe a Soka Gakkai, essa instituição tão idolatrada, tão venerada, em busca dessa paz tão almejada.

Quero agradecer em nome do meu povo de São Paulo, agradecer por vocês existirem, por essa instituição existir.

Essa paz, como disse o nosso vice-Presidente, pode demorar. Ela vai demorar. Mas nós vamos conseguir, nem que seja com os nossos descendentes. Tenho certeza disso.

Tenho tanta certeza e sabem por quê? Porque nós queremos. A maioria do povo do mundo quer essa paz. Muito obrigado.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa, ao Cerimonial, à Secretaria Geral, à Imprensa, á TV Assembléia, à Polícia Militar e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para a apresentação do coro sinfônico da BSGI no Hall Monumental. Muito obrigado. Boa-noite, e vamos em busca da paz. (Palmas.)

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 12 minutos.

 

* * *