12 DE NOVEMBRO DE 2007

042ª SESSÃO SOLENE COM A finalidade de comemorar O “O DIA DA SOKA GAKKAI”

 

Presidência: JOÃO CARAMEZ


DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 12/11/2007 - Sessão 42ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: JOÃO CARAMEZ

 

COMEMORA O "DIA DA SOKA GAKKAI"

001 - JOÃO CARAMEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na Presidência, com a finalidade de comemorar o "Dia da Soka Gakkai".Anuncia a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente Aguiar, com o Coro Sinfônico da Associação Brasil SGI.

 

002 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Cita os motivos que o leva, todos os anos, a solicitar esta sessão solene. Fala de sua alegria em participar dessa comemoração, num momento em que a violência é banalizada. Anuncia a apresentação de vídeo institucional da BSGI.

 

003 - FERNANDO ROCHA

Saúda os presentes. Afirma serem necessárias as idéias de Daisaku Ikeda para que haja paz na Terra. Comenta seu desejo de que solenidades como esta se multipliquem por todo o mundo.

 

004 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia uma apresentação musical.

 

005 - ANTONIO NAKAMURA

Vice-presidente adjunto da BSGI, representando o Sr. Eduardo Taguchi, Presidente da BSGI, cumprimenta os presentes. Justifica a ausência do Presidente da BSGI. Afirma que o Estado de São Paulo é a força de tração do desenvolvimento político e econômico do País. Traça um histórico sobre a BSGI.

 

006 - Presidente JOÃO CARAMEZ

Anuncia uma apresentação musical. Corrobora as palavras do Sr. Fernando Rocha, informando que São Paulo se lembrará, sempre, de plantar a semente da paz. Cita lançamento do livro "São Paulo, o bom combate da paz", do Secretário Municipal de Esportes Walter Feldman. Afirma que a comunidade japonesa contribui para a consolidação da Soka Gakkai no Brasil. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. João Caramez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - joão caramez - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência agradece a presença do Sr. Antonio Ioshio Nakamura, vice-Presidente Adjunto e Coordenador Geral da BSGI Cidade de São Paulo, representando o Presidente da BSGI, Eduardo Taguchi; da Sra. Maria José de Melo Oliveira, Coordenadora Geral da Divisão Feminina da BSGI; do Sr. Júlio China, Coordenador da BSGI Cidade de São Paulo e Diretor da Coordenadoria Cultural da BSGI; do Sr. Edson Tokunaga, Coordenador da Divisão Masculina de Jovens da BSGI.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar o Dia da Soka Gakkai.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Subtenente Aguiar, com o Coro Sinfônico da Associação Brasil SGI.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

 O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Esta Presidência agradece ao Subtenente Aguiar, e como sempre a corporação da Polícia Militar abrilhantando as nossas solenidades.

Quero agradecer do fundo do coração o desprendimento e a atenção de  vocês. O nosso Hino Nacional é muito bonito, ainda mais entoado pela Banda da Polícia Militar e acompanhado pelo Coro Sinfônico da Associação Brasil SGI. (Palmas.)

Quero anunciar as presenças: Sra. Sonia Kato, vice-coordenadora da Divisão Feminina da BSGI; Sr. Nelson Fugii, vice-coordenador da BSGI da Cidade de São Paulo; Sr. Alessandro Ariga, Coordenador da Divisão Masculina de Jovens da BSGI da Cidade de São Paulo; Sra. Magda Lombardi, vice-coordenadora da Divisão Feminina da Coordenadoria dos Municípios  de São Paulo; Sr. Jorge Miashiro, vice-coordenador da BSGI da Cidade de São Paulo; Sr. Paulino Takano, vice-coordenador da BSGI da Cidade de São Paulo; Sra. Silvia Maria de Souza Shinjo, Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI; Sra. Cláudia Nakamassu, Coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da BSGI da Grande São Paulo; Sr. Wilson Viana Rocha, vice-coordenador da Divisão Masculina de Jovens da BSGI da Cidade de São Paulo; Dr. José Fernando Rocha; Sr. Elzo Sigueta, representando a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa;  Sr. Renato Amaral, representando o Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá; Sra. Dercy Hasegawa, vice-coordenadora Geral da Coordenadoria da Cidade de São Paulo.

Temos a justificativa dos Deputados: Estevam Galvão, Líder do Democratas; da Deputada Haifa Madi, do PDT; do Deputado Estadual, Antonio Mentor, do PT.

Meus amigos e minhas amigas, estamos aqui mais uma vez comemorando o aniversário da Soka Gakkai. Todo ano, não canso de dizer que me sinto uma pessoa privilegiada.

Já estou no terceiro mandato como deputado estadual. Durante esses anos todos, tive a oportunidade e o privilégio de solicitar  a comemoração desta homenagem aos Presidentes da Assembléia Legislativa de São Paulo. A razão é muito simples: a ligação que temos é muito estreita, até pelo fato de a Soka estar lá na minha pequena cidade de Itapevi, com o seu  Centro Cultural.

Lá, tivemos a oportunidade de homenagear os dois grandes mestres que a Soka teve: Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda. Denominamos uma rua, um viaduto com o único objetivo de simbolizar ali tudo aquilo que a Soka representa para todos nós, que é aquilo que todos nós almejamos, que é a paz, a tranqüilidade. Isso é uma coisa que todos nós almejamos, independente de credo, raça, cor, ou do time de futebol que torcemos, principalmente o meu Corinthians.

Este ano comemoramos 77 anos da fundação da Soka Gakkai. Dez anos que comemoramos também o Dia Estadual da Soka Gakkai, aqui em São Paulo, projeto esse de autoria do grande amigo, companheiro Lívio Giosa. Comemoramos também 50 anos da Declaração do Desarmamento Nuclear, uma declaração muito firme do nosso professor Jossei Toda. Tudo isto estamos comemorando hoje.

Há pouco, a imprensa me perguntava: “Deputado, você, particularmente, o que sente?” Eu falei que sinto uma alegria muito grande, um orgulho maior ainda de poder participar dessas comemorações, principalmente no mundo em que estamos vivendo no momento, onde a violência está sendo cada vez mais banalizada com o filho matando o pai, o neto matando avó, enfim os valores vão se perdendo.

Acho que este momento é de uma reflexão muito grande. Devemos fazer uma reflexão profunda e só vocês seriam capazes de nos proporcionar isso, principalmente nesta Casa onde o debate, as discussões, o embate predominam. Mas toda discussão tem que ser precedido de paz, de tranqüilidade.

Não existem inimigos, existem adversidades. As adversidades devem ser superadas com dedicação, com perseverança, mas, acima de tudo, com muito amor e tranqüilidade. É isso que vocês nos proporcionam. Então, sinto-me uma pessoa privilegiada e, ao mesmo tempo, feliz por estar convivendo com vocês esses momentos pequenos, mas de um significado muito profundo. Quero, do fundo do coração, agradecer a todos vocês da Soka a oportunidade que me deram e com certeza me darão nos anos que virão pela frente.

Muito obrigado. Vamos fazer uma singela homenagem, mas, acima de tudo - como  vocês sempre conseguem fazer - com muita paz, com muita tranqüilidade e muita alegria. (Palmas.)

Agora teremos a exibição de um vídeo institucional da BSGI.

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo institucional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB -  Dando continuidade  à solenidade, concedo a palavra ao Dr.  Fernando Rocha.

O SR. FERNANDO ROCHA - Eminente Deputado João Caramez, minha cordial e respeitosa saudação, e em seu nome estendo a todos os partícipes dessa honrosa Mesa, meus senhores minhas senhoras, na semana passada, no dia 7, quando liguei a televisão vi o Dr. Daisaku Ikeda numa reportagem da TV Globo, que transmitia a exposição de fotografias do Daisaku Ikeda num município perto daqui, Atibaia. Naquele instante tive absoluta certeza de que a semente do Dr. Daisaku Ikeda, de diálogo, de luz de conciliação, da pedra branca da paz continua se espraiando pelos seus 190 países e territórios.

Se quiséssemos planejar para um ano teríamos que plantar arroz; se quiséssemos planejar para dez anos teríamos que plantar árvores, mas se quisermos planejar para cem anos temos que preparar pessoas. E é isso que o Dr. Daisaku Ikeda tem feito nas suas instituições, que são verdadeiros laboratórios de conhecimento, plasmando valores éticos para que consigamos, um dia, ter uma civilização mais pacífica.

Se pudéssemos olhar hoje o mapa mundi veríamos focos de tensão em todas as latitudes e  longitudes: Afeganistão, Iraque, a fome na África, tensão contínua e permanente com a possibilidade de armas entre Estados Unidos e Irã. Daí eu ter essa convicção absoluta, e me prendo a essa convicção, como o tronco se prende à raiz, de que são absolutamente necessárias para a paz na Terra as idéias do Dr. Ikeda, o terceiro grande Mestre de luz. O primeiro foi o Professor Makiguti, que foi o pioneiro de tudo, o segundo o Professor Jossei Toda e o terceiro o Dr. Daisaku Ikeda. É absolutamente necessário que tenhamos no mapa mundi essa mensagem de paz corporificada.

Hoje, no Brasil, está o Secretário Geral das Nações Unidas visitando o Presidente Lula. Em uma das entrevistas, ele levantou o tema de que precisaríamos novamente voltar ao assunto do Banco de Alimentos, que é uma idéia criada pelo Dr. Daisaku Ikeda e lançada em uma das suas conferências na ONU. As Sementes de Paz do Dr. Ikeda estão vicejando, não só nas Universidades Soka, na Casa Victor Hugo, em Paris; nos Estudos Avançados, de Boston.

E esta solenidade é iluminada pelas idéias de paz e conciliação do Dr. Ikeda, que são inspirações nesta Casa de Leis, dos representantes do povo do Estado de São Paulo. O eminente Deputado João Caramez tem inspirado a tantos de nós, para que estejamos aqui juntos, e tem fortalecido essa corrente de paz.

Por último, o meu voto é que essas solenidades se transformem, como na lenda do Antigo Egito: À noite, o sol se transformava em milhões de estrelas.

 Quero que essas solenidades se transformem em milhões e milhões nos 190 países e territórios. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Dr. Fernando Rocha, como sempre, brilhante. O senhor não pode deixar de comparecer a nenhuma das nossas sessões.

Teremos, agora a apresentação do Coro Sinfônico da Associação Brasil SGI, com as músicas Canção para a Paz Mundial e Canção Histórica da BSGI, com arranjo de Luiz Zaidan.

 

* * *

 

-  É feita a apresentação musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Tem agora a palavra o Sr. Antonio Nakamura, vice-presidente adjunto da BSGI, hoje representando aqui seu presidente. (Palmas.)

 

O SR. ANTONIO NAKAMURA - Excelentíssimo Sr. Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Vaz de Lima, em nome do qual quero saudar a todos os legisladores e servidores desta Casa; Excelentíssimo Sr.  Deputado João Caramez, que ora preside esta Sessão Solene; nobre advogado e grande amigo, Dr. José Fernando Rocha; Sr. Elzo Shigueta, representando o Prof. Kookei Uehara – Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, líderes da BSGI aqui colocados na tribuna de honra, Senhoras e senhores presentes na galeria deste incomparável Plenário Juscelino Kubitscheck da Casa Legislativa do Estado de São Paulo.

Representando hoje, juntamente com todos os membros associados presentes, o presidente da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional - BSGI, Sr. Eduardo Taguchi, impossibilitado de participar desta magnífica sessão solene, por se encontrar no Japão, desejo proferir algumas palavras em forma de agradecimento por esta oportunidade da realização da 10ª edição da Sessão Solene Especial que comemora o “Dia da Soka Gakkai”.

O Estado de São Paulo é a “grande locomotiva do progresso do Brasil”, como destacou o Dr. Daisaku lkeda, presidente da SGI, em uma de suas mensagens enviadas a esta Casa Legislativa. Na história do nosso País, o Estado de São Paulo sempre foi a força de tração do desenvolvimento político e econômico com suas contribuições incomparavelmente preciosas para toda nação.

Por isso, os ideais de uma nação progressista e dinâmica são os reflexos de tudo que se produz pela sabedoria e intelectualidade dos representantes do povo paulista que compõem esta Assembléia Legislativa.

O relacionamento ímpar entre a Assembléia Legislativa Paulista e a BSGI, parceiras nos esforços pela felicidade do povo do nosso Estado, já se tornou um elo indestrutível.

A Soka Gakkai é uma organização voltada para a criação de valores humanos, fundada em 18 de novembro de 1930 por Tsunessaburo Makiguti, seu primeiro presidente. Nessa mesma data, 14 anos depois, em 18 de novembro de 1944, Tsunessaburo Makiguti veio a falecer na prisão, como mártir, na luta contra o militarismo japonês da época. Com ele, encontrava-se seu inseparável discípulo Jossei Toda, que ao final do conflito bélico, levantou-se sozinho para reconstruir a Soka Gakkai e assumir a responsabilidade da segunda presidência.

A Associação Brasil SGI é filiada à Soka Gakkai Internacional com sede no Japão e que está estabelecida atualmente em 190 países e territórios no planeta. O propósito da SGI é a promoção da paz através do diálogo humano, do fortalecimento dos laços culturais e da divulgação de que a educação é a forma mais eficaz para se criar cidadãos engajados pelo bem da sociedade.

A BSGI foi fundada em 19 de outubro de 1960, pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, por ocasião de sua primeira visita ao Brasil, no mesmo ano de sua posse como terceiro presidente da Soka Gakkai.

Sob sua liderança, a organização progrediu, chegando a alcançar aproximadamente treze milhões de membros no Japão, tornando-se a maior organização de seu gênero naquele pais.  Para apoiar os esforços da Soka Gakkai, baseados na filosofia budista de vida e com o intuito de promover a paz, cultura e educação, Ikeda fundou, através dos anos, instituições educacionais e culturais, incluindo a Universidade Soka.

Desde 1967, quando Daisaku Ikeda propôs a normalização das relações entre a China e o Japão, ele engajou-se ativamente na elaboração e publicação de propostas, dirigidas às Nações Unidas, tratando de questões sobre a paz, desarmamento, educação e meio ambiente. Além disso, acreditando que os primeiros passos rumo à realização da paz são iniciados com o diálogo de vida a vida, engajou-se numa diplomacia do cidadão, encontrando-se com líderes políticos e intelectuais de todo o mundo, num intercâmbio de opiniões a respeito dos desafios que se interpõem à humanidade. Alguns desses diálogos foram compilados na forma de livros.

Em adição, Daisaku Ikeda é um prolífero autor, encontrando tempo para escrever romances, ensaios e poesias sobre uma vasta gama de tópicos abrangendo o humanismo, a paz, a sociedade, a juventude, a arte e a literatura. Seus escritos têm sido traduzidos para mais de quatorze idiomas.

Por sua atuação e dos integrantes da SGI no mundo todo, foi reconhecido e distinguido, até o momento, com 222 títulos acadêmicos de universidades em mais de 40 países. Um feito insuperável jamais conquistado por qualquer pessoa, mesmo postumamente. Foi também homenageado com o título de cidadania honorária por mais de 500 cidades em vários países, dentre as quais diversos municípios do nosso Estado de São Paulo. Makiguti e Toda, precursores da Soka Gakkai, têm seus nomes eternizados em vias públicas e praças no Brasil e em várias partes do mundo. Especialmente no Estado de São Paulo, graças ao apoio do deputado João Caramez, o nome de Tsunessaburo Makiguti é a denominação de uma estrada e Jossei Toda de um viaduto localizado na extensão dessa estrada no município de Itapevi.

Neste ano, em 28 de abril, a BSGI inaugurou o seu novo centro cultural - o Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, no coração da Capital do Estado de São Paulo, cuja arquitetura e significados dignificam ainda mais a nossa cidade e representam os valores da ética e do humanismo que norteiam a postura de todos os membros da SGI.

Disse também o Dr. Daisaku Ikeda, naquela mensagem referida no início: “São Paulo é um importante celeiro de valores humanos cosmopolitas, onde diversas raças convivem em harmonia e expandem seu universalismo, criatividade e humanismo para o mundo inteiro.”

Como cidadãos paulistas, comprometemo-nos ainda muito mais para que o nosso povo conquiste a mais plena felicidade com a superação dos seus sofrimentos.

Por fim, em nome da SGI, da BSGI e de seus integrantes, agradeço profundamente à distinta consideração pela realização desta solenidade em homenagem à Soka Gakkai e ao presidente Daisaku Ikeda.

Expresso, desta forma, os mais sinceros votos pela saúde e bem-estar de todos os senhores e de seus familiares, como também pela sempre crescente e ilimitada prosperidade do Estado de São Paulo, dignamente representado por esta magnânima assembléia do povo paulista!

Muitíssimo obrigado a todos! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Ouviremos agora o Coro Sinfônico, que nos abrilhantará com a música Canção da América, de Milton Nascimento e Fernando Brandt, com arranjo de Patrícia Costa.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - JOÃO CARAMEZ - PSDB - Bem, eu ia dar uma de Faustão aqui, “Quem sabe faz ao vivo”, ? Mas já foram embora! É sempre bom, é brilhante, e vocês estão de parabéns! Acho que as apresentações mexem conosco, mexem com o nosso interior, mexem com o coração. Enfim, são momentos de muita alegria e muito prazer. Parabéns mesmo! Mais uma salva de palmas para todos vocês! (Palmas).

Como eu disse, as nossas homenagens, as nossas comemorações aqui são simples, são singelas, mas têm um significado muito importante. Praticamente, estamos chegando ao fim da nossa solenidade.  Neste momento, quero dizer ao Fernando Rocha que, sem sombra dúvida, o pedido feito por você para que solenidades como essa se espalhem pelo mundo todo, essa semente vai se espalhar com certeza absoluta. Aqui, em São Paulo, você pode ter certeza de uma coisa: jamais haveremos de deixar de lembrar, porque isso não deixa de ser uma semente. É necessário que haja sempre a lembrança, principalmente com esse objetivo tão importante que é a paz. Assim, quero dizer-lhes que a Assembléia Legislativa de São Paulo se sente honrada em poder estar participando dessas comemorações.

Falei do Deputado Lívio Giosa, autor da lei, mas também quero falar de um outro deputado, amigo da Soka, o Deputado Walter Feldman, que hoje é Secretário de Esportes do Município de São Paulo e há pouco estava aí fazendo o lançamento do seu livro “São Paulo, o bom combate da paz”. Ele escreveu a experiência dele como Secretário das Subprefeituras. O Walter é uma pessoa abnegada, perseverante, terrivelmente dedicada, e me pediu que mandasse um abraço do fundo do coração a vocês.

Estou dizendo isso para mostrar-lhes a simpatia que ele tem pela Soka, mas também para contar um outro episódio que aconteceu ali há pouco. Estava lá o Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge, e eu estava na fila para pegar autógrafo, e a Vitória, que trabalha no Cerimonial, carregou-me para furar a fila, e eu passei na frente do Secretário também, não é, Vitória? Disse a ele estávamos apressados porque iríamos iniciar a sessão em homenagem à Soka Gakkai. Então, o Eduardo me falou: “Caramez, estive com eles nesta semana - parece-me que no Centro Cultural, não? - e quero pedir o seu apoio para cerrarmos fileiras no sentido de tentarmos trazer o professor Ikeda, no ano que vem, ao Brasil”. (Palmas.)

Falei que ele poderia contar com o nosso apoio porque seria um presente para São Paulo e para o Brasil a presença do professor Ikeda, principalmente num ano em que comemoramos 100 anos da imigração japonesa, essa comunidade que tanto contribuiu - e contribui - para o desenvolvimento e o crescimento do nosso País e, acima de tudo, pela consolidação da Soka Gakkai no Brasil.

Portanto, vamos, sim, trabalhar; vamos lutar; vamos nos empenhar ao máximo para que isso ocorra. Quem sabe, poderei retribuir o que ele me fez, quando lá estive, através da Soka Gakkai. Foi um presente que recebi, foi um privilégio que tive quando a Soka Gakkai me levou ao Japão para visitar o professor Ikeda. Na ocasião, tive a oportunidade de visitar tudo o que passou no vídeo. Estava assistindo ao vídeo e lembrando a minha visita até lá, onde realmente fui muito bem recebido. É algo que não sai da minha memória, que não sai do meu coração, os cinco ou seis dias que passei em companhia dos amigos da Soka Gakkai no Japão e o dia em que tive um diálogo com o professor Ikeda.

São coisas que realmente marcam a nossa vida. Isso continuará marcado pelo resto da minha vida. Quem sabe, algum dia, poderei retribuir um pouco do que ele fez e receber o professor Ikeda no nosso Estado. Vamos trabalhar para que isso ocorra.

Mais uma vez, quero agradecer a presença de todos vocês, agradecer o privilégio de terem consentido que, mais um ano, eu presida esta solenidade de homenagem à Soka Gakkai.

Sr. Nakamura, leve o nosso abraço ao Presidente Eduardo, nosso amigo. Quero agradecer a todos os funcionários da Casa, à dona Yeda, essa pessoa que nos controla e não nos deixa fazer nada de errado. (Palmas.) Ela é um doce de pessoa. Agradeço a todos os funcionários do Cerimonial, do Som, da Taquigrafia, da Polícia Militar, enfim, a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que essa solenidade pequena, modesta, mas de grande envergadura, fosse coroada de pleno êxito.

Muito obrigado. Bom retorno para os seus lares. Vamos aguardar a visita do professor Ikeda, no ano que vem, em São Paulo. (Palmas.)

Tendo sido esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência dá os trabalhos por encerrados.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 14 minutos.

 

* * *