27 DE NOVEMBRO DE 2007

043ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: VAZ DE LIMA

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão. Põe em votação e declara sem debate rejeitado o substitutivo de parecer contrário ao PLC 71/07. Põe em votação e declara aprovado o PLC 71/07, salvo emenda.

 

002 - SIMÃO PEDRO

Declara o apoio da bancada do PT às emendas e substitutivos do Deputado José Zico Prado a esse projeto.

 

003 - Presidente VAZ DE LIMA

Registra a manifestação. Põe em votação e declara rejeitada a emenda de parecer contrário. Encerra a discussão do PLC 74/07. Põe em votação o PLC 74/07, salvo emendas.

 

004 - SIMÃO PEDRO

Encaminha a votação do PLC 74/07, salvo emendas, em nome do PT.

 

005 - OLÍMPIO GOMES

Agradece à Presidência e aos seus pares pela votação do projeto que migra 58 vagas do quadro de 2º Tenente masculino da Polícia Militar para o quadro de 2º Tenente feminino.

 

006 - CONTE LOPES

Associa-se ao Deputado Olímpio Gomes nos agradecimentos pela votação do projeto que abre vagas para as policiais femininas.

 

007 - Presidente VAZ DE LIMA

Registra as manifestações. Põe em votação e declara aprovado PLC 74/07, salvo emendas. Põe em votação e declara rejeitadas as emendas nºs 1 e 2, com pareceres contrários.

 

008 - CONTE LOPES

Desculpa-se com a Deputada Haifa Madi por suas críticas à administração municipal do Guarujá.

 

009 - OLÍMPIO GOMES

Declara seu voto favorável às emendas nºs 1 e 2 do Partido dos Trabalhadores.

 

010 - Presidente VAZ DE LIMA

Registra as manifestações. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sr. Presidente, com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, requeiro a V.Exa. a dispensa da leitura da Ata, com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - É regimental. Está dispensada a leitura da Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sr. Presidente, solicito a dispensa da leitura da Ata.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - É regimental. A Presidência dá por aprovada.

Srs. Deputados, vamos passar à Ordem do Dia.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Srs. Deputados, Proposição em Regime de Urgência.

Item 1 - Discussão e votação - Projeto de lei Complementar nº 71, de 2007, de autoria do Sr. Governador. Cria e extingue postos nos Quadros de Oficiais da Polícia Militar do Estado. Com emenda e substitutivo. Parecer nº 3058, de 2007, de relator especial pela Comissão de Justiça, favorável ao projeto e contrário ao substitutivo e à emenda. (Artigo 26 da Constituição do Estado).

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação o substitutivo de parecer contrário. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Rejeitado.

Em votação o projeto salvo emenda. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Sr. Presidente, para declarar o apoio da bancada do PT às emendas e substitutivos do Deputado José Zico Prado a esse projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Fica registrado, Excelência.

Em votação a emenda de parecer contrário. Os Srs. Deputados que forem contrários queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Rejeitado, com a manifestação já feita pelo Líder da bancada do PT.

Item 2 - Discussão e votação - Projeto de lei Complementar nº 74, de 2007, de autoria do Tribunal de Contas. Institui o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos aplicável aos servidores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Com 2 emendas. Parecer nº 3092, de 2007 do Congresso de Comissões de Justiça, de Administração Pública e de Finanças, favorável ao projeto e contrário às emendas.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Está inscrito para encaminhar o nobre Deputado Simão Pedro, líder do PT.

Tem a palavra o nobre Deputado Olímpio Gomes, com a anuência do nobre Deputado que se encontra na tribuna.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Sr. Presidente, gostaria de aproveitar o momento da votação do projeto que migra 58 vagas do quadro de 2º Tenente masculino para o quadro de 2º Tenente feminino para agradecer a votação realizada por esta Casa, à Presidência, a todos os líderes e aos Srs. Deputados.

Muito embora esteja muito aquém da necessidade da Polícia Feminina, temos uma defasagem enorme de vagas. Há dois anos não se abria concurso para a Academia do Barro Branco, para o quadro de oficiais femininos. Várias aspirantes a oficial não têm sido promovidas por falta de vagas.

Agradeço a esta Casa por ter atendido a gestões do Comandante Geral da Polícia Militar, do Deputado Conte Lopes, do Deputado Edson Ferrarini e à sensibilidade do Colégio de Líderes, do Líder do Governo, que apresentou a prioridade para a votação hoje, porque é mais que necessária, e as aspirantes a oficial poderão ser promovidas a 2º Tenente, em 15 de dezembro. Os meus agradecimentos a todos.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Registro a manifestação do Deputado Olímpio Gomes, relativamente ao Item 1 da Pauta, que já foi votado.

Tem a palavra o nobre Deputado Conte Lopes, com a anuência do orador.

 

O SR. CONTE LOPES - PTB - Sr. Presidente, gostaria de ratificar as colocações do nobre Deputado Olímpio Gomes, com relação ao projeto que abre vagas para as policiais femininas. Obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Está registrado também, relativamente ao Item 1.

Retornamos agora ao Item 2. Em votação o Projeto de lei Complementar 74. Está na tribuna o nobre Deputado o Deputado Simão Pedro, para encaminhar o projeto salvo emendas.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas,, quero também me congratular com os Deputados Conte Lopes e Olímpio Gomes, que estiveram hoje no Colégio de Líderes, participando da reunião e conversando com cada um dos líderes sobre a importância de aprovarmos esse projeto, que já estava pronto para a Ordem do Dia, e que cria novos cargos para a possibilidade de promoção das policiais femininas. Extingue alguns cargos que eram destinados aos policiais e abre essa possibilidade.

Já foi falado aqui que é muito desproporcional o efetivo da Polícia Militar, ou seja, menos de 10% são policiais femininas. Portanto, um projeto como esse possibilita, embora a diferença ainda permaneça muito grande, mas possibilita que as policiais possam ter acesso à promoção nas suas carreiras, na defesa da população do Estado de São Paulo.

Parabéns aos Deputados. Um projeto assim ajuda a fazer justiça e melhora a situação dos efetivos da Polícia Militar

Sr. Presidente, eu me inscrevi aqui para orientar a nossa bancada. No Colégio de Líderes, nós, líderes, acordamos hoje para votar esse projeto que acabamos de votar e também o projeto que interessa aos funcionários e lideranças sindicais do Tribunal de Contas.

Conseguiram já uma vitória no primeiro semestre, se não me engano, para serem incluídos no projeto que cria a data-base. Injustamente era o único setor - não vou nem dizer categoria - do funcionalismo que, por um descuido, uma injustiça, não tinha sido incluído.

Infelizmente o Governo desrespeita essa lei, porque se criou a data-base por lei. Votamos, foi aprovada e sancionada, só que o Governo não mexe uma palha para aplicar, para chamar o funcionalismo e discutir a possibilidade de negociações para permitir ganhos para melhorias salariais e de trabalho. Infelizmente o Governo desrespeita.

E agora sou testemunha do esforço que as lideranças representativas do Tribunal de Contas fizeram - esse trabalho se deve muito ao trabalho de todos os funcionários, desde os da copa até os mais graduados - para que o Governo enviasse esse projeto para esta Casa. Desde o início, esse projeto tem nosso apoio.

A Bancada do PT apresentou duas emendas, e gostaria de chamar a atenção dos Deputados para que votássemos favoravelmente a elas. A primeira cria a Comissão Permanente de Negociação, uma reivindicação simples. Cria-se um espaço para que os funcionários, por meio das suas lideranças, possam discutir com o Tribunal de Contas, com o Governo, com os Secretários, suas reivindicações. Essa emenda tem o apoio do funcionalismo, pelo que pude perceber pelas manifestações, inclusive, porque os líderes já estiveram nesta Casa conversando com os Deputados. Penso que essa é uma emenda que pode ser aprovada sem qualquer problema.

A segunda emenda estabelece uma tabela de vencimento equiparada à dos servidores do Tribunal de Contas da União. Essa reivindicação tem sido feita pelos funcionários, e julgo ser uma questão de justiça. Por essa razão, queremos declarar nosso apoio a esse projeto e cumprimentar os funcionários pelo esforço que fizeram para que esse projeto chegasse a Ordem do Dia e fosse aprovado. Sei a importância dessas duas emendas pelas quais os senhores estão brigando, e, por isso, vamos votar favoravelmente.

Espero que sustos como o que passamos hoje - corria-se o risco de o projeto não entrar nem nesta extraordinária - não voltem a ocorrer. Espero que tenhamos mais tranqüilidade. O Colégio de Líderes é um fórum importante, quando se discute, quando se encaminha. Mesmo com toda divergência, a base do Governo é maioria, tem condições de estabelecer a pauta. Não são necessários atropelos, nem que sejam criadas situações como as de hoje. Mais uma vez, quero cumprimentar as lideranças e os Deputados pelo acordo realizado.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Continua em votação o projeto, salvo emendas. Em votação. Os Srs. Deputados que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto.

Em votação as Emendas nºs 1 e 2, com pareceres contrários. Os Srs. Deputados que forem contrários queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Rejeitadas.

 

O SR. SIMÃO PEDRO - PT - Sr. Presidente, para declarar o voto favorável da Bancada do PT às Emendas nºs 1 e 2.

 

O SR. CONTE LOPES - PTB - Sr. Presidente, gostaria de dizer à nobre Deputada Haifa Madi que, ao nos referirmos a Guarujá, não queríamos atingi-la nem ao prefeito, marido de Sua Excelência. Queríamos apenas mencionar o que foi dito pelo Secretário, ou seja, que a pessoa morreu porque estava com uma correntinha.

Se me excedi, quero pedir desculpas à Deputada e aos moradores de Guarujá, um local que costumamos freqüentar. Nossa intenção não era atingir a cidade de Guarujá, a Deputada, nem a prefeitura, mas simplesmente abordar a colocação do Secretário.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Parabéns pelo gesto, Deputado Conte Lopes. Vossa Excelência resgata e esclarece uma conversa da sessão ordinária que o Deputado Rui Falcão fez questão de registrar. Parabéns pela atitude.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PV - Sr. Presidente, para declarar meu voto favorável às Emendas nºs 1 e 2 do Partido dos Trabalhadores.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, convoca V. Exas. para a Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, com a Ordem do Dia já anunciada.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 20 horas e 55 minutos.

 

* * *