20 DE SETEMBRO DE 2004

43ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS”

 

Presidência: RODRIGO GARCIA

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 20/09/2004 - Sessão 43ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: RODRIGO GARCIA

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS"

001 - RODRIGO GARCIA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar o Dia do Corretor de Imóveis. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ORLANDO DE ALMEIDA FILHO

Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, manifesta seu orgulho pela homenagem deste Parlamento à categoria.

 

003 - JOSÉ AUGUSTO VIANA NETO

Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo - 2ª Região, reflete sobre questões que envolvem a atividade dos corretores de imóveis.

 

004 - Presidente RODRIGO GARCIA

Fala de seu orgulho de fazer parte do Creci. Elogia o trabalho do Conselho e do Sindicato dos Corretores de Imóveis em prol dos profissionais. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência dá como lida e aprovada a Ata da sessão anterior e passa a nomear as autoridades presentes: Dr. José Augusto Viana Neto, Presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo - 2ª Região, Dr. Orlando de Almeida Filho, Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo; Dr. Walter Alves de Oliveira, vice-presidente do Creci da 2ª região. Dr. Odil de Sá, vice-presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo; Dr. Clovis César da Rocha, presidente do Conselho Consultivo do nosso Sindicato; Sr. Antonio Simas, diretor-1º secretário do Creci; Sr. Haroldo de Paula, diretor-tesoureiro do Creci.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo presidente desta Assembléia Legislativa de São Paulo, Deputado Sidney Beraldo, atendendo a solicitação deste Deputado, e tem como finalidade comemorar o Dia do Corretor de Imóveis.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro PM Músico Tenente Menezes.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Registramos o envio de mensagem do nobre Deputado Federal Gilberto Kassab, Conselheiro do Creci, colega corretor de imóveis que, impossibilitado de comparecer a esta sessão, solicita que eu transmita ao nosso Presidente José Augusto Viana Neto e aos nossos colegas corretores os seus cumprimentos por esta sessão e os votos de sucesso do nosso Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Esta Presidência concede a palavra ao Presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo, Sr. Orlando de Almeida Filho.

 

O SR. ORLANDO DE ALMEIDA FILHO - Nobre Deputado Rodrigo Garcia que preside esta cerimônia; Presidente do Creci-São Paulo, José Augusto Viana Neto; vice-Presidente do Creci-São Paulo, Walter Alves de Oliveira; Diretores do Creci-São Paulo Antonio Simas e Haroldo de Paula; Presidente do Conselho Consultivo do Sindicato dos Corretores de Imóveis, Clovis Cesar da Rocha; vice-Presidente do Sindicato, Odil de Sá; demais diretores do Creci-São Paulo; delegados, conselheiros, diretores do Sindicato dos Corretores de Imóveis; senhoras e senhores, bom dia. É com muito orgulho e satisfação que estamos mais uma vez presentes neste Parlamento, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. É sem dúvida o segundo Parlamento da América do Sul. E com muito orgulho preside esta sessão o corretor de imóveis e nosso companheiro Rodrigo Garcia. Quero dizer também do orgulho de ver esta sessão sendo presidida pelo corretor de imóveis e nosso companheiro Rodrigo Garcia.

Quero dizer do nosso contentamento em receber a saudação do nobre Deputado Gilberto Kassab, corretor de imóveis, companheiro do Sindicato dos Corretores, que, como todos sabem, hoje disputa a vice-prefeitura da cidade de São Paulo, a terceira maior cidade do mundo, a primeira cidade em população e renda per capita da América Latina. Para nós é um orgulho tremendo ter um companheiro que possa ocupar a vice-prefeitura desta cidade.

Quero dizer que me sinto, juntamente com o Odil e com o Clóvis, que representam um dos nossos antepassados no Sindicato dos Corretores de Imóveis, que nasceu em 1938 e teve a sua carta sindical oficializada em três de outubro de 1942, muito feliz por vê-lo completar no próximo dia três de outubro, daqui a duas semanas, 62 anos de existência. Quero lembrar da atividade, do empenho dos nossos antepassados no sindicato - alguns deles ainda vivos - principalmente de Antônio Macuco Alves, que sempre é homenageado pelos corretores, para que tivéssemos um conselho e uma lei que regulamentasse a nossa profissão, o que ocorreu em 27 de agosto de 1962, Dia Nacional dos Corretores de Imóveis, que se comemora na data de hoje por problemas administrativos.

Quero me congratular com o presidente do Creci, com a sua diretoria, com a sua equipe; que nunca deixe de enaltecer o trabalho e o empenho do corretor na valorização da sua profissão.

O Presidente Viana tem afirmado em todas as suas palestras, seja em São Paulo, seja nas cidades do interior, que ficará extremamente emocionado, quando nós, corretores, nossos filhos - filhos acho que não dá mais, não é Viana? -, ou quem sabe nossos netos, quando a eles for perguntado ainda na adolescência o que gostariam de ser e não respondessem somente advogado, médico, engenheiro, arquiteto, economista, mas também respondessem que gostariam de ser corretores de imóveis.

Esse trabalho que o Creci faz, juntamente com sua diretoria e seu conselho, dos quais nos orgulhamos muito de fazer parte, é um “trabalho de formiguinha”, digamos assim, é uma mensagem dada no dia-a-dia, com muito trabalho, com educação continuada, o que, junto com isso, sem dúvida nenhuma, conta com a parceria do Sindicato dos Corretores de Imóveis. Todos sabem que hoje há uma universidade corporativa, com o objetivo de promover a valorização, a atualização e a reciclagem do nosso profissional corretor de imóveis.

Peço também que observem os “banners” colocados aqui. Além da valorização do corretor de imóveis, agora se busca algo que é um princípio da nossa atividade profissional, que é a exclusividade de vendas, a qual, embora não esteja em lei escrita, como bem diz a mensagem, é lei de mercado. Quão triste é, quando nós, profissionais, observamos num determinado local a colocação de várias placas afixadas. Não sabe o proprietário que aquilo vem a desvalorizar sua propriedade. Os colegas corretores, infelizmente, se submetem a colocar mais de uma placa onde já estão as de várias outras imobiliárias e corretores de imóveis, desprestigiando assim seu nome e profissão. Acho uma bandeira extremamente importante, pela qual luta, assim como o Creci, o Sindicato, que é a exclusividade imobiliária.

Há muito o que comemorar. Nossa profissão cada dia mais se torna importante para o mercado, importante para a sociedade, importante para os agentes públicos, visto que tanto o Creci como o Siesp têm sido convidados, seja na esfera municipal, estadual, federal, para participar de comitês de conselhos para trazer suas sugestões. Portanto nós corretores de imóveis temos o que falar, temos o que opinar e temos o que sugerir. Parabéns a todos os corretores de imóveis. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - RODRIGO GARCIA - PFL - Esta Presidência concede a palavra nesse momento, ao Sr. José Augusto Viana Neto, Presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo, 2ª Região.

 

O SR. JOSÉ AUGUSTO VIANA NETO - Exmo. Sr. Deputado Rodrigo Garcia, corretor de imóveis, caro colega Orlando de Almeida, em nome de quem me permita saudar os demais ocupantes da Mesa que dirigem os trabalhos desta sessão solene, colegas corretores de imóveis, delegados do Creci, conselheiros, membros de comissões e grupos de trabalho, que fazem essa nossa entidade cada dia mais atuante no âmbito da nossa sociedade, quero deixar aqui nessas minhas primeiras palavras, o testemunho da minha alegria e satisfação de estarmos retornando aqui na Assembléia Legislativa de São Paulo, esta que é a Casa do povo paulista, de onde saem as mais importantes decisões, de onde o povo pode se expressar através de seus legítimos representantes, que são os Deputados que compõem essas bancadas, que os colegas nesse momento, por deferência do colega Rodrigo Garcia, do Presidente desta Casa Deputado Sidney Beraldo, nos dá o prazer e a liberdade de estarmos ocupando momentaneamente.

E aqui colocados nesta posição de destaque perante a sociedade de São Paulo, nesse momento que nos é reservado, peço aos colegas a reflexão para algumas questões que envolvem a nossa atividade profissional.

O país vive hoje momentos de algumas dificuldades, em especial no que diz respeito à estabilidade econômica e o que poderá ser o nosso futuro. Os membros da equipe econômica do Governo, com uma política extremamente conservadora, cautelosos que são, buscam de alguma forma segurar a inflação, nos impondo uma taxa de juro difícil de ser suportada. Por outro lado, temos também que nos lembrar de um passado não muito distante, onde todas as tentativas que foram feitas para que tivéssemos uma estabilidade econômica, foram vencidas por aqueles mal intencionados que sempre buscaram ganhar o dinheiro fácil através do mercado financeiro, deixando o setor de produção, de construção, portanto toda a sociedade, de fora desse processo em que pudesse obter algum lucro e conseguir algum desenvolvimento.

Ficamos entre a cruz e a espada em determinados momentos, sem saber em quem acreditar. Por isso momentos como este são muito importantes, conseguimos reunir as principais lideranças do Estado de São Paulo, os colegas da Capital para podermos lembrar de alguns temas que obrigatoriamente temos de levar em consideração no nosso dia-a-dia. Embora não seja tópico da nossa atividade profissional temos de estar atentos.

Recentemente, em Brasília, numa reunião em que tratávamos de uma campanha de valorização dos conselhos de fiscalização profissional, recebemos a visita do presidente da Federação Nacional dos Jornalistas que pedia aos demais conselhos que fizessem uma junto aos Deputados, ao Presidente da República no sentido de manter no Congresso Nacional a lei que cria o Conselho Federal de Jornalistas. Assistimos, pela imprensa toda, a uma campanha totalmente contrária à criação desse conselho. Fiquei até surpreso e disse naquela oportunidade que imaginava que aquilo fosse um pleito dos jornalistas, até porque me parece que o reconhecimento da profissão era um anseio antigo da categoria. Eu, que tive jornal por 17 anos, sempre tive muito contato com os jornalistas, estranhava. Eles realmente disseram que aquele Projeto de lei que estava no Congresso Nacional era inclusive uma criação dos jornalistas que haviam indicado ao Presidente da República que fizesse aquela apresentação.

Digo isso apenas para que os senhores notem que muito daquilo a que assistimos, muito daquilo que nos é trazido, na realidade não expressa na essência da palavra o raciocínio básico daqueles que estão envolvidos numa determinada situação. Retorno à nossa categoria dizendo a respeito do financiamento principalmente para os imóveis usados, que a cada dia que passa está mais difícil de se obter dentro de um índice aceitável.

Participando de uma reunião numa revista especializada de economia, que contou com a presença de vários outros representantes de construtores, incorporadores e investidores do mercado de ação, um dos construtores de grande porte deste País disse: “Não estou conseguindo vender meus imóveis novos porque os imóveis usados estão sem liquidez. Quem tem um imóvel usado para vender não consegue, portanto, não consegue comprar um novo. E não posso aceitar o imóvel usado como parte de pagamento porque não vou conseguir vendê-lo, pois não tem liquidez.”

Assim, a falta de financiamento para o imóvel usado está trazendo problemas sérios para o mercado de imóveis novos. Vejam os senhores quantas distorções existem na nossa sociedade em que as partes interessadas, mesmo se posicionamento publicamente no sentido de que o setor pode melhorar, faturar, criar empregos, ajudar no progresso da Nação, são impedidas por falsos discursos.

Muitas vezes as pessoas que se encostam no Poder Central, com sua fala mansa, conseguem conduzir a política de forma equivocada, trazendo altos lucros para o seu setor deixando a sociedade em situação difícil. E nós, em nossos escritórios, ficamos nos questionando: onde será que estamos errando para não conseguirmos obter o resultado que esperávamos dentro da nossa atividade profissional?

Ficamos procurando o erro dentro do nosso escritório, das nossas ações, das nossas frases bem colocadas nos anúncios que fazemos em jornais, rádio e televisão e não encontramos. Na realidade, o erro não parte de nós, mas da política que conduz esse importante setor da sociedade.

Quero deixar essas palavras para reflexão de todos os senhores. Temos de estar unidos dentro de um trabalho sério, honesto, com o propósito de melhorar a sociedade como um todo, para que possamos receber os benefícios como qualquer outro integrante da mesma.

Nunca devemos buscar soluções que resolvam o nosso problema, especificamente, e que não resolva o da sociedade como um todo. Há necessidade de melhorar a base; a base de nossa subsistência de todo e qualquer ser humano que vive neste Estado de São Paulo. A partir dessa melhora na sociedade, vamos poder usufruir os benefícios de uma vida tranqüila.

Quero dizer aos colegas que no último dia sete de setembro o Creci São Paulo teve a satisfação de participar do desfile cívico militar no sambódromo do Anhembi.

Muita gente achou interessante os corretores de imóveis participarem de um desfile cívico. Temos inclusive corretores de imóveis, aqui presentes, que participaram desse desfile. Gostaria que aqueles que participaram do desfile de Sete de Setembro ficassem em pé, por gentileza. Gostaria que os demais dessem uma salva de palmas a esses colegas. (Palmas.)

Foram corretores de imóveis e funcionários do Creci que participaram desse desfile, que marcou, sem dúvida, um novo momento para a categoria. Precisamos mostrar à sociedade que o corretor de imóveis é aquele profissional, tal qual um médico, biólogo, engenheiro e advogado, que procura buscar o seu sustento com o seu trabalho e a sua criatividade, usando o argumento da sua palavra, e que é um cidadão que respeita as leis, que se conduz dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação dentro da nossa sociedade, um cidadão produtivo e que participa dos movimentos sociais e dos movimentos cívicos culturais de nossa nação.

Para complementar esta nossa manifestação de civismo e patriotismo, estamos hoje encerrando as tratativas para que a próxima reunião plenária do Creci, no próximo dia 30, seja realizada no Museu do Ipiranga, para que possamos fechar este mês de setembro numa demonstração inequívoca do nosso respeito às nossas tradições, principalmente àquela que cultua o que há de mais caro e importante no peito de todos nós, que é a conquista da nossa liberdade. Estaremos lá, neste gesto simbólico, naquela casa tão tradicional, onde estão guardados os principais aspectos da nossa história, levando a manifestação dos cCorretores de iImóveis.

Colegas, sinceramente, espero que ao participar das atividades políticas - como temos na Assembléia Legislativa o representante da nossa categoria, o Deputado Rodrigo Garcia; como temos no Congresso Nacional o colega Gilberto Kassab; e como também deveremos ter, se Deus quiser, na Câmara Municipal de São Paulo, representantes efetivos da nossa categoria profissional -, possamos mostrar que nós, cCorretores de iImóveis, praticamos o dia-a-dia com respeito à legislação, à tradição e buscando, acima de tudo, o progresso social da nossa comunidade.

Espero que esta Sessão Solene, nesta Casa de Leis, sirva para que possamos refletir sobre esses assuntos e, principalmente, para que a sociedade olhe para nós sempre com melhores olhos e nos faça, cada vez mais, abrir espaço, a fim de que coloquemos à disposição dela mesma toda a nossa experiência e toda a nossa vontade de progresso e desenvolvimento. Muito obrigado a todos! (Palmas.)

 

O Sr. Presidente - Rodrigo Garcia - PFL - Gostaria de, em meu nome, em nome do Presidente Sidney Beraldo e da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, agradecer a presença de todos e dizer a todos os colegas cCorretores de iImóveis, a todos os amigos de São Paulo e de outros estados, da satisfação que temos de recebê-los na Assembléia Legislativa.

Estae Sessão ato Solene, em que comemoramos o Dia de Corretor de Imóveis, tem se tornado tradição nesta Casa. Ao longo dos últimos anos, tive a satisfação de promover essa Sessão Solene, representando aqui o sentimento e a vontade dos cCorretores de iImóveis do Estado de São Paulo. Ao longo desses últimos anos, também pude, assim como os sSenhores e as sSenhoras, observar o salto de qualidade do nosso Conselho em relação à qualificação e à valorização dos nossos profissionais, que sempre teve o apoio do nosso sSindicato, presidido pelo colega Orlando.

Quando o Presidente Viana nos convida a uma reflexão ao momento em que estamos vivendo, a pensar um pouco no presente do nosso País e a tentar colaborar com a construção do futuro e é importante lembrar que ele faz isto num momento muito especial da política brasileira, pois daqui a alguns dias cada um de nós, em nossas cidades, iremos escolher os futuros representantes, eleitos legitimamente de maneira democrática pela população para dirigir os destinos dos nossos municípios e para os Poderes Legislativos locais.

Num momento como este em que por um lado o Brasil venceu alguns desafios e procura o leito da estabilidade econômica e monetária e, a partir daí, a perspectiva de crescimento concreto no futuro, é também um momento de grande oportunidade para a nossa categoria e para as categorias profissionais deste País que têm como missão básica não só a promoção do desenvolvimento mas também o exercício da sua profissão. É neste contexto que quero cumprimentar a direção do Creci, da qual me orgulho muito de fazer parte. Se analisarmos os últimos anos do nosso Conselho e do Sindicato vamos observar que saímos de um momento em que buscávamos a unidade da categoria e a convergência de opinião para um momento agora, seguinte, em que essa unidade e essa valorização já foram conquistadas, um momento em que novos desafios se apresentam.

Sem dúvida nenhuma, com o espírito público dos nossos dirigentes do Conselho e do nosso Sindicato, com a confiança daqueles que conhecem a nossa profissão, daqueles que a exercem no dia-a-dia e daqueles que têm a convicção de que apenas o discurso dos nossos dirigentes não serão suficientes para que a nossa categoria se valorize, mas mais do que isso a importância na valorização e na qualificação dos nossos profissionais. É isto o que temos conquistado e conseguido ao longo dos últimos anos e é o que efetivamente enche de orgulho a nossa categoria de corretor de imóveis.

Diferentemente de um partido político, que em nenhum momento pode se confundir com a administração pública, o nosso Conselho que regulamenta a nossa categoria tem que se confundir, sim, com o nosso profissional.O espírito dos nossos dirigentes do Conselho e a vontade dessa valorização profissional só será conquistada quando cada um de nós, que exercemos a profissão na ponta, que representamos a nossa categoria, possa exercê-la com dignidade, com princípios e com a determinação daqueles que sabem que o exercício da profissão só vai se valorizar na medida em que todos tenham uma convergência de opinião, na medida em que todos, de alguma maneira, possam ser o espelho do nosso Conselho e do nosso Sindicato. E não tenho dúvida de que ano a ano isso vem sendo conquistado, Viana, graças a sua liderança, graças ao seu desprendimento de criar essa grande unidade em torno do nosso Conselho e também do trabalho do Orlando, em torno do nosso Sindicato para que o Corretor de Imóveis do Estado de São Paulo, quiçá do Brasil, possa com muita tranqüilidade exercer sua profissão e com muito orgulho defendê-la.

Por isso para mim, que sou colega, Corretor de Imóveis e exerço neste momento um mandato de Deputado estadual, é motivo de muita satisfação poder promover esta sessão solene, poder de alguma maneira disseminar esse espírito de cidadania, esse espírito neste dia simbólico em que comemoramos a regulamentação da nossa profissão para que hoje todos possam sair daqui mais convencidos de que é através do trabalho individual de cada um que vamos construir uma categoria forte e contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado.

Por isso agradeço a presença de todos e espero revê-los no próximo ano com a convicção de que com o exercício da profissão e com o nosso trabalho como cidadãos do Brasil teremos um Estado mais desenvolvido e um Brasil mais justo nesses próximos anos.

Neste momento dou por esgotado o objeto desta sessão, mas antes quero agradecer às autoridades, aos funcionários da Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito deste evento.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 11 horas e 06 minutos.

 

* * *