1

 

02 DE SETEMBRO DE 2005

043ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “NONAGÉSIMO QUINTO ANIVERSÁRIO DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA”

 

Presidência: ROMEU TUMA e SAID MOURAD

 

Secretário: SAID MOURAD

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 02/09/2005 - Sessão 43ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROMEU TUMA/SAID MOURAD

 

COMEMORAÇÃO DO "NONAGÉSIMO QUINTO ANIVERSÁRIO DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA"

001 - ROMEU TUMA

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos e também do Deputado Said Mourad, com a finalidade de comemorar o 95º Aniversário do Sport Club Corinthians Paulista. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional. Faz reflexão sobre a crise política atual. Anuncia a execução do hino do Sport Club Corinthians Paulista.

 

002 - SAID MOURAD

Assume a Presidência.

 

003 - NIVALDO SANTANA

Deputado Estadual pelo PCdoB, e conselheiro do Sport Club Corinthians, considera que o Corinthians não é apenas expressão de paixão futebolística, como também já faz parte da história do Estado de São Paulo.

 

004 - ROMEU TUMA

Deputado Estadual pelo PMDB, e conselheiro do Sport Club Corinthians, fala sobre o que é ser corintiano. Fala do Projeto de lei nº 551, de 2005, de sua autoria, que institui no Estado de São Paulo o "Dia do Sport Club Corinthians Paulista".

 

005 - ANTONIO GOULART

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, expressa sua alegria em participar desta solenidade. Informa que o aniversário do Corinthians será comemorado na Câmara Municipal de São Paulo dia 3 de outubro próximo.

 

006 - Presidente SAID MOURAD

Anuncia a exibição de filme em comemoração ao nonagésimo quinto aniversário do Sport Club Corinthians.

 

007 - MARCO POLO DEL NERO

Presidente da Federação Paulista de Futebol, destaca a importância para o futebol de um time como o Corinthians, capaz de mexer com as emoções da torcida.

 

008 - ANTONIO ROQUE CITADINI

Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, lembra as origens do Corinthians, e suas glórias do passado. Homenageia jogadores e dirigentes do clube.

 

009 - ALBERTO DUALIB

Presidente do Sport Club Corinthians Paulista, agradece a iniciativa desta homenagem. Considera que o maior patrimônio do clube não são os títulos conquistados, e sim a sua torcida.

 

010 - Presidente SAID MOURAD

Lembra que o Corinthians foi fundado por operários do bairro do Bom Retiro, em 1910, e enaltece a alegria e a mágica de sua torcida e fala dos títulos conquistados pelo time e dos jogadores de várias décadas. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Said Mourad para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - SAID MOURAD - PFL - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Esta Presidência passa a nomear as autoridades que compõem a Mesa: Presidente do Corinthians, Sr. Alberto Dualib, que deve estar chegando; Dr. Marco Polo Del Nero, Presidente da Federação Paulista de Futebol, Vice-Presidente da Diretoria do Corinthians, neste ato representando todos os Vice-Presidentes; Antônio Roque Citadini, Conselheiro do Tribunal de Contas; Vereador Antônio Goulart, 1º Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Basílio; Pé-de-Anjo; Wladimir; Dinei; meu xará Cambalhota. No decorrer dos nossos trabalhos anunciaremos os demais presentes.

Srs. Deputados presentes, senhoras e senhores, digníssimas autoridades, informamos que esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado e também do ilustre, nobre Deputado Said Mourad, com a finalidade de comemorar o 95º Aniversário do Sport Club Corinthians Paulista.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro PM 1º Tenente Elias Batista do Nascimento.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Esta Presidência agradece entusiasticamente ao Maestro 1º Tenente Elias Batista do Nascimento, sempre presente nas nossas sessões.

Antes de ouvirmos o Hino do Corinthians, tão importante quanto o Hino Nacional, gostaria de analisar um pouquinho a conjuntura atual do nosso país. Quero me dirigir a vocês, todos formadores de opinião pública, porque entendemos que não podemos aceitar de forma alguma - e quando digo nós digo nós população - a roupagem de Pôncio Pilatos, aquel-es que lavam as mãos e deixam as coisas acontecerem.

Refiro-me à questão política que infelizmente assusta a todos nós. Precisamos lembrar que todos nós temos a mesma importância no dia da eleição, quer seja o Presidente da República, quer sejam a pessoa de menor expressão no país, desde que tenhamos os nossos direitos políticos preservados. A população não pode de forma alguma participar dessa generalização como se todos aqueles que exercessem algum mandato não o fizessem com dignidade, até porque todos são colocados nesses lugares pela própria população.

Não há reforma política, eleitoral, partidária que seja superior à vontade da população. É importante que a população nesse momento reflita sobre isso, assuma a sua responsabilidade e não reconduza para representá-la em qualquer Casa Legislativa deste país aqueles que tiverem eventualmente seus nomes manchados por condutas não-dignas.

Como sempre digo, o mandato não é do eleito, mas do eleitor. Estamos aqui sempre para fazer a vontade daqueles que nos elegeram. E política não é profissão. É importante que a população assuma sua responsabilidade e expurgue nas urnas os maus parlamentares.

Agora, sim, convido V.Sas. para, em pé, ouvirmos o hino do Sport Club Corinthians Paulista, também executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

-         É executado e entoado o Hino do Sport Club Corinthians.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROMEU TUMA - PMDB - Tem a palavra o nobre Deputado Nivaldo Santana, nosso companheiro, grande corintiano, Conselheiro do Sport Club Corinthians Paulista.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Said Mourad.

 

* * *

 

O SR. NIVALDO SANTANA - PCdoB - SEM REVISÃO DO ORADOR - Em primeiro lugar gostaria de cumprimentar o Deputado Said Mourad, no exercício da Presidência, e o Deputado Romeu Tuma, os proponentes da presente sessão solene.

Cumprimento, embora não esteja ainda presente, o Presidente do nosso time Dr. Alberto Dualib; cumprimento também a autoridade maior do futebol no nosso Estado, Marco Polo Del Nero, Presidente da Federação Paulista de Futebol; Roberto Carlos, e a nossa gloriosa torcida Gaviões da Fiel; os jogadores que foram aqui anunciados: Vladimir, Basílio, Dinei e Romeu; nosso companheiro Roque Citadini, que além de conselheiro do Corinthians também o é do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; cumprimento a todos os conselheiros, todos os corintianos senhoras e senhores, imprensa, permito-me citar Dalmo Pessoa, ex-Vereador aqui presente, e dizer que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo tem representação de 13 partidos políticos, mas podemos dizer que a maior bancada aqui da Assembléia Legislativa é a bancada corintiana, com 29 Deputados.

O fato de a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ter 29 Srs. Deputados corintianos, e o Vereador Goulart ter feito uma atividade importante demonstrando que a Câmara Municipal de São Paulo tem 24 Vereadores corintianos, é representativo de que ao longo de sua trajetória vitoriosa de 95 anos de vida, o Sport Club Corinthians Paulista não é apenas a expressão de uma grande paixão futebolística de nosso estado e de nosso país, como também se entranhou de forma definitiva na história do Estado de São Paulo. Os resultados das partidas do Corinthians do domingo interferem na audiência dos programas de televisão à noite, interferem na produtividade das empresas na segunda. (Palmas.)

Quando se anda pela cidade às segundas-feiras à tarde, é possível perceber na fisionomia das pessoas o sentido de tristeza se espraiando pela nossa cidade. O futebol, que talvez seja o símbolo maior do nosso país, e o Corinthians como a maior expressão futebolística no Estado de São Paulo e no Brasil, merecem realizar uma sessão solene como esta que se incorpora a outras atividades desenvolvidas pelo clube, pelas câmaras municipais, pelas suas torcidas organizadas, e por todos aqueles que de alguma forma contribuam para o fortalecimento da nossa equipe.

Gostaria de dizer que exerço, pela segunda vez, o papel de conselheiro quadrienal no Corinthians. Mas em função das nossas múltiplas atividades aqui na Assembléia Legislativa, não participamos dos problemas internos do clube e somos conselheiros apenas para emprestar uma humilde representatividade política e social que temos para demonstrar o pluralismo que compõe a nação corintiana.

Mas, da mesma forma que os analistas políticos dizem que a crise política que o Brasil está atravessando não pode contaminar a economia, falando como torcedor, independentemente das dificuldades, das vicissitudes e da complexidade de se gerir uma nação corintiana, um time de futebol, todos nós, mais do que conselheiros e Deputados, como torcedores, sempre esperamos que as eventuais divergências e opiniões diferenciadas, na gestão do clube, não pode contaminar o time de futebol.

E queremos ainda este ano gritar, alto e bom som, nos Pacaembus da vida, um título que o Corinthians precisa conquistar, de campeão brasileiro, e a partir desse título, inaugurar uma jornada nova e revigorada de títulos nacionais e internacionais, que é o sonho de toda a nação corintiana.

Era esse o nosso depoimento. Queria cumprimentar os Srs. Deputados Romeu Tuma e Said Mourad pela feliz e oportuna iniciativa da realização desta sessão solene e dizer que como participante da maior bancada dessa Assembléia, a bancada corintiana, acredito que a Assembléia Legislativa está engrandecida, revigorada e sintonizada com os anseios, com os sentimentos e a vontade majoritária do povo do Estado de São Paulo. Era isso o que tinha a falar. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Quero agradecer aqui as palavras do meu nobre colega, Exmo. Deputado Nivaldo Santana.

Como o nobre Deputado falou da bancada dos 29 parlamentares, fiz esse levantamento aqui na Casa e teria preferido ter convidado todos os 29 parlamentares para estar presidindo esta sessão. Tecnicamente é inviável isso, e acabei convidando só o Deputado Romeu Tuma, mas é um prazer V.Exa. conosco nesta noite. Muito obrigado.

Quero nomear e agradecer a presença de algumas autoridades: Sr. Andres Navarro Sanchez, Vice-Presidente de Futebol Profissional; Sr. Wilson Canhedo, 2º Secretário do Conselho Deliberativo; Sr. Francisco Papaiordanou Júnior, Vice-Presidente de Relações Públicas; Sr. Carlos Roberto de Mello, Vice-Presidente de Finanças; Sr. Osmar Stabile, Vice-Presidente de Esportes Terrestres; Sr. José Roberto Siman, Vice-Presidente Social; Sr. Luiz Cezar Leão Granieri, Vice-Presidente de Marketing; Sr. Maurício Martins, representando o Vereador Celso Jatene; Sr. Naief Saad Neto, Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, da Federação Paulista de Futebol; Srs. Salvador Norberto e Oswaldo Jorge, representando o Sr. Roberto Cabariti, Presidente do Esporte Clube Sírio; Sr. Jorge Abicalam Filho, representando o Vice-Presidente da Federação Paulista de Futebol, Sr. Reinaldo Carneiro Bastos; Sr. Paulo Roberto Rios de Abreu, meu amigo, representando o Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, Dr. Jair Cesário da Silva; Sr. Itamar Mortagua, representando o Sr. Carlos Eduardo Monteiro, Diretor-Presidente do Banco Nossa Caixa; Sr. Dario Latorre, representando a Secretaria de Transportes do Estado de São Paulo, Sr. José Roberto de Melo, vice-Prefeito de São Bernardo do Campo, representando o Prefeito William Dib; Sr. Cleriston Valle, Presidente do Conseg de Mairiporã; Sr. Roberto Carlos Alves Borges, Presidente do Conselho Deliberativo da Gaviões da Fiel; Coronel PM Luís Flaviano Furtado, da Assistência Policial Militar da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Muito obrigado a todos.

Como todos sabemos, o Presidente do Sport Club Corinthians Paulista voltou da Europa exclusivamente para estar aqui conosco. Está vindo diretamente do aeroporto para cá e dentro de momentos teremos o prazer de recebê-lo aqui. Agora quero convidar para fazer uso da palavra o meu amigo, Deputado Romeu Tuma.

 

O SR. ROMEU TUMA - PMDB - Caro Presidente desta sessão, Deputado Said Mourad, gostaria que depois fosse concedida a palavra ao nobre Vereador Antonio Goulart, Presidente da Frente da Bancada Corintiana na Câmara Municipal, autoridades presentes já nominadas, senhoras e senhores, queridos conselheiros, torcedores, companheiros da Gaviões da Fiel, e aqui está também meu amigo Francisco Papaiordanou Júnior, Vice-Presidente do Sport Club Corinthians Paulista, por uma falha desse Deputado, acabou não sendo citado no cerimonial. Então fica um abraço Franco, pois se não falar do Franco ele me cobra. Vocês não precisam ficar nervosos, vamos falar do Corinthians hoje.

Quero de pronto dizer o seguinte: não há adjetivos, palavras, expressões que possam refletir o que é ser corintiano. Se alguém conseguir falar o que é ser corintiano, é porque não o é. Isso todos nós, no fundo de nossas almas sabemos. O Corinthians é uma coisa muito diferente. É o único clube no mundo que tem duas torcidas. Não existe outro. A grande maioria que torce a favor e uma minoria que torce contra. É uma verdade. É o único clube do mundo que só dá alegria. Quando vence, para nós; quando perde, para eles. Mas é uma característica só do Corinthians.

O Corinthians está acima de qualquer outro tipo de interesse, qualquer outro tipo de questão e meu discurso será absolutamente feito com o coração. Aliás, escrevi para não fugir do propósito e do compromisso que assumi de falar só do nosso grande Corinthians no mundo inteiro. Não existem dois clubes que tenham essas características. Por isso não se dá para dizer qual é a sensação, qual é a emoção, qual é o sentimento de alguém que é corintiano.

Tenho um orgulho que acho que é privilégio de poucos, que é o de carregar três carteiras nos meus bolsos. Não é carteira de dinheiro. Eu levo uma do lado direito e duas do lado esquerdo. Levo uma do lado direito que conquistei, aliás, nenhuma delas foi de favor. Eu conquistei porque a população me deu nas urnas, mas de setenta mil pessoas votaram, sou Deputado Estadual eleito pelo povo. Então não foi de favor que a consegui.

E levo no meu bolso esquerdo, bem pertinho do coração, a carteira de delegado de polícia, que conquistei por concurso público, não foi de favor, há mais de vinte e cinco anos, e também com muito orgulho, outra também não conquistei, por favor, fui eleito conselheiro do Corinthians. (Palmas.)

Não é por falta de carteira que vou ter problema na vida, mas tenho orgulho de tê-las todas, porque elas me foram concedidas.

Senhores Deputados, autoridades presentes, meus senhores, minhas senhoras, hoje é um dia muito especial para o parlamento paulista, porque vamos homenagear uma instituição profundamente vinculada com a alma do povo, com a cultura popular, com os melhores momentos de um esporte que é a paixão nacional.

O objetivo desta sessão, portanto, é o de se comemorar o transcurso dos 95 anos de fundação do Sport Club Corinthians Paulista, que para alguns é uma religião, para outros uma nação e para o futebol brasileiro é pura emoção.

Neste quase um século de atividades esportivas, tivemos muitas glórias e muitos foram os nomes ilustres que deram a sua contribuição para a criação deste mito que é o Corinthians. Tivemos nestes anos todos grandes craques vestindo a nossa camisa, a nossa sagrada camisa. Conquistamos inúmeros campeonatos, inúmeros títulos nacionais e internacionais. E é bom ressaltar, não foi só no futebol.

Construímos nossa história com o melhor de nossa gente, de nossa cultura, de nossa garra corintiana. Para falar do Sport Club Corinthians Paulista, do que ele representa, é preciso que se fale do seu maior patrimônio: sua torcida fiel. É o torcedor corintiano quem impulsiona o time e dá vida ao clube.

“Salve o Corinthians/ O campeão dos campeões/ Eternamente/ Dentro dos nossos corações.”

Em seu livro “Coração Corinthiano”, de 1992, Lourenço Diaféria conta um pouco dos primeiros tempos de nosso Clube. Se vocês me permitirem gostaria de citar um pequeno trecho: "...a escolha da cor das camisas (branca, com as golas e os punhos de mangas pretos), a corrida para mandar fazer os calções (os primeiros deles, também brancos) de sacos de farinha vazios arrumados com os ‘saqueiros’ espanhóis das beiradas do Mercado, a ‘vaquinha’ e a compra da primeira bola de capotão, o acerto do aluguel do campo do Lenheiro, a capina do mato no terreno, as traves de bambu e, finalmente, o orgulhoso ‘onze’ caminhando a pé pelas ruas da cidade, seguido pelo povinho-miúdo com o coração na boca, operários fortes, crianças de pé no chão, o tílburi do Magnani carregando na frente o saco de camisas, a caixa de cânfora e beladona, alguns caronas, e o Miguel Bataglia, magrinho, mas de peito estufado, o primeiro presidente, e uns estudantes da Poli, e uns enfermeiros da Escola de Pharmacia de folga naquela tarde, e aquelas ‘intalianinhas disgraçada de bonita que tinham duas rosa na face cor-de-rosa espiando nas carçada’, e os ‘carvoeiros’ e os ‘costuradores de sacos furados’ da zona do Mercado, a ‘espanholada de sangue quente’, aquela gentinha ‘pimenta-malagueta’ da rua Caetano Pinto e da rua Carneiro Leão, e a ‘portuguesada’ que transportava couve-flor, nabos, brócolis e ‘murinhanas’ nos bondes ‘caradura’, aquele infinito mundo de pessoas com roupa cheirando a tanque com sabão de cinza, olhando com os olhos surpresos o ‘onze de meninotes’ pomposamente chamado Sport Club Corinthians Paulista - presunção e água benta é que não faltam! - varando as ruas de São Paulo para encarar de frente, para o que desse e viesse, o traquejado, o valoroso, o empombado União da Lapa."

Quanto lirismo na nossa história, que se confunde com a vida de nossa cidade, que traz no coração o sangue de várias etnias. O renomado artista Francisco Rebolo Gonsales, pintor e gravador, foi o responsável pela elaboração definitiva do emblema do Sport Club Corinthians Paulista, na década de 1930.

“Salve o Corinthians/ De tradição e glórias mil/ Tu és orgulho/ Dos esportistas do Brasil.”

Para homenagear o nosso “Timão”, para valorizar a nossa história, apresentei nesta Casa de Leis o Projeto de lei nº 551, de 2005, que institui no Estado de São Paulo o "Dia do Sport Club Corinthians Paulista".

Peço licença a todos, para ler o projeto na sua íntegra: “A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo decreta:

Artigo 1º - Fica instituído no Estado de São Paulo o "Dia do Sport Club Corinthians Paulista", a ser comemorado anualmente, no dia 1º de setembro, passando a integrar o Calendário Oficial do Estado.

Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Justificativa

No dia 1º de setembro do ano de 1910, cinco operários, do bairro do Bom Retiro, apaixonados por futebol, Antônio Pereira, Carlos da Silva, Joaquim Ambrósio, Rafael Perrone e Anselmo Correia, decidiram fundar um time. O nome dado foi o de Corinthians, em homenagem ao célebre time inglês “Corinthian Football Club”, espécie de embaixador do esporte bretão, que estivera no Brasil. Foi acrescentado um "s" no nome, pois a imprensa esportiva da época se referia aos jogadores do fabuloso esquadrão inglês como "os corinthians".

No dia 10 de setembro, um sábado, o time entrou em campo pela primeira vez. Desafiou o União da Lapa e perdeu por 1 a 0. No jogo seguinte, venceu o Estrela Polar. Luiz Fabi abriu o placar, fazendo o primeiro gol da história do Sport Club Corinthians Paulista, e Jorge Campbell, o segundo.

Hoje o clube figura entre os 50 Maiores Clubes da História do futebol mundial e conta com uma torcida de mais de 25 milhões de corintianos no Brasil. O preto e o branco, são as cores do Corinthians e identificam a paixão do torcedor pelo clube. É detentor, em toda a sua história, de inúmeros títulos regionais, nacionais e internacionais.

Daí a importância da preservação desse patrimônio, já que o Corinthians transcende os limites geográficos do Parque São Jorge, devido sua importância na vida esportiva, cultural e social do país.

Por ser o Sport Club Corinthians Paulista merecedor desta homenagem, é que conto com a aprovação de meus nobres pares, nesta Casa de Leis, da presente propositura. Sala das Sessões, em 24-8-2005. a) Romeu Tuma”.

“Teu passado é uma bandeira/ Teu presente, uma lição/ (...)/ Corinthians grande/ Sempre altaneiro/ És do Brasil/ O clube mais brasileiro!”

Este projeto já está na Comissão de Constituição e Justiça e esperamos que seja votado no próximo mês.

Esperava que o Presidente tivesse chegado, mas entendemos como é o trânsito em São Paulo. Esperava poder abraçá-lo pessoalmente. Mas, enfim, quero encerrar dizendo: teu passado é uma bandeira, teu presente uma lição. Corinthians grande, sempre altaneiro, és do Brasil o clube mais brasileiro. Senhoras e senhores, meus queridos amigos, caros conselheiros, dirigentes do clube, nunca, jamais, em tempo algum, deixaremos qualquer aventureiro roubar o nosso sonho. Parabéns ao Corinthians. Viva o Corinthians! Viva São Paulo! Viva o Brasil! Que Deus nos abençoe! Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - A Presidência quer agradecer a presença de Mohamed Mourad, ex-Vereador da Câmara Municipal de São Paulo; Eduardo Cavicchioli Pinto, representando o Presidente do Conseg de Santa Cecília.

Fará uso da palavra agora o nobre Vereador Antonio Goulart.

 

O SR. ANTONIO GOULART - Sr. Presidente, nobre Deputado Said Mourad, queridos amigos Deputados, sonhamos muito com a vitória do Corinthians. Meu querido Presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, embora torça por outra agremiação, temos por você um carinho muito grande. Meu fraterno amigo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Roque Citadini, grande companheiro do Corinthians, senhores conselheiros, gostaria de cumprimentar a todos da platéia nas pessoas dos meus grandes irmãos Edgar Soares e Dalmo Pessoa. Também o nosso colega são-paulino que está ali na sala de imprensa.

Quero externar a minha alegria e contagiar todo o Plenário, falando na Assembléia Legislativa, ao comemorar o aniversário do nosso glorioso Corinthians. Quero dizer da minha cumplicidade com o nosso clube e com a minha torcida, que é a Gaviões da Fiel. Quero cumprimentar neste momento meu Presidente do Conselho, Roberto Carlos, e o nosso amigo Ernesto Teixeira. Foi por iniciativa dele que criamos o Comitê de Preservação da Memória Corintiana e organizamos a bancada corintiana na Câmara Municipal de São Paulo. Hoje somos 45% dos vereadores daquela Casa.

Por iniciativa dos Deputados Romeu Tuma, Said Mourad e Nivaldo Santana esta Casa também, nos próximos dias, estará formalizando na sede do Corinthians, a bancada corintiana na Assembléia Legislativa, com 29 senhores Deputados.

O Corinthians não deve ter medo de ousar. Nós somos realmente os maiores, somos a maior torcida do mundo e temos de sonhar com a Taça Toyota. Não dá mais para suportar os santistas e são-paulinos dizerem que não conquistamos a Taça Toyota até hoje. Mas campeões mundiais somos só nós! Quero pedir a Ogum, São Jorge Guerreiro, que ilumine a todos nós. E vamos à vitória! O Corinthians é só alegria.

Espero todos no dia 3 de outubro na Câmara Municipal de São Paulo, onde teremos toda essa bancada corintiana maravilhosa da Assembléia Legislativa comemorando também na Câmara Municipal de São Paulo o aniversário do Corinthians. Boa noite. Saudações corintianas. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Assistiremos agora a exibição de um filme em comemoração ao nonagésimo quinto aniversário do Sport Club Corinthians.

 

* * *

 

- É feita a exibição do filme.

 

* * *

 

O sr. Presidente - SAID MOURAD - PFL - é muito gostoso assistir a isso e ver o sorriso no rosto de todos. Lembrei-me da canção do Carnaval que levou o título da Gaviões da Fiel: “Olha pra mim, abre o teu sorriso. É Carnaval, sou rei do riso. Vou gargalhar. Quero alegria, lavar a alma com o som da bateria.” Portanto, é gostoso também lavar a alma com esse filme. (Palmas.)

Quero anunciar e agradecer a presença de Douglas Deungaro, ex-Presidente da Gaviões da Fiel. Convido para fazer uso da palavra o Sr. Marco Polo Del Nero, Presidente da Federação Paulista de Futebol.

 

O SR. MARCO POLO DEL NERO - Exmo. Presidente desta sessão solene, Deputado Said Mourad, e Deputado Romeu Tuma, agradeço por esta homenagem ao aniversário de 95 anos do Sport Club Corinthians Paulista em sessão solene na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Exmos. Deputados e Vereadores; ilustríssimo Sr. Roque Citadini, representando o Presidente Dualib enquanto ele não chega; ilustríssimo Sr. Naief Saad Neto, Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol; meu amigo Francisco Papaiordanou, Presidente da Comissão de Arbitragens da Federação Paulista de Futebol que, portanto, responde por todos os erros das arbitragens, caso ocorram; prezados desportistas, conselheiros do Corinthians; minhas senhoras e meus senhores, poderia ficar aqui falando horas dos títulos e glórias que o Sport Club Corinthians Paulista já conquistou nestes 95 anos de existência. Foram tantas as conquistas que este clube virou uma nação.

Não se pode falar em futebol sem citar a paixão de um corintiano, de um estádio em branco e preto e de um hino cantado com emoção. A arte do futebol só existe porque temos protagonistas à altura do Corinthians. Um Corinthians que emocionou milhares de torcedores ao levantar várias vezes as taças de Campeão Paulista, Brasileiro, da Copa do Brasil e, como não poderia deixar de ser, de Campeão Mundial Interclubes da Fifa.

Mas essa história só existe porque a nação corintiana teve à sua frente dirigentes que honraram o nome do clube, como o do hoje Presidente Alberto Dualib, um incansável e bravo homem, que tem como única meta ver o Corinthians cada vez maior. Aliás, é o Presidente do Corinthians que mais títulos conquistou.

É por isso que o Corinthians está tão perto de comemorar um século de vida. Poucos conseguem. Só com competência e determinação, honra e paixão é que temos a força de clubes como a do Corinthians, um orgulho para a Cidade de São Paulo e para o Brasil. (Palmas.)

 

O sr. Presidente - SAID MOURAD - PFL - São inúmeras as mensagens que recebemos e faço questão de ler uma delas, vinda do Governador do Estado de São Paulo, Sr. Geraldo Alckmin: “Exmo. Sr. Presidente, ao agradecer o convite para a solenidade da comemoração do 95º aniversário do Sport Club Corinthians Paulista, o Governador cumprimenta os nobres Deputados da Casa, em especial os Deputados Said Mourad e Romeu Tuma, pela iniciativa.

Diante da impossibilidade de comparecer ao evento, o Sr. Governador solicita a V. Exa. que transmita as suas felicitações à Diretoria, aos atletas e sócios do tradicional clube, expressando votos de que 2005 traga muitos mais momentos de glória e triunfo para toda a comunidade corintiana.”

Só vou citar, não vou ler todas as mensagens. Temos aqui as mensagens do Sr. Rodrigo César Rebelo Pinho, Procurador Geral de Justiça do Estado de São Paulo; do meu colega, amigo e correligionário Lars Grael, Secretário de Esportes do Estado de São Paulo; do Dr. Hédio da Silva Júnior, Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo; do Dr. João Batista de Andrade, Secretário de Estado da Cultura; do Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo; do Dr. Marco Antônio Castelo Branco, Secretário Executivo do Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo; do Sr. Welson Gasparini, Prefeito de Ribeirão Preto; do Dr. Eduardo César, Prefeito de Ubatuba; do Dr. Jesus Adib Abi Chedid, Prefeito de Bragança Paulista; do Dr. Vitor Lippi, Prefeito de Sorocaba; dos meus colegas, Deputados Antonio Salim Curiati, Marcelo Bueno, Carlos Neder, Ana Martins; dos Vereadores da Câmara Municipal de São Paulo Aguinaldo Timóteo, Toninho Paiva, José Police Neto, Cláudio Prado e Roberto Tripoli, Presidente da Câmara Municipal, e finalmente do Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Antônio Carlos Caruso.

Quero receber com uma salva de palmas o nosso Presidente Dr. Alberto Dualib, que acabou de chegar da Europa. (Palmas.)

É uma satisfação convidar para fazer uso da palavra o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sr. Antonio Roque Citadini.

 

O SR. ANTONIO ROQUE CITADINI - Exmo. Sr. Presidente desta sessão, Deputado Said Mourad; eminente Deputado Romeu Tuma, nosso colega do Conselho do Corinthians; Sr. Presidente Alberto Dualib, que acabou de chegar; Sr. Marco Polo, Presidente da Federação Paulista de Futebol; Deputado Nivaldo Santana; Vereador Goulart; conselheiros; diretores; Vice-Presidente.

O Corinthians é fruto de um sonho de gente simples e de gente guerreira. Esta é a nossa característica. Quando fundado em 1901, muitos outros clubes foram fundados. Poucos sobreviveram para chegar aos 95 anos. Hoje, o Corinthians é uma grande nação, é uma nação que tem presença em todas as áreas sociais. Nestes 95 anos ele foi construído com luta, garra e superando dificuldades.

Não podemos esquecer daqueles que foram os grandes construtores do clube: os ídolos. Foram eles que permitiram ao clube agregar e agregar cada vez mais simpatizantes e torcedores desde as primeiras décadas, como o Neco e depois como o Teleco. Estou citando da década de 40. Na década de 50, Gilmar, Luizinho, Cláudio, Baltazar, Carbone, Mário. A minha época, foi a vez de Rivelino. Não vamos esquecer de uma época importante para o clube. Tivemos, na década de 80, Sócrates, Casagrande, Marcelinho, Neto.

Gostaria também de lembrar alguns jogadores aqui presentes: Romeu, que nos ensinou a comemorar de uma maneira quase exótica; o Dinei, a quem quase devemos um título naqueles jogos contra o Cruzeiro. A gente achava que ele não ia conseguir cruzar, mas a bola acabava saindo e era gol. Basílio, de quem não nos esquecemos, entre outras coisas, pelo gol que repete todo ano, toda hora e o Wladimir, que é o jogador que mais vezes atuou pelo Corinthians. São esses ídolos e tantos outros que foram juntando milhares e milhares de torcedores.

Mas também não podemos nos esquecer que nesses 95 anos tivemos homens que ajudaram a construir o Corinthians fora de campo, como dirigentes. O primeiro, Miguel Batalha, ficou 30 dias como Presidente. Mas é inegável que quem o substituiu, Alexandre Magnani, tirou o clube da várzea e o levou para a primeira divisão do futebol. Guido Jacominelli comprou o Parque São Jorge - o Corinthians é o único time que tem uma sede comprada, os outros todos ganharam. Alfredo Inácio Trindade, da década de 50, que tanto ajudou a construir. O Presidente Wadih Helú, que fez uma grande reforma no clube e nos deu o título de “Timão” que até hoje usamos, com aquele time de Garrincha, Nair. O Presidente Vicente Matheus, que fez história no clube e nos deu o título de 1977, que tanto festejamos. O Presidente Waldemar Pires, que foi o Presidente da democracia corintiana. Estou citando apenas alguns. E o Presidente Alberto Dualib, que hoje preside o clube e que nesses 10 anos conquistou os maiores títulos de que podemos nos vangloriar.

A todos eles, mas principalmente ao torcedor - esse é o nosso maior patrimônio; o nosso maior patrimônio não é dinheiro no banco, não é propriedade, é o torcedor, isso sim, que é o sangue que leva o Corinthians, é o que nos dá a alma. É para ele que devemos olhar e procurar agregar cada vez mais torcedores.

Somos um clube singular. Não tendo o nome da cidade, ainda assim temos mais torcida do que o time que tem o nome da cidade. Isso é incomum. Não passa pela cabeça de ninguém achar que o Manchester tem menos torcida do que um outro time da cidade. Da mesma forma ninguém imagina que o Barcelona tenha torcida menor em Barcelona. Mas nós temos. Nós superamos tudo isso.

Os outros que achavam que iriam ser maiores do que nós nunca conseguiram. Agora, isso tudo vem pela nossa alma. Alma guerreira de superar dificuldades. E o toque é dado pelo torcedor. São os torcedores que temos de homenagear no momento em que caminhamos para os 100 anos de vida. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - É com muito orgulho que esta Presidência concede a palavra ao Sr. Alberto Dualib, Presidente do Sport Club Corinthians Paulista.

 

O SR. ALBERTO DUALIB - Caríssimos Deputados Said Mourad, Romeu Tuma Júnior e Nivaldo Santana, companheiro de diretoria, Roque Citadini, Presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero e demais autoridades presentes. Foi uma verdadeira epopéia nossa vinda de Londres para participar dessas festividades, que são muito importantes para o Sport Club Corinthians Paulista, na passagem dos seus 95 anos de existência - e cada vez mais jovem.

Saímos às cinco horas da manhã, num vôo de Londres para Lisboa, aguardamos uma conexão, mudamos de aeroporto e saímos pela Varig chegando às oito horas. Infelizmente ocorreram vários acidentes na Marginal e na rodovia Ayrton Senna, o que nos atrasou em duas horas para que chegássemos aqui - quase que o mesmo tempo do vôo da Europa para cá. Mas tudo isso nos dá cada vez mais vigor. Como disse o Deputado Romeu Tuma, é sofrimento de corintiano, até para receber uma homenagem.

Uma homenagem muito importante na Casa das leis. Esta Casa que representa mais de 44 milhões de habitantes - um país, o Estado de São Paulo. Esta Casa que rege os destinos desta nação, que é o Estado de São Paulo, onde também temos uma nação pela qual somos responsáveis, que praticamente tem 46% dessa população paulista, que são apaixonados e que vivem, vibram, choram, riem e se emocionam em cima das cores da nossa camisa, que são o preto e o branco.

O Corinthians nasceu há 95 anos. Aqueles que se reuniram no Bom Retiro para formar uma equipe de futebol não sabiam que naquele instante estavam fundando uma verdadeira nação. Uma nação que é uma das maiores do mundo. Nós temos conhecimento de todos os clubes da Europa, que são cantados em prosa e verso como os grandes clubes do mundo, e sabemos que não representam 5% da grandeza do Corinthians que tem uma torcida do tamanho da população da Argentina. (Palmas.)

Como dizia há pouco o Dr. Roque Citadini, a nossa maior conquista não são os títulos - embora sejam os títulos -, mas sim, uma maioria absoluta da população que nos acompanha e que vem crescendo diuturnamente, pelo trabalho que estamos realizando dia e noite, pela grandeza do Corinthians. Toda a nossa vida foi dedicada ao Corinthians. O Corinthians é a paixão de todos nós.

Com oito anos de idade aprendi a amar o Corinthians. Ainda menino, nascido numa cidade pequena, chamada Glicério, que fica entre Penápolis e Birigüi, em 1928 ia à estação esperar o trem chegar trazendo o jornal “Gazeta Esportiva”. Folheando aquelas páginas me apaixonei pela camisa preta e branca com o distintivo CP: Corinthians Paulista. Hoje o nosso emblema é o mais lindo da história de todos os clubes de todo o universo. É um emblema que simboliza a nossa nação corintiana. É um emblema feito pelos nossos antecessores, que tiveram o carinho de lembrar a bandeira paulista e o nosso distintivo, fazendo com que o Corinthians simbolizasse essa grandeza toda que é o Estado de São Paulo.

Muitos perguntam por que Sport Club Corinthians Paulista? Um nome inglês? Por que essa paixão toda da população paulista e brasileira - hoje já conquistamos uma grande parte da torcida do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e até do nordeste. Dizia-me uma vez o Roque que chegando no Ceará não conseguiam sair do aeroporto de tantos nordestinos que são corintianos.

Quero dizer a vocês que hoje o Corinthians se projeta internacionalmente, que era o maior objetivo do nosso trabalho. Vi em Londres populares vestindo a camisa do Corinthians. Hoje, se andarmos passarmos pelas lojas de Paris, de Madri, de Berlim, de Lisboa, da Inglaterra, verificamos que a nossa camisa está lá, junto com as camisas do Real Madrid, do Barcelona que, com toda a sua pujança não tem 10% da população que torce para o Corinthians, que é a nossa torcida.

Nosso trabalho é diuturno, conquistamos muitos títulos. Deixaram-me aqui, por escrito, um discurso. Eu preferi no improviso dizer que nesta administração, na qual sempre tive grandes companheiros, chegamos a 17 finais de campeonato e conquistamos 13 títulos, sem contar os quatro títulos da Taça São Paulo, que mostram o trabalho que é realizado com as crianças que se apresentam no Parque São Jorge, que tem hoje um hotel cinco estrelas em Itaquera, com 24 apartamentos, com toda estrutura que um jovem precisa para aprender a jogar futebol.

Tenho até um slogan. No passado, para formarmos nadadores, o Corinthians tinha muitas piscinas. Hoje, para se fazer atletas, jogadores de futebol, temos que ter gramados. E o Corinthians tem hoje nada menos que oito gramados de primeiro mundo. É daí que está saindo essa grande formação de atletas que hoje se apresenta. Muitos estranham, não sabem, ‘de onde vieram esses meninos?’ Do terrão? Mas qual terrão? Terrão não existe há muito tempo. Temos uma estrutura de primeiro mundo. Diga-se de passagem, é o primeiro clube que teve uma estrutura perfeita para as categorias amadoras.

Esta cerimônia é a mais importante recebida por um clube em São Paulo, por iniciativa de dois Deputados corintianos, um deles, o nosso Conselheiro, que tem história no clube também. Portanto, estamos felizes, muito felizes, por estarmos neste momento representando nesta Casa de leis o nosso querido Sport Club Corinthians Paulista.

Já falei demais. Não sei se a imprensa está presente. Gostaria de, após a cerimônia, dar uma pequena entrevista sobre os acontecimentos em Londres, em relação ao trabalho que temos com a parceria. Muito obrigado. Parabéns a todos os Deputados da Casa. (Palmas.)

Muito obrigado a todos os Conselheiros, aos membros do Core, aos Vice-Presidentes, a todos aqueles que trabalham diuturnamente pela grandeza do Corinthians, apoiando-nos em cada iniciativa nossa, sempre em favor do Sport Club Corinthians Paulista. Obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - SAID MOURAD - PFL - Senhoras e senhores, o meu nobre colega, Deputado Romeu Tuma, havia se esquecido de homenagear, prestigiar e agradecer às filhas pela presença. Com muito orgulho, em nome dele, quero agradecer aqui a presença de Renata, Rejane e Roberta.

Srs. Deputados, Romeu Tuma e Nivaldo Santana, autoridades presentes já citadas, Presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero; Sr. Roque Citadini, muito obrigado a todos pela presença, especialmente do meu amigo Dr. Alberto Dualib, Presidente do Sport Club Corinthians Paulista; demais autoridades presentes; jogadores aqui já citados, minhas amigas e meus amigos, sejam bem-vindos a esta Casa, para celebrar esta data importante, não só para os paulistanos, mas para o Brasil e também para todos os corintianos que vivem nos quatro cantos deste planeta, como bem colocou o Dr. Alberto Dualib.

Falar do Corinthians é falar do prazer, da alegria e de uma mágica chamada torcida, a grande nação corintiana. Falar do Corinthians também é esquecer todos os problemas e falar só em alegria.

Quando o Dr. Alberto me deu o privilégio de solicitar esta Sessão Solene para comemorar os 95 anos de vida desse magnífico clube paulistano, como corintiano nato que sou fiquei muito emocionado. Obrigado, Dr. Alberto, por este presente.

Vou resumir aqui um pouco da história do Corinthians, que já foi colocada. Foi fundada por operários do bairro do Bom Retiro, em 1º de setembro de 1910. Ontem o Corinthians completou 95 anos. O Corinthians é o clube mais vezes campeão paulista, com 25 títulos. Foi também três vezes campeão brasileiro, em 90, 98 e 99. Em 2000, conquistou o 1º Mundial de Clubes, organizado pela Fifa no Brasil.

O 1º grande ídolo corintiano foi Manuel Nunes, o Neco, que também já foi citado aqui pelo Citadini, e que jogou durante 17 anos, entre 1913 e 1930. Hoje Neco tem um busto no Parque São Jorge, com outros três craques dos anos 50: Cláudio, que foi o maior artilheiro da história do clube, com 305 gols; Luizinho, o Pequeno Polegar, e Baltazar, o Cabecinha de Ouro.

Além desses, foram tantos outros ídolos que fizeram história no Corinthians, entre eles Rivelino, entre 60 e 70; Sócrates, nos anos 70; Neto, na década de 90 e mais recentemente o Marcelinho, Pé-de-Anjo, de 94 a 2001, além do inesquecível goleiro Ronaldo, entre tantos outros. Poderíamos aqui varar a noite citando todos esses jogadores que deram tanta alegria para nós, tal qual o Basílio, que está aqui conosco, o Dinei, o Wladimir, o Romeu Cambalhota, e tantos outros. Lembro também do Solito e da Muralha Negra, que era a zaga do Corinthians.

O engraçado também é quando perguntamos para alguém para que time ele torce: ‘você é palmeirense?’ Ele fala: ‘Sou’, meio tímido. Se é para são-paulino, ele fala: ‘Sou’. Você é santista? ‘Sou’. E para qualquer outro time que você pergunte, ele fala: ‘sou’. Mas quando você pergunta para alguém se ele é corintiano, ele responde de boca cheia. Ele não fala: ‘Sou’. Ele fala:’Graças a Deus!’. (Palmas.)

Minhas amigas e meus amigos, diante das notícias de hoje, sobre a parceria entre o MSI e o nosso Corinthians, quero dar os parabéns pelo esforço do nosso Presidente. Esse homem não tem medido esforços para fazer do Corinthians um dos times mais respeitados, não só do Brasil, mas do mundo. A credibilidade do Dr. Alberto Dualib à frente do Corinthians só tem a engrandecer ainda mais o nosso time. Sou solidário à sua atuação responsável e equilibrada, em defesa do Esporte Clube Corinthians e de tudo o que representa para o esporte nacional. Mais uma vez parabéns ao Corinthians e à sua diretoria. Contem conosco para a luta de superar os desafios que surgem a cada dia.

É engraçado que amor e ódio andam muito próximos. Quando falamos de Corinthians, o Corinthians é tão bom que quem não é corintiano odeia o Corinthians. É o maior rival de qualquer time, de tão bom que ele é. Ninguém chuta cachorro morto. E ele é amado, porque nós, corintianos, temos até o sangue alvinegro. É um prazer ser corintiano.

Espero que novas conquistas sejam consagradas, e que o Corinthians continue a alegrar o nosso povo, porque além de aliar o esporte ao lazer também surge como uma solução social para a nação brasileira e para a nação corintiana. Muito obrigado a todos. Salve o Corinthians! (Palmas)

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida a todos para um coquetel no Hall Monumental, onde também se encontra uma exposição das taças e troféus conquistados pelo clube. Um dia esse Hall Monumental vai ficar pequeno, com tantos troféus que iremos ganhar.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

-         Encerra-se a sessão às 22 horas e 36 minutos.

* * *