19 DE SETEMBRO DE 2008

043ª SESSÃO SOLENE COM A FINALIDADE DE HOMENAGEAR “OS 424 ANOS DO BAIRRO DO IPIRANGA, OS 78 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE ITAÚNA E OS 40 ANOS DA ESCOLA DE SAMBA IMPERADOR DO IPIRANGA”

 

Presidente: EDSON FERRARINI

 

 

RESUMO

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - Presidente EDSON FERRARINI

Nomeia as autoridades presentes. Comunica que esta sessão solene foi convocada pelo presidente efetivo, por solicitação do Deputado ora na direção dos trabalhos, com a finalidade de homenagear "Os 424 Anos do Bairro do Ipiranga, os 78 Anos da Escola Estadual Visconde de Itaúna, e os 40 Anos da Escola de Samba Imperador do Ipiranga". Convida o público presente a ouvir, de pé, o Hino Nacional  Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

003 - MÁRCIA REGINA ALBUQUERQUE  SÁ LOPES

Membro da comissão organizadora dos festejos dos 424 anos do Bairro do Ipiranga, cumprimenta as autoridades presentes e agradece ao Senhor Deputado Edson Ferrarini, que mais uma vez ofereceu esta Casa para homenagear o bairro do Ipiranga. Diz da honra de apresentar o calendário de festejos das atividades do bairro e manifesta, em nome das entidades representativas, o orgulho de pertencer ao bairro do Ipiranga.

 

004 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia apresentação musical dos alunos da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Diz que o bairro do Ipiranga está inserido na história do Brasil; saúda o Clube Atlético Ipiranga e a Escola Estadual Visconde de Itaúna, onde estudou. Lembra que o seu lema é "mais segurança e menos drogas".

 

005 - MARIA ANGÉLICA CARDELLI

Diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna, saúda as autoridades presentes, os funcionários da escola e os alunos. Anuncia que estavam presentes ilustres representantes da escola e ex-alunos, que tinham orgulho de ter sentado nos bancos da escola. Diz que a Escola Estadual Visconde de Itaúna  tem a tradição de ser uma escola de qualidade e que conseguiu classificar-se entre as cinco melhores escolas no exame nacional do ensino médio. Afirma que o seu objetivo é trabalhar para manter um índice de qualidade que seja condizente com a tradição da Escola Visconde de Itaúna.

 

006 - Presidente  EDSON FERRARINI

Saúda a Escola de Samba Imperador do Ipiranga e lembra que foi fundada em 1968, por moradores da Vila Carioca e da Vila Independência. Anuncia  apresentações musicais dos alunos da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Cumprimenta Ketchully Dias Oliveira, Miss Ipiranga  e Gabriela Parisi, 2ª Miss Ipiranga 2008, e Julie Cardoso, Miss Ipiranga 2007.

 

007 - JAMIL JORGE

Presidente da Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga, agradece a oportunidade que a agremiação teve de receber essa homenagem. Relata que a Escola de Samba Imperador do Ipiranga foi fundada em 27 de setembro de 1968 e foi protagonista de vários personagens que representou no carnaval de São Paulo. Fala da responsabilidade da Escola de Samba com gente que trabalha e anseia  por dias melhores. Refere-se aos trabalhos sociais que hoje fazem parte do cotidiano da agremiação.

 

008 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia apresentação musical dos alunos da Escola Estadual Visconde de Itaúna.

 

009 - MÁRCIA REGINA ALBUQUERQUE SÁ LOPES

Presta homenagem ao Senhor Deputado Edson Ferrarini, com entrega de troféu comemorativo dos 424 anos do Bairro do Ipiranga.

 

010 - Presidente EDSON FERRARINI

Agradece a homenagem recebida.

 

011 - ANTONIO JORGE MANSUR

Presta homenagem à professora Maria Angélica Cardelli, diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna.

 

012 - JUDILEU JOSÉ DA SILVA JÚNIOR

Presta homenagem ao Senhor Jamil Jorge, presidente da Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga.

 

013 - NELSON DA SILVA JÚNIOR

Presta homenagem ao Senhor Laerte Toporcov, fundador da Comissão Organizadora dos Festejos dos 424 anos do Bairro do Ipiranga.

 

014 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia apresentações musicais dos alunos da Escola Estadual Visconde de Itaúna, bem como da Bateria e Corte da Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga. Lembra o "Grito do Ipiranga", que nos deu a independência do Brasil e inscreveu definitivamente o Ipiranga na história do Brasil. Parabeniza "os ipiranguistas" que habitam esse solo abençoado e que se tornaram uma grande família. Agradece a todos que, com suas presenças, colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

-  Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Edson Ferrarini.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIII Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Vamos formar a nossa tribuna de honra com as seguintes autoridades: Professora Maria Angélica Cardelli, diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna; Jamil Jorge, Presidente da Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga; Laerte Toporcov, fundador da Comissão Organizadora dos festejos de aniversário do bairro do Ipiranga; Sra. Márcia Regina Albuquerque Sá Lopes, da Comissão Organizadora dos festejos dos 424 anos do bairro do Ipiranga. (Palmas)

Esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, Deputado Vaz de Lima, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de homenagear “os 424 anos do bairro do Ipiranga, os 78 anos da Escola Estadual Visconde de Itaúna e os 40 anos da Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga”, além de reunir as lideranças das mais diversas entidades, que fazem dos festejos uma comunhão de pessoas que amam o bairro e lutam pelo seu desenvolvimento. Essa é a nossa intenção.

É sempre um orgulho homenagearmos um dos mais pujantes bairros de São Paulo. Eu me orgulho. Coloquem-se no meu lugar. Nasci no bairro do Ipiranga. Estudei na Escola Estadual Visconde de Itaúna. Fui convidado a desfilar na Escola de Samba Imperador do Ipiranga, pelo Presidente; vontade eu tive, mas como sou muito tímido, recusei o convite. Mas vou lá no sambódromo torcer por vocês. O bairro do Ipiranga está inserido na história de São Paulo e do Brasil.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pela banda da minha querida Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Subtenente PM Aguiar.

 

* * *

 

-  É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero agradecer as pessoas presentes: Sr. Reinaldo Bittar, do Caap Ipiranga; Sra. Andréa Vital, do Ipiranga News; Sr. Guilherme Teodoro Mendes, meu querido amigo, representando o subprefeito do Ipiranga, Sr. Alexandre Anis; Sr. Gerson Gomez, conselheiro do Conselho Municipal de Política Urbana Macrorregião Sul I; Delegado Eduardo Castanheira, representando o Delegado Geral de Polícia, Dr. Maurício José Lemos Freire; Sr. Wilson Gimenez Júnior, representando o presidente do Sescon São Paulo, Sr. José Maria Chapina Alcazar; Sr. Nelson da Silva Júnior, da comissão organizadora dos festejos dos 424 anos do bairro Ipiranga; Sra. Regina Amaral, vice-coordenadora do Conselho da Mulher Associação Comercial de São Paulo, Distrital do Ipiranga, representando a coordenadora, Sra. Rosy Maria de Oliveira; Sr. Ademir Gatti, representando os conselheiros natos da comissão organizadora dos festejos dos 424 anos do bairro Ipiranga; Sr. Genne Clever Alves Sanches, diretor superintendente da Associação Comercial de São Paulo - Distrital do Ipiranga. A todos eles eu poderia ter dito: “meu amigo fulano de tal”. São todos meus amigos, tenho muito orgulho de ser amigo de todos vocês.

Dando prosseguimento a essa nossa solenidade, concedo a palavra à Sra. Márcia Regina Albuquerque Sá Lopes, da comissão organizadora dos festejos dos 424 anos do Bairro do Ipiranga.

 

A SRA. MÁRCIA REGINA ALBUQUERQUE SÁ LOPES - Boa noite! Ao cumprimentar o Deputado Estadual Cel. Edson Ferrarini, cumprimento toda a mesa diretora.

Senhoras e Senhores, a Comissão de Festejos de Aniversário do Bairro do Ipiranga, representada nesta noite por seus coordenadores, os Srs. Antonio Jorge Mansur, Nelson da Silva Jr. e eu, Márcia Regina Albuquerque Sá Lopes, que organiza as festividades de 424 anos do Ipiranga, agradece ao Deputado Estadual Cel. Edson Ferrarini, por mais uma vez abrir esta casa para homenagear as entidades do bairro.

Sabemos que o Deputado Estadual Cel. Edson Ferrarini é filho do bairro do Ipiranga e estudou na Escola Estadual Visconde de Itaúna, demonstrando a cada ano que passa que tem um grande carinho com a comunidade do bairro. Prova disso são os homenageados deste ano:

-         Fundador da Comissão Organizadora dos Festejos de Aniversário, Laerte Losacco Toporcov;

-         Presidente Jamil Jorge, da Sociedade Escola de Samba Imperador do Ipiranga - SES Imperador do Ipiranga;

-         Profª.  Maria Angélica Cardelli, diretora da Escola Estadual Visconde de Itaúna.

É uma honra para nós, coordenadores, após alguns meses reunidos, finalizar e apresentar à comunidade ipiranguista mais um calendário dos festejos de aniversário do bairro do Ipiranga. É sempre emocionante ver um trabalho que idealizamos com tanto carinho e dedicação ser reconhecido, aguardado com expectativa e gerar felicidade. Sentimos em cada entidade que participa das reuniões o orgulho de pertencer ao bairro do Ipiranga.

Sua história, seus habitantes, sua hospitalidade e principalmente seu respeito por aqueles que lá chegam, vindos de diversos lugares, fazem do bairro um dos mais importantes da cidade, elevando o seu potencial. Muitos aqui chegaram com idéias que valorizaram o Ipiranga e seus moradores e transformaram sonhos em realidade.

Laerte Toporcov, advogado e jornalista, transmite o amor pelo bairro de diversas formas, entre elas, sendo o fundador da comissão organizadora dos festejos e até hoje lutando pela valorização histórica do Ipiranga. É fundador também da Escola de Samba Imperador do Ipiranga.

Sonhos que se assemelham com os do presidente da escola de samba Imperador do Ipiranga, que a todo ano leva para o sambódromo grandeza, respeito e alegria aos foliões que compõem as alas da Imperador.

Não poderia deixar de citar a representante da mulher ipiranguista desta noite, que com inteligência tem sob sua direção um dos mais importantes e antigos símbolos da nossa educação, a querida escola Visconde de Itaúna, onde tantos aprenderam a ler e escrever e tornaram-se homens de honra que lutam para transformar nossa cidade e nosso país em um lugar melhor.

Tomamos como exemplo o nosso anfitrião, o deputado estadual Edson Ferrarini, que, com persistência, amor e respeito ao próximo luta para salvar tantos jovens e adultos das drogas e encaminhá-los na direção certa.

Agradeço por ter a oportunidade de conviver com pessoas que tanto têm a ensinar e tornam os festejos mais belos a cada ano.

Solicito aos membros da Comissão que fiquem de pé.

Em nome da comissão organizadora, agradeço a todos por nos prestigiar e prestigiar o nosso querido bairro do Ipiranga.

Obrigada, mais uma vez, Deputado estadual Cel. Edson Ferrarini e desejo a todos uma ótima cerimônia.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Quero saudar os alunos do Visconde de Itaúna, que vão cantar sua primeira música, Blackbird.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - O bairro do Ipiranga está inserido na história de São Paulo e do Brasil. Entre tantos méritos, entre tantas coisas para comemorar, temos também o Clube Atlético Ipiranga, fundado em 10 de julho de 1906, palco de tantas glórias no cenário esportivo brasileiro.

Minha diretora, a Profª Maria Angélica Cardelli, dirige com tanto amor, dedicação e competência essa escola que acabou de cantar! Nessa escola - onde eu aprendi as minhas primeiras letras - iniciei também a minha caminhada pela cultura e pelo conhecimento.

 Hoje, dirijo esta solenidade de forma emocionada porque me sinto parte dessa história. Presto essa homenagem aos irmãos ipiranguistas, que represento nesta Assembléia Legislativa sempre honrando com o meu trabalho digno e sério. A minha luta contra as drogas é muito grande. Defender os nossos filhos, salvar vidas, estar ao lado da família, sempre foi e será a minha bandeira como deputado estadual. Mais segurança e menos tóxico é o meu lema.

Também falaremos sobre essa maravilhosa escola de samba, mas ouviremos as palavras da nossa Profª Maria Angélica. Antes, porém, citarei os nomes de pessoas que ajudam a construir essa escola fantástica no bairro do Ipiranga: as vices-diretoras Profª Neuza Aparecida de Oliveira e Profª Sueli de Borba; os professores Denise Maria Rejane, Lúcia Salles, Marilene, Márcia de La Negra, Jacinta, Caio Vítor Schiavinato, Maria Conceição Herrera e as funcionárias Vanessa e Amélia. Especial salva de palmas para essas pessoas queridas. (Palmas.) Parabéns!

Quero também citar o 1º Tenente Modesto de Oliveira Azevedo, representando o Tenente-Coronel Ricardo de Souza Ferreira do 9º Batalhão da Polícia Militar, meu irmão de farda, essa farda que com tanto orgulho enverguei durante 35 anos da minha vida.

Concedo a palavra à Profª Maria Angélica. Solicito uma salva de palmas a ela. (Palmas).

 

A SRA. MARIA ANGÉLICA CARDELLI - Exmo. Sr. Deputado Edson Ferrarini, a quem peço vênia para saudar na sua pessoa as autoridades da Mesa e presentes no plenário, pais e professores presentes, Sras. vice-diretoras Profª Neuza Aparecida de Oliveira e Profª Sueli de Borba, Sras. funcionárias e queridos alunos, mais uma vez nos encontramos nesta Casa de Leis para homenagear a nossa escola, juntamente com esse tão querido bairro do Ipiranga e uma outra escola, não uma escola de ensino, mas uma escola que também guarda tradições do povo brasileiro e cultua aquilo que temos de mais genuíno, que é o samba.

Talvez já tenha até ficado lugar comum nesta solenidade falar do Visconde de Itaúna. Temos aqui ilustres representantes e ex-alunos, como o Deputado Ferrarini e o Sr. Mansur que, para todos nós que hoje estamos dentro do Visconde de Itaúna, temos orgulho em saber que essas pessoas sentaram nos bancos da nossa escola.

Vocês, alunos, que estão representando hoje aqui o corpo discente da nossa escola, o que posso dizer a vocês é que tenham bastante orgulho do Visconde de Itaúna, porque é uma escola que guarda uma tradição de um bairro tradicional, como é o bairro do Ipiranga. É uma escola que traz a tradição do império brasileiro, que está no nosso brasão. É uma escola que guarda a tradição de ser uma escola de qualidade dentro da triste realidade que a escola pública vive hoje, realidade que toda sociedade brasileira sabe e que foi relegada ao segundo plano durante os últimos 40 anos. Uma escola que foi deteriorada, uma escola que não foi amparada pelos nossos governantes. Fala-se muito da educação pública nos discursos, mas pouco se faz na realidade para que se resgate essa qualidade de ensino.

Eu e as vice-diretoras formamos o grupo de gestão e dizemos sempre que realmente temos que matar um leão por dia, tantos são os problemas que enfrentamos. Mas, apesar de todos esses problemas e de todas as dificuldades, realmente temos conseguido manter aquilo que se chama qualidade de ensino. A nossa escola tem o orgulho de ter sido classificada entre as cinco melhores escolas do Estado de São Paulo na avaliação externa do Sistema de Avaliação do Estado de São Paulo e foi a segunda escola pública da capital no Exame Nacional do Ensino Médio, depois da escola da Universidade de São Paulo, com a qual realmente seria difícil competir.

Os recursos que uma universidade tem para manter um Ensino Médio são bem diferentes da realidade do Itaúna, que é uma escola que está dentro da rede comum.

Esses índices que obtivemos ainda estão longe do ideal. Já estivemos em situação melhor, sabemos disso. Sabemos que já tivemos um passado até melhor, mas estamos à frente de muitas escolas. O nosso objetivo é trabalhar para obter, cada vez mais, um índice de qualidade que seja condizente com a tradição da Escola Estadual Visconde de Itaúna. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - Edson Ferrarini - PTB - Parabéns, professora Maria Angélica! Somos testemunhas da dedicação dessa diretora e do corpo diretivo, das suas vice-diretoras. Fiz questão de que a professora escrevesse o nome de cada funcionário e de cada professora, para citar neste microfone e homenageá-los. Realmente, os senhores fazem a diferença. Se falta alguma coisa, não faltam dedicação, trabalho e entusiasmo na Escola Visconde de Itaúna, dirigida pela professora que não se entrega, não se cansa e diz: “a minha missão, o meu trabalho, o meu sacerdócio, tudo isso está envolvido”.

Quero anunciar, também, as presenças do Dr. Judileu José da Silva Júnior, da OAB-Ipiranga, e da Dra. Michele Regina Albuquerque de Sá Lopes, representando o Presidente Raimundo Dutra.

Outro motivo de orgulho para todos nós é falarmos da Escola de Samba Imperador do Ipiranga. Ela traz alegria ao nosso bairro, mulheres maravilhosas, passistas entusiasmados e muito samba no pé.

Essa escola de samba foi fundada em 1968, por moradores da Vila Carioca e da Vila Independência. Laerte Toporcov, seu fundador, está ao nosso lado. Vamos ouvir mais uma música, cantada pelos alunos da Escola Visconde de Itaúna. O tema do musical é Moulin Rouge.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - Edson Ferrarini - PTB - Recebendo ainda os nossos aplausos, os alunos irão cantar “Every breath you take”. (Palmas.)

Quero cumprimentar a Sra. Maria Aparecida Bianchi Leite, administradora do Mercado Municipal do Ipiranga, que nos honra com a sua presença.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Aplausos para Bruno Sorrentino e Natália, que nos brindaram com essa apresentação maravilhosa. (Palmas.)

Vamos aplaudir a Miss Ipiranga, Ketchully Dias Oliveira, a segunda Miss Ipiranga, Gabriela Parise e a Julie Cardoso, Miss Ipiranga 2007 e Miss Agropecuária Brasil 2008. Parabéns. (Palmas.)

Quero saudar os amigos da Escola de Samba, Maurício Granado, vice-presidente; Marcos Guimarães, Solange Guimarães, Marcos Augusto Correia, diretores da Escola de Samba Imperador do Ipiranga; Adriano, diretor de bateria; mestre-sala Tiago; porta-bandeira Natália; porta-estandarte Neide; Liu, diretora social; Emerson, ala das passistas; Dª Rosa e Mãezita, ala das baianas e ritmistas.

Esta escola de samba, que traz alegria para o nosso bairro, foi fundada em 1968 pelos moradores da Vila Carioca. Sinto-me feliz em dizer que era na Vila Independência e na Vila Carioca onde eu jogava futebol, na várzea, naqueles campos da União Mútua, Onze Primos, Lord Futebol Clube. E as cores da bandeira são verde, azul, amarelo e branco. É o Brasil representado pela arte do samba e da alegria. E quem vai nos falar agora é o presidente da Escola de Samba Imperador do Ipiranga, nosso querido Jamil. Uma salva de palmas.

 

O SR. JAMIL JORGE - Boa-noite. Gostaria de agradecer a V. Exa. pela oportunidade, a nossa agremiação se sente honrada e orgulhosa em poder receber essa homenagem, vinda de uma pessoa nascida no bairro do Ipiranga e que tem objetivos muito parecidos com os nossos.

Em 27 de setembro de 1968, a Escola Imperador do Ipiranga foi fundada, pelo Dr. Laerte Toporcov, e nesses 40 anos de existência, fomos protagonistas de vários personagens que tanto abrilhantaram o carnaval de São Paulo.

Fomos reis, rainhas, crianças, uma infinidade de personagens que fizeram com que o carnaval de São Paulo pudesse crescer através da nossa escola de samba.

Hoje, são várias responsabilidades que a Imperador do Ipiranga assume, além do seu carnaval. Responsabilidade de carregar nome tão importante como o Bairro do Ipiranga; responsabilidade de mantermos uma agremiação forte, unida, transparente, honesta, com gente que gosta do samba, que trabalha, que vive, que anseia por dias melhores.

Embora a nossa prioridade seja o carnaval, não poderíamos nunca esquecer os nossos trabalhos sociais, que hoje fazem parte do nosso cotidiano.

Estamos ladeados da maior favela de São Paulo, Heliópolis; temos a Vila Carioca, a Vila Independência, o Bairro do Ipiranga, que são motivos de muita preocupação. Temos feito, através da nossa diretora social Liu e de toda a nossa diretoria, um trabalho exaustivo para que essas pessoas mais necessitadas possam encontrar na nossa escola lazer, cultura e um mínimo de decência.

Espero sinceramente que Deus nos permita que, daqui a 40 anos, possamos estar reunidos para comemorar 80, 90, cem anos de uma entidade que hoje vem lutando para se consagrar uma das melhores escolas de São Paulo.

Não poderia deixar de agradecer à Associação Comercial do Ipiranga, através do seu superintendente, Dr. Sanches, do seu vice-presidente, Sr. Gerson Gomez, a OAB, subseção Ipiranga, através do Dr. Judileu, e a todas entidades que vêm nos auxiliando na parte cultural e nas nossas responsabilidades sociais.

Quero agradecer a minha diretoria, minha velha guarda, meu vice-presidente, meus diretores, essa grande família que se forma, onde a cultura popular é bastante transparente e faz com nos orgulhemos muito mais de sermos sambistas, ipiranguistas e amarmos uma entidade que há 40 anos representa não somente o carnaval de São Paulo, mas sobretudo o bairro do Ipiranga.

Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns, Jamil Jorge. Parabéns pela sua sensibilidade voltada para o lado social. Foi essa a intenção que o Laerte teve ao fundar essa escola.

Quero cumprimentar o Reinaldo Bittar, Ademir Gatti, coordenadores de festejos do Ipiranga e Gerson Gomez. Quero agradecer à Gazeta do Ipiranga, Ipiranga News, Anísio e Andrea; Camila Lingote, gerente administrativa do Centro Universitário São Camilo; Elisabete Quedas, ex-presidente do Lions Clube Ipiranga.

Vamos ter agora a apresentação de Natália e Bruno Sorrentino, cantando o Fantasma da Ópera. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns ao Bruno Sorrentino e à Natália.

Esta Sessão Solene vai ser exibida amanhã, às 23 horas, no canal 13 da Net. A TV Assembléia vai retransmitir na íntegra. Ela está sendo gravada agora para ser totalmente retransmitida amanhã.

Quem tiver oportunidade, assista no canal 13, da Net, a TV Assembléia. Será publicado no “Diário Oficial”, na próxima semana, tudo isso que está acontecendo aqui. É uma ótima oportunidade para gravarmos e guardarmos esta homenagem.

Quero cumprimentar a Madalena de Almeida, coordenadora do concurso Miss Ipiranga, bem como a Elenice Espósito e a Vânia Regi, coordenadoras do Desfile Cívico Estudantil da subprefeitura do Ipiranga.

Agora vamos ter algumas homenagens. Quero conceder a palavra para a Sra. Márcia Regina Albuquerque Sá Lopes.

 

A SRA. MÁRCIA REGINA ALBUQUERQUE SÁ LOPES - Coronel Edson Ferrarini, em nome da nossa comissão organizadora do ano de 2008 e de toda nossa comunidade, eu lhe entrego o nosso troféu deste ano. (Palmas.)

 

* * *

- É feita a entrega do troféu.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agradeço por este troféu Ipiranga 424 Anos, setembro de 2008, que vai para a minha galeria com muito orgulho.

Tenho muito orgulho de participar desta homenagem que a Comissão de festejo faz ao bairro do Ipiranga, porque foi lá no Ipiranga, na antiga e pequena Igreja Nossa Senhora da Aparecida, que fiz a minha primeira comunhão e onde aprendi que Deus está no céu, na terra, em toda parte, e que não cai uma folha de árvore que não seja a vontade de Deus. São essas coisas que me deram muita humildade na vida e um grande respeito a Deus.

Tem a palavra o Sr. Antonio Jorge Mansur, que vai prestar uma homenagem muito justa à Profª. Maria Angélica.

 

O SR. ANTONIO JORGE MANSUR - Agradeço esta oportunidade. Neste instante, o Coronel Ferrarini me honra muito porque é uma homenagem que vou dar à minha diretora.

Eu estudei nessa escola antes do Deputado porque, naturalmente, sou bem mais velho do que ele.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Mais experiente.

 

O SR. ANTONIO JORGE MANSUR - Essa escola está no nosso coração, está na nossa mente, está na nossa cultura. Ali aprendi a escrever e a ler as primeiras letras e agradeço muito, porque ela fez com que eu chegasse até aqui. Agradeço muito a vocês e à professora que é a minha diretora.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Vamos aplaudir a Profª Maria Angélica. (Palmas.) A Profª Maria Angélica é diretora do Mansur. Mas eu também tenho muito orgulho, porque ela também é minha diretora. (Pausa.) Ela está esclarecendo que não foi diretora dele, não.

O Dr. Judileu, da OAB, veio aqui para homenagear o Jamil Jorge da nossa escola de samba Imperador do Ipiranga.

Vamos aplaudi-los. (Palmas.)

 

O SR. JUDILEU JOSÉ DA SILVA JÚNIOR - Deputado Edson Ferrarini, mais uma vez quero deixar os agradecimentos das entidades do Ipiranga a V. Exa. por ter aberto as portas desta Casa para este evento.

Quero dizer ao meu amigo Jamil Jorge que quando me disseram que eu iria homenageá-lo, intimaram-me a falar 30 segundos e confesso que em 30 segundos não se pensa muita coisa para falar para um amigo, a não ser da admiração que temos por ele.

Quando estava lá embaixo, li no Brasão desta Casa que São Paulo tem fidelidade extrema pelo Brasil. Assim, quero lembrar que a escola de samba Imperador do Ipiranga tem fidelidade extrema ao Ipiranga.

Seja o meu amigo Jamil, seja o meu amigo Maurício, sejam todos os seus colegas portadores da homenagem que nós prestamos a vocês, porque sabemos da fidelidade absoluta e do amor incondicional que vocês têm por aquele pedaço de chão, onde, aliás, nasceu o País, e saibam que vocês ajudam a formar uma nação.

Parabéns pelos seus 40 anos. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - E eu quero citar a Profª Marise Cawner, gerente administrativa da Distrital do Ipiranga, Associação Comercial.

O Dr. Nelson da Silva Júnior vai prestar uma homenagem das mais justas ao meu querido amigo Dr. Laerte Toporcov. Vamos aplaudi-lo. (Palmas.) 

 

O SR. NELSON DA SILVA JÚNIOR - Coronel Edson Ferrarini, em nome de quem cumprimento todos da Mesa, senhoras e senhores, em especial os ipiranguistas, esta homenagem ao Dr. Laerte é fruto de muito trabalho e quero compartilhar esta homenagem com os demais membros da comissão, porque se não fosse o Dr. Laerte nós não estaríamos aqui.

Chamo a Márcia e o Mansur para, junto comigo, eu que sou o mais novo a integrar esta comissão, homenagearmos o fundador dos trabalhos de festejos do Ipiranga.

 

* * *

 

- É feita a homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta sessão será transmitida na íntegra amanhã pela TV Assembléia, às 23 horas, e publicada no “Diário Oficial” da próxima semana.

Estou pedindo para que lhes entreguem o meu cartão de visita. Além de constar o endereço do Centro de Recuperação Coronel Edson Ferrarini, consta também o meu site. Entrem no meu site, inscrevam-se e qualquer coisa que precisarem sobre esta solenidade, vocês peçam.

Agora os alunos do Itaúna, Bruno, Natália, Sara e Rafael, cantarão ‘Con te partiró’.

Vamos aplaudi-los. (Palmas.)

 

* * *

 

-  É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns, Bruno Sorrentino, Natália, Sara e Rafael. Esta sessão solene poderá ser assistida na íntegra amanhã, às 23 horas, na TV Assembléia, no canal 13 da NET.

Um grito estava sufocado na garganta de Dom Pedro e na vontade do povo brasileiro. Foi em 7 de setembro de 1822 que ecoou na colina histórica o grito do Ipiranga que nos deu a independência do país e o Ipiranga estava inscrito definitivamente na História do Brasil. A principal força do Ipiranga está em seus moradores, que são imigrantes como os italianos, espanhóis, portugueses, alemães, japoneses que, com suas culturas e trabalhos, construíram esse bairro que hoje festejamos com muita alegria. Parabéns, ipiranguistas, irmãos, porque com orgulho habitamos esse solo abençoado e nos tornamos uma grande família.

Agora a Escola de Samba Imperador do Ipiranga vai fazer a sua apresentação. A Assembléia é toda de vocês, ou, a passarela é toda sua.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Agradecendo à Escola de Samba Imperador do Ipiranga, quero registrar a presença da Professora Ingrid Forgioni. Muitas escolas vão desfilar no sambódromo, mas no plenário da Assembléia Legislativa, nos 424 anos do Bairro do Ipiranga, só a Escola de Samba Imperador do Ipiranga. Sintam-se vitoriosos neste carnaval.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece às autoridades, aos funcionários desta Casa e a todos que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade, em especial à Dona Yeda, que com tanto carinho e dedicação me orientou na direção dos trabalhos.

Está encerrada a presente sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas.

 

* * *