30 DE NOVEMBRO DE 2001

44ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 379 ANOS DO BAIRRO DE SÃO MIGUEL PAULISTA

 

Presidência: EDIR SALES

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 30/11/2001 - Sessão 44ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: EDIR SALES

 

HOMENAGEM AOS 379 ANOS DO BAIRRO DE SÃO MIGUEL PAULISTA

001 - EDIR SALES

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Anuncia que a sessão foi convocada pela Presidência da Casa, por solicitação da Deputada ora na Presidência, com a finalidade de homenagear os 379 anos de fundação do bairro de São Miguel Paulista. Convida todos para ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

002 - ADALBERTO DIAS DE SOUZA

Administrador Regional de São Miguel Paulista, discorre sobre a importância da homenagem ora prestada ao bairro de São Miguel. Entrega à Deputada Edir Sales o troféu "Pioneiro de São Miguel Paulista".

 

003 - Presidente EDIR SALES

Agradece a premiação. Anuncia a execução de número musical.

 

004 - GILBERTO PADOVESE

Diretor Superintendente da Universidade Cruzeiro do Sul, recorda a trajetória da universidade desde sua fundação e a interação com a comunidade do bairro de São Miguel.

 

005 - BENEDITO JOSÉ PINHEIRO

Juiz do Tribunal Regional do Trabalho, fala do desenvolvimento que São Miguel tem atingido e ressalta o papel da Deputada Edir Sales nesse processo.

 

006 - Presidente EDIR SALES

Anuncia a execução de número musical.

 

007 - PADRE ROSALVINO

Responsável pela obra social Dom Bosco, chama a atenção para a população valorosa de São Miguel, desde os que ocupam cargos importantes até os mais humildes. Defende que se reduza a desigualdade social.

 

008 - Presidente EDIR SALES

Declara que sua história pessoal é intimamente relacionada aos bairros da Zona Leste. Critica os políticos que só aparecem na região em época de eleições. Saúda todos os moradores de São Miguel Paulista.

 

009 - TOMAZ ALVES CANGERANA

Coronel PM, Comandante do Comando Leste, cumprimenta a Deputada Edir Sales por seu trabalho na Zona Leste. Avalia os esforços integrados entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a sociedade da região.

 

010 - Presidente EDIR SALES

Fala dos recursos orçamentários alocados para a Zona Leste por iniciativa sua. Agradece a todos pelo êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta Presidência dá por aprovada a Ata da sessão anterior.

A Presidência passa a nomear as seguintes autoridades: Coronel PM Tomaz Cangerana, Comandante da Zona Leste; Sr. Dr. Gilberto Padovese, Diretor Superintendente da Unicsul; Reverendo Sr. Padre Rosalvino - Obra Social Dom Bosco.

Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, esta Sessão Solene foi convocada pelo Presidente da Assembléia, Deputado Walter Feldman, atendendo solicitação desta Deputada, com a finalidade de comemorar os 379 anos de São Miguel Paulista.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar, sob a regência do 1º Tenente Músico Sérgio Rodrigues.

 

* * *

 

-         É executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar de São Paulo.

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar; agradeço ao Sr. Roberto Figueiredo, da Sociedade Amigos de Vila Sinhá; Sr. Bispo José Freitas, do CENAV - Centro de Apoio à Vida; Sr. José Antonio da Silva, da Viação Globotur; Inspetor Brígido, da Guarda Civil de São Paulo; Sr. Cláudio José Alves, da Viação São José; Sr. Antonio Nilton Lima, do Colégio POP; Sr. Nairton de Castro, nosso apresentador oficial da noite, do Conselho Comunitário de Educação - Diretoria de Ensino Leste II; Sr. Claudemir Alves Costa, do Lyons Clube de São Miguel Paulista; Sr. Luiz Abel Pereira da Rosa, da Associação Comercial Distrital de São Miguel Paulista; Sr. Dinael Wilson Milochi, da Associação Adventista do Tatuapé; Sra. Vera Lúcia Leal Meneghetti, da Associação Adventista do Tatuapé; Sr. Flávio Macedo, Presidente do Rotary Clube de São Miguel Paulista; Dom Márcio Souto, Presidente dos Mensageiros da Paz; Sr. Clodoaldo de Oliveira Mello, da Federação Espírita do Estado de São Paulo; Sr. Juiz João de Paiva Peixoto; Padre Francisco Carlos Madoglio, Vice-Presidente dos Mensageiros da Paz; Dr. Sidinei Vieira, do município de Riversul, nosso amigo alemão; Sr. Benedito José Pelicer, Vereador do município de Riversul; Sr. Dr. José Carlos Bertolucci, Vice-Prefeito do município de Riversul; Sr. Alvaro Fernandes Gonçalves, do IBGE - Agência Leste I; Padre Jair Coronado de Lima, representando Dom Fernando Legal, Bispo Diocesano de São Miguel Paulista; Sr. Dr. Nelson Silveira Guimarães, Delegado da 7ª Seccional, hoje representado pelo Dr. Antonio Marguti, Delegado do 22º DP de São Miguel Paulista; Tenente Trivelato, da Polícia Militar, do 3º Agrupamento de Bombeiros, representado pelo Sargento Enock; Major PM Ararigbóia Delecródio, Chefe da Divisão Operacional do Comando Leste; Tenente-Coronel Senedin, do 29º Batalhão da Polícia Militar; Sr. Dr. Jorge Alexandre Onoda, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Cruzeiro do Sul; Sr. Professor Adalberto Dias de Souza, Administrador Regional de São Miguel Paulista; Padre Geraldo Antônio Rodrigues, da Catedral de São Miguel Arcanjo, igreja mais antiga de São Miguel Paulista.

Ouviremos agora o Professor Adalberto Dias de Souza.

 

O SR ADALBERTO DIAS DE SOUZA - Boa noite a todos. É com muito prazer que estamos hoje nesta Sessão Solene em homenagem a São Miguel Paulista. Inicio parabenizando a Deputada Edir Sales e costumo dizer que ela se desintegra, pois está em todo lugar em São Miguel Paulista; em todas as atividades que a comunidade realiza estamos presentes sempre acompanhados da nobre Deputada Edir Sales.

É muito importante para um bairro como o de São Miguel Paulista que, ao fazer 379 anos, recebe uma homenagem singela como esta na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Isso para São Miguel significa muito porque é um bairro sofrido da periferia e muitas vezes esquecido. É um bairro com aproximadamente 600 mil habitantes cortado por quase 100 quilômetros de córregos beirando o Rio Tietê, com mais 20 quilômetros do Rio Tietê. Isso significa que é um bairro que é prejudicado em alguns aspectos e em outros esquecido. Mas essa homenagem faz com que os holofotes virem um pouco para São Miguel Paulista e que pensem naquela população sofrida que luta dignamente e que precisa urgentemente ser olhada de uma melhor forma.

Os seus comerciantes, empresários dedicam suas indústrias ao crescimento de São Miguel e isso é muito importante. Sabemos que o Poder Público deve muito e nós, que estamos lá, assumimos essa responsabilidade, e não podemos ter como desculpa o que passou ou o que tem prejudicado. Temos que arregaçar as mangas e trabalhar muito porque aquela população de fato merece nosso respeito e merece nossa consideração.

Queria também passar às mãos da nossa Deputada o nosso troféu de Pioneiro de São Miguel Paulista que distribuímos para as pessoas que participaram efetivamente. Parabéns, Deputada, São Miguel merece você e você merece São Miguel. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - É uma honra muito grande, fico muito feliz e nunca podemos esquecer nossas origens. Eu estudei em São Miguel Paulista, fui para o Itaim muito pequena e minha vida sempre foi em São Miguel e Itaim e hoje recebo uma homenagem desta, com apoio da Unicsul, Sonda Supermercados, Administração Regional e este prêmio tão significativo do aniversário. “Vamos viver São Miguel - 379 anos”. Que lindo, gente! Muito obrigado ao Administrador Regional que realmente vem levantando o astral da nossa gente de São Miguel Paulista. (Palmas.)

Ouviremos agora um número musical pela cantora Jussara Antunes de Souza e pelo músico Alexandro Antunes de Souza, casal de amigos que tem prestado relevantes serviços à região. A música é “Ave Maria”.

Gostaria que tomasse assento à Mesa o sempre Deputado e mais reconhecido de São Miguel Paulista, Fausto Tomaz de Lima. (Palmas.) E também o nosso eterno Vereador que muito bem representou São Miguel Paulista na Câmara Municipal de São Paulo, Albertino Nobre. (Palmas.) São figuras expressivas que sempre elevaram o nome de São Miguel. (Palmas.)

 

* * *

 

-         É executada e cantada a música “Ave Maria”. (Palmas.)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Tem a palavra o Professor Gilberto Padovese, Diretor Superintendente da Universidade Cruzeiro do Sul, a Unicsul.

 

O SR. GILBERTO PADOVESE - Deputada Edir Sales, mui digna Presidente desta Sessão Solene, demais membros da Mesa, Sras. e Srs., há alguns anos atrás quatro rapazes foram muito bem recebidos em São Miguel Paulista. Eles vinham do interior para estudar em São Paulo e encontraram em São Miguel Paulista o terreno fértil, apropriado para começar uma escola. Isso foi em 1965 e em l966 começou o Colégio Cruzeiro do Sul. Esse colégio foi a semente da atual Universidade Cruzeiro do Sul. Só houve esse progresso extraordinário, essa evolução grandiosa de um colégio com o curso ginasial - comercial, naquela época - para uma universidade reconhecida em l993 porque houve uma grande acolhida pela comunidade de São Miguel Paulista. Houve um trabalho sério desses quatro professores, mas houve também a extraordinária receptividade da comunidade de São Miguel Paulista e da região. Por isso agradecemos, em nome do Colégio Cruzeiro do Sul, em nome da Universidade Cruzeiro do Sul, de toda a comunidade acadêmica, à nobre Deputada Edir Sales por esta grandiosa cerimônia pelos 379 anos aniversário de São Miguel Paulista. Agradecemos ao povo de São Miguel Paulista a extraordinária acolhida que deu àqueles quatro rapazes.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Ouviremos agora o Exmo. Sr. Dr. Benedito José Pinheiro Ribeiro, Juiz do TRT - Tribunal Regional do Trabalho.

 

O SR. BENEDITO JOSÉ PINHEIRO RIBEIRO - Ilustre Deputada Edir Sales, que preside esta Sessão Solene, demais autoridades civis, militares e eclesiásticas presentes, meus senhores e minhas senhoras, a exemplo do Administrador Regional de São Miguel começo cumprimentando a Deputada Edir Sales. Esta é um iniciativa muito importante em que a Deputada procura homenagear o Bairro de São Miguel, que tem quase 400 anos de existência. É um bairro maior do que grandes cidades deste país. É um bairro com 600 mil habitantes. E ela realiza uma proeza: consegue reunir em uma só noite as lideranças vivas, atuantes do Bairro de São Miguel.

Muito mais importante do que o número de pessoas que aqui estão é a qualidade dessas pessoas. Ela consegue reunir empresários, comerciantes, os clubes de serviços representados pelo Lyons, pelo Rotary; ela consegue reunir a Associação Comercial, a força política da região. Vejo aqui no nosso querido Albertino Nobre, o meu querido companheiro de longas datas, Fausto Tomaz de Lima, acompanhado de sua filha Vera Tomaz de Lima. Vejo, na verdade, aquilo que há de significativo, aquilo que há de força pujante no bairro de São Miguel. A Deputada traz aqui toda essa comunidade para mostrar o seu respeito, a sua admiração, ela que representa também o bairro de São Miguel - e principalmente o bairro de São Miguel - nesta Assembléia.

Esta solenidade, minhas senhoras e meus senhores, é mais importante ainda porque partes de uma das Deputadas mais atuantes desta legislatura. A Deputada Edir Sales só tem um defeito: trabalhar demais. É uma obstinada pelo trabalho. É um trabalho diuturno. Terminou a eleição e no dia seguinte ela já estava trabalhando, caminhando. Não tem domingo, não tem dia santo, não tem feriado, ela é obstinada pelo trabalho. E para nós que somos seus admiradores, que acreditamos no trabalho da Deputada Edir Sales, é uma alegria muito grande vir a esta Assembléia e ver o reconhecimento que os seus pares têm pelo trabalho da Deputada Edir Sales.

São Miguel está de parabéns, completa hoje mais um ano de sua existência com os seus moradores, suas lideranças aqui presentes. São Miguel já tem uma grande universidade e hoje fiquei perplexo ao saber que a universidade possui mais de vinte cursos. Isso é muito importante principalmente para um bairro tão populoso como São Miguel.. Agora mesmo São Miguel vai ganhar mais uma faculdade pública, que é a Fatec, uma faculdade técnica. E isso tudo se deve ao esforço da Deputada Edir Sales. Na Av. Águia de Haia, onde será erguida a faculdade, deveria ser erguido um cadeião. Mas graças à comunidade, às lideranças da área capitaneadas por essa Deputada destemida e valorosa, houve um movimento, brigou-se e, ao invés de se construir o cadeião será construída uma faculdade. Está de parabéns a nobre Deputada pela sensibilidade de educadora que é, sensibilidade de uma pessoa que nasceu com a vocação para ser política, porque ser político não depende apenas de nosso desejo, mas é necessário que tenhamos vocação, que tenhamos no fundo da alma o verdadeiro sentido do que é ulus público da vida pública. E isso ela tem. Ela coloca o instrumento do seu mandato a serviço do seu povo por isso nós, que somos seus amigos, seus admiradores, ficamos felizes, porque, num momento tão difícil da vida nacional, num momento em que o homem público é tão desprestigiado, tão criticado, a Deputada Edir Sales figura nesta Assembléia Legislativa como exemplo de parlamentar séria, honrada, trabalhadora. E o testemunho disso é a presença dos seus amigos e companheiros que aqui vieram para serem homenageados mas também para dar o testemunho, o reconhecimento da luta da Deputada com o seu esforço, seu talento, sua obstinação e sua força.

Portanto, meus senhores e minhas senhoras, autoridades presentes, esta sessão vai ficar marcada indelevelmente nas páginas desta Assembléia, é verdade, mas vai ficar muito mais marcada no coração de cada morador de São Miguel por saber que na Assembléia a sua Deputada representa com autenticidade a região leste de São Paulo. E ela não abre mão disso não. Quando há uma discussão aqui, em que há um problema a ser resolvido e os Deputados dizem “Isso é lá com a Edir Sales, ela que é da zona leste”, ela vai para a tribuna e diz “É comigo mesmo, sou da zona leste e me orgulho disso”. Já vi a Deputada fazendo esse pronunciamento e isso, na verdade, é difícil em um homem público; é difícil o homem público que, quando surge um problema, reconhece que o problema é dele, enfrenta e resolve. Por isso, nobre Deputada Edir Sales, receba os cumprimentos e a certeza de que esse seu gesto de homenagear os cidadãos de São Miguel, aqueles que contribuíram para o progresso de São Miguel, há de ficar indelevelmente marcado na alma e no coração de cada um dos que residem em São Miguel. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Obrigada pelas palavras carinhosas, não sei se mereço tanto.

Ouviremos agora o número musical com o casal Antunes de Souza: “Nascemos para Cantar”.

 

* * *

 

-         É executada a canção. (Palmas)

 

* * *

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Tem a palavra o Padre Rosalvino.

 

O SR. ROSALVINO - Boa-noite, gente.

Estou comentando aqui que se eu soubesse que eu teria que falar acho que eu não teria vindo. Nesta Casa acho que é a primeira vez que falo deste microfone para um auditório tão seleto. Está com tremedeira um padre acostumado a falar para muita gente, para muitas massas. Mas é a emoção. Celebrar a vida de um bairro, uma data histórica, é renovar a história, é trazer à lembrança nomes de homens e mulheres cujas vidas gastaram para o bem coletividade lá de São Miguel. Então, a gente fica emocionado. Eu vivo mais em Itaquera, mas em São Miguel desenvolvo atividades com menores, com alguns infratores. Mas toda vez que vou a São Miguel fico admirado. Como aquele povo é trabalhador! Quando ando naquela Marechal Tito, naquele centro comercial, sinceramente, tenho inveja de quem mora em São Miguel. Isto eu falo aqui na tribuna porque já falei para as lideranças de Itaquera inúmeras vezes. Então, queria aqui referendar tantos nomes que passaram nesses quase 400 anos de São Miguel e a vida gastaram, gente que não foi nem Deputado, nem Vereador, nem padre, nem da Polícia Militar, mas anônimos e anônimas chefes de família. Sua vida gastaram porque entenderam a lei máxima do mundo. Grande é aquele que sabe servir, aquele que quando faz não fala que faz. Mas ele faz e acredita no que faz. E celebra, e comemora, e chama para dizer aquele que em tudo pode, o Deus da história de São Miguel, de Itaquera, de São Paulo porque o prêmio Ele quer dar. Não é verdade? Porque o julgamento é dele. Às vezes fazemos de conta que não, mas Ele é quem sabe no íntimo, no coração das pessoas o que a gente fez, o que a gente não fez, o que a gente vale o que a gente não vale. Edir, olhando lá para São Miguel, acho que você adotou, você é o espírito de uma guerreira porque o nome já diz: Miguel, quando alguém quis levantar a asinha contra aquele que tudo pode, ele ergueu a chama e disse: “Quem é como Deus!” E o cidadãozino tem que abaixar a asinha dele, ir puxando a carroça par ao cantinho porque Deus é Deus, ninguém mais é Deus.

Então, querida, se você é guerreira eu também quero ser e estar ao seu lado. Se todos que compõem essa Mesa são guerreiros e acreditam na comunidade de São Miguel - e acreditar na comunidade é preciso acreditar naquele que é pequeno, que é simples, que é pobre, que é humilde porque esse, perante Deus, é grande.

Então, como estamos nesse espírito de Natal, quero até referendar um pouco a Unicsul também, porque, se o Dom Bosco hoje está atendendo muitas crianças que estão sorrindo, felizes com dentes lindos e maravilhosos, é graças à equipe da Unicsul. Que beleza! Não dizemos nem que somos de cá nem que somos de lá. Não tem fronteira. O bem não tem limite; não é de bairro; não é de cá nem de lá. Não! Onde há uma necessidade, onde há uma carência, onde há um pobre, onde há um simples que precisa de você aí tem o Natal, aí tem Jesus Cristo, aí tem aquele que veio para servir e nunca Ele quis ser servido. Não é verdade? Não é assim que Ele fez, que demonstrou? Então acho que dessa Mesa tão selecionada, tão provecta quero ser o menor de todos.

Edir, meu querido Cangerana, que de certa forma coordena toda a Polícia Militar de nossa região, se voltamos para nossas casas com essa idéia luminosa como Jesus fez, nasceu criança, nasceu pequeno, nasceu simples e quando perguntaram: “Onde moras? Para onde você vai?”, ele disse: “A raposa tem a sua toca, o pássaro tem o seu ninho, o Filho do Homem não tem onde morar, onde viver.” Claro que nós temos onde morar, onde viver, temos conforto graças a Deus e oxalá que todos que moram em São Miguel, que moram na periferia tivessem onde morar porque isso é uma lei de Deus, é uma lei de justiça e de verdade. Mas acho que se todos nos envolvermos nessa luta, nessa campanha pelo pobre, pelo simples, pelo humilde, eu diria valeu a pena esta sessão, valeu a pena ter vindo, vale a pena que todos estejamos aqui compondo esta Mesa e quem sabe devêssemos estar lá e vocês aqui. Quem sabe? O Senhor é quem deve julgar, o Senhor é quem deve dizer, Ele é quem deve dar a cada um o que merecer pelo que fizer.

Era esta a minha mensagem e quero mais uma vez cumprimentá-la, Edir, saudá-la por esta oportunidade de saudar a todos como filho de Dom Bosco, como alguém que tem que servir ao que mais sofre e gostaria também de poder servir a cada um de vocês em algum momento de alguma necessidade. Queria também que todos me ajudassem a servir aqueles que precisam, porque dando as mãos é que se celebra o Natal, é que se muda o ano velho para o ano novo, para um vida melhor, para dignidade melhor. Acabo dizendo, gente, viver é melhor que morrer, não é verdade?

Então quero que todos, sem limite de bairro, nos demos as mãos na campanha de uma zona leste, de uma periferia com gente de direito, de honra, que possa viver. Porque Deus disse “Eu vim para que todos tenham vida e a vida seja na plenitude.” No dia em que ninguém morrer sem dignidade e todos vivermos em plenitude será o dia da glória, o dia de Deus, o dia que dizemos não ao diabo e àqueles que, como o diabo, tramam a morte de quem quer viver. Que esta seja minha mensagem, a minha palavra com muita estima para todos que estão aqui e para o povo que está lá, na geral, como numa arquibancada de um estádio de futebol. Mas vejo que o povo lá está vibrando, cantando com a cantora de voz linda, maravilhosa. Aproveito para saudar você e que Deus te dê mais talento ainda. Quando você cantou a canção Ave Maria pensei: acho que ela tem um espelho, um modelo que é essa Virgem Santa, essa Mãe querida, essa Nossa Senhora que, como o Filho, a vida foi sempre servir. Parabéns a você e parabéns a todos nós. Que as palmas sejam de todo este grande plenário e viva São Miguel Paulista! (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Depois de palavras tão iluminadas como essas fica difícil falar. Realmente estou muito emocionada porque sonhei com este dia. Na verdade, desde que fui eleita sonhei com este dia, sonhei poder homenagear esse bairro no qual estudei. Vou contar minha vida muito rapidamente: fui para Itaquaquecetuba com seis meses de idade. Fui batizada lá. Meu pai era o sapateiro Anevi Sales e minha mãe a costureira Querubina Sales. De Itaquaquecetuba fomos para Itaim Paulista e de lá eu ia estudar em São Miguel Paulista. Estudei e me formei no Colégio Dom Pedro; ali foi a minha grande escola, ali pude adquirir grandes conhecimentos ou pelo menos os necessários para dar aulas porque lá eu cursei o Normal. Então comecei a dar aula em Itaim, em Itaquaquecetuba e sempre visitando e tendo muitos amigos em São Miguel Paulista. Como bem disse o Adalberto, eu não saio de São Miguel Paulista. Eu sempre disse que se eu for eleita não posso esquecer as minhas origens. Sempre condenei os políticos que sempre aparecem somente no ano de eleição. É uma falta de respeito para com o povo. Temos que prestigiar a nossa região durante todo o mandato. Entendo que o mandato é uma missão de vida que Deus me deu e, como “muitos são chamados e poucos os escolhidos”, eu me sinto uma escolhida por Deus para representar a nossa região, a nossa Zona Leste e hoje em destaque o nosso querido bairro de São Miguel Paulista. E fico feliz porque, há quase quatrocentos anos, São Miguel ainda era uma aldeia indígena. E São Miguel contribuiu muito com café nos idos de 1900, e em 1935 lá foi instalada a Nitroquímica. Daí para frente houve um crescimento muito grande, com as escolas, com as faculdades, hoje a Unicsul, antes era Colégio Cruzeiro do Sul e depois Faculdade Cruzeiro do Sul. Conheço muito bem o pessoal da Unicsul e queria mandar um abraço para o professor Eris e sua esposa, que também é muito minha amiga. Hoje vemos uma São Miguel muito crescida, evoluída e com um povo maravilhoso. Por isso que me ofendo quando ouço dizer que a Zona Leste tem índice de violência muito grande. Não é verdade. Eu estava conversando com um representante da Polícia Militar que me disse uma coisa importantíssima: há um ano a Zona Leste é a região menos violenta do Estado de São Paulo, sendo que outras pessoas insistem em divulgar que é a mais violenta. Não é.

Então, sinto-me muito honrada e feliz por estar aqui representando São Miguel Paulista, e vamos batalhar, sim, daqui para a frente, por um Metrô, porque a nossa população é maior do que a de uma cidade grande. São quase seiscentos mil habitantes que devemos honrar a cada dia. O distrito de São Miguel Paulista merece todas as homenagens, motivo de orgulho que é para todos nós, paulistanos. Nossos cumprimentos aos moradores, aos homenageados de São Miguel, a todos os líderes de todos os segmentos de São Miguel que ajudaram a edificar e desenvolver o nosso querido bairro.

Tem a palavra o coronel Tomaz Alves Cangerana que representa toda nossa Zona Leste.

 

O SR. TOMAZ ALVES CANGERANA - Prezada e querida Deputada Edir Sales, na realidade estamos quebrando o protocolo, porque a última palavra é sua, mas, como V.Exa. falou da Segurança Pública, me atrevi a colocar o meu nome para fazer uso da palavra, para falar da Segurança Pública e também do seu trabalho na zona leste. V.Exa. executa esse trabalho maravilhoso na zona leste, carrega o bastão da liderança da zona leste e eu não poderia me furtar a fazer uso da palavra nesta tribuna de honra pelo ato solene dessa comunidade seleta de São Miguel Paulista.

Então, eu parabenizo V.Exa. pela iniciativa, cumprimento os demais componentes da Mesa Diretora, e digo da importância desse ato não só pelo aniversário de São Miguel Paulista, em seus 379 anos, mas pelo ato da integração de toda força viva da comunidade de São Miguel Paulista. Isso é muito importante para nós da segurança pública, e agradeço a V.Exa. pela deferência para com toda a Polícia Militar da zona leste aqui presente, V.Exa. que tem um carinho todo especial pela Polícia Militar. E nós, que hoje carregamos o bastão da segurança pública da zona leste, não poderíamos, realmente, nos furtar a agradecer pelas suas palavras e dizer que nós também temos trabalhado com integração muito grande naquela região. Temos trabalhado com integração com a Polícia Civil, com o Marguti, que está presente representando a 7ª Seccional. Estamos lá desde fevereiro e partimos para essa linha da integração que é o caminho para a solução de todos os problemas e principalmente o da segurança pública.

Daqui, vendo essa comunidade seleta, fico imaginando a nossa polícia comunitária da zona leste. Implantamos desde o começo do ano a nossa comissão regional de polícia comunitária onde vários amigos - posso chamá-los assim agora - vários amigos aqui presentes que nos acompanham nessa comissão regional de polícia comunitária. Digo a V.Exa. e a todos os presentes que temos obtido um resultado fantástico com essa integração. Estamos buscando a comunidade para trabalhar junto com a Polícia Militar; fazemos uma reunião por mês e lá ouvimos e discutimos os problemas e colocamos sempre os nossos quartéis de portas abertas para receber a comunidade da zona leste como um todo. O resultado tem sido fantástico, e ainda teremos grandes melhorias na área de segurança pública na zona leste porque estamos aumentando o efetivo, estamos criando mais uma unidade, mais uma companhia na região do 68º Distrito Policial com mais um capitão e mais dois majores. Então, com certeza, a segurança pública da zona leste terá grandes melhorias. É lógico que uma andorinha sozinha não faz verão e eu preciso do apoio e da colaboração de todos. Por isso que o meu Comando Leste, o meu quartel, está sempre com as portas abertas e nós de braços abertos para receber toda essa comunidade da zona leste. As minhas unidades subordinadas também estão de portas abertas e todos lá de braços abertos para recebe-los. Isso tem acontecido e tem dado resultado fantástico. Então, ajudem a Polícia Militar, a segurança pública, porque a comunidade somos todos nós.

Agradeço as suas palavras, Deputada, agradeço ao Padre Rosalvino que me acompanha pari passu, ombro a ombro. Unidos venceremos, Padre Rosalvino. Parabenizo essa comunidade de São Miguel Paulista pelo aniversário e mais uma vez parabenizo a iniciativa de V. Exa. e peço a Deus que nos dê coragem para levar avante esse projeto da segurança pública da região leste. Muito obrigado. (Palmas.)

 

A SRA. PRESIDENTE - EDIR SALES - PL - Realmente ele falou de uma coisa muito importante e me sinto responsável também, Coronel. E nas emendas ao orçamento, no final do ano, eu incluo vários benefícios para o nosso querido bairro da nossa querida zona leste. Aloco vários recursos e um dos principais é para as Polícias Militar e Civil, principalmente para conseguirmos aumentar o número de efetivos, pelo que luto desde o início do meu mandato. Temos conseguido e por isso agradeço ao Governador Geraldo Alckmin, porque ele tem dado uma atenção especial à nossa zona leste e a São Miguel também. Ele prestigiou São Miguel. Há muitos anos eu não via um Governador prestigiar tanto uma região como temos sido prestigiados. Sinto-me um pouco responsável porque tenho feito emendas alocando verbas para que a nossa região tenha uma assistência melhor e melhores recursos. Por exemplo, para vocês terem uma idéia, o primeiro e único Centro de Referência do Idoso foi instalado em São Miguel Paulista, na Praça do Forró. É o primeiro do Estado de São Paulo. E temos inaugurado ali várias moradias da CDHU. Então, agradecemos a Deus, ao Governador Geraldo Alckmin e à comunidade, porque, como o Sr. disse, uma andorinha só não faz verão. Temos que nos unir e, unido o povo com os políticos da região, com certeza teremos muito mais sucesso naquela região.

Esgotado o objeto da presente sessão, antes de encerrá-la, esta Presidência agrade às autoridades e a todos que com sua presença colaboraram para o êxito desta solenidade.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

-         Encerra-se a sessão às 22 horas e 10 minutos.

* * *