1

 

09 DE SETEMBRO DE 2005

044ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AOS “85 ANOS DA DEDINI S/A INDÚSTRIA DE BASE, DE PIRACICABA”

 

Presidência: ROBERTO MORAIS

 

Secretário: ARNALDO JARDIM

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 09/09/2005 - Sessão 44ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: ROBERTO MORAIS

COMEMORAÇÃO AOS "85 ANOS DA DEDINI S/A INDÚSTRIA DE BASE, DE PIRACICABA"

 

001 - ROBERTO MORAIS

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de comemorar os 85 anos da Dedini S/A Indústria de Base, de Piracicaba. Convida todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - ARNALDO JARDIM

Fala dos relevantes serviços prestados pela Dedini na área de energia de fontes renováveis e dos fundamentos corporativos corretos da empresa.

 

003 - ANTONIO CARLOS MENDES THAME

Deputado Federal, expressa seu orgulho pela Dedini, sólida empresa nacional que auxilia o Brasil na conquista de mercados do mundo todo.

 

004 - Presidente ROBERTO MORAIS

Anuncia a execução de vídeo institucional

 

005 - MÁRIO DRESSELT DEDINI

Membro do Conselho de Administração das Holdings, historia a trajetória da Dedini. Destaca seu papel no Programa do Álcool e o comprometimento com o novo Programa Nacional de Biodiesel.

 

006 - JULIANA DEDINI OMETTO

Presidente do Conselho Administrativo das Holdings, agradece as homenagens e anuncia a apresentação de número de dança.

 

007 - Presidente ROBERTO MORAIS

Exalta as empresas Dedini como um dos maiores grupos industriais do país. Comenta seu crescimento vertiginoso, especialmente nos últimos três anos. Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Arnaldo Jardim para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - ARNALDO JARDIM - PPS - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada..

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Para compor a Mesa desta sessão solene convido o Sr. Tarcisio Ângelo Mascarin, Diretor Corporativo da Dedini S/A; Sra. Juliana Dedini Ometto, Presidente do Conselho Administrativo das Holdings, representando o Presidente das Indústrias Dedini, Sr. Dovílio Ometto; Sr. Mario Dresselt Dedini, membro do Conselho de Administração das Holdings; Sra. Adriana Dedini Ricciardi, membro do Conselho Administrativo das Holdings; Deputado Federal Antonio Carlos Mendes Thame; Deputado Estadual Arnaldo Jardim; Vereador Aurélio Miguel, da Câmara Municipal de São Paulo; Sra. Isaura Bonatto Mazzutti, Chefe de Gabinete do Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, a quem representa nesta solenidade; Sr. Luigi Mássimo Giavina Bianchi, Secretário-Executivo, representando o Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Sr. João Carlos de Souza Meirelles; Sra. Marlene Tobaldini, Diretora-Adjunta Regional do Depar de Piracicaba, representando o Sr. Paulo Skaf, Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; Sr. José Antonio Godoy, Presidente da Associação Comercial e Industrial da Cidade de Piracicaba.

Srs. Deputados, minhas senhoras, meus senhores, esta sessão solene foi convocada pelo Presidente desta Casa, nobre Deputado Rodrigo Garcia, atendendo solicitação deste Deputado, com a finalidade de comemorar os 85 anos da Dedini S/A Indústria de Base de Piracicaba.

Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro Tenente Clébio de Azevedo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar.

Tem a palavra o nobre Deputado Arnaldo Jardim.

 

O SR. ARNALDO JARDIM - PPS - Boa-noite. Cumprimento o nobre Deputado Roberto Morais por esta iniciativa importante, que significa um gesto correto do Parlamento de São Paulo no sentido de prestar uma homenagem ao trabalho e ao espírito empreendedor. Cumprimento o Sr. Tarcisio Ângelo Mascarin, Diretor Corporativo da Dedini S/A; a Sra. Juliana Dedini Ometto, Presidente do Conselho Administrativo das Holdings, representando o Presidente das Indústrias Dedini, Sr. Dovílio Ometto; o Sr. Mário Dresselt Dedini, membro do Conselho de Administração das Holdings; a Sra. Adriana Dedini Ricciardi, membro do Conselho Administrativo das Holdings; o Deputado Federal Antonio Carlos Mendes Thame, na pessoa de quem cumprimento as autoridades dos governos municipal e estadual; representantes das indústrias presentes.

Venho aqui numa condição dupla: primeiro como pessoa com o compromisso com o setor sucroalcooleiro, com a responsabilidade que tenho aqui na Assembléia Legislativa de coordenar a Frente pela Energia Limpa e Renovável. Faço isso com entusiasmo porque bem sabemos do potencial fantástico que significa para o nosso país este momento que estamos vivendo em que, finalmente, de forma absoluta, se impõe ao mundo a necessidade de reconhecer o fim da era do petróleo e a necessidade de se avançar em fontes alternativas de energia, destacadamente em fontes renováveis.

Digo isso porque temos o orgulho de termos aqui no nosso Estado, no nosso País de uma forma geral, a matriz energética mais limpa do mundo, as hidrelétricas que hoje ainda são responsáveis por esmagador percentual da energia que vem abastecer toda a estrutura produtiva, residencial, toda a energia que move o nosso país.

Sabemos que nesse setor também a Dedini teve relevantes serviços prestados. Refiro-me à energia de fontes renováveis, o formidável desafio aceito por nós, paulistas e brasileiros, quando buscamos na crise do petróleo de 73 erigir a alternativa do Proálcool.

Depois de um duro aprendizado, isso se consolida no nosso país, no momento em que o álcool se consolida como uma commodity internacional, no momento em que todos os fóruns internacionais preconizam a necessidade de uma presença maior das fontes de energia renovável, no momento que neste ano cravamos dois bilhões de litros de álcool exportados, dentro de uma produção nacional que cresce sistematicamente ano a ano, e agora de uma forma absolutamente consolidada, pela incorporação definitiva do álcool na mistura da gasolina e pela definitiva implantação do carro de combustível flexível, que já ultrapassa, surpreendentemente para todos nós, mais de 50% das vendas feitas no país. Sabemos que resta somente a Toyota como montadora para incorporar de forma definitiva os carros de combustível flexível na sua produção, e ela já anuncia que a partir de 2007 também o fará.

Portanto, um cenário extremamente importante que nos permite sonhar com o uso crescente do álcool, do etanol em escala internacional. E neste momento em que consolidamos isso, em que buscamos novos desafios, como é o próprio desafio da produção do biodiesel, mais uma vez, nós vemos que isso se torna possível, factível, graças ao trabalho dos nossos milhares de trabalhadores anônimos, graças aos engenheiros e tecnólogos que fizeram a história da Dedini, graças aos pioneiros que em 1920 constituíram a Dedini, souberam acompanhar todas as mudanças de paradigmas tecnológicos, a constituição da Codistil, e depois a Codistil volta ao seio da Dedini.

Tive recentemente a oportunidade de, lá em Pirassununga, verificar mais um passo, que é a utilização da hidrólise rápida, que poderá também significar um passo a mais na nossa produtividade.

Parabéns! Fico muito feliz ao ver a história de uma empresa como a Dedini, fruto de imigrantes italianos - e foram tantos que vieram a São Paulo enfrentar o desafio da industrialização - que constituíram não só uma empresa sólida, mas uma empresa que tem também fundamentos corporativos corretos, que busca a sua evolução permanente, que incentiva a meritocracia do ponto de vista da sua gestão interna, que busca um processo crescente de profissionalização.

Sem dúvida, a história da evolução tecnológica e empresarial da Dedini é a própria evolução tecnológica e empresarial do nosso Estado de São Paulo e do nosso país. Isto é o que fundamenta o meu entusiasmo em vir aqui e saber que, nesta semana, a Dedini pode comemorar a assinatura de um contrato que colocará a todos os senhores o desafio de fazer a maior destilaria do mundo, com uma produção de 700 mil litros de álcool/dia. Tenho a certeza de que vocês estarão à altura desse desafio.

Por isso tudo, meu caro Roberto Morais - e é nesta segunda condição que me pronuncio aqui também, como seu amigo e seu correligionário - quero cumprimentá-lo pela paixão que tem pela sua Piracicaba, pelo entusiasmo que tem por essa região que é tão importante do ponto de vista produtivo do nosso Estado. V. Exa. lá busca consolidar o consórcio dos municípios, como instrumento de planejamento regional, V. Exa. tem aqui na Assembléia nos ajudado a compor interesses diversos para aprovarmos a lei da queima e fazermos que o setor pudesse ter um incentivo.

Agora estamos nos dedicando a discutir um projeto de lei de inovação tecnológica paulista, que significa prestigiar as empresas que inovam e que buscam constantemente se aprimorar. Na condição de representante da frente pela energia limpa e renovável, quero saudar a Dedini, e na condição de seu amigo e correligionário, saudar a sua sensibilidade em promover esta sessão solene.

A muitos pode parecer só uma formalidade. Mas enquanto muitos olham um campo e dizem que só há uma terra nua, nós sabemos olhar e dizer que houve antes o gesto de buscar preparar o terreno, jogar a semente, criar as condições para que a terra nua depois possa ser a terra da produção e a terra do progresso.

É assim que vivenciaram aqueles que em 1920 constituíram a Dedini. É isso que vocês têm mantido aceso com o seu trabalho e com o seu talento. E é isso que Roberto Morais e a Assembléia Legislativa hoje insistem em homenagear, saudar, para que sirva como paradigma para outras empresas e para futuras gerações.

Muito obrigado. Parabéns à Dedini. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Muito obrigado ao líder do nosso partido, Arnaldo Jardim, defensor do setor nesta Casa, aqui do Estado de São Paulo, pelas palavras.

Tem a palavra o nobre Deputado Federal Antonio Carlos Mendes Thame.

 

O SR. ANTONIO CARLOS MENDES THAME - Ilustre Deputado estadual Roberto Morais, que teve a lúcida iniciativa de prestar tão justa homenagem aos 85 anos de fundação do Grupo Dedini; Dr. Tarcisio Ângelo Mascarenhas; Juliana Dedini Ometto: Mário Dedini; Adriana Dedini Ricciardi; demais integrantes do corpo diretivo, do corpo administrativo, do corpo técnico e dos funcionários desta verdadeira instituição que honra a nossa cidade, o nosso Estado e o nosso país; Deputado Arnaldo Jardim, dos mais brilhantes e lúcidos Deputados do nosso Parlamento paulista; vereador Aurélio Miguel, que nos dá a satisfação de honrar a Câmara Município de São Paulo; Dra. Isaura Bonatto Mazzutti, representando o nosso prefeito Barjas Negri; Dr. Luigi Mássimo Giavina Bianchi, representando o nosso Secretário, Dr. João Carlos de Souza Meirelles e nosso Governador; Dra. Antonieta Rosalina da Cunha Losso Pedroso, representando a imprensa da nossa cidade; Dr. José Godoy, representando a Associação Comercial de Piracicaba. Industriais, comerciantes, Dra. Marlene Tobaldini, Diretora regional adjunta do Departamento Regional da Fiesp, representando o Dr. Paulo Skaf, Presidente da Federação das Indústrias de São Paulo.

Estimados amigos. Com o fim da Guerra Fria iniciou-se no mundo a guerra comercial. Uma guerra surda e sórdida. Uma guerra que foi definida não como uma guerra entre países, mas como uma guerra entre empresas, com a salvaguarda, com a retaguarda de seus governos. Uma guerra sem tréguas. Uma guerra em que a globalização tem de tudo, menos a globalização da solidariedade. É uma guerra comercial onde se luta milimetricamente para conquistar cada espaço do mercado dos outros países e por ceder o mínimo do mercado dos seus próprios países.

Ganha a guerra quem tem, portanto, fortes empresas; empresas nacionais. Por que empresas nacionais? Porque as empresas nacionais têm o epicentro das suas decisões coincidindo cem por cento com os interesses nacionais. Não recebem ordens de matrizes no exterior.

Por tudo isso, o privilégio que hoje nós compartilhamos, de ver oito décadas e meia de consolidação de uma empresa brasileira, é um privilégio que transcende o âmbito da nossa cidade, do nosso estado. É um orgulho para o nosso país porque está na esteira correta daquilo que nós necessitamos nesta dura guerra dos dias de hoje, para conseguir que o nosso país, nesse concerto das nações, conquiste mercados do mundo inteiro e melhore a condição de vida de nós, outros brasileiros.

Mas o que é uma empresa? Como é que eu defino uma empresa? Qual é a pergunta: o que é uma empresa ou é diferente? Como nasce uma empresa? Como cresce uma empresa? Ela não nasce nem cresce por geração espontânea. No caso do Dedini, é fruto da clarividência de um homem que honrou o seu tempo.

Mário Dedini fez mais do que honrar o seu tempo. Foi um homem que viveu décadas à frente do seu tempo. E recebeu da providência divina o grande beneplácito de ter quem pudesse conduzir o seu legado, esse extraordinário legado da sua empresa, que foram Dovílio, hoje Tarcisio, Juliana, Juliano, Marinho, Malo e todos os demais diretores, conduzindo-a como empresa capaz não só de gerar empregos e renda para tanta gente, mas de consolidar, aperfeiçoar e desenvolver uma tecnologia que hoje está fornecendo para o mundo uma saída alternativa ao fim da era carbonária do petróleo. A tecnologia da produção dos biocombustíveis, como já fez durante décadas, no centenário que se encerrou há cinco anos, produzindo açúcar, que é energia humana de melhor rendimento.

Por tudo isso temos hoje muito que comemorar; muito que comemorar pelo que deixa para o país e pelo que, temos certeza, essa empresa vai continuar significando para a nossa região, para o nosso estado e para a nação.

Temos a certeza de que esse é o caminho que todos nós queremos, o caminho da perseverança, do trabalho, do trabalho que enfrenta momentos difíceis, mas persevera, acreditando que nós somos capazes de transformar este imenso país, onde tivemos o privilégio de nascer, numa verdadeira nação. Rica não apenas nas estatísticas, mas acima de tudo mais rica na qualidade de vida do nosso povo e da nossa gente.

Meus cumprimentos a todos os integrantes do grupo Dedini. Meus parabéns. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Muito obrigado ao Deputado federal Mendes Thame. Também fazem parte da nossa Mesa a Dra. Antonieta Rosalina da Cunha Losso Pedroso, diretora do Jornal de Piracicaba, e Vinícius Savoy, da Gazeta de Piracicaba.

Assistiremos agora a um vídeo sobre os 85 anos da Dedini S.A.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Esta Presidência concede a palavra ao Sr. Mário Dresselt Dedini.

 

O SR. MÁRIO DRESSELT DEDINI - Exmos. Senhores Deputados e Deputadas, demais autoridades, minhas senhoras e meus senhores. A notícia de que a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo iria homenagear os 85 anos da Dedini trouxe muita alegria aos nossos acionistas, diretores e colaboradores. Como os senhores podem imaginar, esse marco, oitenta e cinco anos de existência, nos enche de orgulho e satisfação.

Poder falar um pouco, para um público tão seleto como o Poder Legislativo do Estado de São Paulo, da trajetória que nos fez chegar a esse marco é uma honra que ficamos contentes por merecer.

Essa trajetória iniciou-se em 1917, quando um jovem italiano, Mario Dedini, então com 23 anos, resolveu deixar a sua terra natal, Lendinara, na Itália, para tentar a vida no Novo Mundo. Queria "fazer a América", como se diz até hoje. Fugindo dos momentos difíceis que seu país atravessava, ele se arriscou a ir para um país estranho, provavelmente com muito pouca informação deste distante lugar.

Estabelecido em Piracicaba em 1920, ele juntamente com seu irmão Armando Césare dão início às Oficinas Dedini, que em pouco tempo cresceram e se transformaram em uma fábrica de peças para o processamento de cana-de-açúcar. Encantado com a hospitalidade da cidade e do país que o recebeu, aqui ele criou raízes, criou família, ganhou dinheiro e ampliou os seus negócios.

Deixou um legado de exemplos, nos quais determinação férrea, o trabalho duro, o forte laço de amizade que estabelecia com seus colaboradores sempre estavam presentes. Assim, foi capaz de alavancar o crescimento de sua empresa, de suplantar todos os obstáculos, de atravessar todas as crises econômicas e políticas que o Brasil viveu e permanecer ativo.

Permanecer durante esses 85 anos, desde a revolução da indústria brasileira, e muito distante do início da nossa produção siderúrgica, da nossa produção de cimento, das nossas primeiras hidrelétricas, da nossa produção de petróleo, significa: adaptar, mudar, evoluir. E foi isso que as empresas Dedini, hoje reunidas sob a sigla Dedini S/A Indústrias de Base fizeram durante todos esses anos. Inicialmente sob o comando de seu fundador e em seguida, até os dias de hoje, pelo discernimento e perspicácia do nosso presidente Dovílio Ometto.

De 1928, quando a Dedini fabricou sua primeira moenda, até hoje, quando ela finaliza a fabricação do maior e mais moderno conjunto de moendas do mundo, no valor de 13 milhões de dólares, podendo moer até 27.000 toneladas de cana por dia, encomendado pela empresa americana US Sugar com os mais avançados conceitos de projeto aplicação de materiais e controle, com certeza foram muitas adaptações, muitas mudanças e muita evolução.

Até hoje, nossa empresa já fabricou 2.345 conjuntos de moendas. Nossas primeiras moendas eram operadas somente através de comandos mecânicos, ao passo que as atuais, pelo porte requerido pela economia de escala e precisão exigida para obtenção de alta produtividade, são operadas com o auxílio de diversos equipamentos e sistemas eletro-eletrônicos Evoluímos efetivamente nesses 85 anos, da indústria mecânica para a indústria mecatrônica, não só nos produtos que entregamos como também nos instrumentos eletrônicos que usamos para fazê-los, desde o desenho do projeto a sua fabricação e sua instalação

Junto com esse expressivo número de moendas que já fabricamos, um outro número nos enche igualmente de orgulho. Não é exagero afirmar que o Programa do Álcool está entre as realizações brasileiras das quais todos nós orgulhamos, e que é internacionalmente considerado como um programa vitorioso. Nós da Dedini sentimos um orgulho ainda maior, porque podemos também dizer que somos responsáveis por mais de 700 destilarias instaladas no país e 17 no exterior, que hoje respondem por 80% da produção nacional de álcool e mais de 30% da produção mundial.

A existência de destilarias de álcool modernas, avançadas e competitivas internacionalmente, tanto na sua construção como na sua operação, foi um dos fatores essenciais na redução da vulnerabilidade em combustíveis fósseis da matriz energética brasileira.

A esse respeito, informo com satisfação aos senhores que neste momento estamos iniciando a construção do maior destilador de álcool do Brasil, que será capaz de produzir 700 mil litros de álcool por dia quando instalado na Usina Caeté, em Minas Gerais. A Dedini pretende concluir essa fabricação até 30 de janeiro de 2006, e estima que entre 2006 e 2010, pelo menos outras 43 usinas deverão ser construídas.

Continuando com seu esforço de se adaptar, mudar e evoluir para permanecer competitiva, a Dedini está engajada em um novo programa de enorme dimensão estratégica, equivalente ao Programa do Álcool, para ajudar na sustentação energética do nosso desenvolvimento A Dedini está inteiramente comprometida com o novo Programa Nacional de Biodiesel, tendo entregado uma Carta de Compromisso ao Presidente Lula em janeiro do ano passado, quando o Presidente inaugurou a Fundição da Dedini em Piracicaba.

Em parceria com a empresa italiana Ballestra S.p.A., a Dedini lança com exclusividade a tecnologia para implantação de usinas com capacidade para a produção de 10, 20, 40, 60, 80, ou 100 mil toneladas de biodiesel por ano. O Processo de Produção Contínua pela Rota Etílica da Dedini é a solução de menor custo, menor consumo de energia e utilidades, e é a que melhor atende as grandes dimensões do Programa Nacional de Biodiesel, gerando empregos, inclusão social e total respeito ao meio ambiente.

Sendo o diesel o derivado de petróleo de maior consumo no país, que em 2003 atingiu 36 bilhões de litros e representou na parte importada um dispêndio em divisas de cerca de US$ 800 milhões de dólares, esse programa nacional, que pretende inicialmente misturá-lo ao diesel convencional na proporção de 2%, até atingir em 2020 a proporção de 20% da mistura, tem o mesmo significado que teve o programa do etanol, e nos levará como naquele programa à condição de líder mundial.

A Dedini sempre demonstrou sua confiança no agronegócio, estando uma vez mais presente para disponibilizar ao setor uma tecnologia moderna economicamente e socialmente viável, atendendo as demandas do Brasil. Assim, mantendo a sua tradição de pioneirismo, é da Dedini S/A Indústrias de Base a venda da primeira planta de biodiesel do Brasil.

O Grupo Agropalma, maior produtor brasileiro de óleo de palma, finalizou uma concorrência incluindo empresas internacionais e, ao final, contratando a Dedini S/A Indústrias de Base para fornecer a primeira usina brasileira de biodiesel a partir de ácidos graxos, que são os resíduos do refino de óleo de palma (ou óleo de dendê).

A usina industrial terá capacidade de produção de oito milhões de litros de biodiesel por ano, e será instalada em Belém do Para, próxima à refinaria do grupo. O Palmdiesel, como foi batizado, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, deverá estar em produção até o final deste ano, e será utilizado para substituir 100% do diesel convencional que a Agropalma utiliza em seus tratores e demais veículos utilizados no cultivo da palma, sendo uma outra parte comercializada na região.

Esta iniciativa vem de encontro ao Programa Nacional de Biodiesel, que se encontra em fase de decisão final pelo Governo Federal. O biodiesel, além de ser social, ambiental e economicamente viável, permitirá ao seu produtor reduzir as emissões de CO2, possibilitando a comercialização de créditos de carbono.

Além dessas áreas, a Dedini S/A Indústrias de Base, ou a "Fábrica de Fazer Fábricas", como a ela se referiu o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, por ocasião da inauguração de nossa moderna Fundição, possui também um portfólio de realizações em diversas outras áreas, como: siderurgia, papel e celulose, química e petroquímica, cimento e mineração, cervejarias e saneamento.

Essa nossa trajetória não teria sido possível se não tivéssemos tido a felicidade de contar com uma equipe criativa de colaboradores, de todos os níveis. Foi graças a eles que geramos 13 invenções que resultaram em 12 patentes já concedidas, e mais 10 pedidos de patentes depositadas em andamento no Brasil e em vários países do exterior. Foi com essa equipe preparada e competente que colocamos nos últimos anos no mercado, por exemplo, o processo de hidrólise para a produção do álcool a partir do bagaço - o DHR - Dedini Hidrólise Rápida; o processo de produção de açúcar refinado direto obtido diretamente do caldo da cana com uma única cristalização - o DRD - Dedini Refinado Direto; e o processo e equipamentos para a produção de álcool anidro com mínimo consumo de vapor - o LSC - Low Steam Consumption.

Por esse nosso passado que nos enche de orgulho, e por esse nosso futuro que nos enche de entusiasmo, em nome dos nossos 3.200 colaboradores diretores e acionistas da Dedini, eu agradeço esta enorme honra, de poder contar a tão ilustres ouvintes um pouco da nossa história.

Obrigado, Roberto de Morais, Deputados, Deputadas, senhores, senhoras, amigos e amigas, nosso muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - ROBERTO MORAIS - PPS - Falou em nome do grupo o Sr. Mário Dresselt Dedini. Destacamos também a presença da Sra. Carmem Roeti, que representa o Presidente da Cooperçucar Ermelino Roeti nesta solenidade da Assembléia Legislativa.

Neste momento queremos, em nome deste Parlamento, prestar uma homenagem à nossa Dedini por intermédio de sua diretora Juliana Dedini Ometto.

 

A SRA. JULIANA DEDINI OMETTO - Não se preocupem, não vou fazer outro discurso. Quero apenas representar meu pai, Dovílio Ometto, e quero agradecer às autoridades, amigos, fornecedores e colaboradores aqui presentes pela homenagem recebida no aniversário de 85 anos de uma empresa que pretende se perpetuar, atuando de forma responsável e exercendo a sua cidadania de maneira ampla e crescente. (Palmas.)

Oitenta e cinco anos: uma longa vida, bem vivida e cheia de vitórias. A arte faz parte desta vida. Como dizia Oscar Wilde: “O segredo da vida está na arte.” A arte nos faz refletir, pensar, sentir e ir fundo em nossas almas. As ocasiões especiais sempre se relacionam e se completam com a arte, e hoje é uma ocasião muito especial: comemorar os 85 anos participando ativamente do crescimento nacional faz com que todos que representam a Dedini tenham orgulho, principalmente pela oportunidade e homenagem que tivemos nesta Casa.

Completando a nossa alegria, queremos homenagear a todos os presentes com uma apresentação artística. Escolhemos uma apresentação que une força e sutileza, mostrando a dança como parte da cultura de um país de várias origens. Apresentamos agora a Companhia de Dança do Studio 415, Ballet de Piracicaba, para homenagear os 85 aniversários da Dedini.

 

 * * *

 

-         É feita apresentação de dança flamenca.

 

 * * *

 

O Sr. Presidente - Roberto Morais - PPS - Os nossos cumprimentos à Débora, à Bianca, à Paula e ao Giovany, do Studio 415, Ballet de Piracicaba.

Exmo. Tarcisio Ângelo Mascarin; Juliana Dedini Ometto; Mário Dresselt Dedini; Adriana Dedini Ricciardi; Deputados Mendes Thame, Arnaldo Jardim; Vereador Aurélio Miguel; Dona Isaura Bonatto Mazzutti; Sr. Luigi Bianchi; Marlene Tobaldini; José Antonio Godoy; Antonieta Rosalina da Cunha Losso Pedroso; Vinícius Savoy, boa-noite.

São 85 anos de uma história que se confunde com a vida de uma cidade. Não se fala de Piracicaba sem que se lembre do nosso rio, do nosso XV de novembro, da Esalq e da Dedini - um de nossos principais símbolos e motivo de grande orgulho aos piracicabanos.

Quando no ano de 1920, Mário Dedini e seu irmão Armando iniciaram de forma pioneira e corajosa as "Oficinas Dedini", produzindo peças de aço, talvez não soubessem que davam partida a um processo de industrialização que viria transformar nossa cidade em um dos principais pólos de desenvolvimento tecnológico e industrial de todo o País.

Nas décadas que se seguiram, assistimos a um vertiginoso crescimento e a sua transformação em um dos maiores grupos industriais do Brasil. Ao longo destes anos o grupo investiu em tecnologia, desenvolveu equipamentos e se tomou líder de mercado em diversos setores industriais.

O pioneirismo, a dedicação e a competência de seus trabalhadores e dirigentes permitiram ao Grupo Dedini se inserir de forma marcante em setores como açúcar e álcool, alimentação, biodiesel, papel e celulose, energia, fertilizantes, química, tratamento de efluentes, enfim uma enorme gama de setores que dão a esta empresa a amplitude e o dinamismo exigidos nos dias de hoje.

No segmento de açúcar e álcool é líder mundial no fornecimento de plantas completas, tendo desempenhado um papel de extrema importância no desenvolvimento de alternativas energéticas para o país.

Com mais de 700 destilarias instaladas pela Dedini no país e 17 no exterior, essas empresas respondem hoje por 80% da produção nacional de álcool e mais de 30% da produção mundial.

Poderoso gerador de empregos, o Grupo Dedini emprega hoje mais de 3.300 funcionários de forma direta, cerca de 9.000 empregos gerados de forma indireta e um parque industrial composto de 10 fábricas em quatro grandes centros: Piracicaba, Sertãozinho, Recife e Maceió.

O grupo conquistou um espetacular crescimento nestes três últimos anos, passando de um volume de vendas de R$ 250 milhões para 750 milhões, conquistando novos mercados e consolidando sua participação nos mercados onde atua, incluindo uma forte presença no exterior, registrada em 31 países.

Nas inestimáveis ações de responsabilidade social - outra indelével marca do grupo ao longo de sua existência - é responsável por inúmeras e efetivas obras junto à comunidade e entidades assistenciais, em Piracicaba e nos demais municípios onde suas plantas industriais estão localizadas. Dentre as ações sociais devemos ressaltar a construção de um Posto de Saúde no Núcleo Habitacional Mário Dedini - exemplo emblemático do compromisso com a cidade de Piracicaba - além da ajuda sistemática a entidades como a Santa Casa, APAE, APASPI. Centro de Reabilitação, Pastoral da Caridade, entre tantas outras.

Hoje aqui nos reunimos para comemorar 85 anos da Dedini, cuja história, atrelada às lutas e conquistas de todo um povo, servem de modelo às gerações futuras, pela perseverança e pelos compromissos com o progresso e o desenvolvimento.

Por reconhecimento, por merecimento e principalmente por gratidão, o Parlamento do Estado de São Paulo presta na noite de hoje esta merecida homenagem a uma empresa que é símbolo do dinamismo, do orgulho e da determinação do povo paulista e, acima de tudo, um exemplo para o Brasil.

Parabéns ao corpo de diretores e aos funcionários do nosso grupo, da nossa querida e tradicional Dedini, de Piracicaba, pelos seus 85 anos de vida e de glória! (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece a presença de todos que puderam se locomover de Piracicaba e de outros municípios para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo nesta noite de sexta-feira, para que a homenagem deste parlamento pudesse ser prestada.

Agradecemos a colaboração de todo o grupo na elaboração desta sessão solene, bem como aos nossos assessores, ao Cerimonial da Assembléia Legislativa e aos demais funcionários desta Casa.

Convidamos todos para participar de um coquetel no Hall Monumental da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

Que Deus proteja a todos! Parabéns à nossa querida Dedini! Boa noite! Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 31 minutos.

 

* * *