http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

10 DE AGOSTO DE 2012

044ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO  “35º ANIVERSÁRIO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS"

 

Presidente: MILTON VIEIRA

 

RESUMO

001 - MILTON VIEIRA

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Milton Vieira, na direção dos trabalhos, para "Comemorar o 35º aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus". Convida o público para, de pé, ouvir o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta solenidade seria transmitida, em data oportuna, pela TV Assembleia.

 

002 - SEBASTIÃO SANTOS

Deputado Estadual, saúda as autoridades e demais presentes. Lembra que sua relação com a Igreja Universal tem mais de 25 anos. Enaltece o trabalho social e religioso da instituição. Agradece ao Bispo Edir Macedo e sua esposa.

 

003 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia apresentação musical da cantora Soraia Moraes. Exibe vídeo institucional e fotos da Igreja Universal do Reino de Deus.

 

004 - MANOEL FRANCISCO

Bispo, descreve sua relação de mais de 35 anos com a Igreja Universal. Relata o trabalho de assistência que a instituição faz junto a pessoas sem esperança de vida. Agradece a todos os presentes.

 

005 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia apresentação musical da banda Gerd.

 

006 - ATÍLIO FRANCISCO

Vereador à Câmara Municipal de São Paulo, faz oração. Relata mudanças em sua vida quando entrou em contato com a Igreja Universal, em 1982. Destaca o papel do Bispo Edir Macedo na fundação da instituição. Comenta o papel da Igreja Universal na ajuda a pessoas necessitadas. Agradece a todos.

 

007 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia apresentação musical da banda Gerd.

 

008 - ROSMARY CORREA

Delegada, representando o Governador Geraldo Alckmin. Cumprimenta as autoridades e demais presentes. Traz mensagem do Governador pela solenidade. Relata o trabalho de ação social da instituição em unidades da antiga Febem. Parabeniza a Igreja pelos 35 anos.

 

009 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia apresentação musical da cantora Soraia Moraes. Presta homenagem à Igreja Universal do Reino de Deus, na pessoa do Bispo Sidnei Costa.

 

010 - SIDNEI COSTA

Bispo, agradece a homenagem recebida. Relata o início de sua relação com a Igreja Universal há 30 anos. Destaca sua gratidão à instituição em função das mudanças que ocorreram em sua vida. Faz oração.

 

011 - Presidente MILTON VIEIRA

Anuncia a apresentação musical da banda Gerd e do músico Obreiro Wagner Itiuba. Agradece à sua família e à Igreja Universal pelas transformações ocorridas em sua vida. Reflete acerca de sua carreira política nesta Casa a serviço de Deus. Destaca o trabalho de evangelização da Igreja Universal na sociedade. Cita parábola e agradece a todos os presentes. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Milton Vieira.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE – MILTON VIEIRA – PSD - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Esta Presidência passa a nomear as autoridades presentes.

Ao meu lado a Dra. Rosmary Corrêa, que neste ato representa o Governador Geraldo Alckmin; bispo Sidney Costa, diretor da IURD, representando a Igreja Universal; Deputado Estadual Sebastião Santos, meu companheiro aqui, também pastor da Igreja Universal; ao meu lado direito temos o bispo Manoel Francisco, temos a honra de recebê-lo, Presidente da Record News, também representando a Igreja Universal; a Sra. Fátima, esposa do bispo Manoel Francisco, minha esposa Rosângela; pastor Demerval Silva, Presidente da Igreja Universal; Vereador Atílio Francisco, da Câmara Municipal de São Paulo; pastor Altino Moreira dos Santos, vereador do município de Mauá; pastor Rodrigues Silva, representante da administração da Igreja Universal do Reino de Deus; Sra. Silvana, esposa do bispo Sidney Costa; Sra. Maria Aparecida, esposa do pastor Demerval; Sra. Anita dos Santos Takaiyasu, representando o Deputado Fernando Capez; Sr. Rogério Ubaldino Teixeira e Sra. Roseane Campos, representando o vereador da Câmara Municipal de Santos, Roberto Oliveira Teixeira; Dr. Cristiano Lanfredi, representando o Delegado Geral de Polícia, Dr. Marcos Carneiro Lima; Sr. Udine Verardi, representando o Deputado Antonio Salim Curiati; Capitão da PM Antonio Carlos Luz Magalhães, representando o Coronel da PM José Luis Martins Navarro, Chefe da Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa; Sr. Renato de Andrade, representando o secretário Estadual de Turismo, Deputado Federal Márcio França. Daqui a pouco nós nomearemos outras autoridades que estão chegando; algumas que não citamos, é um prazer tê-los aqui.

Senhoras e Senhores, está sessão solene foi convocada pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Barros Munhoz, atendendo a nossa solicitação, com a finalidade de comemorar e homenagear o 35º Aniversário da Igreja Universal do Reino de Deus. Este Presidente convida a todos para que, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Subtenente Rogério Carvalho.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Esta Presidência agradece a Banda da Polícia Militar. Que Deus os abençoe. Muito obrigado.

Dando sequência, esta Presidência concede a palavra ao Deputado Sebastião Santos.

Antes que o Deputado Sebastião Santos fale, nós comunicamos aos presentes que esta sessão solene está sendo transmitida ao vivo pela TV Web, e também será transmitida pela TV Assembleia no próximo domingo, 12 de agosto, às 21 horas, NET canal 13, TVA canal 66, TVA Digital canal 185, e TV Digital Aberta canal 61.2.

Com a palavra o Deputado Sebastião Santos.

 

O SR. SEBASTIÃO SANTOS - PRB - Quero saudar nesta oportunidade o Presidente, Deputado Milton Vieira; quero saudar também nesta oportunidade a Dra. Rosmary Corrêa, que representa neste ato o Governador do Estado de São Paulo, Exmo. Governador Geraldo Alckmin; Saudar o bispo Sidney Costa; saudar o bispo Manoel Francisco; saudar as senhoras e os senhores; todos os pastores e bispos da Igreja Universal Reino de Deus que se fazem presentes nesta oportunidade. Diretores de rádios, diretores de TV.

Falar da Igreja Universal pra mim é muito fácil, me lembro que há 26 anos, V. Exa., passei a conhecer a entidade através da TV. Naquela época, TV Bandeirantes, num programa “Retrato de Família”, que era apresentado pela manhã. Lembro-me que desenganado pela medicina numa cama há um ano e meio, tive oportunidade de conhecer a Igreja Universal do Reino de Deus e o trabalho que a mesma realiza em prol das pessoas, em prol das famílias, em prol das pessoas que são ressocializadas nos presídios, nos hospitais, nos asilos, nas ruas. E naquela oportunidade, conheci um Deus que o pastor que apresentava no programa me fez uma solicitação, e a frase muito pequena dizia: você que acredita em Deus, você que crê em Deus, mas que está morrendo numa cama, curva a sua cabeça, feche os seus olhos, porque eu vou orar e o meu Deus vai lhe curar. E graças à fé, a essa frase, hoje somos o milagre realizado pelo Nosso Senhor Jesus Cristo. E que nos deu a oportunidade de chegar a esta tribuna, hoje, como Deputado Estadual eleito pelo Estado de São Paulo e com os votos da Igreja do Reino de Deus. A Igreja Universal do Reino de Deus, todos os seus membros, todos os seus obreiros, evangelistas e seus jovens, nos colocaram aqui.

Dizer que hoje a Igreja se expande em mais de 220 países. Dizer que hoje comporta mais de mil templos no Estado de São Paulo. Dizer que a Igreja Universal do Reino de Deus hoje representa a mão amiga para buscar o aflito necessitado. V. Exa., esta homenagem vem mostrar a gratidão de V.Exa. e desta Casa, porque o trabalho que é realizado na ressocialização das pessoas do nosso País e do mundo inteiro não há o que pague, não há momento algum em que possamos deixar de dizer parabéns a todos os componentes da Igreja Universal do Reino de Deus. E é claro, nós queremos dizer aqui também obrigado ao bispo Edir Macedo e a D. Edna Macedo, que, pela sua fé, pela sua determinação, pelo seu sacrifício de vida, nos traz hoje a comemorar 35 anos da Igreja Universal do Reino de Deus.

Parabéns e muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD – Assistiremos agora a apresentação musical da cantora Soraia Moraes, com a música “Quão Grande é o Meu Deus”.

 

A SRA. SORAIA MORAES - Boa noite a todos, é um prazer estar aqui nesta comemoração, de uma Igreja que tem feito a diferença no Brasil e no mundo, e nós podemos dizer que com esse testemunho tão maravilhoso, e eu sei que muitos outros, nós também ouvimos e conhecemos Quão Grande é o Nosso Deus. Amém.

Então, vamos adorar ao Senhor Jesus nesta noite por mais um ano de vida da Igreja Universal do Reino de Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Obrigado, Soraia. Obrigado pelo lindo louvor ao nosso Jesus, ao Nosso Senhor. Daqui a pouco a Soraia vai cantar de novo.

Mas vamos assistir a um vídeo que fala um pouquinho da Igreja Universal do Reino de Deus.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Muito bacana, pessoal. Um pouco da história da Igreja Universal, que seria muito mais, se fossemos passar aqui não seria possível.

Quero cumprimentar o pastor Marcos Antonio, que é responsável pelos obreiros da Igreja Universal da João Dias, em nome do qual eu cumprimento todos os pastores aqui presentes, estou vendo aqui vários pastores companheiros aqui, pastor Israel, pastor Elias, pastor Wilson, enfim, não vou nomear todos aqui porque eu estou vendo aqui hoje, mas é uma satisfação tê-los aqui.

Quero conceder a palavra, agora, ao bispo Manoel Francisco, que é um dos fundadores da Igreja Universal do Reino de Deus.

 

O SR. MANOEL FRANCISCO - Boa noite a todos. É um prazer estar aqui. Falar um pouquinho, brevemente, sobre os 35 Anos da Igreja Universal do Reino de Deus. Eu que tenho acompanhado desde o início, eu estou na Igreja há 36 anos, antes da igreja começar como Igreja Universal do Reino de Deus, tenho visto esta maravilha que Deus tem feito através do ser humano. Porque a Igreja Universal é simplesmente a continuação daquilo que o Senhor Jesus começou. A obra do Senhor Jesus é a demonstração que Deus acreditava e ainda acredita no ser humano. E existem muitas coisas boas no ser humano, que muitas vezes permanecem ocultas por coisas horríveis, terríveis, que acontecem, por caminhos que as pessoas seguem onde levam as pessoas a pensarem que a humanidade está perdida.

Mas Deus acredita no ser humano, e ao enviar o Senhor Jesus ele fez essa parte fundamental e principal, o ser humano renascer. E a Igreja Universal, nada mais e nada menos, faz isso, dá oportunidade às pessoas que muitas vezes trilharam caminhos terríveis, tiveram experiências terríveis na vida, e renascerem. E são milhões de pessoas, não só no Brasil, mas em muitos países que hoje são testemunhas disso, que vivem isso. São novas criaturas com novas perspectivas, com uma visão diferente da vida, ao ponto dela deixar de pensar somente em si e passar a pensar em outras pessoas, e é por isso que a Igreja Universal cresce, porque são pessoas que estão pensando em outras pessoas. Porque quando alguns vão visitar pessoas nos presídios, vão visitar pessoas em instituições onde há pessoas carentes, onde há idosos, ou crianças abandonadas ou até mesmo nas ruas, nas praças, é porque elas estão pensando em outras pessoas e querem dar aquilo que elas receberam. E com isso vai crescendo, eu tenho certeza que vai crescer muito mais.

Eu, graças a Deus, tive a oportunidade de visitar muitos países, e quero deixar aqui bem evidenciado que no Brasil existe uma coisa muito diferente. Em muitos países onde às vezes há prosperidade, onde há condições, não existe o que há no nosso país, que é uma fome, uma sede muito grande de encontrar Deus, de buscar a Deus. Vocês podem ter certeza que o nosso país é um país privilegiado, porque há essa fome, há essa sede, e quando a palavra de Deus, que é a boa semente, cai na terra nós vamos nesse movimento grande que há no nosso país. Eu tenho certeza que a igreja vai crescer mais. E quando eu digo igreja, eu digo pessoas irão se converter, irão encontrar a verdade, vão ser salvas e esse é o nosso objetivo.

Eu agradeço pela oportunidade de estar aqui falando um pouquinho sobre esse trabalho que tem ajudado tantas pessoas. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Bispo, muito obrigado pelas palavras.

Antes, porém, quero agradecer a presença da Dra. Ana Lee, advogada da Igreja Universal; agradecer a presença do Sr. Edson Mendes, representando o bispo Delmar, da Record Internacional; Sra. Maria Rosa, representando a D. Creice, Presidente da ABADS; Cumprimentar os delegados aqui presentes, Dr. Luiz Carlos do Carmo, delegado de polícia do Estado de São Paulo; Dr. Sucupira, eu estou vendo-o ali, delegado de policia também de São Paulo; Dr. Vitor Martinez; Dr. Renato e tantas outras autoridades aqui presentes; Sr. João Gomes, representando o Deputado Dimas Ramalho, conselheiro do Tribunal de Contas.

Nós vamos agora assistir à apresentação da Banda Gerd, com a música “Poder Supremo”.

 

O SR. ORADOR - Boa noite, povo de Deus! É uma alegria estar aqui, eu estava pensando ali o que dizer, o que falar para a Igreja Universal. A Igreja Universal é a resposta de Deus para o mundo que sofre. E nós, brasileiros, temos uma dívida com a Igreja Universal por tudo aquilo que ela representa, e por tudo aquilo que ela faz pelo nosso país. Que Deus continue abençoando abundantemente a Igreja Universal.

Nós vamos cantar uma canção.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Obrigado, Banda Gerd, daqui a pouco eles vão cantar de novo, uma música muito especial que marca na vida de todos nós.

Quero agradecer a presença do Sr. José Roberto, representando o Deputado Gilmaci Santos, que é também pastor da Igreja Universal, nosso companheiro aqui nesta Casa, deputado estadual, e que tinha um compromisso em Santos e não pode estar aqui junto com o deputado; bispo Antonio Bulhões, que eles também estão em missão do trabalho e não poderiam estar aqui; cumprimentar a Dra. Eunice, Dr. Edson Saito, nos quais cumprimentamos todos os médicos, profissionais liberais que estão aqui; Cumprimentar o inspetor Queiroz, que nesse ato representa a Secretaria de Segurança de Segurança Urbana Municipal, a Guarda Municipal; também o Sr. Tarcísio Dias da Silva, gerente regional do Banco Bradesco aqui prestigiando o evento neste momento.

Quero convidar o bispo Atílio, vereador Atílio Francisco, para fazer uso da palavra.

 

O SR. ATÍLIO FRANCISCO - Boa noite a todos. Eu quero, V. Exa., com a vossa permissão, dispensar o protocolo e cumprimentar as pessoas. Queria fazer um pedido todo especial a todos os presentes, que se colocassem de pé, por favor. E dessem uma salva de palmas bem forte, mas bem forte mesmo para Jesus. (Palmas.)

Amém. Podem sentar-se. Porque ele é idealizador, inspirou o bispo Macedo a dar início a essa grande transformação espiritual no Brasil e no mundo a partir de 1977. Por isso eu pedi essa saudação, V. Exa., porque foi ele, o Senhor Jesus, que nos permitiu estar aqui hoje fazendo esta homenagem honrosa à Igreja Universal do Reino de Deus.

Eu não quero falar como vereador, mas como cidadão, como pessoa, porque a Igreja Universal realmente foi um marco na história da minha vida. Eu era uma pessoa antes e me tornei uma pessoa totalmente diferente após o dia que eu tive o privilégio de colocar os meus pés na Igreja Universal do Reino de Deus. Na época já existiam muitas denominações, mas foi preciso essa forma diferenciada, essa forma de proclamar vida pregando o Evangelho, pregando a palavra de Deus é que me fez reviver. Quando cheguei à Igreja Universal do Reino de Deus, em 1982, final de 1982, quando eu olhei e vi no púlpito um garoto, bispo Manoel, bispo Sidney, V. Exa., um garoto atrás do púlpito pregando a palavra de Deus, eu disse comigo mesmo: o que esse rapaz está fazendo aqui? Com toda oferta de vida, de diversão que existe aí fora no mundo e um garoto preocupado em pregar a palavra de Deus! Preocupado em ajudar as pessoas! Preocupado em levar vida ao caído, ao necessitado, ao aflito, ao desesperado! Aquilo mudou a minha visão com relação ao conceito da igreja evangélica. E me fez, então, renascer para uma vida diferente.

Então o que eu posso falar de uma instituição tão maravilhosa, tão grandiosa, que é a Igreja Universal do Reino de Deus? Todas as homenagens que nós pudermos fazer pra ela serão importantes, mas o mais importante de todas as homenagens que nós, membros da Igreja Universal, pastores, bispos da Igreja Universal, obreiros da Igreja Universal, a maior homenagem é quando vemos uma pessoa livre; uma pessoa curada; uma pessoa transformada; uma pessoa que chegou à porta da igreja destruída e com a vida reconstruída. Essa é a maior homenagem pra nós, não é, bispo Manoel? Não é, bispo Sidney? Não é, pastor Milton, pastor Sebastião, pastor Marco Antonio, pastor Altino? Esse é o nosso prazer. E esse é o prazer desta instituição chamada Igreja Universal do Reino de Deus. O que nós podemos dizer, o Brasil é um país privilegiado, porque aqui nasceu a instituição evangélica propulsora da palavra de Deus que mudou a história do evangelho no Brasil e no mundo.

Parabéns, Presidente, por esta iniciativa. Parabéns, bispo Edir Macedo, por tudo que o Sr. tem feito. Obrigado, Jesus, por tudo. E parabéns a você, que tem a oportunidade de estar aqui hoje e participar desta cerimônia. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Pessoal, só para dizer pra vocês, durante uma sessão solene nós vamos mudando, eles nos passam um roteiro, mas nós vamos driblando, eu sou de quebrar o protocolo.

Nós vamos ouvir a Banda Gerd novamente, depois nós vamos ouvir a palavra da Dra. Rosmary Corrêa, que está aqui representando o governo do Estado.

Antes, porém, vamos ouvir a Banda Gerd com a música “In Memorian”. Você, que é Universal, você que não é, eu tenho certeza que essa canção vai tocar em você, porque ela fala lá de trás, do tempo de Paulo, de João, do verdadeiro cristão. E queria que você, que sabe cantar, junte-se a essa música, fica à vontade pessoal.

 

O SR. ORADOR - Posso pedir para o pessoal se colocar em pé? Esse é que nem o Hino Nacional, ele vai contar a história, exatamente como o deputado falou.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Obrigado, Banda Gerd.

Vamos ouvir agora as palavras da minha colega, deputada, secretária, e que está representando o Governador, Dra. Rosmary Corrêa.

 

A SRA. ROSMARY CORRÊA - Boa noite a todos. Eu comprimento neste momento o meu amigo Deputado Milton Vieira, que preside hoje esta sessão solene; também meu amigo Deputado Sebastião Santos. São pessoas pelas quais eu tenho um carinho muito grande. Cumprimento o bispo Sidney Costa; bispo Manoel Francisco; quero cumprimentar na pessoa da Rosângela, todas as senhoras aqui presentes; na pessoa do Dr. Sucupira, eu peço licença para cumprimentar todos os meus amigos delegados e policiais aqui presentes; e cumprimentar a cada um de vocês.

Neste momento eu trago o abraço do governador Geraldo Alckmin, que não pode realmente estar aqui presente. Quando alguém vem representar uma autoridade é sempre a mesma fala, não pode vir então eu estou representando, mas eu queria dizer a vocês que o governador gostaria muito de estar presente com vocês aqui hoje, mas infelizmente hoje ele fez toda região de Barretos, Guairá e realmente não pode comparecer. Por isso ele me disse: Rosy, eu gostaria que você fosse, porque gostaria que você me representasse lá junto a todos os representantes da Igreja Universal do Reino de Deus, das pessoas ali presentes, e levasse o meu abraço carinhoso e dissesse a todos o carinho e o respeito que eu tenho pelo trabalho que todos realizam.

Eu não poderia deixar de dar, de falar aquilo que eu tenho no meu coração com respeito ao trabalho de vocês. Durante um tempo da minha vida eu fui secretária da então Secretaria da Promoção Social e depois Secretaria do Menor, e essa Secretaria tinha subordinada a ela a antiga FEBEM. Quando eu assumi essa Secretaria, eu recebi a visita de alguns pastores que me pediram autorização para fazer um trabalho dentro da FEBEM. E eu disse a eles: mas como autorização? É normal que se faça um trabalho. Não, nós estamos proibidos de entrar na FEBEM, então a partir de agora nós já vamos começar a fazer essa diferença. Montamos ali uma congregação cristã e os pastores e as respectivas famílias começaram a frequentar a nossa Fundação. E isso foi logo após aquela grande rebelião que aconteceu, acho que ficou marcada na cabeça de todas as pessoas.

A mudança, a transformação que eu vi naqueles adolescentes infratores é uma coisa que eu nunca vou me esquecer. Houve, com a ajuda dos pastores e seus familiares, a recuperação de um espaço, uma capela que havia sido destruída durante a rebelião, e em seguida foi marcado um culto ali dentro com os adolescentes da área mais grave, aqueles adolescentes “considerados os mais perigosos” da nossa Fundação. E ali estavam todas as famílias desses adolescentes, estavam todos os evangélicos, com suas famílias, com suas esposas, com seus filhos, com seus parentes e todos os integrantes da Secretaria, e os nossos monitores que teriam que cuidar do espaço para que não houvesse nenhum problema foram colocados ali ao lado. E de repente eu não conhecia, não sabia o que ia acontecer, de repente entram os adolescentes que haviam trabalhado, que eram considerados os mais graves da Fundação e se colocam ali nos bancos que haviam sido reservados para eles. Eu estava com o meu marido ao meu lado e olhei pra ele e falei: não acredito! E assim como eu, todas aquelas pessoas que estavam ali sentiram a mesma coisa. Era completamente diferente o rosto, as feições, a maneira de ser, e começou o culto e eu via aqueles garotos louvarem a Jesus e louvarem com entusiasmo, com sentimento. Sentimos que ali, com certeza, muitos adolescentes iriam ser recuperados, muitos adolescentes conheceram Jesus ali dentro, naquele momento junto com os evangélicos, saíram dali e com certeza renovaram as suas vidas e começaram uma vida diferente.

Quero, aqui, dando esse testemunho, dizer do profundo respeito que eu tenho pelo trabalho que todos vocês realizam. Vendo aquele vídeo do início da Igreja Universal, de como ela começou, do que o nosso bispo Edir Macedo fez, eu que durante muito tempo fui frequentadora do Programa 25ª Hora da TV Record, que ficava junto com o hoje Senador Marcelo Crivella, e sua esposa, participando ali na madrugada do programa, conhecendo de perto muito dessas pessoas que hoje dirigem a Record e que transformaram a Record na potência que ela é hoje. Fico muito feliz por poder estar aqui, junto com vocês, comemorando esses 35 Anos. E pedindo realmente a Jesus, que possa sempre fazer transformações na vida de cada um. Transformações que possam fazer com que vocês tenham muita força para transformar tantas vidas que precisam do trabalho de vocês.

Parabéns por esses 35 anos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Obrigado, deputada; secretária Rosmary Corrêa, por suas palavras, pela sua homenagem.

Nós vamos ouvir agora mais uma canção com a Soraia Moraes, ela vai cantar “Deixa o teu Rio me Levar”. E nós vamos acompanhar, pessoal.

 

A SRA. SORAIA MORAES - Com certeza vamos louvar juntos e declarar a nossa sede e fome de Deus, pela palavra de Deus. Amém.

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

A SRA. SORAIA MORAES - Amém. E que esse rio possa levar a Igreja Universal do Reino de Deus por mais 35 Anos até que o Nosso Senhor Jesus volte. Em nome de Jesus, muito obrigada, Deputado Milton Vieira, pelo prazer de participar desta festa em nome de Jesus. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Soraia Moraes, eu que agradeço a você, sempre presente em todos os eventos que fazemos e a convidamos, a Soraia vem de coração. Que Deus abençoe o seu ministério de louvor. Deus abençoe, vá com Deus.

Agora quero convidar o bispo Sidney Costa e a esposa dele, que eu vou entregar, nós preparamos uma placa simbólica que toda solenidade tem, homenageando os 35 anos, apenas para ficar registrado. Quero convidar o bispo Sidney Costa e para fazer essa entrega, e a esposa dele, para que minha esposa possa entregar um buque de flores pra ela. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da homenagem.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Aproveito para convidar o bispo Sidney Costa para fazer uso da palavra, e na sua palavra, pedir também que ele faça uma oração por todos nós e por todos aqueles que foram alcançados pelo trabalho da Igreja Universal e aqueles que ainda serão. Amém.

Então, com a palavra, o bispo Sidney Costa.

 

O SR. SIDNEY COSTA - Boa noite a todos. É uma honra muito grande, um prazer imenso poder estar aqui representando a Igreja e recebendo esta homenagem que é mais do que justa. A Casa está de parabéns, o Deputado Milton Vieira também, por esta prestando esta solenidade à Igreja Universal do Reino de Deus.

Há 30 anos, eu cheguei à Igreja Universal, eu tinha 12 anos. E eu cheguei à Igreja levando a dor da minha mãe. Minha mãe, com reumatismo nos dois pés, nas duas mãos, sem poder andar, e ouvindo a programação na rádio, na época Metropolitana, ela me pediu: “Meu filho, eu gostaria de ir a esta igreja. Você pode me levar?” E eu tinha apenas 12 anos. Ali começou a minha missão sem que eu soubesse. Chegando à Igreja Universal nós tivemos o nosso primeiro contato com o milagre, minha mãe que chegou carregada, eu carregando e ela empurrando, de ônibus, com toda dificuldade minha mãe então saiu da igreja andando normalmente, curada. E para minha alegria, o bispo Manoel Francisco foi um dos pastores da época que nos ajudou nesta caminhada. Agradeço o bispo Manoel Francisco, o Sr. nem sabia, é a primeira vez que eu faço este relato aproveitando aqui a presença do bispo Manoel Francisco, mas foi uma pessoa que Deus nos ajudou muito para nos ajudar. Minha mãe nunca se esquece da ajuda, das palavras e da luta que o Sr. teve para arrancar os espíritos ruins o mal que atuava nas nossas vidas.

É uma imensa alegria dar esse testemunho e dizer que a Igreja Universal do Reino de Deus é isso. Nós plantamos uma semente e mais tarde vemos essa semente crescendo, dando frutos e se multiplicando. Depois de 30 anos, aquele menino de 12 anos é um homem. Um homem que foi formado dentro dessa instituição. Aqui eu aprendi a respeitar, aqui eu aprendi a amar a Deus, aqui eu conheci o poder de Deus, eu nasci de Deus. E eu sou grato, nada neste mundo pode pagar. Nenhuma riqueza neste mundo pode pagar o que eu recebi dentro desta instituição, dentro da Igreja Universal do Reino de Deus.

E como diz o ensinamento de Deus: de graça recebi, e de graça dei. Eu recebi de graça, e hoje eu tenho o prazer de poder dar também de graça aquilo que eu recebi. Quero convidar todos para fazermos uma oração, agradecendo a Deus pela vida do bispo Edir Macedo, pela vida dos pastores, dos bispos, dos homens de Deus que tem dedicado a sua vida, tem sacrificado a sua família, tem sacrificado a sua juventude para salvar aqueles que estão perdidos. Agradecer aos membros da Igreja Universal, agradecer a Deus por todos aqueles que têm se doado para que esse trabalho possa chegar aonde ele chegou e chegar ainda mais além. Portanto, vamos agora juntos fazer a oração em nome de Jesus. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a oração.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Nós vamos já encerrar a sessão. Antes, porém, quero fazer a apresentação da Banda Gerd, e já aproveitar e agradecer a vocês com a música “Envia a Tua Unção”, que com certeza ele já enviou. Agradeço desde já a Banda Gerd e depois nós vamos encerrar. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Que Deus abençoe vocês, Banda Gerd, fiquem aí para o final que nós já vamos encerrar, por favor.

Neste momento quero aproveitar a oportunidade para falar, vou ser breve. Desde já quero agradecer a minha esposa, que está aqui, a Rosângela, agradecer os meus filhos, Ricelli, Amanda, Rafael, as minhas noras, a Marina, a Verônica, meus netinhos que não estão aqui, o Gustavo e a Julia. Agradecer minha mãe que está ali, D. Tereza, D. Isaira, minha sogra Cleusa e a Patrícia, minha cunhada. Todos da Igreja, todos abençoados e libertos.

Mas bispo, o Sr. falava agora uma coisa interessante, o Sr. falou que está há mais de 35 anos na Igreja, porque o Sr. falou que tem 36 ou mais, não é bispo? E ele falou que conhece a Fátima, sua esposa, há 32 anos, está casado há 31. Na minha vida não é diferente, eu conheço a Rosângela há 35 anos, e quarta-feira agora faremos 30 anos de casados, terça-feira, tudo por causa desse Deus, bispo Sidney. Por causa do trabalho do Sr., bispo Manoel, do empenho que o Sr. teve 30 e tantos anos atrás.

Um dia eu cheguei à Igreja Universal através da minha irmã Sueli, que não está aqui, a qual quero agradecer publicamente. Ela me vendo sofrendo um dia, minha família, vendo o meu filho desenganado, vendo o meu casamento se acabar, vendo a minha vida destruída totalmente em vícios, enfim, todo tipo de mazela, e ela com esse amor que o Sr. falou, o bispo Sidney, o bispo Atílio, falou com essa vontade de dar aquilo que ela tinha recebido, ela me levou para a Igreja onde estamos até hoje. E a nossa vida mudou. Hoje eu já falo de netos que são filhos de um filho que era desenganado. Netos saudáveis, maravilhosos, minha família abençoada, próspera, temos do bom e do melhor, e ocupo uma cadeira hoje, no meio de 30 e tantos milhões de paulistanos, nós ocupamos para honra e glória de Jesus, nós falamos isso uma dessas 94 cadeiras que vocês estão sentados, graças ao trabalho do Sr. bispo Atílio, os que chegaram antes de nós e tantos outros que aqui estão. Porque se não fosse assim, nós não teríamos chegado aqui.

Mas eu quero dizer muito mais do que isso, porque nós temos hoje a nossa alma com a direção garantida. Temos a nossa salvação, temos o que esse Deus ofereceu para nós. E hoje fazemos essa homenagem para a Igreja, que é uma simples homenagem. Eu diria que o que nós estamos fazendo não é nada do que fazemos no dia a dia aqui. Vocês não têm idéia das batalhas, das lutas que nós já travamos aqui dentro. Eu, que já estou no meu quarto mandato, entrei aqui em 98, primeiro mandato, fui reeleito em 2002, 2006 fui para deputado federal, e depois voltei pra cá em 2010. Então, eu sou testemunha das lutas, pois diversas vezes o bispo Sidney me chamou na catedral, o bispo Romualdo, o bispo Marcos Pereira, o próprio bispo Macedo, “Milton, temos que resolver isso e aquilo, aquilo”. Porque a Igreja atravessou momentos de luta travada que ninguém faz idéia, para poder salvar vidas, para poder ganhar almas, para poder levar o evangelho, para poder pregar a palavra de Deus.

Eu tenho uma mensagem aqui, bispo, e eu quero ler para o Sr. bispo Sidney, para os pastores que aqui estão, pra você que acompanha este trabalho, à minha família. Houve um momento que tinha um rapaz chamado Jonas, e esse Jonas disse para o seu escudeiro assim: vem, passemos a guarnição desses incircuncisos. Ou seja, estava no meio de uma batalha, de uma luta. Porque por ventura o Senhor nos ajudará nisso. Porque para o Senhor nenhum impedimento há te livrar com muitos ou com poucos. Então o seu escudeiro disse a ele: olha, fazer tudo segundo inclinar o teu coração. Eis me aqui contigo a tua disposição será a minha.

E eu quero dizer isso bispo, ao bispo Macedo, dizer para o meu Deus, dizer para o Senhor, para os meus companheiros que estão aqui, para o Sr. bispo Sidney, para os obreiros, a minha disposição é a disposição do Senhor de continuar este trabalho. Porque nós vamos até o fim, porque para o nosso Deus não há impedimento. Não tem impedimento ser com muitos ou com poucos, de ser com mandato, sem mandato, ser deputado, não ser deputado, de ser pastor, obreiro ou membro, não há impedimento para avançarmos. Amém, pessoal.

Não há impedimento para nós continuarmos nessa luta travada com um único objetivo, um único objetivo, único, de ganhar almas para o reino de Deus. Porque não adianta nada nós ganharmos o mundo inteiro e perdermos a nossa alma. Então, nós temos a cada instante, às vezes eu estou sentado aqui nessas cadeiras, durante uma sessão, votação, e eu fico pensando: meu Deus, o que eu estou fazendo aqui? O dia que eu coloquei os meus pés em Brasília eu disse pra mim mesmo, meu Deus o que eu estou fazendo aqui? O que eu vim fazer aqui? Mas ao mesmo tempo o Espírito Santo fala no meu coração, ele fala assim: mas um dia você se colocou à disposição, então não interessa o que você está fazendo aí, você está a serviço. Eu estou a serviço desse Rei, eu estou a serviço de cada dos Srs., bispo, a cada um dos Srs. obreiros, pastores, membros da Igreja, nós estamos a serviço do Reino de Deus. Esse é o nosso trabalho aqui.

É uma satisfação para mim. Eu que tive a minha vida transformada, mudada através desses homens que falaram aqui, que deram as suas vidas antes da Igreja Universal existir, eles já trabalhavam em favor de cada um de nós, em favor desses milhões e milhões de pessoas. O que o repórter perguntou pra nós, quantos fiéis vocês têm hoje? Eu não sei, eu não sei dizer. O senhor sabe? Nós não sabemos dizer por que agora mesmo se converteu mais um, agora se converteu outro, e são famílias inteiras. Pessoas que estão com suas vidas, que estavam na mais profunda angústia, desesperadas, porque quem aqui não chegou a se desesperar?

Parabéns à Igreja Universal do Reino de Deus, eu quero fazer uma homenagem para os obreiros e para a Igreja, convidei um testemunho que está aqui, o obreiro Wagner Itiuba, desde os 13 anos de idade que ele toca teclado na Igreja. Agora ele está lá, fiz o casamento dele, da Janaina, já está lá a filhinha dele, lá no colo da sogra, e ele vai cantar com todos nós o “Perfume Universal”. Ele, que é tecladista, obreiro da Igreja, canta nos cultos e vai fazer essa homenagem em nome de todos os obreiros da Igreja Universal cantando “Perfume Universal”.

E nós vamos nos despedir de todos vocês e convidá-los para participarem de um simples coquetel que nós preparamos no Salão dos Quadros, atrás do plenário. Quero que todos vocês fiquem para comer um pedacinho do bolo do aniversário da Igreja. Então, “Perfume Universal”. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - MILTON VIEIRA - PSD - Obrigado, Wagner. Quero agradecer a todos vocês, que vieram de longe, saíram de suas igrejas, os pastores das igrejas que não puderam estar aqui porque estavam realizando os cultos, trabalhando. Enfim, mais uma vez agradecer a todos da Igreja Universal do Reino de Deus na pessoa do bispo Edir Macedo.

Esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência agradece as autoridades, a todos que colaboraram para o evento desta solenidade, e convida para um coquetel. Eu vou convidar todos os Srs., ninguém vai embora sem comer um pedacinho de bolo. Muito obrigado, Deus abençoe todos. Obrigado. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 22 horas e 36 minutos.

 

* * *