http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

22 DE NOVEMBRO DE 2011

045ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Presidente: BARROS MUNHOZ

 

RESUMO

ORDEM DO DIA

001 - Presidente BARROS MUNHOZ

Abre a sessão.

 

002 - PEDRO BIGARDI

Para comunicação, congratula-se com o time Paulista Futebol Clube, de Jundiai, campeão, no último final de semana, da Copa Paulista de Futebol. Cumprimenta o técnico do time, Wagner Lopes, bem como os jogadores, pela conquista.

 

003 - Presidente BARROS MUNHOZ

Coloca em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Marco Aurélio, para a criação de comissão de representação para participar do 7º Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública, nos dias 08 e 09/12, em Brasília. Encerra a discussão do PL 270/11. Coloca em votação e declara aprovado requerimento de método de votação ao PL 270/11. Coloca em votação e declara aprovado o PL 270/11, salvo emenda e parte destacada. Coloca em votação e declara aprovada a emenda de nº 1. Coloca em votação e declara rejeitada a parte destacada, o Artigo 5º. Encerra a discussão do PL 406/07. Coloca em votação e declara aprovado o substitutivo ao PL 406/07, restando prejudicado o projeto. Coloca em votação e declara sem debate aprovado o PL 201/08, salvo emendas. Coloca em votação e declara aprovada a emenda de nº 1. Coloca em votação e declara aprovada a emenda de nº 2. Encerra a discussão e coloca em votação o PL 485/11.

 

004 - CAMPOS MACHADO

Encaminha a votação do PL 485/11, em nome do PTB.

 

005 - Presidente BARROS MUNHOZ

Agradece os elogios do Deputado Campos Machado, relativos a sua pessoa. Coloca em votação e declara aprovado o PL 485/11.

 

006 - PEDRO BIGARDI

Declara voto contrário ao PL 485/11, pelo PC do B.

 

007 - GILMACI SANTOS

Declara voto contrário ao PL 485/11, pelo PRB.

 

008 - ENIO TATTO

Declara voto contrário ao PL 485/11, em nome do PT.

 

009 - OLÍMPIO GOMES

Declara seu voto contrário ao PL 485/11.

 

010 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra as manifestações. Encerra a discussão do PL 929/11. Coloca em votação e declara aprovado requerimento, do Deputado Samuel Moreira, de método de votação ao PL 929/11. Coloca em votação e declara aprovado o PL 929/11, salvo emendas. Coloca em votação e declara aprovada a emenda de nº 2. Coloca em votação e declara rejeitadas as emendas de nºs 1 e 3.

 

011 - ENIO TATTO

Declara voto favorável às emendas apresentadas pela bancada do PT.

 

012 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra a manifestação. Dá conhecimento de substitutivo ao PL 441/07, razão pela qual o projeto retorna ao exame das Comissões, ficando adiada sua apreciação. Coloca em votação e declara sem debate aprovado PL 538/10.

 

013 - ENIO TATTO

Declara voto contrário ao PL 538/10, pela bancada do PT.

 

014 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra a manifestação.

 

015 - ANTONIO SALIM CURIATI

Para comunicação, manifesta preocupação com relação às denúncias contra o Poder Legislativo. Cumprimenta o Deputado Campos Machado pela atuação parlamentar. Elogia o Presidente Barros Munhoz. Saúda a memória do Deputado e Governador Orestes Quércia.

 

016 - JOOJI HATO

Para comunicação, faz menção ao PL 485/11, de sua autoria, aprovado nesta sessão. Relata homicídio ocorrido recentemente na Capital paulista, cujo carona de motocicleta foi o autor dos tiros. Lembra outros crimes, como assaltos, com dupla de motociclistas. Agradece o apoio dos demais Deputados pela deliberação da matéria.

 

017 - ANTONIO MENTOR

Para comunicação, cumprimenta o Líder da bancada petista, pela inclusão de projeto de lei, de autoria deste Parlamentar, que cria área de proteção ambiental na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Quilombo. Agradece seus Pares pela aprovação da matéria, em especial, à Deputada Regina Gonçalves.

 

018 - REGINA GONÇALVES

Para comunicação, discorre acerca da aprovação de projeto de sua autoria, que cria o Cepac - Centro de Estudos para Prevenção de Acidentes e Catástrofes. Lembra os danos causados às cidades em decorrência de enchentes, pela falta de plano de ação preventiva.

 

019 - CAMPOS MACHADO

Para comunicação, cumprimenta a Deputada Regina Gonçalves, a quem tece elogios. Saúda o Deputado Antonio Mentor, pela dedicação às causas ambientais.

 

020 - SAMUEL MOREIRA

Para comunicação, cumprimenta os Deputados que tiveram projetos de lei aprovados nesta sessão.

 

021 - SAMUEL MOREIRA

Requer o levantamento da sessão, com assentimento das lideranças.

 

022 - Presidente BARROS MUNHOZ

Registra o pedido.

 

023 - ENIO TATTO

Para comunicação, dá conhecimento de decisão do Presidente do Tribunal de Justiça pela manutenção da obras de construção da linha Lilás e o afastamento do Presidente do Metrô, Sérgio Avelleda. Acrescenta que, a seu ver, a punição deveria ter sido ao ex-Secretário de Transportes Sérgio Luiz Portela.

 

024 - SAMUEL MOREIRA

Para comunicação, manifesta discordância pelo afastamento do Presidente do Metrô e satisfação pela manutenção das obras da linha 5 do Metrô.

 

025 - CAMPOS MACHADO

Para comunicação, considera injusto o afastamento do Presidente do Metrô. Registra o apoio da bancada do PTB à autoridade, a quem elogia pela atuação na vida pública. Repudia a decisão do Presidente do Tribunal de Justiça.

 

026 - Presidente BARROS MUNHOZ

Defere o pedido do Deputado Samuel Moreira. Levanta a sessão.

 

* * *

 

- Abre a sessão o Sr. Barros Munhoz.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- Passa-se à

 

ORDEM DO DIA

 

* * *

 

O SR. PEDRO BIGARDI - PCdoB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, quero registrar os votos de congratulações ao Paulista Futebol Clube, de Jundiaí, que nesse final de semana, jogando em Ribeirão Preto sagrou-se campeão da Copa Paulista de Futebol, um torneio importante no Estado de São Paulo, que reúne times tradicionais. O título deu a condição de participar da Copa do Brasil. Toda a população de Jundiaí está muito satisfeita e feliz com essa conquista. É um time tradicional, com mais de cem anos, inclusive comemorados nesta Casa em uma sessão solene.

Quero registrar os votos de congratulações ao presidente do Paulista Futebol Clube, Jair Bocanela, a toda a diretoria, ao técnico de futebol Wagner Lopes e a todos os jogadores que participaram dessa conquista importante para nossa cidade e para o Estado de São Paulo. Obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - A Presidência registra a manifestação de Vossa Excelência.

Sobre a mesa o seguinte requerimento: “Requeiro nos termos do Art. 35, da XIV Consolidação do Regimento Interno, a constituição de uma Comissão de Representação com finalidade de participar do VII Fórum Brasileiro de Combate à Corrupção na Administração Pública, que ocorrerá nos dias 08 e 09 de dezembro de 2011, em Brasília”. Assina o deputado Marco Aurélio de Souza e o requerimento tem número regimental de assinaturas.

Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Proposições em regime de urgência:

1 - Discussão e votação adiada - Projeto de lei nº 270, de 2011, de autoria da deputada Regina Gonçalves. Cria o "Centro de Estudos para Prevenção de acidentes e Catástrofes - Cepac". Pareceres nºs 522 e 523, de 2011, respectivamente, da Comissão de Justiça e Redação e do Congresso das Comissões de Segurança Pública e de Finanças, favoráveis. Com emenda apresentada nos termos do inciso 2 do art. 175. Parecer nº 1469, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação, de Segurança Pública e de Finanças, favorável à emenda.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação.

Sobre a mesa requerimento pedindo que a votação se processe na seguinte conformidade:

1- Projeto de lei nº 270, de 2011, salvo emenda e partes destacadas;

2 - Emenda nº 1;

3 - destacadamente o artigo 5º.

Em votação o requerimento. As Sras. deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação o item 1º - Projeto de lei nº 270, de 2011, salvo emenda e partes destacadas. As Sras. deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação o item 2º - Emenda nº 1 - Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

Em votação o item 3º - destacadamente o artigo 5º. Em votação. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Rejeitado.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA – PSDBSr. Presidente, passo a ler declaração de voto da Liderança do Governo ao PL 270/11.

Sr. Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 270, de 2011, de autoria da deputada Regina Gonçalves, que cria o “Centro de Estudos para Prevenção de Acidentes e Catástrofes – CEPAC”.

Em que pesem as razões justificadas pela autora da propositura acima mencionada, vejo-me compelido em registrar meu voto contrário a tal iniciativa, posto que a medida consubstanciada na matéria, nos termos em que estão formuladas, invocam providências de caráter eminentemente administrativo, além de apresentar vícios de natureza constitucional e de mérito.

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 22/11/11

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

               

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB -

2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 406, de 2007, de autoria do deputado Rogério Nogueira. Estabelece reserva de celas para presos integrantes das Guardas Municipais, em estabelecimentos penais e delegacias de polícia. Parecer nº 608, de 2008, da Comissão de Justiça, favorável, com substitutivo. Parecer nº 609, de 2008, da Comissão de Segurança Pública, favorável ao substitutivo.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação o substitutivo apresentado pela comissão de Justiça, de parecer favorável. As Sras. Deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado. Prejudicado o projeto.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA – PSDB – Sr. Presidente, passo a ler declaração de voto da Liderança do Governo ao PL 406/07.

Sr. Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 406, de 2007, de autoria do deputado Rogério Nogueira, que estabelece reserva de celas para presos integrantes das guardas municipais, em estabelecimentos penais e delegacias de polícia.

Em que pesem as razões justificadas pelo autor da propositura acima mencionada, vejo-me compelido em registrar meu voto contrário a tal iniciativa, posto que a medida consubstanciada na matéria, nos termos em que está formulada, invoca providências de caráter eminentemente administrativo, apresentando vícios de natureza constitucional e de mérito, violando dispositivo constitucional contido no art.61, § 1º, II, “b”da Constituição Federal.

O Supremo Tribunal Federal tem decidido que a sanção do projeto de lei não convalida o vício de inconstitucionalidade resultante da usurpação do poder de iniciativa. A ulterior aquiescência do chefe do Poder Executivo, mediante sanção do projeto de lei, ainda quando dele seja a prerrogativa usurpada, não tem o condão de sanar o vício radical da inconstitucionalidade. Insubsistência da Súmula 5/STF. (ADI 2.867, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 3-12-2003, Plenário, DJ de 9-2-2007.)

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 22/11/11

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

               

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB –

3 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 201, de 2008, de autoria do deputado Antonio Mentor. Cria a área de proteção ambiental - APA da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Quilombo. Parecer nº 1733, de 2011, de relator especial pela Comissão de Justiça e Redação, favorável. Parecer nº 1734, de 2011, do Congresso das Comissões de Meio Ambiente e de Finanças, favorável ao projeto com emendas.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos está encerrada a discussão. Em votação o projeto salvo emendas. As Sras. deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

Em votação a Emenda nº 1, apresentada pelo Congresso de Comissões. As Sras. deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

Em votação a Emenda nº 2, apresentada pelo Congresso de Comissões. As Sras. deputadas e os Srs. Deputados que forem favoráveis queiram conservar-se como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sr. Presidente, passo a ler declaração de voto da Liderança do Governo ao PL 201/08.

Sr. Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 201/2008, de autoria do deputado Antonio Mentor, que Cria a área de proteção ambiental - APA da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Quilombo.

Em que pesem as razões justificadas pelo autor da propositura acima mencionada, vejo-me compelido em registrar meu voto contrário a tal iniciativa, posto que a medida consubstanciada na matéria, nos termos em que estão formuladas, invocam providências de caráter eminentemente administrativo, além de s.m.j. apresentar vícios de natureza constitucional e de mérito.

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 22/11/11

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

               

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB –

4 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 485, de 2011, de autoria do deputado Jooji Hato. Proíbe no Estado o trânsito de motocicletas com carona nos dias úteis da semana, compreendidos entre segunda-feira e sexta-feira. Parecer nº 1731, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação, de Segurança Pública e de Finanças, favorável.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, peço a palavra para encaminhar a votação pela bancada do PTB.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Tem V.Exa. a palavra pelo tempo regimental.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - Sr. Presidente, nobre deputado Barros Munhoz, meu amigo, meu irmão, um dos melhores presidentes que esta Casa já teve, senhores deputados, assomo à tribuna por duas razões.

A primeira, para cumprimentar o nobre deputado Jooji Hato pela sua sensibilidade. Muita gente pode até não admitir o projeto do nobre deputado. A questão é a sensibilidade, o que caracteriza um parlamentar, sua sensibilidade política e social, o que ele interpreta, e o que vai no coração das pessoas. É como o compositor de uma música. Roberto Carlos pode ser o cantor, o intérprete, mas quem faz a música é o compositor. O que faz o Deputado Jooji Hato? Ao mesmo tempo ele foi o compositor e o intérprete. Saúdo o Deputado Jooji Hato pela sua iniciativa.

Mas também estou aqui para fazer dois agradecimentos. Pensei em não fazê-los, mas resolvi que , pela origem das pessoas que se manifestaram, devo fazê-los daqui da tribuna.

O primeiro ao nobre Deputado Antonio Salim Curiati, médico de Avaré, que ficou conhecido como o melhor médico oftalmologista do Estado de São Paulo, estrela maior da mais bonita cidade do Estado de São Paulo, que é Avaré. Deputado estadual há 10 mandatos, deputado federal, prefeito da capital, um exemplo de vida, um homem que sabe que seus cabelos brancos, enevoados pelo tempo, significam experiência e não velhice; um dos melhores carateres que conheci na minha vida. Saiba deputado Curiati, que em função de V.Exa., não com falsa modéstia, quero lhe agradecer pelo que tem falado ultimamente a respeito deste parlamentar. Vou a Avaré, escuto a mesma coisa; vou à Câmara Municipal, a mesma coisa; vou a reuniões políticas, a mesma coisa. V.Exa. é um exagerado, peca pelo exagero, mas quero agradecer a afirmativa que V.Exa. faz em todo lugar de que esse humilde parlamentar é a maior liderança política que o estado já teve na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Não mereço, mas quero lhe agradecer.

Também quero, meu presidente deputado Barros Munhoz, lhe fazer um agradecimento. V.Exa. então exagerou, e muito.  Barros Munhoz, o presidente, a quem chamo de irmão, passou de todos os exageros possíveis e imagináveis, extrapolou o limite da generosidade. Ouvido, entrevistado pela TV 14, a primeira televisão político-partidária desse país, disse o deputado Barros Munhoz, entre aqueles exageros que lhe são peculiares quando ele fala com o coração, Deputado Jooji, de que esse humilde parlamentar é o maior desse país, o que eu não mereço. Mas quero fazer um agradecimento, Deputado Olímpio, eu não posso fazer de conta que não vi e que não ouço, pois está gravado.

Portanto, o Deputado Barros Munhoz, apesar do  seu exagero, quero dizer que V. Exa. não é apenas Presidente desta Casa, foi Prefeito três vezes; Deputado Estadual que é; foi líder da Bancada do PTB; foi Secretário da Agricultura, o melhor que este Estado já teve; foi Ministro da Agricultura, é o único ministro que tem nesta Casa. É o único parlamentar desta Assembleia que já foi ministro, e por duas vezes consecutivas preside esta Casa. Mesmo que seja dentro do exagero, me toca o coração, Deputado Barros Munhoz, ainda que o seu elogio tenha extrapolado em todos os sentidos. Mas ouvir tudo isso de V. Exa., o único ministro desta Casa, me deixa profundamente comovido e já quero agradecer também ao Deputado Celso Giglio.

Sabe, Deputado Morando, quando chegamos nesta Casa, o médico Celso Giglio e o criminalista Campos Machado, não por mérito, mas por estrela, senti, logo, que seríamos amigos. Chego aqui na Assembleia, em uma Bancada com 14 Deputados e quem me indica para Líder da Bancada? Eu nem contava com isso. Os Deputados Vicente Botta, Wadih Helú e outros brilhantes Parlamentares que fazem parte da nossa Bancada.

Se hoje alcancei algum posto, algum prestígio nacional ou estadual, quero deixar claro aqui que devo a sua iniciativa, Deputado Celso Giglio. Eu pensava que ia ser apenas Deputado, pois nunca sonhei com aquilo, e V. Exa. deu o impulso inicial e eu agradeço sinceramente. Considero que gratidão e lealdade são irmãs gêmeas, uma não anda sem a outra, portanto, Deputado Celso Giglio, V. Exa. também tem meu profundo agradecimento.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Esta Presidência registra as palavras do nobre Deputado Campos Machado e agradece.

Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA – PSDB – Sr. Presidente, passo a ler declaração de voto da Liderança do Governo ao PL 485/11.

Sr. Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 485/11, de autoria do deputado Jooji Hato, que proíbe o trânsito de motocicletas com carona nos dias úteis da semana, compreendidos entre segunda e sexta-feira, no âmbito do Estado de São Paulo.

Em que pesem as razões justificadas pelo autor da propositura acima mencionada, vejo-me compelido em registrar meu voto contrário a tal iniciativa, posto que a medida apresenta vícios de natureza constitucional e de mérito, violando dispositivo constitucional contido no art.61, § 1º, II , “b”da Constituição Federal.

O Supremo Tribunal Federal tem decidido que a sanção do projeto de lei não convalida o vício de inconstitucionalidade resultante da usurpação do poder de iniciativa. A ulterior aquiescência do chefe do Poder Executivo, mediante sanção do projeto de lei, ainda quando dele seja a prerrogativa usurpada, não tem o condão de sanar o vício radical da inconstitucionalidade. Insubsistência da Súmula 5/STF. (ADI 2.867, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 3-12-2003, Plenário, DJ de 9-2-2007.)

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 22/11/11

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

               

O SR. CARLOS GIANNAZI – PSOL Sr. Presidente, passo a ler declaração de voto da Bancada do PSOL ao PL 485/11.

“Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Barros Munhoz

O Deputado Carlos Giannazi, Líder da Bancada do PSOL, por meio desta, vem à presença de Vossa Excelência, nos termos do artigo 200 da XIV Consolidação do Regimento Interno, apresentar declaração de voto contrária à aprovação do Projeto de lei nº 485, de 2011, nos seguintes termos:

Senhor Presidente,

Durante esta Sessão Extraordinária, houve a aprovação simbólica do Projeto de lei nº 485, de 2011, de autoria do Deputado Jooji Hato, que “proíbe no Estado o trânsito de motocicletas com carona nos dias úteis da semana, compreendidos entre segunda-feira e sexta-feira”.

Manifestamo-nos contrariamente à aprovação do referido projeto de lei, em virtude da medida não ser capaz de gerar a diminuição de assaltos ou acidentes de trânsito, sem o fato de ser medida passível de ser considerada inconstitucional, diante do fato de ferir a liberdade de ir e vir.

Afinal, os principais afetados por esse projeto são os usuários de motocicletas que tem este meio de transporte como instrumento de trabalho e de lazer.

Ressalta-se que o projeto também mostra-se inapto ao atendimento a que se propõe por tentar delimitar o ato de violência ora praticado por condutores e caronistas em determinados dias da semana e em outros não, sem que haja uma lógica no raciocínio de que há dias para se possibilitar o ato lesivo e, em outros dias, tal possibilidade inexista.

É evidente a necessidade da segurança à população, mas esta medida deve ser assegurada pelo Poder Público, com medidas eficazes de proteção ostensiva e melhoria nas condições de trabalho dos servidores da força policial.

Deste modo, e pelo todo apresentado, manifestamo-nos contrariamente à aprovação simbólica do Projeto de lei acima citado, requerendo a publicação desta manifestação nos termos regimentais.

Sala das Sessões, 24/11/11

Deputado Carlos Giannazi - Líder da Bancada do PSOL”

 

O SR. PEDRO BIGARDI - PCdoB - Sr. Presidente, quero declarar o voto contrário da Bancada do PCdoB.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Está registrada a manifestação de Vossa Excelência.

 

O SR. GILMACI SANTOS - PRB - Sr. Presidente, quero declarar o voto contrário da Bancada do PRB ao projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Está registrada a manifestação de Vossa Excelência.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, quero declarar o voto contrário da Bancada do PT.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Está registrada a manifestação de Vossa Excelência.

 

O SR. OLÍMPIO GOMES - PDT - Sr. Presidente, quero declarar o meu voto contrário ao projeto.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Está registrada a manifestação do nobre Deputado Olímpio Gomes.

Item 5 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 929, de 2011, de autoria do Sr. Governador. Dispõe sobre a extinção da Agência de Desenvolvimento Social de São Paulo - Fundo de Investimento. Com 3 emendas. Parecer nº 1732, de 2011, do Congresso das Comissões de Justiça e Redação, dos Direitos da Pessoa Humana e de Finanças, favorável ao projeto e contrário às emendas.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão.

Em votação. Há sobre a mesa requerimento nos seguintes termos: "Requeiro que a votação do Projeto de lei 929/11, constante da presente Ordem do Dia, se processe na seguinte conformidade:

1. Projeto de lei 929/11 salvo emendas;

2. Emenda nº 2;

3. Demais emendas, englobadamente."

Em votação o requerimento, assinado pelo nobre Deputado Samuel Moreira. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado o requerimento.

Item 1 - Projeto de lei 929/11 salvo emendas. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado o projeto.

Item 2 - Emenda nº 2. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovada.

Item 3 - Demais emendas englobadamente. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que forem contrários queiram conservar-se como se encontram. (Pausa). Rejeitadas.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - Sr. Presidente, quero declarar o voto favorável às emendas apresentadas pela Bancada do PT.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Está registrada a manifestação de Vossa Excelência.

Proposições em Regime de Tramitação Ordinária:

Item 1 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 441, de 2007, de autoria do deputado Marcos Martins. Assegura atendimento por psicólogos e assistentes sociais aos alunos das escolas públicas de educação básica. Pareceres nºs 2898 e 2899, de 2007, respectivamente, das Comissões de Justiça e de Educação, favoráveis.

Há sobre a mesa substitutivo apresentado pelo nobre Deputado Marcos Martins, com número regimental de assinaturas, razão pela qual o projeto retorna às comissões.

Item 2 - Discussão e votação - Projeto de lei nº 538, de 2010, de autoria do deputado Antonio Salim Curiati. Assegura às farmácias e drogarias o direito de manterem ao alcance dos usuários medicamentos isentos de prescrição médica". Pareceres nºs 1040 e 1041, de 2011, respectivamente, das Comissões de Justiça e de Defesa dos Direitos da Pessoa, favoráveis.

Em discussão. Não havendo oradores inscritos, está encerrada a discussão. Em votação. Os Srs. Deputados e as Sras. Deputadas que estiverem de acordo queiram permanecer como se encontram. (Pausa.) Aprovado.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - Sr. Presidente, passo a ler declaração de voto da Liderança do Governo ao PL 538/10.

Sr. Presidente,

Na qualidade de Líder do Governo, nos termos regimentais, venho declarar voto contrário ao Projeto de lei n° 538/2010, de autoria do deputado Salim Curiati, que assegura às Farmácias e Drogarias, o direito de manterem ao alcance dos usuários medicamentos isentos de prescrição médica.

Em que pesem as razões justificadas pelo autor da propositura acima mencionada, vejo-me compelido em registrar meu voto contrário a tal iniciativa, posto que a medida consubstanciada na matéria, nos termos em que estão formuladas, invocam providências de caráter eminentemente administrativo, além de s.m.j. apresentar vícios de natureza constitucional e de mérito.

Cabe salientar, entretanto, que essa votação é fruto de um consenso dos líderes partidários com assento nesta Casa, que visa a retomar o bom andamento de nossos trabalhos.

Sala das Sessões, em 22/11/11

Deputado Samuel Moreira - Líder do Governo”

 

O SR. ANTONIO SALIM CURIATI - PP - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, agradeço Vossa Excelência. Houve realmente um interesse muito grande para que resolvêssemos os problemas dessa comunidade.

Na reunião de líderes tive a oportunidade de falar da minha preocupação com relação aos episódios que estão acontecendo, referentes ao Poder Legislativo. Existe um movimento organizado para destruir o Poder Legislativo. Fica aqui registrada essa manifestação.

Aproveito a oportunidade para cumprimentar o nobre Deputado Campos Machado, que foi muito feliz. É, efetivamente, um grande parlamentar, que merece o respeito de toda a comunidade, especialmente deste seu amigo conterrâneo, da Cidade de Avaré e Cerqueira Cesar. Fica aqui, Sr. Presidente, a certeza de que Deus haverá de dar saúde.

Cumprimento o Deputado Campos Machado, quando lembra de V. Exa., sem dúvida alguma, um dos grandes Presidentes desta Casa. Eu me recordo. Eu me formei médico em 1953 e em 65 vim para esta Casa. Entrei no prédio antigo, no prédio velho.

Por sinal, vim com um outro único parlamentar na ocasião, Orestes Quércia, que foi sem dúvida um grande Governador. Ele sempre oferecia o melhor do seu apoio, do seu trabalho, em benefício da comunidade. Rendo nesta oportunidade minha homenagem póstuma também ao ex-Governador Orestes Quércia.

Fica aqui, Sr. Presidente, a minha mensagem de agradecimento, na certeza de que dias melhores teremos nesta Casa, para resolvermos os problemas e valorizar o Poder Legislativo. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - BARROS MUNHOZ - PSDB - Registrada a manifestação sempre ponderada e correta do nobre Deputado Antonio Salim Curiati.

 

O SR. JOOJI HATO - PMDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, fico muito feliz hoje. Eu estava aqui pensando no que falar. Fui acolhido nesta Casa, depois de 28 anos como vereador da maior cidade do País, e hoje concretizo um sonho de mais de 10 anos, de aprovar uma lei na maior Casa Legislativa do País.

Esse projeto proíbe carona nos dias úteis, liberado aos finais de semana e feriados. Eles usam um capacete com insu’lfilme escurecido, até espelhado, que infelicitam a vida de milhares e milhares de pessoas na Cidade de São Paulo e outras cidades.

Recentemente um vigilante, no Morumbi, foi sacrificado com um tiro na cabeça, depois de ter sido dominado e solicitado para retirar o seu colete a prova de bala. Era um vigilante que cuidava da segurança de algumas famílias naquele bairro nobre.

Na sexta-feira, um contabilista de 43 anos, chefe de família, foi assaltado por um garupa de moto na Marginal de Pinheiros. Ao fugir, ele foi atropelado por um Honda Civic e depois por uma van, acabando por morrer.

Temos n casos de pessoas ilustres que foram assaltadas, casos que nos fazem refletir. Até o Ministro do STF foi assaltado em Congonhas. Quantas pessoas não foram, como a Preta Gil, o filho do Governador, assaltado em plena luz do dia na Marginal Pinheiros.

Espero que o Sr. Governador sancione essa lei que vai salvar vidas, que vai trazer mais segurança, vai ajudar na prevenção, vai ajudar a Polícia a cumprir sua tarefa de resguardar a vida, de resguardar o mais importante: o direito de viver.

Agradeço a todos os deputados que me deram a coragem de continuar nessa luta. Quero agradecer ao Sr. Presidente, que me acolheu, dando essa oportunidade de estar hoje aqui com essa alegria imensa dentro do meu coração. Tenho convicção de que essa lei vai salvar muitas vidas. Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

O SR. ANTONIO MENTOR - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, queria manifestar minha alegria, cumprimentar a Casa, o Sr. Presidente, os demais membros da Mesa, os líderes partidários, em especial meu líder, Deputado Enio Tatto, pela inclusão na Ordem do Dia desta Sessão Extraordinária o projeto de lei de minha autoria que cria a área de proteção ambiental da bacia do Ribeirão Quilombo.

O Ribeirão Quilombo vem sendo maltratado cotidianamente pelos municípios ribeirinhos. São providências no sentido de retirar do seu leito o esgoto produzido nesses municípios. As cidades de Campinas, Paulínia, Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa e Americana são banhadas pelo Ribeirão Quilombo. Com a criação de uma área de proteção ambiental e, ao mesmo tempo, a criação de um consórcio intermunicipal fará com que ações articuladas entre os municípios possam se converter em práticas de defesa daquele manancial de maneira de proteger o Ribeirão Quilombo e seus afluentes.

Quero manifestar minha alegria e meu agradecimento pela aprovação por esta Casa, Deputada Regina Gonçalves, dessa matéria importante para nossa região. Vossa Excelência, representante do Partido Verde, certamente contribuiu para que esse projeto pudesse se transformar em lei.

Espero ansiosamente a sanção do Sr. Governador para que possamos efetivar as ações necessárias para implementação da área de proteção ambiental do Ribeirão Quilombo.

 

A SRA. REGINA GONÇALVES - PV - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, gostaria de agradecer a oportunidade que o Colégio de Líderes nos deu de termos hoje aprovado o projeto de minha autoria que cria o Cepac. Trata-se da unificação de dados já existentes hoje de forma dispersa em várias Secretarias de Estado. Assim, as Defesas Civis poderão fazer a prevenção de acidentes e catástrofes, como a ocorrida na semana passada com a Cidade de Jaú. Jaú ficou em situação de emergência justamente porque não tem o trabalho ou não tem uma Defesa Civil em conjunto com as Secretarias de Estado que pudesse fazer a prevenção e atuar de forma direta e concreta, retirando as famílias envolvidas.

Hoje, estou usando a palavra para agradecer a todos os líderes de bancada, agradecer a pessoa do Sr. Presidente pelo empenho e dizer que estamos num momento em que cada dia mais catástrofes naturais têm atingido todas as cidades do Estado de São Paulo. Não é mais somente na área metropolitana de São Paulo. Vimos a Cidade de Jaú e outras cidades do interior também sofrendo com a questão das enchentes e não tendo um plano de ação real com a Defesa Civil, juntamente com o Estado, que pudesse fazer a prevenção e garantir as vidas das pessoas envolvidas e também diminuir suas perdas materiais. Venho hoje aqui para agradecer e parabenizar. É um dia muito importante para mim. Quero mais uma vez agradecer e parabenizar o empenho e a colaboração de todos os Líderes da Bancada, pois este é um dia muito importante para mim. Muito obrigada.

 

O SR. CAMPOS MACHADO - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, inicialmente, eu não posso deixar de cumprimentar nesta oportunidade a nobre Deputada Regina Gonçalves.

É uma grata surpresa que, recém-chegada a esta Casa, Deputada Regina Gonçalves, tenha se tornado uma das Deputadas mais respeitadas desta Assembleia. Ela é extremamente sensível, mas sua sensibilidade não a impede de ser uma guerreira e lutar por aquilo que acredita. Por isso, nobre Deputada Regina Gonçalves, quero cumprimentar-lhe. Podemos até ter algumas pequeníssimas divergências, mas o respeito e o carinho que eu tenho pela a senhora são grandes demais. É por essa razão que faço questão absoluta de registrar, aqui nesta noite, que estou aqui há vinte anos, nesse período poucas Deputadas tiveram, ou, tem o seu brilho. Parabéns, Deputada Regina Gonçalves.

Quero cumprimentar também o meu amigo, meu irmão, nobre Deputado Antonio Mentor, candidato a Prefeito de Americana. Ele sempre se dedicou às causas ambientais e teve um projeto de grande importância e relevância aprovado hoje.

Há também a necessidade de se ressaltar a participação do Líder Enio Tatto. Hoje eu estou profundamente generoso com a Bancada do PT, então quero saudar o Deputado Enio Tatto pela sua insistência com o denodo com que se entregou para que a Bancada do PT tivesse os seus projetos votados.

Deputado Antonio Mentor, eu sei da sua luta, estamos juntos aqui há muitos anos, e é preciso reconhecer as pessoas quando elas têm valor. Parabéns Deputado Antonio Mentor. Deixo aqui estendido um abraço ao seu Líder, Deputado Enio Tatto que soube compreender a sua angústia, e à razão da sua vida, Téo, também deixo meu abraço e meu carinho.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, cumprimento a todos os Deputados que tiveram seus projetos aprovados e àqueles que aprovaram o projeto que extingue a agência da Secretaria de Desenvolvimento Social.

E, havendo acordo entre os Líderes, solicito o levantamento da presente sessão.

 

O SR. ENIO TATTO - PT - PARA COMUNICAÇÃO - Parabenizo a todos os Deputados pela aprovação dos projetos de hoje. Penso que foi muito importante aquele diálogo no Colégio de Líderes em que V. Exa. presidiu. É muito bom quando acontece isso, com entendimento conseguimos aprovar um projeto do Executivo. Isso é muito importante, mas, além disso, também conseguimos retomar a aprovação dos projetos dos Deputados.

Espero que façamos novamente isso amanhã e na próxima semana, para que assim possamos contemplar a todos os Deputados desta Casa com pelo menos um projeto até o término do ano.

Por último, Sr. Presidente, quero também falar de uma decisão importantíssima do Presidente do Tribunal de Justiça, José Roberto Bedran. Ele decidiu manter a obra do Metrô da Linha Lilás, da região de Santo Amaro, local este que V. Exa. conhece muito bem. A população dessa região espera com muita ansiedade pelo término da construção dessa linha de metrô. José Roberto Bedran manteve a obra, bem como o afastamento do presidente do Metrô. É uma obra muito importante para a questão do transporte do Estado de São Paulo, e a sua paralisação atrapalharia muito o andamento da construção e a sua entrega. Enquanto o afastamento do presidente do Metrô não afeta em nada a população deste Estado.

É importante ressaltar que o presidente do Metrô está sendo afastado porque ele ocupa esse cargo, mas, na verdade, quem deveria ser afastado é quem era Secretário do Transporte do Metrô naquela época, o Sr. José Luiz Portela, que provocou todo esse problema da licitação, que foi mal, que deu nesse processo de paralisação da obra, de briga na Justiça por conta do dinheiro que está sendo gasto a mais por um método totalmente equivocado. Quero parabenizar o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo por essa acertada decisão.

 

O SR. SAMUEL MOREIRA - PSDB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, em que pese a nossa discordância com relação à decisão tomada e o nosso respeito total a Sérgio Avelleda, decisão judicial é para ser cumprida. Do ponto de vista do Governo, a nossa alegria porque a obra da Linha 5 vai continuar, tão importante para toda a Região Metropolitana de São Paulo.

 

O SR. Enio Tatto - PT - Sr. Presidente, quero declarar voto contrário da Bancada do Partido dos Trabalhadores ao Projeto de lei nº 538, aprovado anteriormente.

 

O Sr. Presidente - Barros Munhoz - PSDB - Registrada a manifestação de Vossa Excelência.

 

O SR. Campos Machado - PTB - PARA COMUNICAÇÃO - Sr. Presidente, não entendo a alegria da Bancada do PT. Cometeu-se uma grande e extrema injustiça. O Dr. Sérgio Avelleda é um homem preparado, jurista competente, sério, honrado. Presidiu a CPTM, que nada tem a ver com essa obra, e assumiu o Metrô neste Governo. Ele entendeu como juridicamente correta a licitação. Mas por questão eminentemente política, sem rigor técnico, sem justiça, sem embasamento, o Dr. Sérgio Avelleda foi mantido e as obras vão continuar. Corto as mãos e continuo violonista.

Quero, de público, deixar registrado o apoio incondicional da Bancada do PTB ao Dr. Sérgio Avelleda, lembrando o que dizia Montesquieu: “Uma injustiça praticada contra um homem é uma ameaça contra todos.”

Muitas pessoas foram atendidas pelo Dr. Sérgio Avelleda, durante os últimos quatro anos. Queria que viessem aqui também para defender um homem sério, um homem digno, um homem honrado e injustiçado. Estou convencido de que o nosso Governador vai às últimas consequências para rever essa decisão que resvala na injustiça, que não corresponde à realidade. Deixo, portanto, o meu repúdio a essa decisão, que foi tudo, menos justa.

 

O SR. PRESIDENTE - Barros Munhoz - PSDB - Sras. Deputadas, Srs. Deputados, havendo acordo entre as lideranças presentes em plenário, esta Presidência vai levantar a sessão. Antes, porém, lembra V. Exas. da Sessão Ordinária de amanhã, à hora regimental, informando que a Ordem do Dia será a mesma da sessão de hoje.

Está levantada a sessão.

 

* * *

 

- Levanta-se a sessão às 19 horas e 33 minutos.

 

* * *