1

 

03 DE DEZEMBRO DE 2001

45ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO DO “DIA DA BÍBLIA”

 

Presidência: VAZ DE LIMA e WALTER FELDMAN

 

Secretário: GILBERTO NASCIMENTO

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 03/12/2001 - Sessão 45ª S. SOLENE Publ. DOE:

Presidente: VAZ DE LIMA/WALTER FELDMAN

 

COMEMORAÇÃO DO "DIA DA BÍBLIA"

001 - VAZ DE LIMA

Assume a Presidência e abre a sessão.

 

002 - Presidente WALTER FELDMAN

Assume a Presidência. Nomeias as autoridades presentes. Informa que a presente sessão foi convocada, a pedido do Deputado Vaz de Lima, a fim de comemorar o Dia da Bíblia. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ilustra o papel disseminador de valores da Bíblia na história da humanidade.

 

003 - VAZ DE LIMA

Assume a Presidência.

 

004 - GILBERTO NASCIMENTO

Fala da Bíblia como alimento espiritual para o homem e sobre a repressão que esta sofreu em regimes comunistas.

 

005 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a execução de números musicais.

 

006 - GUILHERMINO DA SILVA CUNHA

Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, ressalta a importância do Bíblia como Livro da Paz. Apresenta as missões da entidade que preside, e sua ações recentes mais significativas.

 

007 - JOÃO CARAMEZ

Secretário da Casa Civil, representando o Governador Geraldo Alckmin, ressalta as adversidades que a sociedade moderna enfrenta e coloca a Bíblia como fonte de força e coragem para enfrentá-las.

 

008 - PAULA REGINA

Procede à leitura do Salmo 136 a aprtir de Bíblia na linguagem Braile.

 

009 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a execução de números musicais.

 

010 - LUIZ ANTONIO GIRALDI

Secretário-Geral da Sociedade Bíblica do Brasil, discorre sobre a atuação dos cristãos na promoção da paz e combate a todas as formas de violência. Explica os desafios de se produzir a Bíblia completa na linguagem Braile.

 

011 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a execução de números musicais.

 

012 - ASSIR PEREIRA

Diretor da Sociedade Bíblica do Brasil, faz uma oração pelo sucesso do trabalho da Sociedade Bíblica do Brasil.

 

013 - ALICE GIRALDI

Jornalista e Secretária da Sociedade Bíblica do Brasil, detalha os esforços da entidade para disponibilizar aos deficientes visuais a leitura da Bíblia.

 

014 - RUDY ZIMER

Membro da Comissão de Tradução da Sociedade Bíblica, procede à leitura do Salmo 46.

 

015 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a execução de número musical.

 

016 - EMI WALTER SAYBER

Reverendo, membro da Sociedade Bíblica do Brasil, conclama a todos para colaborarem com o projeto da Bíblia em linguagem Braile.

 

017 - Presidente VAZ DE LIMA

Expressa sua satisfação pela realização desta sessão. Relata sua experiência pessoal com a leitura bíblica desde a infância. Agradece a todos os que colaboraram para o êxito da presente solenidade. Encerra a sessão.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Convido o Sr. Deputado Gilberto Nascimento para, como 2º Secretário “ad hoc”, proceder à leitura da Ata da sessão anterior.

 

O SR. 2º SECRETÁRIO - GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Procede à leitura da Ata da sessão anterior, que é considerada aprovada.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Walter Feldman.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero dar boa-noite a todos e me desculpar pelo atraso, mas já estamos a postos, a pedido do Deputado Vaz de Lima, proponente desta extraordinária e importante sessão solene.

A Presidência passa a nomear as autoridades presentes: Exmo. Sr. João Caramez, Secretário Chefe da Casa Civil, neste ato representando o Exmo. Sr. Geraldo Alckmin, Governador do Estado de São Paulo; Reverendo Sr. Guilhermino da Silva Cunha, da Diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil; Reverendo Sr. Luis Antônio Giraldi, Secretário Geral da Sociedade Bíblica do Brasil; Reverendo Sr. Dr. Erny Walter Sayber, da Sociedade Bíblica do Brasil e o queridíssimo Deputado Gilberto Nascimento, membro da Mesa Diretora desta Casa.

Como disse, esta sessão foi convocada pelo Deputado Vaz de Lima com a finalidade de comemorar o Dia da Bíblia.

Convido a todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional, executado pela Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - WALTER FELDMAN - PSDB - Quero agradecer ao nosso querido maestro da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tantas vezes tem nos agraciado com a sua presença, o seu som e a sua música.

Obrigado, maestro.

A execução do Hino Nacional neste momento foi muito interessante porque parecia que seria apenas musical, que não cantaríamos. De repente, alguns membros da Mesa começaram a cantar e ouvimos em alto e bom som todos os presentes cantarem efusivamente o Hino Nacional Brasileiro. A execução do Hino Nacional é sempre muito emocionante para nós brasileiros, dada as suas características e alguns valores cívicos que hoje trabalhamos para preservar. A pregação da fé é meio semelhante.

De repente alguém que tenha suas convicções de formação familiar, pastoral, religiosa começa a pregar em uma praça deserta e logo começam a se somar a essa pregação fiéis ou não fiéis e isso se espalha como uma bola de neve a iluminar os corações e as mentes antes obscuros e fechados.

A Bíblia, na história da Humanidade, tem exatamente esse papel, ou seja, reproduzir um conjunto de concepções e valores na sua visão mística, na sua interpretação de fatos sobejamente conhecidos, que fazem com que essas novas gerações, apreendendo aquele conjunto de elementos, possam construir a sua fé, possam construir a sua crença e reproduzir isso para as próximas gerações. Há mais de quatro mil anos, as coisas assim acontecem. Há dois mil anos pelo Novo Testamento.

Eu que sou de origem judaica - e não nego a minha origem, a minha formação - aprendi com meu pai o papel e o exemplo da Bíblia. Muito que dele consegui extrair e absorver vinha exatamente dessa concepção, ainda em hebraico ou aramaico, que era a língua de que se utilizava Jesus Cristo na sua pregação.

É nesse sentido que venho aqui. Não na postura ou função protocolar. Venho, pois também creio. Acredito no papel do Livro e da Palavra, o Livro mais divulgado em toda a Humanidade, em toda nossa civilização.

Este não é um dia comum. A Assembléia de São Paulo sairá desta sessão solene mais abençoada, mais crente, mais fiel aos valores e princípios que devem dirigir a vida dos políticos, a vida dos parlamentares, a vida dos homens e mulheres de bem, que não vivem apenas materialmente, mas extraem do Livro da Vida, a Bíblia Sagrada, os ensinamentos para continuar, apesar das dificuldades, das lutas, das guerras e dos problemas.

Eu não poderia deixar de comparecer a esta sessão. Venho também para me inspirar e buscar a energia necessária para continuarmos a luta do dia-a-dia.

Parabéns, Deputado Vaz de Lima. A sua iniciativa engrandece a Assembléia de São Paulo. Convido, neste momento, o Deputado Vaz de Lima para assumir a Presidência e continuar comandando os trabalhos.

Muito obrigado pela oportunidade e sucesso para todos nós. (Palmas.)

 

* * *

 

-                Assume a Presidência o Sr. Vaz de Lima.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Quero agradecer as palavras inspiradoras do Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman, com quem tenho convivido bem amiúde e sei o quanto as palavras que ele aqui proferiu condizem com a realidade da sua vida. Quero agradecer-lhe por esta sessão solene que estamos realizando e pelo estímulo que nos tem dado no Parlamento pelo seu exemplo. O Deputado Walter Feldman é capaz de valorizar o sentimento, a crença, a fé de cada um de nós.

Tem a palavra o nobre Deputado Gilberto Nascimento, nosso irmão, membro da Igreja Assembléia de Deus.

 

O SR. GILBERTO NASCIMENTO - PSB - Sr. Presidente, nobre Deputado Vaz de Lima, pastores, diretores da Sociedade Bíblica do Brasil, meus queridos amigos e irmãos Vereadores Carlos Alberto Júnior e Marcos Arruda, quero inicialmente dizer ao meu querido Deputado Vaz de Lima, exemplo de homem público a ser seguido, que muito nos honra ter a Sociedade Bíblica hoje reunida nesta Casa para dizer: “Senhor, muito obrigado por tudo que nos tem feito através da sua palavra.”

Falar da Bíblia Sagrada não é muito fácil, em que pese ser o Livro dos Livros, o livro escrito com inspiração divina. Ele me faz lembrar, meu querido Pastor Cherloques, quando fui à Alemanha comunista. Ali procuravam três coisas nas nossas bagagens: armas, Bíblia ou drogas. Fiquei pensando por que queriam saber se tínhamos uma Bíblia. Logo pude entender. A Bíblia, através das palavras inspiradas por Deus, na medida em que entra em qualquer regime de exceção é capaz de mudá-lo. E não foi diferente.

Estive também em Moscou. Na parte central da cidade existem três prédios da KGB. Atrás daqueles prédios, existia um grande terreno reservado para a construção de uma escola de filosofia leninista-marxista para dizer: “Deus não existe. O comunismo é bom.” Havia uma luta incansável para não fazer entrar qualquer versículo bíblico naquele país, um país que vivia sob a égide do comunismo. Eles iriam fazer essa escola de filosofia leninista-marxista para ali estudarem filhos de políticos do mundo todo, para estes dizerem depois que voltassem aos seus países de origem que Deus não existe e que comunismo é bom.

Caiu o comunismo. Tivemos a felicidade, recentemente, de ir a Moscou e aquele terreno que seria usado para a construção da escola de filosofia leninista-marxista foi doado para que uma igreja pudesse erguer ali o seu templo. Ali lançamos a pedra fundamental e demos conhecimento da Bíblia, o Livro dos Livros. Naquele local está sendo construído um templo para duas mil e quinhentas pessoas e o povo tem de entender que Deus existe e que a sua palavra está aí para confirmar toda essa verdade.

Os regimes de exceção têm medo desse livro porque sabem que ele faz as pessoas mudarem. E mudam de dentro para fora.

A Bíblia, que é a palavra de Deus escrita por homens inspirados por Ele, é o alimento para a nossa alma, é o alimento espiritual no qual saciamos nossa sede e nossa fome pela verdade.

A Bíblia também é o guia completo de como devemos crer e viver como cristãos. Suas palavras são poderosas e seus preceitos são escritos no coração. A Bíblia nos dá o conhecimento, nos dá a esperança e nos mostra o amor de Deus.

A Bíblia, porém, é como um martelo despedaçador. Diz a Bíblia: “Porventura minha palavra não é como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiuça a pedra?” A Bíblia tem o poder de salvar, porque nos diz em Romanos 1:16: “Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu e também do grego.”

Diz ainda: “Tomai, portanto, o capacete da salvação e a espada do espírito”, que é a palavra de Deus. Essa é a palavra que sonda o nosso interior.

Diz a Bíblia: “A palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante que a espada, algumas de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, das juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenção do coração.”

A Bíblia diz em Mateus 24:35: “Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” Esta é a nossa felicidade: de um dia termos olhado a Bíblia e observado o grande amor de Deus para conosco.

Louvo a Deus porque nós aceitamos a Jesus quando aprendemos a ler a Bíblia Sagrada.

Quiséramos nós que todos os homens deste mundo pudessem um dia ler a Bíblia e ver o Espírito Santo falando com ele da necessidade de regeneração.

Fico feliz quando vejo os nossos irmãos de Deões fazerem o seu trabalho nas cadeias. Em toda cadeia que entra a Bíblia Sagrada, o Livro Sagrado, vemos logo depois que se reduzem as fugas, os presos passam a ter vontade de se recuperar porque entendem o amor de Deus para com eles e ganham uma nova expectativa de vida, pois sabem que alcançarão um novo céu, uma nova terra, sempre orientados pela palavra de Deus.

Quero parabenizar a Sociedade Bíblica do Brasil. Vocês talvez não imaginem o que isso representa para este país. Quiséramos nós que 150 milhões de exemplares fossem distribuídos para todos os brasileiros. Assim como a criança recebe a cartilha quando entra na escola, que recebesse também um exemplar da Bíblia Sagrada. Mas um dia, se Deus quiser, vamos chegar lá. Um dia, quando nossos governantes entenderem que feliz é a nação cujo Deus é o Senhor e aprenderem na sua palavra, talvez tenhamos uma sociedade mais justa. Isso vai acontecer antes da volta do nosso Mestre.

Que Deus nos abençoe!

Mais uma vez quero parabenizar os diretores da Sociedade Bíblica do Brasil. Vocês são jóias preciosas nas mãos de um Deus que tem poder sobre todas as coisas. Deus tem usado cada um dos senhores para espalhar essa semente de vida, de amor e de bonança.

Que essa palavra possa frutificar no coração de cada pessoa que lê uma porção da Bíblia.

Que Deus nos abençoe em nome de Jesus. Amém. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Agradecemos ao companheiro, amigo e irmão de caminhada, de fé, Gilberto Nascimento e aproveito para dar um testemunho: o irmão, nesta Casa, tem honrado a palavra do Senhor.

Quero agradecer a presença do Reverendo Assir Pereira, Diretor da Sociedade Bíblica do Brasil; da Sra. Alice Giraldi, Jornalista e Secretária da Sociedade Bíblica do Brasil; do Dr. Ciro César Aguiar, da Sociedade Bíblica; do Bispo Carlos Alberto Rodrigues Pinto, da Sociedade Bíblica; do Sr. Célio Hemerik, da Sociedade Bíblica; do Sr. Vladimir Silveira, neste ato, representando o Exmo. Sr. Gabriel Benedito Isaac Chalita, Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; do Reverendo Geodásio Cerqueira Passos, Presidente da Convenção Nacional da Igreja Assembléia de Deus do Brasil; dos Vereadores Carlos Alberto Bezerra Júnior, da Câmara Municipal de São Paulo, Marcos Arruda, da Câmara Municipal de Osasco, Edson Roberto Stela, da Câmara Municipal de Iguape, Valdívio da Cruz e Grimaldo Leite da Costa, da Câmara Municipal de Miracatu; do Dr. Paulo Soares Cintra, Presidente da AEB - Associação Evangélica Brasileira - que está sofrendo, pois perdeu a mãezinha semana passada, que Deus o conforte; do Sr. Altamiro Alves Arruda, da Sociedade Bíblica do Brasil; do Reverendo Dr. Zuldzimer, da Sociedade Bíblica do Brasil; da Sra. Paula França, da Sociedade Bíblica do Brasil - Imprensa Braile; da Sra. Loyde Ortiz, da Sociedade Bíblica do Brasil, vinda de Miami; do Sr. Jonathan Science, da Sociedade Bíblica do Brasil de Miami; do Pastor Adalberto Leandro, Presidente Estadual da Igreja Assembléia de Deus do Estado de São Paulo; do Coronel Ivan Marinho, representando os Gideões Internacionais, Secretário de Bíblias; do Pastor Antônio Roberto Agostini, Presidente do Conselho de Pastores de Tatuí e do Reverendo Jair Alves, coordenador de ecumenismo.

Vamos ouvir o Coral da Igreja Batista da Penha cantando dois hinos: “Eu Vejo Deus”, baseado em Isaías 6, e “De Eternidade a Eternidade”, Salmo 106.

 

* * *

- São cantados os hinos.

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vamos ouvir a palavra do Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, Reverendo Guilhermino Cunha.

 

O SR. GUILHERMINO DA SILVA CUNHA - Queremos consignar, em nome da Sociedade Bíblica do Brasil, a nossa gratidão pela presença do Presidente desta Casa, Deputado Walter Feldman; saudar o Deputado Vaz de Lima, que preside a presente sessão; reconhecer com muito carinho a presença do Exmo. Deputado João Caramez, Secretário de Estado da Casa Civil, representando o Sr. Governador Geraldo Alckmin; saudar o Deputado Gilberto Nascimento, os ilustres vereadores presentes e o Reverendo Luís Antônio Giraldi, nosso Secretário Geral, representando todo o secretariado e funcionários da Sociedade Bíblica do Brasil.

A nossa palavra é devocional. Vamos trazer o testemunho do Profeta Isaías. No capítulo 2 da sua profecia, temos a palavra que em visão veio a Isaías, filho de Amós, a respeito de Judá e Jerusalém:

"Nos últimos dias, acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros e para ele afluirão todos os povos. Irão muitas nações e dirão: Vinde e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó para que nos ensine os seus caminhos e andemos pelas suas veredas. Porque de Sião sairá a palavra do Senhor de Jerusalém. Ele julgará entre os povos, corrigirá muitas nações e estas converterão as suas espadas em relhas de arado e as suas lanças em podadeiras. Uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a arte da guerra. Diz o Senhor: Vinde, ó casa de Israel, e andemos na luz do Senhor."

Sr. Presidente, esta é uma palavra profética que veio a Isaías no Século VIII a.C.: acontecerá nos últimos dias que o monte da casa do Senhor se elevará sobre os demais montes, significando a soberania do Deus Eterno sobre os deuses dos povos. As nações olharão Israel, virão a Jerusalém para aprenderem os caminhos. A palavra de Deus sairá de Jerusalém na unção e no poder do Espírito Santo, como foram as últimas palavras de Jesus nesta terra. "Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia, Samaria e até os confins da terra."

O profeta diz mais: Deus julgará as nações e corrigirá os povos e acontecerá, Sr. Presidente, uma transformação profunda: espadas virarão relhas de arado; lanças serão transformadas em podadeiras; instrumentos de guerra, de morte, de destruição, serão transformados em implementos agrícolas. Uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem mais aprenderão a arte da guerra.

O convite é para que as nações andem na luz do Senhor, tendo a Bíblia como o Livro da Paz.

O mundo é sustentado por três forças: pelo amor, pela justiça e pela paz.

Comecemos pelo amor. A Bíblia diz que o amor é o vínculo da perfeição.

Em I Coríntios 13 aprendemos: “O amor é benigno, é paciente, não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus próprios interesses, não se exaspera, não se ressente do mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. E o amor jamais acaba.”

Agora, pois, permanecem as três virtudes teologais: a fé, a esperança e o amor. Mas o maior desses é o amor.

Amor é poder. Um gesto de amor não precisa ser explicado. Mas não basta amar. É preciso agir com amor. E a Bíblia nos diz em I João 4:19: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.” Portanto, o amor procede de Deus e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

Amor é uma questão de fé. Amor é uma atitude, não um sentimento apenas. O amor é visível e é sensível. O amor, o nosso amor, é um amor resposta ao grande amor de Deus. E como resposta, nós o amamos sobre todas as coisas. Amamo-nos a nós mesmos, numa auto-estima equilibrada, inteligente. Amamos o nosso próximo e semelhante. Amamos aqueles que não são amáveis. Amamos até o nosso inimigo. Oramos pelos que nos perseguem. Bendizemos aos que nos maldizem. Em assim fazendo, nós nos tornamos filhos do Pai Celeste.

A segunda grande força que move o mundo é a justiça. Justiça e paz são verdades que se complementam. Quem ama age com justiça e onde há justiça há paz. Rui Barbosa já afirmou: “A verdade e a justiça são a mesma coisa.” Antes dele, o salmista diz na nossa velha Bíblia: “Encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram. Da terra brota a verdade e do céu desce a justiça.” Está no Salmo 85:10,11.

As injustiças trazem nelas embutidas as sementes da revolta e do ódio. Com justiça, temos paz. Johann Wolfgang Goethe, o grande poeta alemão, declarou: “Onde há fome, não há lei.” E a versão portuguesa dessa grande verdade é também uma idéia-força. Dizem os nossos ancestrais portugueses: “Numa casa onde não há pão, todos brigam e ninguém tem razão.”

A lei reconhece o estado de necessidade, mas nós estamos aqui para honrar a Bíblia como o Livro da paz. Por isso, termino esta saudação pela paz. Sem a presença do Príncipe da Paz, Jesus, não há esperança de paz para este mundo, pelo contrário, a violência se instala, os sentimentos de ódio e ressentimento dominam e predominam e as conseqüências são terríveis.

O dia 11 de setembro de 2001 tornou-se um marco na história da Humanidade e muitos se perguntaram: Onde está Deus? Por que Deus permitiu tal coisa?

A sociedade criacionista brasileira compartilhou um “e-mail” com algumas constatações em relação aos atentados terroristas de 11 de setembro. Eu quero destacar algumas delas, Sr. Presidente.

A filha do grande evangelista Dr. Billy Graham estava sendo entrevistada em um programa chamado “Early Show” quando a repórter Jane Claysson fez e ela a contundente pergunta: Como Deus pôde deixar acontecer isso? E a resposta de Ane Graham foi profunda e inspiradora: Creio que Deus está imensamente entristecido com o que aconteceu, assim como nós, americanos, estamos. Entretanto, durante vários anos temos pedido a Deus para retirar-se das nossas escolas, para afastar-se dos nossos atos de governo e das nossas vidas particulares e sendo Ele um cavalheiro, creio que calma e paulatinamente foi-se retirando da cena. Como podemos esperar bênçãos de Deus e a sua proteção se nós exigimos que ele nos deixasse? Que palavra forte. Ainda mais, Sr. Presidente: foi Madeleine Moore Warrie quem se rebelou contra a leitura da Bíblia e orações nas escolas e diz ela: a sociedade americana assentiu.

O psicólogo Benjamin Spock diz que não deveríamos castigar os nossos filhos, porque eles têm personalidade frágil e devemos deixar que eles façam o que quiserem. O seu filho suicidou-se. Alguém disse que devemos deixar as nossas filhas praticarem o aborto quando desejassem, afinal de contas, elas têm liberdade de escolha. E nós concordamos. Certo conselho escolar disse que os meninos crescerão e precisarão ter liberdade sexual. Vamos oferecer camisinhas a eles. E nós concordamos. Alguns políticos que elegemos nos Estados Unidos, diz ela, ocupando cargos públicos, disseram que ninguém deve se intrometer na vida particular deles, desde que cumpram as suas obrigações na vida pública. E o testemunho é o seguinte: Concordamos dizendo que não nos interessa o que qualquer pessoa, inclusive o Presidente dos Estados Unidos, faz na sua vida privada, desde que nós mantenhamos os nossos empregos e que a economia continue crescendo. Então alguém disse: “Nós temos liberdade de imprimir revistas pornográficas e as pessoas têm o direito de conhecer a beleza do corpo humano. Depois alguém atreveu-se mais e começaram a colocar a fotografia de meninos e meninas e essa pornografia desenvolveu o pornoturismo. A indústria do entretenimento começou a mostrar filmes promovendo a violência, o sexo ilícito, as drogas. E nós fomos concordando. É interessante como as pessoas acreditam muito mais no que os jornais dizem do que naquilo que a Bíblia fala.

A conclusão, Sr. Presidente, é que a Bíblia é o Livro da Paz e está presente nesta Casa de Leis, a Casa do Povo.

A Sociedade Bíblica do Brasil tem por missão traduzir, imprimir e distribuir a Bíblia; produzir a Bíblia numa linguagem simples e escorreita; com tradução fiel aos originais hebraico, aramaico e grego. Agora, temos a Bíblia em Braile a ser disponibilizada para as bibliotecas.

Há um texto, Sr. Presidente, senhor representante do Governador do Estado, ‘Estudando com a Bíblia’, que é destinado às escolas do estado e dos municípios em todos os estados da Federação e esperamos que essa série ‘Estudando com a Bíblia’ venha representar uma contribuição da Sociedade Bíblica para levar luz nas trevas.

A Bíblia em Braile é o projeto de fé que vai mexer com aqueles que não vêem a luz, mas que através do tato vão entender a verdadeira luz que é a palavra de Deus.

‘Estudando com a Bíblia’ veio dar conteúdo - e um conteúdo de consenso - ao ensino religioso nas escolas do Brasil e esperamos que os ilustres deputados e vereadores presentes possam levar avante essa idéia, porque o ensino religioso, de facultativo, torna-se obrigatório e nada melhor do que ensinar a palavra de Deus, porque ela não volta vazia. Ela realiza o propósito de Deus e a nossa Nação será feliz, pois a Bíblia diz: “Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor.”

Que Deus nos ajude. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Queremos registrar e agradecer a presença do Pastor Cherloques Souza, Diretor Presidente do Instituto Betel de Ensino Superior e da Vereadora Maria Ignes Archetti, da Câmara Municipal de Franca.

Agora ouviremos a palavra do Secretário da Casa Civil João Caramez, companheiro e amigo desta Casa, neste ato representando o Governador Geraldo Alckmin. Não podendo comparecer, mandou seu primeiro homem. Logo a seguir, o Secretário precisa retirar-se. Quero pedir, em nome de todos, escusas pelo atraso e espero não atrapalhar o compromisso que V.Exa. ainda tem de cumprir com o Governador. Dê a ele o nosso abraço e muito obrigado pela sua presença.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - Meu caro colega Deputado Vaz de Lima, presidindo esta sessão solene; Reverendo Sr. Guilhermino da Silva Cunha, Diretor da Sociedade Bíblica do Brasil; Reverendo Luis Antônio Giraldi, Secretário Geral da Sociedade Bíblica do Brasil; Reverendo Emi Walter Sayber, da Sociedade Bíblica do Brasil; nosso colega, Deputado Gilberto Nascimento; Carlos Alberto Bezerra, Vereador da Câmara Municipal de São Paulo, na pessoa de quem cumprimento todos os vereadores presentes; meus senhores e minhas senhoras, é com grande satisfação que retorno a esta Casa representando o nosso querido e grande Governador Geraldo Alckmin. Isso me permite rever alguns amigos, dentre eles o grande companheiro Vaz de Lima, sinônimo de ética, transparência e, acima de tudo, um homem voltado para as causas populares.

Hoje poderíamos dizer que a Assembléia está em festa, Vaz, em festa para comemorar o Dia da Bíblia. Ouvindo os oradores que me antecederam, voltei meu pensamento para alguns anos atrás.

Exatamente neste mesmo lugar onde estou, no dia 15 de janeiro de 1999 o nosso grande e saudoso Governador Mário Covas tomava posse, recém-saído de uma cirurgia. No seu discurso - diga-se de passagem um belo e maravilhoso discurso - teve uma frase que me chamou a atenção e ficou gravada até hoje na minha memória: “Não me venham falar em adversidades. A vida me ensinou que diante delas só existem três atitudes possíveis a tomar: enfrentar, combater e vencer.” E de adversidades aquele homem entendia bastante. Afinal de contas, pegar o Estado como ele pegou e colocá-lo no rumo dentro da ética e da transparência foi uma coisa bastante difícil. Mas ele conseguiu.

Hoje não é diferente do dia 15 de janeiro de 1999. Estamos enfrentando várias adversidades e adversidades não só econômicas. Falta compreensão, falta amor, solidariedade, carinho. Assistimos à barbárie de 11 de setembro de 2001, quando terroristas suicidas praticaram aquela atrocidade.

Sem sombra de dúvida, é uma adversidade tentarmos compreender o que está acontecendo. Para isso é necessário que haja muita perseverança, muita dedicação e, principalmente, muita coragem para enfrentarmos os problemas a que estamos assistindo.

Mas onde vamos buscar essa coragem, essa determinação, essa força e, sobretudo, essa perseverança? Vamos buscar justamente na palavra de Deus, na Bíblia, que, além de ser a palavra de Deus, é a referência universal do comportamento humano. E assistindo a tudo isso chego à conclusão de que só existe uma maneira para mudarmos esse comportamento, só existe uma forma para transformarmos este mundo em um mundo alegre, em um mundo feliz, em um mundo de paz: fazer com que todos tenham, como livro de cabeceira, a Bíblia.

Deputado Vaz, com toda sinceridade, para mim é motivo de muito orgulho e satisfação participar hoje desta solenidade representando o nosso grande e querido Governador Geraldo Alckmin.

Não tenha dúvida de que se tivesse sido possível, o Dr. Geraldo estaria aqui participando deste momento tão sublime e tão gratificante. Mas como compromissos outros o impediram, ele me pediu que transmitisse a você, Vaz, e a todos os irmãos que participam desta solenidade, os seus cumprimentos. Que os senhores possam levar dele a mensagem de fé e de gratidão por tudo que está acontecendo.

Um abraço a todos e muitas felicidades. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Agradecemos, sinceramente, as palavras do Deputado João Caramez, do amigo João Caramez. Quem, como eu, convive com ele sabe como está emocionado, porque fala com o coração. Transmita ao Governador nossa palavra de agradecimento. Deus o abençoe.

Agora teremos um ato especial. Os que têm a sua Bíblia vão abri-la no Salmo 136. Vou fazer isso com a minha, que, aliás, ganhei da Sociedade Bíblica do Brasil. O Governador recebeu uma desta também, assim como os deputados da Casa.

A leitura, que está na nova tradução da linguagem de hoje, será feita de uma forma especial e por alguém especial: na linguagem Braile e pela nossa irmã deficiente visual Paula Regina, uma inspiração para o que vai acontecer logo em seguida. Se os irmãos me permitirem, vamo-nos colocar em pé em reverência à palavra.

 

A SRA. PAULA REGINA - Antes de ler a palavra de Deus, quero dizer algumas palavras aos irmãos. Este é um momento de muita alegria e emoção para mim: pela comemoração hoje do Dia da Bíblia e pelo lançamento do primeiro livro da Bíblia na escrita Braile. Estou muito feliz, quero agradecer a todas as pessoas que estão colaborando nesse projeto, pessoas que estão nos bastidores, que sempre estiveram comigo, ao Reverendo Giraldi, a primeira pessoa que me abriu a porta, ao Reverendo Ivan, que não está presente, mas que foi uma bênção na minha vida, à Alice Giraldi, ao Rudi, às pessoas da publicação, enfim, pessoas muito valiosas que estão sempre nos bastidores trabalhando conosco.

Disseram que a Bíblia deve ser o livro de cabeceira das pessoas, que a Bíblia transforma as pessoas, mas o deficiente não tinha essa palavra na sua escrita. Há 10 anos estamos lutando com esse projeto e este ano conseguimos. Estamos com a primeira imprensa Braile da América do Sul dedicada à palavra de Deus. Portanto, é um momento de muita felicidade para mim, para os deficientes e para toda a equipe que está na Sociedade Bíblica trabalhando comigo.

O livro ficou pronto na semana passada e parecia que era o nascimento de um filhinho, todos alegres, todos se cumprimentando. Espero que as pessoas que não estão a par desse projeto, tomem conhecimento e orem por nós, porque é um trabalho árduo. Vão ser 32 livros da Bíblia e estamos fazendo o melhor possível para trazer essa palavra aos deficientes.

Eu escolhi este texto porque é um hino de gratidão e o salmista está agradecendo por tudo que Deus tem feito. Eu também estou muito grata por esta porta que se abriu para mim na Sociedade Bíblica do Brasil. Estou um pouco nervosa, espero que vocês estejam comigo. Vou ler até o versículo 4 e espero que vocês também leiam comigo.

 “Dêem graças a Deus, ao Senhor, porque Ele é bom, o seu amor dura para sempre.

Dêem graças ao mais poderoso de todos os deuses, o seu amor dura para sempre.

Dêem graças ao mais poderoso de todos os Senhores, o seu amor dura para sempre.

Somente o Senhor faz grandes milagres, o seu amor dura para sempre.”

Queria que vocês lessem comigo este versículo: “Somente o Senhor faz grandes milagres; o seu amor dura para sempre.”

É isto que Ele fez com o deficiente: Ele fez um grande milagre através da Sociedade Bíblica do Brasil. Quero agradecer muito a vocês. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - O projeto da Sociedade Bíblica do Brasil é traduzir toda a Escritura na linguagem Braile. E, segundo a informação, isso deve medir três metros, vários volumes. A aspiração da Sociedade Bíblica do Brasil, projeto que nasceu há muito tempo, mas que dá agora um passo importante para a sua concretização, é disponibilizar em cada município pelo menos um exemplar de toda a Bíblia, para servir aos irmãos que anseiam pela leitura da Palavra de Deus e não podem fazê-lo com seus olhos, como nós.

Gostaria que V.Exa. transmitisse esta aspiração ao Governador Geraldo Alckmin. Estou certo de que, em algum momento, isso chegará ao Sr. Governador para sua decisão. Quero contar com o apoio de V.Exa. João Caramez, Chefe da Casa Civil, um homem de grande importância do Estado, que quer atender essa parcela da população que quer ser incluída em todos os direitos de cidadania.

 

O SR. JOÃO CARAMEZ - Sr. Presidente, vou quebrar um pouco o protocolo aqui, mas, com toda a certeza, levarei a mensagem ao Governador. E, apesar de todos os percalços e transtornos que estamos vivendo neste mundo globalizado, acontecem determinadas coincidências felizes.

Quero saudar aqui a iniciativa da sociedade nesse sentido e adiantar a todos que, por feliz coincidência, esse livro está saindo no ano em que esta Casa aprovou a introdução do ensino religioso nas escolas estaduais. Sem sombra de dúvida, essa é uma grande iniciativa, uma iniciativa que foi abençoada pelo nosso Criador. Parabéns à Sociedade Bíblica do Brasil. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Enquanto o Secretário se prepara para o seu caminho, vamos pedir ao cantor Emanuel, nosso irmão e amigo, que se prepare para cantar dois hinos: “Tu és Fiel” e “Rude Cruz”.

 

* * *

 

-              São apresentados os números musicais. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Ouviremos agora a palavra do Secretário-Geral da Sociedade Bíblica do Brasil, Luiz Antonio Giraldi.

 

O SR. LUIZ ANTONIO GIRALDI - Exmo. Sr. Presidente, Deputado Vaz de Lima, Revmo. Cunha, meu Presidente, Srs. Deputados, meus colegas, senhoras e senhores, ao iniciar este novo milênio todos nós esperávamos que o mundo estivesse entrando num novo tempo de paz. Porém, o que infelizmente estamos vendo neste início de século é um cenário de violência. No Brasil aumentaram os seqüestros. Os jornais noticiam que os antigos assaltantes de bancos estão agora seqüestrando pessoas nas ruas para receberem pequenos resgates.

Na manhã de 11 de setembro, o mundo estarrecido acompanhou pela televisão o ataque terrorista a Nova Iorque e a queda das Torres Gêmeas do World Trade Center. Em poucos minutos, milhares de pessoas inocentes morreram soterradas sob os escombros dos edifícios. Diante de tanta violência, nós, cristãos, sentimo-nos chocados, impotentes, e perguntamos o que podemos fazer para combater a violência e promover a paz?

A palavra mais usada no Antigo Testamento para designar a paz é “shalom”. Até hoje o povo hebreu usa essa palavra como forma de saudação, que quer dizer: “Que você esteja bem”.

Na Bíblia a palavra paz está em contraste com a palavra guerra, mas paz não é apenas ausência de guerra, é também o estabelecimento de boas relações entre as pessoas. Paz é sinônimo de entendimento, bem-estar e tranqüilidade. Para Jesus paz tem três dimensões: paz com Deus, paz consigo mesmo e paz com as pessoas. Para termos paz com as pessoas precisamos ter paz com nós mesmos. E, para ter paz com nós mesmos, precisamos ter paz com Deus. E a Bíblia ensina que só através de Jesus, o Filho de Deus, podemos conhecer Deus e ter paz com Ele.

No Sermão do Monte, Jesus disse: “Bem-aventurados os pacificadores porque eles serão chamados Filho de Deus”. Jesus disse estas palavras com autoridade, pois, antes mesmo de Ele ter nascido, havia sido chamado pelo Profeta Isaías de “O Príncipe da Paz”. Quando Ele nasceu, um coro de anjos entoou um hino que dizia: “Paz na terra entre os homens de boa vontade”.

Durante toda a sua vida Jesus ensinou o amor, a tolerância e a paz entre as pessoas. E, ao morrer na cruz, pediu o perdão a Deus para aqueles que o crucificaram.

A palavra pacificador é traduzida, pela nova tradução da linguagem de hoje, por pessoa que trabalha pela paz. O pacificador não é apenas uma pessoa pacífica, mas alguém que atua ativamente a favor da paz e leva outros a fazer o mesmo.

Os seguidores de Jesus foram chamados de pacificadores e promotores da paz. Hoje, uma pessoa que se converte a Cristo, por mais violenta que tenha sido, passa por uma transformação interior e se converte em um pacificador, numa pessoa que trabalha em favor da paz.

Jesus e seus discípulos pregaram a não violência. Quando Jesus foi preso por seus inimigos, o apóstolo Pedro usou a espada para defendê-lo. Mas Jesus lhe disse: “Guarda a sua espada, pois quem usa uma espada, será morto por uma espada”.

A violência gera violência, por isso deve ser evitada e combatida de todas as formas possíveis. A violência tem origem no coração e na mente das pessoas. Por isso, a melhor maneira de combater a violência é educar as pessoas no caminho da paz. Essa educação para a paz deve começar na infância. Diz a Bíblia: “Eduque a criança no caminho que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”.

Uma das maiores violências cometidas hoje na nossa sociedade contra a criança é o uso e a promoção das drogas entre elas. Quem usa droga não está destruindo apenas o seu corpo, mas também a sua alma. Por isso, a Sociedade Bíblica do Brasil tem apoiado com muito entusiasmo o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, promovido pela Polícia Militar, nas escolas de todo o País.

A Sociedade Bíblica do Brasil tem participado desse programa fornecendo as cartilhas, os diplomas e está pedindo o apoio das escolas, dos professores, dos pais, dos alunos a essa louvável iniciativa da Polícia Militar do Brasil.

Atendendo ao apelo da Carta aos Hebreus “lembrem-se dos presos como se vocês estivessem na cadeia com eles”, a Sociedade Bíblica do Brasil está desenvolvendo, há muito anos, em parceria com as igrejas e organizações cristãs, o Programa Ação Social no Cárcere. Os resultados têm sido maravilhosos. Através desse programa, milhares de presos tiveram a sua vida transformada pelo poder do Evangelho, modificaram suas atitudes e foram reintegrados à sociedade.

Antes de Jesus, a Lei de Talião “olho por olho, dente por dente” regia as relações entre as pessoas. Como resultado dessa lei violenta, o mundo ia em guerra permanente.

Jesus chegou e anunciou uma nova lei que abolia a Lei de Talião. Ele disse: “Vocês ouviram o que foi dito; ame os seus amigos e odeie os seus inimigos. Porém, eu vos digo: amem os seus inimigos e faça o bem para os que odeiam vocês; façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”. Essa nova lei é a Lei do Amor; a Lei do Amor até aos inimigos que trouxe, pela primeira vez ao mundo, uma esperança de paz.

No Século XX, a Lei Cristã do amor e da não violência foi testada mais uma vez na relação entre os países e mostrou que não é uma utopia. Na luta pela independência dos países colonizados da Ásia e da África, o mundo presenciou uma grande vitória da lei da não violência, quando o grande líder indiano Mahatma Gandhi, adotando a estratégia da luta pacífica, conseguiu conquistar a independência do seu país sem dar um único tiro.

Terminada a Segunda Guerra Mundial, pela primeira vez na história, os países vencedores ofereceram ajuda aos vencidos. Num momento de inspiração cristã, os aliados estenderam a mão para os vencidos, Japão, Alemanha, Itália, e lhes ofereceram ajuda econômica para reconstruírem os seus países. A força moral desse gesto cristão restabeleceu as boas relações entre os vencidos e os vencedores e trouxe novas esperanças de paz para o mundo.

Nada tem contribuído tanto para o amor entre as pessoas e as nações como a mensagem do amor ao próximo anunciado por Jesus. Difundir a Bíblia, o Livro da Paz é o meio mais eficiente de divulgar essa mensagem de construir a paz.

A Bíblia nos diz: “Lembrem-se dos que sofrem, como se vocês estivessem sofrendo com eles.” Lembrando-se dos enfermos que sofrem nos hospitais, a Sociedade Bíblica do Brasil desenvolve, em parceria com as capelanias cristãs, um Programa de Ação Cristã nos Hospitais.

Através desse programa, mais de meio milhão de enfermos têm recebido, anualmente, assistência social, ajuda espiritual e o consolo da Palavra de Deus. No Hospital das Clínicas ninguém sai sem receber uma porção da Palavra de Deus.

Como parte das comemorações do Dia da Bíblia, a Sociedade Bíblica do Brasil está lançando um novo programa social chamado Imprensa Braile, para atender aos deficientes visuais. Seu objetivo é publicar, pela primeira vez, na língua portuguesa a Bíblia toda em braile.

A Sociedade Bíblica do Brasil já adquiriu uma impressora em braile, está lançando hoje um livro de Salmos e, dentro de seis meses, lançará a Bíblia toda completa em braile, pela primeira vez em língua portuguesa.

Este projeto é um desafio para os cristãos do Brasil, porque cada exemplar da Bíblia em braile custa trezentas vezes mais do que uma Bíblia comum. Custa cerca de R$ 800,00 uma Bíblia completa em braile que, colocada numa estante, ocupa três metros.

Para realizar o seu sonho de colocar uma Bíblia em braile em cada biblioteca do País, a Sociedade Bíblica do Brasil confia na generosidade do povo brasileiro, na solidariedade do governo federal, dos governos estaduais e municipais.

Creio, meus irmãos, que realmente não podemos deixar os nossos deficientes visuais sem ter o direito de ler a Bíblia. Eles são cidadãos e têm o direito de ler a Palavra de Deus.

Terminando, meus irmãos, comemoremos algumas cenas do primeiro Natal que ocorreram há dois mil anos. A humanidade vivia num mundo bárbaro de vingança e violência. Um dia, três sábios do Oriente estudavam as estrelas, olharam para o alto e viram brilhar no céu uma nova estrela, eles comemoraram com alegria aquele acontecimento porque acreditavam que o aparecimento daquela estrela era um sinal de Deus, da chegada de um novo tempo de paz no mundo. Assim, resolveram seguir a estrela. Depois de uma longa viagem, chegaram a uma vila chamada Belém. Ali a estrela brilhava sobre uma casa muito humilde. Os sábios entraram na casa e encontraram uma criança recém-nascida; perguntaram o seu nome e o seu nome era Jesus. Quando viram a criança, eles imediatamente se ajoelharam e o adoraram, pois haviam encontrado o Messias, o Filho de Deus, o Príncipe da Paz.

Mil anos são passados e, graças ao poder do Evangelho de Cristo, o mundo já não é mais o mesmo mundo bárbaro daquele tempo. A lei do amor e da paz conquistou muitas vitórias, como a abolição da escravatura, a emancipação da mulher, a Democracia, a Organização das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, as entidades de assistência social e a existência de milhões de cristãos que praticam o amor ao próximo e trabalham pela paz.

O Evangelho da Paz, no entanto, ainda não alcançou todas as pessoas. Muitos persistem em praticar o ódio e a violência. Mas, meus irmãos, minhas irmãs, ainda há esperança de paz para o mundo porque Jesus continua a nascer, todos os dias, no coração das pessoas.

Hoje, se olharmos com fé para o alto, como fizeram aqueles sábios no passado, veremos que ainda brilha no céu a Estrela de Belém, a Estrela da Paz. Enquanto essa estrela brilhar no céu haverá esperança de um mundo melhor, de um mundo de paz. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - O Coral da Igreja Batista da Penha cantará mais dois hinos: “Tu és Digno” e o “Aleluia”.

 

* * *

 

-              É feita a apresentação dos números musicais. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Será dirigida a Deus uma oração, pelo Revmo. Assir Pereira, Diretor da Sociedade Bíblica do Brasil.

 

O SR. ASSIR PEREIRA - Oremos: Pai, nós te damos graças pelo precioso dom da vida e, mais do que isso, pelo precioso dom da vida que vem da Tua palavra. Damo-te graças, ó Pai, porque ao longo da história inspirastes para trazer, numa linguagem acessível, clara, objetiva e através dos meios que pudessem alcançar, o máximo possível da nossa população a Tua palavra. Damo-te graças, ó Pai, pelos profissionais que elegestes no Teu coração, para que, há 62 anos, homens apaixonados pela Tua palavra fundassem a Sociedade Bíblica do Brasil e que pela palavra, através de profissionais competentes e apaixonados, têm procurado traduzi-la, Senhor, para a nossa população. E, agora, damo-te graças pelo projeto da Bíblia na escrita braile. Faça, Senhor, com que milhões de brasileiros que têm deficiência visual possam ter a alegria que temos de manusear a Tua palavra e ver a luz que dela irradia para as suas vidas. Fica, Senhor, com esse grupo de homens e mulheres da Sociedade Bíblica que, com afã, trabalham para que esse projeto se torne realidade no nosso País. Oramos agradecidos, em nome do Senhor Jesus Cristo, o nosso Pastor maior. Amém.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Passamos, neste instante, a palavra à irmã Alice Giraldi, que vai fazer a apresentação do Projeto Imprensa Braile à Secretaria de Ação Social da SBB.

 

A SRA. ALICE GIRALDI - Boa-noite às autoridades civis, religiosas, senhoras e senhores. Existem no Brasil um milhão e seiscentas mil pessoas que ainda hoje, no Século XXI, permanecem excluídas num direito de todo cidadão: o acesso à Bíblia, o maior bem espiritual de toda a humanidade, o texto que é a base filosófica e cultural da civilização ocidental. Essas pessoas são os deficientes visuais.

Nós, que podemos enxergar, temos na vida à disposição uma variada gama de traduções, edições, linguagens, formatos e modelos. A situação da pessoa com deficiência visual é muito diferente. O deficiente visual só pode ter acesso às Escrituras Sagradas se essas estiverem disponíveis em sistemas de escrita ou áudio adequados as suas necessidades especiais, tais como o braile, que é o sistema de pontos salientes que podem ser lidos com as pontas dos dedos, ou CDs ou fita cassete. A limitação visual traz para a pessoa deficiente uma das mais sérias restrições, que é a impossibilidade direta ao acesso aos veículos de comunicação escrita utilizados pelas pessoas que enxergam.

A literatura braile é escassa e cara. Há poucos títulos à disposição, a preços elevados, pois o processo de produção gráfica desse material é especialmente dispendioso. Essas restrições, quando não eliminadas ou reduzidas, comprometem o acesso à informação e à cultura em geral. É esta a situação que determina hoje o perfil do deficiente brasileiro, no que diz respeito à educação e à profissionalização. O nosso deficiente visual tem, na maioria das vezes, baixa escolaridade e está fora do mercado de trabalho.

Além destas questões de natureza social, a deficiência visual traz outras carências. A pessoa que passa pelo processo de perda da visão necessita de amparo espiritual e emocional, a fim de enfrentar e superar os sentimentos de angústia, incerteza inerentes à nova situação de vida.

Foi pensando nessas questões que a Sociedade Bíblica do Brasil fez a inclusão de ‘doe a deficiente visual’. Através dessa iniciativa, a Sociedade Bíblica do Brasil produz, gratuitamente, escrituras em áudio e em braile a deficientes visuais de todo o Brasil.

Em 2001 o Programa Deficiente Visual ganhou um importante impulso. Após dez anos de estudo e planejamento, a Sociedade Bíblica do Brasil iniciou a implantação do Projeto Imprensa Braile, com o objetivo de criar um centro produtor de escrituras Braile na gráfica da Bíblia, localizada no município de Barueri, em São Paulo. Esse processo vem exigindo altos investimentos alocados na aquisição de máquinas, equipamentos e materiais específicos, além da capacitação de equipes especializadas.

O projeto Imprensa Braile possibilitará a produção e, pela primeira vez na história, a reprodução da Bíblia completa, em braile, na língua portuguesa. O lançamento dessa obra inédita está previsto para meados de 2002.

Nesta sessão solene, estamos apresentando, com muita alegria e emoção, o Livro de Salmos; o primeiro livro bíblico em braile, produzido na imprensa especializada da Sociedade Bíblica do Brasil.

O livro em braile tem características muito próprias, bem diferentes das edições em tinta. Na versão braile, a Bíblia completa, ou seja, Antigo e Novo Testamento juntos, será composta de cerca de 30 volumes. Como já foi dito, medirá cerca de três metros lineares e pesará cerca de 42 quilos.

Para essa primeira edição da Bíblia em braile, a tradução escolhida foi a nova tradução, na linguagem de hoje, que traz o texto bíblico na linguagem que o povo fala. Essa escolha teve como objetivo garantir que o deficiente visual possa ter um bom nível de compreensão da Palavra de Deus, levando em conta o nível médio de educação e cultura desse segmento da população. Mas há no projeto Imprensa Braile um desafio ainda maior do que produzir a Bíblia com qualidade editorial e gráfica. Para que o texto bíblico possa ter a sua finalidade de transformar o espírito e alimentar o intelecto é preciso que chegue às mãos do público leitor.

No caso do deficiente visual que tem limitações de acesso à informação, maior dificuldade de locomoção, baixo poder aquisitivo, o desafio é alcançar esse público onde ele está e de forma gratuita. Isso quer dizer que temos que garantir que a Bíblia em braile seja distribuída, tanto a indivíduos, como a igreja, entidades especializadas e especialmente as bibliotecas públicas, onde um único exemplar poderá ser utilizado por várias pessoas de forma compartilhada e democrática.

Os Estados do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso do Sul já aprovaram leis determinando a presença obrigatória de um exemplar da Bíblia Sagrada, na escrita braile, em cada biblioteca pública. São iniciativas pioneiras em favor da plena cidadania, no amparo espiritual e no desenvolvimento cultural do deficiente visual.

Esperamos que as leis aprovadas no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul possam servir de inspiração aos estados da federação, iniciando, é claro, pelo nosso querido Estado de São Paulo.

Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vamos passar à leitura bíblica do Salmo 46, pelo Dr. Rudy Zimer, da Comissão de Tradução da Sociedade Bíblica.

 

O SR. RUDY ZIMER - Amados irmãos, ouçamos a palavra do Senhor. Salmo 46, nova tradução na linguagem de hoje:

“Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição, por isso não teremos medo ainda que a Terra seja abalada e as montanhas caiam nas profundezas do oceano. Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam e os montes tremam violentamente. Há um rio que alegra a cidade de Deus, a Casa Sagrada do Altíssimo. Deus vive nessa cidade e ela nunca será destruída. De manhã bem cedo, Deus a ajudará. Nações ficam apavoradas e os reinos ficam abalados. Deus troveja e a Terra se desfaz. O Senhor todo poderoso está do nosso lado. O Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vejam, vejam o que o Senhor tem feito, vejam que coisas espantosas Ele têm feito na Terra. Ele acaba com as guerras no mundo inteiro. Quebra os arcos, despedaça as lanças e destrói os escudos do povo. Ele diz: “Parem de lutar e fiquem sabendo que Eu sou o Deus, sou o Rei das nações, o Rei do mundo inteiro. O Senhor Todo-Poderoso está do nosso lado. O Deus de Jacó é o nosso refúgio.”

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Ouviremos agora o cantor Emanuel cantando “A Cidade Santa”.

 

* * *

 

-              É apresentado o número musical. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vamos ouvir o Sr Revmo. Emi Walter Sayber.

 

O SR. EMI WALTER SAYBER - Sr. Deputado Vaz de Lima, Srs. Deputados, autoridades presentes, Presidente da Sociedade Bíblica do Brasil, Secretário Geral, de uma maneira bem especial, a Paula, que nos leu a Bíblia com toda a sua emoção, nós que gostamos da palavra de Deus vimos aqui trazidos por ela.

Queremos falar um pouco ao coração de vocês, neste momento. Já ouvimos muita coisa a respeito da importância da Bíblia e de como ela precisa chegar também ao deficiente visual. Queremos fazer um trabalho para que todos eles tenham de fato uma Bíblia em suas mãos. Para isso, vamos precisar da ajuda de todos vocês, dos deputados, dos pastores aqui presentes, do coral, do Emanuel e de todos aqueles que aqui estão para fazer chegar a Bíblia a todas as pessoas.

Há uma história antiga que diz que a fé cristã pode ser simbolizada pela chama de uma vela, porque uma vela acende a outra, doa a sua chama à vela seguinte. Nada se perde com isso, mas com essa doação a luz fica maior.

Esse projeto Imprensa Braile, para chegar na mão realmente do deficiente visual vai precisar que todos nós nos doemos um pouquinho, como aquela vela que doa a sua chama para os outros e faz a luz um pouquinho maior.

Cristo fez isso para nós também, doou a si mesmo. Às vezes, parecia que Ele tinha perdido. Morreu na cruz, foi sepultado, mas Ele se ressuscitou.

Queremos apresentar a vocês, neste momento, algumas músicas do CD, de uma maneira simples e singela, para que todos nós nos doemos um pouquinho a esse projeto.

Foi preparado um CD, algumas dessas músicas que o Emanuel nos cantou de forma muito bonita. Antes das músicas do CD, há um trecho da Bíblia sobre o qual a música fala depois. “Hinos inspirados na Bíblia”, este CD é uma pequena jóia.

Vocês receberam, na entrada, um “folder”. Deve estar com vocês, que diz: “Você não entende o que está escrito”. Aí tem um pouquinho da escrita em braile - vejo que alguns têm o “folder” nas mãos. Aí dentro está escrito: “Existem pessoas que só podem ler através da escrita braile. O que nós não entendemos, para eles é a maneira de se chegar ao entendimento”.

Aqui embaixo está escrito como adquirir o CD “Hinos inspirados na Bíblia”. Hoje, conseguimos trazê-lo, num esforço bem especial, porque ele ficou pronto na sexta-feira à noite. Então, vai haver nas saídas, no segundo pavimento e nas rampas, alguns exemplares, se alguém quiser adquiri-lo.

Toda a renda que conseguirmos com esse CD vai ser dedicado à Imprensa Braile, para fazer a escritura chegar até o deficiente visual. Queremos, de antemão, agradecer a todos pelo esforço que vão fazer para que isso chegue nas igrejas, nas pessoas que vão nos ajudar. Comentem isso, divulguem isso para que assim a palavra de Deus chegue a todos.

A missão da Sociedade Bíblica do Brasil, escrita há quase 200 anos, dizia: “Levar a Bíblia a todas as pessoas, numa linguagem que elas possam entender e a um preço que elas possam pagar”.

Para fazer a Bíblia chegar ao deficiente visual, que faz parte de todas as pessoas, uma das linguagens é o braile - e o preço que eles podem pagar depende da nossa ajuda.

Que Deus abençoe a todos. É a Deus que devemos a nossa maior gratidão por este momento. Que a sua Palavra se espalhe pelo mundo inteiro. Amém!

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Chegou às minhas mãos o seguinte recado: “Os irmãos que quiserem bandeirinhas da comemoração do Dia da Bíblia, nas suas igrejas, deverão retirá-lo no Hall Monumental.

Vou inverter o protocolo porque o Emanuel vai cantar “Oração da Noite”, depois da minha fala final, para encerrarmos esta Sessão Solene com uma canção.

Quero apenas dizer da minha alegria de ter podido ser o instrumento de Deus para a realização desta Sessão Solene, dizer da minha alegria em ter recebido todos os meus irmãos e, de alguma forma, compartilhar do ministério da Sociedade Bíblica do Brasil, particularmente neste projeto da Imprensa Braile.

Estava dizendo ao Revmo. Giraldi que faço isso com uma alegria muito grande, porque a Bíblia está na minha vida desde muito cedo. Em casa acordávamos e dormíamos lendo a Bíblia. Tenho ainda a minha velha e amiga Bíblia que ganhei quando comecei a ler. Minha mãe tinha o hábito de dar uma Bíblia grande, a maior que havia na época, para cada filho. Anotava os textos que ela queria que lêssemos. O interessante é que mamãe tem dois meses de escola, terminou o aprendizado da leitura na Bíblia.

Se os irmãos me permitirem, quero encerrar esta Sessão Solene dando graças a Deus pela vida da minha mãe que está com 87 anos.

Está encerrada a sessão.

 

* * *