1

 

16 DE SETEMBRO DE 2005

045ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS “421 ANOS DO BAIRRO DO IPIRANGA E AOS 75 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL ‘VISCONDE DE ITAÚNA’”

 

Presidência: EDSON FERRARINI

 

DIVISÃO TÉCNICA DE TAQUIGRAFIA

Data: 16/09/2005 - Sessão 45ª S. SOLENE  Publ. DOE:

Presidente: EDSON FERRARINI

 

HOMENAGEM AOS 421 ANOS DO BAIRRO DO IPIRANGA E AOS 75 ANOS DA ESCOLA ESTADUAL "VISCONDE DE ITAÚNA"

001 - EDSON FERRARINI

Assume a Presidência e abre a sessão. Anuncia as autoridades presentes. Informa que esta sessão solene foi convocada pela Presidência efetiva, a pedido do Deputado ora na condução dos trabalhos, com a finalidade de homenagear os 421 anos do Bairro do Ipiranga e 75 anos da Escola Estadual “Visconde de Itaúna”. Convida a todos para, de pé, ouvirem a execução do Hino Nacional.

 

002 - GERSON GÓMEZ

Coordenador dos Festejos de Aniversário do Bairro do Ipiranga, elogia o trabalho da Comissão Organizadora. Conduz a entrega de homenagens. Declara oficialmente abertos os festejos dos 421 anos do Bairro do Ipiranga, conclamando a juventude a participar.

 

003 - Presidente EDSON FERRARINI

Fala do seu orgulho por ter nascido no Bairro do Ipiranga e por ter estudado na Escola Estadual “Visconde de Itaúna”. Relembra as origens do Bairro, berço da Independência do Brasil, que recebeu muitos imigrantes e transformou-se em bairro industrial. Fala dos festejos que ocorrerão no Ipiranga.

 

004 - ANTONIO JORGE MANSUR

Superintendente da Distrital do Ipiranga e da Associação Comercial de São Paulo, relembra sua passagem pela Escola “Visconde de Itaúna”. Agradece, em nome do Bairro do Ipiranga, a acolhida desta Casa.

 

005 - LAERTE TOPORCOV

Advogado e Colaborador na Coordenação dos Festejos, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, região do Ipiranga, lê a letra do “Hino Oficial do Ipiranga”, oficializado no ano de 2004.

 

006 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia a execução do "Hino do Ipiranga".

 

007 - MARIA ANGÉLICA CARDELLI

Professora e Diretora da Escola Estadual “Visconde de Itaúna”, fala da história da escola e de sua luta para manter a qualidade de ensino que sempre a caracterizou. Homenageia professores, funcionários e alunos que por lá passaram.

 

008 - Presidente EDSON FERRARINI

Anuncia a execução de números musicais. Elogia a dedicação de seus diretores e de seus abnegados professores da Escola Estadual “Visconde de Itaúna”. Fala de seu trabalho preventivo ao uso de drogas, que faz há 32 anos. Agradece a todos que colaboraram para o êxito desta solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Nesta solenidade vamos homenagear os 421 anos do Bairro do Ipiranga e 75 anos da Escola Estadual “Visconde de Itaúna”, a escola que estará sempre no meu coração.

Gostaria de anunciar a presença da Diretora do colégio onde estudei, Escola Estadual “Visconde de Itaúna”, Professora Maria Angélica Cardelli, a quem peço uma salva de palmas. (Palmas.) Anunciamos também a presença do Sr. Gerson Gómez, Coordenador dos Festejos de Aniversário do Bairro do Ipiranga; do Sr. Laerte Toporcov, Advogado e colaborador na coordenação dos festejos, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, região do Ipiranga; do Dr. Antonio Jorge Mansur, Superintendente da Distrital do Ipiranga e da Associação Comercial de São Paulo; do 2º Tenente David, que representa o meu amigo, Major Brigadeiro-do-Ar, Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, da Aeronáutica do 4º Comar; da Professora Maria Izabel Faria, Dirigente de Ensino da Região Centro-Sul, representando o Secretário de Educação, Professor Gabriel Chalita. Solicito uma salva de palmas a Professora Maria Izabel, que desempenha o seu trabalho com muita competência e é responsável por inúmeras escolas. (Palmas.) Anuncio também as presenças do Professor José Olival Almeida Júnior, Pró-Reitor Administrativo da UniFAI; do Professor Paulo Eduardo Marcondes de Salles, Pró-Reitor Administrativo do Centro Universitário São Camilo; do Professor Osmar Garcia Stolagli, Vice-Reitor da UniFAI, Centro Universitário Assunção; do Sr. Vanderlei Venceslau Faria, Presidente da Comissão dos Festejos de 7 de Setembro junto ao Gosp, representando o Sr. Cláudio Roque Bueno Ferreira, Grão-Mestre do Oriente de São Paulo; do Professor Agenor da Silva, Consultor do Centro Universitário de São Camilo; do Sr. Genne Clever Sanches, vice-Presidente do Rotary de São Paulo Independência; do Sr. Valdir Abdallah, Diretor da Associação Comercial de São Paulo; do Sr. Reinaldo Bittar, Coordenador dos Festejos de Aniversário do Bairro de Ipiranga; do Sr. Ademir Gatti, Coordenador dos Festejos do Bairro de Ipiranga; do Sr. Amândio Martins, representando o sub-Prefeito de Ipiranga, Dr. Plínio Mendonça; do Sr. Oswaldo Rocha Martins, Secretário da Associação dos ex-Alunos da Escola “Visconde de Itaúna”, onde teremos, no próximo dia 28, o Encontro dos ex-Alunos. Terei muito prazer em estar lá. São pessoas que vieram prestigiar esta solenidade, cuja intenção é homenagear este pujante Bairro do Ipiranga, não apenas o berço da Independência, mas um bairro glorioso onde a população participa do crescimento de São Paulo de forma efetiva. Homenageamos o Bairro do Ipiranga porque foi onde ocorreu o grito de “Independência ou Morte” que ecoou por todo o Brasil.

Teremos o privilégio de ouvir a execução da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sob a regência do Maestro 2º Tenente Músico, Benedito Aguiar. Convido todos os presentes para, em pé, ouvirem o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Esta Presidência agradece à Banda da Polícia Militar, corporação com 193 anos dedicados a bem servir o Estado de São Paulo. Tive o orgulho de usar essa farda durante 35 anos. Na pessoa do 2o Tenente Músico, Benedito Aguiar, homenageio toda a Polícia Militar de São Paulo. (Palmas.)

Cumprimento a Dra. Vera Salim, diretora do Hospital Ipiranga. Agradeço aos alunos do “Visconde de Itaúna” aqui presentes, acompanhados pela Professora Maria Angélica. Durante a sessão, teremos várias apresentações.

Tem a palavra o Sr. Gerson Gómez, coordenador dos festejos de aniversário do Bairro do Ipiranga, para prestar sua homenagem ao Colégio Estadual Visconde de Itaúbna e ao Bairro do Ipiranga. Nasci nesse bairro, estudei no “Visconde de Itaúna”. Tenho muito orgulho daquele bairro. Nas colinas do Ipiranga repousa boa parte da história do Brasil.

 

O SR. GERSON GÓMEZ - Ilmo. Sr. Deputado Estadual Coronel Edson Ferrarini, na pessoa de quem cumprimento as autoridades presentes; Exmo. Sr. Antonio Jorge Mansur, Superintendente da Distrital Ipiranga da Associação Comercial de São Paulo, na pessoa de quem cumprimento todos os presidentes de entidades do bairro do Ipiranga; Dd. Sr. Laerte Losacco Toporcov, na pessoa de quem cumprimento todos os meios de comunicação; Exma. Professora Maria Angélica Cardelli, na pessoa de quem cumprimento todos os representantes de entidades do Bairro, Jovens Alunos, Familiares presentes, Senhoras e Senhores, meus irmãos brasileiros de São Paulo, Ipiranguistas de nascimento ou de coração.

É setembro, o Ipiranga está em festa. Essa é a palavra de ordem da Comissão Organizadora dos festejos de Aniversário do bairro do Ipiranga.

E o Ipiranga só está em festa porque, sob a batuta da Comissão Organizadora dos Festejos, este ano coordenada por Ademir Gatti, Reinaldo Bittar e por mim, Gerson Gómez, amparada pela redoma da Distrital Ipiranga da Distrital Ipiranga da Associação Comercial de São Paulo e apoiada por ilustres ipiranguistas - ipiranguistas tão ilustres como V. Exa., Coronel Edson Ferrarini -, e sustentada por uma parcela significativa de nossa população, tornam realidade nossos anseios de jamais deixar o Ipiranga ficar para história como um bairro antigo. Histórico sim, antigo jamais.

São meses de trabalho árduo cujo grande trunfo, o grande sucesso está em reunir em torno de uma mesa abnegados parceiros, representantes dos mais diversos segmentos de nossa população, objetivando tornar realidade uma série de eventos que vai muito além do que apenas registrar mais um ano de vida do nosso bairro.

A essência está nos ensinamentos de que viver em comunidade, e em prol do bem comum é possível, é real, é lição da mais sagrada manifestação de cidadania, de espírito comunitário, de respeito ao próximo, que engradece e fortalece a todos nós. Afinal, nos deparamos com necessidades, aspirações e interesses comuns e, na medida que essas identidades se fortalecem, nosso bairro estará fortalecido também.

Contra tudo e contra todos que estão acostumados a acomodar-se em berço esplêndido, vale lembrar que é graças ao empreendedorismo da Comissão Organizadora dos Festejos de Aniversário do Bairro que o Ipiranga hoje tem bandeira e hino. Ou seja, temos identidade própria. Temos também território, língua, população e interesses comuns... Somos sim uma nação, a nação brasileira do Ipiranga, a nação ipiranguista.

Senhoras e senhores, declaro abertos festejos dos 421 Anos do Bairro do Ipiranga. Bairro que guarda em seu seio a memória das mudanças dos destinos de nossa Nação. Iniciamos os eventos deste ano saudando hoje os 75 anos da Escola Estadual Visconde de Itauna, a Professora Maria Angélica, o corpo docente e corpo discente de tão querida, estimada e histórica Instituição de ensino de nosso Bairro. Recebam neste ato os mais respeitosos cumprimentos da Comissão Organizadora.

Para registrar o início de nossas festividades, gostaria de chamar o Senhor Ademir Gatti, um dos Coordenadores da Comissão Organizadora deste ano para que passe às mãos do Coronel Edson Ferrarini um pequeno mimo como lembrança e agradecimento por tão nobre e sublime acolhida nesta casa.

Gostaria de chamar, também, o outro coordenador, Reinaldo Bittar para que entregue à Professora Maria Angélica uma pequena lembrança da Comissão Organizadora pelos 75 Anos da Escola Estadual “Visconde de Itaúna”.

Meus jovens ipiranguistas aqui presentes, o meu recado agora é para Vocês. Vocês que nos sucederão amanhã na empreitada de cuidar de nossa terra ipiranguista. Participem dos eventos. Tragam seus pais e amigos. Acolham o Ipiranga, que o Ipiranga os acolherá de braços abertos. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI- PTB - O bairro do Ipiranga, devido ao fato de suas terras não serem muito boas para a agricultura, transforma-se num bairro industrial. Os primeiros a chegarem foram os portugueses e os italianos, depois chegaram os portugueses, os espanhóis, os árabes e assim começou a colonização do bairro do Ipiranga.

Por volta de 1871 o primeiro transporte de massa foi o bonde puxado a burro. Depois, em 1904, veio o bonde com tração elétrica, e muitos de nós lembramos do bonde Fábrica, do bonde Ipiranga, que passavam pela Rua Silva Bueno e fazia a volta lá no Sacomã, que ficou conhecido porque estava na rota do Caminho do Mar. Começamos com o bonde a burro, o bonde elétrico e agora, em 2005, o Metrô está chegando ao Sacomã. É o bairro do Ipiranga acompanhando a pujança de São Paulo e a pujança do Brasil.

Esse é o nosso querido bairro do Ipiranga. E a Assembléia Legislativa de São Paulo, por intermédio deste Deputado, Coronel Edson Ferrarini, filho do bairro, sente-se orgulhosa. E a Assembléia Legislativa irmana-se com todos os moradores dessa nobre região para homenageá-los nesta Sessão Solene que marca o início dos festejos do bairro do Ipiranga.

Teremos no sábado a substituição da bandeira e no domingo desfile cívico estudantil. Na segunda-feira, o concurso “Ipiranga em tela”. Teremos também a palestra “Direito do Consumidor” na quarta-feira, no dia 21; o Concurso da Miss Ipiranga na quinta-feira, dia 22; no sábado, a Feira Comunitária; no domingo, Corrida Infantil; Passeio Noturno na segunda-feira; apresentação da Escola de Ballet “Copélia”, o Terceiro Encontro de Gerações da Escola “Visconde de Itaúna”, no dia 28; Gincana da Melhor Idade no dia 29 e Jantar e Personalidade do Bairro no dia 30.

Passo agora a palavra ao Sr. Antonio Jorge Mansur, Superintendente da Distrital do Ipiranga e da Associação Comercial de São Paulo.

 

O SR. ANTONIO JORGE MANSUR - Deputado Coronel Edson Ferrarini, Professora Dra. Maria Angélica Cardelli, Comissão dos festejos, dirigida pelo Sr. Gerson Gómez, e a todos que aqui estão e já foram nominados pelo Sr. Gerson Gómez, os meus cumprimentos.

Não posso deixar passar este momento sem lembrar, como o Coronel Ferrarini fez, da minha passagem pelo Grupo Escolar “Visconde de Itaúna”. Aquela escola que nos deu suporte para que nós um dia pudéssemos trabalhar e vencer em nossa vida. Começou naqueles bancos escolares, o nosso trajeto para que hoje estivéssemos presentes nesta Assembléia Legislativa, de onde, com muito orgulho e satisfação, eu dirijo a palavra a todos os senhores.

O Coronel Edson Ferrarini é pessoa que trabalha muito pelo Bairro do Ipiranga. Nós também o ajudamos trabalhando de coração e alma no desenvolvimento do bairro, que tem a marca da nossa tradição, que representa a nossa vida.

Mas, senhores, estou aqui também falando e nome do Dr. Guilherme Domingos, Presidente da Associação Comercial. Eu me sinto sensibilizado. Esta Casa, todos os anos, nos recebe de braços abertos.

O Bairro do Ipiranga agradece. Será sempre um bairro que conduzirá, nunca será conduzido e onde temos a satisfação de receber a todos os senhores. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Estamos homenageando os 421 anos desse berço que acolheu de braços abertos e deu tantas oportunidades a inúmeros imigrantes que retribuíram com o seu trabalho e dedicação, fincando raízes e contribuindo para o engrandecimento do bairro. Ipiranga é engrandecimento de São Paulo. Ipiranga é engrandecimento do Brasil.

Quero cumprimentar o Dr. Artur Nakaima, vice-Presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas. Quero saudar a “Gazeta do Ipiranga”, jornal tão respeitado do nosso bairro, na pessoa do Anísio Assunção. Laerte Toporcov é o nosso próximo orador. Laerte Toporcov é um brilhante advogado.

 

O SR. LAERTE TOPORCOV - No ano passado foi aprovado o Hino do Ipiranga. Antes que o coral da Escola Estadual “Visconde de Itaúna” apresente o Hino com melodia, faremos a sua leitura.

Hino Oficial do Ipiranga

(Oficializado em 22/11/2004)

Letra - Mauro Dall'Acqua

Música - José Roberto Palomino

Coordenador - Laerte Losacco Toporcov

 

Ipiranga, berço do Brasil

Onde o sol da liberdade despontou

Despertando a nação pra sua glória (bis)

Da colina um brado heróico ecoou.

 

No caminho para o mar tu és passagem

Sob a sombra da figueira as despedidas

És altar de um povo religioso

Tens a força e o migrante tu abrigas.

 

Oh, meu Ipiranga

Meu coração bate por ti

Neste versos eternizo (bis)

A grandeza deste bairro onde eu vivo.

 

Teus museus contam nossa história

Tuas obras são monumentais

Dos destinos do País és a partida (bis)

Patrimônio secular tu és memória.

 

Chão amado, porta da cultura.

Tuas ruas nos recordam grandes vultos

Do passado ao presente és cantado

Solo fértil, és tão belo, és pintura.

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns, Laerte Toporcov, por seu trabalho, seu entusiasmo.

Bairro do Ipiranga, sinônimo de independência, entusiasmo, orgulho. Que orgulho ser ipiranguista. É muito bom. Vamos ouvir agora o Hino do Ipiranga, interpretado por Adriana Valejo, acompanhada do Coral da Escola Estadual “Visconde de Itaúna”.

 

* * *

 

 - É feita a apresentação do Hino do Ipiranga.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - Parabéns à Adriana Valejo, acompanhada do Coral da Escola Estadual “Visconde de Itaúna”, por essa interpretação do Hino do Ipiranga.

Sempre presto uma homenagem especial à diretora da Escola Estadual “Visconde de Itaúna”, Professora Maria Angélica, pela sua dedicação, pelo seu entusiasmo, pelo carinho com que cuida da escola e dos seus alunos.

Com a palavra a Professora Maria Angélica Cardelli, Diretora da Escola Estadual “Visconde de Itaúna”. Professora Maria Angélica, a tribuna é da senhora. Vamos aplaudir a Professora Maria Angélica. (Palmas.) Esse aplauso é extensivo a todas as professoras, aos auxiliares, ao pessoal que colabora com a Escola Estadual “Visconde de Itaúna”.

 

A SRA. MARIA ANGÉLICA CARDELLI - Excelentíssimo Sr. Deputado Coronel Edson Ferrarini, na pessoa de quem peço vênia para saudar todas as autoridades civis e militares que compõem a Mesa; Ilma. Sra. Maria Isabel Faria, nossa dirigente de ensino; Sras. Professoras Lucilia Lúcia Maroni e Sueli de Borba, vice-diretoras de nossa escola; Sra. Professora Neusa Aparecida de Oliveira, na pessoa de quem saúdo todos os professores da escola; Sra. Professora Cleusa Emília Gomes Wagner, secretária, na pessoa de quem saúdo todos os senhores funcionários; senhores pais presentes, convidados, queridos alunos, ao Sr. Dr. Deputado Rodrigo Garcia, Presidente da Assembléia, muito ficamos agradecidos pela realização deste solene evento, com o empenho e apoio decisivo do Exmo. Sr. Deputado Coronel Edson Ferrarini, que, com orgulho, é nosso ex-aluno e muito tem feito pelas causas educacionais e da saúde pública, principalmente no caso dos dependentes químicos.

Desde 1930, nos terríveis anos da era Vargas, até hoje, século 21, o “Visconde de Itaúna” conseguiu o que muitas escolas não conseguiram, equilibrar a qualidade do ensino com a quantidade de alunos, atravessando todas essas décadas, de colégio da elite que foi. Todos nós sabemos que a escola pública dos anos 30, 40, 60, era a escola da alta classe média. A elite ocupou os bancos da escola pública, até os anos do “boom” na educação, 1967, quando o exame de admissão foi abolido, e as camadas populares tiveram acesso à escola pública.

Assistimos, a partir dos anos 60, uma terrível queda no ensino público, pois não tivemos a competência de equilibrar qualidade e quantidade. O “Visconde de Itaúna”, pelas suas tradições, manteve-se sempre como escola que ofertou um ensino de excelente qualidade, o que podemos comprovar pelo desempenho dos nossos alunos que, ao sair de nossa escola, brilham nos exames vestibulares de grandes escolas superiores, escolas técnicas ou mesmo atuando na vida como cidadãos de bem.

Manda a justiça que relembremos o empenho de tantos diretores. Eu citaria aqui, dos que ocuparam o cargo da direção nos últimos tempos: Professores Osvaldo Rebouças de Carvalho, Selma de Campos, Carlos - carinhosamente conhecido pelos alunos como “Bigode” -, Arlete, Regina Yoshitake, Maria Celi Palontino; professores que passaram pelo “Visconde de Itaúna” e souberam consolidar e aumentar esse patrimônio educacional, construído com sonhos, idealismo e trabalho.

Em cada sala de aula, as paredes, nas noites quietas e sozinhas, repetem baixinho as lições que, com tanto amor, identificaram esses professores com o majestoso prédio. O seu trabalho, lento e silencioso, constitui-se em firmes alicerces de um arco do triunfo, por onde desfilaram, desfilam e desfilarão as futuras gerações da Pátria. Não podemos esquecer o trabalho, às vezes oculto, também silencioso, e muitas vezes esquecido, de nossos funcionários, que conosco participam da obra educativa, e dos nossos alunos, tantos alunos que passaram nesses 75 anos.

Não poderíamos deixar de citar nossos ilustres alunos Deputado Ferrarini, Antonio Jorge Mansur, Matteo Bologna, o Pirata do jornal “O Patriota”, Toninho Santo, Dr. Laerte Toporcov, Gerson Ourives, entre tantos, todos hoje ocupando lugares tão importantes, como bem disse Antonio Jorge Mansur, que tanto gosta da escola e que me chama de minha querida diretora - embora não tenha sido sua diretora, tenho certeza que talvez esteja se referindo a mim relembrando de sua antiga diretora e de seus professores.

Podemos dizer que o “Visconde de Itaúna” se identifica com o bairro do Ipiranga. Não é possível falar em Ipiranga sem falar do “Visconde de Itaúna”. Essa escola, tão amada e tão querida por todos, comemorando hoje seus 75 anos, continuará. Inexoravelmente os anos passarão, os 100 anos chegarão e talvez estejamos vivos ou não - na sua rotina de aulas, nas suas festas, nos seus encontros de gerações. Tenho certeza que sempre o “Visconde de Itaúna” estará orgulhando esse tão querido bairro do Ipiranga. Muito obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - EDSON FERRARINI - PTB - A Escola Estadual “Visconde de Itaúna”, nesses 75 anos, como bem disse a Professora Maria Angélica, diretora desse colégio, transformou-se numa escola modelo, sem dúvida alguma, pelo padrão de ensino e pela dedicação de sua diretora e dos seus abnegados professores. É uma escola realmente diferenciada, com os seus orientadores e com os seus funcionários. É uma escola aonde diante de todas as dificuldades sentimos o amor em cada detalhe.

Fiz o curso primário no “Visconde de Itaúna” do mesmo jeito que o Mansur e o Laerte Toporcov também fizeram. Um dia vocês estarão sentados no nosso lugar e terão esse mesmo orgulho e essa mesma emoção ao falarem dessa escola, onde tudo começou. Lembro-me que terminei a escola e fui para a escola de oficiais da Polícia Militar e me transformei em cadete e assim por diante. Mas tudo começou naquele banco escolar do outro prédio.

Lembro-me que, quando já era Deputado, a Dona Celi, Diretora da escola, ligou-me para marcar uma audiência. Quando ela se identificou como diretora do “Visconde de Itaúna” disse a ela que eu iria lá na mesma hora para falar com ela e que não seria necessário marcar audiência alguma. Ela queria que fosse colocado um pouco de cimento na quadra e eu disse para fazermos um ginásio coberto. E com muito prazer consegui que fosse construído aquele ginásio para nós.

Quero agradecer ao Celso Bianche Colette e ao Irineu Colette Sobrinho, que são do Centro de Apoio ao Deficiente Visual, Cadevir. Ao Celso e ao Irineu os nossos aplausos e o nosso muito obrigado pela presença. (Palmas.)

Mais uma vez quero agradecer a presença da Professora Maria Izabel Faria, dirigente de ensino da região Centro-Sul, que neste ato representa o Secretário da Educação Prof. Gabriel Chalita.

Agora teremos a apresentação do Coral da Escola Estadual “Visconde de Itaúna”, com as canções “Ele está para chegar” de Roberto Carlos; “Cio da terra”, de Chico Buarque de Holanda; e “Tributo ao Itaúna”, adaptação de um canto evangélico, todos sob a orientação de Adriana Valejo.

Muito feliz o Hino oficial do Ipiranga. Muito feliz o seu criador, Mauro Dall’Acqua, quando ele diz: "Oh meu Ipiranga, meu coração bate por ti. Nestes versos eternizo a grandeza deste bairro onde eu vivo.”

 

* * *

 

- É feita a apresentação musical.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Edson Ferrarini - PTB - Parabéns à Sra. Noêmia Hilda de Oliveira Nascimento, professora de português e regente do coral, que com tanto brilho, entusiasmo e dedicação conseguiu fazer uma obra de arte. Parabéns, professora! (Palmas.)

Aproveito, também, para agradecer à professora Maria Isabel Faria, que está aqui representando uma professora que tem tamanha responsabilidade porque, sob o seu comando, temos 71 escolas estaduais e mais de 300 escolas particulares, por ser dirigente de uma das maiores regiões de ensino: a Região Centro-Sul.

Agradeço à Secretaria da Educação pela gentileza de, no ano passado, quando pedi para que a escola fosse reformada, tê-lo feito prontamente. A reforma começou em setembro do ano passado e por volta de abril deste ano já estava concluída.

Cumprimento também o Sr. Carlos Câmara Lopes e a Sra. Ana Maria Levada, do Conselho Gestor do Parque da Independência. Assim, mais uma vez, estamos juntos. Se Deus quiser, no ano que vem, aqui estaremos novamente.

Vou continuar representando o Bairro do Ipiranga nesta Casa. Vou continuar na luta contra as drogas, a qual os senhores conhecem há mais de 32 anos. Mantenho um Centro de Recuperação, em frente à Igreja São Judas Tadeu. Peço até para aqueles que tenham alguém com esse problema que o encaminhem para mim. Convido todos para, um dia, irem assistir àquele trabalho.

Tenho a felicidade de receber 200 viciados às terças-feiras e 200 às quintas-feiras, sendo esse trabalho absolutamente gratuito, há 32 anos. Posso dizer que não recebo um centavo de apoio estadual, municipal ou federal e que não preciso disso. Faço isso por não beber, não fumar, nunca ter usado drogas, não ter ninguém na minha família com esse problema. Faço isso para agradecer a Deus. Através de cada pessoa que tiro das drogas ou do álcool, através de cada pessoa para quem faço esse trabalho, tenho a pretensão de estar ajudando Deus a melhorar o mundo. (Palmas.)

Esses meninos que estão aqui são a razão de tudo. Esse uniforme que um dia envergamos tinha outra cor, outro jeito, mas o espírito é o mesmo. Nesses 32 anos, lidando com pessoas drogadas, talvez não tenha passado pelas mãos de nenhum psicólogo do Brasil um estádio do Maracanã lotado de pessoas com problemas.

Saibam de uma coisa: nunca vi, ao longo da minha vida, um único drogado feliz. Quem conhecer um, peço nos meus programas de televisão para que venha falar comigo. No começo, o uso das drogas engana, é uma armadilha.

Outra coisa de que os senhores não podem esquecer é que, em 32 anos, nunca tive um paciente viciado por traficante. Nunca. A droga vem pelas mãos do melhor amigo, pelas mãos da pessoa de que você menos suspeita, pelas mãos do namorado, da namorada, de alguém de quem você não duvida. Essa pessoa vai falar cinco frases, que ouço há mais de 30 anos: 1) entra nessa, experimenta uma vez só; 2) está todo mundo usando; 3) isso não faz mal; 4) maconha é da terra; 5) não seja careta, use uma vez só.

No dia em que você ouvir essas mentiras, não estarão perto a professora, o papai, a mamãe, eu não vou estar ao seu lado. Mas por essas palavras, quero que vocês não se esqueçam de mim e saibam dizer uma só frase: Tô fora, não quero! Mas e se o amigo insistir? Você diz: Eu não quero. E se ele insistir mais? Você fala: Vá para o inferno!

Por essa razão, aqui reunidos prestamos essa homenagem ao Bairro do Ipiranga e aos seus moradores, que o constróem a cada dia, unidos ao Colégio “Visconde de Itaúna”.

Srs. Deputados, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência dá os trabalhos por encerrados.

Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 33 minutos.

 

* * *