03 DE DEZEMBRO DE 2007

45ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO AO JUBILEU DE OURO DO DIÁRIO DE MOGI E EM HOMENAGEM AO CORAL CANARINHOS DO ITAPETY E À ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM MINHA TERRA MOGI

 

Presidentes: VAZ DE LIMA e ESTEVAM GALVÃO

 

RESUMO

001 - Presidente VAZ DE LIMA

Abre a sessão. Informa que esta sessão solene foi convocada por esta Presidência, com a finalidade de comemorar o Jubileu de Ouro do “Diário de Mogi” e para homenagear o Coral Canarinhos do Itapety e a Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi. Anuncia as autoridades presentes. Convida a todos para, em pé, ouvirem a execução do Hino Nacional, pelo Coral Canarinhos do Itapety.

 

002 - ESTEVAM GALVÃO

Deputado estadual, saúda autoridades presentes. Fala da sua amizade com o jornalista Tirreno e o enaltece como pessoa e como profissional.

 

003 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia autoridades presentes.

 

004 - FRANCISCO ORNELLAS

Diretor do “Diário de Mogi”, discorre sobre seu convívio com o jornalista Tirreno, há 43 anos. Para homenageá-lo faz um breve histórico desde o início de sua carreira, aos 26 anos, quando fundou o “Diário”, ao lado de sua atual esposa, até os dias de hoje.

 

005 - TIRRENO DA SAN BIAGIO

Jornalista, empreendedor e empresário, afirma que jornalista não é protagonista, mas ferramenta de informação. Comenta que se sente honrado pelas homenagens, mas que entende que as homenagens são, sobretudo, para o “Diário”, motivo pelo qual muito se orgulha. 

 

006 - Presidente VAZ DE LIMA

Como forma de homenagem, entrega ao jornalista Tirreno medalha da Revolução Constitucionalista de 32.

 

007 - LUIS CARLOS GONDIM

Deputado estadual, saúda os homenageados e demais autoridades presentes. Elogia o Coral Canarinhos, a Orquestra Sinfônica e a Banda Boigy. Comenta a ligação do crescimento de Mogi e da região do Alto Tietê com os 50 anos do jornal e demonstra sua gratidão àqueles que colaboraram com o fato.  

 

008 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a entrega de placa comemorativa pelos 50 anos de atividade do “Diário de Mogi”, pelos deputados Luis Carlos Gondim e Marco Bertaiolli.

 

009 - TÚLIO DA SAN BIAGIO

Filho do jornalista Tirreno, lê os dizeres da placa comemorativa pelos 50 anos de atividade do “Diário de Mogi”.

 

010 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a apresentação da peça “Mogi Terra da Gente”. Dá início às homenagens feitas às crianças integrantes do Coral Canarinhos do Itapety.

 

011 - ADRIANA MARIA SOARES

Mãe de uma das integrantes do Coral Canarinho, sente-se honrada por representar os pais das crianças do projeto Canarinhos nesta solenidade. Discorre sobre o objetivo e os benefícios propiciados pelo projeto.

 

012 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia apresentação do Coral Canarinhos, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi, apresentando duas peças, em homenagem ao italiano Sr. Totti.

 

013 - MARCO BERTAIOLLI

Deputado estadual, agradece ao Presidente Vaz de Lima pela oportunidade de homenagear Mogi das Cruzes. Saúda autoridades presentes.

 

014 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a entrega de placa comemorativa ao Sr. José Luiz Freire de Almeida, Secretário Municipal de Cidadania e Ação Social de Mogi das Cruzes, pelo Deputado Luis Carlos Gondim e pelo Prefeito Junji Abe.

 

015 - MARCO BERTAIOLLI

Deputado estadual, faz a leitura dos dizeres da placa entregue ao Secretário Municipal de Cidadania e Ação Social de Mogi das Cruzes.

 

016 - JOSÉ LUIZ FREIRE DE ALMEIDA

Secretário Municipal de Cidadania e Ação Social de Mogi das Cruzes, fala de como se iniciou o projeto Canarinhos. Cita a importância que teve o Prefeito Junji Abe para o sucesso de um projeto como o Canarinhos. Agradece ao Presidente Vaz de Lima e aos deputados estaduais pela oportunidade dada às crianças, de divulgar ainda mais o seu trabalho através da TVAssembléia.

 

017 - Presidente VAZ DE LIMA

Anuncia a apresentação da Banda Boygi. Convida os deputados Luis Carlos Gondim e Marco Bertaiolli para, juntos, fazerem a entrega de placa ao Prefeito de Mogi das Cruzes, Sr. Junji Abe. Faz a leitura dos dizeres constantes da placa.

 

018 - JUNJI ABE

Prefeito de Mogi das Cruzes, saúda as autoridades. Emocionado, fala das conquistas de Mogi das Cruzes e dos benefícios proporcionados com o desenvolvimento do “Diário”.

 

019 - ESTEVAM GALVÃO

Assume a Presidência.

 

020 – Presidente VAZ DE LIMA

Como Presidente da Alesp, saúda autoridades presentes e agradece a oportunidade de conhecer um pouco mais de Mogi das Cruzes. Reconhece e parabeniza os deputados representantes de Mogi, pelo trabalho realizado naquela região. Associa-se à idéia do Deputado Estevam Galvão de que mais importante que identificar as pessoas é reconhecê-las. 

 

021 - Presidente ESTEVAM GALVÃO

Agradece a todos que colaboraram para o êxito da solenidade. Encerra a sessão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Vou, regimentalmente, dispensar a leitura da Ata da sessão anterior e nominar apenas as autoridades que estão aqui conosco. Num outro momento nominarei também as demais autoridades.

Presentes o Deputado Luis Carlos Gondim, aqui a minha direita; o Deputado Marco Bertaiolli, à esquerda; à direita também o Prefeito de Mogi das Cruzes e Ex-Deputado desta Casa Junji Abe; o Presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, que não pode está presente, até coloquei aqui no quadradinho; o Vereador José Antonio Cuco Pereira, que está conosco também; presente também o Secretário Municipal de Cidadania e Ação Social de Mogi das Cruzes, Sr. José Luis Freire de Almeida. Esta a Mesa principal. Os demais, que serão nominados, estão aqui à direita. Sintam-se também fazendo parte desta Mesa. 

Sras. Deputadas, Srs. Deputados, minhas senhoras e meus senhores, canarinhos, esta Sessão Solene foi convocada por este Presidente, atendendo à solicitação dos nobres Deputados Luis Carlos Gondim e Marco Bertaiolli, com a dupla finalidade de comemorar o Jubileu de Ouro do “Diário de Mogi” e homenagear o Coral canarinhos do Itapety e a Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi.

Presente conosco também o Deputado Estevam Galvão, que é da região próximo de Suzano. Todos o conhecem e S. Exa. também terá oportunidade de, em seguida, saudar a Casa.

Convido todos os presentes para, de pé, ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Coral Canarinhos do Itapety, acompanhado pelo maestro e professor Niquinho ao teclado.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional pelo Coral Canarinhos do Itapety.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Esta Presidência agradece ao Coral Canarinhos do Itapety e ao maestro e professor Niquinho.

A Presidência quer fazer aqui uma retificação em tempo. Não estava aqui nas minhas mãos o nome, devia ter vindo antes, porque deixei de citar a presença aqui, no nosso quadradinho, um dos homenageados - não podia ter deixado de fazê-lo, Sr. Tirreno da San Biagio, Diretor Presidente do “Diário de Mogi”, que é o homenageado. Então, não poderia deixar de estar aqui ao nosso lado. Espera, Tatto. Emocionado? É bom ver uma comunidade assim, não é prefeito?!

Este é o momento para que os deputados da Casa tenham oportunidade de fazer a sua manifestação. Vai se manifestar agora o nobre Deputado Estevam Galvão, Líder do DEM.

Tem a palavra o nobre Deputado Estevam Galvão.

 

O SR. ESTEVAM GALVÃO - DEM - Exmo. Sr. Presidente desta Casa, nosso grande e ilustre amigo, excelente Presidente Deputado Vaz de Lima, que tem conduzido os nossos trabalhos com muita competência, com muita sabedoria e, a exemplo do jornal “Diário de Mogi”, com muita imparcialidade. Quero cumprimentar os nobres Deputados Luis Carlos Gondim e Marco Bertaiolli pela iniciativa desta sessão solene. Quero cumprimentar ainda o nosso grande e ilustre amigo, hoje Prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe. Quero saudar o nosso Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Cuco. Quero cumprimentar os jovens adolescentes da orquestra e do coral do Itapety. Eu já tinha ouvido falar, mas não tinha tido oportunidade de ver, de assistir. Vocês são brilhantes, parabéns. Deixei propositadamente para cumprimentar por último o nosso amigo, grande empresário e empreendedor Tirreno. Se procurássemos um bom adjetivo para qualificá-lo, talvez todos os que existem no dicionário não pudessem retratar o que é o Totti. Eu não sei tratá-lo por Tirreno. Cumprimento o meu amigo Totti, a esposa Neide, o filho Túlio, não sei se o Spartaco chegou, demais autoridades presentes, gente da imprensa, nossos amigos de Mogi das Cruzes, TV Assembléia, TV Diário, meu caro Vaz de Lima, se eu iniciasse este meu pronunciamento dizendo que tenho um grande respeito pelo Totti, seria muito pouco porque respeito é uma obrigação de todos nós, do homem civilizado. Eu tenho um grande carinho pelo Totti, pela sua conduta, pelo seu comportamento e tenho convicção de que falo com autoridade porque eu o conheço de longa data. Eu conheço Totti há pelo menos 47 anos. Cheguei a Suzano em 1960 e já acompanhava os trabalhos do “Diário de Mogi”. Ingressei como funcionário, depois como político em 72 e sempre apreciei o trabalho deste jornal que, sem dúvida alguma, é o grande jornal de Mogi e região. Mas eu me lembro de algumas passagens.

Na semana passada, em Mogi, houve uma homenagem ao Totti e eu fui privilegiado também. Eu recebi também um convite. Vocês não imaginam a alegria que senti quando recebi aquele convite. Eu ficaria constrangido se não tivesse recebido. Foi uma festa simples, até pela simplicidade do Totti e de sua família, mas uma festa linda, maravilhosa. Eu diria que o Totti foi muito econômico no pronunciamento que fez, ele falou muito pouco diante de tanto que já fez por Mogi e região.

Eu me lembro que há 25, 30 anos quando o “Diário de Mogi” era o único jornal realmente estruturado - acreditem se quiserem - o Totti ajudava os jornais menores que estavam se formando, fabricando clichês e até imprimindo, sem nenhuma preocupação com a concorrência ou outra preocupação comercial qualquer. O Totti sempre estava presente. “Totti, preciso de um clichê.” O Totti estava lá. “Totti, você precisa imprimir o meu jornal.” O Totti estava lá.

O Totti é um homem de bem e um homem do bem. Por isso, Totti, estamos homenageando você por tudo o que você é e por tudo o que você representa.

Presidente Vaz de Lima, a nossa vida não é tão fácil. Quem vê o Deputado Vaz de Lima Presidente, o Luis Carlos Gondim Deputado, pensa que tudo é bom. O Totti teve também excelentes e bons momentos, mas teve também momentos difíceis, só que em nenhum instante permitiu que a sua honra, que a sua dignidade, que o seu caráter fosse maculado, sempre agiu com conduta irreparável, de maneira verticalíssima. Isso que estamos fazendo é uma homenagem justa, justíssima.

Ao encerrar, quero lembrar uma frase de Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. E você Totti, sua família, esposa, filhos, merece, sim, todo esse sucesso porque você é um homem de alma grande.

Parabéns. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Vou nominar outras autoridades cujos nomes chegaram pelo protocolo: José Fernando Lefcadito, representando o Secretário de Habitação, ele é diretor superintendente da CDHU; Sr. Oswaldo Nagao, Presidente da Comissão do Centenário da Imigração do Japão no Brasil, em Mogi – também temos uma comissão trabalhando na Assembléia; Presidente do Clube de Campo de Mogi das Cruzes, Francisco Pieri Neto, e Dona Neide; Laudicir Zamai, que está representando o chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes, Manoel Bezerra de Melo; Diretor do Semai, João Roberto Campaner; representando o “O Estado de S.Paulo; Francisco José Arouche Ornellas, representante da Universidade de Mogi das Cruzes; Eurico Ortiz; Spartaco da San Biagio, diretor do Grupo Diário de Mogi; Waldemar Etti de Araújo, que representa o Deputado Antonio Salim Curiati; chefe de gabinete do Deputado Chico Sardelli, que o representa nesta oportunidade; Padre Vicente Morlini, presidente do conselho Municipal do Idoso de Mogi das Cruzes.

Vamos conceder a palavra ao Sr. Francisco Ornellas, diretor do “Diário de Mogi”.

 

O SR. FRANCISCO ORNELLAS - Sr. Jornalista Tirreno da San Biagio, meu caro amigo e mestre Totti, homenageado desta Sessão Solene; Exmo. Sr. Deputado Vaz de Lima, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em nome de quem saúdo todos os deputados presentes; Sr. Junji Abe, D.D. Prefeito de Mogi das Cruzes; Vereador José Antonio Cuco Pereira, Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, senhoras e senhores, designado pela Presidência da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para lhes apresentar o homenageado desta manhã, peguei-me a pensar por qual ângulo deveria enfocar sua personalidade. Se pelo aspecto profissional, do jornalista que há quase 60 anos labuta diuturnamente nas redações. Se pelo aspecto empreendedor, do jovem que aos 26 anos criou e consolidou esse templo de interação comunitária que é o jornal “Diário”. Se pelo aspecto familiar, do filho que garantiu à mãe Eliza, e às irmãs Birene e Trirene, o carinho e a segurança; e à esposa Neide, e aos filhos Espártaco e Túlio, a certeza da presença permanente. Se pelo aspecto da amizade, do homem que permanece leal frente à Confraria de Santa Fé, sempre disposto a ouvir, prestar e atender. Ou se pelo aspecto comunitário, do cidadão pragmático que sabe ser o civismo uma atitude, não um discurso.

Como os senhores, tenho certeza de que não fosse a conjunção de todos esses aspectos, não estaríamos hoje aqui saudando Tirreno da San Biagio.

Sua trajetória profissional confunde-se, a cada instante, com sua trajetória de empreendedor, de filho, de irmão, esposo e pai, de amigo e de cidadão.

Convivo com ele há 43 anos numa simbiose perfeita, que começou na relação profissional, ampliou-se à amizade e chegou aos laços familiares.

Sou testemunha de suas alegrias e de suas tristezas, de suas vitórias e de suas derrotas. Sou, sobretudo, admirador de um dos seres humanos mais completos que conheço.

Aos 26 anos de idade, ao lado de Neide, essa mulher incrível, que pouco depois viria a ser sua esposa, Tirreno da San Biagio fundou o “Diário”. Não havia recursos financeiros, sobravam garra e trabalho, ingredientes indispensáveis para um projeto como esse.

Aos 37 anos, passou a controlar a Rádio Marabá, a mais antiga emissora de rádio então existente em Mogi das Cruzes.

Aos 44 anos, viu pronto o novo edifício do “Diário”. E aos 69 anos de idade pôde ver, olhos lacrimejantes, aquilo que faz a realização de qualquer pai: seus filhos foram ao embate e tornaram realidade a TV Diário, afiliada da Rede Globo de Televisão.

A vida de da San Biagio tem sido assim uma permanente história de trabalho, sem jamais abandonar a origem do homem de redação. É sempre o primeiro a chegar em sua sala, na sede do “Diário”, e ali as portas estão permanentemente abertas para receber o amigo em busca de um conselho, o conterrâneo em busca de uma tribuna.

Este, senhores, é o perfil de um jornalista.

Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Conheci pessoalmente o Sr. Tirreno da San Biagio somente agora, e vejo que todas as informações que me deram a respeito dele são poucas perto das manifestações aqui feitas. É uma pessoa absolutamente inserida na comunidade e muito reconhecida. Vamos passar a palavra ao Sr. Tirreno da San Biagio, e depois ele irá receber outras homenagens.

 

O SR. TIRRENO DA SAN BIAGIO - Exmo. Sr. Deputado Vaz de Lima, mui digno Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; meus caros amigos Deputados Luis Carlos Gondim Teixeira e Marco Bertaiolli, e Estevam Galvão de Oliveira, os dois primeiros, autores da proposição que gerou esta Sessão Solene, aos quais sou muito grato; senhores deputados, Prefeito Junji Abe; Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, José Antonio Cuco Pereira; prezados senhores, senhoras, e juventude da minha cidade aqui presente, para um jornalista veterano como eu, este momento, mais do que um vivo agradecimento, cria a contingência da análise. Sob uma ótica que me é difícil, tenho por formação profissional a convicção de que o jornalista não é protagonista. Somos todos ferramentas pelas quais a sociedade compartilha suas informações. Não somos nós, jornalistas, detentores da informação. Ela pertence à sociedade.

Por isso, meus caros amigos, este momento em que o senhor me impõe a posição de protagonista me conduz a um exercício de humildade. Afinal o que o levou a esta homenagem que muito me honra? Foi o meu trabalho, a minha trajetória, fora algumas das minhas vitórias? Ou as minhas derrotas? Tenho certeza de que nada disso é. É a homenagem que esta Casa, representante da sociedade paulista, faz a uma instituição da sociedade de Mogi das Cruzes que é o jornal “Diário de Mogi”. Ao jornal “Diário de Mogi”, ser independente que a cidade de Mogi das Cruzes mantém há 50 anos, tenho dedicado todos os dias de minha vida, desde aquele 13 de dezembro de 1957 em que pela primeira vez a comunidade conviveu com o nosso ideal.

Sei que não fosse a confiança dos meus concidadãos, tributada como retorno aos nossos princípios, eu não estaria aqui. Ao longo dos últimos 50 anos, cada um dos meus companheiros de trabalho, muitos dos quais aqui presentes, sabe que todos os dias praticamos o preceito de que conceitos podemos abrir mão, mas princípios, jamais. Os princípios que fazem do “Diário de Mogi” o porta-voz de Mogi das Cruzes são para mim a razão principal de nossa existência.

Compartilho com imensa alegria este momento com o Coral Canarinho do Itapety e Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi. Todos nós somos partes desse universo cívico, e reafirmo meus mais sinceros agradecimentos ao senhor em particular, a minha querida cidade, em especial e, sobretudo, aos meus companheiros de jornada sem os quais nada teria sido possível.

Falo em meu nome, no de Neide, minha esposa e permanente incentivadora, e dos meus filhos. Muito obrigado a todos. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Quero aproveitar a presença do Sr. Totti e pedir para que os dois deputados, o Prefeito Junji Abe, o Presidente da Câmara, Dona Neide e Deputado Estevam Galvão coloquem-se aqui em pé. Em nome da Assembléia Legislativa quero aproveitar a presença do Sr. Totti para, em nome da Assembléia Legislativa, entregar a ele a mais alta honraria que esta Casa pode oferecer àqueles que a Assembléia reconhece, como disse o próprio Sr. Totti, protagonistas da História.

Então, neste momento quero com muita honra, em nome da Assembléia, particularmente dos Deputados Luis Carlos Gondim, Marco Bertaiolli e Estevam Galvão que estão aqui conosco, entregar a ele a medalha da Revolução de 32. O nosso prédio aqui tem o nome de Palácio Nove de Julho como lembrança da Revolução Constitucionalista de 32.

Então com muito orgulho passo ao Sr. Tirreno da San Biagio, amigo Totti, esta honraria.

 

* * *

 

- É feita a entrega da medalha. (Palmas.)

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Dizia ao Sr. Totti que as Câmaras Municipais dão o título de cidadão. Aqui não temos esse título, mas ele deve receber esta medalha como se fosse um título de cidadão do Estado como um todo, pelo seu trabalho e pela sua história.

Tem a palavra o nobre Deputado Luis Carlos Gondim, proponente, com o Deputado Marco Bertaiolli, desta Sessão Solene.

 

O SR. LUIS CARLOS GONDIM - PPS - Presidente Vaz de Lima, é uma honra para nós V. Exa. presidir os trabalhos. Cumprimento o grande homenageado, o jornal “Diário de Mogi” pelos 50 anos de credibilidade, na pessoa do Sr. Tirreno da San Biagio, o Totti; Dona Neide, em nome da qual cumprimento todas as senhoras presentes; seus filhos Túlio e Spartaco, que marcham juntos com o crescimento desse jornal; Sr. Prefeito Junji Abe, nosso amigo, companheiro. Estamos enlevados com a beleza dos Canarinhos e da Orquestra Sinfônica, como também da Banda Boigy; Deputado Marco Bertaiolli, no começo queríamos uma sessão separada. Ela está mais bonita assim. Vossa Excelência tem razão: homenagear nossos professores, essas crianças, a banda, a orquestra fez com que esta homenagem ao Totti ficasse bem mais eloqüente; Deputado Estevam Galvão, nosso companheiro aqui, parceiro do Alto Tietê; Presidente da Câmara Municipal, José Antônio Cuco Pereira, em nome de quem cumprimento a todos, crianças, jovens, pais. O crescimento de Mogi das Cruzes marca o crescimento também do Alto Tietê com os 50 anos e o desenvolvimento feito pelo jornal “Diário de Mogi”. Esse jornal sempre se preocupou em agradecer, em criticar, em cobrar, em dar apoio cultural, como é o caso de vocês. Isso faz com que nós, deputados, possamos estar juntos continuamente cobrando também ao Governo do Estado.

Com esse crescimento, fizemos esta homenagem ao “Diário de Mogi”. São 94 deputados, através de seu Presidente, que aceitaram essa honraria, essa sessão solene, 94 deputados do Estado todo dizendo; “Marco Bertaiolli, Gondim, vocês estão certos em homenagear os 50 anos do nosso jornal ‘Diário de Mogi’”. E juntamente com esse apoio cultural, juntamente com toda essa luta e com essa inclusão social, homenageia também os Canarinhos, a Orquestra, a Banda, os seus maestros, e o Secretário José Luiz, que faz também um papel através do Prefeito Junji Abe, com que vocês possam engrandecer Mogi das Cruzes. Realmente estamos num dezembro de glória, num dezembro que nos dá um colorido especial. E o Totti, com o apoio do Chico Ornellas, do Darwin, da Celinha, de todos seus assessores que formam o jornal, faz com que estejamos contente, alegre, sorridente, por uma homenagem tão bonita feita pela Assembléia Legislativa de São Paulo.

A vocês, Canarinhos, a vocês Orquestra Sinfônica, a vocês Banda Mogi, aos maestros, e principalmente ao jornal “Diário de Mogi”, a homenagem de coração. Não poderíamos de forma alguma, deixar passar esse momento, que é um momento de gratidão ao crescimento que teve Mogi das Cruzes. Muito obrigado.

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - O Deputado Luis Carlos Gondim fará a entrega de uma placa comemorativa pelos 50 anos de atividade do “Diário de Mogi”, junto com o Deputado Marco Bertaiolli. Estão convidando para vir também o Sr. Túlio e a Dona Neide.

 

O SR. TÚLIO DA SAN BIAGIO - “A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, por iniciativa dos Deputados Luis Carlos Gondim, e Marco Bertaiolli, tem a honra de homenagear o “Diário de Mogi” pelo seu Jubileu de Ouro, reconhecendo os relevantes serviços prestados a toda sociedade do Alto Tietê.”

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Parabéns ao Totti, ao Túlio, à Dona Neide, ao Spartaco, que não está presente, mas parabéns ao “Diário de Mogi” pelos 50 anos.

Vamos agora ter uma apresentação do Coral Canarinhos do Itapety, acompanhado pela Orquestra Sinfônica, Minha Terra Mogi, com a Peça “Mogi Terra da Gente”, de autoria da maestrina Solange Urbano, com o solista Cleber Felipe.

 

* * *

 

- É entoada a peça “Mogi Terra da Gente”.

 

* * *

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Parabéns. O Deputado Luis Carlos Gondim estava me dizendo aqui a geografia lá da região. É uma serra. Serra do Itapety, que se junta com a Serra do Mar, ali para a decida de Bertioga. É bom que tenho a oportunidade, Sr. Totti, de aprender para não me perder lá.

As crianças do Coral Canarinhos do Itapety também querem prestar algumas homenagens. Vamos convidar a Flávia Camargo da Costa, que fará a entrega de um mimo, ao patrono e maestro, Antonio Freire Mármora. O Ramon de Oliveira Delgado vai fazer também uma homenagem, entregando um ramalhete de flores à coordenadora e Maestrina Solange Urbano. Já estão todos aqui para prestar as homenagens. A Flávia Camargo da Costa, entregando o mimo ao professor Antonio Freire Mármora, e o Ramon de Oliveira Delgado, entregando à maestrina Solange Urbano.

 

* * *

 

- São feitas as homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Parabéns. Bela homenagem; muito merecida, diga-se de passagem.

Passarei a palavra a Sra. Adriana Maria Soares, mãe de uma das crianças. (Palmas.)

 

A SRA. ADRIANA MARIA SOARES - Bom-dia a todos. Fico muito feliz em estar aqui representando os pais das crianças do projeto Canarinhos. Com certeza muitos deles gostariam de estar aqui junto comigo, contando as proezas e o benefício que todos eles estão tendo com o projeto.

O projeto Canarinho traz para os nossos filhos não só aprendizado e alegria de participar. Está tirando deles uma essência muito importante, o dom, as habilidades que eles têm. E isso não seria possível para muitos, ou até para todos eles, se não fosse esse projeto.

Também o projeto oferece às comunidades e aos bairros menos favorecidos a alegria das famílias, de chegar em casa e ver os astros e estrelas tocando e cantando, e chegando felizes, porque participaram mais uma vez.

Aqui, em nome de todos os pais, que não puderam vir, eu agradeço, professor José Luís e ao prefeito Junji Abe. O fato de termos, de presente, esse projeto, é muito importante para nossas crianças. Obrigada. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Teremos agora mais uma participação do Coral Canarinhos do Itapety, acompanhado também pela Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi, apresentando duas peças: “Amani”, de autoria de Jim Papouli e Jacques Sebisaho e “Funiculi, Funicula”, de autoria de L. Denza. O “Funiculi, Funicula” é uma homenagem ao italiano, Sr. Totti.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Tem a palavra o nobre Deputado Marco Bertaiolli.

 

O SR. MARCO BERTAIOLLI - DEM - Bom-dia. Sr. Presidente, Deputado Vaz de Lima, esta, acima de tudo, é uma Sessão Solene da minha cidade, da nossa cidade, da cidade de todos nós, de Mogi das Cruzes.

Esse arrepio que todos nós sentimos ao ouvir os Canarinhos cantando é porque faz parte de uma grande cidade em desenvolvimento, em crescimento, que hoje ultrapassa 400 mil habitantes, e que se chama Mogi das Cruzes, a nossa cidade.

Gostaria de agradecer a V. Exa., Sr. Presidente, por esta oportunidade, como Presidente da Assembléia, por receber aqui a comunidade de Mogi das Cruzes, de todos seus setores e segmentos por meio do seu prefeito, dos seus deputados, do seu grande líder Tirreno da San Biagio nesta Assembléia Legislativa para que esta cidade seja homenageada. Esta sessão é um presente neste ano para o nosso município.

Cumprimento o meu amigo, companheiro de Mogi das Cruzes, Deputado Luis Carlos Gondim. Cumprimento meu líder na Assembléia Legislativa, líder do meu partido, Democratas, Estevam Galvão. Cumprimento esse grande prefeito que Mogi das Cruzes tem neste momento, completando sete anos de mandato na Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, ex-deputado estadual nesta Casa, o nosso Prefeito Junji Abe, de quem tive a grande honra de ser o vice-prefeito ao longo deste mandato. Fui obrigado a renunciar o cargo de vice-prefeito para assumir aqui como deputado. No dia em que renunciei ao cargo, disse ao Junji: “Abro mão das prerrogativas legais, mas não das prerrogativas eleitorais.” Junji, continuo me sentindo vice-prefeito de Mogi e um eterno aprendiz desse grande prefeito, Junji Abe. Todos sabemos o que o Junji fez por Mogi e o que a cidade mudou nesses sete anos da administração desse meu querido japonesinho que revolucionou a nossa cidade. Uma salva de palmas para o nosso prefeito Junji Abe. (Palmas.)

Quero cumprimentar o Presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, meu amigo Cuco Pereira.

Cumprimento o Tirreno da San Biagio, nosso grande homenageado nesta manhã na Assembléia Legislativa, recebendo a Medalha de 32, a mais alta condecoração que esta Assembléia pode outorgar, mas acima de tudo também pela comemoração do jubileu da sua maior empresa, o Grupo Diário. Tenho um carinho especial que gostaria de comentar com todos os senhores. Muito cedo tive a oportunidade de assumir a presidência da Associação Comercial de Mogi das Cruzes, com 22 anos. É claro que isso gerava uma dúvida muito intensa na cidade de como um menino de 22 anos iria se comportar à frente de uma instituição quase centenária como a Associação Comercial da Cidade. Logo de cara fui procurar o Sr. Totti, no “Diário de Mogi”, para me apresentar. Pedi a ele algumas sugestões, algum apoio. Disse ao Sr. Totti que gostaria de falar de vez em quando na Rádio de Mogi. Ele disse: “De vez em quando não, vai lá e comece a falar já”. Eu disse que queria fazer um programa na rádio. Ele disse: “Vai lá e começa o programa.” “Mas, Sr. Totti, não tenho como pagar.” “Mas não estou falando de pagar. Vai lá, o programa é seu, faça.” E assim o Sr. Totti me incentivou muito no começo do meu trabalho, principalmente esse trabalho que culminou com uma ascensão política. Tenho absoluta convicção de que essa trajetória tem muita participação do Sr. Totti, que me acompanha desde muito cedo. Faço aqui meus agradecimentos ao senhor. Quantas vezes já estive na sua sala pedindo conselhos. Como foi muito bem dito pelo Estevam Galvão e pelo Chico Ornellas, muitos de nós passamos lá para tomar a bênção, tomar um cafezinho, pedir alguns conselhos. Aproveito essa oportunidade, Sr. Totti, para publicamente lhe agradecer por tudo o que o senhor tem feito por mim ao longo da minha vida. Muito obrigado.

Cumprimento os meus amigos Túlio da San Biagio e o Spartaco da San Biagio, filhos do S. Totti, que hoje estão à frente deste grande empreendimento que é o Grupo Diário. O Túlio, particularmente, à frente do maior investimento que a cidade teve ao longo dos últimos anos. Hoje temos lá uma retransmissora própria do nosso município colocando na tela da TV os assuntos da nossa cidade, a TV Diário, afiliada da Rede Globo de Televisão. Quero cumprimentar todos os componentes do Grupo Diário e da Rede Globo.

Cumprimento o professor José Luís de Almeida, Secretário de Cidadania e Ação Social do nosso município, responsável por esse projeto maravilhoso, o Canarinhos do Itapety, pela Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi e por tantos outros projetos sociais que mudaram a cara da nossa cidade e que hoje será homenageada por todos nós.

Cumprimento o padre Vicente Morlini, que está aqui, diretor presidente do Instituto Pró Mais Vida, esse padre abnegado das funções não apenas de sacerdote, mas também de suas funções com a comunidade de Mogi das Cruzes.

Cumprimento o maestro Antônio Freire Mármora, o nosso maestro Niquinho pelo brilhante trabalho a frente desses nossos projetos, assim como a maestrina Solange Urbano, que já foram homenageados. Parabéns por esse trabalho, por esse dinamismo, esse empenho em cuidar das nossas crianças. Cumprimento o Alan Caetano de Paula, regente da Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi.

Cumprimento o nosso grande amigo Chico Ornellas, conselheiro editorial do Jornal “Diário de Mogi”. Sua coluna todos os domingos nos faz acompanhar a história da nossa cidade. O Chico tem retratado a história e o desenvolvimento de Mogi das Cruzes com brilhantismo nas suas páginas aos domingos. Cumprimento o editor chefe do jornal “Diário de Mogi”, o Dário Valente. Cumprimento o diretor executivo do Grupo Diário, Paulo Siqueira, o Renato Concenza, que veio lá das terras do Presidente Vaz de Lima, São José do Rio Preto, e hoje está lá em Mogi das Cruzes fazendo seu trabalho na direção comercial do Grupo Diário.

Cumprimento o João Roberto, diretor do Senai; o meu amigo Francisco Pieri, presidente do Clube de Campo de Mogi das Cruzes; Laudecir Zamaia, representando o Padre Melo; Eurico Ortiz, da Universidade de Mogi das Cruzes.

Quero aqui cumprimentar a Adriana Maria Soares, mãe de um dos alunos do Projeto Canarinhos do Itapety, que nos falou há pouco. Em nome dela cumprimento todos os pais, todas as mães de todos vocês que estão conosco hoje.

Cumprimento o Barcellos, representando o Deputado Chico Sardelli e especialmente, Presidente Vaz de Lima, peço permissão a V. Exa. para cumprimentar todas as pessoas que vieram aqui acompanhar esta Sessão Solene de hoje, pois muitas delas são responsáveis pela minha estada nesta Assembléia. Aproveito para cumprimentar a todos vocês por tudo que têm feito por todos nós, por mim, pelo Luis Carlos Gondim para que estivéssemos aqui. Muito obrigado a todos vocês. (Palmas.)

Hoje com muita satisfação aproveitamos para trazer uma série de lideranças de Mogi, tanto eu quanto o Gondim, para conhecerem a Assembléia e este nosso local de trabalho. É uma satisfação imensa poder receber todos vocês que nos ajudaram a estar aqui como deputados.

Cumprimento a imprensa de uma maneira geral, a toda a secretaria do José Luís, todos seus funcionários.

Enfim, como intitulei no começo, esta é uma Sessão Solene de uma cidade, da nossa querida Mogi das Cruzes. Hoje temos a oportunidade de comemorar aqui vários reconhecimentos. O primeiro ao Grupo Diário pelos seus 50 anos de trabalho nas terras mogianas.

Segundo, outorgar essa Medalha de 32 a esse grande empreendedor, o Sr. Tirreno da San Biagio, pelo seu desempenho pessoal à frente de um empreendimento tão vultoso como é o Grupo Diário e pelo seu trabalho na Cidade de Mogi das Cruzes.

Cumprimento e agradeço ao Prefeito Junji Abe pelos sete anos de mandato, mais especificamente pelo trabalho social que vem desempenhando com o Projeto Canarinhos de Itapety que, por meio do Secretário José Luís Freire de Almeida, também está sendo homenageado hoje.

Presidente Vaz de Lima, o projeto Canarinhos de Itapety está fazendo aniversário. São cinco anos de apresentações, de dedicação. São cinco anos de muito trabalho. O Canarinhos de Itapety já teve a oportunidade de se apresentar em diversos cantos deste país representando a nossa Cidade de Mogi das Cruzes. Recentemente, nos dois últimos aniversários da nossa cidade se apresentaram ao lado do cantor Guilherme Arantes, em Mogi das Cruzes, um show maravilhoso, belíssimo. Neste ano tivemos a oportunidade de ter uma apresentação da orquestra, do projeto Canarinhos ao lado do cantor Ivan Lins, numa apresentação que entrou para a história da nossa cidade pela sua beleza, sua emoção, sua característica única de uma cidade tão empreendedora.

Sr. Presidente, tenho a honra, junto com o nobre Deputado Luis Carlos Gondim e o nobre Deputado Estevam Galvão, da nossa região, de apresentar à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o que Mogi das Cruzes tem de melhor para ser copiado, aprendido, utilizado em outros municípios, o que Mogi das Cruzes faz por ser uma cidade tão progressista, tão solidária, uma cidade em franco crescimento. Temos em Mogi das Cruzes um dos maiores exemplos de empreendedorismo: o Sr. Tirreno da San Biagio - determinação, competência, dinamismo. Acredita nos seus sonhos e coloca em prática. Temos à frente da nossa cidade pessoas abnegadas que querem o bem e fazem dessa cidade uma cidade encantadora. Temos à frente um prefeito empreendedor, o Prefeito Junji Abe, e um povo maravilhoso, que está aqui hoje acompanhando esta Assembléia e que muito nos orgulha.

 E, acima de tudo, Sr. Presidente, temos as crianças que representam o nosso futuro, que nos arrepiam quando exalam essa voz, porque faz com que todos nós possamos reconhecer que esse futuro tem jeito, que essa cidade tem jeito, que esse Estado vai melhorar e que esse Brasil é o nosso país. A confiança e a esperança dessas crianças nos enche de confiança para que possamos verdadeiramente acreditar num futuro melhor. Além de ter - é claro - dois deputados bons para caramba: eu e o Gondim. Um abraço a vocês. Obrigado e parabéns Mogi das Cruzes! (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Obrigado, Deputado. Chamo o Sr. José Luiz Freire de Almeida, Secretário Municipal de Cidadania e Ação Social de Mogi das Cruzes, que irá receber também a placa, que será entregue pelo Deputado Luis Carlos Gondim juntamente com o Prefeito Junji Abe. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Solicito que o Vereador José Antônio Cuco Pereira, Presidente da Câmara, venha aqui assim como o Totti, do outro lado, para tirar uma foto. (Palmas.)

Concedo a palavra ao Secretário Municipal de Cidadania e Ação Social de Mogi das Cruzes, José Luiz Freire de Almeida, que foi homenageado em nome de todos vocês.

 

O SR. MARCO BERTAIOLLI - DEM - O Zé está me pedindo para ler a placa, porque ele está com medo de não enxergá-la. Então, venha cá, Zé. “Os deputados Marco Bertaiolli e Luis Carlos Gondim cumprimentam o Exmo. Sr.José Luiz Freire de Almeida, Secretário Municipal de Cidadania e Ação Social de Mogi das Cruzes, pelo especial empenho e dedicação para a realização do projeto Coral Canarinhos do Itapety e a Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi, que efetivamente proporcionam a reintegração social de jovens, estimulando a melhoria da auto-estima e o resgate da cidadania. Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. São Paulo, 3 de dezembro de 2007.” (Palmas.)

 

O SR. JOSÉ LUIZ FREIRE DE ALMEIDA - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sr. Prefeito de Mogi das Cruzes, no início de 2002, o Prefeito Junji chamou-me à sua sala “Zé - ele é o único que me chama de Zé - vamos criar um coral de crianças e adolescentes aqui em Mogi das Cruzes.”

Acho que no início de 2002 não tínhamos ainda uma visão de como seria esse projeto. Mas, aos poucos, esse projeto foi sendo moldado nos diversos bairros de Mogi das Cruzes, nos bairros da periferia, onde na verdade as crianças teriam muitas dificuldades ao acesso a um projeto dessa natureza. As nossas primeiras apresentações aconteceram nos próprios bairros, em que a nossa equipe fazia uma apresentação para os pais. Na verdade era um projeto sem muitas pretensões. Mas, aos poucos, dos bairros, o projeto se apresentou na cidade, e depois foi para outras cidades do Estado de São Paulo. Viemos ao Memorial da América Latina, ao Palácio dos Bandeirantes, à Sala São Paulo.

Nesses últimos anos, o Prefeito Junji tem se utilizado desse trabalho social na recepção de diversas autoridades, sejam estrangeiras, ou sejam os nossos ministros que já tiveram a oportunidade de visitar Mogi das Cruzes.

Mas, Sr. Presidente, talvez o sucesso desse projeto não tivesse chegado a esse nível se no início dessa iniciativa não tivéssemos contado sempre com o apoio na sua divulgação e na sua ampliação, a fim de que o Município de Mogi das Cruzes conhecesse o que acontece em cada bairro com esse projeto que tem um alcance maravilhoso. Então, queremos também registrar e prestar a nossa homenagem ao “Diário de Mogi”, ao Sr. Totti, e em especial ao seu editor-chefe, Darwin, que foi sempre um companheiro, acreditou nesse projeto e é responsável pela sua divulgação, e também à TV Diário, que acredito estar há cinco anos em Mogi e tem dado uma ampla divulgação. Já tivemos a oportunidade de sairmos nos jornais de São Paulo e na edição do SP-TV.

Sr. Presidente, encerro, agradecendo a vossa iniciativa e à do Deputado Marco Bertaiolli, por dar uma oportunidade hoje para que cada criança saia através da TV Assembléia e para que esse projeto seja conhecido em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo. Assim, em nome de cada criança, quero agradecer de coração ao Presidente Vaz de Lima, aos Srs. Deputados e a São Paulo de uma maneira geral. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Teremos agora a apresentação da Banda Boygi, sob a regência dos maestros Léllis Gerson e Allan Caetano, com as peças: “Esqueleto no Armário”, de autoria de James Ployhar, e “William Tell”.

 

* * *

 

- É feita a apresentação.

 

* * *

 

O Sr. Presidente - Vaz de Lima - PSDB - Parabéns! Convido agora os dois parlamentares proponentes desta sessão, Deputados Luis Carlos Gondim e Marco Bertaiolli, para juntos fazerem a entrega de uma placa ao Prefeito de Mogi das Cruzes, Sr. Junji Abe.

Farei a leitura dos dizeres constantes da placa:

“Os Deputados Luis Carlos Gondim e Marco Bertaliolli parabenizam o Exmo. Sr. Junji Abe, mui digno Prefeito de Mogi das Cruzes, pelo projeto social desenvolvido com o Coral Canarinhos do Itapety e a Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi, que utilizam a música como principal ferramenta de inclusão e transformação social, beneficiando jovens mogianos. São Paulo, 3 de dezembro de 2007”.

 

* * *

 

- É feita a entrega da placa.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - VAZ DE LIMA - PSDB - Tem a palavra o Prefeito Junji Abe.

 

O SR. JUNJI ABE - Exmo. Sr. Deputado Vaz de Lima, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Exmo. Deputado Estevam Galvão de Oliveira, Líder do Partido DEM; Exmo. Deputado Luis Carlos Gondim; Exmo Deputado Marco Bertaiolli; Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Vereador José Antônio Cuco Pereira; caro Secretário Municipal de Cidadania e Ação Social, Prof. José Luiz Freire de Almeida; homenageado do dia de hoje, grande jornalista, empresário e, acima de tudo, amigo de todos nós, Sr. Tirreno da San Biagio, Diretor Presidente do Jornal “O Diário de Mogi”; digníssima esposa, nossa querida amiga Neide; prezados filhos do casal, Túlio e Spartaco; Francisco Ornellas, Diretor do Jornal “O Diário de Mogi”; Darwin Valente, editor do Jornal “O Diário de Mogi”; maestro Antônio Freire Mármora, o Niquinho; maestrina Solange Urbano; maestros Lellis Gerson e Allan Caetano; Francisco Pieri Neto, Presidente do Clube de Campo de Mogi das Cruzes; Osvaldo Nagao, Presidente da Comissão do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil; Laudicir Zamai, representando o chanceler da Universidade de Mogi das Cruzes, Sr. Manoel Bezerra de Melo; Eurico Ortiz, representando a Universidade de Mogi das Cruzes; Padre Vicente Morlini, Presidente do Conselho Municipal do Idoso e Diretor Presidente do Instituto Pró + Vida.

Faço também uma saudação especial à esposa do Prof. José Luiz, Profª Maria Helena, que junto com a Eliana e a Dinorá representam a equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Ação Social.

Meus amigos, minhas amigas, senhoras e senhores, caro Presidente Vaz de Lima, caros amigos Deputados, Luis Carlos Gondim e Marco Bertaiolli, e meu dileto amigo, várias vezes Prefeito de Suzano, Deputado Estevam Galvão, mesmo que a lide diária, que nos convoca para em todas as oportunidades podermos nos dirigir às platéias das mais diversas ordens, quando a emoção é muito forte, e o sentimento de sensibilidade à flor da pele toca a nossa alma, o nosso coração, nem sempre as palavras são adequadas e oportunas para dimensionar a nossa imensa emoção seguida de gratidão, de admiração e de respeito que temos por este momento.

Esta sessão convocada extraordinariamente, numa Casa que moldou durante a vida, Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, o ensinamento da nossa proximidade com a população - foram 10 anos valiosos da nossa vida -, e diante desse clima de muita emoção que aqui venho, não com a pretensão de representar toda a nossa Mogi das Cruzes, mas com a firme convicção, e a pretensão, sim, de representar a dignidade, a honorabilidade, a solidariedade e, acima de tudo, o amor do povo mogiano através das senhoras e senhores que prestigiam esse evento nesta galeria, dos meus amigos jovens do Coral Canarinhos do Itapety, da Orquestra Sinfônica Jovem Minha Terra Mogi, da Banda Boigy para, juntamente, com aquele homenageado que temos tanta alegria de convivermos juntos: Tirreno da San Biagio, nosso querido Totti que, juntamente com Neide, com seus filhos. Comandam hoje para a nossa honra e para a nossa satisfação um dos maiores veículos de comunicação social dessa terra, não digo da região do Alto Tietê, mas sem exagero nenhum, da nossa nação brasileira. Talvez não pelo tamanho, mas pela seriedade, pela transparência, pela sensibilidade de estar sempre ajudando as conquistas e os benefícios para Mogi das Cruzes e para a região do Alto Tietê.

Aprendi nesta Casa que o tempo é exíguo. Temos de ser objetivos, mas não poderíamos deixar de destacar que a família Da Sanbiagio, juntamente com a plêiade de funcionários não assim tratados, mas verdadeiros amigos e amigas que fazem acontecer os melhores momentos da nossa terra. Tem impulsionado a todos nós, homens públicos, com campanhas da maior envergadura, como a duplicação da Rodovia Mogi-Dutra, como a conquista do Hospital Luzia de Pinho Melo. Passaria horas delineando e trazendo nesta sessão solene as conquistas de Mogi das Cruzes onde, sempre, na vanguarda esteve o Jornal Diário de Mogi.

Ainda, nesses últimos cinco anos, rigorosamente fortalecido esse grupo com a filiada da TV Globo, que se chama TV Diário, levando informações as mais atualizadas, as mais necessárias para colocar sempre o povo junto às autoridades públicas na medida necessária para o desenvolvimento da nossa região.

Quando falo em desenvolvimento, não estou falando muito do desenvolvimento físico que é palpável, mas do humano que a família Da Sanbiagio sempre esteve à frente para que fosse o exemplo a todos nós seguirmos com muita honra e dignidade. Estamos sendo homenageados hoje através desses jogos. Não poderia me esquecer de dizer que essa homenagem não representa a pessoa do Prefeito num dos cidadãos Junji Abe. Representa, sim, o mérito incansável de vocês, jovens, guardadas as devidas diferenças, amiguinhos do Coral Itapety, da Orquestra Sinfônica Minha Terra Mogi e da Banda Boigy. Repetindo, guardadas as devidas diferenças, meu amigo Totti e minha amiga Neide enfrentaram uma série de dificuldades, obstáculos dos mais diversos, mas humildemente, com clareza, com objetivo, acreditando neles próprios como cidadãos brasileiros desta terra amada, conseguiram estar hoje no apogeu das suas carreiras, levando benefícios da nossa terra.

Por isso é que confio em vocês, no taco e na alma de vocês. Essa terra maravilhosa dá, com certeza, as oportunidades que cada um de vocês esperam. É isso que quero destacar, meu Secretário Zé Luiz, juntamente com Dinorá, Eliana, Solange Urbano e Prof. Niquinho, com Maestro Maestro Marcelo Jardim, que não está presente: vocês formam uma equipe maravilhosa para que nós sempre possamos dizer “Obrigado Deus por sermos brasileiros de Mogi das Cruzes.”

Obrigado, Sr. Presidente, por esta oportunidade. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega do CD Mogi Terra da Gente, dos Canarinhos do Itapety, gravado em 2006.

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Estevam Galvão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Com muita honra, assumimos a Presidência desta Sessão Solene para passar a palavra ao Deputado Vaz de Lima.

 

O SR. VAZ DE LIMA - PSDB - Quero encerrar esta sessão agradecendo muito a oportunidade que me deram nesta manhã de conhecer um pouco mais da pujança, da alegria, da solidariedade e da personalidade de Mogi - segundo o nobre Deputado Luis Carlos Gondim, meu assessor desta sessão, disse que Boigy era o nome inicial de Mogi, palavra indígena que significa rio que ruge, que grita daquele trecho do Tietê que passa por ali -, e conhecer absolutamente a alma de vocês, aquilo que estão fazendo naquela cidade que adotaram para viver: alguns que nasceram lá, outros que vieram de fora e optaram por lá viver vindo da Itália, do Japão, do Ceará. Não importa, é uma terra que adotaram para que os filhos nascessem, crescessem e, acima de tudo, vocês estão doando as suas vidas para que essa comunidade prospere e seja a cidade dos seus sonhos. Por isso, agradeço muito aos nobres Deputados Luis Carlos Gondim e Marco Bertaiolli que lutaram tanto para que esta sessão acontecesse, e também ao nobre Deputado Estevam Galvão que fez questão absoluta de aqui permanecer esse tempo todo para se associar a essa homenagem. São três amigos que fiz ao longo desse tempo, e não é o tempo de convivência que faz a amizade - é a intensidade com que se vive junto.

Incluo o prefeito Junji Abe, que passou aqui por um período em que estreitamos o nosso relacionamento. Cumprimentar o Presidente da Câmara, Cuco Pereira.

Gosto muito da forma com que vocês fazem a história do desenvolvimento humano - isso é bom.

Cumprimentar o Totti, Neide, Túlio, Spartaco, pelo trabalho.

Agradeço aos maestros, à maestrina, aos Canarinhos, à orquestra, à banda e a todos os presentes.

Gostaria de falar sobre uma idéia trazida pelo nobre Deputado Estevam Galvão na sua fala.

Sexta-feira, tive a oportunidade de assistir a uma cerimônia numa comunidade judaica, onde o rabino trouxe idéias semelhantes as que você usou, Deputado Estevam Galvão, dizendo: não basta identificarmos as pessoas. Nós as identificamos: Junji, como prefeito; Luis Carlos Gondim, como Deputado; Marco Bertaiolli, como Deputado; Estevam Galvão, como Deputado; Cuco, como Presidente da Câmara.

Identificar é uma coisa que fazemos quando vemos, quando enxergamos, mas o importante é reconhecer - como disse o rabino. Mais do que identificarmos as pessoas, é preciso reconhecê-las.

Vejo nesta sessão solene, Deputado Estevam Galvão, o reconhecimento de Mogi das Cruzes às suas forças, ao Totti e à família, pelo que têm representado para a cidade, sua força, seu empreendimento em favor do benefício da cidade. Isso é sensacional.

Da mesma forma que o Zé, Secretário, o Junji e os Deputados, têm colocado a sua força para que Mogi possa crescer e se desenvolver.

Não é identificar, é reconhecer e esta é uma sessão de reconhecimento público àquilo que vocês têm feito em conjunto para o bem estar de Mogi das Cruzes.

Parabéns.

Destaco o que foi dito pela mãe Adriana, que chamou as crianças de astros e estrelas. Bonito. Veio da alma. Veio do coração o reconhecimento dessa mãe a vocês de Mogi, que estão fazendo a cidade prosperar - é sensacional.

Outra palavra que quero destacar é sobre bem e benefício que a ação da cidade em benefício das crianças tem oferecido. Bem e benefício.

O homem público, seja com mandato, como nós, ou aqueles que são chamados para a atividade pública, como o Totti e a família, o Zé, que não têm mandato popular, mas têm um chamamento para realizar alguma coisa - isso tem de ser utilizado para o bem e para o benefício das pessoas.

Essa é a maneira correta de se entender a questão de homem ou de mulher públicos, realizando para as pessoas aquilo que foi determinado para se fazer.

Concluindo, como lição para todos nós, na palavra do próprio Totti, que o Estevam chamou de homem de bem e do bem - que é diferente.

Pude perceber, Totti, que a sua comunidade reconhece exatamente isso em você; como reconhece no Junji o esforço que está  fazendo junto com os Deputados, Vereadores, Secretários, para o bem da cidade. Chama-me muito a atenção a história de ser expectador ou protagonista.

O mais fácil, quero dizer a vocês, que são garotos, é vermos as coisas acontecerem. O difícil é sermos protagonistas, agentes da história. E vejo que vocês estão construindo um clima de cidadania, de forma que as pessoas sejam mais do que meras expectadoras da história que está se construindo em Mogi das Cruzes.

Vocês estão criando a consciência, mais do que simplesmente com a escola, com a formação educacional - vocês, lideranças de Mogi, estão mostrando com exemplo, que devemos ser protagonistas da história e não meramente expectadores.

Parabéns.

Muito obrigado pela oportunidade de conviver esse dia com vocês, que vou levar como uma bela recordação de que aqui na zona leste, da Grande São Paulo, há um povo que sabe o que quer e está lutando para concretizar o bem da sua história.

Um grande abraço. (Palmas.)

 

* * *

 

- Assume a Presidência o Sr. Estevam Galvão.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - ESTEVAM GALVÃO - DEM - Cumprimentando o Deputado Vaz de Lima, Presidente da Casa, pelas palavras, pela eloqüência e pelo conteúdo.

Ao encerrar, quero dizer que não obstante, Mogi das Cruzes é uma cidade que abriga políticos da melhor qualidade. Mas, devo dizer que as grandes conquistas de Mogi das Cruzes e da região do Alto Tietê devemos também com certeza ao “Diário de Mogi”.

Cumprimento mais uma vez o Totti, Deputado Luis Carlos Gondim, Deputado Marco Bertaiolli pela iniciativa, as crianças maravilhosas, autoridades. Agradecer a presença de todos.

Senhoras e senhores, esgotado o objeto da presente sessão, esta Presidência, antes de encerrá-la, agradece as autoridades, aos funcionários desta Casa e àqueles que com suas presenças colaboraram para o êxito desta solenidade e convida para uma confraternização no Hall Monumental.

Muito obrigado.

Está encerrada a sessão.

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 13 horas e 13 minutos.

 

* * *