http://www.al.sp.gov.br/web/images/LogoDTT.gif

 

14 DE OUTUBRO DE 2011

045ª SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO “DIA DO CORRETOR DE SEGUROS”

 

Presidente: FERNANDO CAPEZ

 

RESUMO

001 - FERNANDO CAPEZ

Assume a Presidência e abre a sessão. Nomeia as autoridades presentes. Informa que o Presidente Barros Munhoz convocara a presente sessão solene, a requerimento do Deputado Fernando Capez, na direção dos trabalhos, com a finalidade de "Prestar HOomenagem ao Dia do Corretor de Seguros". Convida o público a ouvir, de pé, o "Hino Nacional Brasileiro". Informa que esta sessão solene seria transmitida pela TV Assembleia em data oportuna. Registra o recebimento de mensagens alusivas ao evento, enviadas por autoridades. Relata características do profissional de seguros. Destaca a data comemorativa da categoria, 12 de outubro. Cita Lei Federal que disciplina a profissão. Fala de funções próprias do corretor. Explana a história do Sincor. Enfatiza a importância do profissional para o bem da sociedade. Lembra o atentado de 11 de Setembro, nos EUA, em que pessoas e empresas perderam seu patrimônio por não terem seguro. Fala de projeto, de sua autoria, que obriga a presença física de um corretor, em todos os estabelecimentos que comercializam seguros. Comenta proposta encaminhada ao atual vice-Presidente da República, Michel Temer, para que projeto com o mesmo teor seja implementado em nível nacional. Anuncia a apresentação de vídeo sobre o Sincor/SP. Entrega às autoridades que compõem a Mesa um exemplar de obra sobre a história da Assembleia Legislativa de São Paulo. Convida a Senhora Yeda Villas-Boas, funcionária desta Casa, para fazer a entrega de placa de homenagem a todos os Corretores de Seguros do Estado, na pessoa do Senhor Mário Sérgio de Almeida Santos.

 

002 - MÁRIO SÉRGIO DE ALMEIDA SANTOS

Presidente do Sincor/SP, destaca o sentimento de orgulho pela homenagem. Fala da satisfação pela profissão. Reconhece o bem social promovido pelos corretores de seguro. Enaltece iniciativa do Deputado Fernando Capez, autor de projeto de lei em favor da classe. Tece comentários sobre a importância do DPVAT. Comenta a participação dos corretores no desenvolvimento das cidades. Fala de engajamento da categoria em projetos sociais. Cita programas de incentivo à cidadania. Agradece aos amigos de profissão e, em especial, a Leôncio de Arruda.

 

003 - Presidente FERNANDO CAPEZ

Solidariza-se com a homenagem ao Senhor Leôncio de Arruda. Recorda história contada por sua avó, na infância. Parabeniza os corretores de seguro pelo ensinamento da cautela. Faz agradecimentos gerais. Encerra a sessão.

 

* * *

 

- Assume a Presidência e abre a sessão o Sr. Fernando Capez.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Havendo número legal, declaro aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Com base nos termos da XIV Consolidação do Regimento Interno, e com a aquiescência dos líderes de bancadas presentes em plenário, está dispensada a leitura da Ata.

 

* * *

 

- É dada como lida a Ata da sessão anterior.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos. E nos termos regimentais fica dispensada a leitura da Ata da sessão anterior.

Tenho a enorme honra de chamar para compor esta Mesa o Senhor Mário Sérgio de Almeida Santos, Presidente do Sincor/SP; em seguida chamamos a 1ª Vice-Presidente do Sincor/SP Senhora Cássia Maria Del Papa.

Encaminharam correspondência para esta sessão solene, excelentíssimo Senhor vice-governador Guilherme Afif Domingos. “Tenho a honra de cumprimentá-lo e agradecer a gentileza do convite para sessão solene em comemoração ao Dia do Corretor de Seguros, a realizar-se no dia 14 de outubro. Impossibilitado de comparecer em decorrência de compromissos anteriormente agendados, externo meus votos de sucesso e êxito ao evento. Aproveito o ensejo para apresentar meus protestos de elevada estima e distinta consideração. Guilherme Afif Domingos, vice-Governador”.

Secretário particular do governador do Estado de São Paulo Senhor Marco Antonio Castello Branco. Também encaminha a sua correspondência cumprimentando. Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e também deputado federal Rodrigo Garcia também encaminha os seus cumprimentos. Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos doutor Edson Giriboni parabeniza todos os corretores de seguros e nos parabeniza pela realização do evento. Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Cultura Andrea Matarazzo também encaminha missiva cumprimentando todos os corretores de seguro e a esta sessão solene. Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Educação Herman Voorwald, também encaminha sua missiva. Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo Edson Simões parabeniza pela realização desta importante sessão solene.

Também nominamos as honrosas presenças que se encontram como extensão da Mesa, Senhora Leilane Aparecida Figueiredo Stronger, 1ª Secretária do Sincor/SP; Senhor Orlando Felipe de Gouveia, 1º Tesoureiro do Sincor/SP; Senhor Carlos Alberto Pelais 2º Tesoureiro do Sincor/SP, Senhora Edna Rubelo, coordenadora da Comissão Feminina e aqui representando todos os coordenadores; Senhor Francisco Sergio Casimiro, diretor regional de Taubaté e região, representando todos os diretores regionais do Sincor; Senhor Jorge Barbosa, Presidente da Aconseg; Senhor Nilson Arello, mentor do Clube dos Corretores de Seguro de São Paulo; Senhor Osmar Bertacini, Presidente do CVG; Senhor Pedro Barbato, Presidente da Câmara dos Corretores de Seguro; e nosso querido deputado deca campeão, deputado de 10 mandatos Antonio Salim Curiati aqui representado pelo Senhor Ney Cardoso, também nos parabeniza.

Senhoras e Senhores esta não é uma sessão comum, Senhor Presidente, Senhora Vice-Presidente, não é uma sessão qualquer. Esta é uma sessão solene, ela só pode ser convocada pelo Presidente da Casa, pelo Presidente da Assembleia Legislativa. E o Presidente da Assembleia Legislativa só pode convocá-la se autorizado por todas as lideranças de todos os partidos desta Casa. Por iniciativa do deputado Fernando Capez foi encaminha a solicitação ao Presidente da Assembleia deputado Barros Munhoz que a submeteu a apreciação do Colégio de Líderes, e foi aprovada por unanimidade a realização desta sessão solene. Senhor Presidente, nem sempre a aprovação se dá por unanimidade, ela não precisa se dar por unanimidade, mas neste caso ocorreu por unanimidade da Casa. Sendo uma sessão solene ela obedece a uma rígida forma sacramental. E sendo uma sessão solene ela pode ser realizada no plenário principal, que é o plenário onde se realizam as votações da Casa. As cadeiras que os Senhores estão sentados são ocupadas pelos deputados durante a votação dos projetos e nelas se sentaram os deputados constituintes, que aprovaram a Constituição do Estado de São Paulo de 1989. É uma sessão que se realiza segundas e sextas-feiras, dias em que não ocorre a votação dos projetos que se encontram na Ordem do Dia. Portanto, eu tenho um grande orgulho de presidir esta sessão solene que presta homenagem a todos os corretores de seguros do Estado de São Paulo.

Convido a todos os presentes para neste momento em pé e respeitosamente ouvirmos o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

- É executado o Hino Nacional Brasileiro.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Esta sessão solene será transmitida pela Assembleia Legislativa de São Paulo, portanto, está sendo no dia 15 sábado às 20 horas pelo Canal 7, TVA canal 66. Estamos, portanto, falando, não apenas para o auditório, mas para todo público que acompanha a TV Assembleia numa audiência de 250 mil telespectadores por minuto.

A profissão de corretor de seguros foi instituída há mais de 40 anos, e a sua obrigatoriedade legal na estrutura de seguro do Brasil busca consolidar a relação contratual entre seguradoras e segurados. É o corretor de seguros quem ao longo de um relacionamento conhece e leva em consideração as necessidades e possibilidades de seus clientes, e prossegue trabalhando por todo o tempo da vigência da apólice em especial no atendimento a sinistros. O dia 12 de outubro foi escolhido como Dia do Corretor de Seguros, durante o Primeiro Encontro Mundial dos Corretores de Seguros realizado na Argentina no começo da década de 70. No Brasil a Lei 4.594 sancionada em 29 de dezembro de 1964 disciplina a profissão. Esta lei estabelece que o corretor de seguros seja pessoa física ou jurídica é o intermediário legalmente autorizado a angariar e a promover contratos de seguros admitidos pela legislação vigente entre as sociedades de seguro e as pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.

O Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo - Sincor/SP foi fundado em seis de fevereiro de 1934, por corretores, agentes e inspetores de seguro de vida e outros ramos se reuniam na Câmara do Comércio Importador na Rua Boa Vista para discutir a instalação do Sindicato Profissional de Corretores de Seguros do Estado de São Paulo. Algumas décadas depois foi finalmente regulamentada a profissão de corretor com a sanção da Lei 4.594 de 29 de dezembro de 1964. Veio à aquisição da sede própria, central de todos os departamentos do Sindicato, cujos serviços são extensivos as regionais, a sede do Sincor/SP ocupa quatro conjuntos comerciais que representam todo o 29º andar do Edifício Conde de Prates, localizado na Rua Líbero Badaró, 293 centro de São Paulo. Lá estão instalados Presidência, diretoria, e demais departamentos. Nos conjuntos A B e C a estrutura para atendimento de corretores de seguros contempla departamentos como cadastro social, benefício jurídico, Disque Sincor, certificação digital, cursos, comunicação, assessorias entre outros.

O espaço conta também com biblioteca com obras sobre seguros e literatura em geral, e um auditório de 60 lugares para realização de palestras e cursos, onde já tive a honra de proferir uma palestra. Já no conjunto D está instalado a Credicor/SP - Cooperativa de Crédito dos Corretores de Seguros, são funcionários, diretores e membros de comissões técnicas trabalhando em prol da categoria e atendendo diretamente centenas de corretores de seguros por dia.

No início dos anos 80 houve uma substancial expansão das atividades do Sincor/SP para o interior do Estado. Atualmente são mais de 30 escritórios regionais que representam os corretores de seguros locais. Durante toda a sua história as ações do Sincor/SP foram pautadas pela constante luta, defesa e valorização da categoria nas esferas político, econômico e social. Para o aprimoramento profissional e pessoal dos corretores de seguros há uma infinidade de instrumentos e iniciativas a seguir.

Não é por outra razão que foi realizado uma sessão solene na maior Assembleia Legislativa do país para homenagear o Sincor. Não se concebe numa economia de mercado, numa economia capitalista que tem como base o contrato para reger as relações entre as pessoas físicas e jurídicas ausência hoje do Instituto de Seguros. Ninguém mais pode celebrar um contrato sem se precaver, sem tomar todas as cautelas possíveis para um eventual infortúnio, para um evento de força maior, ou de caso fortuito. Sendo assim, é impensável que se possa celebrar um contrato de seguros sem a figura do respectivo corretor, mesmo pessoas formadas em direito, mesmo advogados militantes se não forem advogados especialistas na área encontrarão sérias dificuldades nos meandros contratuais de um contrato de seguro. Daí a importância, eu diria, Senhor Presidente Mário Sérgio de Almeida Santos, a imprescindibilidade da presença do corretor alertando, orientando, esclarecendo dúvidas a respeito das possibilidades futuras de cobertura ou não de um sinistro.

Nós lembramos o trágico evento de 11 de setembro das Torres Gêmeas em Nova York, e lá houve uma profunda discussão sobre ser um atentado terrorista um evento de força maior ou não. E pelo entendimento da negativa deixou de haver cobertura para pessoas que perderam naquele atentado não apenas suas vidas, mas o patrimônio e toda a sua história, e toda a sua sequência de vida. Por isso nesta Assembleia Legislativa se respeita à figura do corretor de seguros. Nós em nosso mandato apresentamos o Projeto de Lei 339/2010 que tem por objetivo obrigar a presença do corretor de seguros pessoa física ou jurídica em todos os estabelecimentos que comercializarem seguros. (Palmas.)

Encaminhamos ao nosso telespectador, ao contrário do que possa parece este é um projeto que tem precipuamente a finalidade de atender o direito do consumidor, o direito de ter respeitada a informação sobre pontos e cláusulas importantes do contrato. Encaminhamos também a Moção nº. 7/2010 ao então Presidente da Câmara dos Deputados e atual Vice-Presidente da República professor Michel Temer, e a Moção também aos líderes de bancada de todos os partidos sugerindo a apresentação e aprovação de projeto de lei, do mesmo teor, lei federal, que obriga o corretor de seguros no momento da realização de um contrato.

Estivemos reunidos com o Excelentíssimo Senhor Ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo por quase duas horas discutindo alguns temas relevantes, propostas de encaminhamento de projeto de lei para o Congresso Nacional, dentre esses projetos se encontrava este objeto da Moção. A luta está só no começo. A Moção nº. 71/2010 encaminhada ao Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o então Presidente de 2010, sugerindo a apresentação de projeto de lei na qual as pessoas jurídicas sejam obrigadas a disponibilizar seguro de vida e acidentes pessoais aos seus empregados.

A respeito do Projeto de lei Leôncio de Arruda, 2º Vice-Presidente do Sincor/SP cuja história e trabalho falam por si destacou a relevância da propositura para o interesse da categoria. Afirmar então, Leôncio de Arruda, “Quando um seguro é adquirido sem a presença do corretor, quem vai defender o segurado junto à seguradora no momento do sinistro? O balconista da loja? O bancário? Estas pessoas não têm preparo específico para isto, e não é delas essa função social”. Esse é apenas um dos vários problemas enfrentados pelo segurado quando mal assessorado. Eu até ousaria complementar, quando não assessorado por um corretor. Para evitar essas distorções é muito importante defender o consumidor na forma da lei, como propõe o Projeto de lei 339/2010, e é por esta razão que nós estamos nesta luta, e temos absoluta convicção que iremos transformar este projeto de lei em lei.

Teremos agora a exibição de um vídeo que mostra o trabalho do Sincor/SP.

 

* * *

 

- É feita a apresentação do vídeo.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Nós iremos entregar aos membros da Mesa e também aqueles que se encontram na extensão da Mesa uma obra sobra a História da Assembleia Legislativa de São Paulo, que foi criada em 1834 pelo Ato Adicional nº. 16 na Constituição Imperial de 25 de março de 1824. Primeiro Presidente da Assembleia Legislativa foi o Senador Nicolau Vergueiro na época em que a província de São Paulo ela presidida pelo brigadeiro Tobias de Aguiar.

Neste momento eu tenho a honra de chamar aqui para fazermos uma homenagem a todos os corretores de seguros do Estado de São Paulo na pessoa do Senhor Mário Sérgio de Almeida Santos, Presidente do Sincor/SP. Faço questão que esta entrega tenha a participação da Senhora Yeda Villas-Boas, porque é uma funcionária que tem 60 anos de Assembleia Legislativa. Há 60 anos ela trabalha na Assembleia, portanto, sua história, sua vida se confundem com a própria história e trajetória da maior Assembleia do país. Em uma das sessões solenes dona Yeda toda se esmerando para fazer o melhor o melhor se distraiu, caiu, e teve uma fratura do fêmur. E eu visitando-a na enfermaria, instantes antes de realizar esta sessão, a via me confortando e pedindo: vá, vá realizar o seu dever deputado que aqui eu estou bem. E eu preocupado disse: eu estou preocupado. E ela com o bom humor de sempre me disse: não fique preocupado, eu tenho seguro. (Palmas.) Ela está subindo para fazer a entrega, e nós a aguardamos porque esta Assembleia se curva à servidora modelo, aquela que nos dá alegria e nos regozija com o seu prazer e com a honra que engalana o trabalho que aqui desempenha.

Enquanto isso, eu pediria que o nosso Presidente Mário Sergio de Almeida Santos recebesse esse livro histórico, a edição sobre a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo com todas as suas passagens, com toda a sua história, com os Presidentes, com o trabalho, realmente é mesmo em momentos em que a democracia é afrontada nós vemos que temos que reverenciar as instituições, porque elas a tudo suplantam. E a única garantia que temos do regime democrático forte é o de respeito às instituições. (Palmas.)

 

* * *

 

- É feita a entrega das homenagens.

 

* * *

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Parabéns a todos os corretores de seguro.

Neste momento, após a entrega desta placa “Por iniciativa do deputado Fernando Capez, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em sessão solene com a finalidade de comemorar o Dia do Corretor de Seguro do Estado presta esta homenagem ao Sindicato dos Corretores de Seguro na pessoa do seu Presidente Senhor Mário Sérgio de Almeida Santos, pela constante luta, defesa e valorização da categoria nas esferas política, econômica e social. São Paulo, 14 de outubro de 2011. Deputado Fernando Capez”. (Palmas.)

Neste momento eu convido o Senhor Mário Sérgio de Almeida Santos, Presidente do Sincor/SP a se deslocar até o parlatório, a tribuna que por determinação constitucional só pode ser usada por parlamentares, mas que na data de hoje se curva para prestar a homenagem ao Sincor na pessoa do seu Presidente. A tribuna do parlamento o aguarda ansiosa Presidente Mário Sérgio de Almeida Santos.

 

O SR. MÁRIO SÉRGIO DE ALMEIDA SANTOS - Ilustríssimo Deputado Fernando Capez, na pessoa da qual eu cumprimento o nobre deputado Barros Munhoz Presidente da Assembleia Legislativa e todos os membros desta Casa e por extensão todos os componentes da Mesa. Prezadas corretoras de seguro e corretores, meus colegas de profissão e autoridades do mercado de seguro presentes, Presidente e diretores de associações representativas da nossa categoria, Senhoras e Senhores.

É para mim o motivo de muito orgulho receber em nome dos corretores de seguros do Estado de São Paulo esta homenagem tão significativa. Temos uma profissão que nos enche de satisfação, mas que acima de tudo nos possibilita ajudar pessoas no dia-a-dia e levar esperança onde muitas vezes a tristeza e o desespero se instalaram. Toda vez que um segurado é indenizado, mais do que, quando temos a oportunidade de oferecer proteção a uma família, a um bem conquistado com tanto suor e dificuldade, a uma fábrica, uma loja, um estabelecimento que emprega pessoas que possibilita o progresso do nosso Estado e da nação brasileira sentimos a sensação do dever cumprido. Sentimos-nos cidadãos orgulhosos do que somos, sentimos orgulho da nossa profissão. Sentimentos o bem que trazemos a sociedade, assim é o papel do nosso corretor de seguros.

Por isso, Deputado Fernando Capez, quando V. Exa. defende em todos os estabelecimentos que vendem seguros seja obrigatória a presença de uma corretora ou de um corretor de seguros habilitado, mas do que não vai pesar a lei, V. Exa. está estendendo à população do Estado de São Paulo o direito à proteção, correção, cidadania; os benefícios que o seguro pode trazer como justiça social e desenvolvimento econômico.

Há muito tempo os corretores de seguros, através do Sindicato da nossa categoria, vem procurando estar cada vez mais presentes na vida da população do nosso Estado, em especial das pessoas mais carentes. Desta forma, atendemos em todas as nossas 30 regionais e além do centro da capital vítimas e parentes de acidentes de trânsito que tem direito ao DPVAT, maior seguro social do mundo. Além disso, temos também um convênio com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que permite a divulgação desse seguro na hora que acontecem os acidentes, sendo que em muitas cidades a única opção que não sejam os intermediários que chegam a cobrar de 30 a 40% nas indenizações é o corretor de seguros.

Temos ainda na base do nosso Sindicato um trabalho social intenso que vai desde a arrecadação de cestas básicas, kits de padarias comunitárias e muitas ações regionais em todos os nossos eventos, pois através deles procuramos desenvolver ações sociais como, por exemplo, no Conec, onde se reúne a cada dois anos mais de seis mil corretoras e corretores de seguros no maior evento do segmento do mundo.

Enche-me de alegria quando tenho notícias através de um diretor do nosso Sindicato que visitou uma das associações que recebeu esses benefícios, dentro do acompanhamento regular que fazemos nos cantos mais remotos deste grande Estado que adotei como minha terra, que com carinho, sem descriminação acolhe tantos irmãos brasileiros e estrangeiros de todas as raças, credos e simpatia. Nós corretores de seguros também estamos em todos os locais, participamos ativamente da vida das nossas cidades, dos bairros, das comunidades. Temos representantes de todas as religiões, somamos mais de 19 mil profissionais que atuam em todos os municípios deste Estado levando soluções, oportunidades e proteção na medida justa as necessidades de cada família e empresa.

Procurando ir sempre além, nos engajamos em projetos que ultrapassam a corretagem de seguro e da nossa vocação natural do social como, por exemplo, a certificação digital, ferramenta que viabiliza a forma segura e efetiva as operações realizadas pela internet. O Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo é pioneiro nesta tecnologia, e hoje somando com a nossa Fenacor neste processo estamos formando uma das maiores redes de distribuição de certificado digital por todo o país. Mais uma vez o corretor de seguros estará próximo e acessível à população para viabilizar essa necessidade e atendê-la.

Ilustre Deputado Fernando Capez, esta homenagem que V. Exa. proporciona às corretoras e corretores de seguro do Estado de São Paulo é por extensão ao nosso mercado como um todo; é o reconhecimento a luta muitas vezes anônima de todo segmento em prol do progresso social. Somos parceiros das seguradoras, irmanados com o Sindicato dessas seguradoras que representa muitos projetos importantes em especial o Cultura de Seguro, que leva as escolas do ensino fundamental conceitos sobre a importância da proteção e da cidadania, e também o Programa do Futuro Seguro voltado a empresários, sem nenhuma conotação comercial e sim direcionados para a relevância da nossa indústria como propulsora social e econômica, assim como palestras nas universidades. Enfim, acreditamos que os consumidores conscientes e cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres constituem peças fundamentais para o crescimento do Estado de São Paulo e do Brasil.

Por fim, agradeço a todos os meus colegas, corretoras e corretores de seguros que se juntaram a nós nesta noite de hoje, e em especial mando uma vibração muito forte e positiva ao meu amigo Leôncio de Arruda onde eu mantenho a sua cadeira vazia aguardando seu retorno. (Palmas.)

Em nome de toda categoria, nobre legislador desta Assembleia, o meu muito obrigado e atenção, o apresso e a amizade deputado Fernando Capez, conte comigo, conte com a minha diretoria, conte com os corretores de seguros, principalmente de todo o nosso Sindicato do Estado de São Paulo. Muito obrigado. (Palmas.)

 

O SR. PRESIDENTE - FERNANDO CAPEZ - PSDB - Justíssima a homenagem a Leôncio de Arruda. Ele é a principal razão de tudo isso que está se realizando, seu estímulo, sua amizade, sua luta, sua coragem, tudo isso sintetiza as maiores virtudes, não apenas de um profissional, mas de um ser humano.

Nesse momento eu quando por ocasião do encerramento desta sessão eu me recordo de uma história que minha avó, eu ainda criança me contara, que lembra muito a previdência, a cautela, a prudência, qualificativos que convivem lado a lado com a profissão que os Senhores desempenham. Um jovem acabara de se casar, e não tendo condições de manter a dignidade daquele lar, combinou com a sua esposa se você for fiel a mim, se você se mantiver leal ao compromisso que fizemos perante Deus, eu me ausentarei por 20 anos. Nos próximos 20 anos trabalharei, e todo produto do meu trabalho será guardado para que daqui duas décadas possamos iniciar uma vida com algum conforto. Vá e eu te abençôo. E assim partiu o jovem.

Após muito caminhar encontrou uma fazenda na qual se ofereceu para cuidar dos animais, dormir no celeiro, comer e dividir a comida que era servida aos animais e guardar todo seu salário, ele não queria receber o salário, ele queria receber tudo de uma vez só ao cabo dos 20 anos de trabalho. Passaram-se todos esses anos, e ele então se despediu do seu bondoso patrão a quem disse, é hora de retornar e reencontrar a minha esposa, e com essas economias iniciar uma vida digna. Ao que o seu patrão disso, você tem o dinheiro de receber, mas eu lhe dou uma opção, recebe o pagamento com a minha maldição ou recebe três conselhos e parte com a minha benção.

O rapaz depois de muito pensar optou pelos três conselhos. E eles vieram. Filho, na vida não pegue atalhos faça o caminho correto, ainda que ele seja mais longo, ainda que mais tormentoso, não encurte as etapas, evite os atalhos. Segundo conselho, não seja curioso, cautela e prudência antes da curiosidade, ela pode ser fatal. E finalmente, nunca haja de maneira impetuosa, pense, medita, reflita antes de agir. E assim entregou-lhe um pedaço de pão e desejou-lhe um bom retorno a esposa. O rapaz então pensando naqueles conselhos estava voltando para sua casa quando vê uma placa, indicando um caminho mais curto, um atalho que o levaria a chegar a sua casa dois dias antes. Ele iniciou o percurso por aquele atalho, mas logo se lembrou do conselho e retornou para a estrada principal. Boa decisão, naquele atalho salteadores preparavam-lhe uma emboscada; ele seria morto ali mesmo.

Prosseguindo na sua trilha ele chega até uma estalagem onde pede abrigo, não tendo dinheiro para pagar o dono da estalagem lhe oferece o quartinho dos fundos e ele começa a dormir a noite. No meio desta noite uma gritaria ensurdecedora desperta a curiosidade do moço que vai abrir a porta e lembra-se do segundo conselho, e se retém, terminando a sua noite de sono e controlando a ansiedade. No dia seguinte, ao se despedir e agradecer ao dono da estalagem, ouve do mesmo com surpresa: você ainda está vivo? Sim. Puxa, eu tenho um irmão que tem surtos esquizofrênicos e ele começa a gritar no meio da noite e sai pelo quintal, e normalmente quando algum hospede vai ver o que acontece ele mata o hospede e depois foge. Ufa! Escapei uma segunda vez.

Iniciando a trilha derradeira, horas e horas após ele chega para encontrar a tão amada esposa. Para sua surpresa e decepção, quando a contempla, vê um homem reclinando a cabeça no seu colo e recebendo-lhe os carinhos desejados. Sua primeira reação foi partir e matar mulher e amante, mas lembrando-se do terceiro e último conselho se conteve. Recolheu-se, passou a noite amargurado e chorando com frio debaixo de uma árvore, aguardando o amanhecer, o romper da aurora para então partir definitivamente. O dia chegou, mas ele resolveu pelo menos dizer a esposa do seu descontentamento, e a encontrou. Ela então com os olhos cheios de lágrimas tentou abraçá-lo, mas ele a repeliu, justificando com o adultério a sua repulsa. Ao que ela balançando a cabeça disse não, há 20 anos atrás quando você partiu sem que nós soubéssemos você me deixou grávida e este jovem que estava no meu colo é seu filho. Os três se abraçaram, choraram de felicidade e foram saborear aquele pão que já estava amanhecido, mas ele ainda servia de alimento. Ao abrirem o pão lá se encontrava todo o pagamento envolto num plástico pelos 20 anos de trabalho prestados.

Parabéns a vocês corretores de seguro que ensinam cautela, ensinam prudência e tem em seus quadros um homem cuja vida se confunde com a própria noção de virtude que é o nosso querido Leôncio de Arruda. (Palmas.)

Esgotado o objeto da presente sessão esta Presidência agradece a todos os corretores de seguros que aqui compareceram e a todos que com a sua diuturna labuta colaboram para termos um mercado mais equilibrado e justo.

Agradecemos aos funcionários da Casa na pessoa da legendária Yeda, a nossa querida Delmíndia Costa. Delmíndia Costa que ficou à frente deste evento, e a todos os demais que colaboraram para o êxito desta solenidade. Convidamos a todos para um coquetel que se realiza no Hall. Monumental. Boa noite. Está encerrada a sessão. (Palmas.)

 

* * *

 

- Encerra-se a sessão às 21 horas e 16 minutos.

 

* * *